Marco, não é fácil dirigir-me a ti tentando manter o sangue frio. Aliás, não é fácil tentar falar do jogo de ontem enquanto tento manter a lucidez (pelo menos aquilo que eu considero sê-la). Já te elogiei várias vezes ao longo da época e continuo a achar que és um jovem treinador com imenso potencial, mas é impossível dissociar-te do que se passou, ontem, frente ao fcp. E, não, não tem nada a ver com as tuas expressões faciais ou com o facto de mexeres muito ou pouco as mãos.
Epá, Marco, chegou a altura de dares um murro na mesa. Mas um murro na mesa que te seja audível e que te liberte dessa espécie de autismo em que te encerraste. Eu consegui perceber quando começaste a época respeitando as hierarquias do balneário, mais não fosse para ganhar o grupo. E também consigo perceber que tenhas uma dúzia de jogadores em quem confias mais. És tu quem os treina, és tu quem avalia quem são os melhores. O problema, Marco, é que a essa dúzia acrescentaste três ou quatro e… fechou. E talvez não seja exagerado dizer que o que aconteceu ontem era algo previsível: alguns dos jogadores nucleares deram o berro.
Não vou entrar pela vertente táctica, pois isto de falar posteriormente é muito fácil. Lá chegará o tempo em que perceberás que não somos menos equipa por baixarmos as linhas, mas também te digo que haverá logo quem virá berrar que o Sporting tem mais é que ir a qualquer campo fazer o adversário borrar-se na cueca assim que tentar sair da área. Adiante. O que me faz dirigir-te estas palavras é a forma como estás a gerir o plantel. Vou repetir: o plantel.
Se me disseres que não achaste muita piada ao facto de praticamente não teres opinado sobre as contratações, eu sou gajo para perceber-te. Mas, logo a seguir, recordo-te que foi isso que aceitaste quando assinaste por quatro anos. Se me disseres que gostavas de ter “um Nani” a ponta de lança e outro a central, também sou gajo para dizer que te percebo, mas… epá, recordo-te que já sabias que não terias quando aceitaste assinar por quatro anos. E até sou gajo para reconhecer que te possam ter fodido os planos quando arrancaste o campeonato com uma defesa improvisada e sem o gajo que iria ser a tua principal referência atacante (e que voltaste a perder com a CAN).
Mas, Marco, esta é a realidade do Sporting. Sem dinheiro, com adeptos bipolares e com um projecto onde o plantel é composto pelos jogadores que estão na equipa principal e na B. Este é o teu plantel, Marco. E tu sabe-lo desde início. É verdade que até a B andou meio aos papéis, mas as coisas parecem estar a estabilizar. E, inclusivamente, têm sido várias as vezes em que tens marcado presença na Academia e têm sido algumas as reuniões que tens tido com o João de Deus, com o Bruno e com o Inácio, precisamente para pesar a utilização de alguns dos jogadores que estão na B.
Fruto de tudo isto, não se percebe porque raio é que, ontem, o Adrien, que depois de ter confirmado estar a passar por uma quebra física queimou o resto dos pulmões contra o Wolfsburg, foi titular. Deixaste de confiar no André Martins?!? Também ninguém percebe porque raio o Mané foi parar à bancada, principalmente quando o Nani tem jogado condicionado e o Carrillo, que foi o homem dos desequilíbrios nas ausências do Nani, está a precisar de tempo para respirar. E, sinceramente, acho que usaste uma espada de samurai para retalhar o moral do Tanaka: um gajo que vem de um golo e de uma exibição no limite como a que fez com os alemães, nunca pode ir para o banco.
Passemos à frente, porque temos mesmo que fazê-lo. Marco, esta merda ou vai ou racha. A Taça de Portugal passou a objectivo máximo, não só porque o clube precisa de títulos, mas porque estes jovens jogadores precisam de crescer com eles e porque é muito mais fácil criar uma mentalidade vencedora com vitórias do que com derrotas! E nem quero dar-me ao trabalho de pensar na possibilidade de perder o terceiro lugar. O que é que vais fazer, com a equipa a precisar de sangue fresco e de ideias novas? Não, não estou a pedir-te uma revolução. Estou a pedir-te que te lembres que tens Wallyson, que tens Gauld, que tens o André Martins, que tens o Rosell, que o Zezinho voltou, que o Rabia também pode ser usado para dar alguns minutos de descanso ao William, que tens o Dramé (e dava jeito rematarmos mais de fora da área), que tens o Mané, que se for preciso tens o Geraldes e que se o mantiveram no plantel também tens o Capel (olha, e se achares que não, lança o Podence).
Não vou incorrer no exagero de dizer-te que tens matéria prima para fazeres duas equipas sem perderes qualidade. Mas, decididamente, tens opções que te permitam ir dando o necessário descanso aos 11 que consideras serem os que mais garantias te dão. Está na altura de assumires isso e de pensares que essa é a melhor forma de, enquanto dás o que tens e o que não tens para conquistar o que ainda podemos conquistar, preparares as bases para a próxima época. Acho que não estou a pedir-te muito, pois não?
2 Março, 2015 at 14:10
Tenho umas previsões para os próximos jogos e nem todas me agradam.
GOSTO
Geraldes será opção para a Madeira
Mané também
Gauld também
NÃO GOSTO
Temo que se o MS se esteja a preparar para ‘queimar’ o Tobias (que tem estado muito bem), lançando o Ewerton. Nada tenho contra o brasileiro, mas parece-me que a sua utilização na equipa B tem isso em vista.
Espero enganar-me e que seja só uma forma de o avaliar por forma a decidir se se avança ou não para a compra definitiva.
2 Março, 2015 at 14:23
queimar o Tobias é deixa-lo sempre a titular quer jogue bem, quer jogue mal…
2 Março, 2015 at 14:27
Também não é trocá-lo à primeira exibição menos conseguida.
2 Março, 2015 at 14:12
Caros Tasqueiros. Ontem não vi o jogo, só ouvi o relato… A cada golo que o Porto marcava era como se me espetassem uma facada. Ficou assim desfeita a minha dúvida moral… Afinal eu não queria perder no Dragão. Afinal sou mais Sportinguista que Anti-Lampiurso.
E ainda pior, perdemos merecidamente. Não sei se o que nos faltou foi pulmão ou outra desculpa qualquer. Não sei se quisemos ganhar no Dragão. Não sei se a culpa foi da equipa ou de MS. O que eu sei é que estava a ouvir o relato e sempre que falavam no Sporting, referiam a sua incapacidade e a sua ausência do jogo. E é isto que me custa a engolir… Que haja jogos onde o Sporting prima pela sua ausência, ou alheamento, do jogo… Como se na cabeça dos nossos houvessem jogos onde são obrigados a dar tudo e outros onde podem não estar nem ai para o jogo.
Das críticas que vi ontem escritas, claro que temos um plantel curto… Que ainda se torna mais curto se à partida o treinador não contar com determinados jogadores.
Os jogadores estão desmoralizados. Claro que estão. Tanaka jogue o que jogar a seguir vai para o banco. Montero é constantemente massacrado, pelos nossos adeptos, por jogar numa posição que não sabe e com uma equipa que olha para ele e vê o Slimani.
E também não se protegem os nossos jogadores. Veja-se o caso do William e agora o do Nani, que jogando consecutivamente a titular é objecto de todas as críticas, mais uma vez por parte dos nossos adeptos.
Serão as nossas segundas linhas inferiores às primeiras? Talvez. Mas o que perdem em técnica ganham em querer e em vontade de mostrar ao Treinador que são opção.
Se em tudo isto há um crítica ao treinador? Claro que há! Ninguém está acima da crítica e eu, como sócio e adepto, tenho direito a ter uma opinião sobre o trabalho do treinador. Tenho dúvidas que neste momento MS tenha o grupo com ele. Em segundo, acho que o modelo de treino não é eficaz, pois existem muitos erros de posicionamento e formas de jogar inadequadas. Acho incrível como é possível por o Jefferson a jogar no estado emocional em que ele se encontrava. Acho incrível que MS faça ao plantel do Sporting, aquilo que tanto criticámos o PB de fazer na Selecção Nacional, convocar sempre os mesmos, mesmo que não estivessem em condições. Acho incrível que não se consigam motivar os jogadores para quererem ganhar todos os jogos em que entram!! É que tenho visto mais atitude por parte da B que da A! e uma coisa é falta de pernas… Outra coisa é falta de vontade de correr.
Ficámos fodidos por termos empatado contra o Wolfburgo? Claro que sim. Mas aplaudimos a equipa, pois deram tudo em campo. Será que deram tudo no Dragão? E em Coimbra? E na última eliminatória da Taça de Portugal?Será que deixaram a última gota de suor em campo nestes jogos? O que tem de motivar os jogadores do Sporting é a sede de vitórias.
Prefiro uma equipa de coxos que queira vencer e deixe tudo em campo quando joga, do que uma equipa de prima-donas que só jogam quando lhes interessa ou lhes é benéfico.
Marco está na hora de fazeres uma reflexão profunda. Ou fazes parte da solução ou do Problema!!! Lê o que o Cherba escreveu em cima e reflecte nestes dias. Quinta há mais um jogo. Que Sporting vamos apanhar na Choupana? O do Wolfburgo ou o do Dragão?
Saudações Leoninas
2 Março, 2015 at 14:14
Queria dizer William e Nani em baixo de forma são sempre titulares
2 Março, 2015 at 15:39
Há uns anos atrás, no tempo do Oceano, tinha um amigo que dizia que preferia jogar com 11 oceanos.
2 Março, 2015 at 14:14
Hesitei em escrever isto, mas visto mais uma lavagem e manipulação da CS, aqui vai:
Por aqui não se quer saber se o Presidente está no banco ou na bancada, não se quer saber se o treinador está calado ou a berrar, não se quer saber se jogamos “bem” ou “mal”.
Por aqui não se exigem títulos aos treinadores.
Por aqui tenta-se analisar resultados, independentemente de “gostos” sempre subjectivos.
As polémicas de hoje serão resolvidas pela História.
Daqui a uns anos ficará como Bom quem deixar Obra e Títulos.
Ficará como Mau quem não deixar Obra nem Títulos.
O resto será esquecido. Sempre foi assim. Sempre será.
Quem se recorda de um Keith Burkinshaw que foi derrotar o Porto para a Taça nas Antas?
Quem se lembra do promissor Raul Aguas?
Por isso, a minha posição é clara:
De pré falência a fechar o semestre terminado em 31 de dezembro com lucro de 23,7 milhões de euros, mais 536% do que o verificado no mesmo período do ano anterior (3,7 milhões de euros)
Pavilhão João Rocha
Sporting TV
Recuperação dos passes
BC sem estar no banco total: 2 j, 2d: 100% derrotas
BC no banco total: 62% V, 13,9% D
BC no banco excepção CL: 64,3% V, 10,9% D
BC só para o campeonato 13/14 + 14/5: 63,4% V, 7,6% D
GL na bancada total: 44,9% V, 29, 2% D
épocas só para o campeonato em %
10/11: 43,3 V, 26,6 D
09/10: 43,3 V 26,6 D
08/09: 66,6 V13,3 D
07/08: 53,3 V 23,3 D
06/07: 66,6 V 6,6 D
05/06: 64,7 V17,6 D
04/05: 52,9 V 26,4 D
03/04: 67,6 V 20,5 D
02/03: 50 V 26,4 D
etc, etc, etc.
% vitórias:
Marco Silva: 53,8
P.Sérgio: 52,6
Peseiro: 53,9
Jesualdo F: 55,5
Carvalhal: 48,4
Domingos: 54,2
Para o campeonato
23 JOGOS, 10 resultados NEGATIVOS
43,47% DE RESULTADOS NEGATIVOS
Mas obra FEITA, e os RESULTADOS contam SEMPRE na AVALIAÇÃO que se faz?
Um rotundo NÃO. Sobretudo num Clube como o nosso. Que sejamos honestos, seria impossível isto suceder noutros emblemas.
A força da CS, dos inimigos externos, a herança de 2 décadas de resignação miserabilista produz os seus efeitos.
ENQUANTO OS SPORTINGUISTAS CONTINUAREM COM AS MESMAS ATITUDES QUE TIVERAM NO NATAL, COMIDOS PELA CS E DANDO MAIS OUVIDOS AOS INIMIGOS DO QUE DANDO CARTA BRANCA A QUEM TEM PROVAS DADAS, ENQUANTO OS SPORTINGUISTAS IGNORAREM OSTENSIVAMENTE TODAS AS FALTAS DE RESPEITO, TODAS AS BOCAS, INDIRECTAS, E AINDA APLAUDIREM FRENETICAMENTE NUM ESTADO DE LOUCURA COLECTIVA IRRESPONSÁVEL E VERGONHOSO, O NOSSO CAMINHO JUSTO E INEVITÁVEL SERÁ A DERROTA. DOI-ME A ALMA ESCREVER ISTO, MAS NÃO É NADA MAIS NEM NADA MENOS, O QUE MERECEM.
2 Março, 2015 at 14:28
+1
2 Março, 2015 at 14:36
A verdade dos FACTOS….
2 Março, 2015 at 15:13
Aqui estão os factos para o tal inicio do Projecto que nos levará a ser tão grandes como os maiores da Europa.
Acho que temos sido exigentes para uma equipa que tem sido hercúlea para atingir os resultados que todos queremos.
– Limpámos o Porto na casa deles para a taça !
– Demos um banho de bola ao Porto e ao Benfas em casa e não foram ambos goleados por falta da tal estrelinha
– Não passámos na champions e saímos da Uefa por mais uma vez a estrelinha não querer nada connosco nos momentos cruciais.
Vamos fazer contas no fim ! Até lá só poderei sentir Orgulho por ser deste clube e ter este presidente a comandar o barco.
2 Março, 2015 at 15:32
Eu dou carta branca ao presidente! E se ele me diz que tudo é passado e que a maioria foi inventado pela CS eu acredito! Eu acredito, como disse o presidente que houve barulho, o barulho gerou de facto tensão mas que está tudo ultrapassado a mim resta-me acreditar e seguir…
Eu não escolho é acreditar nos mentideros e na CS…que é diferente!
2 Março, 2015 at 16:38
Em cheio, na mouche, mas se os resultados desportivos – diga-se futebol – não aparecerem de imediato aparecem sempre umas aves agoirentas travestidas de verde a colocar tudo e todos em causa.
O espírito leonino não pode ser este, o espírito leonino sai cá de dentro, do rugido do leão.
Parabéns tasqueiro Max, continue a rugir forte por muitos anos.
2 Março, 2015 at 18:27
+1
Gostava de juntar também a % com blackout e sem blackout.
A pasquinada conseguiu de facto iludir muitos Sportinguistas, inclusive pondo-os contra o José Eduardo, o que de facto me deixa preocupado, no sentido de Bruno se ter metido numa situação de onde não sairá vencedor. Ao não ter levado avante a saída de MS, ficou refém dele e a modos que tirou o tapete a quem o sempre defendeu
Nem sempre quando os elogios são em demasia, significa que o trabalho é bom para quem usufrui dele. Por vezes, na vida, o bom trabalho, significa a forma como se contribui para terceiros e não para o próprio.
SL
2 Março, 2015 at 14:15
Concordo em geral com o post, mas não me apetece entrar nessa caça ao treinador que parece começar a formar-se. Exigir que vença uma equipa que tem um colombiano chamado Jackson e nós um colombiano de nome Montero é pedir muito, para não falar da diferença entre um Tello e um tal de Capel.
Claro que MS falhou ao colocar Montero no onze, no lugar de Tanaka, em deixar Mané na bancada para pôr a jogar um espanhol que deve ter mais jeito para levantar o cheque ao fim do mês do que para jogar futebol.
Mas a questão foi apenas física. O jogo de quinta foi muito exigente e a equipa não aguentou outro jogo em menos de 72 horas. Essa é que é a verdade.
2 Março, 2015 at 14:40
E quem é que prepara fisicamente a equipa desde Julho de 2014????
Isto de querer ‘tapar o sol com a peneira’, redunda nestas argumentações vazias…
2 Março, 2015 at 14:43
O sonso quis trazer a equipa dele completa 😉
O preparador físico é da mesma fornada dele.
2 Março, 2015 at 17:09
toda a gente sabe que os jogadores são responsáveis pela sua preparação física, têm que a fazer em casa porque o treino é só para treinar meinhos e rabias
2 Março, 2015 at 14:17
Acima de tudo apoio o Presidente. Para Godinhos não tenho paciência e apoio MS enquanto for treinador do clube. Há alternativas e boas alternativas, em termos de jogadores, é preciso é ter coragem e capacidade em investir nelas. Apostar em jogadores cansados e em baixa de forma é “burrice”. Menos medos e mais atrevimentos são necessários e que Bruno Carvalho continue a recuperar o Sporting. É o que eu peço.
2 Março, 2015 at 14:18
Marco, espero que aprendas desta vez, já que não aprendeste com a derrota em Guimarães.
A nossa equipe está:
– Físicamente em baixo
– Psicológicamente abúlica
Viste o Tello? Temos gozado com o “Lototegui” por causa da “rotação” de jogadores. Se viste o Tello, acena com a cabeça não vá a voz falhar-nos aos dois. Viste o Jackson que, não marcou? Vá, diz que sim com a cabeça. Que aprendeste? Que há jogos em que o Nani e o Montero têm de fazer de Jackson e o Carrillo tem de aprender a rematar com o Tello. Sabes quem é o Manel Fernandes? Também podes dizer que sim porque sei que o conheces. Leva-o para a Academia para ele ensinar os rapazes. Tens um treinador de Guarda-Redes não tens, vai buscar o Manel. Não sei porque raio os Guarda-Redes têm um treinador e os avançados não. Pensa fora da caixa de diálogos homem, sei que és capaz, pensa!
Eu posso pensar por ti e dar-te algum descanso para… pensares com eficácia!André Martins devia lá ter estado dentro de início.
o Adrien só devia ter entrado depois.
Devias ter arrancado sem Nani e com Mané e devias ter invertido o triângulo do meio campo na primeira parte.
Tanaka deveria ter substituído Montero ao intervalo e a equipe devia sentir-se, toda ela, equipe.
O William tem razão, o jogo de Quinta-Feira não é desculpa mas, é causa próxima. Como causa restante temos a fase de aprendizagem em que está o Marco.
Vamos embora para a Taça. Vais à Madeira, POUPA JOGADORES. Inverte o triângulo Reserva as forças para o Campeonato e para a Segunda-mão da Taça, em Alvalade.
Outro tema que, este já cansa. Como tiro som à Spot TV para não ter de ouvir Lampiões durante o nosso jogo. Não sei o que disseram e ainda bem.
O Soares Dias, pelo que vi fez uma arbitragem séria e competente à parte uma falta ou outra por assinalar e dois off-sides mal assinalados para cada lado, não interferiu no triste resultado final. Tem o meu reconhecimento, por isso mesmo.
No passado, tomou decisões que me permitiram duvidar da sua imparcialidade (ainda duvido, porque foram flagrantes e porque o Porto o quer nos seus jogos, ao transe).
Vai buscar o Wallison
2 Março, 2015 at 14:19
Miguel:
Explica-me isto:
“Cabrão do BC em apostar num miudo.
Rua já com o presidente.
Depois votamos no Couceiro que trará um gajo muito experiente e com grande estratégia”.
No seguimento de um comentário meu.
2 Março, 2015 at 14:21
E já agora isto:
“Eu ia-te responder pq sei quem és, sei o qqt gostas e sofres pelo clube e pq deves estar tão fodido como eu.
Até para te explicar o quis dizer. Mereces isso.
Mas… depois de ler isto… falamos depois fora do blog”.
2 Março, 2015 at 14:24
Apesar de crítico do MS pela jogo de ontem não equacionei o seu despedimento.
Não coloques na minha boca palavras que não foram feitas por mim.
2 Março, 2015 at 14:27
Ontem, depois do jogo que vi num café com dois amigos, fui para casa resignado com o resultado, mas profundamente desolado!
Chegado a casa fui deitar o meu filho (que ainda estava acordado à minha espera para me dar um abraço de consolação), vi a conferência de imprensa do Marco na Sporting TV e depois fui-me deitar. Não jantei, dormi mal, acordei mal disposto, vim trabalhar mal disposto, fui almoçar e continuo mal disposto.
Li aqui diversos comentários nos post’s anteriores… uns deram-me vontade de rir, outros deram-me vontade sei lá de quê… mas não fui capaz de dizer nada.
Cherba:
Ao ler este teu post, só quero dizer isto:
Mais uma vez (como em tantas outras) revi-me nas tuas palavras.
Ainda no sábado te “disse”, em tom de brincadeira, que um dia ainda te irei ver como Presidente do Sporting. E a brincar a brincar… Daqui a uns anos quem sabe… Até lá o BdC ainda tem muito trabalho pela frente…
SL
2 Março, 2015 at 14:28
Facto 1: Bdc tem enorme mérito na recuperação financeira do scp
Facto 2 : quem e a favor de ms não e contra Bdc. Quem e a favor da continuidade de ms e porque já viu dezenas de treinadores passarem por aqui nos últimos 30 anos e só dois foram campeões. Apenas se pretende estabilidade, e não existir a bipolaridade nos adeptos de jogo para o outro
Facto 3: ms comete erros. Os jogadores cometem erros. Bdc comete erros. O que se pretende e que passem a ser cada vez menos esses erros
Facto 4 : sempre que tivemos planteis equilibrados com os nossos rivais fomos campeões ( Inácio e boloni). Apenas Queiroz não o conseguiu, mas era o Queiroz….
Facto 5: os rivais não tiveram anos e anos de dirigentes incompetentes e que não percebiam nada de futebol. Não e em 2 anos que se consegue mudAr toda uma organização cheia de vícios do passado, implementar uma cultura de exigência e vitória
Facto 6: a comunicação externa do scp nestes dois anos tem sido caótica. Tal implicou que a Cs se aproveitasse do facto ainda para gerAr mais instabilidade.
Facto 7: precisamos de dinheiro e não nos podemos endividar. Como ? Valorizando os nossos jogadores da academia e vendendo no momento certo. Indo a champions regularmente. Enchendo o estádio todas as semanas. Aumentado os sócios pagantes. Procurando fontes de receita alternativas. Procurando incessantemente um investidor que acredite no nosso projecto e meta cá uns milhões.
Facto 8: o desinvestimento obrigatório dos nossos rivais vai nos permitir a médio prazo ambicionar ter ovos idênticos
Facto 9: todos os sportinguistas querem títulos. Mas nem todos tem a mesma paciência. E importante tomarmos todos consciência de onde partimos e para onde queremos ir e não querer tudo se uma vez.
2 Março, 2015 at 14:56
Isto!
2 Março, 2015 at 14:59
Bastante lucido e racional!
2 Março, 2015 at 16:59
É isso mesmo, e digo mais que uma coisa é criticar o treinador ou o presidente com factos e críticas em relação a equipa, comunicação, substituições, seja o que for, agora falar do carácter e fazer juízos de valor de uma pessoa?? Alguns conseguem fazer o Rita e o Ribeiro Cristóvão corar de vergonha.
2 Março, 2015 at 17:11
Facto 8: o desinvestimento obrigatório dos nossos rivais vai nos permitir a médio prazo ambicionar ter ovos idênticos.
Não se ter ouvido falar até agora de empresas interessadas em pagar o que a PT pagava é um sinal desse abrupto desinvestimento.
2 Março, 2015 at 20:48
Mais valia serem pontos, em vez de factos!
“Facto nº2” para ser “facto” colocar previamente “alguns”.
3 Março, 2015 at 0:37
O plantel do Inacio nao era equilibrado e muito menos o do Boloni.
O Inacio teve um 11 cheio de garra e pouco mais.
O Boloni jogava com o Beto a lateral….
Por favor… equilibrados….
o Inacio, teve sorteo de atbitros, tal como o Boloni
O Inacio teve um Balneario fora de serie e todos guerreiros .
O Boloni teve uma das melhores duplas de avançados da historia do futebol portugues, a dupla artistagoleador!
O boloni teve nalitizis….enfim equilibrados
o Boloni teve tomates para apostar num puto de 17 anos, mesmo sendo o que é hoje, foi preciso tomates para isso.
o inacio teve o Kmet e o Ayew… e Saber (nao ocupa l
claro, tb teve um quiroga, um dusher, um rui jorge e um acosta e um barbosa…
mas equilibrados?!?!?!
3 Março, 2015 at 0:38
O Inacio teve um 11 cheio de qualidade e garra e pouco mais
2 Março, 2015 at 14:33
Farto da ” qualidade ” abaixo dos rivais … pó c**** !! Jardel é melhor que quem ali !? Eliseu é melhor que que quem ali !? Ruben Amorim é melhor que quem ali !? O puto italiano é melhor que quem ali !?
O Maicon é melhor que quem !? O Alex Sandro é melhor que quem !? O Evandro ?! O defesa espanhol ?! E os gajos do Braga !? Estão a comer-nos o cu, a 1 ponto de distância … São tão bons quanto nós !?
Paulo Oliveira é o melhor defesa português da Liga e um futuro defesa da seleção. William, João Mário dispensam apresentações. Carrillo, Nani, Mané … Slimani.
Se formos aos B … Gauld, Wallyson, Drame, Podence … Ainda nos A, com Rosell … Tanaka que já mostrou faro de golo ( contra o Wolfs correu mal mas, lutou e lutou e lutou. ).
Falta de qualidade é de quem treina. Metam lá um gajo com pulso e que não respeite hierarquias a toda a hora e vocês vão ver o que dá o Sporting.
Leoanrdo, para quem não sabe, era um gajo hiper disciplinador e com mão de ferro. Fica aqui para quem quiser saber. E digo-o porque sei. Porque conheço gente que priva com ele no meio profissional.
Marco, desde a novela Doyen, é um bebê chorão que está a fazer a cama a quem lhe paga. E digo já aqui : no final da época está fora.
Boa tarde !
2 Março, 2015 at 14:37
Ainda ontem o CR28 falhou vários golos na cara do guarda-redes do Vilarreal….
2 Março, 2015 at 14:40
+1
2 Março, 2015 at 15:02
Paulo Silva tal e qual o que penso.
Bardamerda para as dores de crescimento e os planteis baratos.
2 Março, 2015 at 16:10
E digo mais: na minha opinião, vai-nos f…. a taça, mas na final!
2 Março, 2015 at 16:46
vai-te foder é a peida ó filha da puta!
2 Março, 2015 at 18:32
Não creio que chegue lá…se ele resistir a mais 1 ou 2 maus resultados (derrotas) é porque algo grave no contrato o prende ao Sporting
2 Março, 2015 at 16:19
Para além de disciplinador é tão corajoso que quando chegou o ano de assumir candidatura ao titulo pôs o rabinho entre as pernas e foi-se….
O que não se disse do Jardim depois do jogo na Luz para o campeonato (curiosamente bastante parecido com este embora com condições e condicionantes diferentes)….enfim…memoria curta…
2 Março, 2015 at 18:39
Sem dúvidas, que após esse jogo, muito foi dito de Jardim, mas sejamos justos, que viu-se mais trabalho com Jardim, do que com MS. Trabalho tático, sistema de jogo, lances de bolas paradas e a evolução de alguns jogadores.
Que centrais tinha Jardim à disposição? Rojo e Mauricio, 1 defesa esquerdo, 1 defesa direito, bom aproveitamento de Montero, bom aproveitamento de Slimani etc etc
2 Março, 2015 at 18:30
+1
2 Março, 2015 at 14:34
sinceramente, parece-me que existe pouca confiança no plantel… Jogam sempre os mesmos e isso é só para máquinas… o meio-campo ontem com a exceção de joão mário e apenas na 1ª parte, foi inexistente, jogadores claramente a pagarem a fatura de quinta-feira, os nossos alas nem se viram e o montero foi mesmo ao lado e a defesa foi o que todos vimos… enfim, um dia muito mau da nossa equipa… Contudo e isto a propósito do post do cherba, existem jogadores com qualidade e potencial para dar mais rotatividade à equipa e evitar estes estoiros … Espero que se tirem as ilações internas necessárias, sem colocar em causa o treinador/presidente/estrutura, etc, como é normal após as derrotas… FORÇA SPORTING
2 Março, 2015 at 14:35
Off:
Max, muitos parabéns! Feliz aniversário! Deselho-lhe ainda muitas Primaveras na sua vida e possa testemunhar muitas alegrias do nosso amor! Abraço!
2 Março, 2015 at 14:37
Obrigado aos meus amigos e amigas pela vossa amizade e paciência (diria…: respeito pela velhice…)…
É claro que me sinto muito bem no meio de toda esta juventude irreverente …
Eu também já fui jovem… também já fui, não digo irreverente.,..mas fui como podem supor “diferente” do que sou hoje…
Também “já fervir” em pouca água…
Algumas vezes…também me “saltou-me” a tampa…
Por isso compreendo em parte a maneira como alguns reagem aos acontecimentos…
No meu tempo diziam dee nós…: “é novo…não pensa…”
Eu não iria cometer a indelicadeza de pensar isso de alguns de vós, mas acreditem…
A passagem de muitos invernos por cima de nós…”dá-nos” novas capacidades, para “aguentarmos” os embates…dá-nos alguma tarimba…alguma calma…algum “retardamento” na reacção…
Mas no meu caso meus amigos/as…não deminuiu em nada…a minha “sportinguite aguda”…este vais ser “um mal” que irá descer comigo à tumba…
Um abração para todos os amigos…
Um carinhoso beijinho…para as minhas amigas (mesmo para quem “pensa mal de mim” 🙂 )
SL
2 Março, 2015 at 15:05
Parabéns a você
Nesta data querida
Muitas felicidades
Muitos anos de vida
Hoje o Max faz anos…uma salva de palmas…… clap, clap, clap, clap, clap!
Parabéns Max. Que continue por muitos e bons anos a fazer-nos companhia aqui na Tasca e a partilhar connosco a sua educação, moderação e sabedoria.
2 Março, 2015 at 22:12
Obrigado Leoa Ferrenha…
Tudo de bom para si e para os seus…
E viva o Sporting…!!
2 Março, 2015 at 15:08
Parabéns Max!!!!! Que conte MUITOS e MUITOS connosco na tasca e com o Sporting no Coração!!
Uma Luz para desanuviar um dia pesado!! 😉
2 Março, 2015 at 15:29
Parabens caro Max … que cumpra muitos e por muitos bons anos 🙂
2 Março, 2015 at 16:06
Parabéns amigo Max, que conte muitos e com saúde.
Abraço Leonino.
2 Março, 2015 at 16:31
Muitos parabéns, caro Maximiliano. Não o conheço pessoalmente, mas para mim é como o conhecesse desde pequenino.
Muita saúde e muitos anos de vida, para poder ainda viver muitas alegrias com o nosso clube.
S. L.
2 Março, 2015 at 17:29
Mts parabens caro Max…
Nem sempre concordamos nem lhe escrevo sempre com os ‘ç’ s todos… 😉
Mas isso nao invalida o respeito mutuo e a sã convivencia na diversidade de opinioes!
Bem Haja!
2 Março, 2015 at 17:33
Obrigado amigos…
Obrigado pela vossa amizade…
Não é necessário que concordemos em tudo com o que caada um vai dizendo…
Apenas se exigem aqui duas coisas…:
Respeito uns pelos outros…
Um amor sem limites ao Sporting…!!
Abraço e acreditem…que tenho desejos de ainda poder conviver convosco…mais uns anitos…!!!
SL
2 Março, 2015 at 14:38
Se se critica o homem por não gerir o plantel, critica-se por colocar um Montero fresco no lugar de avançado?
Estou de acordo que sem gestão de plantel é impossivel estar em várias frentes. O treinador também tem obrigação de o saber. Agora, pensem bem nas segundas linhas e vejam se estão ao nível das primeiras.
O treinador tem cometido erros? Tem (ainda hoje, quando penso nos descontos contra o benfica, só vejo o Sarr à frente). Mas há processo, há muita qualidade. Hoje jogamos de frente contra quem vier. Há quantos anos isso não acontecia?
Sim, continuo convencido que este Marco é do melhor que temos capacidade para ir buscar. Está em processo de crescimento, é verdade. Ele e nós. Mas acredito que em 4 anos nos vai levar lá bem alto.
2 Março, 2015 at 17:15
A culpa não deve morrer solteira, MS podia fazer melhor ?? Podia.!
A estrutura podia ter trazido melhores jogadores ? Podia.!
Vejam Bem o que as segundas escolhas de q tanto falam fizeram na Taça da Liga.
É óbvio que não vieram os tais reforço cirúrgicos q podiam ser as alternativas a Adrien , João Mario, William e Slimani.
O mais grave é que estas lacunas estavam identificadas no ano passado.
Não sou pro MS nem anti BdC mas não querer ver o óbvio é grave.
2 Março, 2015 at 14:39
sportinnnnnngg!!!
2 Março, 2015 at 14:41
Não gosto de fundamentalismos. Nem a atacar seja quem for por sistema, nem a defender intransigentemente (sim, porque o argumento funciona para os dois lados…) . O fundamentalismo tolda o raciocínio e a razoabilidade, a não ser com uma excepção: defender o Sporting contra tudo e contra todos. E aqui é que a porca torce o rabo. Nem todos concordamos com a melhor forma de o fazer.
Tirando alguns casos que vêm aqui com uma clara agenda de desestabilização para atacar a Direcção (aliás dizia o Kadechima, que teve a coragem de ir ver o que se diz de nós – eu confesso que ainda não tive… que o Marco tinha mesmo boa imprensa: o problema é que a boa imprensa dele é a má imprensa do nosso presidente… o Marco foi e está a ser usado como arma de arremesso contra o presidente. Não vou dizer obviamente que tem culpa disso. Mas está mesmo.), a grande maioria que aqui vem são grandes sportinguistas.
Mas dizia eu que não gostava de fundamentalismos. Isso implica também a Direção. Tem também algumas culpas no cartório. Não conseguiu prever toda a porcaria que ia acontecer (Slimani e Rojo a fazer birra com o Rojo mesmo a sair; sub-rendimento do Maurício em relação à época passada – é bom não esquecer). Mas tentou, com limitações orçamentais, contratar jogadores de futuro. Que nunca (com a excepção do Tobias, pelos motivos conhecidos e do Gauld em apenas dois jogos) pareceram constituir grande opção para o Marco. Então punhamos a equipa B a jogar e estava resolvido? Claro que não. Mas perante as insuficiências físicas, psicológicas, seja o que for, que alguns jogadores foram revelando, tinha sido normal lançar alguns jovens, pelo menos em jogos de menor responsabilidade. Queremos ter um onze base e temos, mas depois é preciso ter mais 6 ou 7 alternativas. O trabalho de um treinador também se vê aí: rentabilizar e não desvalorizar os activos colocando-os a jogar ou mesmo experimentando novas posições para eles (custa-me usar este exemplo, mas é o que faz o jesus).
Para encurtar conversa: a margem de manobra do MS para mim é muito curta. Ou revela que está com o projecto e começa gradualmente a procurar outras soluções ou, se os resultados continuarem a ser estes (leia-se sair da Taça e/ou não conseguir o 3º lugar) não terá lugar para o ano. Caso contrário, poderemos todos avaliar no final do ano. É o que eu acho, como comentador anónimo e de bancada, mas também como sportinguista preocupado e interessado.
Já o fiz, mas volto com todo o gosto a fazê-lo: parabens ao nosso jovem amigo Max, que com a sua lucidez faz-nos perceber que somar anos não é a mesma coisa que envelhecer. E que ele continua a somar muitos mais com saúde… Abraço
2 Março, 2015 at 14:50
+1
2 Março, 2015 at 16:32
+2
2 Março, 2015 at 14:48
O quanto me custou escutar aquela cambada de morcões a cantarem “Só eu sei…. porque não fico em casa”. Que revolta que eu sinto dentro de mim…..
2 Março, 2015 at 14:51
Quando vou à bimbolandia jogar
sei que o gravador vão usar
queriam que a merda da vossa cor
fosse tão grande como a do nosso amor
Vão a Alvalade e metem o rec
aos 90 ja cantam com agente
raça de corruptos gostam é de fruta
vocês sao uns filhos duma p*ta.
2 Março, 2015 at 14:51
Também eu italiano… São muitos anos a levar com desconsiderações de merdosos… E eles cantaram “só elas sabem porque não ficam em casa” que ainda foi pior. Mas e garanto que acredito nisso piamente, eles ainda vão engoliar com juros tudo o que têm dito. Porquê? Porque somos MELHORES que eles. Não tenham dúvidas disso.
VIVA O SPORTING!
2 Março, 2015 at 15:08
Oxalá que sim…
Eles merecem que o mundo lhes caia em cima.
É inadmissível a atitude daquela gentinha com o Rui Patrício. Por cada reposição de bola levar com aquele paleio asqueroso.
Nani assobiado…
Capel a pedir a camisola do Tello… mau de mais.
2 Março, 2015 at 15:15
E o ano passado não fizemos a vida negra ao Quaresma? que até fdp lhe chamaram na Curva Sul e ele passou-se completamente.
Isso faz parte do jogo psicológico e temos de saber aceitar como também o fazemos 😉
2 Março, 2015 at 15:17
Eu acho que na altura a curva sul caiu-lhe em cima no seguimento de uma reacção pouco digna do Quaresma para com os adeptos. Posso estar enganado.
2 Março, 2015 at 15:50
Não vás por aí DeFran 😉
Ainda te lembras de como era recebido o Suinão em Alvalade? e o maça podre? e não era por nos provocarem … é jogo psicológico e nisso a Curva Sul é impar.
E o ano passado o que enxuvalharam o PdC 😉 chamaram-lhe para cima de Braga em pleno estádio e em uníssono.
Tantos exemplos que há 😉
2 Março, 2015 at 15:55
Eu sei, eu estive lá! Em Alvalade e no Ladrão.
2 Março, 2015 at 15:23
Isso. O nosso “papel” lá dentro é fazer a vida negra ao “adversário”. O dos nossos rapazes é não deixarem que nos façam a nós. Ontem passámos uma humilhação das grandes! 🙁
2 Março, 2015 at 15:22
Não levem as coisas tão a peito amigos…
Acho normal dois colegas de profissão ainda por cima da mesma nacionalidade que troquem de camisola…
Apesar de tanta coisa má no futebol…nem tudo pode ser levado assim “tão a sério”…
Abr e SL
2 Março, 2015 at 15:09
Os andrades não vão ganhar nada este ano. Nem a taça da carica os safa.
E vou adorar que eles passem o basel (esse colosso europeu), só para serem passados a ferro por um barça.
2 Março, 2015 at 15:23
Ora aí está uma coisa que “eu não gostava”…
Eu gostava mais que fosse o Paulo Sou a fazê-los cair pela base(l)…!
SL
2 Março, 2015 at 14:51
atrasadinhos (:S)
2 Março, 2015 at 15:07
DeFran … custa e muito. mas fomos nós que nos metemos nessa posição.
Tb já cantei “benfica” na luz. Eles a levarem na pá e nós a gozarmos enquanto saíam mais cedo.
Faz parte.
2 Março, 2015 at 15:25
Por isso eu dizia acima…”não leve as coisas tão a peito…”…
É que nessas situações também…: “quem não tiver pecado…que atire a primeira pedra…”
Abr e SL
2 Março, 2015 at 16:12
DeFran… os gajos não sabem mais, coitados!
2 Março, 2015 at 15:13
Eu tinha decidido e até aqui mantido a decisão de pouco comentar, pois achava que ser oposiçao ao treinador do Sporting não servia o meu grande amor.
Mas depois de tudo o que se tem passado com esta equipa e com este treinador, ainda se fala em ELE preparar a proxima época?
Pior, se damos tempo aos jogadores porque não damos ao treinador?
Mas isto é pergunta séria? formar o treinador? Mas vocês estao a gozar com Sporting?
Que os Cotovio’s e lambe cus afins, venham com esse tipo de conversa de bitch, ja se sabe que nao da pra esperar mais daquelas bandas….mas a putice generalisou?
Agora é normal tar no mesmo lado da barricada que a cs, os porcos, os lamps , e os croquettes?
O amor destes pelo marco fonseca, é facil de perceber, o gajo destruiu uma equipa cheia de garra, que tinha menos talento mas muito mais alma, que nao precisava de recados do Presidente pra saber o que é representar o Sporting, para deixarem tudo no campo.
Se esta putinha tivesse tido metade dos gamanços que o Leonardo teve, ja estavamos abaixo do 7o ha muito tempo!
E o Leo com este plantel e esta folga dos arbitros, que não nos têm roubado nada que se pareça com anos anteriores?
Achava que o marco devia ficar até maio, mas pelo andar da carruagem vai-nos foder a taça… ja nos conseguiu por a lutar pelo 3o com o braga.
Os nossos inimigos exultam com o marco e a ideia desta puta 4 anos a espalhar o perfume da sua imcompetencia, à frente dos destinos do Sporting.
Infelizmente os pseudo sportinguistas ja nem disfarçam, é a boca cheia que defendem a mesma ideia…
Vamos dar tempo ao treinador pra crescer…claro o Sporting é a Santa Casa… foi, pra muitos xulos, e acho que devem haver novas formas de ganhar dinheiro à custa do Sporting…porque muitas opinioes que aqui vao têm agenda, amor ao Sporting é que nao é de certezinha.
E so pra darem uma tregua nas palhaçadas, insistir num erro, não é a defeniçao de estabilidade.
stabilidade é encontrar o homem certo e dar-lhe tempo.
2 Março, 2015 at 15:22
só por curiosidade, quem é o teu homem certo?
2 Março, 2015 at 16:06
Um investimento sério num treinador com muita expeiencia, podemos ir longe com jogadores da formaçao, mas nao vamos a lado nunhum com treinadores em formaçao!
Ottmar Hitzfeld 3ME ano
Lucien Favre 2ME ano
Pekerman 2.5 ME ano
Não quero que se invistam 5 M num central, porque isso nao é o nosso projecto e os que temos dao conta do recado. Mas precisamos dum treinador de top.
O trabalho do Ottmar com a seleçao Suissa mostra o que um treinador a serio pode fazer com 23 coxos.
Pos a seleçao Suissa no top 10, uma seleçao em que so Shaqiri é um jogador acima da media. Sabem quem era o 6 deste gajo durante as eliminatorias? O Gelson Fernandes, é esse mesmo. Por esta equipa no top 10 foi o desafio que lhe fizeram e que ele aceitou.
3 Março, 2015 at 0:45
caximm, entrada a pés juntos!
2 Março, 2015 at 15:31
“E so pra darem uma tregua nas palhaçadas, insistir num erro, não é a definiçao de estabilidade.
Estabilidade é encontrar o homem certo e dar-lhe tempo.”
Esta frase para mim diz tudo!!
Já vi aqui darem como exemplos…Ferguson, Kloop… de terem andado a lamber o chão nas primeiras épocas antes de terecem sucesso…. mas darem esses exemplos é ser-se “intelctualmente desonesto”
E é intelectualmente desonesto…porque é comparar MSilva com treinadores que Galvanizam..Moralizam…. ou seja… Treinadores com Carisma e a “Arrogancia” própria dos Vencedores!
M.Silva é o tipo que quer estar bem na fotografia…. que não galvaniza e que não tem o carisma dos Vencedores! M.Silva tem sido sempre um corpo estranho.
E não estou a dizer isto pelas caras que faz ou deixa de fazer.
E para não ser apeliado de “Brunista” aproveito o post e faço também uma critica ao Presidente! Acho que não devia estar SEMPRE tão junto ao plantel e equipa técnica. Ninguem gosta de ter o chefe constantemente a melgar… e quer se queira quer não…. andando sempre Lá….acabo por ser “mais um” e por vezes saiem bocas que não eram suposto sair à frente de todos…. e claro que quando isso acontece só resta a solução “radical” do castigo…. em que quem perde mais é o Sporting Clube de Portugal!!
MAS…como na Balança Presidencial tenho 2 criticas (a outra é a comunicação externa) de um lado e um sem fim de elogios do lado…. LONGA VIDA para o Bruno de Carvalho como Presidente do Sporting Clube de Portugal! Com ele ao LEME estou descansado e estaremos a cada dia que passa mais próximo do sucesso…Desportivo!!
2 Março, 2015 at 15:41
É intelectualmente desonesto qualquer análise comparativa com Ferguson! Não somos inglesas, não somos adeptos do MU, não vivemos o MU como vivemos o Sporting e principalmente não vivemos essa fase para saber o que segurou o Ferguson! O mesmo se aplica ao Klopp!
Por isso vamos falar do que temos, se gostamos ou não do que temos, avaliar o que há para ser avaliado no final da época e ponto…andar em busca dos mitos dos outros não me parece grande solução!
Alguém acha que com a capacidade financeira do Arsenal faz algum sentido manterem uma tristeza de treinador como aquele este tempo todo?! O que ganharam eles com isso?! Gastaram milhões a troco de uma equipa desequilibrada pa crl! Os fans do Arsenal lá saberão! Do Sporting, os fans do Sporting saberão! Agora manter um treinador só porque alguns algures no mundo não conseguiram resultados e depois se revelaram brilhantes sem sequer conhecer a fundo o contexto e tudo mais é que não…
2 Março, 2015 at 15:18
Vamos se sinceros…é desonesto dizer que o problema é um plantel medíocre com expectativas a mais e um grande treinador como é desonesto dizer que o problema é um treinador medíocre com um plantel espectacular…
Ainda não é altura de balanços, esses serão feitos no final do ano mas a realidade para mim é que o plantel é bom mas não é extraordinário, o treinador é bom mas não é extraordinário! Se no final das contas temos ou não um desempenho aceitável veremos…mas à partida e para já acho que no mínimo é justo dizer que foram cometidos erros este ano de todas as partes que não se podem repetir!
Agora temos de acabar bem a época, porque não duvidem…o final desta época é importantissimo para a antecâmara do que será o próximo ano! Jogadores, treinador e direcção têm de pensar bem nisto! Temos de abrir nas próximas jornadas um fosso de 7 pontos para o Porco B para começar a preparar o próximo ano e a final da taça!
2 Março, 2015 at 15:24
Quanto mais rapido o pessoal assimilar o que dizes melhor.
5a vamos a jogo e siga para bingo. Quem està no Sporting tem o meu apoio incondicional até o nosso sucesso ou insucesso estar definido.
SL
2 Março, 2015 at 15:43
Tiago,
Penso que o que falta a esta equipa é força anímica. E essa recuperação é da responsabilidade do Treinador. É nestes casos que se vê a “fibra” do homem do leme!
A equipa pura e simplesmente não responde aos reptos do homem! E isso é grave para um treinador.
2 Março, 2015 at 16:06
É o elemento crucial de um Lider!!
Por exemplo….Scolari….. tacticamente nada de especial (isto para não dizer que é fraco)…..mas em termos Motivacionais o Scolari é uma máquina!
Simeone….. junta a componente táctica à motivacional…. e é por isso que o Atl Madrid foi Campeão de Espanha contra o Real Madrid do melhor CRonaldo e ao Barça do Messi. E só não ganhou a Champions porque teve um azar do caraças com aquele golo caido do céu nos descontos…
2 Março, 2015 at 16:10
É o elemento crucial de um Lider!!
Por exemplo….Scolari….. tacticamente nada de especial (isto para não dizer que é fraco)…..mas em termos Motivacionais o Scolari é uma máquina!
Simeone….. junta a componente táctica à motivacional…. e é por isso que o Atl Madrid foi Campeão de Espanha contra o Real Madrid do melhor CRonaldo e ao Barça do Messi. E só não ganhou a Champions porque teve um azar do caraças com aquele golo caido do céu nos descontos…
E treinadores fracos na vertente motivacional…. e excelente na componente táctica…..conhecem algum de créditos firmados e uma carreira de sucesso?
2 Março, 2015 at 16:30
True story!
A equipa nao responde ás grandes frases que ele manda ca pra fora!
2 Março, 2015 at 16:40
Falta mais do que isso! Concordo que faltou “pica” em vários momentos esta época mas falta mais que isso!
Falta experiência, falta 1 avançado a sério, falta 1 central experiente, falta tranquilidade em muitos momentos, faltou dar ritmo a mais jogadores para poder rodar à vontade agora, faltou uma equipa B consistente, faltou muita coisa ao longo da época!
Falta muitas pequenas coisas à equipa, ao treinador e à direcção…mas como digo…acho que uma avaliação da época só no final! E no final a direcção estará em melhores condições do que ninguém para saber se está tudo no mesmo barco, se todos assimilaram os erros cometidos, se todos avaliaram bem o que aconteceu, se todos têm capacidade para mudar o que foi feito de errado! Por isso eu discuto aqui erros ou não erros feitos…cabeças vou eventualmente discutir no final da época…
2 Março, 2015 at 15:22
Max, Parabéns!! pena que ontem não houvesse prenda….
Nem sempre consigo vir aqui escrever, mas no final da época, irei enviar ao Cherba um texto de reflexão….
Quanto ao jogo…..LAMENTÁVEL!!!! sem atitude, sem pernas, sem esforço, sem dedicação…..
Por mim, serei sempre a favor desta direcção e sei que o futuro do clube está a ser bem assegurado .
Mas MS não me convenceu ainda……para mim, LJ foi o melhor treinador que tivemos: lembro-me que ganhamos em guimarães num canto em que foi ele a inventar a jogada, lembro-me de ter ido à luz ( se não fosse o jogo adiado, queria ver o JJ de queixo caído.) com uma equipa que se os audazes conseguiam ter coragem.
E o marco?
Um tipo que faz substituições sempre nas mesma alturas de jogo, que não reage ao jogo…..não entendo, não percebo e não vejo jogadas estudadas.
Vejo uma equipa que circula a bola, que quer fazer uma especie de posse controlada, mas que sobe as linhas sem fazer pressão e qdo recupera, retoma a circulação de bola nas alas e cruza sem nexo ou sem perceber que com montero, tem que ser pelo chão, não pelo ar!! mas isto treina-se, faz-se nos treinos, não se insiste no erro…..um futebol excessivamente previsível e preso!! não vejo mudança de sistema tático consoante as adversidades.
Se repete a mesma equipa na 5ªf ( e não me fodam com o plantel, há andre martins, há capel, há gauld, há wallyson, há tanaka). Se estes jogadores não são opções para ir ganhar a casa de um nacional então são para que?!!, então o homem ou não quer , ou tem medo de arriscar!
A taça tem que ser conquistada. E até ao final, ganhar todos os jogos!!
Cherba, ver um gajo apático ( parece que toma xanax), de braços cruzados, num espécie de zen futebolistico, a mim, mete-me nervos. Isto é SPORTING CARALHO!!!!!! Não brinquem com estes adeptos!!
2 Março, 2015 at 15:27
Obrigado amigo
Abr e SL
2 Março, 2015 at 15:44
Parabéns MAX.
Que conte muitos com saúde e a boa disposição que o caracteriza, para que possa acompanhar o seu e nosso Sporting e continuar a ser uma referência de serenidade nesta Tasca!
2 Março, 2015 at 17:56
Obrigado amigo
Abr e SL
2 Março, 2015 at 15:22
Não curto ler comentários a chamar sonso a MS, como não gosto de ler comentários a chamar mentiroso a BC.
Foram cometidos erros de parte a parte (convocatórias, leitura de jogo; politica de contratações, gestão de expectativas) e o importante é que sejam detectados e corrigidos para a próxima época. Acredito que daqui a um ano MS será melhor treinador, como BC será melhor presidente.
Bora lá malta!!
2 Março, 2015 at 15:25
Portugal é muito pródigo em treinadores. De bancada.
Ninguém está acima da crítica, e desde que sejam construtivas, são bem-vindas. Mas pôr tudo em causa por causa de 2 ou 3 maus resultados, não compreendo mesmo.
MS tem 4 anos de contrato e espero que o cumpra, independentemente de alguns que, ao mais pequeno percalço, cá virão exigir a sua substituição. Para recomeçar tudo de novo. Até ao primeiro desaire. E daí em diante. Até passarmos mais 18 anos a ver navios.
2 Março, 2015 at 15:30
Só por ingenuidade é que algum de nós poderia supor que o MS já era um treinador de Top, assim tipo Mourinho ou Guardiola…
Eu pessoalmente acredito num treinador com “queda” para a função…que aos poucos atingirá o patamar dos melhores…
É preciso tempo…
É preciso calma…
É preciso determinação…
E não pugnar pela “reabertura” do cemitério de treinadores de Alvalade…!!
Abr e SL
2 Março, 2015 at 15:38
Parabéns caro Max! Que conte muitos e bons anos de sabedoria e Sportinguismo.
2 Março, 2015 at 16:19
Max, muitos parabéns! E muitos anos de vida!
2 Março, 2015 at 17:58
Obrigado a ambos…
E obrigado em esepcial também ao Cherba, por ser o responsável pela manutenção da Tasca…que me deu a possibilidade de conhecer tantos e tão bons amigos e amigas…!!
Abraço e SL
2 Março, 2015 at 15:41
Sigo este blog todos os dias, sei que é escrito e comentado por grandes leões, que amam o clube intensamente, que admiro muito, mas tenho preferido não comentar porque não me revejo no Bruno de Carvalho (e por aqui, pelos vistos é crime, dá direito a ser insultado, etc). Não votei em BC, respeito o esforço mas acho que tem prejudicado o clube em vários assuntos (e também tem feito algumas coisas bem feitas, mas infelizmente vejo-as exageradas não só pelos adeptos brunistas mas também pelo triste facto de que BC sucedeu ao gnomo lopes … O Paulo Bento na selecção também parecia bom depois de suceder ao Queiroz …). Tenho preferido não comentar porque acho que quem ganhou as eleições democraticamente tem que ter condições para trabalhar e por isso evito o que possa destabilizar.
Agora, ao ver tantos ataques ao nosso treinador tenho direito a uma opinião, e sobretudo acho ridículo e um erro estratégico estarem a atacar o MS, e ainda para mais isentando o presidente (que foi quem escolheu o próprio MS!!!!). E por isso deixo aqui a minha opinião (que já sei que não é partilhada por muitos mas pelo menos tento que seja fundamentada e objectiva):
1. BC tem falhado gravemente no investimento na equipa. É suposto passarmos na Liga Europa e no Porto sem um ponta-de-lança? Em Janeiro em vez de se estar a incompatibilizar com meio mundo, mais comunicados, etc deveríamos era ter ido ao mercado comprar um avançado digno desse nome. Aliás, para esta temporada tínhamos vários défices de qualidade no plantel. Alguma vez teria dado para sermos campeões com Cédrics, Adriens, Monteros, Sarrs, Maurícios, Andrés Martins, etc? Já olharam bem para a nossa concorrência?
2. BC cria instabilidade no Sporting TODAS as semanas. Até no programa da Cristina Ferreira! O Jackson e o Luisão também já quiseram aumentos salariais em sequência de não terem sido transferidos. Alguém os viu a treinar na B? Não, porque os clubes respectivos sabem que são peças importantes. BC achou por bem na véspera dos dois jogos mais importantes da temporada “prescindir” (e obrigar MS a “prescindir” …) do lateral esquerdo titular. Podia ter remetido o assunto para o final da época, podia não ter respondido mas não … o timing certo era agora. Genial. Muita experiência de gestão! Consequência? Acham que foi coincidência o Tello aparecer sempre em velocidade daquele lado? Alguém estava atento às nossas fragilidades defensivas (fragilidades essas “feitas em casa” …).
3. BC não se impôs quanto à marcação do jogo para ontem, isso sim teria merecido a pena ser focado em comunicados. O Sporting está a representar o futebol Português nas competições Europeias e depois é prejudicado face ao FCP em dias de repouso? Também é culpa do MS?
4. Gestão de expectativas. O Sporting perder no Porto, nesta fase da nossa história, é um resultado que pode perfeitamente acontecer. MS já tinha conseguido ir lá ganhar este ano para a taça (e se ganharmos algum título este ano é devido a esse resultado), infelizmente ontem eles foram muito superiores, e estão em boa verdade muito mais fortes e amadurecidos do que no jogo da taça. Por muito que nos custe, não é vergonha nenhuma nesta altura assumir um discurso mais humilde, por exemplo “estamos em restruturação, se perdermos não é grave, competimos com as armas que temos”. Em vez disso, BC tem feito declarações como “dizimámos o Porto”, etc que a juntar às do “partimos na pole position” só têm prejudicado a evolução do clube e atiçado os nossos adversários. Precisamos de paz e estabilidade para fazer o nosso caminho, mas em vez disso ontem estavam de faca afiada à nossa espera. Provocações e basófia para os nossos adversários também é culpa do MS? Ainda recentemente ficámos em 7º e agora era suposto irmos ao Porto dar uma lição de bola? Que falta de lucidez.
5. MS não escolheu nenhum jogador desta equipa. Será normal? Vejam os jogadores da confiança pessoal e táctica que o JJ e o Lopetegui têm nos respectivos clubes. Em vez disso, escolheram para ele uma dupla de centrais que era suposto ser: o Sarr mais o Maurício … Também é culpa do MS?
6. Comparações/análises estéreis. LJ é melhor do que MS, todos concordamos mas vamos cá ver uma coisa, LJ treinou num ano em que o FCP tinha Licás e Josués, e por isso acabou em 2º… este ano a conversa é outra, duvido que LJ tivesse ficado em 2º com este FCP e SLB à frente. E quanto a jogadores que ontem muitos de vós queriam que tivessem jogado: André Martins? Rosell? Gauld? Que garantias davam para um jogo grande? Para mim teria sido mais importante ganhar um dia mais de descanso …
Conclusão: Para mim, MS não sendo Leonardo Jardim (mais um erro de gestão de BC que mudou de projecto a meio caminho … ele devia ter aberto os cordões à bolsa e aceite cobrir o que o Mónaco pagava … preferia isso e não ter feito quaisquer contratações para este ano, era muito importante que LJ tivesse ficado), tem qualidade na posse bola, futebol de ataque apoiado, boa dinâmica e é muito novo, pode aprender. Precisava de melhores executantes e de acertar algumas coisas (por exemplo andamos a subir mal em linha, quer na Alemanha, quer ontem). Quanto a BC, compreendo que actua num cenário difícil e estou agradecido pelo compromisso com o clube que tem mostrado. Apenas acho que tem tomado muitas decisões erradas e que está a falhar na liderança estratégica. Um presidente não é para andar sempre ao nível do balneário, muito menos nos programas televisivos da Cristina Ferreira. É para ser líder, ter sobriedade e visão. Tratar da gestão do clube aumentando o investimento na equipa. E se quer fazer a guerra não é dentro do clube, com o Manuel Fernandes (admite-se um presidente ser malcriado para um símbolo do clube?), jogadores, treinador, e muito menos com artimanhas e golpes palacianos à Zé Eduardo. Desejo ao BC bom trabalho mas urgem ser tomadas medidas de correcção da rota. Mais investimento e mais apoio ao treinador em vez de facadas nas costas e instabilidade desnecessária. O Sporting não é BC. É muito mais. Cabe-lhe cumprir o mandato com profissionalismo (já que recebe aquilo que muitos Sportinguistas não recebem). Depois veremos, até pode ser que renove o mandato (talvez até com o meu voto) mas tem que fazer muito mais e falar muito menos.
SL
Ps Aceito opiniões diferentes. Entristecer-me-ía ver insultos gratuitos a Sportinguistas.
2 Março, 2015 at 17:03
Boa Tarde, este é o meu primeiro Post neste Blog, mas sou um assíduo leitor.
Ao ler este “Post”, vejo porque andamos tanto tempo na mediocridade e a ser a chacota de Portugal, ora vejamos, um presidente de nos tirou da falência, nos devolveu o orgulho de ser Sportinguista, que afrontou de frente com os poderes instalados neste “lamaçal” que se dá o nome de futebol português, que vive 24 horas do seu dia em prol do Sporting Clube de Portugal e mesmo assim há sócios e adeptos que dizem que devia “falar” menos e “trabalhar” mais????? Juro que me faz uma enorme confusão ouvir este tipo de coisas vindo de “Sportinguistas”, o homem não é perfeito, niguém o é, mas sozinho já fez mais que os que ocuparam a cadeira do poder de 1995 a 2013!
Quanto ao caso “Jefferson”, tanto o BDC como o jogador caíram numa ratoeira dos mais vis meandros deste “lodaçal”, uma jogada que é o “modus operandi” daquele clube azul do norte, uma chique-espertiçe que só se consegue fazer neste país, sem que daí surgam consequências. Não tenhamos dúvidas.
2 Março, 2015 at 17:05
Resumiste o que eu sinto em 90%.
Só um aparte no ponto 6:
” E quanto a jogadores que ontem muitos de vós queriam que tivessem jogado: André Martins? Rosell? Gauld? …”
O problema não foi o jogo de ontem, mas sim a ausência de alternativas aos 11 escolhidos por msilva. Rosell só jogou quando WC não estava, Gauld nunca foi opção excepto na taça da liga, wallysson idem, Slavchev foi despachado sem nunca ter sido utilizado….amartins e capel simplesmente não têem qualidade.
Faz sentido ter William 90 minutos em campo contra o gil sabendo dos 2 jogos que se avizinhavam? O mesmo para Adrien que se arrasta há 2 meses…o mesmo para Carrillo…
2 Março, 2015 at 18:47
Amigo…eu seria o ultimo a poder insultá-lo por pensar diferente…
Também não votei BC como todos que por aqui passam regularmente sabem…
Mas não podia deixar de apoiar todo trabalho positivo que ele tem feito em prol do Sporting, sobretudo se comparado com o seu antecessor…
É verdade que tem errado nalgumas coisas…
É verdade que eu gostava de o ver mais comedido no relacionamento com os outros…
Mas meu amigo…todos temos as nossas maneiras de ser, ou seja…: todos temos “as nossas manias”…
Diz que “…deveríamos era ter ido ao mercado comprar um avançado digno desse nome…”
Pois deveríamos amigo…mas certamente também está consciente do estado em que BC encontrou as finanças do Clube…
E depois…quem nos garantiria que comprando um avançado ( que por norma são sempre dificeis de encontrar e custam muito dinheiro…), se “acertaria” na escolha e não acabaríamos por gastar dinheiro (que não temos…será sempre bom lembrarmo-nos dessa realidade “real”…) e ficaríamos apenas pelos desejos…e mais empenhados ainda…?
Refere que no benfica e no porto também já aconteceu haver jogadores a exigir aumentos e não foram suspensos por isso…
Mas não me recordo de ter lido ou ouvido que o Luisão o Jackson tivessem sido mal educados para os respectivos presidentes como foi noticiado ter acontecido com o Jefferson…
Mas olhe que em dureza de matéria disciplinar, não me parece que sobretudo o porto seja muito meigo…
Diz “….Cabe-lhe cumprir o mandato com profissionalismo (já que recebe aquilo que muitos Sportinguistas não recebem…”
É verdade que sim, mas também “nisso” tem ficado muito menos “pesado ao Clube” do que os seus antecessores…e pelo menos não parece que se aproveite de “esquemas” de aquisição de jogadores para beneficio próprio ou de amigos…
Fala “em adeptos brunistas” …eu se não me levadsse a mal, preferia falar de adeptos que apoiam o Presidente do “nosso” Sporting (eu sempre o fiz mesmo no passado, até me “convencerem” que faziam tudo menos defender o Clube…)…o que quer dizer que apoio os Presidentes porque eles “representam” o Clube…
Aceito que nem todos gostem da maneira de ser e proceder de BC, mas “não aceito muito bem” que o Presidente seja adjectivado das piores coisas…só porque alguns não gostam dele e estão desejando que falhe (pouco lhes importando a situação do Clube), só para terem “munições” para lhe despejarem em cima…
Já vi que não é o seu caso ” …Quanto a BC, compreendo que actua num cenário difícil e estou agradecido pelo compromisso com o clube que tem mostrado …”
Todos nós “sentimos” que deveriam ser investidos uns milhões em jogadores que à partida dessem garantias de exito, mas a verdade é que nem essa garantia existe, nem nós temos como já referi e o amigo sabe tão bem quanto eu…meios financeiros para fazer uma aposta dessas…
E mesmo que comprássemos uma “equipa de sonho” certamente o amigo concordará (sem que nos desculpemos de todo so males com o malfadado “sistema”) que poderiamos estar a “enterrar” o nosso presente e futuro, porque há sempre
“valores mais altos” que se levantam a “travar-nos a progressão…”
Quer um exemplo…? – Lembra-se daquele equipa de que fazia parte o Balakov e outros…?
De que nos valeu termos a melhor equipa nesse tempo…?
De nada…!!
Um abraço e SL
3 Março, 2015 at 0:00
Concordo plenamente consigo.
Parabens Sr. Max.
2 Março, 2015 at 15:42
“É preciso ter calma… não dar o corpo pela alma” – Pedro Abrunhosa
2 Março, 2015 at 15:44
Concordo plenamente mesmo com a parte do podence parece estar melhor que o capel!
Era de se gerir um plantel com esta qualidade e quantidade…
2 Março, 2015 at 15:44
Estou ainda tao atordoado de ontem que nem sei o que pensar sobre isso tudo!?!
Para a semana tento comentar algo!
2 Março, 2015 at 15:51
Alguém sabe o que se passa com o Zezinho, era um jogador que apostavam e tinha um grande potencial, chegou a fazer alguns jogos com o Jesualdo mas anda desaparecido
Saudações leoninas
2 Março, 2015 at 15:55
tenho me contido nos comentarios … realmente as palavras ditas nunca mais serão apagadas o que acontece é que muito ficaram com aquela turbulencia do Natal na cabeça e nunca mais retiraram isso da mente !!!!!!
ponto 1- fogo podem esquecer o Leonardo ele quis ir embora ( e ninguem leva a mal isso )
ponto 2- temos melhor equipa que no ano passado e então
ponto 3 – no ano passado em Novembro ficamos apenas e só focados no campeonato
pon to 4 – não há dinheiro mas ninguem percebe o Sporting não pode comprar alguns jogadores que todos aqui achamos
ponto 5- o sporting não teve sequer 72 horas de descanso
pornto 6- a equipa já fez coisas interessantes esta epoca
ponto 7 – quero ver quantos do aqui e noutros post que foi o bota abaixo faziam parte dos 23 mil que estiveram em alvalade
ponto 8 – não exijas aos outros aquilo o que tu nao estas disposto a dar …
ponto 9 – mas esta tudo maluco ….???? tem dinheiro para pagar a indeminização ao Marco tem ???? se tem oferecam ao nosso Presidente
pont 10 – a estabilidade é algo importante se é para crescer crescemos juntos todos -….TODOS … nos como adeptos também temos de crescer ….
UM CLUBE GOVERNA SE DE DENTRO PARA FORA …E NÃO DE FORA PARA DENTRO -….. parem pensem …. e calma na hora das decisões
2 Março, 2015 at 18:50
Bela, eu fiz parte desses 23000, como fiz parte dos 11.000 contra o Famalicão, ou dos 9.000 contra o Boavista
Em todos estes jogos, os problemas mantiveram-se, pelo que, a responsabilidade é do treinador
Bom treinador, não é aquele que com boa matéria prima, criar grandes equipas, bom treinador é aquele que com parca matéria prima, cria um bom produto final.
Não quer dar exemplos, mas aparte alguns apitos, que jogadores do carnide, do bom jesus ou dos fruteiros, entram de caras no Sporting? 1 ou 2 do carnide e 1 ou 2 dos fruteiros
Por muito que falem nos orçamentos, nas horas de descanso ( o plantel tem 25 jogadores mais equipa B – não tivessem jogado contra o Gil). E desculpa não ir de acordo, mas jogos interessantes, também tivemos com Jesualdo, Sá Pinto e Carvalhal
No fundo todos queremos o melhor para o Sporting, e na minha modesta opinião, não podemos ser complacentes com MS, por ele ser um rapaz bem comportado no banco e nas conferências de imprensa.
SL
2 Março, 2015 at 16:02
Um grande poster do Cherba, era importante fazê-lo chegar ao conhecimento de MS.
Ao ler um comentário do grandeartistaegoleador, vi que era o aniversário do Max, aqui lhe deixo os meus parabéns Max, e que a data se repita por mtos e bons anos.
SL
2 Março, 2015 at 18:53
Obrigado Leao Maria…
Beijinho para si e SL
2 Março, 2015 at 22:16
Leoa é claro…isto é da velhice…
Já troco os pés pelas mãos…!!
SL
2 Março, 2015 at 16:08
Embora seja “cliente” do Cacifo desde os seus primórdios, no tempo em que postavam o Cherba, o Douglas, o Jordão, o Meszaros e o Cintra, já há muito que deixei de aqui comentar, mas hoje, sem saber bem porquê apeteceu-me escrever porque tenho que me retratar em relação à opinião que eu tinha do Marco Silva e tenho que assumir que realmente a maioria dos tasqueiros que aqui comenta tem razão e MS é o grande culpado do estado em que o Sporting atualmente se encontra.
1 – MS é culpado por não ter nascido sportinguista, porque se o fosse estaria a fazer uma época pelo menos igual à que o último grande sportinguista que foi nosso treinador fez.
2 – MS é culpado por ter andado desde há três anos atrás a fingir ser bom trinador só para enganar os incautos Sportinguistas e levar o nosso Presidente contratá-lo, para poder pôr em prática o seu tenebroso plano de destruição do Sporting.
3 – MS é culpado por querer ser treinador e não adjunto do Presidente.
4 – MS é culpado por não ter tomates (nunca os tomates de um treinador foram tão solicitados pelos adeptos de um clube, especialmente por algumas senhoras) como o Jesus ou o Lopetegui e não pôr a equipa B a jogar, equipa B essa que tem feito uma época espetacular, andando sempre em lugares cimeiros da tabela (normalmente entre o 7º e o 12º lugares), com exibições de encher o olho como ainda há pouco se viu com a portentosa equipa do Desp. das Aves. Talvez nos faça falta um par de tomates como os nosso ex treinador L.J., esse sim, que segundo consta tem feito alguns estragos por onde tem passado.
5 – MS é culpado por não pôr a jogar os jogadores contratados pelo Presidente, pois só utiliza os jogadores que ele próprio contratou esta época para o Clube.
6 – MS é culpado de só utilizar 8 ou 9 jogadores da nossa formação, quando a ficha de jogo lhe dá a possibilidade de convocar 18.
7 – MS é culpado de não ter utilizado logo no princípio da época o Tobias no lugar do Maurício, este mesmo que na época anterior era quase um símbolo do Clube e um ídolo para os adeptos que até o apelidavam como o grande Capitão Nascimento. Mas MS também é culpado de ter posto Tobias a jogar conta o F C da Fruta, porque afinal já há muito boa gente a dizer que afinal não tem estaleca para estes jogos, é demasiado lento e tem muitas paragens cerebrais.
8 – MS é culpado por ter dado a titularidade a um mal agradecido Jefferson em vez de um talento como Jonathan que, se calhar não deveria ter jogado contra o FCF e talvez fosse melhor ter jogado o Mica ou o Geraldes ou talvez o King.
9 – MS é culpado por não ter posto a jogar um meio campo formado por Wallyson, Gauld e F. Geraldes em detrimento de William, Adrien e João Mário, estes que aqui não poucas vezes foram reclamados como o meio campo titular da seleção nacional.
10 – MS é culpado do Slimani ter ido pra o CAN para se lesionar e por não ter posto o Tanaka no lugar do Montero contra o FCF, mas também é culpado por o Tanaka ter falhado 3 ou 4 golos feitos contra os alemães do Wolks.
11 – MS é culpado por não ter dado oportunidades a Slavchev, que afinal agora é titularíssimo do colosso Bolton.
12 – Também é culpado das equipas de formação estarem a ter a época vergonhosa que têm tido, pois isto deve fazer parte do tal plano de destruição do Sporting.
13 – Também tem culpas por ter contratado o contentor de jogadores para a equipa B, impedindo assim que os jovens saídos dos Juniores tenham mais hipóteses de evoluírem.
14 – MS possivelmente será o culpado das nossas equipas de Futsal, Andebol, Hóquei, Raguebi, Ténis de Mesa, etc., não serem primeiros classificados nos respetivos campeonatos. Se calhar até na degradação que tem havido no Atletismo do Sporting.
15 – Por fim e o mais grave, é que MS é culpado porque é burro. Sim, burro por ter acreditado que lhe tinham oferecido um projeto para 4 (quatro) anos e não para 1 ano e também por pensar que os adeptos do Sporting tinham paciência para esperarem mais que 6 meses sem serem Campeões Nacionais ou até Campeões Europeus.
PS. Desculpem o desabafo, mas se calhar até eu sou um dos culpados desta situação toda, por ser sócio há já 40 anos, ter feito sócia a minha filha já há 30 e também já ter associado os meus netos há 9 e 4 anos. Com a minha idade já devia ter juízo.
SL.
2 Março, 2015 at 16:20
sê bem-vindo de volta 😉
2 Março, 2015 at 17:15
o Slavchev terá sido o barrete mais evidente dos nossos observadores… o Shikabala acho que não nos custou nada.
2 Março, 2015 at 17:32
portanto marco silva não tem culpa da má preparação física e da fantástica exibição contra o porco? não tem culpa de nada?
2 Março, 2015 at 19:45
MS tb deve ter culpa de termos tido sócios que aceitaram 18 anos de um projeto ruinoso…..ou que gostam de demagogias….os mesmos sócios que agora vêm criticar o estado atual do clube….o mesmo clube que foi gerido por gestores de bancos e homens de mão de outros, mas que esteve para acabar numa insolvencia ou num PER. Esperarei pelo fim da época para ver os resultados desportivos e tirar as minhas conclusões, mas criticar por criticar, sem ver o que era o SCP e o que é hoje o SCP….falas das camadas jovens e das modalidades…..não é em 2 anos que levantas um clube que teve 18 anos a ser minado e destruído…..porque o que fazes no passado, tem repercussões no futuro…..se querem criticar, esperem pelo fim da época e tirem as conclusões. Devo ter metade da tua idade, no entanto, infelizmente, já vi o sócios do meu SCP aplaudirem de pé roquettes e godinhos e santanas e outros que tal, que se diziam sportinguistas……pelo menos tenho orgulho de ter um presidente, que fez o que esses gestores nunca fizeram: sentar-se no banco ao pé dos jogadores, vibrar pelo clube como um verdadeiro leão e não como mais um mercenário…..
2 Março, 2015 at 20:35
Não critico Bruno de Carvalho enquanto PRESIDENTE do Sporting porque a partir do momento em que foi eleito passou a ser o meu Presidente e sou de opinião que ele tem feito um trabalho extraordinário nessa sua função de Presidente. O que eu não concordo é que ele queira ser um Presidente 5 em 1, pois não se pode ser ao mesmo tempo adepto, jogador, treinador, diretor de futebol e Presidente, pois isso só demonstra que não confia nas pessoas que escolheu para o acompanharem. Não votei nele, mas se fosse hoje fá-lo-ia sem quaisquer dúvidas pois, como já manifestei, aprecio o enorme trabalho que tem feito em prol do Clube. O que eu mais critico é que muitos Sportinguistas queiram diabolizar o Marco Silva transformando-o no causador de todos os males do Sporting esquecendo-se que foi o próprio Bruno de Carvalho que lhe ofereceu um projeto para 4 anos. Custa-me constatar que pessoas que defendem que o Presidente tem razão em processar sócios ou adeptos que o insultam pessoalmente venham para aqui enxovalhar e insultar de maneira ignóbil um homem que é “só” o treinador do Sporting.
SL.
2 Março, 2015 at 16:10
Cherba, compreendo o post, mas há coisas que me chateiam:
– levar ontem à noite 3 golos iguais ao golo que o FC Porto nos marcou na Taça de Portugal
– todos os centrais do plantel (primeiro Maurício e Sarr, depois Paulo Oliveira e Tobias) expostos como patos à velocidade dos atacantes porque jogam com 40 metros nas costas e o processo defensivo é uma anedota (e pagava para ver Luisão, Jardel, Maicon ou mesmo o Dier neste sistema)
– um central de selecção como Paulo Oliveira e outro que promete enormidades como Tobias obrigados a apagar fogos que a própria equipa cria
– todos os centrais a perder bolas como iniciados (primeiro Maurício e Sarr, ontem o Tobias) porque os companheiros não lhes dão linhas de passe
– uma equipa incapaz de meter três passes seguidos durante 60 minutos no Dragão… três!!!
– um gigante como William e na primeira metade da época nem se deu por ele (até diziam que já não era o mesmo)
– uma equipa obcecada com a pressão alta, mas incapaz de matar o adversário com faltas logo na saída de bola, quando a pressão alta é batida (o Marco Silva esqueceu-se de copiar esta do modelo do Jorge Jesus)
– o João Mário a pressionar os centrais adversários como um condenado em vez de estar ao lado do Adrien a pautar o jogo da equipa
– o João Mário obrigado a fazer de segundo avançado e a falhar golos cantados atrás de golos cantados em vez de estar ao lado do Adrien a pautar o jogo da equipa
– o Nani preso na linha porque o treinador é incapaz de montar um sistema defensivo que permita o Nani arriscar no jogo interior e eventualmente perder a bola no centro do terreno
– o Carrillo idem
– o Mané no banco porque o treinador tem medo que ele perca a bola em zonas proibidas
– o Gauld a perder tempo
– o Tanaka a ser gozado pelo treinador
– o Montero a gozar com o treinador, os colegas e os adeptos
– zero lances de laboratório nas bolas paradas
– cruzamentos para a área ao nível do que uma galinha sem cabeça faria
and so on and so on and so on
A culpa é toda do Marco Silva? Não é. Mas está aqui demasiada pedra para partir.
3 Março, 2015 at 0:55
é bem!
2 Março, 2015 at 16:22
Muitos Parabéns Max!
Sou um dos sortudos que já teve o gosto em o conhecer, portanto posso dizer sem reservas…TOTAL RESPECT!
2 Março, 2015 at 18:55
Obrigado amigo…
Se não me engano o Roger é da Covilhã não…??
Abr e SL
2 Março, 2015 at 21:41
Sim, sim. Covilhã!
Jogo Sporting 4 – Maritimo 2. Muitos nervos no iniico da 2ª parte
2 Março, 2015 at 16:35
Concordo completamente com o texto Cherba!
O problema agora é que em vez de se ir rodando um ou outro, temos os “titulares” todos nas lonas …
E agora? Mete-se em campo uma equipa toda nova, lançando os menos utilizados ás feras? Muito curioso para ver o que se vai fazer até ao fim da época. Aliás, muito curioso já para ver na próxima quinta-feira…
2 Março, 2015 at 16:47
Talvez ande meio mundo enganado e pense que este rapaz vai ser um bom treinador… Não sei se é bom, se é mau, não o sei avaliar, não sou colega dele.
Mas como socio e apoiante do SCP, não lhe encontro diferença com muitos que lá passaram.
Cherba, não parece, mas a este rapaz é pedir muito o que lhe pedes… e as bases para a proxima época até me tiram o sono.
SL
2 Março, 2015 at 16:48
Alguém tem a solução para ultrapassar a azia que me consome pela tareia que levámos ontem e nos tirou as hipóteses de apuramento directo para a champions? Se sim, agradecia que me dessem porque dormi mal, sinto um aperto na barriga e estou com uma merda de disposição que nem vos conto!
Off: Parabéns caro Max! Nunca me esqueci do seu aniversário por coincidir com o meu de casamento. Longos e bons anos de vida.
SL
2 Março, 2015 at 16:53
E aproveito ainda para felicitar os anormaloides que se dizem adeptos do Sporting mas que queriam a vitória dos andróides no jogo de ontem. Ao contrário de mim, devem estar radiantes e o dia deve estar a correr ás mil maravilhas. Vão mazé pró caralhinho pá!
2 Março, 2015 at 17:20
Parece que a solução para a azia é escolher o nó para enforcar o treinador
2 Março, 2015 at 22:18
Então já somos dois amigo…
Também casei no dia 2 de Março…fazia 25 anos nesse dia…!!
Só que já foi em 1968…!
Obrigado
Abr e SL
2 Março, 2015 at 16:50
O que não deve acontecer é num dia estarmos a falar de reestruturação e clube ainda mal saído do abismo, e no seguinte quase que andar a pedir a vitória na LC.
Acho que o presidente, no final da temporada, deve falar aos sócios e adeptos, e explicar qual o projecto a curto prazo, do ponto de vista desportivo.
Ou é uma subida sustentada, e hoje estamos bem atrás de Porto e Benfica (em termos de influência, de estabilidade, capacidade de investimento, real ou fictícia, experiência do plantel), ou então é para nos equipararmos a eles JÁ! Caso seja a primeira, temos de nos aguentar a estas desilusões, porque o plantel é o que é (mais potencial do capacidade real), o treinador está a dar os primeiros passos, e mesmo a direcção é novata. Caso seja a segunda, há que reforçar a equipa com um treinador com cv a condizer, e 3 ou 4 jogadores de valor certificado. Tão simples quanto isto.
PS: vejo tanto elogio ao Leo, e eu achava-o e acho muito melhor que o MSilva (também tem mais aninhos), mas acham que geriu bem o Dier? Aproveitou o João Mário (que na altura já dava 15-0 ao Gordão)? A sua gestão de recursos também deixou a desejar.
2 Março, 2015 at 18:46
Nuno: O Leo também cometeu erros, mas olha das poucas que correram mal foi perder na lixeira e merecidamente, mas porque não tendo William foi jogar para ganhar.
Ele não começou do 0, começou do -10. Conseguiu com poucos ovos formar uma equipa em que muito poucos se conheciam, torná-la competitiva e quase ganhar o campeonato. Só foi eliminado da Taça com roubalheira que também aconteceu no campeonato.
Não tinha um modelo de jogo muito espectacular mas era eficaz e rentabilizou activos.
Rio-me quando leio aqui que o Bruno interrompeu o projecto do LJ a meio. O LJ saiu porque teve uma oferta muito superior, com um projecto que ele pensou seria ainda mais aliciante. Mas ainda assim deu-nos 3M a ganhar. Era daqueles casos que eu nem teria pestanejado para que ele continuasse. Mas não continuou e nem adianta muito estar agora a falar disso.
2 Março, 2015 at 17:01
Errar é humano. Insistir no erro é ser-se presidente do Sporting.
Quando a CS acha que um treinador que faz o que tem feito, é a melhor escolha possível, deveríamos levantar as orelhas.
Lembrem-se lá do que estes cabroes escreveram na época passada. Sempre a desconsiderar o trabalho do Leo porque só estava no campeonato.
Futebol era seco, sem perfume. Blá blá blá. Com Marco Silva é só cantigas de amor. Parece um génio … !!
Esta história da Doyen tem muita lenha para queimar. Queimou metade só. O resto vai queimar desta forma que se vê. Subaproveitamento de atletas. Exaurir ao máximo os adeptos com estes jogos sofríveis, desgastar o presidente e no fim pôr-se no c**** !! Mas nessa altura ja não interessam os sportinguistas porque o clube será outro. Não tenho dúvidas que o Marco saiba de bola … Mas ali em Alvalade está a fazer-se de parvo … E quem acha que não, está a ver o filme ao contrário.
2 Março, 2015 at 17:02
Gostava de ter um treinador que defendesse o clube com garra! Que vista a camisola!!! Que sinta as dores do clube!! Será possível uma mudança nesse sentido? Na negativa, acho que no final da época deve haver divórcio.
2 Março, 2015 at 17:04
Não tenho por hábito opinar muito, até porque gosto mais de futebol do que realmente percebo. Posto isto, tenho por mim que MS é efectivamente um bom treinador mas ainda lhe falta um bocado para ser um grande treinador.
Falta-lhe o golpe de asa, como por exemplo sucedeu no jogo com o Belenenses…a perder , não arrisca a 15 minutos do fim jogar com 3 defesas (perder ou empatar era quase o mesmo tendo em conta o primeiro lugar). Ora se não havia Slimani..então porque não mandar um defesa central para a frente …pelo menos sempre havia alguem para aproveitar o choveirinho constante que foi o nosso jogo! Este é apenas um promenor…mas que se manifesta constantemente quando as coisas não correm conforme planeado. Ontem era preciso ganhar o meio campo logo após o intervalo e a MS não lhe passa pela cabeça tirar Adrien (que anda estoirado) e meter Rossel, para tapar definitivamente o corredor direito?
Alias não é só o baixar de linhas de que fala Cherba que tem se ser aceite…mas sim a ideia que uma equipa preparada para ser dominadora tem de ter um esquema tactico alternativo em que com os mesmos jogadores ou com uma substituição possa adaptar-se as vicissitudes.
2 Março, 2015 at 17:11
Eu não discuto tácticas porque isso é para os especialistas, mas comento a forma como o treinador do meu clube (do qual sou associado) defende (ou não) o símbolo.
Alguma vez viram o Treinador vir de forma peremptória negar as insinuações de alguns comentadeiros de meia-tigela relativas a intromissões no trabalho do treinador quando está no banco?
Algum comentário sobre a história do penalty do Nani?
Não alinho na tese da conspiração dos fundos e derivados, mas não tenho dúvidas que o MS desde que entrou no SCP se tem tentado proteger para manter a “simpatia” de todos os clubes nacionais, para não fechar portas.
Acham que algum dia o V. Pereira poderá ingressar no slb?