Parece que foi há uma eternidade. Final de tarde, Alvalade quase cheio, um leão branco no relvado, uma festa do caraças. Era a apresentação do Sporting 11-12, treinado por Domingos e carregadinho de estrelas. O adversário escolhido para esse final de tarde foi o Valência, que acabaria por estragar o momento ao ganhar por 0-3, despertando bipolaridades tão típicas que já faziam o funeral a reforços como Onyewu.
No meio do turbilhão de emoções, um puto, peruano, entra a dez minutos do fim. E dá-me os poucos motivos de satisfação que resultam desse jogo. Despreocupado, jogando como se estivesse na rua, Carrillo, assim se chama o tal puto, trouxe sangue novo e vontade de arriscar a finta. Rematou. E pareceu-me ver ali tiques de Nani e de Quaresma.
O tempo foi passando e Carrillo tão depressa mostrava ser esse jogador cheio de potencial, capaz de ocupar um lugar entre os maiores, como parecia passar ao lado dos jogos. Escolha intermitente dos treinadores que iam passando por Alvalade, tão vítima quanto tantos outros de uma política que conduzia o clube em modo Titanic, Carrillo passou três épocas entre o «é agora que vai explodir» e o «este gajo é uma merda e só quer noitadas! É despachá-lo!». E o jogo que encerrou a época passada, precisamente contra o Estoril de Marco Silva, foi, provavelmente, o mais penoso desde que se estreou com a camisola verde e branca: ainda durante a primeira parte, Leonardo Jardim resolve entregar, de bandeja, a cabeça do extremo a todos os que o apupavam desde o aquecimento. Enquanto mandava o treinador para o caralho por tão gritante falta se senso, eu desejava que Carrillo fosse capaz de querer continuar.
Perguntam-me vocês: mas porque raio é que tu gostas tanto do Carrillo. Simples: porque, para mim, futebol é mais do que afagar as partes baixas à conta de um fantástico duelo táctico. Gosto, obviamente, de aproveitar a vista da bancada para observar como as equipas se movimentam, como ocupam os espaços e como procuram conquistá-los; mas gosto mais, ainda mais, daqueles momentos em que um jogador se esquece das amarras tácticas e recupera a génese do futebol. Uma finta, uma aceleração, um remate surpreendente. E Carrillo é tudo isto.
A pergunta que se coloca é: sendo tudo isto, o que é que Carrillo quer, afinal, ser? Porque tudo depende dele. Fisicamente capaz de aguentar o choque, com uma velocidade bem acima da média (tanto no arranque como no prolongamento da passada), capaz de jogar em ambos os corredores, evoluído tecnicamente como poucos em Portugal, dono de um fortíssimo remate de meia distância (as suas diagonais são excelentes) e com o extra de ser o extremo que, no nosso futebol, melhor surge em zonas de finalização – nas costas do ponta de lança – respondendo a lances aéreos (o golo em Coimbra, há dez dias, é exemplo disto). Este é Carrillo. O Carrillo que pode fazer toda a diferença no Sporting. O Carrillo que, com a chegada de Nani, já tem um parceiro para dinamitar as alas.
Correndo o risco de ficar zerado, coloco todas as minhas fichas neste Carrillo. Aquele Carrillo que, quando muitos acenavam com a sua saída, foi lá acima meter o golo nos pés de Tanaka. Aquele Carrillo que, em Coimbra, foi o homem do jogo, não só pelo lado estético, mas pela forma como se entregou, sendo, por exemplo, o primeiro homem a correr em direcção ao meio-campo adversário para pressionar, quando afastávamos a bola em cantos ou livres. Chamem-me exagerado, mas se esta for (finalmente) a época de Carrillo, será um trunfo enorme para que seja, também, a época do Sporting.
* «tens prá troca?» é uma colecção de autocolantes virtuais à moda da Tasca, que nunca perdem a cola mas que também não dão para colar
26 Agosto, 2014 at 23:19
Eu amo o Sporting e serei sempre do Sporting até morrer. Apenas sou da opinião que não temos plantel para sermos campeões. E uma opinião. Apenas isso e uma opinião. E não não acho que o carrillo seja melhor que o gaitan ou que o salvio ou que o braimi ou que o tello. Não acho que o Montero ou o slimani sejam melhores que o jackson ou que o lima. Não acho que os nossos laterAis sejam melhores que os do fcp ou do slb. Não acho que os nossos centrais sejam melhores que os dos nossos rivais. Temos três grandes jogadores todos acima da média nani william e adrien. Todos os outros mesmo o slimani que não sabe jogar com os pés só de cabeça são jogadores de nível médio e alguns até abaixo do exigível para um candidato ao título como André Martins Maurício capel Heldon …. Temos um jogador que pode vir a ser acima da média que e o mane mas que ainda não o e. Temos um bom guarda redes. Não temos banco. Os reforços são fracos tirando claro o nani. Não temos dinheiro para mais porque o Godinho e outros fizeram merda atrás de merda. Isto e ser realista e não fatalista. Domingo lá estarei para ver se quebramos o enguiço de não ganhar na luz. Com esperança de ter uma agradável surpresa. Mas nunca perdendo a noção da realidade.
26 Agosto, 2014 at 23:22
Laterais do slb melhores? Altamente
26 Agosto, 2014 at 23:24
já encontraste a pistola do mesquita alves?
26 Agosto, 2014 at 23:40
A realidade é que faltam 31 jornadas, ou seja, 93 pontos em disputa.
A realidade diz que, embora inferiores a nível de plantel e a nível individual, existem mais factores a influenciar como a qualidade da condição física e do departamento médico, metodologia de treino técnico-tática, qualidade da estrutura técnica, a motivação do grupo, a união, a sorte, etc. Será que somos inferiores nestes pontos que falei? A realidade é que não.
Hoje o Manchester United levou 0-4 do MK Dons, da League One. Nem comento pois na realidade o MU é imensamente superior ao MK Dons. Oh wait. . .
I rest my case.
26 Agosto, 2014 at 23:58
Laterais piores que o slb? Temos dois laterais direitos pelo menos ao nível do maxi. Qto aos esquerdos penso que são ambos melhores que os deles. E mesmo centrais só o Luisão poderia ter lugar. Uma coisa é ser realista outra é menosprezar o que temos, e se tem dúvidas é. Ir ao transfermarkt e comparar valores dos planteis de scp e lampiões curiosamente o valor médio de cada jogador é igual, o que já não sucedia ha mtos anos.
27 Agosto, 2014 at 1:20
Já se deixavam todos de merdas pa… Embora não concorde de todo com o homem, mulher ou as duas coisas ao mesmo tempo, não deixa de ter direito à opinião, que até é bem sustentada. Agora por em causa o sportinguismo do homem… Guardem a guerrilha mode pra puta do sistema que teima e brincarmos com mais uma pérola como a “expulsão” do jesuíta etc etc
27 Agosto, 2014 at 2:27
Não te esqueças que parte do sistema (e aqui não falo só do futebolístico, mas também governamental em relação a outros assuntos) é contratarem Trolls e Shills para desinformar e propagandear.
Poderá não ser o caso, mas… convém sempre fazer o teste Litmus.
26 Agosto, 2014 at 23:23
isto hoje não couberam todos lá na retrete onde o mesquita alves se libertou.
26 Agosto, 2014 at 23:42
Entretanto a notícia de que Capel e Heldon estarão de saída poderá não ser descabida . Pelo que percebi o Sacko vem mesmo reforçar as alas, pois costuma actuar a extremo esquerdo, direito ou atrás do ponta de lança.
26 Agosto, 2014 at 23:57
Acho que capel deveria ficar.
Viu-se no jogo com o Arouca que quando ele entra o jogo mexe, nem que seja apenas pela genica do homem.
Nani
Carrillo
Capel
Sacko
Mane (embora prefira vê-lo atrás do ponta de lança)
Shikabala (vamos ver se é reforço ou não)
Parece-me bem assim.
Ambos os dois ultimos (sim, eu sei, jj style) podem jogar a 10.
27 Agosto, 2014 at 0:02
Embora goste do Capel e em certa medida do Héldon, devem ser vendidos para libertar encargos salariais e ganhar alguns milhões. Também quem devia ser vendido, e o saké vai entornar, é o Shikabala. Não sei a mais valia que ele dá. .
Gostava que fosse assim:
EE: Nani e Iuri Medeiros
ED: Carrillo e Mané
Qual a minha ideia? Nani a tutelar Mané e Iuri Medeiros, especialmente o açoreano, para evoluir mentalmente. Nani já que vai ser titular, o Medeiros aproveitava a Taça da Liga, a Taça de Portugal e alguns jogos na Liga para evoluir, treinava com a equipa principal e tinha alguém muito bom a guiá-lo. No próximo ano, assumia a titularidade.
Com o dinheiro da venda dos 3 extremos, pegávamos em certa parte e comprávamos mais % do Carrillo.
27 Agosto, 2014 at 0:06
Para mim o iuri precisa de ser emprestado.
Gosta dessa intenção, mas não sei se iria resultar. É preferível para o iuri jogar no campeonato e taças do que apenas as taças e quiçá 15 minutos por jogo.
27 Agosto, 2014 at 0:23
E assim vem o Sacko ocupar o lugar do Iuri, que secalhar é inferior, e ficamos com ainda mais extremos.
A: Nani, Carrillo, Mané, Capel, Héldon, Shikabala.
B: Iuri Medeiros, Dramé, Podence, Gelson Martins, Ponde, Everton Tiziu, Matheus Pereira, Gazela.
Emprestados: Viola, Wilson Eduardo
16 extremos. 16! Já nem conto o Esgaio. .
Muito salário gasto para “nada”. . .
27 Agosto, 2014 at 0:30
Não sei se sacko é inferior ou não em relação ao iuri.
No entanto sacko foi titular na frança que chegou a final do torneio de rótulos, sendo um dos melhores por parte dos franceses. No jogo contra Portugal jogou muito bem e os defesas tiveram dificuldades contra ele.
Além disso o sacko já teve o ano passado uma experiência por outra equipa ( le havre), sendo muitas vezes titular.
Com isto não digo que seja melhor, até porque nem sei, mas para o contratarem é porque nenhum dos extremos da B esta preparado para assumir o papel que este sacko vai assumir na A.
27 Agosto, 2014 at 0:31
Torneio de toulon, porcaria do corretor.
26 Agosto, 2014 at 23:58
O Carrillo é Agyo e Ugyo.
É On e OFF.
Em On é todo futebol, esconder uma bateria no calçones para nos momentos em que muda para OFF continue On.
Nesse momento andaremos nos todos Agyo.
O Sporting é uma maquinaza!
27 Agosto, 2014 at 0:27
Olhem meus amigos…
Assim elemento a elemento…
Só ficamos mesmo “desiquilibrados”…
É com aqueles “jogadores” do apito/bandeirinha…!!
E contra isso…
SL
27 Agosto, 2014 at 1:18
Caro Max,
O “seu” rapaz, João Rodrigues, chegou a ficar no Sporting B?
27 Agosto, 2014 at 1:16
Este puto ( Carrillo ) vai explodir.Vai aprender com o Nani nos aspectos táticos, vai arriscar mais no 1×1 em zonas que permitam, em que se houver uma falha, ou uma perda de bola não coloque em risco o processo defensivo, vai acreditar que pode marcar golos como o que marcou contra o Beira-Mar, de levantar o estádio.
Ainda é novo, talvez não venha a ser uma estrela mundial, mas desde que nos ajude a ser campeão, tá tudo bem.
Acho que o Marco Silva foi o melhor que lhe aconteceu, não o inibe, mas também não lhe dá rédea solta, tudo tem o seu momento e ele vai perceber isso.
Á perte do Carrillo que cada vez mais me parece uma solução, o Montero parece um peso morto, o Tanaka em 5 minutos faz mais que o Montero em 80. Adoro o Montero, mas tem que marcar golos, se não marcar, tem que dar a marcar, se não der a marcar, tem que abrir espaços e, embora alguns possam estar em desacordo, o Montero não está render, quem desbloqueia o jogo com o Arouca é o Tanaka, com a movimentação que tem em campo e com a leitura que faz do que se está a passar em campo.
Para mim joga quem estiver melhor e proporcione mais soluções á equipa para ganhar, neste momento é o Tanaka.
A nossa defesa parece mal orientada, certo que ainda estamos no inicio e perdemos jogadores que podiam ser a base no centro do terreno ( Rojo e Dier ) porque o Mauricio parece-me mais um apoio ao principal central e não o patrão da defesa.
Há que ter paciência porque esta época vai ter alguns dissabores, mas parece-me que o Sporting está a construir o futuro desportivo e financeiro com base na equipa principal de futebol.
SL
27 Agosto, 2014 at 9:58
Também concordo que vamos ganhar muito Carrillo com a vinda do Nani.
Até aqui o Carillo estava no seu direito de se achar o melhor extremo e relaxava, agora já não será bem assim e isso pode puxar pelo puto para mostrar que não perde em nada para o Nani, ao mesmo tempo poderá aprender algo mais com o nosso 77.
Só temos a ganhar se estes dois extremos andarem picados um com o outro (no bom sentido) para ver qual deles ajuda mais o clube a ganhar jogos !
27 Agosto, 2014 at 1:22
Eu ja nao consigo acreditar no Carrillo, fiz parte dos parvos do “agora é que é, e ele tem muito potencial e blablabla”, mas ja me deixei disso. Acho que ainda consigo acreditar mais no André que no Carrillo.
Pra mim Carrillo André e Mauricio sao os elos fracos da equipa, os 2 primeiros sao os que me tiram do serio durante os jogos, o xerife, enfim…faz o que pode nao sei porquê gosto dele, mas…
(Nao falei do Montero porque com o regresso do Slimani em breve ja nao calça)
27 Agosto, 2014 at 1:31
100% de acordo, acho que é exactamente isto!! Se por uma vez na vida os Sportinguistas forem pacientes, derem tempo, continuarem com a onda verde sem baixar os braços nos momentos de dissabores, dentro de 2-3 anos, temos um equipao. Aí sim pra lutar pelo titulo todos os anos.
27 Agosto, 2014 at 1:35
Por vezes é mesmo preciso ter paciência, umas vezes corre mal, outras bem, mas o que não pode acontecer é sermos nós próprios a deitar abaixo ( á parte da opinião de cada um ).
SL
27 Agosto, 2014 at 1:33
hehehe, 100% de acordo era com isto:
Há que ter paciência porque esta época vai ter alguns dissabores, mas parece-me que o Sporting está a construir o futuro desportivo e financeiro com base na equipa principal de futebol.
SL
27 Agosto, 2014 at 7:34
Se for verdade o que vem no Nojo é uma grande notícia! Compra de mais 20% do passe e renovação até 2019 para o Carrillo!
27 Agosto, 2014 at 8:47
Vou um bocado contra a maioria das vozes. Apesar de adorar o facto de termos o Nani, sinceramente preferia um avancado que marcasse golos. Eu devo ser dos poucos que acha o Slimani um cepo e esta tao, mas tao longe de ser a solucao. Ate pode entrar no derby e marcar 3 golos. Mas nao é o remedio santo para o nosso problema. Nem o Sacko o vai ser. Neste momento o factor que desiquilibra os 3 grandes chama-se Jackson. Acredito que vá sair ainda, porque nao me faz sentido a contratacao do Aboubakar…
27 Agosto, 2014 at 9:42
Concordo em absoluto…
O Slimani é uma grande solução de banco, pelo efeito galvanizador e motivacional que tem, para jogos complicados contra equipas fechadas. Mas está longe de ser o avançado de equipa grande que necessitamos, uma garantia de jogo e de golos como é o Jackson, por exemplo. Acho que esta posição em particular, pelo que nos poderia oferecer, merecia um investimento maior (não entrando em loucuras, claro)
27 Agosto, 2014 at 9:58
Não concordo nada quanto ao Slimani.Com os pés não é um cepo mas apesar de não andar longe disso, muitas vezes consegue receber, segurar mesmo pressionado e entregar a bola jogável, o que já o deixa num patamar superior ao do Djálo.
Na minha opinião, as limitações que ele tem são de longe atenuadas pelo seu ponto forte, o jogo aéreo. Mais uma vez reforço, na minha opinião, Slimani é de longe o ponta de lança com melhor jogo de cabeça a jogar em Portugal, e neste aspecto considero mesmo que entra no TOP europeu.
Comparando com o Jackson, este é muito mais completo, tem tudo mas se olharmos exclusivamente para o jogo aéreo, o Slimani é melhor, com ele em campo basta a bola pingar na àrea para termos perigo, basta rever os jogos da última época? Acho que já escrevi aqui isto noutro post, mas ele tem características que tipicamente são muito difíceis de parar pelas equipas da nossa liga.
27 Agosto, 2014 at 11:17
Que soco no estômago essa apresentação com o Valência. Mas lembro-me muito bem que o único de positivo nesse jogo foi a prestação dos 2 Andrés: Carrillo e Martins.
A maior critica ao Carrillo foi proferida pelo Leonardo Jardim, após o ultimo jogo da época passada, dizendo qq coisa do tipo: “se o Carrillo fosse mesmo bom já teria dado o salto”. Por mais foleira que tenha sido a critica, pois belisca a grandeza do Sporting, a verdade é que Carrillo fosse constante nas maravilhas que consegue fazer nós nunca teríamos capacidade de o segurar.
Espero que esta seja efectivamente a época do Carrillo e do nosso regresso ao título. Agora não deixo de dizer também que preocupa-me a percentagem do passe e a renovação. Poupem-nos de mais uma novela.
27 Agosto, 2014 at 11:35
É tão óbvio que Carrillo é o nosso melhor jogador no meio campo atacante que até dói o masoquismo de tantos em negar-se a constatar essa evidência.
A questão é mesmo essa que vem referida no post: até que ponto Carrillo quer ser excepcional, como pode? Basta querer, e trabalhar em conformidade, pois é um predestinado por todos os motivos referidos.
Não querendo, ou não sabendo, nem o Maradona.
Eu também estou com o Cherba: todas as fichas em como ele é o nosso melhor reforço este ano!
27 Agosto, 2014 at 12:43
Os meus 5 cents só p/ confirmar q tb adoro o Carrillo. Sem dúvida o jogador mais entusiasmante do actual Sporting. Não confundir com o jogador mais importante ou mais influente q será sem dúvida o Adrien.
Mas sim o Carrillo é o jogador que me faz salar da cadeira mais vezes.
27 Agosto, 2014 at 13:13
* saltar da cadeira