Pirotecnia é bonito nas festas da terrinha. Dentro de um estádio também, mas é perigo e como tal é proibido.
A Lei é para cumprir. A polícia existe para fazer cumprir a Lei. Se houve abusos, que se tomem as ações devidas. Mas para mim, que gosto de ordem e não gosto de caos, gosto que as coisas funcionem assim.
Nas festas da terrinha já se pode mandar foguetório e infringir a lei?
E que tal, na loucura, termos uma direção que se organize com a PSP, GOA, OLA, Forças Armadas e o diabo a 7 com o objetivo de organizarem um evento com segurança e que seja bonito ao mesmo tempo?
Talvez deixemos de ter meias casas.
O entretenimento de cassetetes nas costas da plebe é capaz de não trazer os adeptos necessários, até porque essa merda doi.
Até podem pegar nesse dinheiro do aumento de bilhética e contratar mais colaboradores…
Dentro do estádio é proibido. Na terrinha não. Concorde-se ou não, é a Lei. Quem não concorda com ela, que forme um partido político, faça-se eleger e mude a Lei na Assembleia da República. Ou vês outro caminho?
Na véspera, antes do fim do jogo, o Diogo Costa apanhou umas tochas no relvado. Houve carga policial ou só passou a ser ilegal a partir das 00.00 de sábado?
O que tem estado em causa é a justificação da carga policial pelo simples suposto de que a pirotecnia é ilegal. Ora, a carga policial pode ter sido por tudo, menos por isso. Se não, devia ser aplicada da mesma forma em qualquer estádio e (na véspera!) vimos que não foi assim. No mínimo, o comunicado do CD devia ter alertado para a (já tradicional) dualidade de tratamentos. E sobre isso disse o quê? Batatinhas.
Não sei se o CD alertou ou não a polícia, nem é isso que interessa. Mas que há a utilização da carga policial para uma agenda que lhe serve isso não resta dúvidas. E quem não vê isso é cego ou desonesto.
Mas eu não concordo com a carga policial, ainda que já saiba que o CI quando entra para actuar em qualquer lado é assim que faz e leva tudo à frente…
Já disse, VÁRIAS VEZES, que, na minha opinião, esta cena dos adeptos que “se portam mal” era resolvida com a identificação dos mesmos através das câmaras no estádio e da policia os ir lá buscar sem este aparato todo.
O que se passa noutros estádios é outra coisa e, para mim, já tem a ver com o tratamento diferenciado que o Benfic@ e o Porto têm em relação a todos os outros clubes, e em especialmente em relação ao Sporting. Nós somos tratados MUITO PIOR em tudo, pelas entidades oficiais deste país, em relação aos 2 rivais!
O que o teu comentário coloca em causa é a actuação da policia no nosso caso e a não actuação da policia no caso do Porto.
Ora o que está mal é a “não actuação da policia” no caso do Porto. Não é a “actuação da policia” no nosso caso.
Como a policia faz a actuação, já é outro assunto.
Errado. O que o meu comentário põe em causa é a diferença de tratamento. Onde está escrito que o uso supostamente ilegal de pirotecnia implica carga policial?
Mas o que mais me incomoda nisto tudo é o aproveitamento vergonhoso deste pretexto para cumprir agendas. Este CD tinha argumentos válidos para defender os adeptos. Preferiu não o fazer não porque usaram pirotecnia, mas porque se manifestaram contra o CD e necessitam desviar as atenções para o ‘inimigo externo’. Tudo o resto é retórica de quem não alcança ou de quem prefere seguir o dono.
a carga em Alvalade foi por causa da pirotecnia, do conteudo das tarjas e de terem sido recebidos a cadeirada quando foram la tentar confiscar as tarjas
tu acreditas na tanga do comunicado da Jl qu a policia nao foi a procura de nada na sede deles( alias 4 carrinhas do CI a porta, fazerem perímetro de segurança para nao deixar ninguem entrar e sair dali, é mesmo sinal que apenas tinham ido ali para beber umas imperiais antes do jogo)
eles mentem com todos os dentes que têm a policia escreveu no comunicado que tinha ido a procura dos “lança foguetes”, que curiosamente depois foram usados na bancada em conjunto com as tarjas “inocentes”, em que insultavam e colocavam em causa a integridade fisica das forças de segurnança
sim, eles foram desde logo o que aconteceu a tarde “vigiados” para que assim que a JL mordeçe o isco ( a policia não +e burra e já teria informaçoes do que eles iriam fazer) entrarem logo e confiscassem, so que foram recebidos a cadeirada e tiveram de varrer.
para quem ache que so ali eles atuaram , eles viram o que directivo fez na norte e na segunda parte estavam junto a bancada norte a controlar o directivo ( so que estes estão suficientemente dispersos para n conseguirem fazer mais merda do que tarjas, não tão incendiarias)
Miguel, neste caso andas mesmo a leste, ou não queres ver… Preferes acreditar que só varrem os adeptos do Sporting, e não os dos Porto ou Benfica, só porque assim… Esquece Miguel! Está á vista de todos que aquilo foi encomendado… Fdx! É básico!
Percebo bem a diferença do que é criminalizado ou não.
Mas dizes que é ilegal e eu perguntei qual a lei que pune, através de coima ou pena de prisão ou multa que basicamente é substituição pecuniária de pena de prisão.
Crime já vimos que não é porque o Regime Jurídico dos Explosivos e Substâncias Perigosas ainda não está em vigor logo não produz ainda efeitos.
Agora gostava de saber que lei é contrariada o uso de pirotecnia em estádios de futebol.
Dizes que efetivamente é ilegal. Onde está isso escrito em forma de lei?
Se é assim porque razão as multas vão para os cofres da liga? Sem grande conhecimento a ideia que tenho é que mais do que o governo são os clubes leia-se liga que proíbem e pressionam para que seja crime.
Se percebes que é ilegal, tudo o resto que dizes é só conversa para encher chouriço. Sabes que é ilegal, percebes que é ilegal, não concordas, e queres à força da tua opinião que se possa usar…
As multas vão para os cofres da Liga porque no regulamento da Liga diz que é assim.
Um pouco como o regulamento da FIFA diz que o clube que contratar um jogador que rescinde sem justa causa é ele que paga a indemnização – e não o jogador que rescindiu sem justa causa! E isto tem a ver, em grande parte, com o ser mais fácil cobrar as multas assim!
2. Para efeito do disposto na alínea f) do número anterior, e sem prejuízo do
estabelecido no artigo 24.º do RJSED e no Regulamento de prevenção da violência
constante do ANEXO VI, são considerados proibidos todos os objetos, substâncias e
materiais suscetíveis de possibilitar atos de violência, designadamente:
a) bolas, chapéus-de-chuva, capacetes;
b) animais, salvo cães guia ou cães polícia quando permitido o seu acesso nos
termos da lei;
c) armas de qualquer tipo, munições ou seus componentes, bem como quaisquer
objetos contundentes, nomeadamente facas, dardos, ferramentas ou seringas;
d) projéteis de qualquer tipo tais como cavilhas, pedaços de madeira ou metal,
pedras, vidro, latas, garrafas, canecas, embalagens, caixas ou quaisquer
recipientes que possam ser arremessados e causar lesões;
e) objetos volumosos como escadas de mão, bancos ou cadeiras;
f) substâncias corrosivas ou inflamáveis, explosivas ou pirotécnicas, líquidos e
gases, fogo-de-artifício, foguetes luminosos (very-lights), tintas, bombas de fumo
ou outros materiais pirotécnicos;
g) latas de gases aerossóis, substâncias corrosivas ou inflamáveis, tintas ou
recipientes que contenham substâncias prejudiciais à saúde ou que sejam
altamente inflamáveis;
h) apontadores laser ou outros dispositivos luminosos ou acústicos que sejam
capazes de provocar danos físicos ou perturbar a concentração ou o
desempenho dos atletas e demais agentes desportivos.
Aqui já discordo, a não ser que provem que estas cenas podem explodir e ferir alguém.
De qualquer maneira, ainda que eu não seja contra, aceito que haja pessoal que não gosta porque percebo que não gostem de levar com aqueles fumos se estiverem perto… ou por outra razão qualquer!
“Nas festas da terrinha” cumprem-se regras bem apertadas para lançar o foguetório e quem não as cumpre é fortemente penalizado individualmente.
Mau exemplo o que deste.
Realmente a policia entrar a varrer de porrada uma bancada inteira por causa de pirotecnia é uma ordem do crl…
Aliás viu-se…aquilo é que ficou tudo em ordem. Nenhum caos! Estava um caos e terror na bancada antes e depois quando eles entraram ficou uma ordem do crl…
“Se houve abusos, que se tomem as ações devidas…” AH AH AH AH fosga-se só isto para me fazer rir
O que eu te desejo do fundo do coração é que da próxima seja um familiar teu a estar no “sito errado á hora errada” porque é exatamente isso que tu estás a fazer aos filhos e familiares dos outros quando vens para aqui justificar barbáries e depois quando te tocar a ti e aos teus vamos ver se manténs essa “elevação” e “distanciamento” em prol da “ordem”
A não ser claro que tu e a tua família estejam “acima” da gentalha claro e o que é “lei” para os outros não se aplique a vocês…
As pessoas que são contra a piro não uns conas de primeira,é o que é,nunca viram um jogo fora ou numa claque ou não estão atentas ao futebol internacional,ainda ontem se viu o espectaculo dado pela claque do Frankfurt,brutal mesmo! em Portugal tanta coisa com que se preocupar e tão preocupados com uns fumos ou tochas que não fazem mal a ninguem…
o puto que se cuide que ainda leva uma bastonada…
O uso de pirotecnia não é ser animal e atirar merdas para cima das pessoas.
O uso de pirotecnia que defendo é organizado entre o clube organizador do evento, autoridades policiais e bombeiros para qualquer eventualidade, um pouco há imagem de um concerto de música por exemplo, onde também tens uso de pirotecnia e não vês esta revolta e histerismo.
Dá é muito trabalho organizar um evento que atraia pessoas aos locais.
Por isso é que tinhas a Madona que não canta um peido ou os Roling Stones já em fase decadente a encher recintos…pelo espetáculo criado.
Eu não aprecio a pirotecnia – é uma cena pessoal no geral mas tenho excepções onde gosto – mas não sou contra de maneira nenhuma. Por mim pode haver pirotecnia onde quiserem desde que feita por gente credenciada para o fazer e com segurança.
Eu adoro Rammstein e vejo n concertos dos gajos, seja ao vivo quando cá vêm, seja os que há pela net, e todos estão CHEIOS de pirotecnia espectacular – mas feita por profissionais, não pelo zé da esquina!
Comparar espectáculos de pirotecnia profissionais com as merdas com acontecem nos estádios portugueses é como comparar um BMW com um carrinho de esferas que o teu primo fez!
Há dezenas ou centenas de acidentes – uns graves e outros nem por isso – por ano com o uso de pirotecnia por populares – os zés da esquina que por aí andam – por ano, seja em festas populares, festas privadas, etc. Pessoal que perde dedos, que perde mãos, que são atingidos por “pequenos foguetes” etc… Dezenas ou centenas de videos no You Tube de merdas dessas por esse mundo fora, de cenas amadoras!
Portanto, meu caro, a minha opinião é a minha opinião. Não é lei!
Não sou eu que proíbo!
É a lei!
Defendes o mesmo de quem está aqui a falar sobre o uso de pirotecnia.
Não gostando aceitas que se use na base do cumprimento de certos pressupostos.
Para quem gosta, também seguramente não abdica que seja feito de forma segura.
Ainda não li ninguém dizer que a pirotecnia devia ser usada sem regras.
Como disse o uso da pirotecnia de forma competente por profissionais dá muito trabalho e isso o clube não quer ter.
Ok eu estou então mais interessado no outro assunto.
Actualmente não há discussão e é uma estupidez.
Para mim acima de tudo revelador que há malta pouco interessada em tudo o que dê trabalho.
Gostas dos concertos dos Ramstein não gostas?
Eu gostava de ser possível ter esse espetáculo antes dos jogos e intervalos.
Nem que imponham cursos ou o crl a quem use.
E mais uma vez com coordenação entre clubes claques e autoridades.
Por exemplo, eu aceito perfeitamente que seja o clube a contratar uma empresa para lançar “pequenos foguetes” antes do inicio dos jogos, ou até no fim.
Acho isso perfeitamente aceitável – goste eu ou não!
Ser um zé da esquina a lançar “pequenos foguetes”, que ainda por cima são ilegais e proibidos, acho mal e sou 100% contra! E acho que os zés da esquina devem ser punidos e afastados dos estádios de futebol, por colocarem em perigo outras pessoas!
Fdx ó Miguel! Os gajos do Eintracht só para dar um exemplo, são profissionais? Os gajos do Union Berlim que deram espectáculo em Braga, são profissionais?
Uma boa merda de lei a cheirar a Estado Novo que está a utilizar o futebol e as claques como antecâmara do que aí vem…
Para o que lhes interessa somos todos europeístas, para o que não interessa é como se vivêssemos à parte do resto do mundo.
Nestes últimos 3 dias houve pirotecnia em praticamente todos os estádios europeus onde se jogaram competições europeias! Vão mas é apanhar na peida!
Em poortugal, pelo que temos visto até ao momento, a lei faz-se cumprir, em Alvalade… Claro que isto para o mau carácter do varandas veio mesmo a preceito.
Epá, e preocupo-me bem mais com tanta merda que há no país do que isso… Fosse a pirotecnia o grande problema e a grande diferença da Europa para Portugal!
Aceitava a mesma lei da pirotecnia que há na Suíça se também utilizassem a mesma lei das reformas que eles têm! E é só um exemplo…
Mais alguma coisa em que não possa ter opinião, seus democratas? Depois o Chega e o Ventura é que é isto e aquilo…
Vocês não devem ter espelhos em casa… ou cérebro!
Hó ribeirinho, isso já os lampiões fizeram mais que uma vez no nosso estádio e não vi nenhuma carga policial nem este alarido todo, se calhar também até houve palmas na central.
Perigoso e criminoso é mandar tochas para o campo que podem magoar a relva ou foguetes de festas de putos para o ar que podem atingir algum pombo que ande a voar por ali…
Se fosses maséra comer um cagalhão em vez de vires para aqui vomitar merda!!!
Vamos lá deixar de ser hipócritas… e parar de desconversar!
“Pequenos foguetes” não são potes de fumo. São 2 coisas diferentes.
“Pequenos foguetes” são proibidos nos estádios portugueses. Isso não obriga a que não possam ser usados onde as leis dos respectivos países permitam a sua utilização! Portanto, estar a comparar a ilegalidade portuguesa com, por exemplo, a legalidade suíça é só ESTÚPIDO!
As leis não são todas iguais em todos os países e TODA a gente sabe isso!
Depois, também há a questão pessoal de cada um.
Há quem goste, e ache que fazia sentido haver.
Há quem não goste, e ache que está muito bem ser proibido!
Cada um tem a sua opinião, e é mesmo só isso, a sua opinião!
Eu não gosto de petardos, não gosto de “pequenos foguetes” – sou contra a existência de ambos nos estádios mas aceito que vocês usem em vossa casa, se isso vos faz feliz! – mas aceito perfeitamente os fumos. Mas é só a minha opinião!
O que não é a minha opinião é que é proibido usar petardos e “pequenos foguetes” nos estádios e que quem os usar deve sofrer as consequências disso!
É proibido e quem os usa deve sofrer consequências. Concordo. Mas em primeiro lugar a consequência deve ser proporcional ao dano e em segundo lugar deve sofrer quem usa e não quem está perto dos que usam. Não deve haver penalização por “osmose” com conivência e desproteção total da direção do Sporting.
Esta conversa como tantas outras que envolvem o Sporting tem vários planos.
E o que acontece quase sempre é misturar os planos e desconversar para o lado que dá jeito (Não é o que o Miguel e o Bala estão a fazer. Concordo totalmente com o que dizem).
1º Plano: Pirotecnia/fumo nos estádios. É bonito? Acrescenta algo?
R: É subjetivo. Temos que aceitar quem goste e quem não goste.
2º Plano: É legal?
R: Não. Ou acho que não. Não conheço o diploma ao certo mas já li de várias fontes (inclusive do P. Varela do Sporting 160 que costuma estar por dentro do assusto) que é punível com contraordenação logo é ilegal.
3º Sendo ilegal em Portugal faz diferença ser bonito na Rep. Checa?
R: Não. É o típico caso de confundir o cu com as calças.
4º Sendo ilegal em Portugal faz diferença não haver consequências no Dragão e na Luz?
R: Não. 2 errados não fazem um certo.
5º Sendo ilegal, faz sentido haver uma carga policial como a que houve? E faz sentido a posição da direção do Sporting?
R: Obviamente que não. E para mim este acaba por ser o plano principal nesta confusão toda.
Como disse no 4º plano, 2 errados não fazem 1 certo mas toda a gente parece perceber porque é que há cargas policiais em Alvalade e não nos outros estádios.
Quem carrega sabe que o pode fazer, até lhes sabe bem e ainda recebem aplausos de meio Alvalade e conforto de uma direção que não lhes irá pedir esclarecimentos.
Concordo que se há atividade ilegal no estádio deve ser punida. Não me parece difícil identificar e penalizar os indivíduos em vez de carregar em tudo o que se mexe.
No fim disto tudo o que acho mais inqualificável não são os chamados delinquentes que cometem um delito punível com contraordenação, mas sim uma direção que não está disposta a proteger os seus sócios só porque estão perto dos que pedem a sua demissão.
Só não foram mais cedo porque o Varandas ficou sem bateria no telemóvel e teve de usar do do Miguel Afonso, que estava do outro lado da tribuna a comer um cocktail de camarão e a beber Veuve Clicquot Brut!
Quem prevarica é que deve ser penalizado.
Sempre que se ultrapassa isto, está-se a entrar numa situação injusta por si só! E o Estado tudo devia fazer para evitar isso.
Mas a realidade é que, nem faz, nem se importa com isso.
Mas, como eu costumo dizer, votam nisto, é isto que têm!
Querem o quê?
É proibida, é proibida. Ponto final.
Temos de respeitar as leis do país para que não exista o caos.
Os sportinguistas com o tempo irão habituar-se aos ambientes sem ruído de grupos organizados, sem fumos coloridos e fogos. O ambiente será criado pelas palmas efusivas dos espectadores (os do estádio, não os do sofá).
Aqueles que quiserem ver pirotecnia sempre poderão atravessar para o outro lado da 2ª Circular, ir ao Dragão quem estiver no Norte, ou esperar pelas festas da terrinha…
E aquelas autênticas armas a serem abanadas?
Felizmente em Portugal temos legisladores conscientes, nada preguiçosos, conhecedores daquilo que estão a legislar e dispostos a todos os esforços para nos demarcarmos da barbárie que se vive nos outros paises de 1º mundo.
Já agora tenho para vender foguetes a um preço imperdível. Estavam guardados para os 85 pontos no final da época…
Por sorte não estava ali o CI (para Alvalade talvez seja melhor os GOE ou mesmo forças militares, já que há terroristas e isso é malta que mete bombas e decapita pessoas e é chato) senão o PEQUENO GRANDE LEÃO ainda levava com uma bastonada na cabeça e ia parar ao hospital. Mas salvava-se a humanidade da extinção.
A sério que acham que isto tem a ver com meia dizia de tochas?
Ahahahahha
Ridículo.
Por estas e por outras é que não passamos da cepa torta. Acreditam mesmo que isto é por causa das tochas e de acenderem uns fumozecos? E discute-se leis e leisinhas que só interessam a quem as faz para justificar os respetivos ordenados e a advogados (e a burros vestidos de polícias que batem em tudo o que aparece à frente).
Isto é tudo uma fantochada encomendada e bem paga a quem a manda executar. Quem executa é apenas um gajo/a com umas valentes palas.
O Sporting nunca se posiciona em público ou privado contra isto? Huuummmmmmm. Não acham estranho? E os gajos da bancada nobre aplaudem? Hummmmm. Está tudo normal? Sim…
Eu estava a escassos metros e o miúdo segurou pelo menos duas tochas, o pessoal aplaudiu efusivamente, aliás foi uma grande festa, polícias a passarem entre o pessoal na boa, sem implicarem nem mostrarem má cara, os locais tb aplaudiram, filmaram e tiraram fotos , depois dentro do comboio a coisa passou um bocado das estribeiras, na minha carruagem houve um artistas q deflagrou uma tocha… Fodasse q asno.
27 Outubro, 2022 at 12:58
O puto que se ponha a pau ou ainda leva com um cassetete…
27 Outubro, 2022 at 13:07
Foto espectacular
27 Outubro, 2022 at 13:08
Granda chapa!
Onde anda a bofia e os gajos a aplaudir a porrada no puto?!
27 Outubro, 2022 at 13:18
Pirotecnia é bonito nas festas da terrinha. Dentro de um estádio também, mas é perigo e como tal é proibido.
A Lei é para cumprir. A polícia existe para fazer cumprir a Lei. Se houve abusos, que se tomem as ações devidas. Mas para mim, que gosto de ordem e não gosto de caos, gosto que as coisas funcionem assim.
27 Outubro, 2022 at 13:44
Nas festas da terrinha já se pode mandar foguetório e infringir a lei?
E que tal, na loucura, termos uma direção que se organize com a PSP, GOA, OLA, Forças Armadas e o diabo a 7 com o objetivo de organizarem um evento com segurança e que seja bonito ao mesmo tempo?
Talvez deixemos de ter meias casas.
O entretenimento de cassetetes nas costas da plebe é capaz de não trazer os adeptos necessários, até porque essa merda doi.
Até podem pegar nesse dinheiro do aumento de bilhética e contratar mais colaboradores…
27 Outubro, 2022 at 13:59
Dentro do estádio é proibido. Na terrinha não. Concorde-se ou não, é a Lei. Quem não concorda com ela, que forme um partido político, faça-se eleger e mude a Lei na Assembleia da República. Ou vês outro caminho?
27 Outubro, 2022 at 14:14
Bala,
gostava de ter a tua opinião relativamente a estas imagens
https://twitter.com/itsanultralife_/status/1584647030001258497
27 Outubro, 2022 at 14:23
Mas já houve aqui alguém na tasca do bruno que disse que isto era feio??
Que eu saiba o bala da lei do nosso país e nao da beleza das coisas.
Como já li por aí na caixa, somos uns conas de sabão sim!!!
O espetáculo, esse é inegável e espetacular!!
27 Outubro, 2022 at 14:23
Fala*
27 Outubro, 2022 at 14:26
Que Lei?
Podes mandar o link para ler o diploma legal e quando começou a produzir efeitos?
27 Outubro, 2022 at 15:01
Na véspera, antes do fim do jogo, o Diogo Costa apanhou umas tochas no relvado. Houve carga policial ou só passou a ser ilegal a partir das 00.00 de sábado?
27 Outubro, 2022 at 16:28
Que hipocrisia…
Era ilegal na mesma.
A diferente actuação da policia, numa situação e noutra, é outro assunto, que também deve ser discutido mas não faz legal o que se passou em Alvalade!
27 Outubro, 2022 at 16:55
Desculpa, mas hipocrisia está na tua resposta.
O que tem estado em causa é a justificação da carga policial pelo simples suposto de que a pirotecnia é ilegal. Ora, a carga policial pode ter sido por tudo, menos por isso. Se não, devia ser aplicada da mesma forma em qualquer estádio e (na véspera!) vimos que não foi assim. No mínimo, o comunicado do CD devia ter alertado para a (já tradicional) dualidade de tratamentos. E sobre isso disse o quê? Batatinhas.
Não sei se o CD alertou ou não a polícia, nem é isso que interessa. Mas que há a utilização da carga policial para uma agenda que lhe serve isso não resta dúvidas. E quem não vê isso é cego ou desonesto.
27 Outubro, 2022 at 17:55
Mas eu não concordo com a carga policial, ainda que já saiba que o CI quando entra para actuar em qualquer lado é assim que faz e leva tudo à frente…
Já disse, VÁRIAS VEZES, que, na minha opinião, esta cena dos adeptos que “se portam mal” era resolvida com a identificação dos mesmos através das câmaras no estádio e da policia os ir lá buscar sem este aparato todo.
O que se passa noutros estádios é outra coisa e, para mim, já tem a ver com o tratamento diferenciado que o Benfic@ e o Porto têm em relação a todos os outros clubes, e em especialmente em relação ao Sporting. Nós somos tratados MUITO PIOR em tudo, pelas entidades oficiais deste país, em relação aos 2 rivais!
O que o teu comentário coloca em causa é a actuação da policia no nosso caso e a não actuação da policia no caso do Porto.
Ora o que está mal é a “não actuação da policia” no caso do Porto. Não é a “actuação da policia” no nosso caso.
Como a policia faz a actuação, já é outro assunto.
27 Outubro, 2022 at 20:30
Errado. O que o meu comentário põe em causa é a diferença de tratamento. Onde está escrito que o uso supostamente ilegal de pirotecnia implica carga policial?
Mas o que mais me incomoda nisto tudo é o aproveitamento vergonhoso deste pretexto para cumprir agendas. Este CD tinha argumentos válidos para defender os adeptos. Preferiu não o fazer não porque usaram pirotecnia, mas porque se manifestaram contra o CD e necessitam desviar as atenções para o ‘inimigo externo’. Tudo o resto é retórica de quem não alcança ou de quem prefere seguir o dono.
27 Outubro, 2022 at 20:42
a carga em Alvalade foi por causa da pirotecnia, do conteudo das tarjas e de terem sido recebidos a cadeirada quando foram la tentar confiscar as tarjas
27 Outubro, 2022 at 20:43
miguel achas que na os tentaram ir la buscar a bem? foram recebidos a cadeirada entraram la a varrer
27 Outubro, 2022 at 20:45
epah os canticos contra o varandas foram apenas apos o golo sofrido.
e engraçado ninguem falar no gesto do Porro e de outros jogadores contra os assobios e os insultos quando estavam a perder
27 Outubro, 2022 at 20:51
Eles a esperinha que as tarjas fossem postas…
https://pbs.twimg.com/media/FfwyfBRXwAIUjBQ?format=jpg&name=medium
27 Outubro, 2022 at 20:58
tu acreditas na tanga do comunicado da Jl qu a policia nao foi a procura de nada na sede deles( alias 4 carrinhas do CI a porta, fazerem perímetro de segurança para nao deixar ninguem entrar e sair dali, é mesmo sinal que apenas tinham ido ali para beber umas imperiais antes do jogo)
eles mentem com todos os dentes que têm a policia escreveu no comunicado que tinha ido a procura dos “lança foguetes”, que curiosamente depois foram usados na bancada em conjunto com as tarjas “inocentes”, em que insultavam e colocavam em causa a integridade fisica das forças de segurnança
sim, eles foram desde logo o que aconteceu a tarde “vigiados” para que assim que a JL mordeçe o isco ( a policia não +e burra e já teria informaçoes do que eles iriam fazer) entrarem logo e confiscassem, so que foram recebidos a cadeirada e tiveram de varrer.
para quem ache que so ali eles atuaram , eles viram o que directivo fez na norte e na segunda parte estavam junto a bancada norte a controlar o directivo ( so que estes estão suficientemente dispersos para n conseguirem fazer mais merda do que tarjas, não tão incendiarias)
27 Outubro, 2022 at 21:08
Nem percebes o ridículo de tudo o que aconteceu, pois não?
Ok, siga…
27 Outubro, 2022 at 21:27
Miguel, neste caso andas mesmo a leste, ou não queres ver… Preferes acreditar que só varrem os adeptos do Sporting, e não os dos Porto ou Benfica, só porque assim… Esquece Miguel! Está á vista de todos que aquilo foi encomendado… Fdx! É básico!
27 Outubro, 2022 at 16:13
Lá é proibido?
27 Outubro, 2022 at 16:15
Aqui em Portugal é?
27 Outubro, 2022 at 16:23
Tenho conhecimento de uma Proposta de Lei cujo objetivo é o novo Regime Jurídico dos Explosivos e Substâncias Perigosas.
Aprendi que Proposta de Lei não é Lei.
Mas talvez esteja enganado, quando vejo tanta gente a falar que é ilegal e que está na lei…
27 Outubro, 2022 at 17:27
É efectivamente ilegal e está na lei.
Lei n.º 5/2006, de 23 de fevereiro.
Arts.86, 89, 91 e 92.
27 Outubro, 2022 at 19:42
Obrigado.
27 Outubro, 2022 at 16:24
É!
Não é ainda crime, mas as noticias dizem que vai ser.
É proibido andar acima da velocidade máxima indicada em determinado troço mas só é crime se andares x Km acima dessa velocidade!
Percebes a diferença?
27 Outubro, 2022 at 16:28
Percebo bem a diferença do que é criminalizado ou não.
Mas dizes que é ilegal e eu perguntei qual a lei que pune, através de coima ou pena de prisão ou multa que basicamente é substituição pecuniária de pena de prisão.
Crime já vimos que não é porque o Regime Jurídico dos Explosivos e Substâncias Perigosas ainda não está em vigor logo não produz ainda efeitos.
Agora gostava de saber que lei é contrariada o uso de pirotecnia em estádios de futebol.
Dizes que efetivamente é ilegal. Onde está isso escrito em forma de lei?
Mera curiosidade académica.
27 Outubro, 2022 at 16:33
Se é assim porque razão as multas vão para os cofres da liga? Sem grande conhecimento a ideia que tenho é que mais do que o governo são os clubes leia-se liga que proíbem e pressionam para que seja crime.
27 Outubro, 2022 at 16:34
Então percebes que é ilegal?
Se percebes que é ilegal, tudo o resto que dizes é só conversa para encher chouriço. Sabes que é ilegal, percebes que é ilegal, não concordas, e queres à força da tua opinião que se possa usar…
Está fixe!
27 Outubro, 2022 at 16:37
As multas vão para os cofres da Liga porque no regulamento da Liga diz que é assim.
Um pouco como o regulamento da FIFA diz que o clube que contratar um jogador que rescinde sem justa causa é ele que paga a indemnização – e não o jogador que rescindiu sem justa causa! E isto tem a ver, em grande parte, com o ser mais fácil cobrar as multas assim!
27 Outubro, 2022 at 16:43
Ok já encontrei no regulamento da liga:
2. Para efeito do disposto na alínea f) do número anterior, e sem prejuízo do
estabelecido no artigo 24.º do RJSED e no Regulamento de prevenção da violência
constante do ANEXO VI, são considerados proibidos todos os objetos, substâncias e
materiais suscetíveis de possibilitar atos de violência, designadamente:
a) bolas, chapéus-de-chuva, capacetes;
b) animais, salvo cães guia ou cães polícia quando permitido o seu acesso nos
termos da lei;
c) armas de qualquer tipo, munições ou seus componentes, bem como quaisquer
objetos contundentes, nomeadamente facas, dardos, ferramentas ou seringas;
d) projéteis de qualquer tipo tais como cavilhas, pedaços de madeira ou metal,
pedras, vidro, latas, garrafas, canecas, embalagens, caixas ou quaisquer
recipientes que possam ser arremessados e causar lesões;
e) objetos volumosos como escadas de mão, bancos ou cadeiras;
f) substâncias corrosivas ou inflamáveis, explosivas ou pirotécnicas, líquidos e
gases, fogo-de-artifício, foguetes luminosos (very-lights), tintas, bombas de fumo
ou outros materiais pirotécnicos;
g) latas de gases aerossóis, substâncias corrosivas ou inflamáveis, tintas ou
recipientes que contenham substâncias prejudiciais à saúde ou que sejam
altamente inflamáveis;
h) apontadores laser ou outros dispositivos luminosos ou acústicos que sejam
capazes de provocar danos físicos ou perturbar a concentração ou o
desempenho dos atletas e demais agentes desportivos.
Tudo isto é proibido 🙂
27 Outubro, 2022 at 17:58
Bombas de fumo também são.
Aqui já discordo, a não ser que provem que estas cenas podem explodir e ferir alguém.
De qualquer maneira, ainda que eu não seja contra, aceito que haja pessoal que não gosta porque percebo que não gostem de levar com aqueles fumos se estiverem perto… ou por outra razão qualquer!
27 Outubro, 2022 at 19:56
e mete esta também Cherba para os meninos de coro, tão correctos e certinhos que eles são.
https://twitter.com/fotos_ultras/status/1585348584484241408?s=46&t=n5QgAiud5LDkz7HR5xMwjg
27 Outubro, 2022 at 20:30
Até têm bandeiras fdx
https://twitter.com/fotos_ultras/status/1585675026359095296?s=46&t=n5QgAiud5LDkz7HR5xMwjg
27 Outubro, 2022 at 20:46
Criminosos…
27 Outubro, 2022 at 14:21
Proposta de Lei já é Lei?
Vejo outro caminho, sim.
Dá é muito trabalho para as direções dos clubes e para as forças da autoridade.
Já tinha dito no comentário anterior.
27 Outubro, 2022 at 22:21
“Nas festas da terrinha” cumprem-se regras bem apertadas para lançar o foguetório e quem não as cumpre é fortemente penalizado individualmente.
Mau exemplo o que deste.
27 Outubro, 2022 at 16:26
Subscrevo, Bala78!
27 Outubro, 2022 at 16:32
Realmente a policia entrar a varrer de porrada uma bancada inteira por causa de pirotecnia é uma ordem do crl…
Aliás viu-se…aquilo é que ficou tudo em ordem. Nenhum caos! Estava um caos e terror na bancada antes e depois quando eles entraram ficou uma ordem do crl…
27 Outubro, 2022 at 16:37
São perspectivas.
O gajo de muletas de certeza que ficou na ordem no chão.
O outro tipo de ordem dá muito trabalhao.
É mais fácil proibir e malhar nas pessoas a torto e a direito.
27 Outubro, 2022 at 21:58
“Se houve abusos, que se tomem as ações devidas…” AH AH AH AH fosga-se só isto para me fazer rir
O que eu te desejo do fundo do coração é que da próxima seja um familiar teu a estar no “sito errado á hora errada” porque é exatamente isso que tu estás a fazer aos filhos e familiares dos outros quando vens para aqui justificar barbáries e depois quando te tocar a ti e aos teus vamos ver se manténs essa “elevação” e “distanciamento” em prol da “ordem”
A não ser claro que tu e a tua família estejam “acima” da gentalha claro e o que é “lei” para os outros não se aplique a vocês…
27 Outubro, 2022 at 13:38
As pessoas que são contra a piro não uns conas de primeira,é o que é,nunca viram um jogo fora ou numa claque ou não estão atentas ao futebol internacional,ainda ontem se viu o espectaculo dado pela claque do Frankfurt,brutal mesmo! em Portugal tanta coisa com que se preocupar e tão preocupados com uns fumos ou tochas que não fazem mal a ninguem…
o puto que se cuide que ainda leva uma bastonada…
27 Outubro, 2022 at 13:46
É mesmo isso.
São uns conas, não de primeira, mas de quinta categoria.
Organizar as merdas é que dá muito trabalho…
27 Outubro, 2022 at 16:31
Conas de 5ª já não posso aceitar!
Desculpa!
Mas podes chamar-me outra merda qualquer… que logo vejo isso!
27 Outubro, 2022 at 16:35
Em que és contra a pirotecnia?
O uso de pirotecnia não é ser animal e atirar merdas para cima das pessoas.
O uso de pirotecnia que defendo é organizado entre o clube organizador do evento, autoridades policiais e bombeiros para qualquer eventualidade, um pouco há imagem de um concerto de música por exemplo, onde também tens uso de pirotecnia e não vês esta revolta e histerismo.
Dá é muito trabalho organizar um evento que atraia pessoas aos locais.
Por isso é que tinhas a Madona que não canta um peido ou os Roling Stones já em fase decadente a encher recintos…pelo espetáculo criado.
27 Outubro, 2022 at 16:47
🙂
Eu não sou contra a pirotecnia!
Eu não aprecio a pirotecnia – é uma cena pessoal no geral mas tenho excepções onde gosto – mas não sou contra de maneira nenhuma. Por mim pode haver pirotecnia onde quiserem desde que feita por gente credenciada para o fazer e com segurança.
Eu adoro Rammstein e vejo n concertos dos gajos, seja ao vivo quando cá vêm, seja os que há pela net, e todos estão CHEIOS de pirotecnia espectacular – mas feita por profissionais, não pelo zé da esquina!
Comparar espectáculos de pirotecnia profissionais com as merdas com acontecem nos estádios portugueses é como comparar um BMW com um carrinho de esferas que o teu primo fez!
Há dezenas ou centenas de acidentes – uns graves e outros nem por isso – por ano com o uso de pirotecnia por populares – os zés da esquina que por aí andam – por ano, seja em festas populares, festas privadas, etc. Pessoal que perde dedos, que perde mãos, que são atingidos por “pequenos foguetes” etc… Dezenas ou centenas de videos no You Tube de merdas dessas por esse mundo fora, de cenas amadoras!
Portanto, meu caro, a minha opinião é a minha opinião. Não é lei!
Não sou eu que proíbo!
É a lei!
Estamos entendidos?
27 Outubro, 2022 at 16:53
Então não és cona de 5ª categoria.
Defendes o mesmo de quem está aqui a falar sobre o uso de pirotecnia.
Não gostando aceitas que se use na base do cumprimento de certos pressupostos.
Para quem gosta, também seguramente não abdica que seja feito de forma segura.
Ainda não li ninguém dizer que a pirotecnia devia ser usada sem regras.
Como disse o uso da pirotecnia de forma competente por profissionais dá muito trabalho e isso o clube não quer ter.
Entendeste agora?
27 Outubro, 2022 at 18:04
A pirotecnia é usada sem regras, actualmente.
É isso que está em causa neste momento, o uso de pirotecnia sem regras e sem segurança!
Discutir o uso de pirotecnia com segurança, como falo acima, é outra coisa e é outro assunto.
27 Outubro, 2022 at 19:46
Ok eu estou então mais interessado no outro assunto.
Actualmente não há discussão e é uma estupidez.
Para mim acima de tudo revelador que há malta pouco interessada em tudo o que dê trabalho.
Gostas dos concertos dos Ramstein não gostas?
Eu gostava de ser possível ter esse espetáculo antes dos jogos e intervalos.
Nem que imponham cursos ou o crl a quem use.
E mais uma vez com coordenação entre clubes claques e autoridades.
O resto são politiquices…
27 Outubro, 2022 at 22:59
Por mim podiam ser concertos de Rammstein antes, nos intervalos, e depois dos jogos, sempre que jogamos em casa…
Era na boa!
27 Outubro, 2022 at 18:01
Por exemplo, eu aceito perfeitamente que seja o clube a contratar uma empresa para lançar “pequenos foguetes” antes do inicio dos jogos, ou até no fim.
Acho isso perfeitamente aceitável – goste eu ou não!
Ser um zé da esquina a lançar “pequenos foguetes”, que ainda por cima são ilegais e proibidos, acho mal e sou 100% contra! E acho que os zés da esquina devem ser punidos e afastados dos estádios de futebol, por colocarem em perigo outras pessoas!
27 Outubro, 2022 at 19:47
Tudo bem.
Eu só peço que o clube deseje colaborar com o espetáculo até porque entendo que traria mais pessoas ao estádio.
27 Outubro, 2022 at 22:55
Pronto, disso não posso discordar! 🙂
28 Outubro, 2022 at 9:27
Fdx ó Miguel! Os gajos do Eintracht só para dar um exemplo, são profissionais? Os gajos do Union Berlim que deram espectáculo em Braga, são profissionais?
27 Outubro, 2022 at 21:44
Uma boa merda de lei a cheirar a Estado Novo que está a utilizar o futebol e as claques como antecâmara do que aí vem…
Para o que lhes interessa somos todos europeístas, para o que não interessa é como se vivêssemos à parte do resto do mundo.
Nestes últimos 3 dias houve pirotecnia em praticamente todos os estádios europeus onde se jogaram competições europeias! Vão mas é apanhar na peida!
Em poortugal, pelo que temos visto até ao momento, a lei faz-se cumprir, em Alvalade… Claro que isto para o mau carácter do varandas veio mesmo a preceito.
27 Outubro, 2022 at 22:58
Epá, e preocupo-me bem mais com tanta merda que há no país do que isso… Fosse a pirotecnia o grande problema e a grande diferença da Europa para Portugal!
Aceitava a mesma lei da pirotecnia que há na Suíça se também utilizassem a mesma lei das reformas que eles têm! E é só um exemplo…
28 Outubro, 2022 at 11:07
A Suíça não pertence á União Europeia …
27 Outubro, 2022 at 16:30
Ok, sou um conas de primeira. E lampião!
Mais alguma coisa em que não possa ter opinião, seus democratas? Depois o Chega e o Ventura é que é isto e aquilo…
Vocês não devem ter espelhos em casa… ou cérebro!
27 Outubro, 2022 at 14:15
tens aqui o local para falar disso
https://atascadocherba.com/2022/10/26/bonito-servico-chegou-a-hora-de-mandar-um-berro/
27 Outubro, 2022 at 14:30
Esperamos todo que a criança não mande aquilo para cima de familias.
27 Outubro, 2022 at 15:50
Um perigo uma bomba de fumo, realmente
27 Outubro, 2022 at 15:53
Hó ribeirinho, isso já os lampiões fizeram mais que uma vez no nosso estádio e não vi nenhuma carga policial nem este alarido todo, se calhar também até houve palmas na central.
Perigoso e criminoso é mandar tochas para o campo que podem magoar a relva ou foguetes de festas de putos para o ar que podem atingir algum pombo que ande a voar por ali…
Se fosses maséra comer um cagalhão em vez de vires para aqui vomitar merda!!!
27 Outubro, 2022 at 16:04
ribeiro pela tua resposta vê se mesmo que não sabes do que falas,basicamente nada de novo vindo de ti.
27 Outubro, 2022 at 16:21
Vamos lá deixar de ser hipócritas… e parar de desconversar!
“Pequenos foguetes” não são potes de fumo. São 2 coisas diferentes.
“Pequenos foguetes” são proibidos nos estádios portugueses. Isso não obriga a que não possam ser usados onde as leis dos respectivos países permitam a sua utilização! Portanto, estar a comparar a ilegalidade portuguesa com, por exemplo, a legalidade suíça é só ESTÚPIDO!
As leis não são todas iguais em todos os países e TODA a gente sabe isso!
Depois, também há a questão pessoal de cada um.
Há quem goste, e ache que fazia sentido haver.
Há quem não goste, e ache que está muito bem ser proibido!
Cada um tem a sua opinião, e é mesmo só isso, a sua opinião!
Eu não gosto de petardos, não gosto de “pequenos foguetes” – sou contra a existência de ambos nos estádios mas aceito que vocês usem em vossa casa, se isso vos faz feliz! – mas aceito perfeitamente os fumos. Mas é só a minha opinião!
O que não é a minha opinião é que é proibido usar petardos e “pequenos foguetes” nos estádios e que quem os usar deve sofrer as consequências disso!
27 Outubro, 2022 at 16:58
Miguel
É proibido e quem os usa deve sofrer consequências. Concordo. Mas em primeiro lugar a consequência deve ser proporcional ao dano e em segundo lugar deve sofrer quem usa e não quem está perto dos que usam. Não deve haver penalização por “osmose” com conivência e desproteção total da direção do Sporting.
Esta conversa como tantas outras que envolvem o Sporting tem vários planos.
E o que acontece quase sempre é misturar os planos e desconversar para o lado que dá jeito (Não é o que o Miguel e o Bala estão a fazer. Concordo totalmente com o que dizem).
1º Plano: Pirotecnia/fumo nos estádios. É bonito? Acrescenta algo?
R: É subjetivo. Temos que aceitar quem goste e quem não goste.
2º Plano: É legal?
R: Não. Ou acho que não. Não conheço o diploma ao certo mas já li de várias fontes (inclusive do P. Varela do Sporting 160 que costuma estar por dentro do assusto) que é punível com contraordenação logo é ilegal.
3º Sendo ilegal em Portugal faz diferença ser bonito na Rep. Checa?
R: Não. É o típico caso de confundir o cu com as calças.
4º Sendo ilegal em Portugal faz diferença não haver consequências no Dragão e na Luz?
R: Não. 2 errados não fazem um certo.
5º Sendo ilegal, faz sentido haver uma carga policial como a que houve? E faz sentido a posição da direção do Sporting?
R: Obviamente que não. E para mim este acaba por ser o plano principal nesta confusão toda.
Como disse no 4º plano, 2 errados não fazem 1 certo mas toda a gente parece perceber porque é que há cargas policiais em Alvalade e não nos outros estádios.
Quem carrega sabe que o pode fazer, até lhes sabe bem e ainda recebem aplausos de meio Alvalade e conforto de uma direção que não lhes irá pedir esclarecimentos.
Concordo que se há atividade ilegal no estádio deve ser punida. Não me parece difícil identificar e penalizar os indivíduos em vez de carregar em tudo o que se mexe.
No fim disto tudo o que acho mais inqualificável não são os chamados delinquentes que cometem um delito punível com contraordenação, mas sim uma direção que não está disposta a proteger os seus sócios só porque estão perto dos que pedem a sua demissão.
27 Outubro, 2022 at 19:24
Olha eles a espera da ordem…
https://pbs.twimg.com/media/FfwyfBRXwAIUjBQ?format=jpg&name=medium
27 Outubro, 2022 at 19:46
Só não foram mais cedo porque o Varandas ficou sem bateria no telemóvel e teve de usar do do Miguel Afonso, que estava do outro lado da tribuna a comer um cocktail de camarão e a beber Veuve Clicquot Brut!
27 Outubro, 2022 at 19:53
És um conas e um lampião! 🙂
27 Outubro, 2022 at 23:01
Isso já estava decidido lá em cima.
Já chegaste tarde! 😀 😀 😀
27 Outubro, 2022 at 23:04
Pois, no fundo temos uma opinião similar.
Quem prevarica é que deve ser penalizado.
Sempre que se ultrapassa isto, está-se a entrar numa situação injusta por si só! E o Estado tudo devia fazer para evitar isso.
Mas a realidade é que, nem faz, nem se importa com isso.
Mas, como eu costumo dizer, votam nisto, é isto que têm!
Querem o quê?
27 Outubro, 2022 at 19:21
É proibida, é proibida. Ponto final.
Temos de respeitar as leis do país para que não exista o caos.
Os sportinguistas com o tempo irão habituar-se aos ambientes sem ruído de grupos organizados, sem fumos coloridos e fogos. O ambiente será criado pelas palmas efusivas dos espectadores (os do estádio, não os do sofá).
Aqueles que quiserem ver pirotecnia sempre poderão atravessar para o outro lado da 2ª Circular, ir ao Dragão quem estiver no Norte, ou esperar pelas festas da terrinha…
27 Outubro, 2022 at 19:34
Porra, já viram este caos!!!
https://twitter.com/thesefootytimes/status/1568579431760887808
27 Outubro, 2022 at 19:41
E aquelas autênticas armas a serem abanadas?
Felizmente em Portugal temos legisladores conscientes, nada preguiçosos, conhecedores daquilo que estão a legislar e dispostos a todos os esforços para nos demarcarmos da barbárie que se vive nos outros paises de 1º mundo.
Já agora tenho para vender foguetes a um preço imperdível. Estavam guardados para os 85 pontos no final da época…
27 Outubro, 2022 at 20:40
Que foto brutal.
27 Outubro, 2022 at 21:57
Bastonada para cima do miúdo!! Que horror! Que falta de chá!
Ps: Ganda chapa.
27 Outubro, 2022 at 22:13
A tragédia, o drama, o horror.
Por sorte não estava ali o CI (para Alvalade talvez seja melhor os GOE ou mesmo forças militares, já que há terroristas e isso é malta que mete bombas e decapita pessoas e é chato) senão o PEQUENO GRANDE LEÃO ainda levava com uma bastonada na cabeça e ia parar ao hospital. Mas salvava-se a humanidade da extinção.
27 Outubro, 2022 at 23:53
A sério que acham que isto tem a ver com meia dizia de tochas?
Ahahahahha
Ridículo.
Por estas e por outras é que não passamos da cepa torta. Acreditam mesmo que isto é por causa das tochas e de acenderem uns fumozecos? E discute-se leis e leisinhas que só interessam a quem as faz para justificar os respetivos ordenados e a advogados (e a burros vestidos de polícias que batem em tudo o que aparece à frente).
Isto é tudo uma fantochada encomendada e bem paga a quem a manda executar. Quem executa é apenas um gajo/a com umas valentes palas.
O Sporting nunca se posiciona em público ou privado contra isto? Huuummmmmmm. Não acham estranho? E os gajos da bancada nobre aplaudem? Hummmmm. Está tudo normal? Sim…
28 Outubro, 2022 at 0:54
Ora bem…
28 Outubro, 2022 at 11:10
Não querem ver …
Estão em negação…
É que assumir as coisas como são … Encomenda varandina … Estraga lhes a narrativa …
28 Outubro, 2022 at 15:46
Eu estava a escassos metros e o miúdo segurou pelo menos duas tochas, o pessoal aplaudiu efusivamente, aliás foi uma grande festa, polícias a passarem entre o pessoal na boa, sem implicarem nem mostrarem má cara, os locais tb aplaudiram, filmaram e tiraram fotos , depois dentro do comboio a coisa passou um bocado das estribeiras, na minha carruagem houve um artistas q deflagrou uma tocha… Fodasse q asno.