As portas do Pavilhão João Rocha abriram para receber o IV Congresso ‘The Future of Football’ (TFOF, a realizar ontem e hoje) e Bruno de Carvalho aproveitou o primeiro dia na perfeição.
Aquele que é já um dos mais mediáticos encontros para a discussão do futebol, abriu com o tema Vídeo-Árbitro: como surgiu e como vai crescer, tendo como painel de oradores Greg Barkey, director técnico da MLS, dos Estados Unidos, Florian Goette, responsável da arbitragem da Associação de Futebol da Alemanha, José Fontelas Gomes, presidente do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e Lukas Brud, CEO do International Board, enquanto Keith Hackett, antigo árbitro inglês de 73 anos, foi o moderador escolhido.
“Há quatro anos estive aqui a falar do futuro, da forma como poderíamos usar o vídeo para ajudar o processo de decisão dos árbitros. Aí, não pensei que a mudança fosse tão rápida no que toca às leis do jogo. À velocidade da luz, mais de 20 países passaram a ter o VAR. Tenho visto algumas mudanças globais e a entrada do VAR foi uma das maiores”, começou por dizer Keith Hackett, à medida que lançou a discussão.
Um dos primeiros países a introduzir as tecnologias no futebol foi os Estados Unidos, e talvez por isso o primeiro a expor a sua experiência foi Greg Barkey. “A nossa época começou há seis meses e começámos com o vídeo-árbitro. No início, tivemos boa imprensa. No entanto, foi importante educar os diferentes agentes: os adeptos, a imprensa, os clubes e os jogadores. Houve, por exemplo, uma pessoa responsável por clarificar as dúvidas que surgissem por parte dos envolvidos assim que os jogos terminavam e, ainda antes, efectuámos seis meses de testes ‘offline’, com treino da prática do VAR, torneios e jogos simulados”, explicou, adiantando que se perderam, em média, mais dois minutos por jogo. “O VAR funciona perfeitamente quando os árbitros são bons: nunca se reverteu uma boa decisão para uma má”, atirou, fazendo a ressalva: “Temos de entender que o VAR não vai eliminar todos os erros, vai apenas diminui-los”.
foto César Santos (Jornal Sporting)
Aproveitando a discussão e o momento para colocar questões, Bruno de Carvalho pegou num dos clássicos de Sousa Cintra e actualizou-o, transformando-se numa mistura de Coates e Mathieu para desarmar o presidente da FPF e do Conselho de Arbitragem. “Está aqui muita gente a ouvir isto: gostaria de falar como presidente e depois como adepto. Primeiro quero dizer ao Keith [moderador] que é Sporting de Portugal e não de Lisboa. Gostaria de dizer ao José Fontelas Gomes que os cartões vermelhos são apenas apresentados nos jogos do Sporting, e, se os retirasse da estatística, a média seria muito inferior. Tenho dificuldade em perceber o que a FIFA faz e também porque temos aqui a MLS a dizer isso: eles ligam as TV’s… Eles podem e nós não? Quero esse sistema assim. Enquanto adeptos, queremos ver a mesma imagem do árbitro, para lhe ter mais respeito e compreender a decisão. Nós colocamos milhões no jogo“, começou por assinalar o dirigente máximo do Sporting, que recebeu resposta de Lukas Brud:
“Não há qualquer regra que o proíba. Não há nenhum regulamento que diga que não podem fazê-lo. É mais uma filosofia, cultura… Mas mostrar imagens também tem riscos, porque se mostram a primeira vez, têm de mostrar sempre. No ano passado dissemos que podiam fazer como quisessem, apesar de também os termos alertado para alguns perigos“, explicou Brud, dando origem a nova intervenção de Bruno de Carvalho.
“Eu preciso que isto seja muito claro: ou seja, está a dizer-me que, se a FPF quiser, pode mostrar imagens, aqui do meu amigo Fernando [Gomes]. É isso? Ele diz que não. Os adeptos estão fartos deste secretismo, disse isso há três anos, na FIFA. Vocês dizem que sim, o Fernando Gomes diz que não… Quem é que está a dizer a verdade aqui? Estão a dizer verdades diferentes e opostas e isso é o problema em geral. O que é que realmente podemos esperar? Estive um ano banido, mas aqui posso dizer o que quiser, como adepto. O Fernando diz que não, o José diz que não, vocês dizem que sim…“, acrescentou o presidente leonino, com Lukas Brud em nova resposta:
“Em termos do VAR, damos a possibilidade ao mercado local para decidir se mostra ou não as imagens. Mas a visualização não pode ser feita no meio do jogo. O árbitro não pode tomar a decisão a olhar para o grande ecrã. Mas o que já acontece na MLS e o que podemos fazer é, com o jogo a prosseguir, mostrar imagens. Se mostrarem as imagens, têm de o fazer a tempo. Não há nenhuma lei, mas temos de ter cuidado“, concluiu o CEO do International Board.
A terminar, Bruno de Carvalho lançou a questão a José Fontelas Gomes, presidente do Conselho de Arbitragem da FPF: “Como responsável máximo dos árbitros, vai propor isto à FPF? Nós, adeptos e fãs, podemos ficar descansados? O responsável dos árbitros vai dar-lhes mais credibilidade e humanização? Queria saber se o José Fontelas Gomes vai fazer esta proposta à FPF“. O dirigente federativo respondeu: “Acho que há aqui questões de organização… Nem todos os estádios têm monitores para passar imagens. Vou falar com o meu Conselho de Arbitragem para analisar essas propostas e depois vamos ver se as vamos apresentar“.
22 Março, 2018 at 7:58
Ahah imagino a cara do fanã e do Zé…
22 Março, 2018 at 8:07
da parte da federação não espero nada…
da parte de alguns árbitros que sabem usar o VAR sem problemas de se exporem… acredito que sim.
é importante começar a pensar na próxima geração de árbitros… os árbitros do VAR.
estes anormais que temos são manipuladores, não interessa manter.
estou a falar de jorge sousa, soares dias, rui costa…
22 Março, 2018 at 12:14
Há muito que os toupeiras formam a próxima geração, estão sempre dez anos à frente, lol.
22 Março, 2018 at 8:18
Lá ficou o pavilhão João Rocha com obras para fazer depois do nandinho e o zézinho terem feito buracos para se esconderem!
22 Março, 2018 at 8:25
Foi com extintor
22 Março, 2018 at 8:35
Off
Nada a ver com futebol
O Índice de Percepção da Corrupção 2017 (Corruption Perceptions Index), da responsabilidade da ONG global anti-corrupção “Transparency International”, foi recentemente apresentado e, sem surpresas, Portugal figura abaixo da média da UE. Além disso, e como denota a Transparência e Integridade, Associação Cívica- TIAC (ponto em Portugal daquela ONG internacional), “igualmente relevante é a circunstância de não se verificar praticamente nenhuma evolução desde 2012.” A TIAC realça também que “os últimos dados do Eurobarómetro especial sobre Corrupção (Outubro 2017) são igualmente clarificadores: 92% dos portugueses acreditam que a corrupção é um problema comum no país, 54% afirma que o nível de corrupção aumentou, e 42% respondem que a corrupção afeta diretamente a sua vida diária.
Aproximadamente 50% dos inquiridos identifica a existência de corrupção nas instituições da administração pública central e local, destacando como agentes privilegiados da corrupção os partidos políticos e seus dirigentes (70%), Bancos e instituições financeiras (60%), e a generalidade dos servidores públicos (40% a 50%).
O setor privado, por seu lado, também se mostra altamente contaminado pela corrupção. 58% dos empresários inquiridos para o Eurobarómetro responderam que a corrupção é um obstáculo à prossecução dos seus negócios, entendendo o favorecimento de familiares e amigos de membros de instituições públicas como uma prática generalizada (59%).
Mais significativo, no entanto, é o impacto da corrupção na contratação pública, com 72% dos inquiridos a considerar que não ganharam contratos por esse motivo.”
O negrito é nosso. Caso tenha conhecimento de algum caso de corrupção- em qualquer uma das suas variantes- no sector público, não hesite em escrever para [email protected]
22 Março, 2018 at 8:46
Onde há oportunidade, ou falta de escrutínio, há corrupção. Tão simples como isso.
Em qualquer profissão. Há médicos corruptos, há instituições de caridade corruptas (não acreditem em tudo o que vêem…), desporto, empregados de escritório, etc…ninguém escapa.
Até que sou um gajo cheio de princípios gamo papel (poucochinho…!) do escritório para trazer para casa.
Mas é muito importante a condenação pública. Por exemplo, em Inglaterra a calúnia é bastante eficaz contra políticos porque a vergonha leva-os a demitirem-se ou serem suspensos. Nunca um Relvas continuaria em Inglaterra.
É preciso haver consequências porque só assim pode haver confiança do público nas instituições e nos dirigentes. Por isso é que é tão importante enjaular o orelhas e descer benfica de divisão.
Mandem ao Público um link do Mister do Café 😀
22 Março, 2018 at 15:44
Em inglaterra, os que são apanhados, demitem-se porque são eleitos por círculos uni-nominais, não é por terem mais vergonha na cara que os nossos….
22 Março, 2018 at 15:53
Mandem o link é para os RH do Carnide para distribuir pelos funcionários. Vai encher a petição num tirinho… 😀
22 Março, 2018 at 15:50
Foi escrito pelo Rui Pedro Braz?
22 Março, 2018 at 15:50
“manual de boa práticas e gratidão”
22 Março, 2018 at 8:37
É uma boa medida
Grande Bruno nunca te cales
Agora, vou dar uma de NGB:
ESCÂNDALO!!!!!! LUis Filipe Vieira admite corrupção: “Ganhamos como ninguém”
(Isso nós sabemos, loles)
22 Março, 2018 at 9:55
Olha a novidade…!
Se “ganhásses como os outros…não tinhas essa colecção de vitórias…que cheiram mal que tresandam…”
SL
22 Março, 2018 at 8:43
Cherba, o nome do homem é Fontelas, não Fontanelas (a menos que seja propositado, mas aí confesso que não alcanço a piada).
22 Março, 2018 at 8:57
Se fosse Montanelas… lol 😀
22 Março, 2018 at 9:39
O Maurício? Grande “method” actor
Também pensei nele
22 Março, 2018 at 12:15
Acho que é mais montaneles. 😀
22 Março, 2018 at 10:06
esquece… meti na cabeça que o homem tem esse apelido e não há volta a dar-lhe…
22 Março, 2018 at 8:47
Apertados já eles os têm. Basta ver os bois que nos têm mandado desde há uma serie de jogos para cá. Não é certamente por os terem à larga.
22 Março, 2018 at 8:59
Portanto.
Nim!
O habitual… Vou falar, vamos ver, vamos reunir, vamos analisar, vamos… engavetar.
22 Março, 2018 at 9:42
Para dizer a verdade é normal que diga isso na posição dele. É apanhado de surpresa e sabe que qualquer coisa que disser vai ser entalado por uns ou por outros.
Aliás, interpelá-lo desse modo acaba até por criar alguns anticorpos. É assim a psicologia…Mas espero que como em outras coisas saibam analisar os assuntos pelo que valem, e isto seria mais um passo em direcção à transparência e, talvez, até parte do interesse do espectáculo digo eu
22 Março, 2018 at 9:03
Não via um “entalanzo” destes desde a emboscada aos directores dos pasquins…
Old Bruno is back…
22 Março, 2018 at 9:19
As respostas chegam depois de ,agora, serem enviadas umas cartas sem remetente com as perguntas de como agir.
Email, não dá.
Telefone, não dá.
SMS, não dá.
Video chamada, não dá.
P.S. Agora queimem tudo
22 Março, 2018 at 9:24
Forrobodó?!
Mais uma coisa que não tenho em comum com lfv…
Não gosto de música brasileira…
22 Março, 2018 at 9:59
Ó meu amigo isso não é “forró…?”
Abr e SL
22 Março, 2018 at 9:35
Sai mais um castigo de 1 ano para o Adepto Bruno… Foi forte ontem
22 Março, 2018 at 9:50
Que congresso é esse que vai já na 4a edição e traz tão prestigiada gente a Portugal? Nunca ouvi falar dele na comunicação social em geral :p
(Ou se calhar sigo o conselho do nosso presidente e nem procuro 😉 )
22 Março, 2018 at 10:10
“E agora… algo completamente diferente…”
PIMBA…!!! PUMBA…!!!
BRUTAL…!!!
PRICELESS…!!!
FOSSGA-SE… Isto é…. ‘O’…. PRESIDENTE do ‘meu’ SPORTING CLUBE DE PORTUGAL…!!!
Venham de lá as acusações que quiserem… infâmia atrás de infâmia… Depois disto… já valeu a pena ter este homem na ‘sua’ cadeira de sonho… “DÁ-LES…. BRUNO…”
p.s. “O VAR funciona perfeitamente quando os árbitros são bons…” – MEMORÁVEL…
22 Março, 2018 at 10:11
Todos sabemos que as palavras do Presidente nestes “assuntos”…caiem em cesto roto…
Eles (esses convidados…) passam todo o Congresso com o “rabinho apertado”…
Estão sempre à espera que o Bruno “os entale” num qualquer momento…
Estou convencido que eles só “não fazem nada para alterar o status actual…porque o clube lampião certamente lhes conhece os rabos de palha…” e eles não querem perder “os tachinhos”…
Há duas noites escutei um “pardal” qualquer a dizer que o facto de os e-mails terem sido postos a circular na NET…inviabilizava qualquer acção contra os galináceos…
Não me admira nada que possa acontecer o que aconteceu com as escutas do “apito dourado”…
Mas…e por exemplo esta ultima bronca do e-toupeira…também “fica sem efeito”…?
Se isso acontecesse era mesmo “o triunfo dos porcos”
http://4.bp.blogspot.com/-VtxfPSGCW3g/UPknVoa6gyI/AAAAAAAAUtA/QhlOwrLZWF8/s1600/animal-farm1.jpg
Gala… “cospe lampião”
SL
22 Março, 2018 at 10:20
Direi mesmo mais: Gala Come Cagalhão!
22 Março, 2018 at 10:21
Para os terem apertados tinham de ter vergonha na cara. Eles fazem o que lhes mandam fazer sem o mínimo de problema.
Vão, pura e simplesmente, fingir que nada se passou e tudo seguirá igual.
Agr, grande Bruno. É isto que se pede! Que os esponha à frente das instituições lá de fora para tentar abrir alguns olhos já que cá dentro está tudo minado
22 Março, 2018 at 10:22
“O Fernando diz que não, o José diz que não, vocês dizem que sim…“
São estas merdas que adoro no presidente. Tem os seus exageros por vezes, mas diz o que tem dizer e estes ficaram bem entaladinhos.
E disse-o no sítio certo…
22 Março, 2018 at 10:40
E para ficarmos com uma boa imagem…
Deixo-vos aqui um vídeo das defesas do nosso Rui…
Que permitiram que sejamos Campeões da Europa…
A 1º defesa é a uma cabeçada de Griezmann avamçado do Atlético de Madrid…
(e já agora…reparem na “oposição” que o Renato Sanches…esse jogador estratosférico…fez ao cruzamento que deu lugar à cabeçada…)
Grande Rui…!!
https://youtu.be/C4Ou_8v4PoU
SL
22 Março, 2018 at 10:40
“Avançado” é claro…
22 Março, 2018 at 11:25
E muita sorte teve o Nandinho e o Fontelas de não ter sido o Carlos Vieira a por-lhes o dedo no nariz…
Depois da prensa que deu ao outro cromo na sessão de esclarecimento antes da AG, subiu mais um pouquinho na minha consideração. É só foi pouquinho porque já está bem alta…
22 Março, 2018 at 11:33
E aqui que o meu presidente tem de gastar as suas energias.
Muito bem, so se perderam as que ficaram no ar.
22 Março, 2018 at 11:51
Isto foi quase KO! Muito bem BdC, muito bem!
22 Março, 2018 at 12:16
Bois capados ficam apertados em quê?
22 Março, 2018 at 12:50
Ficam apertados ao certo porquê?
Porque ficaram expostos?
É para o lado que dormem melhor…
Uns tipos que se dão ao luxo de divulgar audios apenas quando dá jeito, querem lá saber do que pensam deles. Aliás, eles têm em alta consideração a opinião alheia. Apenas não a tua ou a minha.
22 Março, 2018 at 13:15
Obrigado presidente. Sporting a Dar o EXEMPLO de CORAGEM, que tanto falta neste mundo de futebol a reboque de uma organuzacao de criminosos. E importante espalhar por este mundo fora o estado do nosso futebol e quem verdadeiramente luta pela integridade, verdade e justica
22 Março, 2018 at 14:44
Dasse, que entaladela.
22 Março, 2018 at 15:25
Esses dois cabrões ficaram sem sexo!
A partir de agora nem são do sexo feminino nem masculino.
Foram capados em direto!
Nunca mais vão aparecer por lá!
22 Março, 2018 at 19:11
passar nos ecrans dos estadios? seria uma boa ideia, mas como disse o gajo da MLS é uma questao cultural , la nos estados unidos o publico respeita, seja que desporto for, tudo é vendido como um espectaculo cujo espectadores fazem parte dele e respeitam todos os intervenientes
22 Março, 2018 at 19:39
Muito bom, essa gente não teme a exposição nacional dada a impunidade de que usufruem, mas ficam aterrorizados com a exposição internacional porque essa tem consequenciais…sérias…
Basta vermos que uma mesma acção em PT ou fora, passa logo de “folclore” a “não façam isso porque prejudicam o benfica e ainda nos interditam o campo…” ou não haver árbitros Portugueses nas competições da UEFA e FIFA…
Embora não vá resolver nada, esta intervenção do BdC tem o mérito de bater aonde lhes doí mais!!!
SL