Marco, não é fácil dirigir-me a ti tentando manter o sangue frio. Aliás, não é fácil tentar falar do jogo de ontem enquanto tento manter a lucidez (pelo menos aquilo que eu considero sê-la). Já te elogiei várias vezes ao longo da época e continuo a achar que és um jovem treinador com imenso potencial, mas é impossível dissociar-te do que se passou, ontem, frente ao fcp. E, não, não tem nada a ver com as tuas expressões faciais ou com o facto de mexeres muito ou pouco as mãos.
Epá, Marco, chegou a altura de dares um murro na mesa. Mas um murro na mesa que te seja audível e que te liberte dessa espécie de autismo em que te encerraste. Eu consegui perceber quando começaste a época respeitando as hierarquias do balneário, mais não fosse para ganhar o grupo. E também consigo perceber que tenhas uma dúzia de jogadores em quem confias mais. És tu quem os treina, és tu quem avalia quem são os melhores. O problema, Marco, é que a essa dúzia acrescentaste três ou quatro e… fechou. E talvez não seja exagerado dizer que o que aconteceu ontem era algo previsível: alguns dos jogadores nucleares deram o berro.
Não vou entrar pela vertente táctica, pois isto de falar posteriormente é muito fácil. Lá chegará o tempo em que perceberás que não somos menos equipa por baixarmos as linhas, mas também te digo que haverá logo quem virá berrar que o Sporting tem mais é que ir a qualquer campo fazer o adversário borrar-se na cueca assim que tentar sair da área. Adiante. O que me faz dirigir-te estas palavras é a forma como estás a gerir o plantel. Vou repetir: o plantel.
Se me disseres que não achaste muita piada ao facto de praticamente não teres opinado sobre as contratações, eu sou gajo para perceber-te. Mas, logo a seguir, recordo-te que foi isso que aceitaste quando assinaste por quatro anos. Se me disseres que gostavas de ter “um Nani” a ponta de lança e outro a central, também sou gajo para dizer que te percebo, mas… epá, recordo-te que já sabias que não terias quando aceitaste assinar por quatro anos. E até sou gajo para reconhecer que te possam ter fodido os planos quando arrancaste o campeonato com uma defesa improvisada e sem o gajo que iria ser a tua principal referência atacante (e que voltaste a perder com a CAN).
Mas, Marco, esta é a realidade do Sporting. Sem dinheiro, com adeptos bipolares e com um projecto onde o plantel é composto pelos jogadores que estão na equipa principal e na B. Este é o teu plantel, Marco. E tu sabe-lo desde início. É verdade que até a B andou meio aos papéis, mas as coisas parecem estar a estabilizar. E, inclusivamente, têm sido várias as vezes em que tens marcado presença na Academia e têm sido algumas as reuniões que tens tido com o João de Deus, com o Bruno e com o Inácio, precisamente para pesar a utilização de alguns dos jogadores que estão na B.
Fruto de tudo isto, não se percebe porque raio é que, ontem, o Adrien, que depois de ter confirmado estar a passar por uma quebra física queimou o resto dos pulmões contra o Wolfsburg, foi titular. Deixaste de confiar no André Martins?!? Também ninguém percebe porque raio o Mané foi parar à bancada, principalmente quando o Nani tem jogado condicionado e o Carrillo, que foi o homem dos desequilíbrios nas ausências do Nani, está a precisar de tempo para respirar. E, sinceramente, acho que usaste uma espada de samurai para retalhar o moral do Tanaka: um gajo que vem de um golo e de uma exibição no limite como a que fez com os alemães, nunca pode ir para o banco.
Passemos à frente, porque temos mesmo que fazê-lo. Marco, esta merda ou vai ou racha. A Taça de Portugal passou a objectivo máximo, não só porque o clube precisa de títulos, mas porque estes jovens jogadores precisam de crescer com eles e porque é muito mais fácil criar uma mentalidade vencedora com vitórias do que com derrotas! E nem quero dar-me ao trabalho de pensar na possibilidade de perder o terceiro lugar. O que é que vais fazer, com a equipa a precisar de sangue fresco e de ideias novas? Não, não estou a pedir-te uma revolução. Estou a pedir-te que te lembres que tens Wallyson, que tens Gauld, que tens o André Martins, que tens o Rosell, que o Zezinho voltou, que o Rabia também pode ser usado para dar alguns minutos de descanso ao William, que tens o Dramé (e dava jeito rematarmos mais de fora da área), que tens o Mané, que se for preciso tens o Geraldes e que se o mantiveram no plantel também tens o Capel (olha, e se achares que não, lança o Podence).
Não vou incorrer no exagero de dizer-te que tens matéria prima para fazeres duas equipas sem perderes qualidade. Mas, decididamente, tens opções que te permitam ir dando o necessário descanso aos 11 que consideras serem os que mais garantias te dão. Está na altura de assumires isso e de pensares que essa é a melhor forma de, enquanto dás o que tens e o que não tens para conquistar o que ainda podemos conquistar, preparares as bases para a próxima época. Acho que não estou a pedir-te muito, pois não?
2 Março, 2015 at 15:22
Não curto ler comentários a chamar sonso a MS, como não gosto de ler comentários a chamar mentiroso a BC.
Foram cometidos erros de parte a parte (convocatórias, leitura de jogo; politica de contratações, gestão de expectativas) e o importante é que sejam detectados e corrigidos para a próxima época. Acredito que daqui a um ano MS será melhor treinador, como BC será melhor presidente.
Bora lá malta!!
2 Março, 2015 at 15:25
Portugal é muito pródigo em treinadores. De bancada.
Ninguém está acima da crítica, e desde que sejam construtivas, são bem-vindas. Mas pôr tudo em causa por causa de 2 ou 3 maus resultados, não compreendo mesmo.
MS tem 4 anos de contrato e espero que o cumpra, independentemente de alguns que, ao mais pequeno percalço, cá virão exigir a sua substituição. Para recomeçar tudo de novo. Até ao primeiro desaire. E daí em diante. Até passarmos mais 18 anos a ver navios.
2 Março, 2015 at 15:30
Só por ingenuidade é que algum de nós poderia supor que o MS já era um treinador de Top, assim tipo Mourinho ou Guardiola…
Eu pessoalmente acredito num treinador com “queda” para a função…que aos poucos atingirá o patamar dos melhores…
É preciso tempo…
É preciso calma…
É preciso determinação…
E não pugnar pela “reabertura” do cemitério de treinadores de Alvalade…!!
Abr e SL
2 Março, 2015 at 15:38
Parabéns caro Max! Que conte muitos e bons anos de sabedoria e Sportinguismo.
2 Março, 2015 at 16:19
Max, muitos parabéns! E muitos anos de vida!
2 Março, 2015 at 17:58
Obrigado a ambos…
E obrigado em esepcial também ao Cherba, por ser o responsável pela manutenção da Tasca…que me deu a possibilidade de conhecer tantos e tão bons amigos e amigas…!!
Abraço e SL
2 Março, 2015 at 15:41
Sigo este blog todos os dias, sei que é escrito e comentado por grandes leões, que amam o clube intensamente, que admiro muito, mas tenho preferido não comentar porque não me revejo no Bruno de Carvalho (e por aqui, pelos vistos é crime, dá direito a ser insultado, etc). Não votei em BC, respeito o esforço mas acho que tem prejudicado o clube em vários assuntos (e também tem feito algumas coisas bem feitas, mas infelizmente vejo-as exageradas não só pelos adeptos brunistas mas também pelo triste facto de que BC sucedeu ao gnomo lopes … O Paulo Bento na selecção também parecia bom depois de suceder ao Queiroz …). Tenho preferido não comentar porque acho que quem ganhou as eleições democraticamente tem que ter condições para trabalhar e por isso evito o que possa destabilizar.
Agora, ao ver tantos ataques ao nosso treinador tenho direito a uma opinião, e sobretudo acho ridículo e um erro estratégico estarem a atacar o MS, e ainda para mais isentando o presidente (que foi quem escolheu o próprio MS!!!!). E por isso deixo aqui a minha opinião (que já sei que não é partilhada por muitos mas pelo menos tento que seja fundamentada e objectiva):
1. BC tem falhado gravemente no investimento na equipa. É suposto passarmos na Liga Europa e no Porto sem um ponta-de-lança? Em Janeiro em vez de se estar a incompatibilizar com meio mundo, mais comunicados, etc deveríamos era ter ido ao mercado comprar um avançado digno desse nome. Aliás, para esta temporada tínhamos vários défices de qualidade no plantel. Alguma vez teria dado para sermos campeões com Cédrics, Adriens, Monteros, Sarrs, Maurícios, Andrés Martins, etc? Já olharam bem para a nossa concorrência?
2. BC cria instabilidade no Sporting TODAS as semanas. Até no programa da Cristina Ferreira! O Jackson e o Luisão também já quiseram aumentos salariais em sequência de não terem sido transferidos. Alguém os viu a treinar na B? Não, porque os clubes respectivos sabem que são peças importantes. BC achou por bem na véspera dos dois jogos mais importantes da temporada “prescindir” (e obrigar MS a “prescindir” …) do lateral esquerdo titular. Podia ter remetido o assunto para o final da época, podia não ter respondido mas não … o timing certo era agora. Genial. Muita experiência de gestão! Consequência? Acham que foi coincidência o Tello aparecer sempre em velocidade daquele lado? Alguém estava atento às nossas fragilidades defensivas (fragilidades essas “feitas em casa” …).
3. BC não se impôs quanto à marcação do jogo para ontem, isso sim teria merecido a pena ser focado em comunicados. O Sporting está a representar o futebol Português nas competições Europeias e depois é prejudicado face ao FCP em dias de repouso? Também é culpa do MS?
4. Gestão de expectativas. O Sporting perder no Porto, nesta fase da nossa história, é um resultado que pode perfeitamente acontecer. MS já tinha conseguido ir lá ganhar este ano para a taça (e se ganharmos algum título este ano é devido a esse resultado), infelizmente ontem eles foram muito superiores, e estão em boa verdade muito mais fortes e amadurecidos do que no jogo da taça. Por muito que nos custe, não é vergonha nenhuma nesta altura assumir um discurso mais humilde, por exemplo “estamos em restruturação, se perdermos não é grave, competimos com as armas que temos”. Em vez disso, BC tem feito declarações como “dizimámos o Porto”, etc que a juntar às do “partimos na pole position” só têm prejudicado a evolução do clube e atiçado os nossos adversários. Precisamos de paz e estabilidade para fazer o nosso caminho, mas em vez disso ontem estavam de faca afiada à nossa espera. Provocações e basófia para os nossos adversários também é culpa do MS? Ainda recentemente ficámos em 7º e agora era suposto irmos ao Porto dar uma lição de bola? Que falta de lucidez.
5. MS não escolheu nenhum jogador desta equipa. Será normal? Vejam os jogadores da confiança pessoal e táctica que o JJ e o Lopetegui têm nos respectivos clubes. Em vez disso, escolheram para ele uma dupla de centrais que era suposto ser: o Sarr mais o Maurício … Também é culpa do MS?
6. Comparações/análises estéreis. LJ é melhor do que MS, todos concordamos mas vamos cá ver uma coisa, LJ treinou num ano em que o FCP tinha Licás e Josués, e por isso acabou em 2º… este ano a conversa é outra, duvido que LJ tivesse ficado em 2º com este FCP e SLB à frente. E quanto a jogadores que ontem muitos de vós queriam que tivessem jogado: André Martins? Rosell? Gauld? Que garantias davam para um jogo grande? Para mim teria sido mais importante ganhar um dia mais de descanso …
Conclusão: Para mim, MS não sendo Leonardo Jardim (mais um erro de gestão de BC que mudou de projecto a meio caminho … ele devia ter aberto os cordões à bolsa e aceite cobrir o que o Mónaco pagava … preferia isso e não ter feito quaisquer contratações para este ano, era muito importante que LJ tivesse ficado), tem qualidade na posse bola, futebol de ataque apoiado, boa dinâmica e é muito novo, pode aprender. Precisava de melhores executantes e de acertar algumas coisas (por exemplo andamos a subir mal em linha, quer na Alemanha, quer ontem). Quanto a BC, compreendo que actua num cenário difícil e estou agradecido pelo compromisso com o clube que tem mostrado. Apenas acho que tem tomado muitas decisões erradas e que está a falhar na liderança estratégica. Um presidente não é para andar sempre ao nível do balneário, muito menos nos programas televisivos da Cristina Ferreira. É para ser líder, ter sobriedade e visão. Tratar da gestão do clube aumentando o investimento na equipa. E se quer fazer a guerra não é dentro do clube, com o Manuel Fernandes (admite-se um presidente ser malcriado para um símbolo do clube?), jogadores, treinador, e muito menos com artimanhas e golpes palacianos à Zé Eduardo. Desejo ao BC bom trabalho mas urgem ser tomadas medidas de correcção da rota. Mais investimento e mais apoio ao treinador em vez de facadas nas costas e instabilidade desnecessária. O Sporting não é BC. É muito mais. Cabe-lhe cumprir o mandato com profissionalismo (já que recebe aquilo que muitos Sportinguistas não recebem). Depois veremos, até pode ser que renove o mandato (talvez até com o meu voto) mas tem que fazer muito mais e falar muito menos.
SL
Ps Aceito opiniões diferentes. Entristecer-me-ía ver insultos gratuitos a Sportinguistas.
2 Março, 2015 at 17:03
Boa Tarde, este é o meu primeiro Post neste Blog, mas sou um assíduo leitor.
Ao ler este “Post”, vejo porque andamos tanto tempo na mediocridade e a ser a chacota de Portugal, ora vejamos, um presidente de nos tirou da falência, nos devolveu o orgulho de ser Sportinguista, que afrontou de frente com os poderes instalados neste “lamaçal” que se dá o nome de futebol português, que vive 24 horas do seu dia em prol do Sporting Clube de Portugal e mesmo assim há sócios e adeptos que dizem que devia “falar” menos e “trabalhar” mais????? Juro que me faz uma enorme confusão ouvir este tipo de coisas vindo de “Sportinguistas”, o homem não é perfeito, niguém o é, mas sozinho já fez mais que os que ocuparam a cadeira do poder de 1995 a 2013!
Quanto ao caso “Jefferson”, tanto o BDC como o jogador caíram numa ratoeira dos mais vis meandros deste “lodaçal”, uma jogada que é o “modus operandi” daquele clube azul do norte, uma chique-espertiçe que só se consegue fazer neste país, sem que daí surgam consequências. Não tenhamos dúvidas.
2 Março, 2015 at 17:05
Resumiste o que eu sinto em 90%.
Só um aparte no ponto 6:
” E quanto a jogadores que ontem muitos de vós queriam que tivessem jogado: André Martins? Rosell? Gauld? …”
O problema não foi o jogo de ontem, mas sim a ausência de alternativas aos 11 escolhidos por msilva. Rosell só jogou quando WC não estava, Gauld nunca foi opção excepto na taça da liga, wallysson idem, Slavchev foi despachado sem nunca ter sido utilizado….amartins e capel simplesmente não têem qualidade.
Faz sentido ter William 90 minutos em campo contra o gil sabendo dos 2 jogos que se avizinhavam? O mesmo para Adrien que se arrasta há 2 meses…o mesmo para Carrillo…
2 Março, 2015 at 18:47
Amigo…eu seria o ultimo a poder insultá-lo por pensar diferente…
Também não votei BC como todos que por aqui passam regularmente sabem…
Mas não podia deixar de apoiar todo trabalho positivo que ele tem feito em prol do Sporting, sobretudo se comparado com o seu antecessor…
É verdade que tem errado nalgumas coisas…
É verdade que eu gostava de o ver mais comedido no relacionamento com os outros…
Mas meu amigo…todos temos as nossas maneiras de ser, ou seja…: todos temos “as nossas manias”…
Diz que “…deveríamos era ter ido ao mercado comprar um avançado digno desse nome…”
Pois deveríamos amigo…mas certamente também está consciente do estado em que BC encontrou as finanças do Clube…
E depois…quem nos garantiria que comprando um avançado ( que por norma são sempre dificeis de encontrar e custam muito dinheiro…), se “acertaria” na escolha e não acabaríamos por gastar dinheiro (que não temos…será sempre bom lembrarmo-nos dessa realidade “real”…) e ficaríamos apenas pelos desejos…e mais empenhados ainda…?
Refere que no benfica e no porto também já aconteceu haver jogadores a exigir aumentos e não foram suspensos por isso…
Mas não me recordo de ter lido ou ouvido que o Luisão o Jackson tivessem sido mal educados para os respectivos presidentes como foi noticiado ter acontecido com o Jefferson…
Mas olhe que em dureza de matéria disciplinar, não me parece que sobretudo o porto seja muito meigo…
Diz “….Cabe-lhe cumprir o mandato com profissionalismo (já que recebe aquilo que muitos Sportinguistas não recebem…”
É verdade que sim, mas também “nisso” tem ficado muito menos “pesado ao Clube” do que os seus antecessores…e pelo menos não parece que se aproveite de “esquemas” de aquisição de jogadores para beneficio próprio ou de amigos…
Fala “em adeptos brunistas” …eu se não me levadsse a mal, preferia falar de adeptos que apoiam o Presidente do “nosso” Sporting (eu sempre o fiz mesmo no passado, até me “convencerem” que faziam tudo menos defender o Clube…)…o que quer dizer que apoio os Presidentes porque eles “representam” o Clube…
Aceito que nem todos gostem da maneira de ser e proceder de BC, mas “não aceito muito bem” que o Presidente seja adjectivado das piores coisas…só porque alguns não gostam dele e estão desejando que falhe (pouco lhes importando a situação do Clube), só para terem “munições” para lhe despejarem em cima…
Já vi que não é o seu caso ” …Quanto a BC, compreendo que actua num cenário difícil e estou agradecido pelo compromisso com o clube que tem mostrado …”
Todos nós “sentimos” que deveriam ser investidos uns milhões em jogadores que à partida dessem garantias de exito, mas a verdade é que nem essa garantia existe, nem nós temos como já referi e o amigo sabe tão bem quanto eu…meios financeiros para fazer uma aposta dessas…
E mesmo que comprássemos uma “equipa de sonho” certamente o amigo concordará (sem que nos desculpemos de todo so males com o malfadado “sistema”) que poderiamos estar a “enterrar” o nosso presente e futuro, porque há sempre
“valores mais altos” que se levantam a “travar-nos a progressão…”
Quer um exemplo…? – Lembra-se daquele equipa de que fazia parte o Balakov e outros…?
De que nos valeu termos a melhor equipa nesse tempo…?
De nada…!!
Um abraço e SL
3 Março, 2015 at 0:00
Concordo plenamente consigo.
Parabens Sr. Max.
2 Março, 2015 at 15:42
“É preciso ter calma… não dar o corpo pela alma” – Pedro Abrunhosa
2 Março, 2015 at 15:44
Concordo plenamente mesmo com a parte do podence parece estar melhor que o capel!
Era de se gerir um plantel com esta qualidade e quantidade…
2 Março, 2015 at 15:44
Estou ainda tao atordoado de ontem que nem sei o que pensar sobre isso tudo!?!
Para a semana tento comentar algo!
2 Março, 2015 at 15:51
Alguém sabe o que se passa com o Zezinho, era um jogador que apostavam e tinha um grande potencial, chegou a fazer alguns jogos com o Jesualdo mas anda desaparecido
Saudações leoninas
2 Março, 2015 at 15:55
tenho me contido nos comentarios … realmente as palavras ditas nunca mais serão apagadas o que acontece é que muito ficaram com aquela turbulencia do Natal na cabeça e nunca mais retiraram isso da mente !!!!!!
ponto 1- fogo podem esquecer o Leonardo ele quis ir embora ( e ninguem leva a mal isso )
ponto 2- temos melhor equipa que no ano passado e então
ponto 3 – no ano passado em Novembro ficamos apenas e só focados no campeonato
pon to 4 – não há dinheiro mas ninguem percebe o Sporting não pode comprar alguns jogadores que todos aqui achamos
ponto 5- o sporting não teve sequer 72 horas de descanso
pornto 6- a equipa já fez coisas interessantes esta epoca
ponto 7 – quero ver quantos do aqui e noutros post que foi o bota abaixo faziam parte dos 23 mil que estiveram em alvalade
ponto 8 – não exijas aos outros aquilo o que tu nao estas disposto a dar …
ponto 9 – mas esta tudo maluco ….???? tem dinheiro para pagar a indeminização ao Marco tem ???? se tem oferecam ao nosso Presidente
pont 10 – a estabilidade é algo importante se é para crescer crescemos juntos todos -….TODOS … nos como adeptos também temos de crescer ….
UM CLUBE GOVERNA SE DE DENTRO PARA FORA …E NÃO DE FORA PARA DENTRO -….. parem pensem …. e calma na hora das decisões
2 Março, 2015 at 18:50
Bela, eu fiz parte desses 23000, como fiz parte dos 11.000 contra o Famalicão, ou dos 9.000 contra o Boavista
Em todos estes jogos, os problemas mantiveram-se, pelo que, a responsabilidade é do treinador
Bom treinador, não é aquele que com boa matéria prima, criar grandes equipas, bom treinador é aquele que com parca matéria prima, cria um bom produto final.
Não quer dar exemplos, mas aparte alguns apitos, que jogadores do carnide, do bom jesus ou dos fruteiros, entram de caras no Sporting? 1 ou 2 do carnide e 1 ou 2 dos fruteiros
Por muito que falem nos orçamentos, nas horas de descanso ( o plantel tem 25 jogadores mais equipa B – não tivessem jogado contra o Gil). E desculpa não ir de acordo, mas jogos interessantes, também tivemos com Jesualdo, Sá Pinto e Carvalhal
No fundo todos queremos o melhor para o Sporting, e na minha modesta opinião, não podemos ser complacentes com MS, por ele ser um rapaz bem comportado no banco e nas conferências de imprensa.
SL
2 Março, 2015 at 16:02
Um grande poster do Cherba, era importante fazê-lo chegar ao conhecimento de MS.
Ao ler um comentário do grandeartistaegoleador, vi que era o aniversário do Max, aqui lhe deixo os meus parabéns Max, e que a data se repita por mtos e bons anos.
SL
2 Março, 2015 at 18:53
Obrigado Leao Maria…
Beijinho para si e SL
2 Março, 2015 at 22:16
Leoa é claro…isto é da velhice…
Já troco os pés pelas mãos…!!
SL
2 Março, 2015 at 16:08
Embora seja “cliente” do Cacifo desde os seus primórdios, no tempo em que postavam o Cherba, o Douglas, o Jordão, o Meszaros e o Cintra, já há muito que deixei de aqui comentar, mas hoje, sem saber bem porquê apeteceu-me escrever porque tenho que me retratar em relação à opinião que eu tinha do Marco Silva e tenho que assumir que realmente a maioria dos tasqueiros que aqui comenta tem razão e MS é o grande culpado do estado em que o Sporting atualmente se encontra.
1 – MS é culpado por não ter nascido sportinguista, porque se o fosse estaria a fazer uma época pelo menos igual à que o último grande sportinguista que foi nosso treinador fez.
2 – MS é culpado por ter andado desde há três anos atrás a fingir ser bom trinador só para enganar os incautos Sportinguistas e levar o nosso Presidente contratá-lo, para poder pôr em prática o seu tenebroso plano de destruição do Sporting.
3 – MS é culpado por querer ser treinador e não adjunto do Presidente.
4 – MS é culpado por não ter tomates (nunca os tomates de um treinador foram tão solicitados pelos adeptos de um clube, especialmente por algumas senhoras) como o Jesus ou o Lopetegui e não pôr a equipa B a jogar, equipa B essa que tem feito uma época espetacular, andando sempre em lugares cimeiros da tabela (normalmente entre o 7º e o 12º lugares), com exibições de encher o olho como ainda há pouco se viu com a portentosa equipa do Desp. das Aves. Talvez nos faça falta um par de tomates como os nosso ex treinador L.J., esse sim, que segundo consta tem feito alguns estragos por onde tem passado.
5 – MS é culpado por não pôr a jogar os jogadores contratados pelo Presidente, pois só utiliza os jogadores que ele próprio contratou esta época para o Clube.
6 – MS é culpado de só utilizar 8 ou 9 jogadores da nossa formação, quando a ficha de jogo lhe dá a possibilidade de convocar 18.
7 – MS é culpado de não ter utilizado logo no princípio da época o Tobias no lugar do Maurício, este mesmo que na época anterior era quase um símbolo do Clube e um ídolo para os adeptos que até o apelidavam como o grande Capitão Nascimento. Mas MS também é culpado de ter posto Tobias a jogar conta o F C da Fruta, porque afinal já há muito boa gente a dizer que afinal não tem estaleca para estes jogos, é demasiado lento e tem muitas paragens cerebrais.
8 – MS é culpado por ter dado a titularidade a um mal agradecido Jefferson em vez de um talento como Jonathan que, se calhar não deveria ter jogado contra o FCF e talvez fosse melhor ter jogado o Mica ou o Geraldes ou talvez o King.
9 – MS é culpado por não ter posto a jogar um meio campo formado por Wallyson, Gauld e F. Geraldes em detrimento de William, Adrien e João Mário, estes que aqui não poucas vezes foram reclamados como o meio campo titular da seleção nacional.
10 – MS é culpado do Slimani ter ido pra o CAN para se lesionar e por não ter posto o Tanaka no lugar do Montero contra o FCF, mas também é culpado por o Tanaka ter falhado 3 ou 4 golos feitos contra os alemães do Wolks.
11 – MS é culpado por não ter dado oportunidades a Slavchev, que afinal agora é titularíssimo do colosso Bolton.
12 – Também é culpado das equipas de formação estarem a ter a época vergonhosa que têm tido, pois isto deve fazer parte do tal plano de destruição do Sporting.
13 – Também tem culpas por ter contratado o contentor de jogadores para a equipa B, impedindo assim que os jovens saídos dos Juniores tenham mais hipóteses de evoluírem.
14 – MS possivelmente será o culpado das nossas equipas de Futsal, Andebol, Hóquei, Raguebi, Ténis de Mesa, etc., não serem primeiros classificados nos respetivos campeonatos. Se calhar até na degradação que tem havido no Atletismo do Sporting.
15 – Por fim e o mais grave, é que MS é culpado porque é burro. Sim, burro por ter acreditado que lhe tinham oferecido um projeto para 4 (quatro) anos e não para 1 ano e também por pensar que os adeptos do Sporting tinham paciência para esperarem mais que 6 meses sem serem Campeões Nacionais ou até Campeões Europeus.
PS. Desculpem o desabafo, mas se calhar até eu sou um dos culpados desta situação toda, por ser sócio há já 40 anos, ter feito sócia a minha filha já há 30 e também já ter associado os meus netos há 9 e 4 anos. Com a minha idade já devia ter juízo.
SL.
2 Março, 2015 at 16:20
sê bem-vindo de volta 😉
2 Março, 2015 at 17:15
o Slavchev terá sido o barrete mais evidente dos nossos observadores… o Shikabala acho que não nos custou nada.
2 Março, 2015 at 17:32
portanto marco silva não tem culpa da má preparação física e da fantástica exibição contra o porco? não tem culpa de nada?
2 Março, 2015 at 19:45
MS tb deve ter culpa de termos tido sócios que aceitaram 18 anos de um projeto ruinoso…..ou que gostam de demagogias….os mesmos sócios que agora vêm criticar o estado atual do clube….o mesmo clube que foi gerido por gestores de bancos e homens de mão de outros, mas que esteve para acabar numa insolvencia ou num PER. Esperarei pelo fim da época para ver os resultados desportivos e tirar as minhas conclusões, mas criticar por criticar, sem ver o que era o SCP e o que é hoje o SCP….falas das camadas jovens e das modalidades…..não é em 2 anos que levantas um clube que teve 18 anos a ser minado e destruído…..porque o que fazes no passado, tem repercussões no futuro…..se querem criticar, esperem pelo fim da época e tirem as conclusões. Devo ter metade da tua idade, no entanto, infelizmente, já vi o sócios do meu SCP aplaudirem de pé roquettes e godinhos e santanas e outros que tal, que se diziam sportinguistas……pelo menos tenho orgulho de ter um presidente, que fez o que esses gestores nunca fizeram: sentar-se no banco ao pé dos jogadores, vibrar pelo clube como um verdadeiro leão e não como mais um mercenário…..
2 Março, 2015 at 20:35
Não critico Bruno de Carvalho enquanto PRESIDENTE do Sporting porque a partir do momento em que foi eleito passou a ser o meu Presidente e sou de opinião que ele tem feito um trabalho extraordinário nessa sua função de Presidente. O que eu não concordo é que ele queira ser um Presidente 5 em 1, pois não se pode ser ao mesmo tempo adepto, jogador, treinador, diretor de futebol e Presidente, pois isso só demonstra que não confia nas pessoas que escolheu para o acompanharem. Não votei nele, mas se fosse hoje fá-lo-ia sem quaisquer dúvidas pois, como já manifestei, aprecio o enorme trabalho que tem feito em prol do Clube. O que eu mais critico é que muitos Sportinguistas queiram diabolizar o Marco Silva transformando-o no causador de todos os males do Sporting esquecendo-se que foi o próprio Bruno de Carvalho que lhe ofereceu um projeto para 4 anos. Custa-me constatar que pessoas que defendem que o Presidente tem razão em processar sócios ou adeptos que o insultam pessoalmente venham para aqui enxovalhar e insultar de maneira ignóbil um homem que é “só” o treinador do Sporting.
SL.
2 Março, 2015 at 16:10
Cherba, compreendo o post, mas há coisas que me chateiam:
– levar ontem à noite 3 golos iguais ao golo que o FC Porto nos marcou na Taça de Portugal
– todos os centrais do plantel (primeiro Maurício e Sarr, depois Paulo Oliveira e Tobias) expostos como patos à velocidade dos atacantes porque jogam com 40 metros nas costas e o processo defensivo é uma anedota (e pagava para ver Luisão, Jardel, Maicon ou mesmo o Dier neste sistema)
– um central de selecção como Paulo Oliveira e outro que promete enormidades como Tobias obrigados a apagar fogos que a própria equipa cria
– todos os centrais a perder bolas como iniciados (primeiro Maurício e Sarr, ontem o Tobias) porque os companheiros não lhes dão linhas de passe
– uma equipa incapaz de meter três passes seguidos durante 60 minutos no Dragão… três!!!
– um gigante como William e na primeira metade da época nem se deu por ele (até diziam que já não era o mesmo)
– uma equipa obcecada com a pressão alta, mas incapaz de matar o adversário com faltas logo na saída de bola, quando a pressão alta é batida (o Marco Silva esqueceu-se de copiar esta do modelo do Jorge Jesus)
– o João Mário a pressionar os centrais adversários como um condenado em vez de estar ao lado do Adrien a pautar o jogo da equipa
– o João Mário obrigado a fazer de segundo avançado e a falhar golos cantados atrás de golos cantados em vez de estar ao lado do Adrien a pautar o jogo da equipa
– o Nani preso na linha porque o treinador é incapaz de montar um sistema defensivo que permita o Nani arriscar no jogo interior e eventualmente perder a bola no centro do terreno
– o Carrillo idem
– o Mané no banco porque o treinador tem medo que ele perca a bola em zonas proibidas
– o Gauld a perder tempo
– o Tanaka a ser gozado pelo treinador
– o Montero a gozar com o treinador, os colegas e os adeptos
– zero lances de laboratório nas bolas paradas
– cruzamentos para a área ao nível do que uma galinha sem cabeça faria
and so on and so on and so on
A culpa é toda do Marco Silva? Não é. Mas está aqui demasiada pedra para partir.
3 Março, 2015 at 0:55
é bem!
2 Março, 2015 at 16:22
Muitos Parabéns Max!
Sou um dos sortudos que já teve o gosto em o conhecer, portanto posso dizer sem reservas…TOTAL RESPECT!
2 Março, 2015 at 18:55
Obrigado amigo…
Se não me engano o Roger é da Covilhã não…??
Abr e SL
2 Março, 2015 at 21:41
Sim, sim. Covilhã!
Jogo Sporting 4 – Maritimo 2. Muitos nervos no iniico da 2ª parte
2 Março, 2015 at 16:35
Concordo completamente com o texto Cherba!
O problema agora é que em vez de se ir rodando um ou outro, temos os “titulares” todos nas lonas …
E agora? Mete-se em campo uma equipa toda nova, lançando os menos utilizados ás feras? Muito curioso para ver o que se vai fazer até ao fim da época. Aliás, muito curioso já para ver na próxima quinta-feira…
2 Março, 2015 at 16:47
Talvez ande meio mundo enganado e pense que este rapaz vai ser um bom treinador… Não sei se é bom, se é mau, não o sei avaliar, não sou colega dele.
Mas como socio e apoiante do SCP, não lhe encontro diferença com muitos que lá passaram.
Cherba, não parece, mas a este rapaz é pedir muito o que lhe pedes… e as bases para a proxima época até me tiram o sono.
SL
2 Março, 2015 at 16:48
Alguém tem a solução para ultrapassar a azia que me consome pela tareia que levámos ontem e nos tirou as hipóteses de apuramento directo para a champions? Se sim, agradecia que me dessem porque dormi mal, sinto um aperto na barriga e estou com uma merda de disposição que nem vos conto!
Off: Parabéns caro Max! Nunca me esqueci do seu aniversário por coincidir com o meu de casamento. Longos e bons anos de vida.
SL
2 Março, 2015 at 16:53
E aproveito ainda para felicitar os anormaloides que se dizem adeptos do Sporting mas que queriam a vitória dos andróides no jogo de ontem. Ao contrário de mim, devem estar radiantes e o dia deve estar a correr ás mil maravilhas. Vão mazé pró caralhinho pá!
2 Março, 2015 at 17:20
Parece que a solução para a azia é escolher o nó para enforcar o treinador
2 Março, 2015 at 22:18
Então já somos dois amigo…
Também casei no dia 2 de Março…fazia 25 anos nesse dia…!!
Só que já foi em 1968…!
Obrigado
Abr e SL
2 Março, 2015 at 16:50
O que não deve acontecer é num dia estarmos a falar de reestruturação e clube ainda mal saído do abismo, e no seguinte quase que andar a pedir a vitória na LC.
Acho que o presidente, no final da temporada, deve falar aos sócios e adeptos, e explicar qual o projecto a curto prazo, do ponto de vista desportivo.
Ou é uma subida sustentada, e hoje estamos bem atrás de Porto e Benfica (em termos de influência, de estabilidade, capacidade de investimento, real ou fictícia, experiência do plantel), ou então é para nos equipararmos a eles JÁ! Caso seja a primeira, temos de nos aguentar a estas desilusões, porque o plantel é o que é (mais potencial do capacidade real), o treinador está a dar os primeiros passos, e mesmo a direcção é novata. Caso seja a segunda, há que reforçar a equipa com um treinador com cv a condizer, e 3 ou 4 jogadores de valor certificado. Tão simples quanto isto.
PS: vejo tanto elogio ao Leo, e eu achava-o e acho muito melhor que o MSilva (também tem mais aninhos), mas acham que geriu bem o Dier? Aproveitou o João Mário (que na altura já dava 15-0 ao Gordão)? A sua gestão de recursos também deixou a desejar.
2 Março, 2015 at 18:46
Nuno: O Leo também cometeu erros, mas olha das poucas que correram mal foi perder na lixeira e merecidamente, mas porque não tendo William foi jogar para ganhar.
Ele não começou do 0, começou do -10. Conseguiu com poucos ovos formar uma equipa em que muito poucos se conheciam, torná-la competitiva e quase ganhar o campeonato. Só foi eliminado da Taça com roubalheira que também aconteceu no campeonato.
Não tinha um modelo de jogo muito espectacular mas era eficaz e rentabilizou activos.
Rio-me quando leio aqui que o Bruno interrompeu o projecto do LJ a meio. O LJ saiu porque teve uma oferta muito superior, com um projecto que ele pensou seria ainda mais aliciante. Mas ainda assim deu-nos 3M a ganhar. Era daqueles casos que eu nem teria pestanejado para que ele continuasse. Mas não continuou e nem adianta muito estar agora a falar disso.
2 Março, 2015 at 17:01
Errar é humano. Insistir no erro é ser-se presidente do Sporting.
Quando a CS acha que um treinador que faz o que tem feito, é a melhor escolha possível, deveríamos levantar as orelhas.
Lembrem-se lá do que estes cabroes escreveram na época passada. Sempre a desconsiderar o trabalho do Leo porque só estava no campeonato.
Futebol era seco, sem perfume. Blá blá blá. Com Marco Silva é só cantigas de amor. Parece um génio … !!
Esta história da Doyen tem muita lenha para queimar. Queimou metade só. O resto vai queimar desta forma que se vê. Subaproveitamento de atletas. Exaurir ao máximo os adeptos com estes jogos sofríveis, desgastar o presidente e no fim pôr-se no c**** !! Mas nessa altura ja não interessam os sportinguistas porque o clube será outro. Não tenho dúvidas que o Marco saiba de bola … Mas ali em Alvalade está a fazer-se de parvo … E quem acha que não, está a ver o filme ao contrário.
2 Março, 2015 at 17:02
Gostava de ter um treinador que defendesse o clube com garra! Que vista a camisola!!! Que sinta as dores do clube!! Será possível uma mudança nesse sentido? Na negativa, acho que no final da época deve haver divórcio.
2 Março, 2015 at 17:04
Não tenho por hábito opinar muito, até porque gosto mais de futebol do que realmente percebo. Posto isto, tenho por mim que MS é efectivamente um bom treinador mas ainda lhe falta um bocado para ser um grande treinador.
Falta-lhe o golpe de asa, como por exemplo sucedeu no jogo com o Belenenses…a perder , não arrisca a 15 minutos do fim jogar com 3 defesas (perder ou empatar era quase o mesmo tendo em conta o primeiro lugar). Ora se não havia Slimani..então porque não mandar um defesa central para a frente …pelo menos sempre havia alguem para aproveitar o choveirinho constante que foi o nosso jogo! Este é apenas um promenor…mas que se manifesta constantemente quando as coisas não correm conforme planeado. Ontem era preciso ganhar o meio campo logo após o intervalo e a MS não lhe passa pela cabeça tirar Adrien (que anda estoirado) e meter Rossel, para tapar definitivamente o corredor direito?
Alias não é só o baixar de linhas de que fala Cherba que tem se ser aceite…mas sim a ideia que uma equipa preparada para ser dominadora tem de ter um esquema tactico alternativo em que com os mesmos jogadores ou com uma substituição possa adaptar-se as vicissitudes.
2 Março, 2015 at 17:11
Eu não discuto tácticas porque isso é para os especialistas, mas comento a forma como o treinador do meu clube (do qual sou associado) defende (ou não) o símbolo.
Alguma vez viram o Treinador vir de forma peremptória negar as insinuações de alguns comentadeiros de meia-tigela relativas a intromissões no trabalho do treinador quando está no banco?
Algum comentário sobre a história do penalty do Nani?
Não alinho na tese da conspiração dos fundos e derivados, mas não tenho dúvidas que o MS desde que entrou no SCP se tem tentado proteger para manter a “simpatia” de todos os clubes nacionais, para não fechar portas.
Acham que algum dia o V. Pereira poderá ingressar no slb?
2 Março, 2015 at 17:29
Para ano, quero ver Filipe Chaby com a verde e branca:
“União da Madeira 3-1 SLB: Não há melhor sensação que ganhar e fazer um golinho a este clube”, escreveu o jovem
2 Março, 2015 at 17:40
Já o disse várias vezes, qualquer treinador do Sporting terá sempre o meu apoio até que me faltem as forças. Até o Vercauteren teve, não foi por isso que faleci.
Faço-o porque sei que, em 90% dos casos, os problemas não passam apenas por eles mas sim por administração/falta de qualidade do plantel.
O Marco tem o meu apoio, mas tem cometido erros de principiante que me tiram completamente do sério. E se tanto se dizia que o plantel estava a 100% com o treinador, não vejo a equipa assim tão disposta a morrer por ele em campo.
2 Março, 2015 at 17:54
Estava aqui a pensar….
Se for mesmo verdade que o Marco tem aquela cláusula do contrato dos 15 pontos de distância do primeiro (estamos com 12), prevejo que ele irá agir no próximo jogo. Seja para receber a indeminização no final do ano ou para continuar no clube. E isto, para mim, é positivo.
2 Março, 2015 at 18:17
Sá, acho que isso era até ao fecho da 1ª volta
2 Março, 2015 at 18:12
Os principais objectivos da época, é um facto, foram para o galheiro… Resta-nos a Taça! Neste cenário, realmente o mais fácil é cruxificar o treinador… Mas ele tem-se posto a jeito… E o Presidente também… E alguns jogadores também… Fo#%-$e!!! Ganhem a Taça, conquistem o 3.º Lugar, vencendo o maior numero de jogos e lançando, se possível, as bases para a próxima época. Será pedir muito?!
Já tenho bilhete para a Choupana 🙂
Parabéns Grande Max!!! Foi um grande prazer conhecer pessoalmente tão grande exemplo de Sportinguismo, na passada quinta-feira. Um bem Haja! Xim Xim, pode ser com água [que eu depois de um fim de semana gastronómico e bem regado por Lisboa, bem preciso :)].
SL
LdC
2 Março, 2015 at 22:21
Obrigado amigo Leão da Camacha…
Também gostei de o conhecer (e que bem cheirava o vinho da Madeira 🙂 )
Um abraço para o amigo e os meus cumprimentos para a sua esposa…!!
SL
2 Março, 2015 at 18:14
Muito bom post Cherba criticismo construtivo sem nunca por em causa o treinador para termos uma equipa jovem e um treinador jovem tem de saber sofrer – nem o Mourinho ganha na primeira época e agora estão a exigi-lo ao Marco pssss
3 Março, 2015 at 1:08
O Zé ganhou na primeira epoca completa. e ganhou sempre na primeira epoca , chelsea, inter, madrid
2 Março, 2015 at 18:30
Havendo um braga-porto na proxima semana, não é totalmente descabido pensar no 2º lugar…e isto se a equipa técnica e jogadores estiverem para aí virados
2 Março, 2015 at 19:00
“Não é de agora que acontecem este tipo de lances na defesa do Sporting. Já com o Chelsea tinha sucedido o mesmo. Há má coordenação no setor nomeadamente entre o Jonathan e o Tobias. São erros a mais para uma equipa grande que têm custado pontos”, referiu à Antena 1
E concluo os erros defensivos contra a académica, carnide, fruteiros taça, rio ave, maribor…e os jogadores eram outros…em comum: O mesmo treinador
Não ver isto, é não querer ver o essencial…por muito que custe, vejam as diferenças com o mestre da tática
2 Março, 2015 at 19:05
“caso jefferson”
Inventado pela imprensa ou há bufos em alvalade?
Se é verdade, quem soltou para a imprensa?
JE terá razão sobre o que disse sobre MS ?
Quem será o empresário de Jeff?
Quem será o empresário de MS?
Será o mesmo?
Será tudo isto apenas uma “jogada” brilhante desta direcção para atingir certos objectivos de fundo, certamente para bem do Sporting?
Ou JE terá razão e haverá jogadas “sujas” para enfraquecer o Sporting?
E se há, esta direcção não deveria ter conhecimento destas muitas coincidências quando contratou MS e jogadores ligados a certas “forças” e suas possiveis consequências?
Entre o deve e o haver, a curto prazo qualquer delas foi nefasta para o Sporting com os resultados que se vêm.
Se foi estratégia a medio longo prazo e foi mais um passo para o futuro sucesso veremos.
De qualquer forma há que apoiar BC pois já reergueu e está a “limpar” a fundo o nosso Sporting, mas como qualquer um o relógio do sucesso desportivo continua em contagem decrescente…
2 Março, 2015 at 21:08
Em tempo de apresentação de Resultados Semestrais deixo aqui alguns indicadores comparativos que nos ajudam a reencontrar a realidade perdida sempre que acontece um resultado negativo no futebol.
Dos Relatórios e Contasdo 1º Semestre 2014/2015
SCP FCP SLB
1- Activos-Invest no Plantel 24.985 84.995 94.400
2-Custos Operacionais 25.245 48.393 54.297
3-Amortizações e Comissões 3.792 14.695 19.027
4-Passivo SAD consol s/ Clube 234.255 278.511 429.194
5-Capital Próprio 11.617 54.602 4.762
6-Res Liquido Semestral 23.703 -8.440 13.175
Notas: Em 1)está o valor por amortizar dos Direitos Desportivos.São custos pendentes pagos por jogadores que entram na conta de exploração em anuidades correspondentes ao nº de anos dos contratos, para apurar os resultados de exploração. O SCP investiu menos pelo que está, em termos de custos futuros. numa situação mais favorável.O SLB tem um valor a amortizar quase 4 vezes superior ao do SCP. Mas o seu plantel terá, ou pelo menos presume-se que tenha, mais qualidade que o nosso.
Em 2) estão os custos com ordenados. Os do SLB são mais do dobro dos do SCP e os do Porto estão lá perto. O Benfica tem 17 jogadores a ganhar mais de 2 ME ano e o Porto 15 ! Não se conhecem valores do SCP
Em 3) estão as tais anuidades de amortização de passes referido em 1).Neste caso sendo contas Semestrais penso que será apenas metade da anuidade. Não tem a ver com a forma como foram ou não pagos mas regista o valor correspondente ao quociente do valor de aquisição de cada jogador pelo nº de anos dos respectivos contratos.
SLB e FCP tem custos nesta rubrica 4 a 5 vezes os SCP. A formação tem-nos ajudado pq os jogadores tem passes muito baixos e em alguns casos nem existirão.
Em 4) estão os Passivos das SAD´s consolidadas mas sem as contas dos Clubes. Agora que todos passaram para as SAD´s os Estádios, Multimédia e Marketing as comparações são mais realistas. E o Sporting tem o menor Passivo! O do SLB assusta mas fazem figura de ricos.Não sei se o SCP com a consolidação das contas do Clube manterá o 1º lugar.
Em 5) estão os Capitais próprios sendo que o do SCP é positivo pela 1ª vez desde há muito, mas ainda baixo. Pior está o SLB.
Em 6) estão os Resultados do 1º Semestre sendo que os do SCP foram os melhores, embora encerrem a contingência do processo interposto pela Doyem pela transferência de Rojo.O Porto teve um resultado negativo não obstante a transferência do Darfour e a mirabolante do Mangala. O Benfica teve um resultado positivo de 13.175 me e pasme-se já incluiu a venda do Enzo num relatório que se refere a 31/12/2014 quando a janela de transferências se iniciou em 01/01/2015 ! Foi só um jeitinho em marcha-atras para o resultado não ficar a vermelho. Renegaram a cor!
Reconheceram que o verde sempre é mais atractivo!
Este desfiar de nºs e conceitos enfadonhos, as minhas desculpas por isso visam:
1º Realçar o fantástico trabalho de Bruno de Carvalho e da sua Direcção na recuperação financeira do clube indispensável à sustentabilidade dos êxitos desportivos
2º Chamar à realidade aqueles que pensam que o Investimento e os Orçamentos anuais não contam e por isso os esquecem na hora das derrotas.
3º Deixar a opinião de quem já sofreu muitas desilusões com o clube ao longo dos anos e que está hoje convencido que é tão importante a estabilidade desportiva como a financeira. Não podemos estar todos os anos a iniciar Projectos.Esse tem sido o grande erro do Sporting. Há que apostar nos jogadores que temos reforçando os pontos frágeis e manter a equipa técnica que tem qualidade para nos conduzir ao sucesso. Tem é que ter meios mais próximos dos concorrentes directos que para além disso tem a arbitragem e os media do seu lado.
3 Março, 2015 at 1:34
Quanto à questão da sustentabilidade financeira que refere, tiro o chapéu a esta direcção ponto.Mas muita desta sustentabilidade financeira arduamente conseguida só terá pernas para andar, se for acompanhada de exitos desportivos(nem que sejam feitos gradualmente).E aqui reside o busilis da questão.
Concordando 100% que o projeto deve continuar mesmo com as dores de crescimento e que os meios se tornarão cada vez mais proximos dos concorrentes diretos(esperam os sportinguistas),não será demasiado evidente que falta algum trabalho dentro das estruturas que regem o futebol português?
Sabendo do peso que as arbitragens infelismente sempre tiveram,têm e seguramente terão no futebol português, alguma coisa estará a ser feita para salvaguardar o Sporting?
Quero pensar que sim pois se não for o caso , com os anos que levo a acompanhar o futebol e de relatos de outras gerações, infelismente, qualquer projeto desportivo/financeiro está condenado ao fracasso.
Quanto aos media é do conhecimento de há muitas gerações a esta parte ,qual é o clube que os “domina”.
Ainda hoje acabei de ver varios programas desportivos em que o ataque cerrado ao nosso presidente é uma constante por parte de opinadores afectos aos nossos rivais diretos. Esses opinadores independentemente de gostarem mais ou menos dos seus presidentes todos eles e repito: TODOS!!!, os defendem com unhas e dentes!!Quanto aos afetos ao Sporting ,escapando um , enfim …uma vergonha.
Penso que ,se Isto foi “trabalhado” pelas direcções destes clubes…chapeau!!
E o Sporting o que está a fazer neste sentido?
Não sendo adepto de algum tipo violência seja ela qual for, não conseguindo o Sporting equilibrar os pratos da balança de uma forma natural, não deveria optar por uma linha mais dura?? – Quero dizer, mais aguerrida?
É que os nossos rivais ,parece-me a mim e relembrando episódios mais ou menos recentes, tiveram algum(se não muito) sucesso optando por esta via.(infelismente para os visados).
Talvez seja na hora das derrotas que se questiona mais o que está a ser feito(é da condição humana),mas não quer dizer que se esteja a pôr em causa o trabalho realizado até aqui,pelo contrário é apenas tentar contribuir e alertar para melhorar o Sporting.
O caminho faz-se caminhando é certo, mas em relação ao fosso? “não é prioritário????”.Como não? Sabendo-se que a aproximação do publico ao relvado é fundamental na pressão que faz ás equipes contrárias,que faz aos juìzes do jogo e até ao condicionamento de comportamentos mais violentos de dirigentes contrários, não é prioritário???? Mas devia ser!!
E o relvado???? Desportivamente o Sporting aos anos que perde a maioria dos pontos em casa ,não terá mais custos Desportivos/financeiros do que se resolver a questão de vez?
Parece-me óbvio.Até porque de certeza que treinadores de topo se recusariam a jogar regularmente neste relvado.
Enfim, muito trabalho já feito mas ainda muito para fazer!
Força SPORTING!! Força BC!!
2 Março, 2015 at 21:11
Armando e junta aí que mesmo com esses valores o carnide e os andrades ainda continuam a ter contabilidade criativa 😉
Se fizessem uma auditoria às contas imagino.