“Jovane e Plata são dois jovens em quem acreditamos muito e que estão ansiosos por mostrar que podem ser soluções. O futuro do Sporting está no Jovane, Plata, Camacho, Max… Jogadores que têm de começar a ter minutos e outros que não estão. Têm muita ambição e vontade de jogar no Sporting. Precisamos de jogadores com irreverência e com vontade de vingar. É um fator importante. Fico muito contente por eles”.
As palavras são de Silas, no final do jogo frente ao Marítimo, o mesmo jogo onde Pedro Mendes foi parar à bancada recebendo mais um sinal de que não conta (ou não contava até Luiz Phellype se lesionar). E é precisamente nesta diferença entre palavras e actos que se gere o actual plantel do Sporting.
A aposta na formação continua a ser chavão. Max agarrou o lugar, é verdade, mas a titularidade de jogadores como Jesé, a ausência de oportunidades a Pedro Mendes, a falta de vontade de dar minutos a Joelson (que ainda foi tapado pela merda do Fernando, nos sub23) ou Matheus Nunes, vão-nos fazendo lembrar aquele gajo que falava, falava, falava e…
Ora, no momento em que o Sporting perde o seu melhor e mais influente jogador, Silas tem oportunidade de baralhar e dar de novo. Tal como quem gere a pasta do futebol tem oportunidade de deixar o dinheiro em caixa em vez de ir a correr fazer novos e estúpidos empréstimos em fecho de mercado.
Querem gastar dinheiro? Compensem o Estoril por quebra de empréstimo e tragam o Daniel Bragança. Mais que isso? Esqueçam. Há uma oportunidade para ser dada a Francisco Geraldes. Há uma oportunidade para ser dada a Pedro Mendes. Camacho e Plata têm que jogar e jogar e jogar. Jovane é um joker, tal como Joelson e Bruno Tavares podem ser. Matheus Nunes devia ter prioridade em relação a Battaglia. Bruno Paz tem que regressar tendo já em vista a próxima época. Desistimos de Bernardo Sousa e Bruno Paz?
O futuro do Sporting está neles, sim, Silas. Será que tens vontade de passar das palavras aos actos, mesmo sem saberes se o teu futuro continuará a ser verde e branco?
30 Janeiro, 2020 at 16:02
Numa direcção competente seria esse o caminho. Por outro lado há que recuperar investimentos.
Iremos contratar algum jogador que o Mendes pense que possa valorizar em Alvalade que não jogue neste momento no atletico ou Valência ou esteja numa liga com menos exposição. Apostas saponjic ou Nelson Oliveira para o ataque. Para o meio campo algum jogador de liga Sul americana, Gustavo scarpa por exemplo ou fazer voltar alguém que já não de retorno financeiro tipo Adrien Silva.
30 Janeiro, 2020 at 16:04
É que é apenas isto…
Já ninguem espera merda nenhuma!
Guardem o dinheiro para pagar o que se deve e promovam e valorizem o que cá está….
Não é preciso ser grande gestor para perceber que nas condições do Sporting e face ao descalabro do mercado anterior é a posição mais sensata
30 Janeiro, 2020 at 19:06
+1
30 Janeiro, 2020 at 16:11
So pode ser este o caminho. Chega de Jeses e Bolasies. Ha que apostar no que é nosso. Ha meia epoca para preparar estes putos, é preciso é ter tomates
30 Janeiro, 2020 at 16:18
Esquece lá isso.
2 hipóteses:
1) Não vão conseguir contratar nng pelo habitual amadorismo e vão justificar isso com uma estratégia de aposta na formação apenas para sportinguista ver e para disfarçar mais um falhanço no mercado
2) Vão contratar outra espécie de Jésé e dizer que estava tudo planeado desde Setembro (desde Março dava mta bandeira)
Há uma coisa que eu não tenho dúvidas, eles vão tentar contratar. Até mais do que 1 jogador. Se vão conseguir ou não é outra história. Este CD tem já uma imagem de incompetência no mercado e essa imagem só se limpa contratando até acertar em algum. A aposta na formação nunca será por convicção ou estratégia. E isso é tudo aquilo que não precisamos.
PS: Também dava jeito ter um treinador que não seja tarefeiro. Fala muito em putos mas depois metê-los a jogar tá de chuva. Max só entrou por lesão de Renan quando já justificava ter uma oportunidade há mais tempo, o único tempo minimamente decente que Plata teve foi no último jogo (30 min), Jovane esteve bem na pré-época e depois desapareceu, Rodrigo Fernandes só serviu para ter uns minutos. Tudo isto numa das piores épocas de sempre e em que estamos fora de tudo em Janeiro (apesar de em Novembro já se perceber para onde caminhávamos). E nem assim o Silas meteu os putos. Os putos não se motivam com palavras, é mesmo com muitos minutos de jogo. E de preferência não vendo gajos piores que eles a jogar semana após semana.
30 Janeiro, 2020 at 16:20
Por acaso acho que não vão tentar contratar ninguém.
30 Janeiro, 2020 at 16:52
Tentar não tenho dúvidas que o farão. Conseguir é outra conversa.
Agora, tudo tb vai depender de como vamos jogar sem BF. Se for em 4-4-2 com Vietto e Sporar na frente (acho suicídio da maneira como defendemos), se em 4-3-3 com Vietto a 10 (ou um substituto de BF contratado), tb não excluo voltarmos aos 3 centrais que em termos de equilíbrio defensivo + aproveitamento de Vietto até é capaz de ser a melhor solução.
Acho que vamos por um médio porque está à vista de todos que Doumbia e Wendel não podem jogar juntos e Battaglia nunca mais será o tipo de jogador que o caracterizava e que o tornava útil neste plantel. Não consigo deixar de pensar que se o cabrão do Cintra não tivesse sido tão estúpido (e hoje já veio reclamar os louros) hoje teríamos Palhinha e Matheus que entravam que nem uma luva no 11.
30 Janeiro, 2020 at 16:54
Eu acho que nem vão tentar. Ja viram que a epoca tá uma merda e perdida.
30 Janeiro, 2020 at 16:35
É isto tudo!
30 Janeiro, 2020 at 16:50
Um tarefeiro… tudo dito..fdx… ao que esta merda chegou…
Z
30 Janeiro, 2020 at 20:58
nem mais
30 Janeiro, 2020 at 16:23
Boas Tardes, Caros Tasqueiros.
Vamos ver o que acontece até final do “mercado de inverno”. Falta pouco. Até então, é tudo especulação.
Para mim, era nada de contratações. O próximo treinador (e, desejavelmente, o Director Desportivo) podem ter outras idéias para o plantel.
SL
30 Janeiro, 2020 at 16:24
Goste se ou não do Orelhas, do estilo, do dirigismo, oportunismo ou simplesmente aldrabices avulso , o que é certo é que nos últimos anos revolucionou a formação encarnada, tornando-a o que é hoje, com a sua equipa na youth champions league a ter várias e excelentes participações e as restantes faixas etárias a serem campeãs ou a lutarem por isso. Na equipa principal já lançaram vários e bons jogadores, o que nos faz corar de inveja e vergonha pois eram esses os pergaminhos do grande Sporting em anos anteriores.
O caminho terá obrigatoriamente se ser esse, mas com esta direção amadora e incompetente, auguro ainda tempos muito negros a toda a estrutura do futebol do clube, com resultados desportivos e financeiros que já se iram sentir w bem este ano.
SL
30 Janeiro, 2020 at 18:14
A formação do Seixal não vale um charuto…
31 Janeiro, 2020 at 8:05
ah ah ah
Revolucionou porque compra os resultados, os arbitros, as chamadas à seleccão.
Vamos ser sinceros, o Sporting continua a ter a melhor formacão, mas com os roubos a que assistimos constantemente fica mais complicado ser sempre campeão, fica mais complicado vender os melhores jogadores a valores elevados, enquanto eles vendem merda atrás de merda por valores ridiculos (o renato sanches tem feito uma carreira notavel, agora é a vez do joan feliz a dar barraca). Tirando o Bernando Silva não vi ainda sair nenhum jogador de jeito do seixal.
Ah, e muita da estrutura que eles têm agora é apenas roubos feitos ao Sporting.
30 Janeiro, 2020 at 16:27
Várias questões interessantes!
Em primeiro lugar e como tenho quase a certeza que esta direção não acaba esta época (seja pela AG de destituição, seja pelos meses que faltam para acabar a época que serão dolorosos, infelizmente…)…
Começando, condordo que a alternativa seja Bragança. Incrível que o deixemos ficar no Estoril! Talvez seja uma boa solução emprestar Bruno Paz porque esse sim precisa de ritmo.
Deixar sair Eduardo e apostar em Matheus Nunes.
Não acho que esta seja a melhor altura para aposta em Chico Geraldes. A verdade é que voltou a falhar em mais um emprestimo.
30 Janeiro, 2020 at 18:04
Sobre esta não ser a melhor altura para aposta em Geraldes, porque voltou a falhar em mais um empréstimo… lembra-me uma posta que apareceu por aqui, por estes dias, em que se pretendia mostrar que o sucesso de um jogador tem muito que ver com o clube em que está (nessa posta davam, entre outros, o exemplo do Lima – o do SLB). Por mim, sobre o Geraldes, eu penso assim: eu acho que ele não deve ter desaprendido (logo, deve jogar), e não me preocupo com os supostos “falhar em empréstimos” (problema de quem o não soube aproveitar – seja por esta ou por aquela razão)
30 Janeiro, 2020 at 19:36
Exacto. “Falhou” o facto de o treinador que ia apostar nele – Miguel Cardoso – ter sido despedido ainda no fim de Agosto. Foi “só” isso que falhou.
30 Janeiro, 2020 at 16:34
Fogo….
Admiro a capacidade do Cherba de ir duvidando uma vez atrás de outra….
Já eu não tenho duvidas. O objectivo era despachar o PM ou para os sub23 ou para um empréstimo mas com a lesão do LP ele vai ficar no Sporting como 3ª opção para PL (a seguir a Soprar e Xéxé).
Tal como as noticias da subida do Rodrigo, do M. Nunes, do Quaresma, etc, etc, etc…
30 Janeiro, 2020 at 16:34
Estás todo fodido, Cherba.
Gastar dinheiro no Bragança? Quem nos dera… Mais depressa o emprestam outra vez no final da época.
Eles que fiquem é quietinhos nessa matéria. Se se querem mexer, façam-no dali para fora.
A malta, já farta de AG’s e o caralho que os foda, agradece.
30 Janeiro, 2020 at 16:35
Ainda por cima quando já não há objectivos a pressão é 0. É agora ou nunca
30 Janeiro, 2020 at 16:38
De repente o Camacho e o Plata deixaram de ser “entulho que só tira lugar aos que já cá estão” para passarem a ser “putos que têm de ter mais minutos de jogo”. O que interessa é defender sempre um cenário em que é tudo uma merda.
30 Janeiro, 2020 at 16:40
Era tudo isto Cherba!
Foda-se… nao custa nada! Já que já despacharam o Dala tragam somente o Geraldes e principalmente o Bragança para ser o novo Bruno Fernandes.
Para mexer só se for saidas como Ilory, Rosier, Eduardo e tal para abrir espaço ao Quaresma, Matheus Nunes, João Oliveira e outros tais….
30 Janeiro, 2020 at 16:54
Não vale a pena trazer já o Bragança. Muito menos gastar dinheiro com isso! De resto, concordo com tudo!
Não tenho é esperança nenhuma que não se gaste dinheiro mal gasto:
O Carrosel tem de girar, há muita “comixão” para “ser tratada”. E o espectro da destituição só lhes vai acelerar a vontade de “coçar”
30 Janeiro, 2020 at 16:58
Concordo!
Total convicção quanto ao segundo parágrafo!!
30 Janeiro, 2020 at 17:03
Falta aí o Palhinha para o ano que vem, de resto estou de acordo com tudo.
30 Janeiro, 2020 at 17:22
Eheh, logo o Silas que já provou que é mais um pau mandado, esquece lá isso, esses putos têm tanta hipótese de jogar no Sporting como eu
30 Janeiro, 2020 at 17:24
Epá faço uma vénia a este texto…mas quero acrescentar, para a proxima epoca era subir o Quaresma, Nuno Mendes, Rodrigo Fernandes. Juntamente com Bragança, Mateus Nunes, Bruno Paz, João Oliveira, Joelson
Ivanildo, Palhinha, Dala, Chico a jogarem regularmente, mandar embora os pernetas…sinceramente por mim de estrangeiros no proximo ano ficavam Coates, Risto, Acuna, Wendel e Sporar.
Ainda se fazia uns trocos com Renan, Borja, Eduardo, Vietto, Rosier, Bataglia, Doumbia, e LP.
31 Janeiro, 2020 at 1:45
O Risto não vale um peido. Por mim também ía.
30 Janeiro, 2020 at 17:27
A época vai bem encaminhada para mais um recorde.
Agora sem o melbor em campo so pode mesmo melhorar.
O tarefeiro (perfeito sr.sa) mesmo que possa pôr os miúdos não sabe o que fazer com eles.
Ja contrataram rosier, illori, neto, borja, eduardo, doumbia, camacho, vietto, o wang, e aquele que veio e foi sem ninguem ver, LP, aceitaram o zeze e o sporar.
13.
Quantos são acima da média?
Vão acertar num mercado de inverno?
30 Janeiro, 2020 at 17:44
Perante estas palavras só posso dizer….ahahaaahahahaha!!!
30 Janeiro, 2020 at 17:53
« Bruno Paz tem que regressar tendo já em vista a próxima época. Desistimos de Bernardo Sousa e Bruno Paz? »
Quando escreves Bruno Paz, pela 2ª vez, era mesmo isso que querias escrever? Ou era Diogo Brás?
30 Janeiro, 2020 at 18:00
Devíamos ter gasto 2 ou 3M no Palhinha no início da época, o Bragança nunca devia de ter sido emprestado. Se a política foi esta no Verão, será a mesma agora. Eles olham para fora primeiro e depois se sentirem o cu apertado de que olham para o que têm dentro de casa
30 Janeiro, 2020 at 18:09
Gastar 2 ou 3M num jogador que é nosso… eu acho que isso teria sido um bonito “adding insult to injury”! E assim sendo: se o mal inicial foi feito, acho que o restante mal menor seria aguardar que passassem as 2 temporadas de empréstimo (até porque… mais um caso, menos um caso… já não estamos habituados a merdas destas? – veja-se: domingos Duarte; matheus pereira; iuri medeiros [e sim, sei que no caso deste, muitos de vocês não concordarão comigo])
30 Janeiro, 2020 at 18:46
O problema é que andas a jogar sem trinco desde que o William bazou. O Palhinha é melhor que quase todos os médios que temos, e claro, seria sempre menos vergonhoso gastar 2/3m para acabar um empréstimo do que dar 3.5M pelo Eduardo.
O mal menor era não termos o Eduardo e termos o Palhinha, que está a encher o meio campo do Braga enquanto nós andamos a fingir que o Doumbia é trinco
30 Janeiro, 2020 at 21:13
ISTO!!!
30 Janeiro, 2020 at 22:15
Podiam ter usado o argumento que não foram responsáveis pelo empréstimo…
… mas na volta até foram, (in)diretamente.
30 Janeiro, 2020 at 18:21
“Jovane e Plata são dois jovens em quem acreditamos muito e que estão ansiosos por mostrar que podem ser soluções.”
Se um treinador vê dois putos motivadissímos para mostrar serviço, apetece perguntar porque raio é que o Jesé continua a ter oportunidades?!
30 Janeiro, 2020 at 18:29
Como apreciador de clássicos intemporais, não posso deixar de agradecer ao Cherba por este momento de nostalgia.
Quem não se lembra daqueles longos posts do GaG a explicar, sob unanimidade, que a solução era dar oportunidades ao Geraldes, ao Iuri, ao Palhinha, que o Matheus seria indiscutível no ano seguinte, que o Dala estava no ponto, e mais o Domingos e o Ivanildo.
A estratégia.
30 Janeiro, 2020 at 18:46
E continua, com toda a razão, a achar o mesmo.
30 Janeiro, 2020 at 18:49
+1
30 Janeiro, 2020 at 19:41
Continua com todo a razão o Gag,nesse aspecto,continua a não ter razão em dizer que o Montero é melhor que o Slimani,ahah
30 Janeiro, 2020 at 21:42
Continua continua
30 Janeiro, 2020 at 22:17
Fetiche do gajo.
Olha… os dois… Grande dupla.
30 Janeiro, 2020 at 18:31
É urgente um senhor ou senhora que entenda de futebol.
30 Janeiro, 2020 at 19:24
Proponho a Cláudia Lopes.
30 Janeiro, 2020 at 18:35
Geraldes, Pedro Mendes e os sub-23 já falados.
Não gastem dinheiro em ninguém.
30 Janeiro, 2020 at 18:37
é urgente mudar de página no SCP , é urgente que entrem pessoas que transmitam confiança e esperança , o resto virá normalmente
30 Janeiro, 2020 at 18:52
Se estiverem a pensar despedir o Silas no final da época, então não faz sentido contratar ninguém. Agora como as coisas estão corremos o sério risco de não nos apurarmos para a liga Europa.
30 Janeiro, 2020 at 19:41
Não acho que devam trazer o Bragança, vale mais deixar acabar o empréstimo. Assim como o Palhinha.
Era assim época 2020/21:
Redes – max titular, Renan no banco, Diogo Sousa terceiro redes mas a jogar nos sub 23
Centrais – Coates e quaresma titulares. Neto e Ivanildo suplentes. Despachar ilori, mathieu reforma-se.
Lateral direito – risto titular ou suplente, se contratarem um indiscutível. João Silva não parece nada de especial. Rosier é mandar embora.
Lateral esquerdo – acuna titular, Nuno Mendes suplente. Borja para despachar.
Médios defensivos/ trincos – palhinha titular, Bruno paz suplente. Batta, Eduardo e dumbia para despachar. Se ficar algum destes, que seja o dumbia que é o mais novo e com jeito, ainda se faz jogador.
Segundo médio centro – wendel titular, Bragança suplente.
Médio ofensivo (lugar do Bruno) – geraldes titular, vietto suplente ou despachar e Rodrigo Fernandes ou Nuno Mendes suplente.
Extremo esquerdo – jovane titular – Joelson suplente.
Extremo direito – Camacho titular, plata suplente ou ao contrário. Bolasie e jesé obviamente para despachar.
Ponta de lança – Pedro Mendes titular, Gelson dala e sporar suplentes. LP para despachar.
Aqui os suplentes são gajos para ter muitos minutos, umas vezes jogam os titulares, outras vezes jogam os suplentes, vão rodando consoante a fadiga e desempenho.
Em casa, até deviam tirar um dos médios, por exemplo, o palhinha, recuar um pouco o geraldes e jogar com qualquer combinação de dois, desses 3 pontas de lança. Num 4-4-2.
Os que não estão na lista e forem maiores de sub 23, é vender ou rescindir. Os que estão para despachar e não conseguirem vender, emprestem até acabar contrato ou rescindam.
Dos que estão a titulares ou suplentes, renovar todos os contratos até 2024, com cláusulas realistas (50 milhões, não é preciso mais). Dinheiro das vendas serve para, no máximo, contratar um defesa direito titular. 10 milhões para essa tarefa, se for para titular. 3 milhões para um igual ou pior que o risto.
Acabando a época, faz-se um balanço de quem jogou melhor e pior. Os que jogaram pior são os que são para despachar pró ano seguinte e substituir por putos ou quem traga assumidamente qualidade de titular, mas só fazendo uma compra por mercado.
31 Janeiro, 2020 at 0:00
Despachar o rosier? A contratação favorita do “amarelo”? Não estás bem tu…
Z
30 Janeiro, 2020 at 20:03
Tenho um feeling que o Silas está a tentar colocar os putos em campo, mas que está a fazê-lo com pinças. Tenho um feeling ou quero acreditar nisso.
Podemos gritar que Varandas é, obviamente, incompetente e que o planeamento foi lesa Sporting… Agora, acho que o Silas não o pode fazer… Pedro Mendes, para além do Sporting, é a principal vítima desta merda. Colocá-lo em campo em detrimento das apostas pessoais de Varandas, Vietto e Jesé, é um ultraje. É desautorizar quem quer que seja que planeie aquela equipa.
Max é uma vitória. Camacho, tem sido aposta e Plata, tem feito minutos.
Volto a repetir, é fácil gritar de fora, mas para quem gere um grupo, encostar figurões (€€€€) como o Jesé, Bolasie, Vietto, Neto e Ilori não será simples. Fazê-lo, é uma declaração política e estratégica, que choca, claramente, com os incompetentes que lideram o clube.
30 Janeiro, 2020 at 20:30
Ou seja, o que estás a dizer é que o Silas, que até já veio no jornal (vale o que vale) que no final da época, é corrido, não põe a jogar os jogadores que ele acha que fazem um melhor trabalho porque o presidente não deixa ou não quer.
Isso é de treinador, realmente.
30 Janeiro, 2020 at 21:44
Sim, claramente!
Por isso é que não coloco a qualidade dele em causa.
Nenhum treinador consegue afrontar uma direção e toda a estrutura do departamento de futebol. É o elo mais fraco.
O plantel é a mesma merda do dia 1 de Setembro ( agora sem BF), sofremos menos golos e estamos um pouquinho melhores. Vejo Max na baliza e vejo alguns putos a entrar.
Silas começou no dia 27 ou 28 de Setembro. Tem 4 meses de Sporting.
30 Janeiro, 2020 at 21:01
meus caros, o Silas “is dead… no matter”… mais o NOSSO SCP ta a definhar a olhos vistos…
A QUESTAO aqui e simples: POR esta CORJA na RUA!
dp falaremos do nosso futuro.
30 Janeiro, 2020 at 21:19
Tal & Qual!!!
A prioridade máxima é CORRER COM OS BILTRES de Alvalade para fora!!!
E levem a MERD@ toda que enfiaram na SAD, no clube e em Alcochete com eles!!! Silas, obviamente que é para ir de vela… Correr também com os ex-adjuntos do TRAIDOR jesus … O Leonel da Pontes e essas merd@s todas que por lá andam a pastar … E a CHULAR o SCP … Vá-se buscar o Nélson para treinar os GR’s … Contratar uma equipa técnica a SÉRIO!!!
Enfim, DESINFECÇÃO e DESRATIZAÇÃO total do Reino do LEÃO!!!
SL
30 Janeiro, 2020 at 21:23
Isto cá para mim o meio campo sem BF vai ser Doumbia+Batta+Wendel. Depois à frente Vietto+Sporar+Bolasie. E na 2ª parte entra o Jesé claro. Infelizmente.
30 Janeiro, 2020 at 21:28
Fodassse so genios aqui……….mas alguem acha que o braga nao tem opçao sobre o palhinha…….burros do caraças…….o palhinha tem sido quase sempre titular e o braga nunca iria permitir isso se nao tivessem o rapaz “controlado”………. continuem a imaginar planteis e onzes em vez de encarar de frente o real problema…….o varandas é pra despachar custe o que custar…….depois sim pensamos num futuro assente na formaçao……….
30 Janeiro, 2020 at 21:35
O Braga não tem opção sobre o Palhinha!
Se a Direcção do Sporting quiser, seja ela qual for, o Palhinha fara parte do plantel 2020/21.
30 Janeiro, 2020 at 21:33
Leio estas opiniões todas – todas as opiniões são válidas! – e fico a pensar que a maioria das pessoas está mortinha por queimar os (poucos) jovens de qualidade que (ainda) temos.
Um jovem Cristiano Ronaldo, ou até um jovem Quaresma, pode mostrar-se em qualquer equipa, mesmo que jogue um futebol sem ideias e deprimente pois têm uma qualidade muito, mas muito mesmo, acima da média. São jogadores que estão no topo da qualidade para a idade e que salta à vista o potencial e talento que têm. Mesmo que a equipa jogue nada ou quase, eles vão sobressair sempre porque estão muito à frente para a idade, em especial no caso dum jogador como o Ronaldo onde a capacidade mental e a vontade são de um nível só ao alcance de muito poucos.
Um bom talento jovem não se desenvolve com facilidade se for inserido num contexto que, de todo, não o favoreça. E o Sporting actual, caramba, está num contexto onde até jogadores consagrados como um Coates, um Mathieu ou um Acuña são questionados aqui e ali. Jovens com evidente potencial, como o Doumbia, o Max ou o Camacho, como o Jovane ou o Miguel Luís, têm uma óbvia dificuldade em mostrar o seu valor numa equipa que não sabe o que faz em campo e onde ter a bola no pé, ou falhar um passe ou uma finta, é um problema!
Ponham os olhos nesses jovens que temos nos sub23, alguns, estou plenamente convencido disso, de inegável potencial e valor, e vejam a diferença individual de cada um deles num contexto onde a equipa dava cartas e explanava um futebol quase brilhante, e no contexto actual, em que a equipa anda perdida em campo, sem uma ideia, sem saber o que fazer.
Não fosse um passado recente onde todos vimos o valor dos jogadores, se só os tivessem visto agora, algum de vocês estaria a pedir para colocarem os putos a jogar na equipa A? Mas alguma vez?
Os jovens lançam-se, idealmente, um de cada vez numa equipa sustentada pelos outros 10 jogadores que vão a jogo. É isso que permite ao jovem jogador ter a confiança e a liberdade para falhar, sem ser afectado por isso. É isso que permite ao jovem crescer como jogador, como atleta adulto.
Eu olho para o Joelson no contexto actual da equipa sub23 e vejo um puto completamente perdido em campo, onde define muito mais vezes mal do que bem, onde não se nota que possa evoluir! Exactamente o contrario que via nele na primeira fase do campeonato, onde se via o miúdo a evoluir, a aprender e a melhorar em cada jogo.
É fundamental que o Sporting ganhe alguma estabilidade exibicional para que, aos poucos, os jogadores sejam lançados. Não tenho a mínima dúvida que o aprendiz Silas sabe tudo isto e quer chegar a essa estabilidade para poder ir lançando os putos, num contexto minimamente positivo para que não sejam queimados.
Estou convencido que, se fosse feito o que alguns advogam, não só o Sporting não teria qualquer hipótese de lutar pelo (misero) terceiro lugar, como se queimariam vários putos – um, provavelmente, seria o Max! – que têm muito potencial para singrar como jogadores do clube.
Há que perceber que o Silas é limitado – pela pouca experiência que ainda tem – mas não é parvo nenhum. O Silas é, também, alguém com um potencial acima da média. Parece-me uma pessoa inteligente e aprenderá mais rápido que uma pessoa “normal”!
Finalmente, um outro detalhe.
Há quem diga e defenda que as pessoas “julgam” os outros por “aquilo” que são!
Se isso for verdade, explica muitos dos comentários que aqui são feitos.
Julgar o Silas, como julgaram o Kaizer, como um “yes man”, baseado em facto nenhum a não ser as vossas opiniões, mostra claramente, segundo essa teoria, lo que vocês são! Uns “yes men” que se armam em “eróis” sentados no sofá sem que ninguém vos possa julgar!
30 Janeiro, 2020 at 21:47
Para esta gente que tu validaste isso (jovens/formação) nao é válido…há um GAP…nao leste o memo!?? Três anos no mínimo…
Se fores tao bom a avaliar o silas como foste a avaliar o varandas…estamos conversados…e ainda consegues fazer juizos de valor, opinar sobre as análises dos outros com uma moral como se fosses o dono da verdade…incrivel. Menos pá!
Foda-se a quantidade de coisas que u escreves…
30 Janeiro, 2020 at 22:10
“Para esta gente que tu validaste isso (jovens/formação) nao é válido…há um GAP…nao leste o memo!?? Três anos no mínimo…”
Piadolas a esta hora?
Não tens uma gaja em casa para te entreter?
Sim, falhei redondamente no Silas.
Como tu falaste em tantas outras coisas…
É a vida, pá! Não acertamos sempre.
mas ao menos eu assumo as minhas posições, sempre, e não ando aqui a lançar mentiras para sustentar as minhas opiniões.
Tu também!
Muitas são mentiras.
30 Janeiro, 2020 at 22:13
“Como tu falhaste em tantas outras coisas…”
30 Janeiro, 2020 at 21:54
Argumentos interessantes que apresentas. Acho que boa parte do que apontas é trabalho do treinador.
Achas que o Joelson ou o quaresma ou mesmo o max se iriam sentir intimidados por jogar na primeira equipa? Se lhes mostrarem que são eles a opção, é neles que o treinador acredita, achas que não iam estar motivados para darem o seu melhor?
Os treinadores e a estrutura também estão lá para alguma coisa… Mostrar-lhes que não tem mal errar, desde que se aprenda com os erros, por exemplo.
O que defendo é que o treinador que vier deve reunir com o presidente, director desportivo e scouting (e preparadores e tudo mais, claro) e definir uma equipa antes da pré época. Quem fizer parte dessa equipa fica até ao final da época ( excluindo claro, lesões graves ou vendas pela cláusula).
Isso depois de definido tem que ser passado aos jogadores (principalmente os mais novos). E novos contratos para todos os que interessam.
Final da época, faz-se o balanço… Os que ficaram abaixo das expectativas, passam a dispensáveis (vender ou emprestar).
Aaah, e claro, passar essa mensagem aos sócios, que assubiar putos da academia por falharem um passe é de lampião. Os escolhidos são para serem aposta durante toda a época e no final fazer-se as contas.
30 Janeiro, 2020 at 22:06
“Achas que o Joelson ou o quaresma ou mesmo o max se iriam sentir intimidados por jogar na primeira equipa? Se lhes mostrarem que são eles a opção, é neles que o treinador acredita, achas que não iam estar motivados para darem o seu melhor?”
Depende da capacidade psicológica/mental de cada um.
Do que vejo, o Max não se sentirá intimidado. O Joelson, sim!
De resto, uma coisa é meter o Joelson com 10 consagrados numa equipa minimamente estável. Outra é meter o Joelson e mais 2 ou 3 putos num 11 que nem sabe o que faz em campo.
O contexto fará TODA a diferença, na minha opinião.
“Os treinadores e a estrutura também estão lá para alguma coisa… Mostrar-lhes que não tem mal errar, desde que se aprenda com os erros, por exemplo.”!
A questão não é os treinadores… É queimares o puto perante os adeptos.
E eu não falo da próxima época. Falo das pessoas acharem que devem ser lançados já.
“Final da época, faz-se o balanço… Os que ficaram abaixo das expectativas, passam a dispensáveis (vender ou emprestar).”
Exacto! É mesmo disso que falo e que quero relevar.
No contexto actual, é fácil ficar abaixo das espectativas, mesmo tendo um valor acima da média. E, parece-me, é exactamente isso que vocês não querem perceber.
Os sócios estão a cagar no que passes a eles… Fazem, e dizem, o que querem, como se vê aqui pela Tasca!
30 Janeiro, 2020 at 22:15
“E eu não falo da próxima época. Falo das pessoas acharem que devem ser lançados já.”
Lançar já é irrelevante… Não lutamos por nada. Até devem sentir menos pressão agora que no início da próxima época. Vamos ser eliminados para a Europa já nesta eliminatória. No campeonato vão acabar a 30 ou 40 pontos… Mais vale começarem já a acumular minutos e criar dinâmicas com os colegas de equipa.
“A questão não é os treinadores… É queimares o puto perante os adeptos.”
“Os sócios estão a cagar no que passes a eles… Fazem, e dizem, o que querem, como se vê aqui pela Tasca!”
Não vejo isso assim. Peço-te dois jogadores da academia que sejam aqui criticados na tasca. (Porque um dizes o Miguel Luís. Criticado e com razão, diga-se… Mas também não tão criticado como dumbia, jésé, Fernando (que nem vimos jogar) Eduardo ou outros…)
31 Janeiro, 2020 at 0:11
“Lançar já é irrelevante… ”
Não é!
É essa a questão.
Se os lançares no momento errado e não funcionar, acabas com os jogadores para serem opção no Sporting!
É isso que, acho eu, vocês não têm em consideração.
E acabando com os jovens de potencial que tens, agarras-te a quê?
Não podes falhar o lançamento de jovens como o Quaresma, como o Joelson, como o Bruno Tavares, como o Nuno Mendes, etc… O teu futuro a curto prazo está dependente do sucesso destes jogadores.
31 Janeiro, 2020 at 8:56
“Se os lançares no momento errado…”
Eu percebo o que queres dizer, mas não me parece que seja tão drástico assim.
Falas em lançar 1 puto ou 2 no meio de consagrados…mas nós temos consagrados? Não há!
O bolasie a mim não me diz mais que o jovane. Se fosse eu a escolher nunca tinha vindo e não jogava tanto como jogou. Aqui estamos a falar dum gajo com época em cima de época a jogar regularmente no campeonato inglês. Um gajo com 30 anos.
Veio o Fernando lesionado, mas se tivesse em condições, jogava ele numa das alas. O Fernando é um consagrado? Tem 20 anos… Nunca fez nada…
O dumbia tem 20 anos. Titular em quase todos os jogos desta época. É um consagrado? Nunca mostrou mais que o Bragança, que “não tem intensidade, tem de rodar”.
Mesmo o LP, veio da segunda liga. Para onde vão, muitas vezes, os nossos emprestados. O Dala tem épocas de primeira liga antes do LP. O Dala tem mais futebol que o LP, mas tem que rodar… Não faz sentido.
Os únicos que podes considerar que são jogadores feitos são os dois centrais, o acuna, o vietto (que é fraco), o batta, com jeito o Borja e o rosier, mas enfim…
O que quero dizer é que os jovens da academia precisam de ser aposta séria e as bancadas vão ter muito mais paciência para ver um Joelson perder uma bola num drible do que para um jésé que vem emprestado, custa 2 milhões ao clube e não pode com o rabo.
30 Janeiro, 2020 at 22:09
Os lampiões lançaram o Keaton Parks, última Coca-Cola do deserto e tal, fez um ou dois jogos e correram com ele, desapareceu. Alguém o lamenta? Não!
Porque é indiferente, desde que se ganhe.
O Miguel tem razão neste aspecto, metes um trolha numa equipa madura e ganhadora e facilmente, podes avaliar o jogador sem danos desportivos.
O problema é que nós não ganhamos e estamos sempre à espera que saia um messias ou um CR7 da cartola da formação e quando digo nós, digo as direções sucessivas que nos têm Liderado.
É preciso qualidade e estabilidade para lançar os putos.
30 Janeiro, 2020 at 22:12
Não há qualquer cena supra sumo na minha opinião. Toda a gente que anda no meio ou percebe o meio sabe que é assim.
É quase uma verdade de La Palisse!
30 Janeiro, 2020 at 22:23
Caro Miguel,
O futebol não é uma ciência assim tão complicada como o Caro Tasqueiro o faz parecer…
Não é preciso ir muito longe: época 2013-2014 do SCP.
Vínhamos da pior classificação de sempre no campeonato. Uma equipe que metia dó ver jogar.
O que é que acontece no ano seguinte (ficamos em segundo,a 7 pontos do primeiro)?
Jogadores com mais jogos: William (22 anos), Adrien (25), Montero (26), Carrillo (23), Maurício (25), Patrício (26) e Cédric (22 anos).
O que têm em comum? São TODOS relativamente jovens.
Nesta equipe jogadores jovens como o Wilson Eduardo alinharam em 24 jogos, Mané em 21, Eric Dier em 16.
Como é que da pior época de sempre, e com uma equipe cheia de jovens, se conseguiu tamanho “salto” exibicional e posicional?
Aqui sim, simples: um bom treinador.
Alguém que sabia que não ia ser campeão e pôde apostar em jovens jogadores (já agora, quantos milhões de euros não renderam/renderiam esses jogadores!…)
E, já agora, (e também é simples no futebol): “fechar” o corredor central. O SCP nessa época sofrei 20 golos para o campeonato: +2 que os milhafres e -5 que os andrades.
Isto para dizer o quê?
Não adianta fazer nada esta época, que o treinador é fraco e vamos ter que lutar muito para conseguir lugar que garanta a Liga Europa.
Mas para a próxima época?
Arranjem um bom treinador e deixem o talento jogar! Não é “rocket science!”
SL
30 Janeiro, 2020 at 22:34
Feitas as contas à venda do Bruno Fernandes… Dos 40 milhões que vamos receber, canalisavam-se 5 milhões só para rescindir contratos a gajos que não estão cá a fazer nada além de mamar salários. Não contam para nada e ninguém os quer. Ilori, rosier, Matheus Oliveira, batta, Borja… Era vender à melhor oferta, se não houvesse ofertas, se lixe, rescindir. Não poupam salários mas poupam em comida, utilização das instalações, foco dos treinadores e preparadores, água e gás nos balneários,etc.
10 milhões dá para arranjar que treinador para 3/4 épocas?
30 Janeiro, 2020 at 22:39
ãoCompreendo o que escreveste, mas sei qual é a opinião do Miguel.
Provavelmente não fugirá muito disto: nesse ano, além de teres Leonardo jardim como treinador e não teres competições europeias, tinhas todos esses jogadores jovens e com talento. Hoje tens 2 ou 3 com talento e longe do talento desses de 2013/2014.
A minha opinião é que ambos têm razão. Pode correr bem e tu terás razão; pode correr mal e o Miguel terá razão.
30 Janeiro, 2020 at 22:39
*o primeiro “ão” está a mais… Sorry.
30 Janeiro, 2020 at 22:58
Meu caro – és um dos que dou SEMPRE o beneficio de ler o que escreves e tento perceber PORQUE sei que não és por facçõe mas simplesmente dás a tua opinião! – eu entendo o que dizes, ainda que não pense assim.
Nessa época tiveste a sorte de ter um Benfic@ irregular – beneficiado pela APAF! – e de um Porto abaixo dos munimos. Foi isso que te permitiu lutares pelo campeonato e que que te fez ficar em 2º lugar porque a equipa era fraca – ainda que espremida pela equipa técnica.
Ao contrário de vocês, eu não vejo as coisas como épocas estanques. Eu vejo sempre uma continuidade, mesmo que se mudem coisas importantes como um treinador ou meia equipa.
Esta época terá impacto na época 2020/21. Até a época 2018/19 tem… É por isso que, há anos, defendo que haja quem planeia épocas a 3 ou 4 anos…
É fundamental ficar em 3º lugar este ano.
Se ficares isso terá um impacto em 2020/21. Se não ficares, isso também terá impacto em 2020/21. Um impacto bem diferente, para pior!
Tal como terá impacto para o Braga 2020/21, se fica em 3º ou 4º este ano!
30 Janeiro, 2020 at 23:22
Então a solução é comprar 3 ou 4 bons jogadores, que tragam qualidade à equipa e, com o tempo, estabilidade. É isso?
Levas logo com o “não há dinheiro para aventuras dessas” e “temos que ter as contas em ordem pois herdámos o caos nas contas”.
Ou então tinhas que ter um bom scouting. E não tens.
Para Bolasies, Jesés, Cornettos, Eduardos e companhia já chega os que cá estão.
30 Janeiro, 2020 at 23:29
Jaime Grilo, o que eu defendo é uma coisa. O que têm feito é outra.
A minha opinião é que é FUNDAMENTAL ficar em 3º lugar.
Se há que, ache que é indiferente ficar em 3º ou 4º, 5º ou 6º, isso é lá com eles.
Alguma duvida quanto a isto?
30 Janeiro, 2020 at 23:55
Nisso eu concordo contigo.
Tal como termos ganho a Taça da Liga em aos anteriores. Dá confiança ganharem-se títulos, mesmo que sejam menores.
O que também acho é que os putos poderiam ser utilizados com mais frequência. Ninguém lhes exige que sejam a solução ideal para a época.
Sei que seria mais fácil eles crescerem num plantel estabilizado e melhor.
Mas é como na vida.
Às vezes cresces-se melhor em ambientes adversos.
30 Janeiro, 2020 at 23:40
Caro Miguel,
Mas eu dei o exemplo daquela época pela QUANTIDADE de pessoal jovem no plantel, que mereceu aposta (e sim, sei que 22 anos não é a mesma coisa que 18 ou 19! :))
Obviamente, não acredito que lançar de imediato e conjuntamente um Eduardo Quaresma, Joelson, Pedro Mendes, Matheus Nunes e Bragança fará a equipe competitiva…
Mas, que raio? Andamos a comprar um Plata ou um Camacho com 19 anos que, apesar do seu potencial, não são NADA comparados a um Ronaldo, Ricardo Quaresma, Simão Sabrosa, etc., etc., etc., com a mesma idade, e temos medo de apostar num dos jogadores supra referidos? Ou em dois? Ou em três? Principalmente quando o nosso plantel sénior é péssimo?
Fora eventualmente o Joelson, nenhum daqueles putos tem “star potencial”. Mas Plata e Camacho também não têm! Além de que já nos saímos muito bem a apostar em jovens cujo “tecto” era serem muito bons role players, como Adrien Silva e João Mário (o William Carvalho, durante algum tempo, teve esse potencial, mas nunca o realizará).
Não vamos ser campeões para o ano.
Porque não apostar naquilo que SABÍAMOS fazer, que era apostar em jovens?
SL
31 Janeiro, 2020 at 0:04
O nosso plantel não é péssimo.
É isso em que divergimos.
É desequilibrado, o que é diferente.
Só perde para Benfic@, Porto e até para o Braga no ataque. No resto, está ao nível do Benfic@ e do Porto, e é bem melhor que o Braga.
O problema, desta época, foi a má pré época e o treinador, que é mais limitado que o deles. Especialmente enquanto foi o Kaizer e o Pontes…
Portanto, tudo assenta num mau inicio de época – treinador e pré época – numa deficiente linha atacante e num treinador actual limitado.
Obviamente, tudo culpa da Direcção.
30 Janeiro, 2020 at 23:08
Andamos nisso há 40 anos.
30 Janeiro, 2020 at 23:24
Yups!
30 Janeiro, 2020 at 23:25
Mas agora, por 3, 4, 5 … 10 anos, temos a desculpa de Al Cochete.
30 Janeiro, 2020 at 23:52
Na minha opinião, não!
Tinhas uns 3 anos, em condições de teres uma equipa directiva boa.
Mais de 5 anos já vai muito para além dos erros aceitáveis.
30 Janeiro, 2020 at 23:56
Com uma equipa directiva boia, não cometerias grandes erros e em 3 anos terias uma equipa ao bom nível que tinhas antes do ataque a Alcochete.
Com uma Direcção medíocre demorarias 4 a 5 anos, porque cometeriam erros importantes e graves.
30 Janeiro, 2020 at 23:20
Com outro treinador tinha esperanças, com o Silas acredito que mais vale não mexer do que mexer e fazer pior. Espero estar muito enganado, mas agora sem o Bruno é que vai ser testado à séria. Veremos se aproxima as linhas e faz a equipa jogar mais rápido e melhor. Veremos se lê bem o jogo. Veremos se sem a táctica do “passa ao Bruno que ele resolve” as coisas ficam melhores. Quanto aos putos é para ir metendo aos bochechos, no entanto 2 deles já deviam de ser titulares indiscutíveis nesta altura, tantas foram as oportunidades desperdiçadas para os lançar, falo do Camacho e do Plata.
“Julgar o Silas, como julgaram o Kaizer, como um “yes man”,…” eu acreditava que o Keizer fosse um yes man, no entanto acredito que de burro ele não tinha nada, e vendo Raphinha e Dost saírem cheira-me mais a ter sido ele a bater com a porta do que outra coisa. Outra coisa que diferencia os dois até agora são os resultados.
30 Janeiro, 2020 at 22:16
Boa Noite.
Olhando para os sub-23 e os A, para a próxima época e ao dia de hoje, fazia assim…
Nos A – Com lugar no plantel para já temos Max, Rafael Camacho, Pedro Mendes, Jovane e Plata.
Chico agora voltou é uma incógnita, sinceramente, dava uma REAL oportunidade ao rapaz nesta metade da época, saiu o Bruno, temos espaço…o Chico no Rio Ave, jogava muito á bola, é da casa, precisamos desse sangue na equipa.
Vamos aos sub-23, repito ao dia de hoje, o que faria na próxima época.
Tentaria colocar na 1º e 2º Liga estes nomes, nenhum deles faria a pré-época, para não atrasar a preparação com a nova equipa.
Diogo Sousa – 2º Liga
Miguel Luis – 1º Liga e já vai com atraso, não sei o que este rapaz vale, quando estava por cima com Keizer foi encostado…
João Silva – 2º Liga no minimo com atraso, com 21 anos e ainda não passou ao futebol “profissional”, não se percebe…
Matheus Nunes – 1º Liga, já lá devia estar…
Tomás Silva – Igual ao João Silva, precisa de jogar ao mais alto nível em Portugal, não andar a brincar aos Juniores nos sub-23, já pelo o 2º ano…2º Liga no minimo.
Mitrovski – Outro, 21 anos…não preciso escrever mais nada…emprestar era para ontem.
Nuno Mendes, Eduardo Quaresma, Rodrigo Fernandes, Bruno Tavares e Joelson Fernandes, devido á idade, ficariam no plantel como opções e rodariam nos sub-23.
Estamos a falar de jogadores que nem 20 anos fizeram…ao contrário da maioria em cima e estar uma patamar acima no potencial.
Deixo para o fim 4 jogadores “especiais”.
Gonçalo Costa, Defesa esquerdo, ficou uma época sem jogar, devido a lesão…este deixaria estar nos sub-23, para ver como reage, mandar um este puto emprestado seria um erro a meu ver, até porque não sabemos como está em termos físicos.
Bruno Paz, parecido ao Gonçalo, mas aqui estamos a falar de um rapaz com 21 anos 1 época na equipa, outra nos sub-23.
O futuro é uma incógnita até em termos físicos…
Nos sub-23 está a mais já, portanto tentaria colocar o Bruno na 1º liga.
Por último Diogo Brás e o Bernardo Sousa, o 2º ainda nem sei se renovou, já que o seu contrato acabava esta época.
Ambos era badalados á 2 épocas atrás, principalmente o Diogo Brás.
19 anos cada um.
Ou seja chegou aquela altura, ou se dá espaço nos A ou então é rodar, como fez João Mário, Cédric, William Carvalho, entre outros e perceber o que dão num contexto mais exigente.
Parece-me que principalmente o 1º, fazia muito bem uma nova realidade e novas dificuldades também, sem querer entrar muito a fundo, acho que temos aqui um puto acomodado a Alcochete á 2 épocas.
O Bernardo Sousa parecido, não o acho acomodado, alias os números nos Juvenis e Juniores são muito bons, joga numa posição onde temos carência, faria a pré-época pelo menos e no final logo se via.
Não entra aqui os emprestados, mas Ivanildo, Palhinha e Bragança, tinham lugar no plantel, principalmente os 2º e o 3º.
Matheus Pereira, vão bater a clausula e sou bem sincero, temos extremos para render e parece-me que o próprio quer continuar lá fora, até com uma possível subida do West Brom.
30 Janeiro, 2020 at 22:39
É verdade que o Sporting no estado actual não é de todo o palco ideal para lançar jovens jogadores. Aliás, o clube não é o palco ideal para nada a não ser palhaçada.
Contudo, por cá temos tendência ao conservadorismo no lançamento dos jovens, quando comparado com outras paragens. É a historieta de não queimar etapas. Na verdade, quando se é bom, cometendo-se sempre mais erros pela inexperiência, está-se sempre pronto a entrar e é isso devemos fazer.
O problema é no entanto outro ainda maior e um pouco transversal a todas as direcções (umas abissalmente mais que que outras): é preciso andar sempre a comprar entulho para todos mamarem qualquer coisa. Se o Sporting fosse presidido pela lógica desportiva, estou certo que todos aqueles jovens que não quisemos e que trocamos por entulho, estariam a jogar, alguns a brilhar e a tornarem-se mais valias desportivas e financeiras.
SL
30 Janeiro, 2020 at 22:44
“É verdade que o Sporting no estado actual não é de todo o palco ideal para lançar jovens jogadores.”
Ou então é a altura ideal. depende do ponto de vista.
Temos maia dúzia de jogadores bons (vá, razoáveis). Integravam-se os miúdos sem expectativas. Apenas para ganharem minutos nas pernas e sentirem uma competição “mais a sério”. Sem stresses, de modo a consolidar um modelo de jogo (que melhor oportunidade do que estarmos sem objectivos de conquistas?).
No ano seguinte, já com a equipa consolidada, poderiam então aplicar todo o seu potencial já com bagagem da época anterior.
Se vamos estar à espera que isto estabilize, então nunca mais lá vamos…
30 Janeiro, 2020 at 23:03
Sim, também é verdade. É um momento bom em termos das nossas expectativas. Não sei é será um momento bom do ponto de vista da aprendizagem deles, pois neste momento qualquer jogador desaprende. Mas percebo o ponto de vista do Jaime.
30 Janeiro, 2020 at 23:10
“Ou então é a altura ideal. depende do ponto de vista.”
Exacto.
Há quem seja realista e veja o que normalmente acontece, e há quem se limite a “achismo”, sem qualquer fundamento!
30 Janeiro, 2020 at 23:26
Se os plantéis do Sporting levarem mais 3, 4, 5, 10 anos a estabilizarem, os “putos” só calçarão daqui a 3,4,5, 10 anos.
É isso?
30 Janeiro, 2020 at 23:34
Jaime, eu não estou a falar tanto de plantéis, mas do clube em si. É preciso paz e sossego e não guerra civis para os jogadores evoluírem naturalmente e tirarem o melhor de si. Os plantéis são voláteis. Hoje podemos não ter nada e amanhã ter 3 ou 4 grandes jogadores.
30 Janeiro, 2020 at 23:37
Não!
Só disse que acho que é diferente de colocar um puto numa equipa de 10 bons jogadores que jogam um bom futebol, do que colocar 3 ou 4 putos numa equipa que nem sabe o que faz em campo.
Se o teu objectivo é arriscar a queimar os putos, força nisso…
30 Janeiro, 2020 at 23:59
Não é para queimar… É para “dar estaleca”.
Se vamos esperar por usá-los num plantel estável, nunca mais é sábado.
31 Janeiro, 2020 at 0:06
Eventualmente.
Mas o risco de os queimares é enorme.
Assumes esse risco?
31 Janeiro, 2020 at 10:25
Queimavam-se se as expectativas com a equipa fossem elevadas. E neste momento não o são.
30 Janeiro, 2020 at 23:32
Nada é linear. A título de exemplo, na época 12/13 tínhamos alguns bons jovens jogadores e não foi certamente também uma boa época para eles. Na época seguinte, já com mais estabilidade, com treinador, etc etc, o rendimento e aprendizagem foi outro.
É certo que isto pior que está não fica, muito provavelmente até melhora, o que diz muito dos nosso estado actual. Mas não é o melhor momento para um jovem jogador evoluir.
30 Janeiro, 2020 at 23:38
Olha que podes ser surpreendido e isto piorar…
30 Janeiro, 2020 at 23:39
Também é verdade.
30 Janeiro, 2020 at 23:39
Gosto muito do tema formação! Não sou nenhum expert. Sou mais um técnico de bancada mas tenho a minha opinião.
Do ponto de vista desportivo, nunca se saberá ao certo o rendimento de cada um, a menos que jogue! Sem jogar vamos passar a vida a especular se o jogador A seria ou não seria bom! Ainda me lembro de ver o William Carvalho antes da época do Leonardo Jardim a jogar e achava-o pouquinho!! Afinal não era assim tão pouco. Se calhar salvou-se a carreira pelo baixo orçamento nessa época! Qual é o risco desportivo? Não ganhar o campeonato? Enquanto esta podridão de futebol continuar, acho que nem com 18 jogadores batidões lá iamos…
Do ponto de vista “motivacional”, para os adeptos, ver jogadores da casa a jogar é sempre um motivo extra para se sentir ligado à equipa. Todos gostamos de ver jovens jogadores a crescer com a equipa. Fazem parte desde cedo do Sporting.
Do ponto de vista financeiro, não têm custo de aquisição, não atingem patamares de grande ordenado até que provem merecer e como tal, não são tão caros caso tenham de sair por falta de qualidade e, caso tenham valor, mesmo que sem uma grande venda, podem dar maior retorno. E falando em vendas, vejam as 10 ou 15 maiores vendas do Sporting (disse maiores, não necessariamente boas!). Quantos eram da formação? Que eu me lembre, só o Bruno Fernandes, o Slimani, o Rojo, o Duscher e o Wolfwinkel renderam 10 ou mais milhões de euros! De resto, acima de 10 milhões eram todos da formação. (Desculpem qualquer erro ou imprecisão)
São precisos mais motivos?
#chegadeentulho
31 Janeiro, 2020 at 0:05
Bom cometário.
Seria mais fácil lançar os jovens num plantel mais estável, com um treinador que soubesse utilizá-los.
O problema é que não temos nem uma nem outra coisa.
A rapaziada jogar agora servia apenas para ganharem “estaleca” em jogos “a doer”. Apenas isso.
Dificilmente conseguiriam desenvolver todas as suas capacidades face ao enorme desequilibro que se nota neste plantel.
31 Janeiro, 2020 at 0:41
Sabem qual o nosso jogador que ia buscar era o Palhinhas ao Braga; pagava-lhes os 200 mil euros (salvo erro) e vinha já para a 2ª. volta.
SL
31 Janeiro, 2020 at 2:29
Pois, se fossem só 200 mil euros eu também o ia buscar.
31 Janeiro, 2020 at 2:35
https://pbs.twimg.com/card_img/1221571969080078336/PJTfcLwi?format=jpg&name=900×900