«Quem me segue na Bola TV e no jornal A Bola sabe que critico muitas vezes os exageros relativamente a putativos «meninos de ouro» de várias provêniencias que valem milhões no papel e têm todos os gigantes do Mundo interessados… nas manchetes dos jornais.
Percebo que tudo isto faz parte do negócio e que há intere$$$es e cumplicidades por detrás de certas parangonas fantasiosas (algumas dão vontade de rir) que mais não fazem que dar eco a interesses clubisticos e empresariais claramente perceptíveis. A patética campanha e eliminação da «mina de ouro» sub-20 na Polónia (ridiculos de tão maus, pareciam crianças mimadas a fazerem um frete…) serve apenas para sublinhar o óbvio: as carreiras fazem-se no relvado e não nas manchetes, por muito jeito que dê ter Jorge Mendes como agente (e ninguém duvide que ele faz muito bem o seu trabalho).
Mas, realmente, valerá a pena continuar a forçar «meninos de ouro» que depois fazem figuras destas? Convirá lembrar, aproveitando o banho de realidade levado no Mundial da Polónia, que outros putativos «futuros Ronaldos» (de várias provêniencias) falharam clamorosamente a oportunidade que Fernando Santos lhe deu no recente Mundial da Rússia. Lembram-se? Pois … mas há quem não aprenda. Com a Liga das Naçõès à porta, ontem, por exemplo, li num jornal que: «Ronaldo junta-se a Félix na Selecção». Perceberam todos quem é quem?»
texto de André Pipa, na sua página de facebook
3 Junho, 2019 at 16:20
Se calhar não são ouro são mais pechisbeque…
Infelizmente não passaram…
Do fundo do meu consciente penso:
– “ainda bem que aconteceu desta maneira, poderão voltar todos um dia a ser jogadores…”
Para a federação é bem feito, desde a trampa dos equipamentos à composição das equipas juniores e seniores, tudo está a virar ao vermelho…
Agora é lidar!
3 Junho, 2019 at 16:21
O dono do tasco não liga nenhuma aos clientes, e depois posta petiscos já degustados, trazidos por tasqueiros previdentes, já a contar que o menu só tenha o prato do dia. 😀
3 Junho, 2019 at 16:24
Eu avisei que hoje estava com tempo. Bloqueia-me, se ultrapassar a tua quota de paciência.
3 Junho, 2019 at 16:24
Até faço uma escadinha minha. Rolante.
3 Junho, 2019 at 16:24
Ó pra mim por aqui abaixo!
3 Junho, 2019 at 16:25
weeeeeee
3 Junho, 2019 at 16:59
eheheh 🙂
3 Junho, 2019 at 17:09
Segue a crista da onda.
Viva o surf do Sporting!
3 Junho, 2019 at 18:43
https://youtu.be/EDb303T-B1w
🙂
3 Junho, 2019 at 16:27
A culpa não é dos jornais. É dos jogadores que têm efectivamente qualidade mas que entraram a achar que estava ganho e é do treinador que não teve a mínima capacidade de os chamar “à terra”…
Quanto aos jornais e aos “jornalistas”…valem o que valem…ou seja nada.
Estes putos talento têm…vamos ver se as cabeças permitem que atinjam patamares de excelência. E nós, em vez de estarmos a trabalhar os nossos para isso estamos a fazer exactamente o oposto dos outros. Os outros vendem que têm ouro…nós vendemos que temos merda…
Curiosamente talvez no meio esteja a virtude…e a falta do “meio” é capaz de estragar grande parte destes putos…destes e de outros que não foram…
3 Junho, 2019 at 20:58
Excelente comentário com o qual concordo bastante.
Faltou dizer que as convocatórias por vezes deixam algo a desejar e nem seempre os melhores são os convocados.
A esmagadora maioria destes miúdos são muito bons para a idade que têm.
Nesta equipa faltaram 2 jogadores:
a) João Félix, que não percebo porque raio tem de ir à equipa A ser suplente quando aqui era ele e mais 10;
b) Pedro Mendes que fez uma excelente época numa equipa que tem pouca qualidade e marcou muitos golos.
3 Junho, 2019 at 16:28
Independentemente de tudo essa geração tem muito talento e como fracassou agora teve sucesso nos europeus. Agora precisam de ter a sorte de apanhar o contexto e os treinadores certos para evoluirem. Mas pelo menos Florentino, Rafael Leão, Trincão, Jota e os 2 centrais têm talento e entendimento do jogo bem acima da média do que costuma aparecer. Agora depende de muita coisa, sobretudo de onde vão passar os próximos anos e em que contexto vão jogar e errar (porque nesta fase ainda vão errar e ser inconstantes) deste lote Florentino parece-me o mais certo de vingar até por ser aposta e em Portugal ter ainda espaço para alguma inconstância de rendimento. Outra coisa é a conversa completamente fajuta dos milhões que oferecem por João Félix que não passam de propaganda do Mendes. Félix tem um grande talento mas não vale nesta altura mais de 40 milhões e duvido que algum grande queira gastar mais do que isso nele.
3 Junho, 2019 at 16:43
Tu quando compras um puto, é pelo potencial.
Tal como o Real Madrid vai buscar o Vin. JR e o Rodrygo ao Santos.
O Félix tem 19 anos.
3 Junho, 2019 at 16:49
Sim mas se compram por 100 milhões estão á espera que vá valer quanto? Ou então tem de fazer a diferença desportivamente face a dois de 50 milhões durante anos caso contrário é mau investimento. É ver a asneira que o united fez com o Pogba ou o fato do City dominar em Inglaterra não tendo nenhum dos 10 jogadores mais caros da Premier. Esses valores é para Ronaldos Messis Hazards Mpabés que já provaram serem a nata da nata.
3 Junho, 2019 at 20:01
esses 2 custaram quanto cada 1?
uma coisa é pagares 30, 40, 50 milhoes pelo potencial, porque ficas com margem para revender mais tarde e ganhares algum dinheiro
se pagas 100 milhoes por alguem , esse alguem tem de ser titular indiscutivel
vê o caso do barça com o dembele: pagaram 105 milhoes o ano passado, ele foi um barrete de todo o tamanho( nao valia isso e a cabeça dele tambem nao funciona com os parafusos todos9 e agora querem se ver livres dele. vamos ver quanto vai dar de prejuizo
pelo felix podes pagar neste momento 40, 50 milhoes se quiseres ir pelo potencial, pagares a clausula ou perto disso é uma loucura.
da idade dele arranjas na europa n jogadores que ja mostraram, numa epoca completa bem mais do que ele, que se formos a ver fez meia temporada a titular
3 Junho, 2019 at 20:59
Tão simples este desenho! 🙂
3 Junho, 2019 at 22:31
Não ficarei surpreendido se o Félix se transformar num Sanches remastered.
O miúdo parece começar a mostrar algum endeusamento (quem o pode criticar aos 19 anos?) e os grandes culpados são, quanto a mim, os dirigentes e os empresários (não necessariamente por esta ordem)
Digo-vos que estou muito curioso sobre o que fará Fernando Santos -relembrando-me do Sanches… sei lá!
3 Junho, 2019 at 16:28
Só falta que a bandeira de Portugal passe a ser só vermelha
3 Junho, 2019 at 17:22
Se eles sonham que a bandeira oficial do Presidente da República Portuguesa é verde…
https://pt.wikipedia.org/wiki/Presidente_da_Rep%C3%BAblica_Portuguesa#/media/File:Flag_of_the_President_of_Portugal.svg
3 Junho, 2019 at 16:35
Muita qualidade, acho que aqui não há dúvida.
Foram uns cagões e é pena. Não souberam gerir a humildade e há muitos culpados. É que a sensação com que fiquei (vi os 3 jogos) é que podiam ter feito muito mais e acharam que era fácil, talvez até que em segundo passavam.
No entanto, prevejo um bom futuro para muitos deles. São bastante jovens e alguns já fazem a diferença nos seus clubes.
3 Junho, 2019 at 16:40
Foda-se o Pipa com este texto parece frustrado com a vida, queria ser jogador da bola?
Esta geração foi campeã da Europa sub 17 e sub 19, obviamente que isto levou a um hype, mas não foi algo cozinhado, os putos conquistaram isso dentro de campo.
Ou foram os agentes que conquistaram os Europeus?
A malta esquece mas estamos a falar de putos com 19/20 anos, no auge da sua juventude, é normal a isso levar a algum relaxo e até mau profissionalismo, vir com moralismos é de uma hipocrisia do caralho…
É um facto que poderiam e deviam ter dado mais e que no final foi um fracasso, mas agora fazer disso um drama, não é necessário, nem é justo pelo que esta geração fez pela sua selecção nos últimos 3 a 4 anos.
Se vão dar jogadores?
Acredito que 5 ou 6 podem chegar longe…
Diogo Queirós,R. Vinagre, Dalot, Florentino, Pedro Neto e Rafael Leão.
Mais abaixo vem D.Leite, Thierry, Gedson, Miguel Luis, Trincão, Jota…
É uma geração com bastante talento.
3 Junho, 2019 at 17:02
Não se fala de talento, fala-se de cabeça.
E fala-se nomeadamente da cabeça de muito jornalista.
Para quem queira perceber, evidentemente…
3 Junho, 2019 at 17:58
Usou o termo correto foi…
Para continuar a ser, e foi isso que o jornalista disse e muito bem, têm que continuar a ser humildes deixarem-se de vedetismos e pensarem em jogar à bola…
O ultimo jogo com a África do Sul vi algo que me incomodou e muito na minha equipa (entenda selecção) , ar de superioridade e arrogância na abordagem ao jogo!
Por exemplo não posso admitir que o Jota esteja com um ar de cagãozinho, aquando da cobrança de um Penalti, a pegar na bolinha e tirar escárnio ao guarda redes adversário tipo “já entrou não vales um caracol”, e dentro dessa moral toda bate um penalti de merda!
Mais, vejo jogadores de meio campo, Gedson e Florentino, a ter uma atitude displicente com percas de bola à iniciados e o nosso Miguel Luís no banquinho…
Vi muito mais coisas mas nem vale a pena a delonga, percebi tudo o que o jornalista disse e não podia estar mais de acordo.
A frase final diz bem como está a “Mendisação” da federação e a continuar este caminho espero que tenhamos um final triste.
Temo que a formação dos outros clubes que não estejam/sejam do Mendes acabe se isto não acabar primeiro!
SL
3 Junho, 2019 at 18:16
Tendo a concordar contigo. O tema que o Pipa refere, o endeusamento de jogadores jovens ainda com provas para dar com claros intuitos comerciais, é um problema do nosso futebol. Acho é que talvez tenha escolhido o grupo errado de miúdos para vir com esse moralismo
3 Junho, 2019 at 22:34
Um jogador de futebol não é o passado, é o presente, de preferência com futuro.
3 Junho, 2019 at 16:43
Já vibrei mais com a Selecção…
Quando “era” a selecção Portuguesa…
Quando passou a “selecção do mendes”…foi-se parte do meu elan…
SL
SL
3 Junho, 2019 at 17:02
+1
3 Junho, 2019 at 18:04
Max, cuidado.
Deixou de ligar porque a selecção é do Mendes? Eu conheço um clube que, cada vez mais, é do Mendes.
Cuidado, Max.
3 Junho, 2019 at 18:52
Olhe amigo…
Vá beber uma cervejinha fresquinha…
“Tome” lá um abraço…
E tenha uma boa semana…!
SL
3 Junho, 2019 at 19:05
Já bebi 😀 obrigado pelo abraço que retribuo!
mas repito, e quando o Sporting for completamente dominado pelo Mendes, o que vai fazer o Max?
3 Junho, 2019 at 17:15
Sempre ouví o mesmo do benfas…. se é de raça negra então é o futuro eusebio, se é de raça branca é o futuro rui costa….
Seja qual seja a raça são todos “golden” , pintados a dourado….
Sl.
3 Junho, 2019 at 17:24
Tudo dito.
3 Junho, 2019 at 17:55
Concordo com o André Pipa , não se trata de terem ou não terem talento , a pressa e urgencia com que quem domina o mercado quer fazer transacções milionárias é muito perigosa para os jogadores , imagino que quem investe 50M ou mais num jogador quer resultados imediatos ou quase , se imaginarmos o exemplo do CR7 se ao invés de ter apanhado o MU daquela altura e apanha-se o MU de agora teria o mesmo sucesso ? dificil de adivinhar !!!!
ps. as toupeiras estão a fazer esta merda (vender os putos ) com muita “qualidade” , só imagino as mãos que têm que untar !!!!
3 Junho, 2019 at 18:29
Concordo em tese, não sei se é aplicável no exemplo prático, pois não segui o torneio.
Muito endeusamento, muita cagança, por parte de todos os agentes. Nuns casos há consciência de que é agora ou nunca (o Sanches nunca irá evoluir para o plano desportivo-financeiro a que chegou), noutros é pura ganância.
3 Junho, 2019 at 18:31
Por falar em meninos de ouro, o nosso Gonzalo Plata apurou-se para os quartos de final ao vencer o Uruguai por 3-1. Plata marcou o último golo, de pénalti. Na próxima rondam jogam contra a França ou USA.
3 Junho, 2019 at 18:41
AH AH AH AH AH AH AH AH
Brazado a falar de Ruben Semedo! Há interesse do esselbê nele?… uopá! até a cláusula anti-rival considera ilegal! 😀 😀 😀
O homem não tem noção do ridículo!
3 Junho, 2019 at 18:54
Mas que diabo…só para nós…
É que essas cláusulas são ilegais…?
SL
3 Junho, 2019 at 19:09
Porque impede a contratação pelo essiobê. Se estivessemos a falar de interesse do fcp, nem se punha tal indignação. “então, mas agora pode-se impedir uma pessoa de trabalhar?!”, exclama o brazado, incrédulo, abismado, estupefacto!
3 Junho, 2019 at 19:25
Até que encaixava bem no clube dos criminosos.
3 Junho, 2019 at 20:01
Por acaso, gosto dele. E tive pena que tivesse ido embora.
3 Junho, 2019 at 18:57
Ouro? Ok.
3 Junho, 2019 at 19:07
Redes sociais, jornais etc. Hoje basta teres um bocado de notoriedade e tudo te pode subir à cabeça. Mas a culpa não é deles, a culpa é de serem treinados por gajos que parece que não sabem a mínima ideia do que fazem. Estão ali, convocam consoante são mandados e por vezes o resultado é este. Fala-se de falta de eficácia mas ninguém aponta o dedo ao treinador que deixou um ponta de lança com 18 golos em casa, para jogar com o Leão como principal referência ofensiva.
Depois há toda uma questão motivacional. O Leão por exemplo tem pinta de quem chega à seleção e pensa que é mais que os outros e ninguém parece ter coragem para lhe dizer que com a idade dele já o CR andava a jogar no ManU e a marcar pela selecção A(se não estou em erro).
3 Junho, 2019 at 19:30
Meus caros,
Parece que aquilo que o Pipa disse passou ao lado de muita gente.
O Pipa utilizou este exemplo para explicar o Nacional-Lampionismo vigente e que muita gente nao ve.
Uma reflexao apenas; Voces sao pais dum puto que ate joga ‘a bola; sao abordados pelo Sporting e pelos lampioes para o puto ir para os sub-14:
1. Os putos dos lamps teem a CS a endeusa-los
2. Teem ( desculpem mas o teclado e’ Ingles) os seleccionadores das camadas jovens a convoca-los
3. Teem o JM a vende-los por 15M mesmo que nao valham um caracol
4. Teem o Fernando Santos a convoca-los facilmente para a seleccao
Pelo Sporting:
1. Podem ser uns prodigios que nao vao ‘as seleccoes jovens
2. Sao emprestados e o clube nao aposta
3. Voltam e nao jogam
4. Nao ha empresarios que os vendam
5. Sao chamados ‘a Seleccao A aos 25 ou 26 anos (com sorte)
Quem escolhem?
Esta’ aqui muito do “sucesso” do Seixal. Nao se trata apenas de termos fracos olheiros ou fraca prospeccao.
A meu ver e’ disto que o Andre Pipa fala.
SL
3 Junho, 2019 at 20:07
esta equipa tinha e tem muito talento, alias 90% desta convocatoria foram campeoes de sub 19 o ano passado( e nessa altura sem o Max, dalot, leao).
eu vi o jogo com a coreia( uma equipa banal que bastou colocar um pl alto e fazer jogo direto para assustar9 e com a africa do sul( muita displicencia)
parece-me que por um lado muitos jogadores fiaram-se no seu talento para resolver os jogos( caso mais gritante foi o Jota, que o ano passado faz um grande europeu e achou que podia resolver o mundial sozinho), outros tiveram abaixo do que podiam fazer( caso do Miguel luis), mas tenho a ideia que o que acabou por pesar ali foi a ausencia do jogador provavelmente mais maduro da equipa, o domingos quina.
3 Junho, 2019 at 21:47
«Ronaldo junta-se a Félix na Selecção». Perceberam todos quem é quem?»
Esta frase diz tudo do que se passa no futebol no que diz respeito às “novas vedetas” e o nosso vizinho do outro lado da 2ª circular é useiro e vezeiro no uso desses esquemas para valorizar flops!!!
O André Pipa que se cuide, se apertar muito, é num instante posto fora da “a bola”!!!!
SL
4 Junho, 2019 at 8:02
São bons jogadores mas ainda estão verdinhos para alto nível.
4 Junho, 2019 at 9:07
Isto é tudo inveja porque o joão feliz não é nosso jogador…
4 Junho, 2019 at 14:17
A sério que já está os a dar espaço ao André Pipa na tasca? Não basta já o(s) lugar(es) onde escreve?
E depois é o quê, Juvenal Carvalho?
A sério, Cherba…
quem quer ler pipas vai ao fb. A Tasca vale bem mais do isto.