Primeiro, Douglas. Depois, Valckx, Paulo Sousa e Duscher. Quase desde que me lembro, os meus jogadores preferidos do Sporting jogaram na posição seis, aquela onde também eu mais gostava de jogar. Agora, William. Sem a camisola de fora e as meias em baixo, como o Douglas; sem os calções curtos e o pontapé canhão, do Stan; sem a pinta de craque do Paulo Sousa; sem o elástico no cabelo e o tango do Aldo.
Mas, a cada novo jogo, William cresce. E torna-se maior do que todos eles. Maior, até, que a classe de Fernando Redondo. E com uma classe infinitamente superior ao boçal Patrick Vieira com que muita gente gosta de compará-lo. Com a testa franzida, como quem pensa a sério durante 90 minutos, desarma, passa, finta. Varia o jogo de um lado para o outro e, naquele seu passo de tartaruga, consegue estar em todo o lado. Não solta a bola só porque sim, mesmo que isso implique ver-se rodeado de adversários. Mas ela lá vai, redonda, sempre direita ao pé de um companheiro. E ele continua de testa franzida, só esboçando um sorriso quando se junta ao festejo de um golo. Mas quase aposto que, mantendo aquela sua expressão de “desculpa, estavas a falar comigo?”, William sorri no seu interior enquanto percorre quilómetros de relva. Está no seu mundo. Um mundo onde, neste momento, é já um dos melhores.
* «tens prá troca?» é uma colecção de autocolantes virtuais à moda da Tasca, que nunca perdem a cola mas que também não dão para colar
7 Março, 2014 at 7:41
O william é claramente a maior surpresa que alguma vez tive com algum jogador. Não se percebe como mas, tal como eu, acredito que a maioria de nós nunca tinha ouvido falar nele e quando o Jardim o começou a pôr a titular na pré-epoca pensámos “William?? então e o Rinaudo???”. Não consigo perceber como é que um talento como este passou despercebido para a grande maioria! é que o talento não deve ter aparecido só esta época…
A primeira coisa que eu fazia era renovar-lhe o contrato, passando a ser dos mais bem pago (digam o que disserem é bem merecido), subia a clausula e fazia-lhe ver que é essencial para a equipa e que devia ficar pelo menos mais um ano para jogar a Champions de Leão ao peito! Acredito que ele aceitaria ficar, principalmente sendo sportinguista!! É que termos um jogador deste calibre e aproveitarmo-lo só numa época… sabe a pouco…
7 Março, 2014 at 7:42
ah, e já defendi junto de amigos meus que estamos onde estamos por causa do William. Sem ele, duvido que a época estivesse a ser tão extraordinária…
7 Março, 2014 at 7:49
e outra coisa… comprar a % do passe que não é nossa… JÁ! nem que custem uns milhoeszitos…
7 Março, 2014 at 9:22
Para qualquer sportinguista que acompanhasse as camadas jovens (como por exemplo eu) não foi assim tao grande surpresa. Eu até pensei que fosse daqueles talentos que acabasse por dar em nada quando foi para a Bélgica. Estava tao enganado..
7 Março, 2014 at 7:57
O William, depois do Figo e do Cristiano, tem tudo para ser o nosso terceiro jogador do topo do topo. Quando o William toca na bola, já sei que está resolvido.
Vão bater a cláusula do William. Esta é, aliás, uma cláusula que irá sair sempre barata a quem o comprar. Vocês têm visto os vídeos dele no youtube? Há muitos adeptos do arsenal e man united todos espicaçados. “Ele vem para aqui”; “you wish”; etc. Já é uma referência em Inglaterra.
7 Março, 2014 at 9:11
É um jogador do caralho. Nao consigo dizer mais nada. Era um sonho ficar mais uma epoca, jogar a Champions e subir clausula para 60 milhoes. Depois é esperar…
7 Março, 2014 at 9:58
Eu acredito que o iremos fazer…. (renovar, aumentar clausula e tentar aguentar nao vender…)
Mas acredito que mais que um clube disposto a dar os 45M este verão pelo Rei.
7 Março, 2014 at 9:20
Por falar em Champions… estou ansioso de voltar a ouvir esse hino em Alvalade, voltar a ter jogos de casa cheia à terça e quarta feira. Um ano sem europa é muito mau.
7 Março, 2014 at 9:29
William de Carvalho vai ser o melhor trinco do Mundo (já é top5 p/ mim).
O Duscher foi o melhor trinco q vi jogar no Sporting, logo seguido do Douglas (cujo estilo adorava) ao contrário do Paulo Sousa q sim tinha muita qualidade mas nunca fez o meu género … Ahh, e houve tb um tal de Oceano cuja alma de leão enchia o campo de baliza a baliza e até golos de peitaça marcava. Nunca foi um prodígio mas terá sempre um cantinho do meu coração sportinguista reservado.
O William tem todas as qualidades dos acima referidos, a alma do Oceano, a calma quase provocatória do Douglas, a capacidade de sair a jogar do Duscher, a geometria e sentido posicional do Paulo Sousa, a força do Valckx, a capacidade de desarme do Rinaudo … enfim, não lhe falta absolutamente nada. NADA!
E ainda por cima tem muita cabecinha, é um sportinguista assumido, muito profissional e maturo!
Que maquinão! Que maquinão! Um fora-de-série e um jogador completo na posição mais fulcral do futebol moderno.
Subam a claúsula já p/ os 60M€ ! É q por 45M€ penso q vai já este verão …
7 Março, 2014 at 10:00
60M? Porque não 65? 75? 100? 101?
(eu acho o Rei William melhor jogador que o hulk!!!)
7 Março, 2014 at 10:23
Análise à “Gabriel Alves” 😉 +1
7 Março, 2014 at 11:50
Obrigado 😉
7 Março, 2014 at 22:29
ha ha ha aha ah aha aha aha aha aha aha aha ah ha ha aha aha ah… o lagartedo deixa mesmo a malta bem disposta. Com um bocadinho de sorte o Uiliame vai ver o Fernando no Mundial a partir de Mira Sintra!
7 Março, 2014 at 9:38
Melhor trinco que ja vi em Alvalade. E dos melhores jogadores.
7 Março, 2014 at 10:06
Agora que estou longe de Portugal, este homem é uma das razões pelas quais não perco um jogo do nosso grande amor. Parabéns Sir William, és grande. Levo 40 anos a ver futebol e nunca vi ninguém com o teu talento, atitude e coraçao como tu, em idade tão tenra.
E o que ainda está para vir! Isto ainda não é nada… que continues esta caminhada rumo à glória e que possas ficar connosco mais uns anos (ok… um ano, na Champions, a brilhar).
Sei bem a influência que tu estás a ter nos futuros Williams Carvalhos, que hoje são apenas uns miúdos que pululam nos suburbios da grande cidade e que partilham do mesmo sonho, de um dia envergarem o sagrado manto verde e branco do maior clube de Portugal e um dos maiores do mundo.
Bem hajas, Sir William e parabéns também à tua familia. Obrigado por nos proporcionares momentos de puro prazer e deleite na forma como tratas a bola e lês o jogo. The sky is the limit!
SL
7 Março, 2014 at 10:07
A capacidade de desarme e classe com que tanto joga a primeiro toque como pauta o jogo …
Há muito que não vibrava tanto com um gajo que não fosse um driblador.
7 Março, 2014 at 10:08
Este homem é um senhor, enorme, com uma classe já acima da média. Para mim é ele e mais 10 e por aquilo que vi na lixeira, para o restante plantel também. Só espero que nenhum tubarão se lembre de o levar no final da época mas com uma clausula de 40milhões, sobrava dinheiro para fabricar outro parecido no laboratório de Alcochete.
SL
7 Março, 2014 at 10:09
Não é 40, é 45M!!
7 Março, 2014 at 10:16
William é para mim a maior surpresa desta época, sempre pensei que iria ser emprestado de novo como aliás já tinha acontecido para a Bélgica.
E o menino William surpreendeu-me, a mim e a todos, pois se toda a gente nunca pensou ver o Sporting a discutir o título (mesmo sendo prejudicadissimo), também nunca pensaram de ver este miúdo agarrar o lugar que supostamente seria de Rinaudo.
Enche-me de orgulho ver este jovem que é mais um produto da formação de qualidade que temos no Sporting, ter um futuro brilhante, espero que esteja ainda muitos anos no Sporting, mas parece difícil. De uma coisa temos todos a certeza…é que quando for vendido não vai ser por meia dúzia que tostões como se vendiam ao desbarato jogadores como Miguel Veloso e Moutinho.
É bom termos um presidente em quem confiamos!
SL
7 Março, 2014 at 10:21
Sir William Carvalho, jogador fantástico!!!!!!
7 Março, 2014 at 10:28
Não vi todos os jogos da pé-época. Vi o golo que ele marcou no Canadá, salvo erro contra o Peñarol e pouco mais. Mas logo na primeira jornada, quando o SCP se encontrava em desvantagem e vejo a forma serena e lúcida como o William jogava, tranquilizei-me logo. Sabia que não tardaria estaríamos em vantagem. E assim foi. Vitória robusta. O resto da estória já todos sabem… William tem sido até ao momento o melhor jogador do campeonato!!!
7 Março, 2014 at 10:40
A fotografia está brutal. Mesmo sem esboçar uma uma palavra consegue dizer tudo sobre o William Carvalho!
7 Março, 2014 at 10:24
Por muito que se tente, e todos tentamos, näo ha palavras para descrever este menino, desisti, limito-me a discutir com os amigos quais os novos toques de classe com que nos brinda a cada novo jogo. O monstro cresce a uma velocidade vertiginosa. Um senhor que nunca deixarei de seguir, seja onde for que venha a jogar.
7 Março, 2014 at 10:40
E pensar que estava em final de contrato e se não tivesse sido o LJArdim a querer observar todos os jogadores, o William ter-se-ia perdido para o Sporting… ser um grande treinador também é isto!
7 Março, 2014 at 10:40
The King William…!!
É um espanto ver jogar este menino…!!
“Vou” aumentar-lhe o ordenado …e passar a cláusula para 60 milhões…!!
SL
7 Março, 2014 at 10:41
Fonix…. SPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPORTING!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
7 Março, 2014 at 10:57
Eu também sou da opinião que deveríamos fazer um esforço e mantê-lo mais um ano. Até porque para o ano quase de certeza que jogaremos na CL e aí ele irá valorizar-se ainda mais.
Este é o maior desejo que eu tenho neste momento. Quero lá saber de quem vem ou de quem vai…quero o William C para o ano no Sporting e mai nada!
Aliás é este ano que vou comprar uma camisola com o nome de jogador e será o dele.
7 Março, 2014 at 11:08
O nosso imperador! 🙂
7 Março, 2014 at 13:31
Estive agora a ler os vossos comentários ao nosso menino e digo-vos uma coisa… Enche-me de satisfação ler estes mais de 100 comentários!
Quando tento encontrar palavras para descrever a classe dele… encravo sempre e fico com a ideia que tudo o que eu disser, será pouco.
Jogador que me tenha entusiasmado mais do que ele, só mesmo o nosso CR.
7 Março, 2014 at 15:16
+ 1
7 Março, 2014 at 19:42
Num dos primeiros jogos do Sporting ( já não recordo qual), uns amigos meus que iam de metro a caminho de Alvalade, conheceram um tipo japonês que estava cá de férias e como um até tinha uma gamebox a mais, acabaram por levá-lo a ver o jogo. O rapaz estava todo contente, festejava os golos como se fosse Sportinguista desde sempre (não duvido que depois disso ficou mesmo Sportinguista!) . Durante o jogo adivinhem por que jogadores ele me questionou?
William e Montero!
Seguido do comentário : “Muito bons!”
7 Março, 2014 at 22:23
Sim, sim, sim, o rapaz no meio daqueles coxos claro que tem de se evidenciar. Num Campeonato a sério não calça em lado nenhum e basta fazer apenas um terço das faltas que por cá faz e não acaba nenhum jogo.
Lagartedo do caralho. Respondam-me uma coisa imbecis do caralho. O que é que o Zeborde já deu, como equipa, ao futebol deste País ?
8 Março, 2014 at 0:12
A ti pelos vistos, dá aziática.