Surpreendentemente, a nossa equipa de hóquei em patins sofreu a primeira derrota do ano em jogos para o Campeonato Nacional: 5-7, no João Rocha, frente ao Paço de Arcos.
Depois do balde de água fria que foi o clássico, este resultado do hóquei foi deixarem-te ao relento com a roupa ensopada, enquanto a temperatura passava dos 12 para os 4 graus e Paulo Freitas, nosso treinador, não podia ter sido mais certeiro na análise.
“Em sete golos sofridos, cinco foram de bola parada. Não fomos capazes de contrariar a defesa baixa que o Paço de Arcos apresentou e a excelente exibição que o guarda-redes produziu. Não fomos a mesma equipa. Perdemos colectivamente, andámos agarrados a processos individuais e quando assim é não conseguimos ganhar. Vitória justa de uma equipa esclarecida, de uma equipa que soube sofrer contra uma equipa que esteve claramente num dia ‘não’. Temos de olhar para a frente e perceber que há mais vida e temos mais jogos para ganhar”.
Entretanto, como se a marretada na tola não fosse suficiente, fomos brindados com um relato do jogo, na SportingTV, em modo “quero ser tão isento que me torno estúpido”. E eu neste triste espectáculo (clica e vomita).
O dia em patins acabou salvo pelos mais novos:
– a nossa equipa de #Sub17 venceu por 2-0 o SC Tomar, com golos de Filipe Lourenço e Gonçalo Gomes, e se vencer na próxima jornada sagra-se campeã regional
– a nossa equipa B defrontou e derrotou o benfica B, dando a volta ao resultado e vencendo por 8-5
13 Janeiro, 2019 at 15:18
Vi o jogo dos Bs e estivemos a perder 2-4. Há ali muita qualidade, devo dizer.
Foi de facto um murro no estômago e o Paulo Freitas não o quis referir, mas a arbitragem foi uma merda. Mas atenção, estivemos mal.
A equipa tem direito a um jogo mau? Sim. Mas foda-se… a segunda volta é complicadíssima…
Entrentanto, no JR os juvenis estão a jogar um derbi de futsal e a perder 1-2 (para quem quiser ver). Devo dizer que acho muito bem que as camadas jovens joguem aqui sempre que haja disponibilidade do JR.
13 Janeiro, 2019 at 15:19
Estou a saber hoje do resultado da equipa B. Ao quinto golo encarnado desliguei a televisão.
No derby dos Juvenis de futsal estamos a perder 1-2. Mas ainda estamos a meio da primeira parte.
13 Janeiro, 2019 at 15:27
2-2.
13 Janeiro, 2019 at 15:19
Aquele Tomas Moreira já não esteve no Sporting?
13 Janeiro, 2019 at 15:28
Off:
Em vólei, estamos a vencer o Nacional para a taça 1-0 em sets.
Alguém sabia deste jogo?
13 Janeiro, 2019 at 15:41
Nacional? Não deveria ser o Ginastica?
Agora sem o GAG vou-me atualizando por aqui:
https://www.sporting.pt/pt/agenda/listagem
13 Janeiro, 2019 at 16:49
Nacional de Ginástica 🙂
13 Janeiro, 2019 at 15:36
Espero que o vírus do futebol não esteja já a contaminar as modalidades…
13 Janeiro, 2019 at 18:04
Levantar a cabeça e aplaudir sff….
É só o que digo. É o que me têm mandado fazer os senhores vermelhos da LPM de forma isenta…
13 Janeiro, 2019 at 15:41
O futebol é a charneira se estiver bem o resto vai por arrasto, sempre foi assim.
13 Janeiro, 2019 at 17:03
Claro que sim.
A época passada é o exemplo perfeito disso mesmo.
13 Janeiro, 2019 at 19:29
Ricardo Varandas o ano passado tinha ficado em segundo que dava acesso à Champions, chegaste à final da taça de Portugal que devias ter ganho e ganhaste a taça da carica, que sejas hipocrita compreendo idiota já não porque o teu papel aqui é sobejamente conhecido.
14 Janeiro, 2019 at 3:54
Vives do se…
13 Janeiro, 2019 at 17:04
Não foi isso que se viu no ano passado
13 Janeiro, 2019 at 15:48
4-3 na raça.
#futsal
#juvenis
#derbi
13 Janeiro, 2019 at 16:49
Ficou 5-5.
13 Janeiro, 2019 at 16:17
Mesmo a propósito, bom post do tvv
https://tuvaisvencer.blogspot.com/2019/01/como-comunicacao-sporting-piorou-semana-dificil.html?m=1
“Os sportinguistas entraram motivados pelo empate alcançado frente ao porto”…(!)
13 Janeiro, 2019 at 18:06
Então e não foi bom? Passo importante pra segurar o 4o lugar… altamente motivaste…
Clap, clap (35 vezes) + clap
13 Janeiro, 2019 at 16:26
Saudações leoninas.
Venho aqui mais uma vez deixar o meu contributo em forma de comentário para a discussão do momento em que vivemos no clube.
Começo por dizer que é com algum espanto que verifico o quanto estavam altas as expectativas dos adeptos leoninos quanto às reais possibilidades de sermos campões este ano, a sensação que tenho é que se desvalorizou em demasia os acontecimentos que precederam o inicio da época, desde a crise institucional, a gestão desastrosa da CG e SC, eleições, pré-epoca planificada com demissão de treinador antes mesmo de começar, plantel manietado e reduzido a cinzas pela crise que se viveu, construído sobre um pressuposto de recuperação de activos ao invés de responder às verdadeiras lacunas que contém, enfim inúmeras questões que em qualquer outro clube seriam suficientes para estar a lutar pela manutenção mas que no Sporting até dá para sonhar com o titulo!?
Os problemas do futebol do Sporting são estruturais e na verdade nunca foram resolvidos atempadamente pois sempre foram assumidos por todas as direcções debaixo de dois prismas: o lado financeiro e a aspiração a títulos (ou a sua urgência). Nunca o problema foi atacado pela sua base apesar de diversas vezes ter sido apontado e discutido. Se por um lado dizem que nos falta capital financeiro para obter talento, por outro parece que ninguém quer explicar ou quer saber,como é que gastamos 7 milhões em Alan ruiz ou Diaby, ou 3 milhões em Misic, 5 em Bruno Gaspar ou 2 milhões em Castaignos (estes sim realmente caros) ou 10 milhões por Acuña ou por Bas Dost. O nosso problema não é financeiro do ponto de vista de não termos capacidade de aquisição mas sim da forma como esbanjamos os nossos recursos em produto de qualidade inferior. O facto de o título nos fugir há tanto tempo e a urgência que essa conquista obriga, teve, tem e terá um enorme impacto sobre a liderança do clube especialmente do ponto de vista emocional, o que arrastou o clube para sucessivas crises provocando quedas de direcção e graves prejuízos reputacionais e financeiros. Se por um lado essa pressão é percetível e até palpável nos media e redes sociais, uma direcção forte tem de se abstrair e deixar de olhar para o cenário macro (titulo) e passar a se concentrar no micro (a estrutura transversal).
A grande questão leonina infelizmente assenta neste momento na profunda divisão herdada do pós-BdC, em que o clube se entrincheirou em duas barricadas e ainda que uma delas represente uma grande maioria, a verdade é que muitos dos que são indefectíveis estão do outro lado. Na verdade nesta luta fratricida ninguém tem por interesse defender o Sporting Clube de Portugal, pois aquilo por que lutam é no fundo pela sua visão de como se deve comportar o clube e não tanto o que é realmente o clube. Está nas mãos de Varandas e de BdC darem o passo para unificar o clube mas não vejo da parte de nenhum deles interesse em fazê-lo, o que vejo é a tentativa de duas facções de purgarem-se mutuamente sem qualquer noção do mal que fazem ao clube. Se por um lado Varandas tem receio do fantasma de BdC especialmente na fonte de instabilidade que pode criar se reentrar no espaço mediático do clube (tal como fazia enquanto presidente) por outro lado BdC também não quer despir o fato de mártir e reunificar as facções para bem do clube pois sabe que se o clube seguir em frente a sua já pouca margem num hipotético futuro à frente do clube reduz-se a nada.
Varandas emerge das mais concorridas eleições de sempre do clube com a vitória mas não sai vitorioso, já que no voto popular foi João Benedito o vencedor. Apesar de toda a sua competência e a sua experiência no mundo do futebol, do ponto de vista institucional a sua eleição teria sempre mais dificuldade em conseguir fazer a ponte entre as duas facções, pois é e será sempre visto por uma delas como o traidor ou Judas que agudizou a crise e levou a queda do seu líder. Desse ponto de vista qualquer um outro teria tido um efeito medicinal mais forte sobre a nossa maleita (com exceção sendo naturalmente Ricciardi). Acredito no entanto, que depois de todo este processo, o futuro terá reservado para João Benedito ser o líder de todos nós, pois não só se comportou exemplarmente durante as eleições leoninas como também no pré e pós eleições, tendo tido sempre um discurso de união colocando o SCP sempre em primeiro lugar, foi também o único capaz de ligar ou fazer a ponte entre essas duas correntes de opinião apesar de para alguns o simples facto de concorrer já ser suficiente para o denegrir e o diminuir. Já Varandas apesar da sua inegável experiência de futebol profissional especialmente do ponto vista técnico e estrutural, a sua inabilidade oral e ausência de política de comunicação e especialmente mal coadjuvado (LPM) em vez de intentar unificar tem conseguido a proeza de alargar o fosso.
Mas existe algo que é profundamente injusto de acusar Varandas: as derrotas das equipas leoninas. É perfeitamente visível nas redes sociais que se acusa facilmente o presidente do clube pelas más prestações dos atletas leoninos, só para que essas acusaçõs sirvam para sustentar a sua corrente de opinião de que com BdC seria tudo totalmente diferente, na ambição, na entrega, nas vitórias. Não poderia ser mais falacioso e ainda para mais injusto para todos os atletas leoninos, que na altura das vitórias se dê mérito ao presidente (BdC) mas que depois no momento da derrota acuse todos menos ele, há quem confunda isto com exigência, mas não o é. Da mesma forma não podemos acusar Varandas das derrotas e ao mesmo tempo diminuir a sua importância nas vitórias. Na verdade até no tempo de BdC tivemos muitas desilusões, em especial no futebol, mas como sabíamos o rumo que tínhamos tomado, sabíamos que fazia parte do processo e ignorávamos o comportamento do presidente reduzindo-o a uma questão de egocentrismo, o quanto isso acabaria por nos sair caro é algo do qual 2018 nunca sairá das nossas memórias.
Para entender a questão das derrotas é preciso fazer uma análise do ponto de vista empírico deixando o ponto de vista emocional de lado. E sobretudo é preciso saber contextualizar para que se consiga perceber e entender o que é preciso fazer para mudar ou melhorar. Para exemplificar vamos falar do futsal leonino.
Este ano o futsal tem estado muito abaixo do que nos habitou. Mas temos de entender o seguinte: da equipa tricampeã da época anterior saíram jogadores de extraordinária importância para uma necessária renovação de ciclo, que inicialmente teria sido planeada com aquisição de Ricardinho, com vista directa para a UEFA futsal cup. E quando acordamos da crise nem Ricardinho veio e o plantel já tinha perdido essas referências mas com jogadores novos habituados a outros voos. Do meu ponto de vista parecia-me obvio que esta temporada seria sempre mais difícil de ter sucesso do que anterior pelos motivos que se conhecem e até porque o adversário directo se reforçou também muito bem.
Já o futebol julgo que ninguém esperava chegar a Janeiro a lutar ainda pelo título mas a saída de Peseiro e as exibições posteriores criaram a ilusão errada que teríamos algum tipo de hipótese de chegar lá. Na verdade quando chegou finalmente o inverno, voltaram a aparecer os problemas de qualidade do nosso plantel, o rigor dos campos a norte onde o físico dos atletas impera, especialmente nesses relvados irregulares com estilo de jogo focado essencialmente na transição rápida, acaba por expor os nossos problemas defensivos que são por demais evidentes e que assentam, essencialmente, na falta de qualidade defensiva dos laterais, pela ausência efectiva de um médio de cobertura e pela lentidão de Coates quando o lance é colocado nas costas. Por outro lado na frente a ausência de soluções no banco paga-se caro, pois a ausência de um avançado poderoso e rápido, que impeça taambém através da pressão, a subida em transição dos centrais adversários e que provoque o impacto e o choque na área (saudades de Slimani) complica muito as nossas ambições.
Resumindo, o que peço aos irmãos leoninos, não é que abdiquem de serem quem são, não peço que não se sintam inconformados, não peço que não se sintam revoltados, peço apenas, que façam uma introspeção e que procurem olhar de forma mais contextualizada, não para desculpar mas para exigir que se corrija o que está errado, que se faça prevalecer o que achamos que esta correcto, não no destruir daqueles que hoje nos dirigem mas exigindo deles o máximo de empenho e dedicação que este grande amor merece. O que peço é que se apontem as armas para fora, mas que o façamos dando a mão uns aos outros, até mesmo a aqueles de quem não gostamos ou desconfiamos para que possamos todos juntos ser a base que sustente o futuro glorioso do nosso clube. Não se preocupem com o outro que continua preso ao mesmo pensamento, comecem por vós próprios e os outros acabaram por vir também, liderem o vosso exército de um até que outros se juntem, pelo Sporting, sempre pelo Sporting, sempre com o Sporting.
Saudações Leoninas.
13 Janeiro, 2019 at 16:47
Caro Funchaleiro,
Felicito o seu pensado e assertivo post.
Deixo, no entanto, uma observação: nenhum Sportinguista esperava que, depois do defeso que tivemos, fossemos candidatos ao campeonato nacional.
A meu ver, a questão da insatisfação vivida (não pelos Mínimos, porque essa tem outras razões – evidentes a cada post com que poluem esta Tasca) não é essa, mas sim a de estamos a jogar ABAIXO das nossas possibilidades.
O plantel tem falhas? Tem, claro que tem. Já aqui foram discutidas ad nauseam.
Mas o nosso plantel tinha/tem qualidade suficiente para ganhar ao Tondela. Isso tenho como óbvio. E não só jogamos mal, como o resultado foi péssimo, como o Treinador não esteve bem.
Da mesma forma, é entristecedor ver que o Treinador não quis arriscar para tentar ganhar o jogo aos andrades. Poderíamos ter ganho, poderíamos ter perdido (no contragolpe), poderia ter ficado tudo na mesma. Mas foi cag@o.
O que poderia levar a maximizar um plantel imperfeito seria a mais valia de uma equipe técnica. E, depois de um excelente começo, as coisas começam a ruir com estrépito. Não era precisa muita sorte para termos agora mais 5 pontos do que temos. Com tooooda a diferença que isso faria em termos das ambições para o resto do campeonato.
Para mim, a insatisfação reside em estarmos a render menos do que devíamos. MESMO com este plantel.
SL
13 Janeiro, 2019 at 17:04
+1
13 Janeiro, 2019 at 19:32
Caro Funchaleiro,
Nem sempre qualidade é quantidade, mas confesso que o seu extenso post foi um dos melhores que li em muito tempo. Assertivo q.b. Dentro de toda a problemática do adn leonino. 100000% de acordo!
Saudações Leoninas Sempre
14 Janeiro, 2019 at 0:55
Pois o problema de varandas é estar conectado com Alcochete de alguma forma ( não estou a dizer que tem culpa em alguma coisa ) e isso não é bem visto por uma fração que sente que ele teve um péssimo sentido de aproveitamento ( como exemplo a campanha como candidato sem existir sequer eleições).
Muita gente que está na actual direção tem uma forte ligação ao passado do clube que não foi risonho e desses basta dizer um nome tipo rogerio.
É uma direção que tem a roupa um bocado suja digamos e o que precisamos no futuro é de alguém que entre com a roupa bem lavadinha e sem manchas e sem conexões ao passado ( algo difícil dado o poder de certas personagens no nosso clube e que deixe entrar alguém assim sem beijar primeiro a mão dos que se acham donos do clube ).
Para existir uma certa união a roupa tem de estar bem lavadnha e a cheirar bem e neste momento não está.
É uma opinião e não mais do que isso.
14 Janeiro, 2019 at 1:19
Alcochete?
Toda a gente perdeu a cabeça, começando no bombeiro com infiltração dos ditos notáveis a política e acabando em bdc.
13 Janeiro, 2019 at 17:37
O xico só voltou para fazer aquele vídeo promocional da gamebox 2?
E o Silas aqui tão perto…
13 Janeiro, 2019 at 22:30
Efeiiiiito xintra
13 Janeiro, 2019 at 22:32
ahah bem lembrado!
13 Janeiro, 2019 at 17:38
nós com o fácil calendário da segunda volta estamos fora… são 8 pontos… é um muro.
os outros com o calendário terrível que têm estão dentro… são 5 ou 6 pontos. É uma passadeira.
os da frente estão a jogar futebol de campeão… está garantido.
13 Janeiro, 2019 at 17:41
Off: um bom Redes podia ser o Sergio Romero, do Man United. Só aquece banco…
13 Janeiro, 2019 at 17:44
ainda levas como o “joel qualquer coisa” que já correu os clubes portugueses do carrosel sempre por empréstimo.
13 Janeiro, 2019 at 17:45
Por exemplo …
Um bom defesa central podia ser o AbdelHamid do Stade de Reims … Internacional Marroquino … Forte, alto, rápido na antecipação e sabe sair a jogar com bola …
13 Janeiro, 2019 at 17:46
chegava cá e passavam a escrever que era o novo naby sarr.
13 Janeiro, 2019 at 22:32
Ou não …
Atenção que é um central experiente, tem 31 anos … Seria uma dupla perfeita com Mathieu … E poderia carregar a herança da experiência quando o francês sair do SCP … O que a meu ver acontecerá no final desta época …
13 Janeiro, 2019 at 17:46
Oh pá, eu gostava é de saber porque é que deixámos ir embora o Beto. Acho que ainda era perfeitamente possível tê-lo feito em vez de mandar vir o Viviano.
13 Janeiro, 2019 at 17:47
como é que deixámo o beto sair se o beto prefere jogar naqueles clubes manhosos da turquia?
13 Janeiro, 2019 at 19:21
Na entrevista ao Sporting160 ele disse que tinha ficado desiludido quando não o chamaram depois do Porquício rescindir
13 Janeiro, 2019 at 17:48
o beto no Sporting era o sonho do pai…
não era o sonho dele.
13 Janeiro, 2019 at 22:20
Meu caro, por uma vez tinha de discordar de si. O Beto é assumidamente sportinguista e, logicamente, deverá preferir a titularidade no SCP à de qualquer clube turco. A sua saída teve que ver com o facto de sentir que continuaria a ser suplente do Rui; ele (e o próprio RP) vai para o Sporting com a perspectiva de suceder ao Patrício ao fim do 1º ano. Como o Patrício não foi vendido ele preferiu ir para uma equipa onde pudesse ser titular.
Daí poder afirmar que o ano a mais de RP e JJ no Sporting, a ter sido evitado, teria também limpo muito foco da instabilidade que se viria a viver no Clube.
SL
13 Janeiro, 2019 at 22:34
Exacto Álvaro … E ele também foi não só para jogar mas também para poder ser chamado à selecção AA portuga …
13 Janeiro, 2019 at 17:46
o man united sem o velho alex… só contrata lixo financeiro.
13 Janeiro, 2019 at 20:42
Mas desde que o Mou bazou…
13 Janeiro, 2019 at 22:35
É só vitórias …
Não é como o keiseiro … O Solskjaer tem 100% de vitórias … E já lá vão mais do 4 jogos e com equipas fortes … Ainda hoje venceu o Tottenham em casa destes …
14 Janeiro, 2019 at 9:45
com muito ranço, mas a verdade é que ganhou!!
13 Janeiro, 2019 at 18:15
Na verdade, “não lembrava nem ao ao diabo”…
“celebrar” um golo do adversário dessa maneira…
Caramba…pode-se relatar um golo “dos outros…sem tanto entusiasmo…”
Enfim…!!
SL
13 Janeiro, 2019 at 18:19
Vencemos a taça de Portugal em femininos e masculinos
13 Janeiro, 2019 at 18:40
Ténis de mesa
13 Janeiro, 2019 at 18:37
o perneta chinês ainda não conseguiu ser convocado…
afinal não é o maradona do vhs.
que surpresa.
13 Janeiro, 2019 at 18:59
Peréz e Platero estiveram horríveis, o puto do PdA fez o jogo da vida. O boi ofereceu-lhes um cartão azul e umas três bolas paradas. Sem Roubo talvez tivesse dado para empatar. Foi no Futsal que o ROUBO foi eficaz: os adversários marcaram um golo irregular depois da expulsão propositada do Merlim. Sem isso, teria ficado 3-2 para nós.
O Hóquei está na luta e no topo da tabela. Quem os segue, sabe o que eles dão, quem lhes «exige» mais do que isso está convidado a ir vê-los no dia 19 ao JR, contra o Liceo. (Se ganharem, garantem os 1/4 de final da Euroliga).
O Voleibol (que ganhou para o campeonato e para a TdP, estão nos 1/4s) tem esta semana um jogo internacional Decisivo. Merece o JR cheio. Dos feitos do Atletismo já aqui falaram (SL especiais para João Vieira), eu acrescento as Taças de Portugal Masc. e Fem. ganhas pelo Ténis de Mesa, bons tónicos para as respectivas campanhas internacionais em curso.
O Futebol do Sporting tem o mesmo problema em masculinos e femininos: é IMPRETERÍVEL passar as próximas eliminatórias da TdP…
13 Janeiro, 2019 at 19:03
Um pateta alegre a comentar o jogo?
Deve ser sobrinho ou afilhado do Varandas.
13 Janeiro, 2019 at 19:11
E tu, o enteado? Ou o marido traído?
13 Janeiro, 2019 at 22:36
E tu?
Um lambe-cús sem opinião …
13 Janeiro, 2019 at 20:04
Outra Desilusão: Ontem o voleibol feminino foi eliminado da TdP (0-3, fora) por uma equipa da 1ª e hoje voltou a perder, pela 3ª vez para o Campeonato da 2ª com o Sp. Espinho (1-3, fora). Estão a 4 pontos do 1º lugar, ocupado pelo CD Aves…
13 Janeiro, 2019 at 20:30
A dar o exemplo de desportivismo esse rapaz.
Que nojo… o Sporting foi tomado de assalto mesmo… Mansinhos como um gatinho. Miaaaaaaaaaau
13 Janeiro, 2019 at 20:38
Sake????