É um estádio bonito, novo, arejado
Sporting Clube de Portugal vs Borussia Dortmund
20h
Estádio José Alvalade
Uma humidade relativa, muito superior a 100%
Lisboa amanheceu sob chuva forte, mas o almoço trouxe uma marmita de calmaria, por isso o relvado deve estar rápido, mas bem bom para jogar à bola. Infelizmente, num jogo que merecia Alvalade ao rubro, não sei se chegamos aos 40 mil nas bancadas, muito por culpa da estúpida política de preços definida pelo Zenha.
A selecção do Mali tem um futebol com um perfume selvagem e com um odor realmente fresco…
O Borussia chega a Alvalade 10 dias depois de ter anunciado Niko Kovac como novo treinador. O 11º lugar na Bundesliga fez como que Nuri Şahin fosse despedido, mas a estreia de Kovac não foi propriamente famosa, perdendo 1-2, em casa, frente ao Estugarda. Jogaram em 4-2-3-1, o que, a repetir-se esta noite, fará com que as equipas encaixem completamente. Na fase regular da Champions, os alemães tiveram alguns resultados interessantes, como a vitória 0-3 em Brugge, a goleada caseira ao Celtic (7-1), ou a derrota, 5-2, em Madrid, com o Real.
Este homem é um Mister!
Niko Kovac já foi campeão pelo Bayern de Munique, e agora chega a Dortmund para revitalizar um Borussia que quer voltar a lutar pelo título na Alemanha (no ano passado foi 5º).
Ele é excelente nestes lances porque a bola está morta e passa a estar viva.
Muita atenção ao ponta de lança, Guirassy, que já tinha brilhado no Estugarda e agora volta a ser uma seta apontada às redes adversárias, mas de amarelo vestido. Há um puto inglês, também avançado, Gittens, que merece muita atenção quando joga, e o médio Sabitzer é peça imprescindível na manobra alemã.
E agora entram as danças sevilhanas da Catalunha
Rui, o que eu penso, neste momento, sobre ti e sobre o teu trabalho, está aqui para quem quiser ler! Que hoje continuemos a escrever esta história atribulada, com um capítulo bonito, sem lesões, e capaz de fazer-nos continuar a sorrir. Spoooooooooorting!
Vamos jogar no totobola
Sporting Clube de Portugal vs Borussia Dortmund – 1X
12 Fevereiro, 2025 at 11:12
O que vi, foi uma equipa que não soube jogar sem bola… a pressionar acabámos por dar espaços nas costas.
Estamos habituados às equipas cá do Burgo que não têm futebol nem futebolistas para nos incomodar.
O grande problema e já tinha sido assim nas Antas, se não conseguimos impor o nosso ritmo com bola, não sabemos jogar sem ela.
No início da segunda parte em vez de andarem em correrias atrás da bola tinham que jogar em bloco – na segunda parte fez-me lembrar o JP.
12 Fevereiro, 2025 at 12:01
Exactamente.
Defensivamente somos uma chacota…
Seja em cruzamentos, seja nas bolas paradas defensivas, seja em momento defensivo com aquela marcação com os olhos … E atenção, este treinador já leva mais de 45 dias no SCP… O do Dortmund vai com 10 dias e deu lhe um bailarico táctico…
12 Fevereiro, 2025 at 11:31
Se fosse a escrever tudo o que penso desta fase do Sporting, no final teria meio testamento do Miguel.
Começo por Varandas, a “estrutura” e os resultados visíveis do trabalho invísivel.
Na apresentação de João Pereira, em tom de bazófia Varandas anunciou que agora é que veríamos o que valia a sua estrutura. Está a vista, mesmo para os mais distraídos.
Quando esta época começou a ser preparada (Junho de 2021 ou 2022 ou 2023, praí) e decidiu-se por um plantel curto, uma estrutura não-amadora teria a perfeita consciência dos jogadores com que iriam contar, e quais jogadores da Academia iríam compôr as segundas linhas.
Para mim, aqui reside o primeiro erro da estrutura.
Numa época em que se aponta para um Bicampeonato, com uma “nova” Liga dos Campeões em que os milhões são mais que necessários pela decisão em não vender os jogadores nucleares para atacar todas as frentes, um plantel curto não seria um risco demasiado grande?
Claro que é fácil criticar agora, com os resultados a vista, mas eu não sou presidente do Sporting nem recebo principescamente para gerir a SAD, e por alguma razão não vemos outros clubes, com a mesma ambição e calendários semelhantes, optarem por tal solução.
Depois, um plantel curto teria de ser gerido fisicamente de forma praticamente perfeita, com a utilização de todos os jogadores com tempos de jogo semelhantes, e os promovidos da formação a ganharem minutos de jogo para jogo sempre que os resultados o permitissem de forma a estarem preparados em casos de lesões e castigos. E houve muitos jogos para fazer essa gestão.
Amorim teve o plantel no seu auge mental e fisico porquê, como ele mesmo dizia, alguns jogadores necessitavam de jogar mais para estarem em forma (Gyokeres). Como é evidente, se o fazia era porque tinha o aval do gabinete de alta performance.
Aqui reside para mim o segundo erro da estrutura.
Ao optar-se por um plantel curto para uma época tão exigente, um tantas vezes publicitado gabinete de alta performance nunca poderia ter uma equipa a quebrar fisicamente com meia época disputada. Algo correu mal e agora refugiam-se no silêncio para não serem confrontados com a sua incompetência.
E um gabinete de alta performance não vive ao sabor dos treinadores. Não pode ser bom e competente porque o treinador é Amorim e passar a ser incompetente quando entra João Pereira/Rui Borges. Se assim é, podem cagar no gabinete.
Chegados aqui, temos um plantel com jogadores presos por arames (os que não estão no estaleiro), gerido com pinças e limitadíssimo em termos de soluções para 90 minutos de um jogo minimamente exigente.
Agora vemos uma gestão ao dia, em cima do joelho, com um terço na mão e velinhas acesas para que Pote recupere e mais ninguém se aleije.
Não fiz essa previsão, mas tenho de reconhecer que muitos tasqueiros previram este desfecho. Mais uma vez.
Já deixei a minha opinião em relação à falta de reforços neste mercado de inverno, e não estou com isso a desculpar a Direcção, mas perante a situação finaceira atual e as incertezas com a saída de Amorim, tomaram uma decisão.
Penso que para isso terá contribuído a saída de Amorim e a interrupção da valorização de alguns activos (Trincão, De Bast, Diomandè), a falta de propostas significativas (Inácio, Diomandè, Catamo), e os 160M de dívida, que perante os dois factores anteriores é agora de um risco elevadíssimo.
As últimas notas vão para o jogo de ontem e o nosso treinador.
Não vou falar de detalhes técnicos e dos jogadores um a um pois o Tiago CL faz isso melhor que ninguém.
Foi um banho de realidade!
Desculpem-me os que discordam, mas este Dortmund está longe de ser um papão, e a aquilo que vimos foi mais uma amostra do retrocesso que temos assistido desde que Varandas voltou a assumir à presidência do Sporting e a gestão do futebol após a fuga do actual treinador do MU.
Voltou a vitimização e desculpabilização, o Sporting que não tem cabedal para as provas europeias, o Sporting que tem de escolher as frentes para ter hipóteses de vencer o campeonato. Só faltou o temos-de-levantar-a-cabeça.
E isso sente-se fora de campo, mas também dentro de campo.
Ontem vi, nas imagens que mostravam do banco de suplentes, o mesmo Rui Borges que vi ao vivo no Dragão em quase todo o jogo, um treinador imóvel, um observador que raramente deu instruções para o campo de forma a inverter o rumo dos acontecimentos.
Por um 1/3 do ordenado de RB não me importo de assistir o jogo de pé enquanto coço a barba. E faço-o na perfeição!
Infelizmente a provável eliminação da CL poderá representar uma oportunidade para minimizar o desgaste enquanto aguardamos pelo regresso dos lesionados.
É nestas alturas que devemos agradecer termos um campeonato em que a maior parte das equipas entra em campo para não perder…
12 Fevereiro, 2025 at 11:32
Já vi que o Tiago deixou a sua opinião sobre o jogo…
12 Fevereiro, 2025 at 11:46
Concordo a 101%.
“É nestas alturas que devemos agradecer termos um campeonato em que a maior parte das equipas entra em campo para não perder…”
Vamos ver se até isso não vai ser uma montanha enorme para esta equipa. É que eu olho para aquela equipa e não vejo nem frescura, nem ideias para marcar golos a qq adversário.
12 Fevereiro, 2025 at 14:14
É ter a sorte de marcar primeiro e cedo.
Caso contrário num jogo em que se esteja empatado aos 70 minutos vai ser o bom e o bonito.
12 Fevereiro, 2025 at 12:03
Bem, não me vou desgastar mais com isto.
Um clube sem direcção, sem exigência e sem cultura vencedora que viveu ali um ilhéu de 3, 4 anos até o seu mentor ter dado de fuga. Mas ele era apenas o treinador.
Já todos, ou quase todos, vimos o que vale a estrutura e o seu grande líder. O pavão betolas vai continuar a demonstrar toda a sua incapacidade para gerir um clube de futebol e quando for questionado sobre a sua incompetência, lá virá Alcochete e os seus fantasmas. Fácil Fácil
Espero que o andebol se safe desta incompetência toda, porque o futsal parece estar a ser contaminado também.
12 Fevereiro, 2025 at 12:21
Só para relembrar os mais esquecidos…
Nico kovac leva 10 dias como treinador do Dortmund… Rui alheiras Borges leva 50 dias á frente do SCP…
O kovac deu um baile táctico ao RB… Na 1@ parte deixou o SCP jogar até aos 40′ … A partir daí começaram a explorar as alas e cruzamentos… O SCP incapaz de lidar com isso, quer por não perceberem a alteração táctica mas sobretudo porque trinconas e Quenda não ajudavam os laterais… Começam os alemães a ganhar cantos, etc … Depois na 2@ parte foi uma vergonha… Os alemães nem foi necessário acelerarem muito, foi só uma velocidade acima…
O que fez RB?!?
Recuou a defesa e partiu o jogo, metendo o Viktor sozinho a uns 30-40 metros do jogador mais próximo do SCP. O momento stand up foi quando lançou o biel… Fdssssss, na Academia do SCP temos lá mais de 10 putos melhores do que este escanzelado…
Em suma, banho táctico e, o SCP não tem Treinador. Mais uma vez a ver a equipa perdida em campo e, péssimas substituições… Tem um treinadorzeco que está a fazer pela sua vidinha…
O SCP para esta gentalha é apenas um meio para atingirem um fim.
12 Fevereiro, 2025 at 12:50
Depois os outros é que são burros.
Uau um banho tático, a uma equipa sem os 4 ou 5 melhores jogadores do plantel.
Rui Borges com 3 dias de trabalho, ganhou o derby em Alvalade.
Espetáculo.
12 Fevereiro, 2025 at 13:09
Uau, ganhou ocderby em Alvalade…. estiveste lá? Viste como foi?? Foi igual ao jogo de ontem ou o jogo do dragão, o Sporting fez um razoável 1 parte e depois desapareceu, a diferença está nos golos sofridos, o carnide não conseguiu marcar, o fêcêpê marcou no último minuto e o Dortmund passeou-se em campo durante toda a 2 parte e marcou 3, lá, nem sei….
12 Fevereiro, 2025 at 13:15
Sim se tivesse 10 dias de trabalho ou 11 tinha feito melhor.
Conversa de merda.
É como aquela estatística dos jogos, não conta contra quem foram ou não.
Esta estatística também é boa.
Nos últimos 5 anos ganhaste tantos campeonatos como nos últimos 20 anos.
Então se formos BI, são 3 campeonato em 5 anos.
Tudo números, que fazem um “gago mental” um dos presidentes mais titulados da nossa história.
Como diz o Xupinha, não sejam burros.
12 Fevereiro, 2025 at 13:17
O problema aqui, e o que te deves questionar é …
O XaP a dormir vê mais que tu acordado …
Agora, continua a bater palminhas á mediocridade…
12 Fevereiro, 2025 at 13:21
Ao nível de estatísticas e números, nem uma salva de palmas obténs, porque revela uma imensa mediocridade intelectual completa.
12 Fevereiro, 2025 at 13:42
Mister das alheiras, estatísticas número jogos e golos totais..
11 jogos, 5V 3 E 3 D
18 golos marcados vs 12 golos sofridos
Bate palminhas…
12 Fevereiro, 2025 at 13:44
Ao dia de hoje …
45 % vitórias
Bate palminhas bate ..m
12 Fevereiro, 2025 at 13:29
Esta estatística tb é boa…. nós últimos 6 anos estoiraste 515M e um plantel recheado de bons jogadores sendo os seus países pertença do Sporting e não de fundos e empresários abutres que quando querem desestabilizar uma equipa começam a dizer aos jogadores para mancarem e amarem porque têm um novo clube e melhores condições para os colocar! Ao fim de 6 anos de gestão após promessas de capacidades acima da média, futebol fácil fácil e zenha pppuuufff estamos numa situação “linda”…. o curioso é que este é o nosso melhor momento desportivo dos últimos 40 anos e ao que parece, segundo inúmeras opiniões, atingimos o pináculo, o plantel é curto mas isso é normal, temos uma carradaxde jogadores lesionados e fora de forma, mas é normal, o futebol é assim, temos uma dívida a fornecedores que quadruplicou mas que já não enche capas de jornais e deixemo-nos de lirismos que a nossa competição é o campeonato…. conversa de merda é tb aquela que tu fazes aqui todos os dias e se andamos 40 anos para ganhar 4 campeonatos, em minha opinião tb muito se deve a Sportinguistas com o teu nível de exigência e são muitos, foda-se, são muitos!!!
12 Fevereiro, 2025 at 13:29
Sendo os seis passes! Países o caray….
12 Fevereiro, 2025 at 13:30
Amuarem
12 Fevereiro, 2025 at 13:33
Tanto texto para acabar na exigência.
Não tenho mais nada acrescentar.
Volto a repetir o mandamento do Xupinha o homem da estatística, não sejas burro.
12 Fevereiro, 2025 at 14:40
É mesmo isso, tudo se resume à exigência e competência, e quem as tem está sempre mais perto de ganhar!!
12 Fevereiro, 2025 at 14:17
Ainda te custa a perceber que ganhaste esses campeonatos apesar do tal “presidente mais titulado” e não por causa dele…
Não te bastou o exemplo Joao Pereira para perceber.
Vais ter mais exemplos em breve. Pode ser que finalmente percebas.
12 Fevereiro, 2025 at 14:26
Quem ainda não percebeu isso até agora, ou nunca vai perceber, ou então só vai perceber quando estivermos com um pé à beira do precipício. Mas a malta tem a memória muito curta, muito mesmo, e por isso, o Varandas vai estar sempre safo, porque ganhou 2 que podem ser 3 títulos, e é o que mais importa.
12 Fevereiro, 2025 at 19:00
Olha mais um exemplo da espetacular estrutura: Morita com mais uma lesão muscular e Gyokeres com lesão nos adutores.
Isto é a estrutura do Varandas em todo o seu esplendor, com o seu departamento de alta performance…
12 Fevereiro, 2025 at 13:29
Mas não deixa de ser uma critica sem sentido. Há um contexto que tem de ser inserido na leitura dos números. Se não andamos aqui todos a dizer que o Varandas é dos melhores Presidentes da história do Clube, ou o Dias da Cunha que em 6 anos tem 1 campeonato e uma final da Liga Europa, coisa que mais nenhum treinador deste século tem, porque os números são os números.
12 Fevereiro, 2025 at 13:35
A contradição é muita.
Uma vez é números, outras já é contexto.
12 Fevereiro, 2025 at 13:38
Aí agora temos de agrupar a amostra de jogos realizados por grau de dificuldade?!?
E aí já dá para analisar os números?!?
Olha eu, aquando da miserável decisão de promoção do JP disse logo que ia dar merd@… E deu, mesmo a jogar contra Gil vicentes e Moreirense…
Quanto a este treinadorzeco ser mediano, até digo mais, mais que mediano … Está já no insuficiente+… Isso é uma evidência…
Lá que muitos queiram ver algo diferente e o arco íris e o sol a brilhar é uma coisa, a realidade é factual.
Quanto ao abstinente mental que se diz presidente do SCP, pode ganhar o que for que para esse não há estatística que o salve … O que o salva são os muitos burros com muitos votos que comem fava, palha e cenouras …
12 Fevereiro, 2025 at 13:53
Mas ou és um gajo que usa os números acima de tudo ou és alguém que alia a conjuntura aos números. Agora não podes ser os dois consoante te convém. Se o Rui Borges é uma merda porque os números dizem que ele é uma merda, depois não podes dizer que o Varandas é uma merda quando os números estão do lado dele.
12 Fevereiro, 2025 at 14:02
O que é queres que eu te diga?!?
A estatística é uma ferramenta, poderosa, que hoje em dia tem uma preponderância transversal, quer na sociedade convencional, na ciência e no mundo digital e virtual…
Não queres perceber o fulcro da questão?!? Ok, passa á frente…
12 Fevereiro, 2025 at 14:17
Eu percebo a utilidade da estatística. Mas não estamos a fazer levantamentos de quantas pessoas sobem a Av da Liberdade e quantas descem, ou quantos homens entram em lojas de roupa vs quantas mulheres entram em lojas de roupa.
E atenção, eu não acho o Rui Borges um treinador por aí além, aliás cada vez que o vejo e cada vez que o ouço gosto menos. Mas não acho que possas olhar para os números dele e dizeres que em 11 jogos apenas tem 5V 3E 3D e por isso é uma merda, quando há todo um contexto que está por detrás desses números de que não falas.
12 Fevereiro, 2025 at 14:27
Nunca disse que o RB é uma merd@.
O que não digo é que é um excelente treinador porque, factualmente não é.
12 Fevereiro, 2025 at 14:34
Mas como estás em modo martelo, o que transparece é que achas que ele é uma merda. Dizes que é insuficiente, o que para mim é o mesmo que dizer que é uma merda. Eu acho o RB jeitoso, acho que dentro da conjuntura de merda em que o Presidente nos pôs era difícil arranjar muito melhor do dia para a noite, e acho que apesar de ter uma % de vitórias pequenas, no meio disso tem 4 jogos contra os rivais onde ganhou 2 e perdeu 1 nos penaltis. Apanhou um plantel que o João Pereira destruiu mentalmente e fisicamente, e conseguiu, pelo menos na parte mental recuperar alguma coisa. O resto é dificil fazer melhor, porque não tem 2 meses de pré-época para por os jogadores a jogar como quer, nem para montar o plantel como quer. Acho que é isto que falta na tua análise dos números, um contexto de merda em que ele se inseriu e que em nada o favorece. Eu acho que ele não é grande espingarda por outros motivos, não porque só tem 45% de vitórias.
12 Fevereiro, 2025 at 16:17
Tens um problema sério com Rui Borges e se calhar será de caráter pessoal e não futebolístico. Liga ao homem. combina um café e resolve isso.
Poupas uns valentes euros em psiquiatria.
12 Fevereiro, 2025 at 18:22
Vou pensar no teu caso…
Mas, não tenho problema nenhum com o RB, tirando o facto de achar que não é treinador para o SCP.
12 Fevereiro, 2025 at 18:17
Ah, dominámos a 1.ª parte porque o Kovac deixou. Assim tá bem.
Aquela bola à trave estava controlada. Parecia um corte que o João Pinto dos morcões uma vez fez nas Antas, que levou a bola à trave da própria baliza, mas o gajo disse que foi de propósito.
Mete-me nojo ver alguém a bater em mortos.
A equipa tá toda fodida, não joga uma merda, mas de cada vez que mostra alguma coisa positiva, há gajos que dizem que foi porque os outros deixaram.
É como a tese de que é o Jorge Mendes que manda o Sporting ser campeão de vez em quando para desenjoar e não estragar o negócio.
Ide-vos foder!
Se acreditam nisso, não sei porque é que vêm futebol. Vejam wrestrling americano, então. Teatro por teatro, mais vale ver do bom.
12 Fevereiro, 2025 at 18:23
Mais um iludido…
O futebol português é uma mentira.
Quanto mais depressa aceitares isso, mais rapidamente sais desse triste estado de negação em que te encontras.
12 Fevereiro, 2025 at 12:46
O SCP foi multado em 12 mil euros e o JP em 1224€ por causa da falta de habilitações…
Isto derivou da queixa da associação nacional de treinadores…
Fantástico…
Gestão de roof top…
12 Fevereiro, 2025 at 12:48
Na imprensa internacional a derrota do SCP foi vista com termos como … Esmagado…
E dizia o dr capitão cobardolas que ia aparecer era nas derrotas… Tá bem tá…
Com papas e bolos se enganam os tolos…
12 Fevereiro, 2025 at 12:52
https://x.com/i/status/1889473695694856222
12 Fevereiro, 2025 at 13:08
O Arreiol está a jogar na Youth league…e o Afonso tb.
12 Fevereiro, 2025 at 13:11
Só agora vi o resumo do jogo e repetição dos lances de golo.
Na primeira parte estivemos claramente melhor que o Dortmund. No entanto, quando conseguimos algo foi mais fruto de recuperações com ataques rápidos, somente por 2 ou 3 jogadores, que rematavam logo que podiam e, não foi tanto por jogadas bem construídas desde trás. Isto para mim foi devido às ausências e incapacidade dos que jogaram de ter essas dinâmicas. Via-se que a equipa tinha espaço, mas os jogadores escolhidos estavam mais preocupados com a parte defensiva do que em atacar. Fresneda ataca pouco e pouco bem. Juste e Diomandé não subiram com bola nenhuma vez. Matheus Reis ainda foi quem mais tentou atacar, mas todos sabemos que não é o forte dele. E depois no meio campo tínhamos outro central sem andamento para jogar num meio campo com muita dinâmica e, também, um miúdo de 17 anos, com muita qualidade, mas também inexperiente.
Os ataques foram sobretudo uma ou outra arrancada do Trincão, do Maxi ou do Harder e uns remates (cada um com um!).
Portanto, a primeira parte foi boa, mas muito distante de ser brilhante. Ficou a ideia de que com a equipa toda em condições e todos disponíveis, teríamos mais que hipóteses de ganhar!
Segunda parte… o que se viu das bancadas foi simplesmente quebra física e incapacidade para acompanhar o ritmo. Foi como quando aquela malta vai correr uma prova de fundo. Uns arrancam com ritmo estável e outros em grande correria. Os segundos começam a perder gás mais á frente na corrida e os que mantiveram o ritmo estável ganham fácil! E a ideia inicial é que uns correm muito mais que os outros.
Enfim, a malta perdeu capacidade física, como já tinha acontecido no Dragão.
Quando o Gyokeres se aprontava para entrar junto à linha pensei “tira o Trincão. tira o Trincão”… mas não!
De seguida sofremos o primeiro golo e segundo antes do cruzamento vindo do lado esquerdo da nossa defesa, olhei para o Fresneda e disse a quem estava ao meu lado “o Fresneda está sozinho com 2”. Inicialmente parecia que a culpa era mais dele, mas agora tenho de corrigir. O St Juste andou ali aos papeis e deixou o ponta-de-lança saltar nas costas. Péssima abordagem.
E além do cansaço físico que já existia, que também influencia e muito a capacidade de raciocínio, comemos com um chapadão nas trombas e sofremoso primeiro. Daí em diante foi sempre a descer.
O segundo golo foi parecido com o primeiro. Vejo novamente o Fresneda a ver dois a chegar á sua zona. Ele decide e bem acompanhar o que se desmarca para a zona mais próxima da baliza. E o Trincão acompanha o dele com os olhos. Resultado, novo golo ao segundo poste.
O terceiro golo é em contra-ataque e o lance para mim que marca isso, é novamente do Trincão. Tem a bola com a equipa toda junto à área adversária. Poderia ter colocado a bola nas costas da defesa e a decisão é um cruzamento remate (momento WTF!?!) que deixa a bola facilmente “cortável” pela defesa adversária…o resto é só ver acontecer.
O Rui Borges mexeu na equipa. Mais do que noutras situações. Colocou em campo 4 “titulares” e 1 recém-chegado. Se não os tem colocado o que andaríamos aqui a dizer?
Há muitos problemas associados ao que está a acontecer, que já mencionei ontem e repito. É um loop de merdas, que começa bem lá em cima, na incapacidade de quem lidera o clube:
Permitir que um treinador possa sair a meio da época > Decisão de plantel curto por esse mesmo treinador > Azar e má gestão de jogadores > Lesões > Plantel ainda mais curto > Sobrecarga dos poucos jogadores disponíveis > Cansaço e cansaço > Mais risco de lesões… and so on!
Que esta saída da Liga dos Campeões signifique o bi-campeonato. Que ganhemos já no sábado e que retomemos esse rumo. E nunca esquecer o que costuma dizer e bem o Miguel…se ganharmos este campeonato, será apesar de Varandas e não devido ao mesmo (aventesma cada vez mais detestável).
12 Fevereiro, 2025 at 13:30
O SILÊNCIO DOS INCOMPETENTES é sintomático do mau estar que vai nos corredores, gabinetes de Alvalade e também na academia de Alcochete…
Este tipo de derrotas humilhantes em Alvalade era algo que, julgava afastado há 3 meses atrás… De repente, eis que a realidade voltou a demonstrar a verdadeira face de quem, infelizmente, dirige o SCP.
Mas alguém, no seu perfeito juízo e, sem qualquer tipo de agenda pré definida, acredita que esta gente quer o bem do SCP e dos sportinguistas?!?
Com uma janela de transferências de Janeiro e o que aconteceu?!? 1 GR de 31 anos e um extremo escanzelado quase com 24 anos que ninguém conhece…
Vamos ver até quando esta gentalha vai conseguir continuar em silêncio … Camuflando todas as aldrabices e más decisões de gestão que têm executado, prejudicando sobremaneira o SCP.
12 Fevereiro, 2025 at 13:35
Rui Borges e capitão Vagangas estão em amena cavaqueira neste preciso momento, nas bancadas da Alcochete. De que falarão? Parecem tranquilos, bate o Sol, está-se bem.
O Sporting vence o Mónaco por 2-0. Estão a jogar bem, mas curiosamente, temos alguns erros na saída de bola defensiva muito parecidos com a equipa principal, coisas super displicentes. Parece ADN sportinguista.
12 Fevereiro, 2025 at 13:42
Gabriel Silva…pre época com ele.
Puto tem muito golo.
12 Fevereiro, 2025 at 14:07
O Sporting tem que apostar tudo em vencer campeonatos nacionais e taças nacionais, em apurar-se sempre para a Champions e em passar sempre à fase a eliminar. Esquecer mais do que isso e aceitar. De certa forma, seguir a receita do FC Porto (não nos métodos, apenas nos resultados). Para isso, tem que perceber que tem que ganhar praticamente todos os jogos com os pequenos e os médios e ganhar mais vezes contra os dois grandes rivais nacionais. Existindo o problema dos prejuízos próprios e dos benefícios alheios, via arbitragens, castigos, etc., e a roleta das lesões, tem que apostar em treinadores, plantéis e onzes de grande qualidade para a realidade nacional, de modo a contrariar as forças exógenas negativas. Talvez um dia mude, mas, por agora, e apesar do VAR, temos que ser consistentemente melhores do que os rivais. Ora tal não se consegue com plantéis curtos, com jogadores para fazer número, com ausência de soluções a partir do banco, sem alguma versatilidade táctica, sem reforços cirúrgicos de grande qualidade, com lacunas óbvias, com dependência de um só jogador, com jovens imberbes e projectos de jogador, com fezadas e pensamento mágico. Subjacente a tudo isto, está um nível de competência brutal, capaz de aumentar as receitas operacionais ordinárias e as receitas extraordinárias (mais-valias de transferências), capacidade negocial, “scouting world class”, agilidade no mercado, músculo financeiro para tomar certo nível de risco, etc. Ora, olhamos para o actual Sporting e percebemos logo as diferenças. Enquanto assim for, ganhar será fruto do quase acaso (demérito dos adversários e algum mérito nosso) ou de epifenómenos (acertar num Eusébio, ter um Cristiano Ronaldo, acertar num Jardel, ter um Peyroteo, etc., ter um Pedroto, um Jesus, um Mourinho, um Amorim, etc., no seu “prime” ou ter um presidente que esmague os rivais por goleada (um “Pinto da Costa”, pensamos todos, embora nos repugnem os métodos e eles não sejam indissociáveis dos resultados – daí as aspas). Não percam tempo a discutir sistemas tácticos ou posições em campo, dinâmicas, etc. Não é aí que está o mapa do tesouro – é muito mais acima, muito antes desses detalhes, no edifício que é o nosso clube.
12 Fevereiro, 2025 at 14:09
Subscrevo
SL
12 Fevereiro, 2025 at 18:08
Que parvoice.
O Sporting estava a ir muito bem, até o otário ter decidido sair para manchester. O descalabro veio depois e não tem parado.
E claro o Viana também saiu agora mas já há meses que andava a trabalhar para o outro clube.
Basicamente todos andam a sair mas os sócios continuam a bater palminhas aos fivelas na esperanca que os milagres continuem a acontecer.
13 Fevereiro, 2025 at 10:32
Parvoíce? O Sporting estava a ir bem? O Sporting é um descalabro antes e depois do Amorim. Como não votámos no Amorim, é capaz de ser altura de dizer bem alto a porcaria de dirigentes que temos no clube. O Amorim foi um acaso que correu bem, um “cisne negro”. É capaz de ser altura de repensar, mais uma vez, o clube, de alto a baixo. Ainda não foi desta, infelizmente.
12 Fevereiro, 2025 at 14:26
Não havendo crónica que já vai sendo também habitual vai mesmo aqui a minha análise ao jogo de ontem.
Mais do mesmo.
E já começa a ser demais.
Melhores em campo:
Maxi e Rui Silva.
Piores em campo:
Trincão, St Juste e Morita.
Não sei o que faz Trincão ao balneário, se leva lanches todos os dias, se esfrega as costas de todos….mas que é um gajo que pode estar a fazer merda há não sei quantos jogos seguidos e fica em campo 90 minutos, isso é certinho.
Aos 20minutos de jogo, reparei eu, que já não descia.
Não me interessa ver o Trincão numa ou noutra jogada a correr que nem um desalmado a fazer pressão no GR quando depois quando é preciso está todo borrado e não consegue acompanhar o adversário quando estão a fazer 2×1 com o Fresneda.
Para mim são vários os momentos do jogo em que ele é um autêntico fdp para o Fresneda. Para além de cagar para o processo defensivo a correr atrás quando tem é de estar de frente para o adversário, ainda não respeita o movimento do colega na linha e faz sempre….mas sempre….deslocação para o meio para tentar rematar….e remates frouxos. Correu bem quê….uma vez?
St Juste perdeu a única coisa que tinha de bom a acrescentar. A velocidade. Nota-se que está borrado de medo de se lesionar. Até a correr, corre de forma diferente. Muito mal, mas mesmo muito mal a posicionar-se. Então o 2º golo é uma merda surreal. Vai atrás do adversário até ao nosso lado esquerdo e depois fica ali uma multidão a ver o gajo do Dortmund a cruzar sem qualquer oposição. Claro que depois na área faltam jogadores, nomeadamente um central…
Ontem parecia uma andorinha, completamente irresponsável de um lado para o outro a criar buracos na defesa.
Morita. Se era para entrar naquele ritmo quando o jogo pedia intensidade, mais valia não ter entrado. Não trouxe nada ao jogo. Simões a continuar assim, tira-lhe o lugar.
Três coisas que me têm tirado do sério na nossa equipa:
1- A nossa falta de preparação física em relação às equipas contra quem temos jogado. E se até podia entender a frescura de equipas que só jogam uma vez por semana, já não entendo quando defrontamos equipas que jogam tantos ou mais jogos que nós. E se o argumento for que temos tido jogadores lesionados e o camandro, também esse argumento cai por terra quando vejo o mesmo em jogadores nossos que supostamente deveriam estar a 100%.
É assim há demasiados anos. Resolvam de uma vez por todas este problema. Se o problema é termos demasiados jogadores conas moles então tenham mais atenção no momento em que formam o plantel.
2- A nossa incapacidade de ir à linha e cruzar. Ainda ontem se viu a tamanha facilidade e a liberdade em excesso que os jogadores adversários tem de ir à linha e cruzar diretamente para o colega.
Já nós quando chegamos à linha, ou temos sempre adversários que nos obrigam a jogar para trás ou sai um cruzamento para ninguém ou até muito mal feito.
Será que é porque os nossos defesas como treinam contra Quenda, Trincão, Geny e já sabem que vão puxar para dentro para rematar, já não se preocupam em proteger a linha?
Não temos nenhum avançado ou lateral que consiga desempenhar bem esse papel?
Será que não conseguimos treinar cruzamentos rasteiros, levantar a cabeça e meter lá a bola ou sequer perto?
Será que não dá para trabalhar esse aspeto e no Sporting e apenas no Sporting temos essa impossibilidade e tornamos o nosso jogo super previsível?
3- A nossa incapacidade nas bolas paradas. Não temos movimentos, não temos marcadores, nada…
Quando há um livre ou um canto a nosso favor já vou com zero expetativas que saia de lá alguma coisa de jeito.
Ninguém na equipa técnica é capaz de perceber que temos aqui um problema? Ou não acham que temos aqui um problema?
Pode ser que saindo da Champions se parem de queixar de falta de tempo para treinar….
12 Fevereiro, 2025 at 14:32
Depois vão se queixar de outra coisa qualquer…
Quando esgotarem as desculpas lá aparecerá a velha conversa do sorte/azar …
12 Fevereiro, 2025 at 14:48
O Trincão é dos gajos que eu já vi a correr mais ao mesmo tempo em que corre mal como a merda. O gajo é lento como tudo e isso não ajuda, mas é horrível a fazer pressão, sempre foi, ele e o Paulinho eram um caso de estudo em que como 2 gajos que correm tanto conseguem correr tão mal.
O que dizes da parelha com o Fresneda é verdade. Ontem o lado direito funcionou muito melhor do que o habitual nos primeiros 45min. O Fresneda não vai dar muito no 1×1, mas é um gajo que se mexe bem e que arrasta jogadores com ele e isso abre espaço. E o Quenda nestas alturas tem muito mais futebol do que o Trincão e o Geny, porque ao contrário dos dois não é um fuço fdp. Acresce que o Quenda acompanha sempre o lateral adversário coisa que os outros dois não fazem. Se o Sporting tivesse um bom extremo esquerdo, nem o Trincão nem o Geny seriam titulares num Sporting que tem Pote e Quenda na frente, porque são os dois banais.
Quanto ao ponto 2 acho o contrário. O Sporting quando os jogadores vão à linha e cruzam por norma fazem-no bem, tirando o Fresneda que é melhor a aparecer para finalizar. Mas ainda ontem o Mateus Reis sobe, e quando cruza faz o cruzamento certo para o sitio certo, apanha a defesa completamente em contrapé. O problema é que na zona em que deve aparecer o 2o avançado, no coração da área, esse movimento não acontece porque os fdp não têm esse movimento. O Trincão nesse lance estava no meio campo ainda, para veres a estupidez. O Quenda também tem esse problema que são os movimentos interiores. Por norma, quando a equipa vai à linha e cruza, o PdL ou procura as costas, ou o 1o poste, nós o Harder e o Gyo parecem preferir o 1o poste, e se assim é, o extremo contrário tem sempre de fazer o movimento diagonal para aparecer no 2o poste, e por norma o 2o avançado é que fica nas costas do PdL ali entrada da área, pequena área. O nosso problema é que estes movimentos não existem. O único gajo que faz com qualidade o movimento de aparecer nas costas do PdL é o Fresneda. É o único, por isso é que o rapaz não ataca um caralho, mas em 6 jogos tem 2 golos+1 a meias com o Aderlan Santos. Não é uma questão de qualidade de quem cruza, é uma questão de quantas pessoas estão na área e os movimentos que fazem, porque por norma há muito cruzamento com qualidade por jogo, não há é movimentos que aproveitem bem esses cruzamentos.
12 Fevereiro, 2025 at 15:09
“O Trincão é dos gajos que eu já vi a correr mais ao mesmo tempo em que corre mal como a merda.”
Tal e qual.
Lembro-me de uma discussão que tivemos aqui com o TCdL onde se falava em gajos que mais corriam. O Trincão deve ser desses com dados biométricos aceitáveis. Mas depois vamos ver e ….
O meu ponto 2 ficou de facto incompleto.
Há a questão que falas que é mais um aspeto de quem tem de atacar os espaços.
E sim, tens razão. Falta quem apareça.
O Fresneda por incrível que pareça tem feito esses movimentos e muito bem. O Geny também tem fases.
Em termos de cruzamentos….
Quantas bolas vês a ir para as couves?
Quantas vezes viste o Gyokeres possuído com o Geny?
Quantos cruzamentos do Quenda ou do Trincão são aproveitados para golo de forma direta, ou seja, sem andar em carambolas ou vir do passe de outro colega que em esforço teve de ir “buscar” o cruzamento?
O que mais me faz confusão é não sabermos aproveitar essa vertente do jogo e ver outras equipas em que aquilo corre muito melhor.
12 Fevereiro, 2025 at 16:30
Isso dos cruzamentos tem muito a ver com quem os faz. É diferente teres o Geny e o Trincão a cruzar que muitas vezes mandam para lá, a teres o Quenda ou o NS que cruzam de maneira diferente. O Quenda cruza para dentro, como cruza para fora de pé direito. E até acho que este é o maior problema, muito pé trocado, muito cruzamento que em vez de fugir ao Gr vai na direção do Gr. Mas como esse do Mateus temos muitos, o golo do Puto Simões é um cruzamento muito bom, para uma zona que normalmente não está povoada e que apanha a defesa em contrapé. A diferença está na leitura de quem ocupa os espaços. O Simões parece ler melhor esses movimentos que o Trincão e que o Bragança.
12 Fevereiro, 2025 at 16:38
Mas isso tem de ser mais bem trabalhado.
Sinto que é preciso tudo correr muito bem e termos uma pontinha de sorte para essas jogadas acontecerem. Parece que não é trabalhado mas fruto de circunstâncias muito especiais.
As bolas paradas é outra coisa igual.
O que quero concluir é que parece que não são coisas trabalhadas.
Pelo menos é essa a perceção que retiro dos nossos jogos.
Quando comparo então com outras equipas…
Porque é que para umas equipas sai tudo tão fluido e fácil e connosco é uma aflição.
E mesmo equipas do campeonato português que não têm as nossas ambições fazem estas coisas melhores que nós.
Porquê? Melhores jogadores, não deviam ter….Treinadores também não….Já para não falar da direção…….Orçamentos e coisa e tal nem quero imaginar….O que será então?
12 Fevereiro, 2025 at 16:50
Uma coisa que o Amorim sempre disse, e parece que a malta não ouvia apesar do gajo ter razão, é que é impossível trabalhar o que quer que seja quando se joga 2x por semana. Jogo, recuperação, preparação, jogo, não há espaço para trabalhar o sistema tático. Mas eu acho que não é do sistema tático. O jogador ou tem os movimentos ou não tem. Se trabalhas com o Mateus Reis há 5 meses, e o vês a ir á linha de fundo cruzar já tens de saber mais ou menos as zonas onde a bola vai cair. Os jogadores ou têm isso ou não têm. O problema é que no Sporting isto ainda é pior. Não é o jogador não saber onde a bola vai cair, é o jogador não estar lá. O Trincão vai “ajudar na construção” (que significa vai pegar na bola tentar fintar um dois gajos e passar para trás), e depois como a bola corre sempre mais do que os jogadores, principalmente se a passarem, quando o cruzamento sai, ele ainda está a coçar a tomatada no meio campo. Depois é normal que o Sporting tenha pouca gente na frente, porque quem tem de ocupar as posições não o faz.
12 Fevereiro, 2025 at 16:59
O trincão faz o jogo que quer.
Deste o exemplo do Paulinho e era basicamente isso.
São jogadores que gostam de ter relevância nem que para isso tenham de ir buscar a bola no nosso meio campo.
Depois estão-se a cagar se não conseguem estar lá na frente. Mas deram aquele toquezinho na bola mesmo que seja irrelevante.
Em relação ao aparecer na área isso tem muito de treino também.
É bater até não dar mais nos treinos que têm durante os dias que forem.
E para isso não precisam de ir a correr, nem sequer cansarem-se. Nem precisam sequer da bola.
Basta até ir com os jogadores de “pijama” e tudo lá para dentro a passo e em camara lenta mostrar aos jogadores onde devem estar.
Como se estivessem a treinar uma coreografia.
12 Fevereiro, 2025 at 17:42
trincão teve ação direta no segundo golo:
é confrangedor ver o adversario a pedir o cruzamento ao lado dele, corre para a area para marcar e o trincao fica a ver
e no terceiro:
é ele que no ressalto do canto mete a bola baixa e frouxa na defesa alemã e não por cima onde estavam os nossos centrais que permite o contra ataque rápido
Não percebo como é que os que parecem ter mais energia (os putos) são sempre os primeiros a sair para ficarmos com o principe de amarante
12 Fevereiro, 2025 at 14:39
Não percebo muito bem porque é que o Mendonça nunca é considerado para a equipa A. Jogamos com um dez exatamente como ele jogou o ano todo e já jogava no ano passado, tem raça, tem toque de bola, tem golo e bom jogo de área…
É um dos que devia estar neste momento a ser muito considerado para a equipa A com a ausência do Pote. Mas nem “cheira”….
Acho-o bem melhor e mais preparado que o Alexandre Brito, por exemplo (neste caso o Bragança seria considerado apenas para médio centro)…
É triste ver o que se passa com o Arreiol…completamente fora dele, metade do jogador que realmente é, claramente triste…resolvam lá essa merda….
12 Fevereiro, 2025 at 14:46
Isto apesar de achar que o Flavio (por exemplo), vai ser muito mais jogador do que o Manuel. Mas se fosse para usar alguém agora na A, era o Manuel. Não a titular, não é como o Simões, mas…precisamos de quem rode com quem está na equipa…
12 Fevereiro, 2025 at 14:51
Txxxiiiii…coitado do puto do Monaco….sofrimento……hehehe
Quando disse isto ainda não tinha chegado ao golo. Nem do Mendonça nem do 2 do Flávio…cheguei agora ao 2º do Flavio…coitadinho do central deles….vai dali para a CUF….
12 Fevereiro, 2025 at 14:50
1 O Sporting vai com 37 jogos esta época. Chegará pelo menos aos 52, mas, provavelmente, vai terminar com 55. O plantel é absurdamente curto: três médios, que são três médios mais o João Simões desde meados de Novembro, ataque com cinco jogadores para três vagas, sai o Edwards entra o Biel, muda o sistema e ficamos com sete alternativas para as quatro posições da frente, mas temos o Pote no estaleiro há três meses, portanto, seis para quatro lugares. Profissionais com mais de 20 anos no topo do futebol português e experiência internacional (estou a falar de Viana e Amorim) aceitaram e planearam este cenário. Não eu nem vocês. Profissionais pagos a peso de ouro. Passar a fase liga da Champions (para o play-off ou, directamente, os oitavos de final) era previsível (bastava ler as notícias sobre simulações em computador ou, mais fácil, já ter jogado FM). Portanto, 10 jogos de altíssimo desgaste garantidos, o que compara com 6 jogos na versão anterior da Champions. Quase o dobro. E eu sei que o Amorim chegou a ser eliminado pelo Varzim, mas passar três eliminatórias da Taça de Portugal não se pode considerar, propriamente, uma surpresa. Portanto, 52 jogos, provavelmente 55. Mais as selecções. Um Hjulmand, um Gyokeres, um Morita, fecham a temporada com 60 jogos nas pernas.
2 O que as sucessivas derrotas com estrondo demonstram (Amorim tem várias para apresentar) é que o clube tem uma decisão, de estratégia, para tomar. Com estas campanhas fora de fronteiras, dificilmente se conseguem manter por cá os melhores jogadores mais do que uma ou duas épocas. Portanto, vamos estar sempre a começar do zero. E a levar sovas na Champions, e, às vezes, também na Liga Europa. É preciso subir de nível. Ou, então, assumir que o Sporting é um Ajax, mas versão Temu, aquele Ajax que nem de 20 em 20 anos brilha na Europa.
12 Fevereiro, 2025 at 15:10
Fodasse há coisas que li aqui que só são possíveis de escrever para quem ou não viu o jogo, ou não percebe um corno de bola!!!
Eu e todos os meus companheiros de bancada vimos o mesmo, mais do que falhas individuais ou do treinador, vimos uma equipa que estoirou fisicamente aos 50 min e isso é que é preocupante!!!
O RB não “partiu” a equipa, nem a mandou recuar, na primeira parte a pressão foi bem feita ao portador da bola e ás opções de passe, um pressionava o portador os outros encaixavam nas opções de passe e os alemães não conseguiam sair, na segunda parte esse “encaixe” nos jogadores que eram as opções de passe deixaram de existir e foi um rega bofe para os alemães, o buraco do meio campo era visível a olho nu das bancadas, era uma cratera mesmo com jogadores que queriam mas não conseguiam acompanhar as desmarcações dos alemães…
Na realidade a equipa ficou partida, não por opção tática mas por incapacidade física e isto sim é preocupante!!!
O RB para mim errou não nas opções táticas mas nas substituições, o Harder e o João Simões nunca podiam sair, o Harder porque era o gajo que mais e melhor pressionava e defendia a saida de bola dos alemães e o miúdo Simões o que mais ritmo tinha no meio campo apesar de já estar um bocado desgastado…
Os “titulares” que entraram fizeram muito, mas muito pior que os “suplentes” o Gyo não está em condições, não consegue atacar a profundidade e já nem defende ou pressiona sequer os defesas adversários, o morita e o bragança uma miséria, o bragança então não marcava, não pressionava no timing certo, não desenvolvia o ataque uma nulidade!!!
Não sei se eles entraram para ganhar ritmo para o campeonato, ou se foi uma espécie de “ave maria” porque os que estavam a jogar estavam todos rotos, de uma forma ou de outra o resultado foi catastrófico!!!
Agora culpas e responsabilidades, este plantel foi formado propositadamente curto para servir uma ideia de um treinador que se foi embora e que antes de ir, nos últimos 4 jogos levou a equipa ao limite e os fodeu todos, o caso do Pote é auto-explicativo!!!
É inacreditável e demonstra uma incompetência atroz que uma direção de gajos liderados pelo “homem da casa das máquinas” não tenha retocado o plantel na janela de Janeiro, principalmente porque tiveram tempo e mais que tempo, mal saiu o RA, para o fazer, ninguém queria que fossem buscar “craques” todas as pessoas queriam que fossem contratadas alternativas que conseguissem aguentar o ritmo da equipa a um nível aceitável, apenas e só isto!!!
Se há uma frase que está completamente correta e mais que provada pelo antes e depois do RA é que “O SCP ganhou dois campeonatos em 4 anos não por causa do varandas mas apesar dele!!!”
E agora vou continuar a “curtir” a depressão
12 Fevereiro, 2025 at 15:29
É fácil substituir o Simões.
É dificil substituir o Trincão.
É fácil substituir o Simões quando este tenta despachar a bola e no seguimento da jogada dá o 1º golo para eles.
É dificil substituir o Trincão quando este manda um cruzamento sem a altura mínima de quem é jogador profissional e dos mais bem pagos no plantel e no seguimento recupera que nem um lesionado num qualquer adutor e dá o 3º golo para eles.
O resto é o que é.
Pode faltar dinheiro para muita coisa….mas para aumentar esta direção de incompetentes nunca…jamais…em tempo algum…
12 Fevereiro, 2025 at 15:41
O Simões estava podre. Estava todo roto porque deu tudo o que tinha na primeira parte num meio campo que estava muito vazio (porque o Debast é muito posicional e fica um buraco gigantesco para o outro médio). Falhou pai 4 saídas de seguidas e estava claramente estoirado.
O Simões tinha de sair.
Acho é que devia ter saído também o Trincão. E não para entrar o Harder.
12 Fevereiro, 2025 at 15:55
O Simões estava roto e não acertou uma na segunda parte.
O Debast perdido
O Trinconas nem para trás nem para a frente
Depois entram o lesionado Bragança (sério que acham que ele está pronto???) e o Morita a gasóleo.
Isto é brincar ao futebol
12 Fevereiro, 2025 at 16:52
Só não vê quem não quer…
12 Fevereiro, 2025 at 15:55
Estava.
Mas é como tu dizes.
Não era o único.
Aliás para uns jogarem os 90 minutos de forma “cuidada” outros têm que se rebentar todos….
12 Fevereiro, 2025 at 18:59
O Simões “todo roto” fez e fazia 100 vezes melhor que o morita e o bragança fizeram, ai e tal falhou 4 saídas para o ataque e depois foi só ele? Os outros que entraram não fizeram pior? E ainda por cima o morita mesmo a correr a gasóleo lesionou-se outra vez…
As tuas analises do ponto de visto teórico são “fantásticas” pena é que a realidade não colabora contigo…
12 Fevereiro, 2025 at 17:44
muito pior é o segundo golo !!!
12 Fevereiro, 2025 at 17:58
“Agora culpas e responsabilidades, este plantel foi formado propositadamente curto para servir uma ideia de um treinador que se foi embora e que antes de ir, nos últimos 4 jogos levou a equipa ao limite e os fodeu todos, o caso do Pote é auto-explicativo!!!”
Não acho que seja verdade e já aqui coloquei os últimos jogos, as equipas e as substituições, que provam isso mesmo, na minha opinião.
Isso é só uma narrativa para dizer mal do Amorim, que nem te fica bem e que foge muito à lucidez e bom senso que normalmente tens.
Todos os ex-jogadores que comentam nas TVs, e até nos jornais, já disseram que os atletas ressentem-se sempre quando há uma mudança dos métodos de treino, e o Sporting tem duas no pós Amorim.
Além disso, onde houve falta de gestão do plantel foi no período João Pereira, que pelos maus resultados teve de insistir sempre na melhor equipa, e no período Rui Borges onde ele tem muitos jogos onde só faz 4 substituições, alguns onde só faz 3, e muitos onde algumas substituições são feitas dos 85 minutos para a frente…
O Amorim, que colocou a equipa a jogar esta época com uma intensidade bem acima do que já fazia a época passada, geriu bem o plantel em termos físicos – a única falha de algum modo grave, na minha opinião, foi não ter incluído o Simões na rotação dos médios!
12 Fevereiro, 2025 at 18:02
Ya, o Simões agora é que é o salvador da pátria leonina…
Deixa de te fazeres de ingénuo… Já tens idade para isso…
12 Fevereiro, 2025 at 19:03
O que devias colocar aqui eram as opções que o RA tinha no inicio da época aquelas que teve no fim do reinado e o que os outros tiveram e têm agora!!!
É muito fácil dizer que o RB devia ter substituído mais e isto e aquilo, depois olhas para o banco no jogo do fcporko e depois da lesão do João Simões tens dois jogadores presos por arames, um zuca acabado de chegar, dois centrais um miudo de 18 anos sem um minuto que fosse e um redes!!! Boa sorte com as substituições!!!
12 Fevereiro, 2025 at 15:45
Foco no essencial!!
Bem sei que isto agora é fácil de dizer, mas todos – TODOS – sabemos que o atual SCP não tem andamento para jogos a cada três dias…
A segunda parte de ontem, com a agravante das ausências completas (Inácio, Nuno, Morten, Geny e Pote) ou parciais (Dani, Morita e Gyo), mostrou uma equipa sem andamento para mais de 55/60 minutos. Isso no campeonato tem dado para ganhar a grande maioria dos jogos e empatar no dragão… Na Europa “a música é outra”…
Temos pela frente 13 finais. 7 em casa e 6 fora. O adversário direto tem 6 em casa e 7 fora. O adversário, ainda que tenha o dérbi em casa (penúltima jornada), tem um calendário mais difícil. Saídas a São Miguel, Estoril, Barcelos, Vila do Conde, Porto, Guimaraes e Braga!
Nós nao teremos facilidades, mas considero que os jogos do SCP fora não são de idêntico grau de dificuldade.
Em casa é preciso fazer o pleno!
O titulo, pelas minhas contas, exigirá no mínimo 10 vitorias em 13 jogos.
Vamos a isso!!
12 Fevereiro, 2025 at 15:57
Agora pensa nisto.
Se nós preparássemos uma equipa para se aguentar fisicamente para jogar de 3 em 3 dias….imagina como estaríamos no campeonato português.
E não é preciso ter Messis nem Ronaldos.
Basta termos jogadores de futebol, profissionais, que aguentem correr 90 minutos e jogar futebol básico.
Parece dificil….mas não devia…
12 Fevereiro, 2025 at 16:16
A raiz do problema está na preparação do plantel. Não dá para isto tudo, a não ser que se aposte tudo na sorte! E a sorte é coisa a que não estamos habituados neste clube.
Tal como o ano passado – e infelizmente – esta saída das competições europeias poderá significar um caminho menos penoso para o título. Sinceramente, que os lampiões percam hoje por poucos, para se esfalfarem depois em casa (sem poupanças) e passem para depois apanhar um PSG ou um Barça e levem com mais 2 jogos nas fuças.
Espero que para a próxima época preparem um plantel para rodar e poder ir a todas as competições, sem desculpa e, que nos tirem de vez esta sensação de “se calhar é melhor perder já”, que é a merda mais estúpida que um sportinguista deve sentir, mas que racionalmente é o que faz mais sentido.
12 Fevereiro, 2025 at 16:32
Pois.
Eu acho que temos um plantel para ganhar o campeonato este ano…até ver.
Mas sobretudo porque no porto sinto que está tudo ainda meio desorientado e o benfica porque sinto que poderá ser vitima da soberba e por ter um balneário também desequilibrado e com alguns por lá que vão aziar muito por quererem jogar e nada.
Incrível que ganhemos um campeonato mesmo com a gestão do varandas e planeamento do amorim.
12 Fevereiro, 2025 at 17:15
“O adversário, ainda que tenha o dérbi em casa (penúltima jornada), tem um calendário mais difícil. Saídas a São Miguel, Estoril, Barcelos, Vila do Conde, Porto, Guimaraes e Braga!”
Uh… isto é para rir, certo?
Santa Clara… vassalo.
Estoril… vassalo.
Guimarães… vassalo.
Braga… vassalo.
Barcelos é uma incógnita.
No Dragão, com “este” Porto actual, ganham na boa.
Em Vila do Conde, se o Boaventura intervir, são mais 3 pontos…
A somar a isso tudo, arbitragens ardilosas a prejudicarem o leão e a levarem ao colo a águia (nesta última jornada, a haver justiça e verdade desportiva, estávamos 9 pontos à frente deles).
O Sporting que não faça o seu trabalho de ir ganhando e vamos todos ver o bicampeonato por um canudo.
12 Fevereiro, 2025 at 16:13
Nem as equipas do Messi e do Ronaldo (no auge estes) ganhavam os jogos todos. Isso nao existe no futebol real.
Ainda há dias o Liverpool (vai a caminho do título e ficou em 1.º na “fase geral” da Champions), com um plantel extenso, deixou 4 ou 5 craques e fora e… foi eliminado da Taça Inlaterra pelo último do championship.
Isto para dizer que os jogadores não são máquinas.
Agora concordo com o essencial que referes: o nosso lado físico deixa muito a desejar.
Vejo apenas Diomande, Maxi, Morten, Gyo e o Harder num determinado patamar físico e os demais muito abaixo.
Todos vimos como correu os jogos recentes com a Atalanta e até com o Bolonha. A maioria dos jogadores não ganha uma disputa direta.
Há pouco vi o miúdo (17 anos) Flávio Gonçalves fazer 2 golos de classe. Este tem físico quase idêntico ao Biel.
A bitola do scouting tem de ser revista. E já agora também no feminino. Vi o jogo de hoje e é de bradar aos céus a falta de poderio físico / intensidade…
SL
12 Fevereiro, 2025 at 16:23
Estamos a falar no mesmo.
Não queria dizer que temos obrigatoriamente que ganhar sempre.
Agora…num desporto onde o físico assume uma posição extremamente importante, como a grande maioria dos desportos, termos jogadores com tão fracas condições físicas é andarmos aqui a fazer de conta que o futebol é outra coisa qualquer.
Ah e tal tem uma técnica acima da média….mas só dura 10 minutos.
Genial…
12 Fevereiro, 2025 at 16:35
Pois o Arne Sloth percebeu que tinha de rodar a equipa porque há prioridades muito mais importantes, mesmo que isso significasse perder a Taça de Inglaterra (que é muito mais importante que a outra). Nós andámos a estoirar o plantel todo para tentar ganhar um troféu que ninguém quer saber. Lá está, prioridades.
12 Fevereiro, 2025 at 16:50
“Vejo apenas Diomande, Maxi, Morten, Gyo e o Harder num determinado patamar físico e os demais muito abaixo.”
Ponto muito importante no futebol moderno, mas parece que escapa a toda a nossa estrutura quando se observa/compra um jogador.
Por isso disse que as vendas do MFernandes e Essugo foram um crime e não é só pelo que jogam…é a capacidade fisica que dão a um plantel!!
Olhando para este Biel…fdx, um gajo de 60kilos…um gajo olha nem massa muscular tem. Curioso para ver o que vai dar.
12 Fevereiro, 2025 at 17:12
O Biel … Agora com 24 anos é que vai explodir…
Vai vai…
12 Fevereiro, 2025 at 16:13
Se estão todos rotos, começam a apostar nos jogadores da equipa B. Prefiro jogadores a correr a dar o litro do que jogadores lesionados a andar a passo. Temos para aí 50 jogadores entre a equipa b e os sub 23 e só conseguimos meter só o Simões a jogar? Para quê estes jogadores todos e se não conseguem jogar na equipa A agora, quando é que joguem? Para que fomos buscar o Biel e agora um jogador ao Leiria? Se não temos melhor do que isso na formação, então temos de trocar de colchões.
12 Fevereiro, 2025 at 16:23
Isso é mto bonito de dizer até aparecer a 1 derrota por 5 ou 6 a 0 e depois a culpa era dos miudos que não têm qualidade e do maluco do treinador que pensa que tudo o que sai da Academia é ouro.
12 Fevereiro, 2025 at 17:08
Factos:
Resultados na Champions esta época:
Primeira fase:
– Com Amorim: 4 jogos, 3 vitórias, 1 empate
– Sem Amorim: 4 jogos, 3 derrotas, 1 empate
Play-off:
– Sem Amorim: 1 jogo, 1 derrota
Como canta a Ágata… “´Tá bonito!…”
12 Fevereiro, 2025 at 17:13
Cuidado com as estatísticas e coisas factuais …
Podes ser severamente criticado…
SL
12 Fevereiro, 2025 at 17:17
12 Fevereiro, 2025 at 17:29
Nem sei do que é que falas…
https://x.com/EquipaSporting/status/1889691963143639383
12 Fevereiro, 2025 at 17:58
Pois … Parece que a memória, ou melhor, a utilização da mesma é algo que escapa á maioria…
12 Fevereiro, 2025 at 18:03
Não há maioria da Tasca.
Mas basta ouvir/ler os sportinguistas noutro lado qualquer e sim, memória muito limitada!
12 Fevereiro, 2025 at 19:04
Federico Varandas como presidente do Sporting sem Amorim: (desportivamente)
– 2 anos e meio
– 7 Treinadores
– 1 Taça de Portugal
– 1 Taça da Liga
– Eliminado nos Oitavos de final da Liga Europa (18/19)
– 3.º lugar no campeonato (18/19)
– Eliminado nos Oitavos de final da Liga Europa (19/20) vs Basaksehir
– 4.º lugar no campeonato (19/20)
– Eliminado nos play offs da Champions (24/25)
12 Fevereiro, 2025 at 19:08
Equipa muito competente e profissional… Tudo num ambiente Corporate… Top, top, top …
Gestão de roof top.
12 Fevereiro, 2025 at 18:02
É uma estatística de coisas comparáveis… Não é como a que apresentaste e que o Stalley comentou…
Aqui a coisa é factual e pouco ou nada há a criticar!
12 Fevereiro, 2025 at 18:09
O quê?!?
Ora descreve lá, em pormenor, o que é que não é comparável…
12 Fevereiro, 2025 at 19:14
É ires ler o que disse o Stalley…
12 Fevereiro, 2025 at 18:21
“Morita tem nova lesão muscular e é outra vez baixa no Sporting, médio jogou 30 minutos contra o Dortmund e saiu com queixas. Ainda não tem tempo oficial de paragem.
Via
@Record_Portugal”
Isto é a sério? É que já parece ser para os apanhados…
12 Fevereiro, 2025 at 18:25
Num clube bem gerido, isto fazia rolar cabeças…
12 Fevereiro, 2025 at 18:34
A primeira que devia rolar era a do presidente.
Mas essa bem podemos esperar sentados…
Ainda há quem ache que ele é bom, porque é dos mais titulados…
12 Fevereiro, 2025 at 19:15
Exacto…
Mas olha que no FCPorto também defendem o PC por causa disso…
12 Fevereiro, 2025 at 21:06
Cada vez mais me convenço que nos não somos assim tão diferentes de portistas ou benfiquistas.
Desde que a bola entre e se ganhem títulos fecha-se os olhos a muita coisa…
12 Fevereiro, 2025 at 21:22
Eu estou convencido há muito tempo…
12 Fevereiro, 2025 at 21:30
Somos demasiado diferentes entre nós.
Vens ao norte e perguntas a 500 sócios do Sporting o que acham da maneira como o clube é gerido e garanto-te que mais de 90% te responderão algo na linha do que o JHC escreve há anos.
Fazes essa mesma pergunta no sul, a 500 sócios, e respondem-te o que o J. escrevia.
Nos outros… pensam todos da mesma forma. Tens um Ginha ou outro, mas são tão minoritários que não têm qualquer relevância, não destoam da “manada”.
Portistas pensam todos da mesma forma. A prova disso é que o MO é praticamente o mesmo, só que mais moderno. Resta saber se vão gozar da mesma tolerância que o bimbo gozou durante 40 anos.
13 Fevereiro, 2025 at 11:03
Verdade, mas a diferença não é sul / norte.
Eu sou do sul, tenho varios amigos sportinguistas do sul, e não pensamos da mesma forma que o J., muito pelo contrário.
13 Fevereiro, 2025 at 18:59
Mas creio que sois uma minoria. Seriam os 10% desses 500 da amostra no sul.
Foi apenas esse o paralelismo que quis fazer.
12 Fevereiro, 2025 at 18:30
Vergonhoso
12 Fevereiro, 2025 at 18:33
Isto começa a ganhar contornos de rocambolesco.
Epá ao departamento médico, ou de alta performance, ou da puta que os pariu, já nem peço que recuperem os jogadores a tempo dos próximos jogos, só lhes peço uma coisa simples:
SE NAO ESTÃO EM CONDIÇÕES, NÃO DIGAM AO TREINADOR QUE PODE CONTAR COM OS JOGADORES!
12 Fevereiro, 2025 at 18:36
Lol
Isto já só dá vontade de rir.
Qual o próximo?? Aposto no Bragança
12 Fevereiro, 2025 at 18:39
E dizia o BILTRE que se diz presidente do SCP que se ia acabar a chacota…
Mais uma vez, a pouca vergonha mas sobretudo a incompetência desta gentalha vem ao cima …
Activos desta valia tratados por incompetentes… Absurdo.
RUA CHULOS!
12 Fevereiro, 2025 at 18:27
Derivado as circunstancias em que o Rui Borges assumiu a equipa do Sporting, não consigo ter uma opinião formada acerca da sua qualidade, ou falta dela, para treinar o Sporting.
Ha inumeras variaveis a ter em conta.
-O contexto animico com que pega na equipa;
-O contexto fisico com que pega na equipa;
-O contexto tatico com que pega na equipa(não são jogadores rotinados a jogar no sistema de jogo que ele priveligia. Alguns se calhar nem têm caracteristicas para o mesmo, ponto).
-Falta de tempo para treinar e implementar as suas ideias na equipa(nao desvalorizar a importancia de uma pre-temporada bem feita).
12 Fevereiro, 2025 at 18:31
Eu bastou me ver 4 ou 5 jogos para perceber… Ao que vem, e o que vale …
12 Fevereiro, 2025 at 19:07
Fantástico é Deus nos céus e tu na terra…
12 Fevereiro, 2025 at 19:09
Eu não sou católico…
13 Fevereiro, 2025 at 2:16
A tua resposta está ao nível das “estatisticas” e opiniões sobre o RB, todas as religiões monoteístas têm Deus…É que se pensavas que só os católicos têm estão explicadas várias afirmações tuas, nomeadamente sobre o RB…
12 Fevereiro, 2025 at 19:19
Mas tu achas que o gajo mexe bem no jogo? A sério?
O que se passou na 2ª parte com o Benfic@? O que se passou na 2ª parte em Guimarães? O que se passou na 2ª parte no Dragão? O que se passou na 2ª parte ontem? O que se passou na parte final do jogo em Leipzig?
Porque será que já há comentários tipo “o Sporting não veio do intervalo”?
É uma merda e é tudo culpa dele? Óbvio que não… Mas quem tem olhos e percebe um pouquito de futebol, percebe que falta ali qualquer coisa…
12 Fevereiro, 2025 at 21:03
Falta sim, faltam opções, mas vocês que são uns experts ao nivel do ultra humano podiam dizer-nos a nós os meros mortais como vocês resolviam a situação de um gajo que tem em média 8 lesionados dentro de um plantel de 24 ou 25…
Mas não quero cá conversa da treta nem as tangas do costume, o RB neste ou naquele jogo optou mal? Optimo pegam na ficha de jogo e dizem neste jogo entrava o x em vez do y e o z em vez do a, isso é que é conversa intelectualmente honesta, o resto são só papelotes de quem quer torcer a realidade á medida dos seus desejos!!!
E já vos estou a dar a abébia de fazerem o totobola á segunda feira!!!
Para mim a vossa conversa está quase ao nível de dizer “ah se ele tivesse metido o Messi mais cedo…” é ridiculo!!!
12 Fevereiro, 2025 at 22:50
Faltam os lesionados…
Metam na cabeça o seguinte:
a) esta época foi planeada, e bem planeada, pelo Amorim e o Varandas seguiu o plano…
b) num clube como o Sporting, e acontece o mesmo aos rivais, é preciso tomar decisões e fazer opções porque o dinheiro não dá para fazer planteis como o City, como o Liverpool ou como o Real…
c) foi com estes 2 pressupostos que se partiu para esta época… e enquanto cá esteve a pessoa que a planeou era unânime que estávamos muito acima dos rivais e até havia quem dissesse, na CS, que ia ser um passeio em direcção ao bi campeonato…
d) a decisão do Amorim ir embora e, principalmente, a decisão de meter o João Pereira no seu lugar é que fodeu tudo o que estava planeado mas isso faz parte da vida… O Amorim sair é uma decisão dele e ninguém controla… A decisão de meter ali o João Pereira é que podia ter sido diferente e, provavelmente não estavas a passar o que estás nesta altura…
e) com um treinador como deve ser tinhas mais 8 pontos, pelo menos – eu acho que tinhas mais! Não tinhas passado por aquele mês em que, aí sim, se meteu “toda a carne no assador”…
f) não tendo vendido ninguém relevante, era sabido que em Janeiro só dava para 1 ou 2 pequenos ajustes, que foi o que se fez, substituindo-se 2 jogadores: Kovacevic e Edwards!
O resto é futebol!
Qualquer adepto que tenha 2 olhos na cara e perceba o básico de futebol percebe que o há ali cenas em que o Rui Borges não tem estado bem… E isso não tem nada a ver com o plantel. Tem a ver com a analise que ele faz ao jogo, durante o jogo, e as decisões que toma. E é isso que eu lhe aponto.
Andou-se aqui 2 anos a criticar a gestão do Amorim, o Rui Borges faz muito pior mas não se pode criticar? Essa merda está escrito onde? A culpa do Rui Borges fazer só 3 substituições é do Amorim? A culpa do Rui Borges fazer 2 substituições aos 85 minutos, ou mais tarde, é do Amorim? A culpa do Trincão e do Quenda jogarem o jogo todo no Dragão quando antes do 70 minutos já recuperavam mal é do Amorim? A culpa do Trincão nunca sair é do Amorim? A culpa do Gyokeres jogar 89 minutos com o Nacional é do Amorim? A culpa de em Guimarães só ter mexido na equipa quando se empatou e depois quando se ficou a perder é do Amorim? A culpa do pior FCPorto de que me lembro nos encostar às cordas uma 2ª parte inteira é do Amorim? E podia continuar…
Eu não desgosto do Rui Borges.
Vejo ali potencial e coisas boas…
Mas também vejo um treinador que mexe mal na equipa e também não mexe quando a equipa precisa…
13 Fevereiro, 2025 at 2:08
A seguir ao “o resto é futebol” é tudo conversa da treta pega nas fichas dos jogos e diz quem é que devia ter jogado e quem é que devia ter saído e depois falamos, porque tudo o que disseste nada é de futebol e tudo é conversa de café ou play station!!!
Depois discutimos opções até lá o que dizes vale tanto como eu dizer “se o gajo metesse o messi ganhávamos o jogo” ou seja vale zero!!!
E não estou a dizer que o RB não teve culpa numa ou noutra situação, olha por exemplo em leipzig decidiu meter um suplente para não rebentar completamente o “titular” e o suplente foi lá para dentro e fodeu tudo em 10min queres que te diga o nome?
Ou não percebeste ainda que as dinâmicas mentais para liderar uma equipa de futebol são exactamente iguais ás de liderar outra equipa qualquer de outra coisa qualquer que trabalhe por objectivos? E que um diretor/treinador confia mais nuns que noutros?
E digo-te mais se o RA não soubesse que ia embora e se pensasse que tinha de gerir a equipa por mais 30 jogos em vez de 4 as convocatórias nunca seriam as mesmas, NUNCA!!! A começar pelo Pote!!!
12 Fevereiro, 2025 at 18:31
Uma equipa sem laterais com qualidade para jogar numa defesa a 4.(Talvez o Fresneda).
Uma equipa sem centrais com carcateristicas para jogar numa defesa a 2 (talvez o diomande).
Falta de um jogador com caracteristicas para fazer a posiçao que o trincao anda a tentar desenrascar.
12 Fevereiro, 2025 at 18:32
O melhor para o Rui é que todas essas “variáveis” se mantenham. São um excelente chapéu de chuva… para o ano logo se vê…
12 Fevereiro, 2025 at 18:30
Morita teve uma recaída e Gyokeres tem uma lesão no adutor…
12 Fevereiro, 2025 at 18:32
Unidade de performance em todo o seu esplendor…
Batam palminhas ao fisiatra e ao séquito de ex-jotinhas que lhe lambem o escroto…
12 Fevereiro, 2025 at 19:44
Faltou-lhe mais minutos para adquirir boa forma, como disse Rui Borges…
12 Fevereiro, 2025 at 19:41
Brugge vence a Atalanta por 2-1 com penalty aos 90+3′ … Penalty muito duvidoso …
O traidor “punhetas” jogou este jogo …
12 Fevereiro, 2025 at 20:54
Grande golo do B. Munique aos 45′ … Isto no Celtics Park…
12 Fevereiro, 2025 at 20:59
Boavista resolve problemas financeiros com a FIFA e … Inscreveu 9 jogadores adquiridos a custo zero…
Novo treinador, Lito Vidigal…
12 Fevereiro, 2025 at 21:12
Cabalas…xD:
Entretanto os lampiolhos já ganham 0-1 contra o Mónaco. E o Al Musrati foi para o olho da rua
12 Fevereiro, 2025 at 21:20
O habitual favorecimento do Conselho de Arbitragem!
12 Fevereiro, 2025 at 21:59
Deve ser outra cabala …
fifica e mónaco … uma antiga relação, com o braguilha pelo meio …
Esta expulsão do al musrati cheira a máfia por todos os lados. . .
12 Fevereiro, 2025 at 22:30
Cheira a mendilhões por todo o lado…
12 Fevereiro, 2025 at 22:51
Essa merda é doença…
12 Fevereiro, 2025 at 21:21
Pronto, o bi está no papo, o carnide vai passar à próxima fase da CL…
12 Fevereiro, 2025 at 21:45
O ambiente no Celtic Park é um verdadeiro vulcão verde e branco.
Os jogadores dão tudo.
Interessante que ninguém saiu do seu lugar mesmo a perder 2-0.
12 Fevereiro, 2025 at 22:00
… e o andamento da equipa até aos 90+7
12 Fevereiro, 2025 at 22:00
Farto disto…
Não basta os roubos o campeonato, levamos 3 na pá em Alvalade do Dortmund enquanto os bandidos de Carnide voltam a ganhar no Mónaco.
“Ah, os árbitros… Ah, as lesões… Ah, o vento…”
Foda-se!
Joguem mas é à bola, que recebem principescamente para isso!
Parem de humilhar este clube centenário, foda-se!
12 Fevereiro, 2025 at 22:01
*no campeonato
12 Fevereiro, 2025 at 23:07
Desculpa lá Jaime, mas já chega de relativizar a importância do vento nos nossos jogos, e a forma como este muda de direcção nas segundas partes para nos prejudicar…
13 Fevereiro, 2025 at 16:18
13 Fevereiro, 2025 at 16:18
O vento não muda.
Nós é que temos de mudar de campo
12 Fevereiro, 2025 at 22:05
Merdas a parte.
No Sporting é normal aceitar derrotas europeias.
A merda do clube dos padres, consegue ganhar e passar com alguma facilidade uns oitavos e normalmente vai aos quartos.
É azar.
12 Fevereiro, 2025 at 22:21
É azar, é.
12 Fevereiro, 2025 at 22:22
Azar é estar a paga a um cona mole 4 milhões de euros por ano para fazer a merda que faz.
12 Fevereiro, 2025 at 22:22
*pagar