Entrevista muito interessante de Francisco Salgado Zenha, novo vice-presidente da área financeira, ao Observador e que nos permite ter uma ideia mais concreta de como a nova direcção pretende enfrentar as exigências monetárias, adoptando um plano assente nas receitas e na formação. E no meio de várias frases importantes, permitam-me sublinhar uma em que estou totalmente de acordo: «No século XXI, é o mínimo que se tem de fazer, conhecer o consumidor. O Sporting é uma máquina comercial amadora, nesta altura».
Como é que entra no projeto de Frederico Varandas e como nasce este projeto quando estava no estrangeiro?
Sou amigo do Frederico há muitos anos, com uma ligação mais próxima nos últimos dez ou 15 anos quando fomos aprofundando o nosso interesse pelo Sporting e pelo futebol e quando fomos trocando mais ideias. Mesmo estando longe, íamos comunicando por telefone, por redes sociais, por Whatsapp e fomos partilhando essas ideias. Gostou das minhas ideias da parte financeira e de outras vertentes, como o futebol, e quando tomou esta decisão disse-me: ‘Vou mas vens comigo’. Para mim foi um choque porque estou há 13 anos fora. Comecei a minha carreira em Londres, depois mudei-me para Madrid e, como estou lá há oito anos, voltei a ganhar mais proximidade em termos de conversas. A surpresa veio quando me faz o convite mas pensei: ‘Porque não voltar para Lisboa? É um clube que adoro, um trabalho que me vai dar gozo e volto para a minha terra’.
E ficará sempre cá, qualquer que seja o resultado?
Ficarei sempre, ganhando ou não. Se ganharmos as eleições é em definitivo, se não ganharmos fico em Madrid.
Para quem está no meio financeiro e gosta de futebol, é normal falar-se tanto destas coisas de contas? Os adeptos do Real Madrid ou do Barcelona também têm isso ou é uma coisa portuguesa, neste caso de Sporting?
Muito pouco. Trabalho no meio financeiro e os meus colegas, da parte financeira de um clube de futebol, falam muito pouco. Não é uma coisa que os preocupe muito. Também é verdade que não passam pelos problemas que o Sporting passa, por isso há menos tendência. A maioria dos meus colaboradores e dos meus colegas são do Real Madrid e é certo que há muito tempo que não tem umas eleições mais incertas, acaba sempre por ganhar o Florentino Pérez e isso não se coloca.
Estava à espera que, depois de uma certa viragem do discurso onde a parte mais económica e financeira passou para segundo plano perante a vertente desportiva, se voltasse a este patamar?
A parte financeira nunca desapareceu totalmente, até porque mesmo com estas vendas mais significativas falou-se sempre da cativação de parte dessa receita. Houve sempre uma grande dependência dos dois bancos, neste caso o Novo Banco e o Millennium BCP, por parte do Sporting. Isso nunca desapareceu mas é óbvio que quando o clube cresce em termos de competitividade e também de receitas, embora de forma marginal, há sempre uma passagem para segundo plano dessa parte financeira. A componente financeira não tem nada a ver com o que se passou no início do primeiro mandato de Bruno de Carvalho mas nunca chegou a desaparecer totalmente.
Em traços gerais, como definia nesta altura a situação financeira do Sporting? As coisas estão mesmo assim tão complicadas a nível de tesouraria ou também existe um adensar desse cenário mais negro?
Para já, tem havido uma campanha pelo medo que não concordo. No entanto, isso sim, essas necessidades de tesouraria são mais importantes este exercício mas já era uma enorme exigência nos últimos dois anos. Incluindo pagamentos de transferências e sem a receita das vendas, estamos a falar de 80 milhões em 2015/16 e cerca de 100 milhões em 2016/17. Isso já existia, mas era resolvido por norma ou pela venda de jogadores, que era o grosso para resolver, e outro financeiro, isto assumindo que os nossos resultados operacionais têm sido negativos entre cinco a 15 milhões de euros. É uma preocupação para quem entra? Claro que é, necessitamos de resolver com celeridade. Aliás, todos sabemos que existe o empréstimo obrigacionista já a vencer em novembro e teremos como prioridade refinanciar esse empréstimo obrigacionista. Agora, o problema principal do Sporting, ou da Sporting SAD, não é esse mas sim a sustentabilidade da situação financeira e desportiva a médio e longo prazo e que passa muito por receitas. Esse é que tem de ser o foco de quem entra a partir de 9 de setembro.
Portanto, não há essa questão do ou tem dinheiro com ele ou nem vale a pena entrar?
Nem pensar. Já apresentámos quatro medidas para resolver essas necessidades de tesouraria como a reestruturação do passivo bancário, que está inclusivamente negociada pela anterior Direção e que permite para já melhorar de forma significativa a nossa situação de balanço, recuperar oxigénio para deixarmos de estar dependentes desses dois bancos que nesta altura têm empenhados as nossas receitas e ativos principais, mesmo não tendo todos os detalhes vai permitir trazer novos investidores e criar novas linhas de crédito…
Investidores para o capital social da SAD?
Não, sempre na ótica de financiamento. Aqui podemos criar novas linhas de crédito. Mas temos mais o empréstimo obrigacionista, que vence em novembro e que temos de refinanciar.
Com mais do que os 30 milhões que serão necessários para pagar o atual?
Antes, deixe-me dizer uma coisa: tenho visto alguns candidatos a dizer que como os outros rivais têm empréstimos obrigacionistas de maior valor, nós também podemos ter e isso é algo quase negligente. É preciso ter cuidado porque não se compara assim, Benfica e FC Porto têm um track record muito melhor do que o nosso, por isso é que pagamos 6,25% e eles entre 4% e 5%. Temos de ter consciência disso e muito cuidado. Mais ou não, temos é de fazer o equilíbrio entre estas ferramentas. Com novas linhas de crédito, em função das nossas necessidades, podemos gerir a tesouraria. Não posso andar aqui a estender financiamentos por causa de tesouraria e de repente dou por mim e tenho uma gestão pouco eficiente nesse aspeto. Isso passa pelo equilíbrio, pela extensão de financiamento que pode ser necessário sobretudo numa situação destas com algum aperto e também pela gestão corrente de tesouraria, com a utilização de linhas de crédito, otimização dos pagamentos a fornecedores e recebimentos de clientes, toda esta componente. O que é importante é existirem ferramentas e ainda temos mais as transferências de jogadores, sendo que não estão ainda incluídas as vendas do William Carvalho e do Piccini que foram feitas, como outras coisas como a saída do Doumbia que reduz o custo corrente em menos quatro milhões de euros…
Mas também há todos os novos jogadores que estão a entrar e as renovações.
Sim mas também já estou a ter em conta que saíram Rui Patrício, William Carvalho e Gelson Martins, sendo que já nem estou a colocar aqui o Podence, o Rafael Leão e o Rúben Ribeiro com salários mais baixos. Com isso há mais equilíbrio, sendo que saiu também a equipa técnica de Jorge Jesus que ganhava cerca de dez milhões de euros por ano. É uma diferença grande. E ainda há a securitização do contrato da NOS, que não é mais do que uma antecipação. Isto não é uma prioridade, é uma ferramenta de último recurso porque não gostamos de antecipar receitas mas faz-se e é comum nos clubes de futebol, nas transferências dos jogadores é normal haver isso e também não se deve fazer disto um bicho papão.
Alegadamente essa antecipação do contrato da NOS já terá existido…
Já houve, em cerca de 60 milhões de euros. Este ano e grande parte do ano seguinte. E o que ainda existe no contrato da NOS são 425 milhões de euros e já estou a excluir o que recebemos e a antecipação. Isto é muito interessante para os investidores e tive muitos contactos no último mês que têm interesse em comprar risco. Dizer que há o risco de falência tendo este contrato…
Neste caso em específico ainda há o risco da ERC também.
Há, também há e há outra coisa que é a antecipação dos dois primeiros anos, quando o investidor por norma quer o primeiro ano mais próximo, prefere sempre ter o imediato. Não digo sequer que seja ótimo fazer isso mas há um preço para isto e se nós precisássemos haveria um preço para isto. Por exemplo, quando houve a negociação da NOS e da Altice houve uma grande preocupação sobre quem pagava mais mas as pessoas esquecem-se que o risco de crédito. A NOS fez um empréstimo obrigacionista este ano em que pagou 1%, é muito mais interessante ter um contrato com eles do que com a Altice. Não sei se na altura foi propositado, pareceu-me que não, mas eu teria isso em conta na negociação.
Dentro deste cenário que me traça, há algo que me parece comum a quase toda a gente que é considerar a reestruturação feita no início do mandato de Bruno de Carvalho bem feita, inclusivamente com Benfica e FC Porto a “reclamarem” da mesma e a falarem de concorrência desleal. Como é que se volta então a este ponto? Foi a falta de receitas que não potenciou ou o excesso de custos que não controlou?
É uma pergunta muito fácil de responder: receitas. Mas ainda bem que toca nessa questão. Tenho visto muitas pessoas falarem dos custos, da preocupação de otimizar os custos, a necessidade de controlar essa estrutura de custos. Vamos ver: 70% dos custos operacionais da SAD são salários, massa salarial dos jogadores de futebol. Ou seja, tudo o que não é isso podemos otimizar mas qualquer presidente ou Direção que entre vai ver onde se pode cortar gordura. Mas essa não é a estratégia que vai dar a tal sustentabilidade financeira, é uma medida imediata importante mas não dá o resto até porque essas gorduras podemos ir buscar dois ou três milhões, não mais do que isso. Nos salários pode fazer-se alguma coisa, é uma estratégia desportiva e estrutural inteligente. O Sporting tem investido na parte profissional sénior mas tem desinvestido na formação e não tem um departamento de scouting como devia ter. É esse departamento e a formação que permitem otimizar os custos da massa salarial: quando o scouting poderemos comprar jogadores melhores a um preço melhor, porque fazemos uma prospeção mais inteligente…
Também vê a formação depois como a chave de tudo?
É a chave de tudo. Nós ainda não estamos a ver bem os resultados da formação. Estes jogadores agora da Seleção A ainda são do período em que não se tinha desinvestido e quando os nossos rivais ainda não eram tão competitivos como nós, só agora é que entramos nessas gerações do desinvestimento e vê-se os resultados agora dos Sub-21 e dos Sub-19. Não conseguimos controlar a conjuntura do futebol mundial, não controlamos a aquisição de jogadores nem os salários e o que sabemos é que não existe nenhum jogador de reforços que ganhe menos de dois milhões brutos ano. Podemos controlar através de melhor scouting, da nossa capacidade de controlar melhor mas não controlamos o resto. O que não subiu? O custo da formação: olheiros, redes de transportes, o polo do Estádio Universitário que perdeu… No ponto de vista financeiro é aqui que está a chave porque nos anos piores podemos ir buscar mais jogadores da formação e temos condições para fazer isso. Mas tudo isto tem a ver com os custos, o nosso principal enfoque tem a ver com as receitas.
A que nível?
O que nos difere em termos de competitividade e até em termos de exigência financeira é o lado das receitas. Porquê? Porque não conseguimos ser competitivos nem a nível desportivo, nem do ponto de vista comercial. Os custos são muito importantes…
E pelo que percebo, é um Doumbia pagar por exemplo ao formação.
Ou outro exemplo, o Douglas, que recebia dois milhões de euros brutos por ano e que podia pagar a formação alguns anos. Só o investimento inteligente e eficiente na formação em detrimento do plantel profissional permite sermos mais competitivos. Mas atenção: não podemos desinvestir no plantel profissional porque estes miúdos para se desenvolverem também têm de jogar com os melhores e com elementos experientes. A formação tem de ser muito boa para gerirmos da parte financeira e desportiva.
Nas receitas existe uma diferença do dobro para o Benfica por exemplo, considerando o período 2013-2017 em que foi sempre campeão. Onde é que reside o maior gap entre ambos?
A diferença substancial está nas transferências de jogadores de futebol, apesar de termos melhorado nos últimos anos, provas da UEFA e a área comercial. Nos outros dois, ou somos competitivos ou não há nada que se possa fazer porque estão fechados, que são os direitos televisivos e a bilhética. Nos dois casos, estamos bem, o que não quer dizer que não se possa melhorar, não no caso do contrato da TV mas no resto. Um exemplo: o Benfica e o FC Porto fizeram em receitas com as provas da UEFA 125 milhões de euros, o Sporting fez 40. Uma diferença de quase 20 milhões ano, é muito…
Mas isso não é bem uma questão conjuntural, é quase estrutural porque o Sporting só conseguiu uma vez por exemplo passar a fase de grupos da Liga dos Campeões…
Certo, é verdade. Mas o orçamento do Sporting no ano passado foi quase idêntico ao do Benfica, porque é que ficámos em terceiro? Há processos que podem ser melhorados e temos a capacidade, sobretudo pelo conhecimento do Frederico Varandas nessa área, de transformar um terceiro lugar num primeiro e com isso ir buscar essas receitas. Em relação às transferências, que subiu, melhorou mas pode subir. Depois há a formação, que pensamos ser mais difícil nos próximos anos, e a parte do scouting em que o Sporting nunca foi bom, não porque as pessoas não sejam boas mas porque nunca houve desenvolvimento dessa parte. Hoje essa área são duas ou três pessoas a olharem para uma televisão e a fazerem telefonemas para empresários. Isso não é um departamento de scouting e foi isso que permitiu aos nossos rivais aumentarem receitas. Se pensarmos em jogadores que foram mais valias financeiras, temos o Slimani, o Piccini, o Rojo que ficámos com uma percentagem e pouco mais. Há uma outra não ligada ao desporto que queremos também desenvolver e temos falado das 80 experiências…
Já têm um número para esse aumento na outra vertente?
Estimamos já para o orçamento 2019/20 ter crescido em termos de grupo dez milhões de euros e achamos que estamos a ser conservadores. Podemos ir mais longe. Só a otimização dos pagamentos de quotizações conseguimos ir buscar mais dois milhões de euros, estamos a falar de 1,5 milhões a três só com a potenciação do débito direto por exemplo. Uma coisa digital, que seja fácil para os sócios, e que não tem custos nenhuns, faz logo muita diferença.
Entre essas medidas todas há algo que ainda assim não está explicado: como é que se puxam os mais jovens para o Sporting quando nesta altura eles começam a ser mais do Real Madrid, do Barcelona ou da Juventus?
Antes de ir aí, digo outra coisa: olhando para os nosso rivais, fazem muito mais merchandising do que nós. O Benfica gera dez ou 11 milhões de euros, o FC Porto seis e nós quatro. Só aí, podemos ir buscar dois milhões de euros. Depois, tem de ser feito o que nunca foi criado: aplicar medidas através desse ecossistema que puxem de forma natural nas pessoas. Há coisas que não vamos conseguir combater, por exemplo nas antigas colónias hoje são mais desses clubes estrangeiros. Vamos tentar mas não é fácil. Há formas indiretas de conseguir como a otimização desse ecossistema. Em resumo, passa muito por criar um ciclo de consumo de um adepto sportinguista desde que saia de casa até voltar. Quando entra perto do estádio, quando entra no Campo Grande, precisa de ter condições para consumir Sporting. Parece vago mas não é: o Sporting tem o sistema de CRM e nem sequer aplica isso no estádio. Se comprar um cachorro, não fica registado que sou o sócio com o número ‘x’. No século XXI, é o mínimo que se tem de fazer, conhecer o consumidor. O Sporting é uma máquina comercial amadora, nesta altura. Muitas vezes ia comprar uma água ao intervalo e ficava lá o intervalo todo, não há o mínimo incentivo. A Loja Verde está afastada do estádio…
Mas isso não é fácil combater agora…
Pois, teremos de resolver. Outra medida: fazer mais jogos das modalidades em dia de futebol. Nada disto foi alguma vez muito pensado. Mas não temos apenas ideias, temos também de monitorizar as coisas. Este ecossistema pode trazer um pouco mais de custos mas tem de trazer também muito mais receitas.
Outra das medidas passa também por aumentar a oferta à volta do estádio, que é onde está também um enorme terreno sem nada e que não pertence ao Sporting. O que é que se pode fazer de uma zona que entroncava por exemplo nessa ideia de otimização dos espaços em torno do estádio para procurar mais receitas?
O que sei, para já, é que aquele terreno até pertence já a outra marca e penso que irão desenvolver esse terreno. Mas aquele terreno não é do Sporting, agora se tudo aquilo forem prédios pode trazer mais receita. Não podemos fazer muito a não ser que o proprietário tenha vontade de arrendar por exemplo parte e para nós faça sentido em termos de negócio para depois haver uma exploração, mas não é uma prioridade para nós. A recompra de património tem de ser muito bem pensada, primeiro temos de recuperar a sustentabilidade financeira. Se fizer sentido no nosso ecossistema e se houve condições interessantes, nunca poderemos dizer que não, não fechamos as portas a isso. Agora, grande parte das receitas até passa pela otimização.
Olhando agora para o clube, quem ganhar as eleições terá de apresentar um orçamento em Assembleia Geral porque até agora está tudo a ser gerido por duodécimos. Qual é a verdadeira receita que entra para o clube? Existe mesmo essa diferença de cinco milhões entre o que se gasta e o que se ganha?
Nas nossas projeções não há essa diferença, dão qualquer coisa como 21 milhões de euros receitas e de custos também algo por aí. Não estou a dizer que não possa haver uma margem de erro mas parece-me real, entre os 5,5 milhões de exploração do estádio, três milhões líquidos do contrato da Sporting TV, 1,5 milhões das inscrições das modalidades, 1,5 milhões de publicidade e temos o grosso, que são as receitas de quotizações. Há coisas que temos de ver se entrarmos: se conseguirmos ir buscar mais em quotas, se conseguirmos ter lucro no clube, porque não usar esse lucro para recomprar os VMOC? Pode ser uma hipótese. Neste momento o orçamento das modalidades parece-me bastante razoável, até que se tenha de ir aos 22 milhões mas só quando entrarmos poderemos ver se precisamos de cortar gorduras, se existe necessidade de investir mais em alguma modalidades… Neste momento estamos confortáveis com a situação do clube.
Em relação aos VMOC estava a ser negociada uma compra por um valor de 40,5 milhões de euros, o que garantiria um aumento do peso do Sporting no capital social da SAD. É para seguir?
Os VMOC têm de ser uma prioridade para todos, deve ser pelo menos. Todos querem manter a maioria do capital social da SAD porque quem não recomprar pode perder para os bancos a maioria…
Embora possa não ser uma prioridade para o mandato, o limite é 2023…
Sim mas pelo menos uma negociação tem de haver já, temos de fazer disso uma prioridade. Há uma forma já negociada que passará por cativação de receitas, entrando teremos de ver se estamos de acordo. Os bancos, Novo Banco e Millennium BCP, estão numa fase onde claramente têm vontade de deixar de uma vez por todas de colaborar com os clubes de futebol. E sabemos bem porquê, porque estes bancos sistémicos têm de ser regulados pelo Banco Central Europeu, que tem sido mais exigente em relação a provisões com clubes de futebol. Estamos num momento em que é interesse de bancos e Sporting sair desta situação e tem de ser feito agora, VMOC e reestruturação. E vai ser a última reestruturação que vamos ver. Há candidaturas que se vangloriam disso mas vai ser só mais uma vez, esta vai ser a última reestruturação.
Mas havia um fundo estrangeiro interessado em fazer esse negócio com o Sporting.
Não tenho todos os detalhes mas segundo sei entra no pacote total, renegociação do passivo e recompra dos VMOC que entram no Sporting que é o que interessa para ser a maioria. Já está alguma coisa negociada e ou mantemos as condições se forem boas ou vamos negociar para fazer melhor. Temos de perceber que o que se passou pode dar até mais alguma força. O que podemos prometer é que pior não vai ser, ou fica aquele ou fazemos melhor. Mas deixe-me dizer uma coisa: não queremos investidores para o capital da SAD, nem para menores. Não é a altura para vender capital, nunca se vende em baixa. Não vejo muito interesse dos investidores mas também os que tiverem iriam comprar em baixa e isso não queremos.
Como é que fica por exemplo a posição da Holdimo, que com a recompra verá a sua percentagem baixar muito?
Há uma coisa muito importante: devemos ter como acionista maioritário e Comissão Executiva uma relação institucional e de respeito com os outros acionistas, neste caso com a Holdimo. Agora, o Sporting também é acionista, se puder aumentar a participação vai aumentar e qualquer acionista percebe isso. Como acionistas somos diferentes, dentro da SAD estamos do mesmo lado. Tem de ser claro mas sem nunca haver qualquer desrespeito pela Holdimo, é defender os interesses do Sporting. Se pudermos ficar com 90% ficamos, se pudermos ficar com 100% ficamos, se houver interesse dos outros.
12 Setembro, 2018 at 18:08
Peço desculpa pelo OFF…
… mas quem trabalha mais e melhor vai sempre à frente!
https://www.record.pt/internacional/paises/inglaterra/detalhe/jogadores-a-pagar-comissoes-de-agentes-a-medida-que-pode-revolucionar-o-mercado?ref=HP_DestaquesPrincipais
12 Setembro, 2018 at 18:26
Off – respondi-te no post sobre a taça da liga. Como entretanto entraram vários tópicos novos não deves ter visto, mas, se tiveres interesse, gostava de ler a tua opinião
12 Setembro, 2018 at 18:54
Vou ver mais logo que tenho de sair agora… 🙂
SL
12 Setembro, 2018 at 21:16
Já está… 😉
Não vamos concordar! 🙂
12 Setembro, 2018 at 22:32
Não temos que concordar. Basta que aceites uma forma diferente de pensar sem tentares transformar isso num argumento de pretensa superioridade sobre o outro. Não estou a dar lições de moral, apenas a constatar uma tendência que deixas transparecer de forma por vezes pouco aceitável nos teus comentários. Respondi lá, mas deixo aqui a resposta também:
Mas recuaram perante a lei. Há outra instituição a que tenham que obedecer? Não creio. E essa é a questão. Se estiveram sempre dentro da lei, os processos passam a ser de delito de opinião.
Se não arranjaram ninguém isento para a CF, então estavam quietos e deixavam o assunto para a CF eleita pelos sócios. Mas não. A CF comportou-se como uma matilha de cães raivosos.
O meu ponto não tem a ver com o regulamento. Tem a ver com a equidade do julgamento. Acho que tem todo o direito de se queixar, como tu terias se agora um grupo de gajos que te detestam fosse julgar o que quer que fosse sobre ti.
Nada contra a possibilidade de expulsar sócios. Por exemplo, eu manteria a expulsão de PPC e expulsara todos os do ataque a Alcochete. Se o cashball ou algo do género se provar verdade, então sim vejo uma razão de expulsão. Agora estas tangas que estão a argumentar? No fundo tudo gira à volta de eles terem usado os preceitos da lei e as interpretações deles para dificultar o derrube. Isto é puramente persecutorio e espero que o Rogério alves tenha a inteligência e nobreza necessárias à função que ocupa agora.
E Volto a dizer, um pouco de gratidão também ficava bem. Pode haver muitas irritações, mas um clube que se diz diferente e para melhor, não faz o que estão a fazer a quem já fez tanto pelo clube. Pode haver grande discordância de opinião e até muito quem se sinta ofendido por BdC, mas branquear o que nos deu não é de gente honesta.
12 Setembro, 2018 at 22:42
Ora…
13 Setembro, 2018 at 0:23
Vamos lá ver se me consigo explicar… 🙂
Eu sou um comentador aqui, como são todos os que aqui comentam. Não sou mais, nem sou menos. Nunca me armei em superior. Mando bocas, como toda a gente, como mandam a mim.
Eu tenho sido atacado aqui desde Janeiro de 2016, porque sempre defendi que o JJ não era treinador para nós – se te lembras, nessa altura toda a gente acreditava que íamos ser campeões. Sempre defendi as minhas convicções e não tenho problema nenhum em mudar se achar que estou enganado. Assumir o erro é dar um passo em frente, ser melhor! Não é nada de mal…
Seguindo… Do que eu entendo dos Estatutos, e vou dizer sem ir confirmar, só de cabeça, a MAG fica em funções mesmo que se demita mas os outros 2 orgãos, o CFD e o CD, não. Demitindo-se, ou sendo demitidos, a MAG tem de os substituir, tem de arranjar uma CG e tem de arranjar um CF.
Foi o que fez.
Este é o meu entendimento, e o de n pessoas com muito mais responsabilidade do que eu, que não tenho nenhuma!
Já te dei razão quanto às pessoas do CF. Óbvio que eu ia ficar lixado por ser julgado por pessoas que não considerasse isentas. E já me aconteceu. Sei bem o que é.
No resto, recuaram porque foram obrigados. O mal estava feito. Entras num banco para o assaltar, tentas assaltar o banco, mas metem-te fora e és apanhado pela policia. Não te acontece nada? 🙂 O mal foi feito e é isso que conta!
Quanto à gratidão…
Gratidão é das coisas que dou mais valor nas pessoas, tal como ingratidão é das que considero piores. Abomino pessoas ingratas! Que cospem na mão que lhes deu de comer! Gente reles! Entendes?
Agora a ingratidão ao Bruno… Vou pôr de parte o lado errado que o Bruno sempre teve e focar-me no lado bom até à reeleição – no fundo é todo o CD e não só o Bruno. O Bruno chegou numas condições muito más e meteu mãos à obra. Limpou o clube, organizou o clube à sua maneira, e começou a melhorar o clube, tendo inclusive construído o tão desejado pavilhão. Chegou então o fim do mandato e o momento de novas eleições. Apesar de alguns erros, apesar de uma péssima comunicação, apesar de um relacionamento humano deficiente, os sócios votaram massivamente nele, dando-lhe cerca de 90%. Mostraram gratidão, reconhecendo o seu trabalho e o seu esforço, apesar de alguns erros e alguns sinais de personalidade preocupantes.
Este mandato ficou arrumado – quer a parte boa, quer a parte má. Mas isto não significa que as pessoas não tenham memória!
No 2º mandato só fez cerca de 1 ano. Se nos primeiros 9 meses, até Dezembro, a coisa ainda correu de forma razoável – ainda que tenham havido vários problemas, como por exemplo a puta da gala – de Janeiro a Maio foi uma desgraça. E se é verdade que as pessoas tendem a colocar a gratidão em evidência, desculpando cenas desagradáveis em memória de outras cenas boas, quando as cenas más começam a tomar proporções preocupantes e a desfazer o que de bom se tinha feito – e de onde vinha a gratidão – as pessoas colocam a gratidão de lado e defendem o que é seu: o Sporting!
Foi o que aconteceu.
Chega a um ponto em que, se só fores grato, alguém destrói tudo o que te fez estar grato, e acabas grato a algo que já não existe.
Sejamos sérios!
O homem teve tudo para ser presidente anos a fio.
Só tinha de ter bom senso.
Não teve.
Pior! Foi prepotente, arrogante e burro.
Mesmo depois disto, teve a oportunidade que deram ao Godinho. A mesma, sem tirar, nem pôr!
Que fez ele?
Riu-se!
Pois, mas quem ri por ultimo, ri melhor… Fodeu-se!
Vocês podem defender o que quiserem. É com vocês.
Para mim, o homem mostrou que não tem a mínima capacidade para ser presidente do clube. Acho que é uma pessoa que podia ser útil ao clube mas nunca como presidente.
No entanto, o homem já passou aquele ponto do não retorno. Já fez muita porcaria, já teve muitos episódios tristes e vergonhosos… Demasiados!
Não há condições para que uma pessoa que fez o que ele fez, muitas vezes prejudicando gravemente o clube, não seja expulsa!
Sorry!
13 Setembro, 2018 at 7:30
Nessa linha de raciocínio, tínhamos uma montanha de gente para expulsar de sócio nos últimos 30 anos…
12 Setembro, 2018 at 18:28
Interessante
12 Setembro, 2018 at 18:48
Quais comissões, quais quê. Nem prémios de assinatura.
Tudo regulado.
Clube A paga X.
Y= 2% para intermediário
Z= direitos formação
Clube B recebe X-Y-Z.
Se as contas não baterem, vai tudo de cana.
12 Setembro, 2018 at 18:28
“O Sporting tem investido na parte profissional sénior mas tem desinvestido na formação e não tem um departamento de scouting como devia ter.”
Urgente melhorar isto
12 Setembro, 2018 at 18:35
Grande entrevista, ideias claras para o que se quer, mas vai haver muitas pedras no caminho. Que tenham sucesso.
12 Setembro, 2018 at 18:36
A entrevista foi publicada em que data?
12 Setembro, 2018 at 18:51
Dia 6. Antes das eleições.
12 Setembro, 2018 at 19:44
Obrigado.
12 Setembro, 2018 at 18:51
Douglas , Ryan Gauld , Alan ruiz , Ciânii, André , cisse e mais uma palete de coxos que deve ter feito as delícias dos bolsos de alguém. Venha a auditoria forense.
Foda-se quase me esquecia do craque polícia do mano , o Frederico Ruiz .
12 Setembro, 2018 at 18:52
Venha e mostre que negócios foram feitos este verão…
12 Setembro, 2018 at 19:25
Venha essa auditoria. A do Godinho deu crime, expulsão justa de sócio, 100 milhões para o galheiro e proibido de ir á UEFA.
Tudo isto em:
Pongolle
Torsiglieri
Boularruz
Jéffren
Maniche
Xandão
Rodriguez
Pranijc
Elias
Rinaudo
Labyad
Celsinho
Valdez
Viola
Rúbio
Evaldo
Arda Turan
Zapater
Chetri
Capel
Ribas
Bojinov
e mais 6 ou 7 cepos da linha de água ou da 2a divisão que só calçaram na B e alguns mal.
Isto em ano e meio!
12 Setembro, 2018 at 19:29
Ei nao metas ai o Xandao! aquele calcanhar valeu pelo menos um milhaozito. Fazer comparacoes taco a taco sobre camioes de contratacoes falhadas com o mais miseravel dos presidentes do Sporting nao abona muito a favor da anterior direccao.
12 Setembro, 2018 at 19:45
Dou-te essa, é verdade. Mas pouco mais fez por aqui.
Não abona em favor de nenhuma direcção fazer constantemente estas comparações. Parecem desculpas antecipadas para o que não se conseguir realizar.
É á moda da nossa classe politica. Sempre que entra 1 governo de cor diferente, é “ai aqui Del Rei que derreteram isto tudo e agora estamos de mãos atadas.”
Ainda pior é usar esse argumento sobre uma direção que apanhou um clube completamente na merda!
Só para dar 1 exemplo do estado em que estávamos e da incompetência total do coveiro: Capitão Carriço foi vendido por 500 mil euros para pagar água ou luz!
Vir agora fazer de conta que a ultima direcção foi a pior coisa que aconteceu ao clube é ignóbil, desonesto e asqueroso. E não vou admitir. Comecem é a trabalhar mais e a fazer menos, porque até agora só vi paleio e sketches ridículos de um presidente que se candidata ao trono de Pateta-Mor em Portugal.
12 Setembro, 2018 at 20:24
Nao interpreto nas palavras dele que a ultima direcao foi a pior coisa que existiu. Referiu-se a uma politica, de contratacao sem criterio que, de facto a anterior direccao seguiu e que pesa nas contas do clube. Os erros do inenarravel Godo pequenino ja nao contam para este totobola e ninguem esta a por em causa a maneira quase heroica com que o Bruno de Carvalho re-ergueu o clube depois desse personagem.
12 Setembro, 2018 at 21:26
Tu não estás. Isso é bem claro para mim. Mas nos últimos dias não faltam “inteligentes” a fazer isso. Incluindo aqui.
13 Setembro, 2018 at 0:08
Tudo muito bonito e certo mas vai demorar no mínimo 2 anos para ser implantado com cabeça, membros e pernas ( foi uma piada ok ).
Um ideia é uma ideia a realidade e a realização ė outra.
12 Setembro, 2018 at 23:00
Sugiro-te que releias a entrevista e, sem preconceitos, penses no que foi dito.
Factos, são factos, e não estou a ver um dos principais quadros, dito o principal responsável pela expansão na Península de um dos maiores bancos do mundo, estar preocupado em fazer comparações com o passado numa empresa como o Sporting.
Não contem com grandes informações de cariz financeiro, excepto o que transpirar de assembleias de accionistas e dos Balancetes, sejam eles trimestrais ou semestrais.
Creio que vai haver muito mais profissionalismo e muito menos populismo, contem com isso.
Já agora: Salgado Zenha não é o primeiro a falar no amadorismo da organização do Clube e da SAD. Poucos dias antes das eleições ouvi o mesmo de um sócio que não fazia parte de lista alguma, Samuel Fernandes Almeida, advogado.
Sobre a Formação e o Scouting, acho que todos estamos de acordo.
12 Setembro, 2018 at 23:15
Mais profissionalismo e menos populismo é o contrário do que foi feito nesta entrevista.
Quanto a amadorismo e organização do clube é para rir.
Longe vão os tempos de Godinho com uma folha de Word a descrever a estrutura.
12 Setembro, 2018 at 23:18
Pode melhorar? Com certeza. Mas esta politiquice de que antes estava mal e agora vai melhorar já cansa. Aos presidentes que tivemos nos últimos 20 anos a dizer a mesma treta, por esta altura já estamos como às Toupeiras : 10 anos á frente!
12 Setembro, 2018 at 19:31
Como está o processo que o Sporting pôs ao GL? Ja chegou a julgamento?
13 Setembro, 2018 at 0:28
Não faço ideia. Mas de certeza com o Governo sombra do Godinho nesta direcção, ainda vamos é ter de lhe pagar algum por danos morais.
12 Setembro, 2018 at 18:51
Excelente entrevista
12 Setembro, 2018 at 18:53
Sobre a entrevista…
1º, como eu tenho defendido aqui, um gajo como o Douglas é SÓ um custo! É só dinheiro deitado fora. Um gajo como o Petrovic, que em 2 anos completos – cerca de 100 jogos – não faz 20 jogos no Sporting é SÓ um custo. Em 2 anos custou-nos 5M€… Custa-nos 250 mil euros por jogo! Só para terem uma ideia…
2º, tudo o que dizem sobre as modalidades bate certo com as minhas ideias. É perfeitamente possível orçamentar as modalidades à volta dos 20M€, é perfeitamente possível racionalizar nas condições actuais e baixar para algo entre os 17M€ e os 18M€ – o que depois dá para introduzir o basquetebol sem aumentar o orçamento. Dá ainda para melhorar o contexto actual e ter orçamentos entre os 21M€ e 22M€.
3º, se nas modalidades o que é preciso é racionalizar e melhorar a eficiência, no futebol a coisa pia muito mais fino. Praticamente é preciso reestruturar desde os níveis de formação mais baixos até à equipa principal. Não vai ser simples!
4º, há margem para subir as receitas mas levará algum tempo.
5º, no contexto actual, com eficiência e competência é possível ter um plantel de 50M€ e ser muito competitivo em Portugal e razoavelmente competitivo na Europa, mas o objectivo tem de ser apontar para equipas que estejam orçamentadas nos 70M€ e tão ou mais eficientes e competitivas. Isso obrigará a receitas a bater nos 100M€, pelo menos – estamos a 10M€ disso!
Resumindo, há margem para melhorar e há consciência disso. Há muito trabalho pela frente e é preciso tempo para implementar as mudanças e para começarem a ver-se resultados – na formação, mais tempo ainda!
Eu estou moderadamente confiante!
Não acho nada que vá acontecer uma cabala!
Vamos passar um ano difícil, de transição, mas valerá a pena. E isto, dificultando o sucesso desportivo, não o vai inviabilizar! Vai depender do nosso máximo, em cada modalidade, e também dos nossos rivais!
SL
12 Setembro, 2018 at 18:54
Excelente entrevista .
Este tenho a certeza que sabe mais umas coisas do que fazer somas no Excel
12 Setembro, 2018 at 18:59
Este é o Cebola Mol.
12 Setembro, 2018 at 19:04
É necessário começar a quebrar tabus, sobretudo mudança de paradigma no que à formação diz respeito.
12 Setembro, 2018 at 19:11
Ate ver, a presenca deste Sportinguista nas financas e’ das coisas que mais me dao confianca nesta nova direccao. Claro nas ideias e com a competencia para as por em pratica. Mas pelos vistos e’ outra marioneta nas maos do Sobrinho, do Ricciardi e do abominavel homem das neves. Claramente vai vender a SAD a retalho.
12 Setembro, 2018 at 23:10
És doido, desculpa que te diga – e contraditório.
Então dás-lhe um voto de confiança pela competência que aparenta e, se seguida, estás a dizer que será uma marioneta do Sobrinho e vai vender a SAD?
Sugiro que leias, uma vez mais, as suas declarações.
Há uma coisa que tenho a certeza: não estou a ver o Presidente a meter-se na área Financeira, nem sequer a mandar bitaites.
12 Setembro, 2018 at 23:12
Era ironia. 🙂
13 Setembro, 2018 at 2:10
😉
12 Setembro, 2018 at 19:20
Onde está a entrevista de que falam aqui?
12 Setembro, 2018 at 19:21
Estupido. Está logo na primeira frase…
12 Setembro, 2018 at 19:35
Ui, alguém que o avise que se deu 2 milhões por um aleijado italiano, que se dispensou 3 jogadores da formação porque sim, um deles para 1 concorrente directo, além de termos ido buscar um redes para ficar com 4 ralando assim a ascensão de Maxi. Coitado, se calhar aterrou hoje e ninguém o avisou.
E alguém que o avise também que fica mal a um membro de uma estrutura em que metade é do tempo do Godinho Coveiro Lopes atacar tão fortemente o que essa direcção fez no tempo que lá esteve.
O exemplo a não seguir:
Pongolle
Torsiglieri
Boularruz
Jéffren
Maniche
Xandão
Rodriguez
Pranijc
Elias
Rinaudo
Labyad
Celsinho
Valdez
Viola
Rúbio
Evaldo
Arda Turan
Zapater
Chetri
Capel
Ribas
Bojinov
e mais 6 ou 7 cepos da linha de água ou da 2a divisão que só calçaram na B e alguns mal.
Por último, em 4 dias de Dr Fivelas só vi entrevistas e declarações com desculpas, sacudir água do capote e atirar areia para os olhos.
Em 2013 nem dinheiro para pagar a água tínhamos, 100 milhões de prejuízo e tiraram o clube da merda, reergueram-no e não andaram a chorar sobre tudo e mais alguma coisa.
Passem aos actos, entrevistas de chacha e paleio estou eu farto há 20 anos.
O diagnostico está feito há muitos anos. Foram eleitos para se mexerem, por isso mexam-se!
12 Setembro, 2018 at 19:43
E desde quando e’ que o novo Presidente e’ responsavel pelos actos de gestao do Sousa Cintra?! O responsavel pelas financas e o proprio Varandas tem um discurso cauteloso, mas nunca foram catastrofistas. Principalmente o Zenha, como se pode ver aqui, tem um discurso pragmatico e aponta solucoes. Se estivesses a falar do tio Ricci, concordaria contigo, porque realmente, segundo ele, o Sporting esta um caos. E’ de elementar inteligencia nao contratar camioes de jogadores com ordenados na ordem dos 2 milhoes. E’ isso que o Zenha esta’ a dizer. O Godinho fazia isso, com muito bem apontas, mas o Bruno de Carvalho tambem.
12 Setembro, 2018 at 19:49
Gostava que o candidato Varandas tivesse referido isso durante a campanha. Criticasse estes negócios como outros fizeram. Como Dias Ferreira e Benedito.
Nas não, calou-se e agora vem este dar estes exemplos! Que dê exemplos do que se fez nestes 3 meses que tirando algumas situações pontuais (como é abordado e bem no post anterior pelo escriba), foi tudo o que não devia ser feito!
12 Setembro, 2018 at 20:02
E ainda nao falou. Quem deu o exemplo foi o responsavel pelas financas ao referir-se a politica da contratacao desmedida. Apesar do italiano aleijado (que ainda podera calar muita gente, a ver vamos) e de muita coisa mal feita, nao se pode acusar a CG de ter comprado um camiao de jogadores neste defeso.
12 Setembro, 2018 at 20:07
ó homem olhe que a entrevista já é da quinta-feira passada!
12 Setembro, 2018 at 22:26
Esses davam para pagar o próximo século de formação.
12 Setembro, 2018 at 23:19
Mais uma academia em Lisboa.
12 Setembro, 2018 at 23:44
ARDA TURAN????
Esse jogador passou por cá???
Tomara a nós…
Lol
Inventar não vale!
13 Setembro, 2018 at 0:35
Arda, Átila… É tudo turan
🙂
13 Setembro, 2018 at 16:16
Átila*
12 Setembro, 2018 at 20:04
Agradecido pela partilha ó Cherba! Que bela entrevista! Coisa para pôr uns a sorrir e outros a espernear, mas com belas perspetivas de futuro para o Sporting!
12 Setembro, 2018 at 20:06
Sempre bom saber que daqui em diante vai haver mais rigor. Já não vai haver flops. Estou mais descansado. É uma maravilha viver na Disneyland.
12 Setembro, 2018 at 20:07
mas escondido no castelo da bruxa má deixe-me lá adivinhar!
12 Setembro, 2018 at 23:34
A questão não está em haver ou não haver flops, está na quantidade incrível de flops (e caros!) que nos meteram portas dentro e nos quais se devem incluir o próprio JJ e a sua equipa (dez milhões/ano!!!).
Quantas vezes aqui, tanto na Tasca como noutros blogs de referência, nos interrogávamos sobre a justificação de se gastar uma dezena de milhões em jogadores sem provas dadas e esse dinheiro, ou grande parte dele, não era utilizado para uma contratação, cara mas de pouco risco, de um europeu que viesse resolver umas das grandes lacunas da equipa?
Que critérios seguiam? Como funcionava o scouting?
12 Setembro, 2018 at 23:37
Esqueci uma coisa, que tem a ver com o “consta que”:
será verdade que havia contratações, caras e desnecessárias, que serviam para pagar disfarçadamente comissões e outras benesses a empresários?
13 Setembro, 2018 at 0:29
Fodasse, poupa-me!
12 Setembro, 2018 at 20:18
Boa entrevista.
Não conhecia o Zenga, mas começa bem!
12 Setembro, 2018 at 20:32
Porra do Zenga so me lembro aquela meia final com o Inter. Fiquei-lhe com aversao a partir dai.
12 Setembro, 2018 at 21:02
+1
12 Setembro, 2018 at 20:25
Só agora tive oportunidade de ler na íntegra.
Excelente entrevista.
12 Setembro, 2018 at 20:28
Entrevista de encher chouriços. Isto qualquer mediano diz, veja-se por aqui na Tasca…
O que me interessa é que façam cumprir os programas catitas, isso é que é de valor.
De resto nota-se que está desfasado da realidade do futebol português, que tem as suas idiossincrasias, e denota alguma ingenuidade.
Ou seja, antes de melhorar, as coisas vão piorar.
SL
12 Setembro, 2018 at 22:38
Quem me dera que esta entrevista fosse a “mediana” das conversas aqui na tasca.
12 Setembro, 2018 at 23:00
Vens tarde. O tempo da discussão sadia e de boas intenções foi ordinariamente subjugada aos interesses pessoais dos anti-bruno.
Agora como antes. É assim que estamos.
12 Setembro, 2018 at 23:21
Tal e qual.
12 Setembro, 2018 at 23:39
Discordo. O problema não foram só os anti bruno, os pró bruno contribuiram igualmente para isso. Com a agravante que insultavam todos os que não concordavam com eles. E depois chegou-se a um ponto que as discussões acabaram e passou só a haver insultos.
12 Setembro, 2018 at 23:41
E o post da Ornelas boa vs a Ornelas má, onde se enquadra?
12 Setembro, 2018 at 23:50
Vais me dizer que foi esse o ponto de viragem na Tasca? Fico emocionado.
Mas, qual a diferença desse post e de todos os comentários daqui sobre o Varandas ou sobre quem quer que fosse que falasse mal de BdC? Só mesmo um ter sido post. E como és um gajo atento e que lê sempre tudo, deves tar recordado de ter dito ha pouco tempo que se fosse agora não faria o post.
12 Setembro, 2018 at 23:40
Chorona.
12 Setembro, 2018 at 23:41
Mamona.
13 Setembro, 2018 at 0:20
Ai ai a Mamona.
13 Setembro, 2018 at 0:27
foda-se, ó Sir, parece uma anedota de que a culpa está toda num dos lados da barricada… é a mesma merda que eu vir escrever que, agora, os Leais ao Bruno tentam foder todos os posts consecutivamente, quando há, e está à vista de todos, pessoal anti-Bruno que leva o tempo a provocar.
13 Setembro, 2018 at 1:25
Eu não disse isso. Mas aqui aprendi que tudo teve um mal, uma origem. Bruno de Carvalho.
Só estou a ser o mesmo exigente que outros foram em saber quanto é que se pagou pelo hotel e porquê que a mulher, que era funcionária, foi com ele.
Aqui é igual, quanto custou a estadia no hotel para o puppet e a namorada? Pagou o Sporting?
O puppet deve vir responder, como exigiram ao Bruno de Carvalho.
É simples.
12 Setembro, 2018 at 23:40
“…nota-se que está desfasado da realidade do futebol português, que tem as suas idiossincrasias, e denota alguma ingenuidade.”
Como não consegui entender, nem depreender o mesmo, podes explicar, por favor?
12 Setembro, 2018 at 23:42
Estavas desatento. Para o que estás a fazer e lê novamente.
13 Setembro, 2018 at 0:39
“O que me interessa é que façam cumprir os programas catitas, isso é que é de valor.”
Gostei da entrevista.
Mas vou gostar mesmo é disso Sir.
12 Setembro, 2018 at 20:31
Francisco salgado Zenha… uma autoridade em assuntos Sporting.
…como diria o nóvel presidente do SCP: pffff
Deve ser um vice-presidente com ‘cabeça, membros e pernas’.
12 Setembro, 2018 at 23:22
Coitado. Aterrou de nave espacial no Futebol mas vai cedo perceber que este paleio romântico e cheio de boas intenções esbarra numa coisa muito chata: a realidade.
12 Setembro, 2018 at 23:28
Completamente.
Estes prentensiosismos imberbes ainda nos vão custar caro.
Como disse, as coisas vão piorar, antes de melhorar.
12 Setembro, 2018 at 23:53
Robson, o pretensiosismo não será teu, pois não deves fazer ideia do currículo e reputação de Salgado Zenha?l
Vá lá, diz-nos que conhecimentos técnicos tens para poderes apreciar e classificar o “”pretensioso imberbe”.
13 Setembro, 2018 at 1:35
O outro Salgado tinha melhor reputação. E falou bancos e deixou portugueses na penúria. E eu nem faço ideia que currículo tem este pretensioso.
O próprio gajo diz que sabe pouco da vertente financeira do futebol. Mas tudo bem, vem aprender 🙂
Repara:
“Agora, o problema principal do Sporting, ou da Sporting SAD, não é esse mas sim a sustentabilidade da situação financeira e desportiva a médio e longo prazo e que passa muito por receitas”
A minha empregada de limpeza, agora que eu não estou em Portugal, e vai menos vezes lá a
casa, disse-me o mesmo. Portanto… não é preciso um MBA em gestão e finanças.
12 Setembro, 2018 at 23:45
Mas ele precisa de saber muito de futebol ou de gestão na área económico-financeira?
13 Setembro, 2018 at 0:28
portanto, o Zegna é mais um que se safa a mexer no excell e, mesmo assim, ainda é capaz de ter que pedir ajuda para fazê-lo? doença do caralho…
13 Setembro, 2018 at 1:37
E eu disse isso, ou fiz entender isso ou foste tu que juntaste outras letras que não as minhas?
12 Setembro, 2018 at 20:35
Gostei do que li…
Agora…”toca a colocar no terreno…as ideias que estão na cabeça…”
SL
12 Setembro, 2018 at 20:43
Caro MaxMartins,
“Gostar” todos gostamos: aumentar receitas, optimizar, aposta na formação, etc., etc..
Agora, é como o Caro Max diz: implementar é que é o importante! 🙂
Aguardemos…
SL
12 Setembro, 2018 at 21:48
Mas é que não podemos esperar outra coisa…
E já agora…eu desejo e gostava(e gostava que todos os sportinguistas gostassem…!)…
Que tudo saísse optimamente…para bem do Spofrting…!!
Abr e SL
13 Setembro, 2018 at 0:08
Uns dias antes das eleições, ouvi um advogado, Samuel Fernandes Almeida avançar com a ideia de que, para o aumento imprescindível de receitas, era necessário profissionalizar e responsabilizar a área de Marketing, tornado-a transversal no Grupo Sporting.
Salgado Zenha não foi tão longe, foi mais genérico, mas pôs o dedo na ferida…
Agora, é aguardar e esperar que os técnicos que venham a ser contratados possam corresponder ao que deles se pretende.
12 Setembro, 2018 at 20:39
E a informação sobre as transferências incluindo comissões e percentagens de passes, quando é que sai?
12 Setembro, 2018 at 23:23
É, também estou mal habituado, fico á espera.
13 Setembro, 2018 at 0:24
numa das próximas duas edições do Jornal Sporting. Descansa que vai sair
13 Setembro, 2018 at 0:37
Prometes?
13 Setembro, 2018 at 0:55
não tomo por mentirosa a pessoa que mo disse
13 Setembro, 2018 at 1:15
Podem é mentir a essa pessoa!
Veremos.
Em nome da paz, é bom q algumas dessas coisas boas da anterior direção seja mantidas
13 Setembro, 2018 at 1:40
Era o que mais faltava tirarem-nos isso.
Era assumir que só lá estão para roubar o Sporting.
Nem o puppet consegue ser assim tão estúpido.
12 Setembro, 2018 at 20:55
Quer aumentar as receitas através dos prémios da UEFA e diz como: o Varandas vai transformar o terceiro lugar num primeiro.
Diz que as receitas do Sporting cresceram marginalmente.
Acredita que as receitas com vendas de jogadores podem melhorar.
Aponta o Rojo como raro exemplo de reforços que geraram mais-valias.
Surreal. Absolutamente surreal.
12 Setembro, 2018 at 20:58
No mandato de Bruno de Carvalho as receitas operacionais duplicaram do anterior recorde do Sporting. Quase que triplicaram em relação ao buraco Godinho Lopes.
12 Setembro, 2018 at 21:09
Pois.
Será isso marginal?
E no mandato de BdC fizeste as maiores vendas de sempre (excepto Nani). Com mais-valias enormes: Adrien, João Mário, Slimani…. mas aparentemente é simples melhorar isto.
E o Rojo de 25 M deixou tostões, mas pelo visto merece ser apontado como bom exemplo.
Mas enfim.
Já a subida dos prémios da UEFA como ponto de partida da estratégia para aumentar receitas — quando é apenas o ponto de chegada do desempenho desportivo — é só um momento assustador da entrevista.
12 Setembro, 2018 at 21:25
Apresenta o Rojo como um exemplo de se ter vendido bem um jogador – por valores interessantes – mas que só se ficou um um pequena percentagem!
“… o Rojo que ficámos com uma percentagem e pouco mais.”
12 Setembro, 2018 at 20:59
Neste momento é impossível avaliar o que seja. Mas estou curioso de saber se JJ estiver disponível no final da temporada, será hipótese para substituir o P0. É que uma simples decisão como essa manda abaixo toda uma estrutura para o futebol que terá sido, para mim, o grande trunfo eleitoral de FV. Contratações cirúrgicas, formação, scouting…tudo isto se esfuma com uma decisão dessas. E aí, nem o Zenha se safa pois JJ interfere directamente com a politica financeira do clube por aquilo que custa e aquilo que faz gastar enquanto cá está.
Que se vai falar disso, não tenho dúvidas. Espero que o presidente seja coerente com o seu programa para o futebol. Espero que tenha uma ideia clara sobre isto ou que esteja bem aconselhado. A oportunidade vai aparecer, só que desta vez a ordem é resistir em vez de avançar.
12 Setembro, 2018 at 21:11
“Mas estou curioso de saber se JJ estiver disponível no final da temporada, será hipótese para substituir o P0.”
Idem…e não sei se será preciso chegar ao final da época…tenho cá um feeling…
12 Setembro, 2018 at 21:14
Só a ideia é um filme de terror
12 Setembro, 2018 at 21:20
Pois…
Estrutura tailor maid para um JJ, com presidente e sem homem forte para o futebol.
Ausência de críticas ao seu trabalho.
Falta de jogadores de formação sempre atirado para a falta de qualidade da formação em vez do erro na política de apostas do treinador.
Sempre com exemplos positivos e sempre desculpabilizador do trabalho dele.
Constante elogio.
E a frase “comigo JJ teria sido ainda melhor”… Não foi exatamente assim mas dando sempre a ideia que o problema dos resultados foi do presidente.
Não sei…tenho aqui um dedo que me diz que a intensão é ir por aí. Mas… A ver vamos…
12 Setembro, 2018 at 21:35
“Mas estou curioso de saber se JJ estiver disponível no final da temporada, será hipótese para substituir o P0.”
Muita gente fala nisto.
Tenho dificuldade em perceber onde, ou em quê, sustentam esta hipótese!
O Varandas é um gajo com uma inteligência acima da média.
Depois do JJ ter ido para as Arábias, já como candidato, perguntarem-lhe se ele gostava de ver o JJ de volta ao clube e ele respondeu que era uma situação que não se colocava porque tinha contracto com outro clube. Quer-me parecer que se ele quisesse mesmo o JJ de volta, teria dado outra resposta. Não contente, o repórter perguntou-lhe o que achava do trabalho que ele, JJ, tinha desenvolvido no Sporting, ao que o Varandas respondeu que “com outro tipo de liderança poderia ter tido melhores resultados”. Esta resposta, para mim, é inequívoca de que o JJ não tem o perfil que o Varandas quer – eu como eu o entendo!
Por isso eu digo que ele tem uma inteligência acima da média e percebe facilmente onde estão os grandes defeitos do JJ, que o impedem de ser realmente um treinador de um nível bem superior.
Eu penso que o JJ nunca será treinador do Sporting com o Varandas a presidente!
Até porque se eu estiver errado nisto, é um pesadelo daqueles! 🙂
12 Setembro, 2018 at 22:18
“com outro tipo de liderança poderia ter tido melhores resultados”
Eu interpretei que estava a falar do presidente e não do tipo de liderança do JJ…Mais do que esta frase, com tudo o que ele disse que envolveu essa frase… Era um ataque à liderança do BdC e não do JJ.
Epah é futurologia e um completo palpite… Mas não sei… Foi ganhando forma conforme ia ouvindo o Varandas. Posso estar completamente enganado…
12 Setembro, 2018 at 22:22
Mesmo no debate como JB o JB dizia que achava que o perfil de treinador tinha de ser um que aposta-se nos miúdos e o Varandas dizia que o que conta é a qualidade e que tem de escolher os melhores e que temos é de formar melhor…
Lá está… Pode não ter nenhuma ligação e ser a ideia dele (que não está errada) mas parecia que estava a ouvir o JJ…
12 Setembro, 2018 at 23:07
Interpretei da mesma forma, Tiago. Não significa que não saiba onde estava a origem do problema no futebol e verdade se diga na altura era candidato em campanha.
De qualquer das formas é mesmo só curiosidade. Sei 2 coisas: relação entre ambos é excelente e JJ vai voltar a treinar Portugal de certeza, só n sei quando. Mas tb há 2 coisas que me dão esperança: primeiro, acho que o presidente é inteligente e não cairia nesse erro de análise gritante. E depois, é possível que com tudo o que se passa no toupeiral eles entrem em crise e Jesus regresse como o Salvador.
13 Setembro, 2018 at 0:44
Compreendo que tenham interpretado assim… Cheguei a pensar se não seria antes isso mas depois achei que não.
Se estivéssemos só a falar de 1 ano do JJ, sim, podia ser a liderança do BdC… Em 3 anos, o que ele colocou em causa foi a liderança do JJ, que, aliás, já aqui temos debatido e muitos acham que é uma merda.
O JJ é o grande culpado da crise que o Sporting está a passar.
Com o que o BdC lhe deu, nos 3 anos – mais de 110M€ para jogadores e orçamentos de 50M€, 60M€ e 70M€ – o JJ tinha mais é de ter posto o Sporting na lua! Tínhamos obrigação de ter tido grandes jogadores, 3 grandes equipas, jogarmos um futebol atractivo e demolidor… e ganhar mais que uma Supertaça e uma Taça da Liga! Muito mais! Até podíamos não ter sido campeões, nas missas dos padres, mas tínhamos de ter mais Taças de Portugal, mais Supertaças e mais Taças da Liga, além de muito melhores prestações na Europa
Se me passasse pela cabeça que o Varandas quer trazer o JJ, jamais votaria nele!
Acho que não!
Espero que não!
Rezo para que não!
Por favor, NÃO!
12 Setembro, 2018 at 22:47
Penso que resulta do próprio JJ, que em diversas entrevistas deixa no ar o regresso no final da época… só nunca percebi é se está de facto a falar do Sporting…
12 Setembro, 2018 at 22:49
Espero que não
12 Setembro, 2018 at 22:56
Na altura achei que era do benfas, mas estava na comissão de honra do varandas. Não sei que pensar. É esperar para ver…
12 Setembro, 2018 at 23:04
Ele que vá para o fcp estoirar o dinheiro deles
13 Setembro, 2018 at 0:33
Cruzes!
13 Setembro, 2018 at 0:35
Que o JJ quer voltar para Portugal tenho 0 dúvidas!
Não ache é que nenhum dos 3 grandes queira pegar nele!
O que o JJ vale ficou evidente no Sporting, em todos os capítulos!
13 Setembro, 2018 at 0:30
só por causa de me fazeres pensar nesse cenário, amanhã varro-te as duas pernas. Mesmo que fiques na minha equipa…
12 Setembro, 2018 at 21:08
Emagrecer, limpar todo o entulho, ter a coragem de definir quem é que tem qualidade ou não, para representar o Sporting.
Contratar em Portugal, quem tem qualidade.
Contratar com empréstimo com opção de compra.
12 Setembro, 2018 at 21:11
Opção de compra não obrigatória!
12 Setembro, 2018 at 21:15
É caso para dizer que opção de compra obrigatória não é opção 🙂
12 Setembro, 2018 at 21:19
Somos pobres! Não vejo melhor forma de garantir a qualidade do produto!
12 Setembro, 2018 at 21:28
Entrevista muito interessante, era este tipo de matérias que queria ter visto discutidas no período eleitoral. Infelizmente não aconteceu.
O Zenha parece ser uma pessoa competente e séria, aqui e ali um pouco ingénuo.
Gostei da maneira como falou da formação e do scouting mas atenção não podem ser vistos como uma panaceia e conceptualmente são difíceis de trabalhar, são algo herméticos (o scouting muitas vezes significa quem está disposto a pagar um determinado tipo de puta e carregamento de bebida branca por debaixo da mesa a uma direcção de um clube sul-americano por 1 jogador).
No geral lança pistas muito interessantes.
Quanto à questão do amadorismo ou da profissionalização, é verdade há muito em que temos de melhorar, sem dúvida.
Mas atenção, a profissionalização é uma falsa questão, há um limite a partir do qual é inútil investir na profissionalização para obter resultados.
Senão os clubes nórdicos, os clubes holandeses, os clubes suíços teriam melhores resultados que actualmente têm.
O futebol como qualquer desporto tem uma vertente misteriosa, aleatória que não consegue ser decifrada ou colmatada colcando mais “doses” de profissionalização na “máquina”.
12 Setembro, 2018 at 23:16
Like
12 Setembro, 2018 at 21:32
Gostei da entrevista. É convincente. Veremos como será na prática. Algumas notas, para mim importantes:
– há um reconhecimento geral de que o CD anteriore esteve bem na gestão financeira e económica. Espero que nenhuma auditoria forense venha desmentir isto.
– há uma outra generalização, e as generalizações nunca funcionam. Por exemplo, a questão da formação ser agora pior. Ainda estou para ser convencido disto. Os jogadores continuam a sair bons. Veja-se o Jovane. Os rivais melhoraram, sem dúvida. A seleccao jovem dominada pelo benfas tem muito que se lhe diga. Ainda há pouco fomos campeões nacionais de juniores e foram os do benfas que forma para a selecção…
– o argumento fácil do Douglas e do Doumbia. Continuo a não comprar isto. O risco faz parte do futebol e desafio qualquer um a identificar um clube que acerta sempre e não tem no plantel elefantes brancos. Para nos rirmos um pouco, dou como exemplo o Porto do Lopatego e o MU do Mourinho…
No final, sobra sempre a eterna questão das vitórias. Quem ganha, ganha em toda a linha, quem perde, perde em toda a linha… Creio que foi por isso que BdC arriscou tanto em JJ e em satisfazer os seus caprichos. Se tivesse ganho, sabia que o prémio seria enorme e criaria distância para os rivais num momento chave. Hoje não tenho dúvidas que JJ foi um erro para essa aposta. Quiçá o maior erro de BdC. Agora estamos onde estamos. Só desejo sucesso à nova CD. Gostaria que tivesse sido de outra forma. Gostaria de não me sentir tão desiludido com o Sportinguismo, mas já me isolei no meu limbo observador. Agora, já consigo passar pela merda e fingir que não existe 😉
12 Setembro, 2018 at 21:50
Em relação à formação não é uma questão de saírem bons jogadores ou não. Pelo que o Varandas (e um pouco o Benedito) foram dizendo durante a campanha, neste momento estagnamos que a nível de infraestruturas e da própria organização estrutural da formação. Em suma, os rivais oferecem aos miúdos melhores condições de desenvolvimento do que nós. Isto resulta em que percamos bons valores para outros clubes pois nós não somos a primeira escolha.
O objetivo é voltarmos a ser a 1ª e melhor escolha, como na altura em que fomos pioneiros.
Outra coisa, que tem bastante importância é os jovens sentirem que ou são dadas oportunidades de chegar à equipa principal, ou pelo menos que têm visibilidade suficiente para sair para um bom clube. Aí os vermelhuscos, com ou sem mendilhões, têm sido bastante competentes nesta área.
12 Setembro, 2018 at 22:09
Têm. Mas a qualidade de vários dos vermelhuscos continua a ser um mistério para mim..
A infraestrutura, pois não sei. Fala-se sempre nela, mas ainda não ouvi ninguém a ir além da palavra infra-estrutura… ainda não percebi o que nos falta e o que os outros têm a mais…
12 Setembro, 2018 at 22:50
Os vermelhos têm tido alguns jogadores de qualidade a sair como o Bernardo, o Cancelo e agora o Gedson. Depois há os outros que sem serem fora de séries tiveram uma coisa muito importante: foram aposta ou no clube ou fora deles. Depois tendo a propaganda que têm o amigo mendes a coisa vai desenrolando facilmente…
Em relação à formação, a nível de intruturas fala-se que os campos estão lotados e há necessidade de outros relvados, há o problema do EUL em que parece que a canalha anda por lá a monte. Fala-se que o centro de rendimento e de alta performance dos outros é bastante mais avançado. A escola ou universidade que os vermelhos querem fazer poderá tambem valer pontos nestas andanças. Tem-se batido muito na tecla que na nossa formação há uma descoordenação bastante grande entre os escalões, como se fossem divisões diferentes, não havendo uma estrutura agregadora.
Isto é o que fui ouvindo durante a campanha, não estou a falar com conhecimento de causa.
12 Setembro, 2018 at 22:46
9
Há uns zunzuns de dinheiros desviados nas transferências. A ser verdade vai dar merda da grossa. Esperemos que sejam só zunzuns!
O CD fez um bom trabalho do lado das receitas. Não foi espectacular, mas foi bom. Do lado da despesa não tenho a mesma opinião. Já aqui falei que as modalidades estão 2 ou 3 M€ acima do que podiam estar. No futebol acho que houve cerca de 50M€ deitados fora nos últimos 3 anos.
Sendo objectivo, se analisares os 5 anos do Bruno no futebol foram comprados jogadores a mais e, pior, foram comprados muitos jogadores que deviam ter percebido que eram um ERRO.
Pega no ultimo ano, por exemplo. Vamos analisar o mercado de verão, e depois as aquisições de Janeiro.
No Verão vieram…
Salin – veio ocupar o lugar do Beto, como suplente do Patrício; fiável como suplente de alguém que é titular indiscutível e barato (0,357M€); compreende-se a opção
Piccini – jogador desconhecido que custou um valor aceitável (3,2M€) se cumprir; aceita-se com alguma reserva.
Ristovsky – jogador sem grande cartaz mas fiável que vem para competir com o Piccini a um preço relativamente baixo (2,6M€); aceita-se
Mathieu – jogador de qualidade superior, livre, com um historial de lesões preocupante, já com alguma idade, a um valor aceitável (4,0M€); só pela qualidade é uma excelente aquisição mas o historial de lesões preocupa; se o dr. Varandas (na altura ainda o maior) aprova a contratação, tudo bem!
André Pinto – chega em fim de contracto com o Braga (0,8M€) e é um jogador que dá garantias mas que com certeza será suplente; foi uma boa oportunidade a contratação.
Coentrão – um jogador que vem numas condições muito similares ao Mathieu mas emprestado (1,0M€); se o Varandas diz que sim…
Battaglia – um jogador do campeonato português, sem grande evidência e vindo do Braga é sempre um valor inflacionado (4,5M€ por 80% do passe, mais 80% do passe do Esgaio, que dizem avaliado em 3M€, mais o empréstimo do Jefferson); um jogador interessante mas um valor muito inflacionado à partida mas, ainda assim, pareceu uma contratação util.
Bruno Fernandes – boa contratação de caras (9,7M€)
Matheus Oliveira – má contratação de caras (2,2M€) pois é um jogador que nunca demonstrou andamento para uma equipa como o Sporting.
Acuña – considerado o melhor jogador do campeonato argentino, foi uma boa contratação ainda que não tenha sido barato (10,6M€)
Doumbia – um jogador com cartaz, a entrar nos 30 anos, com golo, potencia e rapidez, a um valor razoável (7,2M€) para a procura que tem; a partida seria um jogador util, especialmente a jogar em contra-ataque.
11 jogadores contratados e daqui, dos que conhecia bem, só 1 achei logo um erro gritante: Matheus Oliveira. Não tem andamento, nunca mostrou, para equipa grande. Todos os outros, ou achei bem, ou não conhecia o suficiente para opinar.
Caramba, 9, não é difícil, ou é? Hoje todos temos a noção que podíamos perfeitamente só ter contratado 10 jogadores. Podes argumentar o que quiseres, dizer que tenho a mania, o que quiseres, mas eu nem profissional da bola sou. Vais-me dizer que gajos que fazem disto a sua profissão não conseguem perceber que o Matheus não tem andamento para o Sporting? Caramba, ao gajo falta-lhe exactamente o que falta ao Alan Ruiz: velocidade, rotação, andamento, atitude, competitividade! Trazeres jogadores destes para um Sporting, para um Benfic@ ou Porto, não vão funcionar! Podes tentar metê-lo num Braga, ou num Guimarães (este ano) para ver se dá o clique ao gajo mas compra-lo por 2,2M€? Epá, se queriam tentar o gajo, era fazerem um acordo com o Estoril de 2 anos, a pagar tipo 250 mil por ano e depois com a opção para o comprar por 1M€ o pouco mais. E logo viam se valia a pena. Assim é dinheiro deitado fora.
Com o Alan, 8M€ do passe, 3M€ de ordenados de ano e meio… 11M€ por um gajo que não nos deu nada a não ser um problema. Quem foi o gajo que assinou o papel para trazer este pino? Era bom saber isso…
Mercado de Janeiro…
Misic – não conhecia; dizem que é um 6 e vem para substituir o William que vai sair; se for bom, pelo menos um Baattaglia com mais técnica, por 3,4M€ é aceitável, mas não conheço.
Lumor – vem do Portimonense em que tenha despertado a minha atenção; 2,6M€ por 50% do passe quando se tenta vender o Jonathan por pouco mais que isso… não me parece bem.
Wendel – um puto que joga a 8 e que estava apontado ao PSG e que o FC Porto queria por empréstimo; vem por 8,7M€, no que me pareceu o aproveitar duma oportunidade de negócio.
Montero – na falta de um avançado, que não se conseguiu arranjar, foi o possível, ainda que baratinho (1M€); aceita-se!
Rúben Ribeiro – veio do Rio Ave por 0,7M€, para dar mais soluções ofensivas; enfim… nem barato foi!
Um mercado de inverno que praticamente não deu nada à equipa. 16,4M€ gastos e não acrescentaste nada à equipa. Nada! Mesmo considerando que metade foi um investimento no Wendel, mais valia ter trazido só o Montero e mais um jogador que fizesse a diferença com os 7M€ restantes…
Tens aqui 2 paradigmas completamente diferentes: um verão muito bom, quase perfeito; e um inverno foleiro, com pouco sentido.
Provavelmente com a responsabilidade da mesma pessoa!
12 Setembro, 2018 at 22:52
Tudo bem, houve erros nas contratações, mas tambem houve acertos. Não é esse o dia-a-dia de um clube de futebol? Já há pouco desafiava que me indicassem um clube sem elefantes brancos no plantel. Dou dois exemplos caricatos que me vêm logo à memória: o Porto do lopetegui e o actual MU do Mourinho… e estou convencido que em grande parte foi a tentar fazer a vontade ao louco do JJ. Douglas e Doumbia são dois exemplos de exigências de JJ. Já se tinha queixado amargamente no ano anterior de não ter o Douglas.
13 Setembro, 2018 at 1:01
9, que te interessa o que os outros fazem?
Por exemplo, o Mourinho mama muito dinheiro das contratações que faz ao Mendes. Na volta o Lopetegui também…
Depois, clubes que podem gastar 200M€ podem deitar fora 50M€… Que nem deitam porque revendem os jogadores bem, mesmo perdendo algum dinheiro.
Diz-me lá uma coisa…
O ano passado, qual foi a tua percepção sobre os 11 que contratámos no verão?
E este ano? Fala-me lá das contratações deste ano…
Vamos fazer este exercício e ver se erramos muito…
Estamos a falar de profissionais da bola! Não de Manel que vai ao estádio 2 vezes por mês e que vê bola na TV Inácio!
Como é que se aceita ir buscar um Petrovic quando tens cá o Palhinha? Como é que se aceita trazer o Renan se tens de começar a lançar o Max? Ou a ideia é fazer ao Max este ano o que se fez ao Pedro Silva o ano passado? Vais pagar 8M€ pelo Alan quando tens um Iuri a ser lançado?
9, não me fodas! Estas merdas só acontecem para rodar os jogadores no mercado e meter dinheiro ao bolso… Ninguém é tão estúpido assim! E eu sou um gajo normalíssimo. Não tenho QI de astronauta…
12 Setembro, 2018 at 22:54
Sobre os dinheiros desviados, tenho a mesma posição que vi muitos a defenderem sobre as fake news. Diabolizam-se se forem sobre a nova CD, mas acarinham-se se forem sobre a anterior? Coerência, ok?
13 Setembro, 2018 at 2:22
Coerência?
Querias!!
12 Setembro, 2018 at 23:04
Miguel, o investimento foi um risco mas percebe-se perfeitamente. A verdade é que os orçamentos ajudam e muito a ser campeão e com a queda de 1 lugar reservado para a Champions teve de se aumentar a parada para não perder ainda mais o comboio. Ou nos conformávamos em ser o eterno 3º ou arriscávamos e íamos à luta.
Sendo pragmático o único ano desastroso foi o 2º do JJ. Este obviamente que foi mau, mas tivemos o 2º lugar na mão, que dava acesso à Champions e mandávamos os vermelhos para a Liga Europa. Este 2º lugar era o mínimo exigível para o investimento que foi feito, nós é que não o quisemos/conseguimos aproveitar.
No entanto obviamente que concordo contigo. O nosso scouting nos últimos tempos tem sido uma valente merda, mas isto já vem desde antes do BdC. Com a vinda do JJ aí sim descambou completamente porque com a ansia de sermos campeões deu-se via verde para o JJ mandar vir que queria. Ainda por cima os que não vieram pela mão dele foram encostados.
13 Setembro, 2018 at 1:08
Tiago, eu não questiono o investimento! Antes pelo contrário, valorizo isso e dou mérito ao CD do Bruno nisso.
O que questiono é o anormal que assinou a vinda do Matheus Oliveira. Ou o Alan!
Isso é que questiono!
Repara, nem o Doumbia eu questiono. Fazia sentido ter o Doumbia, e se tivéssemos um técnico a sério, que soubesse meter a equipa a jogar em contra-ataque, com Bruno Fernandes, Doumbia e Gelson era uma maravilha – como foi em Atenas! O Doumbia foi muito mal aproveitado!
13 Setembro, 2018 at 1:13
Sabes quem estava no Scouting?
Por acaso, presumo que saibas que Varandas disse, em debate que o Manuel Fernandes havia de um dia contar – caso tenha vontade de lavar roupa suja, como era feito o Scouting, nomeadamente a decisão final sobre a compra de um player.
13 Setembro, 2018 at 1:15
O Manel no Domingo, não teve tempo de lavar toda a roupa suja. Mas ele gaba-se de ter bom olho.
13 Setembro, 2018 at 1:18
Como sei que o Manel faz voluntariado no clube não sou de guardar-lhe rancor.
13 Setembro, 2018 at 1:30
O Matheus cheira a Traffic. Eu também achei que nao ia dar nada mas é um jogador jovem e com alguma qualidade. Foi uma aposta que não resultou.
O Alan era o maior lá na terra dele. Tem um ótimo pé esquerdo e é forte no passe e remate. Tem uma falta de competitividade gritante e esse foi o grande mal, tivesse ele outra mentalidade e dava jogador (atenção que isto não é desculpa. um departamente de scouting decente tem de avaliar estas coisas). Mas aqui tenho de concordar contigo, um jogador que custa 8M,num clube como o nosso, tem de fazer a diferença, não podem haver falhas.
13 Setembro, 2018 at 0:47
”
Há uns zunzuns de dinheiros desviados nas transferências.
”
Foda-se.. É difícil de perceber se a direção tivesse metida nisso já se sabia tudo!?!!!
O homem mais investigado de Portugal.
Foda-se isso é o que me deixa tranquilo relativamente a BdC, -se tivesse desviado um euro já se sabia.
Por isso é que recorrem a historietas de hotel, a palhaçada da ida aos states… Enfim.
zuns zuns aceito que tenham fundo, não se fala é mais porque se calhar tem a ver com o ex treinador.
Sempre me recusei a pensar nisso mas as coisas vão zunindo…
13 Setembro, 2018 at 1:03
Lourenço, fala-se nisso… Que queres que te diga? Que não?
Olha, então não! 🙂
Roubar um clube é fácil!
BdC
13 Setembro, 2018 at 0:43
Subscrevo tudo
12 Setembro, 2018 at 21:33
Boa entrevista , boas ideias.
É crucial ser montada uma estrutura para o futebol forte e imune à mudança de treinadores . O treinador tem de ser visto como mais uma peça que se encaixa na estrutura e trabalha segundo as regras definidas pela estrutura . A mudança de treinador deverá ser transparente e a estrutura deverá continuar a funcionar sem grandes alterações .
Era isto que começou a ser montado em 2013 por BdC e Inácio e que JJ ao ser contratado arrasou tudo : saída de Inácio , não aposta na formação , jogadores de qualidade duvidosa contratados apenas por feeling , etc .
Dá-me calafrios pensar no regresso de JJ.
12 Setembro, 2018 at 21:42
Num mercado cada vez mais inflacionado, a formação será um pote de ouro para quem lhe quiser prestar atenção. Muito bem explicado este ponto na entrevista. Durante a campanha, o Varandas mostrou-se bastante conhecedor do estado da formação e pareceu-me que tinha ideias muito próprias para fazer um mini revolução.
O resto da entrevista é um pouco mais do mesmo e aquilo quer qualquer um diria: acertar nas contratações, aumentar receitas (aqui deu uma ou outra medida por alto), etc, etc, etc.
Continuo à espera de planos específicos para como resolver a questão do EO e a compra das VMOCs.
É por as mãos à obra e apresentar resultados.
12 Setembro, 2018 at 21:44
Yada yada.
Executar o plano. Manter o plano.
Repeat.
12 Setembro, 2018 at 21:57
Oh cherba! Este post é para encher chouriços, qualquer gajo com a antiga 4a classe fazia um programa igual. A questão não é elaborar, a questão é fazer…
Off: estive a reler um post antigo, sobre a Joana Ornelas + Bruno de Carvalho. Meu Deus, o que se disse do presidente namorar com uma funcionária do clube…
Cherba abre aí um post da Katarina Larsson que me está apetecer rir das amarguinhas que tanto criticaram na altura.
😀 😀
12 Setembro, 2018 at 22:01
Sir Brunininha??? Veja isto: https://www.youtube.com/watch?v=IgmRYovyDgs&feature=youtu.be
13 Setembro, 2018 at 0:53
Eh eh eh
Netflix.. Boas ficções..
Agora vemos propaganda lampia?!!!!
13 Setembro, 2018 at 1:42
É lampião e não sabe.
Na volta e é aquele anormal que na sede de campanha do puppet Varandas disse que estava a sentir “uma chama imensa”.
12 Setembro, 2018 at 22:12
Não é nada de especial… Não é o meu género…Não sei se vale a pena o post…
Ela foi promovida?!
12 Setembro, 2018 at 22:14
Mas pelos vistos gosta de slipknot por isso é perfeita!
12 Setembro, 2018 at 22:17
Olha boa pergunta, essas coisas acabam por vir ao de cima…
Vou averiguar 😉
12 Setembro, 2018 at 22:23
Na minha pesquisa pela senhora li que gosta de Slipknot e de Metallica! Por mim está aprovada! 🙂
12 Setembro, 2018 at 22:40
Nao a vi no concerto de Stone Sour 🙁
12 Setembro, 2018 at 22:17
És coerente, no post que falo tu dizes que é um assunto pouco relevante.
Eu estou a falar das amarguinhas, que agora olimpicamente abanam o rabinho à situação 😀
12 Setembro, 2018 at 22:19
😀
12 Setembro, 2018 at 22:22
Eu sei que tu sabes que todos nós sabemos que são duas situações um bocadinho diferentes, só um bocadinho. Não vale a birra.
12 Setembro, 2018 at 22:23
Explica lá, então.
12 Setembro, 2018 at 22:28
Nem me vou dar ao trabalho.
12 Setembro, 2018 at 22:52
Ah, esses argumentos. Já podias ter dito.
Saudações Leoninas.
12 Setembro, 2018 at 23:31
Argumentar? Contigo? É pura perda de tempo. Birras, só as dos meus filhos.
12 Setembro, 2018 at 22:29
Vai deixar o triatlo e passar para o pentatlo.
12 Setembro, 2018 at 22:52
Se estás nem informada… e o ordenado? Mantêm-se?
12 Setembro, 2018 at 22:54
Óbvio que não. Se vai praticar mais 2 modalidades têm que lhe aumentar o ordenado, bobi. Vai ganhar à modalidade. 5 ordenados, portanto.
12 Setembro, 2018 at 23:01
Que classe 😀
12 Setembro, 2018 at 23:03
Obrigada.
12 Setembro, 2018 at 23:03
Mas vá, deixa de ser porca e responde:
– já que, segundo dizes, vai ser aumentada, quanto é que vai receber?
12 Setembro, 2018 at 23:06
A selva fez-te mal. Não sais do mim tarzan, tu jane.
12 Setembro, 2018 at 23:15
Eu sei que é um clichê mas, depois de teres descido conseguiste subir?
Eu sou sincero, depois da campanha anti-sporting aqui produzida, e lá nos pastores, era merecido!
#arranjahomem
#nota-se
12 Setembro, 2018 at 23:19
Vê lá bem, bobi Só tu não consegues fazer-te um homem.
( E gostei dessa dos pastores. Continua a atirar barro à parede. 😀 )
12 Setembro, 2018 at 23:31
Ia jurar que tu e o Diogo Bernardo me convidaram para os pastores.
Devo ter sonhado. Desculpa aí.
12 Setembro, 2018 at 23:44
lol eu estive no famigerado grupo da casa de pasto e o diogo bernardo nunca la esteve
12 Setembro, 2018 at 23:59
Ahahahahahahaha.
Muito bom! 😀
Sonhaste, bobi.
Andas a fumar lianas só pode.
13 Setembro, 2018 at 0:00
riga, eu estive.
Mas fui expulsa. 🙁
13 Setembro, 2018 at 1:46
Ohhhh afinal estavas nos pastores.
Mentirosa, aldrabona e pindérica.
13 Setembro, 2018 at 2:51
Afinal tinha razão
https://twitter.com/diogomlbernardo/status/1039781295658881024?s=19
13 Setembro, 2018 at 9:33
Não, não tinhas. Nunca lá estive.
13 Setembro, 2018 at 11:35
Oh Diogo, então tu andas a convidar o bobi para “locais” onde nunca estiveste?
Devias ter vergonha.
13 Setembro, 2018 at 17:31
Dá a patinha Diogo, isso. Agora abana a cauda.
12 Setembro, 2018 at 22:28
O que se criticou na situação da Ornelas não foi o namoro, foi a promoção. Mas isso sabes tu.
12 Setembro, 2018 at 22:34
E não só. Inventaram-se luas de mel em hotéis também. Certo?
12 Setembro, 2018 at 22:40
Isso ja foi agora. Tou a falar de algo mais no passado
12 Setembro, 2018 at 22:44
Fdx, sério?
12 Setembro, 2018 at 22:46
Word
12 Setembro, 2018 at 22:50
Não sacas aí uma conversa na Vodafone entre o puppet e Katarina…
… Está a apetecer-me rir ao ouvir o Vagandas a falar inglês 🙂
E escrever um post? Isso é que era bruno!
12 Setembro, 2018 at 22:54
O Varandas é Vodafone? Se soubesse tinha votado nele.
Guardo o post para quando ela for promovida.
12 Setembro, 2018 at 22:57
Já a estão a promover largo. Para que conste.
12 Setembro, 2018 at 23:05
Ainda bem! Todos os funcionários do Sporting merecem ser bem tratados.
A não ser que trabalhem na área administrativa, e sejam namoradas de um gordo asiático.
Aí é inadmissível, claro.
12 Setembro, 2018 at 23:09
Ja tivemos mais algum Presidente, antes do gordo asiático (?) a promover a mulher em cargos dentro do Clube? Se isso voltar a acontecer, merece exactamente a mesma critica que BdC sofreu.
12 Setembro, 2018 at 23:11
Ja? Para qual posição?
12 Setembro, 2018 at 23:16
Para cima, óbvio.
12 Setembro, 2018 at 23:17
Podem gostar de outras posições
12 Setembro, 2018 at 23:27
Promover para o lado, ou para baixo? Nunca ouvi falar.
Vamos esperar pela ofendida Maria, que ela disso percebe.
12 Setembro, 2018 at 23:40
O Varandas consegue. Afinal parece que ele consegue tudo.
12 Setembro, 2018 at 23:47
durante a campanha e até ao dia das eleiçoes nunca se soube que eles tinham uma relaçao, e apenas foi noticia porque ela resolveu colocar um post no instagram a felicitá-lo
alias era algo tao publico que eles nunca foram apanhados juntos antes
pelo contrario com BDC ainda ele era casado, ja se sabia do romance com a ornelas
13 Setembro, 2018 at 0:58
?!?relevância?!??
13 Setembro, 2018 at 1:13
Mostra a personalidade e o carácter das pessoas…
Claro que para ti isso é irrelevante! 🙂
13 Setembro, 2018 at 1:18
Ia jurar que alguém escreveu aqui que conhece amigoes que são crápulas no trabalho..
(Se bem que o gajo que escreveu isso não é para ser levado muito a sério)
Presumo que o contrário seja possível, crápulas a nível pessoal, competentes e isentos no trabalho (conheço vários)
13 Setembro, 2018 at 1:48
Ah pronto. Desde que ande a micar funcionári@s do clube às escondidas, sem ser público está tudo bem.
Bananinha alert!!!
12 Setembro, 2018 at 22:53
E não só!
A quantidade de viagens que fez com o Bruno… Foi como acompanhante ou a trabalhar? Se foi como acompanhante, quem pagou? Se foi trabalhar, foi fazer o quê?
Tudo isso foi questionado na altura…
12 Setembro, 2018 at 23:09
Miguel Ribeiro, acho que abris-te a caixa de Pandora…
A Katarina estava na tomada de posse…
… como é que ela foi para lá? Foi de Uber? Foi à boleia? Foi com o puppet? No carro pago pelo Sporting? Quem atestou o carro? O cartão de crédito do puppet?
Ainda agora começou e já temos estas suspeições todas?
Eu exigo respostas!
12 Setembro, 2018 at 23:11
*abriste.
Mais, e a casa, de quase 1 milhão de euros em Cascais? Comprada no mês passado.
Paga bem o Vitória de Setúbal?
13 Setembro, 2018 at 1:16
Meu caro amigo, como a Katarina vai de Cascais para Alvalade, não estou nem aí…
Já as viagens da Ornelas namorada do Bruno presidente do Sporting que viaja como presidente do Sporting, sim, tenho curiosidade…
Sou um pulha, bananinha?
13 Setembro, 2018 at 1:49
Ah pronto, só roubou um bocadinho. Está tudo bem. Foi só a cabecinha.
Bananinha alert!!!
13 Setembro, 2018 at 0:33
a respeito da Katarina Larsson
– esteticamente, ficamos muito mais bem servidos no que toca a primeira dama
– não ajudará a promover a moda do gin na tribuna presidencial
– dificilmente será culpada pela degradação mental e física do presidente
– não tem o cv na margem sul que a ex-primeira dama apresenta
13 Setembro, 2018 at 0:34
Really, Caro Cherba? Really? 🙁
SL
13 Setembro, 2018 at 0:59
Ah ah ah
Et tu Brutus!?
13 Setembro, 2018 at 1:50
O cherba e maldicencias?!?!
Nunca sube!!
Bananinha alert!
13 Setembro, 2018 at 10:15
foda-se cherba agora sei a razão do claudio ramos e companhia terem tanta audiencia.
nem acredito que estejam aqui a discutir namoradas e o caralho.
isso intressa para que ?
quero lá saber da namorada do varandinhas, a vida é dele, o que me intressa é o Sporting.
12 Setembro, 2018 at 22:08
Aqui
http://www.andebol.tv/diretos/aaas-scp-8/