Marco, não é fácil dirigir-me a ti tentando manter o sangue frio. Aliás, não é fácil tentar falar do jogo de ontem enquanto tento manter a lucidez (pelo menos aquilo que eu considero sê-la). Já te elogiei várias vezes ao longo da época e continuo a achar que és um jovem treinador com imenso potencial, mas é impossível dissociar-te do que se passou, ontem, frente ao fcp. E, não, não tem nada a ver com as tuas expressões faciais ou com o facto de mexeres muito ou pouco as mãos.
Epá, Marco, chegou a altura de dares um murro na mesa. Mas um murro na mesa que te seja audível e que te liberte dessa espécie de autismo em que te encerraste. Eu consegui perceber quando começaste a época respeitando as hierarquias do balneário, mais não fosse para ganhar o grupo. E também consigo perceber que tenhas uma dúzia de jogadores em quem confias mais. És tu quem os treina, és tu quem avalia quem são os melhores. O problema, Marco, é que a essa dúzia acrescentaste três ou quatro e… fechou. E talvez não seja exagerado dizer que o que aconteceu ontem era algo previsível: alguns dos jogadores nucleares deram o berro.
Não vou entrar pela vertente táctica, pois isto de falar posteriormente é muito fácil. Lá chegará o tempo em que perceberás que não somos menos equipa por baixarmos as linhas, mas também te digo que haverá logo quem virá berrar que o Sporting tem mais é que ir a qualquer campo fazer o adversário borrar-se na cueca assim que tentar sair da área. Adiante. O que me faz dirigir-te estas palavras é a forma como estás a gerir o plantel. Vou repetir: o plantel.
Se me disseres que não achaste muita piada ao facto de praticamente não teres opinado sobre as contratações, eu sou gajo para perceber-te. Mas, logo a seguir, recordo-te que foi isso que aceitaste quando assinaste por quatro anos. Se me disseres que gostavas de ter “um Nani” a ponta de lança e outro a central, também sou gajo para dizer que te percebo, mas… epá, recordo-te que já sabias que não terias quando aceitaste assinar por quatro anos. E até sou gajo para reconhecer que te possam ter fodido os planos quando arrancaste o campeonato com uma defesa improvisada e sem o gajo que iria ser a tua principal referência atacante (e que voltaste a perder com a CAN).
Mas, Marco, esta é a realidade do Sporting. Sem dinheiro, com adeptos bipolares e com um projecto onde o plantel é composto pelos jogadores que estão na equipa principal e na B. Este é o teu plantel, Marco. E tu sabe-lo desde início. É verdade que até a B andou meio aos papéis, mas as coisas parecem estar a estabilizar. E, inclusivamente, têm sido várias as vezes em que tens marcado presença na Academia e têm sido algumas as reuniões que tens tido com o João de Deus, com o Bruno e com o Inácio, precisamente para pesar a utilização de alguns dos jogadores que estão na B.
Fruto de tudo isto, não se percebe porque raio é que, ontem, o Adrien, que depois de ter confirmado estar a passar por uma quebra física queimou o resto dos pulmões contra o Wolfsburg, foi titular. Deixaste de confiar no André Martins?!? Também ninguém percebe porque raio o Mané foi parar à bancada, principalmente quando o Nani tem jogado condicionado e o Carrillo, que foi o homem dos desequilíbrios nas ausências do Nani, está a precisar de tempo para respirar. E, sinceramente, acho que usaste uma espada de samurai para retalhar o moral do Tanaka: um gajo que vem de um golo e de uma exibição no limite como a que fez com os alemães, nunca pode ir para o banco.
Passemos à frente, porque temos mesmo que fazê-lo. Marco, esta merda ou vai ou racha. A Taça de Portugal passou a objectivo máximo, não só porque o clube precisa de títulos, mas porque estes jovens jogadores precisam de crescer com eles e porque é muito mais fácil criar uma mentalidade vencedora com vitórias do que com derrotas! E nem quero dar-me ao trabalho de pensar na possibilidade de perder o terceiro lugar. O que é que vais fazer, com a equipa a precisar de sangue fresco e de ideias novas? Não, não estou a pedir-te uma revolução. Estou a pedir-te que te lembres que tens Wallyson, que tens Gauld, que tens o André Martins, que tens o Rosell, que o Zezinho voltou, que o Rabia também pode ser usado para dar alguns minutos de descanso ao William, que tens o Dramé (e dava jeito rematarmos mais de fora da área), que tens o Mané, que se for preciso tens o Geraldes e que se o mantiveram no plantel também tens o Capel (olha, e se achares que não, lança o Podence).
Não vou incorrer no exagero de dizer-te que tens matéria prima para fazeres duas equipas sem perderes qualidade. Mas, decididamente, tens opções que te permitam ir dando o necessário descanso aos 11 que consideras serem os que mais garantias te dão. Está na altura de assumires isso e de pensares que essa é a melhor forma de, enquanto dás o que tens e o que não tens para conquistar o que ainda podemos conquistar, preparares as bases para a próxima época. Acho que não estou a pedir-te muito, pois não?
2 Março, 2015 at 17:29
Para ano, quero ver Filipe Chaby com a verde e branca:
“União da Madeira 3-1 SLB: Não há melhor sensação que ganhar e fazer um golinho a este clube”, escreveu o jovem
2 Março, 2015 at 17:40
Já o disse várias vezes, qualquer treinador do Sporting terá sempre o meu apoio até que me faltem as forças. Até o Vercauteren teve, não foi por isso que faleci.
Faço-o porque sei que, em 90% dos casos, os problemas não passam apenas por eles mas sim por administração/falta de qualidade do plantel.
O Marco tem o meu apoio, mas tem cometido erros de principiante que me tiram completamente do sério. E se tanto se dizia que o plantel estava a 100% com o treinador, não vejo a equipa assim tão disposta a morrer por ele em campo.
2 Março, 2015 at 17:54
Estava aqui a pensar….
Se for mesmo verdade que o Marco tem aquela cláusula do contrato dos 15 pontos de distância do primeiro (estamos com 12), prevejo que ele irá agir no próximo jogo. Seja para receber a indeminização no final do ano ou para continuar no clube. E isto, para mim, é positivo.
2 Março, 2015 at 18:17
Sá, acho que isso era até ao fecho da 1ª volta
2 Março, 2015 at 18:12
Os principais objectivos da época, é um facto, foram para o galheiro… Resta-nos a Taça! Neste cenário, realmente o mais fácil é cruxificar o treinador… Mas ele tem-se posto a jeito… E o Presidente também… E alguns jogadores também… Fo#%-$e!!! Ganhem a Taça, conquistem o 3.º Lugar, vencendo o maior numero de jogos e lançando, se possível, as bases para a próxima época. Será pedir muito?!
Já tenho bilhete para a Choupana 🙂
Parabéns Grande Max!!! Foi um grande prazer conhecer pessoalmente tão grande exemplo de Sportinguismo, na passada quinta-feira. Um bem Haja! Xim Xim, pode ser com água [que eu depois de um fim de semana gastronómico e bem regado por Lisboa, bem preciso :)].
SL
LdC
2 Março, 2015 at 22:21
Obrigado amigo Leão da Camacha…
Também gostei de o conhecer (e que bem cheirava o vinho da Madeira 🙂 )
Um abraço para o amigo e os meus cumprimentos para a sua esposa…!!
SL
2 Março, 2015 at 18:14
Muito bom post Cherba criticismo construtivo sem nunca por em causa o treinador para termos uma equipa jovem e um treinador jovem tem de saber sofrer – nem o Mourinho ganha na primeira época e agora estão a exigi-lo ao Marco pssss
3 Março, 2015 at 1:08
O Zé ganhou na primeira epoca completa. e ganhou sempre na primeira epoca , chelsea, inter, madrid
2 Março, 2015 at 18:30
Havendo um braga-porto na proxima semana, não é totalmente descabido pensar no 2º lugar…e isto se a equipa técnica e jogadores estiverem para aí virados
2 Março, 2015 at 19:00
“Não é de agora que acontecem este tipo de lances na defesa do Sporting. Já com o Chelsea tinha sucedido o mesmo. Há má coordenação no setor nomeadamente entre o Jonathan e o Tobias. São erros a mais para uma equipa grande que têm custado pontos”, referiu à Antena 1
E concluo os erros defensivos contra a académica, carnide, fruteiros taça, rio ave, maribor…e os jogadores eram outros…em comum: O mesmo treinador
Não ver isto, é não querer ver o essencial…por muito que custe, vejam as diferenças com o mestre da tática
2 Março, 2015 at 19:05
“caso jefferson”
Inventado pela imprensa ou há bufos em alvalade?
Se é verdade, quem soltou para a imprensa?
JE terá razão sobre o que disse sobre MS ?
Quem será o empresário de Jeff?
Quem será o empresário de MS?
Será o mesmo?
Será tudo isto apenas uma “jogada” brilhante desta direcção para atingir certos objectivos de fundo, certamente para bem do Sporting?
Ou JE terá razão e haverá jogadas “sujas” para enfraquecer o Sporting?
E se há, esta direcção não deveria ter conhecimento destas muitas coincidências quando contratou MS e jogadores ligados a certas “forças” e suas possiveis consequências?
Entre o deve e o haver, a curto prazo qualquer delas foi nefasta para o Sporting com os resultados que se vêm.
Se foi estratégia a medio longo prazo e foi mais um passo para o futuro sucesso veremos.
De qualquer forma há que apoiar BC pois já reergueu e está a “limpar” a fundo o nosso Sporting, mas como qualquer um o relógio do sucesso desportivo continua em contagem decrescente…
2 Março, 2015 at 21:08
Em tempo de apresentação de Resultados Semestrais deixo aqui alguns indicadores comparativos que nos ajudam a reencontrar a realidade perdida sempre que acontece um resultado negativo no futebol.
Dos Relatórios e Contasdo 1º Semestre 2014/2015
SCP FCP SLB
1- Activos-Invest no Plantel 24.985 84.995 94.400
2-Custos Operacionais 25.245 48.393 54.297
3-Amortizações e Comissões 3.792 14.695 19.027
4-Passivo SAD consol s/ Clube 234.255 278.511 429.194
5-Capital Próprio 11.617 54.602 4.762
6-Res Liquido Semestral 23.703 -8.440 13.175
Notas: Em 1)está o valor por amortizar dos Direitos Desportivos.São custos pendentes pagos por jogadores que entram na conta de exploração em anuidades correspondentes ao nº de anos dos contratos, para apurar os resultados de exploração. O SCP investiu menos pelo que está, em termos de custos futuros. numa situação mais favorável.O SLB tem um valor a amortizar quase 4 vezes superior ao do SCP. Mas o seu plantel terá, ou pelo menos presume-se que tenha, mais qualidade que o nosso.
Em 2) estão os custos com ordenados. Os do SLB são mais do dobro dos do SCP e os do Porto estão lá perto. O Benfica tem 17 jogadores a ganhar mais de 2 ME ano e o Porto 15 ! Não se conhecem valores do SCP
Em 3) estão as tais anuidades de amortização de passes referido em 1).Neste caso sendo contas Semestrais penso que será apenas metade da anuidade. Não tem a ver com a forma como foram ou não pagos mas regista o valor correspondente ao quociente do valor de aquisição de cada jogador pelo nº de anos dos respectivos contratos.
SLB e FCP tem custos nesta rubrica 4 a 5 vezes os SCP. A formação tem-nos ajudado pq os jogadores tem passes muito baixos e em alguns casos nem existirão.
Em 4) estão os Passivos das SAD´s consolidadas mas sem as contas dos Clubes. Agora que todos passaram para as SAD´s os Estádios, Multimédia e Marketing as comparações são mais realistas. E o Sporting tem o menor Passivo! O do SLB assusta mas fazem figura de ricos.Não sei se o SCP com a consolidação das contas do Clube manterá o 1º lugar.
Em 5) estão os Capitais próprios sendo que o do SCP é positivo pela 1ª vez desde há muito, mas ainda baixo. Pior está o SLB.
Em 6) estão os Resultados do 1º Semestre sendo que os do SCP foram os melhores, embora encerrem a contingência do processo interposto pela Doyem pela transferência de Rojo.O Porto teve um resultado negativo não obstante a transferência do Darfour e a mirabolante do Mangala. O Benfica teve um resultado positivo de 13.175 me e pasme-se já incluiu a venda do Enzo num relatório que se refere a 31/12/2014 quando a janela de transferências se iniciou em 01/01/2015 ! Foi só um jeitinho em marcha-atras para o resultado não ficar a vermelho. Renegaram a cor!
Reconheceram que o verde sempre é mais atractivo!
Este desfiar de nºs e conceitos enfadonhos, as minhas desculpas por isso visam:
1º Realçar o fantástico trabalho de Bruno de Carvalho e da sua Direcção na recuperação financeira do clube indispensável à sustentabilidade dos êxitos desportivos
2º Chamar à realidade aqueles que pensam que o Investimento e os Orçamentos anuais não contam e por isso os esquecem na hora das derrotas.
3º Deixar a opinião de quem já sofreu muitas desilusões com o clube ao longo dos anos e que está hoje convencido que é tão importante a estabilidade desportiva como a financeira. Não podemos estar todos os anos a iniciar Projectos.Esse tem sido o grande erro do Sporting. Há que apostar nos jogadores que temos reforçando os pontos frágeis e manter a equipa técnica que tem qualidade para nos conduzir ao sucesso. Tem é que ter meios mais próximos dos concorrentes directos que para além disso tem a arbitragem e os media do seu lado.
3 Março, 2015 at 1:34
Quanto à questão da sustentabilidade financeira que refere, tiro o chapéu a esta direcção ponto.Mas muita desta sustentabilidade financeira arduamente conseguida só terá pernas para andar, se for acompanhada de exitos desportivos(nem que sejam feitos gradualmente).E aqui reside o busilis da questão.
Concordando 100% que o projeto deve continuar mesmo com as dores de crescimento e que os meios se tornarão cada vez mais proximos dos concorrentes diretos(esperam os sportinguistas),não será demasiado evidente que falta algum trabalho dentro das estruturas que regem o futebol português?
Sabendo do peso que as arbitragens infelismente sempre tiveram,têm e seguramente terão no futebol português, alguma coisa estará a ser feita para salvaguardar o Sporting?
Quero pensar que sim pois se não for o caso , com os anos que levo a acompanhar o futebol e de relatos de outras gerações, infelismente, qualquer projeto desportivo/financeiro está condenado ao fracasso.
Quanto aos media é do conhecimento de há muitas gerações a esta parte ,qual é o clube que os “domina”.
Ainda hoje acabei de ver varios programas desportivos em que o ataque cerrado ao nosso presidente é uma constante por parte de opinadores afectos aos nossos rivais diretos. Esses opinadores independentemente de gostarem mais ou menos dos seus presidentes todos eles e repito: TODOS!!!, os defendem com unhas e dentes!!Quanto aos afetos ao Sporting ,escapando um , enfim …uma vergonha.
Penso que ,se Isto foi “trabalhado” pelas direcções destes clubes…chapeau!!
E o Sporting o que está a fazer neste sentido?
Não sendo adepto de algum tipo violência seja ela qual for, não conseguindo o Sporting equilibrar os pratos da balança de uma forma natural, não deveria optar por uma linha mais dura?? – Quero dizer, mais aguerrida?
É que os nossos rivais ,parece-me a mim e relembrando episódios mais ou menos recentes, tiveram algum(se não muito) sucesso optando por esta via.(infelismente para os visados).
Talvez seja na hora das derrotas que se questiona mais o que está a ser feito(é da condição humana),mas não quer dizer que se esteja a pôr em causa o trabalho realizado até aqui,pelo contrário é apenas tentar contribuir e alertar para melhorar o Sporting.
O caminho faz-se caminhando é certo, mas em relação ao fosso? “não é prioritário????”.Como não? Sabendo-se que a aproximação do publico ao relvado é fundamental na pressão que faz ás equipes contrárias,que faz aos juìzes do jogo e até ao condicionamento de comportamentos mais violentos de dirigentes contrários, não é prioritário???? Mas devia ser!!
E o relvado???? Desportivamente o Sporting aos anos que perde a maioria dos pontos em casa ,não terá mais custos Desportivos/financeiros do que se resolver a questão de vez?
Parece-me óbvio.Até porque de certeza que treinadores de topo se recusariam a jogar regularmente neste relvado.
Enfim, muito trabalho já feito mas ainda muito para fazer!
Força SPORTING!! Força BC!!
2 Março, 2015 at 21:11
Armando e junta aí que mesmo com esses valores o carnide e os andrades ainda continuam a ter contabilidade criativa 😉
Se fizessem uma auditoria às contas imagino.
3 Março, 2015 at 12:56
No primeiro comentário que faço aqui vou tentar ir ao ponto do post sem grandes divagações.
Para mim o SCP está a fazer uma época (até agora) dentro do esperado, poderia ser melhor (menos distância para os primeiros e continuar na liga Europa) mas isso seria superação e não o normal. É óbvio que se não houvessem erros da estrutura para o futebol estariàmos provavelmente nessa situação de superação e eles existem.
Focando no post vamos aos do treinador que é do que se trata.
Para mim ao longo da época os erros de MS são:
.Os jogos em que assumiu o 442 como táctica inicial como forma de resolver os problemas em demontar equipas fechadas, a equipa não tem médios para esse sistema e perdeu o meio campo (jogo com moreirense e Paços em casa) e ficou sem plano B para aumentar a pressão atacante durante os jogos.
. A aposta inicial em Sarr
. Alguns jogos em que trocou cedric por Miguel Lopes sem se perceber porquê.
. Jogar com a melhor equipa com o Wolfsburgo em casa (aqui só a posterior é fácil falar)
. Jogar o Montero em vez do Tanaka (em especial a partir do jogo com o Benfica em casa)
. Não apostar em wallison em vez de rossel para substituir William
Quanto aos restantes problemas da equipa e pensando contstrutivamente:
Principal problema: a falta de verticalidade e agressividade ofensiva, as jogadas são demasiado trabalhadas falta capacidade de remate e definição rápida das jogadas. Óbvio que o treinador tem influencia nisto, mas uma vez que ele aponta esses defeitos várias vezes nas flash interview penso que muito também tem que ver com as caracteristicas dos avançados. É verdade que só Slimani é mais agressivo vertical e simples seguido de Tanaka (jogador limitado mas que penso devia ser mais solução na ausencia de Slimani do que Montero um dos erros que apontei a MS) Carrilho e Nani não produzem o perigo que deviam para a capacidade de desiquilibrio que possuem por não serem verticais e mais simples junto da área. Este é o grande problema e que faz com que o principal pecado da época seja os pontos perdidos em casa contra “autocarros”.
Depois temos falta de “quantidade” no plantel. Nestes dois ultimos jogos de dificuldade elevadissima não há grandes soluções de rotatividade. Rossel como se viu mais uma vez na alemanha é um jogador banal que pode servir para rodar william mas só em jogos de menor exigência. Mané e Capel dão para rodar nos extremos e (MS faz isso muitas vezes) mas mantêm o problema da eficácia ofensiva. André Martins é um substituto para João Mário e não para Adrien. Depois pelo vários jogos que vejo da B e dos jogos da taça da liga temos wallyson e Gauld. Ambos com muito futuro. No entanto Gauld ainda no jogo com o Gil Vicente e com a equipa tranquila e a vencer por 2 jogou 35m e quase não tocou na bola. Está ainda verde e nota-se que procura perceber que caminhos percorrer no campo. Wallyson parece-me mais pronto mas o que é um facto é que já vim um meio campo de wallyson e Gauld levar 3 ou 4 goleadas na equipa B e com Rossel não conseguir ganhar a Belenesses e Setubal. Sacko tem margem de progressão mas é mais um extremo do que avançado e tem alternado bons pormenores com jogos paupérrimos na equipa B. Enfim em muitos jogos penso