Esta equipa do Sporting criada pelo Amorim parece um adulto a jogar com crianças, mas este vai ser provavelmente o campeonato mais desnivelado dos últimos anos. A vantagem (pequena) que já temos se calhar é mesmo tudo o que vamos ter para gerir até ao fim.
Concordo que este campeonato está desniveladísimo, mas o jogo contra o Estrela mostrou-nos (por mérito do adversário, que não veio de autocarro) que é bastante fácil colocar avançados na cara do nosso guarda redes… Preocupante?
Uma nota para a evolução do Israel! Só faltam os cruzamntos para me deixar descansado!
Reparei no mesmo. Sim, é preocupante. Mas pareceu-me que a equipa, e a defesa especialmente, acusaram um pouco os acontecimentos da semana – com honrosa exceção do nosso bombardeiro, para esse faça chuva ou faça sol.
O que eu sempre pensei.
Desde que o Vital pegou naquilo a evolução tem sido nula.
O Israel este ano evoluiu, não sei se por iniciativa própria.
e ate o Adan regrediu.
O Adan estava na segunda metade dos 30. Ia evoluir em que aspecto se a única coisa que perdia era agilidade e velocidade a cada ano que passava? Não creio que aí o Vital pudesse fazer alguma coisa.
Talvez aconselhar o Amorim a partir para outra então.
Em termos de avaliação ambos falharam.
Mesmo assim as falhas do Adan tiveram tudo a ver menos com a necessidade de ter agilidade e velocidade mas mais a ver com foco e atenção a coisas básicas.
Que é só o mais importante num gr. Essa capacidade, juntamente com as faculdades físicas, estão todas interligadas, degradam-se. E num clube grande isso tudo é mais decisivo, nota-se mais.
Adán tem 37 anos, ja iniciou a curva descendente. Há algum tempo.
Saiu em 2021 mas como treinador de GR em 2020 com a chegada do Amorim.
Disse na altura…
“Ao fim de 24 anos de leão ao peito, não é de ânimo leve que anuncio a minha saída do Sporting Clube de Portugal. Pretendia despedir-me de outra forma e por outra via mas não foi possível.”
Para mim era melhor que o Vital.
Mas foi opção do Amorim.
Hoje com Mestrado Executivo em Marketing e Gestão do Desporto do ISCTE e uma Pós-Graduação em Organização e Gestão no Futebol Profissional da Liga Portugal Business School duvido que queira assumir o mesmo tipo de funções, ou seja treinador de GR.
Mesmo!
Campeonato nivelado por baixo, e muito. Abaixo do 5ºlugar é de goleada em goleada…por isso esqueçam os rivais perderem pontos. Isto vai ser mesmo no confronto directo. Por isso é importantíssimo, será mesmo a 1ª final da época, ganhar em Braga para podermos ganhar pontos a um dos rivais, ou aos 2!!
Claro… Mas isso é a lógica da batata, por isso é que por muito bom que seja (e eu acho que é) o Gyokeres na nossa liga, não está a ser medido contra os melhores e só o será se for jogar para um desses campeonatos.
Um bocado à imagem do que vai a contecer com o rubão… Vai ser posto à prova e vamos ver se é assim tão bom como muitos aqui acham…
Paulinho é o melhor marcador do campeonato mexicano.
Se tivesse ido para lá a 2 anos nesta altura estava a lutar com CR7 para ver quem chegava primeiro aos 1000 golos…
Podemos pensar assim: se o Amorim perder todos os jogos por goleada no United e eles o mandarem embora, eu contratava-o outra vez. Por cá não vi ninguém ter o impacto que ele teve, exceptuando o Mourinho quando foi para o Porto.
Ele próprio disse que não queria voltar tão cedo.
Até podia querer dizer no sentido de que espera ter sucesso no novo clube, mas aquela frase pareceu-me a não querer um retrocesso na carreira. Estilo Leonardo Jardim.
Depois também disse que estava cansado.
Quer ganhasse quer perdesse este ano, ele ia terminar o vinculo com o Sporting.
Alguém que não lhe dá o mínimo de ambição e de vontade de continuar na história do clube e do campeonato português ao ganhar cada vez mais.
É este tipo de pessoas que queremos no clube?
Um gajo que voltou com a palavra atrás e fodeu o clube?
Ah sim, voltava a contratar!!!! Parece aquelas mulheres traídas que acham que o homem vai mudar. Ah sim, ele traiu as outras todas, mas comigo agora vai ser diferente.
Os jogadores PT não são, de todo, os que têm mais dificuldade de afirmação na PL. Antes pelo contrário. Vais ver as vendas para Inglaterra e os que flopam a sério, e não são muitos casos. Há o Fábio Vieira, O Fábio Silva e não vejo muito mais…
Um dos gajos que adoram chamar flop, o Darwin, tem:
2022/23: 15 Golos e 4 assistências
2023/24: 18 Golos e 13 assistências
Não é propriamente um flop. E o que ele mostrou lá foi exatamente o que tinha mostrado cá. Muito forte nas transições mas completamente instável, capaz do melhor golo e do maior falhanço. Não é por acaso que o ano que faz números diferentes de PT para Inglaterra, é o ano em que eles jogam em contra-ataque e em que jogam pior.
De resto quem saí de PT sai bem para lá. Que me lembre de cabeça, Ruben Dias, M. Nunes, Palhinha, Bruno Fernandes. Agora está o M. Fernandes que entrou com enorme facilidade numa equipa de PL.
Podemos falar do Enzo Fernandes mas ele esteve 5 ou 6 meses em PT e foi para um contexto tenebroso onde quase ninguém se safou. E foi por ter sido peça fundamental no titulo mundial da Argentina. Além disso é capitão do Chelsea, mais uma vez não é propriamente um flop….
Portugal é dos países em que os jogadores contratados pela PL melhor se dão.
Podemos falar de valores…Portugal vende muito caro e por isso um jogador pode jogar bem mas parecer muito caro para o que joga.
Mas isso não é um flop. Flop é pagarem e depois o gajo não render nada. Lá está…um flop é o Fábio Vieira ou o Fábio Silva. E eu adoro o Fábio Vieira mas flopou completamente.
A norma dos últimos anos (tipo 10 anos) é que os jogadores que saem de PT se deem bem em Inglaterra.
Jogadores como Lukako, Zlatan ou Niño Torres são alguns exemplos que aparecem logo na cabeça.
O “segredo” é ver os jogos em vez de analisar apenas a estatística.
O maior entrave a alguém pagar a cláusula de 100m do Viktor parece-me que será a idade e não tanto o jogar no futebol português.
Que ele vai sair no fim desta época tenho poucas dúvidas, por muito grande que seja o Sporting o campeonato é demasiado pequeno ainda para mais com a idade e a fome que ele revela.
Os ingleses exageram o Gap de qualidade para outras ligas. É a típica arrogância beef.
Obviamente que as equipas são mais fracas mas creio que Inglaterra não tem tantas equipas que só defendem. Os jogadores que saem para Inglaterra não parecem juniores, como foi o caso do BF, Ugarte, Palhinha ou Mateus Nunes. Porro. Eram excelentes cá e são excelentes lá após adaptação e com alguns jogos para ganhar forma.
Isso é a arrogancia tipica de quem tem dinheiro para dar e vender, e pode ir buscar os jogadores e treinadores que quiser, e nos ultimos anos foi buscar dois dos melhores do mundo, o Pep e o Klopp.
Há uns anos atrás (anos 90, por exemplo) o futebol que se praticava em Inglaterra (com excepção de uma ou outra equipa) era medonho. Até há uma conta no twitter (crap 90’s football) a gozar com isso. Nessa altura se calhar a Liga Mickey Mouse eram eles.
E mesmo hoje, ter muito dinheiro nao significa necessariamente saber gasta-lo bem e contrsuir boas equipas, e o United é o melhor exemplo… 80 milhoes por um cepo como o Maguire?
Paulinho é o melhor marcador do campeonato mexicano.
Se tivesse ido para lá a 2 anos nesta altura estava a lutar com CR7 para ver quem chegava primeiro aos 1000 golos…
No jogo com o Estrela, e efetuando o transfer para o jogo com o M City, preocuparam me bastante as falhas defensivas do lado direito … Quenda e DEBAST … urgente corrigir …
Então, mas isto só bola de onze? Então e o nosso hóquei, não ocorre dizerem nada? Que desgraça. Estes rapazes, quer-me parecer, são daqueles que já têm a época terminada..
Jogo muito mais dificil do que o resultado aparenta. Nunca faltou empenho à equipa mas faltou muitas vezes coordenação no controlo da profundidade e faltou passe curto. A quantidade de jogadas perdidas ou abrandadas por passes para trás, para o meio dos pés ou demasiado para a frente neste jogo foi mesmo irritante! De qualquer forma, jogo master de Gyokeres tornou o jogo fácil.
Valores para o Estrela que veio jogar à bola. Hoje em dia tem sido raro em Alvalade. Claro que depois deu o peido mestre entre os 60/70 minutos, mas o jogo foi MUITO melhor de se ver do que o jogo do Casa Pia. Além disso o treinador do Estrela meteu claramente água quando mete o Nani e tira o Jovane de onde ele melhor define. Foi muito pelo Jovane que andámos ás aranhar na 1ª parte, o Nani não teve nem perto do mesmo impacto.
Se o nosso jogo ofensivo tivesse sido mais fluido podiam ter levado um cabaz de natal para casa, se o Gyokeres não tivesse um jogo estratosférico podíamos ter tido um jogo muito muito duro.
Por posição:
Israel fez um grande jogo. Foi resolvendo o possível e deu segurança. Grande jogo dele.
O trio de centrais teve muitas dificuldades. Especialmente o Diomande esteve péssimo na cobertura da profundidade e em vários momentos no corte, incluindo no golo. Sendo o Diomande o pior, os outros 2 não estão isentos de culpas nas grandes dificuldades que o Sporting teve em controlar a profundidade. A entrada do St. Just não melhorou espetacularmente nisto mas também apanha um Estrela claramente em descida de ritmo e sem o Jovane que era o lançador perfeito na profundidade. Os passes eram dele.
O duo de médios teve muita dificuldade em controlar o meio campo do estrela. Especialmente porque o Pote continua em grandes dificuldades físicas e ali aos 30 minutos da 1ª parte deu o peido mestre e deixou de conseguir dar apoio que costuma dar. O Morten pior do que o Bragança mas ambos são tão bons tecnicamente e falharam lances que não é deles errar. Lutaram muito mas faltou a qualidade de saída em alguns momentos. Lá está, especialmente ao Morten, o Bragança falhou muito menos. O Morita entrou bem mas lá está…tudo o que entrou, apanhou um estrela já muito mais “manso” do que o estrela inicial.
Nas alas o Quenda teve uma noite complicada. Muitas muitas dificuldades em parar o ala do estrela, muita dificuldade em apanhar quando ele entrava nas costas dele, muitas dificuldades em passar por ele. À medida que o jogo andou e o jogador do estrela começou a ter mais dificuldades em mexer-se ele foi crescendo mas não foi um bom jogo. Do outro lado belíssimo jogo do Araujo, fica a faltar claramente vários posicionamentos que tem de apanhar, especialmente a defender. Mas não vai demorar muito tempo a ficar dono e senhor do lugar. Tem lá tudo. E marca o golo para fechar a boa exibição.
Na frente o Pote está claramente fora de forma. Ele aos 30 minutos estava todo roto e depois do intervalo fez pai 10 minutos até estar igual. Mesmo fisicamente está claramente todo roto e como ele gosta de jogar, que preenche o campo quase todo, isso “rompe-o” ainda mais cedo do que se passasse o jogo a gerir. É um jogador critico para a nossa qualidade de jogo, agora precisa de jogar e jogar e jogar. O Trincão foi vitima e reu das nossas falhas nas transições…os passes para ele foram muitas vezes chatos de apanhar, pouco limpos, mas os dele também saíram vários assim. Não esteve mal, conseguiu jogar futebol mas…não foi um grande jogo. O Edwards está o Trincão nesta altura no ano passado. Até tropeça nele próprio.
E depois há Gyokeres. Super-jogo. A jogar, a fazer jogar…está claramente a subir de forma física, está claramente com a confiança em alta novamente…depois de uma fase em que falhava vários golos que não eram dele falhar…
Agora…amanhã à mais. E nunca pensei chegar a este jogo com sentimentos tão “mistos”. O City não está bem, está em claras dificuldades porque perdeu muita consistência no seu jogo. Os jogadores não estão ainda ligados com a forma de jogar do City, muita gente que quer jogar de forma diferente… Mas…nós também perdemos consistência no nosso jogo com esta novela toda e tenho aquela sensação que o Amorim pode querer ir a jogo para mandar no jogo e mostrar serviço (não só ao United, já digo isto desde que saiu o City) e aí podemos ter muito mais dificuldades porque dar as costas ao Halland e ao Nunes não é grande espada…
Por acaso não concordo nada contigo. Acho que Quenda e Geny rendem muito mais de trás para a frente, partindo da linha para dentro ou fora. Ambos a jogar de costas em espaços interiores, não sei se seriam úteis.
Por acaso dei por mim a pensar no melhor 11 para o City.
Eu acho que Inácio estando em dúvida não deveria ser titular. Se for necessário entra, mas não deve fazer 90 min. Precisamos muito mais dele para Braga. O mesmo para Pote. É um jogador imprescindível, mas nesta fase e longe de estar bem fisicamente, eu guardava-o para a 2ª parte e gerindo para Braga.
Com esta merda toda de perguntas ninguem sabe porque Geny nem para o banco foi na 6ª, mas tendo em conta que estava no treino ontem, penso estar bem.
Israel na baliza.
No trio de centrais, sem Inácio e com Quaresma a regressar apos mês e meio não sei. Debast à esquerda, Diamonde no meio. Talvez Just à direita. E lá está, dividir os minutos com Quaresma…
À esquerda é jogo para Matheus Reis na ala. À direita, eu ia para Geny, embora confesso que aqui é 51%/49%.
Aqui para a frente 4 em cinco para mim são certos. Gyokeres na frente e Hujlmand no meio. Depois, Trincão e Morita. Falta saber as posições. A minha dúvida está entre Edwards e Bragança. Pela lógica jogava Bragança perto de Morten e Morita mais na frente. Mas por norma não gosto de retrair muito nestes jogos, então jogava com Edwards na direita (é o tipo de jogo em que Edwards pode render), só que tem o handicap de ter de ser o Trincão a ir para a esquerda… Há ainda o Max Araujo a poder jogar mais A`frente.
Porque o M. Nunes está muito ativo na esquerda e se não for ele, é o Doku que está a voltar. E é demasiado pesado para o Quenda que ainda neste jogo se viu à rasca a defender. E do outro lado, o Araujo….porque possivelmente terá o Savinho pela frente, o Savinho joga muito aberto…ele tem mais dificuldade é quando tem de cobrir mais dentro. Eventualmente sim, o Reis na esquerda…mas eu explorava as alas do City e para isso, Araujo e Geny.
Na frente não tenho duvidas. Precisamos de esticar o jogo, de meter os centrais deles a correr para trás e de combinações rápidas na frente. Pote e Gyokeres. Mesmo que o Pote dure só até aos 60. Depois disso logo se vê. Vendo a esta distancia, se queremos “aleijar” o City não podemos concentrar a meio campo porque se o fazemos, eles aí dominam o jogo. Temos de ser é capazes de esticar na frente.
O City vive um bocado na duvida de ter muitos jogadores que gostam de “correr com a bola” e outros que gostam de jogar curto. Se queremos explorar esta dualidade temos de ter coragem para meter gente na frente mas saber defender bem fechados porque é como eles têm mais dificuldades. Se formos com ideias de fechar demasiado a equipa mais preocupados com eles do que conosco não vamos conseguir sair da toca, se formos com ideias de pressionar alto, complicamos a nossa vida.
Não estou certo que esta equipa saiba/consiga defender como vai ter de defender….
Não. O Porto não tem maturidade, a Europa vai destruir lhes a moral. O Benfica tem um plantel bastante melhor do que os rivais e quanto mais cedo implodir e começar a culpar o arranque do Schmidt melhor.
Essa ideia de que por causa das goleadas vai ser um campeonato em que os 3 grandes fazem mais de 85 pontos parece me fantasiosa. Vai haver chuva, vai haver lesões, vai haver derrotas na Europa que destroem moral, vai haver castigos e cambalachos… As equipas menores também vão melhorar á medida que treinam mais e jogam menos que os grandes, até porque tem planteis mais instáveis e por isso os arranques são mais difíceis. Mas sabemos bem que de Março em diante anda tudo a ganhar por um golo e a chorar penalties.
Ainda por cima se ganhar ao Benfica…não há Europa que lhes destrua o moral….
O Samu ganhar metade dos jogos a nivel nacional sozinho. E a equipa está a crescer. Neste momento do top 6 só lhes falta jogar na Luz. Já jogaram com os outros todos e com isto, estão a 3 de nós. Por exemplo nós…ainda só jogámos contra eles em casa. E vai tudo fora nesta primeira metade do ano, o que significa que jogam todos em casa quando estiverem mais mecanizados.
O Bodo não foi acidente. Nos grupos as derrotas doem menos mas se no mata mata um Bodo da vida os mandar fora eu espero empates ou derrotas em Portugal.
Reflectindo, ainda não me actualizei para o pós Amorim. Com ele, não creio que tivéssemos concorrência real para a Liga, mas sem… Compreendo o comentário dos jogos contra rivais, faz perfeito sentido, mas eu tenho a impressão que estamos no período de Graça do Vítor Bruno, os 100 dias do costume e que apesar do avançado ser bom, não será o suficiente para eles evitarem o terceiro lugar no final.
Acho o Benfica e o seu turco os verdadeiros oponentes, a que só retiro capacidade porque os casos em tribunal vão trazer timidez á máquina.
Mas aceito as vossas opiniões. Na minha cabeça, as derrotas é que te baixam o tecto e a cada uma que levas o máximo possível a atingir baixa. Os empates frustram mas não retiram ambição colectiva pela performance da equipa. Por isso é que sou sempre inclinado a preferir que alguém perca.
Aposto que o Samu vai fazer mais golos que o turco do Benfica.
E acho que o Porto vai perder mais pontos se continuar até mais tarde na Europa do que se sair cedo. Quanto mais tarde sair da Europa, mais provável acho perderem pontos em PT. Se saírem cedo, acho que fazem uma ponta final em PT fortissima….
Para mim de longe o Benfica.
Perdendo em casa com o rival, deixando-os ainda que à condição a 11 pontos do 1º lugar, poderá ser duro. E não devem propriamente fazer um bom resultado em Munique
Idealmente sim mas por tudo o que os lamps conseguem mexer em Portugal, como renascem sempre das cinzas, do nada, com tanto gamanço feito e legitimado por decreto nacional por defeito do benfiquistao… sem falar em arbitros literalmente formados por eles e para eles… sao sempre o inimigo a abater numero 1. Nao subestimando o fcp, pela influencia natural e cultural e investimentos o benfica hoje tem outros argumentos dentro e fora de campo.
E vamos ver se em Braga nao vais ter um jogo inclinado com habidade para nao te aproveitares do jogo deles para fugir. Estou convencido que sim.
A unica coisa que pode travar ou acalmar o slb nas trafulhices dos arbitros serão os processos toupeirais em curso.
Não são muitas vez que desejo isto, mas este campeonato está a pedir um empate.
Não vai ser fácil as 3 melhores equipas em Portugal perderem pontos.
Logo, não se deve desperdiçar uma oportunidade.
Portanto pedia empate.
Porto está a 3….ficava a 5.
Benfica está a 5….ficava a 7.
Se o porto ganhar mantém a distância demasiado curta para nós.
Se o benfica ganhar fica a 5 mas ainda tem dois jogos contra nós.
Cada vez que aqui venho tenho um sentimento estranho. Há 2 universos Sporting.
Há o Sporting de Alvalade. Pujante , vibrante, optimista , que não renega apoio mesmo aos menos dotados . Não há unanimidade ( a noite de sexta confirmou isso ) mas existe uma atmosfera solidária, empenhada , que sabe que além do Varandas, do Rúben ou de qualquer outro há um bem supremo a defender , o Sporting Clube de Portugal.
Depois há o Sporting da Tasca , onde tudo é negro e sombrio , sem futuro. Alguns começam por desvalorizar de véspera os adversários, para poderem minimizar as vitórias. Outros buscam desesperadamente uma derrota , que pode ser no futsal feminino sub 17 ou no bilhar ás 3 tabelas . Nem conseguem saborear as vitórias, porque tudo é avaliado em função de um futuro que é sempre medonho e assustador. O Gyokeres hoje marcou 4 mas no inverno vai saír. O Bragança esteve muito bem mas a jogar assim vai-se lesionar mais dia menos dia. E nas finanças no mínimo será a bancarrota que nos espera , mesmo que os relatórios e contas demonstrem o contrário. Sempre o caos e a tragédia ,para poderem proclamar que o Varandas é uma merda.
Isto levou a Tasca , outrora como o Sporting atual vibrante e pujante, a um declínio acentuado , a um definhar permanente. A Tasca está praticamente controlada e reduzida a meia dúzia de viúvas de Bruno de Carvalho que nunca aceitaram nem perceberam que a sua queda se deveu a ele mesmo. Há honrosas excepções como o Tiago coração de leão que embora opositor de Varandas é lúcido e honesto. Nessas viúvas há 2 grupos. Um o dos dos broncos que provocam e insultam quem ouse escrever que o Varandas por uma vez acertou em qualquer coisa. Outro grupo é o dos intelectualmente mais preparados . Fazem longas dissertações e complicadas análises pra dizerem no final que com Varandas não temos futuro , talvez hoje até ganhemos mas amanhã só nos esperam derrotas humilhantes .
Para este grupo quem não concorda com as suas análises, é mentecapto , tem problemas cognitivos , é um básico e intelectualmente diminuído ou então está bêbado. Se estas classificações não se ajustarem há sempre um último recurso , és um avençado do Varandas.Em comum estes dois grupos têm uma característica, a militância Sportinguista deles reduz-se a este espaço, onde passam os dias a evangelizarem-se uns aos outros.
E eis o Sporting e eis a Tasca.
As minhas desculpas a muitos (que ainda há) que não se enquadram em qualquer dos grupos e uma boa semana para todos.
Eu sou dos que malha aqui na Tasca e quando vou a Alvalade apoio, porque quando vou a Alvalade vou apoiar o clube e não vou para apoiar o presidente A, ou o treinador B ou o jogador X.
Sou leitor da Tasca há anos e nunca fiz qualquer comentário e não podia concordar mais com o seu comentário. O Sporting vive um momento positivo como nunca tinha vivenciado (sou de 83) e no entanto, quem leia os comentários constantes neste blog parece que estamos num fosso e espiral negativa. O Presidente é arrasado diariamente, porque não fala quando deve ou porque fala quando não deve. O melhor treinador que tivemos nos últimos largos anos é arrasado sem qualquer ponderação ou racionalidade, mesmo depois de 2 campeonatos e deixar muito bem encaminhado um terceiro em 5/6 anos (!). Atenção que não devemos confundir apoio com falta de espírito critico, porque devemos tê-lo, no entanto tem de haver algum bom senso e ainda mais, respeito. Respeito pela opinião dos sportinguistas que todos os dias perdem um bocado do seu tempo para dialogar com outros sportinguistas.
Nunca falhas. És a prova da justeza do que escrevi.
Agora vai continuar a dizer que amanhã vai ser fácil e vamos ganhar , para que caso não aconteça possas mais fácilmente arrasar a equipa. Minimizas sempre o adversário para poderes menorizar as vitórias. Estás muito previsível.
O jhc não falou do Lucas Africo desta vez no jogo dos lampiões com o Farense…. realmente. Nós ganhamos pelos orçamentos,os lampiões o orçamento é parecido com o Farense por isso que não houve goleada.
Eu já fui mais intolerante ao ponto de ter de deixar de responder a alguns tasqueiros.
Foi remédio santo. Há espaço para tudo e todos mas de facto este espaço outrora unido em torno do Sporting acabou por se dividir após 2018. Prova disso é o número alargado de tasqueiros e fãs do cacifo que deixaram de comentar.
A radicalização do Sporting sente-se mesmo perante o sucesso desportivo.
Temo que a saída do ruben e consequentemente maus resultados possam levar ainda a um extremar de posições mais acentuado.
É curioso que o que se diz por aqui não tem eco no estádio…
Eu sou crítico de muita coisa mas jamais entrei em cabalas e mt menos fiz de bdc um herói. Sou persona no grata aqui!
Eu sei mas ás vezes é dificil quando quem discorda é débil mental , está bêbado ou é avençado.
O futuro é imprevisível. JP nunca seria a minha escolha , mas temos de apoiar e aguardar para podermos fazer uma avaliação correta.
Epá, isso de tudo ser uma cabala são meia dúzia, se é que chegam a ser tantos.
São feitios.
É não ligar às cabalas e falar do resto.
Mas do mesmo modo que para essa “meia dúzia” tudo o que o Varandas faz está mal, há outra “meia dúzia” para quem o Varandas tem um toque de Midas e só faz coisas bem feitas… São extremos que se tocam no ponto em que falham redondamente porque assim perdem credibilidade. É lá com eles…
Há muita gente que debate de forma “normal”, o que não implica que nem sempre se concorde.
Agora, do mesmo modo que não é fácil levar com cabalas a toda a hora, também não é fácil estar a ler vocês darem louros ao Varandas por tudo, especialmente quando o passivo do Clube vai aumentando mesmo com recordes de facturação a cada semestre… Portanto, fica complicado compreender que vocês critiquem um extremo, quando depois se colocam no outro extremo… A vossa máxima deve ser “apoiar e bico calado para não desestabilizar”… Como se apontar factos fosse desestabilizar!
Tu tens um problema qualquer, Pacheco!
Não te sei bem dizer qual mas parece-me que tens alguma falta de noção das coisas…
O que raio tem a ver o pessoal no estádio, a ver um jogo da equipa de futebol, com o pessoal vir aqui à Tasca debater as actualidades do Clube?
Explica lá onde é que estas duas situações se encontram, ou se cruzam, ou são similares ou sequer parecidas…
Ir ao estádio ver a bola é uma coisa.
Estar aqui a debater os assuntos do clube, é outra completamente diferente.
Se não entendes isto, queres entender o quê? Esta merda é básica…
Se não percebes que há todo um mundo de diferença entre ir aos estádio ver um jogo de futebol, e estares num blogue a debater assuntos como “contas do Clube”, “quem deve ser treinador”, “quem se deve contratar ou quem se deve vender”, e tudo o resto, como é que tu queres perceber se o Varanda ou o Bruno de Carvalho, por exemplo, desempenham bem o papel de presidente do Clube, o que fazem de bem feito ou o que fazem de mal feito, que são coisas mais complexas?
A sério, Pacheco, vê se vais ao médico perceber o que se passa contigo!
Não percebeste nada do que eu escrevi.
Com muita pena minha não não posso retribuir e mandar-te para o médico também, porque aquilo que te falta , nem o médico te pode dar .
Estive aqui a pensar no jogo do City.
Se valia a pena cansar os nossos melhores jogadores tendo um jogo do braga e ainda para mais num jogo em que praticamente todos o encaram como perdido.
Se não é melhor dar minutos na mesma a jogadores que precisam para recuperar forma ao invés de ver a sua utilização como carregar cansaço e estando a época ainda numa fase muito inicial.
Portanto…
O meu 11 para o jogo do City:
Israel
Geny D.Bast Diomande Inácio M.Reis
Hjulmand Morita
Trincão Gyokeres Pote
Mal o Pote dê o peido ou o jogo já esteja perdido….sai Pote entra Edwards, sai Inácio entra Araujo, sai Hjulmand entra Bragança.
Depois sai Trincão entra Harder e Geny para o Quenda ou até metia o Fresneda para ir rodando.
Estou como tu.
Ainda mais depois deste mar de lesões que eles tiveram.
Falava mais em termos mentais e de expectativas.
Face a essas expectativas como iriam os adeptos lidar com uma maior gestão.
Mas vendo as atuais circunstâncias o que disse é que é jogo para ir com tudo.
Claro que não dá para abusar de jogadores como Pote e Inácio.
Mas devemos ir com a melhor equipa ou pelo menos a que oferece melhor qualidade, sendo que fisicamente se calhar um Araújo está melhor que um Pote, ou um St Juste esteja melhor que um Inácio.
Em Alvalade vai jogar uma das melhores equipas de futebol da actualidade, liderada por um dos melhores treinadores. Também o SCP está num momento muito bom, tirando a caldeirada que o sonso e o dr capitão Vagabandas arranjaram mas, no limite quem resolve isto são os jogadores. Por isso amanhã têm a palavra os jogadores do SCP.
Já quanto ao capitão bananas, espero que se engasgue com os acepipes que vai mandar servir na tribuna de honra… Mas sobretudo que, não bote faladura.
Quanto ao resultado… Prognósticos só no fim do jogo … Um empate já nem seria mau.
Ontem dei por mim a pensar que o Ten Hag deu um banho táctico ao Amorim com o Ajax, duas vezes, e foi para o United e foi um desastre… e agora vai para lá o Amorim…
Quando confrontado com o hype de adeptos a mostrarem clips de movimentações do Sporting e coisa e tal ele também aponta a quantos clips querem do Ten Hag quando este estava no Ajax….
As diferenças?
O MU não está de rastos financeiramente a tentar recuperar DJs para o futebol por falta de guito, o seu presidente não está com a corda no pescoço e com manifestações a frente do Estádio a pedir a sua demissão, 10M não é um all-in para um dos clubes mais ricos do mundo.
Se a situação fosse idêntica à do Sporting em 2020, não tinha dúvidas do sucesso de Amorim pois teria carta branca para gerir todo o futebol. Assim…
Amorim não é o mesmo treinador que levou esse banho tático, não digo que não o levasse outra vez e os jogadores também são diferentes e permitem coisas diferentes mas temos que ter noção que os treinadores também evoluem e aprendem.
Mas para mim o ponto nem é esse. Onde me parecem estar a léguas um do outro é no discurso, exigência e ambição.
Um gajo que treina o MU e diz: “Point in Porto, point in Fenerbahce, that’s not bad”
Ficar em oitavo na liga, mas gabar-se que ganhou umas taças faz-me lembrar tempos do Keizer no Sporting.
É não ter noção do que é o Manchester United.
Não imagino este grau de (in)exigência com o Amorim.
Gostava que um jogador do SCP mandasse uma passa no bernardino silva…
Jogadores perigosos do Man City são, o Foden, o Matheus Nunes, o Doku, o Gundogan e o Haaland…
O Pote se jogar contra o Kyle Walker… É abafado… Se for contra o Rico Lewis é ultrapassado facilmente…
Espero que o SCP não se encoste atrás a defender, pois aí não há hipótese. Aliás, como se viu no fim de semana, a equipa que venceu o Man City, só o conseguiu por efectuar uma pressão alta e constante… E eu, sinceramente não estou a ver o SCP, como equipa, conseguir emular essa intensa pressão…
“A insegurança de Frederico Varandas
História de Diogo Luís
No futebol tudo muda muito rapidamente. Num momento festejam-se títulos e fazem-se juras eternas, noutro tudo se desmorona, seja por maus resultados ou por projetos e objetivos diferentes. O interesse do Man. United em Rúben Amorim é só mais um exemplo de que o futebol é o momento!
A oportunidade
Rúben Amorim tem uma oportunidade única em mãos. Quantos foram os treinadores que entraram diretamente em Inglaterra num clube de grande expressão provenientes de ligas de menor dimensão? Eu diria poucos. Em Portugal, José Mourinho e André Villas-Boas são os únicos a tê-lo feito, na sequência de êxito interno, mas também nas competições europeias onde obtiveram sucesso.
De uma forma muito direta, entrar na Premier League é uma tarefa muito complicada.
Mais complicado ainda é entrar diretamente num clube com a grandeza do Man. United. Tendo em conta estes dois factos, todos nós percebemos a importância da oportunidade que Rúben tem em mãos. Estes são os momentos com que todos os treinadores sonham e que não podem escolher o timing. Quando aparecem são (ou não) agarrados com as duas mãos. É claro que os clubes que perdem o seu timoneiro ficam insatisfeitos, até com alguma frustração por terem a noção da dificuldade da missão de substituir ativos com esta qualidade. Assim foi em Braga, quando António Salvador perdeu o então jovem Rúben Amorim que ainda nem tinha o curso de treinador. Salvador acabou por entender que Rúbens Amorins há poucos, assim como Frederico Varandas também o irá perceber.
Analisando o contexto que Rúben irá ter pela frente no colosso inglês parece-me que o jovem treinador português não tem muito a perder, aliás conforme Rúben afirmou na última conferência de imprensa, o panorama atual do clube inglês é muito desafiante para o técnico português. Desde que Alex Ferguson saiu que o United passa por uma crise de identidade, que se reflete no desempenho desportivo da equipa. Tendo em conta o passado recente, apesar das expetativas serem sempre muito altas, ninguém está à espera que de um dia para o outro Rúben Amorim torne o United campeão. Adicionalmente, RA tem a seu favor o facto de ter passado por momentos muito desafiantes num Sporting que estava instável e descredibilizado.
Com a sua liderança, teimosia, personalidade, competência e capacidade de comunicar, Rúben Amorim, por muito que Frederico Varandas não goste de ouvir, foi o grande responsável por tornar o Sporting num clube diferente, com uma maior exigência e que vence e luta por títulos de uma forma consistente. Com a saída de Rúben Amorim para Inglaterra, a questão que muitos se colocam é se o projeto Sporting era Rúben Amorim ou se existem bases que permitam manter o trajeto que tem sido seguido até aqui.
As contradições de Varandas
Ainda há poucas semanas Frederico Varandas deu uma entrevista a um canal de televisão no qual enalteceu o caminho e a organização que o Sporting tem vindo a seguir. Destacou, como ponto positivo, o facto de clubes com outra capacidade financeira estarem interessados nos ativos do Sporting, como Hugo Viana ou jogadores do plantel e referiu que é incrível como o Sporting tem conseguido manter um dos melhores treinadores do mundo.
Por esta altura tinha acabado de sair a notícia de que Hugo Viana, no final da presente época, irá ser diretor desportivo do Man. City. A abordagem do presidente do Sporting a este tema foi segura, demonstrando confiança na estrutura que foi criada nos últimos anos e querendo passar a mensagem de que, independentemente de quem sair do clube, o sucesso não estará em causa. Passadas apenas algumas semanas, o interesse do Man. United em Rúben Amorim parece ter abalado esta confiança do presidente leonino. Por que refiro isto? Porque o Man. United demonstrou o desejo de bater o valor da cláusula de rescisão do treinador verde e branco e a resposta de Frederico Varandas e dos seus pares não foi a esperada.
Numa situação, aparentemente, fácil de resolver, o Sporting colocou muitos entraves. O mais estranho para mim é o de exigir que Rúben Amorim fique mais três jogos ao leme da equipa. Ora, sendo o Sporting um clube muito organizado e profissional que não depende de uma pessoa e tendo o seu presidente já o sucessor (que seria o substituto do atual técnico no verão de 2025), por que motivo Frederico Varandas obrigou Rúben a ficar até dia 10 de novembro? Será que não tem confiança na escolha que vai efetuar?
Será que está inseguro? Por que motivo não encara esta oportunidade como uma forma de demonstrar aquilo que tem vindo a passar para a praça pública: que o Sporting tem uma estrutura forte e não depende de ninguém.
Para finalizar, retiro mais uma conclusão de todo este processo. Frederico Varandas ao adiar a concretização da transferência e ao querer mais dinheiro do que a cláusula de rescisão do contrato de Rúben Amorim, tentou dar a volta a uma cedência sua que se revelou num mau ato de gestão no passado, que foi o de colocar uma cláusula que permite que Rúben Amorim saia para um clube grande por, apenas, €10M.
Valorização: treinadores e Sporting
A concretização da saída de Rúben Amorim para o Man. United é mais uma valorização para a classe de treinadores. O reconhecimento da competência de Rúben e o facto de um clube como o Man. United bater a cláusula de rescisão para o contratar, demonstra o desejo do clube inglês em poder contar com o jovem técnico português. Isto representa mais uma oportunidade para a valorização da qualidade dos técnicos portugueses.
Adicionalmente, é incrível como um dos maiores clubes do mundo tem na sua liderança dois portugueses: um como treinador (Rúben Amorim) e outro como capitão de equipa (Bruno Fernandes). Do lado do Sporting, apesar da forma menos positiva como o processo foi gerido, a realidade é que o reconhecimento da qualidade e competência do seu técnico representa a valorização natural do ecossistema leonino.
Contudo, é importante referir que os líderes devem ter a frieza necessária para distinguirem a racionalidade da paixão. Este é um ponto fundamental para a valorização das marcas/clubes que representam. A ideia que fico é que ao longo deste processo Frederico Varandas não teve a capacidade de o fazer.”
Sempre a conversa de que o Amorim, e por conseguinte o Varandas, transformaram o Sporting num clube que luta por títulos…
Quem mudou radicalmente o Sporting foi Bruno de Carvalho, ao organizar o Sporting como ele está neste momento, fazendo uma clara divisão entre o que é o dinheiro do Sporting Clube de Portugal e o que é o dinheiro do Sporting SAD.
Não fosse o roubo de 15/16, nós tínhamos sido campeões nesse ano de forma até relativamente fácil – mais do que roubarem o Sporting, o que aconteceu, por exemplo, em Guimarães, antes de recebermos o Benfic@, foi o levarem o Benfic@ ao colo todo um campeonato que terminou com 2 penáltis inventados na recepção ao Nacional na ultima jornada para garantir o titulo para os rabolhos!
Bruno de Carvalho organizou o Clube, acordou os adeptos, e limpou as contas do Clube em pouco mais de 2 épocas – 13/14 e 14/15. Em 15/16 tinha a equipa a bater-se pelo campeonato, sendo de longe a melhor equipa e a que melhor futebol jogou nessa época. Não foi campeão por causa da APAF e da podridão que há em Portugal.
Lutámos pelo campeonato em 13/14, com o Jardim, com uma equipa de refugo! Mas nem conto com isso… Conto com o trabalho feito em 13/14 e 14/15 que nos possibilitou entrar em 15/16 praticamente ao nível dos 2 corruptos. Não ganhámos nem o Campeonato 15/16, nem o 16/17, nem o 17/18 porque sem VAR isso era impossível. Mas estivemos em condições de o fazer, se nos deixassem!
Com o que se passou no 1º Semestre de 2018 e a queda da Direcção, o clube deu um grande passo atrás. Mas os 2 primeiros anos do mandato do Varandas foram sempre passos para trás… 18/19 e 19/20 foram épocas que pareciam as de 11/12 ou 12/13… Foram uma merda! Foi um cortar com o crescendo que o Clube trazia desde 13/14 e foram recuar alguns anos.
Foi a contratação de Amorim – que para mim foi um acto de fé porque não há nada de racional em dar 10M€ por um treinador com 8 jogos na 1ª Liga portuguesa, e quem duvida disso está aí o United a dar os mesmos 10M€ por um treinador 2 vezes campeão em Portugal, entre outros títulos, e que meteu a sua equipa a encantar a
Europa do futebol!
Portanto, quando metem o Varandas como a cereja que mudou o Sporting, meus caros, estão a querer enganar-vos! Claro que ele teve méritos também. Não faz tudo mal, por mais que isso irrite os Xupas desta vida, mas está muito longe de ser ele a cereja. Ele é, quanto muito, o caroço da cereja, porque quem mudou radicalmente o futebol do Sporting, e com isso também um pouco o Sporting Clube de Portugal, foi o Amorim.
O Varandas teve o dom de cortar a boa sequência que o Sporting trazia desde 13/14 – apesar de haver aqui também alguma culpa do Bruno de Carvalho pelos erros básicos que cometeu desde Janeiro de 2018 até ser destituído em Junho! Mas mesmo com esses erros, se o Varandas fosse o Midas que hoje dizem que é, tinha pegado no Clube e feito muito melhor do que fez em 18/19 e em 19/20, que foram épocas horríveis!
A questão é que a imprensa tem sempre os seus anjos e os seus demónios, e não tem qualquer problema em andar com os anjos ao colo enquanto tudo faz para afundar e aniquilar os seus demónios. E o povinho, como na generalidade é desinformado e a atirar para o burro, vai em grande parte nisso… Seja no Desporto/Futebol, seja no que for!
Este Diogo Luís é um desses onde é fácil ver quem são os seus demónios e os seus anjos! De isento tem zero!
Os “Xupas desta vida” dizem mal de tudo o que mexe. É natural que às vezes acertem, como acertam as horas 2 vezes por dia qualquer relógio parado…
Meu caro, eu não coloco em causa a tua opinião, e dou-te razão em muita coisa – diria até que acertas mais do que erras, sem ter nenhum problema nisso. O que questiono em ti, e noutros como tu, é que tu dizes mal de tudo o que não gostas, faça bem, não se mexa ou faça mal. É o teu feitio. Mas é uma merda de feitio… 😀 😀 😀 … que te acaba por tirar credibilidade onde depois tens razão!
Mais alguém a achar que o hino ao fairplay do Pêpe é uma invenção da comunicação social? O árbitro é que interrompe o lance enquanto o jogador do tripas procura a quem passar a bola!
É incrível como se ajustam aa verdades.
Foi ele que parou a jogada e depois o árbitro parou o jogo.
A maioria dos adeptos do FCPorto criticam o gajo.
Mas eu, sem ter uma opinião muito concreta sobre se fez bem ou se fez mal, acho que o gesto é de louvar e não de criticar. Se seguisse com a bola, eu também não criticava porque o que aconteceu ao adversário foi só futebol. Se o gajo cai inanimado em campo, era outra situação…
É ver o vídeo e sendo que a velocidade do som é mais lenta que a velocidade da luz, o arbitro quando apita (vê-se o gesto de levar o apito à boca) o Pepê ainda não desistiu do lance, ele está meio atrapalhado, mas não desiste. Para mim não é o hino ao Fairplay que eles agora até querem ser premiados pela FIFA…
Um colega de trabalho esteve no estádio e confirma que mal o Pêpê pára ouviram-se logo assobios e depois alguns aplausos.
Ele até comentou que o Porto costuma atribuir prémios individuais, e que foi para o Martin por não terem gostado da atitude. Não acredito. No tempo do Pinto da Costa/Conceição sim, agora não acredito que “castiguem” o fairplay…
Foi a Londres e depois recusou a ida. Exatamente porque era um projecto que não lhe interessava.
Até pode já ter ido com a intensão de rejeitar no final, com conhecimento do Sporting (que acho claramente que tinha). Mas o West Ham ter insistido nele ir para lhe apresentar e ele ir…
Há uma coisa que torna evidente que ele tem razão. Ele não é treinador do West Ham mesmo tendo eles batido a clausula e estar a decisão totalmente nas mãos dele.
Acreditas então que ele foi a Londres gratuitamente ,mesmo sabendo que não ia para lá ? Quer dizer recusou préviamente mas vai a Londres perceber o projeto.
Gratuitamente claramente foi…até porque foi no avião do dono do West Ham.
Sim, acho que foi para perceber o projeto porque lhe disseram que o projeto era especial mas ele ia convencido a não ir para lá.
Acontece vezes sem fim. Já fui a montes de reuniões de propostas que eu tinha absoluta convicção que ia rejeitar mas quis ouvir porque nunca se sabe. Já fiz isso para venda da minha empresa, para trabalho, para parcerias, para casa, para montes de coisas….
Até por respeito e para não fechar portas para o futuro.
Ninguém me tira da ideia que a ida ao West Ham nada mais não foi que uma tentativa de dar o bait no Liverpool.
Os gajos do West Ham também perceberam isso e não ficaram muito contentes na altura.
Só mesmo sendo anjinhos é que achamos que Amorim se colocaria a jeito, apanhava o tal avião para o convencerem a aceitar o projeto do west ham.
Nessa fase já está tudo claro como a água.
Mesmo na altura em que o Mourinho foi até ao barco do Abramovich foi no sentido de finalizar pormenores.
Em relação a jogadores com testes médicos e últimas exigências ainda se entende.
Treinadores?….
Mas isso não desmente o que o Amorim disse, até confirma.
Do que apareceu, este foi o único projeto que lhe interessou e que ele quis mesmo. Os outros que apareceram, ele rejeitou.
Não estou a ver onde é que foi entalado pela pergunta da jornalista da SIC…de forma nenhuma e a pergunta até é mal feita e tem uma resposta obvia. Ele não foi para o West Ham e isso confirma o que ele disse. O projeto do West Ham não o convenceu e o do United sim e ele aceitou o United porque era o projeto certo para ele.
E estamos a fixar-nos no West Ham…não sei se foi o único ou sequer o maior de Inglaterra a dizer que estava disposto a bater a clausula…
Estou aqui a ver o Mercado da CMTv e o José Manuel Freitas disse o mesmo. Ele foi a Londres para usar o WH para pressionar o Liverpool… Acho que é o que faz mais sentido.
Eu acho que o gajo aproveitou o convite do West Ham para ir a Londres ter a entrevista com o United – há aí muita gente com a mesma opinião porque naquela altura o United andava a entrevistar vários treinadores pois a ideia era despedir o Holandês.
Depois o gajo ganhou a Taça de Inglaterra e recuaram!
O Amorim já sabia que ia rejeitar a proposta do West Ham. Mas foi na mesma que assim não percebiam o verdadeiro motivo da ida.
Continuo sem perceber qual a dificuldade de interpretação….
Em qualquer área profissional não se podem fechar portas, muito menos no futebol, muito menos quando se fala da Liga Inglesa.
Uma coisa é o que nós queremos, outra é se essa coisa alguma vez irá aparecer.
A ser verdade o que se diz, vamos a factos:
O West Ham pagava a cláusula, Amorim foi conhecer o projeto e preferiu o Sporting.
O United pagou a mesma cláusula e Amorim já não preferiu o Sporting.
Desta soma dos factos onde é que o Pacheco e a miúda da Sic vislumbram qualquer contradição?
Se o West Ham pagava a cláusula o que impede o Amorim de já estar em Londres?
É que há um pormaior , o Amorim diz que quando vai a Londres já tinha decidido não aceitar a proposta. Portanto a pergunta mantém-se, o que foi lá fazer ?
Foi isso que a miuda questionou.
Não, não foi isso que a miúda questionou porque tu também vi a Conferência.
Ela pergunta se o United era o único clube que queria porque foi negociar com o West ham.
Ele é que na resposta diz que quando vai a Londres já tinha a decisão tomada e foi conhecer o Presidente. E para o assunto em questão não percebo onde está o por maior que falas
O que ele foi lá fazer é incerto e podem especular, o que é certo é que falou com o West ham que estava disposto a pagar a cláusula e continuou no Sporting.
Bom, equipa para amanhã:
Franco
St Juste Diomande Debast
Geny Hjulmand Morita M. Reis
Trincão Viktor Dani Bragança
Face à ausência de Inácio, lançava St Juste ao onze, visto que só podemos contar com ele meia dúzia de vezes ao longo da época, tenho esperança que amanhã ele possa dar jeito e com sorte ainda faz mais um daqueles cortes estilo vs Arsenal e ganha mercado para sair em Janeiro.
Optava por Matheus Reis à esquerda pois está mais rotinado nos movimentos defensivos que Maxi e como passaremos mais tempo a defender e sem bola, confiava mais nele para a posição.
Depois a decisão mais dificil, mas olhando ao momento de forma actual, optaria por dar a titularidade a Daniel Bragança em vez de Pote, por estar neste momento mais intenso, mais acertivo e mais em jogo que o Pedro e penso que merece a titularidade, mas também acho que Hjulmand e Morita são imprescindiveis neste jogo e portanto mandava os nossos 3 médios para dentro de campo e Pote entraria em cena, por volta dos 60 minutos por troca com aquele que fizesse mais sentido ser substituído no momento.
Depois, é um óptimo jogo também para lançar Edwards que costuma estar inspirado contra os grandes ingleses e pode ser que saque mais uma das suas grandes jogadas de YouTube e tal como Jeremiah volte a ganhar algum mercado, ou pelo menos alguma confiança que não o façam parecer o trambolho que temos visto em campo ultimamente.
Quaresma ficará de prevenção para quando St Juste rebentar e depois dependendo de como corre o jogo poderá fazer sentido também lançar o Maxi e o Harder.
Veremos como a equipa se comporta a jogar contra um adversário de topo Mundial, espero que não aconteça nenhum descalabro e que o City não tenha a mesma eficácia de há 3 anos (sim foram superiores mas o jogo não foi tão desequilibrado para ficar 5-0).
Veremos se conseguimos surpreender, o nosso ex treinador seguramente quererá fazer boa figura para o seu futuro clube e os jogadores também têm aqui a maior montra que poderão encontrar ao longo desta época, sendo que este será quase garantidamente o jogo do Sporting mais visto internacionalmente esta época.
A malta do Mercado falou aqui numa coisa que nem tinha pensado, e não li ninguém falar, desculpem se falaram e não li, mas que me deixou parvo. Então o Amorim tinha contrato até 2026, mas ele queria sair para o ano e o Presidente ia deixá-lo sair para o ano mesmo com contrato.
Uma coisa é um gajo aqui dizer que quem manda no Sporting é o Amorim, outra coisa é ouvi-lo na televisão, praticamente da boca do próprio Amorim.
Agora maltinha, é apertar o cinto, que está merda cheira-me que vai ser um carrossel do caraças
A explicação real seria qualquer coisa como, eu quis o Presidente disse que sim. A nível contratual é escrever isto em advoguês e foi o que se passou. Varandas não tinha um plano pós Amorim, aliás aposto que em Agosto tivesse ultra tesudo com a possibilidade de uma renovação, até porque o Liverpool acabou por escolher outro. Aos dias de hoje continua sem plano pós Amorim, porque na cabeça dele provavelmente nunca precisaria de o ter, e também é por isso que escolhe o João Pereira para suceder o Amorim, o upside é demasiado alto e um eventual falhanço não faz mossa nenhuma no seu estatuto.
Mas lá está, uma coisa somos nós dizer isto aqui que ninguém nos ouve fora da nossa bolha, outra coisa é ter o treinador a passar a ideia de que o Varandas para além de assinar contratos pouco fazia.
O eventual falhanço do João Pereira não faz mossa?
Olha que faz!
Faz ao João pereira que é logo um revés gigante no inicio da carreira… Pode até cortar-lhe as pernas!
E faz ao Varandas, que é quem escolhe o treinador e se falhar todos o vão criticar por ter apostado num desconhecido sem currículo em vez de trazer alguém experiente e bom, que há muitos por aí…
E, podes escrever para me cobrares isso, se o João Pereira falha, voltamos ao Sporting pré Amorim – épocas 18/19 e 19/20!
Cortar as pernas ao João Pereira significa muito pouco. O que interessa é o Varandas manter um certo tipo de imagem. Apostar no João Pereira tem o seu risco desportivo mas a nível de imagem faz muito pouca mossa. Esta é, mais do que nunca a meu ver, uma Direção de narrativas, e esta narrativa é boa, bem melhor do que gastar dinheiro a ir buscar alguém de fora e esse alguém falhar. É a mais segura e a que mais desculpas tem. O Varandas só precisa de aguentar mais época e meia para garantir mais uns bons trocos.
Quanto ao teu último parágrafo não tenho muitas dúvidas, aliás sou mais pessimista e acho que isso já começou precisamente com a escolha do João Pereira, a la Tiago Fernandes. Pessoalmente acho que temos todas as condições para fazer pior do que nesses anos, principalmente se não formos à CL este ano e no próximo.
Amanhã, em Inglaterra, quase toda a malta que gosta de bola vai estar a ver o Sporting jogar com o City.
Imagino que:
1. a cotação do Viktor, se estiver em noite sim, possa disparar ainda mais (cuidado com as libras, os petrodólares, os rublos, etc.);
2. Amorim, se ganha, chega a Manchester e já tem cântico preparado;
3. não é impossível que um qualquer outro jogador, em noite de inspiração, possa colocar-se a jeito de uma transferência, para qualquer clube da Premier League ou para alguns do Championship;
4. Viana vai representar o Sporting e o City. Amorim, o Sporting e o United.
Varandas, o Sporting e.. alguém se chega à frente? 🙂
5. Guardiola pode levar o Paulinho, se não nos pômos a pau. Ainda acabamos depenados, com um “transfer” entre Alvalade e os estádios da Velha Albion.
A brincar, a brincar, o Sporting está na boca e nos olhos da Europa do futebol inteira… como provavelmente nunca esteve – nem quando ganhou a Taça das Taças!
É bom que o publico perceba isso e esteja à altura – apesar de, infelizmente, amanhã estar um tempo de merda!
Olhem que M.Reis serve bem pró nosso clube.
Ouço aqui muitas vezes críticas destrutivas claro, a M.Reis, mas M.Reis não sendo um jogador de uma dimensão elevada é um jogador com uma auréola positiva, lá terá algum jogo menos conseguido, mas eu acho que pró nosso nível é bom.
Acho eu.
Mas pronto.
Esgaio, Fresneda, St. Juste, Edwards. Se houver lugar para mais, vai o Kovacevic também. 50 milhões e seguem todos. Mas por 25 ou 30, arranja-se qualquer coisinha..
Falamos disso aqui no outro dia, o RA tinha contrato até 2026, mas disse que já tinha dito ao presidente que saia em 2025, por que valor e para que clube ninguém sabe, saia porque sim. O Varandas acaba por confirmar isso mesmo quando diz que o JP já estava alinhavado para entrar daqui a 7 meses e que porta é apenas antecipou o que já estava planeado.
Está história está muito mal contada ou então como digo, eles tomam-nos a todos por parvos.
No sábado jantei com vários amigos sportinguistas e até uns tripeiros e lampiões e todos achavam que a história que o Varandas contou era uma história linda sem mácula, portanto chego à conclusão que realmente nem vale a pena um gajo discutir seja o que for. A malta come a palha que poem na manjedoura e ficam felizes da vida.
Ou o Amorim estava disposto a sair para qualquer clube minimamente interessante que pagasse a clausula – porque o objectivo era mesmo iniciar outro ciclo, ou melhor, acabar este ciclo – ou ele próprio pagaria a clausula – o que duvido muito, tipo 100%!
Há ainda a hipótese de haver um acordo entre o Amorim e o Varandas dele sair livre sem ter clausula, para ficar livre, desde que depois não ficasse em Portugal – pensando que de um lado está um imbecil como o Varandas, acho isto possível, ainda que improvável porque não estou a ver isto vir a publico e o Varandas sobreviver a tal noticia!
Mas isto é só mais um ponto que me faz não entender como é que o Amorim, sendo feliz no Sporting, tendo o peso que tem no clube, tendo ainda contrato, tendo 95% dos adeptos com ele e com a equipa, tendo o plantel na mão, tendo estabilidade e uma boa estrutura, decide contra isto tudo e, “aconteça o que acontecer este é o ultimo ano à frente da equipa”!
Pode ser um problema meu, mas não entendo isto!
Aparecendo o United, pronto, a coisa é completamente diferente!
Concordo Miguel, para mim as hipóteses mais fortes são estas 3
A) o Amorim saia e pagava a cláusula do bolso dele, duvido
B) havia um acordo entre os 2 e Amorim saia de borla, depois logo se arranjava um história bonita, estilo o Varandas queria iniciar um novo ciclo e despensava o Amorim
C) Amorim já tinha apalavrado com alguns clubes ingleses nomeadamente o MU para ir no verão e eles pagavam a cláusula, mas mudaram de ideias e quiseram avançar já
De qualquer ficaram explicações por dar, que muito provavelmente nunca serão dadas
Gestão do plantel.?
Qual é o jogador que gosta de não jogar com o city para ser poupado para Braga?
Alguns de vocês não têm a noção básica da realidade
Este jogo é o sonho, o objectivo, a razão de ser futebolista.
Jogar na Champions contra a melhor equipa da mundo (ou uma das….)
Desculpa lá Hulmand, vais para o banco para te poupar para o jogo do Braga ….eh eh ridículo.
Olhem que M.Reis serve bem pró nosso clube.
Ouço aqui muitas vezes críticas destrutivas claro, a M.Reis, mas M.Reis não sendo um jogador de uma dimensão elevada é um jogador com uma auréola positiva, lá terá algum jogo menos conseguido, mas eu acho que pró nosso nível é bom.
Acho eu.
Mas pronto.
Quanto ao resultado com o City “se” ganharmos o Amorim chega a Inglaterra como rei (The King), seria um alvoroço e feriado em Manchester!!
Quanto ao resultado entre lampiões e andrades para nós servia bem um empate, mas os benfas vão deixar o porco a 6 pontos do Sporting!! (precisamos de ganhar em Braga).
Resultado entre os rivais, eu prefiro que ganhem os lá de cima, os nossos vizinhos têm muito poder, ou melhor, sempre tiveram, se ficarem mais três pontos afastados em caso de nossa vitória em braga tanto melhor e mais difícil será pra eles, o porto mais ao pé não faz tanta diferença, até porque já temos uma vitória sobre eles.
Que ganhe o porto.
4 Novembro, 2024 at 8:27
Bons dias!
Z
4 Novembro, 2024 at 8:39
Bons Dias para Todos!
4 Novembro, 2024 at 8:55
Esta equipa do Sporting criada pelo Amorim parece um adulto a jogar com crianças, mas este vai ser provavelmente o campeonato mais desnivelado dos últimos anos. A vantagem (pequena) que já temos se calhar é mesmo tudo o que vamos ter para gerir até ao fim.
4 Novembro, 2024 at 9:15
Concordo que este campeonato está desniveladísimo, mas o jogo contra o Estrela mostrou-nos (por mérito do adversário, que não veio de autocarro) que é bastante fácil colocar avançados na cara do nosso guarda redes… Preocupante?
Uma nota para a evolução do Israel! Só faltam os cruzamntos para me deixar descansado!
Z
4 Novembro, 2024 at 9:22
Reparei no mesmo. Sim, é preocupante. Mas pareceu-me que a equipa, e a defesa especialmente, acusaram um pouco os acontecimentos da semana – com honrosa exceção do nosso bombardeiro, para esse faça chuva ou faça sol.
4 Novembro, 2024 at 9:32
Pois… um jogo sem Gyokeres e com um Estrela mais aproveitador… Poderia ter causado perda de pontos… Como antigamente.
Z
4 Novembro, 2024 at 9:40
Para o Israel em vez do Vital e do Tiago, precisava mesmo era de um Nelson….
4 Novembro, 2024 at 10:10
O que eu sempre pensei.
Desde que o Vital pegou naquilo a evolução tem sido nula.
O Israel este ano evoluiu, não sei se por iniciativa própria.
e ate o Adan regrediu.
SL
4 Novembro, 2024 at 10:21
“O Israel este ano evoluiu, não sei se por iniciativa própria.
e ate o Adan regrediu.”
O Israel evoluiu sozinho!
O Adan regrediu, e imagine-se, ficou mais velho.
Há com cada coisa…
4 Novembro, 2024 at 10:31
O Adan estava na segunda metade dos 30. Ia evoluir em que aspecto se a única coisa que perdia era agilidade e velocidade a cada ano que passava? Não creio que aí o Vital pudesse fazer alguma coisa.
4 Novembro, 2024 at 10:35
Talvez aconselhar o Amorim a partir para outra então.
Em termos de avaliação ambos falharam.
Mesmo assim as falhas do Adan tiveram tudo a ver menos com a necessidade de ter agilidade e velocidade mas mais a ver com foco e atenção a coisas básicas.
4 Novembro, 2024 at 12:47
Que é só o mais importante num gr. Essa capacidade, juntamente com as faculdades físicas, estão todas interligadas, degradam-se. E num clube grande isso tudo é mais decisivo, nota-se mais.
Adán tem 37 anos, ja iniciou a curva descendente. Há algum tempo.
4 Novembro, 2024 at 10:38
O RA o ano passado disse que o Israel foi o jogador que mais evoluiu de todo o plantel, se calhar tinha razão
4 Novembro, 2024 at 10:11
O que aconteceu ao Nelson?
Z
4 Novembro, 2024 at 10:32
Não sei.
Saiu em 2021 mas como treinador de GR em 2020 com a chegada do Amorim.
Disse na altura…
“Ao fim de 24 anos de leão ao peito, não é de ânimo leve que anuncio a minha saída do Sporting Clube de Portugal. Pretendia despedir-me de outra forma e por outra via mas não foi possível.”
Para mim era melhor que o Vital.
Mas foi opção do Amorim.
Hoje com Mestrado Executivo em Marketing e Gestão do Desporto do ISCTE e uma Pós-Graduação em Organização e Gestão no Futebol Profissional da Liga Portugal Business School duvido que queira assumir o mesmo tipo de funções, ou seja treinador de GR.
4 Novembro, 2024 at 14:54
Foda-se, o Vital é reconhecido no país como um dos melhores treinadores de guarda-redes…
Não digo que o Nelson seja pior. Digo que o Vital é dos melhores!
Deixem de mandar postas de pescada!
Ter o Vital nunca pode ser um problema!
4 Novembro, 2024 at 14:58
É? Então?!
Qual é que foi o grande GR que o Vital trabalhou e criou nos últimos vá…15 anos?
Aquele trabalho de GR que ele era bom e tornou-o especial?
4 Novembro, 2024 at 16:27
Gri gri…..gri gri….gri gri….
😀
Falar bem no mundo do futebol pelos jogadores e treinadores é mato.
Ainda estou para ouvir alguém dizer que aquele treinador ou jogador é uma merda.
Nos mercados então é só Messis…
4 Novembro, 2024 at 10:52
Mesmo!
Campeonato nivelado por baixo, e muito. Abaixo do 5ºlugar é de goleada em goleada…por isso esqueçam os rivais perderem pontos. Isto vai ser mesmo no confronto directo. Por isso é importantíssimo, será mesmo a 1ª final da época, ganhar em Braga para podermos ganhar pontos a um dos rivais, ou aos 2!!
4 Novembro, 2024 at 9:19
Bom dia, Tasca!
O Haalland queixa-se de não ter Farenses e Estrelas na PL.
Ele que venha para o nosso campeonato, ou peça ao Mendes para exportar alguns clubes da primeira liga para Inglaterra…
4 Novembro, 2024 at 9:39
Claro… Mas isso é a lógica da batata, por isso é que por muito bom que seja (e eu acho que é) o Gyokeres na nossa liga, não está a ser medido contra os melhores e só o será se for jogar para um desses campeonatos.
Um bocado à imagem do que vai a contecer com o rubão… Vai ser posto à prova e vamos ver se é assim tão bom como muitos aqui acham…
Z
4 Novembro, 2024 at 9:44
Campeonatos com graus diferentes de dificuldade.
Paulinho é o melhor marcador do campeonato mexicano.
Se tivesse ido para lá a 2 anos nesta altura estava a lutar com CR7 para ver quem chegava primeiro aos 1000 golos…
4 Novembro, 2024 at 10:04
Z
4 Novembro, 2024 at 11:04
Podemos pensar assim: se o Amorim perder todos os jogos por goleada no United e eles o mandarem embora, eu contratava-o outra vez. Por cá não vi ninguém ter o impacto que ele teve, exceptuando o Mourinho quando foi para o Porto.
4 Novembro, 2024 at 11:14
Achas que ele ia querer voltar?
Ele próprio disse que não queria voltar tão cedo.
Até podia querer dizer no sentido de que espera ter sucesso no novo clube, mas aquela frase pareceu-me a não querer um retrocesso na carreira. Estilo Leonardo Jardim.
Depois também disse que estava cansado.
Quer ganhasse quer perdesse este ano, ele ia terminar o vinculo com o Sporting.
Alguém que não lhe dá o mínimo de ambição e de vontade de continuar na história do clube e do campeonato português ao ganhar cada vez mais.
É este tipo de pessoas que queremos no clube?
Eu dispenso.
4 Novembro, 2024 at 15:06
Se voltar é para fazer mais 2 semanas no verão , antes de seguir para outro lado
4 Novembro, 2024 at 17:27
Um gajo que voltou com a palavra atrás e fodeu o clube?
Ah sim, voltava a contratar!!!! Parece aquelas mulheres traídas que acham que o homem vai mudar. Ah sim, ele traiu as outras todas, mas comigo agora vai ser diferente.
4 Novembro, 2024 at 11:50
Tenho muitas duvidas disso…
Os jogadores PT não são, de todo, os que têm mais dificuldade de afirmação na PL. Antes pelo contrário. Vais ver as vendas para Inglaterra e os que flopam a sério, e não são muitos casos. Há o Fábio Vieira, O Fábio Silva e não vejo muito mais…
Um dos gajos que adoram chamar flop, o Darwin, tem:
2022/23: 15 Golos e 4 assistências
2023/24: 18 Golos e 13 assistências
Não é propriamente um flop. E o que ele mostrou lá foi exatamente o que tinha mostrado cá. Muito forte nas transições mas completamente instável, capaz do melhor golo e do maior falhanço. Não é por acaso que o ano que faz números diferentes de PT para Inglaterra, é o ano em que eles jogam em contra-ataque e em que jogam pior.
De resto quem saí de PT sai bem para lá. Que me lembre de cabeça, Ruben Dias, M. Nunes, Palhinha, Bruno Fernandes. Agora está o M. Fernandes que entrou com enorme facilidade numa equipa de PL.
Podemos falar do Enzo Fernandes mas ele esteve 5 ou 6 meses em PT e foi para um contexto tenebroso onde quase ninguém se safou. E foi por ter sido peça fundamental no titulo mundial da Argentina. Além disso é capitão do Chelsea, mais uma vez não é propriamente um flop….
Portugal é dos países em que os jogadores contratados pela PL melhor se dão.
4 Novembro, 2024 at 11:57
Podemos falar de valores…Portugal vende muito caro e por isso um jogador pode jogar bem mas parecer muito caro para o que joga.
Mas isso não é um flop. Flop é pagarem e depois o gajo não render nada. Lá está…um flop é o Fábio Vieira ou o Fábio Silva. E eu adoro o Fábio Vieira mas flopou completamente.
A norma dos últimos anos (tipo 10 anos) é que os jogadores que saem de PT se deem bem em Inglaterra.
4 Novembro, 2024 at 17:30
E depois há tanta coisa que depende do contexto…
Jogadores como Lukako, Zlatan ou Niño Torres são alguns exemplos que aparecem logo na cabeça.
O “segredo” é ver os jogos em vez de analisar apenas a estatística.
O maior entrave a alguém pagar a cláusula de 100m do Viktor parece-me que será a idade e não tanto o jogar no futebol português.
Que ele vai sair no fim desta época tenho poucas dúvidas, por muito grande que seja o Sporting o campeonato é demasiado pequeno ainda para mais com a idade e a fome que ele revela.
4 Novembro, 2024 at 15:24
Maior flop português de sempre na PL foi o Postiga.
SL
4 Novembro, 2024 at 15:35
Concordo. Mas já foi à pai 20 anos….
4 Novembro, 2024 at 9:42
O Gyokeres deve-se queixar por receber menos dinheiro.
Coisas da vida.
4 Novembro, 2024 at 11:16
Os ingleses exageram o Gap de qualidade para outras ligas. É a típica arrogância beef.
Obviamente que as equipas são mais fracas mas creio que Inglaterra não tem tantas equipas que só defendem. Os jogadores que saem para Inglaterra não parecem juniores, como foi o caso do BF, Ugarte, Palhinha ou Mateus Nunes. Porro. Eram excelentes cá e são excelentes lá após adaptação e com alguns jogos para ganhar forma.
O Gyokeres vai provar na Champions. Espero.
4 Novembro, 2024 at 11:46
A última expressão que ouvi é que se tratam de Mickey Mouse Leagues…
Nunca tinha ouvido e curiosamente tenho ouvido agora bastantes vezes quando se referem ao Amorim.
4 Novembro, 2024 at 16:38
Isso é a arrogancia tipica de quem tem dinheiro para dar e vender, e pode ir buscar os jogadores e treinadores que quiser, e nos ultimos anos foi buscar dois dos melhores do mundo, o Pep e o Klopp.
Há uns anos atrás (anos 90, por exemplo) o futebol que se praticava em Inglaterra (com excepção de uma ou outra equipa) era medonho. Até há uma conta no twitter (crap 90’s football) a gozar com isso. Nessa altura se calhar a Liga Mickey Mouse eram eles.
E mesmo hoje, ter muito dinheiro nao significa necessariamente saber gasta-lo bem e contrsuir boas equipas, e o United é o melhor exemplo… 80 milhoes por um cepo como o Maguire?
4 Novembro, 2024 at 16:48
Em termos de seleção então….
Inglaterra tem sido uma vergonha enquanto seleção.
Se fossem assim tão bons eram campeões da europa e do mundo.
A sorte deles é terem uma liga onde o dinheiro corre de uma maneira absurda.
Obviamente o talento vai todo para lá.
Mesmo assim ainda levam com o fenómeno do futebol na tromba onde nem sempre o mais rico e forte é que ganha e perdem muitas vezes.
4 Novembro, 2024 at 9:44
Campeonatos com graus diferentes de dificuldade.
Paulinho é o melhor marcador do campeonato mexicano.
Se tivesse ido para lá a 2 anos nesta altura estava a lutar com CR7 para ver quem chegava primeiro aos 1000 golos…
4 Novembro, 2024 at 10:11
No jogo com o Estrela, e efetuando o transfer para o jogo com o M City, preocuparam me bastante as falhas defensivas do lado direito … Quenda e DEBAST … urgente corrigir …
SL
4 Novembro, 2024 at 11:25
O Quenda esteve muito mal a defender.
Mas a criticar não é o puto… É quem o está a meter a ver se dá o mesmo do Lamine Yamal…
Já se viu que não dá. Mas para consumo interno, para 90% dos jogos dá.
Enfim…
4 Novembro, 2024 at 10:20
Então, mas isto só bola de onze? Então e o nosso hóquei, não ocorre dizerem nada? Que desgraça. Estes rapazes, quer-me parecer, são daqueles que já têm a época terminada..
Bom dia a todos!
4 Novembro, 2024 at 10:39
Bom dia tasca!
Jogo muito mais dificil do que o resultado aparenta. Nunca faltou empenho à equipa mas faltou muitas vezes coordenação no controlo da profundidade e faltou passe curto. A quantidade de jogadas perdidas ou abrandadas por passes para trás, para o meio dos pés ou demasiado para a frente neste jogo foi mesmo irritante! De qualquer forma, jogo master de Gyokeres tornou o jogo fácil.
Valores para o Estrela que veio jogar à bola. Hoje em dia tem sido raro em Alvalade. Claro que depois deu o peido mestre entre os 60/70 minutos, mas o jogo foi MUITO melhor de se ver do que o jogo do Casa Pia. Além disso o treinador do Estrela meteu claramente água quando mete o Nani e tira o Jovane de onde ele melhor define. Foi muito pelo Jovane que andámos ás aranhar na 1ª parte, o Nani não teve nem perto do mesmo impacto.
Se o nosso jogo ofensivo tivesse sido mais fluido podiam ter levado um cabaz de natal para casa, se o Gyokeres não tivesse um jogo estratosférico podíamos ter tido um jogo muito muito duro.
Por posição:
Israel fez um grande jogo. Foi resolvendo o possível e deu segurança. Grande jogo dele.
O trio de centrais teve muitas dificuldades. Especialmente o Diomande esteve péssimo na cobertura da profundidade e em vários momentos no corte, incluindo no golo. Sendo o Diomande o pior, os outros 2 não estão isentos de culpas nas grandes dificuldades que o Sporting teve em controlar a profundidade. A entrada do St. Just não melhorou espetacularmente nisto mas também apanha um Estrela claramente em descida de ritmo e sem o Jovane que era o lançador perfeito na profundidade. Os passes eram dele.
O duo de médios teve muita dificuldade em controlar o meio campo do estrela. Especialmente porque o Pote continua em grandes dificuldades físicas e ali aos 30 minutos da 1ª parte deu o peido mestre e deixou de conseguir dar apoio que costuma dar. O Morten pior do que o Bragança mas ambos são tão bons tecnicamente e falharam lances que não é deles errar. Lutaram muito mas faltou a qualidade de saída em alguns momentos. Lá está, especialmente ao Morten, o Bragança falhou muito menos. O Morita entrou bem mas lá está…tudo o que entrou, apanhou um estrela já muito mais “manso” do que o estrela inicial.
Nas alas o Quenda teve uma noite complicada. Muitas muitas dificuldades em parar o ala do estrela, muita dificuldade em apanhar quando ele entrava nas costas dele, muitas dificuldades em passar por ele. À medida que o jogo andou e o jogador do estrela começou a ter mais dificuldades em mexer-se ele foi crescendo mas não foi um bom jogo. Do outro lado belíssimo jogo do Araujo, fica a faltar claramente vários posicionamentos que tem de apanhar, especialmente a defender. Mas não vai demorar muito tempo a ficar dono e senhor do lugar. Tem lá tudo. E marca o golo para fechar a boa exibição.
Na frente o Pote está claramente fora de forma. Ele aos 30 minutos estava todo roto e depois do intervalo fez pai 10 minutos até estar igual. Mesmo fisicamente está claramente todo roto e como ele gosta de jogar, que preenche o campo quase todo, isso “rompe-o” ainda mais cedo do que se passasse o jogo a gerir. É um jogador critico para a nossa qualidade de jogo, agora precisa de jogar e jogar e jogar. O Trincão foi vitima e reu das nossas falhas nas transições…os passes para ele foram muitas vezes chatos de apanhar, pouco limpos, mas os dele também saíram vários assim. Não esteve mal, conseguiu jogar futebol mas…não foi um grande jogo. O Edwards está o Trincão nesta altura no ano passado. Até tropeça nele próprio.
E depois há Gyokeres. Super-jogo. A jogar, a fazer jogar…está claramente a subir de forma física, está claramente com a confiança em alta novamente…depois de uma fase em que falhava vários golos que não eram dele falhar…
Agora…amanhã à mais. E nunca pensei chegar a este jogo com sentimentos tão “mistos”. O City não está bem, está em claras dificuldades porque perdeu muita consistência no seu jogo. Os jogadores não estão ainda ligados com a forma de jogar do City, muita gente que quer jogar de forma diferente… Mas…nós também perdemos consistência no nosso jogo com esta novela toda e tenho aquela sensação que o Amorim pode querer ir a jogo para mandar no jogo e mostrar serviço (não só ao United, já digo isto desde que saiu o City) e aí podemos ter muito mais dificuldades porque dar as costas ao Halland e ao Nunes não é grande espada…
4 Novembro, 2024 at 10:55
Continuo a dizer que Quenda deveria ser o concorrente de Trincão e não de Geny. E mesmo assim, pensar num Geny contra o City dá me arrepios.
Volto a dizer que embora tenha sido péssima a lesão do NSantos, por tudo, acho que o lugar está muito bem entregue. Gosto do Maxi.
Pote, neste momento, é um a menos!
4 Novembro, 2024 at 10:58
Por acaso não concordo nada contigo. Acho que Quenda e Geny rendem muito mais de trás para a frente, partindo da linha para dentro ou fora. Ambos a jogar de costas em espaços interiores, não sei se seriam úteis.
4 Novembro, 2024 at 11:09
Eu digo mais na parte “defensiva” da coisa…e acho ambos fracos a defender. Se contra o Estrela ainda safa…nos jogos grandes acho que não chega.
Mas espero estar enganado
4 Novembro, 2024 at 10:57
Por acaso dei por mim a pensar no melhor 11 para o City.
Eu acho que Inácio estando em dúvida não deveria ser titular. Se for necessário entra, mas não deve fazer 90 min. Precisamos muito mais dele para Braga. O mesmo para Pote. É um jogador imprescindível, mas nesta fase e longe de estar bem fisicamente, eu guardava-o para a 2ª parte e gerindo para Braga.
Com esta merda toda de perguntas ninguem sabe porque Geny nem para o banco foi na 6ª, mas tendo em conta que estava no treino ontem, penso estar bem.
Israel na baliza.
No trio de centrais, sem Inácio e com Quaresma a regressar apos mês e meio não sei. Debast à esquerda, Diamonde no meio. Talvez Just à direita. E lá está, dividir os minutos com Quaresma…
À esquerda é jogo para Matheus Reis na ala. À direita, eu ia para Geny, embora confesso que aqui é 51%/49%.
Aqui para a frente 4 em cinco para mim são certos. Gyokeres na frente e Hujlmand no meio. Depois, Trincão e Morita. Falta saber as posições. A minha dúvida está entre Edwards e Bragança. Pela lógica jogava Bragança perto de Morten e Morita mais na frente. Mas por norma não gosto de retrair muito nestes jogos, então jogava com Edwards na direita (é o tipo de jogo em que Edwards pode render), só que tem o handicap de ter de ser o Trincão a ir para a esquerda… Há ainda o Max Araujo a poder jogar mais A`frente.
4 Novembro, 2024 at 11:20
Acho que não há gestão possivel contra o City.
Estamos numa posição quase única na nossa vida. Não vejo nada como impossivel passar direto e podemos passar na primeira metade para o playoff.
Eu acho que esta equipa pode ganhar ao City. Acho mesmo. Acho que estamos à distancia de um bom jogo nosso para ganhar.
E por isso, sem gestão. Quem está bom, vai a jogo.
Israel;
Debast, Diomande, Inácio
Catamo, Morita, Morten, Araujo
Trincão, Gyokeres e Pote
Porque o M. Nunes está muito ativo na esquerda e se não for ele, é o Doku que está a voltar. E é demasiado pesado para o Quenda que ainda neste jogo se viu à rasca a defender. E do outro lado, o Araujo….porque possivelmente terá o Savinho pela frente, o Savinho joga muito aberto…ele tem mais dificuldade é quando tem de cobrir mais dentro. Eventualmente sim, o Reis na esquerda…mas eu explorava as alas do City e para isso, Araujo e Geny.
Na frente não tenho duvidas. Precisamos de esticar o jogo, de meter os centrais deles a correr para trás e de combinações rápidas na frente. Pote e Gyokeres. Mesmo que o Pote dure só até aos 60. Depois disso logo se vê. Vendo a esta distancia, se queremos “aleijar” o City não podemos concentrar a meio campo porque se o fazemos, eles aí dominam o jogo. Temos de ser é capazes de esticar na frente.
O City vive um bocado na duvida de ter muitos jogadores que gostam de “correr com a bola” e outros que gostam de jogar curto. Se queremos explorar esta dualidade temos de ter coragem para meter gente na frente mas saber defender bem fechados porque é como eles têm mais dificuldades. Se formos com ideias de fechar demasiado a equipa mais preocupados com eles do que conosco não vamos conseguir sair da toca, se formos com ideias de pressionar alto, complicamos a nossa vida.
Não estou certo que esta equipa saiba/consiga defender como vai ter de defender….
4 Novembro, 2024 at 15:09
Inácio de fora. E agora?
4 Novembro, 2024 at 15:15
Reis em vez de Inácio. Não estou a ver o St. Just com capacidade para fazer um jogo completo.
Se estiver, St. Just, Diomande e Debast.
4 Novembro, 2024 at 11:13
Por mim contra o city joga o Edwards emails dez …
Pode ser que o gajo engate e o possamos vender para Inglaterra no mercado de inverno
4 Novembro, 2024 at 11:14
E mais dez….
4 Novembro, 2024 at 11:14
Para um Fim de Semana perfeito futebolisticamente:
– Ganhar em Braga
– Porto ganhar na Luz
4 Novembro, 2024 at 11:15
Epah….
Era melhor um empate….
Não estarás a sub valorizar o porto ?
4 Novembro, 2024 at 11:22
Não. O Porto não tem maturidade, a Europa vai destruir lhes a moral. O Benfica tem um plantel bastante melhor do que os rivais e quanto mais cedo implodir e começar a culpar o arranque do Schmidt melhor.
Essa ideia de que por causa das goleadas vai ser um campeonato em que os 3 grandes fazem mais de 85 pontos parece me fantasiosa. Vai haver chuva, vai haver lesões, vai haver derrotas na Europa que destroem moral, vai haver castigos e cambalachos… As equipas menores também vão melhorar á medida que treinam mais e jogam menos que os grandes, até porque tem planteis mais instáveis e por isso os arranques são mais difíceis. Mas sabemos bem que de Março em diante anda tudo a ganhar por um golo e a chorar penalties.
4 Novembro, 2024 at 11:28
Acho que estás muito enganado com o Porto.
Ainda por cima se ganhar ao Benfica…não há Europa que lhes destrua o moral….
O Samu ganhar metade dos jogos a nivel nacional sozinho. E a equipa está a crescer. Neste momento do top 6 só lhes falta jogar na Luz. Já jogaram com os outros todos e com isto, estão a 3 de nós. Por exemplo nós…ainda só jogámos contra eles em casa. E vai tudo fora nesta primeira metade do ano, o que significa que jogam todos em casa quando estiverem mais mecanizados.
Empate….para mim é claramente um empate.
4 Novembro, 2024 at 11:50
O Bodo não foi acidente. Nos grupos as derrotas doem menos mas se no mata mata um Bodo da vida os mandar fora eu espero empates ou derrotas em Portugal.
Reflectindo, ainda não me actualizei para o pós Amorim. Com ele, não creio que tivéssemos concorrência real para a Liga, mas sem… Compreendo o comentário dos jogos contra rivais, faz perfeito sentido, mas eu tenho a impressão que estamos no período de Graça do Vítor Bruno, os 100 dias do costume e que apesar do avançado ser bom, não será o suficiente para eles evitarem o terceiro lugar no final.
Acho o Benfica e o seu turco os verdadeiros oponentes, a que só retiro capacidade porque os casos em tribunal vão trazer timidez á máquina.
Mas aceito as vossas opiniões. Na minha cabeça, as derrotas é que te baixam o tecto e a cada uma que levas o máximo possível a atingir baixa. Os empates frustram mas não retiram ambição colectiva pela performance da equipa. Por isso é que sou sempre inclinado a preferir que alguém perca.
4 Novembro, 2024 at 11:52
Aposto que o Samu vai fazer mais golos que o turco do Benfica.
E acho que o Porto vai perder mais pontos se continuar até mais tarde na Europa do que se sair cedo. Quanto mais tarde sair da Europa, mais provável acho perderem pontos em PT. Se saírem cedo, acho que fazem uma ponta final em PT fortissima….
4 Novembro, 2024 at 11:55
De acordo.
4 Novembro, 2024 at 12:11
Eliminar um. E a mais perigosa.
Para mim de longe o Benfica.
Perdendo em casa com o rival, deixando-os ainda que à condição a 11 pontos do 1º lugar, poderá ser duro. E não devem propriamente fazer um bom resultado em Munique
4 Novembro, 2024 at 11:21
Empate. O melhor para nós é sempre o empate.
Dar gás ao Porto, não obrigado…
4 Novembro, 2024 at 12:12
Retirar é gás a um.
4 Novembro, 2024 at 12:13
Prefiro tirar aos 2…
4 Novembro, 2024 at 13:24
Idealmente sim mas por tudo o que os lamps conseguem mexer em Portugal, como renascem sempre das cinzas, do nada, com tanto gamanço feito e legitimado por decreto nacional por defeito do benfiquistao… sem falar em arbitros literalmente formados por eles e para eles… sao sempre o inimigo a abater numero 1. Nao subestimando o fcp, pela influencia natural e cultural e investimentos o benfica hoje tem outros argumentos dentro e fora de campo.
E vamos ver se em Braga nao vais ter um jogo inclinado com habidade para nao te aproveitares do jogo deles para fugir. Estou convencido que sim.
A unica coisa que pode travar ou acalmar o slb nas trafulhices dos arbitros serão os processos toupeirais em curso.
4 Novembro, 2024 at 11:22
Não são muitas vez que desejo isto, mas este campeonato está a pedir um empate.
Não vai ser fácil as 3 melhores equipas em Portugal perderem pontos.
Logo, não se deve desperdiçar uma oportunidade.
Portanto pedia empate.
Porto está a 3….ficava a 5.
Benfica está a 5….ficava a 7.
Se o porto ganhar mantém a distância demasiado curta para nós.
Se o benfica ganhar fica a 5 mas ainda tem dois jogos contra nós.
4 Novembro, 2024 at 11:22
vezes*
4 Novembro, 2024 at 11:22
Empate é o melhor!! O Porto ganhando mantém a pressão e fica com os jogos mais difíceis resolvido
4 Novembro, 2024 at 11:36
Empate claramente!
Z
4 Novembro, 2024 at 11:14
E mais …
4 Novembro, 2024 at 11:24
Cada vez que aqui venho tenho um sentimento estranho. Há 2 universos Sporting.
Há o Sporting de Alvalade. Pujante , vibrante, optimista , que não renega apoio mesmo aos menos dotados . Não há unanimidade ( a noite de sexta confirmou isso ) mas existe uma atmosfera solidária, empenhada , que sabe que além do Varandas, do Rúben ou de qualquer outro há um bem supremo a defender , o Sporting Clube de Portugal.
Depois há o Sporting da Tasca , onde tudo é negro e sombrio , sem futuro. Alguns começam por desvalorizar de véspera os adversários, para poderem minimizar as vitórias. Outros buscam desesperadamente uma derrota , que pode ser no futsal feminino sub 17 ou no bilhar ás 3 tabelas . Nem conseguem saborear as vitórias, porque tudo é avaliado em função de um futuro que é sempre medonho e assustador. O Gyokeres hoje marcou 4 mas no inverno vai saír. O Bragança esteve muito bem mas a jogar assim vai-se lesionar mais dia menos dia. E nas finanças no mínimo será a bancarrota que nos espera , mesmo que os relatórios e contas demonstrem o contrário. Sempre o caos e a tragédia ,para poderem proclamar que o Varandas é uma merda.
Isto levou a Tasca , outrora como o Sporting atual vibrante e pujante, a um declínio acentuado , a um definhar permanente. A Tasca está praticamente controlada e reduzida a meia dúzia de viúvas de Bruno de Carvalho que nunca aceitaram nem perceberam que a sua queda se deveu a ele mesmo. Há honrosas excepções como o Tiago coração de leão que embora opositor de Varandas é lúcido e honesto. Nessas viúvas há 2 grupos. Um o dos dos broncos que provocam e insultam quem ouse escrever que o Varandas por uma vez acertou em qualquer coisa. Outro grupo é o dos intelectualmente mais preparados . Fazem longas dissertações e complicadas análises pra dizerem no final que com Varandas não temos futuro , talvez hoje até ganhemos mas amanhã só nos esperam derrotas humilhantes .
Para este grupo quem não concorda com as suas análises, é mentecapto , tem problemas cognitivos , é um básico e intelectualmente diminuído ou então está bêbado. Se estas classificações não se ajustarem há sempre um último recurso , és um avençado do Varandas.Em comum estes dois grupos têm uma característica, a militância Sportinguista deles reduz-se a este espaço, onde passam os dias a evangelizarem-se uns aos outros.
E eis o Sporting e eis a Tasca.
As minhas desculpas a muitos (que ainda há) que não se enquadram em qualquer dos grupos e uma boa semana para todos.
4 Novembro, 2024 at 11:50
Falta-te claramente noção.
Eu sou dos que malha aqui na Tasca e quando vou a Alvalade apoio, porque quando vou a Alvalade vou apoiar o clube e não vou para apoiar o presidente A, ou o treinador B ou o jogador X.
É tudo uma questão de saber estar.
Não perceber isto….
4 Novembro, 2024 at 11:56
Sou leitor da Tasca há anos e nunca fiz qualquer comentário e não podia concordar mais com o seu comentário. O Sporting vive um momento positivo como nunca tinha vivenciado (sou de 83) e no entanto, quem leia os comentários constantes neste blog parece que estamos num fosso e espiral negativa. O Presidente é arrasado diariamente, porque não fala quando deve ou porque fala quando não deve. O melhor treinador que tivemos nos últimos largos anos é arrasado sem qualquer ponderação ou racionalidade, mesmo depois de 2 campeonatos e deixar muito bem encaminhado um terceiro em 5/6 anos (!). Atenção que não devemos confundir apoio com falta de espírito critico, porque devemos tê-lo, no entanto tem de haver algum bom senso e ainda mais, respeito. Respeito pela opinião dos sportinguistas que todos os dias perdem um bocado do seu tempo para dialogar com outros sportinguistas.
Saudações leoninas,
AL
4 Novembro, 2024 at 12:12
O que falta é deixares de ver o mundo com o terceiro olho…
4 Novembro, 2024 at 12:55
Nunca falhas. És a prova da justeza do que escrevi.
Agora vai continuar a dizer que amanhã vai ser fácil e vamos ganhar , para que caso não aconteça possas mais fácilmente arrasar a equipa. Minimizas sempre o adversário para poderes menorizar as vitórias. Estás muito previsível.
4 Novembro, 2024 at 23:41
O jhc não falou do Lucas Africo desta vez no jogo dos lampiões com o Farense…. realmente. Nós ganhamos pelos orçamentos,os lampiões o orçamento é parecido com o Farense por isso que não houve goleada.
4 Novembro, 2024 at 13:20
Infelizmente é um pouco assim caro Pacheco.
Eu já fui mais intolerante ao ponto de ter de deixar de responder a alguns tasqueiros.
Foi remédio santo. Há espaço para tudo e todos mas de facto este espaço outrora unido em torno do Sporting acabou por se dividir após 2018. Prova disso é o número alargado de tasqueiros e fãs do cacifo que deixaram de comentar.
A radicalização do Sporting sente-se mesmo perante o sucesso desportivo.
Temo que a saída do ruben e consequentemente maus resultados possam levar ainda a um extremar de posições mais acentuado.
É curioso que o que se diz por aqui não tem eco no estádio…
Eu sou crítico de muita coisa mas jamais entrei em cabalas e mt menos fiz de bdc um herói. Sou persona no grata aqui!
É seguir e tentar manter o respeito.
4 Novembro, 2024 at 13:30
Eu sei mas ás vezes é dificil quando quem discorda é débil mental , está bêbado ou é avençado.
O futuro é imprevisível. JP nunca seria a minha escolha , mas temos de apoiar e aguardar para podermos fazer uma avaliação correta.
4 Novembro, 2024 at 16:27
Epá, isso de tudo ser uma cabala são meia dúzia, se é que chegam a ser tantos.
São feitios.
É não ligar às cabalas e falar do resto.
Mas do mesmo modo que para essa “meia dúzia” tudo o que o Varandas faz está mal, há outra “meia dúzia” para quem o Varandas tem um toque de Midas e só faz coisas bem feitas… São extremos que se tocam no ponto em que falham redondamente porque assim perdem credibilidade. É lá com eles…
Há muita gente que debate de forma “normal”, o que não implica que nem sempre se concorde.
Agora, do mesmo modo que não é fácil levar com cabalas a toda a hora, também não é fácil estar a ler vocês darem louros ao Varandas por tudo, especialmente quando o passivo do Clube vai aumentando mesmo com recordes de facturação a cada semestre… Portanto, fica complicado compreender que vocês critiquem um extremo, quando depois se colocam no outro extremo… A vossa máxima deve ser “apoiar e bico calado para não desestabilizar”… Como se apontar factos fosse desestabilizar!
4 Novembro, 2024 at 15:48
Tu tens um problema qualquer, Pacheco!
Não te sei bem dizer qual mas parece-me que tens alguma falta de noção das coisas…
O que raio tem a ver o pessoal no estádio, a ver um jogo da equipa de futebol, com o pessoal vir aqui à Tasca debater as actualidades do Clube?
Explica lá onde é que estas duas situações se encontram, ou se cruzam, ou são similares ou sequer parecidas…
Ir ao estádio ver a bola é uma coisa.
Estar aqui a debater os assuntos do clube, é outra completamente diferente.
Se não entendes isto, queres entender o quê? Esta merda é básica…
Se não percebes que há todo um mundo de diferença entre ir aos estádio ver um jogo de futebol, e estares num blogue a debater assuntos como “contas do Clube”, “quem deve ser treinador”, “quem se deve contratar ou quem se deve vender”, e tudo o resto, como é que tu queres perceber se o Varanda ou o Bruno de Carvalho, por exemplo, desempenham bem o papel de presidente do Clube, o que fazem de bem feito ou o que fazem de mal feito, que são coisas mais complexas?
A sério, Pacheco, vê se vais ao médico perceber o que se passa contigo!
4 Novembro, 2024 at 16:23
Bem!!!
4 Novembro, 2024 at 16:53
Não percebeste nada do que eu escrevi.
Com muita pena minha não não posso retribuir e mandar-te para o médico também, porque aquilo que te falta , nem o médico te pode dar .
4 Novembro, 2024 at 11:42
Estive aqui a pensar no jogo do City.
Se valia a pena cansar os nossos melhores jogadores tendo um jogo do braga e ainda para mais num jogo em que praticamente todos o encaram como perdido.
Se não é melhor dar minutos na mesma a jogadores que precisam para recuperar forma ao invés de ver a sua utilização como carregar cansaço e estando a época ainda numa fase muito inicial.
Portanto…
O meu 11 para o jogo do City:
Israel
Geny D.Bast Diomande Inácio M.Reis
Hjulmand Morita
Trincão Gyokeres Pote
Mal o Pote dê o peido ou o jogo já esteja perdido….sai Pote entra Edwards, sai Inácio entra Araujo, sai Hjulmand entra Bragança.
Depois sai Trincão entra Harder e Geny para o Quenda ou até metia o Fresneda para ir rodando.
4 Novembro, 2024 at 11:54
Eu não dou nada o jogo do City como perdido.
Se no inicio achava que tínhamos vá…5% de hipótese de tirar de lá qualquer coisa, hoje em dia acho que temos pai 20% de hipótese.
É muito muito dificil. É. Mas não dou nada por perdido….nada mesmo.
4 Novembro, 2024 at 11:58
Estou como tu.
Ainda mais depois deste mar de lesões que eles tiveram.
Falava mais em termos mentais e de expectativas.
Face a essas expectativas como iriam os adeptos lidar com uma maior gestão.
Mas vendo as atuais circunstâncias o que disse é que é jogo para ir com tudo.
Claro que não dá para abusar de jogadores como Pote e Inácio.
Mas devemos ir com a melhor equipa ou pelo menos a que oferece melhor qualidade, sendo que fisicamente se calhar um Araújo está melhor que um Pote, ou um St Juste esteja melhor que um Inácio.
4 Novembro, 2024 at 14:42
Mesmo com lesões e vindos de uma derrota, a percentagem deve rondar os 5% para nós. Não mais que isso.
4 Novembro, 2024 at 16:30
O Inácio, ainda o jogo nem começou e já saiu… 😀 😀 😀
4 Novembro, 2024 at 11:45
Para amanhã prevejo uma noite com muita humidade…
Em Alvalade vai jogar uma das melhores equipas de futebol da actualidade, liderada por um dos melhores treinadores. Também o SCP está num momento muito bom, tirando a caldeirada que o sonso e o dr capitão Vagabandas arranjaram mas, no limite quem resolve isto são os jogadores. Por isso amanhã têm a palavra os jogadores do SCP.
Já quanto ao capitão bananas, espero que se engasgue com os acepipes que vai mandar servir na tribuna de honra… Mas sobretudo que, não bote faladura.
Quanto ao resultado… Prognósticos só no fim do jogo … Um empate já nem seria mau.
4 Novembro, 2024 at 11:52
Vai parecer um encontro de speed dating entre a turma do City e o Viana e o Amorim.
4 Novembro, 2024 at 11:54
Se apanhamos meia dúzia amanhã, acham que o United desiste e volta atrás com o Amorim?
Era lindo ver a Tasca a ter de engolir e celebrar a volta do Amorim. Até que um outro clube grande aparecesse….
Fantasias. Toda a gente sabe que vamos ganhar por 2 a 1. Se o Brentford consegue, caraças…
4 Novembro, 2024 at 12:04
Não há melhor altura para vencer o City que agora, com a palete de lesionados que apresentam.
Amanhã vencemos, sem sombra de dúvida!
4 Novembro, 2024 at 16:32
Golo do Xandão!
Depois acordas…
4 Novembro, 2024 at 16:33
Ontem dei por mim a pensar que o Ten Hag deu um banho táctico ao Amorim com o Ajax, duas vezes, e foi para o United e foi um desastre… e agora vai para lá o Amorim…
4 Novembro, 2024 at 16:40
Um célebre adepto do Utd já disse algo parecido.
Quando confrontado com o hype de adeptos a mostrarem clips de movimentações do Sporting e coisa e tal ele também aponta a quantos clips querem do Ten Hag quando este estava no Ajax….
Virou mau treinador de um dia para o outro?
4 Novembro, 2024 at 16:52
As diferenças?
O MU não está de rastos financeiramente a tentar recuperar DJs para o futebol por falta de guito, o seu presidente não está com a corda no pescoço e com manifestações a frente do Estádio a pedir a sua demissão, 10M não é um all-in para um dos clubes mais ricos do mundo.
Se a situação fosse idêntica à do Sporting em 2020, não tinha dúvidas do sucesso de Amorim pois teria carta branca para gerir todo o futebol. Assim…
4 Novembro, 2024 at 17:52
Amorim não é o mesmo treinador que levou esse banho tático, não digo que não o levasse outra vez e os jogadores também são diferentes e permitem coisas diferentes mas temos que ter noção que os treinadores também evoluem e aprendem.
Mas para mim o ponto nem é esse. Onde me parecem estar a léguas um do outro é no discurso, exigência e ambição.
Um gajo que treina o MU e diz: “Point in Porto, point in Fenerbahce, that’s not bad”
Ficar em oitavo na liga, mas gabar-se que ganhou umas taças faz-me lembrar tempos do Keizer no Sporting.
É não ter noção do que é o Manchester United.
Não imagino este grau de (in)exigência com o Amorim.
4 Novembro, 2024 at 13:06
O Brentford até pode vir a conseguir mas quem o conseguiu, foi o Bournemouth…
4 Novembro, 2024 at 13:13
Eheheh
4 Novembro, 2024 at 11:56
Gostava que um jogador do SCP mandasse uma passa no bernardino silva…
Jogadores perigosos do Man City são, o Foden, o Matheus Nunes, o Doku, o Gundogan e o Haaland…
O Pote se jogar contra o Kyle Walker… É abafado… Se for contra o Rico Lewis é ultrapassado facilmente…
Espero que o SCP não se encoste atrás a defender, pois aí não há hipótese. Aliás, como se viu no fim de semana, a equipa que venceu o Man City, só o conseguiu por efectuar uma pressão alta e constante… E eu, sinceramente não estou a ver o SCP, como equipa, conseguir emular essa intensa pressão…
4 Novembro, 2024 at 12:17
“A insegurança de Frederico Varandas
História de Diogo Luís
No futebol tudo muda muito rapidamente. Num momento festejam-se títulos e fazem-se juras eternas, noutro tudo se desmorona, seja por maus resultados ou por projetos e objetivos diferentes. O interesse do Man. United em Rúben Amorim é só mais um exemplo de que o futebol é o momento!
A oportunidade
Rúben Amorim tem uma oportunidade única em mãos. Quantos foram os treinadores que entraram diretamente em Inglaterra num clube de grande expressão provenientes de ligas de menor dimensão? Eu diria poucos. Em Portugal, José Mourinho e André Villas-Boas são os únicos a tê-lo feito, na sequência de êxito interno, mas também nas competições europeias onde obtiveram sucesso.
De uma forma muito direta, entrar na Premier League é uma tarefa muito complicada.
Mais complicado ainda é entrar diretamente num clube com a grandeza do Man. United. Tendo em conta estes dois factos, todos nós percebemos a importância da oportunidade que Rúben tem em mãos. Estes são os momentos com que todos os treinadores sonham e que não podem escolher o timing. Quando aparecem são (ou não) agarrados com as duas mãos. É claro que os clubes que perdem o seu timoneiro ficam insatisfeitos, até com alguma frustração por terem a noção da dificuldade da missão de substituir ativos com esta qualidade. Assim foi em Braga, quando António Salvador perdeu o então jovem Rúben Amorim que ainda nem tinha o curso de treinador. Salvador acabou por entender que Rúbens Amorins há poucos, assim como Frederico Varandas também o irá perceber.
Analisando o contexto que Rúben irá ter pela frente no colosso inglês parece-me que o jovem treinador português não tem muito a perder, aliás conforme Rúben afirmou na última conferência de imprensa, o panorama atual do clube inglês é muito desafiante para o técnico português. Desde que Alex Ferguson saiu que o United passa por uma crise de identidade, que se reflete no desempenho desportivo da equipa. Tendo em conta o passado recente, apesar das expetativas serem sempre muito altas, ninguém está à espera que de um dia para o outro Rúben Amorim torne o United campeão. Adicionalmente, RA tem a seu favor o facto de ter passado por momentos muito desafiantes num Sporting que estava instável e descredibilizado.
Com a sua liderança, teimosia, personalidade, competência e capacidade de comunicar, Rúben Amorim, por muito que Frederico Varandas não goste de ouvir, foi o grande responsável por tornar o Sporting num clube diferente, com uma maior exigência e que vence e luta por títulos de uma forma consistente. Com a saída de Rúben Amorim para Inglaterra, a questão que muitos se colocam é se o projeto Sporting era Rúben Amorim ou se existem bases que permitam manter o trajeto que tem sido seguido até aqui.
As contradições de Varandas
Ainda há poucas semanas Frederico Varandas deu uma entrevista a um canal de televisão no qual enalteceu o caminho e a organização que o Sporting tem vindo a seguir. Destacou, como ponto positivo, o facto de clubes com outra capacidade financeira estarem interessados nos ativos do Sporting, como Hugo Viana ou jogadores do plantel e referiu que é incrível como o Sporting tem conseguido manter um dos melhores treinadores do mundo.
Por esta altura tinha acabado de sair a notícia de que Hugo Viana, no final da presente época, irá ser diretor desportivo do Man. City. A abordagem do presidente do Sporting a este tema foi segura, demonstrando confiança na estrutura que foi criada nos últimos anos e querendo passar a mensagem de que, independentemente de quem sair do clube, o sucesso não estará em causa. Passadas apenas algumas semanas, o interesse do Man. United em Rúben Amorim parece ter abalado esta confiança do presidente leonino. Por que refiro isto? Porque o Man. United demonstrou o desejo de bater o valor da cláusula de rescisão do treinador verde e branco e a resposta de Frederico Varandas e dos seus pares não foi a esperada.
Numa situação, aparentemente, fácil de resolver, o Sporting colocou muitos entraves. O mais estranho para mim é o de exigir que Rúben Amorim fique mais três jogos ao leme da equipa. Ora, sendo o Sporting um clube muito organizado e profissional que não depende de uma pessoa e tendo o seu presidente já o sucessor (que seria o substituto do atual técnico no verão de 2025), por que motivo Frederico Varandas obrigou Rúben a ficar até dia 10 de novembro? Será que não tem confiança na escolha que vai efetuar?
Será que está inseguro? Por que motivo não encara esta oportunidade como uma forma de demonstrar aquilo que tem vindo a passar para a praça pública: que o Sporting tem uma estrutura forte e não depende de ninguém.
Para finalizar, retiro mais uma conclusão de todo este processo. Frederico Varandas ao adiar a concretização da transferência e ao querer mais dinheiro do que a cláusula de rescisão do contrato de Rúben Amorim, tentou dar a volta a uma cedência sua que se revelou num mau ato de gestão no passado, que foi o de colocar uma cláusula que permite que Rúben Amorim saia para um clube grande por, apenas, €10M.
Valorização: treinadores e Sporting
A concretização da saída de Rúben Amorim para o Man. United é mais uma valorização para a classe de treinadores. O reconhecimento da competência de Rúben e o facto de um clube como o Man. United bater a cláusula de rescisão para o contratar, demonstra o desejo do clube inglês em poder contar com o jovem técnico português. Isto representa mais uma oportunidade para a valorização da qualidade dos técnicos portugueses.
Adicionalmente, é incrível como um dos maiores clubes do mundo tem na sua liderança dois portugueses: um como treinador (Rúben Amorim) e outro como capitão de equipa (Bruno Fernandes). Do lado do Sporting, apesar da forma menos positiva como o processo foi gerido, a realidade é que o reconhecimento da qualidade e competência do seu técnico representa a valorização natural do ecossistema leonino.
Contudo, é importante referir que os líderes devem ter a frieza necessária para distinguirem a racionalidade da paixão. Este é um ponto fundamental para a valorização das marcas/clubes que representam. A ideia que fico é que ao longo deste processo Frederico Varandas não teve a capacidade de o fazer.”
https://www.abola.pt/opinioes/noticias/a-inseguranca-de-frederico-varandas-2024110219121632524?srsltid=AfmBOordhKusDIAaiIeu0eZn27rd5vAsrGg9-ft1xiaut6Zo4k0nPMZ5
4 Novembro, 2024 at 13:10
O Rui Costa subscreve tudo.
4 Novembro, 2024 at 17:08
Sempre a conversa de que o Amorim, e por conseguinte o Varandas, transformaram o Sporting num clube que luta por títulos…
Quem mudou radicalmente o Sporting foi Bruno de Carvalho, ao organizar o Sporting como ele está neste momento, fazendo uma clara divisão entre o que é o dinheiro do Sporting Clube de Portugal e o que é o dinheiro do Sporting SAD.
Não fosse o roubo de 15/16, nós tínhamos sido campeões nesse ano de forma até relativamente fácil – mais do que roubarem o Sporting, o que aconteceu, por exemplo, em Guimarães, antes de recebermos o Benfic@, foi o levarem o Benfic@ ao colo todo um campeonato que terminou com 2 penáltis inventados na recepção ao Nacional na ultima jornada para garantir o titulo para os rabolhos!
Bruno de Carvalho organizou o Clube, acordou os adeptos, e limpou as contas do Clube em pouco mais de 2 épocas – 13/14 e 14/15. Em 15/16 tinha a equipa a bater-se pelo campeonato, sendo de longe a melhor equipa e a que melhor futebol jogou nessa época. Não foi campeão por causa da APAF e da podridão que há em Portugal.
Lutámos pelo campeonato em 13/14, com o Jardim, com uma equipa de refugo! Mas nem conto com isso… Conto com o trabalho feito em 13/14 e 14/15 que nos possibilitou entrar em 15/16 praticamente ao nível dos 2 corruptos. Não ganhámos nem o Campeonato 15/16, nem o 16/17, nem o 17/18 porque sem VAR isso era impossível. Mas estivemos em condições de o fazer, se nos deixassem!
Com o que se passou no 1º Semestre de 2018 e a queda da Direcção, o clube deu um grande passo atrás. Mas os 2 primeiros anos do mandato do Varandas foram sempre passos para trás… 18/19 e 19/20 foram épocas que pareciam as de 11/12 ou 12/13… Foram uma merda! Foi um cortar com o crescendo que o Clube trazia desde 13/14 e foram recuar alguns anos.
Foi a contratação de Amorim – que para mim foi um acto de fé porque não há nada de racional em dar 10M€ por um treinador com 8 jogos na 1ª Liga portuguesa, e quem duvida disso está aí o United a dar os mesmos 10M€ por um treinador 2 vezes campeão em Portugal, entre outros títulos, e que meteu a sua equipa a encantar a
Europa do futebol!
Portanto, quando metem o Varandas como a cereja que mudou o Sporting, meus caros, estão a querer enganar-vos! Claro que ele teve méritos também. Não faz tudo mal, por mais que isso irrite os Xupas desta vida, mas está muito longe de ser ele a cereja. Ele é, quanto muito, o caroço da cereja, porque quem mudou radicalmente o futebol do Sporting, e com isso também um pouco o Sporting Clube de Portugal, foi o Amorim.
O Varandas teve o dom de cortar a boa sequência que o Sporting trazia desde 13/14 – apesar de haver aqui também alguma culpa do Bruno de Carvalho pelos erros básicos que cometeu desde Janeiro de 2018 até ser destituído em Junho! Mas mesmo com esses erros, se o Varandas fosse o Midas que hoje dizem que é, tinha pegado no Clube e feito muito melhor do que fez em 18/19 e em 19/20, que foram épocas horríveis!
A questão é que a imprensa tem sempre os seus anjos e os seus demónios, e não tem qualquer problema em andar com os anjos ao colo enquanto tudo faz para afundar e aniquilar os seus demónios. E o povinho, como na generalidade é desinformado e a atirar para o burro, vai em grande parte nisso… Seja no Desporto/Futebol, seja no que for!
Este Diogo Luís é um desses onde é fácil ver quem são os seus demónios e os seus anjos! De isento tem zero!
4 Novembro, 2024 at 17:14
“Os Xupas desta vida” dão-te um baile em quase tudo e mais alguma coisa …
“Os Xupas desta vida” avisaram para o que aí vinha com a direcção de BILTRES …
“Os Xupas desta vida” alertaram para o sonso que era e é este rabolho amendoim …
“Os Xupas desta vida” são do Sporting Clube de Portugal e, vibram com toda e qualquer vitória do clube do seu coração!
4 Novembro, 2024 at 17:44
Os “Xupas desta vida” dizem mal de tudo o que mexe. É natural que às vezes acertem, como acertam as horas 2 vezes por dia qualquer relógio parado…
Meu caro, eu não coloco em causa a tua opinião, e dou-te razão em muita coisa – diria até que acertas mais do que erras, sem ter nenhum problema nisso. O que questiono em ti, e noutros como tu, é que tu dizes mal de tudo o que não gostas, faça bem, não se mexa ou faça mal. É o teu feitio. Mas é uma merda de feitio… 😀 😀 😀 … que te acaba por tirar credibilidade onde depois tens razão!
5 Novembro, 2024 at 9:43
Não fales em … Credibilidade … No contexto de um blogue em que, 90% das vezes se fala e discute futebol…
Essa “credibilidade” não serve para nada. É um não assunto.
4 Novembro, 2024 at 13:11
Mais alguém a achar que o hino ao fairplay do Pêpe é uma invenção da comunicação social? O árbitro é que interrompe o lance enquanto o jogador do tripas procura a quem passar a bola!
É incrível como se ajustam aa verdades.
4 Novembro, 2024 at 13:15
O foicomputas agora está a criar a onda de ser um clube “do bem” …
E o sistema ajuda como e quando pode …
No próximo domingo á noite logo falamos sobre isso…
4 Novembro, 2024 at 13:19
Óbvio, mas não é preciso ir ao VAR para ver que não há fairplay nenhum.
4 Novembro, 2024 at 14:05
Mas interrompeu porque razão? Fora de jogo?
4 Novembro, 2024 at 17:47
O gajo esteve bem.
Foi ele que parou a jogada e depois o árbitro parou o jogo.
A maioria dos adeptos do FCPorto criticam o gajo.
Mas eu, sem ter uma opinião muito concreta sobre se fez bem ou se fez mal, acho que o gesto é de louvar e não de criticar. Se seguisse com a bola, eu também não criticava porque o que aconteceu ao adversário foi só futebol. Se o gajo cai inanimado em campo, era outra situação…
4 Novembro, 2024 at 18:12
É ver o vídeo e sendo que a velocidade do som é mais lenta que a velocidade da luz, o arbitro quando apita (vê-se o gesto de levar o apito à boca) o Pepê ainda não desistiu do lance, ele está meio atrapalhado, mas não desiste. Para mim não é o hino ao Fairplay que eles agora até querem ser premiados pela FIFA…
4 Novembro, 2024 at 18:12
Subscrevo.
Um colega de trabalho esteve no estádio e confirma que mal o Pêpê pára ouviram-se logo assobios e depois alguns aplausos.
Ele até comentou que o Porto costuma atribuir prémios individuais, e que foi para o Martin por não terem gostado da atitude. Não acredito. No tempo do Pinto da Costa/Conceição sim, agora não acredito que “castiguem” o fairplay…
4 Novembro, 2024 at 18:14
O Cristiano só dava conta que o gajo caiu se tropeça-se nele durante os festejos 🙂
4 Novembro, 2024 at 18:17
AHAH, isso era de certeza…. e o Gyokeres era capaz de pegar no gajo do estoril e levá-lo às costas enquanto fitava o GR.
4 Novembro, 2024 at 18:32
Aliás, O Gyo devia ser acusado de anti fairplay visto que os jogadores adversários ficam pelo chão de cada vez que ele passa por eles
4 Novembro, 2024 at 19:39
🙂
4 Novembro, 2024 at 14:56
A miúda da SIC a entalar Amorim na CI.
4 Novembro, 2024 at 15:17
Como assim?
4 Novembro, 2024 at 15:25
A pôr-lhe a questão da ida a Londres se o United era a única opção.
4 Novembro, 2024 at 15:34
Em que é que isso o entala?
4 Novembro, 2024 at 15:39
Alguém acredita no que ele disse ? Foi a Londres só para ouvir e ver o projeto mas que antecipadamente o tinha rejeitado. Não daz sentido nenhum.
4 Novembro, 2024 at 15:44
Foi a Londres e depois recusou a ida. Exatamente porque era um projecto que não lhe interessava.
Até pode já ter ido com a intensão de rejeitar no final, com conhecimento do Sporting (que acho claramente que tinha). Mas o West Ham ter insistido nele ir para lhe apresentar e ele ir…
Há uma coisa que torna evidente que ele tem razão. Ele não é treinador do West Ham mesmo tendo eles batido a clausula e estar a decisão totalmente nas mãos dele.
Não estou a ver onde está a contradição…
4 Novembro, 2024 at 15:48
Acreditas então que ele foi a Londres gratuitamente ,mesmo sabendo que não ia para lá ? Quer dizer recusou préviamente mas vai a Londres perceber o projeto.
4 Novembro, 2024 at 15:52
Gratuitamente claramente foi…até porque foi no avião do dono do West Ham.
Sim, acho que foi para perceber o projeto porque lhe disseram que o projeto era especial mas ele ia convencido a não ir para lá.
Acontece vezes sem fim. Já fui a montes de reuniões de propostas que eu tinha absoluta convicção que ia rejeitar mas quis ouvir porque nunca se sabe. Já fiz isso para venda da minha empresa, para trabalho, para parcerias, para casa, para montes de coisas….
Até por respeito e para não fechar portas para o futuro.
4 Novembro, 2024 at 16:38
Ninguém me tira da ideia que a ida ao West Ham nada mais não foi que uma tentativa de dar o bait no Liverpool.
Os gajos do West Ham também perceberam isso e não ficaram muito contentes na altura.
Só mesmo sendo anjinhos é que achamos que Amorim se colocaria a jeito, apanhava o tal avião para o convencerem a aceitar o projeto do west ham.
Nessa fase já está tudo claro como a água.
Mesmo na altura em que o Mourinho foi até ao barco do Abramovich foi no sentido de finalizar pormenores.
Em relação a jogadores com testes médicos e últimas exigências ainda se entende.
Treinadores?….
4 Novembro, 2024 at 17:07
Leão, eventualmente…até pode ser verdade.
Mas isso não desmente o que o Amorim disse, até confirma.
Do que apareceu, este foi o único projeto que lhe interessou e que ele quis mesmo. Os outros que apareceram, ele rejeitou.
Não estou a ver onde é que foi entalado pela pergunta da jornalista da SIC…de forma nenhuma e a pergunta até é mal feita e tem uma resposta obvia. Ele não foi para o West Ham e isso confirma o que ele disse. O projeto do West Ham não o convenceu e o do United sim e ele aceitou o United porque era o projeto certo para ele.
E estamos a fixar-nos no West Ham…não sei se foi o único ou sequer o maior de Inglaterra a dizer que estava disposto a bater a clausula…
4 Novembro, 2024 at 18:02
Estou aqui a ver o Mercado da CMTv e o José Manuel Freitas disse o mesmo. Ele foi a Londres para usar o WH para pressionar o Liverpool… Acho que é o que faz mais sentido.
4 Novembro, 2024 at 17:51
Eu acho que o gajo aproveitou o convite do West Ham para ir a Londres ter a entrevista com o United – há aí muita gente com a mesma opinião porque naquela altura o United andava a entrevistar vários treinadores pois a ideia era despedir o Holandês.
Depois o gajo ganhou a Taça de Inglaterra e recuaram!
O Amorim já sabia que ia rejeitar a proposta do West Ham. Mas foi na mesma que assim não percebiam o verdadeiro motivo da ida.
4 Novembro, 2024 at 17:54
E até o Chelsea. Também falam que reuniu com o Chelsea também.
4 Novembro, 2024 at 18:18
Eu acho é que foi muito porreiro do West Ham fretar um avião para Amorim ser entrevistado por metade da Liga Inglesa.
Prémio Fairplay?
4 Novembro, 2024 at 18:36
Continuo sem perceber qual a dificuldade de interpretação….
Em qualquer área profissional não se podem fechar portas, muito menos no futebol, muito menos quando se fala da Liga Inglesa.
Uma coisa é o que nós queremos, outra é se essa coisa alguma vez irá aparecer.
A ser verdade o que se diz, vamos a factos:
O West Ham pagava a cláusula, Amorim foi conhecer o projeto e preferiu o Sporting.
O United pagou a mesma cláusula e Amorim já não preferiu o Sporting.
Desta soma dos factos onde é que o Pacheco e a miúda da Sic vislumbram qualquer contradição?
Se o West Ham pagava a cláusula o que impede o Amorim de já estar em Londres?
4 Novembro, 2024 at 18:41
É que há um pormaior , o Amorim diz que quando vai a Londres já tinha decidido não aceitar a proposta. Portanto a pergunta mantém-se, o que foi lá fazer ?
Foi isso que a miuda questionou.
4 Novembro, 2024 at 19:12
Não, não foi isso que a miúda questionou porque tu também vi a Conferência.
Ela pergunta se o United era o único clube que queria porque foi negociar com o West ham.
Ele é que na resposta diz que quando vai a Londres já tinha a decisão tomada e foi conhecer o Presidente. E para o assunto em questão não percebo onde está o por maior que falas
O que ele foi lá fazer é incerto e podem especular, o que é certo é que falou com o West ham que estava disposto a pagar a cláusula e continuou no Sporting.
Logo por aqui a resposta está dada.
4 Novembro, 2024 at 15:25
E agora os ingleses a quererem mandar na CI..
4 Novembro, 2024 at 16:53
Bate palminhas…
Quem é o principal responsável por isto é… O dr capitão Vagabandas…
Vai lá apoia lo…
4 Novembro, 2024 at 17:16
Exatamente. Aqui onde moro tá a chover pra caraças , falei com a vizinha e ela disse o mesmo : culpa é do Varandas.
4 Novembro, 2024 at 18:10
Deves ter percebido mal … Mas isso é até desculpável para quem embora vinho de pacote sem sequer perceber se está a emborcar branco ou tinto…
O que a vizinha disse é que… A culpa é das varandas …
4 Novembro, 2024 at 18:33
Pronto ..estava a estranhar a tua civilidade. O grunho que há em ti voltou a vir ao de cima.
4 Novembro, 2024 at 17:12
São Ingleses…
Por eles, a conferencia de imprensa não ser toda em Inglês é mal feito….
Já que eles são o centro do universo e o sol gira em torno daquela ilha….
4 Novembro, 2024 at 17:18
Se o sol gira em torno da ilha o que dizer de Portugal ?
Ahahah.
4 Novembro, 2024 at 17:19
Bom, equipa para amanhã:
Franco
St Juste Diomande Debast
Geny Hjulmand Morita M. Reis
Trincão Viktor Dani Bragança
Face à ausência de Inácio, lançava St Juste ao onze, visto que só podemos contar com ele meia dúzia de vezes ao longo da época, tenho esperança que amanhã ele possa dar jeito e com sorte ainda faz mais um daqueles cortes estilo vs Arsenal e ganha mercado para sair em Janeiro.
Optava por Matheus Reis à esquerda pois está mais rotinado nos movimentos defensivos que Maxi e como passaremos mais tempo a defender e sem bola, confiava mais nele para a posição.
Depois a decisão mais dificil, mas olhando ao momento de forma actual, optaria por dar a titularidade a Daniel Bragança em vez de Pote, por estar neste momento mais intenso, mais acertivo e mais em jogo que o Pedro e penso que merece a titularidade, mas também acho que Hjulmand e Morita são imprescindiveis neste jogo e portanto mandava os nossos 3 médios para dentro de campo e Pote entraria em cena, por volta dos 60 minutos por troca com aquele que fizesse mais sentido ser substituído no momento.
Depois, é um óptimo jogo também para lançar Edwards que costuma estar inspirado contra os grandes ingleses e pode ser que saque mais uma das suas grandes jogadas de YouTube e tal como Jeremiah volte a ganhar algum mercado, ou pelo menos alguma confiança que não o façam parecer o trambolho que temos visto em campo ultimamente.
Quaresma ficará de prevenção para quando St Juste rebentar e depois dependendo de como corre o jogo poderá fazer sentido também lançar o Maxi e o Harder.
Veremos como a equipa se comporta a jogar contra um adversário de topo Mundial, espero que não aconteça nenhum descalabro e que o City não tenha a mesma eficácia de há 3 anos (sim foram superiores mas o jogo não foi tão desequilibrado para ficar 5-0).
Veremos se conseguimos surpreender, o nosso ex treinador seguramente quererá fazer boa figura para o seu futuro clube e os jogadores também têm aqui a maior montra que poderão encontrar ao longo desta época, sendo que este será quase garantidamente o jogo do Sporting mais visto internacionalmente esta época.
SL
4 Novembro, 2024 at 17:41
É verdade, por uma série de razões diferentes , a maioria dos ingleses que gostam de futebol , estarão amanhã com um olho em Alvalade.
4 Novembro, 2024 at 17:54
Tentar não levar um amasso amanhã como foi na última vez. Fazer um bom jogo, se ficarmos com um ponto já seria excelente.
Acho que jogar com este meio campo a 2 contra um City é loucura, mas é o que é!
Depois ganhar em Braga, aí sim temos de dar tudo!!
4 Novembro, 2024 at 18:12
Pois, meio campo com 2 contra aquele jogo interior…
Vamos ver … Preparados pro pior, esperando o melhor…
4 Novembro, 2024 at 18:07
A malta do Mercado falou aqui numa coisa que nem tinha pensado, e não li ninguém falar, desculpem se falaram e não li, mas que me deixou parvo. Então o Amorim tinha contrato até 2026, mas ele queria sair para o ano e o Presidente ia deixá-lo sair para o ano mesmo com contrato.
Uma coisa é um gajo aqui dizer que quem manda no Sporting é o Amorim, outra coisa é ouvi-lo na televisão, praticamente da boca do próprio Amorim.
Agora maltinha, é apertar o cinto, que está merda cheira-me que vai ser um carrossel do caraças
4 Novembro, 2024 at 18:14
O que só confirma o que fui dizendo ao longo dos últimos 2 anos para cá…
O Vagabandas refém do treinador…
Limpinho, limpinho…
4 Novembro, 2024 at 18:26
Eu falei isso…
Como é que um gajo com contrato para mais um ano diz ao presidente que este é o ultimo ano e depois vou embora…
Mas perguntaram-lhe isso hoje e ele disse que isso estava previsto no contrato mas não explicou como.
4 Novembro, 2024 at 19:45
A explicação real seria qualquer coisa como, eu quis o Presidente disse que sim. A nível contratual é escrever isto em advoguês e foi o que se passou. Varandas não tinha um plano pós Amorim, aliás aposto que em Agosto tivesse ultra tesudo com a possibilidade de uma renovação, até porque o Liverpool acabou por escolher outro. Aos dias de hoje continua sem plano pós Amorim, porque na cabeça dele provavelmente nunca precisaria de o ter, e também é por isso que escolhe o João Pereira para suceder o Amorim, o upside é demasiado alto e um eventual falhanço não faz mossa nenhuma no seu estatuto.
Mas lá está, uma coisa somos nós dizer isto aqui que ninguém nos ouve fora da nossa bolha, outra coisa é ter o treinador a passar a ideia de que o Varandas para além de assinar contratos pouco fazia.
4 Novembro, 2024 at 22:25
O eventual falhanço do João Pereira não faz mossa?
Olha que faz!
Faz ao João pereira que é logo um revés gigante no inicio da carreira… Pode até cortar-lhe as pernas!
E faz ao Varandas, que é quem escolhe o treinador e se falhar todos o vão criticar por ter apostado num desconhecido sem currículo em vez de trazer alguém experiente e bom, que há muitos por aí…
E, podes escrever para me cobrares isso, se o João Pereira falha, voltamos ao Sporting pré Amorim – épocas 18/19 e 19/20!
5 Novembro, 2024 at 9:42
Cortar as pernas ao João Pereira significa muito pouco. O que interessa é o Varandas manter um certo tipo de imagem. Apostar no João Pereira tem o seu risco desportivo mas a nível de imagem faz muito pouca mossa. Esta é, mais do que nunca a meu ver, uma Direção de narrativas, e esta narrativa é boa, bem melhor do que gastar dinheiro a ir buscar alguém de fora e esse alguém falhar. É a mais segura e a que mais desculpas tem. O Varandas só precisa de aguentar mais época e meia para garantir mais uns bons trocos.
Quanto ao teu último parágrafo não tenho muitas dúvidas, aliás sou mais pessimista e acho que isso já começou precisamente com a escolha do João Pereira, a la Tiago Fernandes. Pessoalmente acho que temos todas as condições para fazer pior do que nesses anos, principalmente se não formos à CL este ano e no próximo.
4 Novembro, 2024 at 19:23
Amanhã, em Inglaterra, quase toda a malta que gosta de bola vai estar a ver o Sporting jogar com o City.
Imagino que:
1. a cotação do Viktor, se estiver em noite sim, possa disparar ainda mais (cuidado com as libras, os petrodólares, os rublos, etc.);
2. Amorim, se ganha, chega a Manchester e já tem cântico preparado;
3. não é impossível que um qualquer outro jogador, em noite de inspiração, possa colocar-se a jeito de uma transferência, para qualquer clube da Premier League ou para alguns do Championship;
4. Viana vai representar o Sporting e o City. Amorim, o Sporting e o United.
Varandas, o Sporting e.. alguém se chega à frente? 🙂
5. Guardiola pode levar o Paulinho, se não nos pômos a pau. Ainda acabamos depenados, com um “transfer” entre Alvalade e os estádios da Velha Albion.
A brincar, a brincar..
4 Novembro, 2024 at 19:29
A brincar, a brincar, o Sporting está na boca e nos olhos da Europa do futebol inteira… como provavelmente nunca esteve – nem quando ganhou a Taça das Taças!
É bom que o publico perceba isso e esteja à altura – apesar de, infelizmente, amanhã estar um tempo de merda!
4 Novembro, 2024 at 20:38
Era meter o Esgaio e ele fazer uma exibição de sonho, logo seguido de Edwards e Mateus Reis!!!
4 Novembro, 2024 at 21:02
Olhem que M.Reis serve bem pró nosso clube.
Ouço aqui muitas vezes críticas destrutivas claro, a M.Reis, mas M.Reis não sendo um jogador de uma dimensão elevada é um jogador com uma auréola positiva, lá terá algum jogo menos conseguido, mas eu acho que pró nosso nível é bom.
Acho eu.
Mas pronto.
4 Novembro, 2024 at 23:09
Esgaio, Fresneda, St. Juste, Edwards. Se houver lugar para mais, vai o Kovacevic também. 50 milhões e seguem todos. Mas por 25 ou 30, arranja-se qualquer coisinha..
4 Novembro, 2024 at 19:28
Falamos disso aqui no outro dia, o RA tinha contrato até 2026, mas disse que já tinha dito ao presidente que saia em 2025, por que valor e para que clube ninguém sabe, saia porque sim. O Varandas acaba por confirmar isso mesmo quando diz que o JP já estava alinhavado para entrar daqui a 7 meses e que porta é apenas antecipou o que já estava planeado.
Está história está muito mal contada ou então como digo, eles tomam-nos a todos por parvos.
No sábado jantei com vários amigos sportinguistas e até uns tripeiros e lampiões e todos achavam que a história que o Varandas contou era uma história linda sem mácula, portanto chego à conclusão que realmente nem vale a pena um gajo discutir seja o que for. A malta come a palha que poem na manjedoura e ficam felizes da vida.
4 Novembro, 2024 at 19:37
Eu também questionei isso!
Ou o Amorim estava disposto a sair para qualquer clube minimamente interessante que pagasse a clausula – porque o objectivo era mesmo iniciar outro ciclo, ou melhor, acabar este ciclo – ou ele próprio pagaria a clausula – o que duvido muito, tipo 100%!
Há ainda a hipótese de haver um acordo entre o Amorim e o Varandas dele sair livre sem ter clausula, para ficar livre, desde que depois não ficasse em Portugal – pensando que de um lado está um imbecil como o Varandas, acho isto possível, ainda que improvável porque não estou a ver isto vir a publico e o Varandas sobreviver a tal noticia!
Mas isto é só mais um ponto que me faz não entender como é que o Amorim, sendo feliz no Sporting, tendo o peso que tem no clube, tendo ainda contrato, tendo 95% dos adeptos com ele e com a equipa, tendo o plantel na mão, tendo estabilidade e uma boa estrutura, decide contra isto tudo e, “aconteça o que acontecer este é o ultimo ano à frente da equipa”!
Pode ser um problema meu, mas não entendo isto!
Aparecendo o United, pronto, a coisa é completamente diferente!
4 Novembro, 2024 at 20:30
Concordo Miguel, para mim as hipóteses mais fortes são estas 3
A) o Amorim saia e pagava a cláusula do bolso dele, duvido
B) havia um acordo entre os 2 e Amorim saia de borla, depois logo se arranjava um história bonita, estilo o Varandas queria iniciar um novo ciclo e despensava o Amorim
C) Amorim já tinha apalavrado com alguns clubes ingleses nomeadamente o MU para ir no verão e eles pagavam a cláusula, mas mudaram de ideias e quiseram avançar já
De qualquer ficaram explicações por dar, que muito provavelmente nunca serão dadas
4 Novembro, 2024 at 20:08
Gestão do plantel.?
Qual é o jogador que gosta de não jogar com o city para ser poupado para Braga?
Alguns de vocês não têm a noção básica da realidade
Este jogo é o sonho, o objectivo, a razão de ser futebolista.
Jogar na Champions contra a melhor equipa da mundo (ou uma das….)
Desculpa lá Hulmand, vais para o banco para te poupar para o jogo do Braga ….eh eh ridículo.
4 Novembro, 2024 at 21:03
Olhem que M.Reis serve bem pró nosso clube.
Ouço aqui muitas vezes críticas destrutivas claro, a M.Reis, mas M.Reis não sendo um jogador de uma dimensão elevada é um jogador com uma auréola positiva, lá terá algum jogo menos conseguido, mas eu acho que pró nosso nível é bom.
Acho eu.
Mas pronto.
4 Novembro, 2024 at 21:03
Tomara o Esgaio ser como ele.
Estávamos nós bem.
4 Novembro, 2024 at 21:13
Jogador muito importante.
SL
4 Novembro, 2024 at 21:43
Quanto ao resultado com o City “se” ganharmos o Amorim chega a Inglaterra como rei (The King), seria um alvoroço e feriado em Manchester!!
Quanto ao resultado entre lampiões e andrades para nós servia bem um empate, mas os benfas vão deixar o porco a 6 pontos do Sporting!! (precisamos de ganhar em Braga).
SL
4 Novembro, 2024 at 23:33
Resultado entre os rivais, eu prefiro que ganhem os lá de cima, os nossos vizinhos têm muito poder, ou melhor, sempre tiveram, se ficarem mais três pontos afastados em caso de nossa vitória em braga tanto melhor e mais difícil será pra eles, o porto mais ao pé não faz tanta diferença, até porque já temos uma vitória sobre eles.
Que ganhe o porto.
4 Novembro, 2024 at 23:53
Não tenhas “medo” do Porto, não!!!
Para mim um empate é bom, muito bom, e uma derrota do Porto é ouro!!
Quanto mais longe deles, melhor!!
SL
4 Novembro, 2024 at 21:54
Quem faz anos hoje, quem é?
Parabéns!
https://scontent.flis6-1.fna.fbcdn.net/v/t39.30808-6/465736262_1112041764259181_3263058140019128022_n.jpg?_nc_cat=104&ccb=1-7&_nc_sid=833d8c&_nc_ohc=NTaoXhUJsKEQ7kNvgH9gubg&_nc_zt=23&_nc_ht=scontent.flis6-1.fna&_nc_gid=AC0UxGbl5Y03WYjAwAZtKxQ&oh=00_AYBQ9cNm3_chaDUMQx3pMGmS6wM8eos5pp8eGCGVItMWPg&oe=672F1AB6
4 Novembro, 2024 at 22:27
🙂
4 Novembro, 2024 at 23:10
Grande sportinguista.. conceptualmente. 😉
5 Novembro, 2024 at 1:21
https://www.abola.pt/futebol/noticias/besiktas-em-queda-joao-mario-e-um-grande-problema-2024110423570679407
5 Novembro, 2024 at 15:08
🙂 “o rei da assistência” como dizia o jornal A Bosta.