Depois da derrota frente ao Benfica e do adeus ao campeonato, o Sporting perdeu com o Porto e disse adeus à Taça. Uma semana de desilusões, cujos motivos devem ser o ponto de partida para a preparação da próxima época.
A derrota, perfeitamente evitável, em Alvalade, na primeira mão, tornava a visita ao dragão ainda mais complicada, pese a certeza de que, já esta época, o Sporting ali havia feito dois golos, antes de lhe roubarem a vitória com sopros no apito. Amorim voltou a apostar nos mesmos de sempre, excepção a Ugarte, ontem regressado a um lugar que conquistou por direito, mas que estranhamente havia perdido no dérbi. O uruguaio foi, aliás, um dos melhores em campo do lado dos Leões, à frente de Adan e só perdendo para esse verdadeiro cisne chamado Matheus Reis.
Enquanto Ugarte ganhava duelos uns atrás dos outros no meio campo, Reis, ontem como lateral esquerdo, disparava cavalgadas com movimentos bem medidos para o interior que iam desbaratando a primeira linha de pressão do fcp, na qual Evanilson parecia mais preocupado em seguir a cartilha dada pelo capitão Pepe, que ainda nem o relógio tinha roçado o primeiro minuto e já fingia ter levado com um pau ao sentir a presença de Pote junto às coxas.
Pote, esse, teve um momento de clarividência ali pelos 15 minutos, colocando Sarabia na cara do redes. O espanhol não hesitou em mostrar a classe que vive naquele pé esquerdo, picando a bola sobre Marchesin rumo ao fundo da rede. Golaço anulado por fora de jogo, naquela que seria a melhor combinação atacante leonina ao longo dos primeiros 45 minutos. A outra chegaria cinco ou seis minutos após o intervalo, com Matheus Reis a ver a arrancada do outro Matheus, o Nunes, sem que o camisola 8 tivesse a capacidade para fazer o golo que tudo podia ter relançado.
Isto foi o que de mais perigoso o Sporting fez ao longo de 90 minutos, com a diferença de que após o golo anulado a Sarabia ainda foi chegando lá à frente, e após o desperdício de Nunes a equipa desapareceu e deixou de conseguir ligar uma jogada para lá do meio campo. Foi como se, nessa oportunidade esbanjada, desaparecesse a crença de uma equipa que sempre se alimentou dela, algo reforçado quando pouco depois, Neto pediu para sair por lesão e a aposta de Amorim foi… lançar Esgaio.
No momento em que podia ter mexido no desenho táctico, reforçando o miolo com Bragança, por exemplo, para dar liberdade a Matheus Nunes, o técnico recusou-se a abandonar a rigidez táctica e acabou engolido na elasticidade adversária. E cegou a ser desolador constatar, ainda o jogo tinha trinta minutos para jogar, que a meia final estava decidida, até porque o Sporting chegará ao final da época 21/22 com a certeza de que não tem um avançado que garanta golos e que atormente as defesas adversárias, continuando a ter como principal esperança nos apertos, a subida de Coates para fazer de ponta de lança (e Slimani pode ter deixado de contar, definitivamente, ontem).
Sem chama, sem ideias, sem um golpe de asa, com alguns dos principais jogadores rebentados (Porro, Matheus Nunes, Sarabia), outros completamente fora de forma, mas presença obrigatória no onze (Pote, Paulinho), no fundo como se Amorim traísse a sua própria ideia de que todos contam (se assim fosse, tantas e tantas vezes que quem está rebentado podia ter descansado), bem como a máxima de que joga quem está melhor (quantas vezes Bragança, Edwards ou Ugarte regressaram ao banco depois de terem sido dos melhores em campo?).
Neste momento, o que se pede é que, dentro e fora do campo, se cerrem punhos e dentes para garantir a conquista do segundo lugar e do acesso directo à Champions. Depois, é recuperar esta semana de desilusões, cujos motivos devem ser o ponto de partida para a preparação da próxima época.
22 Abril, 2022 at 15:38
Sabe a bom e mau.
Sinal de exigência.
Saibamos distinguir exigência de estupidez…
22 Abril, 2022 at 15:48
Eu a ti ainda não te vi ser exigente aqui…
Será que…
🙂
Z
22 Abril, 2022 at 16:02
O que eu acho extraordinário é que a resposta às críticas do futebol apresentado, são os títulos que ganhamos o ano passado, que são inquestionáveis mas são passado, porque deste ano vamos lá ver então :
– Ganhaste a supertaça ao Braga, 2-1. Competição que corresponde a 1 jogo apenas. Vitória pot diferença mínima.
-Ganhaste a taça da liga, novamente ao Braga, novamente por vantagem minima1-0, com um Benfica na merda e um Porto que abdicou de competir, nem à final four foi.
-Passaste a fase de grupos com 3V e 3D, em igualdade de pontos com o 3 lugar. Dos 8 grupos apenas 2 segundos lugares fizeram menos pontos que nós e em grupos bem mais difíceis. A seguir foste sovado por um City que parou aos 5 em Alvalade por piedade.
– Garantir um segundo lugar que vocês já falam como dado adquirido, mas que efectivamente ainda não aconteceu, será o menos mau e diria o mínimo dos mínimos exigível.
22 Abril, 2022 at 16:03
O jogo de ontem e a época
O Porto foi a equipa mais regular e que melhor jogou. Foi também a equipa que mais beneficiou de erros escandalosos, como o que aconteceu ontem aos 37 minutos, numa total ausência de reação do VAR. Nem os comentadores da SportTV, para quem viu o jogo por aí, se dignaram a comentar o caso (nem uma palavra!) enquanto passavam 3 repetições do lance.
O Sporting tem sérias debilidades na equipa, para poder jogar como o Amorim quer. Como bem diz acima o Tiago Coração de Leão, a equipa não pressiona bem. Não tem defesa rápida e capaz para o fazer em bloco subido. Porque os defesas são lentos. E esses mesmo defesas são curtos a sair a jogar, principalmente o Neto ou o Esgaio, que fazem o jogo travar muito em passes para o lado sem progressão.
E depois o ataque completamente inconsequente. Tal como já tinha acontecido contra os lampiões na semana passada, não há presença na área, não há verticalidade e sentido de baliza. Há sim, um tipo lá na frente que pode ser bom para este sistema,as é com jogos já ganhos. Mas para se fazer golos não!
Quantas vitórias por goleada tivemos este ano?
A parte psicológica da equipa começou a ficar abalada, não só pela inconsistência no jogo, como pelos constantes roubos de igreja a favor de quem ia à frente. O jogo no dragão para a liga foi a estucada final. Aí se percebeu que pouco haveria a fazer.O ano passado a equipa conseguiu ganhar jogos daqueles que motivam. Este ano não ganhou um, à exceção dos 3-1 na Luz.
Eu acho que está tudo louco ao colocar em causa o RA. Só se quiserem voltar ao registo anterior, com apostas em Keisers!!! Tirem de lá o RA e voltamos ao futebol fácil fácil do Dr. Varandas. Menos…menos aventuras!
Até porque por certo o RA quererá ganhar. E terá noção de que há jogadores que não foram o que poderiam ser.
O Feddal não serve para este tipo de jogo. Foi util o ano passado. Mas com a bola.nos pés é assustador.
O Vinagre falhou. Mas há ali algo que há um ano fazia muitos de nós dizer que se ele fosse contratado, estaríamos assegurados na saida do Nuno Mendes. E não foram assim tão poucos a dize-lo. Pode ser que ainda se faça…
Agora o negócio, louvado seja o senhor!!!
O Esgaio é curto como sempre foi. É, tal como o Paulinho, um gajo para poder entrar em jogos já resolvidos e deixar descansar o titular. Mas não para substituir um Porro. Não tem qualidade nem potencial para isso.
O Palhinha é o Palhinha. Este ano quebrou fisicamente depois da lesão. Mas não esqueceu o que sabe. O que se passa naquela cabeça é que…
O Matheus Nunes continua a ser um craque. Mas por esse motivo passou a ser alvo de outro tipo de abordagem pelos adversários. E convenhamos… Com um ataque inexistente e uma defesa que não pode ser deixada sem apoio, o trabalho dobra. Ou será só coincidência que a sua quebra aconteça com a quebra do Palhinha?
O Pote também quebrou muito com as lesões. E creio que o papel dado ao Sarabia tenha sido em tudo semelhante ao que era dele o ano passado. Mas as defesas também já estão avisadas. Se calhar jogar na função do Paulinho seja o melhor para ele.
E depois o Paulinho…pode ter a maior das vontades do mundo, marcar 10 em cada treino, etc. Mas não produz naquela que é a sua posição. Não faz o que nenhum outro avançado dos rivais faz. Não assusta nem ao central mais desastrado desta liga!!! Serve, mas para ser o banco de um avançado e entrar quando o jogo ta ganho!
Precisamos de defesas que saiam bem a jogar e sejam rápidos para poder ter a equipa a jogar mais subida. Ou para sair a jogar desde a nossa área. E que saibam onde é a baliza adversária.
Precisamos de avançados. Dos que vêem baliza e ponham defesas em sentido. De gajos que arranquem direito à baliza para tentar marcar e não andar a deambular pelas posições dos outros para ser um apoio!
Enfim…sou treinador de bancada. A minha opinião vale o que vale, mas isto tem sido tão óbvio desde início da época.
Urge garantir o segundo lugar e os milhões da Champions, essenciais para se começar a preparar a próxima época!!
22 Abril, 2022 at 16:19
Estamos a anos de luz do investimento dos lampiões, será mesmo?
Façam as contas considerando as percentagens dos passes só dos últimos 2 anos e não vou citar todos.
23M Paulinho
20M vinagre
9M Esgaio
23M Edwards
10M Tabata
20M Ugarte
15M Pote
7M Nuno Santos
4M Virginia
9M Porro
As minhas contas dão 138M, mas vocês gostam de fazer contas à Varandas. Compras 10% por 10M e ficam todos contentes.
Darwin custou 24M por 100% do passe e 20% de uma mais valia ao Almeria. Tem o triplo dos golos do Paulinho e vai ser vendido por pelos menos o dobro do que custou.
Um trabalho fantástico desta direcção de facto, a anos de luz
22 Abril, 2022 at 16:26
Mas queres falar de rendimento desportivo versus rendimento financeiro ? O que ganhou o Slb nos últimos dois anos ?!! Por quanto é que vendeste menos o Nuno Mendes ? Eh pá não me venhas com a história da percentagem dos passes . Acha que o Darwin é só do slb por ex ? Mas tu prefere pagar metade de um Pote ou um Eduardo , Alan RuiZ por inteiro ??! E tens dinheiro para comprar um Ugarte inteiro e ? Onde ?! Não me venhas com histórias da carochinha , qualquer sportinguista prefere ter 100% de um passe pá ! Mas não há carcanhol ! E sabes porque não há ? Porque ao longo de 40 anos andamos a esbanjar dinheiro em Pongolles e afins. Todas as direções fizeram merda neste campo incluindo esta ! Uma mais do que outras , mas deu sempre merda ! E sabes porque também não há dinheirinho ? Porque foste 3 oi 4 vezes há Champions em 20 anos e passaste 2 vezes aos quartos … enquanto Slb e Porto andaram por la todos os anos a receber o guito e a valorizar jogadores !
22 Abril, 2022 at 16:41
1) Não percebi a relevância do Nuno Mendes para a conversa , estava a falar de investimentos desta direcção nos últimos 2 anos, mais um pouco de areia para os olhos e misturar berlindes para não chegar a conclusão nenhuma.
2) história da percentagem dos passes como tu lhe chamas, é porque são as contas que não te convém ver nem queres saber.
3) o Darwin pelo que li é 100% do SLB se tens outra informação diz
4) se gastaste 140M em 50% de passes significa que tinhas 70M certo. Ora discordo de ti, prefiro 4 jogadores a 100% dos passes do que 12 jogadores com 33%. Mas também gosto de ter as minhas dívidas pagas e fazer contas aos meus investimentos versus retorno, portanto devo ser meio parvo.
5) Vários jogadores desta lista teriam sido perfeitamente dispensáveis e teria apostado na nossa formação, mas vocês adoram a história do GAP, havia gap em 2018, em 2020, em 2022 continua a haver, no fundo o GAP é quando um homem quiser. O Nuno Mendes e o Inácio foram fruto de um GAP que existia mas que não existia e a sua entrada na equipa A deveu-se a 2 anos de perfeita loucura e dinheiro esbanjado do Varandas e da sua direcção e de um treinador com 2 dedos de testa que custou mais que o Mourinho ou o Ancelotti
22 Abril, 2022 at 16:56
Não vale a pena , já percebi pelo teu discurso que queres e o BDC de volta e com ele e que se estava bem . Olha eu não quero o BDC de volta . E estes que estão lá agora só fizeram merda nos primeiros dois anos , mas ha que lhes dar algum mérito quando foram buscar o Amorim . Há um antes e um depois de Amorim . Isso de se estar refém de um treinador vale o que vale. Desde que o treinador seja bom e apresente resultados estou me a cagar se estamos reféns ou não . Isso acontece em todo o lado. Olha reféns também ficando do JJ e ganhou bola , contribuindo em muito para a queda da anterior direcção.
22 Abril, 2022 at 17:35
Estás enganado não quero Bdc de volta, nem de perto, embora tenha de viver com a absoluta vergonha da sua expulsão de sócio que não apoiei. O problema é que muitos Sportinguistas não percebem o facto de se criticar os erros óbvios, graves e lesa Sporting desta direcção, como os negócios ruinosos com jogadores, o aumento do passivo, o aumento das dívidas a fornecedores e empresários, a propositada divisão entre sócios bons e maus, a incompetência geral na formação como os sub 23, equipa B, ou até a tentativa de destruição das claques. Sportinguistas que confundem essas críticas legítimas, com o argumento bandeira de se ser um apoiante de A, de Bdc ou de Z sem fazerem a reflexão que seria necessária.
22 Abril, 2022 at 17:53
O Z só ele mesmo se apoia… 🙂
22 Abril, 2022 at 18:48
Não lambo tomates a “subscrever” qualquer merda que aqui se escreve… É a diferença.
Z
22 Abril, 2022 at 19:04
É que até os meus tomates andaste a subscrever… vezes sem conta. Deve ter sido um exrecicio de redenção…
Agora que te pus no teu lugar ficaste zangado outra vez.
😉
Z
22 Abril, 2022 at 17:55
Muito isto!
Z
22 Abril, 2022 at 17:46
Epá, o Pote 3 meses antes tinhas sacado do famalicão por 3 ou 4 M€ pelo passe todo. Foi uma questão de timing!
O Ugarte podias ter contratado por 3M€ por 80% do passe, que foi o que fez o Famalicão 5/6 meses antes…
Depois, colega, cenas comparativas como “preferes comprar um T1 na Reboleira por 400 mil euros ou uma roulote em 2ª mão por 200 mil euros” servem para mostrar exactamente o quê?
É que, para mim, e acho que para qualquer pessoa normal, nem uma coisa, nem outra, porque são ambas más, mesmo todos tendo a noção que se viverá melhor no T1 do que na roulote!
Um clube como o Sporting tem de fazer 2 coisas com frequência, para poder almejar sucesso como clube:
a) escolher bem os jogadores que contrata – e isto é transversal a todas as modalidades e a todos os escalões
b) fazer bons negócios quer a contratar os jogadores quer a vende-los (nos casos onde isso se aplica).
Isto é fundamental!
E tens uma margem de erro que NUNCA poderá sair dos 20% – falhas um em cinco, ou seja, em cinco tens de acertar minimamente em 4! E com minimamente quero dizer que nestes 4 em nenhum podes perder dinheiro, de certeza!
Como tens de fazer algo entre os 30 e os 40 M€ em vendas para equilibrar as contas anuais, logo, para ires pagando a divida e encaminhando o Clube para o equilíbrio financeiro, tens de fazer, todos os anos, 70/80 M€ em vendas, pelo menos, e isso quer dizer que se, por exemplo, contratares 5 jogadores, num perderes dinheiro e nos outros 4 não ganhares nada, mesmo não perdendo, tens um ano mau!
Portanto, e na minha opinião, é por negócios como o do Pote, o do Ugarte, o do Vinagre, o do Paulinho, o do Edwards, o do Tabata, ou pagares à cabeça ordenados como aceitaste pagar ao Edwards, ao Paulinho, ao Sporar, ao Vinagre, ao Feddal, etc, que a tua margem de manobra hoje é curtíssima e que o clube está actualmente em pior condição financeira do que estava logo a seguir ao que aconteceu na Academia em 2018!
Eu sei, infelizmente, na minha opinião, que a maioria das pessoas liga pouco ou zero às contas do Clube mas a vida é o que é e o dinheiro é uma parte importante dela. Ninguém vive sem dinheiro e, pior, ninguém sobrevive, a gastar mal e mais do que ganha! E, goste-se ou não da realidade, quando dás 10M€ por 50% do Vinagre, ou 18M€ por 70% do Paulinho, o que estás a fazer é:
a) não resolver o teu problema que supostamente te levou a querer comprar “isso”,
b) a hipotecar o futuro porque estás a gastar muito mais do que aquilo que devias
E o Sporting, na minha opinião, está carregado de maus negócios desde que a Direcção do Varandas entrou em funções, em 2018, e isso terá, obviamente, um custo no futuro (a curto prazo)!
22 Abril, 2022 at 21:34
Com receio de serem os tomates, mas subscrevo!
22 Abril, 2022 at 23:28
Ha ha ha
22 Abril, 2022 at 17:32
O dinheiro gasto em Paulinho, Esgaio, Vinagre e Tabata dá-me vómitos!!
22 Abril, 2022 at 17:50
Subscrevo!
Como aliás disse acima!
22 Abril, 2022 at 18:49
…Acrescento o dinheiro gasto em Amorim… Disse-o e digo… Dá-me vómitos… e veio com esses brindes atrás….
Z
22 Abril, 2022 at 16:29
O elefante no salão, e bem podiam perguntar ao adjunto lampião.
O Paulinho associativo, ou pivot ou o camandro, “serve” quando tens um Pote a meter 30 golos por ano. Quando este mete metade, os outros 15 cabem ao ponta de lança. Tivesse o PG a eficácia do ano passado em que tudo o que metia em direcção à baliza entrava…
22 Abril, 2022 at 16:44
Independentemente do (fraco) rendimento do Paulinho e do Pote no que diz respeito a nº de golos…. não tivesse existido tanto adn e raça nos momentos “certos” da época e estava tudo bem com a conquista do Bi-campeonato
22 Abril, 2022 at 16:47
Sim provavelmente seria assim, um Pote goleador ou um Coates a resolver jogos aos 90 e terias tido outro sucesso este ano. O problema é que essas circunstâncias é que foram extraordinárias e não o contrário, ou seja raramente tens um médio que marca 30 golos em 50 remates ou um central que numa época marca 5 golos no último minuto que valem vitorias
22 Abril, 2022 at 17:24
Começou a cheirar mal logo no inicio da época com a conversa dos 2 jogadores por posição….e caso corra mal o Coates dá um jeitinho quando for preciso!!
Volto a dizer, isto nem na distrital se usa, quanto mais vindo de treinador de um clube profissional!!
22 Abril, 2022 at 17:22
Bem, vendo os 3 desportivos…
No Jogo todos dizem que ficou um penalti por marcar sobre o Coates.
No Record, o Faustino diz que é um lance duvidoso e aceita o não assinalar pelo critério do árbitro. O Marco Ferreira diz que ambos utilizam os braços e o Grujic foi mais forte, pelo que não é penalti.
Na Bola, o Duarte gomes tem a mesma opinião do Faustino.
Se um lance claríssimo para mim, como este, gera estas opiniões, como é que se poderá alguma vez tornar as regras mais objectivas?
Mas onde é que o Coates utiliza os braços?
Como disse ontem, na 1ª parte o campo esteve inclinadíssimo.
Simulações grosseiras do Pepe, do Ótavio (2x), do Evanilson (3x), pelo menos, deram 1 amarelo ao Porto e 3 ou 4 faltas contra nós!
Há o penalti.
Há o pisão do Taremi.
Há mais umas quantas faltas contra nós sem serem e outras a nosso favor que passaram em claro!
A 1ª parte foi um roubo descarado que só um cartão por simulação ao Evanilson amenizou a coisa.
Na 2ª parte o jogo é totalmente diferente, e o árbitro nem teve de gamar, tal o inofensivo que nos tornámos!
22 Abril, 2022 at 17:31
“Na 2ª parte o jogo é totalmente diferente, e o árbitro nem teve de gamar, tal o inofensivo que nos tornámos!”
Foi assim ontem, a semana passada, na 1ª mão da meia final, contra o braga…se isto não serve de aviso então não sei o que servirá.
22 Abril, 2022 at 21:25
É óbvio que o segundo lugar está assegurado. Podemos perder dois jogos.
Parece haver quem esteja a esquecer ( ou a fazer de conta que se esquecem) que já conquistámos dois troféus, apuramo-nos para os oitavos da Champions e praticamente asseguramos entrada direta na Champions. Obrigado, Rúben Amorim! 93% dos Sportinguistas sabem oque te devem.
22 Abril, 2022 at 23:40
Votaram no Amorim ou no chefe dele que acertou num treinador à 4a tentativa? Ia jurar que se vota para a presidência e não para a equipa técnica…
Se é para votar em treinadores, o caso é outro…