Sporting emitiu esta terça-feira um comunicado a reagir às declarações do presidente da Associação Nacional de Treinadores onde este criticou duramente o clube de Alvalade pela contratação de Jorge Silas. “Custa-me a acreditar que uma pessoa licenciada em medicina, como o presidente do Sporting, admita para exercer funções quem não está devidamente habilitado. São situações tão ridículas como inaceitáveis”, disse o tal de José Pereira, o presidente da ANTF.
Agora, numa longa exposição, o emblema leonino lembra que a referida associação não é uma ordem profissional, acusa os seus dirigentes de anti-sportinguismo e diz considerar as declarações do líder da ANTF, José Pereira, “ridículas e inaceitáveis”
“A propósito da contratação da nova equipa técnica do Futebol Profissional do nosso Clube, o presidente da Associação Nacional de Treinadores de Futebol proferiu declarações ridículas e inaceitáveis que suscitam a seguinte tomada de posição institucional do Sporting Clube de Portugal.
À margem da Constituição da República e das Leis, existe no futebol português o entendimento de que os clubes apenas podem inscrever treinadores na Liga Portuguesa de Futebol Profissional depois de ter sido emitido um certificado de habilitação pela Associação Nacional de Treinadores de Futebol.
Ora, esta associação de tipo sindical não é uma Ordem Profissional pelo que o Estado não lhe atribuiu essa competência especial de regular as normas técnicas e os princípios e regras deontológicas dos respectivos profissionais.
O próprio presidente dessa associação, ao justificar as suas declarações dando como exemplo a actividade médica e procurando assim equiparar as competências da mera associação de treinadores à Ordem dos Médicos, está assim a demonstrar o estado de confusão em que ele próprio vive.
Diz a Constituição que “todos têm o direito de escolher livremente a profissão ou o género de trabalho” e só a Lei pode restringir o direito de escolha da profissão.
Por isso, é ilegal e inconstitucional o princípio em que assentam as declarações do presidente da Associação de Treinadores segundo o qual tem de haver um registo prévio de cariz associativo e uma certificação técnica. Este tipo de certificação, sublinha-se, apenas está conferido pela Lei portuguesa a instituições como as Ordens Profissionais o que Associação Nacional de Treinadores não é.
Acresce que a Constituição estabelece ainda o princípio da Liberdade Sindical, nas suas vertentes positiva e negativa, pelo que está interdito às associações sindicais e equiparadas os poderes exclusivos de acesso a uma determinada profissão.
O Sporting Clube de Portugal orgulha-se de manter uma postura positiva e de equilíbrio relativamente às partes interessadas do nosso sistema do Futebol Profissional, apesar dos sinais de enviesamento clubístico que muitas das vezes algumas dessas entidades vêm tomando.
Desta feita, face ao comportamento absolutamente descabido e de anti-sportinguismo primário relevados pelo presidente da Associação de Treinadores de Futebol, o nosso Clube anuncia que vai encetar diligências para que sejam restringidas as atribuições daquela associação, começando por exigir à Liga Portuguesa de Futebol Profissional que avalie se é Legal o princípio da certificação dos treinadores.
O Futebol Português não pode ser uma terra sem Lei, como não pode continuar a ser uma excepção ao Estado de Direito nem terreno fértil para o exibicionismo vaidoso de oportunistas sem princípios.”
1 Outubro, 2019 at 16:02
Vitória importantissima e um comunicado para confortar e acalmar as hostes mais necessitadas. Vamos ter uns dias mais calmos e isso é que importa. Que 5º feira os previsives protestos comecem e acabem confinados ao sector do costume!
1 Outubro, 2019 at 16:40
Que 5ª feira se ganhe porque ganhando o resto é cagativo.
1 Outubro, 2019 at 16:54
Para ti é.
Mas para os Sportinguistas não é.
1 Outubro, 2019 at 23:27
Na 5ª feira só é importante ganhar esse jogo.
És burro e eu perdoo as barbaridades que dizes…
1 Outubro, 2019 at 16:41
até que enfim algo de positivo.
1 Outubro, 2019 at 16:44
Aleluia! Uma comunicação como deve ser: com cabeça, tronco e membros! Muito bem!
2 Outubro, 2019 at 13:16
E as pernas?!?
1 Outubro, 2019 at 16:53
Quero saudar o CD por este comunicado.
O que dele transparece é que houve trabalho e pesquisa do quadro legal o que ainda mais é de louvar.
Não conhecendo em pormenor o quadro legal especifico, o que se diz no comunicado é evidente, se a ANTF não tiver os atributos nele referidos ( e parece não ter) mais valor dou à posição do CD que pode ter levantado aqui uma questão muito pertinente.
Só espero que avancem com as medidas e que informem, posteriormente os sócios do que delas resultar.
Mas que a coisa me parece bem estudada e agarrada não há dúvida …
Parabéns ao CD e igualmente uma palavra de grande postura em não referir qualquer caso passado. O nosso é que estava em questão.
Muito bom este silêncio face ao passado.
SL
1 Outubro, 2019 at 17:09
Foi um estagiário que o redigiu. Fez parte do trabalho de casa para o fim de semana. Espero que fique a pertencer aos quadros do clube. Merece! Contrato remunerado de seis meses para o miúdo, já!
Fora de brincadeiras, bom comunicado.
1 Outubro, 2019 at 17:12
Comunicado exemplar. Se lhe juntarmos o post do Mister do Café (“Níveis” há muitos, seus palermas!”), igualmente exemplar, só apetece gritar “Finalmente, do mesmo lado da barricada!”
Se o primeiro é para matar, o outro esfola. Lindo!
SL
1 Outubro, 2019 at 17:19
Saliento esta parte, porque aqui é que lhes podem cair em cima, forte e feio:
“Por isso, é ilegal e inconstitucional o princípio em que assentam as declarações do presidente da Associação de Treinadores segundo o qual tem de haver um registo prévio de cariz associativo e uma certificação técnica. Este tipo de certificação, sublinha-se, apenas está conferido pela Lei portuguesa a instituições como as Ordens Profissionais o que Associação Nacional de Treinadores não é.
Acresce que a Constituição estabelece ainda o princípio da Liberdade Sindical, nas suas vertentes positiva e negativa, pelo que está interdito às associações sindicais e equiparadas os poderes exclusivos de acesso a uma determinada profissão.”
Siga para a Liga (apesar desta instituição não ser o garante de Lei nenhuma), muito bem fundamentado, que é da maneira que o palerma do Presidente da Associação de Treinadores fica a perceber que devia ter ficado caladinho, não ser anti-sportinguista e sobretudo não ter levantado a lebre. Podes ser que lhe metam as certificações num sitio que eu cá sei…
P.S. Incrível como um tipo como o Silas, que como jogador e treinador tem prestigiado o futebol, pagante de quotas naquela associação (e portanto um sócio que também prestigia a própria associação), sendo impedido de continuar o curso por razões ridículas (não por sua vontade), ainda esteja a ser “castigado” pela própria associação a que pertence. País de merd*, cheio de gente de merd*
1 Outubro, 2019 at 17:28
Até que enfim! comunicado a altura das provocações externas.
1 Outubro, 2019 at 17:42
Muito bom comunicado. A meter na ordem um papagaio arraçado de toupeira e de caminho a mandar umas ferroadas a outras organizações lacaias de interesses inconfessáveis.
Não sei quem escreveu o comunicado. Ressalvo a nota para a organização corporativista. De facto, a doutrina política adoptada por Salazar para organizar o País tem mais seguidores do que é geralmente admitido. Penso no entanto que o “algumas das vezes era escusado”. Simplesmente “algumas vezes”. Mas eu percebo. Para um labrego como o Pereira é necessário escrever em linguagem que ele perceba.
1 Outubro, 2019 at 17:48
Já que a comunicação parece ter melhorado (oxalá), aproveitem o balanço e construam um vídeo com as (pelo menos) 4 faltas que os lampiões fizeram depois da 5ª e que não foram assinaladas. Podem mencionar, em simultâneo com a falta, o nome do boi que a devia ter assinalado (isto é importante). Passem no grande jornal da Sporting TV e divulguem nas redes sociais oficiais do clube. Vão ver mais uns quantos ratos a sair da toca e de caminho fica o recado dado.
1 Outubro, 2019 at 17:56
Como a entrevista à SIC correu mal, o pguesidente Fguedeguico Vagandas resolveu esclarecer TUDO à Bola TV. Muito melhor!
https://www.youtube.com/watch?v=RbV7k5-VyDY&feature=youtu.be
1 Outubro, 2019 at 23:36
Sportinguistas a gozar com o Sporting é do mais baixo a que se pode chegar…
Aqui na Tasca há uns quantos!
Ao nojo que isto chegou…
1 Outubro, 2019 at 19:44
Foda-se! E agora, que vão dizer os oportunistas sem principios?:
“No seguimento do comunicado de imprensa da Sporting Clube de Portugal, Futebol SAD (SCP-SAD), vem a Associação Nacional dos Treinadores de Futebol (ANTF) informar o seguinte:
1. Falta deliberadamente à verdade, no seu comunicado, a SCP-SAD quando imputa ao Presidente da Direção da ANTF, afirmações que, em momento algum, foram por si proferidas e / ou sequer insinuadas.
……………..
13. Não diria a ANTF melhor: “O FUTEBOL PORTUGUÊS NÃO PODE SER UMA TERRA SEM LEI, COMO NÃO PODE CONTINUAR A SER UMA EXCEPÇÃO AO ESTADO DE DIREITO NEM TERRENO FÉRTIL PARA O EXIBICIONISMO VAIDOSO DE OPORTUNISTAS SEM PRINCÍPIOS”.
Gondomar, aos 01 de outubro de 2019
A Direção,”
1 Outubro, 2019 at 23:37
Ficas todo feliz com estas merdas… 🙁
1 Outubro, 2019 at 22:32
Não tenho dúvidas nenhumas que foi o melhor comunicado desta direção. RA não aparece mas trabalha…
1 Outubro, 2019 at 22:41
13 meses depois…
a direção começou a dirigir.
mandou o songa monga co caralho…
mas com estilo.
1 Outubro, 2019 at 23:04
Fdx será possível que vou elogiar uma coisa desta direção ? Muito bem! Gostava de saber de onde saiu este comunicado porque esteve de facto bem, agora é continuar e meter esses merdas na ordem sempre que desrespeitarem o Sporting fdx
1 Outubro, 2019 at 23:10
Trabalho na área do direito e pela redação do comunicado suspeito que não foi a mesma pessoa que escreveu outros comunicados do clube no passado recente. Será que o RA veio dar uma ajuda ao departamento de comunicação?
1 Outubro, 2019 at 23:17
foi exactamente isso que pensei…
2 Outubro, 2019 at 2:14
COMUNICADO MARRETA
Esta rábula de ‘comunicado’ serve também para denegrir e menosprezar as boas práticas, a integridade e o comportamento eticamente responsável de profissionais de comunicação competentes que existem em Portugal. Mais uma infeliz maluquice produzida no nosso Clube. Haver gente que acredita nestas narrativas cheias de fantasia até é hilariante, mas também preocupante, porque se trata do Sporting Clube de Portugal.
De forma competente, a APTF respondeu com um comunicado exemplar e notável, elaborado e redigido por quem sabe o que está a fazer (que sirva de lição). Não foi preciso acrescentar mais nada.
https://www.dn.pt/desportos/interior/associacao-de-treinadores-responde-ao-sporting-ataque-vil-e-cobarde–11360033.html
2 Outubro, 2019 at 2:16
Correção… “a ANTF respondeu…”