Crónica desencantada de um adepto que viu o seu treinador abdicar dos princípios que tanto nos haviam cativado, para preservar um pontinho cujos efeitos práticos estão longe de ser percepitiveis
Os dados estavam lançados: o Sporting partia para o clássico com menos 8 pontos do que o fcp, menos 4 do que o slb e menos 3 do que o slbraga. E, tal como eu fui escrevendo ao longo da semana, vencer o Porto seria, em primeiro lugar e além de toda a carga motivacional, um passo firme para nos mantermos confortavelmente sentados na carruagem que dá acesso à pré da Champions.
Não quero com isso dizer que Marcel Keizer deveria ter lançado os Leões aos Dragões como se não houvesse amanhã. O holandês soube ler o adversário, baixou a primeira e a segunda zona de pressão e, com isso, engasgou o adversário e o seu treinador, incapaz de alterar a ideia que trazia de casa e que assentava, obviamente, em explorar o adiantamento do Sporting para disferir golpes mortais.
Com isso, os nossos laterais não foram apanhados em lançamentos para as suas costas, Coates e Mathieu tiveram que fazer muito menos dobras e piscinas, Gudelj agradeceu ao universo ter que cobrir tão pouco espaço à sua frente e fez um jogo altamente competente tendo, inclusivamente, ensaiado um daqueles pontapés de longe que se pensava fazerem parte de uma montagem para o youtube.
Mas, também com isso, Bruno Fernandes esteve mais longe da área adversária, Wendel via-se numa floresta de pernas de cada vez que queria sair a esticar o jogo, Nani teve que fazer correrias de meio campo de cada vez que era necessário atacar, Bas Dost perdeu todo o discernimento tanto como pivot como como matador e a Diaby foi dado o papel de ensaiar diagonais de dentro para fora e aproveitar o espaço para visar a baliza (o problema é que é o Diaby, nobre seguidor de Douala, e cada oito em dez remates são feitos nas orelhas da bola).
Com tudo isto, a primeira parte foi um regalo para quem gosta de xadrez misturado com luta de rua e apitado por um pateta sem a mínima qualidade para ser árbitro de futebol. Se as equipas já estavam encaixadas, procurando engrenar para tentar algo, mais complicado foi ver algum rasco com um gajo que aos 25 minutos já tinha assinalado 14 ou 15 faltas, matando completamente a hipótese de desatar nós. Com isso, o lance mais digno de ser-vos relatado foi uma descida rápida da nossa equipa, já passava da meia hora, com a bola a ir da esquerda à direita onde apareceu Bruno Gaspar a devolvê-la ao lado contrário para Nani ensaiar um remate de primeira que Felipe cortou antes que chegasse à baliza. Ah, calma, mesmo em cima do intervalo, o Jefferson veio por ali fora, fez dançar Corona, e meteu rasteira para o remate de primeira de Dost que acabou calmamente nas mãos de Casillas.
Metade da bela tarde de sol estava terminada (que saudades de ir a Alvalade num horário destes) e a principal vitória estava em olhar para as bancadas e ver mais de 45 mil pessoas a dizerem presente no apoio à equipa. A pergunta que ficava era: o que é que essas pessoas iam ver de mudanças no segundo tempo?
O fcp foi o primeiro a mudar (infelizmente, as opções de Keizer andaram sempre a reboque do que o que Sérgio Conceição ia fazendo), colocando Marega mais descaído para a direita, como que procurando aquela receita que provocou os últimos dissabores leoninos frente aos azuis e brancos. A defensiva leonina pareceu demorar a adaptar-se e viu Soares, sem saber como e transformando uma recepção deficiente num remate, obrigar Renan a grande defesa de reflexos, antes de um cruzamento ser desviado por Coates e acabar nos pés de Marega que tentou uma obra de arte e viu a bola terminar na bancada.
Tudo isto nos primeiros 15 minutos da segunda parte, os únicos 15 minutos em que o fcp esteve perto de chegar ao golo. Depois, o Sporting chegou-se à frente e Bruno Fernandes lançou a primeira e única bomba para aquecer as mãos de Casillas. E, cinco minutos depois, Nani veio por ali fora galgando meio-campo em velocidade e bola no pé, calou a boca a todos quantos dizem que está acabado e cruzou para Militão (o cabrão que limpou as bolas todas) arriscar um autogolo na ânsia de tirar o pão da boca de Bas Dost.
Faltavam 25 minutos para o jogo terminar, os adeptos agitavam-se nas bancadas e este rapaz que vos escreve a crónica berrava compulsivamente para Keizer meter o Raphinha no lugar do Diaby, algo que deveria ser uma obrigação no escalonamento do onze inicial, mas que, já que não foi, se tornou ridículo ser feito apenas aos 80 minutos.
A equipa precisava de um sinal do seu treinador para partir para cima. Para sentir que o 0-0 era um resultado de merda quando comparado com a possibilidade real de ganhar. Mas, nada. Esse sinal não apareceu nem com o atempado lançamento de Raphinha, muito menos com outro dos berros compulsivos que este rapaz ia lançando, pedindo que Wendel, tão esforçado quanto inconsequente e já a jogar em esforço, desse lugar a Jovane Cabral, para que Nani ocupasse a faixa central e montássemos o assalto à frutolândia com Gudelj + Bruno e Nani + Jovane, Raphinha e Dost.
Nada. Zero. Keizer parecia petrificado e quase me deixou à beira das lágrimas quando, a cinco minutos do final e depois de Bas Dost ter falhado incrivelmente o tempo de salto para marcar o golo que Niculae marcou há uns anos, trocou o lesionado Wendel por aquele boneco do Carnaval de Torres que assina como Petrovic e que, logo a seguir com a ala canhota toda a pedir-lhe a bola para o contra-ataque, fez a única coisa que sabe fazer e matou essa possibilidade.
Nessa altura, eu já não conseguia pensar. Estava demasiado triste com a ausência de uma vontade clara de ganhar, estava demasiado triste com o atraiçoar completo de uma ideia que, ontem, não foi nem pressão dos 5 segundos, muito menos um grupo de homens felizes porque lhes apontaram o caminho da baliza e dos festejos quando a bola se enrola na rede.
Não sei o que está a passar pela cabeça de Keizer, mas sei que, ontem, esteve mais preocupado em não perder do que em tentar ganhar. Sei que, ontem, o homem que me fez sorrir com o facto de preferir ganhar por 4-3 do que por 1-0, nem esse 1-0 teve como objectivo. E, 15 horas volvidas, aquele 0-0 continua a incomodar-me mais do que uma derrota que tivesse surgido na sequência de termos mostrado a tudo e todos que não nos contentávamos com um empate.
Ficha de jogo
Sporting-FC Porto, 0-0
17.ª jornada da Primeira Liga
Estádio José Alvalade, em Lisboa
Árbitro: Hugo Miguel (AF Lisboa)
Sporting: Renan Ribeiro; Bruno Gaspar (Ristovski, 47′), Coates, Mathieu, Jefferson; Gudelj, Wendel (Petrovic, 90′), Bruno Fernandes; Diaby (Raphinha, 81′), Nani e Bas Dost
Suplentes não utilizados: Salin, André Pinto, Jovane Cabral e Luiz Phellype
Treinador: Marcel Keizer
FC Porto: Casillas; Maxi Pereira (Óliver Torres, 43′), Felipe, Éder Militão, Alex Telles; Danilo Pereira (Hernâni, 83′), Herrera; Corona, Brahimi; Marega e Soares (Fernando Andrade, 75′)
Suplentes não utilizados: Vaná, Mbemba, Pepe e Adrián López
Treinador: Sérgio Conceição
Ação disciplinar: cartão amarelo a Herrera (11′), Jefferson (16′), Bruno Fernandes (33′), Felipe (39′), Coates (85′), Raphinha (87′), Marega (89′) e Fernando Andrade (90+4′)
13 Janeiro, 2019 at 14:08
Rogo – me o direito de mandar o keiser para o caralho .
C A G A O.
Se o manifestei com o jota jota (Jorge judas) nos jogos em que achei que foi cagao –E muitos saberão que defendi aquela besta tempo demais – -manifesto-o também agora
13 Janeiro, 2019 at 14:09
Subscrevo a 100% este comentário. Só lamento que essas pessoas, que sempre conspiraram para que as coisas corressem mal, os famigerados croquettes, estejam há tantos anos a fazer este serviço.
Não é de agora.
Ainda há cerca de um ano, se tanto, conemorava-se aqui cada desaire do Sporting. Eu sei que era o grupo das Marias quaisquer, e que tinham uma agenda, mas mesmo assim eles andavam por aqui,vadia após dia, piada após piada…
… E quanto mais fundo fosse o Sporting melhor para os pastores.
Diferente dos tempos de hoje, que o que se pretende é que não se abdique da dignidade. Da dignidade de, pelo menos, lutar para ganhar! E nunca remete-te a um canto e rezar para empatar…
Novos tempos, velhos hábitos croquettianos…
13 Janeiro, 2019 at 14:37
Eu não me esqueço do que escreveste dele no início… Sobre o que te tinham dito dele. Andaram a gozar contigo mas é preciso agora lembrar e perceber que… Bate certo…
Agora não esperes é que eles admitam…
13 Janeiro, 2019 at 20:02
Eu nunca quis ter razão, porque isso significava algo de mal para o Sporting. Eu só disse que o pressuposto que nos tinham “vendido” este treinador era errado. E mais, disse que por mim não era obrigatório haver aposta na Academia, lido bem com isso, só não gosto é de ser aldrabado.
Também disse que o pressuposto de contratar um treinador sem provas dadas, antes pelo contrário (em 18 anos foi um dos dois despedidos do Ajax… Sendo que outro saiu porque se tinha comprometido com outro clube grande europeu…) não era o ideal…
Podia dar certo, claro, como podia se tivéssemos contratado o professor Neca.
E repara, eu aceito um treinador sem provas dadas mas que queira mudar o paradigma do clube. O que vimos ontem?
Um treinador a jogar para salvar a própria pele, mesmo que isso coloque, como colocou, em desvantagem o Sporting.
Isso para mim é inaceitável.
13 Janeiro, 2019 at 14:12
Custa muito dizer : diaby é uma merda. Bas dost não tem pés e já não tem golo… . Burro Fernandes não aparece nos jogos que é mais preciso. Wendel é fraco fisicamente. Bom jogo dos patinhos feios gudelj, Jeff, BG e ristovski. Jogão dos centrais. Nani esforçou se, mas tem de adaptar o seu jogo à sua idade. O Renan só fez uma defesa.
O porco foi anulado . É esta merda o campeão nacional? É esta merda a equipa que não perdia há não sei quantos jogos ou o crl?
O Sporting, jogou à imagem dos seus líderes. E mais não digo.
SL
13 Janeiro, 2019 at 14:13
A qualidade atacante foi a que já tínhamos visto contra Guimarães e Tondela.
Pelo menos defendemos bem, fora os primeiros 15 min da segunda parte em que se deu muito espaço à frente da defesa.
Por outro lado a aparente falta de ajustes durante o jogo e quando o adversário se ajusta ou está a encontrar falhas na nossa estratégia mostra que o deus Keizer deve ser doutra religião. Depois temos a falta de saber usar as substituições. A primeira parte mostrou que tínhamos hipótese de ganhar este jogo. Era continuar a defender bem e encontrar boas soluções para sair para o ataque, como por exemplo meter jovens ou Raphinha mãos cedo. Diaby desapareceu cedo de mais para jogar 80min…
E já agora, para quando Bas + Fredy? Um avançado mais fixo e bom a jogar pelo ar e um mais móvel com bom toque de bola?
13 Janeiro, 2019 at 14:13
https://youtu.be/ZM7MuMEXBgs
13 Janeiro, 2019 at 14:43
Estamos todos!!!
13 Janeiro, 2019 at 23:43
Eis o Sporting
13 Janeiro, 2019 at 14:35
Eu sou um gajo paciente com treinadores. Tirando o Peseiro sou um gajo que dá sempre benefício da dúvida e tempo. Keizer não é nem vai ser diferente. Chegou com o comboio em andamento a querer implementar algo completamente e radicalmente diferente do que havia. Naquele início muito bom sempre se percebeu que tudo é frágil e faz sentido que seja. Pelo menos para mim.
O que eu lhe aponto neste momento como negativo mesmo é a escolha do banco e não rodar a equipa. As escolhas para o banco para mim têm sido erradas no último mês e não me faz sentido estarem sempre a jogar os mesmo quando há opções muito válidas. Como Ristovky vs B. Gaspar, Diaby vs Raphinha, Nani vs Jovane, Wendel vs M. Luís. Não andar a rodar estes jogadores gera fadiga desnecessária e depois andarmos por arames e a aguentar substituições com medo de lesões.
Ontem é como o Cherba diz. Acho inexplicável não termos apertado muito mais com eles nos últimos 20 minutos. O empate era igual a derrota…e a vitória podia ter sido extraordinária para nós.
Agora temos 1 mês extraordinariamente exigente. E a paciência com o Keizer parece ter ido pastar e ele parece estar em exame constante. Começo a achar que ele joga tudo este mês. Ou passa bem e consolida a sua posição ou a coisa corre mal e acaba o seu ciclo. Não é o que eu desejo mas é o que sinto da bancada de Alvalade.
13 Janeiro, 2019 at 14:45
“Não é o que eu desejo mas é o que sinto da bancada de Alvalade.”
A pressão é altissima. Ontem percebeu-se que não haverá muita margem de manobra para o treinador, os sócios estão mais do que escaldados e têm razão para estar. Tem de se mostrar mais ambição ou então será mais um a entrar no cemitério de treinadores.
13 Janeiro, 2019 at 14:57
Completamente de acordo. Sinto exatamente o mesmo
13 Janeiro, 2019 at 15:20
Bem, Tiago.
13 Janeiro, 2019 at 14:38
Depois de ler a maioria dos comentários, fico com a sensação que a “malta” tem uma falta de memória inacreditável, ou uma falta de senso e análise, então “fomos” destruidos e agora era estalar os dedos a a coisa acontecia????Infelizmente para todos nós, vai demorar algum tempo a formar uma equipa e até lá temos que viver com o que temos, que é pouco.
off-topic – Aguardo a noticia que o Nuno Dias e o Paulo Freitas, colocaram o lugar à disposição (será o óbvio, porque perder com o Eléctrico e o Paço de Arcos, não é admissivél no Sporting).Claro que também acho que devem continuar, mas seria o assumir, que existe uma exigência e determinação no clube, que coisas destas não podem acontecer.
13 Janeiro, 2019 at 14:52
Tanta barbaridade…
13 Janeiro, 2019 at 15:18
“fomos” desrruidos, não! Destruimo-nos, fizemos Haraquiri!! Que não nos falte a memória!! Agora é lidar!!
13 Janeiro, 2019 at 15:19
*Destruídos
13 Janeiro, 2019 at 17:32
“falta de memória inacreditável”
Concordo.
A falta de militância, o dar ouvidos ao lixo CS e a destituição deste Verão, sem falar na vergonhosa falta de memória da última AG
13 Janeiro, 2019 at 14:46
Então???
https://www.sabado.pt/ultima-hora/detalhe/varandas-sucesso-de-keizer-vem-da-estrutura-do-sporting
13 Janeiro, 2019 at 14:51
Mal ele sabia que em pouco mais de 15 dias vinham duas derrotas seguidas no campeonato. Aposto que o discurso mudava radicalmente.
13 Janeiro, 2019 at 14:57
Andou caladinho, demos 3/4 goleadas encheu logo o peito p ir falar.. boneco do caraças! Agora vai andar calado até quando??
13 Janeiro, 2019 at 15:00
Que cromo, foda-se!
13 Janeiro, 2019 at 15:32
O título é outro ” O insucesso do Kaiser vem da estrutura do Sporting”
RUA COM O FIVELAS
13 Janeiro, 2019 at 14:49
Estamos só a 8 pontos. Eu acredito!
13 Janeiro, 2019 at 15:34
A 8 de uns, 3 de outros e 2 de aqueloutros, impossivel meu caro.
Mas acreditar, acreditar sempre!
13 Janeiro, 2019 at 17:49
Eu acardito!
13 Janeiro, 2019 at 14:55
Não se percebe porque saiu o Miguel Luís das convocatórias.
13 Janeiro, 2019 at 15:01
O que me mais me incomoda neste campeonato é haverem sportinguistas que acham normal o Sporting estar atrás do braguilha de Abel. Sempre a cantilena do plantel estar destruído e o diabo a quatro. Temos um plantel caro e mesmo assim, para os 71%, o braga está melhor apetrechado. Vai ser esta cantilena durante os próximos anos. Lembro-me que em 2013-2014 rapidamente se esqueceram que o SCP tinha uma equipa muito limitada e que vinha de um honroso 7º lugar. Coerências.
13 Janeiro, 2019 at 15:06
No braguilha nao treinam, nao correm, nao tentam ganhar…
O salvador era um trolha, mas por ele já passaram nao sei quantos presidentes do Sporting… incluindo o messias da curva sul…
Enfim!
13 Janeiro, 2019 at 15:11
Ok. A força vem do salvador. Concordamos em algo.
13 Janeiro, 2019 at 15:16
A forçfa vem da estabilidade, competencia, resiliência. O salvador ainda tem colinhos que nós nao queremos.
13 Janeiro, 2019 at 15:32
A competência e resiliência do Salvador é bem conhecida. Se bates palmas a isso, enough said!
13 Janeiro, 2019 at 15:04
6 anos, 11 meses, 18 dias, 8 horas, 57 minutos.
É aguentar, malta.
13 Janeiro, 2019 at 15:08
Esqueceste a parte do “A ficar em 3º e 4º lugar”
13 Janeiro, 2019 at 15:36
Ruta andas cheia de fominha…
13 Janeiro, 2019 at 20:19
És tão merda, rapariga .
13 Janeiro, 2019 at 23:48
6 anos a ficar em 4 lugar ?
Desejas mesmo mal ao Sporting
13 Janeiro, 2019 at 15:07
Não me parece que este tenha sido um mau jogo. Nem que esse tivesse sido um mau árbitro.
O adversário (e há muito que não sentia isso…) parecia-me a anos-luz da nossa equipa, quer em termos de qualidade individual dos atletas, quer em termos de organização de jogo.
É verdade que o nosso treinador deu claramente uma de José Mota e anulou as forças do (mais) forte adversário (e fê-lo melhor do que eu pensava ser possível), mas também é um facto que, apesar disso, não deixou de ter as suas possibilidades de vencer a partida (e, na contabilidade final, até se pode considerar que o resultado é lisonjeiro para os outros).
Confesso que quando olhei para Jefferson, para os gajos à direita e para os reforços de inverno do ano passado em campo, tremi. Saiu melhor que a encomenda, muito por causa de um enorme Nani e de um gigantesco Mathieu, bem auxiliado pelo Coates. BF lá ia construindo qualquer coisa de vez em quando, e fiquei francamente surpreendido pela positiva com o rendimento de toda esta equipa.
Ou seja, provavelmente uma mera dissonância de ilusões para esta época quanto ao real valor e capacidade deste Sporting, se compararmos com o nosso tasqueiro-mor e a maioria dos aficcionados deste blog.
13 Janeiro, 2019 at 15:24
Mathieu (imperial) o melhor do Sporting, vamos sentir a sua falta qd sair.
13 Janeiro, 2019 at 15:07
Mais uma vez, este empate com sabor a derrota começou no jogo anterior. Tivéssemos ganho em tondela e a história talvez fosse outra. Pela primeira vez, senti que Keizer teve medo de perder, pelas suas palavras na conferência de imprensa. Escaldou-se com duas derrotas improváveis e uma terceira em casa, ficaria numa posiçao ainda mais difícil.
Creio que nunca assisti a tanta unanimidade no estádio, com toda a gente a pedir Raphinha e Jovane lá para dentro, a partir dos 60 minutos. Ainda assim, podíamos ter ganho o jogo, porque a nossa defesa esteve impecável durante 90 minutos. Em condições normais, seria suficiente para ganhar, mas Dost não é Dost nestes jogos grandes. Parece mais um Purovic 2.0.
Faz-nos muito mais falta contras os tondelas do que nestes, em que tem de sair da área para ter bola.
13 Janeiro, 2019 at 15:10
… e porque me apercebi até o FCP estava mais desgastado fisicamente do que Sporting…. era de meter a carne toda no assador!!!
SL
13 Janeiro, 2019 at 15:15
Queriam a saídado peseiro e o presidente demitiu-o.
Foi buscar um treinador (vejam as dificuldades das toupeiras…) que já mostrou uma filosofia de jogo interessante. O treinador entra a meio da viagemcom uma equipa cheia de cepos…
Guarda-reees inexperiente neste tipo de andanças
Laterais um horror
Miolo da defesa… lento
Auséncia de um 6 com um mínimo de qualidade
Um único ponta de lança de categoria
Um banco bom… para o rio ave…
E queriam milagres…
Queriam que em menos de 5 meses o novo presidente do Sporting conseguisse o que o destituído nao conseguiu em 5 anos.
Andaram 3 anos a berrar “apoia caralho”para o vieira best friend e agora querem fazerdo clube um cemitério de treinadores… para deitar abaixo a direcçao que os sócios escolheram.
NAO VAO CONSEGUIR.
E se o Varandas se for embora, vai pra lå o Benedito.
Nem daqui a 6 anos, 11 meses, 18 dias, 9 horas e 45 minutuos.
Capisce?
Saudacoes leoninas e um santo domingo para todos. Tambem para os brunecos.
13 Janeiro, 2019 at 15:25
Descreveste a equipa de futebol do ano passado. Parabéns. Fica a saber que não apoio o BdC neste momento. Era mesmo o Benedito que queria a presidente. Espero que ganhe. Até lá, temos de aguentar, como dizes.
13 Janeiro, 2019 at 15:26
Rute, o plantel é fraco. Há alguns jogadores de muita qualidade, mas no geral estamos longe do que desejamos.
Nada a dizer e milagres não há.
Mas temos de ser muito mais inteligentes a abordar as partidas (tugolândia onde por exemplo fora é fato de macaco) e muito mais arrojados a mexer no jogo qd precisamos mesmo de ganhar.
13 Janeiro, 2019 at 15:29
Este é o tipo de comentário que demonstra bem o quão ridiculo é continuar a falar de BdC. A página dele já passou, estamos numa nova fase da vida do Clube, e é essa fase que nos interessa agora. Esta ideia de ter que falar sempre no Bruno, seja para dizer bem ou mal, quando o que interessa no nosso Clube é o seu futuro, muito mais do que o seu passado, é aquilo que nos irá atrasar ainda mais rumo a um título que urge.
Vamos igualar os 18 anos de seca. O que está para trás não muda, que se consiga mudar e criar condições para que aquilo que aí vem seja mais positivo.
13 Janeiro, 2019 at 15:29
Comédia esta meretriz avençada.
Varandas não tem, aceito, culpa do Peseiro mas devia-o ter posto no caralho bem antes.
Tu não tens noção do que falas. BdC elevou e muito a competitividade do Sporting a todos os níveis. E começou por recuperar o clube financeiramente, recomprar os passes dos putos todos, contratar os melhores treinadores e defender o Sporting como eu nunca vi.
Até vendeu um treinador, vê lá tu pútrida putéfia.
Agora, temos um gajo que nem falar sabe. Mas sabe dizer que sabe de bola. Tenho zero confiança neste fantoche.
13 Janeiro, 2019 at 15:41
Tomara o outro ter recebido o Sporting que o Fivelas recebeu.. conversa de merda!!
13 Janeiro, 2019 at 22:41
Isto!
13 Janeiro, 2019 at 22:50
Eu juro que li “do Sporting…” 😛
13 Janeiro, 2019 at 16:03
“Queriam a saídado peseiro e o presidente demitiu-o.”
Pergunta: tu não querias a saída do Peseiro?
13 Janeiro, 2019 at 19:15
«E se o Varandas se for embora, vai pra lå o Benedito.»
Fui o primeiro a afirmar aqui a óbvia previsibilidade de mais essa co-optação RIDÍCULA. O ex gr de futsal torpedeará o Albuquerque e até as Modalidades irão com o teu inimigo, o Faz-bebés.
P-zero é um consabido merdas infiltrado rabolho, Keizer tem tudo a provar até ao fim desta época. Tu e a gentalha com a qual alinhas vão engolir esse contador muito mais cedo do que pensam…
13 Janeiro, 2019 at 23:53
Foda-se para a Rute a equipa toda não vale nada, vai-te foder ratinha e vai dar a missa para quem não percebe um caralho.
13 Janeiro, 2019 at 15:23
Bom, vamos lá a ver uma coisa
O ano passado a equipa estava muito competitiva e fez uma boa época, bastante positiva aliás caso tivéssemos ganho a taça e o segundo lugar que eram perfeitamente alcançáveis.
Era um plantel fruto de 5 anos de trabalho sempre a investir cada vez mais para termos, até Abril, o plantel mais valioso a passar os €200M no Transfermarkt.
Convém lembrar que cumulativamente nesses 5 anos fizemos um investimento grosso modo que foi cerca de 60% ou 70% do porco e do c@rnide. O que significa que ambos sempre tiveram bons plantéis, cimentados, e nós foi sempre a ‘exfoliar’, o que explica a desvalorização relativa de jogadores de cada época passada i.e. estivemos sempre a comprar jogadores relativamente melhores. (percebes paspalho?)
E não esquecer que comprar para ocupar uma posição no banco é normal. Não significa flop. Simplesmente é uma apólice que se tivermos sorte não precisa ser invocada. Não estou para debater se tapam putos da Academia ou não. Isso é outra conversa.
Levámos um rombo do caralho com as rescisões. Isto é objectivo. Perdemos 3 titularíssimos, à vontade €100 de ‘activo’ (pode ser assim, cromo?).
Daqui resulta que o plantel (não o 11, ou 13) é inferior. Também se fodeu o Battaglia o que não ajuda. Assim, a expectativa de ganhar o campeonato baixa – aceita-se e realmente o primeiro lugar é uma miragem, se bem que continuo a dizer que tínhamos e temos plantel para lutar por ele – e com essa crença de rastos menos game boxes vendidas, estádio menos cheio.
———-
Empresários & comunicação
Engraçado que com este rabo de fora não andem a escarafunchar nas feridas do Sporting. Ou seja, não tenho dúvidas que pagamos para notícias aparecerem ou deixarem de aparecer. Isto é a LPM. Caso para dizer que sujámos as mãos a nível de comunicação, com essa máfia.
Por muito que as insides do ‘credível’ rigabroche contradigam, não acredito que Jovane esteja de fora por lesão ou opção técnica. Se é para pressionar a Invictus então acho mal por princípio, porque a culpa não é do Jovane, mas não conhecendo a situação de perto também não digo não se possa tomar medidas drásticas com um empresário FDP, para bem do Sporting. Veremos os próximos capítulos.
(Nestes casos ao menos no mandato anterior sabíamos o que se passava)
Horrível a política de comunicação actual. Brochismo autêntico ao Varandas. Um ‘líder’ que precisa de comprar carisma? Tá aqui tá a ter uma reportagem em tronco nu em cima de um cavalo. E o coreano era o outro…
13 Janeiro, 2019 at 15:26
Quando se odeia uma pessoa, a clareza de pensamento, não existe, nem se atribui mérito a quem o tem. Dá-lhe um desconto.
14 Janeiro, 2019 at 9:15
Não ligues, tudo do bom é fruto da sorte, tudo de mau foi causado pelo BdC…
Eles até esfregam as mãos de contentes quando falam dos insucessos do clube, como se isso fosse uma medalha.
Um clube que se estava a tornar um grande novamente, um clube que estava a melhorar em todos os sentidos….. até parece que a corrupcão só existe quando lhes dá jeito, porque quando não dá os insucessos são todos culpa do BdC…
13 Janeiro, 2019 at 15:32
Entrei em Alvalade a pensar se íamos aguentar e saí de lá em broa porque apenas pensámos em aguentar.
Duas oportunidades para cada lado, ao contrário do que os TSFs apregoavam durante o meu regresso a casa. Soares e Marega vs Dost e Gudelj.
No último quarto de hora tínhamos de ter arriscado. Nessa altura quase ninguém iria crucificar o Keiser caso corresse mal. Afinal de contas quem tinha de ganhar éramos nós. Saí com o pensamento de que preferia ter tentado ganhar acabando por perder, do que deixar o jogo ir como foi até ao fim. Nós não quisemos ganhar, o tretas do Sérgio Conceição se queria ganhar, pouco mais conseguiu fazer do que nós.
Ah, voltei a ter a sensação que já tinha tido no último jogo do Wendell em Alvalade, ele pára muito o jogo da equipa. Pode ser da falta de ritmo, mas acho que o Miguel Luís dá muito mais velocidade na transição atacante.
13 Janeiro, 2019 at 15:35
O Keiser tudo que pretende é ser o treinador do Sporting na próxima época. As simple as that…
13 Janeiro, 2019 at 16:38
“Jovens dinâmicos”
https://twitter.com/joaoteles940/status/1084182928383504384
13 Janeiro, 2019 at 19:28
A virtude do modelo do último jogo é para ser testada nos jogos fora da Liga Europa. Keizer acata ordens superiores (vide Renan e Jovane) e faz por cumprir contrato. Será bom que se manque: será um falhanço ESTRONDOSO não nos apurarmos para as 1/2 finais da TdP. É Preciso ganhar na Feira.
Visto daqui, o topo da tabela parece inalcançável. Na fantasilândia, os andrades podem perder pontos com os rabolhos e com os minhotos nos seus covis: ainda têm de se esmifrar para não serem postos de quatro na CL e as taças para se esbardalharem. Não jogam nada, é só colinho, seria lindo chegarmos ao Ladrão com menos 3. Mas sobreviver aos dois próximos jogos do campeonato não nos será permitido: vamos ser roubados antes do derby e definitivamente excluídos da CL pela boizada; a partir de então o melhor que poderemos fazer é tentar chegar ao 3º lugar (fazendo figas pela abertura de pernas do braguilha aos Rabolhos na pedreira). Foi para isto que correram com o Coreano.
13 Janeiro, 2019 at 23:30
Eu ainda consigo ficar espantado com estas notícias …
https://www.youtube.com/watch?v=dqYUfNNv7fk
Como é que é possivel não se ter efectuado um estágio antes de um jogo desta importância (pelos vistos só para os sócios e adeptos) … E depois de terem recebido 2 dias de folga após a vergonha de Tondela …
Isto sim … Isto é que é o nouvelle SCP em todo o seu esplendor … Fácil, fácil …
13 Janeiro, 2019 at 23:58
O presi é amigo, a exigência vai-se esvaziando e é com estas coisas que se pagam as voltas olimpicas. Criaram divas, apoiaram quando vieram reclamar todas juntas para a primeira oportunidade saltarem fora, agora nós só temos de comer e calar.
13 Janeiro, 2019 at 23:33
Muito bem dito!!!
https://www.youtube.com/watch?v=OldzcM4i19s