De acordo com o site ECO, o Sporting está a ultimar um acordo de empréstimo com o fundo Apollo no valor de 65 milhões de euros, com uma taxa de juro inferior a dois dígitos, e com base na titularização das receitas de direitos televisivos da NOS. É a solução imediata para ultrapassar os problemas de tesouraria da SAD, que identificou necessidades de 41 milhões de euros até junho, sob pena de falhar pagamentos a fornecedores e, assim, pôr em causa o ‘fairplay’ financeiro e vir a ser impedido de se inscrever nas competições europeias já no final de março.
Há dias, no âmbito de uma operação de mercado, a SAD do Sporting foi obrigado a comunicar ao mercado o estado das suas contas, e a situação de emergência financeira: Naquele documento, Frederico Varandas revelou que a SAD sportinguista pretendia concluir dentro de semanas uma “operação de titularização de créditos detidos pela Sporting SAD relativos ao contrato de cedência de direitos de transmissão televisiva dos jogos disputados pela equipa principal de futebol estabelecido entre a Sporting SAD e a NOS“. Neste momento, disse à TVI24 Francisco Salgado Zenha, administrador financeiro da SAD, o Sporting tem cerca de 70% dos mais de 500 milhões de euros de contrato a dez anos com aquela operadora.
Assessorado pela StormHarbour, uma casa de investimento internacional liderada pelo português António Caçorino, o Sporting está a tentar várias soluções: Uma delas, segundo o ECO Insider (newsletter de acesso reservado a assinantes) de sexta-feira, é um acordo com um investidor americano de ascendência paquistanesa e que já tem investimentos no desporto. Mas para entrar no capital da SAD. Antes, de acordo com fontes de mercado contactadas pelo ECO, a gestão do clube, liderada por Varandas e por Francisco Salgado Zenha, quer resolver um problema imediato de tesouraria e de reestruturação de dívida.
O ECO questionou o administrador financeiro do Sporting, mas não foi possível obter quaisquer esclarecimentos até à publicação desta notícia e o fundo Apollo também não fez quaisquer declarações sobre este tema.
O Sporting, recorde-se, tem dois níveis de problemas: as dívidas a fornecedores, nomeadamente a clubes terceiros, e a dívida à banca. Os dois bancos credores do Sporting, o BCP e o Novo Banco, estão disponíveis para ‘vender’ a dívida e os chamados VMOC (um palavrão que quer dizer Valores Mobiliários Obrigatoriamente Convertíveis) – no valor de 135 milhões de euros – de forma global a um desconto único e irrepetível. Quanto? Na ordem dos 70%.
Uma fonte que conhece os detalhes do acordo entre o Sporting e o Apollo – fundo que comprou as antigas seguradoras Tranquilidade Açoreana – garante que tem as mesmas características da operação que foi feita com a SAD do Porto. “É um acordo fechado, que servirá para pagar dívidas e para reestruturar o balanço da SAD”. Mas não foi possível clarificar se o pagamento de dívidas envolve também a liquidação das dívidas bancárias. No caso do F.CPorto, houve uma antecipação de receita de 100 milhões de euros.
Outra fonte do mercado financeiro garante que a venda de titularização de créditos relativos a direitos televisivos pode ser uma boa operação para um fundo internacional. “As yields deverão ser muito favoráveis, entre os 4,5% e os 6%, e para um banco que não tenha exposição ao Sporting, o risco é limitado”. O BCP e o Novo Banco, recorde-se, tem o crédito ao Sporting classificado como NPE, ou Non-Performing Exposure. E para quem quer saber mais sobre estas responsabilidades, pode consultar aqui este relatório.
Além da despesa corrente, como os salários, o Sporting tem um ‘waiver’, leia-se mais tempo, para pagar ao BCP e ao Novo Banco uma dívida entre os 35 e os 40 milhões de euros, decorrente do não cumprimento de um contrato passado, que obrigava, por exemplo, o Sporting a pagar uma percentagem das transferências de jogadores. Miguel Maya e António Ramalho são dois concorrentes que estão a trabalhar em sindicato. Ou o Sporting resolve de uma vez a dívida global, leia-se o crédito e aqueles títulos convertíveis em ações, e aproveita o desconto, ou vai ter de pagar tudo até ao último euro.
Uma fonte de um banco credor revelou ao ECO que não há qualquer condição para um aumento da exposição de risco ao Sporting. Nem a qualquer outro clube, já agora. E se não aparecer uma proposta global de recompra daquelas responsabilidades, os dois bancos vão exigir o pagamento dos empréstimos ao valor nominal. Ou comunicar ao supervisor que este cliente está em dívida e falhou o pagamento.
4 Março, 2019 at 15:23
Mas isso não vai acontecer tão cedo. Muito menos com a Apollo.
Os clubes de futebol em Portugal não são atractivos para investimentos de private equity. Nunca pagaram dividendos e estão muito expostos a factores de risco de natureza aleatória, como é típico no desporto.
Além disso estes investimentos implicam controlo de gestão (ou seja, maioria do capital), de modo a implementar as medidas necessárias (normalmente cortes) para atingirem resultados positivos a curto prazo, valorizarem o investimento e venderem a sua participação com mais-valia.
Não é nada disso que está em jogo neste momento. Esta entrada da Apollo constitui um simples empréstimo, a uma boa taxa de juro e com uma garantia real chamada contrato da NOS. Aliás, a banca portuguesa só não entra nisto porque está impedida pelas recentes recomendações/orientações dos reguladores, caso contrário tinha-o feito, pois o negócio é financeiramente atractivo, com risco bastante reduzido.
Em termos de entrada no capital do Sporting, convençam-se que os únicos potenciais interessados serão investidores que pretendam lavar dinheiro, ou seja, que estejam disponíveis para perder algum dinheiro, mas que vejam o que sobra tornar-se legítimo no mercado europeu.
O futebol português, e o Sporting em particular, não oferecem qualquer atractividade para investimentos de capital minimamente sérios.
SL
4 Março, 2019 at 15:54
O futebol portugues nao é atractivo para ninguem (a nao ser para lavagem de dinheiro a la Troika Dialog), mas o patrimonio do sporting olha que é capaz de ser um bocado mais atractivo.
4 Março, 2019 at 15:58
sim o futebol português é uma merda, agora o património do sporting…ui, ui, é filé mignon!
4 Março, 2019 at 21:34
Lembra-te que, na SAD estão o Estádio e edifícios do clube a ele associados e a Academia. É património considerável!
SL
4 Março, 2019 at 17:25
O património é atractivo, mas como recebes por ele como accionista?
A única hipótese de lucrar com o património nunca será através da figura do accionista, mas sim como terceiro, comprador do activo a preço abaixo do mercado (como já foi feito no passado com os edifícios adjacentes ao estádio), com a desculpa da necessidade de viabilizar a operação.
Como accionista antes do direito ao activo vem a obrigação perante o passivo, pelo que numa situação de liquidação só verás algum depois de pagares a dívida aos credores. Não me parece que isso seja um bom negócio. Duvido que nesse contexto, mesmo que o valor real do activo (terrenos) seja superior ao contabilístico, recebas no final de tudo mais do que pagaste para entrar.
Mas de facto a melhor forma de salvaguardar esses problemas era passar o património para o clube e arrendar o mesmo à SAD. O problema é que já foi feito exactamente o contrário e neste momento o clube não tem qualquer capacidade financeira para reverter esse negócio.
SL
4 Março, 2019 at 22:35
Alcochete!?!
Aeroporto @ alcochete
Mas nem é preciso aeroporto.
Lisboa está cara muito cara, até Setúbal já duplicou os preços do imobiliário SETÚBAL.
Uns terrenos ali logo do outro lado da ponte!! Olecas
4 Março, 2019 at 15:29
Vamos lá ver uma coisa: a Direcção anterior já tinha negociado com uma entidade estrangeira um empréstimo com juros mais baixo que iria servir para pagar a dívida aos bancos, sendo que estes aceitavam que se pagasse um valor mais baixo (posso estar a fazer confusão mas lembro-me de ouvir qualquer coisa de 30 cêntimos por cada euro). Isto levaria a que a dívida e o valor a pagar de juros baixasse de forma considerável.
Se fôr qualquer coisa deste género que se esteja a fazer com este Apollo, nada contra. O problema é que a confiança que tenho nesta Direcção é nula por isso fico de pé atrás. Vou esperar (sentado) que alguém venha explicar melhor o que se pretende…
4 Março, 2019 at 15:37
Segundo o que o Dias Ferreira disse na semana passada na bolatv, a restruturação financeira negociada pela anterior Direção era boa para o clube. Ele conhecia a bem, por estar a participar nela profissionalmente, e foi uma das razões pela qual se candidatou nas ultimas eleições.
Foi por saber que o clube tinha viabilidade.
Ora segundo o Dias Ferreira, a actual Direção rasgou esse reestruturação. Não a quis.
E agora estamos como estamos….
Eu ja fiz menção a este pormenor mais acima, mas ninguem pegou no assunto…eu acho que isto é muito relevante mas pronto…
4 Março, 2019 at 15:50
Foi exactamente durante a campanha que ouvi isto de alguém da lista do Dias Ferreira. O responsável pelas finanças disse qualquer coisa do género: “A reestruturação que foi feita pela anterior direcção é boa para o clube e nós só a queremos finalizar. Não queremos créditos.”
4 Março, 2019 at 16:07
Não é verdade que esta Direcção tenha rasgado o que foi feito – e não concluído – pela anterior Direcção!
Mas insistam nisso que assim o Varandas fica mal visto!
4 Março, 2019 at 17:02
prova o contrário…. prova…que não rasgou… pois…
4 Março, 2019 at 22:36
Lol
Além de insides do balneário é insides da SAD
Glup Glup glup.
Se homem, caralho, admite, fizeste merda
4 Março, 2019 at 15:34
It’s the end of Sporting as we know it!!!!
(Ó Michael Stipe, anda cá cantar; sempre cantas melhor do que a Rute).
4 Março, 2019 at 23:09
E o pior é os que gritam
And i feel fine
4 Março, 2019 at 15:38
Se é para isto, mais valia ser o RB Sporting. Até dói so de imaginar. Mas dói mais ser uma plataforma rotativa para mafiosos de todo o mundo.
4 Março, 2019 at 15:48
Boa tarde,
Noticias de futebol masculino????
Não comento.
A cabala continua……. Qnd cortarem nas modalidades aí quero ver os Jonas e migueis desta vida.
Gritemmmmm varandasssssss.
4 Março, 2019 at 15:59
Deixa de pagar quotas que vais ver se não cortam nas modalidades…
Depois não te esqueças de te queixar e dizer mal de tudo o que mexe, como gostas!
4 Março, 2019 at 15:57
À partida não vejo qualquer problema no que estão a TENTAR fazer. Tudo depende das opções que realmente existem o dos juros que cada uma poderá cobrar.
Sabendo-se pouco sobre o assunto – porque nestes assuntos o segredo é a alma do negócio – é aguardar.
Eu até acho que em vez dos 65M€ que estão a tentar antecipar, deviam ter colocado a possibilidade de adquirir liquidez para as VMOCs e pressionar a Banca para a conclusão do negócio que o Bruno falou – comprar por 40M€ as VMOCs que valem 120M€, algo deste género – pois quer o BCP, quer o Novo Banco, e especialmente este, estão muito necessitados de encaixar dinheiro. Podia ser que assim se desse a volta a uma situação que está na gaveta há meses fruto da inconsciência dum egocêntrico.
Resolvendo parte da divida, pagando os 65M€ até ao fim do ano de 2019 e ficando com 90% da SAD no Clube, podíamos então ver uma luz ao fundo do túnel e encarar o futuro de uma forma mais tranquila, mesmo sem mais 100M€ do contrato disponíveis. Teríamos então alguma margem para vender parte da SAD, SE FOSSE NECESSÁRIO!
4 Março, 2019 at 16:06
Enquanto não for oficial não consigo falar dos detalhes.
Mas se é empréstimo com garantia do contrato do NOS ou adiantamento… É como o Keizer usar 5 defesas e 5 médios para não sofrer golos. Uma solução pouco elegante e bastante óbvia…
Quanto ao fundo. Por norma o fundo em causa é canibal… Compra barato e vende pelo que for melhor. Ou aos bocados ou insuflado. É o que está a fazer com a Tranquilidade. Mas como se trata de um empréstimo possivelmente entra no bolo de investimento de baixo risco para compensar os de maior risco. É não teremos este problema.
De qualquer forma o que mais me assusta não é este empréstimo. É estarmos a fazer o verdadeiro all in. Este sim um all in. Se corre mal ao Varandas ficamos sem margem de manobra nenhuma. Não há renegociação com o Apollo, não há direitos televisivos… Achando eu que o Varandas não tem unhas para o futebol do Sporting, a perspectiva é assustadora. Isto considerando a melhor hipótese que é mesmo isto ser um empréstimo puro e duro…
4 Março, 2019 at 16:08
A partir deste momento a sobrevivência do Sporting passa a depender inteiramente desta direção. Não é menos que isso…
4 Março, 2019 at 16:08
é mais apollo 13
4 Março, 2019 at 16:11
Na minha opinião mas posso estar enganado, falo da minha experiência de sportinguista de muitos anos e que já viu muita coisa, os denominados croquetes como no gíria aqui lhes chamam são aqueles que menos querem a venda do clube e vou-vos explicar porquê, essas pessoas sempre estiveram no conselho Leonino sempre tiveram a mordomia de escolher presidentes, de estar nos camarotes presidenciais e ter uma palavra dentro do clube, através dos cinquentenarios, Stromps ou Concelho leonino, se agora houver um acionista maioritário, perdem essas regalias todas, os únicos que podem ganhar com isso é quem está neste momento no poder e pode trabalhar essa situação, pois poderiam ter algum por debaixo da mesa. Portanto nunca valorizo quando se fala nessa situação no geral, pois estou convencido que a maioria dos croquetes como aqui lhe chamam estão mais contra a perda da sad pelo clube, que os que aqui vêm botar faladura.
4 Março, 2019 at 16:27
Os chamados croquetes divdem-se em dois tipos… Os croquetes puramente ditos, que vão sempre ganhar dinheiro ou já ganharam (e agora querem é que isto desapareça) com estas maroscas, e os chamados friiiiiiitos, que são os bafientos yes-man que gostam de discursos bem comportados, e são burros que nem uma porta. Ora a estes ainda não lhes caiu a ficha porque acham que os primeiros são muito competentes e querem o melhor para o clube…de uma fora elevada claro está.
Z
4 Março, 2019 at 16:48
Caro Zandonaide, mas então BC que esteve lá cinco anos e meio não descobriu as carecas dos croquetes que ganharam dinheiro e agora querem que isto desaparaça ?
5 Março, 2019 at 8:30
Não descobriu? Pergunta por exemplo ao JPRodrigues… 🙂
Z
4 Março, 2019 at 16:58
Estou um pouco confuso, mas o que ganhavam ou ganham ou ganhariam os croquetes se o clube fechasse em 2013 ou 2014? Na situação em que estava o clube , a que levaram o clube, todos a chupar (um poco de aqui um poco de ali) eles estavam mesmo a pensar nisso, nos lugares vip lugares de camarote…. se fecha acaba tudo. Se não existisse clube , que presidente escolhiam ?
Eles estão se a cagar para se fecha ou não… desde que levem o seu.. como os ultimos que por lá passaram e, desde que possam aparecer na cs a chorar a morte do Sporting…. estes quando ouvem “Sporting” , só pensam onde podem ganhar mais algum….
4 Março, 2019 at 21:42
Está a confundir SAD com Clube meu caro. Todos esses “tachinhos” de que falou não têm que ver com a SAD, mas com o Clube. A questão da maioria das acções da SAD se manterem no Clube é uma outra coisa e já ouvi e li várias declarações de nojáveis a defender que a maioria da SAD deveria ficar na mão de investidores privados. Só para lembrar alguns: Filipe Soares Franco, Eduardo Bettencourt, José Roquete, José Maria Ricciardi.
SL
4 Março, 2019 at 16:21
Eu não estou preocupado. nada. zerinho
Já se sabia que isto ia acontecer – pensei que seria mais para o final do ano civil, mas ao que parece “a coisa tem de andar mais rápido”.
Só espero que seja rápido, o saque. E sim, sem stress podem levar tudo.
4 Março, 2019 at 16:36
A mim o que me parece mais importante relativamente à operação de financiamento é o destino do mesmo.
Pagar dívidas de tesouraria de curto prazo com instrumentos de médio longo prazo provoca um desequilíbrio financeiro, é dos livros.
Agora se mesmo assim, parte desse financiamento for utilizado para efectivar o acordo de restruturação, o que sinceramente não acredito face aos montantes anunciados, então teríamos finalmente os aldraboes que nos governam a cumprirem pela primeira vez algo que prometeram.
4 Março, 2019 at 16:37
Eu so gostaria de saber se esta informação é verdade Dr. Bagandas, que em Out/ 18 circulava nos meios financeiros que a SAD já estaria prometida à Apollo, e como intermediario está o excelso Dr. RA?
Alega-se igualmente que a Apollo esta a ser investigada em diversos paises por branqueamento de capitais? Isto é verdade Dr. Bagandas?
4 Março, 2019 at 16:55
Boas Tardes, Caros Tasqueiros.
Do que percebo do post: € 65M de empréstimo, garantidos pelos direitos televisivos, a juro inferior a um Alan Ruiz por ano?
À primeira vista, parece uma operação de financiamento “normal”… A aguardar por mais detalhes, nomeadamente a taxa de juro aplicável…
Foi por isto que Zenha referiu não ser necessário vender jogadores, suponho….
SL
4 Março, 2019 at 17:03
Se se podem dar/oferecer jogadores…. não á necessidade de vender… tudo c muita elevação
4 Março, 2019 at 17:07
Mas para esse negócio bastaria uma CG qualquer, não seria preciso nenhum craque da finança, até eu fazia esse negócio !
4 Março, 2019 at 17:29
Caro Pinilla,
Mas não é esse o negócio de financiamento projectado no post?
Mesmo que seja “fácil” (como o seu post deduz) não será de o fazer, uma vez que estaremos “estrangulados” de tesouraria?
SL
4 Março, 2019 at 16:57
Eu acho piada a malta dizer “calma! a venda da SAD dtem de passar por uma AG”
Ahahah a sério? Como se isso fosse obstáculo para o que quer que seja 😉
5 Março, 2019 at 5:03
Falta destituir os sócios. Vai ser uma autodestrui….autodestituição. Citando Álvaro sobrinho, “nós vamos a seguir!”
Já agora e com glamour, vou e com muito gosto!
4 Março, 2019 at 17:00
Venho só aqui confessar um dos meus defeitos: acredito sempre (até prova em contrário) que os dirigentes do meu clube dão o seu melhor no superior interesse do Clube.
PS: nao percebo nada de fundos, aplicaçoes financeiras, etc..
4 Março, 2019 at 17:02
e de conhecimento empírico!???
4 Março, 2019 at 17:15
eu também padeço dessa(s) condição pueril…
4 Março, 2019 at 17:08
Resolve-se o problema de tesouraria, óptimo, mesmo que a um elevado custo, mas mantens o problema do deficit que, caso não vendas fortemente, todas as épocas, a começar já nesta, vai trazer complicações bem graves. Só resolves isso, com uma estratégia de gestão muito racional, se possível centrada no interesse do clube, ou resta-te a alternativa que me parece ser o que se está a preparar, da entrada de investidor e a consequente perda da maioria. Ninguém vai injectar capital sem a garantia de controlo.
Era possível, fazer a gestão centrada no interesse do clube, era, houve um maluco que demonstrou isso mesmo, será uma pena enorme que se perca esse legado.
4 Março, 2019 at 17:24
Só gostava de saber como aparecem estes deficits quando os relatórios e contas da SAD e clube aparecem como dando lucro…
4 Março, 2019 at 17:32
Ler mais sobre o Sporting no novo blog que criei para que se possa engrandecer o SCP:
greenspirit12.blogspot.com
Em relação a esta notícia, o Cherba já a disponibilizou e muito bem. Só acho incrível é como com saldos positivos no clube e SAD e já com a emissão de um empréstimo obrigacionista é preciso mais dinheiro. Para que serviu o empréstimo obrigacionista???
4 Março, 2019 at 17:35
“Para que serviu o empréstimo obrigacionista???”
Serviu para pagar parte do que se venceu….que era de valor superior
4 Março, 2019 at 17:40
Peseiro, Keizer, Mendes, China, Gudelj, Diaby, Renan, Ilori, Phillype, Borja, Doumbia, Plata, regressos de Dost, Fernandes e Battaglia, tachos para amigos na estrutura.
Acho que não me esqueci de nada…
4 Março, 2019 at 23:00
Esta é mesmo a questão, é tudo de uma incompetencia atroz… é só entulho, e depois a malta ainda se admira…
Esta equação é clara com resultado claro: VITORIAS zero!
4 Março, 2019 at 17:34
Tesouraria é uma coisa…..
Outra coisa é o Resultado Contabilístico (o que tu chamas lucro)
E já agora…. as contas da SAD aparecem como dando lucro alguns anos.
Com godinho foi para lá de mau….
Juntando os anos todos do Bruno…. dá ela por ela…
P.S.os Iluminados vão dizer que estou errado porque não será justo contabilizar o exercicio 2017/2018 que terminou a 30 de Junho de 2018, porque o Bdc foi destituido a 23 de Junho! Ou seja…esses 7 dias. Mas depois já concordam comigo relativamente a não considerar 2012-2013, porque o Bruno entrou em Março e o exercicio terminou em Junho 🙂
4 Março, 2019 at 17:40
Ricardo, para mim são relatório e contas martelados para que se possa com o tempo meter a mão no contrato da NOS que foi a mina de ouro que BdC deixou como legado. Há muita gente no mundo do futebol que não é séria e 515 milhões é muito dinheiro…
5 Março, 2019 at 7:51
Errado, mas tu sabes perfeitamente isso.
O BdC deixou sempre lucro, excepto num ano, e o mais importante é que o buraco deixado pelo GL foi ultrapassado…. Ou seja, não apenas deu lucro como ainda deu para aumentar os activos do clube e ainda reduzir o passivo…. ela por ela o caralhinho…..
E se contares o ex de 2017/18 tens lucro na mesma…. e tu sabes isso muito bem.
4 Março, 2019 at 21:36
Aparecem porque 9 gajos rescindiram que renderiam pelo menos 100M, isto num exercício da venda normal dos mesmos.
6 Março, 2019 at 9:25
Daí que alcochete nao foi inocente.
4 Março, 2019 at 17:36
Hoje vou fazer e Ali..
“A candidatura que encabeço tem como missão central unir o Sporting. Vamos acabar com os sectarismos, com o ‘bullying’, as perseguições por delito de opinião. No Sporting que me proponho liderar, todos contamos, todos participamos. Não se trata de um sonho poético”.
“A união da família sportinguista é importante para a competitividade do clube. A união sustenta a nossa capacidade para fazer frente às adversidades. Serei o presidente de união de todos os sportinguistas, serei também o presidente que garante a transparência na gestão do clube”, afirmou o médico.
4 Março, 2019 at 17:42
*fazer de Sali
4 Março, 2019 at 17:48
Já teve mais longe de alguém chegar em Portugal e investir num dos 3 grandes.
A malta diz, “ah mas a Liga e o mercado, é pequeno”, mas acham que é só isso que interessa?
Ambos os 3 clubes, estão num pais á beira-mar, com boa gastronomia e Sol na maioria do ano, para um gajo com dinheiro para investir e passar uns X por meses por ano, não está nada mal.
Até há aqui outra condição importante que é a participação nas competições Europeias, onde os 3 participam regularmente…
O Sporting com JJ andou a viver acima das suas possibilidades, o All-in que foi feito, acabou por ser desastroso, venha ele Carlos Vieira, Bruno, Benedito ou Varandas, não há milagres, os próximos 2 ou 3 anos (estou a ser simpático) iam ser sempre de começar do ZERO!.
Dou outro lado e mais a Norte, trabalha-se de maneira diferente.
Diria que hoje, o benf@ é o que melhor trabalha o departamento de futebol em Portugal (não contando o fora de campo…)
(Viram o Serginho?
Chegou o Pepe…e outro, o Loum? Já jogou, mais uma prenda a pedido, que nem vai calçar, o Manafa vai encostar, com a chegada de castigo do Militão, que de melhor defesa do campeonato, passou a Defesa Direito razoável.
Uma equipa com o campeonato na mão, eram 7 PONTOS, levou um semi-baile no Dragão, frente ao maior rival, FRACASSO.)
Mas indo ao tema que comecei, espero bem que o Sporting não vá por esse caminho, seria uma desilusão completa.
Prefiro andar mais 4 ou 5 anos, a no 3º lugar, mas a ver uma base a ser lançada…
O Varandas e a sua direcção é o pessoal correto?
Não sei, pela amostra com Keizer, não me parece, mas tou aqui a dar mais uma época a este “projecto”.
4 Março, 2019 at 18:03
A este comentário acrescento, o que escrevi ao inicio da tarde.
“O que vemos no Sporting á uma mão cheia de anos?
Falta de projecto.
Jogadores que não acrescentam nada em campo.
Formação e gestão de ativos MEDÍOCRE.
No plantel safa-se Mathieu, Coates, Acuña, Wendel, Bruno Fernandes, Raphinha…
(Não inclui as contratações de Janeiro, nem os putos…)
O resto, não acrescenta ATITUDE, COMPROMISSO e MENTALIDADE em campo, QUALIDADE MUITO MENOS.
Não há MILAGRES, pode vir o Keizer, Luis Castro, Vitor Pereira, entre outros…
O problema vem da LIDERANÇA, como vinha com Paulo Bento, como vinha com Domingos, como veio com JJ( ao contrário, que liderava era o JJ, por culpa da direcção).”
É por aqui que chegamos a este ponto.
Como venho a escrever, não vem de hoje, é pena, mas era bom encarar a realidade.
4 Março, 2019 at 19:09
A venda da SAD pode não ser uma coisa má, olho para o PSG e podemos constatar isso. Não só o PSG é agora um forte candidato à ganhar a CL (apesar das mil falcatruas para contornar o fair play financeiro) como conseguiram impulsionar uma liga que era muito parecida com a nossa.
Posto isso, há que referir que nós não somos como o PSG. Somos maiores porque não somos só um clube da bola. Somos mais e não podemos abdicar daquilo que é realmente a nossa identidade que é o ecletismo. A venda da SAD só será aceite por alguém que invista nas modalidades como quer investir no futebol. Os únicos clubes que se assemelham ao nosso na Europa são o Real e o Barcelona é toda a gente sabe que esses não estão há venda.
4 Março, 2019 at 21:54
“(…) A venda da SAD só será aceite por alguém que invista nas modalidades como quer investir no futebol.(…) ” (FixTix dixit)
Não percebi o que quis dizer com isto. Que se aceita a venda da SAD a alguém que invista nas Modalidades como quer investir no Futebol?
Meu caro, quem compra a SAD só compra o Futebol (Masculino e Feminino profissional), a Academia e o Estádio. Não leva consigo as Modalidades! Nem as quotas dos sócios! Estas permanecem no Sporting CLUBE de Portugal, que é diferente da Sporting Futebol SAD.
SL
4 Março, 2019 at 22:47
Sim sim perdoe-me o erro e obrigado pela correcção. Se o que estiver em cima da mesa é a venda do clube por inteiro (clube + SAD) vejo-o com bom grado se se verificar o que descrevi. Separar a SAD do clube sempre foi e sempre será um erro. O Carnide (parece-me) segue no sentido inverso, sentido esse que devíamos adoptar há muito também.
Mais uma vez obrigado.
SL
4 Março, 2019 at 18:26
Eu quero saber se as afirmaçoes do Dias Ferreira sao ou nao verdadeiras.
A actual direçao rasgou ou nao rasgou a restruturaçao que ja estava negociada pela anterior?
Se sim, porque? Tinha um solucao melhor?
Se nao o fez, o que aconteceu? O investidor ou seja la o que for do Bruno, nao quis nada com o Varandas?
Acho que isto era relevante de ser respondido.
Ja vi um sr. “Miguel” tocar no assunto mais acima, e a chamar-nos de mentirosos.
O problema é que nao sou eu que estou a mentir. Se alguem mentiu foi o Sr.Dias Ferreira.
Eu so quero saber a verdade, porque acho que é bastante relevante para se entender muita coisa que se esta, e que se vai ainda passar…
4 Março, 2019 at 21:45
O Sr. Dias Ferreira é um homem acima de qualquer suspeita que não necessita de se esconder atrás de alguém, para defender as suas ideias, nem de mentir para as levar avante. Esta consideração que tenho pelo o homem, advém do facto de ter sido o único dirigente do meu clube que não teve medo de enfrentar os adeptos e sócios, na rua, mas imediações do Estádio, na a altura em que era dirigente, na Direcção do Sr. Amado de Freitas.
Se alguém mentiu, não será ele.
4 Março, 2019 at 18:27
O outro bem avisou que vinha aí o diabo. Eu quando vi o outro jogar pensava que já tinha chegado. Era o Diaby.
4 Março, 2019 at 18:36
Curioso em outubro alguém já falar deste fundo:
https://scontent.flis6-1.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/53325230_295089241141202_7271757374501683200_n.jpg?_nc_cat=104&_nc_ht=scontent.flis6-1.fna&oh=b47bd6445d55f6ef6757f44e137994a9&oe=5D1FA927
4 Março, 2019 at 18:43
portanto, o cenário está criado, pelo menos desde essa altura e andam a fingir que estão a trabalhar na procura de soluções, quando isto já está mais que decidido, há meses!!! Porca miséria…
4 Março, 2019 at 18:53
350 milhões são 3 Brunos Fernandes e meio.
Ou 70 Gudeljs…
4 Março, 2019 at 21:56
Não! São a compra total da SAD!
SL
4 Março, 2019 at 18:56
Caro Malevita,
MAs afinal estamos a falar de um financiamento (“empréstimo”, diz o post) ou da venda da participação social do SCP na SAD?
SL
4 Março, 2019 at 19:11
Fica ao critério de cada um…uns irão dizer que é empréstimo outros venda.
4 Março, 2019 at 21:41
é um financiamento normal, emprestam o guito e pagas os juros. Melhor, em vez de receber 50M da NOS recebes -10% ou o que for, que fica para a financeira.
O Zenha diz diz não se fazem operações de aumento de capital com o clube em “baixa”. Sim, é dos livros…
4 Março, 2019 at 22:50
10% ou o que for.
E é isto a gestão croquete. Depois espantam-se de onde veem os deficits.
Pensava eu que os lampiões é que tinham malta burra. Conseguimos bate-los aos pontos. Como é que é possível?!
4 Março, 2019 at 20:40
Beeem… assim de cabeça, 70% de 500 é 350. Querem ver?
4 Março, 2019 at 20:42
E não, não estou a sugerir que queira dizer alguma coisa. Foi o que me ocorreu quando li o link. Coincidências. Fazer o quê?
5 Março, 2019 at 7:54
Meu caro, na SIC foi anunciado há muitos meses tudo isso, e em directo.
O sobrinho metia 100M pelos seus 30%, o que dá….. 350M pelo clube todo.
Não foi por falta de aviso…..infelizmente.
4 Março, 2019 at 19:15
Pagar o que se deve a quem se deve parece-me um princípio que devemos respeitar.
Algumas vezes falamos como se o facto do Sporting pagar o que deve fosse um sinal de menor inteligência ou de fraqueza.
Mas que credibilidade pode ter um parceiro se não cumpre com as suas obrigações?
Os grandes clubes portugueses viveram durante décadas um regime de excepção por parte da banca. Um regime que a banca não dá ao português comum.
Só a crise de 2008 e a vinda da troika acabou com este forrobodó e hoje a torneira dos bancos para o negócio futebol secou definitivamente.
É por isso que estamos como estamos e se devemos, temos de pagar porque os nossos credores estão-se a borrifar para a origem do dinheiro.
O que temos é de inverter a cultura despesista com a qual andamos muitas vezes a tentar disfarçar a nossa própria incompetência seja ao nível do scouting, do futebol de formação, da angariação de patrocínios. Acho q o Sporting vai mesmo ter de fazer mais com menos nos próximos anos se quer ainda contar para alguma coisa no totobola. Creio que Alcochete é a chave mestra e o projecto inicial estava bem pensado na raiz. Olhamos para o caminho que o Benfica hoje trilha e podemos dizer com orgulho (e com muita pena, acrescento): estes cabrões roubaram-nos a ideia. Ou seja, algures na história recente nós estávamos na dianteira e na nossa vertigem auto-destrutiva se calhar acabámos por matar a galinha dos ovos de ouro.
Venha quem vier, terá o meu apoio se o projecto for este, pois é o único em qu3 acredito.
5 Março, 2019 at 1:58
Pagar a quem se deve é um princípio.
Pagar a quem não se deve é um roubo.
4 Março, 2019 at 19:50
Pelo menos estes já não fogem ao Sporting
https://www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/sporting/noticias/interior/sporting-assina-contrato-profissional-com-12-jogadores-10644359.html
4 Março, 2019 at 20:03
Então mas estamos a renovar com jogadores sem classe ou nível como disse o gago mental?
Ou afinal há talento na Academia?
4 Março, 2019 at 20:17
Afinal, há ou não dinheiro no SCP?!?!
4 Março, 2019 at 20:28
É claro que a nossa formação tem qualidade e este é o reconhecimento de Varandas ao trabalho realizado nos anos anteriores.
Espero que continue a corrigir as merdas que disse na CI.
4 Março, 2019 at 21:36
Boa questão.
4 Março, 2019 at 21:36
Pergunta sem ponta de ironia, juro: será para contarem como ativos? Tenho ideia de ter lido algures que os jogadores da formação não “contavam para o totobola” no que a ativos diz respeito. Não?
4 Março, 2019 at 21:42
Sim Ana, o valor é residual. Muito pouco.
4 Março, 2019 at 22:02
Não é residual; contabilisticamente não há como os colocar nos activos porque não têm um valor de mercado efectivo (transaccionado) efectuado. Por isso o valor é nenhum, zero.
SL
4 Março, 2019 at 22:03
Mas também não julgo que seja isso que está em causa. É uma boa medida. Ponto!
SL
4 Março, 2019 at 22:44
Sim, mas depois de vir dizer que não temos qualidade na formação, passar 12 jogadores a profissionais. No mínimo, é incoerente. Tomara que sim, que seja para apostar neles. Obcecada com a aposta na formação me confesso.
4 Março, 2019 at 23:05
Ponto. Nem mais.
4 Março, 2019 at 23:06
Isto em relação ao comentário do Álvaro, claro. O resto é política.
4 Março, 2019 at 20:38
Cromos para a troca.
4 Março, 2019 at 22:37
Triste realidade mas parece que é isso mesmo.
4 Março, 2019 at 20:09
Ai o gordo ai o gordo….se não tivesse deixado os 500 milhões…..
4 Março, 2019 at 20:15
500 milhões para 12 anos… e um buraco gigante…
4 Março, 2019 at 20:18
Qual o tamanho do buraco? É antes dele?
4 Março, 2019 at 20:40
500 milhões para lambuças e um buraco para totós..
4 Março, 2019 at 20:45
Então, mas… mas… então, mas… já não foi afirmado que não há buraco nenhum? No ozono! No ozono é que há! Estás a confundir. Ou a pôr em causa o que a direção disse.
4 Março, 2019 at 20:21
estamos a comprar dolares debaixo das árvores como em luanda.
eu prefiro o método comunista: default… que se comam todos uns aos outros.
4 Março, 2019 at 21:25
Fico em choque com a falta de alerta de algumas pessoas.
Não admira que muitos se enterrem nas suas vidas e engrossem o grupo de insolventes, regressados a casa dos pais entre outros fracassos que seriam facilmente ultrapassados caso não fossem tão preguiçosos mentais.
Como é que é possível não acharem estranho que um indivíduo tenha antecipado com bastante tempo a aproximação de um fundo americano?
Como é que é possível acharem que é atestado de capacidade de gestão do clube, perante as necessidades de tesouraria, não mostrar qualquer alternativa a não ser antecipação de receitas?
Epah sinceramente, cagando para o nome do presidente…. isto não é positivo…de todo.
4 Março, 2019 at 21:44
Podes ser genial, mas quando não há dinheiro ou pedes emprestado ou vendes qq coisa.
Mesmo que isto seja mascarado de muitas maneiras.
5 Março, 2019 at 7:45
Engraçado que o gordo que estava antes destes tinha menos dinheiro, não tinha contrato nos , nem jogadores para vender.
Foi aos bancos fazer uma renegociação que fez os nossos rivais ficarem cheios de inveja e chorarem por justiça e igualdade….
5 Março, 2019 at 7:59
Meu amigo, mas pensas que estes otários percebem alguma coisa de financas?
No outro dia estava um a dizer que ter activos mas não ter dinheiro para pagar as contas não era o mesmo que estar na falência….. mas é essa a definicão de falência.
O BdC era um grande Presidente e acima de tudo defendia o clube…. mas isso é passado. Agora temos as hienas todas a mamar no clube.
4 Março, 2019 at 21:35
Isto acaba tipo Atlético Clube de Portugal, ou mais ao tipo do Clube Futebol os Belenenses?
4 Março, 2019 at 21:43
União de Leiria SAD
Beira Mar SAD
Farense SAD
É só escolher
4 Março, 2019 at 21:47
Salgueiros?
4 Março, 2019 at 23:08
Cercis.
4 Março, 2019 at 22:07
Caro, Álvaro
Leia este extracto retirado do prospecto enviado à CMVM onde claramente diz que em caso de incumprimento, os bancos tem a faculdade de converter as Vmocs.
Não conclui daqui que, dado o incumprimento existente, cuja regularização foi fixado o prazo de 31/03 pode ocasionar que os bancos negociem de imediato as vmocs e que a perda da SAD pode ser uma realidade quase imediata?
“Os contratos de financiamento preveem um conjunto de obrigações gerais de
ação, de omissão e de prestação de informação aos Bancos, bem como cláusulas
de reembolso obrigatório antecipado dos créditos financeiros. Em caso de
incumprimento pela Sporting S.A.D. das obrigações assumidas nos contratos de
financiamento os Bancos dispõem da faculdade de declarar vencidos
antecipadamente os créditos financeiros. Acresce que o incumprimento pela
Sporting S.A.D. das obrigações assumidas nos contratos de financiamento
concede igualmente aos Bancos a faculdade de exercer opções de conversão dos
VMOC, nos prazos estabelecidos nas respetivas condições de emissão.”
4 Março, 2019 at 22:50
Alguém percebeu a opinião do cherba sobre este assunto?
Pelo texto não consegui perceber.
4 Março, 2019 at 22:51
O cherba está no muro.
4 Março, 2019 at 22:53
O cherba não precisa de dar a opinião dele.
O tasco é dele, não mandas no que ele escreve.
Faz um blogue teu
4 Março, 2019 at 22:56
E é verdade. Isto nem sequer é uma critica, ele faz o que bem entender e eu não tenho nada a ver com o assunto. Depois não venha é chorar.
até porque isto são só cabalas e teorias da conspiração
4 Março, 2019 at 23:03
O cherba sempre deu a sua opinião clara até há uns meses atrás.
Não foi pelos textos de chorar que fiquei por aqui..
Foi pelo escrito no toldo
4 Março, 2019 at 23:23
Pensava que ele só lançava o tema. O sangue era por nossa conta…
4 Março, 2019 at 23:42
bem, na parte do sangue nós fazemos um bom trabalho, for sure…
4 Março, 2019 at 22:58
O cherba é o humpty dumpty.
4 Março, 2019 at 23:03
Não vi ainda, vou pouco ao cinema
4 Março, 2019 at 23:44
Há sempre o livro.