Rui, a primeira vez que me deu para chorar durante um jogo de futebol, decorria o México 86. Portugal defrontava Marrocos e a baliza estava entregue ao enorme Vítor Damas, que tinha avançado para a titularidade em função da lesão de Bento. O resultado final, uma derrota por 3-1, teve tanto de patético como os 4-0 sofridos frente à Alemanha, há dois dias. E teve, imagina tu, outra curiosidade: certos iluminados quiseram fazer passar a ideia de que o Damas poda ter feito mais do que fez no primeiro golo, tal como, passados 28 anos, outros iluminados querem atirar-te as culpas da vergonhosa goleada.
Desta vez, ao contrário daquele dia, não chorei revoltado com o apontar de dedo ao guarda-redes do meu Sporting. Mas tem-me custado a digerir esta inacreditável campanha contra ti, que já dura há alguns meses. É vergonhoso que, depois de um apuramento paupérrimo, depois dos mil e um equívocos tácticos, depois de um leque de convocados por todos questionado e depois de uma derrota onde jogaste como se não houvesse meio-campo nem defesa à tua frente, se tente implementar a teoria de que a culpa foi do Patrício.
Sabes, Rui, não sei se jogaste lesionado, como já ouvi e li várias vezes, mas ainda bem que a baliza vai ser entregue a outro. A tua ausência será menos um motivo para desculpar a inabilidade e incapacidade de determinadas pessoas. E, quem sabe, o facto de não arrancares para brutais exibições no Mundial, poderá significar que continuas a ser o guarda-redes do Sporting. Não me entendas mal, pois longe de mim achar que não tens direito a querer jogar no campeonato inglês ou no espanhol, por exemplo (embora continue a achar que mereces mais do que, por exemplo, ires parar a um Mónaco desta vida). Mas, muito sinceramente, gostava que ficasses. Para o ano, para o outro e para o outro. No fundo, que fosses uma espécie de Ryan Giggs de verde e branco. Fazem-me falta um ou dois Giggs no Sporting. Ou um Francesco Totti. Sempre fizeram. A mim, porque é o transportar para a realidade do meu sonho de menino – fazer toda uma carreira de Leão ao peito – e ao próprio Sporting, pois ao contrário do que algumas pessoas defendem, creio que um clube é tão maior quanto os atletas-referência que consegue ter.
Estou-me borrifando para o que dizem os outros. Para mim, tu estás entre os cinco melhores guarda-redes do mundo, com o extra de estares a construir uma carreira assente, precisamente, em críticas e desconfianças constantes que começaram naquela que apelidaste como sendo a tua casa. O Sporting. E o Estádio José Alvalade. «Esta é a minha casa e para sempre assim será», disseste tu, no final de Setembro do ano passado. Por mim, Rui, se tu quiseres, continuará a sê-lo por muitos e bons anos!
18 Junho, 2014 at 19:14
Ainda bem que saiu um post com o Rui, já a muito que queria dizer isto mas não via o post indicado… Quero aqui dizer que desde que o Paulo Bento te lançou e defendes-te aquele penalti na vitória do Sporting sobre o Marítimo na Madeira que passei a olhar para ti como um ídolo. Desde esse dia em diante comecei cada vez a admirar-te ainda mais. Hoje em dia entre quem entrar no Sporting não consigo admira-lo mais que tu(por exemplo quando andavam todos loucos com o Montero no inicio da época eu só pensava ” fdx deviam era gritar assim pelo Rui”), resumidamente para mim(como para o cherba pelos vistos) és um dos melhores do mundo, e o orgulho que eu sinto em saber que um dos melhores guarda redes do mundo é capitão da equipa do meu coração é algo incrível. Já tive o prazer de falar contigo e dizer-te tudo isto e mais… se assim o quiseres essa braçadeira que envergas pode ficar contigo até a tua carreira acabar. Obrigado por tudo Rui! Força.
18 Junho, 2014 at 19:23
Aplauso, Ricardo.
18 Junho, 2014 at 19:22
Não consegui ver o Holanda-Austrália mas pelos comentários dos tasqueiros parece ter sido um jogo interessante…mais daqui a pouco espero que o Chile consiga concretizar a surpresa, mas sendo o Chile uma equipa algo ingénua a jogar e tendo a Espanha ratice de sobra, deve ser difícil…
Carrega Chile !!!!
18 Junho, 2014 at 19:36
oFF-topico
O EsseEleBê comprou um central da II divisão brasileira. Vamos ver as reacções dos péritos.
18 Junho, 2014 at 19:44
E preferencialmente daqueles que opiniram sobre o Maurício…
18 Junho, 2014 at 19:46
Última vez que compraram um da III divisão, acabou a titular do escrete canarinho. Just saying.
18 Junho, 2014 at 19:49
Quem, o Jardel?
18 Junho, 2014 at 20:26
Maurício…
18 Junho, 2014 at 19:43
Uma vergonha. Estão a cavalgar a pseudo-lesão para o tornarem o alibi da derrota copiosa contra a Alemanha.
18 Junho, 2014 at 19:55
Só para dar o meu agradecimento ao Rui e para comunicar o orgulho que tenho nele. Rui, tens aqui mais um a torcer sempre por ti. O teu lugar é no Sporting.
18 Junho, 2014 at 20:23
E mais uma singela homenagem ao NOSSO Rui Patrício:
Dropkick Murphys, Live on Saint Patrick’s Day
http://youtu.be/WYR-bk6WM58
18 Junho, 2014 at 20:54
Força Rui!!!
18 Junho, 2014 at 21:30
Força Rui! És o maior!
18 Junho, 2014 at 22:49
Passei os últimos dias no Brasil, onde fui ver jogar a selecção do mendes (o patriotismo falou mais alto e lá fui eu); Nos dias que estive fora, não tive o mínimo de curiosidade em ler, ver ou ouvir a imprensa portuguesa; Porém, acabado de regressar a Portugal, leio este post e fico a perceber que, afinal, nada mudou; isto é, continua a campanha negra. Como não haverá muito a noticiar sobre o Sporting é preciso malhar nos jogadores do Sporting, neste caso no grande São Patrício.
Como acima referi, não acompanhei a imprensa Portuguesa, mas fui vendo e ouvindo a imprensa estrangeira, sobretudo a brasileira e a verdade é que as criticas não se dirigiram ao Rui Patrício. Os alvos das criticas foram a globalidade da equipa e sobretudo o risca ao meio. E as critica que mais ouvi, inclusive entre portugueses foi o facto de a equipa jogar de forma desconexa, sem rei nem roque e sobretudo a inépcia do treinador; Então, perde um central e continua (quase) tudo igual??? Fica à espera de sofrer mais um golo para fazer entrar o Ricardo Costa??? Enfim….
Os pensamentos que mais vezes me vieram à cabeça enquanto via o jogo foram: Que sorte tiveram o Cédric e o Adrien não terem sido convocados; que gargalhadas deve estar a dar o Antunes e o Danny e o Cigano e o Bebe.
Finalizo este meu comentário com um pequeno diálogo que ouvi lá Brasil e que retrata bem a selecção:
– (dizia um dos intervenientes) A Portugal faltou garra e determinação;
– (responde o outro) Não! A Portugal faltou classe e esquema táctico.
Ao Rui Patrício apenas me ocorre deixar-lhe a seguinte mensagem: Força Rui; És grande.
19 Junho, 2014 at 0:50
O rui patricio é um grande guarda redes,admito que esteve uns furos abaixo no jogo da alemanha,mas nada justifica este campanha que se esta a fazer ao jogador.
Ainda bem que o mesmo ja nao irá jogar mais pela selecçao nos grupos,e com sorte vimos ja de vela no domingo,espero isso siceramente,nao consigo defender uma selecçao como esta e com um treinador destes,peço desculpa mas nao dá.
Uma coisa é correr mal ou bem e ficar tudo numa boa,outra coisa é arranjarem bodes expiatorios nos jogadores do sporting,quando estao la jogadores miseraveis.
19 Junho, 2014 at 14:40
O Rui é indiscutivelmente um dos melhores Guarda-Redes do mundo, só não vê quem é tapado ou invejoso que é o caso das histéricas lampionas e das putas do bolhão!
O Rui é um dos nossos filhos, que será defendido até à exaustão.
Também gostava muito que ficasse toda a carreira e nos ajudasse a evoluir tanto como ele tem evoluído, e que ganhe titulos que tanto merece!
19 Junho, 2014 at 14:55
Rui partilho da opinião do dono da tasca, esta será sempre a tua casa. Confesso que já te chamei alguns nomes mas hoje em dia considero que és o dono das nossas redes e se ficares muitos anos não me deixas preocupado.
Se algum dia terás uma baliza com o teu nome não sei, mas com esforço, dedicação e devoção talvez um dia sejas merecedor dessa gloria. Força Leão
20 Junho, 2014 at 1:36
A Silva é normal que tenhas chamado nomes ao patricio eu tb o fiz,mas quando o fiz foi em prol do meu sporting que é maior que qualquer jogador.
No entanto o mesmo é um grande guarda redes e anda a ser bode expiatorio nesta selecçao que mais nao é que um conjunto de putas,nao podem com o calor,nao podem nao sei o que e mais nao sei quantos,é sempre a mesma merda foda-se,que palhacitos.
Mas eu sei o que esta na origem deste problema,é a nossa selecçao nao ser composta so da espinha dorsal do boifica,assim eramos os maiores do mundo e iamos la ganhar aquilo na caga.
So que o problema desse clube de merda e das pessoas de merda vermelhas que estao na selecçao é o seu clube estar na 82 posiçao nos jogadores formados pelos clubes que compoem este campeonato do mundo,e mesmo de jogadores deles estao la poucos noutras selecçoes o que faz com que sejam uma merda,no entanto como a vida futebolistica nao é so feita de jogadores pois tambem existem treinadores e dirigentes e esses sao vermelhos,vai de promover os deles e foder os dos outros e a sua propria selecçao.
O andre que dá a peida é so um exemplo.
Abraço