“A contratação mais cara da Sporting SAD neste defeso foi a do jovem Marco Cruz, que era atleta do FC Porto B. Os “leões” pagaram 11 milhões de euros pelo jovem jogador, segundo comunicado divulgado esta segunda-feira pela SAD “verde-e-branca. Em contrapartida, os campeões em título transferiram o jovem Rodrigo Fernandes para o Dragão…a troco … de 11 milhões de euros”
Abre assim o artigo do JN, recuperando um movimento financeiro que se julgava estar assente em 4 milhões, mas que, afinal, se revelou bem mais “encorpado”, agora que foram finalmente divulgados os números das operações de mercado resultantes de vendas, contratações e empréstimos
A capa de hoje do jornal A Bola, é daquelas que torcem o estômago, com um tema sobre o qual vale a pena recuperar o que escreveu o tasqueiro Armando Braga:
As artimanhas desta Direcção já são previsíveis. Percebia-se que estavam à espera da realização das AG´s do Clube e da SAD para escaparem ao escrutínio de Sócios e Accionistas. Tendo fechado a 30.09 o Mercado de Verão ,só ao 25 º dia se ficaram a conhecer certos pecados, nomeadamente
– a operação de troca com o FCP
– o Custo do empréstimo do Sarábia, que sendo normal, foi contudo ” ignorada ” a informação falsa de que tinha sido sem custos.
A operação casada de troca valorizada por 11 ME é neutral a nível de tesoraria, paga-se 11 pela compra recebe-se 11 pela venda, soma nula. A nível de Conta de Resultados ( Lucros & Perdas ), sim influencia o exercício de 2021 positivamente, o actual, mas negativamente os seguintes em função do nº de anos de contrato dos atletas.
Admtindo que o Contrato é a 4 anos , então o custo a reconhecer é de 2,75 ME em cada um desses anos pela Compra feita enquanto os 11 ME pela venda são reconhecidos integralmente neste exercício. Assim o impacto na Conta de Lucros e Perdas será :
2021/2, 2022/3, 2023/4, 2024/5
1-Venda 11,00, 0, 0, 0
2-Aquisição 2,75, 2,75, 2,75, 2,75
3-Impacto(1-2) +8,25, – 2,75, – 2,75, – 2,75
A operação gera um efeito positivo de 8,25 ME neste exercício e um prejuízo nos três seguintes que totalizam um valor idêntico. Veremos se os Auditores aceitam este efeito sobre as contas, o que duvido, ou se o neutralizam exigindo a criação de uma imparidade ( Provisão/ Custo) de 8,25 ME que se iria anulando ano a ano pelo montante de 2,75 ME. Ou seja perante a suspeita de que a operação foi desenhada para produzir este efeito distorcido sobre as contas, a imparidade produz a correcção “puxando” o custo de 11 ME para o exercício de 2021/2, dando-lhe tratamento na prática idêntico ao dado ao Proveito da Venda.
26 Outubro, 2021 at 7:49
Vergonhoso. Tudo. E ainda vem o Braga dizer que isto permitiu não vender mais nenhum jogador.
Fdx que ridiculo
26 Outubro, 2021 at 9:49
Subscrevo!
Só acrescento o que já disse ontem, que há muito sportinguista sócio que valida tudo isto que não é mais que uma trafulhice de contas marteladas, com a agravante de terem validado os 20M€ de divida do Clube à SAD, cujas receitas do Clube dificilmente permitirão pagar!
Vamos chamar a essa gente “inteligentes” para que se sintam bem.
26 Outubro, 2021 at 10:25
Miguel, não sou inteligente nem burro, nem tão pouco um troca tintas que aqui anda ao sabor do vento. Sou apenas um Sportinguista anónimo há pelo menos sete décadas e associado há mais de 40 anos sem nunca ter deixado de pagar quotas por não gostar deste ou daquele presidente.
Possivelmente já tenho idade para ser teu pai e se calhar ainda tu andavas a saltar de um colhão para o outro já eu tinha andado dois anos de espingarda às costas pelas matas e picadas de Moçambique e já andava a titar um curso superior. Já tenho filhos da tua idade ou até mais velhos do que tu, por isso, como não me conheces de lado nenhum não te admito que me coloques rótulos disto ou daquilo e é melhor ficarmos por aqui.
26 Outubro, 2021 at 11:17
Mais uma vez, compreendo o que dizes.
Mas gostava de saber a tua genuína opinião sobre estas “operações”, se concordas, se achas bem e, com isso, se não te importas de ser cúmplice das mesmas.
P.S.: peço desculpa tratar-te por “tu”, mas aqui somos apenas nicks.
Ao vivo, obviamente que te tratava por “você”.
26 Outubro, 2021 at 12:11
Jaime, prefiro que me tratem por “tu” porque assim não me sinto tão “velho”.
Quanto à tua pergunta, até posso concordar que são operações “imorais”, especialmente por serem feitas com quem foi.
Mas também tento compreender que uma SAD que está em falência técnica por ter capitais próprios negativos de cerca de 100 milhões de euros quando no plantel tem jogadores como Palhinha, Nuno Mendes, Daniel Bragança, TT e Gonçalo Inácio, que para o seu ativo contam zero euros, possam tentar menorizar essa situação.
No caso em análise, o Sporting tem um atleta com que não conta (Rodrigo) sem qualquer valor contabilístico e, podendo trocá-lo por outro atleta que lhe interessa e que até mostrou interesse em vir para o Sporting recusando renovar com o Porto, sem quaisquer dispêndio de verbas, só me pode chocar ter sido feito com quem foi. Mas, já teve uma frase com a qual eu concordo totalmente – “aturo qualquer filho da mãe desde que seja no interesse do Sporting”
26 Outubro, 2021 at 12:14
“mas alguém já teve uma frase”
26 Outubro, 2021 at 12:22
O problema de com quem é feito é o menos…
Os problemas graves:
– Ser uma fraude evidente;
– Mostrar a fragilidade das contas do Sporting que tem de recorrer a fraude para se aguentar;
– Mostra que a direção do Sporting prefere a fraude a gerir o clube.
– Mostra que a direção do Sporting está disposta a comprometer o futuro abrindo ainda mais o buraco (com isto safamos este ano, agravamos os próximos em 2,5M).
Quanto ao valor dos miúdos da academia no ativo. É uma coisa com que a SAD do Sporting tem de conviver à 15 anos. Só é um problema real que exige que cometam fraude para o tapar porque o clube não é gerido e por isso recorre a qualquer expediente para evitar o problema que têm à frente do nariz.
Isto é que é mesmo grave. Cometer fraude com o porco, com o Guimarães, com o Barcelona ou com o arrentela por mim é completamente indiferente.
Ok…concorda que seja cometida fraude desde que não seja com o porco. É uma posição.
PS: A falência técnica em que estamos não tem nada a ver com os putos valerem zero de ativo. Tem tudo a ver com o desiquilibrio histórico das contas que permite um clube fazer mais de 200M em vendas (quase o passivo bancário do clube) e no entanto manter-se em total desequilíbrio e com um passivo nunca decrescente de forma significativa. O problema é este. Não é os putos da academia não terem valor de ativo. Isso, mais uma vez, é olhar para a parede que está à frente do nariz e que tem uma rachazinha que se quer tapar e não para todo o edifício que está construído sob fundações que estão a ruir e que cuja racha é apenas um pequeno sinal….
26 Outubro, 2021 at 13:17
Em cheio Tiago, eu ia escrever uma resposta mas li a tua , está tudo dito
26 Outubro, 2021 at 14:22
Isso tudo, Tiago.
26 Outubro, 2021 at 15:49
Subscrevo.
26 Outubro, 2021 at 16:17
Nem é preciso desenhos
26 Outubro, 2021 at 12:26
Aqui a questão não é aturar.
Aqui é promover uma trafulhice contabilística depois de apregoar aos sócios que as contas estavam boas.
O valor contabilístico dos jovens da formação é zero a muitos anos e para todos os clubes. O Sporting já teve outras situações financeiras más e nunca promoveu este tipo de esquemas.
O Marodri concorda que a operação é imoral mas ao mesmo tempo a desculpa, que é como quem diz, os fins justificam os meios. Benfiquistas e portistas dizem o mesmo.
26 Outubro, 2021 at 13:27
Aturar qq fdp é uma coisa… Cometer irregularidades / ilegalidades é outra.
26 Outubro, 2021 at 13:47
Mas é ilegal/irregular porquê?
É ilegal efetuar compras e vendas?
Pode ser considerada um chico espertice, pode-se ou não concordar com ela, mas de ilegal acho que não tem nada. É apenas a minha opinião.
26 Outubro, 2021 at 14:03
É.
Faz assim…
Pega compra um carro a um amigo teu por 100 mil que vale 10 mil. E depois vai perguntar a um auditor se podes fazer isso. E pergunta também às finanças.
Vais ver o que te respondem…
Numa empresa não podes fazer negócios como te apetece.
Especialmente porque é evidente o que é a operação. Não é uma compra e venda, é uma lavagem de números. Até o Sporting já o admitiu.
26 Outubro, 2021 at 14:14
E se eu ao mesmo tempo vender o meu carro velho também por 100.000?
Conheço muitos casos de vendas de imóveis avaliados ou comprados por 50.000 e depois vendidos por 100.000. Achas que as finanças se importam? Até vão receber mais impostos sobre as mais valias realizadas.
Agora dou por terminada a discussão sobre este assunto, pois já fiz mais comentários hoje do que nos últimos 5 meses.
26 Outubro, 2021 at 14:24
“Mas é ilegal/irregular porquê?”
Outros já se anteciparam e responderam por mim.
Agora percebo porque votaste a favor das contas.
É porque as consideras “legais / regulares”.
26 Outubro, 2021 at 14:28
Marodri.
É fraude.
Se venderes a tua empresa vender o seu calhambeque por 100.000 euros e depois a empresa compradora vender-te o calhambeque dele por 100.000 euros, quando ambos a valerem 5.000, é fraude.
Isto não é uma questão de opinião, é de facto. Não podes fazer operações sem que o valor da operação tenha justificação no mercado.
Exatamente porque isto é uma forma de manipular as contas (exatamente como está a ser feito).
Se queres uma evidencia final (pode ser que chegue para te convencer) as contas do porco foram aprovadas com uma reserva (que significa que os auditores têm muitas duvidas sobre um determinado ponto e por isso não garantem que esteja correto). Sabes qual é?
“Na sequência de transações separadas de aquisição e alienação de “passes” desportivos de jogadores com a mesma contraparte, o Grupo registou, por referência a 30 de junho de 2021, mais valias no montante de 14,1 milhões de euros (apresentadas na rubrica de “Proveitos com transações de passes de jogadores”) e ativos intangíveis no mesmo montante. Não obtivemos a evidência de auditoria suficiente que nos permita concluir sobre a adequada valorização destas transações e consequente impacto nas demonstrações financeiras.”
É sobre o negócio com o Guimarães. Os auditores colocarem uma reserva nas contas é bastante grave.
26 Outubro, 2021 at 15:34
O problema é que o fisco pode muito bem aceitar a receita e não aceitar a despesa, ou seja, pagas ao fisco os impostos da receita e não aceitar descontar imposto na despesa.
Para as finanças não podes descontar imposto para além do valor de mercado ainda por cima sem troca de valores monetários. AS finanças pode muito bem não aceitar o valor do Marco Cruz.
26 Outubro, 2021 at 16:16
Bem, sendo ilegal ou fraude, expliquem me lá o motivo porque a cmvm ou outra qualquer entidade não atuou?
Com esta questão não deduzam que sou favorável à mesma, porque não o sou mesmo!
26 Outubro, 2021 at 16:47
Leão forever
Vamos ver se não vão atuar…
Para já os auditores do porco colocaram uma reserva nas contas de 2021 deles por não conseguirem determinar o valor do puto do Guimarães que lá chegou.
Além disso, uma dica.
O JM teve problemas com o fisco espanhol até à ponta dos cabelos, quase sempre com jogadores que passaram por cá. Achas mesmo que as práticas dele eram exclusivas de lá? Porque será que a AT cá nunca atuou ou sequer fez uma investigação a sério aos clubes de futebol, onde toda a gente sabe o que se passa?
E vamos ver como isto fica. Se a pressão publica aumentar, vais ver. A merda sabes qual é? Anda tudo ao mesmo…por isso vai tudo passar uma esponja e ninguém vai ligar porque a pressão publica não vai aumentar porque o seu clube tem rabos de palha, ao mesmo tempo que os políticos têm medo de morte de tocar nos clubes….é por isso que vais acabar por ver os lampiões como lesados do orelhas, nunca beneficiando. Porque se eles decidem pegar numa ponta, não sobra nada do futebol tuga.
26 Outubro, 2021 at 17:15
Não bata mais nos “ceguinhos”
SL
26 Outubro, 2021 at 12:38
eu pergunto se este comunicado tivesse saído antes e se os resultados mostrassem mais 8.5 milhões de prejuízo as contas continuariam a ser aprovadas em 3 assembleia com 83%
Tu terias votado da mesma forma ?
Esconder isto propositadamente é má fé e não augura nada de bom para o que nos podem andar a esconder mais….
26 Outubro, 2021 at 16:43
Isto sao contas da SAD.
A mim o que me deixa mesmo boqueaberto é, se isto for ilegal como aparenta ser, o que raio está lá a fazer os auditores e o ROC e qual é a responsabilidade legal deles que/se “certificaram” as contas. É que pagamos para iaso, para que as verifiquem.
27 Outubro, 2021 at 13:19
Boomers, sempre a enterrar.
26 Outubro, 2021 at 10:29
Tem um pavilhão moderno para entregar !
26 Outubro, 2021 at 10:49
Lançaram algum comunicado?
26 Outubro, 2021 at 14:25
Só um disco e uma cassete…
26 Outubro, 2021 at 7:51
Ou seja, conseguiram finalmente, somos exactamente iguais aos outros:
Negócios duvidosos;
Comissões no bolso de negócios desportivos duvidosos:
Contas mascaradas de lucro agora e dívida futura garantida (vamos ter de continuar a vender para pagar contas e não pela parte desportiva);
Sócios incapazes / incompetentes no que toca ao controlo destas negociatas;
Dirigentes mais preocupados em gangar eleições do que arrumar as contas (faz lembrar a última vinda da troika e os governos que nos levaram a isso…).
Temos o clube (e o país) que merecemos.
26 Outubro, 2021 at 7:58
Este sim é claramente o ponto fraco desta direção e só mostra também como uma certa oposição andou distraida com “faitdivers” de AGs e outros subterfúgios juridico-legais para tentar boicotar quem lá estava.
O negócio em sim já é manhoso, pior ainda fazer-lo com quem o fizeram. Inadmíssivel!
É claro que A Bola, sob os mais altos interesses de quem o dirige do outro lado da segunda circular, iria dar destaque a esta situação.
26 Outubro, 2021 at 8:28
A culpa é dos outros. Sempre!
26 Outubro, 2021 at 15:55
homem de pouca fé!!! Então não se vê logo que quem arquitetou esta situação toda foi o BdC escondido atrás de um arbusto?
26 Outubro, 2021 at 16:02
Não me digas que estás surpreendido?
26 Outubro, 2021 at 16:44
BdC está morto e enterrado na história do clube (e ainda bem!!!), ainda que alguns ainda alimentem essa esperança. Há que seguir página….
Dito isto, vamos falar do que interessa:
– A troca em si, é algo que já foi feito no passado com dividentos para os dois lados: Rui Jorge/Bino por Costinha/Peixe, Clayton por R.Fernandes, Izmailov por Miguel Lopes.
– Este tipo de trocas é algo que é usado em outras ligas (por exemplo em Itália) e lá (onde até as rivalidades entre clubes até são bastante acentuadas) são até bastante recorrentes;
– Marco Cruz é um jogador de futuro e até já mostrou qualidade nos sub-23 do Sporting. Aos 17 anos é capitão da seleção do seu escalão.
Ora, isto podia ter sido dito e feito desta forma (ainda que claro seria sempre alvo de criticas). Mas não foi!!! A forma como está colocada faz passar a ideia do esquema, da trafulhice, do martelar as contas num momento em que não somos nós que estamos sob a alçada da UEFA e a sair de um processo de fairplay financeiro.
Um claro erro desta direção, que assim e logo após uma AG de sucesso, continua a dar espaço para que o SPorting seja um clube em eterno debate
26 Outubro, 2021 at 16:59
Claro que o Porto também anda aflito, mas já anos que assim anda…
Mas faz sentido vir com os discursos “políticos” merdosos (cai quem quer) a dizer que são “bandidos” e depois fazer negócio com os gajos?
Mais vale estar calado e deixarem se de merdas.
Parece me que estás a colocar a mão no fogo alguém, com tanta certeza no comentários.
Falas tanto em “viúvas do Bruno” que vamos lá ver se ver se não acabas como uma.
SL!
26 Outubro, 2021 at 17:08
Viuvas de quem?
Que dificuldade em perceber o óbvio.
26 Outubro, 2021 at 17:22
Talvez por seres dos gajos que mais fala nele é que passas essa impressão.
26 Outubro, 2021 at 17:35
Mas é tão dificil de perceber que muitos daqueles que votaram contra, são a favor, apoiantes e defensores desse senhor e que alimentam, ou alimentavam até este fds, a fantasia de que ainda era possível a sua volta!? Como já se sabe que isso não é possível, vem o ressabiamento como se vê em muitos destes comentários.
Eu acho que já se percebeu tudo isto, logo o que interessa agora para o Sporting é seguir adiante, haver outros opositores que não tenham nada a ver com o passado e que se discuta o clube de forma mais saudável.
26 Outubro, 2021 at 17:40
jbidé
26 Outubro, 2021 at 18:46
És um benfiquista reles !
Um puto de fraldas inconsciente e um ignorante ressabiado, um inconsequente, um drogado que se diz Sportinguista.
És um malcriado sem berço que vive às custas do Sporting CP.
Defendes estes Aldabrões, da mesma forma, que insultas , a cada respiração a tua progenitora de meretriz !
Estais a destruir o vosso ganha pão…. estupido ! … O SCP !
Um dia acabará a mama !
26 Outubro, 2021 at 18:55
E é difícil perceber que uma franja que votou contra não tem nada a ver com o que falas? Isso é o que a maioria não quer perceber. O Varandas disse que eramos todos brunistas e a maioria papa como se fosse normal, são incapazes de pensar que haviam razões sérias para chumbar as contas.
O BdC vá-se lá saber porque tornou-se um bicho papão, preferem dar a mão a bandidos do que sequer cogitar que está longe de o ser.
26 Outubro, 2021 at 19:09
hehehe os trolls ainda estão por aqui….
Que grande jogo no andebol!!!
26 Outubro, 2021 at 17:29
Estás a colocar a mão no fogo por um Presidente/dirigente, só isso.
Devemos estar satisfeitos pelo rumo do clube desportivamente (eu estou) e apoiar os funcionários/atletas, que lutam pelos nossos objetivos.
O resto nem tanto.
26 Outubro, 2021 at 17:54
as trocas que foram feitas e que falas, foram jogador por jogador, não houve verba nenhuma envolvida em nenhuma delas, foram trocas, não foram venda de um e compra de outro por um valor qualquer definido consoante a necessidade
onde é que recorrentemente se vendem e compram jogadores como foi feito agora, lá fora por valores exatamente iguais?
26 Outubro, 2021 at 18:16
grande sucesso de AG, no mínimo tão grande como aquela que foi também a 2ª ou 3ª, na altura do soares franco que lhe permitiu vender ( a menos de metade do preço de mercado) o património imobiliário do SCP…sucesso!!!
26 Outubro, 2021 at 8:25
Outra questão e se foi paga alguma comissão de intermediação ao Jorginho.
26 Outubro, 2021 at 8:27
O caminho escolhido em 2018…
Celebrem os “títalos ” e deixem roubar quem pode e sabe
26 Outubro, 2021 at 8:29
O grande ponto aqui é a falsidade.
* Se me tivessem dito que o emprestimo de Sarabia foi de 2M por uma época eiu achava normal e continuaria a apoiar. Agora dizerem que foi sem custos… e afinal não é que não.
* Sendo leigo nisto, mas será que convinha a alguém, os 11M pagos pelo Marco Cruz e “recebidos” pelo Rodrigo Fernandes? Não será apenas “vendas de ocasião”
* Posto isto, e importante, era saber as reais valores das clausulas de compra do Plata, Joelson, Vinagre e Virginia.
* Venda de Rosier positiva.
26 Outubro, 2021 at 8:59
A justificação do Braga…
Nunca fui grande fã de areia, embora goste da praia.
26 Outubro, 2021 at 9:02
Não compreendo, tirando nas redes sociais, ninguém irá sequer questionar?
Onde está a preocupação com a imagem?
26 Outubro, 2021 at 11:27
A imagem será trabalhada pelos avençados nos painéis…
26 Outubro, 2021 at 9:13
O engraçado disto tudo é que juravam aqui a pés juntos que este ano é que ia ser com a venda do Nuno Mendes ia disparar o resultado e que o segredo era vender o Nuno Mendes cada ano. Agora caem com o cu no chão e lá chegam à conclusão que afinal nem sequer 1 Nuno Mendes chega para equilibrar as contas. E não há mais Nunos Mendes do pé para a mão. Ninguém vale o que valia o Nuno Mendes.
Temos as contas todas desequilibradas desde o inicio e nem com os putos a subirem da academia foram capazes de as equilibrar. O Sporting perdeu uma oportunidade histórica de em 2 ou 3 anos resolver em definitivo o desequilíbrio das contas do Sporting e os problemas de financiamento. Em vez disso agravo-o até o que temos agora, que é o ponto de não retorno e de total dependência do Jorge Mendes e de seus esquemas.
Agora está feito…não vale muito a pena andar a chorar. Não foi por falta de aviso. Haverá ainda quem, mesmo com os cornos na parede, não a veja….
Vamos viver destes esquemas…com o JM a arranjá-los sempre até ao ponto que nos permite ir escapando ao FFP mas que obrigue o Sporting a ter cada vez mais dependência e a estar cada vez mais nas mãos dele…
26 Outubro, 2021 at 9:19
O pessoal que está mais preocupado com a imagem de fazer negócios com o PdC (que não foi…estejam descansados…foi com o padrinho…) do que com o que significa ter de o fazer não está mesmo a perceber o filme de terror que isto significa…
Espero que o Vinagre não cumpra os objetivos da clausula obrigatória. Eu até acho que ele é um jogador interessante e que pode dar um bom ala mas temos prioridades bem mais importantes do que um ala esquerdo…
26 Outubro, 2021 at 9:27
Para todos os efeitos, ainda não vendemos o Nuno Mendes ou um Nuno Mendes…
Por isso é que se agarraram a este malabarismo vergonhoso, para aumentar o valor contabilistico do plantel ou dos Activos.
A minha questão é se as tais entidades externas, que tanto foram valorizadas na votação do orçamento, vão achar piada a estas camuflagens financeiras.
À mulher de César…
Todos os dirigentes se queixam do valor zero dos jogadores da formação nas contas, percebo agora a razão de ser. As pessoas não são sérias e não poderia ficar ao critério dos clubes definir esse valor, mas sim, definido pelo mercado ou pela transação.
26 Outubro, 2021 at 9:37
Mas vais ter de o vender na mesma para ter resultado. Este é a adicionar.
Isso vai ser evidente no final do ano…
As entidades externas estão-se a cagar para isto…até porque a mais importante de todas e que nos arranja o financiamento quase todo foi a que fez este negócio…
26 Outubro, 2021 at 9:43
Gostava muito de perceber, mas não vejo como esta venda fictícia inflaciona as contas positivamente?
se por um lado recebes, por outro gastas!
e se fosse 1 milhão não era igual?
e qual o interesse de gerar prejuízos nos anos posteriores?
26 Outubro, 2021 at 11:09
O que conta é o imediato. Para o ano logo se vê.
26 Outubro, 2021 at 11:16
Porque podes registar o lucro imediato de 9M e um aumento do Ativo de 9M.
Os prejuízos de anos posteriores serão cobertos na altura por trafulhices feitas em anos posteriores….
O JM depois logo orienta uma forma.
Este ano era preciso isto para não entrar em incumprimento do FFP. Nos próximos anos logo se vê.
Obviamente que isto na verdade e no fundo não beneficia em nada o Sporting. Só mesmo a retórica da direção. O buraco em vez de ser tapado é constantemente aumentado e apenas metem umas folhas em cima para disfarçar. Claro que chegará o tempo em que não há folhas que disfarcem…mas isso será a seu tempo…
Os clubes que tornaram estas operações evidentes ao mundo foram a Juve e o Barcelona…e tão bem que se deram a prazo….
26 Outubro, 2021 at 11:38
A partir do momento em que um jogador da formação sai (valor contabilístico aproximadamente de 0) e entra um jogador cujo valor de aquisição é de 11M, o ativo do clube cresce em 11M.
O mesmo se passa no Porto, que com a entrada de Rodrigo Fernandes (11M), Romain Correia e João Mendes (15M) e saída de 3 jogadores da formação com valor aproximado de 0, aumentou o seu ativo em cerca de 26M.
Penso que seja mais ou menos isto, acrescido da “entrada” do rendimento no período o que implica um aumento no Resultado do Período.
26 Outubro, 2021 at 13:20
Já foi explicado mais acima
26 Outubro, 2021 at 9:46
Pelo amor de Deus, não põe mais o Vinagre a jogar para não cumprir os objetivos. Jogador péssimo, temos melhor na formação. 10 milhões por 50% do passe? Mandem ele de volta já em janeiro. Flávio Nazinho é melhor que o Vinagre. Até o Esgaio a defesa esquerdo é melhor do que ele.
26 Outubro, 2021 at 9:50
Tem o Gonçalo Costa também.
26 Outubro, 2021 at 10:10
O caso Vinagre é muito similar ao caso Paulinho.
Fosse contratado por uns 4 ou 5 M€ e ninguém questionaria a coisa. Podia funcionar ou não mas era uma contratação que se aceitava na boa.
Avaliar o Vinagre em 20M€ é uma barbaridade. Nem os 10M€ dos 50% do passe vale.
E é por negócios destes que as contas são uma merda e vão continuar a ser uma merda. Não chegou torrarem 50M€ nas 2 primeiras épocas – nem 1 jogador contratado nessas épocas está hoje no plantel e deles todos só o Rosier foi vendido com uma perda de cerca de 3M€ (mais os ordenados de 1 ano).
E a maioria dos sócios aceitam e validam este tipo de negócios!
26 Outubro, 2021 at 11:32
Fosse contratado por uns 4 ou 5 M€ e ninguém questionaria a coisa.
Mas deviam.
26 Outubro, 2021 at 13:22
Voces ainda não perceberam que a clausula do Vinagre é obrigatória obviamente, ou acham que os empresários são todos burros como os dirigentes e a maioria dos sócios do Sporting
26 Outubro, 2021 at 13:26
E tu pertences à turma dos inteligentes, certo?
26 Outubro, 2021 at 13:37
Ouviste chamar por ti foi?
26 Outubro, 2021 at 13:43
Enquanto Deus mo permitir estarei sempre presente…para ti ou qq outro!
Simplesmente não menosprezo ou adjectivo depreciativamente quem pensa diferente de mim!
26 Outubro, 2021 at 15:45
Só faria sentido responderes se também achavas que o Vinagre era bem comprado, um gajo que acha isso é definitivamente burro, não sei se te incluis ou não, tu é que respondeste à chamada
26 Outubro, 2021 at 16:12
Também deves ter sido da turma que criticou todas as contratações da época passada, ou não?
O achar que o vinagre, o palinho foram aquisições por valores elevados, não me dá o direito de chamar burros, como afirmaste, à maioria dos socios do sporting!
26 Outubro, 2021 at 16:05
A acreditar no relatório e contas, os objetivos, com certeza que são por minutos jogados etc.
Admito que noto com alguma estranheza o desaparecimento de Vinagre das contas de RAmorim.
Pode estar a ser trabalhado no treino.
Ou então não mostrou o que era esperado e o RA conta com Reis e Nuno Santos para essa posição.
Em condições normais ele seria o dono do lugar esta época.
26 Outubro, 2021 at 9:47
Esta semana não há cenouras.
Foram todas gastas a semana passada.
Agora já esta todo lá dentro e não, não foi um cenouro.
26 Outubro, 2021 at 9:53
Isto seria mais simples se aos jogadores vindos da formação lhes fosse dado um valor de mercado (por exemplo através do transfermarkt).
Tal como está, os clubes formadores saiem prejudicados nas suas contas (valor de activos) e caiem nestes truques de modo a alavancar a coluna do Activo vs Passivo.
26 Outubro, 2021 at 10:03
Isso nunca foi um problema.
Quantos anos o Sporting, ou os outros clubes, esteve em falência técnica exactamente porque os jogadores da formação valiam zero? Houve algum problema? Acabou o clube?
Toda a gente percebe que há jogadores que valem dinheiro mas nas contas estão a zero. Ninguém liga a isso, nem se fazem estes negócios para contornar esse problema.
Fazem-se para contornar outros problemas, como as contas no geral serem más.
Basta ler o documento para perceber o rol de falsidades que ali há.
Temos 100% do passe do Ugarte mas o Famalicão fica com 50% da futura venda?
Isto é para 80% dos votantes comerem ao pequeno almoço.
Há umas semanas toda a gente aqui criticava o negócio de troca de jogadores entre Porco e Guimarães, com 15M€ para cada lado!
Hoje uma série de pessoas justificam um negócio similar entre Porco e Sporting, ou simplesmente ignoram o assunto.
É não terem vergonha na cara.
26 Outubro, 2021 at 10:07
Igual para o PG e outros. Nada de novo aqui
26 Outubro, 2021 at 10:08
É assim desde sempre. Se é um problema é porque o clube é gerido como….bom…na verdade…não é gerido….
E por isso precisa destes esquemas. Se o clube fosse gerido, uma coisa que sempre foi assim não seria um problema, era o que era. Depois também ninguém se queixa de ser tudo mais valias na altura da venda…
26 Outubro, 2021 at 10:11
“Depois também ninguém se queixa de ser tudo mais valias na altura da venda…”
Exactamente!
26 Outubro, 2021 at 11:36
Nem mais, Miguel!
26 Outubro, 2021 at 9:54
Deprimente mas 80% dos sócios validam as trafulhices evidentes!
26 Outubro, 2021 at 10:04
O soundbite fica bem nas redes, mas não é trafulhice.
É como aquele amigo que precisa de despesas para pôr no IVA ou no IRS. Cenas contabilísticas…
26 Outubro, 2021 at 10:15
Lá está, para ti não é trafulhice.
Para mim, e qualquer pessoa honesta, é!
Tu metes nas contas as tuas despesas.
Se metes nas tuas contas as despesas dos outros, porque te dá jeito ter mais despesa, é trafulhice.
Podes dar as voltas que quiseres, no sentido que quiseres, mas há uma linha que separa a honestidade da desonestidade, como há uma linha que separa a verdade da mentira.
Por isso vocês validam estas merdas – mas não deixaram de criticar o Porto ou o Benfic@ em casos similares. Para os outros é trafulhice mas para nós é uma cena contabilística.
E quem vos vir até parecem que andam direitos…
26 Outubro, 2021 at 10:20
Claro que é uma trafulhice…..
26 Outubro, 2021 at 14:29
“E quem vos vir até parecem que andam direitos…”
#lampioesverdes
26 Outubro, 2021 at 10:33
Que ressabiamento com os 80%……dasse
Deixa lá essa conversa para a próxima AG ou para as eleições.
O que se trata aqui é de uma prática que não creio que seja aceite para a maioria dos sócios. E é isto que tem que ficar claro aqui. Na maioria conseguimos aprovar contas mais negativas, sem ter que fazer esquemas com os corruptos do Norto.
Ponto final!
Como temos uma oposição refém de certos reacionários que contestam tudo e mais alguma coisa com fantasias do passado de BdC, perde-se dpois a oportunidade de criticar o que realmente deveria criticado.
26 Outubro, 2021 at 10:37
Olha, estava a ver que ninguém falava do BdC.
26 Outubro, 2021 at 10:45
Achas que isto influenciava ou não as votações da última AG?
26 Outubro, 2021 at 10:54
Se 20M á SAD passaram.
Não serão 11M em troca com o Porto…
26 Outubro, 2021 at 11:07
Olha que não sei. É que há sócios que são muito adamantes em relação a trafulhice, já dividas entre clube e SAD é indiferente porque é Sporting na mesma.
26 Outubro, 2021 at 11:23
E quem é que lhes vai mostrar a trafulhice?!
Vais ter os meus de comunicação oficiais do Sporting (Cofinas e amigos cartilheiros) a dizer que está tudo muito bem e normal e que todos fazem e que isto é mesmo assim….
Quem é que vai explicar que isto é uma trafulhice? Os mesmos de sempre? Brunistas e coisas parecidas. Ainda antes da AG tiveste o mesmo discurso em 2 canais ao mesmo tempo a rotular o Nuno Sousa. Achas que depois o desmentido chega a algum lado?!
26 Outubro, 2021 at 14:36
“Se 20M á SAD passaram.
Não serão 11M em troca com o Porto…”
Passaram porque muito votaram “para defender o Sporting dos brunistas”, sem sequer terem noção que caucionaram essas aldrabices.
Provavelmente se soubessem tinham chumbado.
O que foi propagandeado a CS, sem contraditório, foi que o chumbo se deveu aos brunistas e que isso estava a prejudicar o Sporting.
Qualquer sócio menos avisado iria votar a favor precisamente para contrariar isso.
Os que se deram ao trabalho de ler (e perceber) o que lá vinha, obviamente votou contra (excepto os que também participaram ou lhes convém).
Também muitos dos que foram votar eram funcionários, técnico e atletas do clube. Com esta questão dos boletins numerados e com código de barras, a maioria não se atreveria a votar contra.
Isto é tudo tão óbvio que até irrita.
A desfaçatez com que estas coisas acontecem deixa-me profundamente revoltado.
Esta manipulação e intrujice…
26 Outubro, 2021 at 10:56
Não.
O voto favorável na ultima AG é um voto de reação a isto:
“contestam tudo e mais alguma coisa com fantasias do passado de BdC”.
Podia ter as trafulhices todas do mundo que quem ia votar era contra isto.
Tudo gira em torno disto….
26 Outubro, 2021 at 11:08
Só isso? Há também o facto de termos sido Campeões, a estabilidade, e as eleições só serem daqui a uns meses por isso nada de politicar.
Acho que “trafulhice” melindra mais os sócios do que qualquer outra coisa, Alcochete + Cashball pode ser um bom indicador disso.
26 Outubro, 2021 at 11:11
Qual trafulhice?
Quem ia dizer que era trafulhice era os que “contestam tudo e mais alguma coisa com fantasias do passado de BdC”.
Ganhámos, os auditores aceitam…
Nada muda face ao que era antes. Também havia trafulhice mas era exposta pelos que “contestam tudo e mais alguma coisa com fantasias do passado de BdC”….
26 Outubro, 2021 at 11:17
Disse o mesmo mais abaixo. Por enquanto pode estranhar. Daqui a uns meses começas a ter as mesmas reações que o Stalley teve ontem (e que não estava à espera) de que o que importa é o desportivo, o financeiro é o menos importante, foi troca por troca e nós saímos a ganhar.
26 Outubro, 2021 at 14:41
Tal e qual.
É como escrevi mais acima.
Muitos votaram “para defender o Sporting dos brunistas”, sem sequer terem a noção que estavam a caucionar aldrabices.
Provavelmente, se soubessem tinham chumbado.
O que foi propagandeado na CS, sem contraditório, foi que o chumbo se deveu aos brunistas e que isso estava a prejudicar o Sporting.
Qualquer sócio menos avisado iria votar a favor, precisamente para contrariar isso.
Os que se deram ao trabalho de ler (e perceber) os R&C, obviamente votaram contra (excepto os que também participaram ou lhes convém).
Também muitos dos que foram votar eram funcionários, técnico e atletas do clube. Com esta questão dos boletins numerados e com código de barras, a maioria não se atreveria a votar contra.
Isto é tudo tão óbvio que até irrita.
A desfaçatez com que estas coisas acontecem deixa-me profundamente revoltado.
Esta manipulação e intrujice…
26 Outubro, 2021 at 11:49
Porque 80% dos 80%, não conhecem nem querem conhecer o relatório, foram votar só porque sim. Foram votar sim porque fomos campeões.
26 Outubro, 2021 at 14:43
“foram votar só porque sim. Foram votar sim porque fomos campeões.”
Não! Foram votar porque o Sporting estava em perigo por causa da minoria de bloqueio brunista. Ouviram isso na televisão (sem contraditório, claro)…
26 Outubro, 2021 at 14:43
*Foram votar SIM
26 Outubro, 2021 at 14:45
Isto em contar com o voto SIM da maioria dos dos funcionários, técnicos e atletas (“Boletins numerados e com códigos de barras? Não quero chatices cá para o meus lado…”).
26 Outubro, 2021 at 15:04
É como responder a inquéritos de satisfação promovidos pela entidade patronal.
Apesar de afirmarem que as respostas são confidenciais e não identificáveis, ficam sempre associadas ao nosso ID ou endereço de email.
Podem não querer associar as respostas às pessoas, mas se o desejarem…
26 Outubro, 2021 at 10:01
Quando no próximo exercício aparecer o saldo positivo, não esquecer de aplicar as contas de somar e sumir.
26 Outubro, 2021 at 10:20
Mais de sumir que de sumar….
26 Outubro, 2021 at 10:31
“Veremos se os Auditores aceitam este efeito sobre as contas, o que duvido, ou se o neutralizam exigindo a criação de uma imparidade ( Provisão/ Custo) de 8,25 ME que se iria anulando ano a ano pelo montante de 2,75 ME.”
Quase de certeza que a operação foi validada pelos auditores (se é que não foi sugerida por eles).
Imparidade é para quando existe um grande risco de não receber o dinheiro.
26 Outubro, 2021 at 10:47
Não é verdade.
Há o risco de estarem a inflacionar o resultado de forma artificial e o ativo. Pode dar origem a uma enfase (caso não seja material) ou a reserva caso seja material. E a forma de minimizar isso seria de facto a criação da imparidade para tirar a artificialidade. Seria um teste de imparidade ao ativo com base no valor de mercado (teria de haver avaliação por perito independente). Estando o Cruz em final de contrato, seria evidente o valor de zero…
Estou pronto a apostar que os auditores cagam de alto e nunca vão criar esse problema. Ainda por cima nova empresa. A Independência dos auditores é uma das mentiras mais mal guardadas da história…
Deviam fazer? Claro que deviam. A operação é tão evidente, ainda por cima com o idiota do Braga a dizer o que disse, que se os auditores fizessem o trabalho que lhes competia, havia direito ou a imparidade ou a enfase. Evidente. Considerando eu que possivelmente o valor é mais pequeno que a materialidade.
Como obviamente os auditores trabalham para a direção e não a fazerem o trabalho que deviam…não vai dar nada.
E isto não é virgem do Sporting. Isto é um problema mundial…
26 Outubro, 2021 at 11:33
As contas do Porco também são auditadas e passa tudo!
Os bancos eram auditados e todos sabemos o resultado final para alguns.
Desde que os números estejam lá e batam certo, com esquemas para as contas terem melhor aspecto ou não, passa tudo.
O que não pode passar é dizer que há X e só haver Y. Agora o resto, passa tudo e muitas coisas até são eles a aconselhar “façam assim”…
O meu irmão trabalhou anos na PWHC e quem isso faz parte do pacote. Eles ajudam a que as contas batam certas e que tenham o aspecto que os clientes querem que tenha. Não pode é ter números falsos – tipo o Porto ter nas contas a troca por 15M€ e o Sporting ter nas contas a troca por 10M€. Os números têm de bater certo de um lado e do outro.
26 Outubro, 2021 at 11:35
Ainda mais sendo um intangível? Duvido que entrem em cavalarias “avaliar activos”.
26 Outubro, 2021 at 11:44
Se fizessem o trabalho deles, a avaliação dos ativos e garantir que eles estão a ser comprados dentro dos valores de mercado teria de ser feito. Ainda por cima com todos os sinais, evidencias e declarações que têm sobre o assunto.
Se fores tu na tua empresa, sem poder nenhum, podes crer que verás questionado se comprares um carro que vale 10 mil por 60 mil a um amigo. Ou então se venderes a “marca” ou uma “representação” ou um qualquer intangível …
Mas pronto…isso dá trabalho e geraria conflito com a administração….depois era uma merda para arranjarem mais negócios. Perdiam este cliente por certo e perderiam outros porque ficavam com a reputação ” de serem sérios…que é muito mau para o negócio…
26 Outubro, 2021 at 10:34
De realçar mais uma vitória categórica para a SAD.
26 Outubro, 2021 at 10:36
É a oficialização que o Sporting também já anda metido nas trafulhices dos do costume. Tudo normal. Foi o caminho que escolheram.
Mas que se foda… Fomos campeões e isso justifica tudo. Não somos em nada diferentes das nalgas.
26 Outubro, 2021 at 10:37
Podiam ter trocado os putos por 50 milhões para termos um proveito brutal nas contas !
Até os da minoria ruidosa teriam aprovado as contas dessa forma…..enquanto isto estivesse escondido
Porque é que estes comunicados só saem depois da aprovação das contas ???
Acho bem que se avance com a impugnação desta ultima AG para que estes trafulhas sejam desmascarados.
É demasiado vergonhoso !
26 Outubro, 2021 at 10:50
50 Milhões já é um valor acima da materialidade e já podia obrigar os auditores e a CMVM a dizerem qualquer coisa.
Terão sido os próprios a aconselhar a baliza de valores.
26 Outubro, 2021 at 11:35
Exacto, não podem ser números completamente absurdos… Trocavam os putos quase pelo valor da venda dum Bruno Fernandes? Isso já era abusar demais…
26 Outubro, 2021 at 10:39
Então o Sarabia, vinha a custo zero?
Então temos 100% do Ugarte e numa eventual transferência, temos de dar 50% ao Famalicão?
Então, estamos cada vez mais “presos” no carrossel do mendes?
É isto o actual Sporting
26 Outubro, 2021 at 10:43
Nao havia uma obrigatoriedade legar de comunicar ‘a CMVM valores acima de um “X” valor imediatamente/num curto espaco de tempo? Essa regra mudou ou era apenas algo que se fazia nesse espaco de tempo sem ser obrigatorio faze-lo?
Porque o comunicado da SAD refere essa obrigatoriedade de informar o mercado mas foi feito bem depois do fecho do mercado/data das operacoes..
SL
26 Outubro, 2021 at 10:53
Não mudou. Possivelmente o valor de 11M é ainda abaixo disso.
Eu acho que é 5% do ativo. O nosso ativo acho que anda nos 270M, por aí…ou seja só operações acima de 13M.
Os 11M não são um acaso. Não é por sorteio. O Valor é definido exatamente para nunca estar acima da materialidade quer para auditores quer para CMVM…
26 Outubro, 2021 at 14:28
Acho que é ou era 15% do capital social da SAD.
26 Outubro, 2021 at 14:31
Nesse caso daria 11, qq M….também não era obrigatório…
26 Outubro, 2021 at 10:50
Chorei várias vezes por causa do Sporting, a grande maioria delas por derrotas (apenas uma de alegria, em 99/2000) – fosse ainda puto e estava inconsolável agora. Porque hoje tomei uma decisão irreversível.
Independentemente dos resultados que tenhamos no campo, não me revejo mais neste clube – um Sporting que se está a transformar num clube exactamente igual aos outros dois, coisa que NUNCA imaginei possível (nem com o Godinho Lopes!) não é o Sporting pelo qual tanto dei, dentro do possível que consegui.
Tendo em conta que, ultimamente não tenho pago quotas (por várias razões), tomei hoje a decisão de não recuperar esses pagamentos e deixar de ser sócio do Sporting e accionista do clube.
Estou cansado de lutar por uma causa que não existe a não ser na minha cabeça.
Nunca deixarei de vir aqui ler e falar do nosso grande amor e a vocês, que foram das razões porque aguentei tanto tempo a fazer esta inevitabilidade, agradeço por isso. Mas este negócio foi a gota de água da transformação do Sporting num clube ao nível dos dois maiores cancros do desporto em Portugal, benfica e porto.
O Sporting que eu amo morreu para mim.
Um grande abraço a todos e SL.
26 Outubro, 2021 at 12:32
Percebo perfeitamente !
Eu próprio tenho esse sentimento mas não se pode confundir o seguinte:
rever no clube (que merece sempre o nosso apoio – onde temos jogadores e técnicos incluídos)
e
rever na Direção e suas trafulhices
infelizmente é preciso ser sócio para poder decidir o destino das Direções.
Mas uma coisa é deixar de ser sócio e outra será manter as quotas suspensas até se achar que alguém no futuro poderá canalizar esse dinheiro da melhor forma.
Será sempre possivel recuperar a posição de sócio futuramente !
Abraço!
26 Outubro, 2021 at 13:56
M Pereira, agradeço o apoio mas já fiz o meu papel – tenho 3 filhos pequenos, todos sócios e mais serão se os tiver.
Mas eu já acabei. Não dá mais.
Posso até dizer que recusei há uns anos um convite do benfica no desporto onde sou treinador. Se não me revejo no que eles fazem, ia lá para trabalhar? Nem pouco mais ou menos…
É isso o que sinto no nosso clube – um sítio onde se passam contas à terceira, sem consequências nas outras duas (históricas) negas, onde sócios são mandados descalçar à porta independentemente das idades (vi idosos e miúdos de 5 anos!!), não é um clube onde me revejo.
Mais exemplos podia dar, mas estes são dos que mais magoam – porque envolve o desprezo que as direcções (quase todas, para não dizer todas) têm pelos sócios e por quem tenha uma visão crítica das coisas, uma opinião diferente, um contra-ponto.
Ver amigos meus a discutir futebol (e o Sporting) tornou-se cansativo, porque metem as palas e não ouvem nada. Ver Sportinguistas desconhecidos a impedir todos e mais alguém que tenham um ponto de vista diferente de falar tornou-se cansativo, porque rapidamente descambam para o insulto e impedem trocas de ideia.
Se não me revejo no benfica e recusei um trabalho lá, bem pago, porque haveria de continuar a pagar eu do (pouco) dinheiro que tenho para ver o mesmo aqui??
Não dá mais. Fechei a loja.
Mas obrigado na mesma pela tentativa.
26 Outubro, 2021 at 18:08
Como eu te entendo, as minhas quotas estão suspensas faz 3 anos. Não critico nem aplaudo quem paga , é a minha opção, já aqui expliquei o porquê. Quanto ao nivel de nojo que esta direcção me mete e sempre gradual, posso dizer que já nada me surpreende. Mentira, intriga, revisionismo, incompetência, hipocrisia, sonsice e trafulhice, adjectivos do que foram este 3,5 anos de governação, atenuados com um título muito festejado mas de sabor agridoce, porque eu tenho a certeza absoluta do que nos espera nos próximos anos.
Ontem quase escrevi algo dentro do género do que escreves hoje, cansaço, desilusão e tristeza de ver tanta gente burra, comida de cebolada e a bater palminhas como carneiros no matadouro admirando a nova guilhotina.
Podes desistir deste “novo Sporting ” mas algures lá dentro temos a génese e o ADN de verdadeiros senhores e lutadores, um dia virá ao de cima novamente. Portanto não desistas do Sporting que ele está lá, faz como eu guarda o dinheiro para o próximo presidente a sério ,este do meu não verá 1 cêntimo
26 Outubro, 2021 at 13:25
… é tão isto… infelizmente também já não me identifico com este Clube, esta forma nojenta e criminosa em que estão a tornar o Clube…
26 Outubro, 2021 at 13:58
É o triunfo dos porcos.
Ao menos não chafurdamos com eles.
26 Outubro, 2021 at 10:51
Continua a ser “mais aquilo que nos une, do que nos separa”.
Bom dia.
26 Outubro, 2021 at 12:03
Cada dia mais. Até ver, só a cor das camisolas nos distingue…
26 Outubro, 2021 at 12:44
Isso foi dito porquê já agora??
Para ti tudo normal,não é?siga…desde que a bola entre.
26 Outubro, 2021 at 13:20
Vou sempre separar a parte desportiva (futebol e modalidades) com a parte politico-financeira.
Como sempre o fiz por aqui.
Tou satisfeito com o rumo desportivo do clube.
Que é a parte que vou me interessar sempre mais.
Se for pelas politicas, já tinha abandonado o clube desde Soares Franco/Bettencourt.
26 Outubro, 2021 at 14:36
Inacreditável!
Não fosse um idiota ter-se preocupado a parte politico-financeira e agora nem a parte desportiva tinhas para te agarrar, se te querias agarrar a algo agarravas-te aos tomates.
Por isso, vamos ao que interessa, logo temos bola e o Paulinho vai marcar.
26 Outubro, 2021 at 15:08
E eu é que sou o anjinho.
Mais logo á bola e ainda bem.
26 Outubro, 2021 at 15:12
E com asas, imagina que o papagaio do varandas, acabou hoje por dizer aquilo que era evidente.
A necessidade de fazer dinheiro, antecipando 11M, falou mais alto:
«Negócio com o FC Porto? Evitou a venda de Palhinha, Matheus ou Pote»
Diretor de comunicação do Sporting explica troca de Rodrigo Fernandes por Marco Cruz
Se precisares de um desenho sobre a necessidade de liquidez que fundamentou este negocio, posso faze-lo.
26 Outubro, 2021 at 15:18
“Tou satisfeito com o rumo desportivo do clube.
Que é a parte que vou me interessar sempre mais.”
Vindo de ti fico completamente surpreendido por dizeres, uma coisa desta!
O que sustenta o Clube é o equilibrio entre a parte financeira e a parte desportiva. Há que se minimamente competente em ambas as partes e não podes descurar nem uma nem outra.
Podes ter anos maus, em qualquer delas, de vez em quando mas há que ter cuidado em quanto mau esse ano é. Se calha a teres anos maus nas duas ao mesmo tempo, a coisa complica-se bastante.
O sucesso está acima de tudo na competência e no equilibrio e o equilibrio requer competência e planeamento. Podes assumir um ano negativo porque te recusas a vender um jogador por 20M€ sabendo que a probabilidade de o venderes na época seguinte por 30 ou 40 M€ é grande e cobre esse ano negativo – e ainda tiveste o jogador a jogar por ti mais um ano.
O Barcelona é um perfeito exemplo do que uma maioria de sócios acéfalos faz a um clube e do que uma Direcção incompetente e propagandista pode afundar até um gigante europeu! Cavaram, em 2 décadas de grande sucesso desportivo, uma divida que ultrapassa os mil milhões de euros. Por isso perderam o Messi a custo zero – provavelmente o jogador mais caro do planeta – e com isso perderam uma série de receitas que vai dificultar muito reduzirem rápido o passivo astronómico!
Hoje isto não é uma fábula.
É um facto.
Toda a gente com cérebro consegue perceber o que se passou com o Barcelona. Mas há quem insista em separar o sucesso desportivo do sucesso financeiro, quando o que interessa é o sucesso do Clube, que passa obrigatoriamente por competência e óbvio sucesso nas duas áreas.
E, repito, não há problema nenhum em ter um ano mau, desportivo ou financeiro, se isso for planeado e fizer parte da estratégia do Clube para melhorar.
Tal como não há problema em antecipar receitas se isso fizer parte dum investimento seguro.
Pode-se assumir, por exemplo, 2 anos de menor sucesso desportivo porque se opta por vender 5 ou 6 jogadores valiosos para, com esse dinheiro, liquidar grande parte do passivo do Clube. Nesses 2 anos lanças vários jovens para o 3º ano estares novamente em condições de ser desportivamente competitivo e muito mais competitivo financeiramente.
Não faz mal antecipar uma receita para contratar um Bruno Fernandes. Mais tarde o Bruno Fernandes renderá muito mais do que o dinheiro que se antecipou!
O que faz mal é antecipar uma receita de, por exemplo, 2024 para pagar despesas correntes ou dividas de 2021 ou anteriores.
Esse tipo de raciocínio faz lembrar o gajo que estava mais preocupado em quantas vezes ia jantar à Marisqueira do que em pagar as contas, especialmente as dividas.
E, eu, custa-me ver que um gajo que faz normalmente bons comentários, com bom senso, muito acima do que acho a média aqui na Tasca, é capaz de entrar por este caminho.
É que não estamos a falar de comprar mal um Paulinho e gastar mal 15 ou 20M€. Estamos a falar das contas do Clube e da viabilidade do Clube a curto e médio prazo. Estamos a falar de como o Clube é bem gerido, na totalidade e não neste ou naquele detalhe. Estamos a falar de toda uma postura altamente questionável de todos o Órgãos Sociais do Clube.
E tudo isto é bem mais importante que o Sporting ser campeão no Futebol!
26 Outubro, 2021 at 15:40
Já disse e repito, o que não trás sustentabilidade ao Sporting é estar 20 anos sem ser campeão.
É não ir á champions league.
É não ter uma equipa e um técnico competitivo.
Sporting é um clube desportivo, o desporto vive-se de resultados, sobretudo no futebol.
É preciso ir de novo para esta discussão?
E trazes outra vez o Barcelona, um dos clubes com mais sucesso dos últimos 20 anos.
Estão numa má fase, por erros de estratégia…mas continuam a ser dos clubes com mais adeptos do mundo e onde qualquer jogador quer jogar.
Achas mesmo que estes gajos vão fechar as portas?foda-se.
Vão passar uns anitos mal, mas continuam a ter uma formação de excelência.
Ainda este ano mesmo com todas as condicionantes, entraram por exemplo Eric Garcia, Depay e o Aguero.
Já nem falo da possibilidade da SuperLiga, que mais ano menos ano vai estar de volta á baila.
Não sei porque te surpreendes com os meus comentários.
Viste me aqui a comentar o Bruno, Zé ou o Manel nos últimos anos? (devo ter feito 10 comentários a criticar alguma gestão do Bruno, e mesmo assim)
As minhas criticas na sua generalidade, são desportivas e vão continuar a ser.
E aliás o “meu” candidato era o Benedito.
Agora se estou contente com o rumo desportivo do clube?
Foda-se claro que sim!, campeões nacionais, vários jogadores da formação no plantel, o melhor treinador em PT.
Formação de volta á Youth League, temos várias jogadores para potenciar no futuro.
Equipa B, sub-23 e Juniores, a rodar jogadores como sempre quis.
Comunicação do clube para com os adeptos MUITO melhor, a nível de redes sociais. (Inside, ADN, backstage…falta uma aplicação do Sporting para Android e Iphone)
Melhoramos infraestruturadas (pioramos o Relvado, é verdade) tanto dentro como fora do estádio.
26 Outubro, 2021 at 18:49
“Já disse e repito, o que não trás sustentabilidade ao Sporting é estar 20 anos sem ser campeão.
É não ir há champions league.
É não ter uma equipa e um técnico competitivo.”
Muito deste problema desportivo tem por base/baixo um problema financeiro e tem por cima um problema de (falta de) competência.
O problema não é desportivo.
O problema é um Clube mal gerido a todos os níveis – nos mandatos de Roquette, de Dias da Cunha, de Soares Franco, de Bettencourt e de Godinho – que criaram um passivo de quase de 400M€.
Quando torras dinheiro – endividas-te! – a comprar cepos o teu futuro não é difícil de adivinhar! Em cima disto vendeste um património valioso por “tuta e meia”.
Vir falar que nestes 20 anos o problema foi não termos sido campeão quando cavas uma divida de quase 400M€ e vendes grande parte do património que tinhas é estar a discutir o acessório e não ver o problema!
“E trazes outra vez o Barcelona, um dos clubes com mais sucesso dos últimos 20 anos.
Estão numa má fase, por erros de estratégia…mas continuam a ser dos clubes com mais adeptos do mundo e onde qualquer jogador quer jogar.
Achas mesmo que estes gajos vão fechar as portas?foda-se.”
Não disse que iam fechar.
Disse que tiveram sucesso desportivo mas cavaram uma divida superior a mil M€ à conta da má gestão.
Coisa que tu também assumes mas limpando uma das partes – “estão a passar um mau bocado”!
Não estão a passar um mau bocado.
Estão enterrados em tanta merda que tiveram de deixar o Messi sair a custo zero e não conseguiram contratar ninguém a não ser jogadores em fim de contrato.
Claro que o nome “Barcelona” ajuda-os muito porque um caso semelhante no Sporting era mais dramático ainda.
O que ressalva disto é exactamente o contrário do que dizes: sucesso desportivo não lhes deu o dinheiro suficiente para serem hoje um clube bem posicionado e sem problemas. E porquê?
Porque a parte financeira foi um desastre!
Sem sucesso financeiro o (eventual) sucesso desportivo terá sempre um fim porque haverá sempre um dia em que não terás dinheiro para nada… Enquanto te puderes endividar a coisa vai passando porque a maioria das pessoas são acéfalos e não querem saber disso. Mas a realidade chegará!
Mas alguém fala mal do nosso desempenho desportivo?
Alguém não estará satisfeito com isso?
Não existe essa pessoa.
O que existem são pessoas que percebem que o que mudou o paradigma desportivo, da pior época de sempre para a melhor época de sempre, foi um “all in” chamado Rúben Amorim.
Qualquer pessoa percebe que foi uma aposta arriscadíssima mas que deu resultado. Pagaste 10M€ a um (quase) rival por um treinador com 6 meses de carreira e 2 meses de 1ª Liga.
Não há um ser humano com 5 neurónios que não tenha percebido o enorme risco que se correu, e estou convencido que até os chimpanzés – e refiro-me aos animais mesmo – com 2 neurónios têm essa noção.
Quantas pessoas no mundo assinariam um negócio similar?
Duvido que houvesse outra para além do Varandas.
Agora, se a confiança era tanta no Amorim, e cega, porque não o foram buscar antes?
Porque não havia planeamento, porque não havia ideias concretas com bases sólidas, porque não havia um rumo… Havia uma ideia que nem sabiam bem como implementar… Por isso foram escolhendo pessoas até acertarem numa!
O que muita gente pergunta, actualmente, é o que ficará quando o Amorim sair – porque é óbvio que tudo assenta no trabalho desse homem.
Claro, nem tudo é mau. Era o que faltava…
Alguém fez tudo mal?
Muito do que está bem feito foi exactamente o que me fez votar Varandas, porque também era isso que eu queria para o Clube há muito tempo. Eu defendi aqui muitas das medidas do Varandas, e até disse que duvidava muito que ele acertasse nas pessoas todas à 1ª tentativa, Mas também não esperava que falhasse tanto.
Pior, não pensei que tivesse esta postura de merda e que gerissem tão mal o dinheiro do Clube.
Por mais bom trabalho que se faça na formação, se continuam neste caminho de negócios, de nada valerá. Não há formação que resista a este delapidar de dinheiro, negócio atrás de negócio.
O relvado é só mais uma decisão da Direcção sem qualquer sentido. Se estavam com uma empresa que tinha solucionado um problema de largos anos, porque raio foram mudar? Em nome de quê, ou de quem?
26 Outubro, 2021 at 15:43
A mim o que mais me custa é ler os argumentos do Stalley para desvalorizar os actos lesivos ao Sporting e à sua imagem.
Isto porque considero o Stalley um tasqueiro inteligente e cujos comentários aprecio.
26 Outubro, 2021 at 15:59
Onde eu estou a desvalorizar o atos?
Foda-se
Eu não tenho é quaisquer problemas como nunca tive, em dizer que o mais me importa são os resultados desportivos.
A minha maior luta aqui, foi desde que JJ foi apresentado no clube, sempre aqui escrevi na altura que “quando este gajo sair, leva o Presidente atrás” e indiretamente ou diretamente lá arranjar maneira de isso acontecer.
Agora eu não posso como adepto, ficar parado no tempo.
Sporting continuou com este gajo a presidente, depois de um ano e meio de merda, entra RAmorim e consegue ser campeão.
Queres que eu misture as contas, com o bom trabalho feito desde a chegada de RAmorim? ( e podia acrescentar alguns títulos nas modalidades)
26 Outubro, 2021 at 15:20
Chama-se a isso irrespondabilidade.
26 Outubro, 2021 at 15:49
Irresponsável é achar que o desporto, sobretudo o futebol, NÃO vive de resultados desportivos.
Vai lá perguntar ao treinador, jogador ou diretores, se votaram SIM ou NÃO no ultimo relatório.
Ou em quem vão votar nas próximas eleições.
E eu é que sou irresponsável ou anjinho.
ps: Acho engraçado ir buscar o Pique, esse Pique que andou todo contente e feliz a renovar contratos e a festejar os vários que títulos que conquistou nos últimos anos…
Mas como ele quer presidente no clube, ficam-lhe bem essas palavras.
26 Outubro, 2021 at 16:05
Pergunta lá a jogadores e treinadores onde é que eles vão jogar se o Sporting não tiver dinheiro para lhes pagar. Diz aos jogadores : “Olha…vão ganhar o campeonato todos os anos se ficarem…mas dinheiro para vos pagar…não tenho!”. Vais ver se o futebol vive com titulos…
Além disso a responsabilidade na gestão dos destinos do clube é dos sócios. Não é dos jogadores. A responsabilidade maior dos sócios não é ir ao estádio. É garantir a continuidade do clube.
Estar-se a cagar para tudo menos para ganhar é algo que a mim me ultrapassa completamente enquanto sócio do Sporting Clube de Portugal. Tenho uma obrigação para com as gerações passadas e futuras de garantir ou fazer a minha parte para garantir, que mais do que ganhar, o clube continua e que se gere segundo os princípios que eu defendo e não com trafulhices.
Se queres separar, prefiro mil vezes ter o clube seco de títulos do futebol daqui a 20 anos mas ter o clube do que não ter o clube e festejar todos os anos títulos até ele fechar. E prefiro 1 milhão de vezes não ganhar a ganhar com trafulhice.
Curiosamente a ligação entre dinheiro e títulos verifica-se muito bem…o nosso jogador mais caro do plantel é o que mais atrapalha a nossa candidatura ao titulo. O que seria se não temos gasto dinheiro nele. Ou no Ugarte…realmente essa ligação entre ter de rebentar dinheiro e ganhar títulos é bem estranha…
26 Outubro, 2021 at 16:25
Começo pelo fim…
“Curiosamente a ligação entre dinheiro e títulos verifica-se muito bem…o nosso jogador mais caro do plantel é o que mais atrapalha a nossa candidatura ao titulo. O que seria se não temos gasto dinheiro nele. Ou no Ugarte…realmente essa ligação entre ter de rebentar dinheiro e ganhar títulos é bem estranha…”
O treinador campeão pensa o contrário e já o mostrou dentro de campo…
Ainda continuas a bater nessa tecla.
Já não basta ficar fodido por só marcar de bola e vencer o jogo, imagina.
Tivemos 20 anos sem ser campeões e continuamos a ter dinheiro para pagar, como também para ter a certo momento o treinador mais caro em Portugal.
Como tivemos agora para pagar o RA e ser campeões.
Há várias maneiras de usar o clube para fazer trafulhices.
Compra e venda de jogadores de certos empresários. (e não é só o Mendes, e quem quer estar por dentro sabe que o Sporting sempre teve relações com certos empresários, é só pesquisar.)
E não só de jogadores, como também treinadores.
Fundos de jogadores.
Várias jogadores vindo para a equipa B. (Brasileiros no PortoB por exemplo e no Sporting já tiveste casos “estranhos”)
Jogadores desconhecidos a chegar ao clube (Wang’s, Jatoba’s)
E por ai vai…
Se formos ao ponto da questão, a verdade nua e crua é esta.
Tudo faz movimentar dinheiro do clube.
Entrar e sair.
E não estou a comparar presidentes, antes que venham dizer merda.
Isto são situações que aconteceram, acontecem e vão continuar acontecer no futebol.
26 Outubro, 2021 at 16:40
Eu pergunto-me se tens a real noção do quão perto o clube esteve de fechar as portas no mandato do Godinho….
Falas como se fosse tudo uma inevitabilidade…
“É na boa…tivemos dinheiro para o Amorim, tivemos antes…vamos sempre ter! Não é agora que vai faltar!”
“O Amorim é campeão…se ele pede é porque está muito bem. Faz todo o sentido!!” – faltou dizeres “Alguma vez ele se pode enganar…o outro até já mostrou…marcou o golo do titulo!”
“Há trafulhices onde há dinheiro…é aceitar…faz parte…”
“Tivemos 20 sem ser campeões e tivemos dinheiro agora, porque é que havia de faltar depois?”
Lembro-me bem de estar assim…era o tempo do Roquete em que tudo me parecia bem e inevitável e que realmente aquele plano era bom! Era por ali!
Estarei cá para assistir ao momento “O quêêê?!?!?!?!? Como é que deixaram chegar a este ponto?!?! Como é possivel?”
26 Outubro, 2021 at 16:46
Estaremos cá para ver o que vai acontecer.
Assim espero.
26 Outubro, 2021 at 16:49
Se ignoras o sinal evidente de ter de fazer uma trafulhice com o porco para conseguir cumprir o FFP e dar um jogador para isso, não sei bem quando é que vais perceber que a coisa está grave…
Mas creio que infelizmente vai mesmo chegar o momento que vais perceber….
26 Outubro, 2021 at 17:50
Quase tudo na vida vive de resultados. Eu vivo de resultados. As empresas vivem de resultados.
Um Clube como o Sporting vive de resultados, tanto desportivos como financeiros.
O Stalley, enquanto adepto, poderá sempre separar a vertente desportiva e ignorar a financeira. Mas quem tem responsabilidades de gestão e quem tem responsabilidade de avaliar e validar as acções de uma direção, não pode nunca olhar apenas para o que mais lhe agrada e ignorar o que não lhe convém. Tal como na nossa vida as coisas não funcionam assim.
O Sporting é também uma empresa, e como qualquer empresa necessita apresentar resultados financeiros equilibrados para manter a sua actividade desportiva.
26 Outubro, 2021 at 18:57
Foda-se, até um casamento vive de resultados…
Tudo vive de “correr bem”, que são os “resultados”.
Mas podes ter óptimos “resultados” com grandes férias, mariscadas, fodas paradisiacas, que no dia em que o dinheiro acabar vai tudo com o caralho!
26 Outubro, 2021 at 18:38
Levanto-me todos os dias as 7:00 da manhã para ir trabalhar.
Como acontece com milhares de portugueses tenho de trabalhar para pagar as despesas da casa, a escola dos filhos, a comida dos gatos 🙂 …
Não posso dar-me ao luxo de ignorar as minhas contas pois tenho responsabilidades.
O Sporting enquanto Instituição tem responsabilidades para com a sociedade e a sua direção tem responsabilidades para com os sócios e a Instituição que lhe paga.
Desculpe a franqueza, mas os sócios que cagam para as contas do Sporting para além de ignorantes são irresponsáveis.
26 Outubro, 2021 at 18:59
“Desculpe a franqueza, mas os sócios que cagam para as contas do Sporting para além de ignorantes são irresponsáveis.”
Subscrevo.
Ainda que mantenho a duvida se são inteligentes irresponsáveis, se são burros responsáveis!
26 Outubro, 2021 at 15:24
Uma pessoa sabe disto mas é sempre impressionante de ler….
26 Outubro, 2021 at 20:49
O típico croquete júnior…
Z
26 Outubro, 2021 at 10:51
Acho que temos de nos focar no que realmente importa. Fomos campeões, ainda não perdemos para o campeonato, esmagadora vitória sobre a minoria de bloqueio na passada AG e provámos ontem que o trabalho da formação continua a ir de vento em popa. Estas coisas das finanças pouco importam, até porque só ganhando é que criamos estabilidade financeira.
26 Outubro, 2021 at 11:00
https://en.wikipedia.org/wiki/Administration_and_liquidation_of_The_Rangers_Football_Club_plc
26 Outubro, 2021 at 11:39
Fora de brincadeiras, isto do futebol, sem excepção, desde a Liga aos Mundiais, cada vez é mais para ser gozado durante 90 minutos, o resto é ignorar. Tudo em redor é política e dinheiro. Se um tipo quiser realmente perder energia e tempo com estas coisas, há exercícios de cidadania bem mais importantes onde aplicar as ditas.
26 Outubro, 2021 at 11:56
A malta não quer saber, não é instruída para querer saber ou questionar já agora. O futebol é a par do trabalho algo que nos consome mais tempo, porque é algo que culturalmente importa, mais do que perceber o porquê de que depois de um aumento no ordenado mínimo surgem aumentos de impostos, o que importa é que o Felix foi vendido por 100M e o Bruno Fernandes por 50.
Tive 3 anos de Economia no secundário, cheguei à “vida adulta” e achei que foram muito poucos os anos que tive. Um gajo aprende quase tanto ou mais aqui do que na escola.
26 Outubro, 2021 at 12:02
Os adeptos do Barcelona devem estar a pensar que talvez tivesse sido util olharem para fora do campo um bocadinho mais cedo….
26 Outubro, 2021 at 12:19
Ora aí está um argumento e exemplo que qualquer pessoa com 2 dedos de testa percebe ser muito relevante.
Mas quem não os tem, passa ao lado… e nem com esse desenho percebe!
26 Outubro, 2021 at 13:26
Desfrutaram do Messi. Gostaram.
Continuarão a ver futebol, melhor ou pior.
Olhar para fora do campo, tipo saúde, segurança e educação? Se calhar está na hora de voltar a colocar o futebol no lugar que merece. Um entretenimento que dura hora e meia.
26 Outubro, 2021 at 16:08
“Os adeptos do Barcelona devem estar a pensar que talvez tivesse sido util olharem para fora do campo um bocadinho mais cedo….”
Se o futebol passa a ser um entretenimento que dura hora e meia apenas, acaba. Ninguém paga o que se paga no futebol (Merchandising, bilhetes, quotas, etc…) se o futebol fosse apenas um entretenimento de 90 minutos…
26 Outubro, 2021 at 19:58
Acaba ou volta ao que já foi?
26 Outubro, 2021 at 20:04
O India vs Paquistao em criquete, de antes de ontem, teve uma assistência estimada superior a um bilião de pessoas. Os jogadores na IPL ganham fortunas imensas.
O jogo é jogado nas ruas, em qualquer lugar que tenha um minimo de espaço, popular ( nao entendo muito do jogo, diga-se).
E nao acaba, e nao dura aquelas 4 horas, dura e dura e dura
26 Outubro, 2021 at 18:42
Ou de voltar a colocar o Andebol no lugar que merece. Um entretenimento que dura uma hora.
Ou de voltar a colocar o Futsal no lugar que merece. Um entretenimento que dura 40 minutos.
Ou de voltar a colocar o Basket no lugar que merece. Um entretenimento que dura 40 minutos.
Ou de voltar a colocar o Hóquei no lugar que merece. Um entretenimento que dura uma hora.
Ou ….
Mas se fosse realmente apenas isso, por que razão estaria o Nuno aqui?
SL
26 Outubro, 2021 at 20:01
Exacto. O andebol ocupa imenso espaço na nossa vida, o pessoal nem pensa noutra coisa, sao horas passadas a ver painéis de debate a berrar sobre frames, negócios, bastidores e factoring. Está na hora de voltar a ser um jogo.
26 Outubro, 2021 at 11:01
A grutesca explicação de:
“O porco queria fazer…então nós aproveitámos…”
Cai por terra quando damos um jogador com contrato por vários anos em troca de um que tinha acabado ou ia acabar contrato para conseguir esta trafulhice.
Entre nós e o porco, fomos nós que lhes demos mais para fazer isto. O Cruz vinha de qualquer forma e a custo zero. Demos o R. Fernandes para permitir esta trafulhice.
Por isso…não…não foi o Porco que queria fazer e nós aproveitámos. Nós demos o RF para o conseguir fazer….
26 Outubro, 2021 at 11:14
Os cheques em branco servem para estas coisas, por isso é que tiveram 0 problemas em comunicar isto nesta altura, é que nem deixaram a AG arrefecer, não fossem os sócios terem memória curta. O que as pessoas não se inteiram é que este não foi o último, foi apenas o primeiro, nada impede que em Janeiro ou no próximo Julho façam o mesmo, depende da necessidade de mascarar as contas. Depois passa a ser a norma, quando a maioria já não estranhar, serás outra vez uma minoria ruidosa que não quer a estabilidade do clube ou estás a mando do BdC (fantástico como o fantasma do homem ainda dura, por este andar há de estar 3 anos sem falar imigrado noutro continente que ainda irá ser usado como arma de arremesso).
26 Outubro, 2021 at 11:20
Nem sequer foi o primeiro…foi apenas o mais evidente…
Já fizeste com os outros…isto é só as vendas “à Jorge Mendes” mas em que nem sequer há a troca de 1 cêntimo. Tens disto a potes ao longo destes anos com os clubes do carrocel do Mendes.
Tens o Vietto, tens o Jesé, tens os negócios com o Braga, Famalicão….a compensarem os Gelsons, os Thierry, os Raphinhas, etc, etc, etc…
Só que neste caso foi tudo dentro dos mesmos clubes, não foi preciso meter vários clubes do carrocel ao barulho….
26 Outubro, 2021 at 11:39
Sim mas esta é incontornável e inegável. Comprar o Ugarte por muito mais do que ele vale pode passar por incompetência, que no fim é tapada pelo título, troca por troca com o Porto, por valores absurdos já tem um recorte de trafulhice que não dá para tapar.
26 Outubro, 2021 at 11:28
O Ricardo Fernandes também não acaba contrato esta época?
26 Outubro, 2021 at 11:33
Só se renovou por 2 anos…é que ele tinha assinado contrato à 2 anos. Supostamente tinha contrato até 2023…
26 Outubro, 2021 at 11:34
O Rodrigo. Ricardo Fernandes foi outro que também fez o mesmo caminho….
26 Outubro, 2021 at 11:41
Estranho é isto depois do Gonçalo Esteves. Nem contando com o andebol. Enterrar o machado ou assim.
No meio disto ninguém sabe ou quer saber o que realmente vale cada um dos putos. O jogador é o menos importante nestes cambalachos
26 Outubro, 2021 at 11:46
Não é nada estranho…
A necessidade é a mãe de todos os enterrar de machados de guerra…e se há gente para quem isso é verdade é para esta gente…
Para mim há 2 coisas que são evidentes. Fomos buscar um puto com muito valor e estamos desesperados para fugir ao FFP porque estamos no fio da navalha e por isso fizemos isto.
26 Outubro, 2021 at 11:20
Já não é de hoje que o tasqueiro Armando Braga vem chamando a atenção para estas “engenharias”.
Mas os maiores culpados não são estes gestores de pacotilha liderados por Frederico Varandas. Os maiores culpados são os sócios que continuam a permitir que esta gente faça o que bem entender do Clube.
E não são apenas os jovens, que fruto da idade, poderiam desconhecer a nossa história, o que é o Sporting. Muitos dos que defendem este CD têm idade suficiente para perceber que Varandas é apenas uma nova embalagem dos gestores que nos últimos 20 anos transformaram o Sporting num clube empobrecido e menosprezado.
Não são os Campeonatos Nacionais que fazem do Sporting um Clube especial. Mesmo porque temos menos que os rivais. Nem a cor das camisolas.
O que nos faz especiais, o que nos diferencia dos outros são os valores que defendemos. É a forma como nos afirmamos no desporto e na vida. Para mim isso vale mais que BIs, TRIs, Champions League.
O Sporting entrou oficialmente no campeonato da trafulhice contabilística, das cartilhas e negociatas de empresários.
26 Outubro, 2021 at 11:26
“Mas os maiores culpados não são estes gestores de pacotilha liderados por Frederico Varandas. Os maiores culpados são os sócios que continuam a permitir que esta gente faça o que bem entender do Clube.”
São lá agora eles! Foram enganados… mas sempre com boa intenção: salvar o Sporting.
#lampioesverdes
26 Outubro, 2021 at 13:35
JHC e Jaime, M60, amigos,
NÃO SENDO O VOSSO CASO…QUE SEJA EU SINCERO E HONESTO CONVOSCO !
Muitos disseram que eu exagerava nas criticas e pessimismo, NO CASTRASTROFISMO, e até houve quem achasse que eu nem sequer era SPORTINGUISTA, quando dizia que o Godinho Lopes e todos estes bandalhos dos actuais Órgãos Sociais, queriam se vingar dos Sportinguistas, ENCHER OS BOLSOS DELES e fechar o clube, por vingança de terem sido alguns expulsos do clube.
Talvez hoje, ESSES E OUTROS, percebam o verdadeiro rumo do clube, em direcção a um buraco negro no espaço, onde desaparecerá enquanto clube .
Dirão muitos enquanto houver sócios e adeptos do clube, o Sporting CP não desaparecerá !
Quantos adeptos do CF os Belenenses viram o seu clube, desaparecer nos distritais de Lisboa, afirmando o seu amor e filiação ao CF Belenenses ?
Apesar de ninguém ter controlado a veracidade da votação no sábado passado,
para mim; ficará este dia como um dos mais tristes da minha vida !
Nenhum Sportinguista que esteja no seu prefeito juízo, poderá estar contente ou descansado, com o que se passou no sábado, e se perspectiva passar no futuro do Clube !
26 Outubro, 2021 at 16:04
E depois ainda mandam tomar a medicação a um Sportinguista dos sete costados, como o Diastristes.
Saudações Leoninas Diastristes.
26 Outubro, 2021 at 16:58
Ahahahahahhs
O tipo que desejou que o Sporting perdesse 5-0 com o Ajax, esse éque é o Sportinguista dos 7 costados???
Ahahhahaha
Realmente “espinha e educação” são palavras que não fazes a mínima ideia do que significam, por isso as usas de qualquer maneira.
Foda-se, já vi tudo…
26 Outubro, 2021 at 19:00
Veja o contexto em que o Diastristes referiu isso, já o que o Porrinho escreveu sobre a reintegração de Bruno de Carvalho diz muito sobre o seu grau de moluscosidade, quanto a educação, o Porrinho bate os recordes, é tratar mal colegas tasqueiros a torto e a direito, foram eles que começaram… dizem…
Não troco títulos por sustentabilidade, por vezes foge a boca para a verdade.
26 Outubro, 2021 at 19:18
BdC? Se depender de mim NUNCA será reintegrado. Satisfeito? E não votei na sua destituição nem expulsão e nunca votaria na sua reintegração porque o considero tóxico para o Sporting e o que me interessa é o Sporting.
Já vi a espinha e a educação já- mas não é a sua, que é um insidioso, uma alcoviteira do que diz que disseram, do ouvi falar, do comenta-se, do oraculismo bacoco. Enfim, uma brunetta típica. Nao o consigo distinguir de um Ribeiro, que é uma varandetta classica.
O tristes é isso mesmo e só isso…um tristes.
Agora esperneia que esperneias bem. E espumas também. E muito forte nas indignações selectivas.
Foda-se, se isto é que é o exemplo de espinha e educação estamos conversados.
26 Outubro, 2021 at 19:29
És cá um cromo Porrinho….
26 Outubro, 2021 at 19:35
Toxico és tu Camelo e temos que levar contigo todos os dias!
Z
26 Outubro, 2021 at 19:39
Olha, até o burroZ aparaceu!
Foi BdC que afirmou que deixava de ser Sportinguista, não fui eu.
Está ao mesmo nivel do Tristes, nao tem lugar no Sporting.
Agora vai lá para a coscuvilhice vai, que para isso tu tens “educação e espinha”. Ah, e tenta ensi ar algu.a coisa ao burroZ, é um animal deprimente ( bem, vem aí o Natal, sempre vai ter alguma função, ele e o boiC no presepio…).
Cada cromo, senhores. Brunettas e varandettas, as duas faces da mesmíssima merda.
26 Outubro, 2021 at 20:52
És simplesmente um hipócrita de merda e um verdadeiro burgesso….
Vai lá comer para os teus “restaurantes de 5 estrelas” no “médio oriente de luxo”
Z
26 Outubro, 2021 at 19:42
Podes tentar, que não desço o nível, pois aí bates qq um por grande experiência.
Estás apresentado, a readmissão de Bruno de Carvalho como sócio é tóxica….
26 Outubro, 2021 at 19:43
E não trocas títulos por sustentabilidade….
26 Outubro, 2021 at 19:46
Apresentadissimo.
BdC é toxico, as suas brunettas são tóxicas e além do mais BdC nem quer ser sócio, ele próprio disse que deixou de ser Sportinguista.
E se tu és o exemplo da “espinha & educação” assumo-me já sem espinha e mal-educado, não quero nunca ser como tu! Nunca.
Agora vai lá dar missa para outro lado e leva o Tristes, esse exemplo de sportinguismo com espinha e educado que tu defendes…
26 Outubro, 2021 at 19:52
Não precisa de assumir Porrinho, o historial é um manancial de oportunidades.
Agora atacar Bruno de Carvalho, por ele ter tido um desabafo, isso é de homem, mesmo de homem. Espero que nenhum Tasqueiro tenha que passar metade do que ele passou.
Pode ficar com os pedais.
26 Outubro, 2021 at 20:01
Atacar? Quem é que atacou? Nao fui eu de certeza. Aliás, raríssimas vezes me vês falar de BdC (das brunetas não, essas sao odiosas, iguais as varandettas ).
Deixei bem expressa a minha opinião e vontade, que eu assumo as coisas que defendo, não sou feijão frade nem me escondo de nada.
26 Outubro, 2021 at 19:04
Porrinhos
Oh grande Palhaço inconsciente; só um anjinho como tu que nunca jogou futebol profissional como eu, e não consegue ver a diferença de processos de jogo, de uma equipa e de outra, com jogadores do SCP muito jovens, que foram jogar a liga dos campeões pela primeira vez, contra um clube que já ganhou a competição da Taça do clubes campeões europeus duas vezes, e foi finalista da Champions League há precisamente duas épocas atrás,; é que não consegue prever um desastre !
Daí a dizer, que desejei que o SCP perde-se; vai uma grande diferença
Tu és um Parvo até quando dormes e tens pesadelos comigo…. Oh grande Palhaço !
26 Outubro, 2021 at 19:05
* perdesse
26 Outubro, 2021 at 19:20
O que escreveste ficou escrito tristes, escusas de rabear.
Vai lá tomar os medicamentos, vais.
És tu Pedro Guerra? Também eras central?
Cada cromo…
26 Outubro, 2021 at 19:15
Obrigado Amigo !
26 Outubro, 2021 at 19:21
Obrigada meu caro amigo 5 Violinos !
Infelizmente já me cansei de gritar pela salvação do SCP !
Já não tenho vinte anos, nem paciência para aturar certas MERDAS !
26 Outubro, 2021 at 13:34
… e eu dou ênfase a este parágrafo… com mínimas alterações…
”O que nos faz (fazia)</b< especiais, o que nos diferencia (diferenciava) dos outros são (eram) os valores que defendemos (defendiamos).
É a forma como nos afirmamos no desporto e na vida. Para mim isso vale mais que BIs, TRIs, Champions League.”
26 Outubro, 2021 at 11:23
Que grande “ábácáxí”…
https://www.youtube.com/watch?v=5uqQ8tyuMTo
26 Outubro, 2021 at 11:49
A minoria de desbloqueio deve estar contente.
Na realidade, apenas querem que a Sporting SAD, ganhe.
O Clube serve apenas para dar o nome. Vamos ver , por quanto tempo mais…
26 Outubro, 2021 at 12:06
Epah deixem-se de coisas! Vocês também querem sempre arranjar problemas e confusões atrás do teclado! Querem é sangue!
Porque carga d’água o Dr. Varandas iria protelar a apresentação das contas do mercado para depois da AG deste final de semana? Se vocês tivessem aprovado as contas logo que ele as apresentou, o Dr. Varandas não teria tanto trabalho e estas contas já tinham saído mais cedo!
É óbvio que o Dr. Miguel Braga tem toda a razão! Esta direção (e especialmente o Dr. Salgado Zenha) têm feito um trabalho magnífico em salvar o clube do estado catastrófico que o antigo presidente toxicodependente deixou! Como gestores de topo, o Dr. Varandas e o Dr. Zenha fazem alianças estratégicas com os stakeholders do nosso campeonato para ir mascarando as contas do fair play financeiro e assim enganar a UEFA! Brilhante a operação financeira dos 11 Milhões e ainda ficámos claramente a ganhar desportivamente. Enganamos, inclusivamente, o Porto!
2 Milhões pelo Sarabia? Queriam o quê? Um jogador vezes sem conta titular pela seleção espanhola e pelo PSG!!!!! Comparem o curriculo dele com o do Nuno Mendes! O Nuno Mendes quase nada mostrou no futebol profissional! Nisto ganhámos ainda 5 Milhões e ficamos com um jogador muito mais conceituado! No final, se tivermos sorte e o Nuno Mendes não se lesionar, o PSG ainda compra o Nuno Mendes. Até lá… é ir rentabilizando o Ruben Vinagre, dar-lhe confiança, porque 10 Milhoes por 50% do seu passe pode ser pouco para o seu talento!
Rumo ao BI Campeonato! Carrega Sporting!
26 Outubro, 2021 at 12:10
Uma correção ao texto… O mercado fechou a 31/8! Isto foi comunicado 55 dias depois…
26 Outubro, 2021 at 12:38
Fazemos operações deste género e depois ainda oiço sportinguistas a criticar a forma como os lampiões e o Inter fizeram o negócio do JM.
E é isto.
26 Outubro, 2021 at 12:50
Está visto que se um dia for necessário faremos igual…
26 Outubro, 2021 at 12:53
Óbvio
26 Outubro, 2021 at 12:52
Quando os sócios já fecham os olhos a uma evidente fraude e já vêm como algo justificável, está tudo dito sobre o estado actual do Sporting…
Juntando a isso a evidente má fé e de fazê-los passar por parvos ao só se comunicar isto após a AG do clube…
26 Outubro, 2021 at 12:59
Já para não falar dos jogadores envolvidos na transferência, autêntico gado… venham depois pedir amor ao clube mal lhes acenem com umas notas.
26 Outubro, 2021 at 12:53
Vou adoptar a postura de alguns aqui na tasca…fomos campeões não fomos??! Então que se fo**** as contas
26 Outubro, 2021 at 12:53
Nunca votava favoravelmente as contas do clube por causa da SAD, agora o que e disse-o aqui. Agora o que disse o Tiago é certo. As pessoas não gostam de Bruno de Carvalho e isso está a interferir nestas votações, mais se o candidato for Nuno Sousa, dá a eleição ao Varandas de borla. Apesar de não conhecer nenhum Ricardo Oliveira é o que tem mais possibilidades, pois não teve nada haver com o ex presidente
26 Outubro, 2021 at 13:02
Não sei quem são o Nuno Sousa nem o Ricardo Oliveira para além das redes sociais, nem qual a sua relação com Bruno de Carvalho.
Os Sportinguistas na sua maioria nem sabem no que votaram no sábado psssado quanto mais as relações pessoais destes…
26 Outubro, 2021 at 13:38
Eu também não conheço nenhum, de qualquer maneira, todos sabem que Nuno Souza é ligado a Bruno de Carvalho e por isso tenho a convicção, que não tem possibilidades
https://www.record.pt/multimedia/videos/detalhe/socio-que-levou-assinaturas-a-alvalade-relata-berros-e-conta-o-que-se-passou
26 Outubro, 2021 at 14:26
É como eu digo, os mesmos sócios que não foram/são capazes de associar Rogério Alves às piores direções que o Sporting já teve, e que aprovaram o ReC de sábado, não terão problemas em eleger qualquer candidato.
Como não terão também problemas em re-eleger Varandas apesar das mentiras e trafulhices deste.
26 Outubro, 2021 at 18:47
Mas quem disse ao Chico que o Nuno Sousa é ligado ao Bruno de Carvalho?
Neste momento, acho que nem o Carlos Vieira ou o Luis Giestas são ligados ao Bruno de Carvalho (até parece que o homem é o difusor universal da Covid 19).
SL
26 Outubro, 2021 at 13:25
O Nuno e o Ricardo, conhecem alguma coisa do futebol Português e das suas influencias?
Há nomes no meio do Sporting que podiam ser uma boa escolha.
Até dou o exemplo de Augusto Inácio.
Ou Miguel Albuquerque.
26 Outubro, 2021 at 13:37
As pessoas que não gostam do Bruno de Carvalho são exatamente as mesmas que o tornam um assunto do presente. Repito, por este andar vai o homem estar imigrado, sem falar no Sporting durante uns 3 anos e ainda vai servir de desculpa para que se validem comportamentos e negócios questionáveis. O que se votou em nada tinha a ver com o BdC ou o regresso do mesmo, e mesmo assim houve gente que se convenceu que era verdade. Preferem vender o clube do que readmitir o homem sem qualquer justificação plausível.
26 Outubro, 2021 at 13:27
E o que é que isto importa ….. nada;
Logo temos bola …. SPOOOOOOOORTING!
Banda sonora que recomendo para hoje, de uma das minhas bandas preferidas:
Há Já Muito Tempo que Nesta Latrina o Ar se Tornou Irrespirável
É o sétimo álbum de estúdio do grupo português Mão Morta, lançado em 1998 pela ediitora NorteSul, sendo o seu oitavo trabalho editado.
26 Outubro, 2021 at 14:42
Amigo Malcolm,
Tens razão !
Este meu hábito “Protestante” pois vivo e estudei, num cantão Protestante da Suíça, de dar nome” aos Bois ” destes actuais OS do clube, “e isto é só fruto da minha educação ao longo destes últimos trinta anos ” neste país, também tens o bom hábito de dar os nomes, para que assim não sejam incluídos no mesmo rol, graças à tua lucidez de espirito !
Sou um bocadinho mais explicito que tu, esta gente, está a transformar o nosso querido clube numa enorme Latrina .
( PS – sem conotações politicas aos Mão Morta, de que não sou adepto ! )
26 Outubro, 2021 at 14:46
Correcção de contexto…
Amigo Malcolm,
Tens razão !
Este meu hábito “Protestante” pois vivo e estudei, num cantão Protestante da Suíça, de dar nome” aos Bois ” destes actuais OS do clube, “e isto é só fruto da minha educação ao longo destes últimos trinta anos ” neste país.
Tal como eu, também tens o bom hábito de dar os nomes, para que assim não sejamos todos incluídos no mesmo rol de néscios, graças à tua lucidez de espirito !
Sou um bocadinho mais explicito que tu, esta gente, está a transformar o nosso querido clube numa enorme Latrina .
( PS – sem conotações politicas aos Mão Morta, de que não sou adepto ! )
26 Outubro, 2021 at 13:39
JHC e Jaime, M60, amigos,
NÃO SENDO O VOSSO CASO…QUE SEJA EU SINCERO E HONESTO CONVOSCO !
Muitos disseram que eu exagerava nas criticas e pessimismo, NO CASTRASTROFISMO, e até houve quem achasse que eu nem sequer era SPORTINGUISTA, quando dizia que o Godinho Lopes e todos estes bandalhos dos actuais Órgãos Sociais, queriam se vingar dos Sportinguistas, ENCHER OS BOLSOS DELES e fechar o clube, por vingança de terem sido alguns expulsos do clube.
Talvez hoje, ESSES E OUTROS, percebam o verdadeiro rumo do clube, em direcção a um buraco negro no espaço, onde desaparecerá enquanto clube .
Dirão muitos enquanto houver sócios e adeptos do clube, o Sporting CP não desaparecerá !
Quantos adeptos do CF os Belenenses viram o seu clube, desaparecer nos distritais de Lisboa, afirmando o seu amor e filiação ao CF Belenenses ?
Apesar de ninguém ter controlado a veracidade da votação no sábado passado, para mim; ficará este dia como um dos mais tristes da minha vida !
Nenhum Sportinguista que esteja no seu prefeito juízo, poderá estar contente ou descansado, com o que se passou no sábado, e se perspectiva passar no futuro do Clube !
SL
26 Outubro, 2021 at 13:45
Agora é mesmo verdade, lá se foi o “somos diferentes”…
Tudo igual…
26 Outubro, 2021 at 14:45
Cheguei a instantes de um almoço com um amigo portista que é um porreiraço.
“Pela boca morre o peixe”.
Depois de eu anteriormente ter criticado o negócio da troca de jogadores entre os portistas e os vimaranenses, tive de encolher os ombros e com um sorriso amarelo dizer que sou totalmente contra estes negócios.
Mas algo me diz que as “trafulhices” não ficarão por aqui. As imparidades assumidas agora serão ferramenta futura para mais engodos contabilísticos…
26 Outubro, 2021 at 14:49
O que conta para a generalidade dos adeptos é os resultados desportivos, vejam o que se passou no Bayern, tiveram um presidente preso por questões fiscais, passou-se alguma coisa ? Infelizmente é isto, o que segura Varandas ou outro qualquer presidente de clube é os resultados desportivos. Quando o clube começar a perder no futebol como tem sido uma constante nós últimos 50 anos, ninguém segura ninguém.
26 Outubro, 2021 at 15:31
O presidente do Bayern foi preso por um negócio paralelo ao futebol… Depois há toda a cena de assumir as culpas, cumprir a pena, e pagar o que devia ao fisco, tudo coisas que jamais ouvirá da boca de um presidente de um clube de futebol português, ou qualquer personagem de relevo na nossa sociedade. Acresce todo o papel que teve no Bayern como jogador e presidente e na Liga Alemã. Enquanto aqui quem comete crimes empurra o sistema para baixo a postura do Ulrich Hoeness foi contrária… O que reelegeu o Hoeness vai um pouco além da bola ter entrado ou não, até porque quem comandava o futebol não era ele mas sim o Rummenige.
26 Outubro, 2021 at 15:32
Um presidente que fez um excelente trabalho no Bayern e que teve problemas fiscais pessoais que nada tinham a ver com o cargo de presidente do Bayern.
Estev preso, cumpriu a pena, e voltou à vida depois de cumprir o que tinha de cumprir.
Acabou o mandato e agora o presidente é outro.
Estar a comparar isto com o que se passa cá não faz sentido.
26 Outubro, 2021 at 15:47
Miguel, um indivíduo que comete fraude fiscal de milhões e é presidente de um clube de prestígio, é um indivíduo honesto e em que se pode confiar. Thanks, não sabia, agora fiquei a saber
26 Outubro, 2021 at 16:07
Amarelo é no que dá….
26 Outubro, 2021 at 16:44
Sabes lá tu do que falas… mas nunca deixas de vir mandar uma boca.
Lamento que te incomode tanto a minha opinião!
Devias era preocupar-te em dormir bem…
26 Outubro, 2021 at 16:33
Estou só a dizer que não é comparável ao que se passa cá.
Não disse em lado nenhum que o gajo é honesto.
26 Outubro, 2021 at 16:41
E acho piada em vocês virem comentar o meu comentário mas ignorarem o comentário do FixTix que tem o mesmo sentido que o meu.
Podia desenvolver isto mas é escusado!
Depois, ninguém está livre de ser acusado de fraude fiscal porque estes gajos que ganham M€ têm quem faça a gestão do seu dinheiro.
Tens, por exemplo, os casos do Ronaldo e do Messi, que também foram acusados de fraude fiscal, tens o Mourinho, enfim, exemplos não faltam.
O Ronaldo achava que tinha tudo pago e que não precisava pagar mais. Os advogados dele também.
Mas preferiu pagar o que o Fisco espanhol queria e ver-se livre disso duma vez. E o mesmo aconteceu com o Messi, com o Mourinho e outros. O Xabi Alonso foi até ao fim do processo e deram-lhe razão.
Por isso, tudo isto tem muito que se lhe diga!
26 Outubro, 2021 at 17:17
Um gajo pode aqui elencar várias diferenças entre os dois casos, a mais gritante é o Vieira apenas ter um palheiro no nome dele, mas quem não quer perceber que há quase um mundo inteiro que diferencia o Hoeness do Vieira não vai perceber e não. É o mesmo tipo de malta que não percebe que o sucesso desportivo e o sucesso financeiro são coisas separadas.
Quanto ao primeiro paragrafo, és um gajo mais batido aqui que eu e o Bart com a Stromp sobressai, não posso fazer nada.
26 Outubro, 2021 at 15:48
Ele misturou tudo inconscientemente. Temos de desculpá-lo…
26 Outubro, 2021 at 16:00
Parece que estas a descrever o que os Lampiões escrevem do Vieira.
🙂
26 Outubro, 2021 at 16:14
Curioso…porque eles é que são o expoente máximo de:
“Estamos a ganhar, está tudo ótimo e só ligo à bola. Estamos a perder e é tirar de lá o gajo porque é um trafulha e é só esquemas…”.
Bastou ganhar meia dúzia de jogos antes de ambas as eleições e vitória esmagadora…bastou perder jogos e “é trafulha” e “é uma vergonha o estado a que chegou o clube” e “para onde é que está a ir o dinheiro”…
26 Outubro, 2021 at 16:18
Toda a gente sabe que o Sport Lisboa e Benfica NUNCA beneficiou dos contactos ou da influência política do seu ex-presidente, Luis Filipe Vieira. Era uma relação parasitária (do presidente para com o clube) e não mutualista como tentam fazer parecer APENAS E SÓ para denegrir o bom nome de uma instituição centenária como o Sport Lisboa e Benfica. Em Portugal só existe o Benfica e o anti-Benfica, mas isso toda a gente sabe! O ex-presidente do Sport Lisboa e Benfica foi preso apenas e só por crimes pessoais, sem qualquer ligação a esta muy nobre instituição! Um exemplo para todo o mundo!
26 Outubro, 2021 at 16:45
Os problemas do Vieira envolviam o Benfic@ e não eram só fiscais…
Lá está, não tem nada a ver mas faz de conta que sim…
26 Outubro, 2021 at 17:09
Já tu lá atrás, ecreves que nem um bom rabolho… trafulhices, falencia, vender a sad, o SPORTING na merda? Safoda, somos campeões , estamos a ganhar. A diferença é que quando der merda, e já estve quase, não há estado e estadistas trafulhas a pôr a mão por baixo, vais ter o pé por cima… fodasse, o que se lê por aqui…
26 Outubro, 2021 at 17:19
Comparar a estádia do Vieira, poder que obteve em Portugal nos últimos 20 anos.
Como que se esta a passar com o Sporting, é só para mentes brilhantes.
26 Outubro, 2021 at 17:32
Nem a propósito…
Um mês depois da detenção de Luís Filipe Vieira, o Ministério Público e a Autoridade Tributária fizeram nova busca ao Estádio da Luz, recolhendo 16 contratos de jogadores que passaram pelo clube da Luz (ao todo são 19 sob suspeita).
De acordo com a Sábado, a investigação está a analisar todos os acordos celebrados por Luís Filipe Vieira, ex-presidente do clube, nos quais o empresário Bruno Macedo, também arguido no processo, terá tido intervenção. Em causa estão crimes de crimes de abuso de confiança, burla qualificada, falsificação, fraude fiscal e branqueamento de capitais.
As diferenças aumentam.
26 Outubro, 2021 at 15:32
Fizeram-se tantas AG’ s e nenhuma tratou da “REINTREGAÇÃO DE SÓCIO DO PRESIDENTE DR. BRUNO DE CARVALHO” …. estou à espera!!
Nas próximas eleições só votarei no Candidato que tiver no seu programa, explicitamente, a reintegração do BdC.
Tenho dito.
SL
PS- podem-me chamar os nomes que quiserem … sou surdo!!
26 Outubro, 2021 at 15:54
+1
E não só de BdC mas de todos os membros da sua direção que foram expulsos.
26 Outubro, 2021 at 18:11
Está todo lá dentro espadinhas!
80% votaram, umas centenas para manterem as benesses, migalhas e tachos, outras centenas porque só são do Sporting se o Roquetismo imperar e os restantes milhares porque comeram os gelados na testa que a CS avençada, os cartilheiros e o próprio Sporting lhes serviram, nem sabem o que lá foram fazer.
Agora já está, já está. Deixa arder.
“Esta operação foi o que permitiu não vender MN, Palhinha ou Pote”
Ahahahahahahah Ahahahahahahah Ahahahahahahah Ahahahahahahah Ahahahahahahah Ahahahahahahah Ahahahahahahah Ahahahahahahah Ahahahahahahah Ahahahahahahah
E vai haver quem se alambuze também com este na testa sem hesitar.
PS: Stanley estás no ponto para voltar a escrever no Visão de Lampião. No ponto rapaz!!
26 Outubro, 2021 at 18:43
Uma operação fictícia sem entrada de dinheiro permitiu não vender MN, Palhinha ou Pote.
Que rico cornetto!
26 Outubro, 2021 at 18:46
Perna de Pau, upgrade da edição campeão.
26 Outubro, 2021 at 18:56
Só vejo essa situação se for para cumprir o Fair play financeiro da UEFA, pois já deram 25 milhões de prejuízo se dessem mais 11 milhões saiam do Fair play financeiro e seriam obrigados a vender jogadores, assim com um movimento contabilistico, deram a volta a situação, para o ano já têm vendas e o problema fica ultrapassado. Isto para o Porto foi a mesma coisa.
26 Outubro, 2021 at 20:29
A diferença é que o fcp já havia saído do fairplay financeiro e apresentou um lucro de 32 milhões de euros. É do caraças…
26 Outubro, 2021 at 20:39
Corneto do melhor! Edição especial de banana! Eles adoram!
26 Outubro, 2021 at 21:54
Gostava de te conhecer Lion UP, deves ser vivaço , podes ir ao almoço da Taska?
26 Outubro, 2021 at 22:06
“Esta operação foi o que permitiu não vender MN, Palhinha ou Pote”
Isto é mesmo não te respeito pela inteligência do Sportinguistas.
Isto é achar que os Sportinguistas são burros e que “papam” qualquer coisa que lhes digam, por mais estúpida que seja… Espera!
26 Outubro, 2021 at 22:06
*Isto é mesmo não ter respeito pela inteligência dos Sportinguistas.
26 Outubro, 2021 at 19:10
Uma vergonha. Trafulhice à moda tuga, ou à moda da bola… tuga.
Nunca gostei de Chico-espertos, esta história é mais uma para a conta destes gajos.
Uma coisa é uns ligarem mais às finanças que outros, como outros ligam mais ao MK, à tática, às modalidades ou à formação. Resultados todos gostamos.
Mas não podemos nunca aceitar malabarismos que ainda por cima são reportados tarde e a más horas (intencionalmente), principalmente em situações claras que querem fazer passar como necessárias.