O Sporting perdeu com o Arouca pela primeira vez na história, e de um jogo que podia pôr os Leões a cheirar os lugares de acesso à Champions, passa-se para um jogo que pode colocá-los fora dos lugares europeus. Os verde e brancos perderam 41% dos jogos nesta temporada (7.ª derrota em 17 jogos em todas as competições), e vêem a diferença para o primeiro aumentar para 12 pontos, falhando a aproximação ao fcp

Amorim havia dito que a melhor motivação para a recepção ao Frankfurt, era ganhar ao Arouca, e o que não faltaram foram oportunidades para isso. Acontece que, uma vez mais, o Sporting voltou a ser o que tem sido tantas vezes esta época: uma sombra da solidez defensiva que lhe valeu elogios e conquistas (o Arouca foi três vezes ao ataque, em duas Adán fez grandes defesas, na outra, outra vez num canto, foi golo); um suplício de incompetência na hora de atirar à baliza, com alguns momentos dignos dos apanhados.

Olhemos para estes números:

 

Não foi nem por falta de volume ofensivo, nem por falta de oportunidades claras, tanto na primeira como na segunda parte, ou, se preferirem, apesar da gestão de plantel que o comum adepto jamais percebe, com jogadores que eram opção a deixarem de o ser, os que estavam esquecidos a serem chamados e os que são chamados e depois já estão na bancada, não foi por termos feito uma revolução no onze inicial que voltámos a perder.

Voltámos a perder, porque
– a maioria dos nossos jogadores não tem golo nas chuteiras, muito menos o chamado killer instinct
– não temos, por opção, um goleador no plantel, tipo aquele gajo que numa noite como esta seria capa de jornal amanhã por ter marcado mais dois ou três golos (se calhar até temos, mas depois de andar a ser preparado no final de 21/22, hoje só festeja ao serviço da equipa B)

Sarabia disfarçou este problema há um ano (sim, e o problema foi devidamente detectado, quando fomos buscar Slimani em Janeiro).
Este ano, não há quem disfarce, e está a pagar-se não querer ver o q foi a nossa pré época, durante a qual Amorim podia ter dito o que disse esta noite: “Foi uma partida muito parecida ao que tem acontecido esta época. Dominámos e não conseguimos marcar golos. Uma bola parada voltou a resolver o jogo, nós tivemos várias e não conseguimos fazê-lo”

Em Julho, já os sinais estavam lá todos, Rúben…

One builds you up, one tears you down
To some you’re a saint, to others you’re a clown
What can you do but just see it through
And hold on to what is left of you?

Same old story, same old song
Goes all right till it goes all wrong
Now you’re going, then you’re gone
Same old story, same old song