Nos últimos dias tenho ouvido gente, que muito respeito, dizer enormidades como “ah e tal, é jogar cada jogo com os melhores” ou “em Inglaterra jogam 2 vezes por semana e não se queixam”. Pois, acho tudo muito bonito, encarar tudo e todos de peito feito e ligar o achómetro a alta velocidade, o pior é que nem tudo se resolve com fezada e dois pés no analfabetismo fisiológico.
Cada vez mais, o futebol é velocidade. É choque. É estar sempre no sítio certo, sendo que este é por todo o lado a toda a hora. O mediatismo e imediatismo do desporto e a velocidade a que a informação circula, tudo provoca uma pressão constante e muito intensa na psique dos atletas. Somando estas 4 componentes, podemos concluir, sem ter jogado no Damaiense, que um jogador de futebol titular de uma equipa que dispute títulos numa Liga do top 8 europeu…é um enorme atleta no mínimo e com uma fortaleza de carácter assinalável.
Diego Costa é o avançado referência do Chelsea, um dos mais utilizados na Liga Inglesa, tem 2.686 minutos de jogo. Slimani tem 2.663 minutos. Rui Patricio tem 3.046 minutos e se compararem com os guarda-redes dos 6 ou 7 primeiros classificados (Joe Hart, DeGea, Ceh, Mignolet) posso vos dizer que é um dos mais usados. Conclusão? Sim, em Inglaterra, a terra dos futebolistas que não precisam de descansar…também já se gere o plantel. Então, perguntam vocês, se é assim tão normal fazer alguma rotatividade nos plantéis e se em todo o lado isso já faz parte da realidade competitiva, porquê tanta discussão no Sporting sobre quem e quando poupar? Pois…na verdade só posso responder que talvez devido a dois fenómenos externos, os media tenham criado em Portugal uma espécie de tópico só válido para uma equipa, neste caso, o Sporting.
Os dois fenómenos que mencionei são obviamente a exagerada rotatividade do mestre Lopetegui (um esquema aritmético e cego aos ciclos de forma e desempenho dos atletas) e a falta de rotatividade no Carnide (que tarde descobriu um onze base e agora não consegue criar nuances alternativas aos titulares). Estes dois fatores e porque os nossos media afunilam sempre que podem os problemas todos para Alvalade…têm criado uma espécie de debate fetiche, onde cabem todas as teorias e cenários menos o óbvio. Os atletas não podem, sem que acusem perda exibicional ou provocar lesões de fadiga, jogar as partidas todas que se deseja.
Eu sei que dá muito jeito atacar JJ por “rodar” o plantel na Liga Europa. Dá para criar um cenário de falta de coragem competitiva ou erro de julgamento. Juro que ouvi um palhaço lampião qualquer noutro dia qualquer a dizer que “JJ disse que era um sonho conquistar a LE!” como se isso fosse uma conta para pagar. Como se fosse um crime encarar a LE como exatamente o que é – menos importante que o título nacional. Vamos lá ver, ninguém gosta de perder. Em nenhum jogo. Mas lembro-me de um certo jogo no dragão na temporada passada…em que depois de um jogo desgastante europeu com o Wolfsburgo, quebrámos à grande na segunda-parte, resultado, perdemos 3-0…no final da partida, Marco Silva afirmaria que a equipa…estava cansada. Elementar.
Acho que em vez de andarmos a contribuir para as críticas (intencionais ou não) sobre a gestão do plantel por parte de JJ, devíamos todos enaltecer a coragem deste treinador, que goste-se ou não, pelo menos assume que mais vale ter hipóteses de ficar com um pássaro na mão do que provavelmente ver dois a voar. Na alta competição a palavra “arriscar” já não consta em nenhum dicionário, tudo é previsto e as apostas incidem sempre no cenário que prevê mais concentração de capacidade e nos jogos mais prioritários. Ninguém tem garantias de nada, mas quando vencemos o Carnide por 3 golos na Luz, muito poucos se dedicaram a reparar como nos exibimos sempre mais desenvoltos fisicamente que o adversário, ou como contra o Porto da hiper-rotatividade de Lopetegui, não ficou visível a ninguém que fossemos inferiores em disponibilidade atlética. A poupança de jogadores não vence partidas, provavelmente até faz com que não se ganhem algumas, mas a verdade é que se não for feita…perder-se-ão algumas mais. É que nem todos os clubes beneficiam de colinho e sendo que o Sporting enfrenta dois crónicos utentes desse serviço…é só juntar as peças e entender que o nosso clube, mais do que outros, tem de prever todos os cenários. Até os que ninguém analisa.
Vou ser mesmo sincero, se tivesse que escolher entre vencer em Guimarães e passar a eliminatória frente ao Bayer, preferia os 3 pontos na cidade-berço. E para ser coerente com tudo o que escrevi antes, não dá para dizer “eu quero os dois cenários, sem fazer escolhas”. Gerir um plantel é sempre fazer escolhas e nesta fase da época não há “tempo” para recuperar de “más escolhas”. Para mim a equipa titular na Alemanha seria: Patricio; Schelotto, Jefferson, R.Semedo e Ewerton; William e Adrien (metade do jogo cada um), Aquilani e A.Martins; Matheus, Mané e Teo. Não chegam para ganhar? Azar. A equipa para Guimarães tem de ser protegida (R.Patricio, Pereira, Zeegelar, Coates, R.Semedo, William, Adrien e J.Mário; Ruiz, Gelson e Slimani.
Pode haver quem discorde e eu respeito, mas nesta hora de decisões há que atirar ao prémio mais elevado sem hesitações e para mim o título ou apuramento directo para a Champions são inquestionavelmente os objectivos mais importantes da época.
p.s. – Fiquem com um apanhado dos jogadores com mais de 360 minutos (4 partidas completas) contabilizando todas as provas oficiais da época 2015/16 (*saiu do clube)
Sporting > 25 jogadores
Rui Patricio, Boeck*, Esgaio, Schelotto, J.Silva*, Jefferson, Zeegelar, J.Pereira, Naldo, R.Semedo, T.Figueiredo, P.Oliveira, Ewerton, Aquilani, Adrien, B.Cesar, Gelson, J.Mário, William, Carrillo, Matheus, Ruiz, Montero*, Slimani, Teo e Mané
Com menos de 4 jogos completos: Zug, Coates, Barcos e A.Martins
Benfica > 20 jogadores
J.Cesar, Jardel, A.Almeida, Lisandro, N.Semedo, Luisão, Eliseu, Silvio, Lindelof, Talisca, Samaris, Pizzi, Fejsa, G.Guedes, Carcela, R.Sanches, Gaitan, Jimenez, Jonas e Mitroglou
Com menos de 4 jogos completos: Ederson, P.Lopes, Grimaldo e Salvio
Porto > 24 jogadores
Casillas, Helton, Indi, Maicon*, Maxi, Marcano, Layun, Angel, V.Garcia, Imbula*, Herrera, R.Neves, A.André, Danilo, Evandro, S.Oliveira, Brahimi, Tello*, Corona, Aboubakar, Osvaldo, Varela, Suk, Bueno
Com menos de 4 jogos completos: Sá, Chidozie, Marega e A.Silva
*às quartas, o Leão de Plástico passa-se da marmita e vira do avesso a cozinha da Tasca
24 Fevereiro, 2016 at 10:10
Bem esgalhado LdP!!
Face á lista de convocados já divulgada para Leverkusen, eu jogaria assim na Alemanha (schelloto não na faz parte da lista na LE (julgo eu) e Rúben Semedo está castigado):
Rui Patrício, Esgaio, Tobias, Naldo e Jeff
William Carvalho (Sai ao intervalo) Aquilani
Gelson, Mané e Bruno César
Teo ou Barcos
Mas julgo que Jesus não prescindirá de Ruiz e até João Pereira poderá jogar no lugar de Esgaio.
24 Fevereiro, 2016 at 10:13
2 grandes notícias nos convocados: Naldo e Bruno César estão recuperados! 🙂 3 boas notícias se tivermos em conta que Barcos também embarcou para Alemanha, o que poderá dizer que se encaminha para uma melhor condição física e adaptação à nova realidade 🙂
24 Fevereiro, 2016 at 10:12
Não deixa de se acertado, ainda que me pareça importante a afirmação europeia. Por outro lado se a gestão trará mais frescura a prazo, a eliminação na Alemanha significará que menos uma janela de competição, e abaixamento do nível competitivo de uma boa parte do plantel. Gostava naturalmente que os 3 pontos de Guimarães não signifiquem a eliminação europeia. Porém se for esse o preço a pagar, será sempre menos doloroso que a derrota no Minho.
SL
P.S. o Rúben foi expulso na 1ª mão. Provavelmente será o Tobias o titular.
24 Fevereiro, 2016 at 10:12
Claro que a Rotatividade (bem feita) é uma realidade que não acontece só no Sporting e só quem se deixa levar pela comunicação social do estado lampianico é que vem com criticas idiotas ao JJ em que só faltam dizer que escolhe os 11 para perder na LE.
Claro que JJ nem ninguém é imune à critica, mas antes de criticarem pensem!!!! E lembrem-se sempre que JJ sabe mais disto a dormir que todos Nós acordados!!
24 Fevereiro, 2016 at 10:13
Javardeiro, mais uma grande posta. Vou guardar este tupperware, delicioso.
Concordo a 100%. Que se lixe a Liga Europa. E vivo na Alemanha. Um grande fá do Dortumund disse-me que ganharam ao Leverkusen no no fim de semana porque estes não pareciam os mesmos, não tinham a mesma intensidade. Claro – estavam-se a marimbar para o 3o lugar (agora 4o), não têm aspirações a mais nada do que chegar bem longe na Liga Europe e eventualmente ganhá-la.
Eu quero o Sporting campeão, para mim está bom assim. Se uma equipa “B” do Sporting como a que o Leão de Plástico escala jogar amanhã e fazer um brilharete, serei a pessoa mais feliz do mundo, mas o caneco é que me interessa.
24 Fevereiro, 2016 at 10:16
Muito bom o texto, dou-lhe os parabéns.
A minha equipa para quinta seria muito próxima daquela que escolhe o LeaodaCamacha, só que há um problema para esse jogo: “A China chama por Jesus”!…
SL
24 Fevereiro, 2016 at 10:52
Diz que tb chama por PC (oferta milionária para presidir um clube) e por Vieira (gerir um negócio milionário de narco-tráfico).
Se bem que estas notícias o JOGO não noticiou.
24 Fevereiro, 2016 at 10:16
Concordo e subcrevo!!!
Reforço a importância do jogo de segunda, fundamental!!! Por mim, e já referi antes, era rodar a equipa na Alemanha e o que acontecer, aconteceu! Quero ganhar amanhã, quero, todos nós queremos, mas o mais importante é o jogo de segunda! Esse sim é fundamental!
24 Fevereiro, 2016 at 10:24
Convocados!
http://www.zerozero.pt/news.php?id=170507
João Mário e S. Coates fora da convocatória!
Barcos, B. César e Naldo de volta!
24 Fevereiro, 2016 at 10:17
“E lembrem-se sempre que JJ sabe mais disto a dormir que todos nós acordados”.
Tão isto.
24 Fevereiro, 2016 at 10:23
Fogo…está aqui tudo o que eu tenho defendido!!
Acrescento apenas uma ideia pré-concebida construída pela CS e que muitos emprenham pelos ouvidos não percebo bem porquê…Termos abdicado de títulos (Fora taça da carica)!
Taça de Portugal: Não só não abdicámos como eliminamos os lampiões e só fomos eliminados em Braga porque fomos roubados! Jogámos com a equipa principal (não é o 11 titular porque isso não existe…existem 17/18 jogadores habitualmente utilizados) e fomos inexcedíveis!
Liga Europa: Metemos jogadores secundários (aqui sim) enquanto havia margem de manobra na LE e não no campeonato! Quando acabou a margem de erro acabou os jogadores secundários e passámos a usar na LE e no campeonato os tais 17/18 jogadores principais! O mesmo nesta eliminatória!
Taça da carica: Nem conta para o totobola para mim…eu para mim jogava com a B esta competição para dar jogo aos miúdos…para mim é exactamente para o que esta competição serve!
Não entrem na estupidez em que a CS vos quer meter! Ter objectivos definidos e prioridades não faz com que abdiquemos do que quer que seja! Significa tentar ganhar comprometendo o mínimo possivel o campeonato! Rodar a equipa é apenas a coisa mais normal do mundo feito em todo o lado! E rodámos na LE e no campeonato como fazem TODAS as equipas do mundo! A CS está a tentar criar um balão gigante de pressão no campeonato a ver se o Sporting cede! Não entrem nesse filme!
Apenas uma pergunta para vocês….o Porco rodou tantos jogadores na LE como o Sporting! Porque é que isto só é conversa (o ter abdicado) com o Sporting?!?! Porque é que tudo só dá conversa no Sporting?!?! Porque os adeptos do Porco não dão vazão a conversas de jornaleiros…
24 Fevereiro, 2016 at 10:26
Rui
Pereira, Naldo, Ewerton, Jeff
William, Aqui
Gelson, JM, BC
Ruiz, Mané
24 Fevereiro, 2016 at 10:29
12?!?!
Hehehhe! Isso é para os lados de carnide e normalmente mete 14… 😛
24 Fevereiro, 2016 at 10:31
Ooops…pronto, tire-se o Aquilani…vira a 3a substituicao das referidas abaixo (ou 1a.)
24 Fevereiro, 2016 at 10:30
Entradas:
Slimani por Ruiz (quando estiver 0-1 ou 1-1 e a eliminatória precisar de desempate)
Matheus por William
Esgaio por JP
24 Fevereiro, 2016 at 10:27
Já agora o meu 11 para quinta seria:
RP
JP, Naldo, Ewerton, Jeff
Gelson, Adrien, William, Ruiz
Mané e Slimani
Se possivel acabar a dar algum descanso substituindo Ruiz, Slimani e Adrien.
Para Segunda:
RP;
JP, Naldo, Coates, Jeff;
JM, Adrien, William, BC;
Ruiz, Slimani;
24 Fevereiro, 2016 at 10:33
Para 2a
Rui
JP, Naldo, Coates, MZ
William
JM, Adrien, BC
Ruiz, Slimani
Gelson por BC
Matheus por Ruiz
Semedo por Naldo
24 Fevereiro, 2016 at 10:27
Só 2 coisas:
Por vezes, mais que a rotatividade, é a mensagem que JJ passa…e essa por vezes é errada. Jogue quem jogar na quinta, e para mim jogavam os titulares, ponto!!, o discurso tem de ser sempre para vencer e não andar com desculpas. Encare-se o jogo para ganhar e dêem tudo, se não der muito bem…siga para o proximo.
Cuidado que o jogo de quinta, se encarado como um passeio como o foi cá, pode ter consequências para a moral da equipa. E já sabemos como são os Alemães.
24 Fevereiro, 2016 at 10:29
Eu sei que o Bayer é outra equipa, muito acima dos russos do Lokomotiv, mas uma noite inspirada nossa e eu ainda acredito. Atenção, mas a prioridade é o campeonato!
Por curiosidade em Moscovo, no passado dia 26-11-2015, gerimos a equipa e ganhámos por 4-2 depois de termos perdido por 3-1 em casa.
O 11 que Jesus fez alinhar então de início foi:
M. Boeck (RP estava castigado)
Esgaio, Naldo, Ewerton e J. Silva
Adrien, J. Mário, Gelson e Matheus – Dasss!!! Que grande linha média! Mad in SCP 🙂
Ruiz e Montero
SL
24 Fevereiro, 2016 at 10:34
*Ruiz e Montero (Suspiro…)
24 Fevereiro, 2016 at 10:33
Como diria o grande abstracionista geométrico do séc. XXI, Mr. Woodman:
Ce Tupperware c’est fantastique!!
Mais c’est fantastique!!
24 Fevereiro, 2016 at 10:36
Já me fizeste ir à Wikipédia 🙂
24 Fevereiro, 2016 at 14:21
O nível cultural do We é estonteante!!!!
24 Fevereiro, 2016 at 22:50
E o nível de tetrahidrocanabinol também! (voltem lá a Wikipédia!)
😀
24 Fevereiro, 2016 at 10:46
falando em André Martins… um bom jogador para usar na alemanha…
Temos o meio campo carregado de minutos.
24 Fevereiro, 2016 at 10:52
Pois… não está convocado…
24 Fevereiro, 2016 at 11:02
Acho que está lesionado…lembro-me de ter visto algures no boletim clínico e de ter estranhado…temos lesões como crl nos treinos…ele, paulista, tobias, entre outros…
25 Fevereiro, 2016 at 15:26
Nos treinos, lesões como o car#%%???
DEsculpa lá, mas até nem acho nada de mais…
Quando treinas como jogas mais próximo estás de atingir o sucesso!!!
24 Fevereiro, 2016 at 10:49
o João Pereira cruza melhor que o Ezequiel mas não tem aquela passada de corredor de maratona.
24 Fevereiro, 2016 at 10:56
Engraçado que acho o contrário…Ezequiel cruza melhor que o JP e tem a passada maior! O JP define melhor o que fazer à bola sob pressão e defende melhor porque é taticamente mais forte como lateral…
Neste momento continuo a achar JP bastante melhor que o Schelotto…mas com o tempo o Schelotto pode ser o nosso lateral porque o JP tende a cair e ele a crescer (JP tem 31 anos e o Schelotto 26 (ainda vai fazer 27 este ano)!
24 Fevereiro, 2016 at 11:02
É um dilema fodido. Por um lado, a eliminatória está longe de estar perdida.
Com um 0-1, tudo pode acontecer e o jogo pode assumir várias formas.
Explicar ao Slimani que não pode jogar no palco europeu também não fácil.
Os melhores jogadores ambicionam estes jogos.
Por outro, o jogo de guimaraes é fundamental.
Jesus pode sempre gerir os jogadores em função daquilo que o jogo der.
Se estivermos a perder ao intervalo, por exemplo, tirava Slimani, Ruiz e Adrien. Só valerá a pena arriscar 90 minutos de jogo, se a eliminatória estiver em aberto.
24 Fevereiro, 2016 at 11:13
ou 120…
24 Fevereiro, 2016 at 11:23
Mas qual dilema??
Slimani, preferes ter no teu CV 10 ou 12 jogos na Liga Europa em vez de 8 e um 2º ou 3º lugar na Liga NOS ou 8 jogos na Liga Europa e o título de CAMPEÃO DE PORTUGAL??
24 Fevereiro, 2016 at 11:29
“Os melhores jogadores ambicionam estes jogos”
Quais jogos?
Se fosse na Champions ai concordava contigo….
Quanto à Liga Europa será sempre o “parente pobre”. Se gostava de ganhar a Liga Europa? Claro que sim, mas sempre tendo noção que a Elite está de facto na Champions!
Pode haver épocas em que por esta altura temos equipas de Champions na LE e algumas equipas de merda na Champions, mas ainda assim a LE é o parente pobre.
24 Fevereiro, 2016 at 12:23
O Leverkusen é uma equipa de champions, superior ao CSKA.
Tens dúvidas que espetar 1/2 batatas aos alemães tem muito mais visibilidade do que marcar no nosso campeonato?
Tens dúvidas que ele preferiria jogar na Alemanha do que em Guimarães, se pudesse escolher?
Não sejam ingénuos. A Liga Europa é o parente pobre para os clubes, não para os jogadores.
24 Fevereiro, 2016 at 11:09
Continuo na minha de que o problema não está na rotatividade.
É verdade, é estranho como em Portugal os jogadores se queixam de jogar 2 vezes por semana (ainda por cima o ritmo por cá é o que se sabe), mas a longo prazo é impossível um jogador render em 40 a 50 jogos.
Isso não invalida que a atitude global não seja a mesma, quer entrem na Liga, quer na Taça da Liga. E em alguns jogos, os jogadores pareciam nem se importar com o resultado… era igual. Aquela agressividade no bom sentido, a disputa de bola, ganhar todos os lances, nada disso.
Depois, há uns quantos sem pedal para jogos de maior exigência física, isso é claro. O João Pereira tem estado muito bem, mas é para consumo interno. O Aquilani, só pezinhos não chega. Nem falo do Teo, que parece pesado… e pesado.
Posto isto, é discutir o jogo e a eliminatória. Com dignidade. Apenas isso.
24 Fevereiro, 2016 at 11:16
De tão óbvio até me custa acreditar que um verdadeiro Sportinguista consiga efabular um outro raciocínio que não este?!
Tudo o raciocínio que saia desta lógica, para mim ou vem de lampião ou vem eventualmente de um Sportinguista que não sabe entoar a NOssa canção!
https://www.facebook.com/hashtag/omundosabeque?source=feed_text&story_id=10208962105475599
24 Fevereiro, 2016 at 11:32
Também temos Sportinguistas que vão para o Estádio “cascar” num sujeito que está em campo com a nossa camisola, porque emprenham pelos ouvidos e que agora acham que o JJ e o Bruno são uns fracos que cedem a um simples jogador só porque custou 3,5 milhões de euros….
Por isso…. já nada me admira….
24 Fevereiro, 2016 at 13:02
É a ti e a mim. Porque depois há os outros que não sabem nada e de crentes que são, acabam a fazer figura de parvos.
24 Fevereiro, 2016 at 13:19
Eu sou crente no JJ, no dep. Médico e na direcção do Sporting…e à muito deixei de ser crente nos pasquins e no que eles dizem que passa nas entrelinhas! Disse-o na altura…posso estar a ser enganado?! Posso…mas o inverso para mim é insuportável (acreditar que me estão a enganar)! Tinha 2 escolhas:
Acreditar em todos os que estão no Sporting e seguir a apoiar todos sem criar problemas!
Acreditar nos pasquins e nas entrelinhas, no diz que disse e fazer guerra cerrada a um jogador do Sporting!
Todos nós somos crentes, todos nós podemos fazer figuras de parvos…eu, da minha parte prefiro fazer figura de parvo assim do que de outras formas….
24 Fevereiro, 2016 at 14:30
Como em tudo na vida há os que não sabem nada (onde me incluo) e os outros que felizmente sabem tudo para nos fazerem ver a luz:)
Gloria a Dios 🙂
P.S. Quem sabe “alguma coisa” não anda na net a dizer o que sabe nem a dizer que sabe….
24 Fevereiro, 2016 at 14:35
A sério que não?
Olha que para quem não sabe nada, dás muitos palpites sobre os “outros”.
24 Fevereiro, 2016 at 14:59
Os únicos palpites que dou é no Placard e é apostando nos jogos do clube da galinha, mas apenas e só nas competições nacionais 🙂
No Sporting vou mais pela via racional e factual…. e não em “wishful thinking”
Mas lá está…. posso estar enganado e na volta o Bruno de Carvalho e o JJ passaram a piar fininho e estão a ser uns fracos e cederam ao Teo. 🙂
24 Fevereiro, 2016 at 15:28
“…..porque emprenham pelos ouvidos e que agora acham que o JJ e o Bruno são uns fracos que cedem a um simples jogador só porque custou 3,5 milhões de euros….”
Fica lá pelos palpites no Placard.
24 Fevereiro, 2016 at 15:46
lol
1) Alguém do Dep. Médico, da Direcção ou da Equipa Técnica veio dizer que o Teo não estava lesionado?
2) Alguém do Dep. Médico, da Direcção ou da Equipa Técnica disse que o Teo não estava autorizado a fazer a recuperação na Colômbia?
3) Foi o Bruno que não teve qualquer problema em agir disciplinarmente ao Slimani e ao Jefferson e assumi-lo perante os Sócios , correcto?
Acresce que Slimani era já na altura apenas e Só o jogador mais decisivo do plantel e o Jefferson era titular indiscutível e os 2 jogos seguintes eram apenas a 2ª mão da LEuropa e o porto no dragão.
4) Com base no ponto 3…. o que é que poderia levar Bruno a agir de forma diferente se fosse o Teo a infringir o regulamento disciplinar do clube?
P.S. Pois é…. sou um gajo “chato” que em vez de não responder e fazer piada fácil…. prefere seguir o caminho da razão 🙂
24 Fevereiro, 2016 at 16:20
A tua razão. Como desconheces as razões dos outros, volto a dizer, continua só a dar palpites no Placard e deixa de parte os palpites sobre os outros.
Para quem é tão racional, devias usar mais a cabeça para não dizer tantas alarvidades em relação aos outros.
24 Fevereiro, 2016 at 16:41
Gostei da frontalidade como respondeste às 4 perguntas que coloquei 🙂
24 Fevereiro, 2016 at 16:45
Então? Em que ficamos? É para se dizer na net o que se sabe ou não?
24 Fevereiro, 2016 at 17:08
As três primeiras perguntas são perguntas sobre FACTOS PUBLICOS!
E a 4ª pergunta é para ouvir a opinião de experts sobre o que poderia levar Bruno a agir de forma diferente com o Teo face à forma como agiu com o MELHOR jogador da equipa (Slimani) e um dos mais importantes (Jefferson) e sem substituto à altura (J. Silva)
Ou seja, a 4ª pergunta só é pertinente para quem achar que o Sporting MENTIU face às respostas às 3 primeiras perguntas. Ou seja, para Ti e mais uns quantos.
Mas ok…. tu preferes não responder…. porque sabes perfeitamente as respostas PUBLICAS que foram dadas em relação às 3 primeiras questões:)
Ou seja, ninguém aqui está com insides ou com o diz que disse ou com o diz que sabe.
Simplesmente ….FACTOS.
P.S. A ver se no jogo com os lampiões consigo passar pelo Parybeb 🙂
24 Fevereiro, 2016 at 17:18
Aí é que está. Eu não acho que o Sporting “mentiu”. E se puxares por essa cabecinha, em vez de ( e ao contário do que julgas seres muito racional ) largares os wishful thinking, tu próprio respondes às tuas questões.
“…. porque sabes perfeitamente as respostas PUBLICAS que foram dadas em relação às 3 primeiras questões”
Enquanto pensas, deixa de acusar os outros de terem wishful thinking. Que aqui não há ninguém que não queira que o Teo marque 50 golos e esteja de alma e coração no Sporting.
24 Fevereiro, 2016 at 17:32
Isto aqui não há meias-palavras.
Se alguém afirma que o Teo não esteve lesionado quando o Sporting afirma que o jogador estava lesionado…. então esse alguém (por exemplo Tu) está a assumir que o Sporting mentiu. Não há volta a dar….
E não venhas com a teoria do discurso “publico”, pois os exemplos que te dei do Slimani e do Jefferson (este ultimo numa altura critica da época) demonstram bem que com o Bruno a disciplina é um assunto sem tabus e toca a TODOS quando fazem merda, mesmo que sejam dos melhores jogadores —> Slimani à cabeça!
Por isso… digo e repito se existisse assunto Teo nos moldes que tu acreditas e que a comunicação social quer fazer passar….. o Bruno dava-lhe o mesmo tratamento que deu a outros bem mais importantes!
E nem sequer o dinheiro investido é argumento…. pois se assim fosse o labyad por exemplo nunca tinha sido encostado.
24 Fevereiro, 2016 at 15:38
Placard meu amigo…. Continua e boa sorte!!!
24 Fevereiro, 2016 at 11:40
tudo pelo campeonato… mas a eliminatória não está fechada e está apetecível, digo eu.
24 Fevereiro, 2016 at 11:42
se calhar o çalhanoglu atira um missil a 30 metros da baliza e acaba-se tudo…
24 Fevereiro, 2016 at 11:54
Bom post LdP.
Se ganharmos os proximos 2 jogos para o campeonato ficamos com pelo menos 6 pontos de vantagem com 9 jornadas por disputar. Era excelente e as probalibilidades de sermos campões aumetariam consideravelmente.
São nestes 2 jogos que temos de apostar.
24 Fevereiro, 2016 at 16:33
Se ganharmos ( eu creio) ficamos com mais 6 pontos do que galinhas e frutas, que no caso de igualdade pontual, ficaremos SEMPRE na frente do Carnide, são como 7 pontos e dos fruteiros logo veremos.
Para já, é ganharmos segunda feira.
EU QUERO O SPORTING CAMPEÃO!
24 Fevereiro, 2016 at 12:01
Com o lampião que nos tocou para juìz em Guimarães de certeza
que vamos ter encontros de 3º Grau. A missão dele vai ser para
nos dizimar.
24 Fevereiro, 2016 at 12:05
Vamos ter um arbitro a fazer o trabalho que o ultimo que esteve em Alvalade:
Deixar o Guimarães dar porrada à vontade, marcar apenas metade das faltas e cartões só em caso de necessidade extrema! Por outro lado marcar faltas e faltinhas por todo o lado para o Sporting! Dar amarelo ao Adrien e caso consiga uma boa desculpar dar também a Slimani (que não precisa porque sem amarelo saí processo…)!
Nem sequer conto com penaltis contra o Sporting ou assim…só em caso de necessidade de recolocar o Guimarães no jogo…
24 Fevereiro, 2016 at 12:12
em guimarães temos de repetir a receita de paços de ferreira…
somos melhores, temos de jogar melhor que eles.
preocupa mais o relvado que o árbitro.
24 Fevereiro, 2016 at 13:20
ao primeiro canto… eles borram se todos… e levam com uma bonboca!
Mass muita atenção, este Guimarães vai dar “água pela barba”… e só um SPORTING na Máxima Força é que conseguiremos ganhar!!!
24 Fevereiro, 2016 at 12:18
Gerir. Importante é o campeonato. Sempre o campeonato
24 Fevereiro, 2016 at 12:20
11 para quinta:
RP
JP, Naldo, Ewerton, Jeff,
William, Aquilani, BC, Ruiz
Mané e Teo
Ruiz só 45.
Segunda:
RP;
JP, Naldo, Coates, Jeff;
William, JM, Adrien, Gelson;
Ruiz, Slimani;
24 Fevereiro, 2016 at 12:21
Isto tb devia ter o seu destaque:
“JOGOS OLÍMPICOS
Cerimónia realizou-se esta tarde num auditório Artur Agostinho bem composto
O palco do auditório Artur Agostinho começava a ser pequeno para tanto Esforço, Dedicação e Devoção. E títulos. E medalhas. Nacionais, europeus, mundiais e olímpicas. Após a apresentação do Gabinete Olímpico do Clube, com a nomenclatura de Sporting Olympics, 28 dos 38 atletas do Projecto que todos os dias dão o seu máximo para chegar à Glória receberam os respectivos diplomas das mãos do Presidente dos ‘leões’, Bruno de Carvalho, e pousaram para a posteridade – afinal, esta ideia, nascida no final de 2014, não se esgota no Rio de Janeiro. Aliás, bem pelo contrário: se hoje são 38, daqui a quatro anos espera-se que sejam muitos mais em nome de uma história centenária que, em termos de movimento olímpico, se confunde muitas vezes com a do próprio País.
Como referido na apresentação, feita através de um vídeo capaz de focar no passado (as nove medalhas conquistadas por atletas ‘leoninos’ nas Olimpíadas), no presente (os 38 atletas que integram os quadros do Projecto Olímpico e os parceiros) e no futuro (as explicações de Frederico Varandas, responsável do departamento médico; Ricardo Porém, psicólogo desportivo; e André Geraldes, do Gabinete de Operações e Apoio aos Atletas), também aqui se percebe o conceito de família Sportinguista. Momentos antes da cerimónia, via-se bem o clima de empatia e harmonia entre atletas de diferentes modalidades que têm em comum o símbolo que carregam ao peito; durante a mesma, foi explicado que “através da selecção e criação de uma equipa guiada pelos valores olímpicos – excelência, amizade e respeito) e do Sporting CP, o Gabinete Olímpico irá garantir aos seus atletas um apoio contínuo e estruturado com vista aos Jogos Olímpicos, enaltecendo assim o lema Sportinguista. Sendo o Clube em Portugal com maior número de atletas e medalhas conquistadas nos Jogos e a maior potência desportiva nacional, o Sporting CP criou o Gabinete Olímpico com vista a melhorar a preparação dos seus atletas, garantindo as melhores condições que tem para oferecer”.
José Manuel Constantino, presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP), agradeceu o convite endereçado pelos ‘leões’ para marcar presença na cerimónia, saudou o regresso de Vicente Moura, vice-presidente das modalidades do Clube, ao activo e expressou a sua dupla satisfação pelo momento. “Havendo esta capacidade de organização interna para fazer a ponte para apoiar os atletas na sua participação nos Jogos, fico satisfeito. Sendo o Sporting um Clube cuja história desportiva se cruza com o movimento olímpico internacional, existindo todo um espólio em comum e tendo alguns dos nossos maiores heróis das Olimpíadas, fico duplamente satisfeito. Costuma-se dizer que as pessoas passam e as instituições ficam mas a verdade é que as instituições não se fazem sem as pessoas e estão a escrever uma parta segura na história do Clube mas também do movimento olímpico”, comentou na primeira intervenção do acto.
Já Vicente Moura, umbilicalmente ligado às Olimpíadas por ter estado em 11 edições entre Jogos de Verão e de Inverno como líder do COP, congratulou-se pela importância do passo dado pelo Clube neste seu ‘regresso ao activo’. “Estou particularmente feliz por estar aqui após um período difícil da minha vida. Esta ideia do Gabinete Olímpicos já vinha desde o início do mandato deste Conselho Directivo porque a preparação apenas competia a cada um dos departamentos e considerávamos importante criar um gabinete que coordenasse todo o trabalho. Ter 38 atletas em nove modalidades no Projecto e já dez apurados é fantástico! O Sporting é o maior Clube de Portugal e um dos mais ecléticos de todo o Mundo! Este período dos próximos seis meses é muito importante porque, até aqui, a preocupação era menor; agora, toda a gente faz contas. Os atletas precisam de apoio porque é uma fase difícil. Os que já estão apurados podem fazer uma planificação a prever um pico de forma em Agosto, os que ainda estão à procura de marca terão de fazer dois picos. Pela minha experiência, nos Jogos Olímpicos é sempre preciso dar o salto, fazer um pouco mais. É essa capacidade de superação e de se ultrapassarem que faz a diferença e pode permitir finais A, B ou pódios”, salientou.
Por fim, Bruno de Carvalho, Presidente do Sporting, começou por mostrar toda a sua satisfação por, na mesma semana, ter podido estar com Vicente Moura na estreia da equipa de ciclismo e na apresentação do Gabinete Olímpico – “a amizade tem sido um dos segredos destes três anos e estou muito feliz por voltar a ter o meu ‘vice’ e amigo a meu lado, que sabe o que diz quando fala em prova de superação porque também ele o fez – só um grande ‘leão’ conseguia ultrapassar o que superou”, destacou – e reforçou a importância que o Clube atribui aos seus atletas. “Não há nenhum outro tão eclético como nós mesmo vindo de um período difícil, onde esteve à beira de fechar modalidades e de ser tornar apenas um Clube de futebol. Esse não foi o ADN que me passaram e tudo fizemos, ao invés, para trazer mais modalidades para o Sporting. Que todos tenham a perfeita noção da importância que damos à história do Clube, que me conseguiram passar. O Sporting tem sido uma presença assídua exactamente pelo que diz o seu lema: Esforço, Dedicação e Devoção para atingir a Glória, que é para isso que aqui estamos, unidos e concentrados. Esta será a 20.ª participação do Clube em 24 edições, sempre a representar Portugal ao mais alto nível. Este Gabinete Olímpico não foi criado apenas para o Rio de Janeiro e estamos ao vosso lado, sempre à disposição”, comentou entre algumas referências a Carlos Lopes, Naide Gomes ou João Costa, com quem costuma trocar várias mensagens. “Numa delas disse-me que estava como o vinho do Porto, quando mais velho melhor. Tudo certo mas está como o vinho… de Alvalade”, brincou.
“É um prazer e um orgulho ser o Presidente deste grande Clube, com uma dimensão que o Mundo reconhece mas que em Portugal não se dá o devido destaque. Queremos a breve prazo passar dos 38 para os 50 e dos 50 para os 100 porque essa é a obrigação do Sporting. Nunca seremos apenas um Clube de futebol e queremos fazer mais e melhor. Todos os atletas fazem parte da nossa família, nos bons e nos maus momentos. Costuma-se dizer que sou um Presidente-adepto, quando sou um Presidente… ponto. Vou estar aqui sempre ao vosso serviço, diariamente. O mais importante do sucesso é querer mais do que os outros – foi assim que voltámos aos títulos europeus, é assim que queremos voltar a ser o ‘Crónico’ no futebol e será assim que continuaremos a ser o Clube mais eclético do Mundo com Glória”, finalizou perante os aplausos da plateia.”
in http://www.sporting.pt/pt/noticias/modalidades/jogos-olimpicos/2016-02-22/sporting-cp-apresenta-gabinete-olimpico-do-clube
24 Fevereiro, 2016 at 12:27
Relembro que as modalidades são suportadas pela existência e contribuições dos Sócios!
Quanto mais Sócios formos mais fortes serão as nossas representações Olímpicas!
Pensem nisso e tragam mais Sócios para a família Leonina!
24 Fevereiro, 2016 at 12:30
Este parece-me ser o momento mais critico do Campeonato.Ha um ano depois do jogo com o Shalke a meio da semana perdemos em Guimaraes por 3-0. Ha que gerir o plantel.Pela frente vamos ter um grande Vitória ( atencao ao Octavio) e um árbitro lampiao que vai arbitrar a dois tempos,o do dia e o da semana seguinte..Vai ser dificil atravessar este caminho de pedras cumprindo os objectivos de ganhar e evitar cartoes a Adrien e Slimani. Depois segue-se o Carnide e outro arbitro ” bem escolhido”.
24 Fevereiro, 2016 at 12:41
Não há momentos mais ou menos críticos até ao final…
Agora é muito importante acabar o jogo com os lampiões com pelo menos 3 pontos de avanço, depois é muito importante manter ou aumentar um pouco a vantagem até às 4 ultimas jornadas que serão criticas! O tempo de ganhar vantagem confortável já passou…perdemos essa hipótese perdendo pontos com equipas pequenas…agora vai ser até ao fim!
A qualquer momento podemos perder este campeonato por isso temos de nos convencer que vai ser 1 ano inteiro a lutar e a sofrer…não vai haver descanso! 🙂 ! Mesmo ganhando aos lampiões ficamos com 6 pontos de vantagem para 7 jornadas, entre elas uma ida ao Dragão e uma a Braga…mais a nossa tendência para perder pontos com os pequenos e a impossibilidade de lampiões perderem pontos com os pequenos! Por isso desisti de fazer contas e achar que é decisivo! Tenho a certeza que isto vai ser luta até ao fim! O que só por si já é uma conquista e uma clara melhoria face ao ano passado.
24 Fevereiro, 2016 at 13:34
só por si… não é nada… não quer dizer nada!!!
Neste momento… mete/metam na cabeça e todos …. VAMOS SER CAMPEÕES!!!
24 Fevereiro, 2016 at 14:58
Isso é verdade…não quer dizer nada!
EU ACARDITO!!!!!
24 Fevereiro, 2016 at 12:59
Boas tardes, Caros Tasqueiros.
Esta questão da “gestão do plantel” coloca-me várias dúvidas:
1- É isto um fenómeno recente? Porque não se discutia isto nas dezenas de épocas anteriores?
2- Porque é que se colocam as coisas em termos de alternativa (OU campeonato OU Liga Europa), como se para prosseguir um objectivo termos obrigatoriamente que desistir do outro?
3- Isto da “gestão do plantel” não se colocou nos últimos jogos da fase de Grupos da LE?
4- Estamos assim tão fracos de alternativas ao onze inicial “típico” que a hipótese de mexer no mesmo nos leva a pensar que o jogo se torna “inganhável”?
SL
24 Fevereiro, 2016 at 13:09
1- Nunca se discutiu porque sempre se fez mas este ano é preciso pressionar o Sporting e a forma de o fazer é fazendo as pessoas acreditarem que ou se ganha o campeonato ou o mundo acaba!
2- Claro que não…e por isso é que o Sporting passou a fase de grupos! A questão é se um jogador tiver de ficar um jogo de fora para recuperar fisicamente, a gestão é feita pensando em minimizar o risco no campeonato…
3- Colocou…e passámos…fizemos a mesma rotação mostrando que não abdicámos! Apenas gerimos a LE de forma a que a prestação na mesma influencie o mínimo possivel o campeonato!
4- Se o Slimani precisa de descansar um jogo acho claro que ficamos mais fracos…assim como o Adrien ou o Ruiz (para mim os 3 que fazem muita diferença)! E por isso se tivermos de rodar estes jogadores que nos tornam mais fracos é na Liga Europa…e sim…claro que nos faz mais fracos! Todas as equipas têm os jogadores que sem eles se tornam mais fracas!
24 Fevereiro, 2016 at 13:00
Eu sou a favor da rotatividade na Liga Europa o que me “chateia” é o discurso do JJ! Temos um bom plantel que bem aproveitado pode ter resultados.
Como é óbvio quero ganhar em Leverkusen mas se ficarmos pelo caminho é me quase indiferente.
24 Fevereiro, 2016 at 13:10
Eu acho que o discurso do JJ serve para tirar peso de cima de derrotas ou empates da Liga Europa…é apenas isso! Para que o impacto de derrotas nos adeptos seja menor…
24 Fevereiro, 2016 at 14:40
Mesmo assim não acho que seja a melhor opção fazê-lo antes dos jogos… Mas acredito que assim baixa logo as expectativas de alguns adeptos mais sonhadores!
24 Fevereiro, 2016 at 13:36
QUEM TUDO QUER TUDO PERDE!!!
EU QUERO O SPORTING CAMPEÃO!!!
24 Fevereiro, 2016 at 13:20
Ora aqui está! Concordo!!! Querem ou não ser campeões???
Acho bem que o JJ promova a rotatividade. Se não ser não deu. Tenho pena, mas é mesmo assim!
Quero sobretudo ganhar o jogo em Guimarães. Só discordo numa coisa e talvez possa estar enganada. Mas eu gostava que o Adrien jogasse na Alemanha e que em Guimarães começasse no banco. É um risco eu sei. Mas não estou a contar com o Slimani no derby (espero nojice mesmo) e não contar com o Slimani e Adrien pode ser problemático. Eu dividiria o mal pelas aldeias: Guimarães sem Adrien, Benfica sem Slimani (parece-me inevitável).
#EuQueroOSportingCampeão
24 Fevereiro, 2016 at 13:40
Essa é a minha ideia, também.
Leverkusen com as trocas que tiverem de ser, honrando sempre o Sporting CP.
Guimarães com o Slimani (evitar o amarelo), puxando o J.Mário para o pé do William e entregando a linha desequilibradora ao Bryan, ao Mané e ao Gelson, talvez até ao chuta-chuta.
Em Alvalade, o Adrien tem de jogar. Depois logo se vê como andam os níveis de vergonha, se há ou não Slimani!! Se houver, ótimo. Se não houver, há lá outros que -não sendo o Monstro Sli- podem dar conta do recado!!
Preocupa-me, tanto como os castigos por amarelos ou o sumarissimo ao Sli, algum possível vermelho em Guimarães. Por exemplo ao Rui ou ao Bryan, algum dos centrais….
Enfim, para cima deles, Sporting CP
24 Fevereiro, 2016 at 13:48
Para o Bryan ser expulso seguramente já temos meia equipa expulsa antes 🙂
24 Fevereiro, 2016 at 13:57
Já não sei nada, amigo, já não sei nada…
24 Fevereiro, 2016 at 18:49
Adrien no banco contra o Vitória ?,só se estiveres a contar que vai ser alvo de um cartão amarelo cirúrgico porque ele é o motor do Sporting.
24 Fevereiro, 2016 at 14:15
A LE dá menos status aos clubes do que a champions, mas os jogadores têm sempre visibilidade porque jogam com equipas desportivamente e financeiramente fortes.
mas mais importantes no currículo são os títulos e os jogadores sabem-no.
Para mim o mais importante é o campeonato e em cada partida quero é o que o Sporting ganhe 3 pontos. Jogando bem ou mal não interessa quero é 3 pontos.
Constroi-se uma casa primeiro com os alicerces. Por isso é ganhar campeonato e a seguir prepara-se a equipa para outros voos.
24 Fevereiro, 2016 at 14:16
Boas tasqueiros,
Sou a favor da rotatividade que o JJ tem feito. Tirando os jogos com o Skenderbreu, conseguimos fazer descansar quase sempre 4/5 jogadores do 11 base.
É importante que na Alemanha, em 1º lugar se tenha mais atitude e concentração do que a demosntrada em Alvalade, em 2º lugar apresentar uma equipa minimamente competitiva para dar boa imagem e em 3º lugar, muito importante, resolver o jogo em 90 minutos para bem ou para o mal.
O meu 11 seria este:
GK – Rui Patricio
DEF – JPereira, Naldo, Ewerton e Jefferson
MED – William, Aquilani e Bruno Cesar
AV – Matheus, Mané e Teo
Penso que este 11 poderia dar garantias de competitividade