“Jovane e Plata são dois jovens em quem acreditamos muito e que estão ansiosos por mostrar que podem ser soluções. O futuro do Sporting está no Jovane, Plata, Camacho, Max… Jogadores que têm de começar a ter minutos e outros que não estão. Têm muita ambição e vontade de jogar no Sporting. Precisamos de jogadores com irreverência e com vontade de vingar. É um fator importante. Fico muito contente por eles”.
As palavras são de Silas, no final do jogo frente ao Marítimo, o mesmo jogo onde Pedro Mendes foi parar à bancada recebendo mais um sinal de que não conta (ou não contava até Luiz Phellype se lesionar). E é precisamente nesta diferença entre palavras e actos que se gere o actual plantel do Sporting.
A aposta na formação continua a ser chavão. Max agarrou o lugar, é verdade, mas a titularidade de jogadores como Jesé, a ausência de oportunidades a Pedro Mendes, a falta de vontade de dar minutos a Joelson (que ainda foi tapado pela merda do Fernando, nos sub23) ou Matheus Nunes, vão-nos fazendo lembrar aquele gajo que falava, falava, falava e…
Ora, no momento em que o Sporting perde o seu melhor e mais influente jogador, Silas tem oportunidade de baralhar e dar de novo. Tal como quem gere a pasta do futebol tem oportunidade de deixar o dinheiro em caixa em vez de ir a correr fazer novos e estúpidos empréstimos em fecho de mercado.
Querem gastar dinheiro? Compensem o Estoril por quebra de empréstimo e tragam o Daniel Bragança. Mais que isso? Esqueçam. Há uma oportunidade para ser dada a Francisco Geraldes. Há uma oportunidade para ser dada a Pedro Mendes. Camacho e Plata têm que jogar e jogar e jogar. Jovane é um joker, tal como Joelson e Bruno Tavares podem ser. Matheus Nunes devia ter prioridade em relação a Battaglia. Bruno Paz tem que regressar tendo já em vista a próxima época. Desistimos de Bernardo Sousa e Bruno Paz?
O futuro do Sporting está neles, sim, Silas. Será que tens vontade de passar das palavras aos actos, mesmo sem saberes se o teu futuro continuará a ser verde e branco?
30 Janeiro, 2020 at 21:28
Fodassse so genios aqui……….mas alguem acha que o braga nao tem opçao sobre o palhinha…….burros do caraças…….o palhinha tem sido quase sempre titular e o braga nunca iria permitir isso se nao tivessem o rapaz “controlado”………. continuem a imaginar planteis e onzes em vez de encarar de frente o real problema…….o varandas é pra despachar custe o que custar…….depois sim pensamos num futuro assente na formaçao……….
30 Janeiro, 2020 at 21:35
O Braga não tem opção sobre o Palhinha!
Se a Direcção do Sporting quiser, seja ela qual for, o Palhinha fara parte do plantel 2020/21.
30 Janeiro, 2020 at 21:33
Leio estas opiniões todas – todas as opiniões são válidas! – e fico a pensar que a maioria das pessoas está mortinha por queimar os (poucos) jovens de qualidade que (ainda) temos.
Um jovem Cristiano Ronaldo, ou até um jovem Quaresma, pode mostrar-se em qualquer equipa, mesmo que jogue um futebol sem ideias e deprimente pois têm uma qualidade muito, mas muito mesmo, acima da média. São jogadores que estão no topo da qualidade para a idade e que salta à vista o potencial e talento que têm. Mesmo que a equipa jogue nada ou quase, eles vão sobressair sempre porque estão muito à frente para a idade, em especial no caso dum jogador como o Ronaldo onde a capacidade mental e a vontade são de um nível só ao alcance de muito poucos.
Um bom talento jovem não se desenvolve com facilidade se for inserido num contexto que, de todo, não o favoreça. E o Sporting actual, caramba, está num contexto onde até jogadores consagrados como um Coates, um Mathieu ou um Acuña são questionados aqui e ali. Jovens com evidente potencial, como o Doumbia, o Max ou o Camacho, como o Jovane ou o Miguel Luís, têm uma óbvia dificuldade em mostrar o seu valor numa equipa que não sabe o que faz em campo e onde ter a bola no pé, ou falhar um passe ou uma finta, é um problema!
Ponham os olhos nesses jovens que temos nos sub23, alguns, estou plenamente convencido disso, de inegável potencial e valor, e vejam a diferença individual de cada um deles num contexto onde a equipa dava cartas e explanava um futebol quase brilhante, e no contexto actual, em que a equipa anda perdida em campo, sem uma ideia, sem saber o que fazer.
Não fosse um passado recente onde todos vimos o valor dos jogadores, se só os tivessem visto agora, algum de vocês estaria a pedir para colocarem os putos a jogar na equipa A? Mas alguma vez?
Os jovens lançam-se, idealmente, um de cada vez numa equipa sustentada pelos outros 10 jogadores que vão a jogo. É isso que permite ao jovem jogador ter a confiança e a liberdade para falhar, sem ser afectado por isso. É isso que permite ao jovem crescer como jogador, como atleta adulto.
Eu olho para o Joelson no contexto actual da equipa sub23 e vejo um puto completamente perdido em campo, onde define muito mais vezes mal do que bem, onde não se nota que possa evoluir! Exactamente o contrario que via nele na primeira fase do campeonato, onde se via o miúdo a evoluir, a aprender e a melhorar em cada jogo.
É fundamental que o Sporting ganhe alguma estabilidade exibicional para que, aos poucos, os jogadores sejam lançados. Não tenho a mínima dúvida que o aprendiz Silas sabe tudo isto e quer chegar a essa estabilidade para poder ir lançando os putos, num contexto minimamente positivo para que não sejam queimados.
Estou convencido que, se fosse feito o que alguns advogam, não só o Sporting não teria qualquer hipótese de lutar pelo (misero) terceiro lugar, como se queimariam vários putos – um, provavelmente, seria o Max! – que têm muito potencial para singrar como jogadores do clube.
Há que perceber que o Silas é limitado – pela pouca experiência que ainda tem – mas não é parvo nenhum. O Silas é, também, alguém com um potencial acima da média. Parece-me uma pessoa inteligente e aprenderá mais rápido que uma pessoa “normal”!
Finalmente, um outro detalhe.
Há quem diga e defenda que as pessoas “julgam” os outros por “aquilo” que são!
Se isso for verdade, explica muitos dos comentários que aqui são feitos.
Julgar o Silas, como julgaram o Kaizer, como um “yes man”, baseado em facto nenhum a não ser as vossas opiniões, mostra claramente, segundo essa teoria, lo que vocês são! Uns “yes men” que se armam em “eróis” sentados no sofá sem que ninguém vos possa julgar!
30 Janeiro, 2020 at 21:47
Para esta gente que tu validaste isso (jovens/formação) nao é válido…há um GAP…nao leste o memo!?? Três anos no mínimo…
Se fores tao bom a avaliar o silas como foste a avaliar o varandas…estamos conversados…e ainda consegues fazer juizos de valor, opinar sobre as análises dos outros com uma moral como se fosses o dono da verdade…incrivel. Menos pá!
Foda-se a quantidade de coisas que u escreves…
30 Janeiro, 2020 at 22:10
“Para esta gente que tu validaste isso (jovens/formação) nao é válido…há um GAP…nao leste o memo!?? Três anos no mínimo…”
Piadolas a esta hora?
Não tens uma gaja em casa para te entreter?
Sim, falhei redondamente no Silas.
Como tu falaste em tantas outras coisas…
É a vida, pá! Não acertamos sempre.
mas ao menos eu assumo as minhas posições, sempre, e não ando aqui a lançar mentiras para sustentar as minhas opiniões.
Tu também!
Muitas são mentiras.
30 Janeiro, 2020 at 22:13
“Como tu falhaste em tantas outras coisas…”
30 Janeiro, 2020 at 21:54
Argumentos interessantes que apresentas. Acho que boa parte do que apontas é trabalho do treinador.
Achas que o Joelson ou o quaresma ou mesmo o max se iriam sentir intimidados por jogar na primeira equipa? Se lhes mostrarem que são eles a opção, é neles que o treinador acredita, achas que não iam estar motivados para darem o seu melhor?
Os treinadores e a estrutura também estão lá para alguma coisa… Mostrar-lhes que não tem mal errar, desde que se aprenda com os erros, por exemplo.
O que defendo é que o treinador que vier deve reunir com o presidente, director desportivo e scouting (e preparadores e tudo mais, claro) e definir uma equipa antes da pré época. Quem fizer parte dessa equipa fica até ao final da época ( excluindo claro, lesões graves ou vendas pela cláusula).
Isso depois de definido tem que ser passado aos jogadores (principalmente os mais novos). E novos contratos para todos os que interessam.
Final da época, faz-se o balanço… Os que ficaram abaixo das expectativas, passam a dispensáveis (vender ou emprestar).
Aaah, e claro, passar essa mensagem aos sócios, que assubiar putos da academia por falharem um passe é de lampião. Os escolhidos são para serem aposta durante toda a época e no final fazer-se as contas.
30 Janeiro, 2020 at 22:06
“Achas que o Joelson ou o quaresma ou mesmo o max se iriam sentir intimidados por jogar na primeira equipa? Se lhes mostrarem que são eles a opção, é neles que o treinador acredita, achas que não iam estar motivados para darem o seu melhor?”
Depende da capacidade psicológica/mental de cada um.
Do que vejo, o Max não se sentirá intimidado. O Joelson, sim!
De resto, uma coisa é meter o Joelson com 10 consagrados numa equipa minimamente estável. Outra é meter o Joelson e mais 2 ou 3 putos num 11 que nem sabe o que faz em campo.
O contexto fará TODA a diferença, na minha opinião.
“Os treinadores e a estrutura também estão lá para alguma coisa… Mostrar-lhes que não tem mal errar, desde que se aprenda com os erros, por exemplo.”!
A questão não é os treinadores… É queimares o puto perante os adeptos.
E eu não falo da próxima época. Falo das pessoas acharem que devem ser lançados já.
“Final da época, faz-se o balanço… Os que ficaram abaixo das expectativas, passam a dispensáveis (vender ou emprestar).”
Exacto! É mesmo disso que falo e que quero relevar.
No contexto actual, é fácil ficar abaixo das espectativas, mesmo tendo um valor acima da média. E, parece-me, é exactamente isso que vocês não querem perceber.
Os sócios estão a cagar no que passes a eles… Fazem, e dizem, o que querem, como se vê aqui pela Tasca!
30 Janeiro, 2020 at 22:15
“E eu não falo da próxima época. Falo das pessoas acharem que devem ser lançados já.”
Lançar já é irrelevante… Não lutamos por nada. Até devem sentir menos pressão agora que no início da próxima época. Vamos ser eliminados para a Europa já nesta eliminatória. No campeonato vão acabar a 30 ou 40 pontos… Mais vale começarem já a acumular minutos e criar dinâmicas com os colegas de equipa.
“A questão não é os treinadores… É queimares o puto perante os adeptos.”
“Os sócios estão a cagar no que passes a eles… Fazem, e dizem, o que querem, como se vê aqui pela Tasca!”
Não vejo isso assim. Peço-te dois jogadores da academia que sejam aqui criticados na tasca. (Porque um dizes o Miguel Luís. Criticado e com razão, diga-se… Mas também não tão criticado como dumbia, jésé, Fernando (que nem vimos jogar) Eduardo ou outros…)
31 Janeiro, 2020 at 0:11
“Lançar já é irrelevante… ”
Não é!
É essa a questão.
Se os lançares no momento errado e não funcionar, acabas com os jogadores para serem opção no Sporting!
É isso que, acho eu, vocês não têm em consideração.
E acabando com os jovens de potencial que tens, agarras-te a quê?
Não podes falhar o lançamento de jovens como o Quaresma, como o Joelson, como o Bruno Tavares, como o Nuno Mendes, etc… O teu futuro a curto prazo está dependente do sucesso destes jogadores.
31 Janeiro, 2020 at 8:56
“Se os lançares no momento errado…”
Eu percebo o que queres dizer, mas não me parece que seja tão drástico assim.
Falas em lançar 1 puto ou 2 no meio de consagrados…mas nós temos consagrados? Não há!
O bolasie a mim não me diz mais que o jovane. Se fosse eu a escolher nunca tinha vindo e não jogava tanto como jogou. Aqui estamos a falar dum gajo com época em cima de época a jogar regularmente no campeonato inglês. Um gajo com 30 anos.
Veio o Fernando lesionado, mas se tivesse em condições, jogava ele numa das alas. O Fernando é um consagrado? Tem 20 anos… Nunca fez nada…
O dumbia tem 20 anos. Titular em quase todos os jogos desta época. É um consagrado? Nunca mostrou mais que o Bragança, que “não tem intensidade, tem de rodar”.
Mesmo o LP, veio da segunda liga. Para onde vão, muitas vezes, os nossos emprestados. O Dala tem épocas de primeira liga antes do LP. O Dala tem mais futebol que o LP, mas tem que rodar… Não faz sentido.
Os únicos que podes considerar que são jogadores feitos são os dois centrais, o acuna, o vietto (que é fraco), o batta, com jeito o Borja e o rosier, mas enfim…
O que quero dizer é que os jovens da academia precisam de ser aposta séria e as bancadas vão ter muito mais paciência para ver um Joelson perder uma bola num drible do que para um jésé que vem emprestado, custa 2 milhões ao clube e não pode com o rabo.
30 Janeiro, 2020 at 22:09
Os lampiões lançaram o Keaton Parks, última Coca-Cola do deserto e tal, fez um ou dois jogos e correram com ele, desapareceu. Alguém o lamenta? Não!
Porque é indiferente, desde que se ganhe.
O Miguel tem razão neste aspecto, metes um trolha numa equipa madura e ganhadora e facilmente, podes avaliar o jogador sem danos desportivos.
O problema é que nós não ganhamos e estamos sempre à espera que saia um messias ou um CR7 da cartola da formação e quando digo nós, digo as direções sucessivas que nos têm Liderado.
É preciso qualidade e estabilidade para lançar os putos.
30 Janeiro, 2020 at 22:12
Não há qualquer cena supra sumo na minha opinião. Toda a gente que anda no meio ou percebe o meio sabe que é assim.
É quase uma verdade de La Palisse!
30 Janeiro, 2020 at 22:23
Caro Miguel,
O futebol não é uma ciência assim tão complicada como o Caro Tasqueiro o faz parecer…
Não é preciso ir muito longe: época 2013-2014 do SCP.
Vínhamos da pior classificação de sempre no campeonato. Uma equipe que metia dó ver jogar.
O que é que acontece no ano seguinte (ficamos em segundo,a 7 pontos do primeiro)?
Jogadores com mais jogos: William (22 anos), Adrien (25), Montero (26), Carrillo (23), Maurício (25), Patrício (26) e Cédric (22 anos).
O que têm em comum? São TODOS relativamente jovens.
Nesta equipe jogadores jovens como o Wilson Eduardo alinharam em 24 jogos, Mané em 21, Eric Dier em 16.
Como é que da pior época de sempre, e com uma equipe cheia de jovens, se conseguiu tamanho “salto” exibicional e posicional?
Aqui sim, simples: um bom treinador.
Alguém que sabia que não ia ser campeão e pôde apostar em jovens jogadores (já agora, quantos milhões de euros não renderam/renderiam esses jogadores!…)
E, já agora, (e também é simples no futebol): “fechar” o corredor central. O SCP nessa época sofrei 20 golos para o campeonato: +2 que os milhafres e -5 que os andrades.
Isto para dizer o quê?
Não adianta fazer nada esta época, que o treinador é fraco e vamos ter que lutar muito para conseguir lugar que garanta a Liga Europa.
Mas para a próxima época?
Arranjem um bom treinador e deixem o talento jogar! Não é “rocket science!”
SL
30 Janeiro, 2020 at 22:34
Feitas as contas à venda do Bruno Fernandes… Dos 40 milhões que vamos receber, canalisavam-se 5 milhões só para rescindir contratos a gajos que não estão cá a fazer nada além de mamar salários. Não contam para nada e ninguém os quer. Ilori, rosier, Matheus Oliveira, batta, Borja… Era vender à melhor oferta, se não houvesse ofertas, se lixe, rescindir. Não poupam salários mas poupam em comida, utilização das instalações, foco dos treinadores e preparadores, água e gás nos balneários,etc.
10 milhões dá para arranjar que treinador para 3/4 épocas?
30 Janeiro, 2020 at 22:39
ãoCompreendo o que escreveste, mas sei qual é a opinião do Miguel.
Provavelmente não fugirá muito disto: nesse ano, além de teres Leonardo jardim como treinador e não teres competições europeias, tinhas todos esses jogadores jovens e com talento. Hoje tens 2 ou 3 com talento e longe do talento desses de 2013/2014.
A minha opinião é que ambos têm razão. Pode correr bem e tu terás razão; pode correr mal e o Miguel terá razão.
30 Janeiro, 2020 at 22:39
*o primeiro “ão” está a mais… Sorry.
30 Janeiro, 2020 at 22:58
Meu caro – és um dos que dou SEMPRE o beneficio de ler o que escreves e tento perceber PORQUE sei que não és por facçõe mas simplesmente dás a tua opinião! – eu entendo o que dizes, ainda que não pense assim.
Nessa época tiveste a sorte de ter um Benfic@ irregular – beneficiado pela APAF! – e de um Porto abaixo dos munimos. Foi isso que te permitiu lutares pelo campeonato e que que te fez ficar em 2º lugar porque a equipa era fraca – ainda que espremida pela equipa técnica.
Ao contrário de vocês, eu não vejo as coisas como épocas estanques. Eu vejo sempre uma continuidade, mesmo que se mudem coisas importantes como um treinador ou meia equipa.
Esta época terá impacto na época 2020/21. Até a época 2018/19 tem… É por isso que, há anos, defendo que haja quem planeia épocas a 3 ou 4 anos…
É fundamental ficar em 3º lugar este ano.
Se ficares isso terá um impacto em 2020/21. Se não ficares, isso também terá impacto em 2020/21. Um impacto bem diferente, para pior!
Tal como terá impacto para o Braga 2020/21, se fica em 3º ou 4º este ano!
30 Janeiro, 2020 at 23:22
Então a solução é comprar 3 ou 4 bons jogadores, que tragam qualidade à equipa e, com o tempo, estabilidade. É isso?
Levas logo com o “não há dinheiro para aventuras dessas” e “temos que ter as contas em ordem pois herdámos o caos nas contas”.
Ou então tinhas que ter um bom scouting. E não tens.
Para Bolasies, Jesés, Cornettos, Eduardos e companhia já chega os que cá estão.
30 Janeiro, 2020 at 23:29
Jaime Grilo, o que eu defendo é uma coisa. O que têm feito é outra.
A minha opinião é que é FUNDAMENTAL ficar em 3º lugar.
Se há que, ache que é indiferente ficar em 3º ou 4º, 5º ou 6º, isso é lá com eles.
Alguma duvida quanto a isto?
30 Janeiro, 2020 at 23:55
Nisso eu concordo contigo.
Tal como termos ganho a Taça da Liga em aos anteriores. Dá confiança ganharem-se títulos, mesmo que sejam menores.
O que também acho é que os putos poderiam ser utilizados com mais frequência. Ninguém lhes exige que sejam a solução ideal para a época.
Sei que seria mais fácil eles crescerem num plantel estabilizado e melhor.
Mas é como na vida.
Às vezes cresces-se melhor em ambientes adversos.
30 Janeiro, 2020 at 23:40
Caro Miguel,
Mas eu dei o exemplo daquela época pela QUANTIDADE de pessoal jovem no plantel, que mereceu aposta (e sim, sei que 22 anos não é a mesma coisa que 18 ou 19! :))
Obviamente, não acredito que lançar de imediato e conjuntamente um Eduardo Quaresma, Joelson, Pedro Mendes, Matheus Nunes e Bragança fará a equipe competitiva…
Mas, que raio? Andamos a comprar um Plata ou um Camacho com 19 anos que, apesar do seu potencial, não são NADA comparados a um Ronaldo, Ricardo Quaresma, Simão Sabrosa, etc., etc., etc., com a mesma idade, e temos medo de apostar num dos jogadores supra referidos? Ou em dois? Ou em três? Principalmente quando o nosso plantel sénior é péssimo?
Fora eventualmente o Joelson, nenhum daqueles putos tem “star potencial”. Mas Plata e Camacho também não têm! Além de que já nos saímos muito bem a apostar em jovens cujo “tecto” era serem muito bons role players, como Adrien Silva e João Mário (o William Carvalho, durante algum tempo, teve esse potencial, mas nunca o realizará).
Não vamos ser campeões para o ano.
Porque não apostar naquilo que SABÍAMOS fazer, que era apostar em jovens?
SL
31 Janeiro, 2020 at 0:04
O nosso plantel não é péssimo.
É isso em que divergimos.
É desequilibrado, o que é diferente.
Só perde para Benfic@, Porto e até para o Braga no ataque. No resto, está ao nível do Benfic@ e do Porto, e é bem melhor que o Braga.
O problema, desta época, foi a má pré época e o treinador, que é mais limitado que o deles. Especialmente enquanto foi o Kaizer e o Pontes…
Portanto, tudo assenta num mau inicio de época – treinador e pré época – numa deficiente linha atacante e num treinador actual limitado.
Obviamente, tudo culpa da Direcção.
30 Janeiro, 2020 at 23:08
Andamos nisso há 40 anos.
30 Janeiro, 2020 at 23:24
Yups!
30 Janeiro, 2020 at 23:25
Mas agora, por 3, 4, 5 … 10 anos, temos a desculpa de Al Cochete.
30 Janeiro, 2020 at 23:52
Na minha opinião, não!
Tinhas uns 3 anos, em condições de teres uma equipa directiva boa.
Mais de 5 anos já vai muito para além dos erros aceitáveis.
30 Janeiro, 2020 at 23:56
Com uma equipa directiva boia, não cometerias grandes erros e em 3 anos terias uma equipa ao bom nível que tinhas antes do ataque a Alcochete.
Com uma Direcção medíocre demorarias 4 a 5 anos, porque cometeriam erros importantes e graves.
30 Janeiro, 2020 at 23:20
Com outro treinador tinha esperanças, com o Silas acredito que mais vale não mexer do que mexer e fazer pior. Espero estar muito enganado, mas agora sem o Bruno é que vai ser testado à séria. Veremos se aproxima as linhas e faz a equipa jogar mais rápido e melhor. Veremos se lê bem o jogo. Veremos se sem a táctica do “passa ao Bruno que ele resolve” as coisas ficam melhores. Quanto aos putos é para ir metendo aos bochechos, no entanto 2 deles já deviam de ser titulares indiscutíveis nesta altura, tantas foram as oportunidades desperdiçadas para os lançar, falo do Camacho e do Plata.
“Julgar o Silas, como julgaram o Kaizer, como um “yes man”,…” eu acreditava que o Keizer fosse um yes man, no entanto acredito que de burro ele não tinha nada, e vendo Raphinha e Dost saírem cheira-me mais a ter sido ele a bater com a porta do que outra coisa. Outra coisa que diferencia os dois até agora são os resultados.
30 Janeiro, 2020 at 22:16
Boa Noite.
Olhando para os sub-23 e os A, para a próxima época e ao dia de hoje, fazia assim…
Nos A – Com lugar no plantel para já temos Max, Rafael Camacho, Pedro Mendes, Jovane e Plata.
Chico agora voltou é uma incógnita, sinceramente, dava uma REAL oportunidade ao rapaz nesta metade da época, saiu o Bruno, temos espaço…o Chico no Rio Ave, jogava muito á bola, é da casa, precisamos desse sangue na equipa.
Vamos aos sub-23, repito ao dia de hoje, o que faria na próxima época.
Tentaria colocar na 1º e 2º Liga estes nomes, nenhum deles faria a pré-época, para não atrasar a preparação com a nova equipa.
Diogo Sousa – 2º Liga
Miguel Luis – 1º Liga e já vai com atraso, não sei o que este rapaz vale, quando estava por cima com Keizer foi encostado…
João Silva – 2º Liga no minimo com atraso, com 21 anos e ainda não passou ao futebol “profissional”, não se percebe…
Matheus Nunes – 1º Liga, já lá devia estar…
Tomás Silva – Igual ao João Silva, precisa de jogar ao mais alto nível em Portugal, não andar a brincar aos Juniores nos sub-23, já pelo o 2º ano…2º Liga no minimo.
Mitrovski – Outro, 21 anos…não preciso escrever mais nada…emprestar era para ontem.
Nuno Mendes, Eduardo Quaresma, Rodrigo Fernandes, Bruno Tavares e Joelson Fernandes, devido á idade, ficariam no plantel como opções e rodariam nos sub-23.
Estamos a falar de jogadores que nem 20 anos fizeram…ao contrário da maioria em cima e estar uma patamar acima no potencial.
Deixo para o fim 4 jogadores “especiais”.
Gonçalo Costa, Defesa esquerdo, ficou uma época sem jogar, devido a lesão…este deixaria estar nos sub-23, para ver como reage, mandar um este puto emprestado seria um erro a meu ver, até porque não sabemos como está em termos físicos.
Bruno Paz, parecido ao Gonçalo, mas aqui estamos a falar de um rapaz com 21 anos 1 época na equipa, outra nos sub-23.
O futuro é uma incógnita até em termos físicos…
Nos sub-23 está a mais já, portanto tentaria colocar o Bruno na 1º liga.
Por último Diogo Brás e o Bernardo Sousa, o 2º ainda nem sei se renovou, já que o seu contrato acabava esta época.
Ambos era badalados á 2 épocas atrás, principalmente o Diogo Brás.
19 anos cada um.
Ou seja chegou aquela altura, ou se dá espaço nos A ou então é rodar, como fez João Mário, Cédric, William Carvalho, entre outros e perceber o que dão num contexto mais exigente.
Parece-me que principalmente o 1º, fazia muito bem uma nova realidade e novas dificuldades também, sem querer entrar muito a fundo, acho que temos aqui um puto acomodado a Alcochete á 2 épocas.
O Bernardo Sousa parecido, não o acho acomodado, alias os números nos Juvenis e Juniores são muito bons, joga numa posição onde temos carência, faria a pré-época pelo menos e no final logo se via.
Não entra aqui os emprestados, mas Ivanildo, Palhinha e Bragança, tinham lugar no plantel, principalmente os 2º e o 3º.
Matheus Pereira, vão bater a clausula e sou bem sincero, temos extremos para render e parece-me que o próprio quer continuar lá fora, até com uma possível subida do West Brom.
30 Janeiro, 2020 at 22:39
É verdade que o Sporting no estado actual não é de todo o palco ideal para lançar jovens jogadores. Aliás, o clube não é o palco ideal para nada a não ser palhaçada.
Contudo, por cá temos tendência ao conservadorismo no lançamento dos jovens, quando comparado com outras paragens. É a historieta de não queimar etapas. Na verdade, quando se é bom, cometendo-se sempre mais erros pela inexperiência, está-se sempre pronto a entrar e é isso devemos fazer.
O problema é no entanto outro ainda maior e um pouco transversal a todas as direcções (umas abissalmente mais que que outras): é preciso andar sempre a comprar entulho para todos mamarem qualquer coisa. Se o Sporting fosse presidido pela lógica desportiva, estou certo que todos aqueles jovens que não quisemos e que trocamos por entulho, estariam a jogar, alguns a brilhar e a tornarem-se mais valias desportivas e financeiras.
SL
30 Janeiro, 2020 at 22:44
“É verdade que o Sporting no estado actual não é de todo o palco ideal para lançar jovens jogadores.”
Ou então é a altura ideal. depende do ponto de vista.
Temos maia dúzia de jogadores bons (vá, razoáveis). Integravam-se os miúdos sem expectativas. Apenas para ganharem minutos nas pernas e sentirem uma competição “mais a sério”. Sem stresses, de modo a consolidar um modelo de jogo (que melhor oportunidade do que estarmos sem objectivos de conquistas?).
No ano seguinte, já com a equipa consolidada, poderiam então aplicar todo o seu potencial já com bagagem da época anterior.
Se vamos estar à espera que isto estabilize, então nunca mais lá vamos…
30 Janeiro, 2020 at 23:03
Sim, também é verdade. É um momento bom em termos das nossas expectativas. Não sei é será um momento bom do ponto de vista da aprendizagem deles, pois neste momento qualquer jogador desaprende. Mas percebo o ponto de vista do Jaime.
30 Janeiro, 2020 at 23:10
“Ou então é a altura ideal. depende do ponto de vista.”
Exacto.
Há quem seja realista e veja o que normalmente acontece, e há quem se limite a “achismo”, sem qualquer fundamento!
30 Janeiro, 2020 at 23:26
Se os plantéis do Sporting levarem mais 3, 4, 5, 10 anos a estabilizarem, os “putos” só calçarão daqui a 3,4,5, 10 anos.
É isso?
30 Janeiro, 2020 at 23:34
Jaime, eu não estou a falar tanto de plantéis, mas do clube em si. É preciso paz e sossego e não guerra civis para os jogadores evoluírem naturalmente e tirarem o melhor de si. Os plantéis são voláteis. Hoje podemos não ter nada e amanhã ter 3 ou 4 grandes jogadores.
30 Janeiro, 2020 at 23:37
Não!
Só disse que acho que é diferente de colocar um puto numa equipa de 10 bons jogadores que jogam um bom futebol, do que colocar 3 ou 4 putos numa equipa que nem sabe o que faz em campo.
Se o teu objectivo é arriscar a queimar os putos, força nisso…
30 Janeiro, 2020 at 23:59
Não é para queimar… É para “dar estaleca”.
Se vamos esperar por usá-los num plantel estável, nunca mais é sábado.
31 Janeiro, 2020 at 0:06
Eventualmente.
Mas o risco de os queimares é enorme.
Assumes esse risco?
31 Janeiro, 2020 at 10:25
Queimavam-se se as expectativas com a equipa fossem elevadas. E neste momento não o são.
30 Janeiro, 2020 at 23:32
Nada é linear. A título de exemplo, na época 12/13 tínhamos alguns bons jovens jogadores e não foi certamente também uma boa época para eles. Na época seguinte, já com mais estabilidade, com treinador, etc etc, o rendimento e aprendizagem foi outro.
É certo que isto pior que está não fica, muito provavelmente até melhora, o que diz muito dos nosso estado actual. Mas não é o melhor momento para um jovem jogador evoluir.
30 Janeiro, 2020 at 23:38
Olha que podes ser surpreendido e isto piorar…
30 Janeiro, 2020 at 23:39
Também é verdade.
30 Janeiro, 2020 at 23:39
Gosto muito do tema formação! Não sou nenhum expert. Sou mais um técnico de bancada mas tenho a minha opinião.
Do ponto de vista desportivo, nunca se saberá ao certo o rendimento de cada um, a menos que jogue! Sem jogar vamos passar a vida a especular se o jogador A seria ou não seria bom! Ainda me lembro de ver o William Carvalho antes da época do Leonardo Jardim a jogar e achava-o pouquinho!! Afinal não era assim tão pouco. Se calhar salvou-se a carreira pelo baixo orçamento nessa época! Qual é o risco desportivo? Não ganhar o campeonato? Enquanto esta podridão de futebol continuar, acho que nem com 18 jogadores batidões lá iamos…
Do ponto de vista “motivacional”, para os adeptos, ver jogadores da casa a jogar é sempre um motivo extra para se sentir ligado à equipa. Todos gostamos de ver jovens jogadores a crescer com a equipa. Fazem parte desde cedo do Sporting.
Do ponto de vista financeiro, não têm custo de aquisição, não atingem patamares de grande ordenado até que provem merecer e como tal, não são tão caros caso tenham de sair por falta de qualidade e, caso tenham valor, mesmo que sem uma grande venda, podem dar maior retorno. E falando em vendas, vejam as 10 ou 15 maiores vendas do Sporting (disse maiores, não necessariamente boas!). Quantos eram da formação? Que eu me lembre, só o Bruno Fernandes, o Slimani, o Rojo, o Duscher e o Wolfwinkel renderam 10 ou mais milhões de euros! De resto, acima de 10 milhões eram todos da formação. (Desculpem qualquer erro ou imprecisão)
São precisos mais motivos?
#chegadeentulho
31 Janeiro, 2020 at 0:05
Bom cometário.
Seria mais fácil lançar os jovens num plantel mais estável, com um treinador que soubesse utilizá-los.
O problema é que não temos nem uma nem outra coisa.
A rapaziada jogar agora servia apenas para ganharem “estaleca” em jogos “a doer”. Apenas isso.
Dificilmente conseguiriam desenvolver todas as suas capacidades face ao enorme desequilibro que se nota neste plantel.
31 Janeiro, 2020 at 0:41
Sabem qual o nosso jogador que ia buscar era o Palhinhas ao Braga; pagava-lhes os 200 mil euros (salvo erro) e vinha já para a 2ª. volta.
SL
31 Janeiro, 2020 at 2:29
Pois, se fossem só 200 mil euros eu também o ia buscar.
31 Janeiro, 2020 at 2:35
https://pbs.twimg.com/card_img/1221571969080078336/PJTfcLwi?format=jpg&name=900×900