Como sabem, por esta altura gosto de reunir as melhores histórias de Natal para poder contar à criançada. Sei que ainda é cedo, já que ainda falta 1 mês para a Quadra Natalícia mas convém recolher já as histórias, até porque há muitas por onde escolher. Já poucos acreditam no Pai Natal, portanto, há que ser criativo e inventar novas histórias. Graças a Deus, não preciso de inventar nenhuma. Basta passar os olhos pelos pasquins do costume. Assim sendo, aqui vai:
1) Bruno, o Belzebú
Este é a história mais popular desta época natalícia. Fala de um Anjo que salvou a Igreja de Alvalade, que colocou o Sporting no bom caminho, que começou a gastar apenas aquilo que tem, que uniu os Sportinguistas e que foi uma lufada de ar fresco no futebol português. Subitamente, depois de comer o fruto proibido (honestidade), desafiou a Igreja da Corrupção e foi enviado para a Terra para penar como castigo pela sua rebeldia. Foi já na Terra que se transformou no Diabo, isolado pela Igreja, exovalhado pelas Bíblias e atacado por todos os fiéis. “Vá de retro, Satanás!”, “O Bruno come criancinhas!”, “Quem apoia o Bruno vai para o Inferno!”. Nesta história, Bruno, o Belzebú representa todo o Mal que existe na Terra.
2) A Última Ceia da Liga
Esta é uma história, à imagem da Última Ceia de Cristo e seus Discípulos antes de ser pregado na cruz. Só que em vez de Jesus, temos o Bufas. E em vez do São Pedro, o seu mais fiel seguidor, temos o Orelhas. “Comam pão! É o meu corpo! Bebam vinho, é o meu sangue!” uma metáfora para jogadores, dinheiro e outros géneros tão bondosamente distribuídos pelo Salvador. “Ámen!” dizem os tesos. Esta história terá o mesmo fim que a original. São Orelhudo dirá, em plenos pulmões, que nunca renegará o seu Senhor. O Bufas dirá que, antes da manhã nascer, o negará 3 vezes. Pelo meio haverá um Judas qualquer que, obviamente, será enforcado numa figueira (cheira-me ao presidente do Guimarães, que vai estrebuchar quando o começarem a gamar) E tudo acabará com a morte do Bufas que depois ressuscita e com São Orelhudo a tomar as rédeas da Igreja da Corrupção.
3) A alegoria da Nossa Senhora Imaculada Liderança de Carnide
Esta é a história de 3 Reis Magos. João Capela, Manuel Mota e Duarte Gomes. Todos eles a caminharem kilómetros atrás de kilómetros para oferecer as suas prendas para a Virgem Maria de Carnide e seu Menino Jesus. Pegaram-no ao colo, encheram-no de mimos e, em vez de insenso, ouro e mirra, ofereceram penaltys, expulsões e golos anulados. Um sem número de oferendas para Jesus e a sua família. Outros “Reis” lhes seguiram. O Paixão, o Ferreira, o Proença. Todos eles com uma prenda dominical. Um exemplo de grande fé e devoção pela Igreja da Corrupção.
4) No Fundo é que está a Verdade
Esta é uma história de um Santo que assentou arraiais em Portugal. “Tomem,meus filhos! Levai dinheiro! Comprai jogadores! Eu ofereço! Fiel presidente, quereis o jogador e pagar uma perna? Eu vendo! Quereis, a seguir, vender um olho para pagar o ordenado? Eu compro! Estou aqui ao seu serviço, fiel presidente!” Esta é a história de um filantropo louvado pelos fiéis por salvar os clubes portugueses da falência. Um Santo que, depois de dar a extrema unção, pega na trouxa (leia-se, jogadores) e faz-se à estrada para “ajudar” outros pobres desgraçados, oprimidos e sem cheta. Na hora da morte, são eles que afagam a cabeça dos moribundos clubes. São eles que estão lá no último suspiro. Glória ao Fundo! Ou…Ao fundo, a glória. Como preferirem.
5) Duque, o Salvador
Frei Duque, um pároco que tão bem soube pregar na Igreja de Alvalade. Tão bem que ainda hoje há quem suspire por ele. Mesmo depois do coxo do Jeffren. Deu-nos a felicidade de um título. Pós-se a milhas depois de enterrar dinheiro em cepos. Hoje, é o mais recente e recauchutado pregador da Igreja da Corrupção. Os clubes confessam-se, pedem e ele perdoa e concede. “Frei Duque, perdoe-me porque pequei! Impedi um jogador de jogar contra o Carnide! Não tenho dinheiro para pagar ordenados!” Estás salvo, meu filho! O Senhor vai olhar por ti! Se precisares de mais dinheiro, fala comigo e reza ao Santo Bufas e ao São Orelhudo e a Salvação é garantida! A Igreja da Corrupção olha sempre pelos seus filhos!” Ainda terá tentado pregar noutras freguesias, menos dadas à religião (patrocinadores). Sem sucesso. Resta-lhe continuar a pregar e esperar pelo cheque que os Santos acima referidos lhe vão passar para ele continuar a pregar A Palavra.
Mais histórias haverão para entreteter a criançada. Entre elas, a do Apocalipse em Alvalade e A crucificação do Nani. Sinceramente, eu prefiro a do Pai Natal. Mas isso sou eu, que não leio as Bíblias, apoio o Satanás e não mereço a Salvação.
* todas as sextas, directamente de Angola, Sá abandona o seu lugar cativo à mesa da Tasca e toma conta da cozinha!
28 Novembro, 2014 at 7:40
Dias palavras apenas: Bru-tal!
Muito bom Sá, parabéns
SL
28 Novembro, 2014 at 7:42
Bom dia. Muito bom. Que belos contos.
28 Novembro, 2014 at 8:18
Vou já meter estes no presépio:
– Santo Bufas e ao São Orelhudo
Ganda posta e o que eu já me ri ainda meio ensonado 🙂
28 Novembro, 2014 at 8:27
Grande post Sá. Pena que a maioria dos contos de natal sejam fruto da imaginação e as histórias do nosso futebol sejam tão reais.
28 Novembro, 2014 at 8:34
É para ler à lareira!
Sá… Vais a Alvalade no Sábado!
Z
28 Novembro, 2014 at 8:35
? (Era uma pergunta :))
Z
28 Novembro, 2014 at 8:36
… Mas também podia ser uma “intimação” 🙂
Z
28 Novembro, 2014 at 10:45
Eu não tenho Lareira…pode ser ao pé do aquecimento central?! Ou do esquentador?! :PP!
28 Novembro, 2014 at 11:12
Eu tb não tenho mas o post merece! 😛
Z
28 Novembro, 2014 at 11:42
Eu lá estarei Z! 😉
SL
28 Novembro, 2014 at 12:48
Vou sim. Mas desta vez não digo “tou lá!”. Desta vez digo: “tou lá…de olhos abertos!”…parece que andaram a minha procura e eu andei à vossa…a ver se é amanhã!
28 Novembro, 2014 at 16:55
Levamos T-Shirts da tasca se não nos vires és pior que os fiscais de linha em jogos do carnide!!!
A
28 Novembro, 2014 at 8:44
Que putx de alegoria.
Tenho estado em ritmo de trabalho em modo animal, projecto a fechar em data de avião para Londres 😀
Tenho mas tenho conseguido acompanhar e lido as postas, brutais e dignas de um Pulitzer ou mesmo de um Nobel.
Esta posta, vai para a minha ‘parede’ é das melhores alegorias que já li.
SL e amanhã lá estaremos
28 Novembro, 2014 at 9:01
Epá grande posta! Nem sei se não fará mal uma coisa tão copiosa logo pela manhã.
28 Novembro, 2014 at 9:07
Em primeiro lugar um bom dia para toda a “Familia da Tasca” com desejos de boa semana…
Concordo com muitas das ideias expressas nos post…
Mas permitam-me discordar da analogia…não gosto de ver misturadas “coisas sérias com porcaria”…
Ah…e deixem-me dizer que esta é a minha opinião, que acredito mais alguns subscreverão mesmo sem o expressar publicamente (se quiserem irem mais longe do que o simples pensamento futebolistico…)…
Mas não desejo que a minha opinião se possa transformar em matéria de discórdia e divisionismo entre nós…
Apenas discordo (por razões óbvias…)… e ponto final…!!
Abraço para todos/as…!!
SL
28 Novembro, 2014 at 9:39
…. de acordo contigo Max …. e não digo mais nada para não criar atritos…. bom fim de semana para todos … que o Sporting ganhe amanhã… e … Saudações Leoninas!!!!
28 Novembro, 2014 at 13:45
Somos dois Max. O conteúdo é brutal, concordo a 100%. A forma nem por isso. Não gosto nada mesmo. Mas respeito, e sendo assim bola para a frente!
SL
28 Novembro, 2014 at 9:13
Foram todas as histórias muito bonitas, mas a 3ª deixou-me uma lagrimazinha ao canto do olho.
28 Novembro, 2014 at 9:16
ahahahhaha ” A crucificação do Nani. Sinceramente, eu prefiro a do Pai Natal. Mas isso sou eu, que não leio as Bíblias, apoio o Satanás e não mereço a Salvação”
és tu e eu 🙂 eu apoio Satanás !!!!!!!! muito bom !!!!!
28 Novembro, 2014 at 9:24
Parabéns Sá, estás em grande forma.
28 Novembro, 2014 at 9:37
Heheheh!
Muito bom! Posta servida a preceito e com o tempero a gosto! Como sempre!
28 Novembro, 2014 at 9:38
e que tal o conto de natal em que jacob orelhas marley visita na véspera de natal ebenezer bufas scrooge um velho avarento que não gosta de natal e que lhe anuncia a visita de mais 3 espíritos. O primeiro, o dos natais passados dá pelo nome de carolina que lhe mostra as patifarias do passado em que entre outros antagonizava o clube jacob orelhas marley. O segundo o do natal presente dá pelo nome de duque e que lhe mostra as patifarias presentes mas desta vez associado ao seu amigo de longa data jacob orelhas marley. O terceiro o do natal do futuro de nome doyen e que lhe mostra como será feliz o reino de ebenezer bufas scrooge se este gentilmente distribuir algumas migalhas pelos restantes companheiro de patifarias.
28 Novembro, 2014 at 9:38
Ainda não li mas já estou a gostar…. 2 coisas que adoro: Sporting e Guinness 😉
28 Novembro, 2014 at 9:39
Clap clap clap
28 Novembro, 2014 at 9:39
3 😀
Muito Muito Bom !!!
28 Novembro, 2014 at 9:55
E pronto, assim se começa o dia a rir a bandeiras despregadas!
Que imaginação do catano!
Obrigado Sá pela inspiração para a época que se avizinha.
28 Novembro, 2014 at 9:59
parece que o oreilhas desta história já pediu o título nacional ao plantel. os jogadores portugueses do merdafica (mota, duarte gamas, porcoença, capelinha, etc) disseram que irão dar tudo para conseguir ajudar o seu clube do coração mais uma vez
28 Novembro, 2014 at 10:07
O nível dos escribas da Tasca está a ficar muito elevado, todos os dias grandes postas, e hoje mais esta que é uma bacalhauzada de se lhe tirar o chapéu…
Sá, vê lá se amanhã apareces nas roulotes, amanhã garanto-te que vai lá estar, pelo menos, um tasqueiro com a t-shirt verde da Tasca, que sou eu…
28 Novembro, 2014 at 10:10
Contos , estorias e alegorias sempre foram a melhor forma de perpetuar o passado e imaginar o nosso temerário futuro.
Sempre adorei e sempre irei gostar destes mundos criados pelo nosso imaginário fantástico para ilustrar o nosso dia a dia.
É uma maneira de conseguirmos “fixar nas paredes da nossa casa”, os nossos sonhos, espectativas e receios. No fundo a nossa identidade e o nosso eu ao espelho.
Nada disto tem de Deus ou de Diabo, mas apenas de se encontrar uma maneira ilustrativa e por isso mais facil de decorar para que todas as crianças e alguns adultos, ja mais se esqueçam do que se passou nos nossos dias!
Well done Sá
28 Novembro, 2014 at 10:12
Fogo….realmente….
Titulo de uma noticia num jornal:
(com uma foto do BdC): “Presidente explica contas na Suíça”! Lá fiquei eu: “Fodasse….contas na Suiça?!?! Que é esta merda?! Como é que o gajo tem contas na Suiça?!”
LoL! Claro…queria dizer que o Presidente foi à UEFA explicar as contas do Sporting porcausa do Fairplay! Mas o sensacionalismo foi mais forte do que a seriedade….
28 Novembro, 2014 at 10:27
Muito bom Sá. Tas a aprimorar o bacalhau com temperos tugas 🙂
28 Novembro, 2014 at 10:43
Muito bom 🙂
28 Novembro, 2014 at 10:51
Eu não sei o que tomam os escribas desta Tasca, mas vocês abusam 🙂
Grande post Sá, parece pura ficção, mas não sei senão é a puta da realidade 😉
SL
28 Novembro, 2014 at 11:10
Tem tido pouca publicidade ultimamente mas acho que ainda é sake do Sr engenheiro 😉
28 Novembro, 2014 at 11:08
Capa do CM de sábado:
Adeptos leoninos equiparam BdC a Satanás
28 Novembro, 2014 at 11:08
Bom dia a todos
Vai ser a primeira tasca com estrela Michelin
SL
28 Novembro, 2014 at 11:12
http://www.sporting.pt/Noticias/Futebol/Fut_Prof/notfutprof_manesportingtv_271114_136353.asp
Grandes palavras do puto Mané! Que nunca se esqueça delas e as honre até ao fim.
Amanhã vou falhar Alvalade, mas no meu lugar vai estar outro Leão a rugir bem alto!!! (espero eu, senão nunca mais lhe empresto a Gamebox…=D)
SL
PS: Mas alguém me explica como é que o golo do Nani não está nomeado para Golo da Semana no site da Mafia??? E está lá o do Aguero??? F***-se!!! Devem ter medo que o SCP bata um novo recorde de nomeações ganhas!!!
28 Novembro, 2014 at 11:21
Muito bom post Sá!
28 Novembro, 2014 at 11:25
ahhhh awesome!!!
Grandes textos Sá 🙂
Vamos brindar aos contos de natal… mas não quero uma Guinness… prefiro uma Cuca!!!
28 Novembro, 2014 at 11:36
Boa, Sá! Devias publicar em livro, faria grande sucesso junto da pequenada. 🙂
Mas penso que faz falta uma história, a dos Gremlins: uns animaizinhos fofinhos e à primeira vista benevolentes e em nada diferentes dos bondosos “mogwai” de quem descendem. Mas se lhes dão um correio da manha ou um rascord depois da meia noite, então transformam-se em monstros hipócritas e intelectualmente desonestos, com um apetite voraz pela destruição. Os mais reles tendem a reproduzir-se com a humidade e a expor-se facilmente ao sol e ao ridículo, o que lhes é fatal. Mas a casta mais elevada vai-se movimentado nas sombras dos blogs e dos facebooks, sempre à procura de um ponto de vantagem para atacar, qual alien a vaguear pelo cargueiro espacial Nostromo… bom, esse é talvez outro filme.