“A treinadora Mariana Cabral assegurou esta terça-feira que o Sporting vai agarrar-se às menores probabilidades que tem na Taça da Liga feminina, após a derrota por 4-1, com o Benfica, na primeira mão das meias-finais.
“Vamos jogar o jogo pelo jogo. Sabemos que o Benfica está em vantagem, que temos menos probabilidades de passar, mas vamos agarrar-nos com todas as forças às probabilidades que temos e disputar o jogo”, apontou a treinadora “verde e branca”, em antevisão ao encontro de quarta-feira.
Segundo a treinadora “leonina”, o resultado da derrota sofrida no Seixal, no primeiro encontro das meias-finais, disputado no Seixal, “não é, de todo, revelador do jogo”, em que o Sporting esteve “muito melhor do que o resultado diz”.
O Sporting tem seis derrotas nos últimos seis dérbis, em diferentes competições, mas Mariana Cabral lembrou que “estes jogos são sempre muito competitivos”, apesar de admitir que “o Benfica tem um ritmo competitivo de “Champions” [Liga dos Campeões]”.
“Precisamos de crescer, de evoluir. São projetos diferentes. O do Sporting é muito assente na sua formação, que quer preparar as suas para o futuro, para que cresçam. Sabemos que é por aí que temos de ir e competir”, reconheceu Mariana Cabral.”
Já fico agoniado cada vez que a Mariana Cabral vem com esta MERDA de conversa – que nem chamo de discurso, porque é mesmo só conversa de merda!
O futebol apresentado pela equipa é muito pobre. Isso tem dedo da treinadora, que tanto tem o mérito de jogarem bem, como tem o demérito de não jogarem nada!
A equipa está mal preparada, como facilmente se vê em jogos com o Benfic@, onde a ultima meia hora é pouco mais que um pesadelo – e volta a haver mérito ou demérito do treinador, ou da equipa técnica, que para mim vai dar ao mesmo, nisto!
A equipa joga devagar e sem intensidade – o que é outro factor onde há o dedo do treinador porque tem muito a ver com a forma como se treina e como se aborda a competição. Por exemplo, nunca vi este problema nas 2 primeiras épocas do Nuno Cristóvão, e na terceira época foi muito pontual!
Finalmente, é verdade que o plantel actual é curto e desequilibrado, mas a Mariana é conivente com isso e defende isso em cada declaração que faz – o que para mim é só mais um ponto negativo, a que acrescenta a falta de lucidez ao achar que o que diferencia o FF do Sporting do FF do Benfic@ são detalhes… Só se os detalhes forem a competência, a visão, o rumo… Pode ser isso!
Volto a dizer, há um número limitado de jovens jogadoras com as caracteristicas para, no futuro, serem jogadoras diferenciadas ao nível senior em equipas como o Sporting, o Benfic@, o Braga, ou qualquer equipa que queira ser campeã em Portugal e que queira competir na WCL – onde dizem que vamos passar a ter 2 representantes!
As coisas são como são.
Quem tem 1,60m, NUNCA será uma GR de grande qualidade porque terá sempre dificuldade com a altura. É por isso que não se vêm GR masculinos com essa altura – apesar de terem maior condição física e mais elasticidade que as mulheres!
No FM não se vê rapazes ou homens a jogar com metade o dobro da velocidade duma Andreia Bravo. Não é suficiente e não lhes é dada qualquer hipótese de chegarem a clubes do nível que falei.
Tal como não se vê “Joaninhos” – 1,50m, 50kg de peso – em nenhuma equipa, porque se percebe logo que nunca serão competitivos para equipas que querem ganhar títulos e estar nas nessas decisões.
São coisas básicas para quem está dentro do desporto e sabe o que é a competição e o que ela exige.
A formação do Sporting FF está cheia de jovens sem grande futuro, aliás como está a do Benfic@, e acredito que também a do Braga e outras. Com certeza poderão jogar a outro nível, noutras equipas, se é esse o sonho delas, mas há que perceber isso e saber que, só porque andam lá, não quer dizer que sejam aproveitadas – como se vê no FM, onde sendo qualquer jovem MUITO mais competitivo, são poucos os que conseguem singrar no futebol profissional, e muito menos os que chegam ao nível de jogar nos grandes clubes portugueses.
Vamos com 6 derrotas seguidas com o Benfic@, e se apresentarem a melhor equipa amanhã, o mais certo é passar para 7 derrotas seguidas, tal a quantidade de “detalhes” que separa as duas equipas.
Entretanto a Diana renovou por 2 anos, até 24/25!
Um bom sinal, ou talvez nem queira dizer nada… Vamos aguardar!
A equipa precisa de 6 ou 7 bons reforços, de caras. Mas também precisa manter as boas jogadoras – onde a Seabert e a Diana se incluem. Se renovarem com as boas jogadoras, mas não trouxerem esses 6 ou 7 bons reforços, será mais do mesmo…
quanto mais vejo FF mais convencido fico que a altura das jogadoras não é muito importante, ok nas GRs sim é, mas no resto do campo nem por isso. Tenho até mudado de opinião acerca da estatura ideal das jogadoras de alto nível, então depois de seguir o último europeu ( Davina Philtjens!!!) ou de acompanhar o campeonato espanhol e inglês e ver equipas como o Barcelona, o CF Alhama (penúltimo) em Espanha ou Chelsea a jogar, a minha opinião mudou mesmo… ver os constantes grandes jogos de jogadoras como a Sam Kerr, da Aitana Bonmatí (1.61cm!!), Sandie Toletti, da Marina Marti (Sporting?!?!!) e até da Tatiana Pinto, parece que pouco ou nada tem a ver com a estatura individual de cada jogadora mas antes com a sua condição física sim, velocidade, recuperação, etc, mas também o entrosamento que a jogadora tem para com o resto da equipa, claro a forma como o resto da equipa se encontra fisicamente é importante… é preciso equilibrio colectivo! se a Ana Borges, a Brenda ou a Claudia Neto não estão bem o resto da equipa automáticamente baixa de qualidade também.
No Sporting concordo que terá que haver um boost físico qualquer para melhorarmos o nosso jogo mas não é só isso. Onde noto mais diferença para o rival do outro lado da estrada neste momento é mesmo em termos anímicos. O ésseélebeê só não esta quase como nós porque teve o boost anímico da WCL, na verdade foram 3 jogos em bom nível em toda a campanha deste ano porque os restantes jogos foram amassos ridículos também, aquele meio campo minha nossa senhora… as goleadas ao Amora também nós sabemos dar, o nosso campeonato ainda é muito pouco interessante, tem poucos jogos, joga-se em campos de merda, etc.
Acredito que a Mariana sabe e pode fazer melhor quer tacticamente quer em termos físicos (bom, está a aprender também…espero) mas onde vai ter mesmo que conseguir melhorar é em convencer as jogadoras que podem dar muito mais. Também me irrita um pouco o discurso ultimamente, mas pronto, ela têm lutado com as armas que tem, a direcção é que poderá mudar alguma coisa, tipo melhorar as condições dos que lá estão, melhorar recursos (sim jogadoras, mais 3 ou 4 no próximo ano) e dar a visibilidade e importância que futebol feminino merece.
isto tudo para dizer que amanhã vamos ganhar 3-0, uma buja da Maiara de livre, um da Diana Silva – queca na Rute e o terceiro uma biqueirada da Capeta, chupem!!! …a Hannah Seabert vai defender um penálti cavado pela Cloe aos 90+3 🙂
A maior necessidade, é o trabalho mental. De facto, o fator físico e anímico, nota-se com o Benfica. Parece que entram em campo derrotadas, a pensar que vão sofrer mais tarde ou mais cedo. Nos outros jogos, somos superiores fisicamente, mas falta o trabalho mental, a concentração, a cabeça fria.
Facto, estamos a 10 pontos, mas se os jogos tivessem 88 minutos, estávamos a 4. Mas 8 dos pontos perdidos, tem a ver com o treino e o entendimento táctico e concentração das jogadoras. Pode ser que com o tempo e com novas filosofias seja diferente. Mas no meu tempo, há 25/30 anos atrás, nos últimos 5 minutos se o resultado nos interessava, era, “alivia Aurélio” ninguém queria trocar a bola perto da baliza ou fazer passes de risco, era jogar fácil e dos 10 pontos perdidos, só os de Famalicão, para mim justos, foram os únicos que não foram perdidos assim.
Com o Benfica, deve ter sido o jogo mais equilibrado de sempre. Nós por cima, elas por cima. No fim, não se manda “a bola para as couves” 1-2. Com o Braga, ao intervalo, podia-mos estar a ganhar 5-0, perca de bola no 1×1, contra ataque 0-1. Na segunda parte, sentido único,empate. Último minuto, passe a queimar, contra ataque, 1-2. Melhor jogadora em campo Patrícia Morais. Damaiense, mais do mesmo, sair a jogar no último minuto e a ganhar, perca de bola 2-2.
Conclusão, perdemos 10 pontos, 3+3+2+2, quando aos 88 tínhamos perdido 2+2+2 e tínhamos ganho 2 ao Benfica. Neste momento pelo jogo jogado, seria Benfica 37 e Sporting 33.
Concordo genericamente com a abordagem e ponto de situação que fez.
As ausências por semanas de algumas do núcleo duro da equipa, como foi o caso da Diana Silva e ainda o é de Brenda Pérez, mas também a tardia chegada à equipa, por impedimento clínico, de Sofia Silva e de Maiara Niehues, têm limitado a qualidade da equipa disponível para ir a jogo e o leque de convocáveis.
Foram as circunstâncias de diversos jogos na Liga BPI (golos sofridos aos 88′ SCB e 89′ SLB, que ditaram duas derrotas, a expulsão de Bruna Costa aos 50′ FCF, e cedência de empate aos 90′ SFF) que nos trouxeram até aqui, a que somou opções da equipa técnica.
Sou dos que, mais do que desejar, penso que tem a equipa plantel para lutar com êxito pelo 2º lugar no final da competição
na Liga BPI, já que, no que aconteceu, nada a fazer.
lol uma “Paulo bentisse” ahah muito bom… o que eu disse é que cada vez mais acho que a altura não seja determinante na boa performance da equipa nem individualmente nem colectivamente, outra coisa é forma física e a intensidade que o Miguel fala sim, temos falta disso.
Finalmente com tempo para te responder a esta parte… 🙂
Tudo é importante, logo a altura é importante também.
São várias as valências de um/uma atleta. Altura, velocidade, inteligência no jogo, técnica, etc. Sendo tudo igual menos a altura, tu escolhes sempre contratar o/a atleta mais alto/a. Logo, essa premissa de que a altura não interessa é falsa.
Depois ainda tens o facto, não da altura duma jogadora mas da altura duma equipa. Podes ter 1, 2 ou 3 jogadoras baixas, se as outras foram todas altas. E se as baixas tiverem outras mais valias que compensem a falta de altura, o que, de todo, não acontece com as nossas jogadoras que falei.
A Bravo não é baixa. Tem 1,70m. Mas é lenta que dói! Corre devagar, joga devagar, mexe-se devagar, ou seja, é pouco competitiva.
Eu falei muitas vezes da rapariga, principalmente nos jogos que vi das selecções da formação – Sub16 e Sub17 – e a este nível não se notava uma diferença muito grande para as restantes jogadoras. Dava para ver que era lenta mas não era uma diferença que fosse realmente significativa e que era compensada pela sua técnica e visão de jogo. Nas séniores isso nota-se a léguas, e a técnica e visão de jogo já não equilibram a balança como equilibravam na formação. Sendo tudo mais rápido, e sendo ela lenta, não consegue aplicar a técnica e a visão de jogo, como acontecia na formação, exactamente porque é lenta e caem-lhe logo em cima, além de que tem deficiências gritantes na parte defensiva – que é outra coisa que na formação não se notava tanto.
Depois, também não vês no FM jogadores com o corpo pouco trabalhado – é gordinha – da Bravo. E sendo uma jogadora dum plantel profissional, eu não entendo como deixam isto acontecer.
A Joaninha é baixa (1,55m), não é rápida e não tem corpo. Não vês paralelo com isto no FM em equipa nenhuma do nível do Sporting.
Estares a comparar com a Tatiana, que tem mais 12cm (1,67m), é mais rápida e tem mais corpo, além de que sempre foi uma jogadora muito competitiva, é completamente despropositado, desculpa que te diga.
A Bonmati é uma jogadora de eleição. Além disso não é um pau como a Joaninha, mas quase um tronco. Tem muito mais técnica, tem mais velocidade, sabe rematar, enfim, é de um nível 100 degraus acima, em tudo – e não são os 6cm a mais que fazem a diferença mas tudo o resto!
O Messi é pequeno (1,69m) – ao lado do Ronaldo (1,87), parece um anão! Mas tem velocidade, supertécnica, corpo, enfim, é super competitivo! Não é por ser pequeno que se pões de lado quando tudo o resto é 5 estrelas!
A Diana tem 1,61m… Ninguém liga ao facto de ser pequena porque nas outras valias é importante. Ou achas que são, também aqui, os 6cm a mais que a Joaninha que fazem a diferença?
A Ana Borges tem 1,60m… Mais uma vez ninguém liga ao facto de ser pequena porque tem tudo o resto Ou são os 5cm que fazem diferença?
Numa equipa como o Sporting – e acrescento o Benfic@, o Braga e qualquer equipa portuguesa que queira lutar para ser campeã no FF – há um limite, ou devia haver, para o nível das diferentes valias das atletas.
A Bravo não tem os mínimos de velocidade e intensidade, tornando-se uma jogadora pouco competitiva. A Joaninha não tem os mínimos de velocidade, de corpo e de altura, tornando-se também uma jogadora pouco competitiva. E depois tens toda uma quantidade de jogadoras que vêm da formação, como a Dantas, como a Mariana, como a Cid, como a Inês ou como a Jóia, que não reúnem condições morfológicas e/ou técnicas para o nível que se deve exigir no Sporting.
Nada contra as miúdas, já disse, que dão o seu melhor e se esforçam dentro da sua capacidade. Mas a verdade é que o que dão é insuficiente, na minha opinião!
E é por teres 3 ou 4 assim num 11, que não tens a mínima hipótese – como eu afirmei em Agosto! – de lutar pelo campeonato.
Depois, em cima disto, que já condiciona muito, e não é irrelevante de todo, tens um futebol lento, sem intensidade, que não se compadece com o que se deseja num clube como o Sporting.
Se nós criticamos tanto a falta de velocidade e a falta de intensidade do FM, foda-se, o FF é como se estivesse parado, tipo matraquilhos.
Vês a Chandra a jogar, ou até a Dutra, e parece que jogam de mota ao lado de Cids, de Bravos, de Joaninhas, etc…
Temo que uma miúda, com um potencial enorme, como a Maísa, se vá perder com o treino e a intensidade que dão no Sporting. Já devia estar a ser trabalhada para ganhar mais velocidade, mais técnica, mais corpo, para poder ter sucesso no futebol sénior. Porque se fizerem com ela o que têm feito com as outras, será outra a perder-se…
Vamos ver qual o futuro que essas jogadoras vão ter… porque eu não acredito que nenhuma delas chegue, por exemplo, ao nível duma Fátima Pinto, que está bem abaixo duma Tatiana – que com a intensidade que lhe deram em Espanha está no melhor nível da carreira, super competitiva! A Fátima não é nenhum portento técnico, não é rápida, mas tem altura e corpo que compensa o que lhe falta no resto. Coisas que as miúdas não têm!
Da formação, até agora, em 6 anos de FF no Sporting, saiu uma jogadora com bom nível: a Andreia Jacinto. E mesmo assim sempre lhe faltou mais intensidade e mais velocidade para poder estar num nível realmente bom. Aproveita-se também a Alícia Correia, que tem algum potencial.
O resto, ou melhora muito ou é para esquecer…
E apostar numa GR de 1,60m, é daquelas merdas que só um matemático pode explicar!
🙂 concordo com o que dizes, claro que se as jogadoras tiverem as restantes valências que referes tudo se esbate e umas compensam as outras. Para algumas jogadoras é fácil alcançar níveis competitivos altos, outras jogadoras só com trabalho extra conseguem alcançar um nível verdadeiramente profissional, e isso parece que não está a ser bem feito no meu clube, infelizmente.
Para mim um dos erros principais deste Sporting é mesmo andar a queimar etapas na formação só assim se entende a fraca prestação das jovens jogadoras. Acredito que noutro contexto competitivo interno, miúdas como a Bravo, a Joaninha e outras renderiam muito mais, sempre que fossem chamadas à equipa principal, actualmente não existe competição interna. Por isso culpo em parte a equipa técnica por querer queimar estas etapas da formação, mas culpo sobretudo esta direcção que até agora só mostrou que não quer mesmo saber, não investe na equipa e não acredita que o futebol feminino alguma vez trará retorno financeiro, são tão burros que doi!
agora, escrevo isto depois de mais um desaire onde leio uma crescente contestação à treinadora e percebo essa contestação, estamos no Sporting, sempre foi assim e faz parte… mas ainda acredito que a Mariana Cabral é parte da solução e acho que pode fazer mais e melhor se lhe derem as condições que aliás nunca teve desde que chegou à equipa principal! vamos lá ver o que vai acontecer…
Incrível a dualidade de critérios do árbitro do Al hilal vs flamengo.
Cada falta do flamengo era um amarelo. Expulsão ridícula do jogador do flamengo (nem sempre penalti da direito a amarelo, quando o primeiro amarelo por simulação ja tinha sido muito puxado)
O dinheiro árabe a entrar no futebol já se faz sentir.
temos melhorado a comunicação do clube com bons spots no youtube, os backstages e assim na equipa principal masculina mas no feminino podemos e devemos fazer muito mais. Certo que o mais importante foi mesmo a renovação da Hannah Seabert e da Diana Silva, mas teria muito mais impacto se tivessemos spots do nível do Chelsea nas renovações com as nossas jogadoras! vejam este anúncio da renovação da ainda segunda GR do Chelsea (apenas 8 jogos!) – a Zecira Musovic.
Como RA, poderá ler aqui comentários, tentarei ajudar em ideias. E até ao jogo pensar sobre elas.
Então.
Como RA gosta que a equipa comece a jogar a partir de trás, então eu optaria, nos centrais por pôr M. Reis em detrimento de G. Inácio, porque é mais tecnicista, na ala direita, continuaria com Esgaio de princípio, enquanto o jogo ainda estará fresco pras duas equipas, no ataque, utilizaria a técnica de Edwards de princípio pra desgastar e moer a cabeça ao lado esquerdo do porto.
Em caso de podermos estar com alguma vantagem no marcador, mesmo que seja 1-0, na segunda parte, faria entrar Bellerin pro lugar de Esgaio, para dar, depois da vantagem alguma experiência ao lado direito e tiraria também Edwards, pra entrada de Trincao, para aproveitar alguma subida do porto no terreno, deixando espaços atrás, que poderiam ser aproveitados por aquilo que eu penso, que Trincao gosta, de espaço pra sua velocidade, coisa que Edwards não tem. E assim, poder “matar” o jogo.
Assim.
A minha equipa inicial seria esta:
Adan
Just, Coates e M. Reis
Esgaio, Ugarte, Morita e N. Santos
Edwards, Chermiti e Pote
Com as substituições atrás referidas.
RA, esta é a minha ideia.
Ajuda nalguma coisa ?
Epah, acho que dificilmente estaríamos menos de acordo. Estou quase em absoluto desacordo com tudo…mas pronto, são visões…
O Inácio é o central que melhor saí a jogar. Para além de ser o nosso melhor central. É quem mais facilmente queima linhas no passe e que se sente mais confortável sob pressão a fazer passes progressivos. O M. Reis é mais jogador de transporte, tal como o Just mas num jogo como o jogo com o porco, é muito mais importante o central que mete o passe nos interiores da frente e que permite os interiores saírem a jogar limpo nas costas do meio campo deles do que o central que tentar sair a correr com a bola no meio da pressão. Já nem vou ao desacerto defensivo do M. Reis no posicionamento. E tecnicamente o Inácio não é pior que o Reis…
No limite eventualmente discutiria entre o M. Reis e o Coates mas acho que o Coates tem de jogar estes jogos. É capitão, é presença fisica. E o M. Reis é demasiado burro para jogar estes jogos a central e saberes o que vai sair dali.
Se se tiras o Inácio na lógica do “sair a jogar em pressão”, o Esgaio é o ultimo gajo que pode jogar na ala direita. E exatamente ao contrário, o único motivo que vejo para o Esgaio jogar em vez do Bellerin é a experiencia que o Esgaio já tem nos jogos com o Porco. O Esgaio sabe exatamente ao que vai e isso é importante. Apesar disso, não metia o Esgaio a marcar o Galeno nem por nada. Mesmo com a experiencia, vai levar amarelo muito cedo por falta de velocidade e de técnica.
Epah, então de dizeres que o Edwards não tem velocidade e que o Trincão gosta de espaço para aproveitar a velocidade….mais uma vez, dificilmente conseguiria ver mais oposto. O Trincão é um jogador a diesel que trava o jogo. Exatamente o que não queremos quando há espaço. O Edwards é muito mais de “ir para cima” e é 10x mais rápido do que o Trincão. Não é bom na definição mas o Trincão tem dificuldade sequer a chegar á definição devia à lentidão de processos…
Ah
G. Inácio no banco, será sempre uma mais valia, pra uma necessidade cá atrás, e como eum jogo exigente, caso Just não o aguente, estaria resolvida a questão.
A velocde Just no princípio é importante, que é quando o Porto ainda terá alguma frescura.
Inácio + 10…
Nao percebo o que o rapaz fez para tão pouco respeito vosso.
Inácio é o mais regular central da equipa.
Rápido boa canhota e marca uns golitos.
O que era preciso era tratarem os sócios com respeito, serem transparentes nas operações que fazem com o dinheiro do Clube e da SAD, acabarem com a abertura de urnas antes de qualquer discussão nas AG, pedirem desculpas aos adeptos que levaram bastonadas das forças policiais no Estádio e Pavilhão, baterem-se por horários decentes dos jogos e que permitam as famílias irem ao Estádio, acabar com a guerra e promover um acordo sério com as claques, respeitar os estatutos do clube, inscrever nas provas europeias as modalidades que ganharam direito a essa presença, investir nas modalidades de pavilhão na mesma proporção que investe-se no Basquetebol, repôr no Museu o espaço dedicado a Madjer que eliminaram, apresentar as contas consolidadas do Grupo Sporting, apresentar o resultado do inquérito interno a fuga da auditoria forense.
Enquanto não fizerem isso bem podem meter os spots e os backstages todos onde o sol não brilha!
E espero que o mirko não leve a mal este meu comentário.
Não consigo verdadeiramente ver nada de positivo neste Sporting que cada dia se aproxima mais daquele de 2013, no que respeita ao brutal endividamento, ao definhar da maioria das modalidades e a extinção de outras, a morte acelerada do associativismo e da militância de adeptos e sócios.
É por isso que não gasto mais um euro no Sporting, por entender que com isso contribuo para a manutenção por mais um dia desta gente que não tem honestidade, vergonha e principalmente competência para estar a frente do nosso Clube.
… É escusado estares a expôr todas essas situações ultrajantes e indignas, e outras tantas que não referiste, porque este moços vivem no mundo dos unicórnios… vão ignorar todas essas fdputisse que esses criminosos fazem ao Clube e aos sócios, e de seguida respondem-te com um sorrisinho e falam-te dos backstage fenomenais, da Cidade Sporting que finalmente esta pseudo-direção inaugurou, a formação já há décadas que não era assim tão bem trabalhada… e é assim que são felizes, sendo ignorantes e inimputáveis…
… e é melhor assim, serem uns tolinhos… se eles vissem essa realidade que falas lá em acima eles suicidavam-se…
Aceito perfeitamente que tenha uma visão diferente da minha.
Para mim despender um euro que seja é alimentar pessoas que estão a esvaziar o Sporting materialmente e socialmente, é validar o estado actual do Clube (34M de dívida) e da SAD (100M de dívida). Não é ajudar a construir nada pois o resultado de 4 anos é exatamente o oposto, e já foram consumidos bem mais de 700 milhões de euros.
Já fui atleta, vice-presidente e tesoureiro de uma agremiação desportiva.
Ouvi elogios, críticas, contestação, discordância com meus pontos de vista, mas nunca insultei ou hostilizei nenhum sócio, e por isso não aceito que me caguem em cima.
Como alguém escreveu a dias, há algo maior que Sporting e chama-se amor próprio.
Aquilo que descrevi acima é uma realidade. O Sporting é hoje quem está na sua direção e este Sporting não tem qualquer respeito por mim e por ti.
E não peço a ninguém que faço o mesmo. São todos adultos e vacinados.
“Como alguém escreveu a dias, há algo maior que Sporting e chama-se amor próprio.”
Fui eu e reafirmo.
Concordo com a tua análise e penso igual.
Esta malta que lá está, faz o que quer e o que lhe apetece.
Sabe que tem uns sócios muito educadinhos, que pagam e que apenas se manifestam no momento em que votam.
Fora disso, tem o entendimento errado, digo eu, que quem critica o estado atual das coisas contribui para instabilidade e insucesso do clube.
O meu entendimento é que não se devia fulanizar direções.
Haja programas com objetivos razoáveis.
Depois vota-se no melhor programa.
Direção que não cumpra tem de colocar o seu lugar à disposição para que outros sócios possam fazer um trabalho melhor.
Agora apresentar um programa cheio de mentiras e permanecer no cargo 4 anos sem contestação, é ridículo…
Tinha a ideia que teria sido o Leão Rampante a escrever.
É impossível que com tanta mentira, manipulação, incompetência, e visível degradação financeira, desportiva e associativa ainda haja quem bata palmas a espera de fim de mandatos para colocar a cruz em outro.
Foi este pensamento, de comer e calar, que levou o Sporting à quase insolvência em 2013. Continuamos a não aprender nada com os erros…
O que quis dizer com isto é que para além de serem definidos objetivos razoáveis, os mesmos devem ser quantificáveis. E não tretas isotéricas.
Objetivos económicos e desportivos.
Objetivos nas receitas, nas despesas e lugares mínimos nas competições que o clube compete.
Por conseguinte a direção internamente deveria ela mesma estipular objetivos para os seus funcionários.
Não cumprem, só têm que se sujeitar novamente ao escrutínio dos sócios.
“Existe uma nova consciência individual sobre a necessidade de um modelo socioeconómico que assegure a sustentabilidade ambiental.
Existe uma nova consciência sobre os benefícios da colaboração altruísta e intergeracional para uma melhor vivência em sociedade.”
Isto estava no tal programa do varandas por exemplo.
Ou seja o programa começa logo com uma preocupação que devia ser prioridade para todos os sportinguistas….as questões ambientais…. 🙂
E a maioria votou nisto…os tais que irão cuidar dos destinos do clube.
Sou da opinião que os vídeos do YouTube, sendo uma boa ideia e gostando muito desta tentativa de aproximação dos adeptos aos atletas, não são mais do que um placebo nesta altura.
O problema não se resolve apenas com isto. Muitas das modalidades sobrevivem porque alguns dos elementos que as compõem têm paixão pelo clube e pelo seu trabalho e agem longe do olhar e do inevitável toque de mirdas desta direção.
Já aqui o disse algumas vezes. Os nossos sócios e adeptos não têm qualquer amor próprio e permitem qualquer tipo de abuso psicológico e físico vindo desta direção em troca de um título de futebol e dos consequentes “bragging rights”.
Em relação à segregação dos adeptos por bancadas, é algo que sempre aconteceu, não é um fenômeno novo. Ainda me lembro de ouvir o Nani a ser assobiado pela tribuna central de Alvalade porque fintava muito e mais tarde porque se agarrava muito à bola e matava a dinâmica do jogo (embora esta última possa ser verdade em algumas situações, mas daí a ser assobiado…) ou até do aplauso de pé ao Ruben micael…
A bancada central de Alvalade é um dos problemas do Sporting e normalmente é composta por gente privilegiada e que se está muito bem a cagar para o clube pois volta e meia vende bilhetes aos alemães ou a lampiões porque o dinheiro dá jeito sendo titular do bilhete mais caro de todo o estádio. Fica a sensação de que é tudo uma questão de estatuto. O clube também definha por aqui.
É um pouco como a batalha entre o humanismo liberal, que defende que os humanos são individualistas e o seu principal propósito é proteger este direito à individualidade e a liberdade individual de cada ser humano, contra o humanismo social que defende que a humanidade é coletiva e o principal propósito é proteger a igualdade entre cada ser humano.
Não sei bem onde o Sporting se situa neste momento. Por um lado ninguém é livre de apoiar o clube como quer. Por outro lado ninguém se considera igual ao seu par, há toda uma divisão por castas e isto é muito mais notório no Sporting do que em qualquer outro clube português. E aqui contra mim falo pelas críticas que faço aos elementos da bancada central e ao seu privilégio e às suas atitudes, não os considerando iguais a mim e vice-versa.
Tudo isto para dizer que o Sporting vive uma grave crise de identidade.
Aqueles que se propuseram a uni-lo, aqueles que se propuseram a encontrar essa tal identidade, não o fazem porque é nestas fissuras estruturais que cresce e prospera a desonestidade, a corrupção e o compadrio. É por demais evidente que não é um dos objetivos da direção.
Fazendo um inevitável paralelismo com 2013-2018 e não querendo ser saudosista ou tentar fazer um culto de personalidade, o Sporting tinha uma identidade, o Sporting estava efetivamente unido. Isso não é somente possível com BdC, é possível com alguém que olhe para este problema grave e o queira resolver de uma vez por todas. Até lá, essa crise de identidade continuará a espalhar-se por todos o segmentos do clube, apenas encontrando anti-corpos em atletas e equipas técnicas que sabem exatamente aquilo que querem, quem são e, sobretudo, o que é verdadeiramente o Sporting Clube de Portugal.
Quando a subjetividade é complexa, fruto da velha máxima, cada cabeça sua sentença, nada como racionalizar as coisas e tornar as coisas o mais objetivas possíveis.
Torne-se o lugar de presidente do clube dependente de objetivos quantificáveis, de acordo com o programa eleitoral que apresentem.
Não cumpre….próximo.
Quem apresenta um programa eleitoral deve ser responsabilizado por isso.
Mas eu pessoalmente tenho um conceito diferente do que é responsabilização, em relação ao que ouço constantemente as pessoas dizerem à boca cheia.
Para mim responsabilização vem imediatamente atrás da consequência.
A responsabilização sem consequências é basicamente uma mão cheia de nada.
O Amorim, o varandas , o viana, o zenha….todos eles podem dizer que assumem a responsabilidade dos insucessos, mas sem consequências e com a repetição dos mesmo erros, com a desculpa que ainda estão a aprender, estamos a falar do quê?
Basicamente da estupidificação dos sócios e adeptos que andam a comer merda às colheres.
Primeiro, acho que hoje em dia pouca coisa me irrita mais do que a palavra privilégio…
Depois, acho que tens razão na divisão dos adeptos. Desde que me lembro que existe e não creio, ao contrário de outros, que seja pelos resultados. Acho que é resultado de snobeira de todos os lados. Como dizes, e bem, somos um clube de “castas”. E de castas contra castas. Já nem acho defeito, acho que é feitio. Seremos para sempre assim a não ser que parte das castas se cansem de vez do Sporting e aí uns ganharão mas o Sporting vai definhar….
Acho que não tens razão na união entre 2013 e 2018. O clube foi unido no estado de graça da direção em 2013 e enquanto a expetativa era péssima e os resultados do Leonardo Jardim foram bons. A partir daí o clube nunca foi unido. Eu até acho que foi uma das falhas dessa direção, tal como desta. Em polos opostos. Uns contra croquetes, outros contra claques…em ambos os casos havia da parte das direções uma forma horrível de lidar com a critica e isso cria barreiras.
Quem quiser unir o Sporting terá sempre de ter 2 coisas. Na verdade, 3. Noção da existência destas castas e saber gerir a comunicação com isso em mente. Bons resultados desportivos. E uma terceira que acho critica…que é apostar nos putos da academia. Esta ultima é a que ajuda a que a segunda não seja tipo “bons resultados desportivos = títulos em barda”. Modera a 2ª.
Abordando o clube com essa subjetividade, a coisa nunca irá mudar.
Assim haverá sempre conflitos e politiquices.
A tal guerra de castas.
O Sporting Clube de Portugal é uma empresa, cotada em bolsa, quer se queira quer não.
Está na hora de profissionalizar e tornar de uma vez por todas a gestão do clube de forma competente e não afeta a momentos ou personalidades.
Criem-se objetivos, mais na parte da sobrevivência do clube do que propriamente ganhar X campeonatos por mandato, mas haja algo de quantificável para determinar se de facto uma direção é boa ou má para o futuro do clube.
O clube não pode viver com guerrilhas internas e dar demasiada importância à dicotomia croquetes e não croquetes.
Mas para isso é preciso haver um rumo bem definido.
Enquanto houver fulanização do clube….nunca sairemos do mesmo.
Tens em conta demasiado alta a gestão de empresas cotadas em bolsa…
Já digo à muito tempo que nos estatutos deviam estar vários parâmetros financeiros que não deviam poder ser ultrapassados e as penalizações que devia haver para se fossem. Não é para avaliar se é bom ou mau, é mesmo para não serem.
Métricas de balanço, P&L, Tesouraria e rácios de solvabilidade.
Depois a partir daqui, garantida a sustentabilidade financeira do clube estatutariamente, então cabe mesmo aos sócios avaliar qual a politica que pretendem para o clube em cada momentos e uma direção…
… estás a referir-te que a união acabou quando certos escroques começaram a espalhar flyers e a colocar outdoors contra a Direção do Clube que tinha cometido a afronta de salvar o Clube da falência expondo assim a incompetência e ladroagem cometida pela CASTA de f6dp que agora estão lá de novo?????…
Foi bem mais quando rebentou a cena entre o BdC e o Marco Silva. Penso que aí é o primeiro sinal evidente de divisão dos adeptos…
Esses outdoors penso que não tiveram grande impacto. São já depois deste episódio, numa altura em que vem o JJ e que assina o contrato da Nos…tiveram muito menos impacto da divisão do que outras coisas. Apesar de…lá está. Mostrarem a existência dessa divisão…
E parece-me bastante abusivo considerar, por exemplo, que foi o pessoal da central. É como dizer que foi o pessoal das superiores a fazer coisas que meia dúzia de pessoas de uma claque fazem…
é curioso referires todas essas situações… porque eu também ia referi-las na sequência… de todas essas, a única que se pode dizer que ‘partiu’ da direção e criou divisionismo, foi a contratação do cavalo de tróia (não era cavalo de tróia, passou a ser em jan’18) eu próprio fui 1000% contra, mas o Sporting era mais importante e na primeira época foi campeão… roubaram-nos o título… tudo o resto partiu da inveja e ganância de quem foi arredado da teta do Sporting… e então esse contrato milionário da NOS que até fez o saddam cá do sítio ficar tão indignado que veio logo dizer que era inadmissível o contrato dos assassinos ser inferior e que teria que ser renegociado… isto quando 15 dias antes fora tratado como um herói merecedor de estátua, midget do psd dixit… e a aberração total é fazer esta palhaçada toda quando os jogos nem dão na Sporttv…
… o pessoal não quer crer que foi manipulado pela cs e pela elite lixoboeta, que muitos mamam no Sporting há décadas e mandam na cs, na justiça, nos políticos… e engendraram esta tática de irem queimando a imagem de BdC que andava a expor, inclusive na AR, toda a corrupção, jogos de bastidores, coação sobre árbitros, etc… e isso mexeu com muito fdp e ameaçava seriamente o status quo social de muitos fdp…
… a desunião foi fomentada de fora, não de dentro como agora… mas isso era mais que expectável, com criminosos e infiltrados do clube dos assassinos ‘a gerir’ o Sporting… o fim está próximo… têm o que merecem…
… nãooo… de dentro (contratação de jj, que até ia unir mais, caso não nos roubassem o campeonato), de fora, a manipulação das cabecinhas ocas dos adeptos pela cs vendida e daí começaram a hostilizar o Presidente… a razão foi a MANIPULAÇÃO feita pela cs, não foi porque ao assobiarem aqui e ali o Presidente rasgou os acordos com as claques, nem proibiu adereços dessas claques no estádio, não desrespeitou os sócios que foram votar negativamente um R&C, para a seguir essa AG não valer nada… nem a próxima…
esta divisão é criada, fomentada e explorada pelos vermes que lá estão… que vocês queiram ignorar a realidade tudo bem, mas vir com argumentos falaciosos não…
… um andou a apagar fogos, outro incendeia tudo por onde passa…
… fodasse que cegueira que esta escumalha tem sem serem invisuais…
devo ter-me explicado mal… esta direção foi criticada e retaliou à nazi… o outro foi criticado e tentou resolver, às vezes mal mas tentou pelo bem maior do Sporting… conclusão, há contestação agora com TODAS AS RAZÕES DO MUNDO, FACTUAIS, ÓBVIAS E EXPLÍCITAS… com o outro a contestação baseava-se em soundbytes inventados e/ou deturpados pela cs que os retardados dos sócios engoliam…
… a maior prova disso é que a contestação antes não afectava as assistência em Alvalade e agora refletem-se… explica isso à luz do teu raciocinio básico…
“Acho que não tens razão na união entre 2013 e 2018. O clube foi unido no estado de graça da direção em 2013 e enquanto a expetativa era péssima e os resultados do Leonardo Jardim foram bons. A partir daí o clube nunca foi unido. Eu até acho que foi uma das falhas dessa direção, tal como desta. Em polos opostos. Uns contra croquetes, outros contra claques…em ambos os casos havia da parte das direções uma forma horrível de lidar com a critica e isso cria barreiras.”
Consigo aceitar isso, mas ainda assim a polarização era muito menor do que é agora. 2018 foi o coup-de-grace e abriu um autêntico rift na nação Sportinguista.
Eu estou sempre disposto a por as minhas diferenças de lado em prol do Sporting, mas o que é certo é que neste momento, quem devia moderar esse diálogo entre “castas” e promover a união, não o faz de todo. Se promovesse essa união, eles neste momento estariam isolados e seriam alvo de um escrutínio muito mais intenso que não fosse amenizado por um título de futebol. Como se pode ver por este ano, começam a haver pessoas num limbo, temo que, caso o ano seguinte seja mais do mesmo, o clube não se consiga unir nunca mais.
Já se permitiu demasiado a arruaceiros que se infiltram nas claques para seguir a sua politica de terra queimada.
Os rapazes que acenderam tochas no estadio, mascarados e queimando adeptos de futebol, já estão identificados e detidos?
Os que andaram a bater em adeptos na Luz, tambem?
E aqueles que mandaram cadeiras para cima da policia de choque?
Esta gente nao pode ter mais espaço no clube. Noutros países isto estaria já tratado.
Em Espanha por exemplo, houve uns atrasados que puseram um boneco do Vinicius enforcado e já estão identificados e vão ter que se apresentar na justiça.
Nós cá, como quase sempre, andamos a discutir fait – divers.
Mas não pode ser, o clube e os seus adeptos já foram prejudicados demasiadas vezes por este grupo de pessoas.
“Os rapazes que acenderam tochas no estadio, mascarados e queimando adeptos de futebol, já estão identificados e detidos?
Os que andaram a bater em adeptos na Luz, tambem?
E aqueles que mandaram cadeiras para cima da policia de choque?”
É uma boa questão para colocares ao Varandas que é quem tem responsabilidade nessa matéria.
Agora colocar o ónus da actual situação do Sporting apenas nas claques é só facciozismo…
Lá está J, a criminalização das tochas é o mais básico e o que dá menos trabalho, porque o que dá realmente trabalho eles não fazem. E não era irem a julgamento por tochas era mesmo atentado à integridade física, pena de prisão e indeminização a lesados. Mas claro proíbem-se as tochas, que se não forem lançadas representam 0 problemas, e assim finge-se que se faz alguma coisa, quando os problemas de fundo continuam lá todos.
Atenção mais um truque de “ilusionismo” do artista do costume, está a tentar lançar um outro tema (tipo ciclo de news) para desviar as atenções do ponto fulcral, a incompetência na gestão do SCP, nos seus diversos aspectos, deste CD e para tal meteu a cassete revisionista n2
“A culpa é toda das claques…” a n1 como sabem é a do BdC, a n3 é o investimento dos rivais, a n4 é as contingências do mercado que nos fazem vender barato e comprar caro…
Prestem muita atenção daqui para a frente ele vai usar este “facto” que criou, como se fosse as tábuas de Moisés e vai fazer de tudo para que não se discutam os reais problemas do Clube, o comportamento das claques é apenas um, não é nem de perto nem de longe, nem o pior, nem o que ameaça mais gravemente a existência do Clube…
Não caiam na armadilha!!! Isto é mais do mesmo desinformação á lá Goebbels…
“Fazendo um inevitável paralelismo com 2013-2018 e não querendo ser saudosista ou tentar fazer um culto de personalidade, o Sporting tinha uma identidade, o Sporting estava efetivamente unido. Isso não é somente possível com BdC, é possível com alguém que olhe para este problema grave e o queira resolver de uma vez por todas. Até lá, essa crise de identidade continuará a espalhar-se por todos o segmentos do clube, apenas encontrando anti-corpos em atletas e equipas técnicas que sabem exatamente aquilo que querem, quem são e, sobretudo, o que é verdadeiramente o Sporting Clube de Portugal.”
Assino por baixo!! Excelente parágrafo.
O Sporting não está unido pois o radicalismo de Maio de 2018 em diante está muito extremado de parte a parte.
E aqui a culpa nao é só da atual direção mas também de uma força ruidosa que independentemente de tudo está efetivamente contra tudo. E tanto de um lado como do outro enquanto não se perceber que aquilo que nos devia unir é o Sporting e não guerrilhas e braços de ferro as coisas não vão melhorar.
Como é que é possivel o Trincão ter ganho o prémio de melhor jogador jovem de Novembro e Dezembro?
O que é que me está a escapar aqui?! Não há mais nenhum jovem a jogar na liga ou foi o padrinho que encomendou?
Isto costuma acontecer mas é com um puto qualquer do outro lado da 2ª circular que entra e marca 1 golo sem querer um jogo. É logo o melhor desse mês e dos seguintes…
Mete uma coisa na cabeça… eu sei que dói…. Escuta – o Sporting que conheceste, enquanto esta gente ou parecida lá estiver… vai ser gerida de fora para dentro.
Afinal as noticias plantadas nos jornais nao servem para vender jogadores, mas servem para fazer a cabeça de determinados adeptos…
Uma coisa é o que vem nos jornais, outra bem diferente é o que se ve jogo após jogo. Nos jornais são todos os maiores. O Renato Sanches era o menino de ouro, o Joao Feliz era o novo Ronaldo, etc, etc. Depois vai-se a ver a produção deles em campo, e não é exactamente a mesma coisa.
Por isso um conselho: avalia a prestação dos jogadores pelo que vês em campo com os teus próprios olhos, e não pelas notícias da comunicação social.
Um gajo ve o que o Trincao joga jogo apos jogo, e fica com a ideia que não joga la grande coisa, mas vem o sindicato, da-lhe um prémio, e afinal somos nos que estamos enganados, ele afinal joga muito, nós é que não vemos…
Volto ao meu conselho: que tal avaliar a prestação dos jogadores pelo que ves em campo com os teus próprios olhos, e nao pelo que diz A ou B ou C?
Eu procuro não ter opinião formada sobre os jogadores antes de os ver a jogar, por isso não me viste criticar aqui o Diomandé, Bellerin, ou Tanlongo. Ainda vi pouco deles, por isso nao critico.
Mas a minha opiniao do Trincao vem dos jogos que vi dele. E comecei a formar essa opiniao desde Agosto e Setembro quando o comecei a ver jogar com mais assiduidade. É um jogador que salvo alguns fogachos, não produz quase nada no tempo em que está em campo, tem pouca intensidade, e é pouco concretizador. Já perdi a conta ao numero de oportunidades de golo feitas que ele falhou. Olha a começar logo pelo primeiro jogo em Braga em que falha uma sozinho em frente ao guarda redes.
Não é um premio dado pelo sindicato de jogadores ou um conjunto de noticias encomendadas que me faz mudar a minha opinião. Eu sei bem o que vejo e formo a minha opinião a partir do que vejo.
Olha não me lembro do Nuno Mendes por exemplo ter ganho o premio de melhor jogador jovem alguma vez, e bastou-me ve-lo a jogar quando era junior para se perceber que ia ser um dos melhores laterais que Portugal ja teve.
“Catalães já fazem as contas com Trincão em definitivo em Alvalade”
“… cláusula de compra de sete milhões de euros por metade do passe seria exercida automaticamente e o Mundo Deportivo esclarece que a manutenção do Sporting na Liga era o referido pressuposto”
“Assim, Trincão será leão em definitivo a partir da próxima temporada, embora o Barcelona garanta o direito a 50 por cento de uma futura transferência”
Então maltinha como é que estamos em relação ao que está a acontecer ao City? A UEFA e a FIFA falharam, há esperança nos órgãos ingleses ou estão como eu acham que aquela merda vai ser uma multa insignificante para gajos que mascararam centenas de Milhões em dinheiro?
Não sou fã deles porque são normalmente clubes de plástico…e eu sou dos que gosta da alma do clube. Por isso não sou adeptos desses clubes.
Mas gosto que apareçam clubes que desafiam o status quo que favorece sempre os mesmos grandes de merda…eu acho que eles enriquecem o futebol, ao contrário do que muitos dizem. É bom ver que os grandes europeus não fazem o que lhes apetece por estes clubes existirem. Porque aumenta significativamente os clubes que podem ganhar.
Prefiro mil vezes ter 16 ou 20 clubes a lutar por títulos ou jogadores do que ter sempre os mesmos 3 ou 4 grandes a esmifrarem tudo o que os rodeia….
A mim sempre me irritou mais a postura de quero, posso e mando dos grandes europeus antigos…odeio a snobeira de Barcelona ou Real ou Milan ou Juventus….
Também detesto, como o Tiago, os snobs tipo Real, Barça, Bayern, etc que acham que podem fazer tudo e mais um par de botas. Mas se é para aparecer algum que se intrometa no meio desses, que apareça com proveniência legal, e sem falcatruas e artimanhas.
Se o City fez merda, entao que seja punido a sério pela merda que fez. E já que na UEFA não punem (porque também devem ter os bolsos bem cheios, com dinheiro do medio oriente), entao que seja punido pela própria Premier League, que normalmente nestas coisas nao brinca em serviço.
Pronto, nao é a UEFA que tem os bolsos cheios, são os juizes do TAD ou TAS ou lá o que é.
O efeito é o mesmo. Dois clubes que deviam ser punidos por contornarem o Fairplay Financeiro, mas que passam pelos pingos da chuva, e podem continuar a fazer as mesmas merdas.
Não sei o que vai acontecer mas uma multazinha tenho a certeza que não…
A sanção que for, vai ser pesada. Caso contrário isto não tinha sequer sido divulgado assim, sem conhecimento do City.
Além disso, disto não têm hipótese. Não há recurso na Premier League. Não podem fazer como na UEFA que foi para recurso. Aqui, o que for determinado…vai…
Vamos ver para onde vai… Talvez vá para a Juve, visto que o gajo curte ganhar fácil ahaha. Mas concordo com o que dizes, se há malta que vale a pena acreditar são os bacanos da Premier e da Bundesliga.
A Juve já foi penalizada, estão fartos do Alegri, e a Série A parece ser a coisa mais fácil de ganhar de sempre. Eles têm gajos jovens bons, precisam de algumas remodelações, mas fds o Alegri que não é nada de especial, recuperou desvantagens de 2 dígitos dois anos ou o que foi… Eu acho que é o mais natural, porque é onde vai ter menos pressão, na Bundesliga esquece, Liga Espanhola também, EPL vai sair agora (?), sobra a Serie A ou seleções…
Pois esqueci-me do mais óbvio e o que dá menos trabalho de treinar. Mas não sei, aquilo é a equipa do Mbappe e não a do Messi. Mas sim esqueci-me do que mais se enquandra no perfil do Guardiola, 0 desafio títulos garantidos.
Parabéns ao Bruno de carvalho, o único presidente que me devolveu o orgulho de ser sportinguista!!!
Afastei-me do Sporting porque não consigo compactuar, com este novo Sporting, desculpem-me sportinguistas (não aos j’s desta vida) aos verdadeiros sportinguistas, claques incluidas!!! Voltarei um dia, quando o Sporting voltar a ser nosso!!! Deixei de ser sócio e não me arrependo
Hehehehehehe tal e qual! Mas a culpa não foi deles, foi da falta de “um bocado de noção”… nem com o quebrar de um longo jejum de títulos e Miséria, esses otários acordaram. Gente que anda por aqui todos os dias cheia de certezas e cagança.
E que tal “Se os sócios têm tido um bocado de noção, o que seríamos com mais estes 5 anos em cima?”…
… assumirem responsabilidades Ana?… alguma vez??… a culpa será sempre do escorraçado, nem que inventem ou manipulem factos para ‘culpar’ o legítimo Presidente, e ao mesmo ilibarem-se dos seus actos execráveis para com quem deu tudo ao Clube
a) Vale o que vale, haverá por aqui transferências sub-avaliadas e sobre-avaliadas
b) Benfica lidera o ranking europeu (!)
c) Braga consegue exercícios muito positivos
d) Modelo comum a todos os grandes e “wanna be’s” nacionais
e) Tal saldo, no caso do Sporting, deveria dar lugar a:
– diminuição do passivo
e/ou
– cobertura de défices de exploração
e/ou
– investimento significativo em activos de diversa espécie (não-desportivos)
e/ou
– investimento significativo em activos desportivos, com custos diferidos
e/ou
– ???
O que vemos:
– contas na mesma
– plantéis cada vez piores, transversalmente
– valorização de talento para venda futura em baixa, fruto de prestações colectivas mediocres e de falta de investimento em craques com potencial grande retorno
– ausência de resultados desportivos
Premissa:
O saldo positivo, num suspostamente grande clube desportivo, só serve para sanear contas (sustentabilidade futura, via activo vs. passivo e/ou via financiamento de défices de exploração, nas demonstrações de resultados), para financiar investimentos infraestruturais, para financiar investimentos desportivos (competitividade desportiva) , de modo a que se possa ganhar títulos, sem colocar em causa a sustentabilidade futura do clube.
Perguntas decorrentes:
1. Uma retrospectiva: o saldo positivo tem servido exactamente para quê?
2. Uma prospeciva: este rumo, a manter-se, serve exactamente que objectivos?
Agradeço, desde já, quem aponte falhas neste meu raciocícinio e/ou quem apresente pistas para as respostas. Obrigado, com toda a sinceridade.
A resposta à segunda questão já a exprimi aqui… Serve os propósitos de quem planeou Alcochete, que também já disse que foi planeado, financiado e executado maioritariamente pelo clube dos assassinos para tomarem o Clube que lhes faz frente… e depois de tomarem o Clube desbundarem as finanças do Clube em negócios megalómanos e ridículos, comissões pra tudo quanto é lado, humilhar e dar porrada nos sócios, destruirem a alma do Clube até que nada reste e o plano termina… com o clube dos assassinos a ser o único grande da merda da capital…
*e deixem PC morrer que vocês vão ver os assassinos a serem o único grande no benfiquistão…
O carnide, o poder político (que é quase a msm coisa), o poder judicial… “sportinguistas” como GL que surgem em mails a conspirar com jornalistas/OCS para derrubarem um presidente legitimamente eleito, o presidente dessa agremiação (carnide) que diz “estamos a trabalhar para ajudar… o Sporting “!? O garanhão de varandas e o seu amigo tusta que estão nas msg de whatsapp a darem a dica a alguns casuals para sairem do recinto da academia antes que a bófia chegue… a maçonaria que se confunde com os titos & monteiros, o escritório de advogados do mano e do ex-PMAG, os presidentes da Assembleia e da República…
A culpa foi de todos, menos dos sócios e adeptos sportinguistas que paparam isso tudo e correram com BdC… Malta de elite, com QI acima da média, com a dentição normal e que não bebe vinho de pacote, deuxou-de enganar pela CMTV… Quem diria…
Na altura quem veio com a teoria do terrorismo, até foi um homem que depois teria um alto cargo no Benfica. Aquilo foi feito por idiotas, mas que houve pessoas ligadas ao Benfica que se aproveitaram das plataformas para queimar um homem inocente e moldar a opinião pública, disso o Ginha não se livra.
… tu e a tua ingenuidade… santa inocência… ou arrogância… não foram vocês que foram os parvos nãaa, foi meia dúzia de trengos com 1904 tatuado na perna, apelidarem, DE FORMA SURREAL e CRIMINOSA alcochete de terrorismo também foi por acaso, a juiza, a p*** da candida vilar, que ouviu eintimidou os delinquentes a acusar o Presidente… tudo coincidência… essa pseudo juiza ser benfiquista assumidissima é apenas outra coincidencia…
… parece um jardim escola a tasca, capacidade raciocinio da maioria roça o pré escolar… mas o que falta em intelecto sobra em soberba e arrogância hilariante…
Verdade Ayres.
Mas ninguém foi mais ingenuo que os Sportinguistas que se deixaram comer de cebolada por Cofinas e paineleiros, e que mesmo com tudo isso que o Ayres descreveu ainda expulsaram BdC.
Mas tu achas que a maioria não papa? Claro que papa fds. Para o bem e para o mal o Sporting é clube de gente de bem, é um clube em que o que mais importa acima de tudo é parecer bem, e se tens um ex Ministro na TV a dizer que Alcochete é terrorismo e o Bruno estava envolvido, é claro que iam correr com ele. O Benfica e o Porto não têm esse problema, E-Toupeira, Apito Dourado o que for, desde que se ganhe é na boa vocês não querem saber, aqui podemos ter um bom Presidente, mas no dia em que ele dê um peido numa CI está fdd.
Ginha houve muitos que comeram por ignorância, outros que foram completamente manipulados pela cs… ao ponto de ainda hoje lhe terem ódio (o homem salvou o Clube duma falência mais que anunciada)… outros ainda por revanche pessoal e cagaram pro Clube… mas dúvido muito muito muito dos resultados da destituição… aquilo foi um embuste recheado de ilegalidades e de atos criminosos… NUNCA esquecer a PEN e o seu conteudo roubado ao Sporting, um CRIME (+ 1) que ninguém foi criminalizado, as eleições seguintes condicionadas (impediram ilegalmente (+ 1x) duas candidaturas), os boletins de voto estarem marcados com código de barras (apenas + 1 ilegalidade criminosa)…
tudo isto é público… e poderia elencar mais uma centena de actos criminos perpretados contra o Sporting que ficaram incólumes…
…. o clube dos assassinos juntamente com as mais altas instituições do estado decidiram abater o Sporting Clube de Portugal…
… obrigado por resumires, acrescentar que o óclinhos era advogado do cavalo de troia na ação judicial de 16M que os assassinos lhe puseram…e os assassinos retiraram a queixa após uma reunião entre óclinhos, cavalo e saddam… em jan’18… after that all hell broke loose…
Esteve o país todo unido no assassinato de carácter de Bruno de Carvalho e no enxovalhar público do Sporting e da sua Marca. Todo, excepto as viúvas…e o Benfica…
Canal 11.
Para já equilibrado.
O Benfica também parece que não quer transpirar.
Para já um jogo com pouca intensidade e sem grandes oportunidades de golo, a exceção de um lance em que a Diana isolada acerta nas pernas da Rute.
Jogo entretido… Acho que ganhavamos todos de aparecesse o Porto, o Boavista, Guimarães… Não sei é se existem jogadores suficientes e condições para todos terem equipas competitivas… Mas isso deixo para o Miguel, que ele domina isso bem melhor…
O Guimarães é bem possível que vá ao playoff de subida este ano. Isso porque o RP só com uma catástrofe é que não sobe direto. Jornada 5. 8 pontos de avanço para Sporting B e Benfica B.
Na minha opinião não há jogadoras para mais de 10 equipas na 1ª Liga, e com 50% de estrangeiras.
O que se vê na formação, na minha opinião, é que muitas jovens não têm as condições morfológicas – especialmente altura, velocidade e corpo – para darem boas atletas para o futebol de 11.
Em cima disso, também na minha opinião, o nível de treino na formação deixa imenso a desejar – o que não acontece no FM.
Com estas 2 condicionantes, só quem tem algum jeito e condições morfológicas naturais, que são uma minoria curta, é que tem condições para se tornar relevante no FF sénior!
Terás sempre, mesmo para 10 equipas, de ter muitas estrangeiras, ou o nível será muito baixo!
Impressionante, é preciso a Diana e a Capeta virem ajudar a 1ª fase de construção do Sporting…
Basta o Benfic@ meter alguma intensidade e velocidade, o Sporting desaparece… Não me digam que isto não tem a ver com o que se treina… Treinas sem intensidade, lixas-te quando apanhas intensidade! É simples!
Só para acrescentar que, novamente, chegamos aos 60 minutos e o Sporting desaparece fisicamente… Meio campo não existe, centrais ficam mais lentas, e sobra a Chandra, a Diana e a Capeta (que está farta de correr e já perdeu um bocado o discernimento).
Pauleta, no Benfic@, chega para o nosso meio campo todo! Limpa tudo!
Para além da qualidade das jogadores, para mim os jogos da Champions deram outro andamento… Porque a nível de treinadoras… A minha vai passando pelos pingos da chuva, porque tem melhor equipa e ganha…
7 Fevereiro, 2023 at 20:45
Amanhã há outro Sporting-Benfic@ em FF…
“A treinadora Mariana Cabral assegurou esta terça-feira que o Sporting vai agarrar-se às menores probabilidades que tem na Taça da Liga feminina, após a derrota por 4-1, com o Benfica, na primeira mão das meias-finais.
“Vamos jogar o jogo pelo jogo. Sabemos que o Benfica está em vantagem, que temos menos probabilidades de passar, mas vamos agarrar-nos com todas as forças às probabilidades que temos e disputar o jogo”, apontou a treinadora “verde e branca”, em antevisão ao encontro de quarta-feira.
Segundo a treinadora “leonina”, o resultado da derrota sofrida no Seixal, no primeiro encontro das meias-finais, disputado no Seixal, “não é, de todo, revelador do jogo”, em que o Sporting esteve “muito melhor do que o resultado diz”.
O Sporting tem seis derrotas nos últimos seis dérbis, em diferentes competições, mas Mariana Cabral lembrou que “estes jogos são sempre muito competitivos”, apesar de admitir que “o Benfica tem um ritmo competitivo de “Champions” [Liga dos Campeões]”.
“Precisamos de crescer, de evoluir. São projetos diferentes. O do Sporting é muito assente na sua formação, que quer preparar as suas para o futuro, para que cresçam. Sabemos que é por aí que temos de ir e competir”, reconheceu Mariana Cabral.”
Já fico agoniado cada vez que a Mariana Cabral vem com esta MERDA de conversa – que nem chamo de discurso, porque é mesmo só conversa de merda!
O futebol apresentado pela equipa é muito pobre. Isso tem dedo da treinadora, que tanto tem o mérito de jogarem bem, como tem o demérito de não jogarem nada!
A equipa está mal preparada, como facilmente se vê em jogos com o Benfic@, onde a ultima meia hora é pouco mais que um pesadelo – e volta a haver mérito ou demérito do treinador, ou da equipa técnica, que para mim vai dar ao mesmo, nisto!
A equipa joga devagar e sem intensidade – o que é outro factor onde há o dedo do treinador porque tem muito a ver com a forma como se treina e como se aborda a competição. Por exemplo, nunca vi este problema nas 2 primeiras épocas do Nuno Cristóvão, e na terceira época foi muito pontual!
Finalmente, é verdade que o plantel actual é curto e desequilibrado, mas a Mariana é conivente com isso e defende isso em cada declaração que faz – o que para mim é só mais um ponto negativo, a que acrescenta a falta de lucidez ao achar que o que diferencia o FF do Sporting do FF do Benfic@ são detalhes… Só se os detalhes forem a competência, a visão, o rumo… Pode ser isso!
Volto a dizer, há um número limitado de jovens jogadoras com as caracteristicas para, no futuro, serem jogadoras diferenciadas ao nível senior em equipas como o Sporting, o Benfic@, o Braga, ou qualquer equipa que queira ser campeã em Portugal e que queira competir na WCL – onde dizem que vamos passar a ter 2 representantes!
As coisas são como são.
Quem tem 1,60m, NUNCA será uma GR de grande qualidade porque terá sempre dificuldade com a altura. É por isso que não se vêm GR masculinos com essa altura – apesar de terem maior condição física e mais elasticidade que as mulheres!
No FM não se vê rapazes ou homens a jogar com metade o dobro da velocidade duma Andreia Bravo. Não é suficiente e não lhes é dada qualquer hipótese de chegarem a clubes do nível que falei.
Tal como não se vê “Joaninhos” – 1,50m, 50kg de peso – em nenhuma equipa, porque se percebe logo que nunca serão competitivos para equipas que querem ganhar títulos e estar nas nessas decisões.
São coisas básicas para quem está dentro do desporto e sabe o que é a competição e o que ela exige.
A formação do Sporting FF está cheia de jovens sem grande futuro, aliás como está a do Benfic@, e acredito que também a do Braga e outras. Com certeza poderão jogar a outro nível, noutras equipas, se é esse o sonho delas, mas há que perceber isso e saber que, só porque andam lá, não quer dizer que sejam aproveitadas – como se vê no FM, onde sendo qualquer jovem MUITO mais competitivo, são poucos os que conseguem singrar no futebol profissional, e muito menos os que chegam ao nível de jogar nos grandes clubes portugueses.
Vamos com 6 derrotas seguidas com o Benfic@, e se apresentarem a melhor equipa amanhã, o mais certo é passar para 7 derrotas seguidas, tal a quantidade de “detalhes” que separa as duas equipas.
Entretanto a Diana renovou por 2 anos, até 24/25!
Um bom sinal, ou talvez nem queira dizer nada… Vamos aguardar!
A equipa precisa de 6 ou 7 bons reforços, de caras. Mas também precisa manter as boas jogadoras – onde a Seabert e a Diana se incluem. Se renovarem com as boas jogadoras, mas não trouxerem esses 6 ou 7 bons reforços, será mais do mesmo…
8 Fevereiro, 2023 at 0:05
quanto mais vejo FF mais convencido fico que a altura das jogadoras não é muito importante, ok nas GRs sim é, mas no resto do campo nem por isso. Tenho até mudado de opinião acerca da estatura ideal das jogadoras de alto nível, então depois de seguir o último europeu ( Davina Philtjens!!!) ou de acompanhar o campeonato espanhol e inglês e ver equipas como o Barcelona, o CF Alhama (penúltimo) em Espanha ou Chelsea a jogar, a minha opinião mudou mesmo… ver os constantes grandes jogos de jogadoras como a Sam Kerr, da Aitana Bonmatí (1.61cm!!), Sandie Toletti, da Marina Marti (Sporting?!?!!) e até da Tatiana Pinto, parece que pouco ou nada tem a ver com a estatura individual de cada jogadora mas antes com a sua condição física sim, velocidade, recuperação, etc, mas também o entrosamento que a jogadora tem para com o resto da equipa, claro a forma como o resto da equipa se encontra fisicamente é importante… é preciso equilibrio colectivo! se a Ana Borges, a Brenda ou a Claudia Neto não estão bem o resto da equipa automáticamente baixa de qualidade também.
No Sporting concordo que terá que haver um boost físico qualquer para melhorarmos o nosso jogo mas não é só isso. Onde noto mais diferença para o rival do outro lado da estrada neste momento é mesmo em termos anímicos. O ésseélebeê só não esta quase como nós porque teve o boost anímico da WCL, na verdade foram 3 jogos em bom nível em toda a campanha deste ano porque os restantes jogos foram amassos ridículos também, aquele meio campo minha nossa senhora… as goleadas ao Amora também nós sabemos dar, o nosso campeonato ainda é muito pouco interessante, tem poucos jogos, joga-se em campos de merda, etc.
Acredito que a Mariana sabe e pode fazer melhor quer tacticamente quer em termos físicos (bom, está a aprender também…espero) mas onde vai ter mesmo que conseguir melhorar é em convencer as jogadoras que podem dar muito mais. Também me irrita um pouco o discurso ultimamente, mas pronto, ela têm lutado com as armas que tem, a direcção é que poderá mudar alguma coisa, tipo melhorar as condições dos que lá estão, melhorar recursos (sim jogadoras, mais 3 ou 4 no próximo ano) e dar a visibilidade e importância que futebol feminino merece.
8 Fevereiro, 2023 at 0:13
isto tudo para dizer que amanhã vamos ganhar 3-0, uma buja da Maiara de livre, um da Diana Silva – queca na Rute e o terceiro uma biqueirada da Capeta, chupem!!! …a Hannah Seabert vai defender um penálti cavado pela Cloe aos 90+3 🙂
8 Fevereiro, 2023 at 7:26
A tua fé é gigante… 🙂
8 Fevereiro, 2023 at 18:14
A maior necessidade, é o trabalho mental. De facto, o fator físico e anímico, nota-se com o Benfica. Parece que entram em campo derrotadas, a pensar que vão sofrer mais tarde ou mais cedo. Nos outros jogos, somos superiores fisicamente, mas falta o trabalho mental, a concentração, a cabeça fria.
Facto, estamos a 10 pontos, mas se os jogos tivessem 88 minutos, estávamos a 4. Mas 8 dos pontos perdidos, tem a ver com o treino e o entendimento táctico e concentração das jogadoras. Pode ser que com o tempo e com novas filosofias seja diferente. Mas no meu tempo, há 25/30 anos atrás, nos últimos 5 minutos se o resultado nos interessava, era, “alivia Aurélio” ninguém queria trocar a bola perto da baliza ou fazer passes de risco, era jogar fácil e dos 10 pontos perdidos, só os de Famalicão, para mim justos, foram os únicos que não foram perdidos assim.
Com o Benfica, deve ter sido o jogo mais equilibrado de sempre. Nós por cima, elas por cima. No fim, não se manda “a bola para as couves” 1-2. Com o Braga, ao intervalo, podia-mos estar a ganhar 5-0, perca de bola no 1×1, contra ataque 0-1. Na segunda parte, sentido único,empate. Último minuto, passe a queimar, contra ataque, 1-2. Melhor jogadora em campo Patrícia Morais. Damaiense, mais do mesmo, sair a jogar no último minuto e a ganhar, perca de bola 2-2.
Conclusão, perdemos 10 pontos, 3+3+2+2, quando aos 88 tínhamos perdido 2+2+2 e tínhamos ganho 2 ao Benfica. Neste momento pelo jogo jogado, seria Benfica 37 e Sporting 33.
8 Fevereiro, 2023 at 13:15
Concordo genericamente com a abordagem e ponto de situação que fez.
As ausências por semanas de algumas do núcleo duro da equipa, como foi o caso da Diana Silva e ainda o é de Brenda Pérez, mas também a tardia chegada à equipa, por impedimento clínico, de Sofia Silva e de Maiara Niehues, têm limitado a qualidade da equipa disponível para ir a jogo e o leque de convocáveis.
Foram as circunstâncias de diversos jogos na Liga BPI (golos sofridos aos 88′ SCB e 89′ SLB, que ditaram duas derrotas, a expulsão de Bruna Costa aos 50′ FCF, e cedência de empate aos 90′ SFF) que nos trouxeram até aqui, a que somou opções da equipa técnica.
Sou dos que, mais do que desejar, penso que tem a equipa plantel para lutar com êxito pelo 2º lugar no final da competição
na Liga BPI, já que, no que aconteceu, nada a fazer.
8 Fevereiro, 2023 at 13:47
Isso é uma “paulo bentisse” a altura não é importante no futebol, masculino ou feminino, INDIVIDUALMENTE, mas é importante COLECTIVAMENTE…
Ou seja podes ter uma, duas ou três jogadoras baixas, mas não podes ter a equipa toda com baixa estatura e não há volta a dar a isso…
8 Fevereiro, 2023 at 19:33
lol uma “Paulo bentisse” ahah muito bom… o que eu disse é que cada vez mais acho que a altura não seja determinante na boa performance da equipa nem individualmente nem colectivamente, outra coisa é forma física e a intensidade que o Miguel fala sim, temos falta disso.
8 Fevereiro, 2023 at 14:42
Finalmente com tempo para te responder a esta parte… 🙂
Tudo é importante, logo a altura é importante também.
São várias as valências de um/uma atleta. Altura, velocidade, inteligência no jogo, técnica, etc. Sendo tudo igual menos a altura, tu escolhes sempre contratar o/a atleta mais alto/a. Logo, essa premissa de que a altura não interessa é falsa.
Depois ainda tens o facto, não da altura duma jogadora mas da altura duma equipa. Podes ter 1, 2 ou 3 jogadoras baixas, se as outras foram todas altas. E se as baixas tiverem outras mais valias que compensem a falta de altura, o que, de todo, não acontece com as nossas jogadoras que falei.
A Bravo não é baixa. Tem 1,70m. Mas é lenta que dói! Corre devagar, joga devagar, mexe-se devagar, ou seja, é pouco competitiva.
Eu falei muitas vezes da rapariga, principalmente nos jogos que vi das selecções da formação – Sub16 e Sub17 – e a este nível não se notava uma diferença muito grande para as restantes jogadoras. Dava para ver que era lenta mas não era uma diferença que fosse realmente significativa e que era compensada pela sua técnica e visão de jogo. Nas séniores isso nota-se a léguas, e a técnica e visão de jogo já não equilibram a balança como equilibravam na formação. Sendo tudo mais rápido, e sendo ela lenta, não consegue aplicar a técnica e a visão de jogo, como acontecia na formação, exactamente porque é lenta e caem-lhe logo em cima, além de que tem deficiências gritantes na parte defensiva – que é outra coisa que na formação não se notava tanto.
Depois, também não vês no FM jogadores com o corpo pouco trabalhado – é gordinha – da Bravo. E sendo uma jogadora dum plantel profissional, eu não entendo como deixam isto acontecer.
A Joaninha é baixa (1,55m), não é rápida e não tem corpo. Não vês paralelo com isto no FM em equipa nenhuma do nível do Sporting.
Estares a comparar com a Tatiana, que tem mais 12cm (1,67m), é mais rápida e tem mais corpo, além de que sempre foi uma jogadora muito competitiva, é completamente despropositado, desculpa que te diga.
A Bonmati é uma jogadora de eleição. Além disso não é um pau como a Joaninha, mas quase um tronco. Tem muito mais técnica, tem mais velocidade, sabe rematar, enfim, é de um nível 100 degraus acima, em tudo – e não são os 6cm a mais que fazem a diferença mas tudo o resto!
O Messi é pequeno (1,69m) – ao lado do Ronaldo (1,87), parece um anão! Mas tem velocidade, supertécnica, corpo, enfim, é super competitivo! Não é por ser pequeno que se pões de lado quando tudo o resto é 5 estrelas!
A Diana tem 1,61m… Ninguém liga ao facto de ser pequena porque nas outras valias é importante. Ou achas que são, também aqui, os 6cm a mais que a Joaninha que fazem a diferença?
A Ana Borges tem 1,60m… Mais uma vez ninguém liga ao facto de ser pequena porque tem tudo o resto Ou são os 5cm que fazem diferença?
Numa equipa como o Sporting – e acrescento o Benfic@, o Braga e qualquer equipa portuguesa que queira lutar para ser campeã no FF – há um limite, ou devia haver, para o nível das diferentes valias das atletas.
A Bravo não tem os mínimos de velocidade e intensidade, tornando-se uma jogadora pouco competitiva. A Joaninha não tem os mínimos de velocidade, de corpo e de altura, tornando-se também uma jogadora pouco competitiva. E depois tens toda uma quantidade de jogadoras que vêm da formação, como a Dantas, como a Mariana, como a Cid, como a Inês ou como a Jóia, que não reúnem condições morfológicas e/ou técnicas para o nível que se deve exigir no Sporting.
Nada contra as miúdas, já disse, que dão o seu melhor e se esforçam dentro da sua capacidade. Mas a verdade é que o que dão é insuficiente, na minha opinião!
E é por teres 3 ou 4 assim num 11, que não tens a mínima hipótese – como eu afirmei em Agosto! – de lutar pelo campeonato.
Depois, em cima disto, que já condiciona muito, e não é irrelevante de todo, tens um futebol lento, sem intensidade, que não se compadece com o que se deseja num clube como o Sporting.
Se nós criticamos tanto a falta de velocidade e a falta de intensidade do FM, foda-se, o FF é como se estivesse parado, tipo matraquilhos.
Vês a Chandra a jogar, ou até a Dutra, e parece que jogam de mota ao lado de Cids, de Bravos, de Joaninhas, etc…
Temo que uma miúda, com um potencial enorme, como a Maísa, se vá perder com o treino e a intensidade que dão no Sporting. Já devia estar a ser trabalhada para ganhar mais velocidade, mais técnica, mais corpo, para poder ter sucesso no futebol sénior. Porque se fizerem com ela o que têm feito com as outras, será outra a perder-se…
Vamos ver qual o futuro que essas jogadoras vão ter… porque eu não acredito que nenhuma delas chegue, por exemplo, ao nível duma Fátima Pinto, que está bem abaixo duma Tatiana – que com a intensidade que lhe deram em Espanha está no melhor nível da carreira, super competitiva! A Fátima não é nenhum portento técnico, não é rápida, mas tem altura e corpo que compensa o que lhe falta no resto. Coisas que as miúdas não têm!
Da formação, até agora, em 6 anos de FF no Sporting, saiu uma jogadora com bom nível: a Andreia Jacinto. E mesmo assim sempre lhe faltou mais intensidade e mais velocidade para poder estar num nível realmente bom. Aproveita-se também a Alícia Correia, que tem algum potencial.
O resto, ou melhora muito ou é para esquecer…
E apostar numa GR de 1,60m, é daquelas merdas que só um matemático pode explicar!
9 Fevereiro, 2023 at 0:04
🙂 concordo com o que dizes, claro que se as jogadoras tiverem as restantes valências que referes tudo se esbate e umas compensam as outras. Para algumas jogadoras é fácil alcançar níveis competitivos altos, outras jogadoras só com trabalho extra conseguem alcançar um nível verdadeiramente profissional, e isso parece que não está a ser bem feito no meu clube, infelizmente.
Para mim um dos erros principais deste Sporting é mesmo andar a queimar etapas na formação só assim se entende a fraca prestação das jovens jogadoras. Acredito que noutro contexto competitivo interno, miúdas como a Bravo, a Joaninha e outras renderiam muito mais, sempre que fossem chamadas à equipa principal, actualmente não existe competição interna. Por isso culpo em parte a equipa técnica por querer queimar estas etapas da formação, mas culpo sobretudo esta direcção que até agora só mostrou que não quer mesmo saber, não investe na equipa e não acredita que o futebol feminino alguma vez trará retorno financeiro, são tão burros que doi!
agora, escrevo isto depois de mais um desaire onde leio uma crescente contestação à treinadora e percebo essa contestação, estamos no Sporting, sempre foi assim e faz parte… mas ainda acredito que a Mariana Cabral é parte da solução e acho que pode fazer mais e melhor se lhe derem as condições que aliás nunca teve desde que chegou à equipa principal! vamos lá ver o que vai acontecer…
7 Fevereiro, 2023 at 21:22
Olha…
Tudo limpinho, cadeiras no sítio, ninguém nos matrecos, frigorífico das minis cheio.
Até sabonete líquido há nos dispensadores.
Muito bem!
7 Fevereiro, 2023 at 21:26
Incrível a dualidade de critérios do árbitro do Al hilal vs flamengo.
Cada falta do flamengo era um amarelo. Expulsão ridícula do jogador do flamengo (nem sempre penalti da direito a amarelo, quando o primeiro amarelo por simulação ja tinha sido muito puxado)
O dinheiro árabe a entrar no futebol já se faz sentir.
A FIFA tem a final do mundial de clubes que qui$
7 Fevereiro, 2023 at 22:02
Quando o Abel é o grande treinador da América do Sul… É de desconfiar.
7 Fevereiro, 2023 at 23:02
Rumo ao mundial na arábia saudita!!!!
Z
8 Fevereiro, 2023 at 9:10
Flamengo é o Benfica lá do 3o mundo…
Deixa que eles merecem ser roubados…
7 Fevereiro, 2023 at 21:35
Andebol Masculino
Alpla Hard 26 Sporting 31
7 Fevereiro, 2023 at 22:07
temos melhorado a comunicação do clube com bons spots no youtube, os backstages e assim na equipa principal masculina mas no feminino podemos e devemos fazer muito mais. Certo que o mais importante foi mesmo a renovação da Hannah Seabert e da Diana Silva, mas teria muito mais impacto se tivessemos spots do nível do Chelsea nas renovações com as nossas jogadoras! vejam este anúncio da renovação da ainda segunda GR do Chelsea (apenas 8 jogos!) – a Zecira Musovic.
https://twitter.com/ChelseaFCW/status/1623018756963442688?s=20&t=TOIsqqkBwcE-uEvj-fbV-g
7 Fevereiro, 2023 at 22:11
O quê vamos levar outro tratamento outra vez ? Já me cheira a discurso de perdedora desta treinadora…já baixou o nível desde o último embate…
7 Fevereiro, 2023 at 23:45
Como RA, poderá ler aqui comentários, tentarei ajudar em ideias. E até ao jogo pensar sobre elas.
Então.
Como RA gosta que a equipa comece a jogar a partir de trás, então eu optaria, nos centrais por pôr M. Reis em detrimento de G. Inácio, porque é mais tecnicista, na ala direita, continuaria com Esgaio de princípio, enquanto o jogo ainda estará fresco pras duas equipas, no ataque, utilizaria a técnica de Edwards de princípio pra desgastar e moer a cabeça ao lado esquerdo do porto.
Em caso de podermos estar com alguma vantagem no marcador, mesmo que seja 1-0, na segunda parte, faria entrar Bellerin pro lugar de Esgaio, para dar, depois da vantagem alguma experiência ao lado direito e tiraria também Edwards, pra entrada de Trincao, para aproveitar alguma subida do porto no terreno, deixando espaços atrás, que poderiam ser aproveitados por aquilo que eu penso, que Trincao gosta, de espaço pra sua velocidade, coisa que Edwards não tem. E assim, poder “matar” o jogo.
Assim.
A minha equipa inicial seria esta:
Adan
Just, Coates e M. Reis
Esgaio, Ugarte, Morita e N. Santos
Edwards, Chermiti e Pote
Com as substituições atrás referidas.
RA, esta é a minha ideia.
Ajuda nalguma coisa ?
7 Fevereiro, 2023 at 23:48
Não…
Z
8 Fevereiro, 2023 at 9:14
Tudo o que seja esgaio e Trincão não ajuda mesmo nada. Mas é o que há…
Para explorar o contra fatawo
8 Fevereiro, 2023 at 10:30
Epah, acho que dificilmente estaríamos menos de acordo. Estou quase em absoluto desacordo com tudo…mas pronto, são visões…
O Inácio é o central que melhor saí a jogar. Para além de ser o nosso melhor central. É quem mais facilmente queima linhas no passe e que se sente mais confortável sob pressão a fazer passes progressivos. O M. Reis é mais jogador de transporte, tal como o Just mas num jogo como o jogo com o porco, é muito mais importante o central que mete o passe nos interiores da frente e que permite os interiores saírem a jogar limpo nas costas do meio campo deles do que o central que tentar sair a correr com a bola no meio da pressão. Já nem vou ao desacerto defensivo do M. Reis no posicionamento. E tecnicamente o Inácio não é pior que o Reis…
No limite eventualmente discutiria entre o M. Reis e o Coates mas acho que o Coates tem de jogar estes jogos. É capitão, é presença fisica. E o M. Reis é demasiado burro para jogar estes jogos a central e saberes o que vai sair dali.
Se se tiras o Inácio na lógica do “sair a jogar em pressão”, o Esgaio é o ultimo gajo que pode jogar na ala direita. E exatamente ao contrário, o único motivo que vejo para o Esgaio jogar em vez do Bellerin é a experiencia que o Esgaio já tem nos jogos com o Porco. O Esgaio sabe exatamente ao que vai e isso é importante. Apesar disso, não metia o Esgaio a marcar o Galeno nem por nada. Mesmo com a experiencia, vai levar amarelo muito cedo por falta de velocidade e de técnica.
Epah, então de dizeres que o Edwards não tem velocidade e que o Trincão gosta de espaço para aproveitar a velocidade….mais uma vez, dificilmente conseguiria ver mais oposto. O Trincão é um jogador a diesel que trava o jogo. Exatamente o que não queremos quando há espaço. O Edwards é muito mais de “ir para cima” e é 10x mais rápido do que o Trincão. Não é bom na definição mas o Trincão tem dificuldade sequer a chegar á definição devia à lentidão de processos…
7 Fevereiro, 2023 at 23:48
Ah
G. Inácio no banco, será sempre uma mais valia, pra uma necessidade cá atrás, e como eum jogo exigente, caso Just não o aguente, estaria resolvida a questão.
A velocde Just no princípio é importante, que é quando o Porto ainda terá alguma frescura.
7 Fevereiro, 2023 at 23:49
Ah agora sim tudo fica muito mais claro! Vai Rubão que é tua!!!!
Z
8 Fevereiro, 2023 at 9:16
Inácio + 10…
Nao percebo o que o rapaz fez para tão pouco respeito vosso.
Inácio é o mais regular central da equipa.
Rápido boa canhota e marca uns golitos.
8 Fevereiro, 2023 at 10:02
O Inácio no banco?!?!? Tem sido o nosso melhor central! De longe.
8 Fevereiro, 2023 at 10:59
O melhor ainda é começar com os 5 mais utilizados no banco.
Sempre são 5 mais valias!
7 Fevereiro, 2023 at 23:50
E boa sorte pra nós.
Viva o maior que é o Sporting.
7 Fevereiro, 2023 at 23:57
O que era preciso era tratarem os sócios com respeito, serem transparentes nas operações que fazem com o dinheiro do Clube e da SAD, acabarem com a abertura de urnas antes de qualquer discussão nas AG, pedirem desculpas aos adeptos que levaram bastonadas das forças policiais no Estádio e Pavilhão, baterem-se por horários decentes dos jogos e que permitam as famílias irem ao Estádio, acabar com a guerra e promover um acordo sério com as claques, respeitar os estatutos do clube, inscrever nas provas europeias as modalidades que ganharam direito a essa presença, investir nas modalidades de pavilhão na mesma proporção que investe-se no Basquetebol, repôr no Museu o espaço dedicado a Madjer que eliminaram, apresentar as contas consolidadas do Grupo Sporting, apresentar o resultado do inquérito interno a fuga da auditoria forense.
Enquanto não fizerem isso bem podem meter os spots e os backstages todos onde o sol não brilha!
8 Fevereiro, 2023 at 0:12
E espero que o mirko não leve a mal este meu comentário.
Não consigo verdadeiramente ver nada de positivo neste Sporting que cada dia se aproxima mais daquele de 2013, no que respeita ao brutal endividamento, ao definhar da maioria das modalidades e a extinção de outras, a morte acelerada do associativismo e da militância de adeptos e sócios.
É por isso que não gasto mais um euro no Sporting, por entender que com isso contribuo para a manutenção por mais um dia desta gente que não tem honestidade, vergonha e principalmente competência para estar a frente do nosso Clube.
8 Fevereiro, 2023 at 0:48
… É escusado estares a expôr todas essas situações ultrajantes e indignas, e outras tantas que não referiste, porque este moços vivem no mundo dos unicórnios… vão ignorar todas essas fdputisse que esses criminosos fazem ao Clube e aos sócios, e de seguida respondem-te com um sorrisinho e falam-te dos backstage fenomenais, da Cidade Sporting que finalmente esta pseudo-direção inaugurou, a formação já há décadas que não era assim tão bem trabalhada… e é assim que são felizes, sendo ignorantes e inimputáveis…
… e é melhor assim, serem uns tolinhos… se eles vissem essa realidade que falas lá em acima eles suicidavam-se…
8 Fevereiro, 2023 at 9:06
Faz sentido, não é o teu Sporting, não gastas dinheiro nele.
Eu vejo de outra forma.
Por outro lado, nunca poderás ajudar a construir o Sporting que pretendes, tal como pretendem 99,99% dos Sportinguistas que estão aqui na Tasca.
Haverá sempre vontades e perspectivas diferentes, mas não há ninguém AQUI que queira ou se reveja nesta direção.
8 Fevereiro, 2023 at 9:10
Não há ninguém?
Tens a certeza?
8 Fevereiro, 2023 at 9:15
Há 1.
8 Fevereiro, 2023 at 13:16
Folgo muito em saber que já não defended este Sportinguesinho que ajudaste a erguer.
Enquanto não se mexerem para tirar esta gente de lá…. Nem um pintalho quanto mais 1€.
RUA!!!
8 Fevereiro, 2023 at 15:04
Ta fuder.
Sabes lá o que é que defendo ou defendi.
Tens o registo dos meus votos?
Deficiente
8 Fevereiro, 2023 at 9:41
Aceito perfeitamente que tenha uma visão diferente da minha.
Para mim despender um euro que seja é alimentar pessoas que estão a esvaziar o Sporting materialmente e socialmente, é validar o estado actual do Clube (34M de dívida) e da SAD (100M de dívida). Não é ajudar a construir nada pois o resultado de 4 anos é exatamente o oposto, e já foram consumidos bem mais de 700 milhões de euros.
Já fui atleta, vice-presidente e tesoureiro de uma agremiação desportiva.
Ouvi elogios, críticas, contestação, discordância com meus pontos de vista, mas nunca insultei ou hostilizei nenhum sócio, e por isso não aceito que me caguem em cima.
Como alguém escreveu a dias, há algo maior que Sporting e chama-se amor próprio.
Aquilo que descrevi acima é uma realidade. O Sporting é hoje quem está na sua direção e este Sporting não tem qualquer respeito por mim e por ti.
E não peço a ninguém que faço o mesmo. São todos adultos e vacinados.
8 Fevereiro, 2023 at 10:00
“Como alguém escreveu a dias, há algo maior que Sporting e chama-se amor próprio.”
Fui eu e reafirmo.
Concordo com a tua análise e penso igual.
Esta malta que lá está, faz o que quer e o que lhe apetece.
Sabe que tem uns sócios muito educadinhos, que pagam e que apenas se manifestam no momento em que votam.
Fora disso, tem o entendimento errado, digo eu, que quem critica o estado atual das coisas contribui para instabilidade e insucesso do clube.
O meu entendimento é que não se devia fulanizar direções.
Haja programas com objetivos razoáveis.
Depois vota-se no melhor programa.
Direção que não cumpra tem de colocar o seu lugar à disposição para que outros sócios possam fazer um trabalho melhor.
Agora apresentar um programa cheio de mentiras e permanecer no cargo 4 anos sem contestação, é ridículo…
8 Fevereiro, 2023 at 10:22
Tinha a ideia que teria sido o Leão Rampante a escrever.
É impossível que com tanta mentira, manipulação, incompetência, e visível degradação financeira, desportiva e associativa ainda haja quem bata palmas a espera de fim de mandatos para colocar a cruz em outro.
Foi este pensamento, de comer e calar, que levou o Sporting à quase insolvência em 2013. Continuamos a não aprender nada com os erros…
8 Fevereiro, 2023 at 11:11
Agora sou eu que digo:
Está tudo dito 🙂
8 Fevereiro, 2023 at 10:42
Isto nem sequer era elegível, quanto mais avaliável:
https://cdn.record.pt/files/2022-02/2022-02-03_12_14_37_FVARANDAS_PROGRAMAELEITORAL_2022.pdf
8 Fevereiro, 2023 at 11:10
“Haja programas com objetivos razoáveis.”
O que quis dizer com isto é que para além de serem definidos objetivos razoáveis, os mesmos devem ser quantificáveis. E não tretas isotéricas.
Objetivos económicos e desportivos.
Objetivos nas receitas, nas despesas e lugares mínimos nas competições que o clube compete.
Por conseguinte a direção internamente deveria ela mesma estipular objetivos para os seus funcionários.
Não cumprem, só têm que se sujeitar novamente ao escrutínio dos sócios.
“Existe uma nova consciência individual sobre a necessidade de um modelo socioeconómico que assegure a sustentabilidade ambiental.
Existe uma nova consciência sobre os benefícios da colaboração altruísta e intergeracional para uma melhor vivência em sociedade.”
Isto estava no tal programa do varandas por exemplo.
Ou seja o programa começa logo com uma preocupação que devia ser prioridade para todos os sportinguistas….as questões ambientais…. 🙂
E a maioria votou nisto…os tais que irão cuidar dos destinos do clube.
8 Fevereiro, 2023 at 12:27
Se votaram sem ler, cagaram para o programa e votaram pelo campeonato ganho.
Se leram o programa e mesmo assim votaram…
8 Fevereiro, 2023 at 13:18
Ambas as situações demonstram irresponsabilidade.
8 Fevereiro, 2023 at 21:34
Amén
8 Fevereiro, 2023 at 10:33
Sporting, Sporting, Sporting.
Sou da opinião que os vídeos do YouTube, sendo uma boa ideia e gostando muito desta tentativa de aproximação dos adeptos aos atletas, não são mais do que um placebo nesta altura.
O problema não se resolve apenas com isto. Muitas das modalidades sobrevivem porque alguns dos elementos que as compõem têm paixão pelo clube e pelo seu trabalho e agem longe do olhar e do inevitável toque de mirdas desta direção.
Já aqui o disse algumas vezes. Os nossos sócios e adeptos não têm qualquer amor próprio e permitem qualquer tipo de abuso psicológico e físico vindo desta direção em troca de um título de futebol e dos consequentes “bragging rights”.
Em relação à segregação dos adeptos por bancadas, é algo que sempre aconteceu, não é um fenômeno novo. Ainda me lembro de ouvir o Nani a ser assobiado pela tribuna central de Alvalade porque fintava muito e mais tarde porque se agarrava muito à bola e matava a dinâmica do jogo (embora esta última possa ser verdade em algumas situações, mas daí a ser assobiado…) ou até do aplauso de pé ao Ruben micael…
A bancada central de Alvalade é um dos problemas do Sporting e normalmente é composta por gente privilegiada e que se está muito bem a cagar para o clube pois volta e meia vende bilhetes aos alemães ou a lampiões porque o dinheiro dá jeito sendo titular do bilhete mais caro de todo o estádio. Fica a sensação de que é tudo uma questão de estatuto. O clube também definha por aqui.
É um pouco como a batalha entre o humanismo liberal, que defende que os humanos são individualistas e o seu principal propósito é proteger este direito à individualidade e a liberdade individual de cada ser humano, contra o humanismo social que defende que a humanidade é coletiva e o principal propósito é proteger a igualdade entre cada ser humano.
Não sei bem onde o Sporting se situa neste momento. Por um lado ninguém é livre de apoiar o clube como quer. Por outro lado ninguém se considera igual ao seu par, há toda uma divisão por castas e isto é muito mais notório no Sporting do que em qualquer outro clube português. E aqui contra mim falo pelas críticas que faço aos elementos da bancada central e ao seu privilégio e às suas atitudes, não os considerando iguais a mim e vice-versa.
Tudo isto para dizer que o Sporting vive uma grave crise de identidade.
Aqueles que se propuseram a uni-lo, aqueles que se propuseram a encontrar essa tal identidade, não o fazem porque é nestas fissuras estruturais que cresce e prospera a desonestidade, a corrupção e o compadrio. É por demais evidente que não é um dos objetivos da direção.
Fazendo um inevitável paralelismo com 2013-2018 e não querendo ser saudosista ou tentar fazer um culto de personalidade, o Sporting tinha uma identidade, o Sporting estava efetivamente unido. Isso não é somente possível com BdC, é possível com alguém que olhe para este problema grave e o queira resolver de uma vez por todas. Até lá, essa crise de identidade continuará a espalhar-se por todos o segmentos do clube, apenas encontrando anti-corpos em atletas e equipas técnicas que sabem exatamente aquilo que querem, quem são e, sobretudo, o que é verdadeiramente o Sporting Clube de Portugal.
8 Fevereiro, 2023 at 11:24
Comentário lúcido e que pode servir para uma relfexão séria e profunda.
SL
8 Fevereiro, 2023 at 11:25
Quando a subjetividade é complexa, fruto da velha máxima, cada cabeça sua sentença, nada como racionalizar as coisas e tornar as coisas o mais objetivas possíveis.
Torne-se o lugar de presidente do clube dependente de objetivos quantificáveis, de acordo com o programa eleitoral que apresentem.
Não cumpre….próximo.
Quem apresenta um programa eleitoral deve ser responsabilizado por isso.
Mas eu pessoalmente tenho um conceito diferente do que é responsabilização, em relação ao que ouço constantemente as pessoas dizerem à boca cheia.
Para mim responsabilização vem imediatamente atrás da consequência.
A responsabilização sem consequências é basicamente uma mão cheia de nada.
O Amorim, o varandas , o viana, o zenha….todos eles podem dizer que assumem a responsabilidade dos insucessos, mas sem consequências e com a repetição dos mesmo erros, com a desculpa que ainda estão a aprender, estamos a falar do quê?
Basicamente da estupidificação dos sócios e adeptos que andam a comer merda às colheres.
8 Fevereiro, 2023 at 11:37
Gostei de ler e percebo onde queres chegar. Mas…
Primeiro, acho que hoje em dia pouca coisa me irrita mais do que a palavra privilégio…
Depois, acho que tens razão na divisão dos adeptos. Desde que me lembro que existe e não creio, ao contrário de outros, que seja pelos resultados. Acho que é resultado de snobeira de todos os lados. Como dizes, e bem, somos um clube de “castas”. E de castas contra castas. Já nem acho defeito, acho que é feitio. Seremos para sempre assim a não ser que parte das castas se cansem de vez do Sporting e aí uns ganharão mas o Sporting vai definhar….
Acho que não tens razão na união entre 2013 e 2018. O clube foi unido no estado de graça da direção em 2013 e enquanto a expetativa era péssima e os resultados do Leonardo Jardim foram bons. A partir daí o clube nunca foi unido. Eu até acho que foi uma das falhas dessa direção, tal como desta. Em polos opostos. Uns contra croquetes, outros contra claques…em ambos os casos havia da parte das direções uma forma horrível de lidar com a critica e isso cria barreiras.
Quem quiser unir o Sporting terá sempre de ter 2 coisas. Na verdade, 3. Noção da existência destas castas e saber gerir a comunicação com isso em mente. Bons resultados desportivos. E uma terceira que acho critica…que é apostar nos putos da academia. Esta ultima é a que ajuda a que a segunda não seja tipo “bons resultados desportivos = títulos em barda”. Modera a 2ª.
8 Fevereiro, 2023 at 11:50
Abordando o clube com essa subjetividade, a coisa nunca irá mudar.
Assim haverá sempre conflitos e politiquices.
A tal guerra de castas.
O Sporting Clube de Portugal é uma empresa, cotada em bolsa, quer se queira quer não.
Está na hora de profissionalizar e tornar de uma vez por todas a gestão do clube de forma competente e não afeta a momentos ou personalidades.
Criem-se objetivos, mais na parte da sobrevivência do clube do que propriamente ganhar X campeonatos por mandato, mas haja algo de quantificável para determinar se de facto uma direção é boa ou má para o futuro do clube.
O clube não pode viver com guerrilhas internas e dar demasiada importância à dicotomia croquetes e não croquetes.
Mas para isso é preciso haver um rumo bem definido.
Enquanto houver fulanização do clube….nunca sairemos do mesmo.
8 Fevereiro, 2023 at 12:40
Tens em conta demasiado alta a gestão de empresas cotadas em bolsa…
Já digo à muito tempo que nos estatutos deviam estar vários parâmetros financeiros que não deviam poder ser ultrapassados e as penalizações que devia haver para se fossem. Não é para avaliar se é bom ou mau, é mesmo para não serem.
Métricas de balanço, P&L, Tesouraria e rácios de solvabilidade.
Depois a partir daqui, garantida a sustentabilidade financeira do clube estatutariamente, então cabe mesmo aos sócios avaliar qual a politica que pretendem para o clube em cada momentos e uma direção…
8 Fevereiro, 2023 at 13:07
Não tenho.
Apenas queria que o clube tivesse uma gestão mais séria.
O core business dos clubes acho que é a paixão dos adeptos.
E isso devia ter importância.
De resto é basicamente a minha ideia.
1º a sustentabilidade do clube, depois tudo o resto…
8 Fevereiro, 2023 at 12:40
… estás a referir-te que a união acabou quando certos escroques começaram a espalhar flyers e a colocar outdoors contra a Direção do Clube que tinha cometido a afronta de salvar o Clube da falência expondo assim a incompetência e ladroagem cometida pela CASTA de f6dp que agora estão lá de novo?????…
8 Fevereiro, 2023 at 12:45
Foi bem mais quando rebentou a cena entre o BdC e o Marco Silva. Penso que aí é o primeiro sinal evidente de divisão dos adeptos…
Esses outdoors penso que não tiveram grande impacto. São já depois deste episódio, numa altura em que vem o JJ e que assina o contrato da Nos…tiveram muito menos impacto da divisão do que outras coisas. Apesar de…lá está. Mostrarem a existência dessa divisão…
E parece-me bastante abusivo considerar, por exemplo, que foi o pessoal da central. É como dizer que foi o pessoal das superiores a fazer coisas que meia dúzia de pessoas de uma claque fazem…
8 Fevereiro, 2023 at 13:15
é curioso referires todas essas situações… porque eu também ia referi-las na sequência… de todas essas, a única que se pode dizer que ‘partiu’ da direção e criou divisionismo, foi a contratação do cavalo de tróia (não era cavalo de tróia, passou a ser em jan’18) eu próprio fui 1000% contra, mas o Sporting era mais importante e na primeira época foi campeão… roubaram-nos o título… tudo o resto partiu da inveja e ganância de quem foi arredado da teta do Sporting… e então esse contrato milionário da NOS que até fez o saddam cá do sítio ficar tão indignado que veio logo dizer que era inadmissível o contrato dos assassinos ser inferior e que teria que ser renegociado… isto quando 15 dias antes fora tratado como um herói merecedor de estátua, midget do psd dixit… e a aberração total é fazer esta palhaçada toda quando os jogos nem dão na Sporttv…
… o pessoal não quer crer que foi manipulado pela cs e pela elite lixoboeta, que muitos mamam no Sporting há décadas e mandam na cs, na justiça, nos políticos… e engendraram esta tática de irem queimando a imagem de BdC que andava a expor, inclusive na AR, toda a corrupção, jogos de bastidores, coação sobre árbitros, etc… e isso mexeu com muito fdp e ameaçava seriamente o status quo social de muitos fdp…
… a desunião foi fomentada de fora, não de dentro como agora… mas isso era mais que expectável, com criminosos e infiltrados do clube dos assassinos ‘a gerir’ o Sporting… o fim está próximo… têm o que merecem…
8 Fevereiro, 2023 at 14:17
Mas a divisão parte sempre de fora. Sempre. Porque a contestação à direção à partida nunca vem de dentro da direção.
Mas nenhuma das 2 direções soube lidar com essa contestação sem partir mais do que unir…
Esta direção também a contestação começou de fora. Depois a forma como lidaram com a contestação é que partiu mais do que uniu…
8 Fevereiro, 2023 at 14:36
… nãooo… de dentro (contratação de jj, que até ia unir mais, caso não nos roubassem o campeonato), de fora, a manipulação das cabecinhas ocas dos adeptos pela cs vendida e daí começaram a hostilizar o Presidente… a razão foi a MANIPULAÇÃO feita pela cs, não foi porque ao assobiarem aqui e ali o Presidente rasgou os acordos com as claques, nem proibiu adereços dessas claques no estádio, não desrespeitou os sócios que foram votar negativamente um R&C, para a seguir essa AG não valer nada… nem a próxima…
esta divisão é criada, fomentada e explorada pelos vermes que lá estão… que vocês queiram ignorar a realidade tudo bem, mas vir com argumentos falaciosos não…
… um andou a apagar fogos, outro incendeia tudo por onde passa…
… fodasse que cegueira que esta escumalha tem sem serem invisuais…
8 Fevereiro, 2023 at 14:42
Contestação interna?
Lembro-me assim de repente de um bombeiro…
8 Fevereiro, 2023 at 19:30
devo ter-me explicado mal… esta direção foi criticada e retaliou à nazi… o outro foi criticado e tentou resolver, às vezes mal mas tentou pelo bem maior do Sporting… conclusão, há contestação agora com TODAS AS RAZÕES DO MUNDO, FACTUAIS, ÓBVIAS E EXPLÍCITAS… com o outro a contestação baseava-se em soundbytes inventados e/ou deturpados pela cs que os retardados dos sócios engoliam…
… a maior prova disso é que a contestação antes não afectava as assistência em Alvalade e agora refletem-se… explica isso à luz do teu raciocinio básico…
8 Fevereiro, 2023 at 14:44
Leão, esse bombeiro nem era da direção, nem foi quem começou a contestação.
8 Fevereiro, 2023 at 16:12
Mas fazia parte de um dos corpos sociais do clube…
8 Fevereiro, 2023 at 16:18
E conseguiu bloquear as contas bancárias…
8 Fevereiro, 2023 at 17:13
Mas eu não disse que não vinha da direção. A contestação à direção não vem, à partida, de dentro da direção. E só há divisão havendo contestação.
Dos corpos sociais pode vir e não foi a primeira vez que aconteceu…
9 Fevereiro, 2023 at 12:14
“Acho que não tens razão na união entre 2013 e 2018. O clube foi unido no estado de graça da direção em 2013 e enquanto a expetativa era péssima e os resultados do Leonardo Jardim foram bons. A partir daí o clube nunca foi unido. Eu até acho que foi uma das falhas dessa direção, tal como desta. Em polos opostos. Uns contra croquetes, outros contra claques…em ambos os casos havia da parte das direções uma forma horrível de lidar com a critica e isso cria barreiras.”
Consigo aceitar isso, mas ainda assim a polarização era muito menor do que é agora. 2018 foi o coup-de-grace e abriu um autêntico rift na nação Sportinguista.
Eu estou sempre disposto a por as minhas diferenças de lado em prol do Sporting, mas o que é certo é que neste momento, quem devia moderar esse diálogo entre “castas” e promover a união, não o faz de todo. Se promovesse essa união, eles neste momento estariam isolados e seriam alvo de um escrutínio muito mais intenso que não fosse amenizado por um título de futebol. Como se pode ver por este ano, começam a haver pessoas num limbo, temo que, caso o ano seguinte seja mais do mesmo, o clube não se consiga unir nunca mais.
8 Fevereiro, 2023 at 12:20
MAs eu acho que é exactamente o contrário…
Já se permitiu demasiado a arruaceiros que se infiltram nas claques para seguir a sua politica de terra queimada.
Os rapazes que acenderam tochas no estadio, mascarados e queimando adeptos de futebol, já estão identificados e detidos?
Os que andaram a bater em adeptos na Luz, tambem?
E aqueles que mandaram cadeiras para cima da policia de choque?
Esta gente nao pode ter mais espaço no clube. Noutros países isto estaria já tratado.
Em Espanha por exemplo, houve uns atrasados que puseram um boneco do Vinicius enforcado e já estão identificados e vão ter que se apresentar na justiça.
Nós cá, como quase sempre, andamos a discutir fait – divers.
Mas não pode ser, o clube e os seus adeptos já foram prejudicados demasiadas vezes por este grupo de pessoas.
8 Fevereiro, 2023 at 12:33
“Os rapazes que acenderam tochas no estadio, mascarados e queimando adeptos de futebol, já estão identificados e detidos?
Os que andaram a bater em adeptos na Luz, tambem?
E aqueles que mandaram cadeiras para cima da policia de choque?”
É uma boa questão para colocares ao Varandas que é quem tem responsabilidade nessa matéria.
Agora colocar o ónus da actual situação do Sporting apenas nas claques é só facciozismo…
8 Fevereiro, 2023 at 13:10
Não JHC, não é facciozismo, são fait–divers….
8 Fevereiro, 2023 at 13:38
Ando faz 5 anos à espera que prendam o Mandante de Alcochete.
Cala te Carvalho!
8 Fevereiro, 2023 at 14:47
Lá está J, a criminalização das tochas é o mais básico e o que dá menos trabalho, porque o que dá realmente trabalho eles não fazem. E não era irem a julgamento por tochas era mesmo atentado à integridade física, pena de prisão e indeminização a lesados. Mas claro proíbem-se as tochas, que se não forem lançadas representam 0 problemas, e assim finge-se que se faz alguma coisa, quando os problemas de fundo continuam lá todos.
8 Fevereiro, 2023 at 21:47
Ahahahahahah
Fait divers
Ahahahahahah
9 Fevereiro, 2023 at 3:51
Atenção mais um truque de “ilusionismo” do artista do costume, está a tentar lançar um outro tema (tipo ciclo de news) para desviar as atenções do ponto fulcral, a incompetência na gestão do SCP, nos seus diversos aspectos, deste CD e para tal meteu a cassete revisionista n2
“A culpa é toda das claques…” a n1 como sabem é a do BdC, a n3 é o investimento dos rivais, a n4 é as contingências do mercado que nos fazem vender barato e comprar caro…
Prestem muita atenção daqui para a frente ele vai usar este “facto” que criou, como se fosse as tábuas de Moisés e vai fazer de tudo para que não se discutam os reais problemas do Clube, o comportamento das claques é apenas um, não é nem de perto nem de longe, nem o pior, nem o que ameaça mais gravemente a existência do Clube…
Não caiam na armadilha!!! Isto é mais do mesmo desinformação á lá Goebbels…
8 Fevereiro, 2023 at 13:13
“Fazendo um inevitável paralelismo com 2013-2018 e não querendo ser saudosista ou tentar fazer um culto de personalidade, o Sporting tinha uma identidade, o Sporting estava efetivamente unido. Isso não é somente possível com BdC, é possível com alguém que olhe para este problema grave e o queira resolver de uma vez por todas. Até lá, essa crise de identidade continuará a espalhar-se por todos o segmentos do clube, apenas encontrando anti-corpos em atletas e equipas técnicas que sabem exatamente aquilo que querem, quem são e, sobretudo, o que é verdadeiramente o Sporting Clube de Portugal.”
Assino por baixo!! Excelente parágrafo.
O Sporting não está unido pois o radicalismo de Maio de 2018 em diante está muito extremado de parte a parte.
E aqui a culpa nao é só da atual direção mas também de uma força ruidosa que independentemente de tudo está efetivamente contra tudo. E tanto de um lado como do outro enquanto não se perceber que aquilo que nos devia unir é o Sporting e não guerrilhas e braços de ferro as coisas não vão melhorar.
8 Fevereiro, 2023 at 13:21
… fodasse que pensamento tão sóbrio e clarividente…
… porque não pensaste assim em 2018???… o Sporting não era O mais importante pois não??…
… que gente tão desprovida de carácter e de coerência…
8 Fevereiro, 2023 at 13:39
Este também foi grampeado?? 🙂
8 Fevereiro, 2023 at 21:39
Subscrevo ipsis verbis
SL
8 Fevereiro, 2023 at 11:42
Como é que é possivel o Trincão ter ganho o prémio de melhor jogador jovem de Novembro e Dezembro?
O que é que me está a escapar aqui?! Não há mais nenhum jovem a jogar na liga ou foi o padrinho que encomendou?
Isto costuma acontecer mas é com um puto qualquer do outro lado da 2ª circular que entra e marca 1 golo sem querer um jogo. É logo o melhor desse mês e dos seguintes…
8 Fevereiro, 2023 at 11:51
Lembro-me de 2 nomes:
Jorge e Mendes…
8 Fevereiro, 2023 at 12:38
Naaaaa
8 Fevereiro, 2023 at 13:41
Mete uma coisa na cabeça… eu sei que dói…. Escuta – o Sporting que conheceste, enquanto esta gente ou parecida lá estiver… vai ser gerida de fora para dentro.
SL
8 Fevereiro, 2023 at 13:53
O Chico Faria pode ajudar a explicar.
8 Fevereiro, 2023 at 14:26
Como é possível o Barcelona ter adquirido o Trincão por 30 milhões ?
8 Fevereiro, 2023 at 14:29
https://www.google.com/amp/s/www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/sporting/noticias/amp/trincao-eleito-o-melhor-jovem-de-novembro-e-dezembro-pelo-sindicato-dos-jogadores–15646170.html
8 Fevereiro, 2023 at 14:31
https://www.google.com/amp/s/desporto.sapo.pt/amp/futebol/primeira-liga/artigos/trincao-era-desconhecido-e-ja-e-o-melhor-sub-21-da-europa
8 Fevereiro, 2023 at 16:14
Afinal as noticias plantadas nos jornais nao servem para vender jogadores, mas servem para fazer a cabeça de determinados adeptos…
Uma coisa é o que vem nos jornais, outra bem diferente é o que se ve jogo após jogo. Nos jornais são todos os maiores. O Renato Sanches era o menino de ouro, o Joao Feliz era o novo Ronaldo, etc, etc. Depois vai-se a ver a produção deles em campo, e não é exactamente a mesma coisa.
Por isso um conselho: avalia a prestação dos jogadores pelo que vês em campo com os teus próprios olhos, e não pelas notícias da comunicação social.
8 Fevereiro, 2023 at 17:35
Isto não foi só a comunicação social, foi também o sindicato dos jogadores
8 Fevereiro, 2023 at 17:57
Ah pronto, bem melhor…
Um gajo ve o que o Trincao joga jogo apos jogo, e fica com a ideia que não joga la grande coisa, mas vem o sindicato, da-lhe um prémio, e afinal somos nos que estamos enganados, ele afinal joga muito, nós é que não vemos…
Volto ao meu conselho: que tal avaliar a prestação dos jogadores pelo que ves em campo com os teus próprios olhos, e nao pelo que diz A ou B ou C?
8 Fevereiro, 2023 at 18:10
Isto foi referente a Novembro e Dezembro
8 Fevereiro, 2023 at 20:55
Para mim é irrelevante a altura.
Eu procuro não ter opinião formada sobre os jogadores antes de os ver a jogar, por isso não me viste criticar aqui o Diomandé, Bellerin, ou Tanlongo. Ainda vi pouco deles, por isso nao critico.
Mas a minha opiniao do Trincao vem dos jogos que vi dele. E comecei a formar essa opiniao desde Agosto e Setembro quando o comecei a ver jogar com mais assiduidade. É um jogador que salvo alguns fogachos, não produz quase nada no tempo em que está em campo, tem pouca intensidade, e é pouco concretizador. Já perdi a conta ao numero de oportunidades de golo feitas que ele falhou. Olha a começar logo pelo primeiro jogo em Braga em que falha uma sozinho em frente ao guarda redes.
Não é um premio dado pelo sindicato de jogadores ou um conjunto de noticias encomendadas que me faz mudar a minha opinião. Eu sei bem o que vejo e formo a minha opinião a partir do que vejo.
Olha não me lembro do Nuno Mendes por exemplo ter ganho o premio de melhor jogador jovem alguma vez, e bastou-me ve-lo a jogar quando era junior para se perceber que ia ser um dos melhores laterais que Portugal ja teve.
8 Fevereiro, 2023 at 16:03
Já estamos a tratar disso:
https://www.abola.pt/nnh/2023-02-07/sporting-catalaes-ja-fazem-as-contas-com-trincao-em-definitivo-em-alvalade/975586
“Catalães já fazem as contas com Trincão em definitivo em Alvalade”
“… cláusula de compra de sete milhões de euros por metade do passe seria exercida automaticamente e o Mundo Deportivo esclarece que a manutenção do Sporting na Liga era o referido pressuposto”
“Assim, Trincão será leão em definitivo a partir da próxima temporada, embora o Barcelona garanta o direito a 50 por cento de uma futura transferência”
8 Fevereiro, 2023 at 16:24
Bem o Sporting a limpar a imagem de Jorge Mendes com o Barcelona…
8 Fevereiro, 2023 at 16:41
Certa casta de Sportinguista tem boa tradição na arte da esfregona…
8 Fevereiro, 2023 at 12:50
Trincao no top 3 dos mais bem pagos.
Suponho que barca pague metade por 5M por epoca…
Como vamos suportar isto pó ano que vem?
8 Fevereiro, 2023 at 14:58
Ninguém parece estar preocupado por isso esta tudo bem.
8 Fevereiro, 2023 at 13:00
Diz que o belzebu faz anos hoje.
Parabéns, senhor Bruno de Carvalho.
8 Fevereiro, 2023 at 13:23
+1… que seja feliz longe do Clube…
8 Fevereiro, 2023 at 13:32
É a única maneira. De ser feliz, quero eu dizer.
8 Fevereiro, 2023 at 13:43
Parabéns a esse Homem a esse Presidente.
8 Fevereiro, 2023 at 21:50
Faz ele … E eu …
Sai uma rodada, pago eu !!!
9 Fevereiro, 2023 at 9:14
Muitos parabéns !!!
9 Fevereiro, 2023 at 13:42
Obrigado
SL
9 Fevereiro, 2023 at 9:28
Parabéns, XP!
9 Fevereiro, 2023 at 13:42
Obrigado
SL
8 Fevereiro, 2023 at 15:05
Então maltinha como é que estamos em relação ao que está a acontecer ao City? A UEFA e a FIFA falharam, há esperança nos órgãos ingleses ou estão como eu acham que aquela merda vai ser uma multa insignificante para gajos que mascararam centenas de Milhões em dinheiro?
8 Fevereiro, 2023 at 15:16
Se forem como os italianos ou o americanos, serão punidos.
Se forem como os portugueses, espanhois e outros que tais, ficará tudo na mesma…
8 Fevereiro, 2023 at 15:20
Os espanhóis agora com esta merda do Dani Alves subiram bem na minha consideração.
8 Fevereiro, 2023 at 15:37
Contra jogadores…agora a Federação Espanhola a apertar o barcelona e real….tenho sérias dúvidas…
8 Fevereiro, 2023 at 15:42
Odeio clubes new money.
8 Fevereiro, 2023 at 15:53
Não sou fã deles porque são normalmente clubes de plástico…e eu sou dos que gosta da alma do clube. Por isso não sou adeptos desses clubes.
Mas gosto que apareçam clubes que desafiam o status quo que favorece sempre os mesmos grandes de merda…eu acho que eles enriquecem o futebol, ao contrário do que muitos dizem. É bom ver que os grandes europeus não fazem o que lhes apetece por estes clubes existirem. Porque aumenta significativamente os clubes que podem ganhar.
8 Fevereiro, 2023 at 15:58
É bastante válido e dependemos deles. Ainda aumenta mais a minha irritação
8 Fevereiro, 2023 at 16:03
Não me irrita. Lá está.
Prefiro mil vezes ter 16 ou 20 clubes a lutar por títulos ou jogadores do que ter sempre os mesmos 3 ou 4 grandes a esmifrarem tudo o que os rodeia….
A mim sempre me irritou mais a postura de quero, posso e mando dos grandes europeus antigos…odeio a snobeira de Barcelona ou Real ou Milan ou Juventus….
8 Fevereiro, 2023 at 16:20
Idem aqui.
Também detesto, como o Tiago, os snobs tipo Real, Barça, Bayern, etc que acham que podem fazer tudo e mais um par de botas. Mas se é para aparecer algum que se intrometa no meio desses, que apareça com proveniência legal, e sem falcatruas e artimanhas.
Se o City fez merda, entao que seja punido a sério pela merda que fez. E já que na UEFA não punem (porque também devem ter os bolsos bem cheios, com dinheiro do medio oriente), entao que seja punido pela própria Premier League, que normalmente nestas coisas nao brinca em serviço.
8 Fevereiro, 2023 at 16:47
A UEFA puniu. O TAD ou o TAS ou lá o que é é que absolveu em recurso…
8 Fevereiro, 2023 at 18:01
Pronto, nao é a UEFA que tem os bolsos cheios, são os juizes do TAD ou TAS ou lá o que é.
O efeito é o mesmo. Dois clubes que deviam ser punidos por contornarem o Fairplay Financeiro, mas que passam pelos pingos da chuva, e podem continuar a fazer as mesmas merdas.
8 Fevereiro, 2023 at 15:46
Não sei o que vai acontecer mas uma multazinha tenho a certeza que não…
A sanção que for, vai ser pesada. Caso contrário isto não tinha sequer sido divulgado assim, sem conhecimento do City.
Além disso, disto não têm hipótese. Não há recurso na Premier League. Não podem fazer como na UEFA que foi para recurso. Aqui, o que for determinado…vai…
8 Fevereiro, 2023 at 15:52
Se for punido Guardiola sai no dia seguinte.
Promessa feita por ele.
Veremos os próximos episódios.
Se Guardiola sair o lugar de Amorim fica em risco 🙂
8 Fevereiro, 2023 at 15:54
Nem por isso…
Ele prometeu que saía no dia em que ele descobrisse que o estavam a enganar dentro do clube.
8 Fevereiro, 2023 at 16:01
Vamos ver para onde vai… Talvez vá para a Juve, visto que o gajo curte ganhar fácil ahaha. Mas concordo com o que dizes, se há malta que vale a pena acreditar são os bacanos da Premier e da Bundesliga.
8 Fevereiro, 2023 at 16:09
A juve com mais um castigo no curriculo?
🙂
8 Fevereiro, 2023 at 16:29
A Juve já foi penalizada, estão fartos do Alegri, e a Série A parece ser a coisa mais fácil de ganhar de sempre. Eles têm gajos jovens bons, precisam de algumas remodelações, mas fds o Alegri que não é nada de especial, recuperou desvantagens de 2 dígitos dois anos ou o que foi… Eu acho que é o mais natural, porque é onde vai ter menos pressão, na Bundesliga esquece, Liga Espanhola também, EPL vai sair agora (?), sobra a Serie A ou seleções…
8 Fevereiro, 2023 at 16:42
E porque não PSG?…
8 Fevereiro, 2023 at 18:54
Pois esqueci-me do mais óbvio e o que dá menos trabalho de treinar. Mas não sei, aquilo é a equipa do Mbappe e não a do Messi. Mas sim esqueci-me do que mais se enquandra no perfil do Guardiola, 0 desafio títulos garantidos.
8 Fevereiro, 2023 at 16:04
Parabéns ao Bruno de carvalho, o único presidente que me devolveu o orgulho de ser sportinguista!!!
Afastei-me do Sporting porque não consigo compactuar, com este novo Sporting, desculpem-me sportinguistas (não aos j’s desta vida) aos verdadeiros sportinguistas, claques incluidas!!! Voltarei um dia, quando o Sporting voltar a ser nosso!!! Deixei de ser sócio e não me arrependo
8 Fevereiro, 2023 at 21:52
+1906
8 Fevereiro, 2023 at 16:10
Aproveitando o comentário acima do João do Sporting
https://twitter.com/_the_real_gs_/status/1623278700211961857?cxt=HHwWgoC8mZPYhYctAAAA
Parabéns, Bruno!
8 Fevereiro, 2023 at 16:43
Subscrevo!
Saudades do que era o Clube nesses tempos.
Se o gajo tem tido um bocado de noção, o que seriamos com mais estes 5 anos em cima?
8 Fevereiro, 2023 at 17:02
“Se o gajo tem tido um bocado de noção, o que seriamos com mais estes 5 anos em cima?”
Insista, insista, insista… dasse, que não há pachorra.
E que tal “Se os sócios têm tido um bocado de noção, o que seríamos com mais estes 5 anos em cima?”
8 Fevereiro, 2023 at 17:29
Hehehehehehe tal e qual! Mas a culpa não foi deles, foi da falta de “um bocado de noção”… nem com o quebrar de um longo jejum de títulos e Miséria, esses otários acordaram. Gente que anda por aqui todos os dias cheia de certezas e cagança.
8 Fevereiro, 2023 at 20:00
… não faltam aqui fdputa que atiraram pedras e mais pedras e agora escondem a mão e dizem… ”vocês ainda não seguiram em frente?”
… incrível a falta de coluna destas coisas.
… covardolas de merda…
8 Fevereiro, 2023 at 17:53
E que tal “Se os sócios têm tido um bocado de noção, o que seríamos com mais estes 5 anos em cima?”…
… assumirem responsabilidades Ana?… alguma vez??… a culpa será sempre do escorraçado, nem que inventem ou manipulem factos para ‘culpar’ o legítimo Presidente, e ao mesmo ilibarem-se dos seus actos execráveis para com quem deu tudo ao Clube
… ingratos, covardes hipócritas.
8 Fevereiro, 2023 at 20:07
Isso já é depois do gajo ter perdido a noção…
Não discordo de ti, mas é numa fase posterior! E não querer ver isso, é facciosismo – coisa que sei que tens, aos molhos! 🙂
8 Fevereiro, 2023 at 17:42
Se a minha avó tivesse tomates era o meu avô
8 Fevereiro, 2023 at 18:55
Depende Chico, hoje em dia podia bem ser a sua avó na mesma lol
8 Fevereiro, 2023 at 20:08
LOL
8 Fevereiro, 2023 at 20:02
Se a tua avó não tivesse nascido era um favor que tinha feito… à humanidade não sei, mas aos Sportinguistas garantidamente…
… és tão acéfalo que até dói.
8 Fevereiro, 2023 at 19:07
Hahhahha
8 Fevereiro, 2023 at 16:44
https://www.football-observatory.com/IMG/sites/b5wp/2022/wp408/en/
Balanço Transferências, desde 2018 (4 épocas e meia):
Benfica > 370
Sporting > 268
Porto > 178
Braga > 142
Notas:
a) Vale o que vale, haverá por aqui transferências sub-avaliadas e sobre-avaliadas
b) Benfica lidera o ranking europeu (!)
c) Braga consegue exercícios muito positivos
d) Modelo comum a todos os grandes e “wanna be’s” nacionais
e) Tal saldo, no caso do Sporting, deveria dar lugar a:
– diminuição do passivo
e/ou
– cobertura de défices de exploração
e/ou
– investimento significativo em activos de diversa espécie (não-desportivos)
e/ou
– investimento significativo em activos desportivos, com custos diferidos
e/ou
– ???
O que vemos:
– contas na mesma
– plantéis cada vez piores, transversalmente
– valorização de talento para venda futura em baixa, fruto de prestações colectivas mediocres e de falta de investimento em craques com potencial grande retorno
– ausência de resultados desportivos
Premissa:
O saldo positivo, num suspostamente grande clube desportivo, só serve para sanear contas (sustentabilidade futura, via activo vs. passivo e/ou via financiamento de défices de exploração, nas demonstrações de resultados), para financiar investimentos infraestruturais, para financiar investimentos desportivos (competitividade desportiva) , de modo a que se possa ganhar títulos, sem colocar em causa a sustentabilidade futura do clube.
Perguntas decorrentes:
1. Uma retrospectiva: o saldo positivo tem servido exactamente para quê?
2. Uma prospeciva: este rumo, a manter-se, serve exactamente que objectivos?
Agradeço, desde já, quem aponte falhas neste meu raciocícinio e/ou quem apresente pistas para as respostas. Obrigado, com toda a sinceridade.
8 Fevereiro, 2023 at 18:02
A resposta à segunda questão já a exprimi aqui… Serve os propósitos de quem planeou Alcochete, que também já disse que foi planeado, financiado e executado maioritariamente pelo clube dos assassinos para tomarem o Clube que lhes faz frente… e depois de tomarem o Clube desbundarem as finanças do Clube em negócios megalómanos e ridículos, comissões pra tudo quanto é lado, humilhar e dar porrada nos sócios, destruirem a alma do Clube até que nada reste e o plano termina… com o clube dos assassinos a ser o único grande da merda da capital…
*e deixem PC morrer que vocês vão ver os assassinos a serem o único grande no benfiquistão…
8 Fevereiro, 2023 at 18:04
O Benfica é responsável por Alcochete?
8 Fevereiro, 2023 at 19:38
… olha este viu o mar pela primeira vez…
… esquece, é demasiado complexo para entenderes…
8 Fevereiro, 2023 at 18:04
O Benfica é responsável por Alcochete?
8 Fevereiro, 2023 at 19:04
Olha que…
8 Fevereiro, 2023 at 19:24
O carnide, o poder político (que é quase a msm coisa), o poder judicial… “sportinguistas” como GL que surgem em mails a conspirar com jornalistas/OCS para derrubarem um presidente legitimamente eleito, o presidente dessa agremiação (carnide) que diz “estamos a trabalhar para ajudar… o Sporting “!? O garanhão de varandas e o seu amigo tusta que estão nas msg de whatsapp a darem a dica a alguns casuals para sairem do recinto da academia antes que a bófia chegue… a maçonaria que se confunde com os titos & monteiros, o escritório de advogados do mano e do ex-PMAG, os presidentes da Assembleia e da República…
Estiveste ausente?
8 Fevereiro, 2023 at 19:37
A culpa foi de todos, menos dos sócios e adeptos sportinguistas que paparam isso tudo e correram com BdC… Malta de elite, com QI acima da média, com a dentição normal e que não bebe vinho de pacote, deuxou-de enganar pela CMTV… Quem diria…
8 Fevereiro, 2023 at 19:37
* deixou-se
8 Fevereiro, 2023 at 19:50
Mesmo!
8 Fevereiro, 2023 at 19:57
Na altura quem veio com a teoria do terrorismo, até foi um homem que depois teria um alto cargo no Benfica. Aquilo foi feito por idiotas, mas que houve pessoas ligadas ao Benfica que se aproveitaram das plataformas para queimar um homem inocente e moldar a opinião pública, disso o Ginha não se livra.
8 Fevereiro, 2023 at 20:15
… tu e a tua ingenuidade… santa inocência… ou arrogância… não foram vocês que foram os parvos nãaa, foi meia dúzia de trengos com 1904 tatuado na perna, apelidarem, DE FORMA SURREAL e CRIMINOSA alcochete de terrorismo também foi por acaso, a juiza, a p*** da candida vilar, que ouviu eintimidou os delinquentes a acusar o Presidente… tudo coincidência… essa pseudo juiza ser benfiquista assumidissima é apenas outra coincidencia…
… parece um jardim escola a tasca, capacidade raciocinio da maioria roça o pré escolar… mas o que falta em intelecto sobra em soberba e arrogância hilariante…
8 Fevereiro, 2023 at 20:23
Verdade Ayres.
Mas ninguém foi mais ingenuo que os Sportinguistas que se deixaram comer de cebolada por Cofinas e paineleiros, e que mesmo com tudo isso que o Ayres descreveu ainda expulsaram BdC.
8 Fevereiro, 2023 at 20:17
FixTix, não estou a dizer que não… Mas fdx… Vocês vendo tudo isso, comeram na mesma a papinha que voa deram?
8 Fevereiro, 2023 at 20:26
Mas tu achas que a maioria não papa? Claro que papa fds. Para o bem e para o mal o Sporting é clube de gente de bem, é um clube em que o que mais importa acima de tudo é parecer bem, e se tens um ex Ministro na TV a dizer que Alcochete é terrorismo e o Bruno estava envolvido, é claro que iam correr com ele. O Benfica e o Porto não têm esse problema, E-Toupeira, Apito Dourado o que for, desde que se ganhe é na boa vocês não querem saber, aqui podemos ter um bom Presidente, mas no dia em que ele dê um peido numa CI está fdd.
8 Fevereiro, 2023 at 22:15
Ginha houve muitos que comeram por ignorância, outros que foram completamente manipulados pela cs… ao ponto de ainda hoje lhe terem ódio (o homem salvou o Clube duma falência mais que anunciada)… outros ainda por revanche pessoal e cagaram pro Clube… mas dúvido muito muito muito dos resultados da destituição… aquilo foi um embuste recheado de ilegalidades e de atos criminosos… NUNCA esquecer a PEN e o seu conteudo roubado ao Sporting, um CRIME (+ 1) que ninguém foi criminalizado, as eleições seguintes condicionadas (impediram ilegalmente (+ 1x) duas candidaturas), os boletins de voto estarem marcados com código de barras (apenas + 1 ilegalidade criminosa)…
tudo isto é público… e poderia elencar mais uma centena de actos criminos perpretados contra o Sporting que ficaram incólumes…
…. o clube dos assassinos juntamente com as mais altas instituições do estado decidiram abater o Sporting Clube de Portugal…
8 Fevereiro, 2023 at 21:56
EPA vai te esconder HIPÓCRITA
8 Fevereiro, 2023 at 19:43
… obrigado por resumires, acrescentar que o óclinhos era advogado do cavalo de troia na ação judicial de 16M que os assassinos lhe puseram…e os assassinos retiraram a queixa após uma reunião entre óclinhos, cavalo e saddam… em jan’18… after that all hell broke loose…
8 Fevereiro, 2023 at 22:00
… desculpa Pretoriano, mas tenho quase a certeza que nesse tal e-mail…
… ‘o presidente dessa agremiação (carnide) que diz “estamos a trabalhar para unir… o Sporting “!…
… é só mais uma coincidência…
8 Fevereiro, 2023 at 19:49
Esteve o país todo unido no assassinato de carácter de Bruno de Carvalho e no enxovalhar público do Sporting e da sua Marca. Todo, excepto as viúvas…e o Benfica…
8 Fevereiro, 2023 at 21:26
Andas faz 5 anos a coçar os tomates e a olhar para os palácios?!
8 Fevereiro, 2023 at 20:05
… desses 370M dos assassinos, se retirarmos Félix, que foi um negócio estranho, a herança pesada não rendeu pouco não…
8 Fevereiro, 2023 at 18:37
Enquanto nós andamos entretidos a brincar aos projectos e numa luta interna fratricida..
https://www.publico.pt/2023/02/08/desporto/noticia/qatar-oferece-cinco-mil-milhoes-manchester-united-2038143
8 Fevereiro, 2023 at 20:11
Sporting-Benfic@ em FF…
6 minutos, e o detalhe é que quase não se consegue passar o meio campo…
Chandra a defesa direita.
Ana Borges a defesa esquerda.
Rapidez e físico no meio campo com Neto, Joaninha e Bravo.
8 Fevereiro, 2023 at 20:12
Ana Afonso é a freira de serviço!
8 Fevereiro, 2023 at 20:53
é a melhor árbitra que temos no nosso futebol FF, quanto a isto estou descansado.
8 Fevereiro, 2023 at 20:26
Canal 11.
Para já equilibrado.
O Benfica também parece que não quer transpirar.
Para já um jogo com pouca intensidade e sem grandes oportunidades de golo, a exceção de um lance em que a Diana isolada acerta nas pernas da Rute.
8 Fevereiro, 2023 at 20:30
Na Sporting TV também…
8 Fevereiro, 2023 at 20:37
Ele não vê esse Canal
8 Fevereiro, 2023 at 20:57
Não tenho SportingTV na cozinha…
8 Fevereiro, 2023 at 20:29
Capeta, 1-0
8 Fevereiro, 2023 at 20:32
Temos uma GR que faz a diferença! 🙂
8 Fevereiro, 2023 at 20:37
Excelente oportunidade para nós, com a bola a ser salva em cima da linha.
8 Fevereiro, 2023 at 20:42
1-1
8 Fevereiro, 2023 at 20:50
Intervalo
8 Fevereiro, 2023 at 21:14
1-2
Erro incrível da Beckert e golo de classe da Kika.
8 Fevereiro, 2023 at 21:15
Agora vai ser complicado dar a volta ao jogo – já nem digo à eliminatória, que nunca achei possível!
8 Fevereiro, 2023 at 21:15
Capeta faz 2-2
8 Fevereiro, 2023 at 21:17
A Amado nem vem atrás… 🙂 Joga só para a frente! Fica ali um buraco gigante.
8 Fevereiro, 2023 at 21:19
E depois há estas saídas de bola com passes açucarados para as adversárias.
8 Fevereiro, 2023 at 21:22
2-3, Kika!
A 1ª fase de construção do Sporting é assustadora… Falta velocidade e intensidade, e perdem sempre a bola antes de chegar ao meio campo. Assustador.
Sai Neto e entra Maiara…
8 Fevereiro, 2023 at 22:13
Será que foi? Ela tem os pés dentro e está curvada. Onde está o tronco?
8 Fevereiro, 2023 at 21:14
Golo da Kika. Acabou.
Para o ano há mais…
8 Fevereiro, 2023 at 21:15
Olha, empate! Capeta!
8 Fevereiro, 2023 at 21:21
Jogo entretido… Acho que ganhavamos todos de aparecesse o Porto, o Boavista, Guimarães… Não sei é se existem jogadores suficientes e condições para todos terem equipas competitivas… Mas isso deixo para o Miguel, que ele domina isso bem melhor…
8 Fevereiro, 2023 at 21:25
Penso que será uma exigência todos os clubes terem uma equipa feminina.
O Porto provavelmente fará um acordo com um clube do Norte como o Valadares.
8 Fevereiro, 2023 at 21:29
O Porto já tem miúdas no Dragão Force – acho que é assim que se chama a parte da formação mais jovem.
8 Fevereiro, 2023 at 21:29
E acho que o Guimarães também já tem FF, numa das divisões mais baixas.
8 Fevereiro, 2023 at 22:08
O Guimarães é bem possível que vá ao playoff de subida este ano. Isso porque o RP só com uma catástrofe é que não sobe direto. Jornada 5. 8 pontos de avanço para Sporting B e Benfica B.
8 Fevereiro, 2023 at 21:27
Na minha opinião não há jogadoras para mais de 10 equipas na 1ª Liga, e com 50% de estrangeiras.
O que se vê na formação, na minha opinião, é que muitas jovens não têm as condições morfológicas – especialmente altura, velocidade e corpo – para darem boas atletas para o futebol de 11.
Em cima disso, também na minha opinião, o nível de treino na formação deixa imenso a desejar – o que não acontece no FM.
Com estas 2 condicionantes, só quem tem algum jeito e condições morfológicas naturais, que são uma minoria curta, é que tem condições para se tornar relevante no FF sénior!
Terás sempre, mesmo para 10 equipas, de ter muitas estrangeiras, ou o nível será muito baixo!
8 Fevereiro, 2023 at 21:21
O Benfica aumenta um bocadinho a pressão e o Sporting desaparece.
Golo fácil das encarnadas. 2-3
8 Fevereiro, 2023 at 21:32
Impressionante, é preciso a Diana e a Capeta virem ajudar a 1ª fase de construção do Sporting…
Basta o Benfic@ meter alguma intensidade e velocidade, o Sporting desaparece… Não me digam que isto não tem a ver com o que se treina… Treinas sem intensidade, lixas-te quando apanhas intensidade! É simples!
8 Fevereiro, 2023 at 21:36
Só para acrescentar que, novamente, chegamos aos 60 minutos e o Sporting desaparece fisicamente… Meio campo não existe, centrais ficam mais lentas, e sobra a Chandra, a Diana e a Capeta (que está farta de correr e já perdeu um bocado o discernimento).
Pauleta, no Benfic@, chega para o nosso meio campo todo! Limpa tudo!
8 Fevereiro, 2023 at 21:38
Para além da qualidade das jogadores, para mim os jogos da Champions deram outro andamento… Porque a nível de treinadoras… A minha vai passando pelos pingos da chuva, porque tem melhor equipa e ganha…
8 Fevereiro, 2023 at 21:34
Nem conseguimos pontapear a bola para o meio campo adversário.
Para um treino a meio campo…o nosso…
8 Fevereiro, 2023 at 21:34
Parece
8 Fevereiro, 2023 at 21:37
Não achas que isto tem muito a ver com o nível do treino?
Parece uma equipa de profissionais, contra uma de amadoras, tal a diferença!
8 Fevereiro, 2023 at 21:42
Tal e qual
8 Fevereiro, 2023 at 21:44
Mas o incrível é que quem mais corre são elas! Deveriam estar mais cansadas, só que não…
8 Fevereiro, 2023 at 21:41
Enfiaram-nos na nossa grande área.
Desaparecemos por completo.
8 Fevereiro, 2023 at 21:43
https://www.google.com/amp/s/cnnportugal.iol.pt/amp/videos/bes-angola-estado-portugues-podera-ficar-com-quase-30-da-sad-do-sporting/62df02be0cf26256cd2ee0d4
8 Fevereiro, 2023 at 21:45
A Holdimo só tem 10%.
Explica lá como é que o Estado fica com 30%? 😀 😀 😀
8 Fevereiro, 2023 at 21:49
A CNN é que deveria ser mais rigorosa naquilo que noticia.
8 Fevereiro, 2023 at 21:47
É falso. Alvaro Sobrinho já não detém 30% das ações da SAD.
8 Fevereiro, 2023 at 21:44
A passividade e lentidão da Bravo são uma merda que me tira do sério…
3 substituições no Sporting. Entram 3 pinos…
8 Fevereiro, 2023 at 21:46
A Brenda está lesionada