Antes da Lei Bosman (1995) era habitual os grandes clubes de Portugal elaborarem listas de dispensas em cada final de temporada. Por um lado, nem custos de aquisição nem salários eram muito elevados, logo era fácil o acordo clube-jogador para se colocar termo à relação; por outro, raramente se transferiam futebolistas para o estrangeiro dada a limitação que iria desaparecer a meio da década de 1990. Era um tempo em que imperava o amadorismo, mas, repito, como os custos associados às operações não eram muito significativos, era assim que se procedia.
Lembrei-me deste tempo de amadorismo quando ontem fui confrontado com a ‘lista de dispensas’ do Sporting, escarrapachada em todos os jornais desportivos, por força de uma exclusão de partes face aos convocados para seguirem para o estágio em Lagos. Há uma semana tinha dado uma pequena achega a este tema e em dado momento escrevi: “ Os possíveis interessados sabem agora estar a negociar excedentes, pelo que podem comprar em baixa, não pagando sequer verbas equivalentes às gastas pelo Sporting, ou podem negociar empréstimos vantajosos, sem obrigação de compra e até exigir alguma repartição de salários.”
Escrevi isto mas no fundo queria acreditar que a administração da SAD sabia mais, conseguia e iria fazer melhor. Sim, foi ingenuidade minha. De repente o quadro fica ainda pior e as consequências são evidentes: o Alavés só quer Battaglia por empréstimo, não estando sequer interessado em pagar uma taxa de cedência que se veja. Fica com a opção de comprar em junho de 2021 um médio de 29 anos (a um mês de fazer 30) por 5 milhões. Sabem quando tal opção será exercida por esse valor? Nunca.
Por outro lado, há ainda que encontrar solução para Eduardo, que custou 3 milhões; para Camacho, que custou 5,6 milhões; para Rosier, que custou 5,26 milhões (mais o valor – 1,5 milhões – que o Sporting recusou em proposta concreta para vender o passe de Mama Baldé); para Ilori que custou 2,4 milhões. Só aqui, em contas sérias e não naquelas de brincar que o garoto Bernardo faz nos editoriais do Jornal Sporting, estão 17,76 milhões de euros! Estes jogadores foram contratados pela SAD hoje gerida por três cachopos que, com o dinheiro que não é deles, fazem experiências de investimentos , as quais só haviam testado há poucos anos, no Monopólio e no Football Manager.
Aceitando a ‘exigência´ de um treinador que vive a sua primeira experiência de montar um plantel, a SAD permite que Acuña e Palhinha sejam colocados a treinar à parte do grupo, porque Amorim só queria ter nesta fase os jogadores com que contará para a temporada 20/21, diz a explicação oficial. Lá está, o Sporting está a negociar a venda dos passes destes dois futebolistas mostrando o jogo aos possíveis interessados: quanto pagam por estes que não queremos? Isso seria apenas ridículo, não se tratasse de mais uma evidente demonstração do que é uma gestão danosa.
Cabe aqui perguntar qual o nível de responsabilidade atribuído a quem, no departamento de scouting, validou as aquisições de Rosier, Camacho, Eduardo e Ilori? Porque não falamos de aquisições ‘custo zero’. Estamos, sim, perante operações onerosas, algumas das quais ainda nem sequer liquidadas na sua totalidade. Podem dizer-me que num passado recente erros destes ou de tamanho ainda superior também foram cometidos. É verdade, mas quem estava à frente do scouting em 16/17 deixou de ser levado em conta daí em diante, precisamente por ter validado, entre outros, Alan Ruiz ou Spalvis. Vão dizer-me que a responsabilidade destas aquisições de Varandas foi de Raúl José, elemento que por acaso deixou de trabalhar para o Sporting? Ou foi de quem estava, e continua a estar, à frente do departamento?
Quem atira dinheiro para o ‘lixo’ desta forma não tem qualquer moral para se queixar da falta de recursos financeiros para dotar a equipa de melhores jogadores. Os recursos existem sempre, em maior ou menor quantidade, têm é de ser geridos com rigor, palavra desconhecida a quem administra atualmente a SAD.
É muito fácil atirar areia para os olhos de Sócios e adeptos escrevendo que entre Setembro de 2018 e o dia de hoje o plantel do Sporting custa menos 18 milhões por ano. Claro. Saíram Nani, Gudelj, Bas Dost, Bruno Fernandes, Raphinha e Mathieu, entre outros. Por isso o Sporting passou de vencedor de duas taças para 4º classificado. Se o garoto Bernardo experimentar fazer as contas depois das saídas de Acuña e Battaglia até aumenta esse valor para mais de 20 milhões. Seria um Sporting campeão do ajustamento salarial não se desse o caso de continuar a custar cerca de 50 milhões, sem que se vislumbrem valores futebolísticos que justifiquem tamanha folha de pagamento.
E o problema é que o propósito do Sporting é ser campeão nacional, não o campeão da redução orçamental. Quer dizer, o propósito para os Sócios e adeptos é o de ser campeão, porque para a administração o objectivo é ‘fazer melhor que na época passada”, e isso até deve ser fácil uma vez que a equipa nunca perdeu tantas vezes como em 19/20, e somar menos de 60 pontos é tarefa quase impossível.
Texto escrito por José Ribeiro in Leonino
*“outros rugidos” é a forma da Tasca destacar o que de bom ou de polémico se vai escrevendo na internet verde e branca
26 Agosto, 2020 at 11:30
Já não tenho forças para comentar. Estes tipos estão a conseguir deixar-me amorfo. Que tristeza
26 Agosto, 2020 at 11:46
Vamos a ver… os jogadores estão “no mercado”. Como efectiva e activamente ninguém os quer, isso quer dizer que no momento existem agentes a tentar colocá-los. Ou seja, o “mercado” sabe que os atletas estão disponíveis. Portanto, essa coisa de os colocar a treinar com o plantel para esconder o jogo, não corresponde à realidade.
(claro que podiam fazer como o mestre jota nos seus tempos de luz, em que uns quantos “treinavam” apenas com os adjuntos, e iam sendo cortados periodicamente após apurada avaliação)
O Ruben Amorim já deve ter uns 30 a fingir que treinam. Desses ainda vão saltar uns quantos, que só não estão na lista de dispensas porque não sabem se têm dinheiro fictício para os substituir. Qual o interesse de juntar mais 15? Só se realmente esta pré-temporada é um completo fingimento e serve apenas de convívio, nesse caso podiam alargar o estágio a uns quantos sócios, para estes participarem nas peladinhas matinais.
Por outro lado, convençam-se de uma vez que o valor do jogador não corresponde nem ao algortimo certificado do Transfer-Mercado, nem ao seu desempenho desportivo. Nem sequer ao que “querem dar por ele”, isso raramente acontece. Nem o Camacho valia 5M quando o Sporting lá foi buscá-lo, nem vale agora. E não é por colocá-lo à parte que desvaloriza ou o seu contrário. Os valores dos jogadores são completamente aleatórios de uma perspectiva científica, apenas podendo ser explicados pela mão invísivel de alguns agentes.
Posto isto, a política desportiva desta gente é uma catástrofe. Têm um camião de gente para colocar, e os que ficam são na maioria de qualidade duvidosa. À teoria da contratação cirúrgica seguiram-se mercados de compra intensiva, de atletas sem qualidade, iguais ou piores do que os que foram saindo, sem qualquer critério de avaliação técnica. Jogadores como Rosier ou Camacho nunca foram analisados em contexto de alta competição, pelo que se tratam de meras fezadas, baseadas em diz-que-disse, uns vídeos, e uma folha de cálculo com “stats” e pontuações de critérios como “explosão”, “controlo da profundidade” e “critério”.
A verdade verdadeira é que da herança pouco resta, o plantel, formação excluída, é na sua larga maioria responsabilidade desta Direcção. Os culpados Keizer, Silas, Beto ou Raul José já saltaram fora. Sobram poucas cadeiras.
PS: folgo em saber que o Gudelj já está no patamar desportivo do Nani e Bruno Fernandes
26 Agosto, 2020 at 11:57
Nem vale a pena mais comentários
26 Agosto, 2020 at 13:51
A ideia que tenho, é que um bom Scout informa o clube até do real valor do jogador e é aqui que o valor base é feito. Isto num clube normal, com capacidade para não se rebaixar a empresários. O Sporting para além de ter de satisfazer jogador e empresário, parece ter um vazio no departamento de Scout. Qualquer gajo com 2 olhos via que o Eduardo não valia 3,5M, tal como o Nuno Santos não vale 2M+Dala+Geraldes.
26 Agosto, 2020 at 14:36
O real valor… qual é o real valor por exemplo do Joelson? Um miúdo, zero jogos a titular pela equipa principal. Vale zero. Ou então vale 50 milhões porque alguém acredita que daqui a 2 anos é um dos melhores.
O meu problema com o exemplo Eduardo não é “não valer os 3.5M”. É não ser jogador para o Sporting. Essa é que é a avaliação que um suposto scouting devia fazer, se o jogador serve. A partir do momento em que alguém (supostamente) diz ser um jogador para investir, o valor acaba por ser arbitrário, dentro das possibilidades. A minha avaliação da contratação do Eduardo é a mesma, tivesse ele sido comprado por 3, 5 ou 1 milhão.
27 Agosto, 2020 at 7:47
O Eduardo era jogador do Belém sad e veio com o Silas, se não estou em erro. O Silas sabia o que o jogador valia…
Mas havia aqui gente na tasca a dizer que ele era muita bom!
27 Agosto, 2020 at 7:57
Estás em erro…o Eduardo veio no mercado de verão e se te recordares o treinador era o Keiser que foi despedido no dia a seguir ao fecho do mercado, depois disso ainda teve uns quantos jogos do Leonel Pontes e depois é que veio o Silas.
Já fizeram tanta porcaria em tão pouco tempo que parece que estão há muito mais tempo!
26 Agosto, 2020 at 14:36
O Gudelj em termos financeiros deveria estar no mesmo patamar, acho que é essa ideia.
26 Agosto, 2020 at 14:53
Exacto!
O Gudelj custava 3M€ e o Bruno Fernandes 1,8M€, por exemplo. Até estava num patamar mais alto…
26 Agosto, 2020 at 15:18
Eu separo o que é um gajo útil mas no mercado de um gajo inútil que qt mais depressa saia, melhor. Mesmo perdendo dinheiro, mesmo oferecendo.
Despachar Ilori, Eduardo, etc… não é a mesma coisa que despachar um internacional argentino e dos melhores jogadores do plantel ou um médio defensivo que até mexe na bola qd não há sequer outro.
Se eu enviar uma mensagem ao mercado que conto com estes dois, mas não são inegociáveis, posso sacar um bom valor.
Desta forma… serei o elo mais fraco na negociação. Inclusive com os jogadores, supostamente com contrato.
26 Agosto, 2020 at 11:47
O autor do texto é um “sonhador”:
“o propósito do Sporting é ser campeão nacional”
Então, José Ribeiro? Esta CORJA já definiu o objectivo: fazer melhor que este ano. Qual campeão qual merda nenhuma.
Esta CANALHA nem sequer quer lutar pelo título, contenta-se com pouco.
E, queira Deus que eu tenha que morder a língua, com este treinador estamos bem fod****. É a primeira vez que começa uma preparação de época na 1ª divisão e já está a começar mal.
Mas enquanto durar a ideia de que o plantel é fraco, ele vai-se safando.
( Se eu estiver enganado, serei o primeiro a pedir desculpa)
26 Agosto, 2020 at 12:23
tudio dito josé ribeiro e muito bom comentario nuno.
26 Agosto, 2020 at 13:06
Claro que não podia faltar a referência ao Spalvis…
Eu juro que gostava de entender tanta embirração que têm com ele…
E hoje nem vou falar da lesão, mas sim disto:
Se tinha sido o melhor marcador na Dinamarca, era assim tão escandaloso ir buscá-lo?
(claro que agora podem alegar “epa… na Dinamarca, até o Sporar era o melhor marcador”)
26 Agosto, 2020 at 14:23
Aqui.
O Spalvis foi uma boa aposta. Não resultou. A lesão deixou muito a perder.
Os países nórdicos têm alguma fama de fornecer goleadores, que são baratos só indo buscar directamente à origem: Ibrahimovic, Jon Tomasson, Henrik Larsson, Gudjohnsen, Rushfeldt, entre outros.
26 Agosto, 2020 at 14:53
Dar 1,5 por um jogador de 20 anos que era o melhor marcador da Dinamarca é um erro? Claro que não, são valores/idade que vale o risco!!
26 Agosto, 2020 at 14:54
O Spalvis foi uma aposta com sentido e excelente timing.
26 Agosto, 2020 at 14:57
Infelizmente, por causa da lesão, acabou por não ser um bom negócio. Mas daí a questionar a contratação vai um mundo…
26 Agosto, 2020 at 17:09
completamente de acordo amarelinho
26 Agosto, 2020 at 19:33
e tanto que haveria a dizer sobre a lesão do Spalvis… era uma boa pergunta para fazer ao Dr Varandas
26 Agosto, 2020 at 13:48
… limpar as contas take 3 … Mas não se preocupem que em breve chegará a salv(incener)ação do clube.
26 Agosto, 2020 at 14:18
Não entendo a ânsia de vender os melhores…
Qual é o objectivo de forçar a venda do Acuna para ficar com Borja e Antunes?
Qual é o objectivo de forçar a venda do Palhinha para ficar com Doumbia? Para não falar também no Eduardo e Batta, a ver se alguém lhes pega…
Mas isto sou eu, que acima de tudo sou Sportinguista e quero o Sporting a ganhar.
26 Agosto, 2020 at 15:07
A questão nem é vender os melhores para ir ficar com piores. A questão é vender os melhores e comprar piores e no final do dia o resultado é sem dinheiro e com pior equipa.
Não percebo Antunes, não percebo Feddal, não percebo Adán, não percebo Nuno Santos. Pote acho que tem alguma qualidade.
26 Agosto, 2020 at 14:56
Um texto bem similar a alguns comentários que deixei aqui ontem.
Felizmente isto é tão claro para tanta gente!
26 Agosto, 2020 at 15:13
O primeiro passo para falar das contas do puto Bernardo é explicar que elas estão erradas. Quando escrevem textos destes era bom terem começado por aqui…primeiro: É mentira.
Quanto ao plantel do Sporting…o que está a acontecer no Sporting é caso de policia. Cada vez que leio que alguma coisa a dizer que a época parece estar a ser preparada atempadamente ou que há upgrades e o crl arrepio-me todo….
A minha maior duvida neste momento é mesmo se o orelhas manda alguma coisa nos reforços do Sporting ou não….de resto parece-me evidente que o Mendes tem a direcção do Sporting no bolso e que faz o que quer…
O que traz um problema adicional a quem entrar. Quem entrar vai ter várias lutar hercúleas e quem não me parecer ter esta noção não terá o meu voto.
1º Ter preparado financiamento a curto prazo. O Sporting vai chegar a eleições com a corda na garganta e a solução “bancos” já não exite. É preciso quem chega que tenha isso ponderado e que essa ponderação não obrigue a entregar o Sporting como aconteceu com o Varandas.
2º Resolver o problema gigantesco financeiro do Sporting, reduzindo os custos de funcionamento MUITO significativamente e apostando na qualidade do trabalho em áreas chave, não em grandes desenvolvimentos em todas as áreas. Quem me vier com a conversa de scouting de topo, aposta na academia, departamentos de performance, grandes ideias de comunicação, aposta nas modalidades, etc tudo ao mesmo tempo vai logo de carrinho…não vai ser possivel.
3º Tirar o Mendes do leme do clube e fazer o desmame. Isto pode querer dizer perder jogadores de qualidade seja seniores seja de formação. Já aconteceu antes, cheira-me que neste momento o problema tem 3 ou 4 vezes a dimensão antiga. Uma das primeiras coisas a fazer é passar todos os contratos do Sporting a pente fino, perceber o que lá está, as armadilhas e problemas que lá estão, etc. Se calhar vai ser preciso uma limpeza quase completa e quem estiver a preparar candidatura tem de ter noção deste gigantesco desafio.
4º Fazer uma reestruturação COMPLETA do futebol do Sporting e da estrutura para o futebol com vista a minimizar os custos e maximizar o aproveitamento dos recursos existentes.
Quem me vier com soluções fáceis e pouco complexas, com chavões e quem não me mostrar que tem plena consciência destes problemas…não vai preparado para o que vai enfrentar…
26 Agosto, 2020 at 15:23
Mendes tem muitas direções, empresários e jogadores no bolso.
Quem melhor o servir, terá uma ligação mais estreita.
Varandas é de tal maneira incompetente que nem para chupar os tomates do Mendes serve.
O próprio serve-se como entende, mas as trutas estão noutro sítio.
26 Agosto, 2020 at 15:40
Se eu tivesse de apostar, o Varandas panicou sem dinheiro porque já mostrou que não tinha ideia para o que é que vinha, pediu ao Mendes e o Mendes disse que em troca queria mandar no plantel do Sporting. Meteu cá o dinheiro via Apollo e acordos de rescisõe sem troca de por e dispor do Sporting à vontade.
Ou seja….o Mendes com os outros ainda tem uma certa parceria….com o Sporting tem completo ascendente….
A isso acresce o acesso que ganhou a toda a academia e a todos os jogadores de lá que ele está a ter acesso. A grande maioria sem sequer estarem agenciados na Gestifute….
26 Agosto, 2020 at 20:19
Não tenho dúvidas que a grande maioria dos sportinguistas, se com uma perceria Mendes fossem campeões e dessem cartas na Europa… siga e no pasa nada.
A questão é que não há um gajo neste espaço que consiga fizer um negócio via Mendes onde o Sporting saiu a ganhar.
Um…
26 Agosto, 2020 at 15:34
Há muito mais de um ano que digo isso e na altura ainda havia BFernandes para alavancar algo …. o o pior não dissestes, no clube, as coisas estão muito mais feias, é esperar …
26 Agosto, 2020 at 15:43
Sim, limitei-me à SAD e ao que influência o futebol porque era tema do post….
Ahhh….e precisa de ter 2 ou 3 pessoas para o futebol que encaixem neste perfil do que eu acho que vai ser preciso…
26 Agosto, 2020 at 17:09
É preciso um plano, e executá-lo. Esta porra é navegação à vista.
Um candidato que diga que o Sporting é e será candidato ao título, porque em Portugal isso nem é complicado, mas sê-lo-á sem aceder a grandes investimentos em termos de compras.
Baixar o custo operacional do plantel.
Reduzir ao número mínimo as compras.
E se por acaso a coisa correr bem no 1º ano e se vencer o campeonato… ou se for vendido um jogador por valores malucos… NÃO MUDAR!
Essa coisa do “agora há margem para investir”, qual margem. Há uma estratégia definida, é segui-la.
PS: continuo na minha, pessoalmente fazia zero negócios em Portugal. Só se fosse com o CNS. Nem comprar, nem empréstimos, nada. Que se f*dam Setubais, Bragas e companhia. Nem que tivesse que comprar uma equipa na Estónia para meter lá o entulho.
26 Agosto, 2020 at 17:48
“É preciso um plano, e executá-lo.”
Voto em ti!
26 Agosto, 2020 at 18:17
Nem mais. É que é isso mesmo.
26 Agosto, 2020 at 20:04
“É preciso um plano, e executá-lo. Esta porra é navegação à vista.”
Havia um plano (projecto), em 2018, mas a malta achou que o planeador era maluco, rei-Sol, gordo, coreano, terrorista…
Agora, assobia-lhe às botas…
26 Agosto, 2020 at 20:25
Claro que havia.
Contratações cirúrgicas e tal.
26 Agosto, 2020 at 20:20
Aqui executa-se sem plano.
É uma nova estratégia.
26 Agosto, 2020 at 17:46
Não concordo contigo com o 2º ponto.
É preciso atacar essas frentes todas com competência.
Scouting competente é fundamental. Diria que numa escala de 1 a 5, onde um “temos tempo” e 5 “é fundamental e para já”, o scouting é 5.
Ter uma Academia com excelentes condições é 4. Não precisas apostar tudo duma vez mas precisas criar mais condições a curto prazo – falo de estrutura física.
Departamento de Performance é fundamental no futebol actual. Está implementado pelo que é ver onde se pode melhorar. Onde se puder, é 5! Não é aqui que vais gastar muitos recursos.
Comunicação é fundamental também mas para isso bastam 2 coisas simples.
1º, ter alguém responsável com qualidade e que saiba o que faz.
2º, haver uma boa estratégia da Direcção nesse sentido.
Também não me parece que se gaste aqui rios de dinheiro. Praticamente é um salário de quem manda – que já haverá – e o resto são pessoas internas ou uma ou outra que seja necessário recrutar.
A aposta nas modalidades é manter o que está, para já, e depois melhorar à medida que houver mais dinheiro.
A questão mais importante, do meu ponto de vista, nunca será o dinheiro, ainda que seja também uma questão importante. O mais importante será competência. Competência trará boas decisões e boas decisões melhorarão o clube com alguma rapidez. Depois o dinheiro vai ajudar a que esse melhoramento seja mais rápido, se houver, ou que seja mais lento, se não houver.
O mais importante é a pessoa que vai lidar o projecto – porque, ou tem um projecto ou é mais do mesmo, feito em cima do joelho à medida que as situações aparecem.
É preciso alguém que tenha uma ideia para o Clube e que arranje um projecto para explanar essa ideia!
26 Agosto, 2020 at 19:02
Não há dinheiro para tudo. É simples…quem prometer apostar em tudo vai acabar a não fazer nada bem feito porque não vai haver dinheiro…
Em 3 ou 4 anos correndo tudo muito bem talvez haja…
26 Agosto, 2020 at 20:21
Diria que não há é dinheiro para nada.
Amorim já deve ter deixado bem claro que falta um PL, por isso andam malucos a vender que tiver mercado, mesmo que em saldo.
27 Agosto, 2020 at 7:59
Ponha o Pedro Mendes a jogar.
27 Agosto, 2020 at 17:00
Esquece
26 Agosto, 2020 at 18:32
A incompetência é de tal ordem que a incompetência não é nem pode ser a explicação para o que se passa, o que se passou e o que se vai passar.
É o meu ” paradoxo explicativo” em regime de crença inabalável.
26 Agosto, 2020 at 18:42
Mais uma vez continuamos a comentar a realidade com fantasias, e essa fantasia é que o fivelas e sus muchachos estão a tentar fazer o seu melhor mas erram sempre (realmente são azarados e muito incompetentes, coitados).
Enquanto continuarem a assobiar para o lado e a viver nessa fantasia não podemos discutir o que realmente se passa.
E o que se passa é que o fivelas tem como objectivo (e único objectivo) foder o clube de tal forma que no final a SAD tenha de ser vendida.
Para quem ainda acha que o fivelas é incompetente pense como é que um tipo desses paga duas casas de luxo, que nem todos os tasqueiros juntos conseguiram pagar mesmo que juntassem tudo o que ganharam na vida inteira….
Um incompetente que recebe múltiplos salários (clube, clínica, autarquia, e quando calha da tropa), realmente ele é muito incompetente…. ou se calhar os incompetentes são aqueles que não querem ver a realidade.
26 Agosto, 2020 at 20:52
Acho que essa realidade é cada vez mais evidente, trabalham diariamente para empobrecer o clube no futebol, no associativismo, no amor ao clube.
Um serviço completo em prol da desunião e da perda de paixão.
Havia quem dissesse que eram cabalas…
26 Agosto, 2020 at 20:34
Eu percebo que a ideia de RA em nao levar Acuna e Palhinha. No ponto de vista do treinador faz sentido caso haja já uma certeza que estes vão ser vendidos (o que mostra que vao ser vendidos indeoendemente do valor). É normal qie se o treinador sabe que se derem 7 ou 8M levam Acuna e Palhinha não querer leva los e desde inicio trabalhar com os que vai contar.
Isto se funcionar desta forma amadora. O ano passado a intenção clara era vender BF. Mas BF nunca deixou de integrar o plantel, nunca deixou de see ele e mais 10 e porque? Porque os valores que pediam não havia qualquer um que la chegava. E apesar de tudo não havia um plano para caso ele saisse. A verdade é que também nao havia caso ele ficasse como ficou provado.
O melhor e o mais profissional era varandas informar RA que o clube iria ter de vender e fazer x milhoes! E que os que teriam mais mercado eram Palhinha e Acuna. Nesse caso certamente Amorim preparava a equipa com eles os 2 e teria duas soluções caso ambos fossem transferidos. É o qje faz sentido.
26 Agosto, 2020 at 20:49
“…e somar menos de 60 pontos é tarefa quase impossível.”
Não me parece nada impossível caro José, bem pelo contrário, cheira-me a mais uma época de records.