Desde 2018/2019 que não conquistávamos títulos na formação.
Nos juvenis desde 2016/2017 (com apenas uma derrota na última jornada), época em que conquistamos também o campeonato em juniores (record de 21 vitórias e 1 empate).
Este ano Braga e Sporting dominaram com nítida vantagem para nós. Parabéns miúdos!
William, Patrício, Cedric, Dier, Bruma, Adrien, etc… estes colchões velhos eram de quem??
Por esse andar ainda te vou ler a tecer elogios ao Godinho ou ao JEB.
Tem cuidado, não te enganes!!!
Falas também tanto em modalidades, vê lá se começas a ir ver uns joguinhos ao pé de casa, isto de levar 24h a criar narrativas e a debitar opiniões na tasca não ajudam os jogadores e consequentemente o Sporting…
Não me recordo de se ter falado de falta de qualidade da nossa academia e dos nossos atletas a não ser por esta direção.
Mas se tiveres aí declarações antigas, partilha.
Atenção não estou a falar de falta de dinheiro, mas de qualidade dos atletas.
O Leão Rampante já respondeu mas deixo aqui mais uma achega.
A nossa formação foi sempre de topo. Aurélio Pereira foi só o melhor “olheiro português de todos os tempos”. A equipa que coordenava descobriu todos esses que acima referes.
Mas em 2013 o padrinho Godinho Lopes, por já ter terminado de delapidar os poucos recursos existentes (como vender os passes da formação a Holdimo), precisou despedir Pedro Mil-Homens e Jean Paul e mais de uma centena de olheiros. Pedro Mil-Homens e Jean Paul que foram montar a máquina de milhões do outro lado da 2ª Circular.
Mesmo tendo que começar do zero, a verdade é que alguns dos mais promissores jogadores da actual geração como Francisco Silva, Diogo Travassos, Dario Essugo, Isnaba Mané, Afonso Moreira, Manuel Mendonça, Youssef Chermitti, Rodrigo Ribeiro, Leonardo Barroso, entre outros, foram decobertos pelo scouting do Sporting ainda Varandas aplicava injeções e aprendia tudo sobre futebol.
Repito, o Sporting sempre teve uma excelente formação, mas como em tudo, há anos melhores e anos menos bons.
Essa merda dos colchões serviu para (olha aqui a narrativa de que falas!) desvalorizar a formação, prejudicar a imagem e o prestígio do Clube e o Sporting em muitos milhões. Podes agradecer ao Varandas…
Tu estás como o outro a desconversar?
Leste ao menos o que o JHC escreveu.
Quem ficou preso no passado foi quem em conferência de imprensa passou um atestado de falta de qualidade da nossa formação, coisa que nunca nenhuma direcção antes fez, por esquecimento ou lucidez, não desvalorizaram a marca do clube, e esta direcção não se preocupou com essa merda por puro ressabiamento.
Nunca em momento algum faltou qualidade aos nossos atletas.
Não são todos cristianos nem futres, mas temos das melhores academias do mundo.
Veja-se a selecção dos aurélios.
Por essa ordem de ideias, quem entrou em 2013 deveria agradecer a quem teve olho e foi buscar:
Patricio, Cedric, R.Semedo, Eric Dier, W.Carvalho, Palhinha,João Mário, Adrien Silva, Gelson, Podence, M.Pereira, R.Leão, etc etc….
Ouvi de um gajo que trabalhou na Academia recentemente e que reconhece esse gap. É escasso em comparação por exemplo com o slb, que tem muito mais jogadores de qualidade nos escalões acima. Em contrapartida falou muito bem dessa geração de 2005.
ele disse que entre naquela altura os sub 19 e a equipa b existia uma geraçao/ fornada, etc com algum defice de qualidade, tanto que os primeiros jogadores renovarem eram jogadores juvenis/ quaresma, n mendes, tt e mais uns quantos que 2, 3 anos depois chegaram a primeira equipa.
é ver nas noticias quem foram os 10 ou 15 jogadores com quem foram assinados contratos logo apos a entrada da direcçao e ver onde grande parte está hoje e que carreira tiveram nestes ultimos 2, 3 anos
depois pegas na formada a seguir( que sao os outros dessas geraçao e a malta que anda atualmente entre os juniores, sub 23 e equipa b, especialmente estas 2 ultimas) e percebe-se que em termos qualitativos, existem muito menos jogadores de qualidade
atualmente ja tens mais qualidade e quantidade dessa qualidade a aparecer, nas proximas 2 formadas( os atualis juvenis e iniciados), mas que ainda precisarao de 3, 4 anos at+e chegarem a equipa principal
Só depende deles.
Acho que exemplo do bom e do mau nesta altura já há aos pontapés.
Por outro lado o clube tem a obrigação de estar munido de profissionais de qualidade superior nas áreas da psicologia e de alto rendimento desportivo.
Equilibrar a vida dos miúdos que não deixam de ser miúdos e devem aproveitar também essa fase da vida, ao trabalho e entrega que um atleta de alta competição deve ter para singrar na vida.
Muitos parabéns miúdos, fizeram um excelente campeonato.
Agora cabeça no sítio e nada de deslumbramentos, o mais difícil é sempre o próximo jogo.
Continuo a achar que o Barroso é o jogador com mais potencial deste plantel, adoro vê lo jogar. Fisicamente está num patamar superior, percebe o jogo e está sempre focado….não te percas miúdo
É muito rápido e joga a uma intensidade impressionante.
A baixa estatura poderá ser uma desvantagem para singrar no Sporting, mas terá certamente uma carreira de bom nível se continuar a trabalhar e tiver cabeça.
Não acho.
Se tudo o resto estiver lá (e está!!) não é pela estatura que não irá singrar. Ele sabe jogar com o corpo, e isso é tão ou mais importante que ter “só” altura.
A verdade é que nós temos uma noção diferente do que é sucesso. O Cédric teve uma boa até podemos dizer grande carreira, não tem a carreira do Cancelo por exemplo, mas tem uma boa carreira.
Se não perder a entrega e a intensidade vai-se sair bem, tenha 1,80 ou 1,50. Futebol é mais do que atletismo.
Também faz parte. Os melhores atletas da atualidade são todos grandes nos respetivos desportos. LeBron, CR 1,86m é alto, Tom Braddy, os 3 são considerados os maiores atletas da atualidade e parte é altura.
Futebol e futsal a altura não é tudo. Casillas é dos melhores de sempre e é mais baixo que eu. Cannavaro, Puyol, Carvalho são dos melhores centrais das ultimas décadas, todos pequenos, mesmo o Maldini não era grande por aí além. Aliás tirando o Ronaldo, os melhores de sempre são todos “pequenos”.
Futebol é jogado com os pés, a cabeça dá jeito de vez em quando. Não precisas de altura para ser um grande jogador de futebol.
Diz-me quais foram para ti os melhores laterais de sempre do Sporting. Depois do mundo. Depois diz-me a altura de cada um deles.
Já agora, qual a altura do Messi? Tirando zlatan e Ronaldo, os melhores de sempre são uns caga tacos.
Queres falar de outros desportos? Basquetebol e volei não tem discussão. Ténis é importante em piso rápido mesmo assim o melhor até agora é capaz de ser o mais baixo do top ten.
Cedric não tinha uma técnica acima da média e safava-se. O Porro tem técnica, mas o que o caracteriza não é isso. O Alba, o Carvajal, o Robertson, o Nuno Mendes não são jogadores caracterizados pela técnica. Não são tipo um Alexander-Arnold, Marcelo, Lahm etc. Os alas têm de ser rápidos, ter vontade de defender (que muitos não têm tipo o Arnold) e têm de saber usar o corpo.
Tens visto poucos jogos destes putos. O Barroso é baixote, sem dúvida, talvez nem tenha 1,70 m, mas tem 17 anos feitos no fim de semana, e nos jogos que tenho visto, quer do Clube, quer da selecção, mal se nota a difrença de estatura para os adversários.
O Mário Lino era baixote e era complicado ganhar-lhe uma bola.
Vamos com calma, o Porro mede mais uns “enormes” 3 cm…
(Fonte: ZeroZero)
Obviamente o Afonso Moreira, mas impossível não gostar daqueles pequeninos do meia campo (Gui Santos e Mendonça).
O Vivaldo Semedo é uma besta de área, um bocadinho desengonçado, mas pode bem por os olhos no Beto que está na Udinese como referência de evolução.
“Epa temos de pensar num equipamento novo para o Sporting!”
“Pensar?? Ahahah troca as cores e está óptimo!”
“Trocar as cores?”
“Sim, onde era verde passa a branco e vice versa”
“Ah mas não achas um bocado mau fazermos só isso?”
“Pronto, tá bem… mete a gola e ponta das mangas pretas…”
Hehehehe
Mas a sério, eu escrevi isso porque é de facto impressionante um clube que relativamente num período recente tenha sido campeão do seu país, que tem um estádio moderno e uma grande massa adepta caia de um modo estrondoso
Basta apenas não teres um rumo bem delineado e acontece esta merda
Belo exemplo do que se tem vindo a dizer.
O Bordéus, grande clube francês.
Ainda há pouco tempo comprou o ELIS ao boavista por valores a rondar o 7M.
Agora são despromovidos por falta de condições financeiras.
Gestão de topo que muito se avisa por aqui e muitas lavadeiras tentam limpar.
Depois, mais uma vez quando a merda lhes acertar no meio dos olhos, começam a chamar xoninhas.
Em relação ao dinheiro não há milagres. E desde que os bancos fecharam as torneiras não há Empréstimos Obrigacionistas a toda a hora.
Muitos parabéns! Grandes campeões. Que continuem a evoluir e a trabalhar no duro, sem dar abébias e cair no vedetismo. Progressão na equipa principal, título de campeão nacional e depois sim, sair com um grande contrato em que todos ganham.
Um obrigado especial ao Varandas que em 2018 foi buscar estas dezenas de miúdos ninguém sabe aonde, os trouxe para Academia e os pôs a dormir nos colchões! 🙂
Isto já não são gelados com a testa, são mesmo aquelas boxes de 1L do Lidl 😀 😀 😀
Alguns vieram de África, outros da Índia e da Ásia, na sua maioria eram sem abrigos que não tinham onde ficar e viviam na academia em condições sub humanas.
Agora fora de brincadeiras , os meus parabéns aos putos, ao seus treinadores, toda a equipa técnica e também a quem dirige claro, o mérito das vitórias é sempre transversal a toda a uma estrutura, assim como as derrotas também o são.
A última equipa campeã em juvenis, 2016/2017:
Filipe Semedo, Tiago Simões, João Bacalhau, Lisandro Tipote, Bernardo Prego, David Moreira, Rodrigo Vaza, Dinis Ieseanu, João Goulart, João Costa, Ivo Cláudio, Gonçalo Costa(Sporting B), Alex Pretice, Nuno Suahele, Bavikson Biai, Bernanrdo Sousa, João Monteiro, Vicente Mateus, Edmilson Santos, David Teixeira, Diogo Carvalha, Rodrigo Fernandes, Diogo Brás, Francisco Oliveira, Sérgio Velosa, Rivaldo Semedo, Babacar Fati, Félix Correia (Juventus sub-23), Paulo Rodrigues, Tiago Rodrigues.
Destes todos nenhum chegou a equipa principal do Sporting.
No entanto esta equipa derrotou o Porto de Fábio Vieira, Vitinha e João Mário que hoje fazem parte da equipa principal e da seleção sub-21.
Já da última equipa de juniores também campeã em 2016/2017:
Luis Maximiniano(Granada/Barcelona), Thierry Correia(At.Madrid), Merih Demiral(Juventus/Atalanta), Tiago Djaló(AC Milan), Bruno Paz(Konyaspor),
Jovane Cabral, Daniel Bragança, Miguel Luis, Rafael Leão(AC Milan) e Pedro Marques.
A comparação é entre os juvenis e juniores, campeões no mesmo ano.
É a constatação que ser Campeão é importante na etapa de formação mas muitas vezes não é suficiente para atingir outros patamares. É preciso trabalho, cabeça e pés no chão.
Obrigado pelas correções, Salgas. É o menos importante do meu comentário mas assim fica preciso.
Em relação ao Max espero que se concretize a transferência para o Barça. Merece!
Creio que isso se vê melhor ainda nas seleções jovens.
Quantos daqueles internacionais sub17 vão dar profissionais?
É aqui que creio que as equipas de sub 23 são importantes, pois abre-se um espaço que permite a jovens fazer uma transição mais fácil para seniores. Nem todos têm a pedalada de um Nuno Mendes, de um Dário Essugo, de um Gonçalo Esteves, de um Inácio ou de um TT. Claro que a B é o preferencial até porque mete os miúdos a jogar com malta com anos de futebol nas pernas, no entanto os sub23 ainda engloba ali uma idade fulcral em que o jovem pode ainda não estar preparado para a B, mas nos sub23 consegue ser testado com jogadores noutro estado de desenvolvimento. É bom sobretudo para aqueles jovens que estão habituados a fazer a diferença pelo físico e depois apagam-se na transição.
Eu acho que os sub-23, principalmente quando tens uma equipa B, é apenas um adiar do inevitável….nunca serão jogadores de plantel principal do Sporting
Eu daquilo que até agora pude observar, parece-me um escalão interessante e estou contente com a sua criação, não só para o Sporting, como para o futebol português.
merece ir para o lugar do neto e ser suplente do ter steagen?
o barcelona ainda anda a tentar desenacantar os 550M que precisa entre vendas e salarios que deixa de pagar para começar a assinar os custos zero que n pode inscrever e depois tem gente mais importante na lista de contrataçoes do que o Max
Apenas para dizer que hoje foi um primeiro passo para estes jovens leões e que o potencial agora demonstrado terá de ser bem trabalhado, com alegria, muito esforço e dedicação, e inteligência.
Alguns desses jogadores não foram aposta porque a altura e o contexto da equipa principal era outro.
Quem me garante que Edu Q. Nuno Mendes e TT tinham sido aposta com outro treinador? E agora andavam pela equipa B?Isto com 17 anos.
Entre outros que vão tendo minutos desde que entrou RA.
Mesmo se passa com o Inácio que era um “desconhecido”.
Muitos jogadores poderiam e deveriam ter sido aproveitados nessa altura, casos de Matheus Pereira, Iuri Medeiros, Domingos Duarte, assim de cabeça, andaram 2 a 3 emprestados, chegando a uma altura que o seu tempo de “aposta” passou e foram vendidos para o bem da carreira deles.
Tornar-se mais sem sentido, quando em alguns anos entraram jogadores para a equipa B e sobretudo para A de qualidade duvidosa.
O Diogo Brás, era a cara da formação nessa altura, estando em sessões de autógrafos e com contrato assinado com a adidas.
Benny Sousa estava mais abaixo (sendo até mais jogador e decisivo nessa equipa) não tinha “aura” como o Brás tinha na altura.
Depois temos o caso de um Félix Correia que era super talentoso, mas preferiu sair para o City na altura.
Podia ser um movimento bom para ele, mas no final anda perdido em Itália.
Mesmo o Palhinha, andou sem o guião certo.
Geraldes outro.
Ambos estes dois jogadores foram chamados em Janeiro, naquela segunda época de JJ, que foi medíocre.
Há coisas que aconteciam nessa altura, que prejudicaram imenso alguns dos melhores jogadores formados na academia.
Tenho sérias dúvidas que o presidente e JJ de altura “andavam” de mãos dadas.
Diria que muitos destas decisões foram tomadas sem o consentimento dos dois em acordo.
Absolutamente de acordo. Ainda bem que temos um contexto e um treinador que permite abrir espaços na equipa para estes jovens espero que seja para continuar.
Concordo. Infelizmente o contexto para a aposta na formação tem sido a falta de dinheiro.
Foi com Paulo Bento, foi com Leonardo Jardim, foi com Amorim.
Quando há dinheiro (ou a necessidade de ter o carrossel em movimento), a aposta fica para segundo plano…
Nessa altura estávamos com orçamentos pesados, treinador que despreza a formação e era preferível ter um Douglão que um Domingos Duarte. O eclipse de Matheus Pereira quando andava a ser dos melhores faz-me confusão. Em contraponto fez-se do Gelson Martins um craque.
Políticas… Podia ter corrido bem, mas saiu ao lado. No entanto é um alerta de que o Sporting jamais pode abandonar o seu perfil formador, em detrimento de uma cartada de risco para ir à procura de ganhar mais rápido.
Nessa época tínhamos a melhor dupla de centrais do campeonato.
Mas diz aí quem é que saia para entrar DD, Coates ou Mathieu.
E Matheus Pereira não eclipsou, deixou de ser opção para JJ. Só ele sabe a razão.
Nós só tivemos a espinha dorsal da Selecção Campeã Europeia e vários internacionais. Gelson foi aposta ganha, Podence jogava quando não estava na enfermaria. Mas não era fácil entrar naquela equipa, ou pela qualidade que tínhamos em algumas posições, ou por clara teimosia de JJ.
Ai, essa tentativa de reescrever a história….
DD e Demiral já agora, juntos jogaram 1 minuto completo pela equipa A nesse ano. E já estavam nos vinte´s anos de idade.
E nem para terceiro nem para quarto central serviam, nem em jogos contra o Oleiros por exemplo. Era melhor adaptar o Petrovic a central!!!
Querer comparar isto com a oportunidade que teve Quaresma e Inácio é apenas mais uma demonstração do grau de enviesamento que esta malta gosta de ter em cada tema de discussão.
Para quem vê mais além, o Petrovic NUNCA devia ter sido contratado – entre outros – e as opções deviam ter sido DD, Demiral e Palhinha.
Tal como Markovic ou Campbell nunca deviam ter sido contratados e as opções deviam ter sido o Matheus Pereira e o Iuri Medeiros…
Ou o Elias e o outro gajo que veio emprestado da Argentina, que tiraram espaço ao Geraldes… e dinheiro ao Clube.
Só aqui, tens para cima duns 10M€ gastos, entre passes, prémios, comissões e ordenados, para além de teres cortado as pernas a vários talentos da formação, que acabaram por não render, nem desportivamente, nem financeiramente, o que deviam.
E a culpa não é só do JJ. É do Clube também – para mim, acima de todos – porque deixou isto acontecer!
Como escrevi mais acima, quando houve dinheiro preferiu-se comprar a apostar na formação.
No entanto sabemos que JJ era intransigente na escolha de jogadores. Wendel foi só o exemplo mais visível.
As escolhas eram feitas e negociadas sempre com a ideia de comprar barato e vender caro.
Markovic veio por empréstimo e foi a sua vida. Brian Ruiz e Coates vieram por empréstimo com opção de compra accionada, e o último é só o actual Capitão do Sporting. Nem vou falar do valor pago.
Sempre que possível não recorriam a mediação pelo que as vendas entravam praticamente a 100% nos cofres.
Das melhores duplas de centrais deste século na minha opinião!
No entanto precisas sempre de suplentes e em vez do Douglão, tinhas o Domingos
O eclipse foi patrocinado pelo JJ, de forma inexplicável para mim.
Sim, Rui Patrício e Adrien Silva do Paulo Bento, William Carvalho do Leonardo Jardim (estreou com Paulo Sérgio, explodiu com LJ), e João Mário do Marco Silva (estreou com Sá Pinto, explodiu com MS).
Fomos a espinha dorsal da seleção, sem termos jogadores promovidos pelo JJ. No entanto a equipa de 15/16 foi para mim uma das melhores que vi este século. O nível que o Adrien e o João Mário atingiram tem muito dedo do JJ. O Gelson é assim o único caso de um jogador da formação em que ele apostou e elevou o nível. Ficou curto para o tal perfil formador. Podence tem as primeiras aparições com o Marco Silva também.
Esse é para mim um dos desafios da atual estrutura e especialmente do Rúben Amorim. Tem mais recursos, será que vai manter a aposta nos jovens?
A verdade é que este ano foram promovidos alguns jovens, mas nenhum teve uma utilização de relevo. O Gonçalo Esteves mais que os outros. Nazinho e Dário Essugo com uma titularidade esporádica. Rodrigo Ribeiro também somou alguns minutos
Aumentámos a qualidade do plantel, fechámos algumas portas aos jovens, ficou mais difícil lá chegar. Em contrapartida a opção de ter um plantel curto é de assinalar, pois sempre dá mais garantias de que haja oportunidades. Não temos jogadores jovens tapados por entulho.
De qualquer forma, vamos ver como corre esta época e quais os planos de Amorim..
Fogo Salgas, um excelente comentário. Afinal quando não te dedicas só a refutar as opiniões dos outros, numa necessidade absurda de defender tudo o que esta direcção faz (assim como há o oposto também) , tens coisas interessantes a dizer. Concordo com tudo o que escreveste.
Não achando que estás equivocado, acho que a coisa não é tão simples assim.
O Clube prevalece sobre o treinador, ou deve prevalecer!
Podias, e devias, ter imposto mais coisas ao JJ e não deixar o gajo fazer tudo o que quis – entre outras coisas esteve o absoluto desaproveitamento do Geraldes e o desaproveitamento do Palhinha, que foi preterido por um Petrovic que tinha sido oferecido livre ao Clube no ano anterior.
Há realmente o item “treinador” mas há também o item “clube” e há ainda o item “jogador”.
O Brás, como o Bernardo, simplesmente desapareceram nos juniores. Quem lembra de os ver jogar, também lembra da diferença que existia para a performance deles nos juvenis… São, para mim, 2 casos claríssimos de gajos a quem a fama subiu à cabeça e se acomodaram. E gajos acomodados na formação não têm espaço na equipa A – e um exemplo claro recente é o Bruno Tavares, de quem muita gente dizia ter mais capacidade que o Joelson! O Amorim não o puxou, porque achou que o gajo não merecia ser puxado… Mas deu oportunidades, até um certo ponto, ao Joelson.
O caso concreto do Geraldes – e já aqui falo desse caso em particular desde que subiu a sénior – é pura culpa do Clube que nunca soube proteger o jogador e o seu talento. Foi um jogador mal acompanhado, mal trabalhado, que 4 ou 5 anos de sucessivos empréstimos de merda, na minha opinião, foderam-lhe a carreira – que não digo que fosse fantástica mas não era a mediania que é hoje, e é só a minha opinião.
Quando um clube se mete, cegamente, nas mãos de um treinador, a coisa pode correr muito bem, assim-assim, ou mal… mas nunca pode dizer que a culpa foi só do treinador porque um clube tem de estar acima do treinador e ter um rumo próprio!
“O Clube prevalece sobre o treinador, ou deve prevalecer! ”
Isso também é válido para o actual ou era só para o JJ?
É que me parece que no caso do Ruben Amorim tambem nos estamos a meter muito nas maos dele. Nada contra, enquanto as ideias dele nos derem 85 pontos ou mais por época. O problema é quando deixarem de dar.
A questão é que aqui o Amorim parece ser mais que treinador. É assim à moda inglesa, um manager,
Claramente que tem mais responsabilidades do que o treinador “pago para treinar”.
Amorim tem palavra nas contratações, nas saídas, na gestão dos jovens e quiçá até nos treinadores das equipas jovens, como por exemplo o João Pereira, seu grande amigo, que foi promovido a treinador dos sub 23.
Partilho da ideia que enquanto entregar 85 pontos por campeonato anda folgado de pressão.
Tem créditos conquistados com mérito e competência.
E parabéns aos mais novos campeões nacionais, se como dizes e acredito mesmo que seja, a formação também tem a marca do RAmorim, então o credito conquistado ainda é maior.
O que me parece é que Amorim é, apenas, o rosto visível de uma equipa técnica por si escolhida.
A qualidade e competência do “cérebro” estende-se, por isso, a todos os escalões e os resultados vão começando a aparecer.
Essa equipa do João Couto jogava muito bem e tinha em Gonçalo Costa, Bernardo Sousa e Diogo Brás os jogadores que se via que tinham mais qualquer coisa que os outros.
Bernardo e Brás perderam-se por puro vedetismo.
O Gonçalo teve azar com 2 lesões graves seguidas que o afastaram quase 2 anos seguidos (praticamente as 2 épocas dos juniores).
15 Junho, 2022 at 12:20
Epá, os centrais são mesmo fracos. Comidos com tanta facilidade no 1×1… quase sempre. Duros de rins!
15 Junho, 2022 at 12:23
E nem são muito inteligentes… É cada opção mais parva…
15 Junho, 2022 at 12:30
O Braga tem uma massagista que parece ter qualidade… 🙂
15 Junho, 2022 at 12:35
Desde 2018/2019 que não conquistávamos títulos na formação.
Nos juvenis desde 2016/2017 (com apenas uma derrota na última jornada), época em que conquistamos também o campeonato em juniores (record de 21 vitórias e 1 empate).
Este ano Braga e Sporting dominaram com nítida vantagem para nós. Parabéns miúdos!
15 Junho, 2022 at 13:13
Foi o gap senhor, o gap.
Com colchões novos é que vai ser.
15 Junho, 2022 at 13:16
Muitos milhões deram os colchões velhos. Só com Nuno Mendes foram 38M! Agora com mais Gonçalo Inácio e Palhinha…
15 Junho, 2022 at 13:23
Herança Pesada.
15 Junho, 2022 at 13:24
O clube numa situação nunca vista.
O degredo.
15 Junho, 2022 at 13:50
William, Patrício, Cedric, Dier, Bruma, Adrien, etc… estes colchões velhos eram de quem??
Por esse andar ainda te vou ler a tecer elogios ao Godinho ou ao JEB.
Tem cuidado, não te enganes!!!
Falas também tanto em modalidades, vê lá se começas a ir ver uns joguinhos ao pé de casa, isto de levar 24h a criar narrativas e a debitar opiniões na tasca não ajudam os jogadores e consequentemente o Sporting…
15 Junho, 2022 at 14:04
Não me recordo de se ter falado de falta de qualidade da nossa academia e dos nossos atletas a não ser por esta direção.
Mas se tiveres aí declarações antigas, partilha.
Atenção não estou a falar de falta de dinheiro, mas de qualidade dos atletas.
15 Junho, 2022 at 14:38
Não era para ti…
15 Junho, 2022 at 14:38
O Leão Rampante já respondeu mas deixo aqui mais uma achega.
A nossa formação foi sempre de topo. Aurélio Pereira foi só o melhor “olheiro português de todos os tempos”. A equipa que coordenava descobriu todos esses que acima referes.
Mas em 2013 o padrinho Godinho Lopes, por já ter terminado de delapidar os poucos recursos existentes (como vender os passes da formação a Holdimo), precisou despedir Pedro Mil-Homens e Jean Paul e mais de uma centena de olheiros. Pedro Mil-Homens e Jean Paul que foram montar a máquina de milhões do outro lado da 2ª Circular.
Mesmo tendo que começar do zero, a verdade é que alguns dos mais promissores jogadores da actual geração como Francisco Silva, Diogo Travassos, Dario Essugo, Isnaba Mané, Afonso Moreira, Manuel Mendonça, Youssef Chermitti, Rodrigo Ribeiro, Leonardo Barroso, entre outros, foram decobertos pelo scouting do Sporting ainda Varandas aplicava injeções e aprendia tudo sobre futebol.
Repito, o Sporting sempre teve uma excelente formação, mas como em tudo, há anos melhores e anos menos bons.
Essa merda dos colchões serviu para (olha aqui a narrativa de que falas!) desvalorizar a formação, prejudicar a imagem e o prestígio do Clube e o Sporting em muitos milhões. Podes agradecer ao Varandas…
15 Junho, 2022 at 14:50
Eu sei que estás preso ao passado, mas tenta ser um pouquinho coerente, quando elogias ou criticas…
E é como te disse, experimenta ir ver uns joguinhos, este fim de semana até tinha dado para ires ver o Andebol do Sporting de pantufas e roupão!!
15 Junho, 2022 at 15:29
Tu estás como o outro a desconversar?
Leste ao menos o que o JHC escreveu.
Quem ficou preso no passado foi quem em conferência de imprensa passou um atestado de falta de qualidade da nossa formação, coisa que nunca nenhuma direcção antes fez, por esquecimento ou lucidez, não desvalorizaram a marca do clube, e esta direcção não se preocupou com essa merda por puro ressabiamento.
Nunca em momento algum faltou qualidade aos nossos atletas.
Não são todos cristianos nem futres, mas temos das melhores academias do mundo.
Veja-se a selecção dos aurélios.
Vir falar de colchões é só ridículo.
15 Junho, 2022 at 16:31
E pronto. Sabes que abriste uma rutura de todo o tamanho no pseudo-argumento quando a resposta é uma resposta….à Jonas.
Bem JHC, direto aos ligamentos, nem conseguiu balbuciar algo com nexo.
Contra factos….
15 Junho, 2022 at 15:45
Por essa ordem de ideias, quem entrou em 2013 deveria agradecer a quem teve olho e foi buscar:
Patricio, Cedric, R.Semedo, Eric Dier, W.Carvalho, Palhinha,João Mário, Adrien Silva, Gelson, Podence, M.Pereira, R.Leão, etc etc….
15 Junho, 2022 at 15:47
Falei no padrinho…
Parece mel…
15 Junho, 2022 at 16:31
Case closed.
Dois paspalhos a começar e a acabar o discurso um do outro 😀
15 Junho, 2022 at 17:47
Está difícil de perceber dass…
A questão não é a existência ou ausência de elogio.
A questão é a existência de critica e desvalorização da academia com a puta da conversa do gap.
Se tiveres declarações de outros presidentes a falar mal dos atletas da formação, diz.
Até lá continua a desconversar…
15 Junho, 2022 at 17:49
Ouvi de um gajo que trabalhou na Academia recentemente e que reconhece esse gap. É escasso em comparação por exemplo com o slb, que tem muito mais jogadores de qualidade nos escalões acima. Em contrapartida falou muito bem dessa geração de 2005.
15 Junho, 2022 at 20:41
outra vez a conversa do gap
ele disse que entre naquela altura os sub 19 e a equipa b existia uma geraçao/ fornada, etc com algum defice de qualidade, tanto que os primeiros jogadores renovarem eram jogadores juvenis/ quaresma, n mendes, tt e mais uns quantos que 2, 3 anos depois chegaram a primeira equipa.
é ver nas noticias quem foram os 10 ou 15 jogadores com quem foram assinados contratos logo apos a entrada da direcçao e ver onde grande parte está hoje e que carreira tiveram nestes ultimos 2, 3 anos
depois pegas na formada a seguir( que sao os outros dessas geraçao e a malta que anda atualmente entre os juniores, sub 23 e equipa b, especialmente estas 2 ultimas) e percebe-se que em termos qualitativos, existem muito menos jogadores de qualidade
atualmente ja tens mais qualidade e quantidade dessa qualidade a aparecer, nas proximas 2 formadas( os atualis juvenis e iniciados), mas que ainda precisarao de 3, 4 anos at+e chegarem a equipa principal
15 Junho, 2022 at 22:12
Faltava a propaganda/esfregona disfarçada de opinião do imbecil da Letónia.
Já há fibra na cave?
15 Junho, 2022 at 12:38
O momento mais alto da carreira para alguns será hoje.
É o que é.
Mas o futuro passará por alguns destes jogadores.
15 Junho, 2022 at 12:39
#colchoesdequalidade
#amarguinhas
15 Junho, 2022 at 12:39
O Afonso Moreira está com tiques de vedeta… É bom que coloque os pézinhos no chão… Alguém que lhe fale do Bernardo Sousa e do Diogo Brás…
15 Junho, 2022 at 12:42
Deixa os miudos viverem um bocado.
🙂
15 Junho, 2022 at 13:17
Só depende deles.
Acho que exemplo do bom e do mau nesta altura já há aos pontapés.
Por outro lado o clube tem a obrigação de estar munido de profissionais de qualidade superior nas áreas da psicologia e de alto rendimento desportivo.
Equilibrar a vida dos miúdos que não deixam de ser miúdos e devem aproveitar também essa fase da vida, ao trabalho e entrega que um atleta de alta competição deve ter para singrar na vida.
15 Junho, 2022 at 13:24
É o jogador de maior qualidade na equipa.
Esperemos que não se perca!
15 Junho, 2022 at 13:31
Não te preocupes. Conheço o miúdo desde que jogava nos Cracks, é humilde e sabe a que faz. Tem pessoa à volta dele que também são excelentes pessoas.
15 Junho, 2022 at 13:35
Isso é meio caminho andado para fazer uma carreira estável.
Espero que tenha sorte.
15 Junho, 2022 at 12:42
O Rodrigo Dias a fazer hoje um jogo bem decente… 🙂
15 Junho, 2022 at 12:52
Parabéns aos miúdos, sabe sempre tão bem ganhar. Obrigado a todos os que deram o máximo de si. Spooooorting
15 Junho, 2022 at 12:52
O nosso GR é muito seguro… 🙂
15 Junho, 2022 at 12:53
Grande equipa esta.
Vários miudos aqui que podem ser considerados no futuro
15 Junho, 2022 at 12:53
O Nosso GR é mesmo bom. Muito calmo e seguro.
Já com o Belenenses, fez uma belíssima exibição
15 Junho, 2022 at 12:55
Gostei muito tb… sempre calmo e a mostrar segurança
15 Junho, 2022 at 12:54
CAMPEÕES
15 Junho, 2022 at 12:56
CAMPEÕES com todo o MÉRITO!
Um grupo de jogadores bem interessante que pode dar alguns jogadores à equipa principal.
Parabéns ao treinador que meteu estes putos a jogar um futebol de bom nível!
Agora é ganhar no Seixal e ao Porto em casa para só termos um empate na fase final.
15 Junho, 2022 at 12:56
Mereciam que o jogo se tivesse realizado em Alvalade
15 Junho, 2022 at 12:57
Parabéns miudos.
Aproveitem este momento.
ps: Muito bem presi.
Colchões de qualidade, já se nota no desenvolvimento dos jovens atletas.
15 Junho, 2022 at 15:17
O gajo que mudou os colchões é um visionário.
Quero perceber se o plano focado no jogador depois se vai materializar em maior aproveitamento de jovens na primeira equipa.
15 Junho, 2022 at 13:09
Muitos parabéns miúdos, fizeram um excelente campeonato.
Agora cabeça no sítio e nada de deslumbramentos, o mais difícil é sempre o próximo jogo.
Continuo a achar que o Barroso é o jogador com mais potencial deste plantel, adoro vê lo jogar. Fisicamente está num patamar superior, percebe o jogo e está sempre focado….não te percas miúdo
15 Junho, 2022 at 13:13
É muito rápido e joga a uma intensidade impressionante.
A baixa estatura poderá ser uma desvantagem para singrar no Sporting, mas terá certamente uma carreira de bom nível se continuar a trabalhar e tiver cabeça.
15 Junho, 2022 at 13:25
Não acho.
Se tudo o resto estiver lá (e está!!) não é pela estatura que não irá singrar. Ele sabe jogar com o corpo, e isso é tão ou mais importante que ter “só” altura.
15 Junho, 2022 at 13:27
Com 17 anos acabados de fazer, não dá para crescer mais uns cm ainda?
Vitaminas e tal 🙂
15 Junho, 2022 at 14:44
Espero que tenhas razão. Também é dos jogadores que mais aprecio.
Para certos treinadores é um problema, mas nem todos são JJ 🙂
15 Junho, 2022 at 13:50
A verdade é que nós temos uma noção diferente do que é sucesso. O Cédric teve uma boa até podemos dizer grande carreira, não tem a carreira do Cancelo por exemplo, mas tem uma boa carreira.
Se não perder a entrega e a intensidade vai-se sair bem, tenha 1,80 ou 1,50. Futebol é mais do que atletismo.
15 Junho, 2022 at 15:28
Ter altura é atletismo?
Diz lá em que modalidade a altura não é importante – não sendo obviamente a unica coisa a ter em conta…
15 Junho, 2022 at 17:08
Também faz parte. Os melhores atletas da atualidade são todos grandes nos respetivos desportos. LeBron, CR 1,86m é alto, Tom Braddy, os 3 são considerados os maiores atletas da atualidade e parte é altura.
Futebol e futsal a altura não é tudo. Casillas é dos melhores de sempre e é mais baixo que eu. Cannavaro, Puyol, Carvalho são dos melhores centrais das ultimas décadas, todos pequenos, mesmo o Maldini não era grande por aí além. Aliás tirando o Ronaldo, os melhores de sempre são todos “pequenos”.
Futebol é jogado com os pés, a cabeça dá jeito de vez em quando. Não precisas de altura para ser um grande jogador de futebol.
15 Junho, 2022 at 18:15
Com estes tipos o Messi tinha sido oferecido aos 14 anos.
Já o melhor de sempre da formação do Benfica, Bernardo Silva, é um gigante de 2 metros.
15 Junho, 2022 at 18:20
São posições diferentes.
Num sistema com 2 centrais quem é que o Barroso defende nos cantos e livres? O gajo mais pequenino do adversário?
Depende dos treinadores…
15 Junho, 2022 at 18:14
Diz-me quais foram para ti os melhores laterais de sempre do Sporting. Depois do mundo. Depois diz-me a altura de cada um deles.
Já agora, qual a altura do Messi? Tirando zlatan e Ronaldo, os melhores de sempre são uns caga tacos.
Queres falar de outros desportos? Basquetebol e volei não tem discussão. Ténis é importante em piso rápido mesmo assim o melhor até agora é capaz de ser o mais baixo do top ten.
15 Junho, 2022 at 18:21
Diz-me que esses laterais não tinham uma têcnica acima da média e que os distinguia da concorrência.
15 Junho, 2022 at 20:32
Cedric não tinha uma técnica acima da média e safava-se. O Porro tem técnica, mas o que o caracteriza não é isso. O Alba, o Carvajal, o Robertson, o Nuno Mendes não são jogadores caracterizados pela técnica. Não são tipo um Alexander-Arnold, Marcelo, Lahm etc. Os alas têm de ser rápidos, ter vontade de defender (que muitos não têm tipo o Arnold) e têm de saber usar o corpo.
15 Junho, 2022 at 14:55
Tens visto poucos jogos destes putos. O Barroso é baixote, sem dúvida, talvez nem tenha 1,70 m, mas tem 17 anos feitos no fim de semana, e nos jogos que tenho visto, quer do Clube, quer da selecção, mal se nota a difrença de estatura para os adversários.
O Mário Lino era baixote e era complicado ganhar-lhe uma bola.
Vamos com calma, o Porro mede mais uns “enormes” 3 cm…
(Fonte: ZeroZero)
15 Junho, 2022 at 17:40
Atenção que os dados biométricos no zero zero normalmente estão errados…
15 Junho, 2022 at 13:18
Obviamente o Afonso Moreira, mas impossível não gostar daqueles pequeninos do meia campo (Gui Santos e Mendonça).
O Vivaldo Semedo é uma besta de área, um bocadinho desengonçado, mas pode bem por os olhos no Beto que está na Udinese como referência de evolução.
15 Junho, 2022 at 13:26
Afonso Moreira….torço sempre o nariz a jogadores que demonstram certo vedetismo. Vamos ver.
15 Junho, 2022 at 13:28
E estamos a falar em escalões etários que não dá para aferir bem a qualidade.
Há tantos exemplos, mas tantos de insucesso que é preciso ter calma.
Quero ver o rapaz a jogar com malta mais velha.
Espero que mantenha a qualidade e que se dedique.
O clube precisa e agradece.
15 Junho, 2022 at 13:19
Melhor que o Esgaio.
Miúdo muito focado.
Gosto muito dele.
15 Junho, 2022 at 18:24
Atenção que na formação Esgaio foi Capitão e dos melhores marcadores como extremo…
15 Junho, 2022 at 15:19
Gostei do Alexandre Brito e do Rafael Nel. Há vários jogadores de qualidade.
15 Junho, 2022 at 13:18
Mais um caneco para o museu.
Neste não lutámos para vencer, vencemos mesmo!
Amanhã decerto será mais um título.
Parabéns leões.
Os sportinguistas decerto aparecerão por aqui a parabenizar vos!
15 Junho, 2022 at 13:21
Campeões.
Parabéns a quem teve participação neste campeonato.
Manter o foco e o trabalho.
Esta é a fase para que desfrutem do sucesso.
Depois novos desafios, cada vez mais difíceis.
15 Junho, 2022 at 13:39
Processo criativo da nova camisola oficial:
“Epa temos de pensar num equipamento novo para o Sporting!”
“Pensar?? Ahahah troca as cores e está óptimo!”
“Trocar as cores?”
“Sim, onde era verde passa a branco e vice versa”
“Ah mas não achas um bocado mau fazermos só isso?”
“Pronto, tá bem… mete a gola e ponta das mangas pretas…”
15 Junho, 2022 at 14:33
Lá por fora estão a gozar o prato…
https://twitter.com/KITmagazine_/status/1537005307817349120?t=yWlLDNMHQ8YhpyIKEI6ZUQ&s=19
https://twitter.com/LaCasacaBlog/status/1537035790504497153?t=o1SIZR9tI1douVl0IK0c5w&s=19
Estristes!
15 Junho, 2022 at 14:39
Acho que está claro para qualquer pessoa que vê as coisas com alguma seriedade.
Mas pronto continuamos a levar com gente com vistas muito curtas que não entende o alcance nem as consequências que advém de certas atitudes.
Siga a chacota…
15 Junho, 2022 at 17:38
É a chamada internacionalização da marca…
15 Junho, 2022 at 13:39
Na minha fraca opinião, acho que ao Barroso não lhe falta nada.
É rápido, recupera bem , centra bem, tem bom jogo interior e, sobretudo, muita garra
15 Junho, 2022 at 13:47
Sei que já foi falado por aqui, mas… 🙂
https://scontent.flis6-1.fna.fbcdn.net/v/t39.30808-6/286856591_7786795648027009_2923906935455447146_n.jpg?stp=dst-jpg_p526x296&_nc_cat=107&ccb=1-7&_nc_sid=8bfeb9&_nc_ohc=FCgv4o0rUjgAX9nDqh5&tn=1qy29vrSaxObnWwF&_nc_ht=scontent.flis6-1.fna&oh=00_AT9bc_qx6LNko6_ge3vaHdW8eu3DM-f32t1IlMyRQu5quQ&oe=62ADCE01
15 Junho, 2022 at 13:50
Amanhã há mais..
15 Junho, 2022 at 14:02
🙂
15 Junho, 2022 at 14:04
Parabéns aos miúdos!
15 Junho, 2022 at 14:05
https://www.zerozero.pt/news.php?id=369909&fbclid=IwAR2qxMdFhCqwEoOdY5XSxS8TNY-kYIBnaX8_lxNQMfOFvE077Agm3uIdF5g
Há 13 anos tinham sido campeões….
15 Junho, 2022 at 14:06
O Boavista que se cuide
15 Junho, 2022 at 15:29
Os adeptos do Bordeus não devem estar preocupados porque ainda festejam terem sido campeões há 13 anos…
15 Junho, 2022 at 15:45
Hehehehe
Mas a sério, eu escrevi isso porque é de facto impressionante um clube que relativamente num período recente tenha sido campeão do seu país, que tem um estádio moderno e uma grande massa adepta caia de um modo estrondoso
Basta apenas não teres um rumo bem delineado e acontece esta merda
15 Junho, 2022 at 14:13
Belo exemplo do que se tem vindo a dizer.
O Bordéus, grande clube francês.
Ainda há pouco tempo comprou o ELIS ao boavista por valores a rondar o 7M.
Agora são despromovidos por falta de condições financeiras.
Gestão de topo que muito se avisa por aqui e muitas lavadeiras tentam limpar.
Depois, mais uma vez quando a merda lhes acertar no meio dos olhos, começam a chamar xoninhas.
Em relação ao dinheiro não há milagres. E desde que os bancos fecharam as torneiras não há Empréstimos Obrigacionistas a toda a hora.
Mas aí, então aí…será tarde demais.
#QueSaFoda
15 Junho, 2022 at 14:17
Muitos parabéns! Grandes campeões. Que continuem a evoluir e a trabalhar no duro, sem dar abébias e cair no vedetismo. Progressão na equipa principal, título de campeão nacional e depois sim, sair com um grande contrato em que todos ganham.
15 Junho, 2022 at 14:21
https://twitter.com/Sporting_Things/status/1537044962856124416
É isso.
15 Junho, 2022 at 14:50
Muito bem… Onde vai um vão todos, espírito de equipa, para mim vale muitas vezes mais que um conjunto de craques para ganhar títulos.
15 Junho, 2022 at 15:28
É a Amorinização do Sporting. Tudo convertido.
15 Junho, 2022 at 14:46
Parabéns aos campeões!!!
Um obrigado especial ao Varandas que em 2018 foi buscar estas dezenas de miúdos ninguém sabe aonde, os trouxe para Academia e os pôs a dormir nos colchões! 🙂
Isto já não são gelados com a testa, são mesmo aquelas boxes de 1L do Lidl 😀 😀 😀
15 Junho, 2022 at 15:20
Alguns vieram de África, outros da Índia e da Ásia, na sua maioria eram sem abrigos que não tinham onde ficar e viviam na academia em condições sub humanas.
Agora fora de brincadeiras , os meus parabéns aos putos, ao seus treinadores, toda a equipa técnica e também a quem dirige claro, o mérito das vitórias é sempre transversal a toda a uma estrutura, assim como as derrotas também o são.
15 Junho, 2022 at 22:13
Obviamente!
15 Junho, 2022 at 14:46
A última equipa campeã em juvenis, 2016/2017:
Filipe Semedo, Tiago Simões, João Bacalhau, Lisandro Tipote, Bernardo Prego, David Moreira, Rodrigo Vaza, Dinis Ieseanu, João Goulart, João Costa, Ivo Cláudio, Gonçalo Costa(Sporting B), Alex Pretice, Nuno Suahele, Bavikson Biai, Bernanrdo Sousa, João Monteiro, Vicente Mateus, Edmilson Santos, David Teixeira, Diogo Carvalha, Rodrigo Fernandes, Diogo Brás, Francisco Oliveira, Sérgio Velosa, Rivaldo Semedo, Babacar Fati, Félix Correia (Juventus sub-23), Paulo Rodrigues, Tiago Rodrigues.
Destes todos nenhum chegou a equipa principal do Sporting.
No entanto esta equipa derrotou o Porto de Fábio Vieira, Vitinha e João Mário que hoje fazem parte da equipa principal e da seleção sub-21.
15 Junho, 2022 at 14:47
Já da última equipa de juniores também campeã em 2016/2017:
Luis Maximiniano(Granada/Barcelona), Thierry Correia(At.Madrid), Merih Demiral(Juventus/Atalanta), Tiago Djaló(AC Milan), Bruno Paz(Konyaspor),
Jovane Cabral, Daniel Bragança, Miguel Luis, Rafael Leão(AC Milan) e Pedro Marques.
15 Junho, 2022 at 14:54
Nada má essa equipa.
15 Junho, 2022 at 15:40
O Max é Granada, não é Barcelona. O Thierry é Valência, não é Atlético Madrid.
Bons jogadores, praticamente nulo o aproveitamento na equipa principal.
Pelo menos três deles foram campeões nacionais, o que é mais do que qualquer um pode dizer nos últimos largos anos.
De todos, Rafael Leão é o que me faz mais pena de não ter sido devidamente aproveitado em Alvalade.
15 Junho, 2022 at 15:53
O leão não é bem um caso de não aproveitamento, é um caso de filha da putice e ganância, desejo lhe sinceramente a maior merda de carreira possível.
15 Junho, 2022 at 16:12
Mas que deixe alguma coisa nos cofres antes disso!
15 Junho, 2022 at 15:57
A comparação é entre os juvenis e juniores, campeões no mesmo ano.
É a constatação que ser Campeão é importante na etapa de formação mas muitas vezes não é suficiente para atingir outros patamares. É preciso trabalho, cabeça e pés no chão.
Obrigado pelas correções, Salgas. É o menos importante do meu comentário mas assim fica preciso.
Em relação ao Max espero que se concretize a transferência para o Barça. Merece!
15 Junho, 2022 at 16:17
Creio que isso se vê melhor ainda nas seleções jovens.
Quantos daqueles internacionais sub17 vão dar profissionais?
É aqui que creio que as equipas de sub 23 são importantes, pois abre-se um espaço que permite a jovens fazer uma transição mais fácil para seniores. Nem todos têm a pedalada de um Nuno Mendes, de um Dário Essugo, de um Gonçalo Esteves, de um Inácio ou de um TT. Claro que a B é o preferencial até porque mete os miúdos a jogar com malta com anos de futebol nas pernas, no entanto os sub23 ainda engloba ali uma idade fulcral em que o jovem pode ainda não estar preparado para a B, mas nos sub23 consegue ser testado com jogadores noutro estado de desenvolvimento. É bom sobretudo para aqueles jovens que estão habituados a fazer a diferença pelo físico e depois apagam-se na transição.
15 Junho, 2022 at 16:19
Eu acho que os sub-23, principalmente quando tens uma equipa B, é apenas um adiar do inevitável….nunca serão jogadores de plantel principal do Sporting
15 Junho, 2022 at 17:35
Eu daquilo que até agora pude observar, parece-me um escalão interessante e estou contente com a sua criação, não só para o Sporting, como para o futebol português.
15 Junho, 2022 at 20:47
merece ir para o lugar do neto e ser suplente do ter steagen?
o barcelona ainda anda a tentar desenacantar os 550M que precisa entre vendas e salarios que deixa de pagar para começar a assinar os custos zero que n pode inscrever e depois tem gente mais importante na lista de contrataçoes do que o Max
15 Junho, 2022 at 14:53
Apenas para dizer que hoje foi um primeiro passo para estes jovens leões e que o potencial agora demonstrado terá de ser bem trabalhado, com alegria, muito esforço e dedicação, e inteligência.
Parabéns Juvenis do Sporting!
15 Junho, 2022 at 15:12
Alguns desses jogadores não foram aposta porque a altura e o contexto da equipa principal era outro.
Quem me garante que Edu Q. Nuno Mendes e TT tinham sido aposta com outro treinador? E agora andavam pela equipa B?Isto com 17 anos.
Entre outros que vão tendo minutos desde que entrou RA.
Mesmo se passa com o Inácio que era um “desconhecido”.
Muitos jogadores poderiam e deveriam ter sido aproveitados nessa altura, casos de Matheus Pereira, Iuri Medeiros, Domingos Duarte, assim de cabeça, andaram 2 a 3 emprestados, chegando a uma altura que o seu tempo de “aposta” passou e foram vendidos para o bem da carreira deles.
Tornar-se mais sem sentido, quando em alguns anos entraram jogadores para a equipa B e sobretudo para A de qualidade duvidosa.
O Diogo Brás, era a cara da formação nessa altura, estando em sessões de autógrafos e com contrato assinado com a adidas.
Benny Sousa estava mais abaixo (sendo até mais jogador e decisivo nessa equipa) não tinha “aura” como o Brás tinha na altura.
Depois temos o caso de um Félix Correia que era super talentoso, mas preferiu sair para o City na altura.
Podia ser um movimento bom para ele, mas no final anda perdido em Itália.
15 Junho, 2022 at 15:18
Mesmo o Palhinha, andou sem o guião certo.
Geraldes outro.
Ambos estes dois jogadores foram chamados em Janeiro, naquela segunda época de JJ, que foi medíocre.
Há coisas que aconteciam nessa altura, que prejudicaram imenso alguns dos melhores jogadores formados na academia.
Tenho sérias dúvidas que o presidente e JJ de altura “andavam” de mãos dadas.
Diria que muitos destas decisões foram tomadas sem o consentimento dos dois em acordo.
15 Junho, 2022 at 15:59
Penso o mesmo…
15 Junho, 2022 at 15:24
Absolutamente de acordo. Ainda bem que temos um contexto e um treinador que permite abrir espaços na equipa para estes jovens espero que seja para continuar.
15 Junho, 2022 at 15:30
Concordo. Infelizmente o contexto para a aposta na formação tem sido a falta de dinheiro.
Foi com Paulo Bento, foi com Leonardo Jardim, foi com Amorim.
Quando há dinheiro (ou a necessidade de ter o carrossel em movimento), a aposta fica para segundo plano…
15 Junho, 2022 at 15:37
Belo comentário stanlley……Disseste tudo!!!
15 Junho, 2022 at 15:45
Nessa altura estávamos com orçamentos pesados, treinador que despreza a formação e era preferível ter um Douglão que um Domingos Duarte. O eclipse de Matheus Pereira quando andava a ser dos melhores faz-me confusão. Em contraponto fez-se do Gelson Martins um craque.
Políticas… Podia ter corrido bem, mas saiu ao lado. No entanto é um alerta de que o Sporting jamais pode abandonar o seu perfil formador, em detrimento de uma cartada de risco para ir à procura de ganhar mais rápido.
15 Junho, 2022 at 16:10
Nessa época tínhamos a melhor dupla de centrais do campeonato.
Mas diz aí quem é que saia para entrar DD, Coates ou Mathieu.
E Matheus Pereira não eclipsou, deixou de ser opção para JJ. Só ele sabe a razão.
Nós só tivemos a espinha dorsal da Selecção Campeã Europeia e vários internacionais. Gelson foi aposta ganha, Podence jogava quando não estava na enfermaria. Mas não era fácil entrar naquela equipa, ou pela qualidade que tínhamos em algumas posições, ou por clara teimosia de JJ.
15 Junho, 2022 at 16:28
Ai, essa tentativa de reescrever a história….
DD e Demiral já agora, juntos jogaram 1 minuto completo pela equipa A nesse ano. E já estavam nos vinte´s anos de idade.
E nem para terceiro nem para quarto central serviam, nem em jogos contra o Oleiros por exemplo. Era melhor adaptar o Petrovic a central!!!
Querer comparar isto com a oportunidade que teve Quaresma e Inácio é apenas mais uma demonstração do grau de enviesamento que esta malta gosta de ter em cada tema de discussão.
15 Junho, 2022 at 16:41
Para ti e para o JJ era melhor o Petrovic…
Para quem vê mais além, o Petrovic NUNCA devia ter sido contratado – entre outros – e as opções deviam ter sido DD, Demiral e Palhinha.
Tal como Markovic ou Campbell nunca deviam ter sido contratados e as opções deviam ter sido o Matheus Pereira e o Iuri Medeiros…
Ou o Elias e o outro gajo que veio emprestado da Argentina, que tiraram espaço ao Geraldes… e dinheiro ao Clube.
Só aqui, tens para cima duns 10M€ gastos, entre passes, prémios, comissões e ordenados, para além de teres cortado as pernas a vários talentos da formação, que acabaram por não render, nem desportivamente, nem financeiramente, o que deviam.
E a culpa não é só do JJ. É do Clube também – para mim, acima de todos – porque deixou isto acontecer!
15 Junho, 2022 at 17:54
Como escrevi mais acima, quando houve dinheiro preferiu-se comprar a apostar na formação.
No entanto sabemos que JJ era intransigente na escolha de jogadores. Wendel foi só o exemplo mais visível.
As escolhas eram feitas e negociadas sempre com a ideia de comprar barato e vender caro.
Markovic veio por empréstimo e foi a sua vida. Brian Ruiz e Coates vieram por empréstimo com opção de compra accionada, e o último é só o actual Capitão do Sporting. Nem vou falar do valor pago.
Sempre que possível não recorriam a mediação pelo que as vendas entravam praticamente a 100% nos cofres.
15 Junho, 2022 at 16:35
Das melhores duplas de centrais deste século na minha opinião!
No entanto precisas sempre de suplentes e em vez do Douglão, tinhas o Domingos
O eclipse foi patrocinado pelo JJ, de forma inexplicável para mim.
Sim, Rui Patrício e Adrien Silva do Paulo Bento, William Carvalho do Leonardo Jardim (estreou com Paulo Sérgio, explodiu com LJ), e João Mário do Marco Silva (estreou com Sá Pinto, explodiu com MS).
Fomos a espinha dorsal da seleção, sem termos jogadores promovidos pelo JJ. No entanto a equipa de 15/16 foi para mim uma das melhores que vi este século. O nível que o Adrien e o João Mário atingiram tem muito dedo do JJ. O Gelson é assim o único caso de um jogador da formação em que ele apostou e elevou o nível. Ficou curto para o tal perfil formador. Podence tem as primeiras aparições com o Marco Silva também.
Esse é para mim um dos desafios da atual estrutura e especialmente do Rúben Amorim. Tem mais recursos, será que vai manter a aposta nos jovens?
A verdade é que este ano foram promovidos alguns jovens, mas nenhum teve uma utilização de relevo. O Gonçalo Esteves mais que os outros. Nazinho e Dário Essugo com uma titularidade esporádica. Rodrigo Ribeiro também somou alguns minutos
Aumentámos a qualidade do plantel, fechámos algumas portas aos jovens, ficou mais difícil lá chegar. Em contrapartida a opção de ter um plantel curto é de assinalar, pois sempre dá mais garantias de que haja oportunidades. Não temos jogadores jovens tapados por entulho.
De qualquer forma, vamos ver como corre esta época e quais os planos de Amorim..
15 Junho, 2022 at 16:54
Fogo Salgas, um excelente comentário. Afinal quando não te dedicas só a refutar as opiniões dos outros, numa necessidade absurda de defender tudo o que esta direcção faz (assim como há o oposto também) , tens coisas interessantes a dizer. Concordo com tudo o que escreveste.
15 Junho, 2022 at 17:43
Obrigado Rodrigo. Isto a conversar é que a gente se entende.
15 Junho, 2022 at 16:32
Não achando que estás equivocado, acho que a coisa não é tão simples assim.
O Clube prevalece sobre o treinador, ou deve prevalecer!
Podias, e devias, ter imposto mais coisas ao JJ e não deixar o gajo fazer tudo o que quis – entre outras coisas esteve o absoluto desaproveitamento do Geraldes e o desaproveitamento do Palhinha, que foi preterido por um Petrovic que tinha sido oferecido livre ao Clube no ano anterior.
Há realmente o item “treinador” mas há também o item “clube” e há ainda o item “jogador”.
O Brás, como o Bernardo, simplesmente desapareceram nos juniores. Quem lembra de os ver jogar, também lembra da diferença que existia para a performance deles nos juvenis… São, para mim, 2 casos claríssimos de gajos a quem a fama subiu à cabeça e se acomodaram. E gajos acomodados na formação não têm espaço na equipa A – e um exemplo claro recente é o Bruno Tavares, de quem muita gente dizia ter mais capacidade que o Joelson! O Amorim não o puxou, porque achou que o gajo não merecia ser puxado… Mas deu oportunidades, até um certo ponto, ao Joelson.
O caso concreto do Geraldes – e já aqui falo desse caso em particular desde que subiu a sénior – é pura culpa do Clube que nunca soube proteger o jogador e o seu talento. Foi um jogador mal acompanhado, mal trabalhado, que 4 ou 5 anos de sucessivos empréstimos de merda, na minha opinião, foderam-lhe a carreira – que não digo que fosse fantástica mas não era a mediania que é hoje, e é só a minha opinião.
Quando um clube se mete, cegamente, nas mãos de um treinador, a coisa pode correr muito bem, assim-assim, ou mal… mas nunca pode dizer que a culpa foi só do treinador porque um clube tem de estar acima do treinador e ter um rumo próprio!
15 Junho, 2022 at 17:47
“O Clube prevalece sobre o treinador, ou deve prevalecer! ”
Isso também é válido para o actual ou era só para o JJ?
É que me parece que no caso do Ruben Amorim tambem nos estamos a meter muito nas maos dele. Nada contra, enquanto as ideias dele nos derem 85 pontos ou mais por época. O problema é quando deixarem de dar.
15 Junho, 2022 at 17:53
A questão é que aqui o Amorim parece ser mais que treinador. É assim à moda inglesa, um manager,
Claramente que tem mais responsabilidades do que o treinador “pago para treinar”.
Amorim tem palavra nas contratações, nas saídas, na gestão dos jovens e quiçá até nos treinadores das equipas jovens, como por exemplo o João Pereira, seu grande amigo, que foi promovido a treinador dos sub 23.
Partilho da ideia que enquanto entregar 85 pontos por campeonato anda folgado de pressão.
Tem créditos conquistados com mérito e competência.
15 Junho, 2022 at 18:52
+1
15 Junho, 2022 at 19:16
+ outro
E parabéns aos mais novos campeões nacionais, se como dizes e acredito mesmo que seja, a formação também tem a marca do RAmorim, então o credito conquistado ainda é maior.
15 Junho, 2022 at 22:16
Dois comentários que até eu concordo com o Salgas! Quem é que está a escrever com o knck dele?
Ó Cherba arranja lá isso de uma vez! 🙂
15 Junho, 2022 at 18:39
Serve para todos.
Um dos problemas actual – que será um problema realmente no futuro – é exactamente estar tudo nas costas do Amorim…
15 Junho, 2022 at 23:06
O que me parece é que Amorim é, apenas, o rosto visível de uma equipa técnica por si escolhida.
A qualidade e competência do “cérebro” estende-se, por isso, a todos os escalões e os resultados vão começando a aparecer.
15 Junho, 2022 at 18:13
Mas felizmente que o clube pôs-se cegamente nas mãos de Amorim. Imagine hoje o que seria o contrário! 🙂
15 Junho, 2022 at 15:37
Essa equipa do João Couto jogava muito bem e tinha em Gonçalo Costa, Bernardo Sousa e Diogo Brás os jogadores que se via que tinham mais qualquer coisa que os outros.
Bernardo e Brás perderam-se por puro vedetismo.
O Gonçalo teve azar com 2 lesões graves seguidas que o afastaram quase 2 anos seguidos (praticamente as 2 épocas dos juniores).
Acabou por não se aproveitar ninguém…
15 Junho, 2022 at 16:11
Mesmo. Ainda havia Dimitar Mitrovski, que já era capitão da sua seleção no seu escalão e tinha muita qualidade.
15 Junho, 2022 at 15:14
Parabéns aos miúdos!!!
Foram brilhantes
L SL
15 Junho, 2022 at 15:38
“Vinagre quer ser reforço do Sporting!” 😀 😀 😀
15 Junho, 2022 at 15:47
São os restantes 50% do passe que vai fazer a diferença.
Até agora só andava a jogar metade do que pode e sabe jogar 😉
15 Junho, 2022 at 16:34
😀 😀 😀
Muito bom!
15 Junho, 2022 at 16:15
Parabéns à miudagem. Um prémio merecido pelo trabalho efetuado ao longo da época