Take 1, depois da expulsão frente ao Penafiel
«Se calhar, daqui por uns tempos irá controlar melhor aquele lance (…). Temos de estar satisfeitos com ele. É o presente e o futuro do Sporting naquela posição. Tem uma capacidade enorme. Temos de ter calma e paciência com ele»
Take 2, terminado o jogo de ontem, frente ao Marítimo
«O que me pareceu a estreia de Ewerton a titular? Estou satisfeito com Ewerton. Ele chegou recentemente, vai melhorar jogo após jogo, é um jogador com experiência, que tem maturidade para estar naquela posição e que nos vai tornar melhores. O Ewerton desde setembro que não fazia um jogo a titular e tenho a certeza que vai melhorar nos próximos tempos, tal como a equipa.»
Take 3, na conferência de imprensa
«Temos muita confiança no Tobias Figueiredo e quanto ao Ewerton sabíamos da sua qualidade. Ele não fazia um jogo de 90 minutos – e tirando o jogo da equipa B – desde setembro. Teve uma paragem muito grande e hoje deu claramente uma boa resposta e irá melhorar dia após dia e jogo após jogo»
Ora, colocando de lado o esforço de Marco Silva em deixar palavras motivantes a ambos os jogadores, há uma pergunta que fará as delícias de muito boa gente ao longo desta semana: frente ao Guimarães, jogará Tobias ou Ewerton?
O brasileiro deu boa conta do recado, ontem, mostrou estampa física, bom posicionamento e deu indício de não ser propriamente tosco com a bola no pé, mas, sem pensar duas vezes, caso fosse treinador a minha opção seria Tobias. Não me parece fazer sentido interromper o processo de afirmação e de crescimento de um jogador que já deu provas de podermos contar com ele. E o Ewerton que me desculpe, mas eu quero é que a dupla Oliveira&Figueiredo conquiste o mundo de Rampante ao peito.
16 Março, 2015 at 9:57
Por acaso é complicado gerir é…
Por um lado Tobias tem tudo para ser um grande central, e precisa de jogos para crescer.
Por outro, o brasileiro parece-me um jogador com a sua classe, gosto particularmente de ser a antítese de Maurício em termos de frieza e inteligência, como se notou ao mostrar sempre muita calma e a PENSAR antes de decidir o que fazer, permitindo resolver as coisas a bem mesmo apesar da falta de forma física. E o tal outro lado, é que tendo um jogador que me parece uma clara mais-valia, também ele precisa de jogar para ficar a 100% e dar o que pode, que de facto, me parece bastante…
Complicado, mas bom! 🙂
16 Março, 2015 at 10:03
Sem dúvida.
Sobretudo quando não existe pressão. Se há alguma coisa boa deste penoso final de época é precisamente a oportunidade de consolidar jovens como o Tobias. Mas é preciso querer encarar isto como uma oportunidade. E é preciso olhar para os outros “Tobias”.
16 Março, 2015 at 10:08
Para mim o titular é Tobias. Este final de campeonato alias é muito importante para que, para o ano, seja um jogador mais temperado e rotinado.
A nível de equipa também me parece que o perigo que cria na area adversaria em lances de bola parada é muito importante. Até porque o PO nao tem tanto essas caracteristicas.
Espero no entanto que o Ewerton (consoante o contrato) fique para proxima temporada porque é muito mais alternativa aos titulares do que o Sarr….
SL
16 Março, 2015 at 10:09
Além de termos de olhar para os outros Tobias, temos de perceber que o Tobias no global teve um excelente desempenho. Mesmo a expulsão foi para tentar emendar erros de colegas. Correu mal, mas foi essa a ideia.
Penso que as declarações de Marco Silva sobre este assunto foram equilibradas. E se tenho de ler alguma coisa nas suas declarações, é que vai continuar a dar a titularidade a Tobias. Seria altamente desmotivador tirar agora o puto. O Ewerton terá outras oportunidades de jogar os tais 90 min, mas neste momento para mim o titular é o Tobias. Por muito que queiramos que o Ewerton seja também uma boa opção.
16 Março, 2015 at 10:11
cherba desculpa lá a minha ignorancia mas vermelho directo não da 2 jogos ? é que se assim é nem se coloca esta questão se assim não for o treinador é que esta com eles toda a semana é que os trabalha saberá qual o que melhor para esse jogo.
16 Março, 2015 at 10:19
a duração da suspensão tem sempre como base um jogo, variando depois consoante a gravidade do motivo que leva ao cartão vermelho. No caso do Tobias, é uma falta “normal”, portanto só foi suspenso por um jogo.
16 Março, 2015 at 10:43
ah ok …. então pode jogar … humm vai começar uma semana infernal estou mesmo a ver !!!!!! opá não temos sossego !!!!!! thanks cherba
16 Março, 2015 at 10:20
e não tens do que pedir desculpa 😉
16 Março, 2015 at 10:12
Já vi que “estou do contra”…
Tenho muitas esperanças no Tobias…
Acredito e desejo que seja o nosso futuro central ao mais alto nível…
Não vi o jogo de ontem e o “que sei” do Ewerton…foi por aquilo que vocês (que viram o jogo) disseram e pela critica institucional…
E face a isso…eu daria mais tempo de jogo ao Ewerton em detrimento do Tobias que sendo verdade que também precisa de jogar para limar “as imperfeições” que ainda tem…
Tem ritmo de jogo, coisa que o Ewerton não tem… e daí…necessitar de jogar…!
Spooooorting…!!
SL
16 Março, 2015 at 10:12
um assunto off…
A equipa B tem desde há alguns jogos estabilizado o seu jogo e subindo paulatinamente na classificação. Este ano nem me lembro de os ver tão alto na tabela (agora estamos em 6º).
Penso que isto demonstra, se mais dúvidas houvesse, a qualidade dos jogadores que lá estão e que merecem (alguns deles) uma oportunidade. Por outro lado, esta subida de rendimento também coincide no tempo com a chegada do Rubio…
16 Março, 2015 at 10:16
Rubio está um caso sério … em condições normais (contratuais) estariamos todos a gritar pela subida à equipa principal.
Em todo o caso terá uma bela oportunidade se iniciar a próxima época na equipa principal. Pelo menos mercado deve ter perante tamanha capacidade goleadora.
16 Março, 2015 at 13:35
Ou baixa o contrato ou que volte para a Noruega Malta Chipre ou Ilhas Faroe
16 Março, 2015 at 10:22
o Rubio tem um enorme problema: ordenado a la Godufrei, ou seja, ao estilo do do Viola ou do do Labyad. Com a agravante de que, ao fim de uns quantos jogos, ver as centenas de euros aumentarem de forma considerável
16 Março, 2015 at 10:24
Eu tentaria renegociar o contrato. O Labyad não aceitou, mas pode ser que dê com o Rubio.
16 Março, 2015 at 10:33
Pois … mas avançado, jovem, que marca golos (de todas as formas e feitios) … “propriedade” dos fundos ….
nah … é um problema bem bicudo.
16 Março, 2015 at 10:58
Mas que tem de ser resolvido, e a bem do Sporting.
E se é avançado, jovem e marca golos… tem é de ficar.
16 Março, 2015 at 12:02
Apesar de estar a marcar golos não gosto do Rubio.
Não é jogador para um candidato aí título.
16 Março, 2015 at 10:48
o labyad não deve querer jogar na 2ª liga com aquele vencimento… se não arranja clube lá na holanda vai jogar no botola-pro no próximo ano.
16 Março, 2015 at 10:13
Tudo depende da evolução física do Ewerton (durante a semana), que não deve ser muita.
Uma das coisas que mais critiquei em Jardim foi não valorizar os bons desempenhos dos substitutos, principalmente ao nível dos defesas centrais. Sempre que Maurício e Rojo faziam burrices (expulsões) ou estavam lesionados, Dier assumiu bem a posição (aquele jogo com o Porto…). O que acontecia na jornada a seguir? Dier no banco.
Se Ewerton estiver bem fisicamente, se jogou bem nos cerca de 140 minutos jogados, então deve continuar.
A vida é feita de oportunidades. Elas, por vezes, voltam. Trabalhem os 2 e aproveitem-nas.
Quanto à exibição de ontem, há algo que não percebo nos leões (adeptos). Se o líder da Liga pode ter vitórias e actuações daquelas em 90% dos jogos já disputados, porquê que nós não podemos, também, vencer assim? E nós não lutamos para ser Campeão (nem o 2º lugar) e no último mês fizémos 8 jogos.
16 Março, 2015 at 10:15
Bons dias, Caros Tasqueiros, e votos de uma boa semana.
Para mim não há grandes dúvidas: joga o Tobias Figueiredo.
Não quero com isto desmerecer o Ewerton, que tem jogado bem, mas o TF vem sendo o titular, e é o jogador (21 anos) com maior potencial para desenvolver com vista a eventuais mais valias no futuro.
Se há uma coisa que o SCP deve fazer nos jogos que faltam no campeonato (porque pouco mais hverá a fazer) é desenvolver/rotinar os jovens jogadores com vista a eventuais vendas/preparação da próxima época.
SL
16 Março, 2015 at 10:16
O vermelho direto não dá 2 jogos?se não dá,devia.
O Titular é o Tobias. Mas o Ewerton precisa de jogar para se perceber se vale ou não a pena adquirir em definitivo. É complicado.
16 Março, 2015 at 10:24
devia dar dois jogos… porquê?
16 Março, 2015 at 10:25
Porque nesse caso, para o jogo de Guimarães não haverá dúvidas que joga o Ewerton.
16 Março, 2015 at 10:32
Porque no meu entender tem que haver diferenciação entre 2 amarelos e vermelho direto. No futebol inglês há. E se for por agressao 3 jogos no minimo.
16 Março, 2015 at 10:46
Bom então peço desculpa, porque pensei que o motivo era o outro. Também concordo com isso.
16 Março, 2015 at 10:47
Por acaso em caso de falta puramente técnica, que apenas por isso obrigue a expulsão, mas sem qualquer tipo de agressão ou conduta anti fair-play não concordo. Acho “cruel” um jogador ficar de fora 2 jogos por uma falta normalíssima como aquela, à qual já levou o castigo adequado perante as leis, o cartão vermelho.
16 Março, 2015 at 11:30
exacto
16 Março, 2015 at 11:30
Phil, o Tobias fez uma falta não grosseira que dá expulsão por ser assim que as regras determinam. Quantos gajos já viste irem para a rua com dois amarelos, depois de darem porrada de três em pipa?
16 Março, 2015 at 11:33
Três: filho do Jack, Maxi, Enzo.
E Maxi outra vez.
E outra vez Maxi.
Maxi, forever.
16 Março, 2015 at 11:34
E o Casiiimiro.
16 Março, 2015 at 11:35
Esqueceste-te do Maxi. Imperdoavel…
16 Março, 2015 at 18:31
e aquele gajinho que joga a defesa direito dos lamps…esse também, certo?!
16 Março, 2015 at 18:42
E o irmão do emplastro de vermelho também.
16 Março, 2015 at 10:19
Ewerton teve uma oportunidade e mostrou que se pode contar com ele. Nesta fase julgo que isso é muito importante e o que se espera dele.
Mas a forma não é a ideal.
Além disso Tobias está muito bem mesmo. Não acredito que MS derrube agora a excelente dupla de centrais que se está a construir em Alvalade.
Tobias é o meu eleito.
16 Março, 2015 at 10:21
Eu quero que jogue o melhor.
Vou deixar essa decisão para quem treina com eles todos os dias.
16 Março, 2015 at 10:23
Ainda em relação ao assunto Tobias pensem uma coisa: é um jogador que ainda não estava consolidado no 11. Estava a caminhar para isso, mas ainda estava a cavar o seu caminho. No geral correspondeu, esteve mal no Dragão como toda a equipa.
O que acham que seria a sua leitura se agora fosse colocado no banco (não sei se pode jogar já, se não a questão não se coloca para o jogo do Guimarães)? Que tinha sido condenado por aquele lance com o Penafiel e obviamente que desmotivaria. Ou seja, em vez de motivarmos um jogador com potencial que deu provas, estaríamos apenas a promover um jogador que também pode ser válido. Penso que a continuidade ou não do Ewerton não depende apenas de ele jogar muitos jogos (até porque existem os treinos e irão surgir mais oportunidades).
16 Março, 2015 at 10:24
Tobias a titular, Ewerton no banco.
Mas aceito o contrário.
16 Março, 2015 at 10:25
O bom disto é que de um central de categoria no início da época (por erros quer de planeamento da direcção quer de escolhas do treinador) passámos a ter 3. Ou seja, para mim, aquilo que seria um problema para resolver no próximo defeso passa a estar resolvido (desde que Ewerton continue bem e accionemos a sua opção de compra). E podemos aplicar recursos no reforço do ataque.
16 Março, 2015 at 10:30
A não ser que nos venham buscar um deles … é que destruir equipas é coisa que os bastidores do nosso futebol sabem bem fazer (estou a falar do mendes). O ano passado entre treinador e jogadores foi uma razia.
Este ano pelo menos sair-lhes-á mais caro. Mas o Paulo Oliveira está feito um central de qualidade inegável para qualquer equipa de topo.
16 Março, 2015 at 11:31
Para mexerem no PO ou no Tobias, vão ter que largar a nota! Não vão sair.
Quanto ao Ewerton, a situação ainda não é muito clara, principalmente pelo que aufere.
16 Março, 2015 at 18:36
mais… estas são as escolhas da nova direção… os outros eram todas da anterior…bom… menos o Maurição 🙂 … mas sem dinheiro na altura… grande compra e melhor venda.
Neste momento e/mas dependendo do contrato…. dava mais uns minutos ao Ewerton… apenas porque a sorte de uns é o azar de outros… e o rapaz destacou se… não fez só o lugar como o Rossel faz quando substitui o King
16 Março, 2015 at 10:28
Bom dia
para mim o titular é o que o treinador quiser, e apoio desde a primeira hora a sua decisão.
No meu ponto de vista, o Tobias será um excelente central mas por agora ainda está numa fase de maturação, o que não se passa com Ewerton, que já é um central feito, não é por acaso que os lamps e tripas andaram atrás dele e que só os milhões do Anzi fez com que não estivesse nos nossos rivais, por isso entendam como quiserem.
Ah, ok…já sei, para alguns, se estivesse nos nossos adversários era um grande jogador, mas como está no Sporting há dúvidas da sua qualidade. situação vista e revista… 🙂
Portanto espero que Marco Silva decida bem e apesar de Tobias ter estado a cumprir e ser talvez desmotivante ter tentado salvar o Sporting de sofrer um golo e ter sido expulso devido a isso e depois perder a titularidade, também será desmotivante um jogador andar há meses a trabalhar no duro para ser opção e quando tem possibilidades de fazer os seus primeiros 90 minutos de Leão ao peito sem uma única falha, ter de saír da equipa.
Marco…DECIDE!
16 Março, 2015 at 10:38
Bom dia Mario.
Mandei-te uma msg no FB sobre o polo. Quando puderes dar uma espreitadela….
Abr e SL
16 Março, 2015 at 11:33
«Ah, ok…já sei, para alguns, se estivesse nos nossos adversários era um grande jogador, mas como está no Sporting há dúvidas da sua qualidade. situação vista e revista»
Mário, por acaso o que me pareceu dos comentário que li, ontem, foi que o Ewerton estava a receber palminhas e beijinhos depois de ter feito um jogo consistente num jogo onde, diga-se em abono da verdade, o grau de exigência não foi assim tão elevado.
16 Março, 2015 at 16:24
Cherba, não me apercebi disso mas olha que não é habitual isso acontecer, algo está a mudar para bem então
16 Março, 2015 at 18:40
Cherba acho que o Ewerton traz mais qualquer coisinha.
se o jogo foi fácil… a ele se deveu também…. na maneira como limpou e saiu a jogar.
ser pé esquerdo … em algumas situações foi fundamental.
na duvida… deixar jogar quem faz por merecer.
E se o Tobias vem a crescer um pouco antes do tempo ( merito total dele)… já o Ewerton que vem lá debaixo na forma e confiança…. dava lhe mais uns jogos. Até para saber se é para fechar ou não contrato com o rapaz. (??)
16 Março, 2015 at 10:30
Já na minha maneira de ver as coisas, não é nada complicada a gestão desta situação….
A dupla era POliveira-TFigueiredo, e estava bem, a justificar a titularidade (pacífico).
Houve um imprevisto que levou a necessidade da substituição de TF por razões não-técnicas (expulsão, mas podia ter sido lesão…), e entrou Ewerton.
A dupla POliveira-Ew tem estado muito bem, não há nada a apontar aos jogadores, nem se sentiu qualquer descida de nível no sector (é pouco tempo para abalizar do contrário também).
Ou seja: TF agora vai ter que esperar que haja algum motivo para se mexer na dupla de centrais (excluída que parece estar, para já, uma enorme diferença de nível entre os jogadores), seja por motivos técnicos, seja por outros quaisquer.
Senão, qual é a mensagem que se está a enviar para o balneário? Que independentemente da qualidade das exibições, há titulares indiscutíveis e outros cujo único papel é o de colmatar as suas ausências temporárias?
Vão lá ouvir outra vez a entrevista do Marco Aurélio. Por este raciocínio, ele não teria calçado (havia a reconhecida dupla Valckx-Naybet).
Mas também espero que POliveira e TFigueiredo sejam o futuro do Clube naquela zona do terreno. Mas para já, TF vai ter que penar.
E esta competição só faz bem.
16 Março, 2015 at 10:36
Há várias mensagens que estarás a passar.
Uma delas com destinatário no Tobias é que não adianta jogares bem vários jogos, com garra, que ao primeiro problema que tenhas, sais da equipa. Como achas que um puto de 21 anos vê isso?
Aliás não sei se o Ewerton não deverá consolidar ainda os níveis físicos (mas ele saberá disso melhor que eu). E não esquecer que tirando o jogo do Dragão o Tobias jogou vários jogos de grande exigência e bem. Estamos a comparar isso com um jogo (o de ontem) do Ewerton.
Para mim o Ewerton é para contratar, até porque tem uma boa relação qualidade -preço. Na pré-época sairão ambos (ele e TF) do zero.
Agora neste momento, podendo jogar os dois, optava pelo Tobias.
16 Março, 2015 at 11:08
Acho que a mensagem que iria passar, é a de que a competição é forte.
Não está em causa o valor de TFigueiredo. O que está em causa é o valor do Ewerton.
Para mim, a única razão que poderia justificar, pelas exibições que assisti durante os jogos, a saída de Ewerton, são questões técnicas que só quem treina diariamente com os jogadores poderá entender (pois eu, pelo que vi, não vislumbrei nenhum descréscimo de qualidade).
Ou seja, desde que os atletas percebam que, por um critério de melhor forma (de acordo com o Treinador, claro está), irá jogar este ou aquele, tudo bem.
Mas nunca regressar TFigueiredo apenas porque “não jogou pior” do que Ewerton antes da expulsão. Para tirar o lugar a quem fez bem a posição nos últimos 2 jogos, tem que ser por jogar melhor. Ou por outra razão, como aquela que levou a que ele saísse do 11.
Mas é a minha opinião.
16 Março, 2015 at 11:13
Estás a analisar a questão pela via: “porque deve o Tobias entrar na equipa quando o Ewerton num jogo jogou bem?” E eu analiso pelo lado: “porque há de o Tobias sair da equipa quando a estabilizou numa altura complicada da época, cumpriu, incluindo jogos exigentes e teve o azar de ser expuso num jogo nas circunstâncias que sabemos?” Só porque queremos comprovar se o Ewerton serve? Não teremos ainda outras formas de o ver? E se no caminho perdemos o Tobias?
Também é a minha opinião e respeito outra decisão obviamente. Não me escandaliza que o Ewerton continue a jogar, mas não seria a minha decisão… SL
16 Março, 2015 at 11:16
Se MS apostar de caras em Ewerton é certo e sabido que Tobias vai perder-se pelo caminho.
Não esquecer que é um miúdo ainda em formação e vai encarar essa aposta do MS como que não servindo para o Sporting e só jogo porque o Sarr era mau demais.
Penso eu de que …
16 Março, 2015 at 11:17
* jogo = jogou 😉
16 Março, 2015 at 13:20
Cara Alexia,
Mas pq raio o Tobias se sair da equipa vai-se perder?
Temos vários casos, JM, CS,AS que saíram do clube, foram rodar para outras equipas e voltaram mais fortes que nunca..
Aliás começa a ser recorrente essa aposta no clube.
Tudo é uma questão de gestão do que é melhor para a carreira do atleta.
SL
16 Março, 2015 at 19:46
Deves ter percebido mal João Lagarto, eu disse que o Tobias se perdia se fôr retirado agora da equipa só por ter sido expulso.
16 Março, 2015 at 11:38
Placebo,
não há justificação para desfazer a dupla Oliveira e Figueiredo. Uma coisa foi o que aconteceu com o Maurício, por exemplo, que vinha acumulando erros atrás de erros e que, naturalmente, iria para o banco a partir do momento em que o Tobias aproveitasse a oportunidade.
O Tobias nada fez que justifique perder o lugar, muito menos o Ewerton fez que justifique chegar e assumir-se como titular. Se acham que ele é mesmo bom, então que encontrem forma de contratá-lo e ficar com ele pagando um ordenado que encaixe nas nossas possibilidades. E ele que conquiste o lugar na pré-época.
16 Março, 2015 at 13:05
Admito as vossas opiniões, que penso serem sobretudo preocupação com o futuro e de eventuais malentendidos no presente.
Estamos de acordo tratar-se de um “bom” problema. Um abraço (e bjinhos à Alexia).
16 Março, 2015 at 12:53
Por aqui se vê a “consistência” das nossas opiniões versus treinadores de bancada…
É claro que eu deixo (que remédio) a resolução deste e doutros casos para o MS…
Mas vou ainda dar mais uma opinião…:
Gosto do Tobias, apoio o Tobias a 100% (faço-o com todos os que “defendem” o Sporting…), mas o Tobias “ainda está a crescer”, aliás possivelmente se cá estivesse ainda o Mauricio, lá andaríamos a ver entrar o Tobias de vez enquando…enquanto fossem durando “os intervalos” do Xerife entre cada cartão vermelho ou o somatório dos amarelos…
O Tobias “foi obrigado” a crescer à força, mas aqui e ali …ainda tem demonstrado algumas carencias da experiencia… de que para além da capacidade nata, apenas o tempo dará…
Se na verdade o Ewerton (neste momento) somando todas as valencias “está acima” do desempenho do Tobias, para mim não restam dúvidas de que deve ser o Ewerton a continuar a jogar…
Uma coisa será ter um Sarr e um Tobias e escolher este último, porque embora também (ainda) com algumas carencias…dá para já mais garantias do que o francês…
outra coisa diversa é ter um Ewerton ainda a caminho da melhor forma…mas já mais consistente do que o Tobias…
E sendo assim.. “eu aposto” no Ewerton…se o MS “quiser ter isso” em atenção, muito bem…
Se não quiser ter isso em atenção…muito bem na mesma…!
SL
16 Março, 2015 at 16:25
Epá, não me lixem, o ewerton jogou contra o último classificado e contra ESTE marítimo….
Porra, tirar o central com mais potencial, que foi lançado a queimar, que jogou com carnide, com Wolfsburg, que marca golos, por um recém chegado que jogou 135 minutos contra as duas piores equipas (tendo como cenário apenas os 90 minutos do respectivo jogo) que defrontaram o SCP esta época ….
16 Março, 2015 at 10:32
Vai ser provavelmente a novela da semana.
Não vejo nenhum problema alias tendo em conta o inicio da epoca e o que temos agora estou muito mais descansado (até em relação a proxima epoca).
P. Oliveira, titular e Tobias e Ewerton na luta (ambos com bastante qualidade, um com muito potencial e outro já mais maduro e muito mais experiencia).
Sobrando Saar para puder finalmente crescer descansado e sem ser mandado aos lobos.
Na minha opinião (vale o que vale 🙂 ) Tobias devia recuperar o lugar mais não seja por gestão de balneario, quando foi chamado respondeu bem, saiu por castigo, portanto acho que o lugar deveria ser dele.
Como disse no inicio não vendendo ninguem a nivel de centrais já estamos despachados para a proxima epoca!
16 Março, 2015 at 10:37
O quanto eu não gostaria que a nossa dor de cabeça fosse só essa…
16 Março, 2015 at 10:38
Que jogue o melhor de Rampante ao peito!
16 Março, 2015 at 10:46
Mas qual é a dúvida?! Defendo o Tobias a titular.
16 Março, 2015 at 10:50
Tomara eu que no início da época estivessemos tão seguros em relação aos centrais… Eu optaria pelo Tobias por todos os motivos que já foram invocados (tirá-lo agora pode ser muito duro para um puto promissor como ele, além de que não é merecido). Andámos a levar com o Sarr e o Maurício a fazerem repetidamente porcaria e foram ficando. O puto é expulso uma vez para tentar emendar uma asneira de colegas e pronto. Fica arrumado!
Como disse o Sá se o problema dos centrais está resolvido (vamos a ver os laterais) canalizemos energias para outras posições que precisam de reforço.
16 Março, 2015 at 10:55
se isto fosse um simulador de jogo eu jogava era com 3 centrais… jeff e o miguel lopes mais subidos no terreno. Do outro lado já não está a mota do guimarães que foi para os fruteiros, portanto as laterais do ataque deles são bastante mais fracas.
não sei se o areias vai jogar mas pra mim vale 10 hassans do rio ave.
16 Março, 2015 at 10:57
como o guimarães parece estar em saldos… este areias era jogador pra negociar.
16 Março, 2015 at 10:56
Por um lado, devia jogar o Tobias, porque tem sido o titular.
Por outro, há que dar andamento ao Ewerton, pois vem de longa paragem, e é o terceiro central (o Sarr já nem conta).
Ainda assim, escolheria Tobias (e quando as coisas acalmarem… Tobias + Ewerton)
De qualquer modo, precisamos pelo menos de 3 centrais de qualidade. Não queiram queimar o Ewerton em detrimento do Tobias, precisamos dos dois.
16 Março, 2015 at 10:58
Tirar o PO desta equipa seria um crime. Nem agora nem num futuro proximo. Tem sido dos nossos melhores jogadores.
16 Março, 2015 at 11:04
Não me digas Barbosa, o Paulo Oliveira vai fazer 50 jogos por ano. Sem lesões, sem castigos, sem baixas de forma, sem descanso.
Tens 3 centrais de qualidade, terás de rodar os três. De peferência, entrosar 3 duplas.
16 Março, 2015 at 11:32
Teremos um dupla titular que espero que seja PO e Tobias. Claro que nao vao fazer todos os jogos durante uma epoca inteira mas eram os meus titulares para todos os jogos em que estejam fisicamente bem.
Quando dizes “quando as coisas acalmarem” dà a impressao que a tua dupla tipo seria o TF e Ew
16 Março, 2015 at 11:36
quando garantirmos o terceiro, e der para descansar/fazer experiências
E não esquecer que o Ewerton está à experiência, convém dar-lhe tempo de jogo para ver o que sai dali.
16 Março, 2015 at 11:48
Por mim nao se mexia mais na dupla de centrais ate final por 2 motivos:
– É mais importante o Tobias ganhar rotinas com o PO até porque (espero) vamos disputar mais 2 jogos decisivos esta época.
– Para mim o Ew jà fez o suficiente para justificar que se pague a clausula e para ganhar minutos tem sempre a equipa B.
16 Março, 2015 at 11:41
o Paulo Oliveira só sai da equipa em jogos de merda para a Taça, na Taça da Liga ou por castigo. Qualquer defesa tem que ter uma referência e, neste momento, é ele a nossa (e a cada jogo se assume mais como patrão da retaguarda, é só ver a quantidade de dobras que vai fazendo)
16 Março, 2015 at 11:05
Sim. Também não considero sequer tirar o PO da defesa e da equipa. Excepto por castigo / lesão.
16 Março, 2015 at 11:01
Claro que sim 3 centrais de qualidade não é nada demais. O Ewerton deve ser acarinhado também. Eu aliás até lhe diria mais: continuas a cumprir nos treinos e nos jogos e até te antecipamos a decisão sobre o facto de te contratarmos definitivamente…
16 Março, 2015 at 10:58
moeda ao ar :p
eu metia o Tobias…
16 Março, 2015 at 10:59
Off
Ontem ouvi que o julgamento Doyen/Rojo está marcado.
Há confrmação?
16 Março, 2015 at 11:01
Fosgasse a manhã aqui começa mal.
Só um adepto bipolar pode cogitar sequer tirar o Paulo Oliveira da defesa.
16 Março, 2015 at 11:42
há dias em que duas minis e um pastel de nata não se revelam o melhor pequeno almoço 🙂
16 Março, 2015 at 11:04
Eu vou dizer um disparate, mas quero é que se lixe! Eu jogava em
3-6-1!
R. Patrício
Tobias(Direita) Oliveira(Central nas dobras) Ewerton(Esquerda)
Cédric e Jefferson nos corredores, fazendo as alas todas, mas com mais foco no ataque do que na defesa
William no centro do meio campo defensivo
J.Mário no centro do meio campo ofensivo
Nani e Carrillo a extremos
Slimani a ponta de lança!
ok já podem me partir todo!
16 Março, 2015 at 11:12
Não é uma ideia de todo disparatada.
Pensei várias vezes nisso no jogo da Madeira, de cada vez que Jefferson metia água pelo seu flanco a defender.
O Ewerton bem podia ser uma espécie de Vujacic, noutro exemplo de Central adaptado a defesa esquerdo. Mas mantinha 4, com Cédric à direita.
16 Março, 2015 at 11:13
Também tivemos o Leal….
16 Março, 2015 at 13:59
E o Had ;-P … agora assim de repente até tive um calafrio na espinha!
Mais a sério gosto de equipas q jogam c/ 3 defesas (ex. Holanda último Mundial) mas exige muito treino e jogadores inteligentes. De qq modo aqui vai o meu 3-4-3:
RP
PO – TF – Ewerton
Mané – JM – WC – Jefferson
Nani – Slim – Carrillo
16 Março, 2015 at 11:43
agora vou ficar o resto do dia a recordar o 3-4-3 do Zeman, na Roma…
16 Março, 2015 at 11:05
Total confiança no Marco Silva, ele saberá melhor que nós quem estará em melhores condições quando chegar o jogo com o Vitória.
16 Março, 2015 at 11:05
Esta dicotomia Tobias/Ewerton faz-me pensar no seguinte:
Se por um lado a dupla Oliveira/Ewerton está a carburar bem, haverá quem ache que se deve manter;
Por outro ao falar de Tobias lembro-me que se Paulo Bento não tivesse apostado no Rui Patrício (mesmo de algumas fífias) hoje não teríamos o grande GR que temos; ora haverá quem pense que o Tobias deve reentrar na equipa.
Venha o diabo e que escolha, ou melhor o M arco!!
SL
16 Março, 2015 at 11:08
eu a dar uma de Van Gaal
Patricio
P.O. Tobias Ewerton
o William e o Carvalho
Carrillo Joao Mario Adrien Jefferson
Slimani Nani
tenho um fetiche pelo 3-5-2… enfim….
16 Março, 2015 at 11:09
Isto é como em tudo … a equipa tem tudo a ganhar com uma DUPLA de centrais titular que jogue e faça jogar sem sobressaltos de maior. Nisso estamos todos de acordo.
Quem ficar de fora dessa dupla, seja o terceiro ou o quarto central sabe que é dificil quebrar essa relação.
O Sporting tem toda a vantagem em manter a dupla que construiu: Paulo Oliveira e Tobias Figueiredo (havemos de ver esta dupla na selecção também).
Ewerton fez o que lhe competia. Substituiu (e bem) o Tobias quando foi preciso, mas está a anos luz do desempenho de Tobias.
E deixem-se de psicologias baratas. São onze que jogam, não podem, nunca jogar os 23. Se são novos, velhos, precisam de confiança, precisam de minutos, etc … isso é absolutamente secundário
16 Março, 2015 at 11:10
Esta questão é acima de tudo bem saudável. Fosse sempre este o nosso problema.
Por mim é o Tobias lá para dentro. E nesta altura o Marco (e talvez hoje os jogadores) já tem na cabeça quem joga.
Agora … vou ser pragmático. Do ponto de vista da qualidade e segurança defensiva, não me choca nada que jogue um ou outro.
16 Março, 2015 at 11:47
se andamos a segurar o Martins em nome do espírito de grupo, não podemos deixar cair o Tobias só porque sim. Digo eu. Espero que o Marco pense de forma semelhante.
16 Março, 2015 at 12:46
Nem mais.
16 Março, 2015 at 11:20
Esta mania tão Sportinguista de fazer dos jogadores craques antes deles o serem… Depois como é que não haverão adeptos a pensar que o treinador tem obrigação de limpar tudo?
Se tirarmos os óculos verdes, vemos que o Tobias tem mostrado valor, sim. Mas tanto Wolfsburg (fora), andróides, Nacional e mesmo a decisão que tomou no jogo com o Penafiel mostram que ainda tem muito que aprender. Tem potencial? Sim. Mas mesmo o Varane, que tem o potencial que se conhece, não é titular indiscutível no Real Madrid. Joga quando um dos outros não pode.
Se o Ewerton mostrar o valor que mostrou no braguilha, para mim o lugar é dele. Se não conseguir, o Tobias assume o lugar.
16 Março, 2015 at 11:28
É pena não elencares aí todas as outras decisões boas que o Tobias tomou nos jogos em que jogou (a larga maioria) incluindo a capacidade de ir lá à frente marcar golos… O Ewerton é bom ? Excelente. Mas só uma coisa vamos julgar o Ewerton sobretudo pelo passado, ou pelo que está a fazer agora? É que se for pela segunda hipótese, tudo bem. Se for pelo passado, é bom não esquecer que no Anzi a coisa não lhe correu tão bem como no Braga…
16 Março, 2015 at 12:09
O treinador pode sempre julgar pelos treinos…
16 Março, 2015 at 12:11
O facto de apostar em André Martins para as convocatórias, só me leva a pensar que o AM se esfarrapa todo nos treinos durante a semana.
16 Março, 2015 at 11:40
A minha última frase responde-te.
Se o Ewerton foi contratado, alguma coisa devem ter pensado que ele viria acrescentar. E de certeza que não foi com base no que ele jogou no Anzhi.
Eu não estou a dizer que o Tobias é um marreta. Só que ainda tem muito para aprender. Afinal de contas, só tem 21 anos!
16 Março, 2015 at 11:46
e que tal o gajo aprender… a jogar? Era porreiro, certo? Ainda para mais num final de época com o foco na Taça e com um campeonato onde a pressão maior será respeitar o símbolo que carrega ao peito.
Epá, se tanta gente sabe que o Ewerton é bom, compra-se o gajo e ele papa o lugar na pré-época. Simples.
16 Março, 2015 at 11:49
Eu não julgo o jogador por “alguma coisa devem ter visto que vinha acrescentar”. Óbvio que sim. Mas se tivesse tido uma grande prestação no Anzi vinha por 300 mil euros? Atenção: eu estou a torcer que ele jogue e que seja aquilo que prometeu no Braga. Não me parece é que mereça a recompensa de ficar a titular por um jogo e o Tobias mereça sair depois de no balaço global ter sido claramente positivo. Tem 21 anos? Pois tem, tal como o João Mário e o PO tem acho que apenas mais um. Qual é o problema? Se jogar bem, isso é critério?
16 Março, 2015 at 12:03
O Paulo Oliveira? Mas quantos jogos tem o Paulo Oliveira na Primeira Liga? Vem de um clube onde pôde jogar e errar à vontade. E mesmo assim tremeu nos primeiros jogos.
Os nossos, ao fim de meia dúzia de jogos já estão “mais que prontos”…
16 Março, 2015 at 12:09
Olha o Sarr também jogou vários jogos e não estava propriamente pronto… Porque será que tendo ambos 20 anos, um nos deu confiança e o outro não? Não terá a ver com diferença de qualidade? E desde quando todos os jogadores nossos com 20 anos são logo considerados bons? Ou é apenas se jogam e provam alguma coisa?
16 Março, 2015 at 12:21
Compará-lo com alguém que mostrou pouco não é o melhor argumento.
Quanto a “dar confiança” e “provar alguma coisa”, isso é algo subjectivo.
Porque é que achas que no jogo do Ladrão, o adversário explorou sempre a mesma zona? Achas que foi por acaso? Achas que o Queixudo andou sempre na zona do Tobias por acaso?
16 Março, 2015 at 11:59
E que tal se jogar o que for melhor e der mais garantias? Ainda melhor, certo?
Quantos anos tinha o Ricardo Carvalho quando se afirmou? Teve de ser titular antes do tempo?
16 Março, 2015 at 12:05
Mas ouve lá estamos a falar em línguas diferentes? Mas quem te diz a ti que o Ewerton é melhor que o Tobias? O jogo de ontem? Comparado com os vários jogos que o Tobias fez? E cagas em todos os outros aspetos que são importantes numa equipa como a estabilidade e a relação de confiança que os jogadores têm com o técnico e o facto de saberem que se esforçam e cumprem merecem essa confiança? Bem, Deus queira que o Ewerton seja mesmo um Ricardo Carvalho e os gajos do Anzi umas bestas e uns cegos. Até chegarmos todos a essa conclusão, que tal darmos a titularidade a quem a vem justificando?
16 Março, 2015 at 12:28
O que eu sei é que o melhor que vi do Tobias não chega ao melhor que vi do Ewerton, no Braga. Pelo menos para já. O Ewerton de Braga era titular nesta equipa.
Quando formos realmente exigentes com os jogadores e deixarmos de achar que estão mais que prontos ao fim de meia dúzia de jogos, podemos ambicionar algo mais.
16 Março, 2015 at 12:35
Sim e quando soubermos ver futebol, compararmos o que é comparável, privilegiarmos quem merece e apostarmos em quem realmente vale a pena e dá tudo pelo nosso clube, ainda ganharemos mais.
16 Março, 2015 at 12:40
Sem dúvida! É preciso saber de futebol. E para isso temos os treinadores das equipas adversárias, que dão aos seus jogadores indicações para atacarem por determinada zona. Porque será?
Mas esses não percebem nada de futebol.
Tu, que sabes ver futebol, dizer que ele está preparado. Tudo bem…
16 Março, 2015 at 12:47
Eu não percebo nem mais nem menos que tu de futebol. Tenho a minha opinião que se baseia não no que num jogador fez há anos no Braga ( até porque aí também teria de ver o que fez no Anzhi) mas no que ambos têm feito no Sporting. E aí por todos os motivos que invoquei quem jogava era o Tobias.
E achas que temos sido penalizados pelos treinadores das equipas adversárias apostarem nas falhas do Tobias? Tens razão eu não percebo nada disto.
16 Março, 2015 at 13:17
Contra os andróides, fomos penalizados. Contra o Penafiel, a falha não foi dele, mas tomou uma má decisão que só não nos prejudicou porque o Penafiel é muito fraco. No Nacional, no 2o golo, o Lucas João come-lhe as papas na cabeça. Nos outros jogos é difícil dizer, porque as equipas são tão fracas que não atacam.
Mas que não tem sido imaculado, não tem!
Eu não estou a dizer que ele é mau. Só que não está assim tão preparado como se diz por aqui. Mas isso é que é o normal. Afinal de contas, ele só tem 21 anos.
16 Março, 2015 at 16:41
E, então, para se ir preparando, vai para o banco que é para ganhar calo.
É que temos muito a ganhar ainda esta época, pela atitude da equipa ontem !
Até parece que já meteram férias !!
Já o ewerton como é miúdo e precisa de ser acarinhado, vamos manter a titular baseado nos 135 minutos mais fracos feitos contra o SCP !!
Viva a coerência !
16 Março, 2015 at 13:00
+ 1 Vila…eu também penso assim…
Mas o treinador é o MS…!
Abr e SL
16 Março, 2015 at 11:21
Bom dia tasqueiros. Na minha opinião, é daquelas dores de cabeça que todos os treinadores gostam de ter. Para mim joga Ewerton no próximo jogo. O Tobias, com muita pena minha, agora terá de esperar e só poderá ver isso como um estímulo a não baixar os braços. Já ganhou um grande troféu esta época, que é saber que está no plantel principal de pedra e cal. O ponto mais positivo do jogo de ontem, além dos 3 pontos, foi a exibição de Ewerton. Se confirmar a classe que a espaços vem mostrando temos o problema central resolvido para a próxima época.
SL
16 Março, 2015 at 11:21
Penso que a escolha deverá ter por base 4 factores:
1- Segurança defensiva. Neste momento estão ambos equiparados
2- Capacidade de construir jogo. Ainda não tenho opinião sobre qual o melhor.
3- Capacidade de ir à frente e marcar. Aqui parece-me que Tobias faz a diferença.
4- Frescura fisica. Mais uma vez Tobias leva vantagem
A não ser que o Marco tenha uma opinião diferente nos primeiros 2 pontos que me parecem os mais importantes , não me restam dúvidas que Tobias deve jogar.
Estarei lá para apoiar qualquer uma das escolhas. Dores de cabeça destas são sempre bem vindas !
16 Março, 2015 at 11:21
Eu jogava com o Tobias para lhe dar confiança…e depois até ao final ia rodando os 2…até para se perceber se vale a pena pagar pelo Ewerton ou não!
Aposto que seja qual for a opção…vai haver aqui gente a mandar vir com o MS! É a minha aposta…
16 Março, 2015 at 11:29
Penso que para o objectivo “taça” há que fehcar o tema centrais e entrosar ao máximo até ao fim.
Seja com que dupla for. É uma zona onde uma falha pode valer um golo.
16 Março, 2015 at 11:54
Acho que podes dar jogos aos 2…acho que os 2 estão +- no mesmo pé…um fisicamente mais debilitado e menos rotinado mas mais experiente e joga de pé esquerdo…
Por isso podes ir jogando com um ou com outro de vez em quando! Isto de fazer 1 dupla rígida é um problema…
16 Março, 2015 at 11:56
Claro que tens de ter uma dupla preferencial…mas isso não invalida que não dês até ao final do ano 3/4 jogos ao Ewerton…
16 Março, 2015 at 12:52
Para mim é simples:
Escolhe a dupla e é aposta até ao fim. Qts mais jogos, melhor estarão na final da taça.
Castigos e lesões … temos opção de qualidade.
16 Março, 2015 at 13:20
Ora aqui está uma opinião com que posso concordar…
16 Março, 2015 at 11:22
Se se conseguir gerir a vantagem para o 4° sou de opinião que até dava para rodar os 3 centrais, dando experiência às várias opções, até ao fim da época.
16 Março, 2015 at 11:50
foda-se… queres ver que o Lopetegui anda por aqui?!? Rodar, rodar, rodar… foda-se! eu quero uma dupla de centrais entrosada entre si e quero uma dupla de centrais entrosada com o William. E quero ganhar o raio da Taça.
16 Março, 2015 at 11:54
Qualquer dia querem os centrais a dançar o vira … vai de roda e volta a rodar, ora para a direita ora para a esquerda.
Epá vou dar uma volta para não dizer barbaridades e depois arrepender-me.
Hasta la vista …
16 Março, 2015 at 11:56
tira as mãos dos bolsos, Alexia…
16 Março, 2015 at 12:00
Não me provoques 😛
16 Março, 2015 at 12:01
Imaginem que o Ewerton (podendo jogar o Tobias) joga e a coisa corre mal. Voltamos a tirar o Ewerton porque num jogo enterrou? E depois quando o voltamos a meter? Um jogador deve sair de titular se falha num jogo ou está lesionado e o outro que joga a seguir cumpre? Bem então essa regra passa a valer para tudo. Ou será mais: o jogador teve várias oportunidades e globalmente não satisfez. Logo não joga. E a inversa é verdadeira, obviamente.
Que estabilidade isto dava ao plantel? Que mensagem se passa? Uma coisa é um titular indiscutível poder sair alguns minutos ou mesmo num jogo porque está cansado para experimentar novas soluções tácticas (que nem é o caso dos centrais). Outra coisa é mostrar a um jogador que é penalizado por uma decisão e que à primeira deixa de merecer a confiança, mesmo que em vários jogos cumpra. È assim tão difícil de ver isto?
16 Março, 2015 at 19:57
… e eu quero 3 centrais sempre aptos a entrar em qualquer jogo, entrosados, sem tremideiras. Neste momento não vejo nenhum deles – Tobias/Oliveira/Ewerton – como um líder a 100% na defesa, logo, era positivo que nos 9 jogos que faltam na Liga se tirassem ilações para a Taça de Portugal e para a próxima época.
ps: e não vejo, hoje por hoje, os portistas a criticarem o roda-roda do treinador …
16 Março, 2015 at 11:24
vai amanha fazer uma semana que o Record «profetizou» que o Ewerton ia não só fazer o jogo da Madeira, mas que tinha ganho o lugar ao Tobias para o resto da temporada.
vamos ver se mais uma vez as sagradas fontes que eles costumam ter em alvalade se confirmam, as mesmas que até acertavam o onze para os atípicos jogos da taça da liga 2 dias antes do jogo
16 Março, 2015 at 11:37
eheh tens 50% de hipóteses de acertar. Não é mau …
16 Março, 2015 at 11:51
merda para as insinuações… epá, se tu soubesses como muita da info sobre o Sporting chega aos jornais, eras gajo para nem querer falar mais nisso.
16 Março, 2015 at 16:46
Jantares bem regados?
Daqueles que soltam a língua ? Até aos mais amados ?
16 Março, 2015 at 20:03
É por aí Lourenço 😉
Uns copitos a mais e fala tudo o que sabe.
16 Março, 2015 at 21:12
ai queria…queria…porque não existem figuras por mais adoráveis que sejam que podem estar à frente do Sofrimento de mais de 3 milhões de pessoas…!
16 Março, 2015 at 11:28
Claro que é Tobias. Margem de progressão enorme, que só será visível se continuar a jogar; situação contratual bem resolvida, ao contrário da situação do Ewerton, que veio por empréstimo, etc. O Ewerton fez um bom jogo, mas o Tobias secou uns quantos já, antes do mau jogo no Dragão.
Tobias, forever.