Geraldes, vive no futuro! Poucos são os jogadores que já viram o jogo que estão a jogar e Chico pertence a um restrito lote de magos que imagina tudo segundos antes de a bola lhe chegar aos pés. Faz lembrar o professor da mediática série “Casa de Papel” tem tudo pensado na sua cabeça, conhece o jogo até ao mais ínfimo pormenor. Com pequenos toques, com pequenas coreografias, desvia adversários e contorna adversidades.
Por pensar á frente de todos os que estão a jogar o mesmo jogo, por vezes perde o que nos parece ser o que lhe falta para poder dar o salto e fixar-se no topo! Concentração e consistência.
Geraldes tem uma quantidade enorme de perdas de bola por jogo. Perto da baliza adversária onde saca coelhos da cartola onde pode expor todos os seus recursos e o maior risco compensa, pois é aí que vê o que mais ninguém vê, as perdas são quase sempre garantidas pela equipa, pelo espaço e distancia para a sua baliza, mas são imensas.
Mais grave é onde e quando não as pode perder! Na zona de construção, na zona onde toda a equipa espera que ninguém perca a posse, onde Chico devia ser um segurança e não um mágico que acaba ter não encontrar o coelho na cartola. A quantidade de perdas em zonas proibidas e que expõe a equipa ao risco, podem ser com toda a certeza algumas das poucas razões que fazem de Chico um jogador pouco apetecível para Jorge Jesus e para qualquer equipa grande.
Toda a equipa tem de estar alerta e pronta a fazer piscinas, pois há uma enorme probabilidade de isso acontecer, a perda. Muitos lances maravilhosos de Geraldes são em zona de construção, arranja espaço onde nenhum outro o conseguiria de forma mais brilhante, mas esse arrojo, essa diferença que o potencia para o altar dos artistas, não pode ser tantas e tantas vezes feita de forma a expor a equipa. É agradável, e quando corre bem levanta o adepto da cadeira, mas quando corre mal… compensará o risco?
A forma como quer jogar o jogo, fazem de Geraldes um abre latas de equipa grande, o jogador que sai do banco para num passe de magia ou num toque de arte resolver um jogo! O risco de o ter em campo mais de umas dezenas de minutos numa equipa grande, onde o assumir o jogo e ter bola implica uma equipa exposta e aberta que tem de reagir rápido ás perdas que se esperam pouco frequentes, colocam Chico fora das opções de qualquer dos quatro maiores em Portugal, e alguém que no próprio Rio Ave não consegue ser incisivo o suficiente para jogar a “full time”.
Se Geraldes conseguir dosear o artístico com o prático, num futebol que ser quer atractivo, mas que neste momento é rendimento, poderá ainda ir a tempo, se não o conseguir não passará de um magnifico jogador de momentos e o eterno incompreendido. O potencial está todo lá, mas o número de acções positivas por jogo tem de crescer bastante. A diferença de performance entre Francisco e Rúben Ribeiro, enquanto coabitaram juntos serviu para perceber a longa distância que vai do rendimento ao potencial.
28 Março, 2018 at 17:12
Já tem uns belos dias este texto no site Lateral Esquerdo.
Volto a dar a minha opinião sobre o tema.
O Geraldes devia ter começado a ser preparado para ser um 8 e/ou um 9,5 – na realidade aquilo que o Bruno Fernandes hoje na equipa, nestas 2 posições – desde a chegada do JJ ao clube.
Eu via o Geraldes, preparado para isso, como um substituto do Adrien em 2 ou 3 anos – isso teria feito dele uma opção clara no plantel este ano, o que teria dado outras soluções ao plantel e à equipa, nomeadamente substituir o Bruno Fernandes permitindo que descansasse de vez em quando e jogar com trio de meio campo com William, Geraldes e Bruno Fernandes – por exemplo em vez de andar a tentar fazer do William um 8 que NUNCA será…
Geraldes foi absolutamente desaproveitado nestes 3 anos quando é um jogador de talento e bastante inteligente!
28 Março, 2018 at 17:16
Opiniões são como tremoços.
Nem no RA consegue ter a intensidade para se assumir como titular, e tu defendes que seria opção para o Sporting?
No mínimo, dá um espaço para a dúvida metódica….
28 Março, 2018 at 17:26
Qual foi a parte de “ser preparado para” e “em 2 ou 3 anos” que não percebeste, andorinha?
Diz lá que eu explico-te que hoje estou cheio de paciência para andorinhas…
28 Março, 2018 at 17:59
É giro, não é “nos últimos 4 anos”, nem “nos últimos 2”.
Quem não te conhecer que te compre… 🙂
29 Março, 2018 at 15:45
Caro amigo, não estou à venda. Nem todos são como tu, felizmente! 😉
Se isso foi uma tentativa de piada, foi muito fraca… Queres tentar outra vez? Ou não será melhor perguntar o que não percebeste?
28 Março, 2018 at 22:49
Mas sabe em qts jogos ele não foi titular? É dos que mais minutos tem nas pernas na equipa do RA
28 Março, 2018 at 17:13
Ora bem, que corrija o que há a corrigir.
E que se perceba de uma vez por todas que o Sporting, sendo um Clube Formador, não é um Clube “da Formação”.
28 Março, 2018 at 17:31
“Ora bem, que corrija o que há a corrigir.”
Isso serve para toda a gente e, no fundo, para ninguém…
Não passa duma frase feita, primavera! Nisso, és top! 😉
28 Março, 2018 at 18:00
Devias ter lido o post…
28 Março, 2018 at 22:00
Devias ter lido o meu comentário…
28 Março, 2018 at 18:05
O Miguel é tipo Pedro Barbosa… quando parece que vai saltar um coelho da cartola… salta um ovo de chocolate! 🙂 é da época deixó lá.
É um falso inteligente! 🙂
28 Março, 2018 at 22:00
Já tu és um verdadeiro acéfalo… 😉
29 Março, 2018 at 15:56
:))
28 Março, 2018 at 17:15
Não tenho muito mais a acrescentar. Está tudo nesta brilhante análise…
É por isso que eu acho que ele, no Sporting só poderia jogar a 2 avançado. Perto da área, em zonas onde pode correr o risco. Sempre que o vejo jogar mais atrás varia muito entre inconsequência, brilhantismo e perdas de bola. Quando me dizem que ele seria o suplente do Adrien ou do BF para o meio-campo só penso que ou o vêem pouco a jogar ou então querem meter o Geraldes a jogar à força…
Mas a minha única diferença para este texto é a conclusão. Eu não acho que fosse assim tão difícil meter o Geraldes a jogar e a crescer no Sporting hoje. Principalmente a 2º avançado como disse. Percebo que a determinada altura os donos do lugar eram Bruno Fernandes e Podence mas com o recuo definitivo do BF para médio centro (onde por exemplo eu mais o gosto de ver), haveria espaço. Não quer dizer que fosse titular logo de inicio ou que fosse um jogador logo muito importante mas com os jogos e com o crescimento poderia ser. Entre os indignados que acham que ele é um craque mundial e a resolução de todos os problemas (não compreendendo a opção do JJ de não o ter) e os críticos que acham que não tem lugar à um meio termo…onde acho que ele se situa.
O próprio treinador do Rio Ave tem lutado um bocado com ele a ver se ele dá o salto que precisa necessariamente de dar…
28 Março, 2018 at 17:23
Excelente análise, aliás, gosto muito do que estes gajos escrevem.
Já não vou ao passado e quero que a pré época lhe corra bem. Há ali tanto potencial…
O que me interessa é o Sporting, não o jogador A ou B. Mas se um jovem com tanto futebol puder ser aproveitado e sirva o clube enquanto cresce como jogador… porque não?
Não duvido que ele queira agarrar a oportunidade, é preciso ver se JJ conta com ele.
28 Março, 2018 at 17:32
Apostaria o dto do Sá em que daqui a 5 anos andaremos por aqui a chorar xico, iuri e Tobias.
28 Março, 2018 at 18:47
Qq dia o Sá já só aposta mamas.
28 Março, 2018 at 17:25
Quando JJ disse que o Chico era 2ºAV (???) ou ala (???) percebi logo que o mestre da táctica nunca iria jogar com ele. Na minha opinião, BF e FG são 8 num esquema de 2AV e 8/10 num esquema de 3 médios. Ponto.
28 Março, 2018 at 17:26
Totalmente de acordo.
28 Março, 2018 at 17:27
Exactamente o que eu penso…
28 Março, 2018 at 18:02
Não pensavas que dava um 9,5?
Mudas de ideias à velocidade do tio Alemão…
28 Março, 2018 at 22:03
Exacto, 9,5, 10,5, 8,5… Faz o mesmo lugar que o Bruno Fernandes faz… Ou no apoio ao ponta de lança (que é um desses números), ou de 8…
28 Março, 2018 at 22:29
8, 8,5, 9,5, 10,5?
Isso é muita casa decimal!
Acho que nem fazem camisolas assim, não admira que o JJ não saiba onde encaixar o rapaz….
28 Março, 2018 at 18:06
“Exactamente o que eu penso…”
hahahhahaha
28 Março, 2018 at 17:43
Eu concordo com o JJ…FG num meio campo a 2 acho que nunca resultaria. Especialmente se o outro médio for o William que é um construtor de jogo e não um tanque defensivo. E acho que este post mostra porquê…
28 Março, 2018 at 17:59
Podia ser como o joao Mario?
28 Março, 2018 at 18:08
Acho que são jogadores completamente diferentes.
O JM sim dava para médio-centro ou interior…2º avançado não gosto tanto.
O FG para mim podia ser interior ou 2º avançado…médio centro não.
O JM é ao contrário. Procura menos o desequilibro, raramente perde uma bola e tem muito mais capacidade de meter o corpo e de recuperar a bola. Por isso jogou tanto na formação como médio mais defensivo.
Mesmo como interiores seriam diferentes…o FG procuraria sempre mais o desequilíbrio, o JM procurava mais o equilíbrio…
28 Março, 2018 at 18:36
Este ano o Chico até tinha hipóteses a jogar a 2Av, pelo menos até o Montero chegar pq na minha opinião jogámos muitas vezes com 3 médios sobretudo qdo o AR ou o BF eram o “2Av” (se bem que o AR era um corpo estranho, era irrelevante a posição). Mas nem vou pelos sistemas, vou pela lógica: Se BF é o nosso 8 (excepto em jogos mais complicados onde passa a 10), o seu suplente tinha de ser alguém com o maior nr características semelhantes possível. Esse jogador é o Chico. Isto devia dar-lhe não só o lugar no plantel como bastantes minutos. E se calhar no próximo ano tinhamos o puto melhor preparado no caso de BF sair.
28 Março, 2018 at 22:31
Acabaste de escrever 2AV(???)!
Confuso….
29 Março, 2018 at 7:55
Vai ler o comentário outra vez e desconfundes-te logo. No papel é segundo avançado mas na prática é terceiro médio porque nng abandona as suas características inatas para fazer algo para o qual nunca foi talhado. É o que acontece quando Bruno Fernandes joga ali. E nesse sentido, tb o Chico poderia fazer essa posição.
Não vejo onde está a confusão mas verdade se diga tb não percebo William box-to-box. Se calhar confuso é o teu estado normal.
29 Março, 2018 at 15:46
O Placebo nunca se desconfunde… Não esperes o impossível! 😉
28 Março, 2018 at 23:21
Eu acho que o Geraldes não tem assim tanto a ver com o BF. BF tem muito mais amplitude, perde muito mrnos bolas, é muito mais cerebral na criação de jogo a partir de trás, tem um jogo posicional e uma capacidade defensiva muito maior que o Geraldes. A criação do Geraldes é muito mais de risco. O BF é o mais ofensivo possível (para mim) para jogar a médio centro. Podiam jogar os 2, com o Geraldes mais à frente que o BF. Mas um duo de meio campo Geraldes e William por exemplo para mim nunca funcionaria. Por isso não acho o Geraldes substituto do BF, acho completar porque jogaria sempre mais à frente…
29 Março, 2018 at 8:09
BF tem mais jogos (sobretudo tácticos e competitivos) nas pernas, logo, mais experiência. É isso que lhe aumenta a amplitude, o perder menos bolas, etc. Não creio que seja uma diferença de características assim tão evidente mas sim uma diferença de andamento. Não tenho qualquer dúvida que o Chico chegará a esse patamar se apostarem nele. É que tirando o remate (e mesmo aqui há espaço para melhorar já que creio que leva 2 golos de livre) vejo ali tudo: visão de jogo, passe a qq distância, transporte em drible…
O BF tb n teve sempre esta intensidade/andamento que lhe permite hoje jogar a 8. Adquiriu-a em Itália. Aliás, até acho que em Itália nunca jogou a 8 mas sim a extremo e 2Av. Mas em características, acho estranho não veres semelhanças. Mas é a tua opinião e respeito-a.
29 Março, 2018 at 16:18
Eu comecei a ver o BF quando subiu aos sub21 e o FG nos Juniores. Já na altura tinha essa opinião…
Em Itália jogou muitas vezes como médio mais avançado mas continua a ter muitas obrigações defensivas e por isso sim…é possivel que tenha ganho lá essa intensidade (não o conheço antes de ir).
Eu estou a falar do que eu vejo. Nunca me verás falar da gigantesca subjectividade de se dizer “se for trabalhado para” porque isso é só mesmo um Wishfull thiking…o JJ habituado a trabalhar jogadores para os mudar nunca sabe bem o que vai conseguir tirar disso (e não faltam casos de falhanço rotundo nesse “se for trabalhado para”) quanto mais eu, adepto de sofá que não conheço nada de treino, da atitude no treino ou do jogador em pormenor, conseguir perceber o que um jogador pode ser “se for trabalhado para”…
O que não me falta são exemplos de jogadores do Sporting antes do JJ vir que se dizia “Nas mãos do JJ este gajo era de classe mundial”…e depois nada disso…
29 Março, 2018 at 18:21
Daí ter falado sempre em características e potencial. E como não acredito que vá jogar com JJ dificilmente poderia dizer que com JJ se tornaria melhor ou pior jogador. Agora, não tenho dúvidas que se este ano o Chico fosse substituto do BF em vez do Bryan ou BC, o nosso futebol teria mais qualidade. E como ainda acredito que jogar com mais qualidade aproxima-nos de ganhar…
Dito isto acabei de ler que o Bryan é capaz de renovar. Vou respirar fundo…
28 Março, 2018 at 18:59
exacto essa sera proventura a posição em que o geraldes podera render.
e sendo um jogador inteligente podia e devia ser preparado para tal.
28 Março, 2018 at 21:23
Certo. Seria óptimo ter dois motores criativos na mesma equipa, como Bruno Fernandes e Geraldes. Não percebo a dúvida.
29 Março, 2018 at 14:04
E defendes só com um jogador no meio campo? Há que saber jogar com e sem bola e aqui aparentemente esquecem-se disso.Jogadores bons no ultimo terço do campo têm de ter pernas e frescura para poderem fazer bem o que fazem de melhor: decidir, desequilibrar, ultimo passe, remate..sao ambos péssimos na ocupaçao de espaços, pressionar, meter o pé, agressividade, pressionar alto, à zona etc…tudo isto sem bola.BF é um jogador com enorme potencial mas a dado momento começa a decidir mal..pudera,corre à toa, sem critério, qq bola dividida ou fisicamente pressionado perde-a.. a partir dos 60′ deu o berro. Bf é uma adaptação pálida à venda de Adrien. São ambos 9,5 ou 10.BF a 8 é uma adaptacao por necessidade, percebo-a mas nao concordo.O único verdadeiro ‘pecado’ de JJ para mim.Atrás do ponta,com liberdade, a ’10’ é onde é forte.
28 Março, 2018 at 17:30
Bom texto. Concordo com a analise do Miguel. Geraldes ja devia andar a ser preparado ha mais tempo para assumir um lugar no plantel. A epoca passada, quando regressa em Dezembro, deveria ter servido para isso. Em vez disso foi para a equipa B marcar passo.
O Sporting forma muito talento, mas para o poder aproveitar melhor tem que começar a prestar mais atenção às necessidades de cada jogador.
No fim o Sporting será sempre mais importante que um jogador, mas estará sempre mais perto do sucesso se em vez de comprar jogadores de qualidade identica aos da formação, apostar nestes que sentem a camisola de uma maneira totalmente diferente. E às vezes é isso que faz falta.
28 Março, 2018 at 17:32
Eu também concordo com a analise do Miguel…
Só para que fique registado!
28 Março, 2018 at 18:07
Exactamente o que eu penso…
hahahahahahah
28 Março, 2018 at 22:05
Ainda bem que pensas… Não parece mas se tu dizes, nós acreditamos! 😉
28 Março, 2018 at 17:31
Battaglia (tractor) atrás, Bruno F e Geraldes a tratar a redonda, com Acuna e Gelson nas alas a servir Dost.
Dava para ganhar uns joguitos…
28 Março, 2018 at 17:33
E se em vez de um Tractor Battaglia jogasse um Sir William Carvalho se calhar dava para se ganhar ainda mais uns joguitos….
Mas isso…digo eu que não sou treinador….
28 Março, 2018 at 17:34
O William não vai cá estar para o ano!
28 Março, 2018 at 17:36
É apenas um exercicio 🙂
Achas que com JJ…. vais ter F.Geraldes no plantel?
E mesmo Bruno Fernandes e/ou Gelson se fizerem um mundial brilhante….. ficará impossível segurá-los.
28 Março, 2018 at 18:11
és doente MAN! :))
“Achas que com JJ…. vais ter F.Geraldes no plantel?
E mesmo Bruno Fernandes e/ou Gelson se fizerem um mundial brilhante….. ficará impossível segurá-los.”
Um gajo que me elucide sobre esta merda ( até pode ter só um Cooohão)…. o que é que uma coisa tem a ver com a outra.(???)
28 Março, 2018 at 22:06
A prova que não pensas…
Bem podes dizer que sim, yes boy, que as evidências desmentem-te!
28 Março, 2018 at 18:51
JJ vai ao mercado para a posição 6.
Ele disse-me.
28 Março, 2018 at 20:39
Posição 6 do kama sutra?
29 Março, 2018 at 8:43
Diz que liga bem com a 9.
29 Março, 2018 at 8:44
9s fora, nada.
29 Março, 2018 at 15:47
O tadeu bem tenta lá chegar…
28 Março, 2018 at 18:08
mas gostavas… ainda por cima a ganhar bom guito…ui ui :))
28 Março, 2018 at 17:33
Uma solução, sem duvida!
28 Março, 2018 at 17:35
Adoro ver as pinceladas de génio de Francisco Geraldes.
Desejo muito vê-lo de Leão ao peito. Tem lugar no plantel do Sporting.
Se o treinador não pensa o mesmo, nada a fazer. Mas que não pense assim por muito mais tempo…
Acho esta compilação de lances (geniais (lembra-me nalguns o António Oliveira) e “suicidas”) de uma honestidade fantástica!
28 Março, 2018 at 21:31
Sim, é genial.
Bela colectânea de toques de calcanhar.
Para mim é um projecto de jogador espectacular. Não creio que precisasse mais do que 6 ou 7 jogos seguidos a titular para calar muitos.
Faltam-lhe coisas? Claro.
Só as vai ganhar jogando ao nível que se pretende. Na equipa principal do Sporting.
Não me lembro de nenhum dos nossos sucessos da formação que fosse unânime antes de entrarem na equipa. Surpreendentemente, dos que mais se aproximou desse estatuto foi o João Merdinha, apesar de ser baixote. São sempre olhados de lado por muitos. Não entendo.
28 Março, 2018 at 17:50
Faz-me lembrar um jogador do Barcelona de há uns bons anos atrás: Ivan de la Peña. Com os mesmos defeitos e tudo.
28 Março, 2018 at 18:07
Não sou um “expert” na apreciação das qualidades “escondidas” tantas vezes do Geraldes…mas parece-me que não tem a intensidade necessária para jogar co regularidade no Sporting…
Tem às vezes “apontamentos” fantásticos…mas dele espera-se sempre, não uns apontamentos, mas “um contínuo” …
Mas gosto dele…!
SL
28 Março, 2018 at 18:11
Cherba vim animar a Tasca,,,, isto anda pó monótono 🙂
28 Março, 2018 at 18:15
O Chico é Grande jogador… pensa muito bem o jogo e tem bons pés.
Num Sporting com outro estatuto no futebol indígena…. onde”Bastava-se” haver respeito pelos nossos jogadores.
O Geraldes no Sporting era menino para estar sempre no estaleiro, por porradas ou com vermelhos por perder a cabeça.
No Barcelona tinha muito mais futuro.. e não estou a ironizar.
28 Março, 2018 at 21:33
Consigo perceber a última frase. Futebol tuga, jogando no Sporting, não é para meninos. Mas acho que temos homem.
28 Março, 2018 at 22:29
Nem estou a duvidar da masculinidade do rapaz 🙂
… apenas não é protegido pelos Bois e de nada lhe vale a sua masculinidade.
O Podence … pode ter uma carreira de merda se não se poser a pau.
Há certo tipo de jogadores que tem de ser protegidos … caso contrário… estão fodidos!
28 Março, 2018 at 18:28
Naquela posição, o Bruno Fernandes não dá hipóteses a ninguém.
Talvez o Messi…
28 Março, 2018 at 18:50
Boas Tardes, Caros Tasqueiros.
A única posição que vejo Geraldes a fazer no SCP é num “meio campo a três”, como médio ofensivo/criativo.
Não tem a velocidade nem a força de remate para jogar a SA, nem a capacidade de choque e fulgor físico para jogar “a Adrien”.
SL
28 Março, 2018 at 22:09
Podia ter se tivessem trabalhado para isso…
28 Março, 2018 at 18:53
Diz que se passar o exame do JJ na pré, o BC abre a biblioteca Geraldes.
Pelo menos qd não jogar faz lá umas horas.
28 Março, 2018 at 19:00
um off, alguem sabe o dia e hora do jogo com o porto para a taça?
é que para o campeonato nas proximas 3 jornadas ( apos braga) jogamos sempre ao mesmo dia da semana e a mesma hora
28 Março, 2018 at 19:31
18 Abril as 20h30
28 Março, 2018 at 20:52
tks
horario meio manhoso, mas dá para ir. se aquilo for para prolongamento é que me lixa
28 Março, 2018 at 21:35
A mim só me lixa, se formos eliminados. Tenho sempre uma meia hora extra pelo Sporting.
28 Março, 2018 at 22:22
pois so que quem tem de apanhar transportes e no dia a seguir levantar as 6 e meia da manha para ir trabalhar, dá jeito que apanhe o ultimo transporte que permite chegar a horas ainda meio decentes a casa.
se nao fosse o factor ter de levantar cedo no dia a seguir, nem me importava a hora.
alias este ano apenas falhei 4 jogos em casa( 2 campeonato que foram as 21h, o da taça da liga que foi as 21.15 e um do campeonato a uma hora boa, mas que tive compromissos familiares que nao me permitiram ir)
28 Março, 2018 at 21:30
Uma bonita escrita. Gostava é que mostrassem essas perdas de bola. Então se comparassem com os outros jogadores… mas mandar para o ar é fácil.
Quanto a não se ter afirmado no RA, ser menos utilizado… Dava jeito ver primeiro a utilização dos jogadores no RA. Há dois, mais usados, com 32 jogos cada. E um deles até ficou 2 jogos de fora por estar emprestado…
28 Março, 2018 at 23:05
Este texto do LE cheira mesmo a encomenda ahah.
Publiquem lá as estatísticas e as fontes para ver se no final não vão ter a surpresa ao compararem as ditas com as dos seus colegas de posição, por ex no SCP.
Dêm ao Geraldes as mesmas oportunidades que deram a outros e depois sim faremos o balanço.
28 Março, 2018 at 23:12
E mostram no segundo vídeo.
29 Março, 2018 at 0:41
A questão é exactamente essa. Mostram umas perdas de bola, mas o que é isso no contexto da equipa? Isso é que é desonesto. Ou acham que, a menos do Chico, o RA tinha 100% de posse de bola sempre? Porque não umas comparações, com números?
Para além disso, quem perde a bola é quem arrisca construir jogo. Passes para trás a 10 metros falhados, só o andré gomes e o renatinho.
Isto parece quando se critica o William por falhar passes, quando ele faz desmarcações a 40 metros.
29 Março, 2018 at 8:35
Contexto claro. Vê o que tinha dito baixo. Mas parte do crescimento que ainda está a fazer é esse entender o contexto. No contexto do Rio Ave toma muitas vezes decisões erradas na construção. Noutra equipa seriam correctas. O Francisco é para além de um virtuoso um estudioso do futebol e com a prática acumulada será capaz de decidir cada vez melhor.
28 Março, 2018 at 23:20
Claro que é dos mais utilizados. O que traz ao Rio Ave compensa o risco tal é a diferença de qualidade para os outros. Só. Ruben Ribeiro e João Novais tem qualidade semelhante. Mas a análise não deixa de ser honesta e fundamentada. Eu tenho tentado seguir ao máximo a carreira dele porque é daqueles jogadores que justifica ver um jogo só para o ver. E reparo também nas muitas perdas de bola. Agora o que também acho é que há muito treinador que o quereria também por não ter medo de arriscar como arrisca mais atrás. Desde logo Pochettino, Guardiola, Sarri, Paulo Fonseca. Depois há o contexto no city por exemplo as perdas iam diminuir exponencialmente pela capacidade dos colegas em se associar com ele.
28 Março, 2018 at 23:30
Vê o 2 video…
29 Março, 2018 at 8:12
Até o BF perde bolas. E algumas bem estúpidas.
29 Março, 2018 at 8:40
Todos os que criam as perdem. Acima memcionei alguns grandes treinadores que preferem os chicos. Mas há ali algumas decisões a limar. Às vezes dá para criar com passes mais simples. Agora quando as soluções mais simples não surgem que jeito dá ter os que imaginam as difíceis e as assumem!
28 Março, 2018 at 23:37
Isto com números era um texto mais sustentado. Assim parece-me opinativo e os vídeos são maus exemplos. As perdas de bola que mostram são pelo menos metade no último terço e várias contra equipas grandes onde não tinha ninguém no apoio.
O busílis é que as soluções que muitas vezes o Chico dá, são uma raridade. No Sporting então seriam únicas.
Já agora, a comparação com o RR7 no último parágrafo roça o ridículo.
28 Março, 2018 at 23:49
O último parágrafo assentava ao Quaresma.
29 Março, 2018 at 1:10
Não vou arriscar qual o lugar de para Garaldes, mas sempre digo que um jogador com a sua qualidade técnica e visão de jogo tem lugar em qualquer grande equipa, reforço grande equipa. Deu para entender? Só mais uma questão, quem é que actualmente, pelo que não joga, demonstra ser orfão, o Geraldes do RR ou o contrário….
29 Março, 2018 at 7:39
Completamente de acordo com o Leão Atento. Um jogador com a qualidade do Francisco Geraldes tem lugar em qualquer grande equipa. A sua visão de jogo é extraordinária e no SCP, com o aumento da qualidade dos companheiros, seria ainda mais visível o impacto que as suas acções trazem ao jogo.
Também de acordo com o Hadji em relação às perdas de bola. Logo no início do segundo vídeo, mostram lances com slb e fcp onde, obviamente, seria mais provável que isso acontecesse. Não só pela qualidade dos jogadores adversários como pelo facto do próprio RA estar mais recuado no terreno.
E quem arrisca, quem tende a construir jogo, está muito mais exposto a perder a bola do que quem não o faz.
29 Março, 2018 at 10:09
Geraldes é coisa única em Portugal. Falta-lhe muita coisa, mas então formar é o quê?
29 Março, 2018 at 16:17
Este Post é bom para fazer A Equipa que nos iria levar ao título, mas por casmurrice, nunca a chegaremos a ver, equipa e título.
Aqui parece que é pacífico, Rui
Defesa direito … Mauro Riquicho ( não fora a lesão e já não calçava o Puccini)
Centraloes – Tobias podia ser mas melhor só o que foi para Sevilha, sim o Daniel … esse é que era … grande capitão!
À esquerda … o Coentrão fumador ou o Rui jorge ( bons tempos )…
Médio defensivo … tal como na baliza … mas já com algumas reservas… Sir Williams.
À sua frente … na direita o Iuri claro e na esquerda o Matheus óbvio!
Médio atacante ou segundo avançado ou como vosses quiserem o Geraldes ou então não … talvez o Bruno Fernandes!
Lá à frente o Niculae … Fodasse que saudades!
Bom se calhar não podem jogar todos… e os que temos hoje em dia … por serem melhores (vão às seleções dos seu países) talvez nos levem ao Olimpo?! Never know??
29 Março, 2018 at 17:14
Li o texto aos “repelões. Li alguns comentários e foi onde fiquei a saber que até se chega a comparar o Chico com o Ruben Ribeiro.
Portanto, sem sequer perder o meu rico tempo a ler o texto com atenção, deu para perceber que está verde, não presta.
Enfim…..dá Deus nozes a quem não tem dentes.