A equipa principal feminina de râguebi do Sporting Clube de Portugal revalidou, este sábado, o Campeonato Nacional da Divisão de Honra de XV, depois de vencer a AEES Agrária de Coimbra por 20-15 na final disputada no Jamor.

A AEES Agrária Coimbra até entrou bem na partida, colocando-se a vencer aos seis minutos, através de um penálti convertido, mas as experientes Leoas depressa deram a volta ao resultado. Aos 11 minutos, Isabel Ozorio fez o empate, também após converter um penálti, e cinco minutos depois foi a vez de Ana Freire fazer o primeiro ensaio do encontro e colocar o Sporting CP na frente do marcador (8-3). Logo de seguida, na transformação do ensaio, Isabel Ozorio não desperdiçou a oportunidade de dar maior vantagem à turma Leonina e fez o 10-3.

Ainda assim, e apesar da superioridade verde e branca no marcador e em campo, a AEES Agrária Coimbra não desistiu de procurar outro resultado e chegou mesmo a empatar em cima do intervalo, primeiro com um ensaio (10-8) e depois na transformação (10-10).

A segunda parte continuou a bom ritmo, mas sem mexidas no marcador até aos 63 minutos, altura em que a AEES Agrária Coimbra aproveitou uma desconcentração Leonina e fez mais um ensaio, colocando-se de novo na frente (10-15). De novo a correr atrás do prejuízo, as comandadas de Filipe Luís reagiram bem e depressa chegaram ao empate. Catarina Pires conseguiu isolar-se de forma rápida e correu para mais um ensaio verde e branco, fazendo o 15-15 aos 66 minutos. Isabel Ozorio fez depois o 17-15 na transformação do ensaio.

Leoas na frente e mais perto de reconquistar o título alcançado em 2020/2021, com Isabel Ozorio a somar mais três pontos na conversão de um penálti aos 76 minutos. Jogada que consolidou a vantagem Leonina e que acabou por sentenciar o resultado em 20-15.

NOTA DA TASCA: de forma quase invisível, esta é a equipa que, juntamente com o goalball e com o ténis de mesa, mais títulos colecciona, no patamar abaixo do futsal masculino.