Nos dias 16 e 17 de Novembro, Beja recebe o 10º Congresso Leonino. O evento vai ter lugar no Teatro Municipal Pax Julia e o debate vai ser dividido em quatro secções: O Clube, os Sócios e os Adeptos; Futebol – Modelo Estratégico; Modalidades – Modelo Estratégico; e Sustentabilidade Financeira e Marca.
“O congresso é aberto a todos os delegados que se inscrevam“, disse Tito Arantes Fontes, presidente da Comissão Organizadora, citado no jornal Sporting que garantia, também e conforme comprova a imagem que ilustra este post, que o regulamento seria conhecido até final do mês de Agosto.
Ora, acontece que Agosto já lá vai e à medida que o tempo passa menos tempo há para, primeiro, perceber a mecânica das inscrições, segundo, face a essa mecânica reunir os votos necessários (são precisos 20 votos para eleger um delegado). Se a isto acrescentarmos que o número de delegados está dependente da capacidade física que recebe o evento…
Por isso, a pergunta que fica quando pensamos naquele que é anunciado como “um evento agregador da família Sportinguista no qual os sócios e os adeptos do Sporting se podem pronunciar abertamente sobre os assunto relativos ao clube», é: caro Tito, demora muito a publicar o regulamento ou está à espera de brincar às pequenas mudanças de estatutos entre amigos?!?
7 Setembro, 2019 at 8:45
“pequenas mudanças de estatutos entre amigos” eh eh eh adorei a referência.
7 Setembro, 2019 at 9:39
Só podem mudar estatutos em AG, penso eu de que.
E apesar do trabalho dos pretores de Rhim na ultima, não vão ter vida facil.
7 Setembro, 2019 at 11:12
O Samuel “procuro um tacho” já deixou a ideia de AGs só para amigos.
Tudo é possível.
8 Setembro, 2019 at 2:22
o Rogerio Alves diz que os artigos relativos as actas sao ridiculos… o que so por ai daria pelas minhas contas para impugnar duas AGs…. mas isso sou eu que leio os estaturos em vez de tendo a obrigacao de os fazer cumprir, dizer q se ajustam ou sao ridiculos conforme me dá jeito….
7 Setembro, 2019 at 10:16
Inscrevam o Boss porque o Boss, resolve.
7 Setembro, 2019 at 10:17
iboss gadget.
7 Setembro, 2019 at 10:35
Beja…. Posso estar enganado mas na AG de destituição, ouvi um dos discursos mais apelativos á queda do CD, vindo destas bandas.
O sítio ideal para unir Sportinguistas.
7 Setembro, 2019 at 10:37
Agrocroquettes.
7 Setembro, 2019 at 13:52
Ehehe melhor termo de sempre!
7 Setembro, 2019 at 10:43
Terra do comunismo. Não dá para esperar pessoas mt inteligentes daqueles lados.
7 Setembro, 2019 at 10:50
O Sporting e’ um Clube agregador de todos os espectros politicos, partidarios, religiosos, de todas as nacionalidades, de todas as orientacoes sexuais.
Sao esse tipo de comentarios que desunem.
SL
7 Setembro, 2019 at 10:56
Vamos todos dar as mãos e cantar Kumbaya. É Mário Machado a presidente da JuveLeo e Comunistas no CD. Pode ser que depois comecemos a distribuir pontos igualmente pelas equipas adversárias e pelo meio um Holomodor desportivo.
7 Setembro, 2019 at 11:13
Comunas no CD……?!?!?
Fuma menos…
7 Setembro, 2019 at 11:19
Não me admirava que houvesse ou que já tivesse havido. É uma das coisas que ainda não consegui racionalizar, como é que há pessoas que acreditam na ideologia do comunismo e como é que há pessoas que conseguem acreditar no faccismo, mas pronto, se até o André Ventura tem um partido o que é que se há de fazer.
7 Setembro, 2019 at 11:21
O cherba não é comuna? 😀
Não se esqueçam de não votar nele se for candidato ao CD.
Ehehehehehehehehehehehe
7 Setembro, 2019 at 11:27
Toda a gente tem direito ao seu defeito não é? ahahahaha
7 Setembro, 2019 at 11:02
Desculpa, Melo, mas que fazes na vida?
7 Setembro, 2019 at 11:02
Isso tudo.
7 Setembro, 2019 at 11:09
como residente em Beja, e com toda a minha familia oriunda e residente na cidade, convido-o a aparecer por cá, para visitar e conhecê-la melhor.
7 Setembro, 2019 at 11:24
Os resultados eleitorais são indicativos das regiões onde certos partidos têm os seus votos. Sendo que esse partido é conhecido por ganhar os seus votos em somente 2 ou 3 distritos. Não se trata de julgar o carater de TODAS as pessoas mas é um indicativo.
Quem for comunista e ficar ofendido é sempre livre de dizer um país onde o comunismo tenha resultado.
Escusava de ter trazido esta conversa de facto mas admira-me e chateia-me como no século XXI ainda haja gente a votar nesse partido.
7 Setembro, 2019 at 11:41
Não é uma questão de o comunismo ter resultado ou não. Já te deste ao trabalho de ler as propostas atuais dos partidos portugueses de esquerda? Ou usas a palavra ‘comuna’ como a tua avó ou mãe usava, com o temor do demo instilado pelo salazarismo? Parece-te que a cleptocracia vigente tem feito mais do que o estritamente necessário para cavalgar qualquer onda e se manter no poder?
7 Setembro, 2019 at 11:49
Não me apetecia continuar a discussão porque sei que foi um erro aquela referência.
De qualquer forma mais do que papeis ou propostas eleitorais no caso do comunismo é impossivel pensar nisso sem lembrar de como é a Venezuela, Cuba, Rússia ou China. Sabe-se como as pessoas lá vivem e o que acontece à oposição.
Mas não quero entrar por aqui.
Acho saudavel discutir politica mas não desta forma, neste sítio.
Foi um erro meu.
Admito-o e peço desculpa ao Cherba e aos leitores.
7 Setembro, 2019 at 12:17
OK, eu compreendo, Melo, na boa. Também não estou com pachorra para isso, e esta não é realmente a plataforma ideal para discussões políticas extra-Sporting.
SL
7 Setembro, 2019 at 22:56
S. Melo (e alguns outros, provavelmente), se soubesse um pouco mais de História, não confundiria nenhum dos exemplos que deu com “Comunismo”.
A Rússia de 1917 a 1921 foi o que esteve mais perto de um regime (estado Operário) em transição para o Socialismo. O isolamento da Revolução Russa (após, principalmente, as derrotas do movimentos revolucionários alemães de 1919 e de 1922 – de Karl Liebchnecht e Rosa Luxemburgo, fortemente reprimidos pela direita com o apoio do SPD alemão; mas também após arepressão dos movimentos revolucionarios em Itália (1919), e pré-revolucionários em França (1920) esteve na origem do fracasso do conceito de revolução permanente (e internacionalista) de Lenine e Trotsky, da degenerescência burocrática (progressiva mas galopante) do Estado operário e da vitória dos nacionalistas do partido bolchevique e da teoria do “socialismo num só país” de Bukharine e Estaline, ascensão essa só possível com o dizimar de toda a elite dirigente do partido bolchevique.
Com o assassinato de Trotsky em 1940, na cidade do México, Estaline conseguiu ser o único sobrevivente do Comité Central alargado de 54 elementos formado após a Revolução de 1017.
O “destino” dos outros 53 dirigentes bolchevique foi: 2 Sverdlov logo e Lenine 4 anos depois) morreram em consequência de um atentado do Partido Socialista Revolucionário em 1920 (para sua informação, ao contrário do propalado pela propaganda ocidental, a URSS manteve a livre existência de partidos políticos até 1921, mesmo após o atentado e uma sangrenta guerra civil); 3 foram assassinados em circunstâncias obscuras (incluindo Alexandra Krupskaia viúva de Lenine e Leon Trotsky); os outros 48 foram executados nos 3 Processos de Moscovo (1934, 35 e 36). Falar do Estado burocrático e ditatorial de Estaline como “comunista” é uma caricatura nonsense do próprio conceito (desde logo porque para ser comunista teria de deixar de ser Estado); apodar de comunistas as experiências ulteriores que foram, TODAS ELAS, inspiradas pelo estalinismo é elevar esse nonsense ao nível da ficção científica rasca.
Um bom exemplo são, actualmente, os dois pólos opostos desse mesmo conceito estalinismo de “socialismo num só país”: a Coreia isolacionista e autocrática de Kim il Jum e a China do mercado ultraliberal pós Dng Xiao Ping. Qualquer delas não renega (não pode) a herança estalinista.
Um abraço e saudações leoninas
8 Setembro, 2019 at 2:35
Excelente comentário Álvaro, muita e boa info.
7 Setembro, 2019 at 18:25
Desculpem o off, mas tem que ser.
“Ou usas a palavra ‘comuna’ como a tua avó ou mãe usava, com o temor do demo instilado pelo salazarismo? ”
Se nessa altura (do Salazarismo) os presos nos Gulag russos se tivessem hipóteses de pedir a transferência para os cárceres Salazaristas, tinham vindo em debandada (tal como os actuais “refugiados”), ao saberem que os presos nas prisões portuguesas poderiam tirar cursos superiores (caso do Cunhal).
Não comparem o Salazarismo com o comunismo, não é sério, ainda se está por saber porque os militares/PS pactuaram com o PCP depois do 25/11.
Depois do 25/04/1974 a história em Portugal foi reescrita pelos vencedores, tal como aconteceu com o Sporting com a golpada.
Aconselho a ler esta notícia no DN de um arrependido e ex-iluminado.
https://www.dn.pt/1864/interior/lembra-se-dos-onda-choc-historia-do-jovem-marxista-leninista-que-criou-o-fenomeno-10849801.html
8 Setembro, 2019 at 2:46
Certo, só se preferissem morrer quentinhos. A malta que se ficou no Tarrafal manda um props para este comentário.
É sempre bonito compararmos os males com os dos outros, muito português diria até.
Será que os judeus preferiam gulags, a frigideira ou a morte por gelados na testa?
Não há ditaduras boas, nem de direita nem de esquerda. Dizer que a ditadura estalinista era comunista só porque eles diziam que sim, é o mesmo que dizer que o Hitler era socialista, porque ele também dizia que sim.
Em pleno Portugal salazarista as pessoas eram chamadas comunistas sem fazerem ideia do que era o comunismo, na verdade elas eram apenas contra a ditadura.
7 Setembro, 2019 at 11:47
Foi um comentario totalmente desnecessario. Ponto e siga.
7 Setembro, 2019 at 11:49
Exatamente.
7 Setembro, 2019 at 13:14
Pedante
7 Setembro, 2019 at 15:49
Gostei da referencia aos alentejanos serem pouco inteligentes. Hahahaha .
Mas temos uns tomates do car…….
Coisa que faltou na AG de destituiçao.
7 Setembro, 2019 at 10:59
Só mais um exemplo do revanchismo que impera no nosso clube pela parte dos parasitas que se apoderaram do Rampante.
7 Setembro, 2019 at 11:16
Perguntaste-te isso no último congresso que houve ? É que o regulamento saiu no dia 23 de Maio para um congresso que se realizou nos dias 7 e 8 de Junho.
SL.
Hoje joga o Sporting!
7 Setembro, 2019 at 13:03
Achas bem ou mal?!
7 Setembro, 2019 at 13:05
Só te leio perguntar se é como era antes e tal…mas falar do que é hoje está difícil…
7 Setembro, 2019 at 13:25
A 2 meses e meio da data não se sabe o regulamento do congresso.
Queres que veja mal nisto?
7 Setembro, 2019 at 14:41
Apareceu a vencedora do prémio “Saudade”.
Vieste só receber o prémio ou é hoje que te vais indignar sobre o que se passou nestas últimas semanas?
#Coluna
#FormaçãoLoverMasSóQuandoDáJeito
7 Setembro, 2019 at 15:53
Bom, mas só para perceber a tua posição, vês mal nisto ou não?
7 Setembro, 2019 at 14:39
Desde que te ausentaste, nunca mais houve dramas no Sporting…
7 Setembro, 2019 at 14:45
Nada. Como ela dizia há uns meses sobre uma leoa que é contra Fivelas: “Esta aqui já arranjava homem.”
Provavelmente foi o que lhe aconteceu. Andou 5 anos a seco, mas lá arranjou homem e por isso acabaram as indignações e os dramas.
Até as músicas da rádio fazem sentido.
#AMinhaColunaEstalaMaisQueATua
8 Setembro, 2019 at 3:04
Ahahahahahahah…
7 Setembro, 2019 at 11:18
OK, isto pode ser uma patacoada, mas também pode ser uma forma de nos fazermos ouvir. Ou, pelo menos, de fazer ruído, e ruído é algo que a CS normalmente não consegue ignorar. Tenho 2 votos à disposição. Sei que há aqui muita gente que vê o Sporting da mesma forma que eu. Só precisamos de um porta-voz.
7 Setembro, 2019 at 15:10
Oh ninguém se chega à frente… foda-se, que desiludido que estou…
7 Setembro, 2019 at 16:29
OK, a sério?! Depois de tudo o que se critica aqui, ninguém vai lá?! Um post a atacar a forma como aquilo foi organizado e não vejo ninguém a mobilizar-se… Pode não adiantar nada, mas podemos ir lá e criticar. Podemos ir lá e exigir respostas. Podemos ir lá mandá-los à merda. Podemos ir lá fazer o que nos der na puta da telha, porque podemos ir lá. E então?! Vamos lá ou quê?!
7 Setembro, 2019 at 16:41
Que interessa quando e como o evento foi divulgado se vão ficar todos no sofá?!
7 Setembro, 2019 at 16:42
Vamos invadir Beja, caralho!
7 Setembro, 2019 at 18:17
Yeah I thought so…
7 Setembro, 2019 at 19:19
Eish, deixaram-te a descer escadas sozinho Kind? Fui para a praia e estou a ver isto agora.
O nosso porta voz é o rosto da a Tasca, acho que é unânime.
Há que capitalizar um rosto com notoriedade que até já vai à Sporttv!
7 Setembro, 2019 at 19:13
+6 aqui
7 Setembro, 2019 at 11:27
Que queres dizer com “mudanças de estatutos”?
Já agora… Beja. Adega 25 Abril ou grelhados no D. Dinis. Para quem não se conseguir inscrever…
7 Setembro, 2019 at 11:28
Não quer dizer nada. Os estatutos só são alterados em AG.
7 Setembro, 2019 at 12:09
Ah… muito mais descansado.
7 Setembro, 2019 at 14:46
Ahahahahahahah! Se o Rogério quiser. Mas isso não é drama. Já tem namorado.
7 Setembro, 2019 at 11:31
Cherba, avança! Levas os meus 6 votos.
Podemos não concordar nalguns pormenores, mas a linha de pensamento para o Sporting é a mesma.
7 Setembro, 2019 at 12:07
Bem sei que é offf topic, mas acho que devia ser de leitura obrigatória
Manifesto PCP… Pág 50.
Para os países mais avançados, contudo, poderão ser apli-
cadas de um modo bastante geral as seguintes:
1. Expropriação da propriedade fundiária e emprego das
rendas fundiárias para despesas do Estado.
2. Pesado imposto progressivo.
3. Abolição do direito de herança.
4. Confiscação da propriedade de todos os emigrantes * e
rebeldes.
5. Centralização do crédito nas mãos do Estado, através de
um banco nacional com capital de Estado e monopólio exclusivo.
6. Centralização do ** sistema de transportes nas mãos do
Estado.
7. Multiplicação das fábricas nacionais, dos instrumentos de
produção, arroteamento e melhoramento dos terrenos de acordo
com um plano comunitário.
8. Obrigatoriedade do trabalho para todos, instituição de
exércitos industriais, em especial para a agricultura.
9. Unificação da exploração da agricultura e da indústria,
actuação com vista à eliminação gradual da diferença *** entre
cidade e campo.
10. Educação pública e gratuita de todas as crianças. Elimina-
ção do trabalho das crianças nas fábricas na sua forma hodierna.
Unificação da educação com a produção material, etc. ****
7 Setembro, 2019 at 12:19
Uso obrigatório de bigode farto.
Para ambos os sexos.
7 Setembro, 2019 at 12:49
Olha, uma amenda: Isso é do ‘Manifesto Comunista’, de Marx, escrito em 1848, não de um suposto manifesto do PCP, como tens aí…
7 Setembro, 2019 at 23:08
De Karl Marx e Friederich Engels, escrito em 1848 e, em várias ocasiões posteriores os seus próprios autores “reviram” muitas das “medidas aqui propostas (na sequência do aprofundar da análise sobre o capitalismo e das experiências da revolução prussiana de 1848 e da Comuna de Paris de 1870).
Um abraço e saudações leoninas
7 Setembro, 2019 at 12:44
A mim interessa-me é ganhar lá dentro das 4 linhas 😉
SPOOOOOOORTING!
SL
SS
7 Setembro, 2019 at 12:57
Que estejam quietinhos que por algumas semanas não vale a pena chatearem-se.
7 Setembro, 2019 at 13:28
https://www.pcp.pt/manifesto-do-partido-comunista-edi%C3%A7%C3%B5es-avante-1997 é o único que consta da página do PCP e se não me engano não foi actualizado por nenhum outro. Sei que custa ler, porque as pessoas preferem fazer de conta que não está lá
7 Setembro, 2019 at 13:52
Olha, podias-me responder diretamente, não? Ou um esquerdalha como eu enoja-te assim tanto?
7 Setembro, 2019 at 23:17
Rodrigo, mas ao menos sabe o que é aquilo que supostamente leu.
Parece que não.
Porque está lá bem escarrapachado.
É que nem sequer se trata do original do Manifesto Comunista de Karl Marx e Friederich Engels.
Trata-se de uma versão revista (como é indicado no prólogo) por uma equipa coordenada por José Barata Moura.
Confundir isto com um Programa do P.C.P. é desatenção demais!!
SL
7 Setembro, 2019 at 13:34
Podem ir delegados das redes sociais? Podia começar-se já a tratar disso. A adiantar serviço. Isto se houver congresso. Da maneira que isto está… cheira-me a gala.
7 Setembro, 2019 at 13:37
Peço desde já desculpa aos responsáveis desta magnífica página que descobri à bem pouco tempo, por ter misturando aqui assuntos que nada têm a ver com o desporto, prometo que não o voltarei a fazer. Aproveito para agradeçer o vosso trabalho…. Gosto imenso de poder perceber quais as opiniões, os factos e os acontecimento relacionados com o nosso tão amado Sporting . Saudações leoninas
7 Setembro, 2019 at 13:54
Oh SCP … Por que caminhos andas tu …
Já foste SCP …
7 Setembro, 2019 at 13:54
Algum tasqueiro pode disponibilizar link para o Regulamento do Congresso acima referido e que terá sido publicado a 23 de Maio de 2004 para o congresso de 7 e 8 de junho.
Ficava grato
SL
7 Setembro, 2019 at 16:44
Acho o titulo dos post mal escrito, correcto será assim:
Ó Tito!!!, estás à espera de inscrever só amigos!!!!!!!!!