Amorim levou 31 jogadores para o Algarve e entre os que farão parte do plantel da equipa principal e os que estarão na equipa B e nos sub23, dificilmente existirão mexidas nos nomes que procurarão levar o mais longe possível o nome do Sporting Clube de Portugal.
É face aos nomes actuais e aos dois jogos já realizados, frente a Royale Union e Villareal, que avanço para esta análise ao nosso plantel para 2022 / 2023, deixando duas notas prévias
1. à medida que os nomes dos reforços iam surgindo e que os rumores de potenciais contratações ajudavam a dar cliques aos sites dos desportivos, algo ficava evidente: a ausência de alguém para ocupar a posição, mas fazendo-o como um efectivo homem de área.
2. ao contrário do que se ia dizendo, Amorim manteve inalterado o desenho táctico. O 4-2-3-1 parece não ter passado de um rumor (ou desejo dos adeptos) e o 3-4-3, com as suas várias nuances, mantém a total preferência do mister
Ora, avancemos então para a análise dos diversos sectores.
Guarda-redes
Quem seguiu para estágio? Antonio Adán, Franco Israel, André Paulo, Diego Calai
Adán está para durar e nós ficamos muito contentes com o nosso titular indiscutível. Diego Calai vai continuar a jogar para crescer, entre a B e os sub23. André Paulo continua a ser um mistério, deixando-me claramente desconfiado que lhe saiu um prémio na raspadinha. Franco Israel, redes uruguaio de 22 anos, foi contratado à Juventus, onde era o dono da baliza dos sub23. Vem repleto de boas referências e claramente como aposta de futuro, em moldes bem diferentes do que aconteceu com João Virgínia.
Defesas
Quem seguiu para estágio? Jeremiah St. Juste, Matheus Reis, Gonçalo Inácio, Pedro Porro, Hevertton Santos, Luís Neto, Sebastián Coates, Nuno Santos, Ricardo Esgaio, Flávio Nazinho, José Marsà, Diogo Travassos.
A principal mexida no leque de defesas, foi a saída de Feddal e a contratação de St. Juste. Saiu um homem que defendia pela esquerda, chegou um que defende pela direita e com características mais de acordo com as necessidades tácticas do modelo de Amorim (rapidez e saída de bola).
Assim, olhando para os que podem ocupar as três posições ao centro, temos Coates, Neto, Inácio, St. Juste e Matheus Reis. Gostei do que vi Marsá fazer, frente ao Villareal, e não me chocava nem um pouco que fosse ele a fechar o conjunto de seis homens a linha de três centrais. E a guerra pela titularidade promete ser dura, porque Matheus Reis pegou de estaca, parece estar fisicamente já à frente de quase toda a gente, e vai obrigar Inácio a estar sempre no máximo para poder jogar ou à esquerda ou à direita.
Estou curioso para ver o que se releva Jesus Alcantar, central mexicano que começará na B rotulado de grande esperança.
Nas alas, tudo definido.
Porro é titular à direita e Esgaio o seu suplente (não entendo o empréstimo de Gonçalo Esteves, mas que volte ainda melhor e com mais minutos nas pernas), sendo que gostei muito do atrevimento ofensivo de Hevertton. Diogo Travassos tem claramente qualidade, mas neste momento a sua maior arma será a paciência e o trabalho.
Nuno Santos agarrou a esquerda e só poderá perdê-la caso o tridente central passe a ser St Juste, Coates e Inácio, o que faria com que Matheus Reis jogasse na ala. Nazinho parte muito atrás e não me admira se vier a ser emprestado.
Quem eu tinha tendado contratar?
Nino (há pelo menos duas épocas que vos falo deste central, que não foi à toa que conquistou a braçadeira de capitão do Fluminense. Joga pela direita e tem características para vir a ocupar o lugar de Coates)
Duje Caleta-Car (é muito caro, é verdade, mas tentar não custa. Joga pela esquerda, é um bicho autêntico, alguém se lembre dele se os rumores de podermos ficar sem o Gonçalo Inácio se efectivarem)
Leonardo Lelo (já está habituado a jogar em defesas a 5 e ainda no Olhanense destacou-se a ponto de ser convocado para a selecção de sub21. Joga no Casa Pia e, aos 22 anos, poderia ser uma belíssima opção para a canhota da defesa / ala esquerda).
Mohamed Abdelmonem (uma das figuras da última edição da Can, o central egípcio é baratíssimo e faz qualquer posição num tridente de centrais)
Issa Kaboré (não sei para que queremos uma parceria com o City, quando anda por lá este lateral direito e o deixamos acabar no Troyes)
Médios
Quem seguiu para estágio? Matheus Nunes, Hidemasa Morita, Manuel Ugarte, Mateus Fernandes, Dário Essugo, Renato Veiga (Bragança lesionou-se antes e tem paragem mínima de 5 meses)
Palhinha saiu e isso pode representar uma oportunidade de ouro para Essugo, que aos 17 anos é que sem assemelha mais ao João na prontidão para duelos físicos. No entanto, o lugar de médio mais defesivo deverá ser de Ugarte, essa mistura de Ducher e Douglas ondem nem faltam as meias em baixo. Ao seu lado, Matheus Nunes continua a ser referência e terá como sombra uma das contratações mais sonantes, Morita. O japonês pode ser oito, pode ser seis e deixou claro aquilo que já se conhecia: qualidade de passe muito acima da média e inteligência para fazer a bola circular da forma mais conveniente para a equipa. O jovem Mateus Fernandes aproveitou a lesao de Daniel Bragança e teve uma oportunidade, não hesitando em mostrar qualidades no primeiro jogo treino frente aos belgas (será o mais parecido com MNunes). Cinco homens para duas posições, com três “patrões” e dois miúdos à espreita (achei curioso o Diogo Abreu ir directamente para a B, vamos ver o que acontece durante a época).
Sendo muito sincero, sinto falta de uma opção mais fantasista, até para poder jogar num trio, caso Amorim mude para 3-5-2 ou para 4-2-3-1, mas aí a opção deve recair sobre Pedro Gonçalves ou sobre o próprio Tabata. André Franco, do Estoril, assentava que nem uma luva no nosso plantel, mas nem o seu Sportinguismo lhe valeu…
Quem eu tinha tendado contratar?
André Franco (o homem que desequilibra no Estoril, é realmente um jogador acima da média. Pode fazer aquele papel de fantasista no meio campo e seria o clone perfeito de Pote na capacidade de jogar entre linhas)
Alexandru CicaldauI (pode jogar em qualquer posição do miolo. Muito bom a sair de zonas de pressão com a bola dominada, não se encolhe quando tem oportunidade de subir e provocar desequilíbrios na área adversária)
Extremos
Quem seguiu para estágio? Rochinha, Bruno Tabata, Marcus Edwards, Pedro Gonçalves, Fatawu, Luís Gomes, Trincão
Manter Sarabia não passou de um sonho, a chegada de Trincão renovou o entusiasmo de quem gosta de jogadores acima da média que possam decidir partidas (e, não, não estou a comparar, apesar de terem dado a camisola 17 ao trincas).
A contratação de Rochinha é um belo movimento de mercado, aproveitando a necessidade do Guimarães em fazer dinheiro para dar uma segunda linha que pode, efectivamente, mexer com os jogos (sim, pode sempre perguntar-se se Jovane também não o fazia).
Fatawu é um diamante completamente em bruto, não sendo à toa que Amorim o colocou longe da sua zona de conforto. O ganês tem uma potência física impressionante, tem uma capacidade de rematar em força de média e longa distância como poucos terão no plantel, e tem aquela rebeldia de quem às vezes parece estar a jogar na rua. Falta-lhe a régua e o esquadro que o desenho táctico exige, mas há muita curiosidade sobre o que poderá fazer.
Dos que já cá estavam, Peter Potter apareceu renovado frente ao Villareal, ao que parece com todos os problemas fisicos debelados e pronto a voltar a ser o jogador decisivo que foi em 20/21, na conquista do título. Marcus Edwards leva meio ano de adaptação e terminou a época a mostrar predicados, nomeadamente quando a equipa jogava com um ataque totalmente móvel, por isso tudo aponta para que o seu impacto seja maior este ano. Tabata, no meu entender, é tudo menos extremo. Diria, até, que é o jogador que mais golo e melhor posicionamente de área tem, jogando na posição 9.
Quem eu tinha tendado contratar?
Samuel Lino (máquina na ala esquerda, adaptado ao futebol nacional, com capacidade para jogar na área, se necessário)
Olimpiu Morutan (por muito que goste de Trincão, este teria sido o meu alvo para reforçar a extrema direita. O abre latas por quem tantas vezes suspiramos)
Noah Persson (escondido no campeonato sueco, um extremo esquerdo de 19 anos. Podia vir para começar na B)
Avançados
Quem seguiu para estágio? Paulinho, Rodrigo Ribeiro, Youssef Chermiti
Vou dizer-vos isto como arranque para a nova época: a minha paciência para Paulinho esfumou-se e a culpa é de quem insiste em dar-nos o João Paulo como o home golo da equipa. Paulinho não é homem golo e essa ausência de homem golo é algo que me irrita e que, diga-se o que se disser, pode ter-nos impedido de não conquistar o bicampeonato. A chegada de Slimani, a meio da época, permitiu, em mês e meio, deixar claro qual o papel de alguém que jogue na posição 9: marcar golos! Paulinho aposta com o empresário que chega aos 15, em toda a época, em todas as competições. É preciso dizer mais?
Depois aparecem dois miúdos cheios de qualidade, sendo que Rodrigo Ribeiro, em meu entender, está pronto a ser lançado para a selva. Golo, qualidade, posicionamento e, não menos importante, personalidade fortíssima e descaramento para encher o peito face a qualquer defesa. Tem 17 anos, mas o talento não tem idade, e essa máxima aplica-se, também, a Chermiti, um ano mais velho. Mais físico do que Rodrigo Ribeiro, tem características pouco habituais para pontas de lança made in Portugal. São dois diamantes, mas existe uma pergunta que tem, obrigatoriamente, que ser feita: serão aposta efectiva, ou permitem compor o plantel como opções que não reivindicam lugar, mesmo que Paulinho continue sem marcar?
Quem eu tinha tendado contratar?
opções em contenção de custos: Fran Navarro (penso que o que fez ao serviço do Gil não deixa dúvidas); Oscar Estupiñán (internacional colombiano, fortíssimo fisicamente, com golo nas botas, saíu a custo zero do Guimarães para o Hull City…); Ibrahima Koné (se eu fosse o Sousa Cintra no início da década de 90, diria que o Koné é uma mistura de Yekinni e de Lukaku, mas para já apenas vos digo que este animal de área foi parar ao Lorient por 4 milhões…)
opções sem olhar a custos: Dany Mota (o que o vemos fazer em Itália não deixa dúvidas); Luis Suarez (o goleador do Granada não engana); Shon Weissman (também aqui ao lado, mas no Valladolid, mora um avançado goleador, pronto para um futebol mais móvel e a meter no bolso aqueles centrais que olham para a o seus 1,75 e acham que não faz mossa)
provocação extra: é uma pena que não tenhamos pensado em Vitinha, quando pensámos ir buscar um avançado ao Braga..
RESUMINDO E BARALHANDO
Pese as saídas de Sarabia e de Palhinha, a que se junta a de Feddal, penso que o Sporting tem um plantel com mais opções, nomeadamente no centro da defesa (batam na madeira para afastar as lesões do St Juste) e nas alas, sendo que este último pormenor será relevante para o carrossel que Amorim pode querer implementar na frente. A lesão de Bragança foi uma real merda, pois para lá do lado do jogador, a equipa vê-se privada de alguém que podia ter nesta uma época de afirmação e de uma opção que, juntamente com Matheus Nunes, Ugarte e Morita iria compor um quarteto de qualidade para as duas posições do miolo. O problema continua onde sempre tem estado e tenho para mim que se torna inaceitável chegarmos ao final dos jogos a colocar o Coates a ponta de lança.
Não é menos importante recordar que, este ano, por força do Campeonato do Mundo, teremos uma anormal quatidade de jogos entre meio de Agosto e meio de Novembro: a 13 jornadas da Liga vão juntar-se 6 jornadas da Champions, com a fase de grupos a ficar toda despachada entre 6 de Setembro e 2 de Novembro. Depois, jogadores como Coates, Matheus Nunes, Ugarte, Morita ou Pote, só para citar alguns, podem rumar ao Qatar, com as respectivas selecções, para disputar um Mundial que começa a 21 de Novembro. Os que por cá ficarem, irão disputar a fase de grupos e os quartos de final da Taça da Liga, esperando pelo retomar da Liga, algures entre o Natal e a passagem de ano.
Aí chegados, tudo o que espero é que não estejamos a lamentar (outra vez), o facto de termos uma equipa que joga um futebol de ponta, mas que não tem a lança que permita atingir as balizas adversárias.
17 Julho, 2022 at 16:46
Não se preocupem….vai ser o CR7 o nosso PL.
17 Julho, 2022 at 18:18
Excelente opção… para suplente do Paulinho!!
18 Julho, 2022 at 10:22
quem me dera…
18 Julho, 2022 at 10:26
Ele bem quer vir para o Sporting, mas o Mendes não o deixa.
17 Julho, 2022 at 17:13
“Não mexe mais: Sporting tem plantel fechado para a nova época
Leões não vão contratar mais jogadores, salvo alguma saída que se considere vantajosa financeiramente para o clube. Questão do ponta de lança é resolvida com formação.”
https://www.noticiasaominuto.com/desporto/2036923/nao-mexe-mais-sporting-tem-plantel-fechado-para-a-nova-epoca?utm_source=rss-desporto&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed&fbclid=IwAR1M5mUhoA2BdRYTY6GgCEmgMdZ1p_MI6FN_BQ7KrB2dC_ioPOMWWkCjShg
17 Julho, 2022 at 17:27
Não reinventem o futebol.
Objetivo ganhar jogos, troféus e competições.
Isso só acontece com golos.
Seja com um avançado de raiz e pouco móvel, que só encoste… sejam com avançados móveis.
Importante é que na hora da verdade a bola entre.
O plantel como está agora, vive de jogadores móveis, pois o Paulinho (supostamente PL) anda noutras zonas a trabalhar para a equipa e qd aparece na área, raramente marca.
17 Julho, 2022 at 20:41
Só que o ano passado fizemos isso e a meio… fomos buscar um ponta de lança.
Uma coisa é puxarmos sempre pela equipa e acreditar nela. Outra é a nossa veia de treinador de bancada e essa diz-me que esta merda não vai correr bem. Sem ponta de lança vai ser sofrido. Mesmo que pote faça uma época fantástica, nós já nem nos lembramos bem mas no ano do título houve muito “coates” nos últimos 5 minutos de jogo. É muito difícil ter consistência sem um ponta de lança. Ainda por cima no nosso campeonato…
17 Julho, 2022 at 21:47
Sim, o nosso na maioria dos jogos com pesos pesados na frente, jogas menos mas faturas.
Amorim tem o seu sistema e tem corrido bem. Podia correr ainda melhor com um matador.
18 Julho, 2022 at 10:25
a questão está exactamente aí: onde poderia chegar esta equipa com um homem capaz de aproveitar o que Potter, Trincão, Edwards, Porro, Rochinha, Tabata, NSantos, Matheus Nunes trabalham?
O contente que eu ficava com um Estupiñán…
18 Julho, 2022 at 10:31
“onde poderia chegar esta equipa com um homem capaz de aproveitar o que Potter, Trincão, Edwards, Porro, Rochinha, Tabata, NSantos, Matheus Nunes trabalham”
A resposta está nos 4 golos que o Slimani fez nos 3 jogos completos que fez (fora as várias assistências para golo que realizou).
18 Julho, 2022 at 10:28
“Importante é que na hora da verdade a bola entre.”
Nem Jacques de La Palice diria melhor…
Os burros do City, do Livepool e do Barcelona (que jogavam sem PL) é que parece que não aprenderam e agora vá de contatar PL fixos… Burros do car(v)alho!
17 Julho, 2022 at 18:03
Vai correr tudo bem 🙂
17 Julho, 2022 at 18:04
O Amorim tem crédito para, de uma vez por todas, assumir que o Paulinho não é jogador para o Sporting, ponto final parágrafo. Ele é o único ponta de lança da equipa, se não marca golos, não serve. Se anda a jogar nas outras posições do ataque tem que ser comparado com pote, edwards, trincão, fichinha. Querem mesmo comparar?
17 Julho, 2022 at 18:08
*rochinha
Neste momento até para Tabata ele perde, em qualquer uma das posições. Se o Adan não defender nenhuma bola mas for ótimo no jogo de pés vamos aplaudir?
17 Julho, 2022 at 18:19
Se o Adan for associativo merece até uma ovação!
18 Julho, 2022 at 10:27
o Paulinho tem várias qualidades que podem beneficiar a equipa, não pode é ser a referência ofensiva
17 Julho, 2022 at 18:27
Excelente análise. A debilidade que nos acompanha desde a chegada de R Amorim continua lá. É certo que ele fez o milagre de termos sido campeões com os Pontas de Lança a marcarem 9 golos ( TT 3, Sporar 3 e Paulinho 3) mas já se adivinhava que dificilmente poderia repetir a façanha com desempenho tão pobre.
Infelizmente confirmou-se. É um acto de fé dele vamos ver se desta vez se concretiza. Eu estou entre os céticos.
18 Julho, 2022 at 10:30
o que aconteceria se essa debilidade deixasse de existir? é assim tão estranho fazer esta pergunta?
17 Julho, 2022 at 18:40
Não batendo mais uma vez no Paulinho, pese embora todas as dificuldades que tem em colocar a bola lá dentro, digo que neste modelo qualquer que fosse o PL teria poucas hipóteses de marcar muitos golos.
A equipa joga muito distante entre sectores, coloca poucos jogadores na área adversária, não tem assim tantas bolas de golo dentro de área, local onde deve estar o PL
PL esse que desce ao meio campo para ser o apoio aos médios e onde tem um desgaste de luta, choque, correr.
Rodrigo Ribeiro e Chermity são curtos, inexperientes, para as nossas exigências.
No entanto, tendo em conta a quantidade de extremos, sejam eles de contenção ou desiquilíbrio, é neles e nos dois médios que vai estar a solução nos jogos.
Já sei, não vai mudar, ainda que tenha tido onzes para mudar de modelo dentro do mesmo jogo.
Há quem os chame de teimosos e quem diga que são convictos.
17 Julho, 2022 at 19:55
Percebo o que dizes, mas se o gajo mais avançado desta táctica vai ter poucas oportunidades por jogo, não deveria ele ser… melhor do que o que temos? Do género, marcar golos quando tem oportunidades?
Se o lewandowski, benzema, ronaldo fossem do Sporting, marcavam mais ou menos golos que o Paulinho? Independentemente de virem alguma vez jogar no Sporting.
Se o papel dele é difícil, então deveria ser melhor do que o que é.
18 Julho, 2022 at 10:33
não acho que coloquemos assim tão pouca gente na área, Coys. Várias vezes conseguiste encontrar Pote, Paulinho, Sarabia, Edwards e Matheus Nunes em posição de atacar a bola/baliza. Quando o carrossel funciona, Porro e/ou Nuno Santos também surgem em zona de finalização.
E não podemos esquecer-nos do efeito que a presença de um matador tem na cabeça do adversário. Essa preocupação leva, invariavelmente, a que a estratégia defensiva se foque numa pessoa, o que te permite mais facilmente encontrar outros caminhos para chegar ao golo
18 Julho, 2022 at 11:11
“neste modelo qualquer que fosse o PL teria poucas hipóteses de marcar muitos golos.”
Certo. Deve ter sido por isso que o Slimani no ano passado nos 3 jogos que fez a titular, marcou 4 golos (Maritimo, Arouca, Moreirense)…
17 Julho, 2022 at 18:41
Estou só com a dúvida se vai dar para ficar em terceiro ou não. O Braga vai estar forte
18 Julho, 2022 at 10:36
se estás com dúvidas é porque leste com pouca atenção ou tens dificuldades de interpretação, mas eu ajudo-te: está claro, no texto, que considero que temos um plantel mais forte e com mais opções, mas o receio que a desvalorização da presença de um goleador seja a diferença entre celebrarmos o título ou lamentarmos ter ficado próximo do mesmo
17 Julho, 2022 at 19:06
Fodssss isto é só marretas.
Falta 1 mês e meio para fechar e vão na conversa do jornalixo.
Calma crlho, até em quarto lugar já nos colocam aqui, vão apanhar ar Fdsss.
18 Julho, 2022 at 10:36
onde nos colocaram em quarto lugar?
17 Julho, 2022 at 19:06
In J. we trust.
Não estejamos preocupados, porque o J. também não está. Confiemos. E batamos palmas. Eles sabem o que estão a fazer. Peseiro, Keizer, Silas, Amorim – uma sequência magistral de quem tem um critério fino, sólido, sábio, consistente, que nos deve fazer estar descansados.
https://www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/sporting/noticias/varandas-chateado-muito-mas-nao-estejam-preocupados-que-eu-tambem-nao-estou-11180965.html
A fé é sempre comovente. 🙂
17 Julho, 2022 at 19:30
E não é que o homem tinha mesmo razão?
17 Julho, 2022 at 19:49
Eu, se estiver sempre a dizer que vai chover, um dia, acerto.
17 Julho, 2022 at 20:04
Com essa capacidade adivinhatória podias chegar a presidente do Sporting, Jaime.
Tens os meus votos!
17 Julho, 2022 at 20:11
Para isso era preciso ser sócio…
18 Julho, 2022 at 10:32
https://www.youtube.com/watch?v=669gIRSgoSg
17 Julho, 2022 at 21:55
Nesses senhores todos…. Está campeonato, 3 taças da liga , 1 taça de Portugal e 1 supertaça.
Uma desgraça comparado com os 4 anos anteriores…. 🙂
18 Julho, 2022 at 7:59
Não, não é uma desgraça. É bem bom, dado o nosso histórico. Mas podia ser melhor. E quando podia ser melhor e não é, à conta de erros nossos, fica um gosto amargo. E quando percebemos que teimam na mesma receita, fica um gosto amargo duplamente. Apenas isso. Gosto do Amorim, mas começo a ter pouca tolerância, como milhares de outros adeptos eventualmente, para com teimosias de quem ainda agora começou a treinar. Quando se percebe perfeitamente que partimos atrás dos rivais e ainda nem começou a competição, fico chateado. Nisto, sou muito diferente de muitos consócios que acreditam só porque sim. O tempo dirá quem tem razão. Sinceramente? Espero que não seja eu.
17 Julho, 2022 at 19:24
já ninguém joga com matadores.
18 Julho, 2022 at 10:37
isso é ironia da boa, certo?
17 Julho, 2022 at 19:28
O CR7 tem o jipe em Alvalade…lol
Mesmo com 37 anos, em Portugal, era menino para fazer 30 golos no minimo. E isto caso a equipa nao jogasse ponta de corno!
18 Julho, 2022 at 10:37
quem me dera…
17 Julho, 2022 at 20:14
Tanta prosa….quando o título mostra logo ao que vai….
Malhar no Paulinho…
Muito Ressabiamento com os menos de 10% nas eleições….
Em primeiro lugar deveria estar sempre o Sporting e não os egos, mas pelos vistos o Cherba é mais um a colocar o ego à frente….
17 Julho, 2022 at 20:45
Se calhar até é Ricardo. Mas não achas que há pontos interessantes para discutir no meio da prosa?!
Não é verdade que vamos à luta sem ponta de lança? Esperemos que corra bem. Seria muito bom se assim fosse. No entanto é obviamente um tema sujeito a crítica. Ainda por cima tendo o ano passado ir buscar um em janeiro…
18 Julho, 2022 at 10:40
Ricardo, este comentário assemelha-se à maioria dos movimentos do Paulinho quando vê a baliza à sua mercê…
18 Julho, 2022 at 12:38
Ahahahah 🙂
18 Julho, 2022 at 10:44
Hehehehehehehe
17 Julho, 2022 at 20:46
Isto do ponta de lança é só uma variável de um ataque
Campeonatos completos com Bas Dost:
16/17 – 68 golos
17/18 – 63 golos
Campeonato completo com Paulinho:
21/22 – 73 golos
Os golos é que ganham jogos e muitos dizem ter saudades de Bas Dost mas o fato é que o SCP marcou mais golos no campeonato com o Paulinho do que com o Bas Dost e nestes dois campeonatos há um com 34! golos do Dost.
E se formos ao ano em que mais dominadores fomos nos últimos 20 anos antes de amorim com Slimani e Montero
15/15 -79 golos (mais 6 golos apenas e um ponto a mais com a mesma classificação final) e este é o único da última década onde tivemos Slimani e Dost como grandes referências de PL onde marcámos mais golos de que com o Paulinho.
Mais com o Liedson que eu adorava e que caia que nem mel nesta equipa actual nunca passámos dos 60 golos do campeonato (embora alguns com menos 4 jornadas do que no formato actual).
Se querem que vos diga acho que o Paulinho este ano nem vai ser titular absoluto.
Eu acho que é pena o Slimani ter tido o desentendimento mas para mim fazia falta para as situações onde andámos a por o Coates na frente. E julgo que continua a fazer falta uma alternativa para algumas situações de jogo mais direto, mas isto não é tão preto e branco como se julga.
17 Julho, 2022 at 20:50
Toda a razão.
Por isso mesmo é que gostava de ver a variável ponta de lança com as outras variáveis todas desta equipa que também são diferentes das desses anos.
17 Julho, 2022 at 20:58
Até porque no ano em que fomos campeões marcámos 65. E aí não foi certamente pelo Paulinho.
Ou seja, as outras variáveis como tática usada e qualidades do restante plantel são variáveis essenciais a ter em consideração. Muito mais do que um Paulinho.
17 Julho, 2022 at 21:42
Boas,sabem o que vos digo ,importante é o Sporting jogar com mais intensidade de que aquela que tem vindo a apresentar ,porque os golos aparecem quer seja o Paulinho ou outro qualquer ,o Sporting tem muinta qualidade este ano só espero que não saía o matheus.
17 Julho, 2022 at 21:00
O grande “joker” desta equipa é parte defensiva.
Onde começa a defender, com os 3 da frente, na pressão aos centrais e ai o Paulinho faz o trabalho muito bem.
Estamos analisar o desempenho do Paulinho ao pormenor como escrevi no outro dia, tanto para elogiar como para criticar.
Ele não é nem NUNCA foi um nº9 estático e muito menos finalizador nato, é um jogador que começou a jogar extremo na fase inicial da carreira e no futebol profissional começou a fixar-se na zona do ponta de lança.
Estão á espera que o homem faça 40 golos na liga, quando ele nunca teve esses registo, nem o Sporting joga para produzir esse caudal ofensivo.
Muitos dos golos do Pote, foram uma sacada individual e é para isso que ele veio, fazer a diferença.
Paulinho e Pote fazem uma boa dupla.
No final o que conta é o fato de fazermos ou não uma boa época e não os golos que X ou Y marcaram.
Já tivemos finalizadores natos e não ganhamos nada.
O Marega era o ponta de lança do Porto e não marcava assim tantos golos por época.
Bas Dos marcou 34 golos e foi aquela época em que em Janeiro já estavas arredado do titulo, no 2º ano de JJ.
Jonas nem era ponta de lança e marcou uns 80 golos no Benf@s (ou algo parecido)
Agora um jogador mais preparado na frente de ataque e mais finalizador, seria bem vindo, para fazer sombra e não só, ao Paulinho.
Mas por outro lado tanto pedimos aposta na formação, temos dois miúdos a crescer e pela pré-época, vão ter minutos (O RR já vinha tendo no final da época passada)
18 Julho, 2022 at 8:00
Não é para fazer sombra a ninguém. É para jogar e marcar a sério. É de facto todo um mundo que nos separa.
18 Julho, 2022 at 11:24
A maior parte do pessoal que fala aqui da questão do ponta de lança fala pela questão da falta de alternativa, não é para bater em quem lá está (Paulinho) que tenta fazer o melhor que sabe, e que claramente em zonas mais recuadas do terreno acaba por ter um bom desempenho. Agora claro que se todos concordamos que falta um finalizador à equipa, é natural que o termo de comparação acabe por ser inevitavelmente o jogador do plantel que está mais próximo dessa posição, e por isso é que tantas vezes se acaba a falar do Paulinho.
O que me chateia a mim na composição deste plantel, é a falta de alternativas a nao ser a “fé no Coates” para quando os jogos estiverem empatados nos ultimos minutos e for necessaria uma presença mais forte na área adversária. No primeiro ano do Amorim a “fé no Coates” funcionou com alguma sorte à mistura (e nós sabemos que a sorte não se repete assim com tanta frequencia). No segundo ano a “fé no Coates” custou-nos uma derrota no jogo contra o Braga em casa. Daí que gostava de ver alternatvas… E não me parece que neste momento Rodrigo Ribeiro ou Chermiti o sejam.
De resto considero o plantel bem equilibrado.
18 Julho, 2022 at 10:47
Amaral, acho perfeitamente natural que coloquemos uma questão simples: se a equipa criar oportunidades de golo e marca bastantes, o que poderia fazer com um daqueles jogadores que decidem jogos no interior da área?
Se vires, todos os nomes que apontei – Fran Navarro, Oscar Estupiñán, Ibrahima Koné Dany Mota, Luis Suarez, Shon Weissman – são avançados com golo, mas que também oferecem à equipa essa possibilidade de serem os primeiros a defender, permitindo subir linhas e encaixar na táctica que Amorim defende
18 Julho, 2022 at 11:04
Excelente análise!
17 Julho, 2022 at 20:48
Para mim fica a faltar um central de categoria, um defesa esquerdo à imagem do porro (sei que é difícil), ficar com o puto Esteves em vez do esgaio e… um ponta de lança.
De resto está bem.
17 Julho, 2022 at 20:51
Central e defesa esquerdo ate tou satisfeito.
Puto Esteves tambem eu queria.
PdL idem
17 Julho, 2022 at 20:51
Pouco me importa quem faz golos, desde que ganhemos. La Palique
Nos 2 anos com Paulinho, num ano foi Pote, no outro foi o Sarabia. Paulinho não veio para ser homem golo, acho que isso tá mais que provado. E acho que se nota tambem o papel dele no ataque do Sporting e quais as suas funções. Bater no Paulinho já é um hobby e uma constatação de factos.
Falha oportunidades que levam um gajo à loucura, mas em tudo o resto é bom jogador.
Posto isto, obviamente que gostava de ter mais uma solução, um jogador diferente. Que não precisasse de tantas oportunidades para marcar e que nos permitisse jogar de outra maneira quando assim precisassemos.
17 Julho, 2022 at 20:55
Tudo o resto calma lá… que o gajo não é rápido, nem forte nem dribla bem.
Sabe dominar a bola, entende a tática e abre bem o espaço. Também acho que há muita crítica injusta ao Paulinho, principalmente pelo preço que custou. Agora não tenho dúvidas que houve jogos que não ganhámos por falhanços incríveis. Demasiados. Já o número de vitórias… no ano em que fomos campeões, quantos jogos não tínhamos ganho antes dele chegar? Quantos golos já tinha pote marcado? Fez assim uma diferença tão grande?
17 Julho, 2022 at 21:02
Quando digo tudo o resto é para o que o Amorim quer dele. Ser pivot.
Quanto aos falhancos, concordo. E muitas discussões sobre o Paulinho tenho com mais pessoal Sportinguista.
No ano do Pote, não sei que influência teve o Paulinho, foi só mesmo para mostrar que nunca foi ele o nosso melhor marcador.gostava muito de ter um pdl matador, mas entre ser campeão com Paulinho ou 2o lugar com o Bas Dost, prefiro a 2a opção. Lá está, La Palique.
E digo já, com o Montero ou o RvW, jogavamos o mesmo e eles marcavam mais.
17 Julho, 2022 at 21:07
Querias dizer 1 opção. Ou então estás apresentado.
Só para terminar em relação ao Paulinho, não acho que seja a coisa mais difícil do mundo encontrar um tipo que sirva de pivot da forma que ele o faz (mediana) e que tenha outra capacidade para finalizar. Essa é a minha principal crítica neste processo todo, a intransigência em se comprar um jogador mediano por preço de estrela quando o que lhe é pedido não é assim tão difícil. O tiago Tomás fez bem esse papel no ano do título. E acredito que por 15 milhões consegues muito, mas muito melhor.
17 Julho, 2022 at 21:39
Fdx pois queria ahahaha. Ganda fail. Parecia o Paulinho isolado a chutar ao poste.
Gosto muito do TT mas nao acho que faça bem esse papel, mas la está gostava que tivesse no plantel. Oferecia outras coisas. Principalmente velocidade e finalização.
17 Julho, 2022 at 22:21
TT nem de longe nem de perto.
Sim, há no mundo pivots por este valor que trabalham para a equipa e… finalizam com muito maior eficácia.
Agora perguntas… quem? Sei lá.
Mas claro que há e o scouting/dptm futebol estão lá para isso.
18 Julho, 2022 at 10:52
Bruno, acontece que o Paulinho veio para marcar golos. O Sporar acertava em todo o lado menos dentro da baliza (e, ainda assim, se formos ver as médias de finalização…), o Tiago Tomás era uma máquina a jogar em transição, juntamente com o Nuno Santos e com o Pote, e sobrava a opção Coates para quando estávamos de tintins na mão.
O Paulinho parece mais um gajo para jogar solto atrás de um ponta de lança do que um ponta de lança.
17 Julho, 2022 at 21:04
“serão aposta efectiva, ou permitem compor o plantel como opções que não reivindicam lugar, mesmo que Paulinho continue sem marcar?”
É isto que me fode e acho inaceitável. Montar um plantel preocupado com o bem estar dos afilhados.
17 Julho, 2022 at 21:06
Ê absolutamente ridículo que um gajo como o Paulinho seja defendido desta maneira.
Pá, nada contra ele como pessoa, ainda há dias aqui escrevi que tem lugar no plantel, mas… é o Paulinho!
Querem ver que não há mais ninguém no mundo que saiba fazer o que o Paulinho faz?
17 Julho, 2022 at 21:14
Acredita. Escrevi mais ou menos o mesmo mais acima.
No entanto tenho a resposta que procuras.
Quem defende o Paulinho de forma despropositado tem dois motivos para o fazer:
1- acha que quem o crítica não o faz pela simples crítica e defende o Paulinho a pensar que defende a equipa e o Sporting.
2- acha, com razão, que muitos que o fazem têm como objectivo atacar varandas ou defender bdc (ou ambas) e o Paulinho fica o acessório na discussão principal. É apenas a bola de ping pong.
Confesso que muitas vezes me irrita a crítica gratuita e já vi jogos muito bons do Paulinho serem criticados de forma escandalosa. Agora, claro que concordo contigo… é o Paulinho porra. Metam as outras merdas no saco para discussões futuras e arranjem um
Ponta de lança digno desse nome.
17 Julho, 2022 at 21:18
Pois, mas se calhar ficam a fazer o mesmo que aqueles que criticam. Ou não?
17 Julho, 2022 at 21:20
Sem dúvida.
17 Julho, 2022 at 21:23
Epah, achar que se crítica o Paulinho com a finalidade de atacar o varandas e defender o BdC é algo que me ultrapassa. Não consigo entender esse raciocínio.
Como é que chegas a esse raciocínio? Não há suficientes decisões de gestão completamente desastrosas para se atacar o varandas?
Neste caso até o Amorim já deixou claro que o varandas já se disponibilizou para lhe dar mais um avançado e ele é que não quis. Isto em Agosto do ano passado.
Penso que o varandas gosta tanto do Paulinho como eu.
Qq Sportinguista que queira ganhar desespera com o paulinho
17 Julho, 2022 at 21:27
Não tenho dúvidas que o Paulinho é arma de arremesso por outros motivos.
Nem que seja para os que criticam tudo.
17 Julho, 2022 at 21:35
Sinceramente acho que já é tempo do pessoal se desarmar com o BdC. Ja nem vejo ninguém aqui a fazer a apologia BdC voltar.
Eu que sempre fui um claro apoiante do BdC (nos tempos de jj era acusado de ser anti BdC porque criticava jj) nem me passa pela cabeça que ele volte. Pagina virada, até pelo estilo que seguiu nos últimos anos.
Acho que BdC está mais vivo na mente dos haters do que nos que o apoiaram até ao final.
Só assim se compreende a lógica que criticar o Paulinho é defender o BdC.
17 Julho, 2022 at 22:15
A sério?
Por esta ninguém estava á espera lol
17 Julho, 2022 at 22:38
5 ou 6 comentarios teus neste post… 5 ou 6!
Nem uma discussão de ideias, nem uma argumentação, nem um ponto de vista, nem uma contribuição, NADA de NADA!
10% em 60 comentarios são teus.
Isto post atrás de post! Meses após meses. Comentários em catadupa, todos com menos de 3 ou 4 linhas, total incapacidade de discutir assuntos ou mostrar argumentação.
É só sim porque sim! Não porque não. Raso. Tudo extremamente raso!
E faz me lá um favor… só te pesso uma semaninha… largua-me a barguilha só por uma semaninha. Nao leias… segue em frente!
Desejo-te uma ótima semana!
17 Julho, 2022 at 22:46
peço*
17 Julho, 2022 at 22:48
“E faz me lá um favor… só te pesso uma semaninha… largua-me a barguilha só por uma semaninha. Nao leias… segue em frente!”
Lamento, não funciona com attention seekers
17 Julho, 2022 at 21:10
Ir buscar as estatísticas dos anos do Bas Dost, então, é maravilhoso. Ou de outro ano qualquer. Querem ver que com o Paulinho o Casa Pia marcava 97 golos, é isso?
O que se está aqui a dizer é que esta equipa, que já faz os golos que faz, provavelmente ganharia mais jogos com um 9 melhor. Só isso.
18 Julho, 2022 at 10:56
obrigado. Pensei que estava claro e que esse “pormenor” podia ser a diferença entre sermos ou não campeões
17 Julho, 2022 at 21:16
O Sporting campeão com JARDEL marcou 73 golos. Devemos concluir que é igual ter o Paulinho nesta equipa ou ter o Jardel no tempo do Boloni?
17 Julho, 2022 at 21:19
Se la estivesse o Paulinho o João ponto tinha marcado 126 golos
17 Julho, 2022 at 21:19
João pinto
17 Julho, 2022 at 22:12
O bas dost marcou para aí uns 30 golos em 3 épocas.
Ficamos sempre em terceiro.
Que conclusões tirar?
🙂 fantástico!!!
18 Julho, 2022 at 8:29
Triplica isso.
#semnoção
18 Julho, 2022 at 11:05
não faças figuras tristes, porra!
Liedson, Dost, Wolfswinkel, Slimani estão a anos luz de Paulinho no que toca a finalização
Cristiano Ronaldo, mesmo metido naquela merda de equipa e de futebol, que o ManU apresentou na época passada, marcou uns 20 golos na premiere e pelo menos meia dúzia na Champions (não fui confirmar, mas aposto que é por aqui). O ManU acabou em sexto e por pouco não terminava em sétimo. Se calhar vamos dizer que o CR7 é uma merda e rezar para que não acabe no Sporting
17 Julho, 2022 at 22:18
No número de golos foi exactamente igual!
Não falo aqui de nomes concretos nem de defender ninguém o SCP podia ainda marcar mais golos com um Jogador melhor que o Paulinho isso é uma verdade de lá Palisse.
Mas a discussão do post vai para além do Paulinho é sobretudo entre ter um ponta de lança como Jardel ou Bas Dost que marcam muitos golos mas não dão mais nada à equipa ou Avançados (e aqui no nosso caso entram todos os 3 da frente) de outro tipo que marcam muito menos golos mas que fazem com que a equipa no seu todo crie muito mais e acabe por marcar mais golos ou um número igual de golos (caso do ano Paulinho vs Jardel).
É que eu pessoalmente odiei sempre o futebol ofensivo que apresentámos com o Dost que era totalmente formatado para aproveitar as características dele. E este ano fico muito curioso em ver como vai funcionar o City com o Halland e se vai marcar mais golos ou não do que antes (Halland é sobretudo um finalizador que pouco dá para além disso ao jogo, menos do que um Lewandosvki por exemplo) e sobretudo o que dá o cavalo com duas tábuas nos pés do Darwin no Liverpool (outro que é só correria e finalização) e aqui não há dogmas absolutos do que resulta ou não. Curiosidade em ver se dá mais golos ou não se ficam ou não com um futebol mais agradável de ver etc..
18 Julho, 2022 at 10:41
E a ida do Lewandosvki para o Barcelona, que também não jogava com PL fixo.
18 Julho, 2022 at 11:08
repito o que te respondi acima:
Se vires, todos os nomes que apontei – Fran Navarro, Oscar Estupiñán, Ibrahima Koné Dany Mota, Luis Suarez, Shon Weissman – são avançados com golo, mas que também oferecem à equipa essa possibilidade de serem os primeiros a defender, permitindo subir linhas e encaixar na táctica que Amorim defende
Não sei onde foste buscar a ideia de futebol formatado
O Halland é um animal a marcar e a pressionar. O homem até os redes atropela para chegar à bola
17 Julho, 2022 at 21:57
O drama, a tragédia, o horror…
18 Julho, 2022 at 11:09
onde?
17 Julho, 2022 at 22:13
Enzo chegou a 2 dias e já conquista trofeu. Deve estar maravilhado…
17 Julho, 2022 at 22:14
O Benfica acaba de fazer mais um teste de pré época a ganhar folgadamente….. Prevejo muitos mails a malhar na nossa equipa nos próximos dias
17 Julho, 2022 at 22:14
Bem, eu também gostava dum PL, mas duvido (gostava dum ao estilo Liedson). Mas o que me preocupa é que o que tenho visto não entusiasma e a tática é a mesma e previsível. Em esforço e garra dará para ganhar a maior parte dos jogos, mas também dará para “santas claras” e outros desaires.
Não se trata de não apoiar, isso cá estarei. Mas é a minha opinião neste momento. Que seja contrariada, é o que desejo. Só não quero é levar com gajos bota abaixo apenas porque ainda não entenderam que as coisas não são como eles gostariam.
17 Julho, 2022 at 22:29
Excelente análise.
Acrescentava só dois jogadores aos que contratava, para extremo o Ola Solbakken, uma das figuras de um Bodo/Glimt que surpreendeu nas competições europeias nomeadamente na goleada que aplicou à Roma de Mourrinho e para ponta de lança Thijs Dallinga (desculpem por voltar a mencioná-lo), uma das pechinchas deste mercado (o futuro pode obviamente contrariar-me mas esta é a minha opinião), com 21 anos foi o goleador disparado (36 golos em 43 jogos!!!) de um campeonato bastante competitivo onde quem domina na folha de melhores marcadores são normalmente jogadores mais experientes, acabou por ser vendido para o Toulouse por 2,5 milhões
18 Julho, 2022 at 8:04
Para isso é preciso termos scouting a sério. Só conhecemos o campeonato nacional e o carrossel do Mendes.
17 Julho, 2022 at 23:49
Se tens o CR7 precisas de outro ponta de lança?
18 Julho, 2022 at 11:10
quem me dera…
18 Julho, 2022 at 12:57
E pronto, mais uma ironia de fino recorte para o lixo…
18 Julho, 2022 at 1:12
O Paulinho irá fazer uma excelente época.
18 Julho, 2022 at 11:10
os deuses do futebol que te ouçam
18 Julho, 2022 at 9:03
O futebol que o Sporting apresenta não é para servir um ponta de lança. Caso fosse, o Amorim procurava um.
O Amorim tem crédito, tem a sua ideia. Para além disso, gosto do Paulinho. Podíamos ter outra alternativa? Acho que podíamos. Alguém igualmente móvel, com golo.. claro que sim. Mas não consigo considerar o Paulinho mau, nem pouco mais ou menos.
18 Julho, 2022 at 9:30
Muito bem, caro Dani. Daqui a um ano, cá estaremos, se Deus nos der vida e saúde, para ver o resultado de tão brilhante ideia de jogo e de tão brilhantes executantes. O Amorim é Deus na Terra e Paulinho o seu profeta. Consigo antecipar qual será o retrato, nessa altura, mas como não sou o Zandinga, vou calar-me, por agora. Desejo muito boa sorte. Até porque tenho “gameboxes” (plural) e não me apetece chatear-me com os empates contra autocarros e com o choradinho, lá para o Natal, de que precisamos de reforços em Janeiro, e o choradinho lá para o Carnaval ou Páscoa de que foi quase, rais parte, foi quase. Been there, don’t appreciate that place. Sorry.
18 Julho, 2022 at 10:49
Também tenho gameboxes, apesar de considerar irrelevante para a discussão.
Todos queremos o sucesso do Sporting.
O Amorim é o treinador e esta é a ideia dele. Se fosse outro, eu também torcia o nariz, mas a verdade é que o Amorim tem feito o que lhe compete e tem crédito por isso.
A equipa joga com atitude, joga bem, e as coisas estão a funcionar. Fizemos uma boa época, no ano anterior, mesmo não tendo sido campeão. Existe o Porto e o Benfica, e muitas outras coisas.
O Amorim colocou o futebol do Sporting no rumo certo, desportivamente falando.
Lá para o Natal, mais que pedir reforços, peço que a equipa deixe tudo em campo como tem feito até aqui
18 Julho, 2022 at 11:14
Dani,
Amorim tem total crédito para escolher quem quer para o plantel e como quer jogar. Espero, sinceramente, que o Amorim fique mais alguns anos no Sporting e que, saindo, venha alguém com vontade em dar continuidade ao seu trabalho (que vai muito além da escolha do plantel e dos onzes que sobem ao relvado)
Agora, por amor dos santos todos, não me vendam a ideia de que o Paulinho é o único gajo que encaixa no futebol do Amorim! Todos, repito, todos os jogadores que coloquei como alvos a que teria apontado para a posição de ponta de lança, são jogadores móveis, capazes de jogar em apoios e de pressionar quando a equipa não tem bola. A diferença? Quando estão em frente à baliza têm como pensamento metê-la lá dentro e não passá-la para o colega mais próximo, com medo de errar
18 Julho, 2022 at 12:13
Cherba,
Disse acima que considero que devíamos ter uma alternativa ao Paulinho, mas a verdade, e estou apenas a constatar factos, é que já passaram muitos jogadores naquela posição, com o Amorim, e nenhum deu o que o Amorim pretendia. Passou o Luiz Phellype (salvo erro ainda chegou a jogar com o Amorim), o Sporar, Tiago Tomás, adaptou o Jovane..
Pessoalmente, sinto o Sporting mais forte com o Paulinho em campo, MAS claro que deveria haver uma alternativa. Vamos acreditar que o Amorim tem alguma na manga, mas conseguimos perceber que ele não contrata por contratar.
18 Julho, 2022 at 9:48
O plantel aparenta algumas lacunas…
Na baliza, não conheço. Não sei. Olho sempre desconfiado para contratar um puto para suplente de um titular absoluto. Ou o puto passa o titular ou é só perder tempo do puto e quando o tal titular saí, raramente o puto está no patamar para o substituir se vem de 2 ou 3 anos praticamente parado. Apesar destas duvidas, está contratado, para mim fica fechada a baliza.
No trio de centrais, parece-me fechado e bem fechado. O 6º central poderá ser entre Nazinho (eu gostei do que vi) e o Marsá (mantenho que tenho MUITA dificuldade em ver um central incapaz de disputar fisicamente um espaço, mas vamos ver). De resto os 5 restantes é que devem jogar. Não contratava ninguém para aqui.
Nas alas está fechado e estou apenas curioso para ver o que o Fatawu pode fazer pela esquerda se tiver oportunidade para isso. Pareceu-me que as características dele iam muito bem ao encontro da posição e do que o nosso futebol precisa para essa posição. Porro e Esgaio na direita…estou curioso para saber quem será o 3º homem (e que muitas vezes pode ser preciso), na esquerda parece fechado com N. Santos, M. Reis e Fatawu. Não contratava ninguém para aqui.
A meio campo, com o salto do M. Fernandes e se mantiver o bom registo, também fica fechado. Ugarte e Morita de um um lado, M. Nunes e Bragança do outro sendo que daqui podemos fazer qualquer dupla. Com M. Fernandes e Essugo nas sobras destes, quando for preciso e a prepararem-se para assumir. Se o M. Fernandes dispara, é o espaço do Bragança que desaparece…vamos ver como cresce. Mas acho o meio campo, mais uma vez, bem fechado.
Atrás do PL temos para todos os gostos. P. Gonçalves, Trincão, Edwards, Rochinha e Tabata. Eu até deixava sair o Tabata porque é um excesso de opções e o Tabata terá mais um ano sem praticamente utilização. Saiu Sarabia, entrou Trincão e Rochinha. Parece-me um excesso de oferta para a posição. Eventualmente o Tabata será empurrado para o meio mas tenho dificuldades em vê-lo jogar ali, com os centrais em cima dele…mas pronto.
Avançado centro. Disse isto nos últimos dias. O meu problema com o Paulinho não é o Paulinho. É esta obsessão do Amorim pelo Paulinho que nem sequer alternativas ele quer. O Paulinho é o Paulinho, tem as características que tem. Ele entrega-se ao jogo, corre, dá o que tem, é bom para o grupo…não posso ter nada contra ele. Não posso ter contra ele o facto de ele não ter características que acho fundamentais. Chermiti não tem qualidade para o Sporting e está ali só para encher chouriços e para o Amorim disfarçar a ausência de outro PL que não o Paulinho. O Ruben Ribeiro precisa tanto de crescer que não foi praticamente utilizado nestes jogos e quando foi, jogou como interior e não na frente. O RR precisa de tempo. Achar que o RR vai ser a alternativa ao Paulinho com a responsabilidade e o peso que isso representa (o PL suplente é das posições mais dificeis que há…ser chamado sempre a “apagar o fogo”…) é estar a sonhar. E o Amorim não acredita nisso, como tem mostrado. Por isso vai ser Paulinho e provavelmente o Tabata a jogarem ali…o que é TÃO curto. Já foi visível no ano passado e o Sarabia era muito melhor opção para jogar no meio do que o Tabata.
Desde o inicio do ano que eu digo…se só pudesse contratar 1 jogador, era um avançado centro. Já contratámos para todos os setores menos este.
De resto o plantel parece-me fechado e bem fechado.
18 Julho, 2022 at 10:12
“O meu problema com o Paulinho não é o Paulinho. É esta obsessão do Amorim pelo Paulinho que nem sequer alternativas ele quer. O Paulinho é o Paulinho, tem as características que tem. Ele entrega-se ao jogo, corre, dá o que tem, é bom para o grupo…”
É isto que eu também penso.
Eu gostava de ver o Paulinho a PL e a marcar muitos golos.
Infelizmente, não marca tantos como muitos de nós gostaríamos e a narrativa é que não joga como PL mas é muito associativo.
É sempre argumentos de uns e contra-argumentos de outros.
Mas, hey!… Pote e Coates também marcam. E os outros.
Que sejamos campeões, que é o mais importante.
18 Julho, 2022 at 11:20
também gostei muito dessa passagem
18 Julho, 2022 at 11:14
A minha curiosidade maior depois do texto (que apreciei bastante e irei comentar mais tarde espero) é quem é que faz o scouting para o Cherba!
Só conheço o Lelo, André Franco e Samuel Lino e concordo que todos seriam boa aposta.
18 Julho, 2022 at 11:19
o Cherba cresceu a jogar Championship Manager e a procurar álbuns na Amazon
o Cherba, mais crescido, sempre que tem tempo, gosta de andar à procura de jogadores e de andar a ouvir todas as sugestões de músicas que surgem na sequência das suas preferidas
o futebol e a música cruzam-se, já o Roger Spry defendia quando punha o pessoal a subir as bancadas do velhinho Alvalade, em treinos de pré época que cansavam só de ver 🙂
18 Julho, 2022 at 11:50
E faz muito bem pois tanto os jogadores apresentados, como as músicas que acompanham as crónicas de jogo são por norma bem sacados.
Continuação do bom trabalho e um abraço!
18 Julho, 2022 at 16:08
E correndo o risco do paulinho ir jogar no mundial ainda vai ficar mais desgastado ou mesmo correr o risco de se lesionar…é demasiado arriscado. De certeza que o Fernando Santos não vai deixar de chamar o “melhor PL a jogar em portugal”
18 Julho, 2022 at 17:45
Mais uma vez Grande e Acertiva crónica, amigo Cherba!!!
Sem um ponta de Craveira Internacional e haverá tantos, não se ganham Títulos.
Já são anos a mais e a gastar rios de dinheiro.
L SL
18 Julho, 2022 at 18:15
Nao querer ter um avançado pujante no plantel significa para mim começar o campeonato novamente coxos…
Uma pena para um plantel cheio de medios com capacidade de assistir.
O Ronaldo que meta os olhos neste plantel e na possibilidade que teria de ser bota de ouro.
No entanto tenho muita esperança no Rodrigo Ribeiro. Tem aquela aura arrogante de nao se intimidar com defesas e querer apenas metelas la dentro.
Acredito que irá agarrar o lugar !