Na última sexta-feira disputou-se o Troféu Stromp de futsal feminino e a nossa equipa venceu o Atlético CP no Pavilhão João Rocha por 5-1. Antes do jogo houve a divulgação e apresentação do plantel e equipa técnica. De salientar que a Júlia Santos, Beatriz Fonseca e Jéssica Lucas também foram apresentadas (apesar de não terem nome na camisola), o que deve significar que vão andar a “saltar” entre as sub-19 e a equipa principal.

Quanto jogo… Cris Fonseca, Kika, Bia, Débora Queiroz e Ana Alves. Foi este o “cinco” escolhido pelo treinador João Filipe Soares para o primeiro jogo da temporada na casa das modalidades. O Atlético entrou forte, tendo feito vários remates nos primeiros minutos, mas o Sporting foi, aos poucos, tomando conta do jogo, pressionando a equipa da Tapadinha, principalmente na saída de bola e foi numa dessas situações que as leoas se adiantaram no marcador. Débora Queiroz e Bia pressionaram, a bola sobra para Queiroz que remata para defesa da guarda-redes alcantarense e esta vai ter com a Bia, que não perdoa e faz o 1-0, aos 7 minutos. A toada do jogo manteve-se, com o Sporting a ter mais oportunidades tendo chegado ao 2-0 a 5 minutos do intervalo numa grande jogada coletiva, finalizada por Débora Queiroz a passe de Kika. Foi com este resultado que se chegou ao intervalo.

Na segunda parte, mudou-se o campo, mudou-se o equipamento, mas “caíram” os nomes nas camisolas. Pode parecer ser apenas uma “picuinhice”, mas é estranho porque não me lembro de isto acontecer com outra equipa principal das de pavilhão e já no ano passado aconteceu também. O jogo começou algo “morno”, mas tendo a equipa leonina as ocasiões mais perigosas. Perto do meio do segundo tempo o Atlético começou a reagir, tendo mesmo reduzido por intermédio de Carolina Araújo, exatamente a meio da segunda parte. Aos 13 minutos a equipa visitante pede o tempo de desconto para trabalhar o 5 para 4 com a guarda-redes subida, mas logo na primeira jogada sofre golo. Corte de cabeça da Queiroz que vai ter com a Kika que atira para a baliza deserta. O Atlético manteve a estratégia, mas sem grande sucesso. A 2 minutos do fim Queiroz recupera a bola e assiste mais uma vez Kika para o 4-1 e no mesmo minuto, a jovem Beatriz Fonseca faz o 5-1 final, após mais uma bela jogada coletiva. Fim do jogo e mais um Troféu Stromp que fica em casa. Só foi pena nenhuma das duas guarda-redes suplentes não terem sido utilizadas. Penso que num jogo destes havia a oportunidade de as lançar.

Neste sábado, às 18h no Multiusos de Gondomar, as leoas jogam frente a EDC Gondomar a contar para a 1ª jornada da fase regular do campeonato nacional. A todos os adeptos que estão no Norte do país quero fazer “um pedido especial”. Vão apoiar as nossas leoas.

Pegando nas palavras da capitã Débora Venâncio na apresentação: “Venham-nos apoiar, tragam mais gente porque nós prometemos muito trabalho e dedicação a este clube que nos orgulhamos tanto de representar. Boa época a todos.” Que seja o mote para a temporada que agora começa!

 

“uma quadra fantástica” é uma crónica da autoria de Renato Cunha