Depois de cinco semanas a trabalhar na Academia Sporting, em Alcochete, a equipa principal feminina de futebol do Sporting Clube de Portugal vai estagiar no Algarve entre os dias 17 e 20 de Agosto. A formação liderada por Mariana Cabral vai trabalhar no Amendoeira Golf Resort, em Alcantarilha, tendo dois jogos agendados. O primeiro no dia 17 diante do SC Huelva e o segundo frente ao Sevilla FC. Ambos irão disputar-se nos campos do hotel e serão à porta-fechada, sem transmissão televisiva.
Ainda de acordo com o site oficial do Sporting, as Leoas já fizeram quatro jogos-treino à porta fechada – dois deles com equipas masculinas e outros dois com equipas femininas, o Amora FC e Santa Teresa de Badajoz.
12 Agosto, 2021 at 17:48
Qem diria
12 Agosto, 2021 at 17:50
Quem *
12 Agosto, 2021 at 20:28
És um avençado do Vagangs… Nunca me enganaste!!!
12 Agosto, 2021 at 18:05
Engraçado, até parece uma reação aos cozinhados do Álvaro.
Já agora, convém avisar antecipadamente as jogadoras que vão ter jogos….
12 Agosto, 2021 at 19:16
😀
12 Agosto, 2021 at 20:30
Não esquecer de convocar o Miguel como adjunto !
SL
12 Agosto, 2021 at 22:37
Se os jogadores lêem a tasca ao intervalo dos jogos, os dirigentes devem fazer igual
12 Agosto, 2021 at 18:54
Do que pude saber sobre os jogos já realizados:
Sporting CP 5-0 Civitas Santa Teresa de Badajoz
Jogo realizado em Campo Maior. (info ‘apoioscpfutfem’)
Sporting CP 3-0 Amora FC (1-0 ao intervalo).
Jogo realizado em Alcochete.
(info. que obtive junto de um responsável, mas que não pude reconfirmar)
PARA QUE HAJA MEMÓRIA:
Três participações em que o FutFemProfissional do Sporting CP não divulgou resultados, pelo que entendi oportunamente, divulgar todos os dados disponíveis…
07SET2017
O FutFemProf tendo NC como treinador, aproveitando uma janela de oportunidade, com as ‘Chelsea Ladies’ em Portugal, jogou um particular em Alcochete que perdeu por 1-8 (1-2 ao intervalo).
O Sporting nunca divulgou esse resultado, nem que jogadoras o jogaram, mas o Chelsea noticiou o jogo no seu sítio oficial, mas não divulgou quem jogou pelo Sporting.
https://www.chelseafc.com/en/news/2017/09/07/big-win-for-ladies-in-final-friendly
————————————————————————————————————————————-
Torneio Internacional do Clube de Albergaria (30JUN-01JUL2018)
…
Ainda que mal pergunte – que plantel disporá o Sporting CP, para a época 2018-2019?!
Sabe-se oficialmente de renovações de diversas atletas, por períodos até prolongados, mas o Sporting CP ainda não deu conta publicamente, se chegou a acordo com todas as ‘do núcleo duro’ de 2017_2018, tendo em vista a nova época.
Se somarmos a isso que o Sporting CP acaba de participar no Torneio Internacional do Clube de Albergaria, e que ‘nada vi reportado’ sobre as convocadas para o mesmo ou as que jogaram em cada jogo – tão só as páginas afectas ao SCP, indicam quem marcou os golos.
Estamos pois, no que eu chamo de um ‘secretismo’ sem sentido, quando o que mais importava, era com naturalidade dar pública notícia da participação nos seus devidos termos.
Até porque a directora Raquel Sampaio, na resposta que entendeu dar a notícia do JN, conferiu importância ao referido torneio do Clube de Albergaria, quando afirmou:
3. Esta época, ao contrário do que aconteceu no ano passado devido à realização do Euro, a Fase de Grupos da Liga dos Campeões começa mais cedo e, por isso, consequentemente, a pré-época também;
4. Não há equipas a treinar neste momento e, como tal, não vamos jogar contra pinos;
5. Devido a esta situação excepcional, o único torneio em que vamos participar na pré-época é o de AIbergaria.
—————————————————————————————–
30JAN2019
#FutFemSCP
As VfL Wolfburg estão em Portugal.
Jogam hoje com o Sporting CP pelas 17H00 no Estádio Municipal 25 de Abril em Castro Verde
Se houver condições, vão fazer ‘streaming’ do jogo.
Ao arrepio do que deve ser feito, o Sporting CP, porta-se com provincianismo.
https://www.vfl-wolfsburg.de/en/news-detail/news-detail/detail/news/halfway-point-in-portugal/
O SCP não divulgou o resultado, nem quem jogou.
12 Agosto, 2021 at 19:24
Caro Humberto, muito obrigado por mais esse serviço leonino aqui prestado. Informação muito importante e pertinente.
Já agora, a informação sobre o jogo com o Badajoz que o Humberto recolheu provém de uma rede social que, não sendo site oficial ou oficiosa do Sporting, tem demonstrado muito mais preocupação em BEM informar do que o Site ou as redes Sociais oficiais do Clube. Em variadíssimos posts da anterior rubrica “O Futebol Não é para Meninas” onde dava nota dos resultados e marcadoras dos jogos das equipas de formação, a notícia em”primeira mão” era obtida aí (para não esquecer: Sporting Clube de Portugal Futebol Feminino – Apoio) e confirmada algumas horas ou um dia ou dois mais tarde no site da FPF; nada nos meios do SCP. O link do “Apoio” é: https://www.facebook.com/SportingApoioOFutebolFeminino/.
O que o Humberto aqui nos revela (com as fontes devidamente assinaladas e consultáveis) apenas confirma que, infelizmente, esta política de secretismo e opacidade já vem de longa data no nosso FF.
Ela já seria obstrusa e anacrónica no FM, mas no FF é tudo isso acrescentado de gestão desastrosa. O FF (o nosso e qualquer outro) quer, requer, precisa imperiosamente é de divulgação e promoção; não é de secretismo e opacidade.
Mais uma vez, obrigado Humberto
SL
12 Agosto, 2021 at 19:44
Já agora, para melhor “contextualizar” a relevante importância das informações aqui fornecidas pelo Humberto, talvez convenha lembrar que a Raquel Sampaio, pouco após essa entrevista que cita, foi afastada do Clube. Mais uma vez, parece que a opacidade se sobrepôs à transparência, que a o secretismo se sobrepõe à promoção do FF.
SL
13 Agosto, 2021 at 4:40
…complementando o meu post:
30.01.2019 – Castro Verde
#FutFemSCP #vflladies Sporting CP (w) 1-4 VfL Wolfsburg (w)
WOLTER (12.), POPP (21., 45./ FE), STOLZE (61.) Ana Capeta (63.)
ONZE inicial das ‘leoas’: 21Patricia 25Blomquist 04Mariana 15Carole 5Marchão 2Carlyn 11Tatiana 10Nevena 23Nadine 18Carolina 17Neuza + 3Fontemanha 6Bruna 7Capeta 14Joana 20Solange..
https://www.youtube.com/watch?time_continue=9&v=Lc5ZnoB-MuA
https://twitter.com/humb_fern/status/1090850336762294274
12 Agosto, 2021 at 19:04
Acredito que seja opção da secção- e temos de respeitar – não consigo vislumbrar outra.
Confiar e acreditar.
SL
12 Agosto, 2021 at 19:33
Confiar e acreditar os TUBARÕES (que os de carneiro, para este caso, serão pequenos.
Se isto é opção da Secção é uma péssima opção. Como foi péssima opção deixar de jogar os jogos “grandes” (até acho que deveriam ser esses e todos os ada Fase Final) em Alvalade. Como é péssima opção não se estar já a trabalhar uma Gamebox, pelo mesmo para os 7 jogos em casa da Fase de Apuramento de Campeão (que se disputarão já em 2022 e com muito mais perspectivas de abertura ao público). Como é péssima opção não haver 1 jogo de apresentação aos adeptos Leoninos.
Vou colocar aqui o que já coloquei em comentário de outro post para se perceber a diferença, PARTICULARMENTE NUM DESPORTO QUE NECESSITA É DE DIVULGAÇÃO, PUBLICITAÇÃO, PROMOÇÃO COMO ACONTECE COM O FUTEBOL FEMININO:
«Já realizaram jogos de preparação, mas apresentam-se agora aos adeptos: as jogadoras do Amora que vão disputar a época 2021/22 vão apresentar-se aos adeptos e simpatizantes do clube diante das recém promovidas do Lank Vilaverdense.
O jogo terá lugar no Centro de Treinos do Serrado pelas 17h30 de domingo. O acesso será condicionado a sócios do Amora, atletas ou familiares de atletas ou staff e sujeito a medição da temperatura à entrada, utilização obrigatória de máscara e cumprimento do distanciamento social.
Mas as portas vão-se abrindo, como o clube da Margem Sul já prometera…» (in Lado F). Junto vem a foto do cartaz do jogo cujo link é: https://ladof.pt/wp-content/uploads/2021/08/236608250_4863748886974149_354758159377918398_n-1024×1024.jpg
Quer pela curta nota quer pelo cartaz ficamos a saber que o Amora:
1) Faz um JOGO DE APRESENTAÇÃO aos Sócios e aos familiares das Atletas;
2) PUBLICITA e PROMOVE esse jogo;
3) Faz um Cartaz promocional que publica no seu site e nas suas Redes Sociais e que afixa em locais estratégicos do Concelho do Seixal;
4) nesse cartaz ficamos a saber que o jogo é patrocinado por 15 empresas entre as quais as “multinacionais” Adidas, Rocktape e grupo de clínicas Lambert, empresas de dimensão nacional como a Influence Creative, o Best Bank Investments e a imobiliária ERA e mais 9 empresas de dimensão local
Eis algumas das vantagens de publicitar, promover e sustentar os jogos de preparação que vão muito para além da preparação desportiva.
Um abraço e saudações leoninas
12 Agosto, 2021 at 19:37
É imensamente triste assistir a um Clube como o Amora, dentro das suas limitações, trabalhar o FF com muito mais afinco, respeito e assertividade do que nós, cuja obrigação é incomensuravelmente superior.
Porque, em última análise, optar pela promoção e transparência em vez do secretismo e opacidade, é defender a evolução do Futebol Feminino em Portugal.
SL
12 Agosto, 2021 at 20:32
É incompreensível a forma como o FF é tratado.
Como diz o Álvaro, o FF necessita de promoção, de visibilidade.
Seja por responsabilidade desportiva e social, seja pelo investimento feito e por fazer, essa promoção e transparência deveria ser vista como prioritária no Sporting. Mas não é o que vemos.
Quando discutimos aqui os problemas financeiros do Sporting fica difícil entender como somos capazes de desprezar o Futebol Feminino que está em ascensão globalmente e com um enorme potencial gerador de receitas que tanta falta nos fazem…
12 Agosto, 2021 at 19:14
Não me aquece nem arrefece, quero é que trabalhem bem para quando for a contar.
Mesmo sobre os reforços, por mais que leia (porque não domino a matéria), aguardo para ver e não fosse o de Huelva à porta fechada, dava lá um salto.
12 Agosto, 2021 at 20:36
Que vergonha a polícia tasqueira….
A escumalha não tem direito a informação
13 Agosto, 2021 at 7:53
Apenas posso ver isto como total desleixo por parte do clube para com o FF.
O Álvaro vem alertando para esta politica de esquecimento e pouca relevância do FF.
É assim que se dá valor ao desporto feminino?
Custa assim tanto fazer um Twit ou uma mensagem numa rede social?
Já nem falo do site que continua a ser tudo menos um local onde se possa obter informação sobre a atividade do clube, resultados, etc.
13 Agosto, 2021 at 10:14
11AGO2021
Sporting CP 5-0 Civitas Santa Teresa de Badajoz (da 2ª div – Reto Iberdrola)
(0-0 ao intervalo)
https://tinyurl.com/sdyk5jds
A não divulgação de resultados, é um provincianismo sem sentido e uma falta de respeito, dir-se-ia, de quem tem medo da própria sombra.
Este, é um ‘pedaço de mau caminho’, que importa não repetir.
09JUN2021 – Mariana Cabral, ao assumir funções:
“Temos uma fasquia muito alta e o futebol feminino não quer fugir a esse patamar. O futebol feminino está aqui para dar títulos ao Sporting, para lutar constantemente por títulos. Vamos, desde o primeiro dia, tentar ganhar com um futebol que envolva os sócios e adeptos e que traga mais gente aos estádios. Que consiga levar mais pessoas a ligarem a televisão para verem futebol feminino. É isso que nos interessa: valorizar o cube e valorizar o futebol feminino», disse Mariana Cabral na apresentação como nova treinadora da equipa A.#