Mais do que jogadores, é preciso treinador…cheira-me que vem ai a fase 2…ao acho que Leonel Pontes nao é solucao mas pronto, sempre deve ser melhor que kaizer mas duvido que seja melhor por exemplo do que Tiago Fernandes. Se kaizer continuar, com esta equipa, entao ai sim preparem-ae que vamos sofrer muiiiiitttooooo
Quando achava que o amadorismo e a incompetência não podiam ser maiores…eis que me conseguem surpreender.
Isto deixa a nú, antes de mais, a inexistência de um projecto. E depois, a fraude que é este CD. Venderam banha da cobra em campanha e agora contratam por catálogo para gáudio dos empresários e para desespero do treinador, que se já teve que “inventar” uma posição de extremo para Vietto e que agora vai ter de “acomodar” no 11 mais dois pesos pesados pois nem Jesé nem Bolasie vieram para abancar. Já o negócio por empréstimo sem opção de um jogador que o treinador a sério que é Luís Castro dispensou, é só uma tremenda vergonha para uma instituição que se diz formadora.
Por fim, espero que esta conversa acabe com o mito urbano que é o termos de trabalhar com todos os empresários. Pela 2a ou 3a vez na história fomos comidos pelo Mendes e ficámos-lhe com o refugo. O nosso caminho tem de ser diferente: scouting profissional, prioridade para a formação, treinador e estrutura sintonizados com estas directrizes e contratações cirúrgicas indicadas pelo departamento e aprovadas pelo treinador. “Ajudas” de ninguém, sobretudo do maior parceiro de negócios do nosso rival.
PS: Peço a alguma alma que coloque aqui o “projecto” de candidatura deste CD. Gostava de perceber onde é que tudo isto está escrito.
Não há projecto nenhum e mesmo que houvesse, estas contratações e esta actuação no mercado não são próprias de quem tem alguma coisa estruturada na cabeça…
Pior é que tão ignóbil como quem preparou este plantel é o treinador que vai ter de gerir isto…
Concordo caro Sa’, mas parece-me que os clubes (incluindo o nosso) se aproximam de JM pela necessidade de vender e nao tanto pela de comprar… mas depois, nao se sabe porque raio ja que o JM recebe a comissao, parece que ficam com a obrigacao moral de comprar a este.
E metam na vossa cabeça que embora 20/30 sportinguitasnda tasca percebam que isto nao é rumo, temos hoje mtos milhares contentes por termos ido buscar tanta gente, de clubes importantes mesmo que seja por emprestimo. Com bolos se enganam os tolos…
Dizem por ai que o fivelas enquanto esteve no Afeganistão foi “convertido” pelo ISIS, e que a sua missão era:
– infiltrar o Sporting
– converter uns quantos para lutarem em nome de Alah
– minar a direccão actual e ocupar o seu lugar
– rebentar com aquilo tudo
Ainda me recordo de algumas que eram as vendas possíveis. E de aplausos a empréstimos a 31 de Agosto. Bons tempos.
Mercado estranho, o melhor GR de Itália à beira da selecção não arranjou colocação.
Entradas de último dia: um maluco (olá Teo), um fedelho vindo da Ucrânia (sem opção de compra) e um tipo de 30 anos.
Final condigno para este Verão.
Que lembre-se, começou com 12 “canteranos” e “promessas” de oportunidade a Matheus e Dala.
Algumas coisas nunca mudam.
Eu gostava de perceber essa do gr. Do pouco que vi achei um mono, poucos reflexos, pouca motivação, tosco a jogar com os pes…enfim, tdo tb serve para dizer mal
Um exercício interessante seria, para a última década, fazer um levantamento dos plantéis, e fazer a análise comparativa de ano com o -3. Para ver quantos jogadores se mantêm.
Claro que havia estabilidade. Entradas e saídas ponderadas e pontuais e as negociatas que ninguém entendeu mas não havia grande tumulto. A base foi sempre a mesma.
Heróis de teclado, acalmem a passarreca, o plantel está a ser trabalhado desde 2018 e foi fechado muito antes de o Mercado encerrar.
Lá porque o ultimo dia foi movimentado em saídas/entradas isso não é sinónimo de mau planeamento. Muito pelo contrário, ESTAS movimentações estavam Nas guidelines à muito.
Sosseguem, o Plano está traçado, alguns são demasiado limitados para perceber o que está a ser construído, mas já estamos (muito) mais fortes e as 2 taças foram só Uma amostra do que esta direcção é capaz. Apesar de que Este projecto precisa de mais tempo e confiança para atingir o seu expoente máximo
Algo mais grave que vender a SAD? O belenenses que o diga (mas ao menos esses não ficaram sem o Estádio, chama-lhes burros).
Era obvio que a direccão não poderia sequer justificar a venda da SAD se o clube estivesse bem, se o plantel fosse forte e tudo isso.
Para a SAD ser vendida o clube tem de estar num estado critico, ou seja, sem dinheiro para pagar o passivo de curto prazo e isso é o que vimos até agora. Todas as compras foram por valores bem acima do valor de mercado e todas as vendas abaixo do valor de mercado. Muitos foram despachados a custo zero para se reduzir o activo.
Quando o activo baixa mas o passivo fica na mesma corre-se o risco de falência técnica que é o que estamos a assistir agora. Logo, para se sair dessa situacão terá de ser vendido o ultimo activo do clube, a própria SAD, sob a pena de se ter de fechar portas. Percebes agora?
O Jesé não é e nunca será um “9.” O Bolasie ainda ontem se manifestava publicamente às aranhas quanto ao seu futuro profissional. O Fernando tem 20 anos e foi-nos “emprestado” sem opção de compra.
O que há de comum entre estes três rapazes, além de terem assinado por um ano com o Sporting?
Talvez alguma coisa além disto que é certo: são três aquisições precipitadas pelo desespero de não ter ninguém para apresentar no fecho do mercado como contrapartida da saída de dois jogadores “pesados”, Dost e Raphinha.
O desnorte é tão grande que até se dispuseram a “ir buscar” um miúdo de 20 anos por empréstimo sem opção de compra. Quem no seu inteiro juízo faz uma coisa destas? Se calça, rouba a montra a um dos nossos, seguramente com contrapartida desportiva limitada. Se não calça (o mais provável), veio para quê?
Sem falar nos outros dois, jogadores feitos com carreiras em declínio. Ainda aceitaria o risco não fora os respectivos salários serem proibitivos da permanência no Sporting além da vigência do empréstimo.
Era este o desfecho da política de aquisições objeto de um planeamento cuidado já em novembro/dezembro de 2018?
Tinha preferido que esta direcção não tivesse feita uma única contratação e tivesse apostado nos valores que tínhamos nos quadros, que não se ficam atrás destas contratações.
Deveria ter apostado num bom treinador ao invés de um tiro no escuro, dado pelo médico.
Quando tive conhecimento que o Fivelas andava pela Europa em viagem de núpcias com o proxeneta do Mendes, vi logo que o desfecho só podia ser este.
Agora já nem é preciso despedir o treinador porque já nem há nada para treinar.
Tenho pena de ver um jogador com a qualidade do Bruno Fernandes metido no meio disto.
Tens pena desse rato? Eu tenho é pena do clube que está mais que morto.
O rato fernandes claramente foi apanhado no meio da golpada, e voltou sem aceitar aumento e tudo isso. Ao contrário do rato dost, que levou um aumento que qualquer pessoa via que era injustificado para o clube em questão.
Todos os outros foram fdp porque sabiam bem onde se estavam a meter…. até temos um tipo que nem estava em alcochete quando aconteceram os “ataques”…. isto diz tudo.
O Bruno Fernandes só tem aquilo que merece. Vai ter de cara por esta miséria, até se fartar e terá se fazer o número da maçã podre para forçar a saída. O karma é fodido.
Talvez se algum dia se vier a saber quem, para além do Mendes, instigou as rescisões, se possa compreender melhor as razões que levaram o BF a tomar essa decisão. Eu até consigo compreender que um jogador, que estava há poucos meses no clube, depois de ver os capitães da equipa e outros colegas formados no clube, com variadíssimos anos de casa serem os primeiros a sair, muito provavelmente com a garantia de que os seus processos seriam resolvidos antes de chegarem aos tribunais, tomasse uma decisão dessas, pressionado pelo seu empresário.
As rescisões tiveram um peso muito importante na destituição de BdC, se pensarmos que Varandas pode ter estado também ligado a elas, não só pelas declarações que têm vindo a público, nomeadamente pelo pai do Rafael lLeão, mas também pela forma como estes processos têm sido conduzidos, sempre a favor dos jogadores, talvez possamos compreender melhor este assunto que tantos nos revoltou e continua a revoltar.
Repara numa coisa. Tu podes ter de esperar para saber a “verdade”, mas já sabemos o suficiente para ver o panorama geral:
– Palhinha confessou que foi muito pressionado para rescindir com promessas que iria jogar para o UK (erro dele, que disse que queria era jogar no Sporting)
– Um jogador rescindiu e nem sequer estava em Alcochete… qual foi a desculpa?
– Outro jogador rescindiu mas fora do prazo
– Dois voltaram atrás, provando que não havia nada a temer, embora o voltar atrás seja errado, porque assinaram ambos novos contratos. Voltar atrás seria rasgar as rescisões e voltar tudo ao mesmo.
– As rescisões foram todas copiadas umas pelas outras (provando que não foi algo efectuado separadamente)
– Todas as rescisões estão a ser decididas fora dos tribunais
– Fivelas descuida-se e afirma ser ele a unica pessoa a conseguir reverter as rescisões (esqueceu-se que teria de ser o cintra porque na altura ele ainda não estava oficialmente a mandar no clube).
Enfim… já sabemos o suficiente para sabermos que esta direccão está metida nisto até à ponta dos cabelos, porque se não nunca resolveria os casos fora da Justica.
Só para dizer que o Bolasie entra directamente para o top dos meus jogadores favoritos neste plantel. Os ingleses nunca nos desiludiram e o discurso dele à chegada arruma o Thierry modo Valência a um canto. Bolasie, força nesse joelho, estou contigo!
Nessa altura tinhas um treinador, que para o bem ou para o mal, sabia minimamente de futebol. Agora tens apenas um espantalho que nem sabe que se podem fazer 3 substituições por jogo.
Acho que o Coentrão é melhor do que qualquer um que lá temos agora.
Necessita de um acompanhamento e um planeamento conjunto dos departamentos técnico e médico.
Nessa altura tinhas um médico competente. Se há mérito que dou ao Varandas e à sua equipa dessa altura, é o acompanhamento feito ao Coentrão.
Perdeu-se um excelente médico e o resto é o que se sabe.
O Sporting que eu conheço, que sempre conheci, é infelizmente isto. O caos, a anarquia, a incompetência, o amadorismo, com o seu auge na era de Godinho Lopes.
Depois, bom, depois aconteceu o que aconteceu. Durante 5 anos, esta forma de “trabalhar” desapareceu de Alvalade, como que por milagre. Por uma vez na vida vi a competência, durante 5 anos, vimos o clube a ser gerido como um clube deve ser gerido. Houve coisas que correram mal, certamente, nenhuma revolução se faz sem sacrifício, sem “sangue derramado”. As bases apoiaram, primeiro com desconfiança, depois abertamente, no fim cederam à caça ao homem diária movida pelos inimigos do Sporting, e passaram a alinhar ao lado destes para matar o sonho do seu reerguer. Não quiseram compreender que há guerras que têm de ser travadas até ao fim, nem que isso implicasse a rescisão de todos os jogadores do plantel.
Por fim, voltamos ao normal. Sim, para os mais esquecidos, é isto o normal.
Isto é factual. Não é um pró- qualquer coisa nem um anti- qualquer coisa. E agora repitam aquele disco riscado, discurso de cartilheiro, conversa de manso, que diz “ah, no primeiro mandato até se fizeram coisas boas…”. Como se o segundo mandato não fosse ainda assim mil vezes preferível a isto.
Porém, não desistamos já. Como diria o nosso Rui Patrício, é levantar a cabeça.
Esse fdp nunca será “nosso”, porque não passa de um fdp que liderou a golpada desde dentro do balneário. Foi ele que deu o mote para todas as rescisões e sabemos que não comecou ai, porque ele e o seu gémeo de revolta, o WC, andaram a minar o balneário desde muito antes.
PS: num clube em que escolhem o médico da equipa de futebol para presidente, estavam há espera do quê? Provavelmente que fizesse a especialidade em medicina legal.
Não se conseguiu (e bem tentou) vender o BF sem baixar a fasquia dos 70M, procurou-se fazer dinheiro com outras vendas. Foram boas financeiramente, acreditando que o dinheiro entra e é bem aplicado.
Desportivamente, isto é tão ridículo que nem sei catalogar.
Não conheço Fernando nem Bolasie, mas olhar para um gajo de 20 anos que nunca fez nada qd há Plata e Camacho, vindo emprestado… enfim.
Fechou o mercado sem um 6 e sem um PL. Coitado do treinador que vier… ou se agarra aos sub23 e ninguém o critica ou é mais um para enterrar.
A vantagem de tudo isto é que, com sorte, a meio deste ano esta gente é toda corrida. Os emprestados voltam à origem e pode ser que haja alguém com colhões e cabeça para fazer o que o Sporting precisa que seja feito…
O desperdício absurdo de recursos tem essa vantagem…há muito com que trabalhar, assim seja eleito alguém que o queira fazer.
Detesto o varandas, mas a sua queda só vai contribuir para que a destruição do clube seja mais rápida. Espero que assuma e solucione a merda que anda fazer.
Resta rezar e esperar que os resultados desportivos não sejam maus de forma a que este fantoche não caia, aprenda com os erros e faça aquilo que deve ser feito.
Muito mais grave que a situação da SAD vai ser (é) a situação do clube e só teremos noção bem mais tarde, quando se tornar impossível de esconder.
Pergunta:
Depois desta incompetência e vergonha de mercado: Francisco Geraldes, Matheus Pereira, Dala não tinham lugar no plantel?
Vieram 3 extremos carcaças, se juntarmos o Vietto 4 extremos carcaças, quando temos a melhor escola de extremos do país.
O dia de ontem foi uma chapada na cara da cartilha que para aí andava que o treinador era mau mas o projecto era bom…
Está tudo ali…ontem. Ontem o projecto ficou evidente. O futebol engoliu “ideias” e “teorias” do Varandas e cagou tudo inteirinho direito a ele.
Alguém achou que por ele ser médico podia ser presidente e que por ser médico percebia de futebol. Deixaram-se levar por uma ou duas teorias engraçadas. Mas a verdade ontem deu-lhes uma chapada de todo o tamanho. O futebol não é para meninos nem para teorias. E esta direcção é constituída por um bando de amadores que parecem putos de 3 e 4 anos no recreios dos Bullies de 15 e 16 anos…
Por enquanto o Keizer continua a ser treinador. O que já nem me diz nada nesta fase. De qualquer forma o carro vai desgovernado e não sabe o que é que vai fazer…ter estes pneus ou outros…só se tivermos uma sorte do caralho e por mero acaso acertarem num craque para treinador.
Quem continua a achar que há aqui um projecto ou alguém que saiba o que está a fazer é mesmo ceguinho de todo…
Não há scouting, não há um plano para o plantel, não há planeamento, não há gestão financeira, o departamento de performance não consegue curar jogadores que estão lesionados ad eternum, não há aposta na formação, não há coerência nas escolhas, não há ninguém que saiba negociar…onde é que está o projecto mesmo?
Todos os cartilheiros da TVs ontem elogiavam todos o último dia de mercado do Sporting, as vendas, os empréstimos e as poupanças obtidas…
Daqui a uns meses quando a realidade destroçar a cartilha, já estão a vender outra… Haverá meia dúzia de gatos pingados com um bocadinho de memória que notarão a falta de vergonha nas trombas mas o resto papa tudo sem pestanejar.
Ainda dizem os experts em comunicação que as cmtvs e btvi24 não contam para nada…
“Alguém achou que por ele ser médico podia ser presidente e que por ser médico percebia de futebol.”
Eu acho que ninguém achava isso. Ele é que vendeu bem essa ideia. Convenceu muita gente e juntou a isso uma figura na área financeira, coisa que o JB não fez.
Então? Se convenceu muita gente, alguém achava isso…
Essa é outra. Qual figura?! Quem é que já tinha ouvido sequer falar do Zenha?! O que é que ele tinha feito de tão relevante para ser considerado “uma figura”?! Era um gajo completamente anónimo…
Ou não acertas, fodes a empresa e aparece alguém a dar dez tostões por ela. E os sócios da empresa aceitam porque é melhor do que a dissolverem. No fim, recebes uma palmadinha nas costas do teu novo dono. Podes até ter sido bem intencionado, ter feito o melhor que sabias e a tua vaidade não deixar reconhecer a tua incapacidade para a função, mas se calhar deram-te, deliberadamente, um trabalho para o qual eras manifestamente incompetente…
Bem, eu já estrebuchei o que tinha a estrebuchar no que a contratações/dispensas diz respeito, porque agora já está já está. Só queria perguntar aos entendidos se jogadores emprestados contam como ativos. Não, pois não? Não sou dada a contas, mas pela minha lógica… se não é nosso, não conta. A coluna do ativo no próximo relatório deve ser qualquer coisa de assustador.
O passivo por si só é apenas a divida.
O que se paga de ordenado é um custo (logo pode fazer aumentar o passivo se não for pago na altura, ou reduzir o activo quando o dinheiro sai e não é reposto).
No caso do clube penso que o passivo tem aumentado ligeiramente e o activo tem desaparecido a olhos vistos…. E no meio disto tudo as VMOCS venceram. Poucos se recordam desse “pequeno” detalhe. Se o clube não as comprar para onde irá o capital da SAD?
Ou seja, estamos pior do que o que estávamos. Queria perceber a tendência da coisa. Até porque alguns desses ativos nem sequer são nossos na totalidade, que voltámos às percentagens de passes. Estou a dizer algum disparate? É de assustar ou nem por isso? Depois de andarmos a recuperar percentagens de jogadores, andamos outra vez a cedê-las, e quando/se os vendermos… o que recebermos não vai cobrir o valor do valor contabilístico desses ativos. Não é?
OK, eu paro de fazer perguntas. É como digo: era bem mais feliz quando só ligava ao que se passava dentro de campo.
Eles que tentem fazer já essa merda de passar o PJR para a SAD. Pode ser que finalmente os cotas abram os olhos e a máscara lhes caia. Assim talvez poupássemos uns meses de caos!
Isso são receitas, não é ativo. Não é assim? A sério, não percebo nada disto. Estou a falar por palpites, lógicas minhas, que podem ser da batata. Gostava de perceber.
Quando vendes um jogador saí do activo um imobilizado. Vamos pegar no exemplo do Thierry. O valor que saí é de aproximadamente zero.
No entanto tens a contrapartida dessa saída. O que entra no clube. E o que entra no clube é dinheiro ou divida. E isso entra no activo.
Isto a nível de balanço.
Outra coisa são resultados. Ou seja uma coisa diferente é a mais valia dessa venda e isso entra em resultados. E o que é a mais valia? No fundo…é a diferença. A diferença entre o que saí do activo (o valor registado do jogador) e o que entra (dinheiro ou a divida do clube para com o Sporting).
Não consigo simplificar muito mais (isto já é uma grande simplificação) de uma coisa que é bastante complicada (Método das partidas dobradas). 😀 É complicado…mas vai por mim. A venda do Thierry, por exemplo, provoca um aumento do activo de 12 Milhões…
Isso, em termos de Exploração tens uma mais valia, como é da formação basicamente é o valor total da venda menos os gastos da venda.
Em termos de Balanço há um aumento do activo pelo valor da venda que é registado nos meios financeiros disponíveis se for pago a pronto ou nas dividas de clientes (que podes se precisares antecipar o recebimento através de por exemplo um factorizar).
Outro exemplo, o Dost como foi comprado e estava a amortizar o custo de aquisição, ainda tinha valor no activo de 4M como foi vendido por 6, significa que na Exploração apenas registas uma mais valia de 2M e no Balanco no activo tens apenas um acréscimo de 2M. pois tens de reconhecer a divida de 6M do clube comprador mas por outro tens de reduzir no activo o valor do plantel em 4.
Vocês estão a confundir tudo.
Se consideras que o dost estava a ser amortizado (bem ou mal, não falo disso) tens de considerar que o CUSTO do jogador estava a ser amortizado igualmente.
Ou seja, ele foi comprado por 11M e em 3 anos esse valor não foi ainda considerado a 100%. Se o contrato fosse a 5 anos seriam “pagos” 2.2 por cada ano.
Ora, o clube tinha já “pago” 6.6 pelo dost, sendo ainda tinha por pagar 4.4. Logo o seu valor no activo era apenas de 6.6 e o clube recebeu 7, mas dos quais 4.4 são para abater no passivo essa divida a terceiros.
Logo não podes afirmar que o activo aumentou, muito pelo contrário.
Por isso não podemos aplicar as amortizacões apenas a um lado da questão, apenas porque convém.
Entram 11 no activo (e, por conseguinte, ou saíram 11 do activo se tivessemos pago a pronto, ou entravam 11 no passivo se ficaram em divida).
Depois os 11 que entraram no activo são amortizados ao longo dos 5 anos do contrato. O que significa que aos 11, contabilisticamente se vai abatendo 2,2 por ano (que vai a custo do exercicio). O que significa que no inicio deste ano, no activo, o Dost valia 4,4. Logo, pela venda tens um incremento de activo de 1,6M.
Uma coisa completamente distinta desta são os 11 que ficamos de pagar ao clube dele e que entraram no passivo. Não acredito que tenham aceite receber a 5 anos. Já está todo pago de certeza. O que significa que neste momento no passivo deverás ter zero de divida ao clube dele. Mas mesmo que tenhas (que não acredito)…tu optas por usar o aumento do activo para cobrir passivo (pagar um empréstimo ou uma divida a fornecedor). Mas isso é a aplicação que fazes.
Se vais falar das aplicações que fazes dos aumentos de activos então estamos aqui o dia todo porque tudo tem um antecedente, tudo paga alguma coisa, tudo tem impacto. Se vais por aí nunca mais acabas a análise do movimento.
Não vale a pena porque estás todo trocado.
Primeiro dizes que o dost vale 11M, mas depois já não vale isso e por milagre consegues aumentar o activo ao venderes algo que vale 11M por apenas 7M.
Ok man, depois olhas para as contas e verás que por milagre o activo diminuiu e nessa altura podes tentar perceber o que realmente aconteceu.
Para teres uma ideia, um jogador não é amortizado como se fosse um carro/maquina, pois o carro/maquina desvaloriza com o tempo e tem de ser substituido, ao passo que um jogador pode valorizar (ou não).
Por isso a tua teoria que os jogadores valem menos com o passar dos anos porque existem amortizacões não faz qualquer sentido.
Mas a compra sim, é amortizada ao longo dos anos do contrato (não sendo uma divida a terceiros pois essa já deve estar saldada, isso era para simplificar). Já foram publicados inumeros post sobre esses casos, pelo que não vale a pena voltar a debater isso.
No caso dos empréstimos, por exemplo, a única coisa que tens são custos com o ordenado. Logo só entra para resultados. Não mexe com Passivo. No final do ano entra no balanço via resultados no capital próprio.
Em resultados, por exemplo tiveste uma mais valia do Podence e do Theirry de aproximadamente 20M. A estes é que vai abater os encargos a mais que tens com os emprestados, que devem rondar os 10 M, mais coisa menos coisa. Ou seja em resultado, transita para Capital Próprio um aumento de 10M.
Estou a tentar simplificar mas ainda assim isto está a parecer-me confuso demais para quem não percebe do assunto e não consegue “visualizar” o que eu estou a dizer…
Cegamente, financeiramente, no imediato, as operações são positivas…
E o Nani e Montero? Eram activos e sairam a… zero.
E o Dost, que valia mais ou menos 20M (assumindo que os 11M da compra foram actualizados para 20M dado ser esse o valor real) e saiu por 7M?
E vamos falar que o Dost custou ao clube 7M só no ultimo ano? O que se recebe agora é apenas para pagar o ultimo ano do jogador (6M de ordenado mais 1M do prémio do empresário). Andamos a brincar ou quê?
E o Jeffren, e os outros todos? Todos foram despachados sem o clube receber nada. Todos eles são activos.
Mas todas as vendas foram feitas com montes de comissões… Estamos a falar de 15% a 20% em cada negócio…. Não podes esquecer isso.
E como podes considerar o vietto como 7.5M de activo se o jogador vale 7M por 100% e tu tens apenas 50% do passe? Claro que podes, mas na vida real sabes que esse valor não é correcto.
O Nani e o Montero deviam ter igualmente valores aproximados a zero uma vez que vieram (se não me engado) a custo zero. O Dost teria valor de activo muito mais baixo. Ele veio por 10, está cá à 3 anos…devia ter valor aproximadamente 4 (6 já foram amortizados ao longo dos 3 anos).
Não há valorização ao justo valor no activo no que diz respeito aos jogadores de futebol. A valorização é o valor de compra amortizado anualmente.
O ordenado do Dost não é valor de activo é gasto com salários. Entra no balanço apenas via resultados, tal como os emprestados.
O Vietto está avaliado no activo por 7,5 Milhões, sim. É indiferente que % do passe temos. Está por 7,5 M e depois no momento da venda entrará também só o correspondente à % que temos do passe…
Exacto. A actualização do valor dos activos intangíveis, no caso jogadores de futebol não é permitida. Essa era uma luta do Carlos Vieira, que entendia que clubes formadores eram penalizados dado que o Balanço não reconhecia o valor real dos seus activos.
Há situações noutras áreas que é permitido fazer periodicamente a actualização dos activos, por exemplo no ramo imobiliário.
As tuas explicações julgo que estão claras. Quem não percebe confunde um pouco os conceitos, há 3 mapas super importantes na avaliação do desempenho das empresas:
– Balanço que relata num período a situação patrimonial, ou seja a variação dos seus activos, passivos e capitais próprios.
– Mapa de exploração ou Demonstração de resultados, que demonstra a “perfomance” da entidade no período, ou seja a avaliação dos seus gastos e rendimentos e o prejuízo ou lucro do período.
– Mapa de Fluxos de Caixa, que permite verificar as entradas efectivas de dinheiro nas contas e forma como o mesmo foi gasto.
Mas eu não estou a falar em termos de balanços, de resultados. Estou a falar da posição atual. Na relação ativo/passivo neste momento na rubrica futebol profissional. Tens menos ativos ou não? E tens mais encargos ou não? Mandaste embora ativos. Adiquiriste para os seus lugares “não ativos”, emprestados, a quem tens de pagar ordenado. Ou seja, mesmo que agora tenhas ordenados menos elevados para pagar, estás a ter despesa com jogadores que, findo o empréstimo, vão à sua vida e que só te irão dar despesa até lá. Em último caso, vão-se revelar craques (espero que sim), e vais investir na sua aquisição se tiveres dinheiro para isso, como fez o clube turco com o Demiral (que tinha opção de compra, ao contrário destes nossos empréstimos), vendendo a seguir. Isto independentemente de graças a estes empréstimos virmos a ganhar títulos cá e lá fora, garantirmos a entrada na champions e so on.
Ou seja, e como sou completamente ignorante neste assunto (e em muitos mais, tenho perfeita noção disso), imagina que para a semana vinha de lá um americano, russo ou angolano a querer comprar a SAD e que o CD e os acionistas acediam vendê-la. Avaliar-se-iam os ativos do clube versus encargos/passivo, verdade? A SAD não está neste momento mais “barata” para ser “comprada”?
Vamos fazer o exercicio. Antes do dia de ontem vinham fazer a avaliação do Sporting. Se avaliassem o Thierry, Raphinha e Diaby, em conjunto por mais de cerca de 28M (os 36 das vendas – os cerca de 10 dos gastos com os ordenados novos + ordenados dos vendidos)…então tens razão. Se avaliassem em menos, não. O Sporting e os seus activos valem mais hoje que nessa avaliação.
Depende sempre de quem fizesse a avaliação. É por causa dessa subjectividade na avaliação que a contabilidade usa os valores certos que é o preço de custo amortizado…
Nesta ultima movimentação de mercado, parece óbvio que reduzimos os activos (valor do plantel) e aumentamos o activo pelo valor das vendas, seja pelo dinheiro recebido seja pela divida de terceiros que certamente fica registada como dividas a receber.
Supostamente a ideia era reduzir os encargos, a tal poupança em salários, atendendo às saídas e entradas e à tal compensação ao BFernandes, tenho muitas duvidas que se vá reduzir grande coisa. Comparativamente ao ano anterior em que o gasto de salários ficara perto dos 70M, vai reduzir alguma coisa, talvez um valor próximo dos 60M.
O facto de serem emprestados é grave, pois como existe um deficit anual no próximo ano vais precisar de vender jogador e se o que tens são emprestados que regressam a sua base não só deixas de ter jogadores para vender como ainda tens o problema de precisar de os substituir.
Depende do valor da venda, as acções a ultima vez que vi esta situação, valiam cerca de 0.70, se por exemplo o banco vendesse parte das vmocs ao preço previsto na nova reestruturação, com 40M compravam o suficiente para ficar com a maioria da SAD e depois, olha, bastava vender o BFernandes e fechar a SAD que basicamente já dobravam o investimento feito.
O problema da falta de aposta na formação é, não apenas desportiva, mas também contabilística. Apesar de não terem um valor contabilístico ajustado ao seu valor real, podem transformar-se num activo importante no momento da venda, como no caso do Thierry (mesmo que em mendilhões, o que para o caso é indiferente). Durante anos, foi (e continua a ser) esta a política dos lampiões: Vendem jogadores de valor contabilístico zero por mendilhões exorbitantes, passando o valor que recebem (normalmente baixo) + a dívida de terceiros (normalmente alta) para activo, equilibrando as contas da sociedade. Mesmo que seja um equilíbrio fictício, como na banca. Ora esta política (?) actual de emprestados ou aquisição parcial de passes, seria válida se fosse complementada com uma valorização dos jogadores da formação, mas isso não está a acontecer. O risco não é imediato (até porque com as vendas que fizemos obrigatoriamente abatemos passivo pelo acordo que fizemos com a banca), mas de médio prazo.
– Além das vendas inflacionadas, cujas mais valias entram de imediato nos resultados tens as compras inflacionadas, que irão entrar lentamente nos custos, gerando uma visão saudável da exploração anual. O carrossel que para manter a girar é necessário ir aumentando o custo da viagem.
– No imediato estou mais preocupado com a situação do clube, modalidades e funcionários do que propriamente a questão da SAD que ainda vai tendo activos para aguentar a situação.
Exacto. Mas por enquanto ainda não tivemos as compras inflacionadas, pelo menos não de uma forma ostenciva, com excepção do Vietto. É possível que isso aconteça a partir da próxima janela de transferências, porque acho que só agora com o Thierry é que entrámos definitivamente no carrossel. Porque é evidente para mim que a venda do Thierry é fundamentalmente contabilística.
Acredito que esta enxurrada de empréstimos tenha sido circunstancial, simplesmente por não estarmos preparados para comprar ninguém em cima da hora, apesar do que diz o imbecil do presidente.
Infelizmente, acredito que ainda vem aí tempestade.
Prevejo mais uma conferência de imprensa (ou entrevista de fundo ao presidente) para evidenciar que a situação do Sporting é muito delicada. E que a responsabilidade é da herança deixada pelo gordo viciado em cocaína.
Provavelmente, vamos voltar a ouvir a conversa do ano zero, ou seja, ser informados que agora e só agora é que estão reunidas as condições para iniciar o projecto Varandas no futebol profissional: world class scouting e formação na base do plantel.
Em suma, mais desculpas. E como no 11 titular há jogadores como Mathieu, Acuña, Wendel, Bruno Fernandes e Vietto, mesmo Jesé, para a realidade portuguesa, se ele quiser, as vitórias vão aparecer, entre derrotas, claro, mas suficientes para alimentar o discurso e manter os craques da gestão MBA ligados à máquina.
3 Setembro, 2019 at 7:39
Mais do que jogadores, é preciso treinador…cheira-me que vem ai a fase 2…ao acho que Leonel Pontes nao é solucao mas pronto, sempre deve ser melhor que kaizer mas duvido que seja melhor por exemplo do que Tiago Fernandes. Se kaizer continuar, com esta equipa, entao ai sim preparem-ae que vamos sofrer muiiiiitttooooo
3 Setembro, 2019 at 7:40
Quando achava que o amadorismo e a incompetência não podiam ser maiores…eis que me conseguem surpreender.
Isto deixa a nú, antes de mais, a inexistência de um projecto. E depois, a fraude que é este CD. Venderam banha da cobra em campanha e agora contratam por catálogo para gáudio dos empresários e para desespero do treinador, que se já teve que “inventar” uma posição de extremo para Vietto e que agora vai ter de “acomodar” no 11 mais dois pesos pesados pois nem Jesé nem Bolasie vieram para abancar. Já o negócio por empréstimo sem opção de um jogador que o treinador a sério que é Luís Castro dispensou, é só uma tremenda vergonha para uma instituição que se diz formadora.
Por fim, espero que esta conversa acabe com o mito urbano que é o termos de trabalhar com todos os empresários. Pela 2a ou 3a vez na história fomos comidos pelo Mendes e ficámos-lhe com o refugo. O nosso caminho tem de ser diferente: scouting profissional, prioridade para a formação, treinador e estrutura sintonizados com estas directrizes e contratações cirúrgicas indicadas pelo departamento e aprovadas pelo treinador. “Ajudas” de ninguém, sobretudo do maior parceiro de negócios do nosso rival.
PS: Peço a alguma alma que coloque aqui o “projecto” de candidatura deste CD. Gostava de perceber onde é que tudo isto está escrito.
3 Setembro, 2019 at 7:47
Não tens o programa todo, mas no Rugido Verde tens uma rubrica chamada Desunir Sporting e Suspeicão Total:
https://www.rugidoverde.com/analises/page/2/
Eles já analisaram 8 pilares, que basicamente é o programa do fantoche, ponto por ponto.
3 Setembro, 2019 at 7:57
Não há projecto nenhum e mesmo que houvesse, estas contratações e esta actuação no mercado não são próprias de quem tem alguma coisa estruturada na cabeça…
Pior é que tão ignóbil como quem preparou este plantel é o treinador que vai ter de gerir isto…
3 Setembro, 2019 at 8:01
Projecto…
Fdx.
Projecto, investimento, desinvestimento, sinergias, pilares, missão, valores, core, activos.
Sabem lá o que é um projecto.
3 Setembro, 2019 at 8:03
Concordo caro Sa’, mas parece-me que os clubes (incluindo o nosso) se aproximam de JM pela necessidade de vender e nao tanto pela de comprar… mas depois, nao se sabe porque raio ja que o JM recebe a comissao, parece que ficam com a obrigacao moral de comprar a este.
SL
3 Setembro, 2019 at 9:30
Qual projecto? Aquela meia duzia de frases feitas em campanha?
3 Setembro, 2019 at 10:09
Programa do aldrabão:
https://www.docdroid.net/38bvNF8/varandasunirosporting.pdf#page=20
3 Setembro, 2019 at 11:32
Tens noção que este discurso já vem tarde e temos aí mais uma época comprometida, não tens?
Era preciso mais espírito crítico e exigência mais cedo. Agora?
Agora já está, já está.
3 Setembro, 2019 at 7:42
E metam na vossa cabeça que embora 20/30 sportinguitasnda tasca percebam que isto nao é rumo, temos hoje mtos milhares contentes por termos ido buscar tanta gente, de clubes importantes mesmo que seja por emprestimo. Com bolos se enganam os tolos…
3 Setembro, 2019 at 7:46
o médico que trouxe o afeganistão pra dentro do clube.
já está na história.
3 Setembro, 2019 at 7:49
Dizem por ai que o fivelas enquanto esteve no Afeganistão foi “convertido” pelo ISIS, e que a sua missão era:
– infiltrar o Sporting
– converter uns quantos para lutarem em nome de Alah
– minar a direccão actual e ocupar o seu lugar
– rebentar com aquilo tudo
3 Setembro, 2019 at 7:54
Triste? Sim
Preocupado? Muitíssimo
3 Setembro, 2019 at 7:58
Ainda me recordo de algumas que eram as vendas possíveis. E de aplausos a empréstimos a 31 de Agosto. Bons tempos.
Mercado estranho, o melhor GR de Itália à beira da selecção não arranjou colocação.
Entradas de último dia: um maluco (olá Teo), um fedelho vindo da Ucrânia (sem opção de compra) e um tipo de 30 anos.
Final condigno para este Verão.
Que lembre-se, começou com 12 “canteranos” e “promessas” de oportunidade a Matheus e Dala.
Algumas coisas nunca mudam.
3 Setembro, 2019 at 9:52
Eu gostava de perceber essa do gr. Do pouco que vi achei um mono, poucos reflexos, pouca motivação, tosco a jogar com os pes…enfim, tdo tb serve para dizer mal
3 Setembro, 2019 at 8:04
Um exercício interessante seria, para a última década, fazer um levantamento dos plantéis, e fazer a análise comparativa de ano com o -3. Para ver quantos jogadores se mantêm.
3 Setembro, 2019 at 8:51
Será relativamente simples… dadas a sucessiva inépcia desportiva os ciclos são relativamente curtos, há sempre urgência em refundar…
Interessante seria estender essa análise comparativa aos anteriores 18 anos sem vencer o campeonato…
3 Setembro, 2019 at 10:18
Os golpistas não deixaram que a estabilidade acontecesse porque era coreano e maluco…
3 Setembro, 2019 at 10:43
Claro. Estabilidade era a palavra-chave nos plantéis nesses 5 anos.
3 Setembro, 2019 at 13:32
Estás melhor agora.
Claro que havia estabilidade. Entradas e saídas ponderadas e pontuais e as negociatas que ninguém entendeu mas não havia grande tumulto. A base foi sempre a mesma.
Mais honestidade por favor
3 Setembro, 2019 at 8:16
O Jese ainda vai fazer dupla com os irmãos Carreira.
Está fácil, fácil.
3 Setembro, 2019 at 8:16
Nem tudo é mau. Finalmente conseguiram por em práctica o lema da candidatura.
Nunca estivemos tão unidos…
3 Setembro, 2019 at 9:46
Só é pena ser pelas piores razões
3 Setembro, 2019 at 8:27
o nosso único avançado é o luis filipe…
não temos mais ninguém para fazer os restantes 40-45 jogos.
3 Setembro, 2019 at 8:34
Heróis de teclado, acalmem a passarreca, o plantel está a ser trabalhado desde 2018 e foi fechado muito antes de o Mercado encerrar.
Lá porque o ultimo dia foi movimentado em saídas/entradas isso não é sinónimo de mau planeamento. Muito pelo contrário, ESTAS movimentações estavam Nas guidelines à muito.
Sosseguem, o Plano está traçado, alguns são demasiado limitados para perceber o que está a ser construído, mas já estamos (muito) mais fortes e as 2 taças foram só Uma amostra do que esta direcção é capaz. Apesar de que Este projecto precisa de mais tempo e confiança para atingir o seu expoente máximo
3 Setembro, 2019 at 9:14
Agora a sério, diz isto sem te rires.
3 Setembro, 2019 at 9:27
Está a ser irónico, percebe-se bem – a não ser esse o caso, seria preocupante….. 😉
3 Setembro, 2019 at 12:18
Muito preocupante 🙂
3 Setembro, 2019 at 10:59
Agnóstico!
Anda cá ler isto.
Tens aqui um pupilo com potencial.
3 Setembro, 2019 at 8:37
Só pode haver algo de muito grave que não conhecemos, pois ninguém pode ser tão incompetente.
No entanto, sendo assim tão grave, não se compreende as dispensas dos jogadores da formação e subsequente despesa com vencimentos de emprestados.
Ou em junho/julho era desconhecida a gravidade do clube?
Digam-me que é mesmo incompetência de uma direção sem rumo!
3 Setembro, 2019 at 8:48
Algo mais grave que vender a SAD? O belenenses que o diga (mas ao menos esses não ficaram sem o Estádio, chama-lhes burros).
Era obvio que a direccão não poderia sequer justificar a venda da SAD se o clube estivesse bem, se o plantel fosse forte e tudo isso.
Para a SAD ser vendida o clube tem de estar num estado critico, ou seja, sem dinheiro para pagar o passivo de curto prazo e isso é o que vimos até agora. Todas as compras foram por valores bem acima do valor de mercado e todas as vendas abaixo do valor de mercado. Muitos foram despachados a custo zero para se reduzir o activo.
Quando o activo baixa mas o passivo fica na mesma corre-se o risco de falência técnica que é o que estamos a assistir agora. Logo, para se sair dessa situacão terá de ser vendido o ultimo activo do clube, a própria SAD, sob a pena de se ter de fechar portas. Percebes agora?
3 Setembro, 2019 at 9:53
Ao menos a haver desta vez nao saiu tudo na cs..
3 Setembro, 2019 at 8:38
O Jesé não é e nunca será um “9.” O Bolasie ainda ontem se manifestava publicamente às aranhas quanto ao seu futuro profissional. O Fernando tem 20 anos e foi-nos “emprestado” sem opção de compra.
O que há de comum entre estes três rapazes, além de terem assinado por um ano com o Sporting?
Talvez alguma coisa além disto que é certo: são três aquisições precipitadas pelo desespero de não ter ninguém para apresentar no fecho do mercado como contrapartida da saída de dois jogadores “pesados”, Dost e Raphinha.
O desnorte é tão grande que até se dispuseram a “ir buscar” um miúdo de 20 anos por empréstimo sem opção de compra. Quem no seu inteiro juízo faz uma coisa destas? Se calça, rouba a montra a um dos nossos, seguramente com contrapartida desportiva limitada. Se não calça (o mais provável), veio para quê?
Sem falar nos outros dois, jogadores feitos com carreiras em declínio. Ainda aceitaria o risco não fora os respectivos salários serem proibitivos da permanência no Sporting além da vigência do empréstimo.
Era este o desfecho da política de aquisições objeto de um planeamento cuidado já em novembro/dezembro de 2018?
Amadorismo puro e duro.
Demissão imediata destas cavalgaduras.
3 Setembro, 2019 at 8:54
É mesmo desespero. Completamente de acordo.
Tinha preferido que esta direcção não tivesse feita uma única contratação e tivesse apostado nos valores que tínhamos nos quadros, que não se ficam atrás destas contratações.
Deveria ter apostado num bom treinador ao invés de um tiro no escuro, dado pelo médico.
3 Setembro, 2019 at 8:46
Quando tive conhecimento que o Fivelas andava pela Europa em viagem de núpcias com o proxeneta do Mendes, vi logo que o desfecho só podia ser este.
Agora já nem é preciso despedir o treinador porque já nem há nada para treinar.
Tenho pena de ver um jogador com a qualidade do Bruno Fernandes metido no meio disto.
3 Setembro, 2019 at 8:50
Tens pena desse rato? Eu tenho é pena do clube que está mais que morto.
O rato fernandes claramente foi apanhado no meio da golpada, e voltou sem aceitar aumento e tudo isso. Ao contrário do rato dost, que levou um aumento que qualquer pessoa via que era injustificado para o clube em questão.
Todos os outros foram fdp porque sabiam bem onde se estavam a meter…. até temos um tipo que nem estava em alcochete quando aconteceram os “ataques”…. isto diz tudo.
3 Setembro, 2019 at 9:24
O Bruno Fernandes só tem aquilo que merece. Vai ter de cara por esta miséria, até se fartar e terá se fazer o número da maçã podre para forçar a saída. O karma é fodido.
3 Setembro, 2019 at 11:14
Talvez se algum dia se vier a saber quem, para além do Mendes, instigou as rescisões, se possa compreender melhor as razões que levaram o BF a tomar essa decisão. Eu até consigo compreender que um jogador, que estava há poucos meses no clube, depois de ver os capitães da equipa e outros colegas formados no clube, com variadíssimos anos de casa serem os primeiros a sair, muito provavelmente com a garantia de que os seus processos seriam resolvidos antes de chegarem aos tribunais, tomasse uma decisão dessas, pressionado pelo seu empresário.
As rescisões tiveram um peso muito importante na destituição de BdC, se pensarmos que Varandas pode ter estado também ligado a elas, não só pelas declarações que têm vindo a público, nomeadamente pelo pai do Rafael lLeão, mas também pela forma como estes processos têm sido conduzidos, sempre a favor dos jogadores, talvez possamos compreender melhor este assunto que tantos nos revoltou e continua a revoltar.
3 Setembro, 2019 at 12:09
Repara numa coisa. Tu podes ter de esperar para saber a “verdade”, mas já sabemos o suficiente para ver o panorama geral:
– Palhinha confessou que foi muito pressionado para rescindir com promessas que iria jogar para o UK (erro dele, que disse que queria era jogar no Sporting)
– Um jogador rescindiu e nem sequer estava em Alcochete… qual foi a desculpa?
– Outro jogador rescindiu mas fora do prazo
– Dois voltaram atrás, provando que não havia nada a temer, embora o voltar atrás seja errado, porque assinaram ambos novos contratos. Voltar atrás seria rasgar as rescisões e voltar tudo ao mesmo.
– As rescisões foram todas copiadas umas pelas outras (provando que não foi algo efectuado separadamente)
– Todas as rescisões estão a ser decididas fora dos tribunais
– Fivelas descuida-se e afirma ser ele a unica pessoa a conseguir reverter as rescisões (esqueceu-se que teria de ser o cintra porque na altura ele ainda não estava oficialmente a mandar no clube).
Enfim… já sabemos o suficiente para sabermos que esta direccão está metida nisto até à ponta dos cabelos, porque se não nunca resolveria os casos fora da Justica.
3 Setembro, 2019 at 8:47
Só para dizer que o Bolasie entra directamente para o top dos meus jogadores favoritos neste plantel. Os ingleses nunca nos desiludiram e o discurso dele à chegada arruma o Thierry modo Valência a um canto. Bolasie, força nesse joelho, estou contigo!
3 Setembro, 2019 at 8:48
Se todos eles renderem o que renderam no pico da sua carreira/potencial, excelentes reforços.
A probabilidade disso acontecer é que é inferior a 1%, ainda por cima com um treinador tão limitado.
3 Setembro, 2019 at 9:55
Gostava de perceber se o coentrao tb veio no topo da carreira…e serviu melhor que qualquer um que la esta hoje na posicao
3 Setembro, 2019 at 10:32
Nessa altura tinhas um treinador, que para o bem ou para o mal, sabia minimamente de futebol. Agora tens apenas um espantalho que nem sabe que se podem fazer 3 substituições por jogo.
3 Setembro, 2019 at 11:33
Acho que o Coentrão é melhor do que qualquer um que lá temos agora.
Necessita de um acompanhamento e um planeamento conjunto dos departamentos técnico e médico.
Nessa altura tinhas um médico competente. Se há mérito que dou ao Varandas e à sua equipa dessa altura, é o acompanhamento feito ao Coentrão.
Perdeu-se um excelente médico e o resto é o que se sabe.
3 Setembro, 2019 at 8:51
O Sporting que eu conheço, que sempre conheci, é infelizmente isto. O caos, a anarquia, a incompetência, o amadorismo, com o seu auge na era de Godinho Lopes.
Depois, bom, depois aconteceu o que aconteceu. Durante 5 anos, esta forma de “trabalhar” desapareceu de Alvalade, como que por milagre. Por uma vez na vida vi a competência, durante 5 anos, vimos o clube a ser gerido como um clube deve ser gerido. Houve coisas que correram mal, certamente, nenhuma revolução se faz sem sacrifício, sem “sangue derramado”. As bases apoiaram, primeiro com desconfiança, depois abertamente, no fim cederam à caça ao homem diária movida pelos inimigos do Sporting, e passaram a alinhar ao lado destes para matar o sonho do seu reerguer. Não quiseram compreender que há guerras que têm de ser travadas até ao fim, nem que isso implicasse a rescisão de todos os jogadores do plantel.
Por fim, voltamos ao normal. Sim, para os mais esquecidos, é isto o normal.
Isto é factual. Não é um pró- qualquer coisa nem um anti- qualquer coisa. E agora repitam aquele disco riscado, discurso de cartilheiro, conversa de manso, que diz “ah, no primeiro mandato até se fizeram coisas boas…”. Como se o segundo mandato não fosse ainda assim mil vezes preferível a isto.
Porém, não desistamos já. Como diria o nosso Rui Patrício, é levantar a cabeça.
3 Setembro, 2019 at 9:33
É tão isto, Bala78, é tudo tão isto – subscrevo tudo, palavra a palavra! SL
3 Setembro, 2019 at 9:56
Concordo com tudo, menos com essa do nosso RP.
Esse fdp nunca será “nosso”, porque não passa de um fdp que liderou a golpada desde dentro do balneário. Foi ele que deu o mote para todas as rescisões e sabemos que não comecou ai, porque ele e o seu gémeo de revolta, o WC, andaram a minar o balneário desde muito antes.
3 Setembro, 2019 at 10:11
Foi só ironia. Eu quero é que esse cabrão vá morrer longe
3 Setembro, 2019 at 10:59
🙂
3 Setembro, 2019 at 12:42
É isso tudo. Bom comentário…. infelizmente.
3 Setembro, 2019 at 8:54
“não se preocupem, porque eu não estou preocupado”
3 Setembro, 2019 at 8:57
PS: num clube em que escolhem o médico da equipa de futebol para presidente, estavam há espera do quê? Provavelmente que fizesse a especialidade em medicina legal.
3 Setembro, 2019 at 9:09
Amadorismo, incompetência ou má fé?
Não se conseguiu (e bem tentou) vender o BF sem baixar a fasquia dos 70M, procurou-se fazer dinheiro com outras vendas. Foram boas financeiramente, acreditando que o dinheiro entra e é bem aplicado.
Desportivamente, isto é tão ridículo que nem sei catalogar.
Não conheço Fernando nem Bolasie, mas olhar para um gajo de 20 anos que nunca fez nada qd há Plata e Camacho, vindo emprestado… enfim.
Fechou o mercado sem um 6 e sem um PL. Coitado do treinador que vier… ou se agarra aos sub23 e ninguém o critica ou é mais um para enterrar.
3 Setembro, 2019 at 9:30
O 6 titular está dentro de casa e chama-se Battaglia
3 Setembro, 2019 at 9:36
Matheus Nunes? Concordo!
3 Setembro, 2019 at 9:41
A vantagem de tudo isto é que, com sorte, a meio deste ano esta gente é toda corrida. Os emprestados voltam à origem e pode ser que haja alguém com colhões e cabeça para fazer o que o Sporting precisa que seja feito…
O desperdício absurdo de recursos tem essa vantagem…há muito com que trabalhar, assim seja eleito alguém que o queira fazer.
3 Setembro, 2019 at 9:58
Não tenhas dúvidas que este fecho de mercado vai fazer mexer muita coisa…
Quem estava à espera para ver o que dava evitando desestabilizar… muito provavelmente vai começar a mexer-se.
Clube de malucos.
3 Setembro, 2019 at 10:17
Detesto o varandas, mas a sua queda só vai contribuir para que a destruição do clube seja mais rápida. Espero que assuma e solucione a merda que anda fazer.
Resta rezar e esperar que os resultados desportivos não sejam maus de forma a que este fantoche não caia, aprenda com os erros e faça aquilo que deve ser feito.
Muito mais grave que a situação da SAD vai ser (é) a situação do clube e só teremos noção bem mais tarde, quando se tornar impossível de esconder.
3 Setembro, 2019 at 9:09
Dá para voltar a publicar aquele texto do Tiago Teixeira no Expresso?
3 Setembro, 2019 at 9:16
Quando não há uma efectiva aposta na formação, não há um projecto sustentavel a medio longo prazo.
E portanto acreditar numa politica de emprestados é ridiculo!
Não se aprendeu nada com Markovics e Campbell? Fds, vão brincar para outro lado e larguem o Sporting!
3 Setembro, 2019 at 9:18
Pergunta:
Depois desta incompetência e vergonha de mercado: Francisco Geraldes, Matheus Pereira, Dala não tinham lugar no plantel?
Vieram 3 extremos carcaças, se juntarmos o Vietto 4 extremos carcaças, quando temos a melhor escola de extremos do país.
(é para um amigo)
3 Setembro, 2019 at 9:21
La por 2005 o meu sobrinho convenceu-me a ir ver um filme com ele uam porcaria diga-se .
Não sei porque razão enquanto tentava dormir, estava sempre a vir a imagem de um dr. De avental de couro com uma moto serra a desmembrar um inocente.
3 Setembro, 2019 at 9:21
Nao me lembro é do nome do filme.
Mas o dr. Tem uma imagem bem presente.
3 Setembro, 2019 at 9:34
Hostel. E, sim, é uma bela merda. Um festival de sadismo violento à desrragada!
3 Setembro, 2019 at 9:39
E é o que está a acontecer àqueles que verdadeiramente amam o clube.
Mas sem violência física, que isto é tudo gente fina!…
3 Setembro, 2019 at 9:46
Hostel
um filme que cheira tão mal como o Sporting actualmente
3 Setembro, 2019 at 9:25
O dia de ontem foi uma chapada na cara da cartilha que para aí andava que o treinador era mau mas o projecto era bom…
Está tudo ali…ontem. Ontem o projecto ficou evidente. O futebol engoliu “ideias” e “teorias” do Varandas e cagou tudo inteirinho direito a ele.
Alguém achou que por ele ser médico podia ser presidente e que por ser médico percebia de futebol. Deixaram-se levar por uma ou duas teorias engraçadas. Mas a verdade ontem deu-lhes uma chapada de todo o tamanho. O futebol não é para meninos nem para teorias. E esta direcção é constituída por um bando de amadores que parecem putos de 3 e 4 anos no recreios dos Bullies de 15 e 16 anos…
Por enquanto o Keizer continua a ser treinador. O que já nem me diz nada nesta fase. De qualquer forma o carro vai desgovernado e não sabe o que é que vai fazer…ter estes pneus ou outros…só se tivermos uma sorte do caralho e por mero acaso acertarem num craque para treinador.
Quem continua a achar que há aqui um projecto ou alguém que saiba o que está a fazer é mesmo ceguinho de todo…
3 Setembro, 2019 at 9:30
Não há scouting, não há um plano para o plantel, não há planeamento, não há gestão financeira, o departamento de performance não consegue curar jogadores que estão lesionados ad eternum, não há aposta na formação, não há coerência nas escolhas, não há ninguém que saiba negociar…onde é que está o projecto mesmo?
3 Setembro, 2019 at 9:33
O problema é que os media e blogs passam outra visão do assunto.
Para os invisuais do mercado foi um espectáculo por exemplo.
3 Setembro, 2019 at 9:38
Não te preocupes…
O futebol é básico. É como o algodão. Acontecerá com eles o que aconteceu com o Keizer…o futebol vai encarregar-se de lhes mostrar a realidade.
Se é que eles a vão ver…se alguém não vê o caos que foi esta pré-época…temo bem que nem sequer cegos sejam…sejam cegos, surdos, mudos….
3 Setembro, 2019 at 10:29
Se fosse só essa merda desse blog.
Todos os cartilheiros da TVs ontem elogiavam todos o último dia de mercado do Sporting, as vendas, os empréstimos e as poupanças obtidas…
Daqui a uns meses quando a realidade destroçar a cartilha, já estão a vender outra… Haverá meia dúzia de gatos pingados com um bocadinho de memória que notarão a falta de vergonha nas trombas mas o resto papa tudo sem pestanejar.
Ainda dizem os experts em comunicação que as cmtvs e btvi24 não contam para nada…
3 Setembro, 2019 at 9:44
“Alguém achou que por ele ser médico podia ser presidente e que por ser médico percebia de futebol.”
Eu acho que ninguém achava isso. Ele é que vendeu bem essa ideia. Convenceu muita gente e juntou a isso uma figura na área financeira, coisa que o JB não fez.
3 Setembro, 2019 at 9:52
Então? Se convenceu muita gente, alguém achava isso…
Essa é outra. Qual figura?! Quem é que já tinha ouvido sequer falar do Zenha?! O que é que ele tinha feito de tão relevante para ser considerado “uma figura”?! Era um gajo completamente anónimo…
3 Setembro, 2019 at 10:00
O que quero dizer é que ninguém colocava sequer essa hipótese.
Tipo: Está ali um gajo que pode dar Presidente, sabe de futebol, etc.
Ele aparece, mesmo antes de haver eleições marcadas e faz o trabalho de campanha.
3 Setembro, 2019 at 9:29
Hora de pegar ao trabalho.
Tenho uma tarefa para fazer, não faço a mínima ideia como. Tentativa e erro até acertar.
3 Setembro, 2019 at 10:02
O problema é se o teu chefe já tem uma alternativa pronta a entrar…
Problema, ou solução.
3 Setembro, 2019 at 11:31
Ou não acertas, fodes a empresa e aparece alguém a dar dez tostões por ela. E os sócios da empresa aceitam porque é melhor do que a dissolverem. No fim, recebes uma palmadinha nas costas do teu novo dono. Podes até ter sido bem intencionado, ter feito o melhor que sabias e a tua vaidade não deixar reconhecer a tua incapacidade para a função, mas se calhar deram-te, deliberadamente, um trabalho para o qual eras manifestamente incompetente…
3 Setembro, 2019 at 9:30
Bom dia
Cada vez mais fortes
Viva o sporting
3 Setembro, 2019 at 9:31
Bem, eu já estrebuchei o que tinha a estrebuchar no que a contratações/dispensas diz respeito, porque agora já está já está. Só queria perguntar aos entendidos se jogadores emprestados contam como ativos. Não, pois não? Não sou dada a contas, mas pela minha lógica… se não é nosso, não conta. A coluna do ativo no próximo relatório deve ser qualquer coisa de assustador.
3 Setembro, 2019 at 10:00
Claro, o activo baixa e o passivo permanece….. o que será que acontece?
Resposta: falência técnica.
Foi por isso mesmo que montes de jogadores foram despachados a custo zero, porque enquanto fossem jogadores do clube contavam como activos.
E o final feliz será a inevitável venda da SAD. Mas antes ainda irão tentar passar o PJR para a SAD para ajudar o activo a ficar equilibrado.
3 Setembro, 2019 at 10:01
permanece ou aumenta? tens jogadores que não são teus mas a quem pagas ordenados…
3 Setembro, 2019 at 10:24
O passivo por si só é apenas a divida.
O que se paga de ordenado é um custo (logo pode fazer aumentar o passivo se não for pago na altura, ou reduzir o activo quando o dinheiro sai e não é reposto).
No caso do clube penso que o passivo tem aumentado ligeiramente e o activo tem desaparecido a olhos vistos…. E no meio disto tudo as VMOCS venceram. Poucos se recordam desse “pequeno” detalhe. Se o clube não as comprar para onde irá o capital da SAD?
3 Setembro, 2019 at 12:19
Eu percebi onde a Ana quer chegar.
Vou tentar fazer uma estimativa do valor do activo que o actual plantel representa…
3 Setembro, 2019 at 12:25
Pelo transfermarkt há dias o plantel estava avaliado em mais de 200M e hoje se excluíres os empréstimos está avaliado em 164M.
3 Setembro, 2019 at 20:48
Ou seja, estamos pior do que o que estávamos. Queria perceber a tendência da coisa. Até porque alguns desses ativos nem sequer são nossos na totalidade, que voltámos às percentagens de passes. Estou a dizer algum disparate? É de assustar ou nem por isso? Depois de andarmos a recuperar percentagens de jogadores, andamos outra vez a cedê-las, e quando/se os vendermos… o que recebermos não vai cobrir o valor do valor contabilístico desses ativos. Não é?
OK, eu paro de fazer perguntas. É como digo: era bem mais feliz quando só ligava ao que se passava dentro de campo.
3 Setembro, 2019 at 10:52
Eles que tentem fazer já essa merda de passar o PJR para a SAD. Pode ser que finalmente os cotas abram os olhos e a máscara lhes caia. Assim talvez poupássemos uns meses de caos!
3 Setembro, 2019 at 10:05
Nem por isso…
Porque por exemplo o Thierry não era activo (ou era activo sem valor) e tornou-se num activo (seja divida seja dinheiro) de 12M.
O Raphinha era um activo de 6 ou 7 e tornou-se num de 20M.
O Dost já devia ter um valor de perto de zero e torno-se num de 6…
Podence idem…
Etc…
3 Setembro, 2019 at 10:08
Isso são receitas, não é ativo. Não é assim? A sério, não percebo nada disto. Estou a falar por palpites, lógicas minhas, que podem ser da batata. Gostava de perceber.
3 Setembro, 2019 at 10:10
Ou seja, neste momento, tens menos ativos e mais encargos
3 Setembro, 2019 at 10:16
Resumindo, não querendo complicar muito…
Quando vendes um jogador saí do activo um imobilizado. Vamos pegar no exemplo do Thierry. O valor que saí é de aproximadamente zero.
No entanto tens a contrapartida dessa saída. O que entra no clube. E o que entra no clube é dinheiro ou divida. E isso entra no activo.
Isto a nível de balanço.
Outra coisa são resultados. Ou seja uma coisa diferente é a mais valia dessa venda e isso entra em resultados. E o que é a mais valia? No fundo…é a diferença. A diferença entre o que saí do activo (o valor registado do jogador) e o que entra (dinheiro ou a divida do clube para com o Sporting).
Não consigo simplificar muito mais (isto já é uma grande simplificação) de uma coisa que é bastante complicada (Método das partidas dobradas). 😀 É complicado…mas vai por mim. A venda do Thierry, por exemplo, provoca um aumento do activo de 12 Milhões…
3 Setembro, 2019 at 10:29
Isso, em termos de Exploração tens uma mais valia, como é da formação basicamente é o valor total da venda menos os gastos da venda.
Em termos de Balanço há um aumento do activo pelo valor da venda que é registado nos meios financeiros disponíveis se for pago a pronto ou nas dividas de clientes (que podes se precisares antecipar o recebimento através de por exemplo um factorizar).
Outro exemplo, o Dost como foi comprado e estava a amortizar o custo de aquisição, ainda tinha valor no activo de 4M como foi vendido por 6, significa que na Exploração apenas registas uma mais valia de 2M e no Balanco no activo tens apenas um acréscimo de 2M. pois tens de reconhecer a divida de 6M do clube comprador mas por outro tens de reduzir no activo o valor do plantel em 4.
3 Setembro, 2019 at 10:51
Vocês estão a confundir tudo.
Se consideras que o dost estava a ser amortizado (bem ou mal, não falo disso) tens de considerar que o CUSTO do jogador estava a ser amortizado igualmente.
Ou seja, ele foi comprado por 11M e em 3 anos esse valor não foi ainda considerado a 100%. Se o contrato fosse a 5 anos seriam “pagos” 2.2 por cada ano.
Ora, o clube tinha já “pago” 6.6 pelo dost, sendo ainda tinha por pagar 4.4. Logo o seu valor no activo era apenas de 6.6 e o clube recebeu 7, mas dos quais 4.4 são para abater no passivo essa divida a terceiros.
Logo não podes afirmar que o activo aumentou, muito pelo contrário.
Por isso não podemos aplicar as amortizacões apenas a um lado da questão, apenas porque convém.
3 Setembro, 2019 at 10:53
Que grande confusão que para aí vai…
Eu acho que nem tu estás a perceber o que estás a dizer e estás a fazer uma confusão brutal de conceitos…
3 Setembro, 2019 at 11:00
O Dost foi comprado por 11.
Entram 11 no activo (e, por conseguinte, ou saíram 11 do activo se tivessemos pago a pronto, ou entravam 11 no passivo se ficaram em divida).
Depois os 11 que entraram no activo são amortizados ao longo dos 5 anos do contrato. O que significa que aos 11, contabilisticamente se vai abatendo 2,2 por ano (que vai a custo do exercicio). O que significa que no inicio deste ano, no activo, o Dost valia 4,4. Logo, pela venda tens um incremento de activo de 1,6M.
Uma coisa completamente distinta desta são os 11 que ficamos de pagar ao clube dele e que entraram no passivo. Não acredito que tenham aceite receber a 5 anos. Já está todo pago de certeza. O que significa que neste momento no passivo deverás ter zero de divida ao clube dele. Mas mesmo que tenhas (que não acredito)…tu optas por usar o aumento do activo para cobrir passivo (pagar um empréstimo ou uma divida a fornecedor). Mas isso é a aplicação que fazes.
Se vais falar das aplicações que fazes dos aumentos de activos então estamos aqui o dia todo porque tudo tem um antecedente, tudo paga alguma coisa, tudo tem impacto. Se vais por aí nunca mais acabas a análise do movimento.
3 Setembro, 2019 at 12:21
Não vale a pena porque estás todo trocado.
Primeiro dizes que o dost vale 11M, mas depois já não vale isso e por milagre consegues aumentar o activo ao venderes algo que vale 11M por apenas 7M.
Ok man, depois olhas para as contas e verás que por milagre o activo diminuiu e nessa altura podes tentar perceber o que realmente aconteceu.
Para teres uma ideia, um jogador não é amortizado como se fosse um carro/maquina, pois o carro/maquina desvaloriza com o tempo e tem de ser substituido, ao passo que um jogador pode valorizar (ou não).
Por isso a tua teoria que os jogadores valem menos com o passar dos anos porque existem amortizacões não faz qualquer sentido.
Mas a compra sim, é amortizada ao longo dos anos do contrato (não sendo uma divida a terceiros pois essa já deve estar saldada, isso era para simplificar). Já foram publicados inumeros post sobre esses casos, pelo que não vale a pena voltar a debater isso.
3 Setembro, 2019 at 10:32
No caso dos empréstimos, por exemplo, a única coisa que tens são custos com o ordenado. Logo só entra para resultados. Não mexe com Passivo. No final do ano entra no balanço via resultados no capital próprio.
Em resultados, por exemplo tiveste uma mais valia do Podence e do Theirry de aproximadamente 20M. A estes é que vai abater os encargos a mais que tens com os emprestados, que devem rondar os 10 M, mais coisa menos coisa. Ou seja em resultado, transita para Capital Próprio um aumento de 10M.
Estou a tentar simplificar mas ainda assim isto está a parecer-me confuso demais para quem não percebe do assunto e não consegue “visualizar” o que eu estou a dizer…
Cegamente, financeiramente, no imediato, as operações são positivas…
3 Setembro, 2019 at 10:35
Tens razão, excepto que pegas num caso isolado.
E o Nani e Montero? Eram activos e sairam a… zero.
E o Dost, que valia mais ou menos 20M (assumindo que os 11M da compra foram actualizados para 20M dado ser esse o valor real) e saiu por 7M?
E vamos falar que o Dost custou ao clube 7M só no ultimo ano? O que se recebe agora é apenas para pagar o ultimo ano do jogador (6M de ordenado mais 1M do prémio do empresário). Andamos a brincar ou quê?
E o Jeffren, e os outros todos? Todos foram despachados sem o clube receber nada. Todos eles são activos.
Mas todas as vendas foram feitas com montes de comissões… Estamos a falar de 15% a 20% em cada negócio…. Não podes esquecer isso.
E como podes considerar o vietto como 7.5M de activo se o jogador vale 7M por 100% e tu tens apenas 50% do passe? Claro que podes, mas na vida real sabes que esse valor não é correcto.
3 Setembro, 2019 at 10:51
Estás a fazer uma confusão de conceitos….
O Nani e o Montero deviam ter igualmente valores aproximados a zero uma vez que vieram (se não me engado) a custo zero. O Dost teria valor de activo muito mais baixo. Ele veio por 10, está cá à 3 anos…devia ter valor aproximadamente 4 (6 já foram amortizados ao longo dos 3 anos).
Não há valorização ao justo valor no activo no que diz respeito aos jogadores de futebol. A valorização é o valor de compra amortizado anualmente.
O ordenado do Dost não é valor de activo é gasto com salários. Entra no balanço apenas via resultados, tal como os emprestados.
O Vietto está avaliado no activo por 7,5 Milhões, sim. É indiferente que % do passe temos. Está por 7,5 M e depois no momento da venda entrará também só o correspondente à % que temos do passe…
3 Setembro, 2019 at 11:06
Exacto. A actualização do valor dos activos intangíveis, no caso jogadores de futebol não é permitida. Essa era uma luta do Carlos Vieira, que entendia que clubes formadores eram penalizados dado que o Balanço não reconhecia o valor real dos seus activos.
Há situações noutras áreas que é permitido fazer periodicamente a actualização dos activos, por exemplo no ramo imobiliário.
As tuas explicações julgo que estão claras. Quem não percebe confunde um pouco os conceitos, há 3 mapas super importantes na avaliação do desempenho das empresas:
– Balanço que relata num período a situação patrimonial, ou seja a variação dos seus activos, passivos e capitais próprios.
– Mapa de exploração ou Demonstração de resultados, que demonstra a “perfomance” da entidade no período, ou seja a avaliação dos seus gastos e rendimentos e o prejuízo ou lucro do período.
– Mapa de Fluxos de Caixa, que permite verificar as entradas efectivas de dinheiro nas contas e forma como o mesmo foi gasto.
3 Setembro, 2019 at 11:00
Mas eu não estou a falar em termos de balanços, de resultados. Estou a falar da posição atual. Na relação ativo/passivo neste momento na rubrica futebol profissional. Tens menos ativos ou não? E tens mais encargos ou não? Mandaste embora ativos. Adiquiriste para os seus lugares “não ativos”, emprestados, a quem tens de pagar ordenado. Ou seja, mesmo que agora tenhas ordenados menos elevados para pagar, estás a ter despesa com jogadores que, findo o empréstimo, vão à sua vida e que só te irão dar despesa até lá. Em último caso, vão-se revelar craques (espero que sim), e vais investir na sua aquisição se tiveres dinheiro para isso, como fez o clube turco com o Demiral (que tinha opção de compra, ao contrário destes nossos empréstimos), vendendo a seguir. Isto independentemente de graças a estes empréstimos virmos a ganhar títulos cá e lá fora, garantirmos a entrada na champions e so on.
Ou seja, e como sou completamente ignorante neste assunto (e em muitos mais, tenho perfeita noção disso), imagina que para a semana vinha de lá um americano, russo ou angolano a querer comprar a SAD e que o CD e os acionistas acediam vendê-la. Avaliar-se-iam os ativos do clube versus encargos/passivo, verdade? A SAD não está neste momento mais “barata” para ser “comprada”?
3 Setembro, 2019 at 11:01
Eh eh, reparei agora que estou no tópico mercado para totós… digamos que estamos num sub-tópico personalizado de “contabilidade para a totó”.
3 Setembro, 2019 at 11:10
É subjectivo. Depende…
Vamos fazer o exercicio. Antes do dia de ontem vinham fazer a avaliação do Sporting. Se avaliassem o Thierry, Raphinha e Diaby, em conjunto por mais de cerca de 28M (os 36 das vendas – os cerca de 10 dos gastos com os ordenados novos + ordenados dos vendidos)…então tens razão. Se avaliassem em menos, não. O Sporting e os seus activos valem mais hoje que nessa avaliação.
Depende sempre de quem fizesse a avaliação. É por causa dessa subjectividade na avaliação que a contabilidade usa os valores certos que é o preço de custo amortizado…
3 Setembro, 2019 at 11:18
Nesta ultima movimentação de mercado, parece óbvio que reduzimos os activos (valor do plantel) e aumentamos o activo pelo valor das vendas, seja pelo dinheiro recebido seja pela divida de terceiros que certamente fica registada como dividas a receber.
Supostamente a ideia era reduzir os encargos, a tal poupança em salários, atendendo às saídas e entradas e à tal compensação ao BFernandes, tenho muitas duvidas que se vá reduzir grande coisa. Comparativamente ao ano anterior em que o gasto de salários ficara perto dos 70M, vai reduzir alguma coisa, talvez um valor próximo dos 60M.
O facto de serem emprestados é grave, pois como existe um deficit anual no próximo ano vais precisar de vender jogador e se o que tens são emprestados que regressam a sua base não só deixas de ter jogadores para vender como ainda tens o problema de precisar de os substituir.
Depende do valor da venda, as acções a ultima vez que vi esta situação, valiam cerca de 0.70, se por exemplo o banco vendesse parte das vmocs ao preço previsto na nova reestruturação, com 40M compravam o suficiente para ficar com a maioria da SAD e depois, olha, bastava vender o BFernandes e fechar a SAD que basicamente já dobravam o investimento feito.
3 Setembro, 2019 at 12:01
O problema da falta de aposta na formação é, não apenas desportiva, mas também contabilística. Apesar de não terem um valor contabilístico ajustado ao seu valor real, podem transformar-se num activo importante no momento da venda, como no caso do Thierry (mesmo que em mendilhões, o que para o caso é indiferente). Durante anos, foi (e continua a ser) esta a política dos lampiões: Vendem jogadores de valor contabilístico zero por mendilhões exorbitantes, passando o valor que recebem (normalmente baixo) + a dívida de terceiros (normalmente alta) para activo, equilibrando as contas da sociedade. Mesmo que seja um equilíbrio fictício, como na banca. Ora esta política (?) actual de emprestados ou aquisição parcial de passes, seria válida se fosse complementada com uma valorização dos jogadores da formação, mas isso não está a acontecer. O risco não é imediato (até porque com as vendas que fizemos obrigatoriamente abatemos passivo pelo acordo que fizemos com a banca), mas de médio prazo.
3 Setembro, 2019 at 12:11
Isso, acrescento duas notas.
– Além das vendas inflacionadas, cujas mais valias entram de imediato nos resultados tens as compras inflacionadas, que irão entrar lentamente nos custos, gerando uma visão saudável da exploração anual. O carrossel que para manter a girar é necessário ir aumentando o custo da viagem.
– No imediato estou mais preocupado com a situação do clube, modalidades e funcionários do que propriamente a questão da SAD que ainda vai tendo activos para aguentar a situação.
3 Setembro, 2019 at 12:30
Exacto. Mas por enquanto ainda não tivemos as compras inflacionadas, pelo menos não de uma forma ostenciva, com excepção do Vietto. É possível que isso aconteça a partir da próxima janela de transferências, porque acho que só agora com o Thierry é que entrámos definitivamente no carrossel. Porque é evidente para mim que a venda do Thierry é fundamentalmente contabilística.
Acredito que esta enxurrada de empréstimos tenha sido circunstancial, simplesmente por não estarmos preparados para comprar ninguém em cima da hora, apesar do que diz o imbecil do presidente.
3 Setembro, 2019 at 9:32
O Bruno Tavares é melhor que o Fernando…e é nosso. Não seria mais lógico apostar e valorizar o que é nosso? Incompreensivel
3 Setembro, 2019 at 9:33
Infelizmente, acredito que ainda vem aí tempestade.
Prevejo mais uma conferência de imprensa (ou entrevista de fundo ao presidente) para evidenciar que a situação do Sporting é muito delicada. E que a responsabilidade é da herança deixada pelo gordo viciado em cocaína.
Provavelmente, vamos voltar a ouvir a conversa do ano zero, ou seja, ser informados que agora e só agora é que estão reunidas as condições para iniciar o projecto Varandas no futebol profissional: world class scouting e formação na base do plantel.
Em suma, mais desculpas. E como no 11 titular há jogadores como Mathieu, Acuña, Wendel, Bruno Fernandes e Vietto, mesmo Jesé, para a realidade portuguesa, se ele quiser, as vitórias vão aparecer, entre derrotas, claro, mas suficientes para alimentar o discurso e manter os craques da gestão MBA ligados à máquina.
No final, obviamente, lixa-se o Sporting.
3 Setembro, 2019 at 9:35
Fechem portas.
É o melhor, para todos