Até agora, nenhuma direcção o conseguiu, inclusive esta! 🙂
Portanto, um dia, alguém conseguirá, que poderá ser esta!
No fundo, Ribeirinho, foi como o Pavilhão. Todos falavam mas fazer, ninguém fazia… até alguém fazer. Que não foi esta Direcção mas a que ti criticas sempre. E fez o Pavilhão, e pagou-o, deixando 5 anos de mandato com contas positivas!
Boa, Ribeirinho?
E, já agora, parabéns para ti, que hoje comemora-se a tua profissão!
E tu, fazes alguma coisa a não ser provocar? Quando eras criança, coisa que mentalmente ainda não deixaste de ser, eras, certamente, daqueles que mandava bocas até levar um murro nas trombas e depois ia queixar-se ao directivo da escola que ” – aqueles meninos bateram-me!”. Tudo isto polvilhado de muitas lágrimas, possivelmente até algum desmaio providencial! Apesar de cego, vi muito disso nos meus 37 anos de “servidão”. Sejas lá quem sejas, seja esse o teu nome ou outro com consoantes dobradas -, e repara que eu conheço alguns que compraram a possibilidade de as ter -, desampara que, pela minha parte, não és, aqui, flor que se cheire!
Cumprimentos!
Usain Bolt divulgou nas suas redes sociais que estava a pensar criar uma equipa profissional, sem adiantar mais pormenores. Mas ontem, o Sports Jamaica deu alguns pormenores sobre a nova equipa de Bolt.
A ideia do ex-atleta jamaicano é criar uma equipa profissional jamaicana reforçada com meia dúzia de “pesos pesados” para conquistar uma futura Taça do Mundo de Clubes de Atletismo que será patrocinada pela Nike.
A primeira edição disputar-se-á em 2023, em Eugene, no estado de Oregon, sede da Nike, e terá os clubes campeões dos vários continentes, sendo assim mais uma aliciante para Sporting e Benfica, habituais participantes na Taça da Europa de Clubes. A Nike vai disponibilizar um milhão de dólares para patrocinar a super-equipa de Bolt e 200 mil dólares de prémio para a equipa vencedora da 1ª edição da Taça do Mundo de Clubes.
Ainda segundo o Sports Jamaica, a equipa de Bolt já terá garantido alguns atletas como os jamaicanos Hansle Parchment (110 m barreiras) e Elaine Thompson (100 e 200 m), a holandesa Femke Bol (400 m e 400 m barreiras), a ucraniana Marina Behk-Romanchuk (triplo salto e comprimento), o brasileiro Thiago Braz (salto com vara), o belga Kevin Borlée (400 m) e o norueguês Jakob Ingebrigtsen (1.500 e 5.000 m). Cada equipa poderá apresentar até cinco atletas estrangeiros em cada sexo.
The Dutch rate of inflation hit 11.9% in March when calculated according to European methods, national statistics agency CBS said on Friday. That is the highest figure since the oil crisis of 1975, the CBS said. The figures are preliminary and may be revised. In February, inflation was 7.3%, according to the harmonised HICP method but 6.2% when using the Dutch method, which includes different goods and services and the impact of rental housiThe full European results will be published later on Friday. Inflation has been rising across Europe, reaching 7.3% in Germany, its highest level since the country reunited in 1990.
O aumento da tx de juro pode ajudar a resolver o problema porque alicia a que os investidores que especulam com as comodities e com os futuros de comodities passem a investir em taxa de juro…
Foi a isto que chegámos…não se trata de controlar o que as pessoas gastam, é em aliciar “o mercado” a investir noutra coisa que não a especular com bens essenciais à vida…
Se querem melhor prova que o Capitalismo vai implodir a breve prazo devido à concentração de riqueza, aqui têm uma. Veremos o que vem a seguir…pode ser que venha finalmente um modelo económico baseado em bem estar, mais do que apenas em taxas de crescimento e PIBs…
Concordo e subscrevo o teu desejo… Não vai ser fácil, mas o que é certo é que esta guerra abriu um bocadinho os olhos às pessoas, principalmente na maneira como os governantes ocidentais se abriram como santolas ao putin.
Claro, claro. Tal como o ataque às Torres abriu os olhos quanto às offshores por anda o dinheiro que financia redes terroristas. Iam acabar com todas.
Se as taxas de juro aumentarem, ou o preço dos imóveis desce (cof) ou as pessoas deixam de comprar. Quem passa a adquirir é quem capital disponível, normalmente grandes empresas, que depois alugam… a preço alto.
O actual modelo económico é baseado num princípio matemático errado, o do crescimento infinito. Mas o “green” da economia circular não fica atrás, despreza as perdas. Diz-se que precisamos de mais política e menos tecnocracia, eu acho é que precisamos de tecnocracia, mas da boa.
O problema não é apenas o crescimento infinito. É que o capitalismo naturalmente leva a uma concentração do capital. E é por aí que vai implodir.
Epah não tem comparação o que aconteceu às torres com o que está a acontece agora, em que claramente emergem desta altura 2 potencias dominantes.
Esta guerra e bipolarização do mundo entre ocidente e oriente pode ter de levar o ocidente a repensar o tal modelo económico…porque se a base continuar a ser o que é, a sua relevância e importância no mundo vai continuar a diminuir como tem diminuído. E o seu crescimento parece condenar milhões de pessoas à pobreza para que uns quantos concentrem capital suficiente para lutar no mercado global. Para não falar de começar a ser +- claro que poderá haver uma redução gradual da globalização e começar a haver blocos mais fechados sobre si mesmos…e isso vai levar forçosamente a uma regressão económica mundial….
Não creio que o caminho seja tecnocracia porque é a tecnocracia que nos trás até aqui. Não é a politica, é a influencia da tecnocracia no que deveria ser politica.
Claro que o modelo circular tem vários problemas. E se tivermos sorte a transição será gradual e virá das pessoas. As pessoas começarão a valorizar mais o seu bem estar geral do que a posse e apenas o aumento de rendimentos. E não será para um modelo circular pensado por meia duzia de pessoas…será uma mudança organica.
Se não tivermos sorte, vamos passar por muita fome, conflitos entre classes, possivelmente ditaduras para chegar a um novo modelo económico.
A tecnocracia não nos trouxe aqui… foi algo travestido de tecnocracia. Em especial decisões políticas supostamente suportadas por análises técnicas… que não o eram. No caso português, irrelevante para o Global mas paradigmático, tens n decisões (ferrovia, rodovia, PPP, energia) que foram simplesmente políticas, mas que tinham por base critérios técnicos… os tais estudos em que apareciam números vindos de sabe-se lá onde.
Não desvalorizes o que aconteceu às Torres. Fdx, terrorismo (do árabe, dos outros já havia) no coração da democracia. Mais, Londres, Madrid, o Mundo (Ocidental) ficou tão borrado que aceitou ser filmado, escutado e sentido como nem na antiga RDA. Se calhar daqui a 10 anos acontece uma coisa qualquer e dizes o mesmo em relação à Ucrânia. Na altura o Mundo também se “uniu”, e uma das unanimidades era o aspecto nefasto das offshores. Ia acabar tudo. Até que a malta parou para respirar, passaram 15 dias sem rebentar uma bomba, e se percebeu que os EUA tinham, a Inglaterra tinha, todos tinham, era chatice acabar com aquilo. Sejamos optimistas, isto vai acalmar, voltamos todos a ser amigos, e o gás da Rússia continua a ser o mais fácil e barato meio de aquecer as casas. Até à próxima crise.
Mas o que quero dizer não é ao nivel do choque do acontecimento.
Nesse momento o mundo uniu-se para combater o terrorismo e claro que mexeu muito com as nossas vidas. “Limitou-se” a uma questão militar e de segurança.
Neste momento o mundo não se está a unir.
É exatamente isso que eu digo que é transformador…
Aí havia o mundo vs os terroristas. Neste conflito pode emergir (e parece-me claro que vai emergir) 2 blocos conflituantes não militarmente mas economicamente.
Ao nivel económico e de modo de vida já temos vindo a assistir a algumas alterações ténues nos últimos anos mas penso que o surgimento declarado de 2 blocos que dividem um mundo que era globalizado pode mudar radicalmente tudo.
Já viste a transformação que seria se nos próximos anos a Europa se obrigasse a ser autossuficiente, incluindo a nivel alimentar e energético e a transformação brutal económica que isso obrigaria? Especialmente mantendo as preocupações ambientais que a população europeia não me parece que vá abdicar de ter? Não mais poderíamos olhar (pelo menos a breve prazo) para crescimentos económicos como um bem só por si porque ele não existiria. O investimento necessário para esta revolução nunca permitiria crescimento económico que se visse. Somando a isso o investimento em defesa que se propõe fazer? Mesmo que tudo feito em conjunto com os EUA?
Se calhar mais perto do que parece o povo europeu será chamado a esta decisão. Pode parecer pouco mas quando começas a pensar um bocadinho mais fundo em tudo o que isto implica…são alterações brutais.
Aliás, essa transformação na Europa já acontece à um tempo…à um tempo que os europeus começam a optar por bem estar e condições de vida do que em crescimento do PIB por si só. Há até já vários fundos de investimento gigantescos, especialmente na área da agricultura mas não só, exatamente com esse propósito. Da autossuficiência e sustentabilidade, mais do que crescimento do valor monetário do fundo per si.
Ok….pode não acontecer nada disto e isto tudo passar num ápice porque o pessoal que manda e que tem o dinheiro quer manter o status quo. Mas de qualquer forma a tendencia de maior conflito entre a concentração de capital e uma base cada vez mais pobre já é evidente à muito tempo e só se vai agravar.
Um Bernie Sanders nos Estados Unidos à 30 anos era uma impossibilidade. E ele representa muito mais do que ser de esquerda ou de direita. isto é muito diferente do ser de esquerda e de direita. E se nem a esquerda nem a direita compreender o que isto representa (que não parece estar fácil), vamos pelo mau caminho. Ele representa uma vontade de mudança de paradigma mesmo nos EUA. E o facto de muitos destes novos olhares para a economia virem dos EUA também não é por mero acaso.
“Ok….pode não acontecer nada disto e isto tudo passar num ápice porque o pessoal que manda e que tem o dinheiro quer manter o status quo. Mas de qualquer forma a tendencia de maior conflito entre a concentração de capital e uma base cada vez mais pobre já é evidente à muito tempo e só se vai agravar.”
Quando digo mais pobre não quer dizer pessoal sem dinheiro.
O que quero dizer é o conflito entre o pessoal que concentra cada vez mais riqueza e as pessoas com menos dinheiro, que nem sequer ambicionam mais dinheiro para elas mas que lutam pela sustentabilidade, pelo modo de vida, etc.
Epah…não metam isto numa luta entre capitalismo e comunismo, esquerda ou direita porque não é nada disso…lá está. É muito mais transformador que isso…
Tiago, concordo praticamente com tudo o que dizes! Quando passares a escrever “há” nos sítios onde erradamente escreves “à” ou “á”… Vai ser 5 estrelas!
Não te ofendas… É que para as ideias que tens e o modo como as explicas esse erro… não é “compatível” 😉
“a democracia é o pior dos regimes, à exceção de todos os outros”
O pior mesmo, são as pessoas que invariavelmente elegem sempre a mesma merda …
Dito isto, gostava que as taxas de juros continuassem a potenciar crescimento e que a merda dos governos fizessem aquilo que se espera, regular e apoiar o bem estar das populações e combater a especulação promovida pelos oligarcas.
Se há alguma coisa de positivo nesta questão da Ucrânia, é que talvez fique provado que vale a pena lutar por aquilo em que acreditamos. Eles sofrem e não desistem, vamos ver como se comporta o resto..
Os primeiros passos para a polarização do globo já foram dados. Acho que ninguém esperava que as decisões tomadas em relação à Ucrânia viessem a ser tão importantes. O Ocidente (NATO como queiram chamar) achou que cortando a importação de gás e petróleo da Rússia iria sinalizar o fim da “guerra”, mas numa semana a China apareceu e rapidamente finalizaram um acordo os dois. Agora vamos ver se os “Governos fantoches” da Europa e EUA são realmente melhores do que os regimes totalitários do Putin e do PCC.
TCdL, tens um problema latente há anos, que nenhum político se atreve a falar porque a) não querem barulho b) não pensam para lá de amanhã: existe um conjunto de países, nos quais se inclui a Rússia, que vive da venda de combustíveis fósseis. Se amanhã a Europa deixasse de usar petróleo e gás (como diz o nosso ministro, temos água, sol e vento), entravam em falência. E não venham com cenas da reconversão, se cidades “carvão ” ruíram quanto mais nações. Associado há muito ocidental que se enche, portanto esse status quo vai complicado de rebentar.
A Europa precisa do gás russo e do petróleo árabe, mas estes também precisam da Europa. Isso dos blocos antagónicos que deixam de comunicar economicamente, permite-me a falta de crença.
A fonte de poder numa republica constitucional é ou deveria ser a democracia. Como tudo na vida, há evolução, pelo que admito que as revisões constitucionais deveriam periódicas e objeto de escrutínio democrático.
Mas percebo a ideia, há situações em que a constituição acaba por limitar a democracia. Exemplo flagrante a democracia no Sporting, que o presidente pode ser eleito mesmo tendo menos votos 🙂 🙂 🙂 pois a nossa “constituição” assim o permite.
Sempre pela constituição, se mesmo com ela já é um regabofe o que seria se não existisse.
“A Europa precisa do gás russo e do petróleo árabe, mas estes também precisam da Europa.”
Um dia, ainda distante,* a Europa vai precisar de muito espaço para armazenar resíduos tóxicos das baterias em fim de vida e nas estepes russas e desertos árabes há muito espaço para isso. 🙂
*Mais a serio é um problema que os governantes estão com dificuldade em lidar até porque é contrario às politicas que estão a praticar.
Eu tenho é duvidas que o mundo esteja nesse “comprimento de onda” muito mais tempo.
É isso que estou a dizer.
Por enquanto o status quo é assim e os mais ricos e que vivem disso farão tudo para manter o sistema como existe. Com base em crescimento puramente económico e em custos de produção e em conglomerar mais e mais para poder concorrer globalmente.
Eu tenho é duvidas que o resto das pessoas esteja pronta a aceitar isso muito mais tempo…e que o resto das pessoas não vão exigir uma mudança nesse status quo.
Em milhões de anos, o sistema económico que temos dura à vá…1 centena e tal, 2 centenas. Desde a revolução industrial e desde o consumo em massa. Como transformámos neste, eu acho que este está igualmente a ficar esgotado, vamos um dia evoluir para outro. Isso é inevitável. Resta saber é quando…
Quem acha que isto vai ser assim para sempre precisava de ler uns livros de história mundial para perceber que somos um grão de areia na história do mundo e que nada será como hoje daqui a 100 anos…
“O pior mesmo, são as pessoas que invariavelmente elegem sempre a mesma merda …”
Foda-se, subscrevo isto 1000 vezes!
Errar, todos erramos. Todos podemos fazer algo mal a pensar que estamos certos e a fazer bem. Repetir a mesma merda anos a fio, com o país cada vez mais na cauda da Europa e mais atrasado em relação ao demais países, é o quê a não ser burrice?
Depois ficam todos ofendidos de haver quem chame os burros pelo que são, burros!
Nos últimos cerca de 30 anos, o povo votou no PS para (des)governar cerca de 24 anos. A culpa é da chamada “direita” que (des)governou cerca de 6 anos?
Só não vê quem não quer!
Só não vê quem é cego por um fundamentalismo absolutamente retrogrado e bacoco.
E, para que fique claro, eu não voto PSD nem CDS, que também acho culpados no estado a que o país chegou – ainda que nada a ver com a merda que o PS sempre fez, com 3 (três) bancasrotas e responsável por muito mais de metade da divida do país!
Em pleno 2022, ainda haver pessoas a pensar que ou votam PS ou vem aí o fascismo, é a cereja no topo da burrice!
Caro Fix Tix, quando afirma «(…) O Ocidente (NATO como queiram chamar) achou que cortando a importação de gás e petróleo da Rússia iria sinalizar o fim da “guerra”, mas numa semana a China apareceu e rapidamente finalizaram um acordo os dois.(…)»
O acordo com a China no que respeita ao Gás só entrará em prática daqui a uns 3 ou 4 anos quando começar a haver infraestruturas de transporte e no que respeita ao petróleo é simplesmente a venda a 35 dólares o barril (que é 1/terço do actual valor de mercado). Portanto, que a Rússia continua a ser bastante afectada parece-me claro.
Depois é bom perceber que a Europa não cortou a importação de Gás e Petróleo à Rússia (quem dera que o tivessem feito). Dada a a dependência, a Europa continua a comprar, POR DIA, 500 a 600 milhões de euros em gás e petróleo à Federação Russa (FR) o que ainda é uma forte ajuda ao “esforço” de “operação militar especial”.
A pretensão da FR em ser paga em rublos é negada pela Europa pois os contractos são explícitos quanto à moeda a usar (Euros e, nalguns casos, Dólares americanos); a ameaça Putin de cortar o fornecimento de gás e petróleo é para rir, pois corresponderia a um verdadeiro harakiri (para a economia em geral, que é dependente da exportação de matérias primas, mas também para a sustentação económica do gigantesco esforço de guerra).
Como outra consequência a prazo desta guerra, haverá uma reformulação/activação do conceito de defesa europeu (complementar à NATO) e uma recomposição da política energética, terminando a dependência, diversificando as fontes e os fornecedores (espero que contribua para acelerar a transição verde).
No entanto, a consequência maior será uma inevitável recomposição do concerto mundial das Nações com um esbater da multipolaridade e uma tendência para a bipolaridade: EUA+UE+ democracias liberais (Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Suécia, Finlândia) vs China + autocracias nacionalistas (Fed Russa + Coreia Norte + Irão+ Cuba + Venezuela) e com ambos os “blocos” a procurar disputar a influência sobre países como Arábia Saudita, EAU, a África do Sul, Egipto, Nigéria, Angola, Argentina, Brasil.
O certo é qua Federação Russa dificilmente sairá deste conflito numa posição de extrema debilidade: antes de invadir a Ucrânia era a 11ª economia mundial e estima-se (OCDE) que hoje já seja a 20ª. Quanto mais durar a guerra mais essa tendência se irá exacerbar. Mesmo depois desta terminar, e qualquer que seja o desfecho, haverá pelo menos 3 anos de profunda recessão por maior dificuldade na exportação de matérias primas (em que assenta a sua economia. Se o desfecho lhe for desfavorável essa tendência será agravada pela quase inevitável compensação de reconstrução da Ucrânia a que a FR se verá obrigada.
SL
Vai gozando, mas daqui a 20 anos mais coisa menos coisa um dos grandes problemas ambientais vai ser o fim de vida dos componentes da e-qualquercoisa “verde”, já está há muito sinalizado.
Economia circular e a tecnologia resolve e cenas.
Mas isso, tal como os plásticos há uns bons anos atrás, não é trendy.
Nem dormes rapaz a pensar nisto.
E agora que vão começar as férias escolares, sem testes nem trabalhos de casa, vai ser um sem parar de comentários tão úteis como este 🙂
Quando entrares no Pavilhão João Rocha, lembra-te do idiota que és com os teus comentários aqui na Tasca contra quem teve a decência de construir esse património para o nosso Clube e ter contas positivas! 😉
Pelo menos já percebestes, que este é um blog de leões e não de lampiões, infelizmente mais tarde ou mais cedo vais perceber que andas mais uma vez a construir perolas que te vão forçar a nova mudança de nick … e um João sem passado é … !
Em outras noticias, Cucujães e Oriental foram convidados para integrarem a liga espanhola já na próxima época com o motivo de serem clubes demasiado poderosos para a realidade do futebol português
Sim o capitalismo vai implodir porque isto é tudo muito mau e vivemos pior década após década. Aliás cada vez há mais gente a passar fome em frente à playstation. Em alternativa temos os casos de sucesso do comunismo, do nacional socialismo, das pseudo democracias e dos regimes autocráticos, todos esses países sim verdadeiramente exemplos de sucesso onde o povo vive como reis e não existe corrupção nem monopólios nem lobbys. Abaixo os empresários, a iniciativa privada e viva o proletariado, uma fábrica para cada um gerida pelo estado que nos protege, dita as regras e nos emprega a todos.
Ora aqui está o comentário de um gajo que não percebeu uma palavra de tudo o que estamos a falar e que decidiu ir para uma discussão de 1980 sobre capitalismo e comunismo e que acha que aqui alguém está a discutir a propriedade privada ou o proletariado….
Típica conversa de gajo de aparelho de partido que tem a cassete gravada e como leu alguém falar de modelo económico despejou a cassete toda. Na verdade é um problema que eu, gajo de direita, tenho hoje em dia. A direita tuga está tão a leste do que devia estar a construir e das alternativas que devia estar a dar e a pensar, que vivem à 30 anos atrás…
e eu um gajo de esquerda a concordar contigo, estamos mais perto da fase de mudanças/ alterações no que diz respeito as regras e orientações que serão necessarias para um futuro mais equilibrado e justo e do bem estar desejado que foi sempre o sonho que nos move.
Esquerda e direita são cada vez mais subjetivos até porque a politica é cada vez mais extremada. Acho que é cada vez mais uma questão de bom senso ou falta dele.
A pura discussão esquerda direita, empregado empregador, rico pobre é cada vez mais desadequada a uma diversidade de interesses que existem hoje em dia. Especialmente, como digo, tendo em conta a bipolarização que ficou agora em definitivo clara (para quem andava distraído…) num mundo que achava que ia ser totalmente global para sempre.
Mas como há o vicio de discutir isso, é só isso que se discute. E quanto mais se vai percebendo que as respostas que dão são curtas e desadequadas aos interesses gerais (que são muito mais complexos), mais se extremam para tentarem simplificar e dar respostas simples para ser mais fácil e polarizada a discussão.
As próprias pessoas…no outro dia ouvia 2 gajos a discutir a guerra e o que discutiam com fervor era se o Putin era de extrema direita ou de extrema esquerda. Eu só dizia que eles estavam a discutir uma merda sem nenhum sentido quando a discussão deve ser as transformações que o ocidente terá de fazer perante a bipolarização que existe entre China e EUA, ocidente e oriente e como é que queremos mesmo encarar essa bipolarização…e onde nos queremos enquadrar.
Por isso é que eu digo. Isto vai mudar. O conflito existe.
Mudar a bem significa uma mudança gradual, com os políticos que existem a irem adaptando os discursos e ações ao que o mundo vai pedindo ou o aparecimento de uma nova geração que já pensa tudo de outra forma e daqui a um tempo teremos uma lógica do que é bem estar completamente diferente da que temos hoje sem termos tido nenhum “choque”.
Mudar a mal significa posições cada vez mais extremadas, concentração cada vez maior de capital, luta entre quem ainda vê as coisas à século 19 e quem vê de uma forma mais global, guerras, fome, ditaduras e depois da ruina e de ter ido tudo abaixo…emerge então um modelo mais justo, equilibrado e de bem estar.
O ocidente tem uma ocasião de ouro para isso…temo que não tenhamos lideres à altura.
Eu cada vez mais assisto a pessoas a procurarem ganhar menos mas ter melhor nivel de vida, cada vez assisto mais a pessoas a transformarem as vidas delas completamente ao nivel do que consomem e do que compram em função do que acham que é realmente bem estar, cada vez tenho a ideia que mais gente olha para a sua vida numa matriz completamente diferente que antes. E os putos mais novos à cabeça. Já não estão dispostos a fazer diretas atrás de diretas por projeção futura ou por um ordenado um bocadinho maior. Preferem não ter carro, alugar uma casa em vez de comprar ou atrasar a saída de casa dos pais a serem escravos de um ordenado ligeiramente melhor. Preferem ir a pé para poupar o ambiente do ir de carro, mesmo que o “ir a pé” signifique ganhar menos mais perto de casa do que ir para um grande centro com filas e transito e poluição. Podemos ir à alimentação e as preocupações que cada vez são maiores com isso dentro da sustentabilidade, podemos ir a tantos ramos…estou a ser muito simplista…
Não sei…se calhar sou eu que estou fora disto tudo e que vivo num nicho…mas é para onde eu vejo o mundo caminhar. Os interesses e necessidades das pessoas são muito maiores do que o crescimento do pib e tudo girar em torno de “como pode um pais fazer crescer o pib”.
” …se calhar sou eu que estou fora disto tudo e que vivo num nicho… ”
Ainda há dias comentava isso, vemos a gasolina a disparar e quando a perceção deveria ser, ok vou ter de utilizar menos o carro, assistimos a uma corrida nas bombas para atestar o deposito e levar dois jerricans para casa.
A perceção que tenho é que a ostentação é cada vez maior, e começa em baixo e acaba no topo da cadeia,
Mas isso é conjuntural. As pessoas precisam e o que tem de ser tem de ser….
Eu estou a falar de alterações no modo de vida.
Muitas dessas pessoas, principalmente os mais novos, agora ainda tem de ser mas tens duvidas que muitos andam à procura de alterar o modo de vida para deixarem de ter esse filme?
Questões como o teletrabalho, os 4 dias semanais, a substituição do trabalho manual pela IA e o desemprego que isso vai gerar, a falta de profissionais para muitas áreas tradicionais e a concentração noutras….tudo isto é uma parte mínima da transformação que o mundo vai assistir.
Sempre associada a muitas outras transformações demográficas, sociais, ambientais que estão a acontecer e que estão a ser exigidas…
Enfim…lá está…pano para mangas. Perguntas para as quais não tenho nenhuma grande resposta mas que cada vez me levam mais a pensar que estamos num momento de ruptura. E ruptura estou a falar de uma coisa gradual tendo em conta o tempo da história. Não estou a falar de uma ruptura em 2 anos mas sim em 20/30 anos.
Não vejo isso como conjuntural, repara a subida dos combustíveis e é apenas um exemplo, não é conjuntural e quando a reação deveria ser como posso fazer para reduzir a dependência, o que vemos é a necessidade açambarcar para poupar uns euros no imediato, ninguém quer pensar mais uns meses para a frente e se pedes para pensar mais uns anos, ainda te chamam louco …. como diziam os taxi nos anos oitenta e continua na minha opinião bem atual …
“E como tudo o que é coisa que promete
A gente vê como uma chiclete
Que se prova, mastiga e deita fora, sem demora
Como esta música é produto acabado
Da sociedade de consumo imediato
Como tudo o que se promete nesta vida, chiclete”
PS: Quero muito acreditar que venha por aí uma nova geração com outro tipo de preocupações e ambições, mas já acreditei mais nisso e como dizes mais acima se não for a bem vai ter de ser a mal.
Seja no Ocidente, seja no Oriente.
Seja no mundo cristão/católico, seja no mundo árabe.
O que deveria interessar era a harmonia e o bem-estar geral.
O que impera é a ganância, o chico-espertismo, o dividir ara reinar, a propaganda do medo para inibir, a desinformação para manipular. Ganham os mesmos de sempre. Perdem os mesmos de sempre. Em todas as sociedades é assim. Umas mais díspares, outras menos. Mas há sempre uns a manipular os outros.
Utilizas menos o carro… se puderes. Há muito comodista, mas boa parte usa o carro porque precisa. Transportes públicos é Lisboa e Porto (e a oferta em relação à potencial procura é o que é), o resto é província. Então na ligação entre cidades e periferias esquece.
Pois …. ainda entra o ativismo se não politico pelo menos associativo, que se tiver dimensão, o politico verga-se. O problema, quem precisa por falta de alternativas, acaba por ser embora de outra forma … comodista!
É no fundo isto:
Agora sim, damos a volta a isto!
Agora sim, há pernas para andar!
Agora sim, eu sinto o optimismo!
Vamos em frente, ninguém nos vai parar!
-Agora não, que é hora do almoço…
-Agora não, que é hora do jantar…
-Agora não, que eu acho que não posso…
-Amanhã vou trabalhar…
Agora sim, temos a força toda!
Agora sim, há fé neste querer!
Agora sim, só vejo gente boa!
Vamos em frente e havemos de vencer!
-Agora não, que me dói a barriga…
-Agora não, dizem que vai chover…
-Agora não, que joga o Benfica…
e eu tenho mais que fazer…
Agora sim, cantamos com vontade!
Agora sim, eu sinto a união!
Agora sim, já ouço a liberdade!
Vamos em frente, e é esta a direcção!
-Agora não, que falta um impresso…
-Agora não, que o meu pai não quer…
-Agora não, que há engarrafamentos…
-Vão sem mim, que eu vou lá ter…
Pesquisa metrobus coimbra. É uma história divertida. Mete a Deolinda em fundo enquanto les. Mas há mais pelo país. Falar de barriga cheia é fixe, enquanto morei em Lisboa não usei carro um dia que fosse. Também posso ser pregador.
Vivo em Lisboa e não uso carro, mas alternativa deixa muito a desejar. Seja metro ou autocarro, mas o pior é se vives nas periferias. Se tens de apanhar Rodoviária ou algo do género e carris/metro são várias horas a correr. Por exemplo, Ramada Alvalade de transportes é capaz de demorar hora e meia talvez mais, de carro 20min… Não há boa solução para isso acho eu. Agora seria engraçado ver um estudo sobre emissões caso a energia usada fosse a nuclear (porque as renováveis acho que têm muito que se lhe diga) e aí talvez se podesse ver se as emissões do automóvel são assim tantas ou se vêm de outros sítios
E os putos mais novos à cabeça. Já não estão dispostos a fazer diretas atrás de diretas por projeção futura ou por um ordenado um bocadinho maior. Preferem não ter carro, alugar uma casa em vez de comprar ou atrasar a saída de casa dos pais a serem escravos de um ordenado ligeiramente melhor. Preferem ir a pé para poupar o ambiente do ir de carro, mesmo que o “ir a pé” signifique ganhar menos mais perto de casa do que ir para um grande centro com filas e transito e poluição. Podemos ir à alimentação e as preocupações que cada vez são maiores com isso dentro da sustentabilidade, podemos ir a tantos ramos…estou a ser muito simplista…
Não sei…se calhar sou eu que estou fora disto tudo e que vivo num nicho…mas é para onde eu vejo o mundo caminhar. Os interesses e necessidades das pessoas são muito maiores do que o crescimento do pib e tudo girar em torno de “como pode um pais fazer crescer o pib”.
completamente de acordo , o meu puto por exemplo não tem o minimo intresse numa carta de condução ou num carro e adora Formula 1, quer é infraestruturas capazes para se poder deslocar rapidamente de um lado para o outro, não quer ser escravo de um ordenado por um trabaho porque tem de ser para ganhar bem e não gostar do que faz, não quer fazer horas extras para subir dentro de uma empresa, quer mas é mais qualidade de vida e como ele existem cada vez mais, as coisas estão a mudar e vão mudar e nesse aspecto ainda bem.
Aliás a cena da posse, a casa , o carro etc faz cada vez menos sentido para essa nova geração, prefere pagar a utilização quando necessita .
As subscrições estão ao virar da esquina , tudo o que venhas a utilizar terás de subscrever , vais ter o perigo de demasiadas subscrições mas traz a vantagem das famílias não se endividarem , serás selectivo no que subscreves porque se não poderes pagar no mês seguinte não podes utilizar, não há cá crédito a pagar a longo prazo mesmo ficando sem possibilidade de os cumprir ficando sem o bem material e ter de o continuar a pagar na mesma.
Vai ser uma nova fórmula de consumo mais sustentável.
Espreitei um bocadinho… Não há pachorra para estes “espectáculos de variedades”… Uma gaja a fingir que chora no palco?… Fdx tudo para fazer uma merda de um sorteio?
Yup, mas depois não conseguiam chamar público para ver o sorteio e também não atrairiam patrocinadores para a transmissão, gostei da mascote oficial, um fantasma, a fazer lembrar muitos dos homens que estiveram a construir os estádios
O último mundial foi numa democracia pujante. Olimpíadas este ano num paraíso dos direitos humanos. Ah espera, foram corajosamente “boicotados”. Deixa lá os árabes brincarem com as bolas pá. Estão quentes, como se gosta.
1 Abril, 2022 at 4:16
“Benfica estagia no Minho antes do Liverpool”
Boa capa.
1 Abril, 2022 at 10:05
1º de Abril 😛
Z
1 Abril, 2022 at 4:44
91553
1 Abril, 2022 at 10:08
Fantástico!
Mas é outra realidade, porque fazem por isso!
1 Abril, 2022 at 11:17
A Espanha mudou bastante depois de Barcelona.
1 Abril, 2022 at 6:55
Bons dias, malta da pesada.
1 Abril, 2022 at 7:09
Suíça vence Coreia 6-5 na final. Jogo emotivo.
https://m.facebook.com/Futebol-de-Mesa-do-Sporting-Clube-Portugal-150321122228346/
1 Abril, 2022 at 7:23
Feliz por saber que esta direção vai avançar com o voto electrónico… outros não o conseguiram fazer
1 Abril, 2022 at 11:15
Até agora, nenhuma direcção o conseguiu, inclusive esta! 🙂
Portanto, um dia, alguém conseguirá, que poderá ser esta!
No fundo, Ribeirinho, foi como o Pavilhão. Todos falavam mas fazer, ninguém fazia… até alguém fazer. Que não foi esta Direcção mas a que ti criticas sempre. E fez o Pavilhão, e pagou-o, deixando 5 anos de mandato com contas positivas!
Boa, Ribeirinho?
E, já agora, parabéns para ti, que hoje comemora-se a tua profissão!
1 Abril, 2022 at 15:41
E tu, fazes alguma coisa a não ser provocar? Quando eras criança, coisa que mentalmente ainda não deixaste de ser, eras, certamente, daqueles que mandava bocas até levar um murro nas trombas e depois ia queixar-se ao directivo da escola que ” – aqueles meninos bateram-me!”. Tudo isto polvilhado de muitas lágrimas, possivelmente até algum desmaio providencial! Apesar de cego, vi muito disso nos meus 37 anos de “servidão”. Sejas lá quem sejas, seja esse o teu nome ou outro com consoantes dobradas -, e repara que eu conheço alguns que compraram a possibilidade de as ter -, desampara que, pela minha parte, não és, aqui, flor que se cheire!
Cumprimentos!
1 Abril, 2022 at 8:26
Bom dia, hoje vitória na vitória.
1 Abril, 2022 at 8:44
Bom dia, Tasca!
1 Abril, 2022 at 8:59
Usain Bolt divulgou nas suas redes sociais que estava a pensar criar uma equipa profissional, sem adiantar mais pormenores. Mas ontem, o Sports Jamaica deu alguns pormenores sobre a nova equipa de Bolt.
A ideia do ex-atleta jamaicano é criar uma equipa profissional jamaicana reforçada com meia dúzia de “pesos pesados” para conquistar uma futura Taça do Mundo de Clubes de Atletismo que será patrocinada pela Nike.
A primeira edição disputar-se-á em 2023, em Eugene, no estado de Oregon, sede da Nike, e terá os clubes campeões dos vários continentes, sendo assim mais uma aliciante para Sporting e Benfica, habituais participantes na Taça da Europa de Clubes. A Nike vai disponibilizar um milhão de dólares para patrocinar a super-equipa de Bolt e 200 mil dólares de prémio para a equipa vencedora da 1ª edição da Taça do Mundo de Clubes.
Ainda segundo o Sports Jamaica, a equipa de Bolt já terá garantido alguns atletas como os jamaicanos Hansle Parchment (110 m barreiras) e Elaine Thompson (100 e 200 m), a holandesa Femke Bol (400 m e 400 m barreiras), a ucraniana Marina Behk-Romanchuk (triplo salto e comprimento), o brasileiro Thiago Braz (salto com vara), o belga Kevin Borlée (400 m) e o norueguês Jakob Ingebrigtsen (1.500 e 5.000 m). Cada equipa poderá apresentar até cinco atletas estrangeiros em cada sexo.
1 Abril, 2022 at 9:53
Tão bom que até parece mentira – take 0
https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-bwin/detalhe/vieira-quer-a-liga-e-tem-apoio-de-pinto-da-costa?ref=HP_1BucketDestaquesPrincipais
Ora ganhas tu, ora ganho eu…
1 Abril, 2022 at 10:25
Dia das avençados, certo? Se isto for verdade, será uma vergonha para o futebol português. Mais uma.
1 Abril, 2022 at 10:50
Nem me passa pela cabeça que seja verdade! Vergonha é pouco!
1 Abril, 2022 at 11:11
Deve ser a peta do 1º de Abril!
Estou mesmo a ver o PC a apoiar o Orelhas e a trazer a Liga para Lisboa… 🙂
1 Abril, 2022 at 9:53
The Dutch rate of inflation hit 11.9% in March when calculated according to European methods, national statistics agency CBS said on Friday. That is the highest figure since the oil crisis of 1975, the CBS said. The figures are preliminary and may be revised. In February, inflation was 7.3%, according to the harmonised HICP method but 6.2% when using the Dutch method, which includes different goods and services and the impact of rental housiThe full European results will be published later on Friday. Inflation has been rising across Europe, reaching 7.3% in Germany, its highest level since the country reunited in 1990.
1 Abril, 2022 at 10:11
Vai chegar cá e vai deixar muita gente à rasca para pagar a prestação da casa… entre outras coisas! 🙁
1 Abril, 2022 at 10:23
O aumento da tx de juro pode ajudar a resolver o problema porque alicia a que os investidores que especulam com as comodities e com os futuros de comodities passem a investir em taxa de juro…
Foi a isto que chegámos…não se trata de controlar o que as pessoas gastam, é em aliciar “o mercado” a investir noutra coisa que não a especular com bens essenciais à vida…
Se querem melhor prova que o Capitalismo vai implodir a breve prazo devido à concentração de riqueza, aqui têm uma. Veremos o que vem a seguir…pode ser que venha finalmente um modelo económico baseado em bem estar, mais do que apenas em taxas de crescimento e PIBs…
1 Abril, 2022 at 10:59
Concordo e subscrevo o teu desejo… Não vai ser fácil, mas o que é certo é que esta guerra abriu um bocadinho os olhos às pessoas, principalmente na maneira como os governantes ocidentais se abriram como santolas ao putin.
Z
1 Abril, 2022 at 11:26
Claro, claro. Tal como o ataque às Torres abriu os olhos quanto às offshores por anda o dinheiro que financia redes terroristas. Iam acabar com todas.
Se as taxas de juro aumentarem, ou o preço dos imóveis desce (cof) ou as pessoas deixam de comprar. Quem passa a adquirir é quem capital disponível, normalmente grandes empresas, que depois alugam… a preço alto.
O actual modelo económico é baseado num princípio matemático errado, o do crescimento infinito. Mas o “green” da economia circular não fica atrás, despreza as perdas. Diz-se que precisamos de mais política e menos tecnocracia, eu acho é que precisamos de tecnocracia, mas da boa.
1 Abril, 2022 at 11:43
O problema não é apenas o crescimento infinito. É que o capitalismo naturalmente leva a uma concentração do capital. E é por aí que vai implodir.
Epah não tem comparação o que aconteceu às torres com o que está a acontece agora, em que claramente emergem desta altura 2 potencias dominantes.
Esta guerra e bipolarização do mundo entre ocidente e oriente pode ter de levar o ocidente a repensar o tal modelo económico…porque se a base continuar a ser o que é, a sua relevância e importância no mundo vai continuar a diminuir como tem diminuído. E o seu crescimento parece condenar milhões de pessoas à pobreza para que uns quantos concentrem capital suficiente para lutar no mercado global. Para não falar de começar a ser +- claro que poderá haver uma redução gradual da globalização e começar a haver blocos mais fechados sobre si mesmos…e isso vai levar forçosamente a uma regressão económica mundial….
Não creio que o caminho seja tecnocracia porque é a tecnocracia que nos trás até aqui. Não é a politica, é a influencia da tecnocracia no que deveria ser politica.
Claro que o modelo circular tem vários problemas. E se tivermos sorte a transição será gradual e virá das pessoas. As pessoas começarão a valorizar mais o seu bem estar geral do que a posse e apenas o aumento de rendimentos. E não será para um modelo circular pensado por meia duzia de pessoas…será uma mudança organica.
Se não tivermos sorte, vamos passar por muita fome, conflitos entre classes, possivelmente ditaduras para chegar a um novo modelo económico.
1 Abril, 2022 at 12:33
subscrevo, boa leitura.
1 Abril, 2022 at 12:37
Capitalismo ou capitalismo financeiro?
A tecnocracia não nos trouxe aqui… foi algo travestido de tecnocracia. Em especial decisões políticas supostamente suportadas por análises técnicas… que não o eram. No caso português, irrelevante para o Global mas paradigmático, tens n decisões (ferrovia, rodovia, PPP, energia) que foram simplesmente políticas, mas que tinham por base critérios técnicos… os tais estudos em que apareciam números vindos de sabe-se lá onde.
Não desvalorizes o que aconteceu às Torres. Fdx, terrorismo (do árabe, dos outros já havia) no coração da democracia. Mais, Londres, Madrid, o Mundo (Ocidental) ficou tão borrado que aceitou ser filmado, escutado e sentido como nem na antiga RDA. Se calhar daqui a 10 anos acontece uma coisa qualquer e dizes o mesmo em relação à Ucrânia. Na altura o Mundo também se “uniu”, e uma das unanimidades era o aspecto nefasto das offshores. Ia acabar tudo. Até que a malta parou para respirar, passaram 15 dias sem rebentar uma bomba, e se percebeu que os EUA tinham, a Inglaterra tinha, todos tinham, era chatice acabar com aquilo. Sejamos optimistas, isto vai acalmar, voltamos todos a ser amigos, e o gás da Rússia continua a ser o mais fácil e barato meio de aquecer as casas. Até à próxima crise.
1 Abril, 2022 at 14:24
Possivelmente acontecerá.
Mas o que quero dizer não é ao nivel do choque do acontecimento.
Nesse momento o mundo uniu-se para combater o terrorismo e claro que mexeu muito com as nossas vidas. “Limitou-se” a uma questão militar e de segurança.
Neste momento o mundo não se está a unir.
É exatamente isso que eu digo que é transformador…
Aí havia o mundo vs os terroristas. Neste conflito pode emergir (e parece-me claro que vai emergir) 2 blocos conflituantes não militarmente mas economicamente.
Ao nivel económico e de modo de vida já temos vindo a assistir a algumas alterações ténues nos últimos anos mas penso que o surgimento declarado de 2 blocos que dividem um mundo que era globalizado pode mudar radicalmente tudo.
Já viste a transformação que seria se nos próximos anos a Europa se obrigasse a ser autossuficiente, incluindo a nivel alimentar e energético e a transformação brutal económica que isso obrigaria? Especialmente mantendo as preocupações ambientais que a população europeia não me parece que vá abdicar de ter? Não mais poderíamos olhar (pelo menos a breve prazo) para crescimentos económicos como um bem só por si porque ele não existiria. O investimento necessário para esta revolução nunca permitiria crescimento económico que se visse. Somando a isso o investimento em defesa que se propõe fazer? Mesmo que tudo feito em conjunto com os EUA?
Se calhar mais perto do que parece o povo europeu será chamado a esta decisão. Pode parecer pouco mas quando começas a pensar um bocadinho mais fundo em tudo o que isto implica…são alterações brutais.
Aliás, essa transformação na Europa já acontece à um tempo…à um tempo que os europeus começam a optar por bem estar e condições de vida do que em crescimento do PIB por si só. Há até já vários fundos de investimento gigantescos, especialmente na área da agricultura mas não só, exatamente com esse propósito. Da autossuficiência e sustentabilidade, mais do que crescimento do valor monetário do fundo per si.
Ok….pode não acontecer nada disto e isto tudo passar num ápice porque o pessoal que manda e que tem o dinheiro quer manter o status quo. Mas de qualquer forma a tendencia de maior conflito entre a concentração de capital e uma base cada vez mais pobre já é evidente à muito tempo e só se vai agravar.
Um Bernie Sanders nos Estados Unidos à 30 anos era uma impossibilidade. E ele representa muito mais do que ser de esquerda ou de direita. isto é muito diferente do ser de esquerda e de direita. E se nem a esquerda nem a direita compreender o que isto representa (que não parece estar fácil), vamos pelo mau caminho. Ele representa uma vontade de mudança de paradigma mesmo nos EUA. E o facto de muitos destes novos olhares para a economia virem dos EUA também não é por mero acaso.
1 Abril, 2022 at 14:28
“Ok….pode não acontecer nada disto e isto tudo passar num ápice porque o pessoal que manda e que tem o dinheiro quer manter o status quo. Mas de qualquer forma a tendencia de maior conflito entre a concentração de capital e uma base cada vez mais pobre já é evidente à muito tempo e só se vai agravar.”
Quando digo mais pobre não quer dizer pessoal sem dinheiro.
O que quero dizer é o conflito entre o pessoal que concentra cada vez mais riqueza e as pessoas com menos dinheiro, que nem sequer ambicionam mais dinheiro para elas mas que lutam pela sustentabilidade, pelo modo de vida, etc.
Epah…não metam isto numa luta entre capitalismo e comunismo, esquerda ou direita porque não é nada disso…lá está. É muito mais transformador que isso…
1 Abril, 2022 at 14:41
Tiago, concordo praticamente com tudo o que dizes! Quando passares a escrever “há” nos sítios onde erradamente escreves “à” ou “á”… Vai ser 5 estrelas!
Não te ofendas… É que para as ideias que tens e o modo como as explicas esse erro… não é “compatível” 😉
Z
1 Abril, 2022 at 14:47
hehehehe
É da pressa…vou pensando e escrevendo ao mesmo tempo e depois sai disto ….
1 Abril, 2022 at 15:38
“a democracia é o pior dos regimes, à exceção de todos os outros”
O pior mesmo, são as pessoas que invariavelmente elegem sempre a mesma merda …
Dito isto, gostava que as taxas de juros continuassem a potenciar crescimento e que a merda dos governos fizessem aquilo que se espera, regular e apoiar o bem estar das populações e combater a especulação promovida pelos oligarcas.
Se há alguma coisa de positivo nesta questão da Ucrânia, é que talvez fique provado que vale a pena lutar por aquilo em que acreditamos. Eles sofrem e não desistem, vamos ver como se comporta o resto..
1 Abril, 2022 at 15:47
Os primeiros passos para a polarização do globo já foram dados. Acho que ninguém esperava que as decisões tomadas em relação à Ucrânia viessem a ser tão importantes. O Ocidente (NATO como queiram chamar) achou que cortando a importação de gás e petróleo da Rússia iria sinalizar o fim da “guerra”, mas numa semana a China apareceu e rapidamente finalizaram um acordo os dois. Agora vamos ver se os “Governos fantoches” da Europa e EUA são realmente melhores do que os regimes totalitários do Putin e do PCC.
1 Abril, 2022 at 15:50
Qual é que é melhor, Democracia ou Republica Constitucional?
1 Abril, 2022 at 15:57
“The biggest argument agains democracy is a five-minute conversation with the average voter”
– Winston Churchill
Melhor ainda que esta frase é este video:
https://youtu.be/QFgcqB8-AxE
1 Abril, 2022 at 16:27
TCdL, tens um problema latente há anos, que nenhum político se atreve a falar porque a) não querem barulho b) não pensam para lá de amanhã: existe um conjunto de países, nos quais se inclui a Rússia, que vive da venda de combustíveis fósseis. Se amanhã a Europa deixasse de usar petróleo e gás (como diz o nosso ministro, temos água, sol e vento), entravam em falência. E não venham com cenas da reconversão, se cidades “carvão ” ruíram quanto mais nações. Associado há muito ocidental que se enche, portanto esse status quo vai complicado de rebentar.
A Europa precisa do gás russo e do petróleo árabe, mas estes também precisam da Europa. Isso dos blocos antagónicos que deixam de comunicar economicamente, permite-me a falta de crença.
1 Abril, 2022 at 16:29
A fonte de poder numa republica constitucional é ou deveria ser a democracia. Como tudo na vida, há evolução, pelo que admito que as revisões constitucionais deveriam periódicas e objeto de escrutínio democrático.
Mas percebo a ideia, há situações em que a constituição acaba por limitar a democracia. Exemplo flagrante a democracia no Sporting, que o presidente pode ser eleito mesmo tendo menos votos 🙂 🙂 🙂 pois a nossa “constituição” assim o permite.
Sempre pela constituição, se mesmo com ela já é um regabofe o que seria se não existisse.
1 Abril, 2022 at 16:36
“A Europa precisa do gás russo e do petróleo árabe, mas estes também precisam da Europa.”
Um dia, ainda distante,* a Europa vai precisar de muito espaço para armazenar resíduos tóxicos das baterias em fim de vida e nas estepes russas e desertos árabes há muito espaço para isso. 🙂
*Mais a serio é um problema que os governantes estão com dificuldade em lidar até porque é contrario às politicas que estão a praticar.
1 Abril, 2022 at 16:39
Vamos ver Nuno…
Eu tenho é duvidas que o mundo esteja nesse “comprimento de onda” muito mais tempo.
É isso que estou a dizer.
Por enquanto o status quo é assim e os mais ricos e que vivem disso farão tudo para manter o sistema como existe. Com base em crescimento puramente económico e em custos de produção e em conglomerar mais e mais para poder concorrer globalmente.
Eu tenho é duvidas que o resto das pessoas esteja pronta a aceitar isso muito mais tempo…e que o resto das pessoas não vão exigir uma mudança nesse status quo.
Em milhões de anos, o sistema económico que temos dura à vá…1 centena e tal, 2 centenas. Desde a revolução industrial e desde o consumo em massa. Como transformámos neste, eu acho que este está igualmente a ficar esgotado, vamos um dia evoluir para outro. Isso é inevitável. Resta saber é quando…
Quem acha que isto vai ser assim para sempre precisava de ler uns livros de história mundial para perceber que somos um grão de areia na história do mundo e que nada será como hoje daqui a 100 anos…
Mas lá está…vamos ver quando e como….
1 Abril, 2022 at 16:43
“O pior mesmo, são as pessoas que invariavelmente elegem sempre a mesma merda …”
Foda-se, subscrevo isto 1000 vezes!
Errar, todos erramos. Todos podemos fazer algo mal a pensar que estamos certos e a fazer bem. Repetir a mesma merda anos a fio, com o país cada vez mais na cauda da Europa e mais atrasado em relação ao demais países, é o quê a não ser burrice?
Depois ficam todos ofendidos de haver quem chame os burros pelo que são, burros!
Nos últimos cerca de 30 anos, o povo votou no PS para (des)governar cerca de 24 anos. A culpa é da chamada “direita” que (des)governou cerca de 6 anos?
Só não vê quem não quer!
Só não vê quem é cego por um fundamentalismo absolutamente retrogrado e bacoco.
E, para que fique claro, eu não voto PSD nem CDS, que também acho culpados no estado a que o país chegou – ainda que nada a ver com a merda que o PS sempre fez, com 3 (três) bancasrotas e responsável por muito mais de metade da divida do país!
Em pleno 2022, ainda haver pessoas a pensar que ou votam PS ou vem aí o fascismo, é a cereja no topo da burrice!
E podem tentar ofender à vontade… 🙂
1 Abril, 2022 at 16:44
“…bancarrotas…” 🙂
1 Abril, 2022 at 17:06
Caro Fix Tix, quando afirma «(…) O Ocidente (NATO como queiram chamar) achou que cortando a importação de gás e petróleo da Rússia iria sinalizar o fim da “guerra”, mas numa semana a China apareceu e rapidamente finalizaram um acordo os dois.(…)»
O acordo com a China no que respeita ao Gás só entrará em prática daqui a uns 3 ou 4 anos quando começar a haver infraestruturas de transporte e no que respeita ao petróleo é simplesmente a venda a 35 dólares o barril (que é 1/terço do actual valor de mercado). Portanto, que a Rússia continua a ser bastante afectada parece-me claro.
Depois é bom perceber que a Europa não cortou a importação de Gás e Petróleo à Rússia (quem dera que o tivessem feito). Dada a a dependência, a Europa continua a comprar, POR DIA, 500 a 600 milhões de euros em gás e petróleo à Federação Russa (FR) o que ainda é uma forte ajuda ao “esforço” de “operação militar especial”.
A pretensão da FR em ser paga em rublos é negada pela Europa pois os contractos são explícitos quanto à moeda a usar (Euros e, nalguns casos, Dólares americanos); a ameaça Putin de cortar o fornecimento de gás e petróleo é para rir, pois corresponderia a um verdadeiro harakiri (para a economia em geral, que é dependente da exportação de matérias primas, mas também para a sustentação económica do gigantesco esforço de guerra).
Como outra consequência a prazo desta guerra, haverá uma reformulação/activação do conceito de defesa europeu (complementar à NATO) e uma recomposição da política energética, terminando a dependência, diversificando as fontes e os fornecedores (espero que contribua para acelerar a transição verde).
No entanto, a consequência maior será uma inevitável recomposição do concerto mundial das Nações com um esbater da multipolaridade e uma tendência para a bipolaridade: EUA+UE+ democracias liberais (Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Suécia, Finlândia) vs China + autocracias nacionalistas (Fed Russa + Coreia Norte + Irão+ Cuba + Venezuela) e com ambos os “blocos” a procurar disputar a influência sobre países como Arábia Saudita, EAU, a África do Sul, Egipto, Nigéria, Angola, Argentina, Brasil.
O certo é qua Federação Russa dificilmente sairá deste conflito numa posição de extrema debilidade: antes de invadir a Ucrânia era a 11ª economia mundial e estima-se (OCDE) que hoje já seja a 20ª. Quanto mais durar a guerra mais essa tendência se irá exacerbar. Mesmo depois desta terminar, e qualquer que seja o desfecho, haverá pelo menos 3 anos de profunda recessão por maior dificuldade na exportação de matérias primas (em que assenta a sua economia. Se o desfecho lhe for desfavorável essa tendência será agravada pela quase inevitável compensação de reconstrução da Ucrânia a que a FR se verá obrigada.
SL
1 Abril, 2022 at 17:37
Vai gozando, mas daqui a 20 anos mais coisa menos coisa um dos grandes problemas ambientais vai ser o fim de vida dos componentes da e-qualquercoisa “verde”, já está há muito sinalizado.
Economia circular e a tecnologia resolve e cenas.
Mas isso, tal como os plásticos há uns bons anos atrás, não é trendy.
1 Abril, 2022 at 17:46
novamente subscrevo Tiago embora entenda a visão do Nuno.
1 Abril, 2022 at 10:12
Hoje é o dia dos Ribeiros, dos Oliveirinhas e dos Js… entre outros profissionais!
Um parabéns para eles!
1 Abril, 2022 at 10:52
Eheheh
Parabéns a todos!
1 Abril, 2022 at 11:15
Nem dormes rapaz a pensar nisto.
E agora que vão começar as férias escolares, sem testes nem trabalhos de casa, vai ser um sem parar de comentários tão úteis como este 🙂
1 Abril, 2022 at 12:00
🙂
Nem original consegues ser…
Quando entrares no Pavilhão João Rocha, lembra-te do idiota que és com os teus comentários aqui na Tasca contra quem teve a decência de construir esse património para o nosso Clube e ter contas positivas! 😉
Se fosses honesto contigo próprio, até zurravas!
1 Abril, 2022 at 12:09
Rapaz, nem ofender sabes… vá, deixa lá isso, e vai brincar um bocadinho com a playstation
1 Abril, 2022 at 12:42
João, desta vez não me citaste mas não resisto a escrever que gostava mais do tempo em que eras um rapaz que chorava menos e assumia mais.
“Jonascp
8 Agosto, 2019 at 12:57
Ó rapaz, eu assumo tudo o que escrevo. E agora não me chateies. Vai ler um livro, precisas. “
1 Abril, 2022 at 13:03
E continuas tu com isto….lol
João, Jonas, Jonas78…. desenvolvi uma verdadeira rede de alter egos só para conseguir enganar aqui a malta nos blogs. 🙂
1 Abril, 2022 at 15:07
Rapaz, rapaz, disfarças tão mal, jonasscp!
Pelo menos já percebestes, que este é um blog de leões e não de lampiões, infelizmente mais tarde ou mais cedo vais perceber que andas mais uma vez a construir perolas que te vão forçar a nova mudança de nick … e um João sem passado é … !
1 Abril, 2022 at 10:36
Parabéns Farense!
1 Abril, 2022 at 10:57
Hugo Neves convocado para o duplo confronto da seleção de futsal contra a Bélgica que marca a despedida de Ricardinho
1 Abril, 2022 at 10:59
Outras novidades na convocatória são a de Gonçalo Sobral (fixo – Quinta dos Lombos) e de Miranda (ala – Portimonense)
1 Abril, 2022 at 11:07
Em outras noticias, Cucujães e Oriental foram convidados para integrarem a liga espanhola já na próxima época com o motivo de serem clubes demasiado poderosos para a realidade do futebol português
1 Abril, 2022 at 11:19
Olivença é nossa!
1 Abril, 2022 at 11:33
Sempre foi, sempre será
1 Abril, 2022 at 12:35
Aliás desde o congresso de Viena de 1817, que a soberania de Olivença pertence a Portugal
1 Abril, 2022 at 14:38
Sim o capitalismo vai implodir porque isto é tudo muito mau e vivemos pior década após década. Aliás cada vez há mais gente a passar fome em frente à playstation. Em alternativa temos os casos de sucesso do comunismo, do nacional socialismo, das pseudo democracias e dos regimes autocráticos, todos esses países sim verdadeiramente exemplos de sucesso onde o povo vive como reis e não existe corrupção nem monopólios nem lobbys. Abaixo os empresários, a iniciativa privada e viva o proletariado, uma fábrica para cada um gerida pelo estado que nos protege, dita as regras e nos emprega a todos.
1 Abril, 2022 at 14:45
Ora aqui está o comentário de um gajo que não percebeu uma palavra de tudo o que estamos a falar e que decidiu ir para uma discussão de 1980 sobre capitalismo e comunismo e que acha que aqui alguém está a discutir a propriedade privada ou o proletariado….
Típica conversa de gajo de aparelho de partido que tem a cassete gravada e como leu alguém falar de modelo económico despejou a cassete toda. Na verdade é um problema que eu, gajo de direita, tenho hoje em dia. A direita tuga está tão a leste do que devia estar a construir e das alternativas que devia estar a dar e a pensar, que vivem à 30 anos atrás…
1 Abril, 2022 at 15:08
O Rodrigo tem o síndroma de Pavlov.
“Coisas” interessantes:
https://liberlandpress.com/2022/03/09/principles-for-dealing-with-the-changing-world-order/
https://www.youtube.com/watch?v=l4sGOzcpV_I
1 Abril, 2022 at 15:33
Vou ver isto com calma. Parece bastante interessante…
1 Abril, 2022 at 15:42
e eu um gajo de esquerda a concordar contigo, estamos mais perto da fase de mudanças/ alterações no que diz respeito as regras e orientações que serão necessarias para um futuro mais equilibrado e justo e do bem estar desejado que foi sempre o sonho que nos move.
1 Abril, 2022 at 15:54
Esquerda e direita são cada vez mais subjetivos até porque a politica é cada vez mais extremada. Acho que é cada vez mais uma questão de bom senso ou falta dele.
1 Abril, 2022 at 16:15
Esquerda e direita sempre foram subjectivos.
O Obama é um esquerdalho para o amaricano red state, é um direitolas do pior para um venezuelano Maduro.
1 Abril, 2022 at 16:32
A pura discussão esquerda direita, empregado empregador, rico pobre é cada vez mais desadequada a uma diversidade de interesses que existem hoje em dia. Especialmente, como digo, tendo em conta a bipolarização que ficou agora em definitivo clara (para quem andava distraído…) num mundo que achava que ia ser totalmente global para sempre.
Mas como há o vicio de discutir isso, é só isso que se discute. E quanto mais se vai percebendo que as respostas que dão são curtas e desadequadas aos interesses gerais (que são muito mais complexos), mais se extremam para tentarem simplificar e dar respostas simples para ser mais fácil e polarizada a discussão.
As próprias pessoas…no outro dia ouvia 2 gajos a discutir a guerra e o que discutiam com fervor era se o Putin era de extrema direita ou de extrema esquerda. Eu só dizia que eles estavam a discutir uma merda sem nenhum sentido quando a discussão deve ser as transformações que o ocidente terá de fazer perante a bipolarização que existe entre China e EUA, ocidente e oriente e como é que queremos mesmo encarar essa bipolarização…e onde nos queremos enquadrar.
Por isso é que eu digo. Isto vai mudar. O conflito existe.
Mudar a bem significa uma mudança gradual, com os políticos que existem a irem adaptando os discursos e ações ao que o mundo vai pedindo ou o aparecimento de uma nova geração que já pensa tudo de outra forma e daqui a um tempo teremos uma lógica do que é bem estar completamente diferente da que temos hoje sem termos tido nenhum “choque”.
Mudar a mal significa posições cada vez mais extremadas, concentração cada vez maior de capital, luta entre quem ainda vê as coisas à século 19 e quem vê de uma forma mais global, guerras, fome, ditaduras e depois da ruina e de ter ido tudo abaixo…emerge então um modelo mais justo, equilibrado e de bem estar.
O ocidente tem uma ocasião de ouro para isso…temo que não tenhamos lideres à altura.
Eu cada vez mais assisto a pessoas a procurarem ganhar menos mas ter melhor nivel de vida, cada vez assisto mais a pessoas a transformarem as vidas delas completamente ao nivel do que consomem e do que compram em função do que acham que é realmente bem estar, cada vez tenho a ideia que mais gente olha para a sua vida numa matriz completamente diferente que antes. E os putos mais novos à cabeça. Já não estão dispostos a fazer diretas atrás de diretas por projeção futura ou por um ordenado um bocadinho maior. Preferem não ter carro, alugar uma casa em vez de comprar ou atrasar a saída de casa dos pais a serem escravos de um ordenado ligeiramente melhor. Preferem ir a pé para poupar o ambiente do ir de carro, mesmo que o “ir a pé” signifique ganhar menos mais perto de casa do que ir para um grande centro com filas e transito e poluição. Podemos ir à alimentação e as preocupações que cada vez são maiores com isso dentro da sustentabilidade, podemos ir a tantos ramos…estou a ser muito simplista…
Não sei…se calhar sou eu que estou fora disto tudo e que vivo num nicho…mas é para onde eu vejo o mundo caminhar. Os interesses e necessidades das pessoas são muito maiores do que o crescimento do pib e tudo girar em torno de “como pode um pais fazer crescer o pib”.
1 Abril, 2022 at 16:44
” …se calhar sou eu que estou fora disto tudo e que vivo num nicho… ”
Ainda há dias comentava isso, vemos a gasolina a disparar e quando a perceção deveria ser, ok vou ter de utilizar menos o carro, assistimos a uma corrida nas bombas para atestar o deposito e levar dois jerricans para casa.
A perceção que tenho é que a ostentação é cada vez maior, e começa em baixo e acaba no topo da cadeia,
1 Abril, 2022 at 16:55
Mas isso é conjuntural. As pessoas precisam e o que tem de ser tem de ser….
Eu estou a falar de alterações no modo de vida.
Muitas dessas pessoas, principalmente os mais novos, agora ainda tem de ser mas tens duvidas que muitos andam à procura de alterar o modo de vida para deixarem de ter esse filme?
1 Abril, 2022 at 17:08
Questões como o teletrabalho, os 4 dias semanais, a substituição do trabalho manual pela IA e o desemprego que isso vai gerar, a falta de profissionais para muitas áreas tradicionais e a concentração noutras….tudo isto é uma parte mínima da transformação que o mundo vai assistir.
Sempre associada a muitas outras transformações demográficas, sociais, ambientais que estão a acontecer e que estão a ser exigidas…
Enfim…lá está…pano para mangas. Perguntas para as quais não tenho nenhuma grande resposta mas que cada vez me levam mais a pensar que estamos num momento de ruptura. E ruptura estou a falar de uma coisa gradual tendo em conta o tempo da história. Não estou a falar de uma ruptura em 2 anos mas sim em 20/30 anos.
1 Abril, 2022 at 17:16
Não vejo isso como conjuntural, repara a subida dos combustíveis e é apenas um exemplo, não é conjuntural e quando a reação deveria ser como posso fazer para reduzir a dependência, o que vemos é a necessidade açambarcar para poupar uns euros no imediato, ninguém quer pensar mais uns meses para a frente e se pedes para pensar mais uns anos, ainda te chamam louco …. como diziam os taxi nos anos oitenta e continua na minha opinião bem atual …
“E como tudo o que é coisa que promete
A gente vê como uma chiclete
Que se prova, mastiga e deita fora, sem demora
Como esta música é produto acabado
Da sociedade de consumo imediato
Como tudo o que se promete nesta vida, chiclete”
PS: Quero muito acreditar que venha por aí uma nova geração com outro tipo de preocupações e ambições, mas já acreditei mais nisso e como dizes mais acima se não for a bem vai ter de ser a mal.
1 Abril, 2022 at 19:05
Sim.
Mas o maior problema é a mentalidade.
É muito difícil mudar mentalidades.
Seja no Ocidente, seja no Oriente.
Seja no mundo cristão/católico, seja no mundo árabe.
O que deveria interessar era a harmonia e o bem-estar geral.
O que impera é a ganância, o chico-espertismo, o dividir ara reinar, a propaganda do medo para inibir, a desinformação para manipular. Ganham os mesmos de sempre. Perdem os mesmos de sempre. Em todas as sociedades é assim. Umas mais díspares, outras menos. Mas há sempre uns a manipular os outros.
1 Abril, 2022 at 19:06
*dividir para reinar
1 Abril, 2022 at 17:32
Utilizas menos o carro… se puderes. Há muito comodista, mas boa parte usa o carro porque precisa. Transportes públicos é Lisboa e Porto (e a oferta em relação à potencial procura é o que é), o resto é província. Então na ligação entre cidades e periferias esquece.
1 Abril, 2022 at 17:41
Pois …. ainda entra o ativismo se não politico pelo menos associativo, que se tiver dimensão, o politico verga-se. O problema, quem precisa por falta de alternativas, acaba por ser embora de outra forma … comodista!
É no fundo isto:
Agora sim, damos a volta a isto!
Agora sim, há pernas para andar!
Agora sim, eu sinto o optimismo!
Vamos em frente, ninguém nos vai parar!
-Agora não, que é hora do almoço…
-Agora não, que é hora do jantar…
-Agora não, que eu acho que não posso…
-Amanhã vou trabalhar…
Agora sim, temos a força toda!
Agora sim, há fé neste querer!
Agora sim, só vejo gente boa!
Vamos em frente e havemos de vencer!
-Agora não, que me dói a barriga…
-Agora não, dizem que vai chover…
-Agora não, que joga o Benfica…
e eu tenho mais que fazer…
Agora sim, cantamos com vontade!
Agora sim, eu sinto a união!
Agora sim, já ouço a liberdade!
Vamos em frente, e é esta a direcção!
-Agora não, que falta um impresso…
-Agora não, que o meu pai não quer…
-Agora não, que há engarrafamentos…
-Vão sem mim, que eu vou lá ter…
1 Abril, 2022 at 17:47
Pesquisa metrobus coimbra. É uma história divertida. Mete a Deolinda em fundo enquanto les. Mas há mais pelo país. Falar de barriga cheia é fixe, enquanto morei em Lisboa não usei carro um dia que fosse. Também posso ser pregador.
1 Abril, 2022 at 18:29
Como dizia mais acima … mais do que falar de barriga cheia “O pior mesmo, são as pessoas que invariavelmente elegem sempre a mesma merda …”
1 Abril, 2022 at 18:58
Também posso pregar. Não me lembro da última vez que elegi um deputado.
A culpa não é minha, é “deles”.
1 Abril, 2022 at 19:13
Vivo em Lisboa e não uso carro, mas alternativa deixa muito a desejar. Seja metro ou autocarro, mas o pior é se vives nas periferias. Se tens de apanhar Rodoviária ou algo do género e carris/metro são várias horas a correr. Por exemplo, Ramada Alvalade de transportes é capaz de demorar hora e meia talvez mais, de carro 20min… Não há boa solução para isso acho eu. Agora seria engraçado ver um estudo sobre emissões caso a energia usada fosse a nuclear (porque as renováveis acho que têm muito que se lhe diga) e aí talvez se podesse ver se as emissões do automóvel são assim tantas ou se vêm de outros sítios
1 Abril, 2022 at 17:59
E os putos mais novos à cabeça. Já não estão dispostos a fazer diretas atrás de diretas por projeção futura ou por um ordenado um bocadinho maior. Preferem não ter carro, alugar uma casa em vez de comprar ou atrasar a saída de casa dos pais a serem escravos de um ordenado ligeiramente melhor. Preferem ir a pé para poupar o ambiente do ir de carro, mesmo que o “ir a pé” signifique ganhar menos mais perto de casa do que ir para um grande centro com filas e transito e poluição. Podemos ir à alimentação e as preocupações que cada vez são maiores com isso dentro da sustentabilidade, podemos ir a tantos ramos…estou a ser muito simplista…
Não sei…se calhar sou eu que estou fora disto tudo e que vivo num nicho…mas é para onde eu vejo o mundo caminhar. Os interesses e necessidades das pessoas são muito maiores do que o crescimento do pib e tudo girar em torno de “como pode um pais fazer crescer o pib”.
completamente de acordo , o meu puto por exemplo não tem o minimo intresse numa carta de condução ou num carro e adora Formula 1, quer é infraestruturas capazes para se poder deslocar rapidamente de um lado para o outro, não quer ser escravo de um ordenado por um trabaho porque tem de ser para ganhar bem e não gostar do que faz, não quer fazer horas extras para subir dentro de uma empresa, quer mas é mais qualidade de vida e como ele existem cada vez mais, as coisas estão a mudar e vão mudar e nesse aspecto ainda bem.
1 Abril, 2022 at 19:36
Aliás a cena da posse, a casa , o carro etc faz cada vez menos sentido para essa nova geração, prefere pagar a utilização quando necessita .
As subscrições estão ao virar da esquina , tudo o que venhas a utilizar terás de subscrever , vais ter o perigo de demasiadas subscrições mas traz a vantagem das famílias não se endividarem , serás selectivo no que subscreves porque se não poderes pagar no mês seguinte não podes utilizar, não há cá crédito a pagar a longo prazo mesmo ficando sem possibilidade de os cumprir ficando sem o bem material e ter de o continuar a pagar na mesma.
Vai ser uma nova fórmula de consumo mais sustentável.
1 Abril, 2022 at 16:29
Dia 1 e temos isto.
Chermiti e Calai na mira do Porto, acabam contrato em 2023.
Palhinha 25M mais André Gomes, Everton.
1 Abril, 2022 at 17:08
André Gomes… Negócio com rótulo vagandas!
#EUACREDITO
Z
1 Abril, 2022 at 17:02
Agora as 17h, o sorteio do mundial em direto na RTP 1
1 Abril, 2022 at 17:16
Espreitei um bocadinho… Não há pachorra para estes “espectáculos de variedades”… Uma gaja a fingir que chora no palco?… Fdx tudo para fazer uma merda de um sorteio?
Depois digam como foi 😉
Z
1 Abril, 2022 at 17:21
Yup, mas depois não conseguiam chamar público para ver o sorteio e também não atrairiam patrocinadores para a transmissão, gostei da mascote oficial, um fantasma, a fazer lembrar muitos dos homens que estiveram a construir os estádios
1 Abril, 2022 at 17:25
🙂
1 Abril, 2022 at 17:33
Yah…realmente andamos um bocado…doentes… E não há sinais de melhoria.
Z
1 Abril, 2022 at 17:40
O último mundial foi numa democracia pujante. Olimpíadas este ano num paraíso dos direitos humanos. Ah espera, foram corajosamente “boicotados”. Deixa lá os árabes brincarem com as bolas pá. Estão quentes, como se gosta.
1 Abril, 2022 at 19:16
Tens razão! Siga, siga!
Z
1 Abril, 2022 at 17:39
Slimani ganhou o prémio de jogador do mês de Março da liga portuguesa.
Abre o olhos Amorim…
1 Abril, 2022 at 17:52
Sorteio…
Pote 1…
Grupo A… Qatar
Grupo B… Inglaterra
Grupo C… Argentina
Grupo D… França
Grupo E… Espanha
Grupo F… Belgica
Grupo G… Brasil
Grupo H… Portugal
1 Abril, 2022 at 18:00
Sorteio…
Pote 2…
Grupo A… Holanda
Grupo B… USA
Grupo C… México
Grupo D… Dinamarca
Grupo E… Alemanha
Grupo F… Croácia
Grupo G… Suíça
Grupo H… Uruguai
Portugal e Uruguai… 🙁
1 Abril, 2022 at 18:01
O uruguai podia cair com o Brasil?
1 Abril, 2022 at 18:22
Não!
Por isso foi directo para o nosso grupo.
1 Abril, 2022 at 18:09
Sorteio…
Pote 3…
Grupo A… Senegal
Grupo B… Irão
Grupo C… Polónia
Grupo D… Tunísia
Grupo E… Japão
Grupo F… Marrocos
Grupo G… Sérvia
Grupo H… Coreia Sul
Portugal, Uruguai e o Paulo Bento 🙂
1 Abril, 2022 at 18:18
Sorteio…
Pote 4…
Grupo A… Equador
Grupo B… Play Off Europeu (Ucrania ou País Gales ou Escócia)
Grupo C… Arábia Saudita
Grupo D… Play Off 1 (Australia ou Emirados Unidos ou Perú)
Grupo E… Play Off 2 (Costa Rica ou Nova Zelândia)
Grupo F… Canadá
Grupo G… Camarões
Grupo H… Gana
Portugal, Uruguai, Coreia Sul e Gana
1 Abril, 2022 at 18:21
Grupo chato que depois vai cruzar com o Grupo do Brasil, Suíça, Sérvia e Camarões.
Ganhamos ao Gana, no 1º jogo, e empatamos os outros 2… e passamos em 2º lugar indo jogar com o Brasil. 🙂
1 Abril, 2022 at 18:24
Um bom Portugal, limpava este grupo com facilidade!
Mas isso implicava ter um treinador de futebol a seleccionador e não um engenheiro. 🙂
1 Abril, 2022 at 17:58
Alemanha ourra vez?
1 Abril, 2022 at 18:00
Olhó Coates…
1 Abril, 2022 at 18:01
Suiça no grupo de portugal
1 Abril, 2022 at 18:02
Uruguai*
1 Abril, 2022 at 18:05
O Grande Satã. Reedição de 98.
1 Abril, 2022 at 18:10
Lá vem o Paulo Bento XD
1 Abril, 2022 at 18:10
Hellbound. Gosto.
1 Abril, 2022 at 18:11
Portugal vai jogar contra dois ex-carrascos
1 Abril, 2022 at 18:20
Portuga Gan(h)a à Coreia e Uruguai?
1 Abril, 2022 at 18:18
Portugal
Gana
Uruguai
Coreia do Sul
1 Abril, 2022 at 18:18
Coates, ugarte, o puto do Sporting, uns chineses do squid game… vamos lá.
1 Abril, 2022 at 18:25
Temos mais do que capacidade para empatar com todos
1 Abril, 2022 at 18:27
Lol
1 Abril, 2022 at 18:23
Passando em 1° do grupo que é a obrigação, apanhamos com o 2°do grupo do Brasil.
1 Abril, 2022 at 18:26
Se a Escócia for apurada o grupo B é épico.
1 Abril, 2022 at 19:06
Ahahah só encontros históricos
1 Abril, 2022 at 20:10
se a escocia temos um grupo com a inglaterra e os amigos de cima que querem ser independentes, e os grandes “amigos” Irão e EUA