Depois da conquista da Liga Europeia em 2018/2019 e da suspensão das competições de hóquei em Patins no ano seguinte, esta revalidação do título, permite ao Sporting ser bicampeão europeu, e ainda podemos juntar a estas duas conquistas a Taça Continental (supertaça europeia), que vencemos no pavilhão João Rocha, no início da época 2019/2020 antes das competições suspenderem. Que orgulho!
Nós somos os Bicampeões da Europa. Este fim de semana, o pavilhão do Luso, voltou a acolher a final four da Liga Europeia, depois de já ter sido o palco da fase de grupos. Uma final four que contou apenas com equipas portuguesas e no fim, e para nossa felicidade, fomos nós uma vez mais a levantar o troféu!
No encontro das meias-finais, o Sporting defrontou o Benfica, um jogo de muito sofrimento que só teve desfecho através das grandes penalidades. Os adversários entraram a vencer na partida, lance de cartão azul para Telmo Pinto, logo aos 2 minutos de jogo. O Girão que ainda defendeu o livre direto, consentiu o golo na recarga, no entanto a 13 minutos do final do primeiro tempo, Matias Platero restabeleceu a igualdade no marcador para os nossos Leões. A 7 minutos de irmos para o descanso, voltámos a ficar atrás no marcador, mas ainda antes do intervalo Ferrant Font, fez o gosto ao taco e conseguiu a igualdade para o Sporting.
Início da 2ª parte frenético, com dois golos no primeiro minuto, um para cada lado. Primeiro foram eles, depois o Sporting voltou a igualar o marcador, através de Gonçalo Romero e não voltou a haver alterações no marcador o que obrigou à existência do prolongamento. Desta vez fomos nós a estar à frente, mas sem eles nunca nos deixarem fugir no marcador. Marcámos através do Platero, eles empataram, Ferrant Font ampliou a vantagem no final do 1º tempo do prolongamento e os adversários restabelecem nova igualdade no início do 2ª tempo. Muito equilíbrio e lá fomos para a roleta. Num festival de grandes penalidades falhadas, Alessandro Verona foi o único dos Leões que marcou por duas vezes e colocou o Sporting Clube de Portugal na final de mais uma prova europeia, depois de se superar o rival que apenas concretizou uma das grandes penalidades que dispôs.
Jogo da final frente ao Porto, equipa que tínhamos vencido na final da última Liga Europeia e também Taça Continental, como se diz não há duas sem três, mas foi necessária outra dose de sofrimento e recurso ao prolongamento para nos sagrarmos bicampeões europeus.
O rival esteve a vencer por 2-0, mas ainda reduzimos antes do intervalo por Matias Platero. Recomeço da partida e tínhamos de ir em busca da igualdade que surgiu através de Toni Peréz com 13 minutos ainda para jogar e foi com este resultado que fomos para o tempo extra. Na primeira parte do prolongamento Toni Peréz coloca o Sporting Clube de Portugal, pela primeira vez na frente e 20 segundos depois Gonçalo Romero concretiza o livre direto que nos colocou mais perto do título. Na 2ª parte do prolongamento ainda sofremos um golo de grande penalidade, sofremos até ao final, mas fomos nós a levantar a Taça e sagrarmo-nos Bicampeões da Europa!
As nossas leoas também disputaram a penúltima jornada da fase regular. Uma vitória por 9-0 no pavilhão João Rocha diante da Acad. Feira. Ana Rita Ferreira e Sofia Moncóvio bisaram na partida. Adriana Costa, Inês Arrais, Maggie, Rita Lopes e Rute Lopes fizeram cada uma um golo. Na próxima semana, as leoas vão ao terreno da Sanjoanense, atual 3º classificado para realizarem o último jogo da fase regular.
*às segundas, o Nuno Almeida irrompe pela cozinha da Tasca a patinar com mestria, pronto a temperar uma crónica sobre o nosso hóquei em patins
17 Maio, 2021 at 13:54
Bi-campeõõões, bi-campeõõõões
17 Maio, 2021 at 13:58
Agora é recuperar o fôlego e poucas folias pois temos um campeonato para ganhar.
Lamento não poderem saborear com a merecida festa e bebedeira mas não se pode facilitar contra lampiões e tripeiros.
17 Maio, 2021 at 14:03
esta conquista tem momentos incríveis a ela associados
– na meia final, a inteligência emocional do Girão, saindo da linha no penalti decisivo da primeira série e provocando a desconcentração de quem ia bater
– no seguimento, após defender a repetição do penalti do Nicolia, manda aquela stickada na bola que acerta em cheio no lampião que, para não estar armado em parvo, ainda leva uma ombrada do Ferrant Font para desimpedir caminho para a festa
– entrámos na final com quase menos cinco horas de descanso do que o fcp, o que é ridículo
– começámos a perder e demos a cambalhota no marcador
– estivemos pior a defender contra o adversário reduzido do que em 5 para 5, o que ainda tornou mais angustiante o minuto final
depois…
homenagem a Rui Mendes
https://twitter.com/joao_dinis/status/1394008468806422528
uma simbólica ida ao marquês
https://twitter.com/GilbertoDiasBo1/status/1394121184950767617
a conferência de imprensa do Girão, inesquecível
https://twitter.com/TascaDoCherba/status/1394017961430683653
as palavras do mister Paulo Freitas:
“Toda a estrutura fez um trabalho fantástico desde ontem à noite. Os dois fisioterapeutas, Diogo e Francisco, e a nossa médica, Isabel, trabalharam afincadamente. Os jogadores ainda estavam a ser recuperados às duas, três da manhã. Apetece-me agradecer-lhes pelo trabalho que fizeram e por me terem posto os jogadores disponíveis para hoje. Hoje íamos morrer lá dentro [da pista] para conquistar esta taça. Para além deles, o Ricardo e o João, da minha equipa técnica, têm de me aturar em muitas ocasiões. O secretário técnico, João Alves, o Marco Lopes… Enfim, toda a gente que colabora com esta rapaziada. Há muita gente a trabalhar e a fazer tudo para que eles [jogadores] tenham as melhores condições. As minhas primeiras palavras vão para todo o staff. O que os jogadores fizeram lá dentro é o reflexo do trabalho que gira à volta deles. Já os jogadores reagiram à adversidade como nunca”, sublinhou o treinador verde e branco, que enalteceu depois a importância de dar continuidade ao bom momento que o Sporting CP atravessa.
“Percebemos a dimensão do Clube que representamos e temos um orgulho enorme em estar cá, trabalhar cá e desfrutar do Clube. Tínhamos de aproveitar esta onda para podermos capitalizar qualquer coisa”, disse.
Depois de rasgados elogios à sua equipa, Paulo Freitas destacou o feito inédito alcançado pelo hóquei em patins Leonino. “A receptividade, o empenho, a alma, a crença, a superação, a ambição e a coragem dos jogadores foram determinantes para podermos dizer que o Sporting Clube de Portugal é Bicampeão Europeu de hóquei em patins. É a primeira equipa portuguesa a fazê-lo e é um enorme orgulho”.
17 Maio, 2021 at 14:10
Como já disse ontem, este ano vai ser dificil nomear os melhores de entre os melhores!
Que bom ser Sportinguista!
Obrigado querido pai, estejas onde estiveres.
SL
17 Maio, 2021 at 14:41
Complementando o que escreveste:
Nos agradecimentos faltou uma palavra ao Eng Gilberto Borges, o “Pai” do regresso do hóquei.
Um outro momento que achei marcante foi a celebração com adeptos do Sporting que estavam no exterior junto a uma enorme vidraça por trás da bancada.
SL
17 Maio, 2021 at 14:59
Imperdoável. Faltou a melhor parte das palavras do Paulo Freitas :
“Posso dizer uma asneira?
Ganhámos, caralho!”
😀 😀 😀
17 Maio, 2021 at 15:57
ao nível das asneiras Girão esteve mais forte, disse 2 e com uma naturalidade como se estivesse a dizer “pastel de nata” 😀
17 Maio, 2021 at 16:21
A parte não que gostei mais mas que me fez ficar mais orgulhoso foi quando ele começou a enumerar as msgs de incentivo das outras modalidades e talvez pela primeira vez em muitos anos, o futebol desceu á terra e mandou tb uma msg…
Foi brutal!!!
17 Maio, 2021 at 16:36
ENORME MOMENTO a homenagem a Rui Mendes (faz amanhã 25 anos sobre a data do seu ignóbil assassinato). Não consegui conter as lágrimas. Imagino o que terão sentido os pais e familiares do Rui Mendes, se assistiram ao momento em directo.
Depois, ainda mais que eu ou qualquer sportinguista, não deixarão de sentir um enorme ORGULHO em fazer parte desta Família maior e deste Clube, t
ao bem representado p+or técnicos, staff e atletas desta dimensão desportiva e Humana.
O SPORTING É ENORME!!!!
sl
17 Maio, 2021 at 22:18
Grande comentário, pá. Isto tudo.
Hoje fui de patins para o trabalho. Parecia o Toni Pérez na A8.
17 Maio, 2021 at 22:59
Aquela ida ao Marquês está um espectáculo!
17 Maio, 2021 at 14:13
Fantástico!
17 Maio, 2021 at 14:31
Deixei de seguir hóquei há uns tempos, portanto pergunto a quem sempre seguiu se esta impressão está incorrecta.
Hoje joga-se mais com físico, mais contacto, muita queda, “patina-se” menos? O jogo parece ter mais interrupções, mais faltas (a regra das 5 também ajudará ao mergulho), demasiados tempos mortos.
17 Maio, 2021 at 14:36
Eu deixei de seguir durante um tempo também mas a sensação que tenho é que há mais faltas porque se pode ir menos às tabelas (antigamente era mais via verde os encontrões nas tabelas). Os árbitros permitem menos contacto. Há mais livres diretos, há mais penaltis, há mais remates de longe….
Eu acho que o Hóquei hoje é menos físico e com menos contacto do que era à 10 anos porque passou a ser beneficiado o livre direto, a falta (antes não havia estas regras das 15 faltas e o crl) e o penalti. Antes para ser falta era muito mais dificil. O pé era mais difícil que é hoje, o stick no patim era menos que é hoje, a falta na tabela era menos do que é hoje, etc….
17 Maio, 2021 at 23:02
Julgo que a maior diferença estará hoje em dia na velocidade.
Patinam-se muitos mais quilómetros hoje em dia.
17 Maio, 2021 at 14:33
Foi em grande! Grande Sporting!
É um trabalho fenomenal do Freitas! Agora é ir com tudo para o campeonato!
17 Maio, 2021 at 15:14
Conquista fantástica só consegui ver o jogo em diferido já bastante tarde! 🙂
Z
17 Maio, 2021 at 15:20
Este grupo do hóquei é fantástico, até ao Marquês tiveram que ir, se eu soubesse era o segundo a lá estar, fosse a que horas fosse.
https://leonino.pt/bicampeoes-europeus-no-marques-de-pombal/
17 Maio, 2021 at 15:41
O grupo é mesmo fantástico, o Sporting merece, mas o Eng. Gilberto Borges merece um reconhecimento da nossa parte, sem ele não havia nada no hoquei que foi desmantelado estupidamente.
17 Maio, 2021 at 15:52
A ida ao Marquês merecia público. Terá sido um abrir de olhos, do tipo, não conta apenas o futebol? Esperávamos que estivessem aqui hoje.
A equipa de hóquei é das que mais prazer me dão. Até fico cansado a ver. Acabam os jogos, nomeadamente estes dois últimos, e sinto-me todo partido. Deve ser dos desportos cuja técnica deve ser mais difícil de apurar. Os guarda-redes devem sair com a circulação das pernas toda lixada.
O Nicolia mete-me um jogo do caraças. Há imenso tempo. Já o Gonçalo Alves mudou-se para o Porto e olha… é vê-las ficar em Alvalade.
17 Maio, 2021 at 16:26
O Nicolia está bem no clube em que está, a mentalidade é a mesma, o Gonçalo nunca negou ser do fcp, nunca negou que queria jogar no clube do coração, mas sempre demonstrou um respeito enorme pelo SCP e isso para mim implica respeito!!!
17 Maio, 2021 at 16:33
Uma coisa é parares cá de pára-quedas e saíres um ano depois porque, epá, isto não é bem o que eu queria.
Outra coisa é estares 5 anos a ser formado no Sporting e saíres. Para além disso, o Gonçalo Alves não saiu do Sporting para ir para o Porto. Foi primeiro para a Oliveirense.
Digamos que saiu porque o Sporting não era competitivo. Tudo bem, estava no seu direito. Entretanto foi campeão, mas não cheirou ainda a liga europeia.
Epá, desculpa, mas não. Mas sim, está no seu direito.
17 Maio, 2021 at 22:21
Ele tinha oportunidade de estudar e receber muito bem lá em cima, mas sendo um passo para o Porto.
O Sporting não tinha capacidade, como teria um pouco mais à frente.
Gonçalo foi fantástico enquanto cá esteve, nada havia a fazer naquela altura.
17 Maio, 2021 at 16:59
🙂
17 Maio, 2021 at 18:12
A primeira coisa que urge dizer é que isto só foi possível com árbitros estrangeiros. A lucília 47 foi um ROUBO para os desdentados chegaram ao prolongamento e aos penalties. Atentem no número de faltas que nos assinalaram, comparem com a média daquelas marcadas contra nós nos jogos nacionais com as nádegas.
Depois: Há que ir ganhar sem espinhas a Barcelos. Além do presumível efeito na Moral da Equipa, um jogo a menos do que os drampioes que se trucidam entre eles, fará diferenca no play off, apesar da forma física da Equipa na final, com bem menos descanso e um surto de COVID no lombo, ter sido estrepitosa: os andrades marcaram dois e a partir daí, foi sempre uma marcha a mais, até ao penalty do 3-4. NUNCA temi perder Nenhum destes jogos (eu “sabia” que o Divino Angelo iria aplicar a sua omnipotencia nas defesas e na fornicacao dos bocasdepiano))) e quando contou, no prolongamento do primeiro e do segundo jogos, os BICAMPEOES arrumaram com ambos os corruptos fisica e Tecnicamente. Que VONTADE que demonstraram, do primeiro ao último minuto da competicao! GRANDES, CRL, agora é dar o máximo para o Título nacional, sem esquecer a nova Continental.
Se o Divino Angelo (7 penalties num jogo só!) e o Capitao Gil (que demorou a chegar mas nunca mais se esquecerá de nós e ainda foi bastante influente, também ele contra as galinhas)) já estao no panteao do Clube e Romero é a trave-mestra do melhor cinco, quero assinalar as Prestacoes de Pérez e Platero: ambos aguentaram o barco quando as coisas estavam más e deram absolutamente TUDO, fazendo ambos dois JOGACOS.
Duas notas ligeiramente negativas: o disparate que deu o quarto golo aos rabolhos e a expulsao contra a fruta. Nada há a ensinar ao Eng. e a Freitas (dois Grandes SPORTINGUISTAS, que merecem todos os louvores) mas parece-me que Font, jogador estupendo e crucial contra o carnide, talvez devesse sair no fim da época (uma troca com Rodrigues, para moer o juízo ‘a rabolhagem? Fazer regressar Marín)). Ele já só podia jogar sossegado nas provas da CERS mas, pela amostra, nos jogos finais de este campeonato será um risco permanente de sancoes.
Quanto ‘as Leoas: o segundo lugar nao deve fugir, portanto, é rolar até ‘a final do Campeonato. Mais Difícil do que a TdP, em cuja conquista Acredito. Vamos, que também vos quero a ver a patinar nas Competicoes Europeias.
17 Maio, 2021 at 18:16
Não esquecer o Alessandro Verona.
Foi fundamental a sua eficácia a marcar penalties na meia-final (2 sticadas, 2 golos).
17 Maio, 2021 at 22:24
Grande Antero.
Até aqui teve influência.