No meio de um fim-de-semana onde as principais modalidades serviram de prenúncio à miséria futebolística, um gajo acaba por não dedicar um post, um merecido post, à conquista da equipa de natação masculina: o hexacampeonato!
O primeiro dia de prova já dava mostras de que os verdes e brancos partiam à frente, mas, no dia seguinte e último de prova, o Sporting CP disparou, conseguindo mais 82 pontos que, acrescentados aos 70 ganhos na véspera, valem o sexto título seguido à natação masculina dos leões, com mais 26 pontos do que o rival Benfica, segundo classificado (nota para o facto do fcPorto ter sofrido até fim para se manter na primeira divisão, tendo terminado na sexta posição, com 68 pontos, três acima da linha de água).
Na vertente masculina, o Sporting CP conseguiu finalizar 18 vezes no pódio, 12 destas no primeiro posto, um contributo decisivo para novo título. No primeiro dia, Alexis Santos foi a grande figura leonina, com duas vitórias (200 metros estilos e 200 metros livres) e no segundo esse papel coube ao velocista Igor Mogne, venceu os 500 e os 100 metros livres. Também em destaque esteve Francisco Santos, que venceu todas as provas de costas – 50, 100 e 200 metros.
A nossa equipa feminina ficou em 3º lugar, num campeonato ganho pelo Sport Algés e Dafundo.
20 Dezembro, 2016 at 8:09
Parabéns aos leões! Carinho especial por esta modalidade onde há alguns anos atrás contribuí para este titulo. Relembro com saudades o espirito de grupo e capacidade de trabalho embora em condições precárias. Não tínhamos piscina (a do campo grande não servia para competição) e andávamos literalmente com a casa às costas entre academia militar e areeiro. Apesar de tudo, sempre com orgulho em todo o equipamento que recebia com o símbolo do leão.
Só de me lembrar do ar de palhacao do barrote a desvalorizar a natação ainda sinto nojo. Rapazes que treinam de manha cedo antes de ir para escola e no mesmo dia entre as 17 mas 20. Ninguém no futebol sabe o que é isso…
Parabéns Sporting por este importante titulo!
SL
20 Dezembro, 2016 at 8:23
Belo testemunho.
A minha miuda adora natação e pratica na zona onde vivemos. Diz que quer competir.
A pressão recente é porque razão (ainda por cima sendo sócia tem desconto) não pode andar nas piscinas do Sporting 🙂
Uma questão de logística, mas não fica nada convencida.
20 Dezembro, 2016 at 8:43
Estou do lado da miúda! 🙂
20 Dezembro, 2016 at 10:16
+ 2
20 Dezembro, 2016 at 10:24
+3
20 Dezembro, 2016 at 10:42
+4
20 Dezembro, 2016 at 11:09
+5!
20 Dezembro, 2016 at 18:26
Não a metas nos vermelhos …
Da zona.
20 Dezembro, 2016 at 9:23
A miúda é Inteligente 🙂
20 Dezembro, 2016 at 11:36
Sai ao pai.
20 Dezembro, 2016 at 11:40
Mostra esse comentário assim sem mais nada à Mãe 🙂
20 Dezembro, 2016 at 12:26
+ 2
20 Dezembro, 2016 at 9:40
Bom dia.
“Rapazes que treinam de manha cedo antes de ir para escola e no mesmo dia entre as 17 mas 20. Ninguém no futebol sabe o que é isso…”
É isso. Entre os meus 12 e 14 anos quando andei nas “Escolas” de futebol do Clube (recrutadas nos jogos de futebol de salão no Passadiço e nesse tempo só havia principiantes e juniores) treinavamos às quartas e sábados, recebiamos quinze escudos por treino (o bilhete do Metro era quinze tostões…). Depois dos 15, já no “Baskete”, a participar federativamente, nem um “tusto” para aquisição de umas botas melhores… era preciso a deducada D. Laura, esposa do seccionista, Sr. Albuquerque, arranjar uns donativos… Saudosas pessoas essas…
De gente do meu tempo, o João Barnabé (futebol) e o Mesquita (basquetebol), por exemplo, poderão testemunhar o que digo se, porventura, vierem a este espaço.
Nesse tempo, no velho pelado de Alvalade, muitos adeptos a assistirem aos treinos (vindos do jogo das “reservas”). Senhoras a assistir, não me lembro…
Que me seja desculpada a “viagem” à saudosa, embora difícil adolescência.
Coisas de velho, sem dúvida.
SL
20 Dezembro, 2016 at 9:41
*dedicada
20 Dezembro, 2016 at 10:56
Mas atenção que no Sporting sempre tivemos muitas regalias. Material todo desde a touca aos chinelos, fato treino, etc.. (ficava uma semana a sonhar como seria o material). Acima de tudo treinadores de nível e exigentes.
Só a piscina é que faltava. 🙂
Cumprimentos às D Lauras que por aí andam. O desporto amador muito deve a esse gente.
SL
20 Dezembro, 2016 at 18:28
Mas tb te digo já que as piscinas que temos deviam ser bem melhores.
20 Dezembro, 2016 at 18:24
Treinos das 6 da manhã às 7.45 e ás bi diarios 2 xs semana. Inclui sabado.
O rui barrote que vá para o caralhinho.
20 Dezembro, 2016 at 8:11
O Sporting não é só futebol. É tb por isso que existe uma paixão enorme por este clube.
Para quem muito puto passava os “domingos” em Alvalade, a nave era obrigatória.
No entanto, sabemos da força que a modalidade tem e sabemos que tudo gira à volta do futebol.
Pessoalmente, há uma coisa que muito agradeço a esta direção. O pavilhão. Um forte para os atletas, ainda por cima em casa.
Qd a máfia do futebol quer ver BC fora do Sporting, mais alto me apetece dizer que vão continuar a levar com ele.
Venha o sorteio da taça e bom dia a todos.
20 Dezembro, 2016 at 9:49
Muitos parabéns “Leões marinhos”
Tenho muito orgulhoso nestes atletas, pela capacidade de resiliência, de superação e disciplina de cada indivíduo.
São campeões em diferentes vertentes sociais e são grande exemplo a muitos dos seus companheiros do dia a dia, irmãos, amigos e colegas de turma.
Se calhar está na altura de nos focarmos mais em outro tipo de competições que dignifiquem mais o ser humano!
Ou então meter estes putos a jogar à bola! 🙂
20 Dezembro, 2016 at 10:10
Peço desculpa de fugir ao tema, embora já o tenha abordado acima, mas queria dar destaque àquele que considero um excelente comentário, provavelmente sujeito ao alheamento por ter sido colocado em post de ontem.
“ffigueiredo
19 Dezembro, 2016 at 17:35
Responder
A primeira razão porque estamos onde estamos é não nos deixarem estar mais acima. Apenas três jogos das últimas duas jornadas explicam o esquema: contra o benfas, bolas na mão involuntárias; contra o braguilha, bolas na mão involuntárias; benfas no Estoril, bola na mão voluntária. O resultado prático deste ‘conceito’ é termos menos seis pontos e o benfas ter mais seis pontos (ou cinco). Nem vale a pena procurar mais…
Isto não se combate com outros jogadores, outro treinador, outros dirigentes. Este é um combate longo, difícil, desgastante e, muitas vezes, inglório. Mas é um combate que tem que ser travado, com persistência, resistência e imaginação.
Mas é um combate que não admite tiros nos pés e esta época temos dado alguns. A começar pela alteração da política de constituição da equipa, recrutando muitos jogadores e dispensando grande parte da nossa produção; o resultado é mau, até agora: o que veio não representa mais-valia, obriga a gastos financeiros desproporcionados e pode significar desmotivação e alheamento das promessas que temos em Alcochete.
Sabendo-se que os (podres) poderes do futebol tuga tudo farão para nos atirar para baixo, há o risco acrescido de os nossos valores seguros entrarem também num processo de desmotivação e começarem a olhar (mais) para outras paragens, onde possam mais facilmente atingir os objectivos que, legitimamente, perseguem.
Perante o cenário, pergunto-me se não teremos, todos, colocado a fasquia mais alta que a nossa capacidade de a saltar. Se não seria mais prudente ter refreado um pouco a nossa ambição e ter escolhido um caminho mais ‘longo’ para a glória.
O ‘factor Jesus’ empolgou-nos e acreditámos que seria possível acelerar os acontecimentos. O ano passado, aliás, alimentou essa possibilidade. Mas devia também ter-nos mostrado que o caminho estava cheio de pedras… não fossem os ‘lapsos’ e tínhamos mesmo vencido.
O que está a acontecer esta época, para lá dos erros próprios, é o ‘sistema’ ter-se adaptado à nossa realidade e estar a precaver-se, muito mais cedo e com muito mais força. Não tivéssemos cometido erros e estaríamos mais perto… ou o ‘sistema’ ter-se-ia revelado ainda mais eficiente.
E agora? Agora estamos pressionados por todos os lados.
Desportivamente, com a necessidade de salvar a época (e isso implica continuar a apontar ao primeiro lugar e não dar baldas nas Taças).
Internamente, com as eleições à porta. Não vejo que haja oposição a sério (se houvesse, já teria rosto no terreno), mas a posição de Bruno de Carvalho pode ser enfraquecida se os resultados não melhorarem. E isso seria um grave problema para o Clube: este caminho não pode ser interrompido! Os ganhos alcançados são gigantescos, mesmo se, focados no futebol, não reparamos; o pavilhão chega para ilustrar o que pretendo mostrar.
Penso que o nosso Presidente precisa de assumir alterações tácticas. A sua constante exposição pública implica um desgaste (pelo menos de imagem) que é prejudicial à sua estratégia e aos superiores interesses do Clube que somos (todos!). A maior parte do que diz tem que ser dita, mas não por ele. O Sporting precisa de ter alguém que assuma o papel de ‘mau da fita’, de ‘refilão’, mesmo de ‘desbocado’; alguém que se assuma como ‘saco de pancada’, que concentre em si a ‘ira’ dos adversários e, com isso, defenda o Presidente.
A um outro nível, o nosso Presidente não pode estar tão ligado a um treinador, qualquer que ele seja; tem que manter a distância que lhe permita falar grosso, impor medidas, exigir o cumprimento de objectivos.
Interna e externamente, Bruno de Carvalho tem que ser a voz que se ouve. Sempre! Falar deve ser um ‘bem raro’, por isso mesmo mais apetecido. Não se trata de copiar A ou B. Trata-se de, por um lado, o defender e, por outro, o prestigiar. Com um jornal e um canal de tv à disposição, o nosso Presidente será sempre ouvido e da forma que entender ser ouvido.
Se pudesse dar um conselho a Bruno de Carvalho, dir-lhe-ia para ler/reler ‘A arte da guerra’, de Sun Tzu. “Diante de uma larga frente de batalha, procure o ponto mais fraco e, ali, ataque com a sua maior força”: não vale a pena tentar travar todas as batalhas ao mesmo tempo, para mais se não conta com o apoio de qualquer aliado. Para termos hipótese de vencer o polvo, precisamos de somar forças à nossa força e escolher uma batalha de cada vez.
SPOOOOOOOOOOOOOOOOOOORTING!”
SL
20 Dezembro, 2016 at 10:37
Nesta altura do “campeonato” está de facto na altura de Bruno dar o passo seguinte, que ele tanto abomina ( como eu o entendo ) mas ser necessário e fundamental para a sua emancipação como Presidente de um Grande Clube.
Os corredores do poder, a tribuna, a política e a hipocrisia. São locais que a mim me metem nojo, mas fundamentais para conseguir passar a nossa voz e marcar uma posição institucional!
Que seja pela via da diplomacia, da fachada e que seja de filha da putisse pela retaguarda!!
Se é este o modelo e as regras do jogo, por mais que custe temos de as saber jogar, para poder ganhar.
20 Dezembro, 2016 at 11:10
Podem escrever o que quiserem mas uma coisa n vão conseguir apagar.
O Sporting é o unico responsável por estar na situação onde está:
– Rio ave (3 pontos)
– Tondela em casa (2 pontos)
– Nacional fora (2 pontos) – Para além do ZERO que foi o nosso jogo, ainda se coloca a William a marcar uma penalidade
São 7 pontos para o lixo!!
20 Dezembro, 2016 at 11:44
“O Sporting é o unico responsável por estar na situação ”
É com bacoradas como a que te cito que tu te estragas!
É que tu vais para o extremo de que a arbitragem não influencia nada….
Depois há pessoal que vai para o extremo de que é Tudo culpa da arbitragem!
Se calhar…. a “verdade” está no “meio”!
Por exemplo…. em 2 desses 3 jogos que falas perdemos pontos por culpa própria…
No Nacional…. já sou forçado a coloca-lo no mesmo “pack” do jogo com o braga. Em ambos não não jogámos um ca……, mas em ambos existiram erros grosseiros que podem ter influenciado o resultado. Nacional há um penalty sobre o Bruno Cesar. Com o braga a entrada sobre o gelson na 1ª parte é para vermelho e não para amarelo como o arbitro mostrou.
20 Dezembro, 2016 at 13:28
Erro grosseiro é meter William a marcar um penalty!!
Erro grosseiro é encarar um jogo com o tondela como se fosse um treino!!
Erro grosseiro é começar uma época com os 4 laterais que temos!!
Reafirmo:
– Rio ave (3 pontos)
– Tondela em casa (2 pontos)
– Nacional fora (2 pontos) – Para além do ZERO que foi o nosso jogo, ainda se coloca a William a marcar uma penalidade
São 7 pontos para o lixo!!
20 Dezembro, 2016 at 14:27
Reafirmo: Derrotismo é o teu nome do meio! Desonestidade Intelectual são os outros!
21 Dezembro, 2016 at 11:27
És miserável.
20 Dezembro, 2016 at 10:10
Parabéns aos campeões e às leoas (marinhas).
Dedicação máxima.
Serem aqui mencionado(a)s certamente irá trazer um pouco de alegria a quem representa o clube e a modalidade sem receber em troca o devido reconhecimento.
20 Dezembro, 2016 at 10:29
Deixo uma sugestão de entradas para o menú de 2017… ao cuidado do dono do tasco, claro… que tal um cozinheiro especialista nos nossos paralímpicos?
Um abraço… e desculpem o offtopic.
20 Dezembro, 2016 at 10:49
se conheceres algum(a) cozinheiro(a) diz-lhe para enviar cv
20 Dezembro, 2016 at 12:27
Acho que conheço … não sei se se quer envolver, é pessoa muito ocupada…
Posso sondar.
Tenho orçamento para negociar?
20 Dezembro, 2016 at 14:06
Para quê? Para ser como ontem o Wolfish que faz um post sobre Futsal de formação e em mais de 100 comentários teve 3 ou 4 a respeito do tema em causa, s outros vaguearam entre Séniores, Fuebol, Eleições, Treinadores e Presidentes. É deixar as pessoas descansadas e não perder tempo a escrever sobre uma coisa que gostam, mas parece qur ao fim e ao cabo quase ninguem se interessa.
20 Dezembro, 2016 at 16:25
Caro, compreendo o que quer dizer…
Mas sei que há muito mais tasqueiros que não comentando, leem, e concordam (ou não…) com o prato servido…
Um bom Natal.
20 Dezembro, 2016 at 10:34
Bomdia para a Familia da Tasca…
Quem disse que o Sporting é só pontapé na bola…?
Quando temos uma tristeza…
Logo pode “estar de molho”…mais uma alegria…!!
Sporting Sempre…!!
(Para os amigos…: ainda “estou de baixa”…mas já melhorzito…!)
Abr
SL
20 Dezembro, 2016 at 10:39
As melhoras Max.
Então?
Pensava que estava de baixa como 99% dos Sportinguistas?!
🙂
20 Dezembro, 2016 at 11:15
Meu amigo…eu sou dis que só se vergam…com por exemplo uma constipação…
Abr e obrigado
20 Dezembro, 2016 at 10:53
continuação das rápidas melhoras amigo Max Leão!
abraço e SL
20 Dezembro, 2016 at 11:16
Obrigado amigo Mário…
Isto hoje já é mais por cuidados acrescidos…
Abr
20 Dezembro, 2016 at 15:41
As melhoras amigo Max.
SL
20 Dezembro, 2016 at 10:45
Estou orgulhoso com esses miudos, grande esforço que fazem sem dúvida alguma, treinos ás 7 da manhã e á tarde depois de um dia de escola.
o meu cão também se sente orgulhoso, pis um desses miúdos da foto é o dono de uma das suas crias há uns 5 meses, e trata-o como um Rei.
EXCELENTE!
20 Dezembro, 2016 at 10:51
Espero que a raca seja LEAO da rodesia! 🙂
20 Dezembro, 2016 at 10:52
ehehehehe não é, é um Golden lindo!
20 Dezembro, 2016 at 10:56
😉
20 Dezembro, 2016 at 10:46
Merecidíssimo destaque ao nosso hexacampeonato na natação masculina.
Também no último fds os nossos judocas honraram-nos com mais um bronze na Golden League (espécie de Liga dos Campeões do Judo) e Rui Pedro Silva, atleta recém contratado ao nosso rival, conquistou a São Silvestre do Porto.
20 Dezembro, 2016 at 10:50
Parabéns aos putos!
O projecto do Sporting a nível de modalidades deveria ser olímpico e a Natação é uma parte fundamental dele, assim como atletismo e Judo. Já que o estado não o faz, adorava ver o Sporting com um projecto de formação de atletas de alta competição global, que incluísse academia, estudos, treinos, etc! Eu sei…provavelmente é financeiramente impossivel…mas eu adorava!
O Sporting deve ser mais que um clube…deve ser uma forma de estar, uma filosofia! Isso significa ser um clube formador em todas as modalidades importantes. Neste caso Futebol, Andebol, Futsal e modalidades olímpicas. No hóquei também pela tradição que tem em portugal! Não sei quanto isso custa e o que é preciso para isso…mas era o meu maior desejo! Que a Academia Sporting fosse mais do que uma academia de futebol, uma academia de desporto puro!
20 Dezembro, 2016 at 11:01
O que eu sonho em ver uma aldeia olímpica com o nome do nosso clube no local da antiga feira popular…
SL
20 Dezembro, 2016 at 11:07
Eu adorava ver um mini-estádio ao lado de Alvalade onde pudesse treinar equipa A, equipa B e feminina e jogar as 2 ultimas, libertando um pouco Alcochete e aproximando as equipas de Lisboa…até os juniores!
E ter em Alcochete pavilhão, pista de treino de atletismo, piscina, ginásio….depois iam treinando em Alcochete e no João Rocha. Os miúdos mais em Alcochete, os graúdos mais em Alvalade…
Enfim…sonhos!
Se bem que…sonho por sonho já agora era como dizes…uma cidade desportiva mas por mim tinha de ser ali no Lumiar, Campo Grande…na zona do estádio…
20 Dezembro, 2016 at 11:19
Eu já ficava contente…
Com um desporto…
Sem corrupção…!!!
SL
20 Dezembro, 2016 at 12:28
Ou um campo de Rugby, 10.000 lugares, apoio para a desidratação, ginásio… etc…
Sabes, eu jogo mas não sai 🙁
20 Dezembro, 2016 at 10:54
Parabens rapazes!
A maioria das pessoas não faz ideia dos sacrificios a nivel pessoal que estes fazem dia após dia.. Semana após semana para conseguirem resultados! É preciso mta dedicação e espirito de sacrificio… Eu quando vejo estes super atletas a treinar na pista ao lado sinto-me um peixe porco ao lado dos tubarões. E não quero ser ofensivo para o peixe porco comparando-me com ele
20 Dezembro, 2016 at 10:55
só ofendias o peixe-porco se o comparasses com o Guerra 🙂
20 Dezembro, 2016 at 11:26
Dassss… Para um cagalhao a boiar é ofensivo ser chamado pelo nome desse abjecto!
20 Dezembro, 2016 at 11:03
Estive a ouvir o podcast do lateral esquerdo.
Primeiro falam do Benfica
Só falam bem de tudo e todos
No final o benfica é o maior
Segundo falam do Sporting
Muitas promessas, Bak bla boa, treinador isto é aquilo.
O que quero dizer …
No descurso deles nunca se fala de sistema para avaliar o futebol e a influência nos resultados e nas prestações das equipas.
Este podcast foi feito a seguir à derrota estupida do Sporting e à vitória “Clara” do Benfica.
A conversa em tom formal … nada mais é que uma conversa de café e aqui é onde quero chegar.
Eles dizem que os melhores do Benfica tem sido este ano, o musgueira, o Pizzi, o lindelof, o Jonas. O vitória saio melhor do que se pensava.
E em nenhum segundo se falou nos nossos jogadores que foram os melhores de Portugal. William de Carvalho, Adrien Silva, Rui Patrício e joão Mario.
Em relação ao treinador Jesus o que fica foram as picardias com o vitória. Quando nem foi ele que as começou.
E é isto que temos de melhorar … deixar passar mais informação positiva cá para fora. E isso só se consegue com largos períodos de silêncio a juntar muitas vitórias.
Aqui os Sportinguistas todos têm um papel muito importante.
Temos de deixar de dar conversa a essa gente!
Temos que criar um silêncio ensurdecedor!
Sporting TV, jornal Sporting e mais nada!
Canalizar todos os Sportinguistas para esses canais.
Nos também podemos ter tipos conhecidos dos 3 clubes a falar na nossa TV.
As contas fazem se no final!
Para distorcer a realidade temos cá nós muita gente qualificada para o fazer!
20 Dezembro, 2016 at 13:43
É um bocado isto. Toda esta guerra de palavras começa quando o carnide não aceita a saída do Jesus. No entanto, no final, ficamos vistos como os maus da fita e o sonso do Rui Vitória como um bom pai de família.
20 Dezembro, 2016 at 14:19
Grande vitória numa modalidade importante e olímpica, mas também podíamos referir o Ténis de Mesa, com vitoria por 4 – 1, no pavilhão do boifica e o 1.º lugar destacado, na respectiva classificação.
Para mim, onde esteja o Sporting a competir, é lugar de destaque, ainda que aos “jornalixos” isso pouco importa. Se fosse o boifica…
Parabéns à natação sportinguista, masculina e feminina.
20 Dezembro, 2016 at 18:35
Espero que o scp continue a apostar forte na formação em natação e que não caia na tentação de fazer como os vizinhos do outro lado da estrada que fazem equipas com a formação de associações que não têm sequer piscinas proprias, de clubes mais modestos ou de outros… se fores bom o carnide paga…
20 Dezembro, 2016 at 22:18
É preciso fazer disto noticia!
O estado lampianico cada vez mais tenta esconder os feitos históricos do Sporting … esconde o Ténis de Mesa,o Atletismo,a Natação,etc para dar valor aos campeonatos de basket,voleibol que é onde eles ganham mais vezes(apesar de ano passado terem sido papados pelo porto e pelo fonte bastardo).
Divulgar todas as modalidades e dar valor a estes atletas que contribuem com dezenas de troféus para o nosso museu.
Grandes!