O Sporting Clube de Portugal é uma montanha russa que nos faz ter tantas oscilações, que sorrir num minuto e chorar no minuto seguinte, é uma normalidade. Para esta semana, eu tinha planeado falar sobre os restantes reforços da equipa masculina de voleibol. Tal como já decidi o que vou escrever para a semana e para a outra e mais outra. O mundo é mais fácil com pró-ação do que com re-ação.
Esta introdução serve para justificar este post e mudança do meu tom habitual. O momento assim o justifica! O Sporting Táctico, dizia no domingo, umas palavras interessantes que vou colocar nesta rubrica: “O Clube tem a sua grandeza na massa adepta, na sua história, no seu ecletismo, no seu nome, na sua reputação, no seu potencial desportivo, todavia é cada vez mais pequeno na forma como se estrutura no futebol e como se apresenta no relvado”. Realço a “sua massa adepta e ecletismo”.
É por isso que vou fazer um pedido:
Não desistam das modalidades. Não desistam do voleibol!
Sempre nos debatemos com crises no futebol, mas nunca de identidade. Sempre soubemos quem somos! Sempre soubemos quem somos! Sempre soubemos quem somos! Sempre olhámos para as nossas modalidades como a joia da nossa coroa. Não é um chavão, o Sporting é, verdadeiramente, um clube eclético e muito graças a nós. Quem não entende isto, não pode ter sangue verde.
O futebol é importante, também para mim o é. Muda-nos o pensamento, turva-nos o discernimento. Não é possível ignorar isto, mas é possível olhar mais longe quando falamos num contexto Sporting. Por isso, esta semana falo-vos neste jeito de pedido. O voleibol do Sporting, como outras modalidades, estão preparadas para atacar a época. Há muitos jogadores e jogadoras em ânsias de vestir a nossa camisola e começar a aventura 2019/2020. Os treinadores também estão preparados e impacientes por escrever a sua história no nosso amado clube.
Sim, eu também não consigo imaginar o dia de amanhã no nosso clube e fico apreensivo. Eu também estou com medo. No entanto, tenho a certeza de que estes, os do voleibol, vão estar a representar dignamente o Sporting. Não estou a pôr as mãos no fogo pelos dirigentes (jamais!), mas pelos treinadores e treinadoras, jogadores e jogadoras. Temos muitos que se tirassem a camisola do Sporting com que jogam, via-se a pele listada de verde e branco e um símbolo do Sporting Clube de Portugal tatuado junto ao coração.
Vem-me à cabeça uma imagem bonita de Alepo, na Síria, com uma legenda ainda melhor. Na minha falta de capacidade para uma melhor metáfora, deixo-vos uma legenda e a foto que impressionam. “Even among carnage, everyday life still manages to carry on. Here, a fruit vendor offers his goods among the destruction in Aleppo.” Sim, mesmo no meio do CAOS, palavra originalmente grega que significa separação e desordem, encontramos um COSMOS, que significa ordem, organização, harmonia. Um fotografo tirou, brilhantemente, esta imagem de esperança durante a guerra.
A minha ideia é mostrar metaforicamente de como podemos encarar com (alguma) esperança o futuro. Temos de olhar para o sítio certo. O voleibol é constituído por pessoas que estão preparadas. O voleibol do Sporting tem nomes, muitos, prontos para atacar esta época com vista ao sucesso. Por isso, tasqueiros, sportinguistas, universo leonino, não desistam destes que nos vão dar alegrias.
Quanto a mim estarei por aqui, todas as terças-feira a falar do nosso grande amor. Continuarei a deliciar-me com as vitórias do voleibol. Vou desesperar por recuperar o campeonato nacional masculino. Quero ver as equipa feminina escrever a sua história, vencendo o campeonato contra todas as expectativas. Quero elogiar cada jogador e jogadora quando assim for pertinente. Eu não vou desistir! O voleibol pode contar comigo.
Não desistam das modalidades. Não desistam do voleibol!
Força voleibol! Força Sporting!
*às terças, o Adrien S. puxa a bola bem alto e prega-lhe uma sapatada para ponto directo (ou, se preferires, é a crónica semanal sobre o nosso Voleibol)
4 Setembro, 2019 at 13:24
Boa Adrien…
É isso mesmo…:
“…Sempre nos debatemos com crises no futebol, mas nunca de identidade …”
Problemas sempre os tivemos…
Crises…mais que muitas…
Mas…” nunca perdemos a identidade…”
Sempre soubemos que fomos…somos e sabemos o que queremos ser…!
https://thumbs.dreamstime.com/z/le%C3%A3o-em-uma-rocha-silhueta-preta-no-fundo-do-por-sol-safari-africano-vetor-106120500.jpg
O Sol também há-de acabar por brilhar para nós,,,!!
Sporting Sempre…!
SL
4 Setembro, 2019 at 13:26
“Não desistam das modalidades.”
Malta da bola, malta das quotas em atraso por decisão própria… leiam bem. Até à exaustão.
4 Setembro, 2019 at 13:32
Eu nunca vou desistir de pagar quotas (já o fiz uma vez hà cerca de 30 anos e foi o maior disparate que fiz em termos de situações ligadas Clube…)…
O que tenho a dizer aos que já o fizeram ou pensam fazer…é que mais tarde ou mais cedo se irão arrepender…
O Sporting não é apenas futebol…
Temos muitas mais Modalidades no Clube que “nos enchem” o coração de alegria…!!
Sporting Sempre…!!
SL
4 Setembro, 2019 at 13:35
E mais…o SPORTING nunca foi, não é e nunca será um Presidente, um Treinador, um jogador.
Por isso DESISTIR por opção é coisa de fraco.
4 Setembro, 2019 at 13:42
Devo dizer que desisti, precisamente por causa de um Presidente…
Perfeito disparate “confundir” aquilo que não deve ser confundido…!!
Os Presidentes “estão de passagem” e melhores ou piores…”não são o Sporting” (embora o representem e por isso mesmo também…não gosto de ver achincalhar um Presidente…precisamente porque se acaba “por arrastar” o Clube também …)
SL
4 Setembro, 2019 at 15:19
Resistência activa.
Tem de ser Brave, até expulsar os bananas.
4 Setembro, 2019 at 15:20
Isto é para grandes e duros, não para ghandis e moles.
4 Setembro, 2019 at 13:50
Infelizmente, a desolação e a impotência leva muitos a deixarem de pagar quotas. E é compreensível, tanto quanto a importância de manter essa ligação.
4 Setembro, 2019 at 13:52
Adrien sabes quando é o primeiro jogo do volei feminino?tenho ideia que é aqui em Vila do Conde e conto ir ver.
SL
4 Setembro, 2019 at 14:06
13.10.2019 às 16h.
Também quero ir.
4 Setembro, 2019 at 15:46
Anda que és bem vindo.
SL
4 Setembro, 2019 at 14:57
Bom post Adrien. Obrigado.
Mas atenção: o não desistir não pode ser à custa de enterrar a cabeça na areia!
4 Setembro, 2019 at 15:40
É isso mesmo.
Continuarei a pagar quotas e estarei muito mais vezes no pavilhão do que no estádio, se isto não inverter o rumo!
4 Setembro, 2019 at 16:30
Brilhante, Adrien! Não desisto, o Sporting é muito grande!
4 Setembro, 2019 at 19:13
É que até nem se trata de nos mantermos sócios e pagar as quotas em dia, por o Sporting ser muito mais do que futebol. Trata-se do facto de todo o dinheiro das quotas do Clube se destinar às Modalidades que não o Futebol Profissional.
Algo que, por sinal, foi uma boa medida (entre muitas outras) de uma Direcção que muitos não hesitaram em destituir e de um Presidente que não hesitaram em expulsar de sócio!!
Não é nem será o único motivo para manter as quotas religiosamente em dia. O verdadeiro motivo é a paixão e essa é muito mais que o Futebol, é muito mais que as Modalidades, é muito mais que qualquer Presidente.
Um abraço e saudações leoninas
4 Setembro, 2019 at 23:06
Fico à espera dos teus excelentes posts às terças feiras. O voleibol é uma modalidade espetacular! Vamos ver se recuperamos o título. Que comece o campeonato!
5 Setembro, 2019 at 0:20
Adrien,
Pelo que me parece, o desinvestimento na modalidade irá dar um campeonato para os nossos rivais, eles que irão apostar na Champions esta temporada.
Devíamos pôr as expectativas baixas em relação ao voleibol este ano.
O que vier será mais por demérito do adversário, tal a qualidade da equipa campeã nacional.
Concorda, ou as notícias da nossa morte “” são manifestamente exageradas ?
5 Setembro, 2019 at 1:12
“eles que irão apostar na Champions esta temporada. ”
Desculpa lá…. mas não tens noção do que escreveste.
NENHUMA equipa portuguesa teve, tem….ou terá hipóteses de chegar a uma fase avançada na Champions em Voleibol.
5 Setembro, 2019 at 9:22
Caro Ricardo,
O Sporting apostou fortemente na champions de andebol no ano passado.
Não foi para ganhar, mas para ir o mais longe possível.
Até aqui as equipas portuguesas optaram por nem disputar a prova, escolhendo a competição secundária.
O Benfica optou por disputar a prova este ano.
5 Setembro, 2019 at 13:36
Isto é vôlei
6 Setembro, 2019 at 2:41
Pensei que fosse chinquilho…
Estava a dar o exemplo do andebol em paralelismo com o voleibol.
5 Setembro, 2019 at 15:09
Em breve faço um post mais de expetativas, mas deixo-te uma opiniao mais ligeira:
No voleibol feminino estamos num conjunto de 6 equipas (Leixões, AVC, Clube K, Porto Voleibol, AJM, Sporting) que vão disputar os 4 primeiros lugares, para depois tentar ser campeã.
No masculino admito que o benfica possa estar mais bem preparado, no entanto nós contratamos bem. Falta um zona 4 no plantel e isso é decisivo para perceber as ambições. A minha grande dúvida é a saída de rede, se chegará.
6 Setembro, 2019 at 2:45
O voleibol feminino desconheço completamente.
Quanto ao masculino, é a informação que circula no meio.
Daí a minha pergunta. Até porque houve jogadores contratados que não fosse o desinvestimento e não teriam chegado tão longe como é ser atleta do Sporting Clube de Portugal.