Caros tasqueiros:
O Braga noticiou a saída de 13 (!!) jogadoras do seu plantel de FF de 2023/2. Destas saliento como interessantes para o Sporting, tendo em conta procurar garantir uma entrada na fase de frupos da Champions e, eventualmente ,voos mais altos (suprindo assim o investimento que essa operação custe e, claro, criando melhores condições parareconquistar o campeonato):
A – Melisa Hasanbegovic – DEFESA CENTRAL, Bósnia, 25 anos, 1.79m, 75kg (2 anos no Sporting e 1 no Braga, total de 53 jogos. meia época lesionada no SCP);
B – Caroline Kehrer – AVANÇADA, Canadá/USA, 27 anos, 1.75m, 59kg (2 anos no Braga, 65 jogos, 31 golos, 11 assistências) OU Vitória Almeida – AVANÇADA, Brasil, 24 anos, 1.85m, 70kg (1 ano Famalicão -24j,25g+1ass; e 3 no Braga – 74jj, 28g+4ass);
C – Jolina Amani – EXTREMA-DIREITA, Países Baixos/Cabo Verde, 24 anos, 1.70m, ?kg (1 ano no SLB -24j, 8g+3ass; 1 no ADO Den Haag – 12j, 6g+1ass e 2 no Braga – 37j, 7g+2ass)
Também no Benfica saíu uma jogadora muito interessante que poderia ajudar-nos a superar algumas das nossas carências:
D – Paige Almendariz – DEFESA ESQUERDA/DIREITA, USA, 26 anos, 1.71m, 59kg (ano e meio no Braga, 32 jogos. 1 ano no SLB, 18 jogos)
Tendo em conta as nossas saídas (Bárbara Lourenço, Fátima Dutr,) Ana teles e Olívia Smithe a necessidade de algum upgrade, diria que estas 4 ou 5 aquisições mais uma jogadora com caraterísticas idênticas à Olívia nos dariam, sem grandes custos, uma equipa de hrande nível.
SL
A Melisa Hasanbegovic foi dispensada pela Mariana pelo que NUNCA pediria para a irem buscar.
A Vitória Almeida cada época está pior… quase nem corre. Tornou-se uma jogadora mediana, alta e mais nada.
O resto é tudo mediano a tirar para o fraco.
Só mesmo na Almendariz vejo algum sentido mas se não pegou no Benfic@ era bom perceber o porquê disso.
É uma estupidez deixarem sair a Dutra… A Olivia, enfim, se batem a clausula… Agora, perdemos a nossa melhor jogadora e a melhor jogadora em Portugal, ainda com margem de progressão assinalável! É uma perda importante no 11.
Estou muito curioso para perceber o que vão fazer o Braga e o Racing Power… No Racing fala-se que querem atacar o titulo em 26/27… o que faz pensar que vão aumentar o orçamento todos os anos até lá… O Braga não faço ideia… Vão em 2 ou 3 anos seguidos de desinvestimento…
As que o Miguel diz que não prestam oara nós, se não vierem, estarão a reforçar o Racing Power ou o SLB.
Cá estaremos para verificar isso.
A Melisa foi só a melhor central que tivemos depois da Nevena; saíu porque teve uma lesão grave e o rendimento, na altura baixou (mas isso sucedeu com toda a equip+a devido à sangria a que foi sujeita).
A Vitória continua a ter números interessantes, mas é mais talhada para alguns tipos ou momentos de jogo; fiquei sem perceber se a altura e poder físico deixou de ser, para o Miguel, um elemento diferenciador; no 1º ano de Braga a Vitória fez 29 jogos e 17 golos; no ano seguinte muda o treinador, é contratada a Kehrer e a Vitória reparte o lugar com esta.
A Carole Kehrer é uma excelente ponta de lança; mesmo no completo desnorte competitivo deste Braga
SL
Eu não disse que a Melisa não presta.
Convém ler o que eu escrevo.
“A Melisa Hasanbegovic foi dispensada pela Mariana pelo que NUNCA pediria para a irem buscar.”
Portanto, é fácil perceber que se a Mariana não quis renovar com ela, é porque não gosta da jogadora – que poucas vezes colocou a jogar na parte final da época, indo sempre para o banco.
Esta central que tivemos este ano é melhor que a Melisa e mais adequada ao tipo de jogo que a Mariana faz. Se fosse outra a treinadora eu não descartaria a Melisa pois sempre critiquei a Mariana não a aproveitar!
A Kehrer é uma versão da Chandra mas bem mais fraca.
Precisamos duma Chandra ou melhor.
A Vitória tem feito um percurso sempre a descer.
Fez uma época 20/21 muito interessante no Famalicão e também esteve benzito em 21/22 no Braga. Em 22/23 já esteve bem abaixo e em 23/24 não passou de mediana. Sempre a descer.
Sim, ou gosto de jogadoras altas e possantes e acho que falta muito isso ao Sporting. Mas quero mais qualidade do que a Vitória e a Kehrer têm…
Agora, isto é só a minha opinião, que vocês têm sempre a mania que é a verdade universal… 🙂 🙂 🙂
Tu deste a tua opinião, não foi? Eu fiz igual.
Concordo com a Almendariz, concordaria com a Melisa se a treinadora não fosse a Mariana, e não concordo com as outras – se estivessemos a falar da Vitória do Famalicão, até concordava, mas não estamos porque nestes 3 anos baixou imenso de qualidade!
Negra hoje no hóquei contra o porto.
Jogo muito dificil principalmente vendo que não jogámos o mesmo ou a sorte não nos acompanhou nos jogos na casa dos tripeiros.
Que tudo corra bem logo e que tenhamos pelo menos a pontinha de sorte que não tivemos a jogar lá.
De resto só peço que o Nolito mostre aquilo que é capaz e contagie o resto da equipa a dar o melhor.
Foi uma “aldrabice financeira” com o Porto para aldrabar as contas quando Varandas queria ser como Pinto da Costa quando crescesse.
A CMVM entretanto informou que o o reconhecimento contabilístico teria de considerar o valor de balanço do activo cedido, no caso do Sporting o jogador Rodrigo Fernandes, no caso do Porto o Marco Cruz, inviabilizando assim o “empolar” fictício dos activos.
Hahahahaha, escadinha muito boa.
Umas declarações bombasticas a insultar o off enquanto bate no peito , os croquetes batem palminhas enquanto o SLB e o amigo “nunca soube” passpelos pingos. Ao mesmo tempo saem uma engenharias financeiras e c contabilísticas acordadas com o seu grande inimigo para enganar os tolos.
Tudo em Varandas é coerência
o q vale é q nunca teve a necessidade de vir às redes sociais para justificar uma vitória ou derrota…
« Sempre fui um atleta muito justo e de jogo limpo quando falamos de competição, nunca tive a necessidade de vir às redes sociais para justificar uma vitória ou derrota, nunca precisei de usar substância proibidas para ganhar, nunca alterei os meus bicos para saltar mais longe, nunca batotei ninguém, nem usei “influências” para ganhar uma competição… O de ontem foi lindo, sim!! Mas gostaria que a @europeanathletics , @worldathletics e os árbitros a cargo dessem uma resposta e um esclarecimento com brevidade sobre o que aconteceu na régua de salto no momento que o Atleta da Espanha faz aquela grande marca, numa competição deste nível não é normal fazer uma grande marca com a régua electrónica desliga, o atleta já sai da caixa de areia a festejar sem nem sequer ter noção de onde tinha aterrado pois a régua já estava desligada mas parece que ele já sabia que tinha-me ultrapassado mesmo antes da medicação e sem a régua electrónica estar ligada.. Nós atletas sabemos que sem nunhuma referência é difícil saber se foi um bom salto ou não, mas ele já sabia!!! Porque nos seus 17,96m estava ligada e no grande salto não? Um minuto depois do seu grande salto a régua voltou a funcionar e por coincidência eu era o siguente a saltar
Como é possível?
Porque nesse momento a régua electrónica estava desligada?
Como sabemos que realmente foi 18.18m? »
Adoro a coerência da malta, futsal ganha, temos grande treinador, grande direção, grande aposta na formação, fazemos mais com menos.
Quando se perde noutra coisa qualquer, já é os orçamentos que não dão hipótese e quem contesta é desonesto intelectual .
O Futsal do Sporting é de facto o exemplo do que uma boa organização, um bom treinador, um bom planeamento podem conseguir, mesmo com 10/20/30 ou 40% de investimento a menos. Sigam o exemplo e deixem-se de desculpas esfarrapadas para quando não corre bem.
O Futsal foi a única modalidade que conseguiu sobreviver a incompetência de diversos presidentes.
Uma modalidade que sobrevive a Godinho Lopes só pode ser muito forte.
Uma palavra também para Miguel Albuquerque que trouxe Nuno Dias para o Sporting e promoveu Carlos Carneiro para dirigir o Andebol com os resultados que conhecemos.
Mais um que tanto deu ao Clube e que a actual ingratidão prefere esquecer…
Serviu para a ascensão dos medíocres!
Trunfo eleitoral em 2018 que garantiu a eleição (não tenham dúvidas que, sem isso, nem os votos de “qualidade” … perdão … de antiguidade, tinham chegado para vencer com minoria de votantes.
Depois … foi descartar miseravelmente e … votar ao esquecimento.
SL
Será ?
Nunca sabemos, não é altura de ter certezas ainda.
Mas diz-se.
Paulinho a caminho do México por 10 milhões.
Pró Ionnidis faltarão mais 10.
Para isto estar neste pé é porque Ionnidis estará perto.
Porque não se trataria da venda do Paulinho, e estando o Gyokeres no fica, não fica, sem ter outro já quase certo.
Julgo eu.
Cá de fora.
Acho que é boa altura para vender.
30 anos, o rendimento sabe-se qual foi e é.
Depois desta época, que não o desvalorizou porque ajudou o Sporting e Gyokeres, é a altura ideal, para ir buscar algum.
Lógicamente, que não podemos ir buscar o mesmo dinheiro, o tempo foi passando e ele já tem 30 anos e não valorizou a não ser esta época deste ano em que marcou uns quantos golos e alguns até decisivos.
Nunca foi um jogador que me agradasse, por isso digo, que é a altura ideal prá venda, pela época que fez. O dinheiro que não se recuperou, foi o valor do tempo de utilização, de 3 anos e meio, que podia ter sido melhor.
Se for 12M ou até 10M não era mau, mas tenho um feeling que o Ruben não está muito interessado em vender Paulinho e este ano funcionou razoavelmente como complemento ao Gyo. Além disso no mercado actual com esses 10M não é garantido que consigas melhor. Portanto suspeito,mas é apenas um feeling que a dupla de ataque deste ano passado é para manter.
Rodrigo tendo a pensar que, estando já há um tempo a negocoar o Ioannidis não será para ter 3PL caros.
Nestas condições o espaço do Paulinho iria sempre ser muito mais reduzido o que não seria nada bom para o jogador e penso que o Amorim também será sensível a isso.
Ademais, entre 10M a 12 M€, mesmo só recebendo 70% disso, porque o resto iria para o Braga, não será, dada a “amortização” deste 3 anos e meio (em parrticular deste último) e a poupança emvencimentos dos próximos 2 anos, um mau negócio para o Clube.
Resumindo, acho que todas as partes beneficiriam, dadas as circunstâncias, e, assim sndo, o Amorim não terá absolutamente nada a obstar.
Pessoalmente, gostaria imenso de ver o Gyokeres e o Ioannidis e acho muito boas as contratações do GR e o Debast. No global, será também favorável a recomposição com as sídas do Adan e do Neto e espero que também com boas ou bem razoáveis vendas do Esgaio e do Paulinho (e eventualmento ótimas vendas do Diomande e do Edwards; este para ainda ir buscar um extremo que seja muito desequilibrador, rápido e intenso).
Um abraço e saudações leoninas
Bom dia Álvaro, eu suspeito que o ioanidis se era para assinar, já estava fechado. Não me parece muito lógico que a vinda dele esteja dependente da venda do Paulinho. Mas não tenho estado muito atento aos jornais, tenho tendência a não acreditar nas notícias plantadas pelos empresários. Não vejo ninguém que possa estar interessado em pegar em Esgaio sem ser quase de borla, do Paulinho também não vejo mais do que 7/10M a não ser que seja para as arábias. Do Diamonde e Edwards , também não acho que valham sequer perto da cláusula, 50+30 pelos 2 no máximo, mas é só a minha opinião.
Sem conhecer bem o jogador e antes que façam já o copy paste para depois virem com os chupas do costume, tenho alguma preocupação em relação ao facto de apenas neste último ano ter números bons para um jogador na posição dele. E por 20M….
Mas, vindo, depois de começar a jogar de verde tiramos as dúvidas.
Que seja um novo Gyokeres é o mal que desejo.
Rodrigo, a venda do Paulinho já está a ser negociada (México ou Arábia).
Dizem-me que também estão a tentar uma boa colocação para o Esgaio, para que ele consiga um contrato mais compensador quando se aproxima o final de carreira. Neste caso não estarão tão empenhados, porque se não for conseguido, o Amorim continu a “encaixá-lo” no plantel.
O certo é que, por mais que ache que sejam 2 jogadores “dispensáveis” para esta equipa, não posso deixar de reconhecer que ambos ofereceram muitas vezes soluções úteis no banco (embora, algumas vezes, o Esgaio tenha causado “problemas”).
No entanto, o que continuo a pensar é que estão a tentar preparar esta época com o mesmo cuidado, princípios e convicções que a época passada (e isso deixa-me mais descansado).
Um abraço e saudações leoninas
Luis Mendes administrador da SAD do benfica demitiu-se por divergência e o clube já comunicou á CMVM.
Luis Mendes era ou foi o sucessor de Domingos Oliveira.
Ai,ai,ai, aquelas continhas.
Enfim, perder com o FCPorto o Dragão o jogo decisivo nos penáltis, no Hóquei, não se pode dizer que seja um desastre. Deram o melhor e perderam nos penáltis, e para o ano há mais.
Entre ganhar o campeonato e a Taça dos Campeões, eu prefiro sempre a prova internacional!
Boa época do Hóquei, com alguns momentos menos bons mas no geral positiva!
E também acho que no Voleibol masculino fizemos uma boa época – melhorámos em relação à época passada e crescemos na modalidade! No feminino ficámos aquém do que esperava.
No Andebol nem é preciso dizer nada…
O Futsal vai bem encaminhado…
O Basquetebol fez uma má época!
Vamos ver como se porta o Atletismo… lembrando que já perdemos ambos os títulos na parte da pista coberta!
O FCPorto tem uma divida a fornecedores de quase 123M€, sendo que 90M€ são de curto prazo…
E devem 7,5M€ ao Sporting!
Quase 19M€ de divida ao Braga e cerca de 11M€ de divida à Gestifute!
Quase 11Me è Coimbra Esporte Clube Lda. (que deve ser alguma agência)
10M€ ao Famalicão…
8,4M€ ao Barcelona…
7M€ ao Gil Vicente…
Quase 6M€ ao Liverpool…
5M€ ao Boca Juniores…
Estas são as maiores dividas.
Depois há uma lista enorme de dividas a outros clubes e empresários.
A tempos um jogador já reformado no norte do país já não me lembro quem, disse ” todas as equipas no futebol português estão em agonia” foi mais ou menos assim.
Portanto, crises no porto e agora no rival não serão de estranhar. Segundo as declarações desse jogador já reformado.
Resta saber como irá acabar estas equie este futebol português, que segundo ele, se gasta mais do que se tem.
Futebol masculino, o único que dá ida ao marquês, campeão, finalista vencido da taça de Portugal, presença na final four da taça da liga, eliminação na liga europa aos pés do vencedor da prova, considero uma boa época.
Futebol Feminino, há que melhorar a equipa e muito.
Futsal, já fizemos os mínimos, chegando à 3 vitória, será uma boa época.
Andebol, excelente época, quase perfeita.
Voleibol, boa época, ganhamos a taça de Portugal e perdemos o campeonato na negra.
Hoquei em Patins, para mim ganhar a Liga dos campeões, será sempre uma excelente época. Hoje caímos de pé perante uma equipa com enormes individualidades.
Contas de sapateiro e muito por alto e arredondadas.
O Sporting tem de orçamento para uma época à volta de 80 milhões, mais coisa menos coisa.
Se tivermos da champions 35 milhões, faltarão 45 milhões prós 80 milhões.
Assim sendo, teremos que vender um jogador qualquer, no mínimo por esse preço.
E então e depois ? As aquisições que se fazem ? As vendas mais pequenas nunca somam as aquisições altas que fazemos.
Para serem épocas sem prejuízo terá obrigatoriamente de se ir a uma champions e vender sempre 2 jogadores por valores altos.
Caso contrário existe em todas as épocas défice.
Opinião, e não há receitas de bilhética, sponsoring, merchandising, direitos televisivos, publicidade, rendas e outras?
E não temos já receitas de alguns M€ da venda de alguns jogadores (nomeadamente emprestados que accionaram cláusulas de rescisão e direitos de formação – Palhinha , para o Bayern, por exemplo)?
E não haverá vendas de Paulinho, Saint Juste e Esgaio? Eventualmente Edwards?
E não haverá empréstimo de Koindredi e outros?
Não haverá redução de custos sem os salários das saídas [Neto, Adan, Paulinho (?), Esgaio (?), Edwards (?)] e de empréstimos [ Koindredi (?), Pontelo (?)]?
Só nestas receitas e reduções de despesas estarão os 80M€:
a) + v – 15M€ Gameboxes + bilhética Liga + bilhética fase grupos Champions;
b) 2 a 4 M€ de sponsoring;
c) +v- 1M€ publicidade e rendas;
d) cerca de 20M€ de direitos televisivos;
e) cerca de 30M€ na soma de várias vendas de activos “menos rentáveis” e direitos de formação;
f) cerca de 6M€ em redução de ordenados das saídas;
g) da Champions só teremos 35M€ se as coisas não nos correrem bem; se passarmos aos oitavos teremos cerca de 45M€:
h) as compras projetadas 4,5M€ Vladan + 18M€ Debast + 18M€ (?) Ioannidis + 1 extremo (?) e + 1 central (?) poderão chegar aos 60M€, mas creio que as 2 últimas só se colocam com as vendas de Diomande e de Edwards que renderão mais que esses 60M€
Ou seja, acredito que temos um ano ainda com mais potencial de boas receitas e maior saldo positivo que o último.
Um abraço e saudações leoninas
Boa noite.
Sim pensei também nessas receitas, mas que para mim irão ajudar mas ser diminutas, comparadas por exemplo com despesas de manutenção da Academia que anualmente nos custa cerca de 15 a 20 milhões, e outras não referidas . E em relação à champions tenho que dizer que nunca se pode contar com o “e se chegarmos aos oitavos” temos que contar sempre é com o não chegarmos.
Mas concordo sim com a sua parte final quando refere que as compras irão estar projetadas em 60 milhões, discordo é que pelas vendas poderemos vir a ter mais do que os 60 milhões.
Mas como disse, são contas de sapateiro.
Boa noite e um abraço.
Atenção vendas de 60 milhões dependem do poder negocial, até porque sabemos que os ditos cujos empresários são gulosos e bem esmiuçadas olha-se prás mãos e na melhor das hipóteses um terço vai à vida, e temos também os abatimentos à banca .
Concordo nalguma coisa que disse, mas para termos épocas razoáveis, mantenho, ida sempre à champions e dois jogadores estilo Diamonde e G.Inácio por exemplo serem vendidos, foi um exemplo.
Os Edwards os Paulinhos não deixam tanto como um Diamonde e G. Inácio e sabe-se porquê, uns estão na mo de baixo outros na mo de cima.
Mas somos nós a falar, porque quem sabe ao certo serão eles lá dentro.
Um bom sinal e sem fazermos contas é só repararmos enquanto uns clubes avançam para compras outros nem se mexem. Não dá para ver números como é evidente, mas dá para ver quem está na posse de poder ter algum para arriscar.
Por exemplo.
Enquanto o Sporting já adquiriu 2 e irá pro terceiro jogador, o porto está é suplicando pra vender e o rival só avança para compra de um se vender outro.
Só pelas movimentações pode-se aquilatar do estado da saúde financeira mesmo não estando por dentro dos números.
Como dizia o outro, “o gesto é tudo”.
Aqui à uns anos, só compravamos jogadores baratuxos porque não tínhamos dinheiro pra mandar cantar um cego. Por estas atitudes, do tentar comprar barato pode ser que resulte, se via, as dificuldades que tínhamos.
O sinal era esse.
Alvaro, algumas das receitas que refere já foram adiantadas e gastas e especificamente no caso dos salarios duvido que haja qualquer redução pois se há quem saia seguramente que pode acontecer melhoria salarial a quem fica e ainda temos de somar os salarios de quem entram.
Historicamente esta rubrica tende a aumentar e não a reduzir:
2020: 60.5M
2021: 61.9M
2022: 67.0M
2023: 76.4M
2024: 84.8M (estimativa com base nas contas semestrais)
Para próxima época e atendendo que vamos reconhecer os prémios de campeão (que são sempre contabilizados e pagos na época seguinte) diria que provavelmente vamos ultrapassar os 90M em salários.
Quanto ao paragrafo final, mesmo atendendo a estas considerações concordo inteiramente que temos um ano com muito potencial de boas receitas e um grande saldo final positivo.
Malcolm, as despesas já adiantadas (receitas televisivas), que eram de pouco mais de 50M€/ano, creio que ainda deixam cerca de 20M€/ano até ao fim do contrato, que acho que é na época 25/26.
Quanto aos salários, falei nisso porque , ESTE ANO, alguns dos que saem tinham dos ordenados mais altos (Neto, Adan, Paulinho e , eventualmente, Esgaio).
Claro que os que entram contratados (especialmente no exterior) tendem a aumentar a folha (mas até nem terá sido esse o caso também este ano: o Vladan deverá ganhar menos que o Ádan, o Ioannidis deverá ganhar menos que o Paulinho, talvez o Debast ganhe um pouco mais que ao Saint Juste, mas caso também sai Diomande, não vejo a necessidade de outra contratação no exterior).
Não colocaria os prémios de campeão nessas contas (mesmo que contabilisticamente entrem para a próxima época); a verdade é que quereríamos ter essa “despesa” todos os anos, porque acaba por garantir “lucro”- receita e significa que tivémos sucesso desportivo.
Sou, no entanto, aeopinião que o aumento da folha salarial é um “mal” necessário se quisermos garantir uma maior competitivi-dade externa (e, logo, aceder a muito maiores receitas) e maior taxa de sucesso competitivo interno ( garantia de mmelhor presença externa).
Por isso (e o Malcolm saberá isso muito melhor que eu), para avaliar tendências de sucesso ECONÓMICO de uma política de investimento desportivo/compettivo, não nos podemos fixar neste ou naquele item, mas sim procurar modelos em que consigamos optimizar as evoluções dos conjuntos de todos os items por forma a oferecer maiores garantias de equilibrar sucesso desportivo e sucesso económico.
CLARO QUE NESSA POLÍTICA TEM DE CABER SEMPRE UM MUITO MAIOR ESFORÇO DE CONTENÇÃO DE CUSTOS EM VÁRIAS ÁREAS EUMA MUITO MAIOR CRIATIVIDADE E ACÇÃO PARA ENCONTRAR E OTIMIZAR NOVAS FONTES DE RECEITA
Um grande abraço Malcolm e saudações leoninas
Estes números são melhores para explicar o porquê de Benfica estar descansadinho com as suas contas:
FCPorto – capitais próprios negativos em 8,5M
SportingCP – capitais próprios positivos em 67,2M
SLBenfica – capitais próprios positivos em 113,2M
Os capitais próprios são a diferença entre o activo e o passivo das SAD, e é fácil empolar esses valores.
Basta comprares um Paulinho por 23M (ou um Vinagre por 10M) ao invés de 8M, para aumentares significativamente o teu ativo.
Por isso de vez em quando vemos umas compras absurdas de 20M por jogadores que ninguém quer por 10M, ou vemos dirigentes afirmarem que o Clube tem os 20M exigidos para comprar um jogador, não vá o clube vendedor pensar pedir muito menos…
Nunca percebi onde os pasquins pescam esses dados, pois na informação oficial que é comunicada à CMVM e ou publicada nos sites dos clubes, os dados mais atualizados (06/2023) apresentam os seguintes valores:
São também publicadas as contas consolidadas dos clubes, em que basicamente são excluídas das contas as transações entre empresas do grupo e os últimos dados conhecidos (06/2022) são os seguintes:
Sporting: 405.646M
Porto: 508.952M
Em termos de capitais próprios consolidados temos:
Sporting: – 86.051M
Porto: – 143.132M
Em conclusão vemos que em termos de clubes o Porto tem uma situação bastante melhor, nas SADs acontece o inverso a situação do Sporting é incomparavelmente melhor.
Nos capitais próprios consolidados a situação é má para ambos mas temos uma boa vantagem.
Quanto às contas do Carnide, as regras não se aplicam a eles pois comunicam e publicam o que querem e como querem pelo que é impossível fazer uma comparação minimamente credível com os dados do Sporting e Porto.
Fiz uma pesquisa rápida na “net” e os dados são de Feveiro.
E não são os capitais próprios consolidados de certeza, como a tua explicação clarifica.
O Porto está asfixiado pelas dívidas de curto prazo, que são “colossais”, e por não ter mais onde buscar dinheiro visto que Pinto da Costa antecipou tudo que podia antecipar e deixou pouco mais que um plantel com meia duzia de activos com algum valor.
Villas-Boas terá de fazer uma gestão “Bruno de Carvalho” para salvar o Porto…
Sim, já tinha percebido que os dados que referes são os capitais próprios das SADs, a minha resposta era mais ampla e tinha mais a ver com a resposta ao Opinião que refere mais acima os valores dos passivos.
Para mim esta questão dos capitais próprios não é muito relevante, por vezes basta alguma engenharia contabilística e rapidamente se transforma os capitais negativos em positivos …
Preocupante para eles deveria ser as dividas aos fornecedores …. e neste aspeto a situação no Sporting também não é muito boa se bem que temos a vantagem, julgo eu, de termos um plantel muito mais valioso para além da entrada na próxima LC.
Ainda a respeito dos capitais negativos e da engenharia contabilística, repara como o frutas consegue reduzir o negativo de 176M para 8M:
“A SAD adianta ainda que fechou um acordo com uma empresa internacional, que assumirá uma participação minoritária numa das empresas com os direitos comerciais do Grupo FC Porto e num investimento inicial com vista a modernizar o Estádio do Dragão, o que permitiu reduzir os capitais próprios negativos de 176 milhões de euros para 8,5 milhões.”
Wow incrível, dava-me jeito uma redução dessas nas contas das prestações da minha casa. Acho que vou avaliar a minha mota em 200 mil e a coleção de cadernetas do mundial em 50 mil.
Uma pena ontem o hóquei.
Podia ter caído para nós.
Deram o que podiam, no meu entender.
Tenho reparado ao longo dos tempos que o Platero tem caído de rendimento.
Parece que está desligado do jogo.
A par do Nolito eram os dois baluartes desta equipa de hóquei, mas ultimamente tenho reparado que parece que já não tem aquela paixão e fome.
Hóquei: nada a dizer. Agora, é tentar melhorar. Precisamos de mais consistência (esta época, apesar do resultado global ser positivo, tivemos oscilações gritantes) e de reforçar a equipa, não só com talento jovem mas também com craques, daqueles que resolvem jogos (o Porto tem-nos, por exemplo; o Benfica prepara-se para ir buscar uns quantos, ao que dizem os jornais). Obrigado, rapazes, dirigentes da secção, equipa técnica, etc. Venha daí o futuro!
Eu apostava em equipas para brilhar na Europa, nas seguintes modalidades:
1. futsal masculino
2. hóquei em patins masculino
3. andebol masculino
4. futebol feminino
Basquetebol masculino é quase impossível.
Futebol masculino é quase impossível.
No resto, tentava preparar equipas para lutar pelos títulos e taças nacionais.
Apostava ainda mais no desporto feminino, no desporto de formação e no desporto social.
Plano para 5 anos, no mínimo.
Futebol masculino: é um tema à parte.
No fundo, pegar na receita de João Rocha e de Bruno de Carvalho e ir ainda mais longe: como não podemos ganhar lá fora, no futebol masculino, e cá dentro é discutível que consigamos (bem gostava, bem gostava!), podemos encontrar combustível emocional, razões para orgulho e festejos, promover internacionalmente o clube, apostar nas leoas e nos leões do futuro (futura massa adepta, futuros sócios, etc.), através de uma visão e de uma estratégia integradas, ambiciosas, hiper-profissionais. Levaria o clube para outro patamar. E permitiria mais margem ao futebol, nos anos de menos sucesso.
Nota sobre o futebol masculino: conhecendo o país do vale tudo, é discutível que consigamos – ou que nos deixem – ganhar regularmente, cá no burgo. Temos que ser muito melhores, em todos os planos, desportivos e extra-desportivos.
Só não concordo aqui:
“Nota sobre o futebol masculino: conhecendo o país do vale tudo, é discutível que consigamos – ou que nos deixem – ganhar regularmente, cá no burgo. ”
Isso acabou. Com a introdução do VAR, a queda dos caciques do futebol português e a instabilidade que essa queda causou e irá causar nos rivais, e a reforma de muitos dos padres, o panorama irá fatalmente mudar.
Também as avenças distruídas pelos órgãos de comunicação social permitem que tenhamos boa publicidade e que o de menos positivo seja relevado para segundo plano.
A única coisa que pode correr mal é se Varandas lembrar-se de gerir ou falar.
Se continuar como está, o céu é o limite…
Independentemente de tudo temos sempre que dar o nosso melhor.
E isso serve em todas as áreas.
Desportiva e Financeira.
Em todas as modalidades quando se tiver que tomar um ato de gestão deve ser tido em consideração se o retorno merece o investimento tendo em consideração a saúde financeira e orçamentos disponíveis para cada uma das modalidades que poderiam ser revistos se estivesse em causa o subir de um patamar competitivo considerável sem cometer loucuras.
Sou contra all in’s.
Sou a favor de gestão responsável.
Haja equilíbrio e bom senso.
“A única coisa que pode correr mal é se Varandas lembrar-se de GERIR ou falar.
Se continuar como está, o céu é o limite… ”
Mesmo a propósito da conversa anterior sobre passivos e capitais próprios, lembrar que no acordo da passagem da Academia do clube para a SAD por 23M, no contrato assinado pelo cabeça de giz está inscrito o seguinte:
“Caso no futuro se verifique uma valorização anormal e imprevista da Academia, fundada exclusivamente em alterações das circunstâncias legais e urbanísticas do imóvel, reverterá para o Sporting Clube de Portugal a mais-valia que a Sporting SAD venha a realizar com a transmissão a terceiro.”
Pode muito bem acontecer a oportunidade histórica nos próximos tempos de sanear as contas/passivo do clube, que são para mim as mais preocupantes e não digo que é necessário alguém que saiba gerir mas somente alguém que se preocupe mais com o clube do que com a SAD … pois o passivo do clube não é apenas os mais de 30M que se deve à SAD e necessariamente também tem de aparecer uma forma que permita garantir receitas anuais futuras que permitam suportar os orçamentos do clube que por esta altura são claramente deficitários.
“Caso no futuro se verifique uma valorização anormal e imprevista da Academia, fundada exclusivamente em alterações das circunstâncias legais e urbanísticas do imóvel, reverterá para o Sporting Clube de Portugal a mais-valia que a Sporting SAD venha a realizar com a transmissão a terceiro.”
Essa valorização é praticamente certa com a decisão do novo aeroporto.
O que me preocupa é a venda à terceiros (quais terceiros) e por que valores, se um dia vier a acontecer.
Como no passado já tivemos a venda dos terrenos à saldos, e mais recentemente a concessão (por 35 anos!) do parque do Estádio ao preço da uva mijona…
Sniper , COMPLETAMENTE DE ACORDO COM OS FUNDAMENTOS DESSA VISÃO. Assente no crescimento do Associativismo, a partir da afirmação desportiva e no investimento motivacional em camadas populacionais como a infância e juventude (sustentar o futuro) e as jovens e mulheres (“mercado” em franca ascenção no desporto).
Apenas acrescentaria as ferramentas emocionais e organizativas que devem ser muito reforçadas pela Direção para melhor atingir esse desiderato de crescimento sustentado: a vantagem ORGÂNICA de o SCP possuir uma enorme Rede de Núcleos que , bem tratada, pode angariar dezenas de milhar de sócios e a aposta coerente e reforçada em valores identitários da HISTÓRIA do SPORTING, como o ECLETISMO [através de: competitividade maior nas modalidades mais profissionalizadas (Futebol; as 5 Modalidades de Pavilhão; Atletismo, Ténis de Mesa e Judo seniores e o Goalball); e de massificação, distribuição nacional apoiando os Núcleos nessa tarefa e formação maior nas restantes modalidades nas componentes não profissionalizantes (Natação, Ginástica, Atletismo, modalidades de luta, Ténis de Mesa)], como a SOLIDARIEDADE e INCLUSÃO SOCIAIS reforçar a aposta e dar muito maior visibilidade pública ao Desporto Adaptado, continuar e melhorar ondeo excelente trabalho solidário da Fundação Sportind e de grupos como os Leões de Portugal, coordenar com Núcleos ao longo de TODO o País (e mesmo no estrangeiro) para reforçar e dar uma dimensão geohráfica muito mais alargada dessa nossa postura histórica.
Mas o FUNDAMENTO BASE para o crescimento sustentado do Sporting está na essência do comentário do Sniper de Alvalade: reforçar decisivamente o nosso associativismo.
Eu faria o mesmo, e já disse isso aqui várias vezes. Onde dá para fazer boa figura na Europa e lutar por títulos europeus, era de apostar em detrimento de outras modalidades.
No futebol masculino tem de se apostar sempre porque é isso a locomotiva do clube.
12 Junho, 2024 at 11:39
Bom dia, camaradas!
desculpem a ausência
estou em modo “Walker”, mas de volta à vida!
Viva o Sporting!
12 Junho, 2024 at 11:45
A malta arranja sempre um canto da tasca para mandar as suas postas…
Podes já colocar aí a mesa para a negra no hóquei contra o porto para mais logo.
Fica a dica 🙂
12 Junho, 2024 at 12:47
🙂
A malta não se acanha e come o que sobrou do dia anterior… 🙂
Mas pensa no que disse, e programa os Off Topic para a semana toda, que é mais simples.
SL
13 Junho, 2024 at 21:22
Eu já estou farto dos bolos de ontem 🙂
12 Junho, 2024 at 13:02
O Ranger do Texas?
12 Junho, 2024 at 13:06
Desde que acabou a avença é isto…
Abraço e que esteja tudo a correr bem Amigo
Sporting Sempre
12 Junho, 2024 at 11:46
Bem vindo de volta, chefe!
SL
12 Junho, 2024 at 12:56
Ahhh, finalmente um Off Topic fresquinho para malhar!
12 Junho, 2024 at 13:10
O Cherba só fez isso porque estamos em fase europeu e há pouco para malhar.
Deve ser da agenda eleitoralista que o Cherba tem.
Nunca me enganou 🙂
12 Junho, 2024 at 15:12
🙂
12 Junho, 2024 at 12:58
Caros tasqueiros:
O Braga noticiou a saída de 13 (!!) jogadoras do seu plantel de FF de 2023/2. Destas saliento como interessantes para o Sporting, tendo em conta procurar garantir uma entrada na fase de frupos da Champions e, eventualmente ,voos mais altos (suprindo assim o investimento que essa operação custe e, claro, criando melhores condições parareconquistar o campeonato):
A – Melisa Hasanbegovic – DEFESA CENTRAL, Bósnia, 25 anos, 1.79m, 75kg (2 anos no Sporting e 1 no Braga, total de 53 jogos. meia época lesionada no SCP);
B – Caroline Kehrer – AVANÇADA, Canadá/USA, 27 anos, 1.75m, 59kg (2 anos no Braga, 65 jogos, 31 golos, 11 assistências) OU Vitória Almeida – AVANÇADA, Brasil, 24 anos, 1.85m, 70kg (1 ano Famalicão -24j,25g+1ass; e 3 no Braga – 74jj, 28g+4ass);
C – Jolina Amani – EXTREMA-DIREITA, Países Baixos/Cabo Verde, 24 anos, 1.70m, ?kg (1 ano no SLB -24j, 8g+3ass; 1 no ADO Den Haag – 12j, 6g+1ass e 2 no Braga – 37j, 7g+2ass)
Também no Benfica saíu uma jogadora muito interessante que poderia ajudar-nos a superar algumas das nossas carências:
D – Paige Almendariz – DEFESA ESQUERDA/DIREITA, USA, 26 anos, 1.71m, 59kg (ano e meio no Braga, 32 jogos. 1 ano no SLB, 18 jogos)
Tendo em conta as nossas saídas (Bárbara Lourenço, Fátima Dutr,) Ana teles e Olívia Smithe a necessidade de algum upgrade, diria que estas 4 ou 5 aquisições mais uma jogadora com caraterísticas idênticas à Olívia nos dariam, sem grandes custos, uma equipa de hrande nível.
SL
12 Junho, 2024 at 14:28
Dessas todas só ia buscar a que saiu do Benfic@.
Precisamos de melhor que o resto!
A Melisa Hasanbegovic foi dispensada pela Mariana pelo que NUNCA pediria para a irem buscar.
A Vitória Almeida cada época está pior… quase nem corre. Tornou-se uma jogadora mediana, alta e mais nada.
O resto é tudo mediano a tirar para o fraco.
Só mesmo na Almendariz vejo algum sentido mas se não pegou no Benfic@ era bom perceber o porquê disso.
É uma estupidez deixarem sair a Dutra… A Olivia, enfim, se batem a clausula… Agora, perdemos a nossa melhor jogadora e a melhor jogadora em Portugal, ainda com margem de progressão assinalável! É uma perda importante no 11.
Estou muito curioso para perceber o que vão fazer o Braga e o Racing Power… No Racing fala-se que querem atacar o titulo em 26/27… o que faz pensar que vão aumentar o orçamento todos os anos até lá… O Braga não faço ideia… Vão em 2 ou 3 anos seguidos de desinvestimento…
12 Junho, 2024 at 20:02
As que o Miguel diz que não prestam oara nós, se não vierem, estarão a reforçar o Racing Power ou o SLB.
Cá estaremos para verificar isso.
A Melisa foi só a melhor central que tivemos depois da Nevena; saíu porque teve uma lesão grave e o rendimento, na altura baixou (mas isso sucedeu com toda a equip+a devido à sangria a que foi sujeita).
A Vitória continua a ter números interessantes, mas é mais talhada para alguns tipos ou momentos de jogo; fiquei sem perceber se a altura e poder físico deixou de ser, para o Miguel, um elemento diferenciador; no 1º ano de Braga a Vitória fez 29 jogos e 17 golos; no ano seguinte muda o treinador, é contratada a Kehrer e a Vitória reparte o lugar com esta.
A Carole Kehrer é uma excelente ponta de lança; mesmo no completo desnorte competitivo deste Braga
SL
12 Junho, 2024 at 22:44
Eu não disse que a Melisa não presta.
Convém ler o que eu escrevo.
“A Melisa Hasanbegovic foi dispensada pela Mariana pelo que NUNCA pediria para a irem buscar.”
Portanto, é fácil perceber que se a Mariana não quis renovar com ela, é porque não gosta da jogadora – que poucas vezes colocou a jogar na parte final da época, indo sempre para o banco.
Esta central que tivemos este ano é melhor que a Melisa e mais adequada ao tipo de jogo que a Mariana faz. Se fosse outra a treinadora eu não descartaria a Melisa pois sempre critiquei a Mariana não a aproveitar!
A Kehrer é uma versão da Chandra mas bem mais fraca.
Precisamos duma Chandra ou melhor.
A Vitória tem feito um percurso sempre a descer.
Fez uma época 20/21 muito interessante no Famalicão e também esteve benzito em 21/22 no Braga. Em 22/23 já esteve bem abaixo e em 23/24 não passou de mediana. Sempre a descer.
Sim, ou gosto de jogadoras altas e possantes e acho que falta muito isso ao Sporting. Mas quero mais qualidade do que a Vitória e a Kehrer têm…
Agora, isto é só a minha opinião, que vocês têm sempre a mania que é a verdade universal… 🙂 🙂 🙂
Tu deste a tua opinião, não foi? Eu fiz igual.
Concordo com a Almendariz, concordaria com a Melisa se a treinadora não fosse a Mariana, e não concordo com as outras – se estivessemos a falar da Vitória do Famalicão, até concordava, mas não estamos porque nestes 3 anos baixou imenso de qualidade!
12 Junho, 2024 at 13:54
Volto a repetir aqui que é mais atual.
Negra hoje no hóquei contra o porto.
Jogo muito dificil principalmente vendo que não jogámos o mesmo ou a sorte não nos acompanhou nos jogos na casa dos tripeiros.
Que tudo corra bem logo e que tenhamos pelo menos a pontinha de sorte que não tivemos a jogar lá.
De resto só peço que o Nolito mostre aquilo que é capaz e contagie o resto da equipa a dar o melhor.
12 Junho, 2024 at 14:16
O Marco Cruz vai embora?
Não é o gajo que dizem que custou 11M€, em troca com um outro que foi para o FCPorto pelo mesmo valor?
12 Junho, 2024 at 14:20
Isso não foi uma troca foram “acertos” contabilísticos!
SL
12 Junho, 2024 at 14:29
Eu sei…
Mas era uma boca para o Varandas vir aqui explicar como se deixa sair um jogador que custou 11M€…
12 Junho, 2024 at 15:25
Foi uma “aldrabice financeira” com o Porto para aldrabar as contas quando Varandas queria ser como Pinto da Costa quando crescesse.
A CMVM entretanto informou que o o reconhecimento contabilístico teria de considerar o valor de balanço do activo cedido, no caso do Sporting o jogador Rodrigo Fernandes, no caso do Porto o Marco Cruz, inviabilizando assim o “empolar” fictício dos activos.
https://maisfutebol.iol.pt/transferencias/marco-cruz/troca-entre-sporting-e-fc-porto-envolveu-11-milhoes-para-cada-lado
12 Junho, 2024 at 15:41
Isso é mentira.
Alguma vez o capitão varandas se ia meter com bandidos…..
12 Junho, 2024 at 16:11
…”corruptores activos”…
Z
12 Junho, 2024 at 16:20
Isso ainda vá.
Agora compactuar com bandidos?
Nunca….
12 Junho, 2024 at 20:13
Hahahahaha, escadinha muito boa.
Umas declarações bombasticas a insultar o off enquanto bate no peito , os croquetes batem palminhas enquanto o SLB e o amigo “nunca soube” passpelos pingos. Ao mesmo tempo saem uma engenharias financeiras e c contabilísticas acordadas com o seu grande inimigo para enganar os tolos.
Tudo em Varandas é coerência
12 Junho, 2024 at 20:59
Daí eu já ter dito aqui, que nunca acredito em R&C.
Seja de que clube fôr.
12 Junho, 2024 at 21:02
Mas ás vezes encondem-se lá coisinhas.
12 Junho, 2024 at 16:17
o q vale é q nunca teve a necessidade de vir às redes sociais para justificar uma vitória ou derrota…
« Sempre fui um atleta muito justo e de jogo limpo quando falamos de competição, nunca tive a necessidade de vir às redes sociais para justificar uma vitória ou derrota, nunca precisei de usar substância proibidas para ganhar, nunca alterei os meus bicos para saltar mais longe, nunca batotei ninguém, nem usei “influências” para ganhar uma competição… O de ontem foi lindo, sim!! Mas gostaria que a @europeanathletics , @worldathletics e os árbitros a cargo dessem uma resposta e um esclarecimento com brevidade sobre o que aconteceu na régua de salto no momento que o Atleta da Espanha faz aquela grande marca, numa competição deste nível não é normal fazer uma grande marca com a régua electrónica desliga, o atleta já sai da caixa de areia a festejar sem nem sequer ter noção de onde tinha aterrado pois a régua já estava desligada mas parece que ele já sabia que tinha-me ultrapassado mesmo antes da medicação e sem a régua electrónica estar ligada.. Nós atletas sabemos que sem nunhuma referência é difícil saber se foi um bom salto ou não, mas ele já sabia!!! Porque nos seus 17,96m estava ligada e no grande salto não? Um minuto depois do seu grande salto a régua voltou a funcionar e por coincidência eu era o siguente a saltar
Como é possível?
Porque nesse momento a régua electrónica estava desligada?
Como sabemos que realmente foi 18.18m? »
12 Junho, 2024 at 19:02
Eu acho que o gajo tem razão…
12 Junho, 2024 at 20:01
Não esperava outra coisa…
12 Junho, 2024 at 20:01
+1 🙂
12 Junho, 2024 at 19:02
https://www.abola.pt/futebol/noticias/conselho-de-disciplina-da-fpf-decide-manter-o-santa-clara-como-campeao-da-liga-2-2024061216582108263
Bem, uma das novelas do Verão vai começar…
12 Junho, 2024 at 20:03
Logo agora que os gajos rasparam as tatuagens…
12 Junho, 2024 at 20:43
Hahaha
12 Junho, 2024 at 19:04
Mais um vice presidente da sad dos rabolhos renuncia ao cargo…
Será aquela velha máxima de que… Os ratos são os primeiros a abandonar o navio…
12 Junho, 2024 at 20:04
Para largarem os tachos dessa forma é porquê já os avisaram que desta feita a justiça vai mexer…
12 Junho, 2024 at 20:13
Chico Lamba vendido ao Arouca, 50% do passe é do Sporting.
12 Junho, 2024 at 20:23
Adoro a coerência da malta, futsal ganha, temos grande treinador, grande direção, grande aposta na formação, fazemos mais com menos.
Quando se perde noutra coisa qualquer, já é os orçamentos que não dão hipótese e quem contesta é desonesto intelectual .
O Futsal do Sporting é de facto o exemplo do que uma boa organização, um bom treinador, um bom planeamento podem conseguir, mesmo com 10/20/30 ou 40% de investimento a menos. Sigam o exemplo e deixem-se de desculpas esfarrapadas para quando não corre bem.
12 Junho, 2024 at 20:24
Mas perdeu quando?
São tri campeões l
12 Junho, 2024 at 20:42
J convém ler até ao fim e depois saber entender o que se lê. Sem ser assim , é difícil debater ideias .
12 Junho, 2024 at 22:47
Podia ler 10 vezes, Rodrigo, que não ia entender o que escreveste e qual é o foco do teu comentário…
13 Junho, 2024 at 13:20
😀
13 Junho, 2024 at 13:22
Joana.
Tens aqui o resumo.
“Quando se perde noutra coisa qualquer…”
Para ti tem de ser como naqueles livres amarelos para tótós.
Ler não é o teu forte.
Há mais coisas…mas fiquemos por aqui…
No entanto és muito forte a criticar os outros.
12 Junho, 2024 at 21:01
O Futsal foi a única modalidade que conseguiu sobreviver a incompetência de diversos presidentes.
Uma modalidade que sobrevive a Godinho Lopes só pode ser muito forte.
Uma palavra também para Miguel Albuquerque que trouxe Nuno Dias para o Sporting e promoveu Carlos Carneiro para dirigir o Andebol com os resultados que conhecemos.
Mais um que tanto deu ao Clube e que a actual ingratidão prefere esquecer…
12 Junho, 2024 at 21:25
Serviu para a ascensão dos medíocres!
Trunfo eleitoral em 2018 que garantiu a eleição (não tenham dúvidas que, sem isso, nem os votos de “qualidade” … perdão … de antiguidade, tinham chegado para vencer com minoria de votantes.
Depois … foi descartar miseravelmente e … votar ao esquecimento.
SL
12 Junho, 2024 at 22:59
Nem mais, caro Álvaro.
SL
12 Junho, 2024 at 22:47
Tendo a concordar!
12 Junho, 2024 at 22:17
Será ?
Nunca sabemos, não é altura de ter certezas ainda.
Mas diz-se.
Paulinho a caminho do México por 10 milhões.
Pró Ionnidis faltarão mais 10.
Para isto estar neste pé é porque Ionnidis estará perto.
Porque não se trataria da venda do Paulinho, e estando o Gyokeres no fica, não fica, sem ter outro já quase certo.
Julgo eu.
Cá de fora.
12 Junho, 2024 at 22:23
Mas parece que o Sporting pretende 12 milhões.
Acho que o Sporting comprou ao braga só 70% do passe.
Acho eu.
12 Junho, 2024 at 22:34
Acho que é boa altura para vender.
30 anos, o rendimento sabe-se qual foi e é.
Depois desta época, que não o desvalorizou porque ajudou o Sporting e Gyokeres, é a altura ideal, para ir buscar algum.
Lógicamente, que não podemos ir buscar o mesmo dinheiro, o tempo foi passando e ele já tem 30 anos e não valorizou a não ser esta época deste ano em que marcou uns quantos golos e alguns até decisivos.
Nunca foi um jogador que me agradasse, por isso digo, que é a altura ideal prá venda, pela época que fez. O dinheiro que não se recuperou, foi o valor do tempo de utilização, de 3 anos e meio, que podia ter sido melhor.
12 Junho, 2024 at 23:37
Se for 12M ou até 10M não era mau, mas tenho um feeling que o Ruben não está muito interessado em vender Paulinho e este ano funcionou razoavelmente como complemento ao Gyo. Além disso no mercado actual com esses 10M não é garantido que consigas melhor. Portanto suspeito,mas é apenas um feeling que a dupla de ataque deste ano passado é para manter.
12 Junho, 2024 at 23:57
Rodrigo tendo a pensar que, estando já há um tempo a negocoar o Ioannidis não será para ter 3PL caros.
Nestas condições o espaço do Paulinho iria sempre ser muito mais reduzido o que não seria nada bom para o jogador e penso que o Amorim também será sensível a isso.
Ademais, entre 10M a 12 M€, mesmo só recebendo 70% disso, porque o resto iria para o Braga, não será, dada a “amortização” deste 3 anos e meio (em parrticular deste último) e a poupança emvencimentos dos próximos 2 anos, um mau negócio para o Clube.
Resumindo, acho que todas as partes beneficiriam, dadas as circunstâncias, e, assim sndo, o Amorim não terá absolutamente nada a obstar.
Pessoalmente, gostaria imenso de ver o Gyokeres e o Ioannidis e acho muito boas as contratações do GR e o Debast. No global, será também favorável a recomposição com as sídas do Adan e do Neto e espero que também com boas ou bem razoáveis vendas do Esgaio e do Paulinho (e eventualmento ótimas vendas do Diomande e do Edwards; este para ainda ir buscar um extremo que seja muito desequilibrador, rápido e intenso).
Um abraço e saudações leoninas
13 Junho, 2024 at 9:35
Bom dia Álvaro, eu suspeito que o ioanidis se era para assinar, já estava fechado. Não me parece muito lógico que a vinda dele esteja dependente da venda do Paulinho. Mas não tenho estado muito atento aos jornais, tenho tendência a não acreditar nas notícias plantadas pelos empresários. Não vejo ninguém que possa estar interessado em pegar em Esgaio sem ser quase de borla, do Paulinho também não vejo mais do que 7/10M a não ser que seja para as arábias. Do Diamonde e Edwards , também não acho que valham sequer perto da cláusula, 50+30 pelos 2 no máximo, mas é só a minha opinião.
13 Junho, 2024 at 13:26
O Gyokeres foi a novela do verão passado.
Vamos ver.
Sem conhecer bem o jogador e antes que façam já o copy paste para depois virem com os chupas do costume, tenho alguma preocupação em relação ao facto de apenas neste último ano ter números bons para um jogador na posição dele. E por 20M….
Mas, vindo, depois de começar a jogar de verde tiramos as dúvidas.
Que seja um novo Gyokeres é o mal que desejo.
13 Junho, 2024 at 14:48
Rodrigo, a venda do Paulinho já está a ser negociada (México ou Arábia).
Dizem-me que também estão a tentar uma boa colocação para o Esgaio, para que ele consiga um contrato mais compensador quando se aproxima o final de carreira. Neste caso não estarão tão empenhados, porque se não for conseguido, o Amorim continu a “encaixá-lo” no plantel.
O certo é que, por mais que ache que sejam 2 jogadores “dispensáveis” para esta equipa, não posso deixar de reconhecer que ambos ofereceram muitas vezes soluções úteis no banco (embora, algumas vezes, o Esgaio tenha causado “problemas”).
No entanto, o que continuo a pensar é que estão a tentar preparar esta época com o mesmo cuidado, princípios e convicções que a época passada (e isso deixa-me mais descansado).
Um abraço e saudações leoninas
12 Junho, 2024 at 22:18
Ninguém a comentar o hóquei??
Prolongamento.
12 Junho, 2024 at 22:20
Golooooooo caralhoooio
12 Junho, 2024 at 22:29
Eletrizante
Fizemos uma remontada incrivel de 4 a 1 para 4 a 5 mas no ultimo lance da 1 parte do prolongamento sofremos o empate.
Temos 13 faltas e eles 10.
Vai ser mt dificil
12 Junho, 2024 at 22:41
Estávamos na outra sala,a ver .bora lá aos pênaltis,foi pena o último lance do jogo,fds
12 Junho, 2024 at 22:27
Empata o porco… Intervalo do prolongamento
12 Junho, 2024 at 22:39
Não temos sorte nenhuma na última jogada a bola foi ao poste na recarga.
12 Junho, 2024 at 22:50
Porra.
A sorte foi madrasta.
No último minuto tivemos duas enormes oportunidades, uma delas ao poste.
Nos penaltis fomos nabos, tudo falhado.
12 Junho, 2024 at 22:52
Luis Mendes administrador da SAD do benfica demitiu-se por divergência e o clube já comunicou á CMVM.
Luis Mendes era ou foi o sucessor de Domingos Oliveira.
Ai,ai,ai, aquelas continhas.
12 Junho, 2024 at 22:56
Fomos enormes mas não chegou.
Malián fez defesas impossíveis e nós tivemos pontaria a mais aos postes.
Era jogo de 50/50 e caiu para eles.
Ficamos com um Título Europeu para premiar esta equipa que ao longo da época cresceu e fez-nos acreditar.
Agora sou da Oliveirense desde pequenino…
12 Junho, 2024 at 22:59
Enfim, perder com o FCPorto o Dragão o jogo decisivo nos penáltis, no Hóquei, não se pode dizer que seja um desastre. Deram o melhor e perderam nos penáltis, e para o ano há mais.
Entre ganhar o campeonato e a Taça dos Campeões, eu prefiro sempre a prova internacional!
Boa época do Hóquei, com alguns momentos menos bons mas no geral positiva!
E também acho que no Voleibol masculino fizemos uma boa época – melhorámos em relação à época passada e crescemos na modalidade! No feminino ficámos aquém do que esperava.
No Andebol nem é preciso dizer nada…
O Futsal vai bem encaminhado…
O Basquetebol fez uma má época!
Vamos ver como se porta o Atletismo… lembrando que já perdemos ambos os títulos na parte da pista coberta!
Vamos ver como se po
12 Junho, 2024 at 23:05
O FCPorto tem uma divida a fornecedores de quase 123M€, sendo que 90M€ são de curto prazo…
E devem 7,5M€ ao Sporting!
Quase 19M€ de divida ao Braga e cerca de 11M€ de divida à Gestifute!
Quase 11Me è Coimbra Esporte Clube Lda. (que deve ser alguma agência)
10M€ ao Famalicão…
8,4M€ ao Barcelona…
7M€ ao Gil Vicente…
Quase 6M€ ao Liverpool…
5M€ ao Boca Juniores…
Estas são as maiores dividas.
Depois há uma lista enorme de dividas a outros clubes e empresários.
Piores que nós aqui também…
12 Junho, 2024 at 23:06
https://www.abola.pt/futebol/noticias/caos-financeiro-no-fc-porto-2024061220263390531
12 Junho, 2024 at 23:09
Bem o Hóquei.
Venha o Futsal.
Basket muito mal.
12 Junho, 2024 at 23:20
A tempos um jogador já reformado no norte do país já não me lembro quem, disse ” todas as equipas no futebol português estão em agonia” foi mais ou menos assim.
Portanto, crises no porto e agora no rival não serão de estranhar. Segundo as declarações desse jogador já reformado.
Resta saber como irá acabar estas equie este futebol português, que segundo ele, se gasta mais do que se tem.
12 Junho, 2024 at 23:26
Futebol masculino, o único que dá ida ao marquês, campeão, finalista vencido da taça de Portugal, presença na final four da taça da liga, eliminação na liga europa aos pés do vencedor da prova, considero uma boa época.
Futebol Feminino, há que melhorar a equipa e muito.
Futsal, já fizemos os mínimos, chegando à 3 vitória, será uma boa época.
Andebol, excelente época, quase perfeita.
Voleibol, boa época, ganhamos a taça de Portugal e perdemos o campeonato na negra.
Hoquei em Patins, para mim ganhar a Liga dos campeões, será sempre uma excelente época. Hoje caímos de pé perante uma equipa com enormes individualidades.
Basquetebol, muito má época.
12 Junho, 2024 at 23:29
Segundo notícias:
Passivos dos três grandes:
Porto – 513 milhões
Benfica – 442 milhões
Sporting- 313 milhões
13 Junho, 2024 at 8:30
Não acredito nesse passivo do clube dos corruptos de Carnide…
É muito superior a isso…
13 Junho, 2024 at 10:47
Não acho… Já estiveram abaixo de nós e têm aumentado o passivo ultimamente com o nível absurdo de investimento que têm feito…
E se não venderem até ao fim do mês – e faltam cerca de 2 semanas – vão ter outro ano negativo!
12 Junho, 2024 at 23:48
Contas de sapateiro e muito por alto e arredondadas.
O Sporting tem de orçamento para uma época à volta de 80 milhões, mais coisa menos coisa.
Se tivermos da champions 35 milhões, faltarão 45 milhões prós 80 milhões.
Assim sendo, teremos que vender um jogador qualquer, no mínimo por esse preço.
E então e depois ? As aquisições que se fazem ? As vendas mais pequenas nunca somam as aquisições altas que fazemos.
Para serem épocas sem prejuízo terá obrigatoriamente de se ir a uma champions e vender sempre 2 jogadores por valores altos.
Caso contrário existe em todas as épocas défice.
12 Junho, 2024 at 23:59
Agora imaginem, o porto por exemplo no estado em que está, como irá ser sem champions e se não vender nenhum jogador.
Será dramático.
13 Junho, 2024 at 0:35
Opinião, e não há receitas de bilhética, sponsoring, merchandising, direitos televisivos, publicidade, rendas e outras?
E não temos já receitas de alguns M€ da venda de alguns jogadores (nomeadamente emprestados que accionaram cláusulas de rescisão e direitos de formação – Palhinha , para o Bayern, por exemplo)?
E não haverá vendas de Paulinho, Saint Juste e Esgaio? Eventualmente Edwards?
E não haverá empréstimo de Koindredi e outros?
Não haverá redução de custos sem os salários das saídas [Neto, Adan, Paulinho (?), Esgaio (?), Edwards (?)] e de empréstimos [ Koindredi (?), Pontelo (?)]?
Só nestas receitas e reduções de despesas estarão os 80M€:
a) + v – 15M€ Gameboxes + bilhética Liga + bilhética fase grupos Champions;
b) 2 a 4 M€ de sponsoring;
c) +v- 1M€ publicidade e rendas;
d) cerca de 20M€ de direitos televisivos;
e) cerca de 30M€ na soma de várias vendas de activos “menos rentáveis” e direitos de formação;
f) cerca de 6M€ em redução de ordenados das saídas;
g) da Champions só teremos 35M€ se as coisas não nos correrem bem; se passarmos aos oitavos teremos cerca de 45M€:
h) as compras projetadas 4,5M€ Vladan + 18M€ Debast + 18M€ (?) Ioannidis + 1 extremo (?) e + 1 central (?) poderão chegar aos 60M€, mas creio que as 2 últimas só se colocam com as vendas de Diomande e de Edwards que renderão mais que esses 60M€
Ou seja, acredito que temos um ano ainda com mais potencial de boas receitas e maior saldo positivo que o último.
Um abraço e saudações leoninas
13 Junho, 2024 at 0:53
Boa noite.
Sim pensei também nessas receitas, mas que para mim irão ajudar mas ser diminutas, comparadas por exemplo com despesas de manutenção da Academia que anualmente nos custa cerca de 15 a 20 milhões, e outras não referidas . E em relação à champions tenho que dizer que nunca se pode contar com o “e se chegarmos aos oitavos” temos que contar sempre é com o não chegarmos.
Mas concordo sim com a sua parte final quando refere que as compras irão estar projetadas em 60 milhões, discordo é que pelas vendas poderemos vir a ter mais do que os 60 milhões.
Mas como disse, são contas de sapateiro.
Boa noite e um abraço.
13 Junho, 2024 at 1:02
Atenção vendas de 60 milhões dependem do poder negocial, até porque sabemos que os ditos cujos empresários são gulosos e bem esmiuçadas olha-se prás mãos e na melhor das hipóteses um terço vai à vida, e temos também os abatimentos à banca .
Concordo nalguma coisa que disse, mas para termos épocas razoáveis, mantenho, ida sempre à champions e dois jogadores estilo Diamonde e G.Inácio por exemplo serem vendidos, foi um exemplo.
Os Edwards os Paulinhos não deixam tanto como um Diamonde e G. Inácio e sabe-se porquê, uns estão na mo de baixo outros na mo de cima.
13 Junho, 2024 at 1:11
Mas somos nós a falar, porque quem sabe ao certo serão eles lá dentro.
Um bom sinal e sem fazermos contas é só repararmos enquanto uns clubes avançam para compras outros nem se mexem. Não dá para ver números como é evidente, mas dá para ver quem está na posse de poder ter algum para arriscar.
Por exemplo.
Enquanto o Sporting já adquiriu 2 e irá pro terceiro jogador, o porto está é suplicando pra vender e o rival só avança para compra de um se vender outro.
Só pelas movimentações pode-se aquilatar do estado da saúde financeira mesmo não estando por dentro dos números.
Como dizia o outro, “o gesto é tudo”.
13 Junho, 2024 at 1:15
Aqui à uns anos, só compravamos jogadores baratuxos porque não tínhamos dinheiro pra mandar cantar um cego. Por estas atitudes, do tentar comprar barato pode ser que resulte, se via, as dificuldades que tínhamos.
O sinal era esse.
13 Junho, 2024 at 1:17
Mas não se pense que estamos bem.
Poderemos estar quanto muito com a cabeça fora de água.
Na melhor das hipóteses.
13 Junho, 2024 at 1:30
E continua a haver necessidade de emagrecer nas despesas.
13 Junho, 2024 at 1:34
Os 100 milhões a fornecedores é uma dor de cabeça enorme que o Sporting se devia preocupar em livrar-se ou no mínimo diminui-la grande parte.
13 Junho, 2024 at 12:32
Alvaro, algumas das receitas que refere já foram adiantadas e gastas e especificamente no caso dos salarios duvido que haja qualquer redução pois se há quem saia seguramente que pode acontecer melhoria salarial a quem fica e ainda temos de somar os salarios de quem entram.
Historicamente esta rubrica tende a aumentar e não a reduzir:
2020: 60.5M
2021: 61.9M
2022: 67.0M
2023: 76.4M
2024: 84.8M (estimativa com base nas contas semestrais)
Para próxima época e atendendo que vamos reconhecer os prémios de campeão (que são sempre contabilizados e pagos na época seguinte) diria que provavelmente vamos ultrapassar os 90M em salários.
Quanto ao paragrafo final, mesmo atendendo a estas considerações concordo inteiramente que temos um ano com muito potencial de boas receitas e um grande saldo final positivo.
13 Junho, 2024 at 15:19
Malcolm, as despesas já adiantadas (receitas televisivas), que eram de pouco mais de 50M€/ano, creio que ainda deixam cerca de 20M€/ano até ao fim do contrato, que acho que é na época 25/26.
Quanto aos salários, falei nisso porque , ESTE ANO, alguns dos que saem tinham dos ordenados mais altos (Neto, Adan, Paulinho e , eventualmente, Esgaio).
Claro que os que entram contratados (especialmente no exterior) tendem a aumentar a folha (mas até nem terá sido esse o caso também este ano: o Vladan deverá ganhar menos que o Ádan, o Ioannidis deverá ganhar menos que o Paulinho, talvez o Debast ganhe um pouco mais que ao Saint Juste, mas caso também sai Diomande, não vejo a necessidade de outra contratação no exterior).
Não colocaria os prémios de campeão nessas contas (mesmo que contabilisticamente entrem para a próxima época); a verdade é que quereríamos ter essa “despesa” todos os anos, porque acaba por garantir “lucro”- receita e significa que tivémos sucesso desportivo.
Sou, no entanto, aeopinião que o aumento da folha salarial é um “mal” necessário se quisermos garantir uma maior competitivi-dade externa (e, logo, aceder a muito maiores receitas) e maior taxa de sucesso competitivo interno ( garantia de mmelhor presença externa).
Por isso (e o Malcolm saberá isso muito melhor que eu), para avaliar tendências de sucesso ECONÓMICO de uma política de investimento desportivo/compettivo, não nos podemos fixar neste ou naquele item, mas sim procurar modelos em que consigamos optimizar as evoluções dos conjuntos de todos os items por forma a oferecer maiores garantias de equilibrar sucesso desportivo e sucesso económico.
CLARO QUE NESSA POLÍTICA TEM DE CABER SEMPRE UM MUITO MAIOR ESFORÇO DE CONTENÇÃO DE CUSTOS EM VÁRIAS ÁREAS EUMA MUITO MAIOR CRIATIVIDADE E ACÇÃO PARA ENCONTRAR E OTIMIZAR NOVAS FONTES DE RECEITA
Um grande abraço Malcolm e saudações leoninas
12 Junho, 2024 at 23:51
Contas de sapateiro e por valores imagináveis com o que a CS nos vai dizendo. Portanto nada no concreto.
Mesmo de sapateiro.
13 Junho, 2024 at 2:10
Estes números são melhores para explicar o porquê de Benfica estar descansadinho com as suas contas:
FCPorto – capitais próprios negativos em 8,5M
SportingCP – capitais próprios positivos em 67,2M
SLBenfica – capitais próprios positivos em 113,2M
Os capitais próprios são a diferença entre o activo e o passivo das SAD, e é fácil empolar esses valores.
Basta comprares um Paulinho por 23M (ou um Vinagre por 10M) ao invés de 8M, para aumentares significativamente o teu ativo.
Por isso de vez em quando vemos umas compras absurdas de 20M por jogadores que ninguém quer por 10M, ou vemos dirigentes afirmarem que o Clube tem os 20M exigidos para comprar um jogador, não vá o clube vendedor pensar pedir muito menos…
13 Junho, 2024 at 9:43
Nunca percebi onde os pasquins pescam esses dados, pois na informação oficial que é comunicada à CMVM e ou publicada nos sites dos clubes, os dados mais atualizados (06/2023) apresentam os seguintes valores:
Sporting:
Clube: 221.979M
SAD: 309.016M
Acumulado: 530.995M
Porto:
Clube: 35.532M
SAD: 516.115M
Acumulado: 551.647M
São também publicadas as contas consolidadas dos clubes, em que basicamente são excluídas das contas as transações entre empresas do grupo e os últimos dados conhecidos (06/2022) são os seguintes:
Sporting: 405.646M
Porto: 508.952M
Em termos de capitais próprios consolidados temos:
Sporting: – 86.051M
Porto: – 143.132M
Em conclusão vemos que em termos de clubes o Porto tem uma situação bastante melhor, nas SADs acontece o inverso a situação do Sporting é incomparavelmente melhor.
Nos capitais próprios consolidados a situação é má para ambos mas temos uma boa vantagem.
Quanto às contas do Carnide, as regras não se aplicam a eles pois comunicam e publicam o que querem e como querem pelo que é impossível fazer uma comparação minimamente credível com os dados do Sporting e Porto.
13 Junho, 2024 at 9:45
Os primeiros dados são relativos aos passivos, não referi mas julgo que se percebe …. 🙂
13 Junho, 2024 at 10:45
Bom dia, Malcolm!
Fiz uma pesquisa rápida na “net” e os dados são de Feveiro.
E não são os capitais próprios consolidados de certeza, como a tua explicação clarifica.
O Porto está asfixiado pelas dívidas de curto prazo, que são “colossais”, e por não ter mais onde buscar dinheiro visto que Pinto da Costa antecipou tudo que podia antecipar e deixou pouco mais que um plantel com meia duzia de activos com algum valor.
Villas-Boas terá de fazer uma gestão “Bruno de Carvalho” para salvar o Porto…
13 Junho, 2024 at 10:58
Sim, já tinha percebido que os dados que referes são os capitais próprios das SADs, a minha resposta era mais ampla e tinha mais a ver com a resposta ao Opinião que refere mais acima os valores dos passivos.
Para mim esta questão dos capitais próprios não é muito relevante, por vezes basta alguma engenharia contabilística e rapidamente se transforma os capitais negativos em positivos …
Preocupante para eles deveria ser as dividas aos fornecedores …. e neste aspeto a situação no Sporting também não é muito boa se bem que temos a vantagem, julgo eu, de termos um plantel muito mais valioso para além da entrada na próxima LC.
13 Junho, 2024 at 11:28
Ainda a respeito dos capitais negativos e da engenharia contabilística, repara como o frutas consegue reduzir o negativo de 176M para 8M:
“A SAD adianta ainda que fechou um acordo com uma empresa internacional, que assumirá uma participação minoritária numa das empresas com os direitos comerciais do Grupo FC Porto e num investimento inicial com vista a modernizar o Estádio do Dragão, o que permitiu reduzir os capitais próprios negativos de 176 milhões de euros para 8,5 milhões.”
13 Junho, 2024 at 11:36
Um “milagre” digno de registo!
13 Junho, 2024 at 18:49
Wow incrível, dava-me jeito uma redução dessas nas contas das prestações da minha casa. Acho que vou avaliar a minha mota em 200 mil e a coleção de cadernetas do mundial em 50 mil.
13 Junho, 2024 at 9:11
Porra,o Paulinho vai embora?
Seria uma grande perda para nós….
13 Junho, 2024 at 9:13
Uma pena ontem o hóquei.
Podia ter caído para nós.
Deram o que podiam, no meu entender.
Tenho reparado ao longo dos tempos que o Platero tem caído de rendimento.
Parece que está desligado do jogo.
A par do Nolito eram os dois baluartes desta equipa de hóquei, mas ultimamente tenho reparado que parece que já não tem aquela paixão e fome.
13 Junho, 2024 at 10:47
Ontem foi Verona a carregar à equipa.
Tenho a impressão que estamos a chegar a um fim de ciclo aqui também.
Font está de saída e não duvido que mais sigam o mesmo caminho…
13 Junho, 2024 at 11:11
Vamos ver se com Edo Bosh o plantel não leva aquela renovada boa.
O Nolito para mim é imperioso que fique.
13 Junho, 2024 at 9:17
Hóquei: nada a dizer. Agora, é tentar melhorar. Precisamos de mais consistência (esta época, apesar do resultado global ser positivo, tivemos oscilações gritantes) e de reforçar a equipa, não só com talento jovem mas também com craques, daqueles que resolvem jogos (o Porto tem-nos, por exemplo; o Benfica prepara-se para ir buscar uns quantos, ao que dizem os jornais). Obrigado, rapazes, dirigentes da secção, equipa técnica, etc. Venha daí o futuro!
13 Junho, 2024 at 9:23
Volto a um tema que me é querido.
Eu apostava em equipas para brilhar na Europa, nas seguintes modalidades:
1. futsal masculino
2. hóquei em patins masculino
3. andebol masculino
4. futebol feminino
Basquetebol masculino é quase impossível.
Futebol masculino é quase impossível.
No resto, tentava preparar equipas para lutar pelos títulos e taças nacionais.
Apostava ainda mais no desporto feminino, no desporto de formação e no desporto social.
Plano para 5 anos, no mínimo.
Futebol masculino: é um tema à parte.
13 Junho, 2024 at 9:24
Interessante
13 Junho, 2024 at 9:37
No fundo, pegar na receita de João Rocha e de Bruno de Carvalho e ir ainda mais longe: como não podemos ganhar lá fora, no futebol masculino, e cá dentro é discutível que consigamos (bem gostava, bem gostava!), podemos encontrar combustível emocional, razões para orgulho e festejos, promover internacionalmente o clube, apostar nas leoas e nos leões do futuro (futura massa adepta, futuros sócios, etc.), através de uma visão e de uma estratégia integradas, ambiciosas, hiper-profissionais. Levaria o clube para outro patamar. E permitiria mais margem ao futebol, nos anos de menos sucesso.
13 Junho, 2024 at 9:39
Nota sobre o futebol masculino: conhecendo o país do vale tudo, é discutível que consigamos – ou que nos deixem – ganhar regularmente, cá no burgo. Temos que ser muito melhores, em todos os planos, desportivos e extra-desportivos.
Era o que queria dizer.
13 Junho, 2024 at 10:16
Só não concordo aqui:
“Nota sobre o futebol masculino: conhecendo o país do vale tudo, é discutível que consigamos – ou que nos deixem – ganhar regularmente, cá no burgo. ”
Isso acabou. Com a introdução do VAR, a queda dos caciques do futebol português e a instabilidade que essa queda causou e irá causar nos rivais, e a reforma de muitos dos padres, o panorama irá fatalmente mudar.
Também as avenças distruídas pelos órgãos de comunicação social permitem que tenhamos boa publicidade e que o de menos positivo seja relevado para segundo plano.
A única coisa que pode correr mal é se Varandas lembrar-se de gerir ou falar.
Se continuar como está, o céu é o limite…
13 Junho, 2024 at 10:30
Independentemente de tudo temos sempre que dar o nosso melhor.
E isso serve em todas as áreas.
Desportiva e Financeira.
Em todas as modalidades quando se tiver que tomar um ato de gestão deve ser tido em consideração se o retorno merece o investimento tendo em consideração a saúde financeira e orçamentos disponíveis para cada uma das modalidades que poderiam ser revistos se estivesse em causa o subir de um patamar competitivo considerável sem cometer loucuras.
Sou contra all in’s.
Sou a favor de gestão responsável.
Haja equilíbrio e bom senso.
13 Junho, 2024 at 10:47
“A única coisa que pode correr mal é se Varandas lembrar-se de GERIR ou falar.
Se continuar como está, o céu é o limite… ”
Mesmo a propósito da conversa anterior sobre passivos e capitais próprios, lembrar que no acordo da passagem da Academia do clube para a SAD por 23M, no contrato assinado pelo cabeça de giz está inscrito o seguinte:
“Caso no futuro se verifique uma valorização anormal e imprevista da Academia, fundada exclusivamente em alterações das circunstâncias legais e urbanísticas do imóvel, reverterá para o Sporting Clube de Portugal a mais-valia que a Sporting SAD venha a realizar com a transmissão a terceiro.”
Pode muito bem acontecer a oportunidade histórica nos próximos tempos de sanear as contas/passivo do clube, que são para mim as mais preocupantes e não digo que é necessário alguém que saiba gerir mas somente alguém que se preocupe mais com o clube do que com a SAD … pois o passivo do clube não é apenas os mais de 30M que se deve à SAD e necessariamente também tem de aparecer uma forma que permita garantir receitas anuais futuras que permitam suportar os orçamentos do clube que por esta altura são claramente deficitários.
13 Junho, 2024 at 11:25
“Caso no futuro se verifique uma valorização anormal e imprevista da Academia, fundada exclusivamente em alterações das circunstâncias legais e urbanísticas do imóvel, reverterá para o Sporting Clube de Portugal a mais-valia que a Sporting SAD venha a realizar com a transmissão a terceiro.”
Essa valorização é praticamente certa com a decisão do novo aeroporto.
O que me preocupa é a venda à terceiros (quais terceiros) e por que valores, se um dia vier a acontecer.
Como no passado já tivemos a venda dos terrenos à saldos, e mais recentemente a concessão (por 35 anos!) do parque do Estádio ao preço da uva mijona…
13 Junho, 2024 at 12:33
Sniper , COMPLETAMENTE DE ACORDO COM OS FUNDAMENTOS DESSA VISÃO. Assente no crescimento do Associativismo, a partir da afirmação desportiva e no investimento motivacional em camadas populacionais como a infância e juventude (sustentar o futuro) e as jovens e mulheres (“mercado” em franca ascenção no desporto).
Apenas acrescentaria as ferramentas emocionais e organizativas que devem ser muito reforçadas pela Direção para melhor atingir esse desiderato de crescimento sustentado: a vantagem ORGÂNICA de o SCP possuir uma enorme Rede de Núcleos que , bem tratada, pode angariar dezenas de milhar de sócios e a aposta coerente e reforçada em valores identitários da HISTÓRIA do SPORTING, como o ECLETISMO [através de: competitividade maior nas modalidades mais profissionalizadas (Futebol; as 5 Modalidades de Pavilhão; Atletismo, Ténis de Mesa e Judo seniores e o Goalball); e de massificação, distribuição nacional apoiando os Núcleos nessa tarefa e formação maior nas restantes modalidades nas componentes não profissionalizantes (Natação, Ginástica, Atletismo, modalidades de luta, Ténis de Mesa)], como a SOLIDARIEDADE e INCLUSÃO SOCIAIS reforçar a aposta e dar muito maior visibilidade pública ao Desporto Adaptado, continuar e melhorar ondeo excelente trabalho solidário da Fundação Sportind e de grupos como os Leões de Portugal, coordenar com Núcleos ao longo de TODO o País (e mesmo no estrangeiro) para reforçar e dar uma dimensão geohráfica muito mais alargada dessa nossa postura histórica.
Mas o FUNDAMENTO BASE para o crescimento sustentado do Sporting está na essência do comentário do Sniper de Alvalade: reforçar decisivamente o nosso associativismo.
Um abraço e saudações leoninas
13 Junho, 2024 at 16:29
Muito obrigado, caro Álvaro.
Tento ajudar, pode ser que alguém leia ou leve estas ideias a quem actualmente dirige o clube.
Saudações sempre leoninas!
13 Junho, 2024 at 12:26
Eu faria o mesmo, e já disse isso aqui várias vezes. Onde dá para fazer boa figura na Europa e lutar por títulos europeus, era de apostar em detrimento de outras modalidades.
No futebol masculino tem de se apostar sempre porque é isso a locomotiva do clube.