Já ando para escrever uma crónica há mais de um mês, mas de cada vez que marco uma hora para me sentar ao computador acontece qualquer coisa que me lixa o tema.
Primeiro, apeteceu-me mandar vir com o Peseiro, mas logo a seguir vieram as entrevistas do Cintra e do Varandas a deixar claro que o homem só lá ficava até se fechar contrato com outro gajo. A seguir apeteceu-me mandar vir com o pessoal que no Twitter e nas caixas de comentários deste e de outros blogs não se calam com comentários de merda como “agradeçam aos 71”. Como se não fosse possível ter uma opinião diferente sobre seja o que for sem se ser “croquette”, “avençado” ou outra merda qualquer. Mas o dono da Tasca antecipou-se e fê-lo muito melhor do que eu conseguiria fazer. Finalmente, apeteceu-me reflectir sobre a situação do BdC e sobre como votaria numa AG uma eventual expulsão (afinal de contas criou órgãos sociais paralelos sem fundamentação jurídica…). Já estava sentado em frente ao PC de mangas arregaçadas, quando a minha namorada me vem dizer que tinham prendido o homem. Foda-se, quem faz vida de cronista ou é blogger deve ter semanas de merda.
Como são ainda oito e tal da manhã e eu só entro às 9h e entretanto não me apetece começar já a trabalhar, vou escrever umas linhas sobre estes assuntos pendentes.
Treinador
Peseiro despachado. Foda-se…finalmente. Já estava farto de ver aquele duplo queixo a abanar na linha lateral. E daquele Nuno Presume, por quem tenho um embirração tão grande que no Football Manager 2019 a primeira coisa que faço é mandá-lo para a puta que o pariu. Quando contrataram o Peseiro ainda senti 5% de esperança de que se calhar iamos começar jogar bem à bola e a ter um futebol de ataque. O homem nunca foi grande treinador, mas acho que no Sporting conseguiu ser pior do que é costume. Se calhar vinha com vontade de corrigir as falhas da última passagem. Transformou o futebol de ataque numa retranqueira inqualificável. Trocou a bonomia e o “laissez-faire” por uma postura de corno armado em disciplinador. Não me sai da memória a conferência de imprensa em que ele tentou convencer os sportinguistas de que há “bons meninos da formação” (Miguel Luís, Thierry e Elves) e “maus meninos da formação” (Matheus, Geraldes e Palhinha).
Marcel Keizer contratado. Escolha surpreendente, que inicialmente me deixou um bocado surpreendido, mas que depois de algum tempo de reflexão me deixa relativamente optimista. Haveriam muitas hipóteses mais óbvias e mais seguras. Se o Varandas tivesse escolhido o treinador a pensar na sua sobrevivência (afinal foi eleito com menos votantes que o Benedito) teria optado por um treinador mais consensual, como o Miguel Cardoso, Vitor Pereira, Peter Bosz ou outro nome mais credenciado. Em vez disso escolheu um nome desconhecido. Mas parece tê-lo feito com método.
Primeiro definiu um modelo de futebol baseado na formação e fortemente apoiado no conhecimento científico. A seguir
escolheu pessoas de top para o departamento médico, departamento de scouting e para a unidade de performance. Depois escolheu um treinador que na sua opinião se encaixa neste modelo. Dizem os jornais que o futuro médico do Sporting, Dr. João Pedro Araújo terá dado boas referências do Keizer. Acho isto engraçado porque da última vez que pedimos ao médico para opinar sobre o treinador, fomos campeões com ele. Para quem não se lembra, Bettencourt e Ribeiro Telles levaram o Dr. Gomes Pereira à entrevista com o Lazlo Boloni porque ele tinha experiência a avaliar alunos na faculdade.
Malta do “agradeçam aos 71”
Eu também apoiei o BdC. Eu também votei contra a destituição. Eu também fiquei com uma grande azia depois do resultado da AG. Também tive pensamentos do tipo “agora que lixaram o clube, fiquem vocês com o Sporting…”. Eu de certa forma percebo o que vos vai na cabeça. Mas é importante que percebam que estar exposto a opiniões diferentes das vossas não vos faz mal nenhum e que se calhar até podem aprender qualquer coisa. Eu dou-vos o exemplo do Diogo Bernardo, cujos tweets eu acompanho. Ele foi das primeiras pessoas a chamar a atenção para os maus caminhos por onde a direcção de BdC se tinha metido. Discordei muitas vezes da opinião dele e fiquei várias vezes irritado com coisas que ele escreveu. Mas nunca deixei de o ler e, mais importante que isso, nunca lhe chamei nomes, nem o vilipendiei. Não quero colocar o homem no pedestal, nem dar-lhe estatuto de oráculo. Quero apenas afirmar que pessoas com opiniões diferentes das nossas…podem ter razão. E não há nada de errado com isso.
BdC
Tenho dificuldade em acreditar que um homem inteligente como BdC congeminasse um plano daqueles. Qual seria o benefício? Os jogadores já queriam sair, por isso é absurdo achar, como O Jogo acha, que ele organizou aquilo porque queria reduzir custos. Agora há que esperar que a justiça faça o seu trabalho. Obviamente que acho o timing da detenção ridículo e o circo mediático montado abjecto. Mas já vimos isso ser feito com o Sócrates, Ricardo Salgado e com outros peixes graúdos. É assim que o nosso Ministério Público funciona. Primeiro prende e depois investiga. Pelo meio e à medida que vai sendo preciso, vai dando uns leaks à CM TV.
Esta semana em vez de ser passada a discutir tácticas, a tentar adivinhar o que o Keizer quer fazer e futuras contratações, vai ser passada a falar em BdC e no impacto nos processos das rescisões. Eu, pela minha parte, tenciono não ver um único programa de comentário desportivo e evitar pensar nisto. BdC já não é presidente, o ataque a Alcochete já foi há seis meses e na pior das hipóteses teremos de pagar 6.5M aos jogadores que rescindiram. É bastante dinheiro, mas não é nada de dramático. O último exercício terminou com 16M de lucro. O valor dessa indemenização será menos de 25% do valor da maior transferência que vamos fazer no fim da época. Não é agradável, mas já temos nova direcção, temos um projecto desportivo a ser implementado e temos um caminho definido. Há que caminhá-lo sem olhar para trás.
ESTE POST É DA AUTORIA DE… Shark
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
14 Novembro, 2018 at 10:04
Dos melhores posts que apareceu por cá ultimamente.
So um detalhe em relação ao Diogo Bernardo: trabalhou com o BdC, não era um tolinho qualquer que nem sequer conhecia a realidade do clube.
E segundo consta, podia já ter voltado e não quis…
14 Novembro, 2018 at 10:07
Assino onde? *
+1
14 Novembro, 2018 at 13:17
Mancallas… Irmãos na vida e irmãos no nosso grande amor 🙂
+1
14 Novembro, 2018 at 10:21
Vamos aguardar que se faça justiça, não gosto do circo que se gerou á volta de BDC. Segundo as televisões Bruno Jacinto é que tramou Bruno de Carvalho, informando da convivência dele no ataque a Alcochete e na mudança do treino para terça, Isto é o que os órgãos de imprensa informam, desejemos que não tenha sido assim é muito mau para Bruno de Carvalho e para o Sporting.
14 Novembro, 2018 at 10:36
Queria dizer conivência e não convivência
14 Novembro, 2018 at 22:48
E … já ouvistes falar em “chibaria”???
Quem te diz que esse fulano não está a MENTIR?!?
Eu, sobre este assunto, nem opino … Estou como S.Tomé, “ver para crer” …
14 Novembro, 2018 at 10:28
Não abandonei a Tasca, tenho continuado a vir cá diariamente! Com dor, o mesmo tipo de dor que sinto há uns meses em relação ao SCP! O que vou lendo deixa-me triste, porque este não é o meu clube, não são os meus parceiros adeptos e não é a nossa Tasca!
Este post, assim como o do Cherba há uns dias marcam a diferença, e espero poder voltar a ter vontade de ler comentários, concordar ou discordar, apenas! É tão triste vir aqui nos últimos meses e simplesmente não ler comentários ou então desligar dos mesmos, porque a pior coisa que se pode fazer a alguém ou algo é o desprezo!!! E a ultima coisa que quero sentir em relação ao sporting e sportinguistas é o desprezo!!
SL
14 Novembro, 2018 at 10:28
Assino por baixo
14 Novembro, 2018 at 10:31
A variedade dos pratos faz uma boa cozinha. Gostei do teu texto Shark. Precisamos de readquirir a capacidade de discutir as ideias, não de discutir uns com os outros, e deste um bom contributo nesse sentido.
14 Novembro, 2018 at 10:33
Que posta refrescante e lúcida.
Obrigado Shark.
14 Novembro, 2018 at 10:34
Não é fácil reunir o discernimento para sintetizar o momento atual do nosso clube. Louvo-te pela capacidade.
Honestamente, tenho visto zero do assunto bdc na choldra. Para ser sincero, estou a borrifar-me para a personagem. Fez a cama onde agora se deita. Preocupa-me o Sporting e os danos que daqui advêm.
14 Novembro, 2018 at 10:35
“…Quero apenas afirmar que pessoas com opiniões diferentes das nossas…podem ter razão. E não há nada de errado com isso…”
É isso quem “…opinião diferente da nossa…pode ter razão…”…
– Ou não acrescento eu…mas isso nunca deve ser razão (diria mesmo…: não pode ser…)…
Para passar à ofensa (descabida em qualquer ocasião…)…
Quando será que todos “conseguirão” entender esta verdade…?
SL
14 Novembro, 2018 at 10:35
Post lúcido!
Estou como o Shark: faço questão de não ver um único debate ou programa sobre a situação de BdC. Basta-me o telejornal.
No extremo oposto, estou muito curioso para saber como está a ser a adaptação do Keiser ao clube e dos jogadores ao novo mister. Disso é que eu vou “papar à guloso”.
14 Novembro, 2018 at 10:39
O tempo é, será a medida de todas as coisas; SPORTING FOREVER !
14 Novembro, 2018 at 10:46
Devo dizer que ainda estou a arrotar desta bela posta servida ainda pela manhã.
Acho que apenas discordo dum ponto: dizer que Miguel Cardoso era um nome mais sonante que Marcel Keizer. Poderá ser mais conhecido por ser tuga e ter treinado em Portugal, mas de sonante não tem nada. Criou-se um hype à volta de MC que ainda não consegui perceber.
Quanto ao resto
Os 71 – Podemos sempre criar percentagens engraçadas para nos tratarmos uns aos outros. Agora está na moda os 71 e os 29. Mas em fevereiro após a celebre AG, também podia ter havido a moda dos 90 e dos 10. E se calhar os 10 podiam dizer nessa altura: estão a dar poder a um homem que se está a julgar dono do clube e isto não vai correr bem. E começar a gozar com os 90. E em junho os 10 podiam dizer, então meus amigos 90 agora só são os 29? O que aconteceu com vocês ó amigos 90?
BdC – é verdade, o ex-presidente é um homem que de burro não tem nada. É inteligente, um excelente estratega e um sublime negociador. Mas BdC tem um filho da puta dum defeito que não consegue corrigir: Não sabe estar calado, tem de querer sair sempre por cima, tem de ser sempre o último a falar. Foi assim com os Otávios Ribeiros, os Rodolfos Reis, os Rui Santos desta vida. Tinha de ser sempre o último a dar a estocada final. Teria sido tudo tão fácil e tão diferente se BdC após a reação dos jogadores ao post de Madrid tem parado o seu impeto e respondido apenas isto à revolta dos jogadores: “Vejo que tenho um grupo unido e motivado. Conto com vocês para atingirmos os objetivos até ao final da época”. Teria sido win-win para BdC. Sinceramente pelo que se conhece do feitio de BdC e uma vez iniciada a guerra com os jogadores, não estou a ver BdC a não estar envolvido em algo relacionado com Alcochete. Vamos é ver a dimensão. Até agora, o panorama não é animador. Sabe-se a proximidade de BdC à JuveLeo. Para bem do Sporting espero que o panorama não seja tão cinzento como se perspetiva. Esta é a imagem realista, o circo e mediatismo montado são outras coisas. E a acusação de terrorismo é também ridicula.
14 Novembro, 2018 at 10:50
Boa posta. É mais ou menos esse o meu estado de espirito.
14 Novembro, 2018 at 10:52
Shark, grande posta. Gabo-te a lucidez. Não é fácil, com todo este circo que se gerou.
Concordo com quase tudo. E como foi já referido num comentário ao post, o que me interessa agora mesmo é que Keizer e todos os que estão a ser contratados para as diferentes funções tenham todo o sucesso do mundo. A sua felicidade será a minha.
O resto deixemos à justiça. Oxalá se faça, bem precisamos todos.
14 Novembro, 2018 at 10:52
É muito isto Shark. Só não partilho a parte de não fazer parte dos 71 porque faço. E a parte de ter dificuldade em acreditar que um gajo inteligente como o BdC fizesse aquilo em Alcochete. Hoje em dia não acredito em nada…vou só esperar para ver o que vai dar…
De resto. Peseiro era, é e será sempre uma granda merda. O Presume devia ser enrabado por uma manada de Gnus especialmente dotados genitalmente, que tenham tido a pixa untada de resina (e que tenha sido ele a untá-la) e passado a correr por uma zona cheia de gravilha…
O grupo que anda a falar dos 71…para mim não é que perca o respeito…mas se vejo 71 num comentário…já não leio. Porque é só mesmo ressabiamento e não tem nada a acrescentar. Não é que não queira ler pessoas com quem não concorde…quero muito. Mas não tenho paciência para ressabiamentos e andar a discernir no meio de todo o ressabiamento o que faz sentido ou não…
Do Diogo Bernardo…nunca percebi muito bem porque lhe dão tanta importância…fez um bom trabalho nas redes sociais do Sporting, quem veio depois dele também o fez e numa altura bem mais difícil…enfim…acho que lhe dão importância a mais (quer os que o amam quer os que o odeiam) mas é só um rapaz muito activo nas redes sociais…nada mais. A esmagadora maioria dos sócios e adeptos do Sporting não faz puto de quem ele é. Não percebo muito bem de onde veio esta cena com ele mas enfim. Aliás o gajo que teve depois dele (ou os gajos) quem foram? Alguém sabe? Quem gere as dos outros clubes?! Alguém sabe? Tirando as pessoas próximas ou do meio? O que interessa mesmo?! Enfim…nunca percebi os ódios e amores que apareceram nem a importância que lhe dão…nem sequer porque é que ficou famoso mas pronto…
Desejo a maior sorte do mundo ao Kaizer. Estou num processo já à um tempo de kaizarização…aceitação de que ele está escolhido, meter pelos olhos tudo o que pode ser positivo, convencer-me disso o melhor que consigo lendo o máximo de coisas boas sobre ele possivel…e deixando de lado tudo o que pode ser mau. No primeiro jogo dele acho que a kaizarização estará completa e serei um fervoroso adepto da escolha!
BdC e Alcochete: Caguei. Ontem ainda falei disso com alguma profundidade…mas já ao final do dia tinha decidido cagar. Não vou falar mais disso, não tenho qualquer opinião, não tenho qualquer inclinação ou suspeita. Vou só esperar que se saiba factos e depois logo penso nisso. Como não vejo nada na CS isto é fácil…O que o Sporting tinha a perder já perdeu. E agora só temos coisas a ganhar…
14 Novembro, 2018 at 14:33
Ora é isto
14 Novembro, 2018 at 17:20
Mesmo
14 Novembro, 2018 at 10:55
Boa posta shark. Concordo no geral com o que escreves e acho que ja vai sendo tempo desta caixa de comentários voltar a ser o que era antigamente, quando dava para debater. Ainda ha dias atrás andei a trocar impressões com o FixTix e o Ireland Time sobre o Esgaio, batta e negócios com o Braga, e pensei “porra, um regresso ao passado”.
Em relação ao novo treinador, podem ler este artigo.
https://maisfutebol.iol.pt/amp/box-to-box/opiniao/marcel-keizer-merece-pelo-menos-o-beneficio-da-duvida?utm_campaign=auto-tw&utm_source=twitter&utm_medium=social&__twitter_impression=true
Quanto a BdC, desejo sinceramente que nada seja provado, porque quem mais perde com isso será sempre o Sporting. Quanto ao circo mediático, ignoro. Como sempre ignorei todos os programas de paineleiros.
14 Novembro, 2018 at 11:09
101% de acordo.
14 Novembro, 2018 at 11:10
Bom texto, Shark! Muito bom mesmo. Lúcido e incisivo.
Revejo-me em quase tudo!
14 Novembro, 2018 at 11:11
Começa hoje a fase de instrução do e-toupeira.
A economia já começa a sofrer…
https://www.publico.pt/2018/11/14/economia/noticia/economia-desacelera-21-terceiro-trimestre-1851041?utm_source=notifications&utm_medium=web&utm_campaign=1851041
Entretanto a SIC trabalha com afinco para nos (desculpem o termo) foder:
https://sicnoticias.sapo.pt/desporto/2018-11-13-Documentos-revelam-que-SAD-do-Sporting-esta-praticamente-falida?fbclid=IwAR2pLonlMgBLEB4Qe12q2UqIG9S1F9Br58Qok3w0JnQCTwPT_FCQZrEi2yE
A isto somamos a merda dos emplastros (que se dizem sportinguistas) a infestar as televisões desde domingo destilando ódio sem se preocuparem que Sporting seja visado e prejudicado no processo.
Cada vez mais desiludido…
14 Novembro, 2018 at 11:22
O mais impressionante é que são personalidades de outros clubes a analisar o assunto com independência, enquanto a escumalha que temos no clube atira gasolina para o fogo para gâudio dos inimigos do Sporting:
https://misterdocafe.blogspot.com/2018/11/o-notavel-que-interessa-ouvir.html
14 Novembro, 2018 at 11:24
Não vejam a televisão…
…. estão à espera do quê? dum tratamento “isento”?
só se vão angustiar… e dar audiências a esses parasitas
14 Novembro, 2018 at 11:25
… por acaso, no último ano, até foi das coisas mais avisadas que BdC disse em público…
14 Novembro, 2018 at 13:32
Caíste em ti a tempo. Mas não tens um pingo de vergonha. Isto só agora começou.
14 Novembro, 2018 at 14:03
Mano… os últimos 5 meses de BdC foram catastróficos, okay…?!? E em 5 meses fodeu 5 bons anos de trabalho… boa?!?
experimenta cair em ti
14 Novembro, 2018 at 11:25
Bom post Shark,
está na hora de pensarmos no Sporting sem perder sentido critico.
BdC é ex-presidente do SCP, o tempo dele terminou no SCP.
Não acredito ou não quero acreditar que ele tenha sido responsável moral do ataque, pois o que me interessa é o SCP.
A postura que a justiça está a ter com BdC é vergonhosa e neste aspecto estou solidário com o cidadão BdC.
Não podemos deixar passar a postura que alguns Sportinguistas têm tido nas TVs, que desde domingo o que têm feito é atirar o nome do SCP para a lama.
Temos de conseguir calar tanto papagaio, não sei como fazê-lo, mas algo tem de ser feito
Ontem no pressão Alta na Sporting TV, o Rui Calafate falou nisso.
14 Novembro, 2018 at 11:49
O comentador da SportingTv Rodrigo Roquette, na segunda-feira, afirmou que vários órgãos de CS (abola, TVI e mais não sei quem) o contactaram para comentar a detenção de BdC e este os mandou mamar na quinta pata do cavalo. Aconselhou os outros comentadores a absterem-se, também, de comentar o caso, insistindo para os danos de imagem que este pode imputar ao Sporting.
Como é óbvio, este exemplo não foi seguido pelos egos dos restantes cu-mentadores.
14 Novembro, 2018 at 11:58
Não são apenas egos. Se fores a ver quase todos têm guerras antigas com BdC por uma razão ou por outra. A maioria porque perderam o tacho.
14 Novembro, 2018 at 12:05
Muitos sim mas nem todos.
14 Novembro, 2018 at 14:07
Os que não têm, estão aser bem pagos para “comentar”; convém fazê-lo entoando a música de quem os contrata.
SL
14 Novembro, 2018 at 12:17
De coragem era ir e defender o Sporting. Porque para atacar eles aceitam todos ir. E assim ao menos há alguém que defenda o Sporting…
14 Novembro, 2018 at 12:41
Duvido que seja falta de coragem. Nmo é de aplaudir até porque de certeza que não o faria de borla. Se recusou fe-lo por principio e isso é de louvar
14 Novembro, 2018 at 11:40
Evito conscientemente o circo mediático e a enorme quantidade de palermas que se juntam à volta da mesa de um estúdio para fazer conjeturas, destilar ódios e mandar bitatites sobre assuntos de que não fazem a mínima ideia, desde que relacionados com Bruno de Carvalho.
Espero sinceramente que este não esteja relacionado com o assunto da Academia, porque depois de tanto o apoiar, mesmo percebendo a sua derrocada psicológica, parte auto infligida, mas substancialmente imposta externamente, nunca lhe conseguirei perdoar um ato destes. É simplesmente demasiado estúpido e desumano e por fim, demasiado prejudicial ao clube para se aceitar.
Bom post shark!
14 Novembro, 2018 at 11:55
O Sporting será sempre dividido em percentagens, umas mais altas outras menos. Isso não importa, o que importa são as pessoas que não equacionam poderem estar erradas, isso é um erro não só a nível do clube, mas também a nível social. O mundo está a extremar-se e nós não poderíamos ser diferentes, há pessoal que se tem de mancar que a cima de tudo queremos o melhor para o Sporting, ou pelo menos, o que nós achamos ser o melhor.
O caso do Bruno é uma merda pegada, e ver o Miguel Sousa Tavares a defender o homem é só mais uma prova disso. Se for provado culpado, será uma satisfação para 70% do pessoal, e uma merda para o Sporting. Mas há que deixar as coisas andarem e confiar na justiça…
Uma nota em off: Ontem fomos buscar mais um preparador físico. Não sei porquê mas agrada-me o Varandas estar a construir uma estrutura do futebol independente do treinador. Se estivermos a melhorar em termos de qualidade (desconheço mas se estamos a mudar quero acreditar que é para melhor) trará uma estabilidade que não temos e acredito que introduzirá uma nova cultura no clube. O treinador terá de se habituar à estrutura e não o contrário… +1 para o Vagandar
14 Novembro, 2018 at 12:05
Poderia ter sido eu a escrever este Post… sem tirar uma virgula.
14 Novembro, 2018 at 12:13
Bom Post. Parece que se começa a respirar um pouco melhor na Tasca. Vamos ver se é para manter.
14 Novembro, 2018 at 12:29
Parabéns pelo post e pela sua ideia fundamental: os que pensam de outro modo podem estar certos…(e mesmo que não o estejam, têm o direito de pensar de outra maneira). Daí, o apoio total à “proibição” dos insultos em vez de argumentos.
Só um ponto possivelmente discordante: a simples frase “afinal de contas criou órgãos sociais paralelos sem fundamentação jurídica” é para mim mais do que suficiente para saber como votaria numa AG. Isso, que a frase descreve de forma justa, é muito grave. É gravíssimo. Foi uma tentativa de golpe de estado, de roubar o poder dos sócios. Afinal, “o Sporting é nosso”, queria dizer o quê?
Com essa pequena nuance (e respeitando opiniões diversas não expressas através de insultos), apoio interiamente o post!
14 Novembro, 2018 at 12:34
Um dos problema é a malta ouvir os “notáveis” e “comentadores” e entender o que dizem como verdades ou mentiras.
O Octavio, Guerra, Ventura ou Pina não mentem. Eles limitam-se a opinar. Ou como dizia aquele vulto televisivo-desportivo, mandam uns bitaites. Ponto. O que eles dizem vale ZERO, só leva a sério (lá está, como verdades ou mentiras) quem quer. Não é pelo Braz dizer que o Sporting está falido que o Sporting passa a estar falido. Não é pelo Braz dizer que o Peseiro é o treinador certo que o passa a ser.
Quanto ao circo Bruno, concordo quando se insurgem contra ele, discordo quando dizem que é devido a ser quem é. O Socas também foi engaiolado ao vivo, e o perigo de fuga era tanto que quando foi dentro até estava de regresso ao país.
Pessoalmente, tenho pena (salvo seja) do BdC estar detido. Não pelo indivíduo, mas pelo cargo que desempenhou. Sentiria exactamente o mesmo caso estivessem detidos o Varandas, o Cintra ou o Godinho. Quem quiser perceber…
14 Novembro, 2018 at 12:36
Isso não é estritamente verdade. Muitas vezes mentem á grande.
14 Novembro, 2018 at 12:46
Barbosa
O que quero dizer é que a credibilidade deles é nula.
Uma coisa é um jornal, gostemos ou não, fazer uma reportagem, alicerçada (supostamente) em factos, a dizer que o Sporting está falido.
Aí temos uma situação de verdade ou mentira. No segundo caso até há mecanismos legais a activar.
Se o Pedro Guerra disser que o Sporting está falido… vale O.
14 Novembro, 2018 at 12:54
Certo mas tens que ver que isso funciona a nivel institucional (que de facto é mais importante) mas a intoxicação feita pelos Guerras (tão balofo que o nome devia ser sempre no plural) mexe com as massas e isso também tem as suas repercussões.
14 Novembro, 2018 at 13:52
Curiosamente, as massas mais “esclarecidas” são aquelas que mais se deixam influenciar
14 Novembro, 2018 at 17:26
Pois claro Nuno, mas isso é para ti e para mim e provavelmente a maior parte dos que aqui e à blogosfera vêm à procura de fontes alternativas de informação.
A não ser que me demonstrem o contrário, assumo que a maioria da audiência é permeàvel a esta desinformação.
E assumo isto porque na minha própria especialidade vejo malta dentro do meio, com cargos de influência e supostamente educados e inteligentes, a regurgitar propaganda.
Isto é muito grave
14 Novembro, 2018 at 12:35
Devo dizer que discordo de alguns pontos do texto mas a intenção do mesmo é de aplaudir tanto que era um desperdício estar com picuinhices.
Aproveito para dar destaque á postura do Benedito. Quão facil seria para ele criar convulsão no clube sendo que teve mais votantes que a direcção eleita? Das pouquíssimas intervenções desde as eleições (conto duas se nao me engano), foi de uma solidariedade enorme.
Apoio FVarandas porque foi essa a decisao democratica dos meus consórcios mas se tivesse que votar outra vez, os meus votos seriam para Benedito novamente
14 Novembro, 2018 at 12:57
Porque…?
14 Novembro, 2018 at 13:04
Porque é que votaria novamente no Benedito é isso?
Nao me leves a mal mas não vou elaborar muito porque já não estamos em campanha e não me parece um debate necessario. Digo simplesmente que me identificava mais com o seu projecto liderado por ex-atletas.
Mais merito da sua lista do que propriamente demerito do Varandas.
14 Novembro, 2018 at 13:23
Achei estranho, num período em que parece haver alguma unanimidade (não que isso seja necessariamente um factor de aprovação ou bom desempenho) no trabalho, postura e início de projecto desta Direcção, reiterares o voto em Benedito.
Considero, até, desnecessária essa afirmação, nesta altura do ‘campeonato’. É preferível a crítica (fundada), a meu ver, do que manter o clima de campanha e de eleições, anunciando sombras à espreita.
É a minha opinião. Posso ter interpretado mal.
14 Novembro, 2018 at 13:32
Palavra que não era minha intenção até porque faço uma avaliação francamente positiva do que tem sido feito até agora.
Posto isto ainda está tudo no inicio e numas proximas eleições tudo vai depender dos resultados que a direcção do Varandas conseguir. Se forem positivos, terão os meus votos.
14 Novembro, 2018 at 13:35
Ora bem!
SL
14 Novembro, 2018 at 14:11
Barbosa 08, tenho exactamente o mesmo posicionamento e a mesma postura que o caro amigo … e creio que também continuaria a votar igual.
SL
14 Novembro, 2018 at 12:35
Haja serenidade e bom senso.
Ah! E sentido crítico. Sempre!
O SCP é um clube enorme. A prova mais recente – como se fosse necessário! – aconteceu em Londres.
5500 leões gritaram alto e bom som: o SPORTING nunca vai acabar!
Viva o SCP!!!
14 Novembro, 2018 at 12:41
Grande golaço.
14 Novembro, 2018 at 12:52
Paz? Só para quem não ler jornais, ver televisão, internet…
14 Novembro, 2018 at 13:01
Excelente Post.
Só um desacordo! No caso das rescisões não perdemos só 6,5M que é o que temos de pagar. Perdemos muitos milhões e activos. Para além da “vergonha mediática”.
14 Novembro, 2018 at 13:06
Tirando ruben ribeiro, que custou uns trocos, os restantes são da nossa formação e não tiveram custos de aquisição.
Só Dost, Battaglia e Bruno Fernandes entrariam nessas contas.
14 Novembro, 2018 at 13:59
Excelente visão dos panorama geral com a qual concordo quase na totalidade.
Peseiro é merda e sempre foi. Boa sorte, Kaizer. Bem precisamos.
Redes sociais, blogues, 71, cabalas, etc… caguei. Tenho a minha opinião e quero é ver bola com qualidade, raça nas modalidades, estabilidade financeira e recuperação da credibilidade.
BC? Espero mesmo que não seja culpado, para nosso e bem dele. Não vou entrar em detalhes.
Varandas? É o presidente do meu clube e até à data pouco lhe tenho a apontar nas coisas que realmente interessam. É cedo para avaliações globais.
14 Novembro, 2018 at 14:32
Sim Braveheart é mesmo tudo isso, ou quase. Até poderei ter algumas coisas a apontar neste primeiros meses de Varandas , mas são muitíssimo menos relevantes do que aquilo que acho positivo. E, sim, também é o meu Presidente mesmo não tendo sido nele que votei.
Acho (sem querer ser dono de qualquer razão, mas apenas manifestando a minha opinião) que é essa a postura que os sportinguistas devem ter:
– O presidente foi a escolha democrática dos associados passa a ser o Presidente do Sporting Clube de Portugal, logo, merece ser o Presidente de todos nós.
– Esse facto deve levar-nos a dar-lhe tempo e espaço para poder decidir e agir, o que não significa que deixemos de fazer uma avaliação crítica (positiva ou não) dessas decisões e acções.
– Já é mais que tempo de deixar para trás o tempo tumultuoso que atrás ocorreu.
– Isso significa que se devem abandonar os anátemas e preconceitos que uns e outros foram construindo sobre outros e uns.
– O distanciamento dos acontecimentos deve permitir-nos avaliá-los historicamente com mais desprendimento, mais isenção e mais objectividade.
– Sobre o passado recente do Sporting, o impacto negativo de posturas e acções recentes não devem nem podem apagar da História o legado positivo de uma era directiva curta mas extremamente produtiva (é noutros clubes que se mudam datas de fundação se apagam campeonatos e até se tiram das fotografias de equipas campeãs o treinador que as levou a esses título; no Sporting não pode haver lugar para o revisionismo histórico).
– Do mesmo modo que o actual Presidente é o Presidente dos Sportinguistas, todos os passados também o foram. Há que desejar o sucesso do actual mas não há que atacar os anteriores.
– Se for provado que exista culpa de algum sportinguista em algo comprovadamente ilícito e danoso para o Clube, será merecedor da nossa mais veemente condenação. Até lá, são dos nossos.
Saudações leoninas
14 Novembro, 2018 at 14:36
Gostei bué
14 Novembro, 2018 at 15:09
Depois de ler este post, e à conta do parágrafo dos 71 e dos 29, dos 90 e dos 10, lembrei-me deste vídeo com que deparei algures no facebook.
https://www.youtube.com/watch?v=N0p_pQ7PTYU
Pensem nisso. Que se discutam ideias. Apenas e só. Deixem-se lá disso dos números (os de alcunhas, claro)
14 Novembro, 2018 at 15:13
Bem, enquanto escrevia o post e o vídeo continuou a passar, reparei que tem mais do que eu queria mostrar para fazer valer o meu ponto de vista. Considerem só o primeiro clip… 😛 ou não. Também se podem identificar com o resto. 😛
14 Novembro, 2018 at 16:47
[…]apeteceu-me reflectir sobre a situação do BdC e sobre como votaria numa AG uma eventual expulsão (afinal de contas criou órgãos sociais paralelos sem fundamentação jurídica…).”
Acho incrível como algumas pessoas descobriram agora estes ‘estatutos’ que servem para tudo e mais alguma coisa.
Para lá de surreal.
Ademais, essa é apenas uma interpretação dos estatutos. Há outras. Muitas outras.
Se BdC for expulso, sem se saber se está efectivamente ligado à invasão de Alcochete, será dado um passo sem retorno para a aceitação de golpes de estado no clube. É isso que defendemos no Sporting?
Diogo Bernardo…
Mais uma vez se fala de alguém que parece ter tido uma desavença pessoal com BdC e que a partir daí ganhou um culto de apoiantes.
Ninguém sabe ao certo o porquê mas, claro, se está e esteve contra o ex-presidente então está automaticamente certo e deve ser sempre idolatrado.
A comparação com Sócrates…
Já não há palavras.
Comparar BdC a Sócrates é do mais nojento que há. Sócrates foi um bandido encartado que traiu este país. Compará-lo com BdC é coisa de cartilheiro do benfica.
De resto, mais um texto a pedir paz e que só vem passar uma enorme esponja em toda esta vergonha que se tem passado dentro do clube.
14 Novembro, 2018 at 17:28
Gostei do texto do Shark, como gosto sempre mas reconheço-te razão nestes pontos
14 Novembro, 2018 at 17:55
Eu também gosto dos textos do Shark.
Mas, como ele próprio refere, foi ultrapassado pelos acontecimentos.
Estamos em guerra.
Apelar à paz nesta altura é apenas fazer o jogo do inimigo.
Se deixamos passar em claro tudo o que se está a passar (que ainda nem teve direito a uma tomada de posição institucional por parte clube!!) então não passamos de cúmplices.
Não contem comigo para enterrar a cabeça na areia.
14 Novembro, 2018 at 17:58
Passar, passar, passamos…
Esta merda tira-me do sério de tal maneira que já nem sei escrever direito >:(
14 Novembro, 2018 at 17:35
Criticar Bruno de Carvalho e perceber que ele estava a entrar por caminhos que podiam não ser os melhores para ele e para o Sporting, não era propriamente uma exercício mental hercúleo.
No que a mim toca, a dada altura passei a ser muito crítico dele (bem antes desta hecatombe toda), não porque não lhe reconhecesse mérito e um bom trabalho desenvolvido, não porque não reconhecesse que o caminho que estava a ser trilhado não era grosso modo o adequado, mas sim por entender que nos expúnhamos demasiado e que ele comprava guerras desnecessárias sem ter estratégia para as mesmas. O silêncio por vezes é de ouro e o segredo é a alma do negócio. São ditos populares mas que encerram uma sabedoria empírica de centenas ou milhares de anos. E raramente falham.
Depois foi buscar o Mestre Chiclas e tal como uma instituição bancária tem um problema quando alguém lhes deve milhões, ficou nas mãos dele. Sempre vaticinei que ia dar merda e deu. Vaticinei eu e muitos muitos outros. Era uma realidade razoavelmente expectável.
A favor dele, dir-se-á que nunca se viu alguém ser totalmente vilipendiado na praça pública como ele foi, quer pelas forças externas ao Sporting, quer pela oposição interna. Daí que a dada altura até tenha dirigido menos críticas ao mesmo, percebendo-se (enfim, nada de novo) que o Sporting é um saco de gatos que tem nas suas fileiras traidores atrás de traidores. E Roma não devia pagar a traidores. Termos um clube aparentemente dividido entre Brunistas e os Amigos Golpistas é de uma esquizofrenia que só no nosso clube. A verdade, eu meu entender, é que se Bruno perdeu completamente o norte e devia ser afastado, não lhe devia suceder a cáfila que bem sabemos.
Quanto a Alcochete, sendo também um tema jurídico e isso a mim diz-me muito (o terrorismo aqui é absurdo a todos os níveis, posição que mantenho nem que existem 40 acórdãos da Relação de Lisboa a dizer o contrário – já li que um que nossa senhora, é tão fraquinho), é no plano não jurídico das coisas mais incompreensíveis que me lembro: uma das pessoas que tem mais a perder com aquilo tudo é o próprio a encetar e dirigir a orquestra. Enfim, neste mundo tudo é possível.