Ao longo desta semana, três momentos foram merecedores da minha atenção: a insistência da comunicação social no relegar de Tobias Figueiredo para o banco de forma a abrir espaço para Ewerton; a convocatória para a selecção e o fantástico exercício criativo segundo o qual aquele rapazinho que quis armar-se em Panenka, um tal de Romário Baldé (wtf?!?), está a ser disputado por Dortmund e Lazio. À primeira vista parecem momentos dispersos, desprovidos de ligação entre si, mas a verdade é que estamos perante mais um episódio de uma longa história recente na qual o alvo é a formação do Sporting Clube de Portugal.
Ainda há dois dias o Leão de Plástico, de forma exemplar, chamava a atenção para a forma como centenas, para não dizer milhares de Sportinguistas têm maltratado a nossa formação. Escreveu ele «Ouvir e ler 2345 vezes por ano, a todo o tipo de bandalho, que a nossa formação está em crise. Que este ou aquele jogador não está preparado, que esta ou aquela equipa não está ao nível dos pergaminhos do clube…tem o seu preço.» E o preço, acrescento eu, é a mensagem de que a nossa formação já deu o que tinha a dar. Que a nossa formação está em crise. Que os melhores rumaram a outras paragens e só ficámos com refugo. Que a nossa formação caminha para um futuro negro onde só daqui a muitos anos voltaremos a produzir craques de inegável valor. E neste cenário pintado a berrantes cores de crise e de caos, o que é que emerge? A nova mina de talentos, imagine-se, localizada no Seixal. Chama-se a isto manipulação, infelizmente uma manipulação fácil, porque se juntarmos ao espírito fraco de alguns adeptos, fustigados por um passado recente, a ideia de que aquele que é o nossa imagem de marca está a resvalar para as mãos do eterno rival… instala-se uma verdadeira depressão.
Ora, este é o primeiro passo, ao qual se segue a promoção de uma segunda ideia: apostamos na formação e dela não retiramos dividendos. Os outros é que sabem formar e negociar. Pouco importa saber que parte dos milhões anunciados em manchete entram realmente nos cofres. Pouco importa saber se esses milhões fazem parte de verdadeiras negociatas. Pouco importa saber se esses milhões vão direitinhos para o pagamento de empréstimos bancários. Aliás, o circo está tão bem montado que pouco importa que essas vendas, perdão, esses pagamentos de empréstimos sejam feitos em agosto e anunciados em dezembro, como só tendo acontecido por estarmos perante propostas irrecusáveis.
Passo três, a promoção. Em duas vertentes: o anúncio de que meia europa anda atrás de jovens jogadores e oferece uma batelada de euros; a utilização da selecção nacional como montra. Acho que todos estaremos lembrados, pelo menos os mais atentos, de uma hilariante chamada de capa onde João Cancelo (não te acanhes se te apetecer perguntar “quem?!?”), então lateral direito do benfica b, era apontado como candidato à titularidade na equipa das quinas. Todos nos lembramos da celeridade com que um tal Ruben Neves foi transformado no novo patrão do meio-campo nacional. Todos nos lembramos da forma vergonhosa como Cédric foi preterido em função de um polivalente que faz merda em qualquer posição onde jogue. Todos continuamos a ver a vergonha que é a não chamada de Adrien. Todos vomitamos ao recordar o ano em que Moutinho não foi ao Mundial, abrindo a porta a que forçasse a sua saída do Sporting.
Passo quatro, o desviar de jogadores. No flashback rápido, temos o Cassamá e o Sambú a fugirem para o fcp, naquilo que prontamente é divulgado como uma forte machadada na formação leonina (o Bruma riu-se). E temos as chamadas notícias bomba, a que eu prefiro chamar contorcionismos jornalísticos, como este praticado pela Renascença: “ex-avançado da formação do Sporting assina pelo benfica”. Quando lemos a notícia… ficamos a saber que quem acaba de ser contratado é Flávio Silva, jovem que se vinha a destacar ao serviço do Torreense no Campeonato Nacional de Seniores! Mas qual é o título que é vendido ao menos atento adepto leonino? “ex-avançado da formação do Sporting assina pelo benfica”. E já que falamos em assinaturas, entramos num plano ainda mais movediço. Tem-se falado muito, da dificuldade em renovar alguns contratos ou de torná-los em contratos profissionais. O que fica encapotado, é que os pais de muitos desses miúdos, na sua grande maioria famílias humildes e a atravessarem dificuldades financeiras, têm tido enviados a tocarem-lhes à campainha e a acenarem-lhes com um cheque pronto a entregar caso os filhos troquem a Academia Sporting por outra não muito distante.
Ora, tudo isto acontece num cenário muito próprio: o fim da mama bancária, nomeadamente do BES, e o vertiginoso aproximar do fim dos fundos, algo que promete deixar muito boa gente com um buraco… sem fundo. Não é, aliás, de estranhar, a prontidão com que Luís Duque se apressou a colocar a Liga Portuguesa na linha da frente da luta pela continuidade dos fundos, ou não fosse ele o eleito por aqueles que fazem da utilização dos ditos o seu modo de vida. Ou não fosse ele a face actual de um sistema no qual o Sporting, agora também num plano político, encaixa cada vez menos.
É tudo isto que nós, Sportinguistas, precisamos de perceber de uma vez por todas. Não vou ser hipócrita e dizer-vos que me agrada passar mais um ano sem ser campeão. Ou dois. Ou três. Não vou ser hipócrita e dizer-vos que não gostava de ver chegar dois ou três craques daqueles que levam milhares de pessoas aos estádios e garantem vitórias simples. Mas seria tremendamente hipócrita se vos dissesse que essa sede de vitória me consome ao ponto de considerá-la a mais importante. Isso seria voltar a dar vários passos atrás. Sim, fomos campeões com equipas repletas de craques, mas isso não nos trouxe hegemonia, muito menos sustentabilidade. E a fuga para a frente, apostando em nomes sonantes igualmente pagos a peso de ouro, quase nos deu a machadada final.
Hoje, aquele que sempre foi considerado o nosso ADN, a formação, é o nosso porta-aviões. É o nosso presente e terá que ser o nosso futuro. Formar, crescer, ganhar. Formar, crescer, ganhar. E vender. Sim, vamos ter que vender algumas das nossas pérolas, pois será essa a forma de ir equilibrando as contas. Demora tempo. Demasiado, para quem quer ganhar sempre. E demora mais tempo porque há ajustes e melhorias a fazer. Mas não podemos ser nós a abrir o flanco e a permitir que nos esfrangalhem a nossa maior força: esse filão de “activos” que sabemos não só formar como aproveitar.
Desengane-se o Sportinguista que achar que, neste momento, ter a hegemonia da formação é conquistar títulos. Puro engano. Neste momento, ter a hegemonia da formação é formar jogadores que sejam capazes de chegar à equipa principal do Sporting e à selecção nacional, colocando-os na montra. Não há quem esteja melhor preparado para o fechar das torneiras de dinheiro, vindo sabe-se lá de onde, do que nós! É por isso que os ataques começam nos miúdos com 12 e 13 anos. É por isso que existe uma espécie de barreira invisível que impede a selecção nacional de ser ainda mais verde e branca. Se conseguirem dinamitar-nos o porta-aviões, é meio caminho andado para nos mandarem ao fundo (ou pelo menos, para nos obrigarem a andar de submarino uns bons anos). Acontece que esta batalha naval é, antes, uma batalha bem real. E sermos nós os primeiros a enxovalhar os jogadores que formamos, sermos nós a fazer eco da propaganda veiculada em grande parte da comunicação social, sermos nós a desvalorizar aquilo que de mais valioso temos, é tudo aquilo que não podemos fazer.
20 Março, 2015 at 10:29
Adrien nao pertence ao vigário logo ainda nao calça. Chantagem?? Nãaa.
O Paulo Oliveira também ja merece uma chamada. Ninguém tenha duvidas… É o futuro naquela posição!
O Vigário está a ficar gordo, tão gordo que a Europa do futebol já lhe declarou guerra.
Aqui nao há bons nem maus… Apenas temos que escolher entre pistas pretas ou verdes, conforme a nossa capacidade de surfar.
Se o vigário nao quer tratar bem da nossa paroquia? Então temos de encontrar outro que nos “proteja”
20 Março, 2015 at 11:38
Mas o Oliveira tem uma tarefa bem definida nos sub21.
Não quer dizer que não passasse já para a A, seguramente os subB21 com Vezo e Tobias não ficava mal.
Mas prefiro que ele acabe este percurso, temos uma excelente equipa de sub21 que pode ser campeã e deixar-lhe isso no curriculum.
Logo se seguida … terá o seu espaço.
20 Março, 2015 at 11:55
Esses sub-21 são elegíveis para os Jogos Olimpicos? São sub-23, certo?
Nesse aspecto concordo… embora gostasse de lá ver o Paulo Oliveira, o Bernardo e o Mane, mais vale apostar a 100% na selecção de sub-21 (que já perdeu o William, por exemplo) do que irem passear aos A.
20 Março, 2015 at 12:02
Ainda por cima passava e não jogava …
Deixemos sair o Carvalho … e Oliveira na primeira oportunidade nunca mais sai.
20 Março, 2015 at 10:37
Lembram-se do pânico que foi quando esta equipa de juniores, levou 5 dos putos do CHelsea? Ok. Alguém ouviu falar em vergonha, numa jornada em que o porto leva 5 do colosso belga, e o Benfica é afastado por uma equipa de putos que provavelmente entram em campo mais a pensar no futuro da família na Donetsk ocupada, do que propriamente em jogar à bola? Pois é, “mais um elemento que se enquadra na nossa teoria”. Mas pá, o baldé vai para o Dortmund. Prioridades.
20 Março, 2015 at 13:58
Verdade que eles têm muita maquilhagem…mas também nós dramatizamos muito as coisas!!!Mas acho que tudo se resolve com vitórias e títulos da equipa principal!
20 Março, 2015 at 10:39
Eu concordo com o que está escrito mas será que é compatível com vitórias?!
20 Março, 2015 at 10:53
Raios ma partam se não começar a coincidir lá para o fim de Maio
20 Março, 2015 at 10:42
Eu só aceito levianamente e até com algumas piadas esta convocatória da selecção porque
1º acho que o FS ainda anda a apalpar terreno e por isso por segurança anda a convocar gajos mais experientes…
2º Há um mundial de Sub-21 para disputar e por isso só está a tirar aos sub.21 jogadores que ele acredita terem muitas hipóteses de jogar! Para não estar a queimar jogadores dos sub-21 importantes no banco da selecção! Tirar dos sub-21 por exemplo o Paulo Oliveira para ser suplente do R. Carvalho e do Pepe confesso que hoje, pensando bem…concordo não fazer sentido! Mais vale de facto ir o Fonte e o Bruto Alves…
3º Acho que o Adrien precisa mesmo muito de descanso por isso faz-lhe bem não ir…até para o motivar ainda mais a continuar a dar tudo!
4º Não me faz comichão nenhuma ele convocar o Eliseu só para calar os lampiões…não o valoriza que ele já está velho para isso e ele não calça de qualquer das formas por isso olha…sinceramente deixa-os com as ilusões deles!
20 Março, 2015 at 10:58
+1
20 Março, 2015 at 11:01
O Adrien tem sido tao injustiçado na Selecção (desde o tempo do PB) que qualquer dia o gajo falta-se daquilo.
20 Março, 2015 at 11:17
Tem todo o meu apoio para mandar a seleccao do Mendes à merda mas tambem sei que no seu lugar eu nunca iria desistir de um sonho de vestir a camisola das quinas.
SL
20 Março, 2015 at 11:03
Ainda não li os comentários (já là vou) mas tinha mesmo que comentar 2 coisas.
– se não queres por o dedo na ferida faço-o eu. Apesar de não querer voltar a dar tempo de antena a tal personagem este texto não é bem para a tasca. Aqui é diário o regozijo pelos nossos miúdos e não me parece que seja preciso este texto para isso. Quem está a destruir a imagem da nossa formação é um tal de mestre que diariamente na sua página prega ao seu rebanho que sem ele a nossa formação está a morrer. O problema é que estamos a falar de alguém com muita experiência na área de formação (especificamente na nossa academia) e que por isso granjeia muitos seguidores. A esse pseudo intelectual um grande “vai para a real pqp ” da minha parte. É preciso combater esta gente.
– A direcção tem de ser menos comedida na auto promoção dos nossos valores. A começar pelas nossas plataformas de social media. O nosso 11 devia ser anunciado incluindo uma alusão a quantos jogadores são da nossa formação. Haverá outras maneiras mais criativas mas não é o meu metier e quem está nessa posição já demonstrou muita capacidade de iniciativa.
Para terminar, posso afirmar que a nossa formação é muito bem vista cà fora e essa imagem é quase impossível de apagar.
Spoooooorting!
–
20 Março, 2015 at 11:05
os nossos Bs não podem estar mais que 2 anos no Sporting B… tem de ser possível arranjar lugar em clubes da 1ª liga…
nani está de partida…
carrillo pode não continuar…
diego capel terá certamente interessados…
pode haver proposta pelo william ou pelo slimani que são os nossos 2 jogadores mais valorizados.
em julho chegam: gauld, iuri medeiros, filipe chaby, wallyson, ricardo esgaio, dramé…
rubio tem aquele contrato de merda…
labyad nem sei o que lhe fazer… contrato de merda e nenhuma vontade de voltar a portugal.
slavchev é outro problema…
o palhinha abafou o zezinho…
o geraldes, o gelson e o sacko precisam de mais 1 ano na b.
sou grande fã do pondence… mas nunca na lateral do campo. Ali no meio, atrás dos avançados!
sim, o ponde, o domingos duarte, o mauro e o mica…
matheus pereira…
vamos começar a receber os jogadores sub19 na equipa b.
20 Março, 2015 at 12:35
para o rubio ter sido entrevistado pelo jornal do SPORTING é porque vai renovar! de certeza!
20 Março, 2015 at 11:18
Paris v Barcelona
Atlético v Real Madrid
Porto v Bayern
Juventus v Monaco
LOLOLOLOLOLOL
Ah…. 😀
20 Março, 2015 at 11:22
Pior nao podia calhar ao porco ahahah
20 Março, 2015 at 20:39
poder podia… mas não era a mesma coisa! :))
20 Março, 2015 at 11:44
Corruptos:
Futebol alemão + Guardiola = Já foram
20 Março, 2015 at 11:48
Se formos pelo confonto direto este ano significa que o atletico vai passar
20 Março, 2015 at 20:40
Final… Real -Bayern
20 Março, 2015 at 11:26
http://visaodemercado.blogspot.com.br/2015/03/na-senda-de-quaresma-futre-simao-e-nani.html?m=1
Na senda do post do cherba chamo também a atenção para este post do visão de mercado, um blog que ate ao ano passado tinha em boa consideração mas que nos últimos tempos o que mais gosta é malhar no Sporting.
Agora ate miúdos de 15 anos são craques, e chamo ainda atenção para o detalhe das fotos. Por vergonha de todos os bons extremos serem da escola do Sporting colocaram o Simão com fotos da época do Benfica dando a entender que foi formado lá.
20 Março, 2015 at 11:43
Esse é um site execrável. Não vejam isso. No máximo, vejam os posts no facebook, que rende menos. Não façam likes, não abram as caixas do site. Nada.
Quem não tiver facebook, peça ao amigo que faça copy do que é escrito na página facebook. Repito: nunca ir ao site.
Basta recordar que, para estes trogloditas (menos um), era tudo ouro no mandato do Godinho. Tudo o que vinha, era ouro. Eu acho que bateram tanto no fundo, nessa altura, que agora estão a defender a deles até ao limite. Ou isso ou é já uma agenda óbvia.
Nem mais um clique. Ao pé desses gajos, os jornalistas da bolha são todos prémios Pulitzer.
20 Março, 2015 at 11:49
É uma agenda óbvia, clara e descarada contra o nosso presidente. Quando se falou do desaparecimento do Bubacar (para o bem do miúdo, esqueçam que é Djaló) era “mais uma pérola da formação que fugiu”. Quando renovou passou a ser “jovem sem qualidade”.
E ainda completam o ramalhete com “necessidade de BdC demonstrar que serviço”
Isto é merda. Merda, Merda, Merda!
20 Março, 2015 at 11:52
Pois é e só come merda quem quer
20 Março, 2015 at 13:41
os outros também terão os seus bons jogadores…
eu no meu FM estou à espera que os fruteiros se desfaçam do podstawski a custo zero. Se o ruben neves lhe passou à frente com 17 anos e pra mim não vale um charuto… é óbvio que vai sair a custo zero. 🙂
o nosso scouting andará certamente a trabalhar noutro gauld por esse mundo fora.
20 Março, 2015 at 20:42
Na senda desses filhas da puta…. já vos disse que somos 4 milhões de adeptos?!
Continuem a assobiar para o lado.
Essa gente vai sempre inventar, mentir e o diabo a sete….SEMPRE!
20 Março, 2015 at 11:43
Serei sempre um grande seguidor e defensor da nossa formação, assim como das restantes áreas leoninas!
A formação faz parte de nós, é algo que assumimos com orgulho, formamos homens com base nos valores que se defendem para a vida e para o clube!
Nem tudo são flores, claro que não, como tudo na vida, sempre assim foi e agora não vai fugir à regra, há fornadas de jogadores melhores e outras piores, e até nas piores nascem bons jogadores. Por exemplo da fornada do Ronaldo, apenas saiu ele, Hugo Viana, Custódio e Quaresma, o resto ficou tudo pela 2a liga e distritais num universo de 20 e tal jogadores.
Como referes e bem, o nosso objectivo é vencer, mas acima disso está a parte de formar, educar e criar condições de crescimento sustentável, e isso tem sido feito.
Vivemos uma fase de grande instabilidade administrativa, com a entrada de pessoas na Academia que nada percebiam da poda, e que só queriam o sumo a todo o custo. Esta direcção reorganizou a estrutura e os resultados começam a aparecer aos poucos, mesmo com as constantes ameaças e jogo de bastidores dos nossos rivais.
Saibamos dar ao valor ao que é nosso, com paciência e confiança no presente e no futuro!
SL
20 Março, 2015 at 11:44
Mesmo o Quaresma, Fito, é de um escalão acima. Provavelmente no tempo do Quaresma, só saiu mesmo o Quaresma e o Lourenço.
20 Março, 2015 at 11:59
Sim o Ronaldo é de 85 e os restantes de 83, jogou 2 escalões acima.
O Lourenço também se perdeu, entrou bem na A mas depois desapareceu completamente.
20 Março, 2015 at 15:07
Perdi nada, ando por aqui!!
:p
20 Março, 2015 at 11:50
Cherba, onde é que posso ajudar? Na infantaria? Marinha? Força Aérea? Ou na Investigação Criminal? É fodê-los sem dó nem piedade.
Já agora, o Mestre André que vá para a puta que o pariu!!! Psico do Caralho!!!
20 Março, 2015 at 11:54
Conduzes o nosso F22 raptor.
Quem é o Mestre André?
20 Março, 2015 at 11:55
É o gajo que está sempre a lançar granadas… contra a direcção. Um caramelo que há uns tempos atrás mandou umas farpas ao Cherba, acusando-o de ter recido dinheiro para promover a campanha “Basta”.
É o gajo que assediava as mamãs do jogadores da nossa formação.
20 Março, 2015 at 11:59
Era a ele que me referia mais acima.
As nossas baterias deviam estar todas apontadas a esse género de personagens. Um indivíduo perigoso.
20 Março, 2015 at 11:59
Eu li num post anterior mais um ataque desse excremento. Agora contra a SportingTV.
20 Março, 2015 at 12:12
Sinceramente o texto do Cherba, nmo, peca por isso.
Se a intencao era nao dar relevancia ao dito cujo, para mim isso ja nao serve de nada. É dali que saiem as maiores criticas ao trabalho da direccao e à nossa formacao. Ideias essas que camufladas de pseudo intectualidades vao sendo espalhadas no universo Sportinguista.
A esse anormal posso dizer que tenho odio. Tudo faz para nos minar por dentro
20 Março, 2015 at 12:16
Barbosa,
creio que ele já teve tempo de antena suficiente: https://atascadocherba.com/2014/11/17/a-loja-do-mestre-andre/
e, infelizmente, este post tem mais destinatários do que aquilo que possas julgar
20 Março, 2015 at 12:21
Ainda ontem falamos aqui desse texto e se era essa a tua intencao ja vais tarde.
O que me fode a moleirinha é que nao estamos a falar de um opinador qualquer. É alguem com conhecimento de causa e que ataca o Clube (quem o faz à direccao e formacao para mim està a atacar o Sporting)
O post é teu e deves falar do que bem entenderes mas, desculpa que te diga, com esse individuo esta merda é guerra aberta.
Se hà outros destinatarios deconheco Cherba mas duvido que sejam tao perigosos quanto este.
20 Março, 2015 at 12:25
sinceramente, quando escrevi este post nem me lembrei desse gajo. Neste momento, preocupa-me bem menos um ressabiado a quem tiraram o tacho com 20 ou trinta seguidores prontos a aplaudi-lhe as ideias, do que centenas que minam as redes sociais e os blogues com ofensas aos nossos jovens jogadores.
20 Março, 2015 at 12:31
Podem ser poucos no rebanho como dizes mas se leres a prosa, as ideias nascem ali. Porque conhece o staff, porque conhece os jogadores.
Aceito perfeitamente que nao te incomode mas tenho para mim que o perigo nasce ali. Ainda ontem tiveste mais um exemplo disso com a alusao à SportingTV. Entertanto ja vi essa ideia em varias paginas do Sporting (até aqui!). Coincidencia nao é de certeza
20 Março, 2015 at 12:32
Cherba, isso é um ataque concertado. Uma vez também segui alguns comentários num post da página do SCP e topei vários users que tinham criado a conta no próprio dia do comentário.
20 Março, 2015 at 12:16
Acho que se devia fazer uma campanha contra o gajo.
Papa Milfs do caralho!
20 Março, 2015 at 12:21
Papa Milfs nao. Papa Milfs Wannabe
20 Março, 2015 at 12:23
pior que tentar ser papa milfs, é andar a enviar mensagens às namoradas dos jogadores. Pitas.
20 Março, 2015 at 12:25
Foda-se esse gajo tem mesmo perfil de psico. Cromagnon do caralho…. Esse canalha tem de ser ensinado.
20 Março, 2015 at 12:23
Basta ver que tem como fiel seguidista, acéfalo e acritico, o Riga.
20 Março, 2015 at 12:30
Pobre coitado…
20 Março, 2015 at 20:45
mas ele tem nome?
20 Março, 2015 at 11:54
Essa do novo Pogba é um must. O cabrão do ex-empresário, mesmo com uma daquelas formações em marketing tiradas em 30 dias, sabe da poda.
Puta que o pariu… ahhh emprestei dinheiro para comprar perfumes, calças, iphones… ofereci-lhe três pares de chuteiras topo de gama… vai pó caralho abutre!
Alguma vez viste o Pogba a jogar meu ordinário? Em França o que não falta são Pogbas na banlieu meu caralho!
20 Março, 2015 at 11:51
incrível como os andrades só nos quartos conseguiram apanhar uma equipa de top.
neste século, o Sporting foi a única equipa que pontuou contra estes boches (0-0 creio). vamos ver o que fazem os super-mega-craques do lo patego.
20 Março, 2015 at 12:06
No primeiro jogo acaba logo a eliminatória.
Pode ser que tenham mais força para apanhar os lampiões, já que eu não nos vejo a apanhá-los a eles.
20 Março, 2015 at 12:46
xiuu!!!! Isso nao se diz…quero emtrada direta na champions pa nos!! O nosso alvo a abater e o porco! Se eles empatrem no nacional e perderem na luz ficam a 3 ptinhos…
20 Março, 2015 at 23:57
ah, pois é!
20 Março, 2015 at 12:06
Já estava à espera que Adrien não fosse chamado. Caiu de forma e parece que é o único jogador português que a baixa de forma é impedimento para ir à Selecção.
Nunca pensei é que fosse pelos pinos Éder e Hugo Almeida, que fazem tanto ali como um matreco.
Revolta-me imenso é a completa exclusão de Paulo Oliveira, que é português, caso ninguém se lembre, e um dos melhores centrais do campeonato PORTUGUÊS.
20 Março, 2015 at 12:18
Paulo Oliveira ta nos sub23 assim como Tobias….
20 Março, 2015 at 14:36
Não devia. Tinha de estar na Selecção principal.
O que seria o Mario Gotze nos sub-23 do seu país, apesar de só ter 23-…
21 Março, 2015 at 0:01
pois , tambem me irritou mas, mal por mal, a seleçao já pouco me diz.
assim, se for para o tobias continuar a fazer dupla com o oliveira, que seja!
ha males que vêm por bem!
20 Março, 2015 at 12:08
Cada vez mais estou certa que a nossa formação ainda tem muitos coelhos na cartola. Espero que sejam devidamente valorizados, porque o talento está lá.
Matheus, Gelson, Iuri, Esgaio, Rúben Semedo, Palhinha, Tobias, Francisco Geraldes, Chaby, Wally. Todos têm condições de chegar à primeira equipa e espero que cheguem todos!
20 Março, 2015 at 12:12
“Formar, Crescer, Ganhar” 🙂 o começar Ganhar sustentadamente está para breve! Eu Acredito!!! Doa a quem doer! E nunca esquecendo a máxima: Fight & Resist!
SL
LdC
20 Março, 2015 at 12:13
Bom dia. Não tive tempo de ler tudo mas como o tópico é a formação queria dizer algumas coisas.
Em primeiro lugar todos sabemos que o Sporting é o clube que mais e bons jogadores deu ao futebol português. Se tivéssemos aproveitado na mesma medida esses jogadores teríamos tido ao hegemonia do futebol português.
Acho piada quando alguns dizem que sempre aproveitámos a formação e que com BdC as coisas estão pior e dão os casos de Bruma e Illori como exemplos.
Aproveitar a formação é retirar rendimento desportivo ou pelo menos financeiro. Só temos um exemplo na gestão de anteriores direcções de um jogador vendido por um valor acima de 20 M – Nani por 25 M. Falando de outros tivemos o Ronaldo, o Figo, o Quaresma, o Simulão , todos vendidos abaixo e no caso do Figo por valor ridículo por culpa dele e do Veiga. Claro que foi em outras épocas mas compare-se com as nádegas com Coentrao por 30 M e Paulo Ferreira etc etc. Além disso devemos ter em conta que quase todos saíram antes dos 20 anos a excepção foi mesmo o Nani – ou seja antes de nos darem um rendimento desportivo razoável. Pelo meio tivemos um Hugo Viana bem vendido por 12 M, o Montinho em que fomos comidos como anjinhos pelo Bufas e mais atrás com o Futre roubado indecentemente com quebra de contrato assinado. Podem dizer-me que a formação não deve dar apenas foras de série e outros jogadores são também importantes. Mesmo aqui não temos estado bem. Portanto onde eu quero chegar é que não temos aproveitado bem a formação ou porque vendemos cedo demais ou mal.
Quem fala no Bruma para criticar BdC não tem honestidade intelectual. Ignorar o que foi o circo do jogador, do empresário, da pressão da nádega azul para o vir buscar e humilhar o Garoto é não ver bem o filme. É ainda assim saímos do processo com 12 M. O que tem sucedido com a nossa formação compara-se aos países com petróleo em que chegam la umas empresas estrangeiras, levam o petróleo e o povo fica na miséria. Claro que no processo alguns tipos desse país também se enchem… A minha esperança é que com esta Direcção essa marmelada tenha acabado e agora sim haja condições para aproveitar a formação. Por muitos ataques que nos façam, por muito que os merdia nos queiram convencer do contrário…
20 Março, 2015 at 12:32
Leonissimo, toda a razao
O Sporting nunca conseguiu tirar proveito desportivo ou financeiro em pleno da sua formação. O Hugo Viana foi uma enorme venda (pelo que veio a fazer) mas claramente deveria ter ficado mais um ou dois anos. Do Ronaldo nem se fala. E outros…
Um parentesis, nem acho que o Moutinho tenha sido mal vendido… 10M é um montante interessante, se atentarmos ao historial exclusivamente do Sporting, e ao cenário de então. O destino é outra coisa, mas financeiramente nem me choca.
O grande problema durante a década passada foi que nunca se complementou a formação com reforços decentes. O (pouco???) investimento era feito em Farneruds e Buenos, ou em “experientes” como o Paredes e o Maniche. Nunca conseguimos montar uma equipa à altura dos miúdos que iam saindo, e que no meio das confusões, também não evoluíram como deviam, ou foram ficando sem tempo ou paciência para uma equipa que parecia patinar em seco.
Claro que os casos Ilori e Bruma se enquadram nesse histórico de saídas precoces, mas os valores foram interessantes, e eram dois casos sem resolução que não a que se veio a verificar.
Vamos ver se esta “geração” consegue crescer em conjunto, mas para que tal aconteça é preciso introduzir no grupo dois ou três jogadores de outro patamar (como o Nani), de modo a puxar os putos para cima.
20 Março, 2015 at 13:26
Tens razão Nuno. O Hugo Viana só foi bom negócio porque no final se percebeu que era semi-barrete – mas foi mesmo a excepção. De qualquer maneira tinha sido vendido muito novo…
Ou seja, em regra, um jogador idealmente não deve ser vendido antes dos 21-22 anos (e mesmo aí só se não puder ficar mais). Veja-se a gestão (correcta) que está a fazer-se do caso William (embora me possam dizer que não devia ser vendido quando tinhamos um fração do passe). Mas eu acredito que é esta a vontade desta Direção: tirar rendimento desportivo e vender depois o jogador mais valorizado e apenas quando se não pode assegurar (foi o que fez desde há muito o Porco).
Quanto ao caso Moutinho, tudo me meteu nojo. Se calhar 11 M até nem foi mau, porque para mim sempre foi um pouco bluff, mas tens um ano o Bufas a elogiá-lo e a dizer que o queria era um jogador “à Porco” – tu e todos nós sportinguistas nos rimos, tipo sim sim, vai sonhando, ele está cá e só sai por uma boa maquia e para o estrangeiro. Depois o Bufas tem uma estratégia de desvalorizar o jogador para não sair, diz-lhe para se mostrar descontente, pelo meio convence o Queiroz a não o convocar (não sabemos como) para que não fosse valorizado, a Direcção cede à chantagem… foi mau demais e depois o Bufas colecciona mais uma vitória contra nós. É este tipo de merdas que eu acho que com o Bruno seria impossível acontecerem. E se os nossos adversários perceberem isso, também vão deixar de tentar esquemas como este (até podem tentar outros).
Ah e concordo contigo que a nossa pecha têm sido mesmo as contratações (além de não aproveitarmos a formação como já falámos): nem 10% se têm aproveitado. Aliás os jogadores que temos vendido por valor razoável têm vindo quase todos da formação. Isto diz tudo, onde temos de começar a mudar processos…
20 Março, 2015 at 12:24
Só pequeno “grande “off:
Parece que depois de há semanas ter dado 2 frangos que ajudaram e muito os lampiões, parece que o carnide está a negociar a sua compra. Deve ser apenas coincidência.
20 Março, 2015 at 12:33
já tinha sido dado como alvo, precisamente antes de ter dado os dois frangos
20 Março, 2015 at 13:05
O Modus Operandi do Orelhas já é conhecido, antes dos jogos mostra interesse no jogador em questão, depois do jogo manda cá para fora a noticia e depois deixa caír a contratação, sendo que depois para o jogador não pôr a boca no trombone arranja-lhe colocação num clube amigo com um ordenado á maneira.
20 Março, 2015 at 12:34
Quem? O guarda-redes do Arouca? Hahahahahaha
E novidades?!
20 Março, 2015 at 12:39
para de mentir! o merdafica preza pela verdade desportiva e nunca compra jogadores antes dos jogos com os adversários! porque mentes? mentira mentira! se fosse verdade estava na bolha! malandro!
20 Março, 2015 at 12:38
Por mais que me digam que podemos bem ignorar a comunicação social, é impossível deixar passar coisas como esta:
convocatória para a selecção de sub-20.
o Sporting tem convocados Guilherme Oliveira, Domingos Duarte, Mauro Riquicho, Francisco Geraldes, João Palhinha e Gelson Martins, sendo, obviamente, o clube mais representado.
Como é que o mais futebol anuncia a convocatória? «Gonçalo Guedes chamado para jogos de preparação»
vão gozar com o caralho!
20 Março, 2015 at 12:40
Ja mete nojo e o pior e que ninguem faz o esforco para abrir os olhos e ver esta merda
20 Março, 2015 at 12:45
PQP, por outro lado é tão descarado que até tem piada.
20 Março, 2015 at 13:06
Há muitos anos que a minha opinião sobre este tópico, e muitos outros, é a seguinte: o Sporting não é mais forte por culpa só e exclusivamente dos Sportinguistas.
Já repararam que bastava ter apenas 10% dos Sportinguistas como sócios para termos uma força brutal?
Já repararam que bastava ter apenas 5% dos Sportinguistas a participar na missão pavilhão para o pavilhão já estar feito?
Já repararam que bastava ter apenas 1,5% dos Sportinguistas sempre em Alvalade para o estádio estar sempre cheio?
Já repararam que bastava que TODOS os Sportinguistas não comprassem jornais desportivos, ou sequer ligassem à estupidez que eles transmitem, para termos paz, estabilidade e força para sermos a maior potência desportiva nacional, incluindo o futebol?
O problema do Sporting é o Sportinguista.
20 Março, 2015 at 14:02
+1
20 Março, 2015 at 14:40
Grande observação !
Compete agora à ínfima parte dos sportinguistas que estão com o clube (no matter what) tentar abrir os olhos dos outros para conseguirmos chegar a esses números !
Todos podemos fazer mais !
20 Março, 2015 at 14:46
Já tinha feito este ontem. Mas com a discussão de hoje vou tentar acrescentar os dados das selecções de sub21.
https://infogr.am/seleccao_nacional
20 Março, 2015 at 16:44
Concordo inteiramente com o que dizes Cherba, aliás já tinha chamdo a atenção para facto há uns meses, existem várias campanhas em vigor contra o SCP, baseadas numa estratégia comum das “nádegas” (e não é de agora é desde sempre) para por o “Sporting no lugar” (como se faz aos putos reguilas) essa estratégia subdivide-se estende-se por várias áreas uma das quais é a formação, o carnide “rouba” o know how e o fcporco tenta fazer o mesmo com os atletas, mas atinge também as modalidades ditas amadoras, aonde ora um ora outro tentam “apagar” o SCP do panorama desportivo, o carnide no futsal e atletismo masculino, o fcporco no andebol, bilhar e tiro etc etc etc, o objectivo final desta estratégia é desvalorizar, subalternizar e vulgarizar a marca Sporting, o clube SCP e os seus sócios e adeptos, a outra grande campanha em vigor é a da CS que tudo faz para denegrir a imagem do nosso Clube, menorizar os seus feitos e ignorar aqueles que não podem ser menorizados.
O grande handicap que nós temos é que a nossa massa de simpatizantes não é disciplinada (ao contrário dos carneiros do outro lado da rua) tem a mania de “cada cabeça sua sentença” e isso fragiliza a nossa posição, claro que a discussão entre “pares” é saudavel e útil, DESDE QUE como o Miguel disse, todos nós apresentemos uma frente unida contra os inimigos externos e isso para grande pena minha não está a acontecer mas é tão fácil, um exemplo simples é este da formação quando confrontados com a “treta” que os nossos putos não prestam, os titulos e o diabo a quatro, todo o Sportinguista devia responder “o CR7” não foi campeão júnior no SCP, porque quando o mestre Aurélio Pereira teve de escolher entre o titulo de campeão júnior e a EVOLUÇÃO do jogador escolheu o jogador, tal como agora é feito porque temos uma equipa júnior que neste momento está a jogar nos B’s ou emprestados a rodar e não podemos sair daqui, 1º porque é verdade e depois para cortar pela raiz a desinformação…
Abraço e SL
20 Março, 2015 at 18:56
Concordo plenamente com este texto, mas também não deixa de ser verdade que são incomodativas as noticias do mau ambiente que o Vergilio anda a causar na academia e as contratações de jogadores franceses que não valem um caracol.
20 Março, 2015 at 19:34
Primeiro o caminho faz-se caminhando ou seja vai sempre haver coisas a melhorar e em segundo aonde é que ouviste isso do mau ambiente? Melhor qual é a tua fonte?
SL
22 Março, 2015 at 20:41
Boas, concordo com grande parte do teu post, mas temos de reconhecer que esta equipa de Juniores é das gerações mais fracas dos ultimos anos, mas não é uma geração que define uma geração em crise
Os titulos na Formação são importantes, pois só se conquista titulos quando há qualidade, bom futebol e sobretudo vontade de vencer. E nós já não ganhamos á algum tempo na nossa formação. Mas não é tudo…
Podemos não estar a ganhar titulos, mas temos muita qualidade e potencial na nossa equipa B e nos emprestados que espero que voltem para o Sporting para serem opção num curto-médio prazo.