A frase faz manchete na edição de hoje do Record e é completada com a ideia “Amorim espera reforços: treinador dá prioridade a avançado, mas também quer extremo e central”

Confesso que a primeira ideia que me assaltou foi “então mas o Pedro Marques é avançado, é barato e tem enorme margem de progressão. Porque raio é que vai ser emprestado mais um ano, provavelmente envolvido no negócio do Ugarte, que também tem enorme margem de progressão, mas é tudo menos barato?”. Provavelmente Amorim quer um avançado com outras características, apesar de eu achar que o Pedro Marques oferece soluções bastante diferentes de Paulinho ou de Tiago Tomás.

Ora, mesmo não sabendo o que é considerado “barato”, decidi soltar a minha veia de antigo jogador de CM e deixo-vos alguns nomes em quem eu apostaria para fechar o plantel

DEFESA CENTRAL
o nosso problema está à direita e o jogador que escolho é rapaz para ganhar a titularidade, fazendo com que Gonçalo Inácio assuma o lado esquerdo da tripla de centrais. Já tinha dado nas vistas no Criciuma, vem confirmando tudo ao serviço do Fluminense e foi um dos seleccionados para a selecção olímpica brasileira. Falo-vos de Nino, de 24 anos, a minha escolha para reforçar o centro da nossa defesa. Caso queiram vê-lo em acção, podem clicar aqui.

EXTREMO
opção 1 – ainda a jogar no América, do México, Sebastián Córdova é internacional pelo seu país e pode jogar em qualquer uma das alas, bem como solto atrás do avançado. Enorme técnica individual, fantasia e aquele arreguenho latino que o impede de virar a cara à luta. Para assistires a um vídeo bonito onde percebes que ele joga bem com ambos os pés, clica aqui.

opção 2 – aqui vamos mesmo ao encontro do título deste post: não custa mais de 2 milhões e tem valente margem de progressão. Falo-vos do egípcio Abdel Rahman Magdy (ou Abdelrahman Magdi, vá lá um gajo entender), rapaz de estampa física e pé esquerdo capaz de fazer muitos estragos pela extrema direita. Exímio marcador de livres e sem medo de ir para cima dos adversários. Também anda pelos jogos olímpicos.

AVANÇADO
Barato não será, mas é um belíssimo avançado e voltou a ser colocado na rota do Sporting. Valo-vos de Dany Mota, rapaz que termina o contrato com o Monza dentro de um ano, ou seja, está na altura de jogar com esse factor para trazer para Alvalade este internacional sub-21 português que seria, sem margem para dúvidas, um enorme reforço. O que não faltam são vídeos bonitos no youtube.

Se tivermos mesmo que comprar baratinho, baratinho, então apontaria a Pedro Henrique, um dos pontas de lança mais interessantes que vi no nosso campeonato, na época passada. Continua ao serviço do Farense, tem cabedal para aguentar os centrais e uma capacidade de rotação para a baliza muito acima da média. Não sei como responderia na Champions, mas a nível interno está pronto para fazer estragos em qualquer defesa (e por um quinto do preço de Beto, do Portimonense).