Detesto falar de arbitragem, até porque não foi por causa disso que não ganhámos em Setúbal, mas para quem jogou futebol, para quem como eu continua ligado ao futebol através do futebol de formação, sabe que a arbitragem de Hélder Malheiro foi para além de péssima, foi também tendenciosa e trabalhada para que o Sporting não passasse no bonfim.

Mesmo não havendo penaltis por marcar ou golos mal validados ou mal invalidados, a verdade é que a expulsão de Ristovski só pode ser para os apanhados. O lateral depois de levar uma valente cotovelada na cabeça, sendo visível para o arbitro o tamanho do hematoma que mais parecia uma bola de golfe, reagiu demonstrando que tinha sido atingido violentamente e até pode ter proferido palavras menos abonatórias, mas o arbitro Hélder Malheiro resolve mostrar vermelho direto a quem foi agredido, deixando em campo o agressor.

A dualidade de critérios foi inacreditável. O Vitória cometeu 20 faltas e levou três cartões amarelos, o Sporting fez 18 faltas e viu 6 cartões amarelos e 1 vermelho. Nem o facto de ter deixado o Sporting a jogar com 10, desviou Hélder Malheiro do trabalho que tinha para fazer. Continuou o bom trabalho que já vinha fazendo desde o início do jogo, desencantando faltas ofensivas na área do V. Setúbal que mais ninguém via a não ser ele, ignorando várias faltas cometidas sobre jogadores do Sporting e poupando diversos cartões aos jogadores da casa. Este filho de uma grande meretriz tinha a lição bem estudada.

Falando agora de futebol, mais uma vez entrámos de forma macia no jogo, perante um adversário muito fraco, só que habitualmente quem não marca sofre e foi isso que sucedeu. Bas Dost falha dois golos incríveis já na pequena área e acaba por ser o Vitória a marcar numa transição rápida, onde ficou visível que Petrovic na sua posição habitual já é mau, mas como central ainda é pior, tal é a sua lentidão e falta de agressividade na abordagem aos lances.

Até final da 1ª parte, até poderíamos ter empatado, mas nem Raphinha, nem Wendel e mais uma vez Bas Dost finalizaram com êxito as oportunidades criadas.

No inicio da 2ª parte, o Sporting entrou com vontade de mudar o rumo do jogo, mas após a expulsão de Ristovski, tudo se complicou, terminando o sporting num jogo de kamikeizer com 3 defesas e tudo ao ataque. Chegámos ao empate e faltavam 10 minutos, mas não houve capacidade de conseguir virar o jogo e até poderíamos ter perdido o jogo no ultimo minuto de compensação, no único lance de perigo do Vitória em toda a 2ª parte, mesmo jogando com um a mais, desculpem, com quatro a mais.

Em suma, mais um jogo em que a equipa entra em campo sem a atitude necessária, para que desde do primeiro minuto mande no jogo, encoste o adversário às cordas até lhe infringir o primeiro golpe. Somos sempre nós que levamos o primeiro soco, porque nos colocamos a jeito. Ontem, a equipa teve atitude, garra, e capacidade de sofrimento para ir atrás do resultado perante várias adversidades, mas só depois de estarmos a perder. No futebol é importante a atitude, garra, a capacidade de sofrimento, o acreditar, mas meus senhores isso tem que ser em todos os jogos e só por si não chega para sermos campeões, porque sem qualidade com bola e sem bola, nenhum equipa pode almejar ser campeã. Temos que jogar muito mais à bola.

Por fim quero destacar pela positiva, aquele que no meu entender já tinha sido um dos melhores na final four da taça da Liga, e ontem encheu o campo com a sua classe e vontade, refiro-me ao grande Sebastián Coates. Que grande jogador!!!! Bons indicadores de Doumbia, mas é prematuro fazer já uma avaliação. Porque motivo esteve Diaby 90 minutos em campo? É que foi zero. Substituir Raphinha (mesmo amarelado) e deixar o Diaby em campo, foi um tiro nos pés. O que se passa com Jovane Cabral? O Que se passa com Miguel Luís? Porque Geraldes ainda não teve minutos de jogo?

Se pretendemos lutar pelo 2º lugar e a respetiva possibilidade de irmos à Champions, só há um caminho. Ganhar já no domingo, às papoilas saltitantes!!!. Para isso, meus caros, cerrem os dentes, arregacem as mangas, comam a relva, joguem à bola e consigam fazer aquilo que nas ultimas 6 épocas não conseguimos fazer. Vencer estes merdas em nossa casa.

ESTE POST É DA AUTORIA DE… Aires
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]