Está agendada para o próximo sábado uma AG, tendo como ponto único, a discussão e votação do orçamento de receitas e custos referente à próxima época 2019/2020, em decorrência dos formalismos estatutários do clube (e não SAD).
Tal como em todas as organizações, também no SCP, este momento é de extrema relevância, porquanto o CD espelha nele as métricas fundamentais que pretende atingir na época desportiva que se avizinha. Neste documento podem os sócios compulsar os objetivos de atuação que o CD tem para o Clube, dai decorrendo a sua relevância fundamental, sendo obrigação dos sócios sopesar as escolhas estratégicas que o documento define.
Este tipo de documento, pela sua natureza assume um papel relevante na vida do Clube. Se bem recordam – e ao que me recordo – os CD anteriores sempre divulgaram no site do Clube e no jornal do Clube tal documento, como direito estatutário a que o sócios tem pleno direito como possibilidade de os mesmos formarem uma opinião conscienciosa do mesmo e democraticamente votarem o referido pagamento.
Não se entende a tomada de posição do atual CD, que do meu ponto de vista viola expressa e claramente os Estatutos do Clube, bem como o Regulamento da Assembleia Geral do SCP, deixando uma porta aberta para uma eventual impugnação da AG, quando informa os sócios que o documento se encontra em consulta, exclusivamente, no Centro de Atendimento aos Sócios na sede do Clube.
Esta postura é manifestamente aberrante e desrespeitosa. Em primeiro lugar do Clube, que é de Portugal e não de Lisboa. Em segundo lugar dos seus sócios (pagantes) que se encontram espalhados por todo o País. Na verdade trata-se de uma discriminação aberrante e intolerável deste CD, porquanto, atentem que um qualquer sócio do Porto ou Faro, teria que se deslocar a Lisboa para consultar o documento e voltaria a ter os mesmo custos se quisesse, como é seu direito, exercer o seu
direito de voto.
Inacreditável a forma como este CD está a tratar os sócios. A não ser que tema algo. É que quem não deve não teme. E tendo em conta a importância do ato que se avizinha, dei-me ao trabalho de compilar alguns dados do passado, nomeadamente, desde 2013, sobre as métricas dos orçamentos aprovados em AG, os quais mais não são do que o espelho fiel dos orçamentos aprovados igualmente pelos sócios.
Estes dados permitem, a meu ver ter uma imagem nítida das opções assumidas pelos anteriores CD – que podem ser criticadas – e podem ajudar a compreender qual o rumo do atual CD no que tange ao orçamento que vai levar a votos, mas que não foi disponibilizado para uma análise prévia dos sócios, ficando estes cerceados de um direito estatutário.
Leiam e digam de vossa justiça:
ESTE POST É DA AUTORIA DE… João Gaspar
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
26 Junho, 2019 at 16:49
Os estrangeiros é que têm razão em chamar-nos Sporting Clube de Lisboa.
26 Junho, 2019 at 17:03
Não são os estrangeiros, o varandas sempre que foi à câmara de Lisboa, este ano, fartou-se de repetir isso, que somos um clube de Lisboa!
26 Junho, 2019 at 23:42
Caros amigos
Agradeço as palavras simpáticas que me dirigiram e se calhar não mereço…
Limitei-me a ser Sportinguista e a defender três princípios: procurar a verdade, a transparência e informar para que cada um de nós seja mais exigente, que julgo esta nova geração vai seguir no futuro e possa estar melhor informada…
Abraço a todos
JG
27 Junho, 2019 at 22:24
Xiu… estás a por em causa está direção… olha q te expulsam…
**ironia on**
E isto de sugerir q não se quer tornar públicos os números para análise prévia… a calúnia… ui…
** ironia off **
26 Junho, 2019 at 16:57
Interessantes esses números:
https://www.facebook.com/295797924703520/photos/a.295822968034349/319188142364498/?type=3&__xts__%5B0%5D=68.ARBbNZCgzO_uPQKjAEyp-oap-Vb8VSlO92wAgg_Z9-WoOmfiyc4aPWxSin4o5rKFra31lP4maQwr8lYZYgn5zFXf3Dc4PNpJ—hDjwder4P-3Z0O3QObGfxzk0vfJRC2wNu_DitU5PfG4cYGYqHYla5AgaXAKfH7Sl4KlemBzFjb6hmal_mLt4dLsPgmcLl8_ndcQYZmx537K_pz9smHS7ObYB4IYwJFUUTG-bVlceBykrHzDZWkeC442hADDBx_kUCVd9dHFBuIlJJYilpmoeODgfvE-pYzGKeuxUryxpjsaYb53dXr73_8Y7MRTHP7TNnHOBs3zE_R6BClLX34Y0&__tn__=-R
26 Junho, 2019 at 18:06
Isto não tem lógica nenhuma. Como é que preveem uma descida das vendas de gameboxes para menos de metade e uma diminuição do número de sócios pagantes, e simultaneamente uma subida das receitas de bilheteira? E porque razão é que os custos com a organização de jogos iriam subir em quase 50%? O basket fica assim tão caro?
26 Junho, 2019 at 19:17
As gb são “econômicas” porque são vendidas em pacote, os bilhetes avulso são individualmente mais caros, é como o passe e um bilhete do metro…
Portanto é possível sim baixar o número de gb e aumentar o valor da bilhetica….basta vender mais bilhetes, bastantes mais bilhetes….
A tua segunda pergunta tenho de ir ver…
26 Junho, 2019 at 19:51
Compreendo o raciocínio, mas tipo, se há bastante malta que deixa de ser sócia (700 mil EUR é muita quota) e/ou de comprar gamebox, imagino que também passem a frequentar muito menos o pavilhão, ou simplesmente deixar de o fazer. É que, mesmo com a subida dos preços das gameboxes, ficaria sempre mais em conta comprar uma se se estivesse a planear ir mais do que esporadicamente aos jogos em casa.
26 Junho, 2019 at 20:00
Tudo vai depender do sucesso desportivo, havendo sucesso contam com mais procura e podem vender bem mais caro.
26 Junho, 2019 at 20:14
Pois, e aí vão ter que fazer um trabalho perfeito na reorganização dos plantéis, de modo a não perdermos competitividade. Pelas contas que fizeste ali em baixo, vai ser preciso contratar bem e barato, sem margem para erro. A introdução do basket logo neste ano é uma estupidez de todo o tamanho…
27 Junho, 2019 at 15:17
Politiquices.
27 Junho, 2019 at 7:32
Tens razão numa coisa, os bilhetes para os jogos grandes irão render mais, porque existem menos GB…. no entanto de um ponto de vista geral iremos ter menos receitas, porque as pessoas deixam de comprar GB para POUPAR, não para irem gastar mais em idas ao Pavilhão, certo?
Por isso, nos jogos mais “pequenos” as pessoas irão menos, logo serão menos receitas em bilhetes (até porque alguns sócios iam acompanhados por não-sócios/não-GB) e menos receitas secundárias (merchandising, rissois, bejecas, etc).
Além de que com menos investimento em modalidades haverão menos jogos, porque as equipas não conseguem chegar tão longe em todas as competicões, e irão jogar pior logo geram menos interesse.
No fundo, este orcamento é o chamado “limpa-rabos” porque está todo construido de forma contrária à realidade.
Tu investes dinheiro para ganhares dinheiro, tu não reduzes o investimento para ganhar mais dinheiro…. podes quanto menos gastar menos, mas não geras mais receitas.
26 Junho, 2019 at 19:30
Se venderes menos boxes é possível que aumentes as bilheteiras, provavelmente é também a estratégia para a SAD. Colocas as GB mais caras e partes do principio que quem não renovar vá aos jogos pagando bilhete. Se faz sentido do ponto de vista financeiro, vai depender do sucesso desportivo, do ponto de vista de MKT não sendo perito, parece não fazer sentido nenhum.
A organização de jogos também não parece descabido o aumento, atendendo que além do basket, muitas outras equipas passaram a jogar no JR e isto tem custos acrescidos.
Não percebo é a diminuição de honorários a atletas – 1,2M quando sabemos que a nova modalidade para ser competitiva terá um orçamento superior a 1M.
O aumento de quase 30% na energia, parece de alguém que não procura alternativas ou terá tb a ver com aumento de jogos no PJR.
O aumento 25% = 250 mil euros no pessoal estrutura, parece exagerado e das duas uma, ou aumentaram substancialmente os salários pagos ou admitiram muito mais pessoal para a estrutura.
A redução da quotização, na minha opinião será bem maior mas para colocar o redução efectiva, teria de se evidenciar um valor maior nos corte e politicamente não é a altura certa.
É certo que durante o ano farão os ajustes necessários.
26 Junho, 2019 at 19:38
“Não percebo é a diminuição de honorários a atletas – 1,2M quando sabemos que a nova modalidade para ser competitiva terá um orçamento superior a 1M.”
Estamos já a falar num corte já bem superior a 2M relativamente ao que já existia.
Terão de sair da folha de pagamentos mais de 15 atletas com o nível do Dieguinho, que era dos mais bem pagos. Se formos para o valor médio pago aos atletas das modalidades terão de ser dispensados à volta de 30 atletas. Atenção o ciclismo não entra para estas contas.
Como disse, durante o ano há muito tempo para fazer estes ajustes (dispensas), na questão do orçamento, apenas fica salvaguardo que não podem, não devem, gastar mais do que está orçamentado.
26 Junho, 2019 at 20:06
Creio que eles próprios, nas suas contas, revelam o sentido que faz do ponto de vista financeiro. Afinal, preveem uma diminuição de 110 mil EUR na venda de GB e um aumento de apenas 50 mil EUR na bilheteira 🙂 Para além de que, com a significativa redução nas vendas de GB, caso o sucesso desportivo das equipas seja impactado pelos cortes substanciais nos honorários com atletas, estamos sujeitos a ter uma segunda volta com o pavilhão às moscas. Tipo, se um gajo tem GB, mesmo que a equipa esteja a jogar mal, o dinheiro já foi gasto, vai-se lá apoiar. Agora, se se tiver que comprar bilhete jogo a jogo…
26 Junho, 2019 at 20:03
o aumento na organizaçao dos jogos, nao pode em parte ter com a logistica para as novas experiencias Sporting?
26 Junho, 2019 at 20:30
Não sabemos.
Talvez sim, talvez não.
Mas se fores convidado a participar avisa que vamos todos apoiar-te.
26 Junho, 2019 at 19:27
Se a proposta de orçamento contempla esses numeros, existe logo uma situação que salta imediatamente à vista, se apenas existe uma descida de 400000,00€ nas receitas porque se baixa mais de 1.000.000€ em investimento?
Logo ai é um ponto negativo e obviamente votaria contra.
26 Junho, 2019 at 20:11
A despesa não esta a baixar 1M, a redução é idêntica à redução da receita. tem é uma distribuição diferente, diminui mais em algumas rubricas, por exemplo pagamento atletas e aumenta noutras como exemplo energia e pessoal afecto à estrutura.
26 Junho, 2019 at 20:17
O que eu quis dizer é que aceitaria uma descida no investimento em honorários se esta fosse proporcional à evolução das receitas, o que não é.
Isso só demonstra a má gestão e o regresso ao caminho trilhado antigamente em que os custos estruturais aumentavam e o investimento no mais importante descia (honorários de atletas)
Os custos com energia aumentam por mais uma má decisão, a de colocar todos os miúdos a jogar no pavilhão. É mau porque é caro, desvia recursos e é mau porque jogar no JR devia ser um marco na carreira um prémio e não algo que fazem semana após semana, desvirtua o encanto do pavilhão!
SL
26 Junho, 2019 at 20:39
A diminuição nos honorários dos atletas sempre me pareceu possível se houvesse um melhor aproveitamento dos recursos da formação e também planteis mais curtos e equilibrados.
O que me espanta é terem conseguido isso mesmo com a entrada do Basquetebol. Se metessem o Basquetebol e o valor dos honorários fosse o mesmo, já achava bom.
Assim não sei se não terá sido demais…
Quanto ao uso do pavilhão, não concordo contigo.
Aqui custa-te energia e pouco mais. Noutros lados também te custava o aluguer do espaço e pagavas a energia na mesma.
O que tem de se fazer é gerir bem os 3 ou 4 espaços que tem de haver para treinar, deixando de ter quase um por modalidade como era antigamente!
26 Junho, 2019 at 21:01
Por mim continuavam a jogar no multidesportivo de certeza que é mais barato. Aliás o aumento é de 49% com esse valor dava para contratar um jogador top para uma das modalidades.
26 Junho, 2019 at 21:08
O jogador que mais ganha (va) nas modalidades era o Dieguinho e ficava nos 180k. Depois tens mais meia dúzia de atletas de Futsal, Handebol e Hoquei a ganhar entre os 150 e os 160.
Depois uma dúzia que ganham entre os 90 e os 110.
Depois tens umas largas dezenas e alguns dos muita bons a ganharam entre os 40 e os 60.
Por aqui dá para perceber o corte superior a 2M, muita dispensava vai haver ao longo do ano.
Estes dados estão disponíveis na auditoria que um fantoche resolver tornar publica.
26 Junho, 2019 at 21:25
Sim eu sei e por isso mesmo acho inadmissivel um aumento de quase 50% nos custos com a energia no JR.
O JR devia ser um santuário onde só deveriam jogar as primeiras equipas, e excepcionalmente uma equipa da formação mas numa fase final ou num jogo chave.
Não deveria ser banalizado.
26 Junho, 2019 at 21:07
A formação é importante mas aqui não dá para amarrares os jogadores todos não tens aquelas clausulas como no futebol e alguns miudos vão para o clube do coração (Gonçalo Alves no Porto é um exemplo disso)
De resto o Basquetebol é um tremendo tiro nos pés mas o meu sentido de voto nem era por ai, apesar de ser totalmente contra investir noutra modalidade perdendo poder nas restantes (Por algum motivo o FCP só tem 3 e tem a % mais elevada de títulos dos 3 grandes, mas isso é outro tema)
O grande problema deste orçamento é o resvalar tão grande no investimento em atletas em detrimento de gastos a aumentarem noutras vertentes. E com isso não posso compactuar.
26 Junho, 2019 at 19:34
Se for assim, não é tão mau como eu pensava. Aliás, até faz algum sentido e está dentro daquilo que eu dizia, com uma diferença significativa.
Que a quotização tinha diminuído, era evidente. Se diminui só 700 mil, menos mal. Pensei que seria pior!
A subida da bilheteira é bom mas a facturação das GameBox é má – espero que esteja contabilizada muito por baixo.
A subida da energia e da organização dos jogos é normal pois o PJR passou a estar quase sempre em uso.
A diminuição com os honorários dos atletas e treinadores, na casa do 1,2M€, pensei que era possível de conseguir com uma melhor racionalização de cada plantel de cada modalidade. Não percebo é como conseguem isso com a introdução do basquetebol – é que assim devemos estar a falar numa redução de mais do dobro dos 1,2M€, à vontade! Aqui fico um bocado sem perceber como isto é possível…
A subida de 200 mil euros em profissionais a trabalhar no Sporting parece-me razoável se quiserem melhorar o marketing, a gestão e o apoio ao sócio, entre outras coisas no Clube.
Enfim, não é o pavor que estava à espera e é incompreensível que não tenham enviado isto, com explicações ponto a ponto, aos sócios!
26 Junho, 2019 at 23:22
E o Miguel não se questiona sobre a credibilidade dessas previsões?
Porque a parte dos rendimentos são previsões, uma vez que se trata de um Orçamento e fogem ao controlo do Clube; já a parte das despesas revela também intenções, porque são mais dependentes de acções que podem ser controladas, a priori, pelo Clube.
Ora, não acha estranho que descendo as quotas 9% (expectativa, na minha opinião, hiperoptimista) e as Gameboxes 55% (!!!, o que não é muito compaginável com a diminuta baixa das quotas) a bilheteira possa subir quase 12%? Não existe qualquer coerência nestas previsões de receitas, para mais quando analisadas em conjunto com o que se passa no lado da despesa, onde todos os items aumentam menos o dos honorários com atletas, que desce 1.180.000€, mesmo havendo um acréscimo de 2 “Modalidades/Equipas” que, juntas, devem valer um investimento mínimo de 1,5M€. Mas vamos supor que essas 2 equipas apenas vão “custar” apenas 520.000€; significa um desinvestimento real em honorários dos atletas das outras Modalidades de 1,7M€.
O que quer dizer que, não apenas não terá uma equipa de Basket profissional para competir com os 3 maiores do campeonato (cujos orçamentos são de 1M€ ou mais), como deixará de ter equipas para competir nas outras 4 Modalidades “raínhas” de Pavilhão (porque tirar-lhes 1,6M€ – supondo que os outros 100.000€ de cortes se verificam nas outras 50 Modalidades, o que também é uma enormidade – significa, repartindo igualitariamente os cortes, menos 400.000€ para o Futsal, menos 400.000 para o Hóquei, menos 400.000€ para o Handball e menos 400.000€ para o Vóleibol). Repare que nestes “meus ” números estou a ser bem mais “suave que o Miguel que até coloca à volta de 2,36M€ de desinvestimento nas Modalidades de 2018 (o dobro do corte global orçamentado)
Se este ano já não conseguimos ganhar nenhum campeonato nacional nestas Modalidades, imagine o Miguel o que esses cortes farão na qualidade das equipas e na sua capacidade competitiva. Acha então que, nessas circunstâncias, é expectável um aumento de bilheteira? Havendo uma diminuição da previsão do número de sócios e de vendas de Gameboxes (que significam o reconhecimento a priori da desmobilização do “núcleo duro” de potenciais assistências) e havendo uma diminuição da qualidade e competitividade das equipas, o que acha que atrairá OUTRO público ao Pavilhão para justificar a previsão de aumento de receitas de Bilheteira?
E ainda consegue concluir que: “(..) Enfim, não é o pavor que estava à espera e é incompreensível que não tenham enviado isto, com explicações ponto a ponto, aos sócios!”(…) (Miguel dixit)
Só posso deduzir que realmente será necessáriaa uma ainda maior hecatombe para “apavorar” o Miguel
Um abraço e saudações leoninas
26 Junho, 2019 at 17:02
Excelente! Obrigado ao consócio João Gaspar.
Assim que chegar a casa vou olhar para as contas com olhos de ver…
26 Junho, 2019 at 17:06
Quando for a p*t# da gala d’ A Tasca lá terá que ir o João Gaspar ao púlpito receber um prémio por este trabalho 🙂
26 Junho, 2019 at 17:24
Muito obrigado, João Gaspar!
Está aqui um excelente trabalho.
Bem-hajas, meu amigo. 🙂
26 Junho, 2019 at 17:58
Obrigado pelas horas gastas a compilar toda a info que deve ser do interesse de todos os sócios
Vou ler com atençao
26 Junho, 2019 at 18:01
Enorme trabalho, se ainda houvesse duvidas dos resultados da auditoria, este resumo pode mais uma vez atestar o enorme e excelente trabalho feito nos últimos 5 anos pelo CD destituído. É importante esta referencia ao CD, pois todo ele foi destituído e não apenas o seu presidente.
Olhar para os números, ver a qualidade e as dificuldades do trabalho feito, fico atónito ao pensar que dispensamos e está a ser preparada a expulsão dos responsáveis pelo sucesso de uma gestão financeira e desportiva (campeão em todas as modalidades), atrevo-me a dizer inédita em Portugal. De facto não estamos habituados a isto – valorizar o sucesso.
E na SAD basicamente é a mesma coisa.
Mais logo, vou tentar escrever algo mais sobre o orçamento, pois parece que existem mais números ou especulações, vá se lá saber.
26 Junho, 2019 at 18:57
Malcolm,
Estive no SCP de manhã com um sócio (uma novela mexicana!!!!).
Ele ditava e eu escrevia
Agora quando estava a tentar analisar tenho diferenças entre os parciais e o total
Grande merda ….
Porém não tenho dúvidas sobre os totais que são:
RENDIMENTOS: 23.826.236
GASTOS: 23.737.064
RESULTADO LIQUIDO: 89.072
Se houver algum amigo que tenha os parciais que os envie ….
Ainda vou confirmar esta merda para ver onde vestá o engano.
Abraço
26 Junho, 2019 at 19:21
Esses números são o quê? O que orçamentam para 2019/20?
Uma receita de 23,8M€ e uma despesa do clube de 23,7M€?
26 Junho, 2019 at 19:39
Tens no tweet acima mais algum detalhe.
26 Junho, 2019 at 20:16
“tweet acima”
https://www.facebook.com/295797924703520/photos/a.295822968034349/319188142364498/?type=3&__xts__%5B0%5D=68.ARBbNZCgzO_uPQKjAEyp-oap-Vb8VSlO92wAgg_Z9-WoOmfiyc4aPWxSin4o5rKFra31lP4maQwr8lYZYgn5zFXf3Dc4PNpJ—hDjwder4P-3Z0O3QObGfxzk0vfJRC2wNu_DitU5PfG4cYGYqHYla5AgaXAKfH7Sl4KlemBzFjb6hmal_mLt4dLsPgmcLl8_ndcQYZmx537K_pz9smHS7ObYB4IYwJFUUTG-bVlceBykrHzDZWkeC442hADDBx_kUCVd9dHFBuIlJJYilpmoeODgfvE-pYzGKeuxUryxpjsaYb53dXr73_8Y7MRTHP7TNnHOBs3zE_R6BClLX34Y0&__tn__=-R
26 Junho, 2019 at 20:33
Já vi, obrigado!
26 Junho, 2019 at 18:08
Muitíssimo interessante.
26 Junho, 2019 at 18:22
Epá, bom trabalho.
Um post para ler com atenção, comentários inclusivé.
Sábado estou off.
26 Junho, 2019 at 18:40
Off no sábado, brave? É assim que elas desamparam a loja.
26 Junho, 2019 at 19:46
Aniversário com o puto…
Não vai ser fácil.
26 Junho, 2019 at 18:39
Orçamento do clube só disponível no “Centro de Atendimento aos Sócios na sede do Clube”? É mais “flor” da “experiência Sporting” que esta gente nos quer proporcionar.
Excepto no que toca a sugar o pessoal, os sócios são uma chatice do caraças para esta gentalha.
26 Junho, 2019 at 18:40
Caro João Gaspar
Muito obrigado pelo seu excelente trabalho.
Haja alguém , que nos permita ir à A.G , a do ponto único, votar em consciência.
Viva o SCP
26 Junho, 2019 at 18:40
Parabéns pelo esforço, dedicação, devoçãoe glória do sócio João Gaspar.
Fico a aguardar a análise técnica do Strumpf Amarelo para em consonância tecer os meus considerandos.
26 Junho, 2019 at 18:46
Um bom artigo para o próximo número da nova revista do Sporting.
26 Junho, 2019 at 18:52
Muito bom!
Não sendo uma critica, que não tinha obrigação disso e eu tenho noção do trabalho que isto dá a fazer, é pena que não se possa ter colocado junto a esta analise os dados do orçamento proposto para 2019/20. Isso ia ajudar a perceber onde está a mudança que dizem que vai acontecer.
Aproveitando o gráfico que está na página 19 do documento anexado, vou explicar o que quis dizer há uns dias quando disse que o que a Direcção do Bruno de Carvalho fez quando chegou não foi propriamente fruto de um trabalho continuado na procura de mais receitas mas simplesmente abordou a forma de distribuir o dinheiro do Clube e da SAD de uma forma diferente e inovadora em relação às Direcções anteriores – e, para mim, mudou para a forma correcta de ver a distribuição desses dinheiros.
Não quis com isso tirar nenhum mérito à Direcção anterior pois, como disse, mudou de um conceito errado para um conceito correcto e isso, obviamente, já tem um enorme mérito. Trabalho, em ter mais dinheiro disponível, teve nos anos seguintes, como se percebe pelo gráfico da página 20.
Quando chegou e preparou o 1º orçamento, cerca de 2 ou 3 meses depois de eleito, todos sabemos que quer o Clube, quer a SAD, não nadavam em dinheiro. E, também, todos entenderão que nesses primeiros meses não se fizeram milagres da multiplicação das notas.
26 Junho, 2019 at 19:16
(continuação)
Quem olha para os 2 quadros que mencionei nota que entre 2013 (ultimo orçamento do Godinho) e 2014 (primeiro orçamento do Bruno) a grande diferença está no resultado final que o orçamento provocou no Clube.
Ou seja, em 2013 o Godinho orçamentou 15,4M€ e em 2014 o Bruno orçamentou 17,6M€, que não é muito diferente. Se tivermos em conta que nessa altura, em 2014, o Sporting procurava diminuir drasticamente as despesas, é até estranho que o orçamento do Clube tenha aumentado.
O resultado final, da aplicação do orçamento de 2013 e do orçamento de 2014 é que é drasticamente diferente. Enquanto o orçamento do Godinho deu um resultado negativo de 3,8M€, o orçamento do Bruno deu um resultado positivo de 4,5M€. Uma diferença de 8,3M€, que é praticamente metade de ambos os orçamentos.
E isto aconteceu porque se descobriu uma máquina de dinheiro?
Não!
Aconteceu porque houve uma abordagem completamente diferente do que se deviam considerar os dinheiros do Clube e do que se deviam considerar os dinheiros da SAD. Basicamente estancou-se o fornecimento de dinheiro do Clube – por exemplo proveniente das quotas – para a SAD e, ao mesmo tempo, fez-se a SAD pagar ao Clube o que era justo e devido por usar instalações ou equipamentos seus.
A questão das quotas, ou parte delas, ir para a SAD sempre me fez comichão. A SAD é autónoma e vive do que produz. Se não produz o suficiente para viver, têm de ser os accionistas a meterem dinheiro. Mas todos. Não só o Sporting, como acontecia ano após ano a meter na SAD uma parte do dinheiro que era, por direito, do Clube. A Direcção anterior acabou com isso, e muito bem, e espero que não volte a acontecer o que acontecia. Não quer isto dizer que o Clube não tem mais de meter dinheiro na SAD. Não sabemos se terá ou não. O que sabemos é que se a SAD precisar de dinheiro e os accionistas tiverem de meter dinheiro, o Sporting entrará com a sua parte e os restantes accionistas com a parte proporcional que lhes cabe – e que nunca foram chamados a meter quando o Sporting o fazia!
Portanto, o que a Direcção anterior fez, quando chegou, foi simplesmente fazer justiça ao Clube e às contas do Clube – o que as direcções anteriores nunca fizeram, por mais iluminadas que dissessem ser! O verdadeiro trabalho, que possibilitou ter sempre grandes orçamentos no Clube e ir quase sempre batendo recordes de facturação, com excepção de 1 ano, veio depois!
E, pronto, era isto que eu queria dizer no outro dia.
Com estes gráficos é fácil perceber que o grande ponto de partida foi uma mudança de paradigma e não um trabalho de gestão fantástico em conseguir espectaculares receitas – isso veio depois.
SL
26 Junho, 2019 at 19:27
Obrigado Miguel, pela aula. 🙂
26 Junho, 2019 at 19:37
Não é uma aula, é uma explicação do que quis dizer no outro dia porque montes de pessoas deturparam o que disse – que já é habitual!
Queres perceber, percebes. Não queres perceber, tudo bem na mesma…
26 Junho, 2019 at 20:13
Este explicação é bem melhor que aquelas menos elaboradas onde se podem retirar ilações erradas. E a culpa é tua, não é dos “que não entendem”.
Aqui se percebe que “não foi tudo praticamente igual (a nível da gestão), tirando uma coisa ou outra”.
26 Junho, 2019 at 20:14
*Aqui se percebe que NÃO “foi tudo praticamente igual (a nível da gestão), tirando uma coisa ou outra”.
26 Junho, 2019 at 20:32
Às vezes as explicações, ou opiniões, são pouco elaboradas e é fácil haver más interpretações, é verdade!
Especialmente dos “haters” e do pessoal que enche o peito a deturpar o que os outros dizem… 😉
26 Junho, 2019 at 20:07
“Aconteceu porque houve uma abordagem completamente diferente do que se deviam considerar os dinheiros do Clube e do que se deviam considerar os dinheiros da SAD. Basicamente estancou-se o fornecimento de dinheiro do Clube – por exemplo proveniente das quotas – para a SAD e, ao mesmo tempo, fez-se a SAD pagar ao Clube o que era justo e devido por usar instalações ou equipamentos seus.”
Isso é verdade mas em relação a quotizações fomos buscar os 25% que estavam na SAD isso explica um aumento de pouco mais de 1M€ com os numeros de sócios pagantes nessa época.
“E, pronto, era isto que eu queria dizer no outro dia.
Com estes gráficos é fácil perceber que o grande ponto de partida foi uma mudança de paradigma e não um trabalho de gestão fantástico em conseguir espectaculares receitas – isso veio depois.”
Aqui concordo em parte, a gestão não foi genial, mas foi honesta ao contrário da anterior. Basta ver que com as mesmas modalidades ou até aumentando o anterior CD conseguiu baixar os custos com honorários não desportivos para metade ou seja de 1,6M€ para 0,8M€ (págs 13 e 14). Isto quer dizer muito existiam muitos amigos a comer à conta do clube não podemos ter papas na língua e dizer só parte das constatações.
26 Junho, 2019 at 20:24
Para mim há 2 coisas importantes nesta mudança de paradigma:
1ª, a melhor definição do que é o Clube e do que é a SAD e quem tem de pagar o quê a quem;
2ª, acabar com essa merda de meter 25% das quotas na SAD que foi um roubo ao Clube que fizeram durante anos, ilegalmente. Não havia, nem há, nada que obrigasse o accionista Clube a meter dinheiro todos os anos na sociedade quando os outros accionistas não o fazem! Aliás, aos poucos a SAD devia devolver esse dinheiro, que era do Clube e não dela!
Cada vez que se discute estas coisas dá para ver os merdosos que andaram a dirigir o Sporting estes anos todos… Gestores Top o caralho!
26 Junho, 2019 at 20:31
“Cada vez que se discute estas coisas dá para ver os merdosos que andaram a dirigir o Sporting estes anos todos… Gestores Top o caralho! ”
Eles andaram era a servir-se do Sporting e não a servir o Sporting. No clube a redução da estrutura “TOP” no primeiro ano do BdC/Carlos Vieira deu logo + 800.000€ para investir onde era importante!
26 Junho, 2019 at 20:41
Ya, mas fizeram o que nós deixámos que fizessem…
A verdade é que nós, sócios e adeptos, não estamos isentos de culpa!
26 Junho, 2019 at 20:53
Claro que não estamos. Existe muita desinformação e a maioria dos sócios só lê as gordas dos CMs.
A falta de informação é terrível, um simples exemplo:
-Uma AG do orçamento é um dia importante para o clube e já fui a algumas que não sei se tinham 200 sócios. Isto demonstra bem a alienação de muitos sócios no que diz respeito a momentos tão importantes como estes na vida do clube.
27 Junho, 2019 at 9:17
Mas as mudanças de paradigma que causam impacto positivo, não são actos de gestão fantásticos? Fácil, fácil é deixar as coisas como são e fazer tudo como é.
Tirando os anos noventa em que se aplicava reengenharia a todos os processos de gestão, não há decisão mais difícil e corajosa que mudar o paradigma de gestão de uma entidade. E quando se o faz, de certeza que não é para piorar…
26 Junho, 2019 at 18:58
Parabéns… vou ler com atenção. Olha foi a fazer um documento aberto que o Cal se deu a conhecer ao mundo… se fkres economista o Miguel já te deixa substituir o Zenha! 😉
Z
26 Junho, 2019 at 19:01
A ideia do presidente RA/Sobrinho é voltar aos orçamentos de 2012/2013. Por um Sporting mais competitivo.
26 Junho, 2019 at 19:07
Caros amigos,
Como já referi tenho em mente um trabalho parecido para perceber (com fatos) o que se passou na SAD e posteriormente arrancar para um consolidado do Grupo.
Porém esta merda dá trabalho do caraças …, para me facilitar não há nenhum amigo que tenha PDF dos jornais do Sporting onde foram publicados os movimentos de jogadores em Junho e em Janeiro que me facilitava muito o trabalho.
Como disse acima ao Malcolm fui ao SCP com um sócio ele ditava e eu escrevia e alguma coisa correu mal nos parciais e não bate com os totais que já referi acima.
Contudo vou ver se lá volto amanhã porque existem dados muito acutilantes e surpreendentes, nomeadamente uma questão que acima já foi levantada pelo the kindnihiilist
Abraço
26 Junho, 2019 at 19:18
Tenho de te tirar o chapéu porque sei que isto dá um trabalho do cacete. Só posso agradecer o trabalho que estás a ter porque isso facilita muito o nosso entendimento da situação.
Obrigado.
26 Junho, 2019 at 20:37
Nao deixam tirar foto ?
26 Junho, 2019 at 21:54
Já me disseram que não. Segredo de estado, a auditoria é que não interessou proteger, dizem que pensavam que iria foder o maluco. Más línguas certamente, ou melhor línguas de prata.
26 Junho, 2019 at 19:47
Caro João Gaspar, uma questão o orçamento não será distribuido na altura da realização da AG? É que eu nas restantes AGs via o orçamento no momento das AGs, e é mais que suficiente pois dá para ver perfeitamente a evolução das receitas e como são gastas no mapa de despesas.
Algo que me está a causar muitas duvidas em relação aos anteriores orçamentos está descriminado da mesma forma, ou nesse documento estão a misturar despesas e ocultar informação que antes estava bem definida?
Obrigado, SL
26 Junho, 2019 at 20:05
No ano passado foi enviado por mail no dia 12/06 e a AG estava marcada para 17/06, acabou por não se realizar.
A questão é que para votar de forma consciente não chega receber uma copia uns minutos antes da AG, por isso mesmo, sempre foi disponibilizado, de acordo com estatutos, nos serviços. O problema é que nem todos os sócios são de Lx e tem facilidade de se deslocar aos serviços para estudar o documento.
Por outro o regulamento das AGs diz que deveria estar disponível no site do clube e isso não tem acontecido.
26 Junho, 2019 at 20:12
Ok.
Eu como para mim o orçamento do clube é das coisas mais me importam, e sei os pontos todos de trás para a frente, basta-me ler no dia da AG. Aliás o problema de muita malta é não tentar ler esse documento, e só ir em parangonas de jornais, se assim fosse tinham percebido o trabalho exemplar que foi conseguido nos últimos anos.
“Por outro o regulamento das AGs diz que deveria estar disponível no site do clube e isso não tem acontecido.” se assim é estão em falta.
SL
26 Junho, 2019 at 20:30
O ano passado foi enviado por email porque interessava à retórica do Bruno de Carvalho e da Direcção… Vamos lá a separar as coisas!
Fizeram isso nesse ano PORQUE lhes convinha a eles na luta contra a AG de destituição. Nos outros anos não fizeram isso, mas foi publica a tempo de se poder ver com calma, que me lembre.
Nos Estatutos devia estar junto à parte que diz que têm de ser votada uma parte a dizer que os sócios tem de ter a proposta de orçamento em sua posse x dias antes – nem que para isso colocassem uma alínea a dizer que era enviada por email para quem disponibilizasse um endereço!
26 Junho, 2019 at 20:55
Vamos então separar,
FACTO: Foi enviado por mail uns dias antes.
Este ano se interessava deveria também ser e a mim, e a nós, aos sócios, por causa da mudança de OS deveria interessar, se não interessou ao CD, como parece ter sido o caso, não enviaram.
Qual é o problema para precisar de separar as coisas!
O Regulamento da AG já diz que tem de ser disponibilizado no site, se não está deveria estar se anteriormente também não estava, não isenta de culpas os actuais OS por não estar.
26 Junho, 2019 at 21:18
Malcom
Claro como água……
Regulamento da AG:
Da convocação e preparação
Artigo 6°
Formalidades da Convocatória
As Assembleias Gerais serão convocadas pelo Presidente da Mesa da Assembleia Geral,
com a antecedência mínima de oito dias, em relação à data da sua efectivação, por meio
de anúncio publicado em dois jornais diários, além do jornal e do sítio oficial do clube e no
portal da empresa ou outro que, nos termos da lei, o substitua.
Artigo 7°
Anúncio Convocatório e Anexos
1. Do anúncio constarão os assuntos a apreciar, indicando-se a ordem dos respectivos
trabalhos.
2. Os anexos ao anúncio serão publicados no sítio e no Jornal do Clube.
26 Junho, 2019 at 21:11
Julgo que vão entregar.
Mas do meu ponto de vista são custos quase desnecessários. Questiono que número de exemplares vão imprimir. A mais ou menos. Que expetativa tem de sócios presentes. Podiam e deviam enviar os dados para os sócios (como acabo de receber uma mensagem para o dia 1) de forma eletrónica e repassar o eventual custo de impressão para o sócio que o quisesse imprimir.
É a poupar um cêntimo aqui outro ali que se gere. E como Dizia o Belmiro … um cêntimo é muito dinheiro.
Abraço.
26 Junho, 2019 at 23:47
ora aí está! Eu aqui neste cantinho Atlântico (Ilha de Santa Maria), sócio efectivo há mais de 20 anos sem um segundo de quotas em atraso, recebi em menos de uma semana 2 mails que me interessam um pouco menos de nada, a “convocar-me” para eventos para os quais não terei possibilidade de comparecer (mais de 400€ em despesas, 3 dias de “deslocação” e várias horas de viagens de avião e esperas em Aeroportos não são muito convidativas para estar presente a qualquer dos eventos para que me “convidaram”). No entanto ,para me documentar (COMO GOSTARIA) para PARTICIPAR na AG (COMO GOSTARIA e para o que até já estaria disposto a suportar os “incómodos” atrás mencionados) os doutos dirigentes mandam-me ao … Centro de Atendimento no Pavilhão João Rocha … em Lisboa (teria de duplicar os “incómodos”).
E ainda há quem ache isto “normal”?
SL
26 Junho, 2019 at 19:56
De resto excelente trabalho os meus sinceros parabéns compilar estes dados todos dá um enorme trabalho!
Obrigado pelo serviço publico leonino.
26 Junho, 2019 at 20:54
Alguém vai ter que explicar, muito bem explicadinho, como é que pretende reduzir a despesa em cerca de 1,2M com a introdução do basquetebol…
26 Junho, 2019 at 21:21
Por mim ou ficavamos com o volei ou o basket portanto uma das duas ou entao nenhuma das duas e manteriamos todas as outras sendo esse dinheiro que vai para as duas manter o andebol o hoquei e o futsal sempre no topo europeu e no atletismo fazer uma forte aposta masculinos e femininos desde as camadas jovens a elite.
Ginastica e Natacao abrir a participacao dos socios alem de mntrt as equipas de competicao.
Rever o protocolo no Ciclismo com o Tavira.
Gosto de Basket e Volei mas assim acho que seria mais comportavel nao so para o clube como para os socios que com todo o sacrificio pagam as quotas que depois vao para as modalidades esse dinheiro.
Basquetebol e Voleibol apesar de tudo em Portugal ainda estao longe de serem modalidades de atraccao para milhares e algumss delas centram-se em apenas algumas urbes de maior densidade populacional o Volei no Norte e o Basqutebol tambem muito a norte, contudo isto e a minha opiniao e gostos sao gostos.
Gostaria que fizessem uma aposta maior no fut feminino.
SL a todos.
26 Junho, 2019 at 21:28
Tenho a mesma opinião em relação às modalidades de pavilhão.
Apostar a sério nas modalidades onde estamos entre os melhores (FUTSAL e Hoquei) e onde temos o maior palmarés e também conseguimos andar entre os melhores num 2º patamar (ANDEBOL)
26 Junho, 2019 at 22:29
O que ainda ninguém percebeu no orçamento que vai fingir que vai ter voto é o impacto da restruturação financeira nas contas do clube.
26 Junho, 2019 at 22:44
Os próximos dias serão de pouca disponibilidade, vou tentar resumir aquilo fui dizendo sobre o orçamento, daquilo que se vai sabendo mas sobretudo umas ideias gerais.
A comparabilidade do orçamento é feita pelo orçamento do ano anterior, que está em execução e que a direcção legalmente já tem a informação de no mínimo 9 ou 10 meses de execução.
Apesar da comparabilidade ser com o orçamento anterior esta informação da execução é essencial para preparar o orçamento do ano seguinte.
Por norma, este por norma, não quer dizer que seja no Sporting, as direcções aproveitam as AG para aprovar o Orçamento e o Plano de actividades, para mostrar aos sócios as dificuldades que possam estar a ter para cumprir o orçamento, as medidas que pensam tomar e a influencia que essas medidas podem ter no orçamento que está em discussão.
Isto é o que fazem as direcções sérias, as que querem esconder informação* aos sócios, evitam falar sobre a execução e procuram ao máximo mostrar no orçamento que querem aprovar, indícios de que algo possa estar a correr mal.
O que ganham com isto … mais tempo, para encontrar formulas que permitam ultrapassar dificuldades.
Reparem as contas relativas ao orçamento de 2018/2019 só serão conhecidas lá para fevereiro ou março de 2020 e este orçamento que certamente será aprovado, as contas finais serão apresentadas em 2021.
Apôs este divagar, uma aplicação daquilo que estou a tentar transmitir, pela analise do orçamento existe uma diminuição na quotização de 700k euros, no ano anterior foram orçamentos 9,7M e neste apenas são inscritos 9M. Portanto uma redução de 8%, mas se pela execução a direcção já tiver conhecimento de efectivamente em 2018/19 a quotização será de 8M, então o orçamento em discussão, tem redução de 8% relativamente ao orc. do ano anterior mas tem aumento de 12,5% relativa ao valor real do ano em curso.
O mesmo se passa nos gastos, no caso salários dos atletas, estamos a falar numa redução de 1.2M relativamente ao Orc do ano anterior mas relativamente ao valor real do ano pode até nem estar a existir redução. Não sabemos, a não ser que exista informação narrativa sobre a execução ou que seja esclarecido, caso exista vontade, pela direcção em plena AG.
Acresce a tudo isto, que o orçamento é uma estimativa dos valores que irão ser gastos no exercício seguinte, e como todas as estimativas podem falhar e certamente nunca faltarão justificações para as falhas e no caso especifico do Sporting, de acordo com estatutos, o CD poderá ser responsabilizado se os gastos ultrapassarem os valores orçamentados, daí a importância de manter valores elevados em determinadas rubricas (é uma arranhadela) e não podem apresentar gastos superiores aos rendimentos, daqui a necessidade de ajustar para mais os rendimentos (outra arranhadela)
Por tudo isto, para mim a importância do orç é relativa, valorizo mais os ReC, até porque são auditados (tenho pena de só conhecer o de 17/18 no próximo ano), mas não deixa de ser um documento importante que pode e dá indícios importantes sobre o rumo e é sempre uma oportunidade para os sócios mostrarem o seu apoio ou discordância com as opções das direcções.
Termino dizendo, quem for, que se puder questione, procure esclarecer todas as duvidas, tenho pena de não ir, alias eu tenho pena de não ir a qualquer evento do Sporting.
*Mais uma vez chamo atenção para não ferir susceptibilidades que não estou a querer dizer que é este o posicionamento do CD actual, para isso precisava de ver o orçamento e se necessário questionar e ver o nível das respostas.
PS: Antes que digam, deixem que seja eu a dizer, revelo muita preocupação com orçamentos e contas e que antes nunca foi vista, a minha resposta é simples, nunca estivemos numa situação como esta e por isso a necessitar de muita atenção e da máxima transparência. Isto porque alguém nos revelou que é possível gerir o clube com sucesso económico e desportivo e se nos mostraram que é possível então é um legado que não abdicarei facilmente.
26 Junho, 2019 at 22:47
“…conhecer o de 18/19 no proximo ano ….”
Como é óbvio.
26 Junho, 2019 at 22:51
voltámos aos referendos…
tornar o clube mais pequeno e continuar a financiar a ruina do futebol, os carroseis, os chineses e os treinadores dos chineses.
filhos da puta, não vão passar!
– quase um ano depois e temos uma direção eleita que caga de alto para os sócios… até o presidente da AG caga nos sócios…
sócios, reprovar o orçamento não chega… eles apresentam o mesmo orçamento…
é preciso pô-los na rua.
eleições, já!
26 Junho, 2019 at 22:53
se o orçamento for reprovado… e eu quero que seja reprovado.
a direção que se demita!
que não se esconda em esquemas… nem nos amigos da cofina.
vão prá puta que vos pariu!
eleições já!
26 Junho, 2019 at 22:57
Ninguem se demite por causa de um orçamento, esquece isso.
No máximo daqui por um par de meses apresentam outro e sem mexer muito.
27 Junho, 2019 at 7:47
Meu caro, normalmente um orcamento é algo para impedir a direccão de gastar MAIS.
Ora, o que se pretende aqui é que eles gastem realmente mais porque os cortes são grandes…. Reprovando o orcamento isso não irá alterar, porque se eles querem gastar menos não vão passar a investir mais apenas porque o orcamento chumbou.
Até podem usar isso para reduzir ainda mais o investimento com a desculpa de que “chumbaram o nosso plano”.
26 Junho, 2019 at 23:06
Há muitas razões para aprovar ou rejeitar um orçamento. Há uma no entanto que, por constituir uma questão de princípio, deve ter preferência sobre todas as outras: a transparência.
Ora, um CD que propositadamente restringe o acesso ao orçamento a colocar à votação a quem se deslocar fisicamente a Alvalade não demonstra um grande “animus” para o debate e discussão que pode e deve preceder a votação de um documento desta importância.
Eu sou co-administrador do condomínio há vários anos e o envio da proposta de orçamento a todos os condóminos antes da assembleia anual é uma regra de ouro.
Se os obrigasse a irem a minha casa entra as 9h e as 20h para consultarem a proposta de orçamento não me parece que ficassem com a melhor ideia sobre a minha seriedade, mesmo que estivessem a ser injustos.
Aqui é precisamente igual.
Se BdC fizesse isto, podem querer que o iria aqui por em causa, como em tantas ocasiões fiz.
Calar-me agora seria uma incongruência e uma hipocrisia.
Assim sendo, e no que me diz respeito, este orçamento nem precisa de mais análise: é para chumbar.
SL
26 Junho, 2019 at 23:14
Para chumbar como ?
26 Junho, 2019 at 23:23
Votar contra.
É para isso que serve esta AG. Votar a favor ou contra o Plano de Actividades e Orçamento para a época 2019/2020.
27 Junho, 2019 at 0:13
Votar contra.
27 Junho, 2019 at 1:47
Se os boletins tiverem código de barras os votos são irrelevantes.
Alguma dúvida ?
27 Junho, 2019 at 10:25
Não sejas assim.
Apoia e bata palminhas…
27 Junho, 2019 at 0:32
João Gaspar, muito obrigado por esta grande empresa. Dei uma vista de olhos e estão aqui umas boas horas de serviço público leonino. Obrigado também pelos comentários, ajuda a compreender muitas coisas. Vamos precisar estar muito atentos, o Sporting não pode cair no que era.
27 Junho, 2019 at 1:16
Obrigado pelo trabalho ! Vou ler !
Mas …
Quem já consultou o Orçamento de 19/20 e principalmente analisou tb a execução prevista para este ano , é fácil completar os quadros e ficam 2 questões base que requerem MUITO boa explicação pelo CD..
Mais do q analisar apenas orçamentos e sua variação anual …
Muita atenção à execução do anterior vs orçamento seguinte !!!
Aqui temos neste momento muitas questões a analisar que requerem respostas concretas !
A falha factual em atingir as receitas orçamentadas nomeadamente nas principais fontes de receita como quotização e patrocínios (no total falha superior a 2M€)
A falha em não ultrapassar os gastos orçamentados (ultrapassada em mais de 1M€)
Estamos a falar em mais de 3M€ Onde a execução orçamental proposta por este CD falhou
O maior Gasto de Sempre do Clube 25M€!!!
Previsto resultado residual positivo para este ano apenas devido a 2 Receitas extraordinárias (3,5M€ não orçamentados) sem explicação no orçamento como por exemplo 1,7M€ em DIREITOS DESPORTIVOS .???? Vendemos o FUTSAL ???
Previsão para 19/20 de 1M€ receita extraordinária incluída no orçamento em competições europeias ????
-2,3M€ em Honorários atletas mas já com Basquetebol vs execução 18/19
+1M em custos “gorduras” vs execução 18/19 mesmo não havendo “auditorias” de 400.000€
-4% Socios pagantes em setembro 2018
– 8% Socios pagantes em junho 2019
Etc
27 Junho, 2019 at 1:28
Resumo da execução orçamental deste ano e orçamento proposto :
Não atingiram as receitas propostas !
Ultrapassaram os gastos propostos !
Previsão de receitas incertas e extraordinárias para ano seguinte
Aumento brutal custos fixos e “gorduras”
diminuição significativa do investimento/gasto em atletas e na competitividade das equipas
Dispersão do investimento total e gastos
Não é aceitável nem compreensível !!!
27 Junho, 2019 at 10:02
Importante e fazendo fé nos números, muito mas muito preocupante.
27 Junho, 2019 at 7:51
Obrigado ao João Gaspar pelo excelente trabalho.
Isto é um verdadeiro trabalho de auditoria e merece o agradecimento de todos nós.
Não aquela merda que foi leakada a que chamaram Auditoria e custou milhares (e foi claramente um trabalho feito por amadores porque estava cheio de erros de principiante).
Muito obrigado!!
27 Junho, 2019 at 9:31
Obrigado João Gaspar.
27 Junho, 2019 at 12:01
Grande trabalho João Gaspar! Números preocupantes para quem não é um pau mandado.
27 Junho, 2019 at 14:39
Grande trabalho João!
Serviço público Sportinguista, muito obrigado!
27 Junho, 2019 at 16:02
O João Gaspar é que merece uma estátua aqui na Tasca!