Por certo se recordam da peça vergonhosa que foi feita aquando da entrega dos prémios mundiais de futsal, na qual a RTP se deu ao desplante de ignorar que o Sporting tinha sido eleito o segundo melhor clube do mundo e Nuno Dias o tercero melhor treinador do mundo, destacando, no entanto, o sétimo lugar de Bruno Coelho na lista de melhores jogadores. Caso não se recordem, é só reverem.
Ora, como seria de esperar, foram várias as mensagens dirigidas ao provedor da RTP, questionando o teor dessa mesma peça e a resposta tipo que foi enviada a várias desses mensagens foi a seguinte:
“Agradeço a sua mensagem.
Inquirido, o diretor responsável pela área de desporto respondeu-me:
“A peça tinha apenas os vencedores:
– Ricardinho, melhor jogador do mundo
– Jorge Braz, melhor treinador
– Seleção Nacional, melhor equipa
– Ana Catarina Pereira, melhor guarda-redes
O critério é simples: na peça falou-se de quem venceu, com declarações de Ricardinho, que venceu o prémio mais importante.
Não há nenhum critério clubístico, há o critério de quem ganhou.”
E acrescentou: “os que nos querem acusar de “clubismo” e favorecimento de uns clubes em relação a outros não repararam que o jogador do Benfica Bruno Coelho também figurava na lista dos melhores do mundo e não foi destacado na peça?”
Espero ter contribuído para o seu esclarecimento.
m/ cumprimentos,
Jorge Wemans
Provedor do telespetador”
Ora, portanto, o dito director para o desporto mentiu ao Provedor e fê-lo duplamente: primeiro, através do que escreveu, depois enviando a peça alterada em relação à original e onde não constava o nome do Bruno Coelho.
Felizmente, a peça publicada na Tasca serviu de prova para enviar ao provedor, que respondeu das seguintes formas:
«“Tem toda a razão. Também a mim me escapou essa referência a Bruno Coelho que vai ao arrepio dos critérios editoriais descritos!
Vou tratar de chamar a atenção para o facto de os critérios poderem ser defensáveis, mas, simplesmente não forma cumpridos!
m/ cumprimentos
Jorge Wemans
Provedor do telespetador”
Agora, bom, bom, seria saber o nome do director do desporto que mentiu ao Provedor em defesa de um serviço público pintado a vermelho e branco.
4 Janeiro, 2019 at 16:24
Grande Cherba! Parabéns uma vez mais pelo excelente trabalho e defesa do nosso Sporting.
4 Janeiro, 2019 at 16:28
Conheço muitos lugares e situações onde isso dava direito a despedimento. Aqui e nesta situação talvez dê promoção.
4 Janeiro, 2019 at 16:31
Ora assim está bem..
E “está bem provado” a falta de seriedade do pessoal de RTP…
Também enviei-mail de resposta ao Provedor em que lhe perguntava…: “… Onde está então esse critério de dar nota apenas dos vencedores…
(recomendo que escute de viva voz a peça jornalística em causa, uma vez que o “enganaram” na informação que lhe prestaram…)….”…
Pela “seriedade” que o director de desporto da RTP “já demonstrou” ao facultar ao Provedor uma “outra peça jornalística” e não aquela de que nos queixámos…
Ainda bem que foi enviada a “peça” em causa…ou o “espertinho” teria novamente enganado o Provedor…
Cambada…e ainda se ficará a rir…porque nãp sofrerá absolutamente nada…
SL
4 Janeiro, 2019 at 16:45
Bom trabalho Cherba!
Infelizmente, escondem na sombra o nome da ’toupeira’ que fez a supracitada peça jornaleira …
Creio que isso não será dificil de descobrir … É uma vergonha e atentatória da imparcialidade que um canal público devia primar por assumir ser o seu valor primordial quando aborda estes assuntos …
Aguardemos pelo nome da ’toupeira’ …
4 Janeiro, 2019 at 16:47
Nojo deste estado Lampiânico! Cambada de Toupeiras corruptas. Clube de merda que é o espelho fiel deste Portugalzinho parolo, atrasado e mesquinho. Cancro!
4 Janeiro, 2019 at 21:07
Concordo!
4 Janeiro, 2019 at 16:48
não se pode omitir agora ?
és chato cherba
4 Janeiro, 2019 at 16:49
Agradecido pela resposta,
Retribuo
Inquirido, o diretor responsável pela área de desporto respondeu-me:
“A peça tinha apenas os vencedores:
– Ricardinho, melhor jogador do mundo
– Jorge Braz, melhor treinador
– Seleção Nacional, melhor equipa
– Ana Catarina Pereira, melhor guarda-redes
Não é verdade, a peça passada no noticiário da manhã tinha referência a outro jogador, 7º classificado na lista dos melhores jogadores.
E reforço, Jorge Braz não foi considerado o melhor treinador, mas sim o melhor seleccionador.
O critério é simples: na peça falou-se de quem venceu, com declarações de Ricardinho, que venceu o prémio mais importante.
Não há nenhum critério clubístico, há o critério de quem ganhou.”
A peça não continha declarações (essa será uma posterior) e o critério não é o referido.
E acrescentou: “os que nos querem acusar de “clubismo” e favorecimento de uns clubes em relação a outros não repararam que o jogador do Benfica Bruno Coelho também figurava na lista dos melhores do mundo e não foi destacado na peça?”
Curiosa a referência a um jogador que supostamente nem aparece na peça. Podia ter dado o exemplo da Fifó, também ausente da peça, também ela do Benfica, e que figurava na lista dos melhores do mundo. Porque será? Será porque o destaque existiu?
Espero ter contribuído para o seu esclarecimento.
Esclarecido de que o director da área do desporto responde sem conhecimento de causa, ou faltando à verdade.
Pena que o provedor seja induzido em erro, e responda baseado em informação errada, mas isso é questão do “forno interno”, usando uma expressão da bola, da RTP.
4 Janeiro, 2019 at 16:50
Grande Cherba!
Felizmente ainda alguém defende o Sporting. Outros nem para meter os simbolos direitos na camisola servem.
Carrega nesses filhos da put*!
4 Janeiro, 2019 at 16:55
Ouch!!!
4 Janeiro, 2019 at 17:08
Caros Sportinguistas
É isso Cherba.
A isto chama-se militância.
Eu, também expressei a minha indignação ao Sr. Provedor, e voltei a chamar-lhe a atenção para o facto da sua resposta não corresponder à realidade.
Pelo menos, reconheceu que Nos assistia razão, o que nos tempos que correm, é uma pequena vitória.
Viva o SCP
4 Janeiro, 2019 at 17:22
Isto é lutar pelo Sporting, pela verdade e pela justiça.
4 Janeiro, 2019 at 17:25
Enviei o seguinte email no dia em que a peça saiu e obtive exatamente a mesma resposta:
“Exmo. Sr. Provedor do Telespectador.
No dia 31/12/2018, a RTP dá uma notícia relacionada com os prémio Futsal Planet. Deixo um url, onde é possível verificar essa mesma notícia: https://www.facebook.com/tascadocherba/videos/314270742527109/.
Constata-se o seguinte:
1 – os prémios Futsal Planet (http://www.futsalplanet.com/news.aspx?id=289) premiaram algumas personalidades e entidades portuguesas, sendo de destacar: Ricardinho do Intermovistar (melhor jogador do Mundo), Ana Catarina Pereira do Benfica (melhor Guarda-redes feminina do Mundo), Nuno Dias do Sporting (3º melhor treinador do Mundo), Selecção Nacional portuguesa de futsal (melhor Selecção do Mundo) e Equipa de Futsal do Sporting (2ª melhor equipa do Mundo);
2 – Como é possível ver na peça promovida pela RTP, são mencionados todos os premiados relevantes ligados ao Benfica, mas não existe qualquer menção aos premiados relevantes relacionados ao Sporting;
Dados os factos, coloca-se em causa a ética jornalística da peça, nomeadamente: Imparcialidade, Integridade e Independência.
Não é compreensível que a estação publica, ao divulgar os prémios mais importantes da modalidade desportiva futsal, mencione todos os premiados ligados ao Benfica e não destaque nenhum dos vencedores ligados ao Sporting. Conclui-se assim que o jornalista que desenvolveu a peça mencionada, não cumpriu os princípios e normas de conduta profissional do Código Deontológico do Jornalismo.
Cumprimentos.”
Agora resta-me contestar também a resposta dizendo que Bruno Coelho foi mencionado.
4 Janeiro, 2019 at 17:26
Um caso como este, numa televisão paga com o dinheiro dos nossos impostos, devia ser motivo de despedimento imediato, mas como somos governados pelo Estado Lampiânico, o mais provável é que o cabrão do diretor venha a ser promovido.
4 Janeiro, 2019 at 21:09
Obviamente!
Espero que aconteça porque é o correcto…
4 Janeiro, 2019 at 17:36
Off
Sporting vs Porto sábado às 15:30
Perfeito 😀
4 Janeiro, 2019 at 17:43
Bom trabalho Cherba !
Off: nada melhor que um gajo chegar a casa após um dia de trabalho , sacar uma cervejola do frigorífico , ligar a sic notícias e ouvir o catedrático Ribeiro Cristóvão dizer :
“Felipe e Militão são sem sombra de duvidas a melhor dupla de centrais atuar em Portugal”.
Ó Ribeirinho acertaste em cheio . Como acertaste há uns anos no resultado do jogo com o City.
4 Janeiro, 2019 at 17:56
com a vinda de pepe essa dupla fabulosa vai ser desfeita.
4 Janeiro, 2019 at 17:50
Bom trabalho, certamente o presidente do SCP nao deve ter visto a peça jornalistica uma vez que cumpria o seu regular horario do soninho.
4 Janeiro, 2019 at 18:09
viu o Miguel Albuquerque. E respingou
4 Janeiro, 2019 at 17:57
Muito bom Cherba.
No seguimento deste episódio, não sei se alguém reparou numa outra reportagem “jornalística” passada na mesma RTP logo no dia a seguir a este episódio. A reportagem foi sobre a violência no desporto. Se bem me recordo começou logo por chamar o ataque de Alcochete como o episódio mais negro do futebol português e depois as imagens que iam passando foram em grande parte de adeptos do Sporting… Também passaram uma ou outra de adeptos do braga (a levarem porrada da PSP na luz) e do porto. Adivinhem que adeptos e que clube não apareceram na reportagem?
Quem fez a montagem da reportagem certamente esqueceu-se da morte dos adeptos do Sporting no Jamor e em frente à luz ou até mesmo dos petardos mandados por um conjunto de adeptos organizados para cima dos do Sporting em pleno Alvalade… Julgo que esta reportagem passou no Jornal da Tarde do dia 1 ou 2.
4 Janeiro, 2019 at 18:08
Caro Consócio, há que denunciar aos ditos cujos provedores todas essas merdas que as redacções vão defecando em prol do galinheiro. Talvez não rompa, mas faz mossa. No mínimo, que saibam que estamos atentos.
Calados é que não podemos estar e já que a nossa Comunicação ofiicial emudeceu, cabe-nos a nós, OS DONOS DO CLUBE, defendê-lo até à morte. SPORTING SEMMMMPPPPPREEE
4 Janeiro, 2019 at 18:10
foda-se… não sei se isso ainda dará para sacar da box…
4 Janeiro, 2019 at 19:20
Deve dar. Puta de vergonha!
Estado lampianico
4 Janeiro, 2019 at 22:29
Cherba, aqui está a reportagem https://www.rtp.pt/noticias/desporto/violencia-no-desporto-a-agravar-se_v1120271
Afinal aparecem adeptos do benfica… mas como vítimas!
Repara que por volta do primeiro minuto, fala-se de adeptos violentos. Adivinha que adeptos aparecem?
4 Janeiro, 2019 at 17:59
Exmº Sr. Provedor
Em resposta ao seu mail, cabe-me fazer-lhe estado do meu espanto, preocupação e repulsa perante os níveis da nacional-clubite-fanatizada, gangrenada no nosso país e por mim denunciada no meu mail anterior. É inacreditável que se tenha chegado ao ponto de lhe mentirem a si (e a todo o País se for preciso) para cobrir a manipulação inadmissível que se pratica na nossa Comunicação Social, onde a defesa do clube do coração passa adiante da ética e da honestidade profissionais que se EXIGEM. “Seguramente que já teve a oportunidade de comprovar que o atleta do SL e Benfica, Bruno Coelho e o seu meritório 7º lugar, são citados na peça em questão.
Na expectativa de que medidas drásticas sejam tomadas contra tais executantes destas nojentas práticas (manipulação e mentira), envio-lhe os meus votos de um bom Ano Novo
4 Janeiro, 2019 at 18:21
Todos sabemos que essa gente não olha a meios para “conseguir os fins…”
Mas que façam isso da “bostaTV”…eu até nem me importo absolutamente nada…
Agora na RTP que “eu ajudo a pagar”…é manifestamente uma demonstração da “classe” dessa gente…
São gente mesquinha e sem quaisquer valores e por isso no seu local de trabalho…:
– “Violam segredos de justiça…”
– “Manipulam noticias…”
– “Matam…”
– “Agridem sem olhar a quem…”
E “comportam-se como a certeza de uma total impunidade…”
Num País onde a corrupção “faz lei”…até já nem dá para admirar…
Mas “ter que conviver com gente destas…é deveras preocupante…”…
“Não podemos ignorar…e como tal…
– Não podemos calar…”
SL
4 Janeiro, 2019 at 18:21
É bem cherba. É bem.
4 Janeiro, 2019 at 18:29
Creio que não existe um director de informação para o desporto, no entanto, a peça foi escrita por alguém e antes de ser transmitida, alguém teve de a aprovar…e quem aprovou, só pode ser uma destas 6 pessoas:
Diretora Informação – Maria Flor Pedroso
Diretores Adjuntos – António José Teixeira e Hugo Gilberto.
Subdirectores – Alexandre Brito / Joana Garcia e Rui Monteiro Romano
Esperemos, mas sentadinhos, que haja um possível desenvolvimento, até lá, faço minhas as palavras do Albuquerque:
https://www.facebook.com/miguel.albuquerque.modalidades/videos/337543386840246/
4 Janeiro, 2019 at 18:31
Mais um ! Enviei a reclamação e obtive exactamente a mesma resposta tipo. Sinceramente achei que me tinham lixado pois teria de engolir o argumento, mas como vi a resposta durante o dia e não pude analisar fiquei ressabiado e com vontade de constestar…faltavam-me argumentos. Á falta de argumentos iria mandá-los pra lampiona que os pariu..felizmente e como sempre, agradeço teres estado atento e teres dado a resposta que se impunha.
Obrigado e abaixo o estado lampianico.
Sporting Sempre.
4 Janeiro, 2019 at 18:38
E a RTP deu tratamento equivalente ao merecido prémio obtido pelo Paulo Freitas?
4 Janeiro, 2019 at 18:53
fds…. esta merda toda é simplesmente vergonhosa e escabrosa!
que palhaçada….
4 Janeiro, 2019 at 18:56
Que se fodam!!
Isso não lhes dá títulos.
Espero que a equipa de futsal responda na quadra
4 Janeiro, 2019 at 18:56
Estamos no Benfiquistão ….. vale tudo na promoção e publicidade vermelha.
4 Janeiro, 2019 at 19:05
Já mandei a muito tempo a RTP a merda.
O mesmo para os jornais desportivos. Nem edições online.
Alguma dessa escumalha tem de falir para o restante abrir a pestana.
4 Janeiro, 2019 at 19:08
La Piovra está de novo activa! Alguma coisa os fez pôr os cornos ao sol. Terá sido a afastamento da anterior procuradoria Geral?
5 Janeiro, 2019 at 13:43
É tipo quando o Mateus saiu há uns anos da autoridade da concorrência….
Alguém coutou a ouvir falar da dita autoridade?
Está a cheirar-me que com esta procuradoria não vai ser muito diferente…
4 Janeiro, 2019 at 19:11
fight & resist aqui na tasca novamente ☺
SL
4 Janeiro, 2019 at 19:35
O Paulo dentinho foi corrido quando fez um comentário, julgo que fora da rtp, ao caso do Ronaldo/Mayorga. Estes facciosos ao serviço do benfic@, merecem o mesmo destino.