Num artigo intitulado “Bilheteira: a verdade dos factos”, publicado na última edição do Jornal Sporting, Miguel Cal, administrador da SAD do Sporting com o pelouro estratégico e operacional, deixou uma mensagem ambiciosa aos adeptos do clube: “Sabemos que nos próximos anos iremos esmagar todos os recordes relacionados com a marca Sporting”.
Claro que a frase é bombástica, mas vale a pena ler todo o artigo, até por tocar num ponto tão importante como o ridículo horário dos jogos, como acaba de provar-se com a marcação do nosso jogo com o Santa Clara para uma sexta-feira à noite.
Vivemos um tempo de incerteza e as notícias que saem sobre o nosso Clube preocupam os Sócios. Qual a real situação financeira e operacional do nosso Clube?
O vice-presidente e administrador da SAD Francisco Zenha tem-se debruçado sobre as finanças. Muito resumidamente recordo as suas conclusões:
– O Sporting CP é financeiramente sustentável;
– Existe um desafio de tesouraria, que já tinha sido identificado na campanha eleitoral, devido a uma gestão demasiado alavancada, a qual foi (muito) amplificada pelas rescisões dos jogadores no Verão;
– Estamos a trabalhar na solução deste desafio desde que tomámos posse. Sobre a situação operacional gostaríamos de abordar a situação da bilheteira e de Sócios do nosso Clube. Há muita informação a fluir, muitas questões no ar e penso que o melhor mesmo é fornecer transparência aos nossos Sócios de forma a que possamos ficar descansados sobre o estado actual do Sporting CP.
Análise de bilheteira
Comparação 2017/18 vs 2018/19
Para compararmos ambas as épocas iremos analisar os jogos da Liga NOS. Os mesmos adversários (corrigindo obviamente as equipas que subiram e desceram de divisão).
Quando olhamos para a bilheteira comparável verificamos que este ano o nosso Clube foi incrivelmente resiliente. E isto num ano em que perdemos pontos antes de recebermos em Alvalade os principais rivais. Para se ter noção, os jogos com Benfica e FC Porto costumam valer entre 35 a 40% da receita de bilheteira da Liga NOS. São jogos críticos e perder momentum antes de cada um condiciona a receita do ano inteiro. Ainda assim, as receitas de bilheteira recebida jogo a jogo aumentaram 10% esta época (figura 1).
O impacto da Champions League não se resume apenas às receitas dos prize money europeus, são também um factor-chave para as receitas de bilheteira. Estes jogos têm muita procura de adeptos individuais ou corporate. Na época passada os jogos com Barcelona e Juventus tiveram uma receita de bilheteira corporate 10 vezes superior à soma da corporate de todos os jogos da Liga Europa da actual temporada.
As competições europeias ditarão a maior parte da queda de receita de bilheteira em 2018/2019. Na época transacta as receitas de bilheteira na Europa foram 1,3 milhões de euros superiores às da temporada em curso. Por outro lado, não podemos excluir o efeito Champions League nas vendas de Gameboxes. Ao analisarmos o intervalo entre as temporadas 2014/15 e 2017/18 (ou seja, excluindo esta temporada), nas duas épocas em que disputámos a Liga dos Campeões vendemos mais cinco mil Gameboxes do que nas outras.
Jogar a Champions e chegar longe na Liga Europa (onde a Gamebox deixa de dar entrada aumentando substancialmente a receita de bilheteira do jogo) têm um impacto tremendo.
Impacto das Gameboxes
Há um outro elemento que deve ser considerado na análise de bilheteira; as Gameboxes. Esta época foram vendidas menos 2400 que na época passada, o equivalente a cerca de um milhão de euros. O início de época periclitante, sem treinador, com a incerteza que havia sobre o plantel, o não estarmos na Champions, foram factores decisivos.
De referir que é impossível medir a influência de cada um dos fatores, mas se aplicarmos à Gamebox a mesma relação das receitas de bilheteira da fase de grupos da Champions ou da Liga Europa em relação às receitas de bilheteira totais do ano, a componente europeia da Gamebox explicaria a redução de 1,5 milhões de euros esta época.
Bilheteira e assistência no estádio
Ao ler os parágrafos anteriores muitos devem estar a pensar como é possível as receitas subirem com os números de assistências oficiais conhecidos? As assistências são um tema crítico para nós porque queremos um estádio mais cheio, com famílias de sportinguistas, todos a puxar pela equipa.
Temos duas preocupações em relação às assistências. Por um lado, gostaria que todos os que tivessem bilhete pago viessem aos jogos. Por outro lado, gostaria de conseguir ter mais adeptos pagantes no estádio.
Existem quatro grandes grupos na bilheteira: convites, claques (uma parte gratuita e uma parte paga), Gameboxes e bilheteira. Destes grupos houve uma redução significativa na assistência gratuita. Na parte paga, tal como mencionado anteriormente, houve uma redução nas Gameboxes e um aumento na bilheteira geral (figura 2).
De notar o seguinte:
> Historicamente há um número considerável de adeptos que tem bilhete e não marca presença nos jogos (em média entre 30 a 39% dos sócios com Gamebox não comparece, intervalo constante nas últimas épocas). Ainda há uma percentagem considerável que vem a menos de metade dos jogos (figura 3). Temos de trabalhar de forma a reduzir esta diferença;
> A redução das claques deve-se a dois factores: redução da emissão de bilhetes comprados e não utilização na totalidade dos convites gratuitos (no último jogo usaram menos de 50% dos bilhetes disponíveis). Apesar da redução significativa dos bilhetes comprados, os montantes recebidos este ano já estão acima do que o Sporting CP recebeu o ano passado;
> O potencial de bilheteira do nosso estádio no fundo representa vender mais três a cinco mil bilhetes por jogo, os lugares que temos disponíveis.
Soluções para aumentar as assistências no estádio e a bilheteira
Para além da questão óbvia da qualidade do futebol e de chegar longe nas competições europeias, existem diversas alavancas que devemos trabalhar para melhorar as assistências e a receita. Algumas dependem de nós, outras temos de trabalhar em parceria:
> Horários dos jogos. Este é provavelmente o elemento-chave para aumentarmos as assistências e receita. O Sporting CP jogou a maior parte dos seus jogos depois das 19h00. Não é só o Sporting, todas as equipas que têm transmissão na Sport TV encontram-se nesta posição. FC Porto, SC Braga e Sporting CP jogam a maioria dos seus jogos depois das 19h00 ao fim-de-semana (figura 4). O Sporting CP tem a agravante de ser o “Rei dos domingos à noite”; fez mais do que os outros dois grandes juntos. Já abordámos este tema várias vezes com a Sport TV e foram sensíveis ao argumento nos jogos grandes que tivemos em casa. Jogar num sábado à tarde é garantia de que teremos mais um milhar de Sportinguistas dos núcleos a assistir; estamos a excluir Portugal do nosso estádio devido aos horários atualmente aplicados. Mas é algo estrutural do futebol português em que todos juntos temos de trabalhar;
> Marcação dos jogos. Quanto mais cedo for marcado um jogo, maior a facilidade de o vender. Os turistas que vêm a Portugal ficam frequentemente chocados com o facto de não termos hora marcada (e os respetivos bilhetes disponíveis) com antecedência. Em Inglaterra os jogos estão disponíveis meses antes, em Portugal é frequente termos os bilhetes disponíveis apenas uma ou duas semanas antes. O futebol Português assim não se consegue vender. E não ter pessoas no estádio é um verdadeiro tiro no pé de quem o lidera;
> Redução do IVA para 6%. O desporto antes da crise tinha a taxa mínima de IVA. Durante a crise, tal como outros sectores, contribuímos para ajudar as finanças públicas. Ao contrário do que aconteceu com a restauração, cinema, concertos ou teatro, que viram as taxas de IVA a serem reduzidas, o desporto não teve o mesmo tratamento. Uma redução de IVA iria permitir vender os bilhetes mais baixos e assim promover a vinda ao futebol;
> Venda de cerveja nos estádios. O futebol é uma festa entre amigos e famílias. A venda de cerveja nos estádios permitiria que todos chegassem mais cedo, que a festa fosse além do futebol e até aumentar a segurança (já foram elaborados muitos estudos que provam que a entrada mais espaçada dos adeptos, assim como o consumo de cerveja num ambiente controlado, aumenta a segurança e não o contrário). É muito estranho que num concerto, ocorrido nos mesmos recintos, com a mesma massa de gente, com provavelmente até as mesmas pessoas, tenha um tratamento diferente. Mais uma vez em prejuízo do futebol;
> Experiências únicas os mais assíduos. Queremos premiar quem é mais fiel. Iremos introduzir um conjunto de iniciativas para que estes Sócios se sintam reconhecidos e recompensados por estarem sempre presentes, desde conhecerem os jogadores a irem à Academia ou ao relvado. Esta é uma alavanca que depende exclusivamente de nós e irá acontecer muito em breve. Já o testámos no Pavilhão João Rocha com excelentes resultados. Para facilitar o sucesso teremos também de ajudar os detentores de Gamebox a enviar o seu bilhete para amigos ou familiares ou até vender o seu bilhete no mercado secundário, algo possível com a evolução do digital;
> Tornar mais fácil e acessível comprar bilhetes. Tal como mencionado anteriormente, a situação óptima passa por vender mais três a cinco mil bilhetes para a média dos nossos jogos. A experiência de jogo como elemento dos circuitos turísticos, a possibilidade de compra de bilhetes em ambientes fora do contexto desportivo (ex: outras bilheteiras, loja da Rua Augusta) deverão dar um empurrão extra ao objectivo de termos o nosso estádio esgotado;
> Campanha Gamebox 2019-2020. A Gamebox é um elemento chave para a receita de bilheteira do ano. As vendas são realizadas no início da temporada e são baseadas em diversos factores emocionais e racionais. Temos de ter uma experiência de compra fácil, juntamente com uma campanha de marketing muito forte aliada à esperança de uma temporada bem sucedida.
Conclusão
A razão pela qual escrevi este artigo foi para dar transparência aos Sócios e responder a questões prementes. Não queremos dar ou tirar mérito a quem seja, sabemos que nos próximos anos iremos esmagar todos os recordes relacionados com a Marca Sporting. O que aconteceu nestes cinco meses é o resultado de opções tácticas muito focadas (envios de SMS personalizados, pricing de bilhetes mais granular, campanhas focadas por segmento) a que a maioria dos Sócios não se terá dado conta. Ao mesmo tempo, temos estado a preparar as bases para uma grande transformação que nos permitirá ir muito mais além.
Na próxima semana iremos debruçar-nos sobre o número de Sócios e levantaremos a ponta do véu para o que estamos a trabalhar. Irei também apresentar a minha conclusão dos resultados relacionados com a Marca Sporting nestes meses.
11 Março, 2019 at 15:11
Horário e Marcação dos jogos são fatores importantes. Trariam mais adeptos ao Estádio. São 2 bons pontos de análise e estratégia.
No entanto, o artigo peca por não focar a dimensão interna do clube. Transparência também passar por identificar o porque de muitos sócios e adeptos não vêm ao estádio por fatores “imputáveis” à gestão do clube.
Qualquer análise de mercado que se preze, tem de identificar os fatores externos e internos. Ficaram pela metade e parte soa a palha, como “a venda de cervejas”.
11 Março, 2019 at 15:29
com álcool…
11 Março, 2019 at 15:31
Como uma bifana e Bebi uma sem álcool no ano passado no intervalo de um jogo qualquer.
Ganhei mononucleose. Nunca mais
11 Março, 2019 at 15:46
Alguém andou a chupar essa cerveja antes de ti…
11 Março, 2019 at 20:06
Foi o Zé dos Tachos que te passou!
11 Março, 2019 at 16:33
Peço-te imensa desculpa mas quando li essa cena e a forma como o disseste, da mononucleose ri-me sozinho que nem um parvinho, parecia saído de um sketch dos Monty desculpa um gajo não deve brincar com coisas sérias e se a cerveja tivesse álcool não te tinha acontecido isso porque o álcool desinfecta….Mais uma vez desculpa era uma boca fácil e não resisti!!!
Espero, muito a sério que esteja tudo bem contigo e compreendo que não queiras comer lá mais nada, mas também não se pode assumir uma relação assim tão directa entre uma coisa e outra…
Abco SL e mais uma vez desculpa pela pequena brincadeira!!!!
11 Março, 2019 at 17:22
Deixa lá. Hoje também olho para trás com um sorriso. Não faço a mínima ideia onde é que apanhei o vírus mas provavelmente num restaurante pouco recomendável.
Numa noite de desespero tive que recorrer ao kit bifana+imperial dentro do estádio e não recomendo.
Saudações leoninas
11 Março, 2019 at 17:52
Uma vez vindo directamente do trabalho também recorri a esse kit e essa é uma das razões pelas quais nunca deixarei de ir ás roulotes…
11 Março, 2019 at 23:28
O meu filho tinha 5 anos quando contraio esse vírus esteve no hospital 1 mês e ainda hoje toma medicação passado 7anos.
SL
11 Março, 2019 at 18:22
A debandado deveu-se a falta de cerveja?!
11 Março, 2019 at 19:37
Com álcool…
11 Março, 2019 at 16:27
Essa análise mais profunda do “porquê” não deve ser do domínio público, deve ser feita sim, mas não transmitida para toda a população Portuguesa…
Mais importante do que fazer a análise da variação negativa ao nível da bilheteira é elaborar uma estratégia para corrigir esse facto!!!
SL
11 Março, 2019 at 16:39
100% de acordo!
11 Março, 2019 at 19:18
Sente-se no ar um Varandismo menos militante.
É a Primavera a chegar.
La para o Verão serás Beneditino.
11 Março, 2019 at 19:23
Que profundidade tem que haver na simplicidade do facto de: não havendo empatia dos adeptos e sócios com a equipa, e também CD, a afluencia ao estádio é menor? Realmente há muito a esconder… é visível a qualquer pessoa minimamente interessada e não é preciso ter nenhuma licenciatura.
Podem por lá a cerveja, os jogos podem ser todos ao domingo à tarde e marcados com meses de antecedência que não fará diferença. Não há motivação, não há massa associativa que tenha paciência para uma época inteira.
Querem vender um produto? Percebam que têm como “clientes” e principalmente não os tomem por parvos.
11 Março, 2019 at 22:48
Se em termos de impacto mediatico e de mercado, não compreendes a diferença entre seres tu a dizer isso ou um elemento da direção do clube, eu francamente também não te consigo explicar…é que nem sei por aonde começar!!!
11 Março, 2019 at 15:29
Gosto sempre quando há eleições e uma das bandeiras é o horário dos jogos. “vamos ter jogos a tarde!”. Depois marcam 1 jogo com o cascos de rolha FC e marcam na agenda que a promessa eleitoral foi cumprida.
Depois voltamos aos jogos as 21 da noite.
Já estou a ver as reuniões com a SportTV:
– Sporting: nos queremos jogos a tarde!
– SportTV: a tarde temos Premier shop e o campeonato do Alentejo de matrecos. Vocês vão jogar á noite. Além de que nos metemos dinheiro no clube por isso…come cala e agradece.
– Sporting: ok! Nós percebemos e agradecemos o tempo gasto na reunião.
13 Março, 2019 at 15:41
Só uma pergunta:
Qual foi a última época onde os jogos com o fcp e o slb foram ao sábado ou domingo à tarde?
É que nesta foram: sábado 15:30 o fcp e domingo 17:30 slb
11 Março, 2019 at 15:39
O Miguel Cal é a pessoa na direcção do Sporting em quem eu tenho mais expectativa. Parece preocupado em fazer um bom diagnostico das situações que encontra. Resta saber sobre as soluções.
O que é que eu peço ao Miguel Cal?! Criatividade. Inovação. Não quero que o meu clube gaste nenhuma fortuna nestas áreas mas quero que apresente trabalho. E para muito dele não é preciso nenhuma fortuna…
Estamos na idade da pedra neste aspecto…
Claro que uma coisa destas só é sustentável se o futebol for. E discordo de quem diz que só se o futebol ganhar. Não é verdade. As pessoas querem é proximidade, perceber o que está a acontecer, perceber que o Sporting está a construir algo. É por isso que nesta fase era TÃO importante os putos. Porque junta as pessoas à equipa. Mesmo que os resultados não fossem brilhantes.
O Miguel Cal deve falar com os seus parceiros de direcção e explicar-lhes que, se querem um Sporting que seja uma máquina, mais que panfletos é preciso chamar as pessoas. Não afastá-las com uma snobeira bacoca e guerras fúteis…
11 Março, 2019 at 16:34
Dois aqui….
11 Março, 2019 at 18:49
Tb acho… mas quem tem bananoides e afins a mandar não em parece que tenha grande futuro (a sério só saberemos se estas medidas passarem do papel – e de pura propaganda de momento – para a acção – q no fundo é o que os scp querem)… como gostaria de estar enganado mas não me parece…
11 Março, 2019 at 19:44
Pelo menos está a fazer a obrigação dele, coisa que já não, posso dizer de muitos outros…
11 Março, 2019 at 17:53
Concordo Tiago!
11 Março, 2019 at 18:24
Concordo!
11 Março, 2019 at 15:45
Em primeiro lugar espero que os comentários e a discussão deste post não sejam enviesados pelos sentimentos emocionais e pré-concebidos que a maior parte das vezes observa-se nesta Tasca.
Discussões estéreis sobre se o meu Sporting é melhor do que o teu não levam a lado nenhum.
…
Pois bem, observando o que é dito e explicado pelo Miguel Cal, existe na minha perspectiva um diferente paradigma na abordagem do potenciar de receitas.
E na minha óptica, a ideia passa por captar um novo tipo de adeptos dos eventos desportivos, não tão doente pelo clube, mas sim mais pelo espectáculo em si.
Porém, tenho receio que num país latino como o nosso, onde a clubite é a maior motivação para ir ao estádio, enquanto que este tipo de adepto, que vai simplesmente pela festa e vê-se com maior naturalidade em campeonatos anglo-saxónicos, como são os casos da liga inglesa e alemã, praticamente não existe em Portugal.
…
Ou seja, espero que hajam dados mais substanciais e justificações mais conclusivas com o potencial no aumento das receitas explicado por Miguel Cal, sem que elas estejam simplesmente ligados ao adepto tradicional, é certo muito fidelizado com o clube, mas muito influenciados pela performance desportiva e pelo sentimento que cada um tem pelos dirigentes em cada determinado momento.
11 Março, 2019 at 15:55
Com todo o respeito,
Creio que essa ideia de captar um novo publico que vai ao estádio pelo espectáculo…
É como a ideia de fazer um grupo empresarial para que o clube não dependa tanto se a bola bate na trave ou não…
Uma boa ideia na teoria mas completamente desligada da realidade. Só paga uma fortuna para ir à bola os doentes por futebol. E pelo clube. A questão não é levar gente diferente mas sim como alargar estes “doentes”. E isto estende-se ás modalidades.
Claro que podemos melhorar a experiência de ir ao estádio e isso é óptimo e faz muita falta. Mas se acham que isso vai transformar o publico alvo…estão enganados. O caminho é aumentar os “doentes” e chamar todos os que já existem ao estádio…
11 Março, 2019 at 16:00
Isso acontece em Inglaterra…mas é porque eles têm outra cultura, têm outro espectáculo para apresentar que nós nunca teremos. Mais de metade dos jogos vão ser sempre espectáculos muitos pobres com uma das equipas a não valer pagar sequer 50 cêntimos para a ver. E estou a ser simpático quando digo metade dos jogos…
E sabes…aconteceu lá e está a ter graves custos por haver uma evidente e clara degradação do espectáculo fora das 4 linhas por falta de “doentes” e por excesso de estrangeiros e “turistas”…seja turistas mesmo seja turistas por não serem doentes da bola mas apenas por status…
11 Março, 2019 at 16:54
Conheço bem, tenho lá uma filha.
Os ingleses tem a paixão pelo jogo, além do clube do coração.
Cenas de antijogo são impensáveis, por isso, como vemos nas televisões, os estadios estão sempre cheios com jogos televisinados. Os bilhetes dos jogos dos grandes clubes esgotam antes de iniciar a época.
Aqui enquanto reinarem os DDT vai ser sempre a mesma merda.
11 Março, 2019 at 18:53
Nem mais!
Aqui no tugão onde reina o compadrio e a corrupção, não há lugar à honestidade e ao fairplay.
Não tenhamos ilusões…
11 Março, 2019 at 19:26
“(…) Porém, tenho receio que num país latino como o nosso, onde a clubite é a maior motivação para ir ao estádio, enquanto que este tipo de adepto, que vai simplesmente pela festa e vê-se com maior naturalidade em campeonatos anglo-saxónicos, como são os casos da liga inglesa e alemã, praticamente não existe em Portugal.(…)” (Rui Miguel dixit)
Caro Rui, a motivação para encher os Estádios em Inglaterra é a clubite, tanto ou mais que em Portugal. A diferença é que não existe uma clubite tão concentrada em 3 Clubes de dimensão mais nacional como em Portugal e Espanha, mas muito mais repartida por variadíssimos clubes com dimensão local e regional.
Poder-me-à dizer que vivem o espectáculo desportivo de outra forma e tenderei a estar de acordo. Mas o que as faz ir aos Estádios é basicamente o mesmo. Já o que faz encher praticamente TODOS os Estádios em praticamente todos os jogos em Inglaterra, por exemplo, terá muito mais que ver com a qualidade do espectáculo. Há muitos mais adeptos dos Clubes a ir assistir aos jogos em Inglaterra porque o futebol é melhor, o resultado menos previsível e o espectáculo dos públicos muito mais colectivo, partilhado, apaixonado e, logo, emocionante.
Na realidade, em Portugal, a maioria dos estrangeiros prefere (ou preferia)assistir a jogos do Sporting, por causa dos cânticos, das coreografias e do ambiente que se gerava. Esta época ainda não assisti a nenhum jogo em Alvalade, mas nas 3 épocas anteriores assisti a uns 10 jogos e encontrei sempre vários adeptos estrangeiros em visita a Portugal que faziam questão de assistir a um jogo do Sporting por causa do cântico da versão do “My Way” do Sinatra e por causa do espectáculo da Curva Sul.
Temos de ganhar consciência de que as claques também aportam muito de positivo e de engrandecedor ao espectáculo. O que se deve fomentar é uma maior disciplina nas mesmas e, sobretudo, mecanismos de criação de afinidade e proximidade cúmplice com o adepto médio, por forma a que estes também participem mais nos cânticos e coreografias das claques.
Um abraço e saudações leoninas
11 Março, 2019 at 19:47
“(…) Isso acontece em Inglaterra…mas é porque eles têm outra cultura, têm outro espectáculo para apresentar que nós nunca teremos. Mais de metade dos jogos vão ser sempre espectáculos muitos pobres com uma das equipas a não valer pagar sequer 50 cêntimos para a ver.(…)” (Tiago Coração de Leão dixit).
Estou plenamente de acordo, Tiago. E quem queira, realmente, mudar a indústria em Portugal tem de começar por aí: alterar a merda de quadro competitivo que temos: 18 equipas num cantão como o nosso é f… mesmo! Só para manter o status quo de jogos de influências e de interesses. Em 1993/94, aquando da sua primeira experiência como seleccionador A de Portugal, propôs medidas para alteração do principal quadro competitivo português, no imediato para 14 clubes e, a médio prazo para 12 ou 10. Foi a condição de passar de bestial (bicampeão do Mundo sub20) a besta (demite-se da federação dizendo que esta precisava de uma forte vassourada para deixar de ceder aos interesses instalados). A partir daí passou a persona non grata da maior parte da imprensa nacional.
Com 18 equipas, como temos actualmente, 12 iniciam o campeonato procurando não descer. A meio do campeonato, todos os anos, já houve meia dúzia de “chicotadas psicológicas”; no último terço, ou já estão definidos os lugares de descida e o futebol passa a ser de um paupérrimo futebol ultradefensivo dos pequenos, para um paupérrimo futebol do desequilíbrio real em relação aos maiores.
Fala-se muito no treinador português. Mas a “virtude” do treinador português é o “resultadismo”. Veja-se o sucesso de Vitor Oliveira: é um “especialista” em subir equipas à primeira divisão, mas porque se tornou um espécie de Mourinho de segunda linha. Chega à primeira divisão e é mais do mesmo bafio de ideias.
A 1ª Liga Portuguesa com 10 equipas a 4 voltas tinha 5 jogos por semana, TODOS A HORÁRIOS DECENTES, muito mais equilibrados, com mais Estádios cheios e com os clubes mais pequenos (os actuais de média dimensão) a realizarem muito melhores receitas porque o bolo televisivo era dividido por menos e porque recebia 2 vezes Benfica, Sporting e Porto; tendencialmente aproximavam-se destes, a incerteza seria maior e o espectáculo muito mais atraente.
Mas isso não interessa aos poderes instalados. Interessa haver muitas quintinhas para melhor poderem reinar os mesmos.
Saudações leoninas
11 Março, 2019 at 21:05
Bem dito!!!
Aliás, aproveito para acrescentar o rídiculo que é uma empresa, sportv, a definir os horários dos jogos … Quando deveria ser a entidade que organiza as competições profissionais de futebol … Ou seja, a Liga de Clubes …
Isto em Inglaterra é impensável … O modelo foi definido, e bem definido, e é ver como a negociação dos direitos televisivos é feita num todo (isto é, todos os clubes da Premier League e do Championship), e a repartição do ‘bolo’ é muito mais equitativa … Aqui neste paiszinho de faz de conta, minado pela corrupção o que aconteceu ?!?! O clube das toupeiras corruptas roeu a corda de um acordo global e … É o que temos … Com a agravante de que o desiquilibrio entre os 3 grandes e os demais clubes tem aumentado sobremaneira …
Isto está de tal modo enviesado que temos o cúmulo do ridiculo da tv de um clube (das toupeiras corruptas) a transmitir os jogos deles em casa … É uma VERGONHA … A pirâmide está invertida …
11 Março, 2019 at 16:00
A resposta para essas dúvidas tenho com este belo exemplo.
https://maisfutebol.iol.pt/alemanha/borussia-dortmund/adeptos-do-dortmund-deixam-mensagem-fantastica-a-equipa
Mas lá está, países diferentes, realidades diferentes, adeptos diferentes.
11 Março, 2019 at 16:07
Os adeptos do Dortmund são doentes…acredita…
Claro que os doentes de lá são diferentes dos de cá…são culturas diferentes…tal como são em todos os países.
Mas eles são fanáticos pelo Dortmund…não são “um publico diferente do tradicional”…
11 Março, 2019 at 16:07
E cinco anos depois lutam pelo título…
11 Março, 2019 at 16:15
É preciso também explicar uma coisa…
Os jogadores não foram só servir cervejas aos adeptos.
Eu vi o Hummels e o sub-capitão pendurados nas grades no final de um jogo a pedir desculpa e a explicar aos adeptos o que estava a acontecer.
Nenhum deles mandou os adeptos po crl quando eles começaram a apertar mais (e eles apertaram)…
Um estranho hábito que os jogadores no Sporting parecem ter…pelo menos desde o Liedson…
11 Março, 2019 at 16:19
Essa época houve muitas demonstrações destas da reverencia que os jogadores deveriam ter para com os adeptos…
11 Março, 2019 at 16:31
Mas lá está há doentes e doentes,
Há os que eu chamo de doentes negativos, e muitos Sportinguistas entram neste grupo.
Por exemplo, ontem ao almoço falava com o meu sogro, sócio há mais de 40 anos, com game box na Central.
E comentava que pelo menos naquele sector, basta um lance menos bom, uma perca de bola, uma finta mal feita, um falhanço perto da baliza contrária e há logo um bruá de descontentamento.
Pelo contrário, os adeptos do Borussia, e do Liverpool entre outros, existe uma doença positiva, um estar com o clube acima de tudo, independentemente do que aconteça.
Mas olha, falando de clubes portugueses, gostaria de ver qual seria a reacção dos adeptos do Sporting com o que aconteceu ao Porto esta semana.
Perdem em casa com o seu maior rival, são ultrapassados na liderança, a seguir tem jogo da champions, sofrem um penalty estúpido colocando em causa a eliminatória, e não tiveram n tipos nos média a dar bocas a semana toda, não assobiaram a equipa durante o jogo da Roma.
11 Março, 2019 at 16:37
A diferença é que os adeptos do Porto sabem que a seguir a um jogo menos bom…em 95% dos casos a equipa responde no jogo a seguir….e no outro…e no outro.
Já os Sportinguistas sabem que o pior jogo será sempre o seguinte.
11 Março, 2019 at 18:16
Tão isto!… Infelizmente.
11 Março, 2019 at 18:57
EXIGENCIA… nós somos ums cambada de INCOMPETENTES crónicos…
Só ainda não percebi se a “coisa” é induzida propositadamente (pelos croquetes requentados) ou somos mesmo doentes x cura!
12 Março, 2019 at 8:01
Diria que a seguir a jogo menos bom temos volta olimpica…. que mais podemos querer?
11 Março, 2019 at 16:39
Se aquela equipa tivesse acabado de ser campeã no dia anterior?
Seria brutal…
Quantas vezes viste uma equipa do porco ser recebida em Alvalade como heróis depois de ficarem em 2º?
Eu vi em Alvalade uma equipa sair a perder 2-0 ao intervalo com o maior rival a ser apoiada e dar a volta. Também vi acontecer com os lampiões B…entre outros…
Tudo depende de como as pessoas se sentem ligadas ou não à equipa. O que acontece hoje é que há um divorcio…
11 Março, 2019 at 16:54
Pois existe um divórcio.
Mas o que se faz?
Lavar a roupa suja em publico, ter uma atitude de olho por olho, dente por dente ???
Ou procura-se um terapeuta, baixar a carga de energia negativa, e refazer a nossa vida e quando estiver de cabeça limpa, cimentar um novo projecto de vida.
Olha, falando por mim próprio, que já passei por um, tinha várias pessoas a “picar-me” inclusive familiares para adoptar a primeira opção, felizmente, escolhi o serenar, pensar no copo meio cheio e não no meio vazio, e com o passar dos anos, sou bem mais feliz e contente com a minha escolha.
11 Março, 2019 at 21:31
Eu tenho uma teoria que sei que para muitos não faz sentido mas para mim é assim.
Eles é que são pagos para nos servir. Por isso eles é que têm de criar essa ligação.
Como? Com alma, com proximidade, com miúdos da casa, com sentimentoe com transparência. Com um ideal de nós contra eles e contra tudo e contra todos. É assim que se cria um laço entre adeptos e equipa. Não pode partir dos adeptos criar essa ligação se o clube não passar essa chama.
Por mais esforço que se faça, um adepto liga-se ao que o emociona. Se a equipa não lhe toca na emoção… Não é racionalmente que vai criar essa ligação…
11 Março, 2019 at 16:52
Depende!
Eu vejo assim!
Não sou do Sporting por causa de estar este presidente ou aquele jogador, por estar em 1º ou ultimo!
Sou do Sporting porque me identifico com o Clube, com os valores do Clube. Nunca vou concordar com tudo. Nunca vou ter o Clube que a minha ideia diz que devia ser o Clube. Mas não vou deixar de ser do Sporting!
Se voarem, eu voo com vocês!
Se caírem, eu caio com vocês!
Este é a minha postura, seja para que modalidade for!
Agora, sei que a maioria não é assim.
O meu irmão não é assim… Se ganha anda entusiasmado. Se passam por fases complicadas nem liga…
11 Março, 2019 at 21:43
Eu não sou assim. Nem como um nem como o outro.
Claro que sou sempre do Sporting. E claro que uma equipa que ganhe me toca sempre muito.
Mas não é só isso.
O que é que mais me apaixonou na equipa do Leonardo Jardim?! Não foi o futebol nem ganhar. Foi a raça daquela gente. Foi sentir que tínhamos uma equipa que entrava a cada jogo para dar tudo o que tinham e mais alguma coisa. Foi ver aqueles putos todos que eu vi crescer despontar. Foi um Maurício, um Rojo, um Slimani, um Adrien, um William…Cedric, W. Eduardo, Montero, A. Martins, Mané…. Todos eles de alguma forma me tocaram no sentimento e criaram um laço muito mais forte do que carregarem aquele símbolo ao peito ou ganhar. Foi sentir que aquele símbolo pertencia mesmo aquele peito e que aquilo era uma equipa com tudo o que eu mais gostava. Jovem, raça, irreverência, organização… Os meus meninos e os soldados mais bravos do plutão.
Com todas as suas falhas, com todas as suas lacunas de qualidade ou lá o que era… Foi uma equipa que traduziu quase tudo o que eu gosto de ver numa equipa.
11 Março, 2019 at 16:48
“A questão não é levar gente diferente mas sim como alargar estes “doentes”. E isto estende-se ás modalidades.”
Há vários níveis de “doentes”.
Quando se diz levar “gente diferente”, eu oiço “levar gente doente doutros níveis”.
Ninguém vai à bola, REGULARMENTE, se não tiver atingido por essa “doença” que é o Sporting. Pode ir uma vez ao futebol, 2 ou 3 por ano ao pavilhão, acompanhando alguém, e está feito.
Não é a essas pessoas, de certeza, que se referem.
Eu acho fixe o ambiente das roulotes – já os meus filhos não acham piada! – mas se a coisa fosse bem feita, podia perfeitamente passar-se grande parte desse ambiente e desse negócio para dentro do estádio, com vantagem para o Sporting!
11 Março, 2019 at 22:53
Ganhar Tiago. Essa é a grande premissa para aumentar as assistências. Estivéssemos a lutar pelo título e quanto desta argumentação de que o estádio está vazio pela indignação do famigerado golpe estaria por terra.
11 Março, 2019 at 16:37
Esse tipo de adepto “da festa” do “desporto pelo desporto” em PT só vês uma amostra deles mas modalidades, nomeadamente em provas de estrada, mas também alguns nos pavilhões aqueles que são “apaixonados” realmente por uma modalidade e em que isso se sobrepõe ao clubismo….
No futebol não existe esse tipo de adeptos nos países latinos….
11 Março, 2019 at 17:08
Exacto
Esse é o meu maior receio.
A Clubite em Portugal é super forte, e no Sporting é alavancada pelo síndroma de enfrentar todos os dias um “lampião” e/ou um “tripeiro” que basicamente não sabe fazer outra coisa que achincalhar o adepto rival.
…
Infelizmente muitos Sportinguistas não consegue suportar psicologicamente estes dementes (pior que doentes), e fraquejam no seu amor ao clube, devido a anos e anos de insucessos e “gozo” pelos adeptos rivais.
…
Ser do Sporting obriga a uma alma e uma coragem de espírito que nem todos são capazes de suportar.
E claro, quando o clube não consegue lhe dar o que precisam, viram-se contra o clube e quem o gere e representa.
11 Março, 2019 at 17:25
Yeep é uma análise muito “crua” mas inteiramente (mas não completamente) verdadeira
11 Março, 2019 at 17:53
Na mouche!
Eu respondo sempre que o Sporting é muito mais que futebol!
Pelo menos para mim é.
11 Março, 2019 at 18:19
Muita prosápia … Com palavras lindas a adornar … Mas, o cerne da questão é só um …
Estás a utilizar essa retórica para justificar o INSUCESSO DO FUTEBOL PROFISSIONAL … Tão simples quanto isto …
Eu não sou ‘perdedor nato’, bem pelo contrário … Em tudo o que tenho feito na vida, desde os estudos, ao desporto, sempre fui vencedor … DEu-me muito trabalho, mas também muito gozo …
Fui campeão regional, campeão nacional, treinador de jovens adolescentes que levei às selecções, etc, etc …
A postura de ‘politicamente correcto’, de ‘manso’, não é para mim, nem para nem para muitas centenas de milhar de Sportinguistas …
O que se viu nos últimos 5 anos é que, com mais trabalho, escolhas mais acertadas é perfeitamente possivel ombrear com os maiores da Europa … Agora, colocar tudo em causa só porque não se está a “mamar do tacho que tem sido o SCP”?!?! Criar uma vaga de fundo para destituir uma direcção legitimamente eleita duas vezes e reforçada em AG?!?
O SCP tem na sua matriz o Esforço, Dedicação e DEvoção para atingir a Glória (títulos) … Este lema é levado à prática quase todas as semanas por mais de 50 modalidades … Porque é que o futebol profissional não absorve de vez esta filosofia e a implementa como sua???
Agora esta Menorização que estão há 7 ou 8 meses a fazer no futebol profissional do SCP cheira a bafio … E tem também o cheiro que afugenta os cães …
Esta conversa do “novo público” e o car@lho, isso é só ‘conversa para boi dormir’ …
Sejam homenzinhos e falem a verdade aos sócios e adeptos …
11 Março, 2019 at 18:30
Diz que ganhou tudo na vida até nos estudos.
Mas nos estudos também se ganha educaçao na forma de expressar, na atitude perante a vida e na forma com se lida com os outros, sem conversa bélica e ofensas gratuitas …
11 Março, 2019 at 18:41
O Rui Miguel deve perceber pouco do mundo e sub-mundo cibernético …
O “Xupa-me as Peles” foi uma personagem, por mim criada na altura do Cacifo do Paulinho e de outros blogues leoninos, cáustica, terra a terra, mas sempre verdadeiro, talvez com o coração ao pé da boca, mas que, pretendeu e pretende meter o dedo na ferida, doa a quem doer … Mas sempre, sempre a defender os superiores interesses do SCP …
11 Março, 2019 at 18:55
Ah … Afinal é uma personagem cibernética.
…
Pois, confesso que percebo nada desses mundos ou sub-mundos cibernéticos, e talvez ingenuamente achei que este tipo de comunidades fossem mais um modo de expressarmos opiniões, válidas e coerentes com quem na realidade está atrás do teclado.
Pelo menos é dessa forma que comento e dou os meus pareceres sobre o mundo Sporting
11 Março, 2019 at 21:08
Eu isso de … ” expressarmos opiniões, válidas e coerentes com quem na realidade está atrás do teclado”… gosto de fazer é cara a cara …
11 Março, 2019 at 18:32
Não é ele (MC) que “tem de dizer a verdade aos sócios” ele tem de apresentar analises da situação e posteriormente soluções para a área dele, é o que está a fazer e a meu ver é dos poucos desta direcção que demonstra competencia e profissionalismo, mais, se se mantiver lá até essa altura, até acho que uma futura direção o deveria reconduzir no cargo, a não ser que borre a pintura toda claro…
11 Março, 2019 at 18:49
Tenham Orgulho,
Tudo bem que não é ele que tem que dizer a verdade aos sócios … Mas sendo ele parte de um todo (direcção do nouvelle scp) deve, em meu entender, falar sempre a verdade aos sócios e adeptos do SCP, e não andar a tirar conclusões de dados internos do clube … Muito menos deveria apresentar isso agora … Quanto muito apresentava no inicio quando entraram e no final da temporada (se lá chegarem) …
ISto cheira a desespero … PAra que não se diga a verdade, e que é, tão somente a seguinte, esta direcção do nouvelle scp não tem falado a verdade aos sócios e adeptos leoninos …
11 Março, 2019 at 19:57
Não me parece fez o que eu faria recolheu dados fez umas SWOT’s e outras análises, estudou o problema e apresentou (o que pode, porque tem de certeza outras conclusões que não podem ser apresentadas em público, mas não podem mesmo) as conclusões dele sobre o estado “da conta” conjuntamente com uma linhas de ideias a seguir…
Agora baseado nisto tem de fazer um mkt plan defende-lo e implementa-lo e cá estarei também para analisar essa parte
SL
PS Há uma diferença entre dizer a verdade aos sócios e desvendar estratégias ou enunciar os pontos fracos do clube em público e se bem te lembras disse e defendi exactamente da mesma forma o CD do BdC quando também eles por imperativos táticos e estratégicos tiveram de filtrar a informação que saia para a rua…a diferença é que eu sou sempre igual a analisar isto, enquanto que há aqui muito boa gente que mugiam como umas vacas porque queriam saber tudo de tudo e agora passados 8 ou 9 meses, andam aqui muito contentinhos a dizer que há coisas que não se podem desvendar e há informações que devem ser resguardadas…
11 Março, 2019 at 21:13
De acordo … E confirmo o que disseste na altura …
Eu, em termos simples não discordo do conteúdo do que apresentou … MAis uma vez, para mim, andam é com os ‘timings’ todos errados …
Em meu entender, e tal como se faz nas organizações de nivel internacional … Este tipo de ‘assessments’ ocorrem antes de … e depois de … Um determinado período de tempo, tipo relatório de actividades para o biénio x e y, etc … E não durante … Durante, fazem-se avaliações periódicas, trimestrais, semestrais, para aferir se o modelo está a dar os resultados propostos, e é nesse momento que se propõem alterações ao mesmo modelo no sentido de seguir o rumo … Mas isto é feito internamente …
Por isso refiro que isto “cheira a desespero” … Posso estar enganado … Mas as evidências … Hummmm
11 Março, 2019 at 21:29
Estás quase lá, mas como é que ele faz um assessement sobre a perda futura de espectadores? Ele só pode fazer a análise com numeros e esses numeros só agora começam a ser relevantes, se ele fizesse esta analise há 6 meses, não era uma análise era uma projecção…
SL
11 Março, 2019 at 21:40
Correcto, mas então fazia uma projecção umas semanas depois de terem entrado em funções … E, no final da temporada lá apresentava este tipo de relatório …
Por isso digo-te que, mais uma vez, esta direcção ERROU no TIMING …
11 Março, 2019 at 18:37
Só prova que têm tido gente competente a potenciar o Clube! O que orgulha os seus adeptos!
11 Março, 2019 at 20:19
Rui Miguel, permita-me discordar de novo:”(…) Infelizmente muitos Sportinguistas não consegue suportar psicologicamente estes dementes (pior que doentes), e fraquejam no seu amor ao clube, devido a anos e anos de insucessos e “gozo” pelos adeptos rivais. (…)” (Rui Miguel dixit)
Se isso fosse tão verdade assim, o Sporting não teria a quantidade de adeptos que tem e a dimensão nacional e internacional que possui. Afinal, ganhou 2 campeonatos em 37 anos. E, nos últimos anos até vínhamos assistindo a um considerável aumento do número de assistentes no Estádio José Alvalade e do número de associados. Mesmo continuando a quase nada ganhar no futebol.
assisti a um fenómeno idêntico durante o consulado de João Rocha a Presidente. Uma maior capacidade em motivar e mobilizar a massa adepta sportinguista. E não pense que os rivais não tentavam gozar connosco nessa altura. Oh se o faziam! Ma nós tínhamos uma capacidade de mobilização que os calava.
SL
11 Março, 2019 at 16:06
Propositadamente não li comentário nenhum antes de fazer o meu, então é assim gosto deste gajo, gosto da forma como fala do clube de forma positiva e pro-activa e como em vez de fazer uma choradeira “aí e tal o Bruno papão deixou milhões para pagar” disse a verdade de forma clara e pela positiva, ou seja:
O clube é sustentável e o problema prende-se com uma gestão anterior muito alavancada, ou seja uma gestão no limite que dependia de vários factores para não haver os problemas de tesouraria que existem agora ( revolving de 1 EO e lançamento de outro e vendas de activos no verão que não aconteceram como programado) ou seja disse a verdade sem fazer nenhum drama e eu acrescento não me incomoda muito a tal “gestão alavancada” desde que antes se tenham equilibrado as contas, um clube não é um Banco, não tem de gerir “depósitos” avultados, tem de investir capital, para gerar mais valias desportivas e financeiras, para depois investir outra vez….
Não mentiu quando relacionou directamente o aumento da bilhetica com a diminuição das GB, bateu no ponto crucial, os horários e apresentou um pensamento “out of the box” que me agrada por princípio, a estória das cervejas e bifanas DENTRO do estádio….embora eu nunca deixasse de ir às roulotes, porque dentro do estádio só vais estar com os teus amigos que têm lugar naquela zona, acho uma boa ideia e que depois de trabalhada pode ser uma mais valia….
Em resumo gostei do que disse e da forma como disse e é sempre bom saber que existe pelo menos um director com o qual me identifico….aliás existem dois mas o outro só trata das modalidades e ultimamente parece-me mais “manso”
SL
11 Março, 2019 at 16:26
…” O clube é sustentável e o problema prende-se com uma gestão anterior muito alavancada, ou seja uma gestão no limite que dependia de vários factores para não haver os problemas de tesouraria que existem agora ..”
And yet…. Oferece-se milhões ao Mendes, protocolos com chineses,ida ao mercado acimas dos 11M de euros e jogadores como Nani e Montero a sair a custo zero.
Tá bem….tá.
11 Março, 2019 at 16:39
Não deixa de ser verdade, mas não era nem isso que estávamos a discutir, nem acho que este Miguel Cal tenha voto na matéria nessas negociatas…
11 Março, 2019 at 16:41
Absolutamente verdade a seguinte frase:
“…gestão anterior muito alavancada, ou seja uma gestão no limite que dependia de vários factores…”
BdC, na época passada, colocou-nos na dependência absoluta da ida à Champions.
No poker chama-se “all in”.
A derrota no Marítimo significou a derrota final desta estratégia……… depois…….magicamente…..quando havia ainda um título importante para conquistar…….Alcochete.
11 Março, 2019 at 17:04
Sim tens razão mas não ē isso que se pede a um presidente de um clube? Que estique a corda até ao limite para chegar ao título?
Claro que se não der depois tens de tirar o pé, voltar a equilibrar o barco, para voltares a tentar….isto é a vida de um “underdog” que é exactamente o que o SCP é no que diz respeito ao futebol em Portugal e muito me custa admitir isto, mas que é verdade, é…
11 Março, 2019 at 17:51
Quem gere uma instituição com a dimensão do Sporting não pode gerir como se estivesse numa partida de poker.
Lendo o livro percebe-se que, para além de uns murros na mesa nas reuniões com os bancos (na rábula “policia mau, policia bom” com o Carlos Vieira no outro papel) não havia grande estratégia, especialmente no futebol sénior onde a contratação de “shikabalas e Castagnos” foi igual à de administrações anteriores.
A ilusão trazida por JJ é violentamente travada no jogo c Marítimo… havia que mandar embora o treinador mais caro da história do Sporting porque não iria haver dinheiro para o pagar na época seguinte…. e ai voltou a rábula “polícia mau, policia bom” com outros protagonistas…. “Fernandos Mendes e Mustafás” da vida….. pessoas que BdC, segundo o livro, mal conhecia, mas (ironia das ironias) na madrugada do jogo do Marítimo está a noite TODA (dito por ele) ao telemóvel com F. Mendes …(e não é o gordo da TV).
Enfim….
11 Março, 2019 at 18:12
Estás a confundir táticas com estratégia, dar um murro na mesa é uma tática, não é uma estratégia, uma estratégia é dizer “não há guito e vamos jogar com os que temos, com os putos inclusive, durante o tempo que for necessãrio para equilibrar o barco (e fizeram-no durante dois anos) e depois vamos começar a meter dinheiro “na coisa” porque o nosso objectivo é estar ao nivél dos nossos rivais e ganhar ao menos um campeonato!!!
Já o disse aí em cima, o que eu peço ao presidente do meu clube, não é aquilo que peço ao meu gerente de conta, o que peço ao presidente do meu clube é que quando “for lá” que vá com tudo (desde que não deixe o clube com 450M de passivo, claro) mesmo que a seguir se falhar tenha de apertar o cinto e começar tudo outra vez…
E esse quanto a mim é que é o grande equivoco desta direção, ter “alimentado” uma fábula (fácil, fácil, 7ki de horas etc) de que podiamos num ano destes, chegar ao titulo quando visto que na época anterior se tinham apostado as fichas todas, este era um ano de contenção, como foram os 2 primeiros do bruno…
Para mim foi isso que falhou e está a falhar, faltou a coragem de dizer “ok precisamos de respirar e tomar balanço, este ano vamos á luta com o que temos e vamos “espremer” ao máximo a formação, para o ano que vem com a casa arrumada vamos atacar o campeonato” se isto tivesse sido dito e posto em practica nenhum sócio ou adepto se sentiria defraudado e enganado, cham-se gerir expectativas…
E não tem a ver com godinhos, brunos ou varandas, nós cada vez temos menos receitas (agora a CL, mas já foi quotizações, passivo, vendas de activos) que os nossos rivais e não conseguimos competir com eles 3 ou 4 anos seguidos, mas conseguimos se “pouparmos” em 2, fazer um esforço “supremo” no terceiro ano e jogar com “armas” parecidas e isto sim é estratégia!!!
Depois se ganhas ou não isso são outros 25 tostões…
SL
11 Março, 2019 at 18:27
O Degas a querer contruir uma nuvem de fumo e tu a dissipares a mesma, deixa o rapaz “cartilhar” à vontade pah…
11 Março, 2019 at 18:51
lol
11 Março, 2019 at 18:50
Os nossos rivais não vivem no desafogo! Têm gestões alavancadas, e com essa mesma dependência de factores… são competentes e têm a solidariedade dos sócios pro o bem e o ptoo mal…não têm é sócios, que credibilizem (Golpistas) como uma qualquer CG!!!
11 Março, 2019 at 18:55
Verdade ou não isso é irrelevante para a análise, os factos são vamos ficar pelo segundo ano fora das champions a diferença para aquilo que carnide e porco vão facturar em 2 anos é superior a 100M para cada um!!! Essa é que é a “parcela” que interessa…
12 Março, 2019 at 8:10
Ainda estou para ver onde estava esse all-in.
Primeiro porque o clube teve prejuizo porque os fdp rescindiram, não foi porque a equipa falhou, segundo a equipa falhou porque os jogadores fizeram de tudo para perderem o segundo lugar, não foi por nenhum all-in.
Terceiro, o Sporting recebeu mais dinheiro durante esse “all-in” de que tanto falas do que nos anos anteriores, especialmente da Champions….
O tal “all-in” era basicamente comprar um jogador valioso todas as epocas, e que todos concordaram que era a estratégia ideal, ficamos com jogadores como a puta dost, puta fernandes, fdp do acuna…. nada mau. São fdp mas bons jogadores…. qualquer um deles valerá facilmente uns 20 ou 30M, assumindo que pagámos uns 35/40M por todos diria que não foi mau negocio. Ahahah All-in, nem sabes tu o que isso é.
11 Março, 2019 at 16:35
Eu não tenho a mínima dúvida que «…nos próximos anos iremos esmagar todos os recordes relacionados com a marca Sporting”.»
Nada temam, plebeus.
11 Março, 2019 at 16:47
Vem nos livros mkting de guerra, as “batalhas vendem-se primeiro nas cabeças dos combatentes” eu estranho é que estejas a criticar um gajo deste CD que por uma vez dá uma boa imagem de “sentido de estado” profissionalismo e competência….mas claro és livre de criticar o que quiseres, eu também o faço, mas quando vejo um bom trabalho em prol do nosso Clube também o digo e neste caso específico ē um princípio de um bom trabalho….
Aliás se eu criticasse tudo o que este CD faz, o bom, o mau e o médio, como é que podia ter moral para acusar os outros de fazerem isso em relação ao antigo CD, por exemplo, como é que podia dizer “basta de desculpas esfarrapadas e de deitar a culpa para cima do outro” se eu próprio criticasse ás “cegas” tudo que está a ser feito agora?
SL
11 Março, 2019 at 16:55
O Sir Liar critica tudo o que é desta direcção, não percebeste ainda?
É da Direcção do Varandas? Então é merda…
11 Março, 2019 at 17:06
Dasss é vencem-se e não vendem-se….
11 Março, 2019 at 18:44
E o que é “Vem nos livros mkting de guerra”?
“de marketing”?
E num comentário mais acima, ao pedro degas:
“cham-se gerir expectativas…”
será “deixam-se”?
11 Março, 2019 at 18:58
mkt, mkting usei uma abreviatura de marketing
no outro é chama-se
11 Março, 2019 at 20:23
Nesta vou acompanhar o TenhamOrgulho.
Prefiro um discurso como o do Cal, ambicioso e a procurar deixar a sua marca, do que um discurso depreciativo e incompetente como o do Varandas (colchões, formação, etc.)
O problema é que a realidade parece contrariar o Cal em tudo o que ele diz e, se há records a bater, não me parece que venham a ser pela positiva…
11 Março, 2019 at 16:49
Nós os plebeus.
Tu o patrício.
Ironia do caralho.
11 Março, 2019 at 17:04
Tu só bates recordes de partilhas do Twitter
11 Março, 2019 at 20:56
https://pbs.twimg.com/media/DxjnPdJWwAAAVzp.jpg:large
11 Março, 2019 at 21:24
😀
11 Março, 2019 at 21:37
https://goo.gl/images/YEJkZn
11 Março, 2019 at 21:46
(oh pah, eu até leio com atenção o que tu dizes, mas agora estavas a pedi-las 😉 vá um abraço leonino)
11 Março, 2019 at 22:19
LOL
11 Março, 2019 at 18:51
Talvez num estado fóssil
11 Março, 2019 at 19:02
Isso e conversa pra boi dormir… ja tamos fartinhos destas narrativas…
RESULTADOS visiveis e a malta fala!
11 Março, 2019 at 19:50
É isto…
mas quem quiser pode continuar a bater palminhas.
11 Março, 2019 at 16:36
Resumindo, mais um artigo cheio de tretas e aldabrices.
“As assistencias descem para metade, mas a receita aumenta”
“Ano em que se venderam mais gameboxes de 2a volta” quando antes não existiam.
Passamos de um clube de “boa saúde”, um clube “falido” e agora voltamos a surfar da onda e ouvimos coisas como “iremos esmagar todos os recordes”.
Histórias e promessas em que ninguem acredita.
Só não estamos mais perto do abismo pq o “maluco” deixou um contrato de 500 milhões com a NOS.
Quando a fonte secar, vão se acabar as piruetas, os amadorismos e os empréstimos manhosos com fundos estrangeiros.
Depois logo se verá…
Isto de gerir com o dinheiro dos outros é sempre mais fácil.
Com papas e bolos se enganam os tolos.
11 Março, 2019 at 16:40
Quando o graveto da NOS acabar, estás empenhado até aos cabelos pois não é a NOS que te dá o guito mas sim os tais “fundos”. que te adiantam os milhões com juros e a receita da NOS, como este Apollo que já era falado desde Outubro mas era tudo cavalas e conspirações… Chegamos a Março. Pumba vai buscar!
Quando a teta acabar, começa a alienação de passes de jogadores para pagares a água, luz e gás….fora ordenados em atraso, voltas ao marasmo que era antes do maluco entrar no Clube.
11 Março, 2019 at 18:45
fácil, fácil
11 Março, 2019 at 19:04
gago mental says:
fute…bol… fute…bol, pes maos troncos cabeças & afins…
11 Março, 2019 at 19:30
Ora, Nalitzis, ora lá está, nem mais! 🙂 Horas e horas de dissertação, números, e mais números, e mais números ainda, ideias de bondade indiscutível (sem ironia), plannings vários, milhares de palavras, brainstormings infindáveis, gráficos, projecções, estimativas, estratégias, promessas, futuros, inovação, reformulação, agilização, aproveitamento, rendimento, direcionamento, etc, etc, etc, etc, e, no final, tudo se resumirá de forma bem, bem simples, aqui tão bem sintetizada: “”Quando a teta acabar, começa a alienação de passes de jogadores para pagares a água, luz e gás….fora ordenados em atraso, voltas ao marasmo que era antes do maluco entrar no Clube.”” Ponto. Haverá outras formas de dizer isto, umas mais subtis, outras menos, umas mais contundentes, outras menos, mas o espirito (e resultado) será sempre o mesmo. E todos o sabem tão bem. 🙂 Ou seja, e bem vistas as coisas, é o que se pretende, no fundo, não é? Então SIGA! 🙂 SL
11 Março, 2019 at 19:41
Nem mais.
11 Março, 2019 at 16:58
Lê lá com atenção o que foi dito foi que venderam menos GB e mais bilhetes individuais e que fizeram um “potential market” comparando apenas as situações idênticas e excluindo as que não podem ser comparadas e.g. jogos da CL
Mais uma vez o trabalho que ele fez, de diagnóstico, ou “market acess” como se diz agora, está bem feito e com profissionalismo, é o primeiro passo para intervir num segmento de elevada importância, a bilhetica, agora se o “resto” da direção lhe “dá” os meios (uma boa equipa a jogar bom futebol ajudava) para ele conseguir atingir os objectivos a que se propõe isso já ē outra conversa, mas que ele está a fazer o trabalho dele está….e bem.
SL
11 Março, 2019 at 18:26
“Só não estamos mais perto do abismo pq o “maluco” deixou um contrato de 500 milhões com a NOS.”
Em Setembro de 2018 restavam cerca de 300M€ e não 515M€. Quer isso dizer que, entre 1 Janeiro de 2016 e 30 de Setembro de 2018 se gastaram cerca de 215M€!
Resta dizer que 69M€ eram das épocas 15/16 e 16/17, do contrato da PPTV. Da NOS eram 446M€, cujo grosso começava na época 17/18 – o ano passado! O que não era nesses termos era o patrocínio das camisolas que começou logo em Janeiro de 2016 – se não me engano 8M€ por ano.
Portanto com um ano do grosso de contrato da NOS passado, mais ano e meio de patrocínio das camisolas, e sem contar com os 69M€ da PPTV, já se gastaram cerca de 150M€ quando provavelmente devias ter gasto 60M€ (20M€ de 2,5 anos de patrocínio nas camisolas e 40M€ de 1 ano de TV). Isto dos 446M€, que os outros 69 eram de épocas anteriores e nada a ver com a NOS.
“Isto de gerir com o dinheiro dos outros é sempre mais fácil.”
Ora aqui está uma frase que se aplica na perfeição ao que foi feito pela anterior Direcção ao utilizar dinheiro que “pertencia” a épocas posteriores e não se ter ficado só com os 60M€ que expliquei acima.
Se pensarmos que a anterior Direcção ainda planeou para esta época o pagamento de 40M€ a credores e que a solução para isso é antecipar mais receita da NOS, está muito bem aplicada esta frase! É pena é ser exactamente para defender quem queres atacar e para atacar quem queres defender.
Mas, lá está, sendo tu um tolo, é normal que te enganem com papas e bolos…
11 Março, 2019 at 19:17
Lá estás tu com o teu problema com os numeros em novembro existiam 350M, fora a parcela do contrato do clube, vou repetir 350M de 446 as outra verbas gastas tinham a ver com a renegociação do contrato da pptv que acabava na época 17/18, básicamente o que dizes a seguir a isso, tem validade zero, visto que os numeros que te servem de sustentação são falsos ou então o nosso director financeiro é um mentiroso compulsivo e tem de ser expulso já!!! É só escolheres…
https://maisfutebol.iol.pt/liga/contrato-nos/sad-do-sporting-tem-350-milhoes-a-receber-da-nos
Já te tinha dito antes, para que a credibilidade do que dizes seja um facto e para que se possam discutir as tuas ideias algumas boas e meritórias, á “séria” tens de deixar de “martelar” os números para que eles “deêm” o resultado que convém á tua teoria, eu se fosse de dar conselhos diria “ajusta as tuas teorias aos factos e não os factos ás tuas teorias…” mas como não sou de dar conselhos fica com a tua, já vi que mesmo com provas és renitente em aceitar a realidade…
11 Março, 2019 at 19:56
Calma Miguel Ribeiro, essa cartilha está desactualizada 😀
11 Março, 2019 at 18:53
Não bate a bota com perdigota
11 Março, 2019 at 19:07
Acham q se o SCP n fosse um enorme clube e super apetecivel (longe de estar falido… mt longe…) teriamos tanta gente em picos dos pes, e umas eleiçoes com enumeros candidatos… yeah right!
11 Março, 2019 at 16:49
Cerveja , outros horarios…tudo isso é muito interessante.
Mas permitam a sugestão : que tal melhor futebol?
11 Março, 2019 at 16:59
Mas isso não depende dele, certo? É nota que concordo contigo….
11 Março, 2019 at 16:58
Mais um capítulo na saga “vamos trabalhar para”. E depois apresentam soluções que nem dependem deles. É a nata corporate que utiliza palavras como “resiliência” a brilhar.
11 Março, 2019 at 17:10
Falta a ex líbris…. “o futebol português precisa de um Sporting forte”
A caminho…
11 Março, 2019 at 18:25
Pro-actividade …
11 Março, 2019 at 18:24
Sustentabilidade …
11 Março, 2019 at 17:23
Acho o Miguel Cal o gajo mais valido, dos que normalmente falam, desta direcção. Gostei do artigo, tal como ja tinha gostado de um que ele ja tinha feito antes sequer de ser da lista do Varandas.
Fazendo um pararelismo com o futebol, se o Cal fosse da formacao, tinha tudo para ser craque.
11 Março, 2019 at 17:24
A solução é simples, bom futebol= estádio cheio, o resto é só uma maneira de distribuir uns milhões pelos amigos.
11 Março, 2019 at 17:30
Pois tens razão e a segmentação, organização e rentabilização nem são precisas para nada é tudo ao molho…
11 Março, 2019 at 17:42
Ainda bem que percebeste o que eu disse. Continuem por este caminho que há de aparecer outro maluco para fazer mais um contrato de 500 milhões.
11 Março, 2019 at 18:18
Não o que eu te disse é que uma, a que mencionaste, é muito importante, mas não exclui as outras, como ficou provado na forma absolutamente incompetente e inconsciente como destruiste completamente, de um ano para o outro as 2 ultimas equipas campeãs do SCP…. Vai lá ver o que lhes aconteceu…
11 Março, 2019 at 18:28
Não entendo o teu raciocínio, eu digo uma coisa tu respondes outra. Podes tentar explicar? É que não estou mesmo a perceber.
As pessoas vão ao estádio para ver bom futebol, para ver vitórias. Se tiveres sucesso desportivo o resto vem por acréscimo.
11 Março, 2019 at 18:37
Evidente …
Se se fizesse uma análise ao “Market Pool” de épocas em que a equipa ou venceu o campeonato ou quase venceu (como em 2015/16) facilmente se comprovaria o que, e bem, acabaste de dizer …
O aumento das receitas (nas várias vertentes, bilhética, merchandising, patrocinios, etc) e o rendimento desportivo do futebol profissional são aquilo que se denomina por variáveis directamente proporcionais … Quando sobe o rendimento desportivo >>> aumentas as receitas … E o seu inverso também é verdadeiro …
11 Março, 2019 at 18:45
Isto é tão simples que até me faz confusão como há pessoal que dá crédito a estas publicações.
11 Março, 2019 at 19:39
O que te estou a dizer, mais uma vez, é que isso do bom futebol, é importantissimo, mas só isso não chega, precisas de outras coisas também, organização, estratégia, focus, segmentação, ou seja ganhas e jogas bem e depois o que é que fazes com isso? É seja o que Deus quiser? Não rentabilizas isso? E se não jogares bem ou ganhares, não há forma de diminuir as perdas?
O que o Miguel Cal está a fazer é a parte dele e está a fazê-lo bem, não estou a discutir se o presidente está a fazer a parte dele bem ou mal, ou o treinador, ou os jogadores, estou a analizar especificamente esta entrevista e o desempenho DESTE director…
Vou dar um exemplo concreto, a nossa equipa de andebol perdeu com o carnide (até me vem a bilis á boca de me lembrar disso) essencialmente porque foram uns tenrinhos e desperdiçaram 2 golos de vantagem nos últimos minutos, achas que no próximo jogo importante que fizerem no JR, aquilo não está á pinha a apoiar? Mas eles perderam e jogaram mal…
Mas e este mas é muito importante as modalidades, passam uma imagem (e não é só imagem) de organização, focus, objectivos e estratégia que consegue ultrapassar o factor jogar bem ou mal e ganhar ou perder, não é só termos boas equipas nas modalidades, é tudo á volta deles é feito com competencia, responsabilidade e profissionalismo que ajudam e de que maneira na ressaca de quando a “coisa” não corre bem, claro que se eles se começarem a cagar para o Clube, as pessoas deixam de responder, mas se derem o máximo mesmo não ganhando a estrutura mantém as pessoas á volta deles…
A única coisa que eu não percebo é estarem a criticar um trabalho específico de uma área que está a começar a ser bem feito se é a parte mais importante? Não, não é, mas é necessária? É sim e é aqui que bate o ponto…
11 Março, 2019 at 19:48
O Miguel cal pode ter mil e uma ideias, se a equipa não jogar bem e não lutar pelos lugares cimeiros, as pessoas não vão ao estádio.
Não tenho nada contra o Miguel cal, nem conheço a personagem, mas o que fez até agora para o gabares tanto?
11 Março, 2019 at 20:01
Fez um relatório catita.
Deveria ser suficiente…
11 Março, 2019 at 20:08
Eu não o “gabo” tanto as duas intervenções que vi dele gostei (esta foi a segunda) e é até agora o único (espero estar enganado) que me passa a imagem que sabe o que anda a fazer…
O outro facto é que eu separo as coisas, se este muro está bem feito e o telhado caiu não deito a culpa neste muro, deito a culpa nos outros muros ou nos pilares…
11 Março, 2019 at 20:11
É o Zenha, é o Cal, o pessoal adora estes sobrenomes de Cascais, se adicionarmos o “receita de bilheteira corporate” até ficam com pele de galinha.
11 Março, 2019 at 20:19
Tenhamorgulho, nem eles sabem o que andam a fazer.
11 Março, 2019 at 19:50
E comparar a época que o andebol está a fazer com a do futebol só pode ser para rir.
11 Março, 2019 at 20:11
Sabes o que é um exemplo, certo?
E eu sei perfeitamente a época que o andebol está a fazer, além de ser a “minha” modalidade, tenho GB das modalidades e até agora só não fui ao volei, mas o andebol já vi bem mais de 10 jogos ao vivo este ano!!!
11 Março, 2019 at 17:58
O futebol é fundamental mas não perceber que é imperativo melhorar a experiencia do adepto sportinguista enfim…estamos muito atrás dos lampiões neste tema.
Temos sido demasiado amadores neste campo até agora…
11 Março, 2019 at 18:03
Leste alguma ideia para melhorar a experiência? Se os adeptos apanharem a bezana no estádio, já não se importam com o futebol da equipa, a ideia talvez tenha pernas para andar.
11 Março, 2019 at 18:20
Para teres “ideias” tens de fazer uma análise primeiro é o que ele fez ao segmento dele…
11 Março, 2019 at 18:30
O que tu chamas de análise eu chamo de desculpas esfarrapadas para a diminuição drástica das assistências está época.
11 Março, 2019 at 18:25
Agora é tudo “experiências”. Dantes eu pensava que com uma equipa a jogar bem, a lutar por objectivos e comprometida com os valores do clube as pessoas iam ao estádio.
Mas agora não. Agora são precisas “experiências”. O pessoal é requintado, é da vanguarda, já não faz por menos. Até deve haver direcções que só lá estão “à experiência” pela “experiência”.
Palavreado de gente corporate para powerpoints corporate.
11 Março, 2019 at 18:28
Evidente!!!
DEstaco a tua lucidez para, de forma sintética, resumires o que é mais este “exercicio de escrita” …
Um balão de ar … Algo pífio, sem substância … Palavreado de senso comum, para que pareça que estão a fazer muito, quando na práctica estão a fazer quase nada …
Este caramelo é so mais um “candidato a levar no focinho” aí por uma bancada dum campo qualquer deste miserável país …
11 Março, 2019 at 18:40
No fundo é isso, voltámos ao tempo dos amadores e das ideias sem sumo. Não acho que seja o regresso do godinho mas sim do betencourt, escudam-se em chavões mas não percebem patavina do que tem de fazer.
11 Março, 2019 at 19:43
Eheheh
11 Março, 2019 at 20:11
Melhorar a experiência ?
Fácil, fácil …
É oferecer umas bananas de plásticos para enfiarem no … ou umas luvas daquelas gigantes para baterem umas …
Deixem-se de paneleirices, Lacostes do cacete.
Se querem ir aos jogos para terem experiências, em vez de ver bom futebol, então mais vale ficarem em casa como eu.
Experiências … Santa paciência.
11 Março, 2019 at 17:27
É talvez o membro da direção que me criou mais empatia.
Na tal CI de merda, foi que me chamou a atenção.
Menos chavões, mais ideias.
O artigo está bom, houve análise, há ideias e não me parece que siga a via do populismo.
É uma área muito importante e mesmo quem só liga à bola devia pensar nisso.
11 Março, 2019 at 18:20
exacto
11 Março, 2019 at 18:29
Ideias … Pois de ideias está o mundo cheio …
E de Idiotas também … Este, é só mais um …
11 Março, 2019 at 17:46
> Horários dos jogos. – não acredito que seja possivel na maior parte dos jogos.
> Marcação dos jogos – é sempre bem vindo mas não acredito que isso faça a diferença.
> Redução do IVA para 6%. – é uma luta de todos e preços mais baratos serão sempre bem vindos.
> Venda de cerveja nos estádios – não acredito, alias beber nas roulotes é outra coisa do que no estadio, não traz mais publico.
> Experiências únicas os mais assíduos – seria uma exclente iniciativa
> Tornar mais fácil e acessível comprar bilhetes – outra optima iniciativa
> Campanha Gamebox 2019-2020 — concordo mas também depende da equipa e da união que se cria.
11 Março, 2019 at 19:57
Mas não vejo aqui nada que possa esmagar recordes
11 Março, 2019 at 17:48
As bancadas estão vazias porque os jogos são ao domingo à noite ou porque não há álcool no estádio? Foda-se, e os outros é que são lampiões? Enfim…
11 Março, 2019 at 18:30
Numa palavra … DEMAGOGIA …
Mas demagogia da barata …
11 Março, 2019 at 18:48
Eu percebi a intenção deste texto, é só mais um rol de desculpas mas no entanto, a avaliar aqui pela tasca, está a ter o resultado esperado.
11 Março, 2019 at 20:12
LOOOL 🙂
11 Março, 2019 at 20:13
É isso! E os outros é que supostamente têm o gelado a escorrer pela testa…
11 Março, 2019 at 18:00
“Não queremos dar ou tirar mérito a quem seja, sabemos que nos próximos anos iremos esmagar todos os recordes relacionados com a Marca Sporting.”
Estás a anotar estas pérolas Sali?
11 Março, 2019 at 20:04
Conversa de Barbosa dos reboques…
… e a malta ciclicamente come isto.
11 Março, 2019 at 18:04
Já li e reli este artigo do Miguel Cal!
Para mim é uma meia verdade!
Percebo que está a ser positivo, a tentar passar a mensagem mais positiva, mas há coisas que eu acho fundamentais e há outras que são completamente dispensáveis.
Estas cenas do “vamos fazer e vais ser um espectáculo” são absolutamente dispensáveis. Diz o povo, e bem, que “pela boca morre o peixe”! Aqui só estão a espetar o anzol na própria boca. Assim que algo correr menos bem, diferente do espectáculo, alguém vai puxar a linha…
Eu acredito nesta Direcção.
Aliás, tirando o GL, pelo menos dei sempre o beneficio da dúvida, tenha ou não votado neles, fossem ou não os meus escolhidos. E se o GL foi uma excepção foi porque eu acredito que um trafulha é e será sempre um trafulha. E, para mim, o GL é um trafulha!
Parto sempre dum principio de bom senso que me diz que:
a) ser Presidente dum grande clube não é fácil
b) ser Presidente dum grande clube é trabalhoso e complicado
c) ser Presidente dum grande clube dá uma grande vida e um enorme status
c) suplanta largamente a) e b) juntos, especialmente se conseguirem manter-se mais de um mandato e encaminharem o clube. E à medida que o tempo passa, cada vez menos a) e b) têm peso e cada vez c) é mais relevante!
Por isso, é a minha convicção, quando se candidatam é sempre com o pensamento que vão lá ficar muito tempo, se conseguirem!
Sendo assim, ninguém vai para lá para fazer merda. Fazem porque escolhem caminhos errados, pensando que estão a escolher o melhor – não obrigatoriamente para o clube. Nem sempre o caminho que parece ser o que os mantém no cargo é o melhor para o clube, tal como o inverso acontece! É aqui que está o grande problema: nem sempre o que é o melhor para clube é o que é também o melhor para que as Direcções fiquem em funções.
Já aqui falei disto mas vou falar novamente.
O Benfic@ tem desenvolvido, desde 2006 quando fez o Seixal, um excelente trabalho na formação. Não excelente logo. Não começou e estava logo excelente, obviamente. Mas todo o trajecto permitiu chegar a este ponto com uma formação num patamar já muito perto daquilo que um clube grande da dimensão dum Benfic@, Porto ou Sporting, precisam ter para serem sustentáveis e, ao mesmo tempo competitivos.
Foram cerca de 10 anos de trabalho – vamos dizer de 2006 a 2016 – sempre em crescendo, sempre melhorando até chegarem ao ponto em que tinham na sua Academia vários jovens de muito valor, como já aconteceu connosco.
O Benfic@ começou o Seixal depois de ter sido campeão no tal campeonato do Estorilgate e do golo do Luisão ao Ricardo. Quebrou aí 12 anos de jejum!
Nos 4 anos seguintes o Porto foi campeão e já havia contestação à Direcção do Benfic@ – LFV já era presidente desde 2003 3 em 7 épocas só tinha 1 campeonato!
Em 2010 o Benfic@ foi campeão no campeonato que ficou conhecido pelo “Campeonato do Túnel”, onde vários jogadores do Porto e do Braga foram suspensos numa parte significativa e importante da 2 volta dessa época.
Se não ganham este campeonato – gamado! – o mais provável era a Direcção do Benfica cair, fosse nesse ano, fosse até depois. Até porque estiveram mais 3 anos sem ganhar!
Portanto, enquanto o Seixal se foi desenvolvendo, e bem, nos primeiros 7 anos – 2006 a 2013 – o Benfic@ ganhou 1 campeonato e gamado. Foi isso que manteve a Direcção em funções. Mas em 2013/14, já havia novamente grande contestação, até pela manutenção do JJ. Nesta altura estavam a começar a aparecer no Seixal os primeiros jogadores de alguma qualidade – não craques mas jogadores acima do que era normal no clube! Cancelo, Ivan Cavaleiro, Bernardo Silva, Gonçalo Guedes…
Mais uma vez, a vitória no “Campeonato do Colinho” – 14 jogos em 34 com influência directa da arbitragem – manteve a Direcção em funções e a estabilidade necessária para que o projecto no Seixal prosseguisse… Daí até à actualidade é um pulinho e todos sabemos como o Estado Lampiânico sustentou o crescimento do Seixal até poderem hoje apresentar, se quiserem, uma equipa competitiva com 4, 5 ou 6 jogadores da formação!
Isto tudo para dizer que nem sempre o melhor caminho – o desenvolvimento da formação, que obviamente terá erros a corrigir aqui e ali – é também o melhor caminho para que as Direcções fiquem em funções. Não fossem 2 campeonatos estrategicamente ganhos no gamanço e esta Direcção do Benfica nunca teria trazido o projecto da formação até onde está hoje porque o que os sócios e os adeptos vêem é se são campeões ou não.
Hoje o Benfic@ tem uma sustentação – quer pelo nível de receitas ordinárias que faz, quer pela quantidade de jovens de qualidade que está a lançar e ainda pode lançar – que nem o Porto, e muito menos o Sporting, têm. reparem, ganhando este campeonato – como eu acho que vai ganhar – e garantindo a entrada na CL, pode perfeitamente fazer, à cabeça da época, mais de 100M€ se vender 1 ou 2 jogadores!
Isto é uma vantagem gigantesca para a concorrência!
Mas foi um caminho que demorou de 2006 até agora a fazer. Obviamente com erros e com correcções pontuais.
Ora, se no Benfic@ a coisa esteve 2 vezes muito tremida e foi preciso “comprar” campeonatos, como acham que isto se vai passar no Sporting, onde não se compram campeonatos?
11 Março, 2019 at 18:14
1- Baixar o número de gameboxes colocadas à venda no verão para vender na segunda volta mais algumas, ignorar esta medida é desconhecer o estado do clube.
2- marketing forte alicerçado na esperança de uma época bem sucedida….errado, o Sporting deve criar condições para discutir o título e dar mostras do mesmo no verão, não adianta o melhor marketing do mundo se te apresentam uma defesa com Renan, neto e ilori. Nem vendes gameboxes nem vendes bilhetes.
3- Sem champions, com exibições vergonhosas e sem jogadores portugueses ou da formação se não baixarem os preços das gameboxes e dos bilhetes não esperem ter mais de 25 mil nas bancadas….a correr bem
11 Março, 2019 at 18:18
A jogar às quintas para a liga europa como é que vão querer jogar a horas decentes ao sábado e ao domingo?
A Sport tv manda e os clubes baixam as calças
11 Março, 2019 at 18:32
Aqui está um ponto muito relevante.
Jogando à 5ª tens de passar os jogos para 2ª à noite sempre que isso for possível – que a selecção não jogue!
Estou curioso para ver o que acontece com o Benfic@ agora… Vai jogar na 5ª com o Zagreb, tem deslocação ao Moreirense e a selecção reúne na 2ª feira para um duplo confronto para o Euro 2020. Vão ter de jogar no domingo…
11 Março, 2019 at 18:46
E vão jogar domingo, provavelmente na última hora, minuto e segundo possível.
11 Março, 2019 at 21:48
jogam domingo as 17:30
11 Março, 2019 at 18:32
Pavel …
Isto é mais do mesmo … DEmagogia barata …
Com papas e bolos se enganam os tolos …
Falem a verdade aos sócios … Caso contrário a porta da rua é serventia da casa …
11 Março, 2019 at 18:48
O Sporting vale pelo seu todo, mas as partes têm que estar em sintonia e não me parece que o marketing e a comunicação andem em sintonia com o clube. Quer dizer, a comunicação e o futebol…..
11 Março, 2019 at 18:34
RUMO AO OITAVO LUGAR EM 2019/2020 !!!!!
HÁ RECORDES A BATER !!!!! FORÇA VARANDAS, TU CONSEGUES !!!!!
11 Março, 2019 at 18:44
Dreadbear,
Não dês ideias a esta gente …
11 Março, 2019 at 19:37
Dás forte na trombeta Bear!
11 Março, 2019 at 19:45
Só dizes merda.
11 Março, 2019 at 22:15
Para o ano vamos ver…
Eu disse que JJ ia ser flop…. só não previ a queda na downward spiral do alucinado !!!
Também previ o ciclo que está a acontecer com o Varejeira…
Mas lembra-te há recordes a bater, e são todos para o negativo!!
11 Março, 2019 at 18:45
Neto confirmado.
Boa sorte amigo e que tudo corra pelo melhor neste momento delicado.
11 Março, 2019 at 18:48
De tudo o que foi apontado o maior problema está em ser a Sporttv a declarar os horários dos jogos… Temos uma empresa privada que dita a que horas se joga condicionado logo o nosso campeonato. Transmitem 5 ligas, todas elas com jogos entre as 11h da manhã (em alguns casos) e as 22h. Se o ManU joga ao meio dia o Bayern às 14h e o Real às 16h a nossa liga só pode começar depois para captivarem audiências e isto limita e muito o bolso dos clubes. Não duvido que se o Sporting jogasse a um sábado às 14h/15h a afluência seria muito mas muito maior. Isto devia de ser forçado por todos os clubes. Não só atraía gente aos estádios como iria facilitar a vida dos clubes em termos de viagens.
9 jogos/jornada divididos por 4 dias dava para fazer um jogo à sexta à noite, 3/4 no Sábado a começar às 12h e a acabar às 19h. Domingo 3/4 mesmo horário de sábado. Segunda 1 a 2 à noite dependendo da LE.
Acho que seria possível
SL
11 Março, 2019 at 19:10
Claro… o negocio do futebol no tugao e uma vergonha… e os clubes sao os principais coniventes do crime, dp queixam-se!
11 Março, 2019 at 19:11
Não é apenas a sporttv a fixar os horários dos jogos, são negociados com Clubes e a Liga. Todos os jogos são às 16h. Todos. É o horario-tipo da Liga para sábado e domingo, depois é que juntamente com os Clubes e a Liga é que se altera os mesmos, repara que mtas vezes sabes o dia e hora do jogo uma semana ou duas antes, no entanto o calendário sai em Agosto. A sporttv como empresa privada quer os horarios que melhor lhe convém como é óbvio.
A Liga e os Clubes, presos ao $$$, especialmente os pequenos, não têm mto por onde escolher. A FPF essa….assobia para o lado.
11 Março, 2019 at 19:22
Pode ser que a Eleven Sports e mais empresas assim entrem cá e mudem algumas coisas. Estão a impedir o crescimento do mercado interno e de cultivar uma maior cultura desportiva no país
12 Março, 2019 at 1:07
Com 18 equipas e 9 jogos/jornada é sempre bem mais difícil “encaixar” horários razoáveis.
Além de que a maioria dos 9 jogos (quando não todos) são uma bela merda!
O problema maior está na sobre dimensão do nosso quadro competitivo e ninguém quer “ver” isso, porque não convém fazer ondas que perturbem o sistema.
SL
11 Março, 2019 at 21:21
Aproveito para acrescentar o rídiculo que é uma empresa, sportv, a definir os horários dos jogos … Quando deveria ser a entidade que organiza as competições profissionais de futebol … Ou seja, a Liga de Clubes …
Isto em Inglaterra é impensável … O modelo foi definido, e bem definido, e é ver como a negociação dos direitos televisivos é feita num todo (isto é, todos os clubes da Premier League e do Championship), e a repartição do ‘bolo’ é muito mais equitativa … Aqui neste paiszinho de faz de conta, minado pela corrupção o que aconteceu ?!?! O clube das toupeiras corruptas roeu a corda de um acordo global e … É o que temos … Com a agravante de que o desiquilibrio entre os 3 grandes e os demais clubes tem aumentado sobremaneira …
Isto está de tal modo enviesado que temos o cúmulo do ridiculo da tv de um clube (das toupeiras corruptas) a transmitir os jogos deles em casa … É uma VERGONHA … A pirâmide está invertida …
11 Março, 2019 at 19:14
Venham “carradas” de cerveja e deixem-se de tretas! depois queixem-se que há muitos sportinguistas nos AA e que as assistências continuam na mesma…
11 Março, 2019 at 19:18
Já so falta vender as falidas cervejas do Cintra perdidas na validade!
Esse “amego” que revelou mais uma vez como gestor da minhoca!
11 Março, 2019 at 19:23
Que profundidade tem que haver na simplicidade do facto de: não havendo empatia dos adeptos e sócios com a equipa, e também CD, a afluencia ao estádio é menor? Realmente há muito a esconder… é visível a qualquer pessoa minimamente interessada e não é preciso ter nenhuma licenciatura.
Podem por lá a cerveja, os jogos podem ser todos ao domingo à tarde e marcados com meses de antecedência que não fará diferença. Não há motivação, não há massa associativa que tenha paciência para uma época inteira.
Querem vender um produto? Percebam que têm como “clientes” e principalmente não os tomem por parvos.
11 Março, 2019 at 19:25
Spot on!
Nem mais…
Como diria o outro: o q eles querem sei eu…
11 Março, 2019 at 19:34
Na verdade é uma vergonha por exemplo a hora do próximo jogo com o Santa Clara…
Sexta feira à noite…é mesmo gozarem connosco…!!
Lá estarei se Deus quiser…mas não deixo de considerar que será mesmo mais uma vergonha…!
SL
11 Março, 2019 at 19:40
Até o nosso Max já se irrita… pudera…
Santa Clara é um clube da minha terra e cidade mas nunca me disse nada, ate pq sempre fui scp de gema!
11 Março, 2019 at 20:28
Amigo…como não haveria de me irritar…?
Isto é mesmo uma situação “contra natura”…eu só não sei é como ainda “existem uns quantos maduros”, que mesmo assim ainda vão a Alvalade…!!
Abraço…e espero que o Clube da sua terra “coleccione” mais uma derrota…
Abr e SL
12 Março, 2019 at 1:10
Doc Phill, corisco? ou mais precisamente: Japonês? (pelo menos para mim que sou cagarro”.
Saudações leoninas e açóricas
11 Março, 2019 at 19:49
O artigo do Miguel Cal está muito interessante. O principal objetivo mesmo foi mostrar que o Sporting tem um raciocínio lógico, percetível e estratégico. É difícil ir contra o que ele escreveu sem ser com uma argumentação longa e inteligente.
Tive o cuidado de estar algum tempo a esmiuçar alguns pontos que abordou. Alguns pontos que achei importantes de serem comentados:
– Apesar de ter esboçado ali um “E isto num ano em que perdemos pontos antes de recebermos em Alvalade os principais rivais”, não mais associou o sucesso desportivo à afluência dos adeptos. Acho, sinceramente, correcto. O que diriam o Vitória de Guimarães, equipas da 2ª liga inglesa, Saint Etienne que não vencem competições e têm sempre molduras humanas boas nos seus estádios. Um gestor da Marca ou de Marketing desportivo não pode refugiar-se no que não controla, neste caso, resultados desportivos.
– Um gestor não se refugia no que não controla, mas há pontos que não controla, no entanto, influência. O Miguel Cal falou dos horários, da marcação dos jogos e do IVA. Uma forma inteligente de pressão indirecta porque os adeptos sentem isto e concordam com ele. A parte do IVA não porque é margem ganha/perdida pelo clube, porém as horas e antecipação sim.
– Menos inteligente são os pontos que escolheu como seus para melhorar as receitas. Experiência no estádio, facilidade de comprar bilhetes e campanha gamebox. Começo pelo fim. Falar de uma campanha a tanta distância só teria interesse que lançássemos já alguma novidade. Evidente que perante o estado lastimável da equipa de futebol, não há momentum para o fazer. É uma ação sua demasiado distante para ser já exposta. No que respeita à experiência no estádio e à facilidade em comprar bilhetes, só me apetece fazer uma pergunta: “Porque raio é que ainda não está?”. Não são iniciativas com um grau de complexidade elevado, por isso, porque é que já não estamos a proporcionar isto aos sócios? É “peixe miúdo” e com pouco impacto estrutural para as receitas.
– A cerveja. Queremos dinheiro. Em Coimbra, na Queima das Fitas, lembro-me bem do lobbie que existia, e existe, para o patrocinador de cerveja do evento porque gera muito dinheiro. O Miguel Cal sabe disso e quer esse dinheiro.
– Percebi que quis exultar-se quanto às receitas. Foi ambíguo, para mim, numa questão. Estamos a comparar o mesmo período ou as mesmas equipas? No início pensem em período temporal, depois li que “para compararmos ambas as épocas iremos analisar os jogos da Liga NOS. Os mesmos adversários (corrigindo obviamente as equipas que subiram e desceram de divisão)” e entendi que era análise mais detalhada por adversário. O que fazia sentido porque no ano passado por esta altura ainda não tínhamos jogado com o benfica. E, tal como diz o artigo, os jogos com porto e benfica representam 35% a 40%. E foi exatamente aqui que me confundi porque fala em benfica. Se fala neste clube, este ano já fizemos estes dois jogos e no ano passado não, então intuo que estamos a falar de período temporal e não comparação de equipas/jogos. Se assim for, é evidente que temos mais receita de bilheteira. Só vendo os dados, conseguia dizer mais.
– Por fim, deixo os 3 pontos que eu gostava que o Miguel Cal tivesse escrito como sendo a sua tarefa por troca com os que escolheu.
Como é que uma criança se interessa pelo Sporting, sem ser com a ajuda familiar?
Como é que são geradas receitas de patrocínios nas modalidades, quando no caso do voleibol, onde o país tem 44 000 federados (dados de 2017), nós não temos patrocínio nas camisolas das seniores femininas e nos homens é a Norauto e uma queijaria, que têm pouco a ver com a modalidade?
Como é que está a pensar melhorar as assistências do PJR?
11 Março, 2019 at 19:54
Pois sao tudo temas q queremos ver esclarecidos e n nos venham dizer o q ja sabemos…
O problema e mesmo abordarem as soluçoes!
11 Março, 2019 at 21:22
O Vitoria de Guimarães e o Saint Etienne não partem com expectativas, todos os anos, de serem campeões ou sequer de ir a uma Liga dos Campeões. Logo, estes clubes, com outras aspirações podem fazer outra gestão da sua massa associativa. Nem se pode comparar.
O Sporting tem de se apetrecher com discurso e meios para lutar pela vitória em todas as competições que entra, e vai ser isso que fará a diferença.
Já o tinha dito, é um fraco exercicio de retorica.
11 Março, 2019 at 20:18
Bem visto.
11 Março, 2019 at 21:26
Pois …
Diagnósticos, e mais diagnósticos … Quando já se sabe qual é a “doença do paciente” …
Então mas não era esta equipa que o ‘vagandas’ supostamente chefia que estava totalmente preparada?!?! Que conhecia os ‘dossiês’?!?!
Mais de 6 meses para fazerem um power point com comparações sobre bilhética e pouco mais?!? Isso fazia-se num fim de semana, e em modo lazer …
Isto cheira a desespero …
11 Março, 2019 at 22:28
Referindo um dos teus pontos…
Jubas. Muito Jubas.
Série na TV.
Primos do Jubas no estádio e pavilhão, para chegar a todo o lado.
Depois, merchandising barato. Muito barato mesmo.
Pais compram… eles vestem. Prendas para filhos de amigos.
Eles serão os consumidores do futuro.
11 Março, 2019 at 23:34
Gostei muito do teu comentário adrien.
Um ponto muito importante teu
Como é que uma criança se interessa pelo Sporting, sem ser com a ajuda familiar?
Acrescento o seguinte e em relação ao que o cherba escreveu em relação a sua filha ir ao pavilhão João Rocha no jogo de andebol.
Como é que as crianças Sportinguistas que não vivem na grande zona de Lisboa se vão entusiasmar pelo Sporting ?
Essas não têm possibilidades de ir beber Sportinguismo ao pavilhão João Rocha , essas crianças andam desiludidas com o Sporting, vão para a escola e 95% são benfiquista ou portistas pelo menos aqui no norte, elas já não sabem como defender o clube perante os gozos dos miúdos rivais e preferem não falar de futebol, elas não entendem o que se passa no nosso clube, elas não querem saber de cintras -varandas- brunos de carvalho – bombeiros etc.
Elas querem ter prazer de ver o Sporting jogar, seja a ganhar ou a perder ( prefencialmente a ganhar ), todos a puxar para o mesmo lado.
Passei muitos anos sem ganhar nada ( já levo 47 anos ) mas estava sempre lá a apoiar, conseguia discutir e chamar corruptos aos outros, que o meu clube era diferente, andar de cabeça levantada, ter orgulho no clube.
Ao fim ao cabo e resumindo
Emoção que me levava a paixão que o meu pai me ensinou.
Hoje o que temos para oferecer as crianças ainda Sportinguistas espalhadas pelo país que são o futuro do clube ?
Um Sporting de Lisboa nunca será grande e por alguma razão somos o Sporting clube de Portugal.
11 Março, 2019 at 23:38
+1 a 100% Bill. Aqui no distrito de Lisboa é muito semelhante, nas escolas os putos são, em média, 70% do carnide e estou a ser simpático…o futuro é risonho!
11 Março, 2019 at 23:40
Olha, é começar a dar-lhes, em vez de cerveja com álcool, sopas de “cavalo cansado”, para eles ignorarem o escárnio dos colegas do carnide…tristeza.
12 Março, 2019 at 1:14
Adren S., “Uma forma inteligente de pressão indirecta porque os adeptos sentem isto e concordam com ele. A parte do IVA não porque é margem ganha/perdida pelo clube, porém as horas e antecipação sim.”
Não percebi esta distinção da parte do IVA. Acho que, pelo contrário, é a que os adeptos melhor percebem, porque é aquela que vai permitir ter ingressos MAIS BARATOS.
Saudações leoninas
12 Março, 2019 at 8:27
Deves estar a brincar…. o IVA nunca afecta o preco do consumidor, porque os precos raramente mexem. Se custava 30€ continua a custar 30€, mas o clube tem de entregar uma % maior ao Estado.
Existe o mito que o IVA tornou as coisas mais caras, mas na realidade apenas para as empresas isso afectou alguma coisa.
O preco das coisas é sempre com IVA por isso para o consumidor a diferenca é raramente imperceptivel. Mas isso é muito técnico e não vou estar a descrever-te isso aqui.
12 Março, 2019 at 12:07
O IVA é um imposto que se transporta …
11 Março, 2019 at 20:05
Fartinhos destes necroquetes cheios de skills de management.
Em vez de andarem a prometer aumentar em 50% os associados do anos anteriores, deviam era andar a trabalhar para não perderem 50% nos próximos anos.
Não percebem um caralho de futebol e de gestão de expectativas e acham-se a última coca-cola do deserto.
Deixem mas é de andarem a mamar copos à pala do catering do clube e vejam os jogos na tribuna sem ser pela televisão.
Cambada de bananas golpistas …
11 Março, 2019 at 20:08
Acho que até ao momento a melhor medida desta direcção foi o anúncio de que para o ano vamos ter cerveja com álcool no estádio durante os jogos!! As receitas vão aumentar GARANTIDAMENTE, não só pela venda deste excelente produto, mas também pelo maior número de assistências graças à sua comercialização! Isto sim é marketing!!! E deixo já a dica, se o futebol para o ano continuar ao mesmo nível do que temos assistido este ano, é começar a vender vinho tinto a copo que a cerveja não será suficiente para entorpecer a alma
11 Março, 2019 at 20:10
Isso é a sério? Vai haver cerveja lá dentro? Pensei que era regra da liga
11 Março, 2019 at 20:17
Vai haver cerveja com álcool, mas só para quem tiver cartão de banana, polo verde Lacoste e sapatinho de vela Timberland.
Os outros terão de beber uma espécie de mijo com que o Zedu enche os bolsos.
Para não falar nas bifanas geladas em pão de três dias …
11 Março, 2019 at 20:20
Esses não bebem marokas, é mesmo para a malta que habitualmente assobia, berra, utiliza vernáculo e de vez em quando, lenços brancos …são esses que têm de se apaziguar! Eu, pelo sim pelo não, punha o tinto a jeito…
11 Março, 2019 at 20:17
É mesmo a sério!! O Carnide não faz a transmissão exclusiva dos seus próprios jogos!??? Nós vamos vender Super Bock com álcool!! Sempre a inovar!!
11 Março, 2019 at 20:31
Não sei porque hão-de fazer mais “um folhetim” à volta desta ideia…
Li há dias que isso era uma situação que estava a ser estudada pela UEFA…
Na verdade creio que nunca seria possível fazê-lo contra a vontade da Entidade máxima na Europa do futebol, e mesmo assim…não sei se não teria de haver uma lei aprovada pelo governo português…
SL
11 Março, 2019 at 20:37
Não é folhetim Max, é apenas brincar um pouco com a situação (a mim agrada-me, eu bebo cerveja), porque o ambiente anda pesado…eu ainda acreditava que o BF tinha uma cláusula de 100M, imagine… quanto mais ouço, vejo e leio mais preocupado fico… é brincar já que o “é lidar” tá a ficar gasto…!
11 Março, 2019 at 20:52
Ahhhhhhhh genial pessoal, so mesmo assim, se n e depressao de caixao a cova!
11 Março, 2019 at 21:18
Pois eu como apenas bebo água…
SL
12 Março, 2019 at 1:17
Nem uma ginginha, Max?
SL
11 Março, 2019 at 20:38
Tinto? Isso é que era.
11 Março, 2019 at 20:39
Conversa para boi dormir.
Aqui fica uma para o Cal abrir a pestana. Sou sócio há quase 40 anos, tinha Gamebox desde 2003, e já antes tinha lugar cativo no antigo estádio, mas enquanto o Vagandas for “presidente”, eu não ponho os pés em Alvalade e estou-me cagando para os artigos e para as iniciativas deste palerma convencido.
11 Março, 2019 at 20:53
Nem com una copa de vino tinto…
12 Março, 2019 at 8:23
Não digas uma coisa dessas…. olha que com os 71% o estádio tem estado sempre à pinha.
E sinceramente, acho que ainda existe pior que o fivelas e que o xintra…. temo o pior, mas prefiro continuar optimista que alguem irá comecar a mexer-se para impedir isso.
11 Março, 2019 at 20:59
Belenenses a fazer um bom jogo. Silas coloca a equipa a jogar bom futebol.
11 Março, 2019 at 22:24
Sempre.
Belíssimo treinador e grande Sportinguista.
11 Março, 2019 at 21:26
Um gajo deixar de ser socio por causa de um presidente, jogador ou treinador, é não ser doente por o clube. É poupar a carteira 1 ou 2 aninhos e dizer à boca cheia “eu nao perdi” porque eu não sou desses. Pois eu sou sempre Sporting! Com qq fdp que dirija, jogue ou treine, sou do SPORTING! Que está acima de tudo.
11 Março, 2019 at 22:43
Para ser do Sporting não é preciso pagar. É preciso sentir. Em consciência cada um acha que dá para onde quer. Eu não encho os bolsos de ladrões e a história de as quotas irem para as modalidades… é ver quando as modalidades começarem a contribuir para o(s) comendador(es).
12 Março, 2019 at 8:19
Tu não sabes o que é ser do Sporting, porque assumes que quem paga é mais que os outros.
Por isso achas que os sócios que pagam mais são superiores, e os que vivem nos camarotes, por pagarem mais, devem mandar nos outros.
Parabens, porque consegues resumir em poucas palavras o espirito do novo-sporting.
Existem pessoas que são mais Sporting que tu, mas nunca meteram os pés no estádio…. pensa nisso. Mas isso é Sporting, não é novo sporting.
11 Março, 2019 at 22:23
” E isto num ano em que perdemos pontos antes de recebermos em Alvalade os principais rivais. ”
Tondela perdemos 2-1;
Setúbal empatamos 1-1.
PATÉTICO… Não há o mínimo senso de urgência…
E realçar ainda que frente ao Marítimo voltamos a tropeçar antes de um clássico entre os rivais…
É só fazer as contas e ver onde poderíamos estar… enfim…
11 Março, 2019 at 23:44
Achei mesmo muito interessante a análise efetuada! Veremos na prática o que vai ser feita…
Pena que as guerrinhas não permitam a todos ver uma questões que considero importante mas é como o outro… Aponta-se para a lua e ficam a olhar para o dedo 😀
12 Março, 2019 at 0:06
Se os sportinguistas tivessem orgulho na equipa de futebol e na equipa técnica, se tivessem confiança no trabalho da Direção, mesmo que os jogos fossem às dez da noite haviam de arranjar maneira de lá estar a apoiar a equipa.
12 Março, 2019 at 8:16
Agora disseste tudo.
Eles falam como se nos anos anteriores o estádio não estivesse quase sempre cheio.
Calma, era o gordo que aldrabava os numeros e manipulou as imagens…. o estádio estava sempre às moscas.
12 Março, 2019 at 8:14
Gostei do artigo….. basicamente é uma boa posta de propaganda.
Quem não perceber disto até pode cair na esparrela.
Não estou a falar dos numeros aldrabados, perdão numeros “martelados”, nem da conversa do “agora estamos bem, antes era uma merda”, mas basicamente da ideia que algo anda a ser feito.
Sim, vamos mandar charters da china, vamos fazer isto e aquilo, isto e o crl, no entanto as pequenas coisas nunca são feitas.
Artigo para boi ler e digerir….. parabéns.
12 Março, 2019 at 11:56
Só deixar comentário rápido, se calhar tarde, relativamente ao facto de se terem usado (quase) exclusivamente percentagens nesta análise.
É sempre de desconfiar quando isto é feito. Percebo que se tenha focado na receita (e mesmo aí não colocou num gráfico o que se perdeu com as gameboxes), mas não se ficou com visão global da assistência.
A quantos adeptos corresponde uma subida de 10% de vendas de bilhetes?
E a descida de 16% de gameboxes ou 9% de convites?
Sem estes números, ficamos sem perceber se apostar no aumento da bilhética (em detrimento de gameboxes por exemplo) é realmente o caminho, ou se mesmo aumentando 200% teríamos um impacto reduzido na assistência…
12 Março, 2019 at 12:08
Exacto… a malta quer é soluções!
Na prática o q vemos: despachar os nossos melhores jogadores a pontapé e a custo 0… ou seja, gestao brilhante!
Alguns da academia, montero, nani, acuña, bd, coates… mas mais o bf vai de vela tb (após a genial gestão do amego)!
12 Março, 2019 at 20:55
Falo por mim, mas acredito que mais sintam o mesmo: a má qualidade do futebol e resultados não dão vontade de ir ao estádio. Ao início com o Keizerball dava bastante até, quando a equipa decaiu muito deixa de dar vontade de pagar um bilhete (a não ser que já se tenha uma gamebox obviamente)