O Sporting fechou o campeonato com chave de ouro, goleando o Marítimo e acrescentando o prémio de melhor marcador da Liga ao de Campeão Nacional. Entre mexidas, estreias e despedidas, Peter Potter espalhou magia, Jovane dinamitou, Coates comandou e Palhinha entrou como se estivesse a disputar o jogo do título
Amorim tinha avisado e cumpriu, revolucionando a equipa que entrou em campo para defrontar o Marítimo e disputar a última partida da Liga. Max ficou com a baliza, Coates ficou a comandar um quarteto composto por João Pereira, Neto, Matheus Reis e Antunes; Bragança e Matheus Nunes agarraram o miolo, Paulinho, Peter Potter e Jovane formavam o ataque.
E foi Antunes o primeiro a dar nas vistas. Numa partida que começou tardecomámerda, Vitorino esteve quase a fazer todas as meninas virem à janela para verem em repetição aquele que seria o golo do campeonato, numa bomba de ressaca, sem deixar a redonda cair no chão, que embateu furiosamente na barra, foi ao chão e veio para fora. Cinco minutos depois, o primeiro de Peter Potter, depois de belíssimo desenho colectivo que deixou o 28 na cara do golo e pronto a encutrar distância na luta pelo prémio de melhor marcador da Liga, onde Seferovic tinha ganho vantagem com dois golos em Guimarães.
Potter voltaria a agitar a varinha mais duas vezes: aos 20′ e aos 61′, primeiro na recarga a um remate de Daniel Bragança que havia embatido no poste, depois ao ser isolado por um pase fan-tás-ti-co de Jovane. E já que falamos em Jovane, que bom foi vê-lo fazer uma exibição tão consistente do princípio ao final da partida, sendo o dinamitador de serviço num jogo de mão cheia a que se juntaram um autogolo para os apanhados e um golaço de Plata, que não se fez rogado ao “binde prá festa!” lançado por Pedro Gonçalves.
O Marítimo? Foi engolido desde o primeiro minuto e apenas obrigou Max a aplicar-se por uma vez, num lance à entrada da pequena área que o redes resolveu com valentia. No restante, o Sporting jogou como se precisasse dos três pontos para ser campeão, pressionou altíssimo, teve Coates a limpar todos os duelos lá atrás, teve Matheus Nunes a fazer acelerações e na segunda parte ainda teve Palhinha a entrar como se lhe tivesse roubado a medalha de campeão e ele andasse à procura do culpado em cada bola dividida. Podemos dizer, sem margem de dúvida, que os insulares até podem ficar felizes por só ter levado cinco e ter marcado um em cima dos 89´, já os Leões escreviam na história as estreias de Tomás Silva e André Paulo e a despedida dos relvados, bonita e sentida, de João Pereira.
E por tudo isto, chega-se ao fim de um campeonato que fica para a história e dou por mim a pensar que esta equipa, com poucas saídas e com contratações cirúrgicas, jogando sem o peso de 19 anos de jejum, é capaz de oferecer-nos algumas sinfonias quando voltarmos a ocupar os nossos lugares nos estádios. Ontem, interpretaram a quinta. Nada mau para aperitivo.
20 Maio, 2021 at 12:34
Esta equipa merece tudo! Que nos lembremos disso quando as limitações vierem ao de cima!
Ainda ontem a defesa foi constituída por malta em fim de carreira e longe da qualidade “Champions” o espirito faz com que joguem tudo o que podem e até muitas vezes acima da qualidade que têm.
O caminho é este, não há condições para investir e só assim é que em mais 3-4 anos podemos estar solidificados no futebol, mas vai trazer dissabores (não vamos conseguir sempre superar-nos como este ano) e temo que ao primeiro dissabor se desmorone tudo (foi só sentir um “cheirinho” durante o jogo com o Benfica).
Como queria que nos lembrássemos do que se pode conseguir se nos mantivermos fieis a este caminho quando pagarmos o preço da inexperiência ou do alinhamento “menos” perfeito da estrelinha. Lembremo-nos de que os outros também jogam, lembremo-nos de que vimos jogadores jogar um ano inteiro no limite da entrega, da raça muitas vezes com rendimento acima das suas capacidades. E lembremo-nos que isso não aconteceu porque houve a “exigência” do assobio, do puxão de orelhas da crítica pública ou da chicotada psicológica. Que não foi o berro o insulto ou pedido de cabeças a rolar ou a exigência de sermos candidatos ao título que produziu esse efeito. Foi no ano em que menos se exigiu, onde a descrença era maior onde já se tinha desistido onde todos não prestavam e já nem valia a pena fazer “barulho”, foi na ausência do assobio foi na tranquilidade da equipa que se viu um grupo render como nunca. Se isto não deitar por terra a ideia de que são os assobios, as críticas, a contestação, a famosa “exigência” dos adeptos o que faltava para o Sporting render então não sei o que o fará.
Os adeptos são importantíssimos no rendimento se passarem apoio tranquilidade e união ao grupo. É isso que inspira é isso que faz um jogador sentir-se parte de uma causa maior é isso que leva a um sentimento tribal que pode dar aquele extra à competência profissional. Que nos lembremos disso e que nos lembremos, porque essa foi uma das maiores qualidades da equipa, das limitações que ainda são muitas e do que é realista ou não. Porque foi sabendo que não era a mais forte, foi sabendo das limitações e soluções que tinha que esta equipa se transcendeu e no fim não o sendo na quantidade e qualidade das soluções o foi, e de longe! , no campo.
20 Maio, 2021 at 14:12
Alguém imprima este comentário e cole em todas as portas de entrada do estádio.
20 Maio, 2021 at 14:19
Excelente comentário.
Estás de parabéns por este texto!
20 Maio, 2021 at 14:24
Excelente Amaral!
Como sempre muito certeiro!
20 Maio, 2021 at 15:35
Muito bem.
Mas não tenho dúvidas que ao primeiro desaire tudo vai ser posto em causa.
Não por todos, no entanto. Se a aposta for na juventude em prol de desconhecidos, se for em alguma experiência que ajude os miúdos, se as modalidades continuarem competitivas (sem loucuras) e se o Varandas souber gerir este silência, falando apenas quando se justifique… então isto terá pernas para andar.
20 Maio, 2021 at 16:03
Basta um azar na LC para vir a conversa de que com putos não se vai lá, o treinador é um aprendiz, o plantel é curto…
Mas é nessas alturas que se distingue quem faz as coisas por convicção ou por mero acaso
20 Maio, 2021 at 16:05
Amaral
Espero que não me leves a mal por tecer a minha opinião.
O teu comentário é um bom comentário, na generalidade, mas é texto com uma mensagem minimalista que não é (absolutamente) verdadeira.
A ausência de críticas não é sinal de sucesso.
Vaja-se, por exemplo, aquele período em que desperdiçámos 6 pontos de vantagem.
Antes disso acontecer, havia apenas apoio (Façam-nos acreditar, apoio à chegada da equipa, etc., lembram-se?).
Nesse período começaram a chovar as críticas e a descrença; um dejá-vu de épocas recentes.
E o que fez a equipa? Tocou a reunir e fez das críticas força, demonstrando inequivocamente que eram capazes de serem campeões, que mereciam ser campeões.
Como vês, não basta escrever um texto bonito, com palavreado delicodoce, com uma mensagem contra aqueles que criticam, mas uma mensagem que não corresponde à verdade.
Era só o que faltava não e podre criticar o que está mal.
Era só o que faltava acreditar-se que a culpa do Sporting não se mais vezes campeão é dos adeptos.
Já disse e repito: os adeptos não são cheerleaders, não são claques.
Apoiam quando vêm que os jogadores deram o que podiam e o que não podiam em campo, mesmo que no fim não vençam.
Criticam quando vêem alguma displicência, quando vêem que determinadas experiências do treinador não estão a resultar.
A conversa de que com ausência de críticas tudo corre sobre rodas é uma falácia que nem um puto de 10 aos convence.
20 Maio, 2021 at 16:05
*10 anos
20 Maio, 2021 at 16:07
*não se poder criticar
(tenho que revisar os cometários antes de o publicar)
20 Maio, 2021 at 19:30
As críticas ajudaram? É claro que se pode vencer convivendo com críticas, acontece em todo o lado. Mas elas ajudam em alguma coisa? O que o que eu vi foi mais uma vez a equipa a dar o clique numa situação em que ganhar era quase impossível (em Braga) ou seja foi quando a pressão caiu para o outro lado que houve o regresso da eficácia que está tão ligada a tranquilidade do executante. Outra questão importante é as críticas serem justificadas e esse exemplo é paradigmático. Os 3 empates acontecem em jogos onde a equipa esteve melhor do que em muitas vitórias, onde dominou mais criou mais do que em muitas vitórias. E a equipa não reagiu em função das críticas aliás o Paulinho por exemplo teve de tomar medidas para isso não afetar o seu rendimento e Ruben e outros já o disseram que a equipa reagiu bem porque teve a noção de que os piores resultados não foram por um menor rendimento mas sim porque a eficácia diminuiu e a estrelinha andou no lado dos adversários.
20 Maio, 2021 at 19:42
É óbvio que a ausência de críticas não faz por si só nada. Assim como não é por causa dos adeptos que não se ganha mais (até porque em Portugal são todos iguais nesse aspecto) agora interessa ver como é que a postura dos adeptos pode ajudar e aí criticar sem justificação é do pior que há e no futebol o adepto crítica em função do resultado e esquece o resto não vendo se o caminho seguido vai mais a frente trazer vitórias ou não. O meu comentário é nesse sentido é para que se enquadrem as críticas que surjam em função dos maus resultados que inevitavelmente vão acontecer (até Ferguson teve anos maus) e se tenha coragem (adeptos incluídos) de manter o foco e não disparar em todas as direções.
20 Maio, 2021 at 13:39
O último parágrafo diz o que sinto em relação ao próximo ano.
Foi mais que evidente que esta equipa sem o peso de ter que ser campeã é capaz de jogar a pressionar alto sem deixar o adversário respirar… Se tivessemos jogado assim com Famalicoões e Bsads desta vida tinhas sido campeões era em Abril!
Acredito que para o ano, mantendo a equipa e com a equipa mais madura e com mais calo, vamos ter muitos mais jogos destes! É possível fazer melhor do que se fez este ano… Eu acredito!
Orgulho em ser Sporting sempre tive, em todos os momentos da sua história que presenciei, bons e maus! A diferença é que sinto que agora sou representado como poucas vezes o fui nos meus 33 anos de vida!
Obrigado a todos!
Sporting Sempre!
20 Maio, 2021 at 13:39
Foda-se… uma equipa à Sporting, que campeões. São sem dúvida a personificação do nosso lema, à imagem do que acontecia com os atletas das modalidades. É este o caminho e será sempre.
Quando se respeita e entende o clube onde estamos inseridos, sobretudo no Sporting, só pode dar bom resultado.
Nunca mais é Julho.
20 Maio, 2021 at 13:45
Uma palavra para o João Pereira: Obrigado.
Sempre foi um profissional exemplar que deu, e sentiu, a nossa Camisola desde o primeiro minuto em todas das 3 passagens pelo Sporting.
Bem sei que esta decisão é muito pessoal e para além da idade poderão haver outros motivos para esta mesma decisão. No entanto, não posso deixar de dizer que, ao ver os últimos jogos do João, acho que ainda tinha andamento para mais.
Mais uma vez, obrigado João
20 Maio, 2021 at 13:46
Que época fantástica!!
Quem diria que os “coxos” e “miseráveis” que levaram uma tareia do colosso LASK… acabariam a fazer uma das melhores épocas de sempre?
CAMPEÕES!!
Vencedores Taça da Liga!
32 jogos sem perder!!
Melhor Defesa!
Melhor Marcador!
Melhor Jogador (Coates)!
BRUTAL!!!
Quero aproveitar para me penitenciar pelos comentários aos calções do Porro; ao estilo sarrafeiro do Feddal; ao suplente Adan; ao preço do Pote; à vinda do Nuno Santos; etc.. etc..
Ainda bem que estava totalmente enganado!
Espero continuar a estar quanto a eventuais reforços…
Confio, totalmente, no grande mister Amorim e nos dirigentes.
Como sempre! 😉
Venha daí o Bi!!!!
OBRIGADO, CAMPEÕES!!!
O coração, por momentos, acelerou muito. Os gritos nos golos na compensação quase deitaram abaixo a minha casa. A minha mulher zangou-se comigo por ter acordado, mais do que uma vez, os bebés (sim, são gémeos). O filhote n.º 1, sempre de camisola vestida a cada jogo, recebeu um enorme banho de sportinguismo e… muitas prendas.
Foi, em resumo, uma época inesquecível!!
Obrigado, também, aos amigos da Tasca.
Vamos seguir juntos!!!
Não se esqueçam que é muito maior o que nos une.. do que aquilo que nos separa.
Viva ao SCP!
Um abraço a tod@s enviado do meio do Atlântico (São Miguel, Açores)
20 Maio, 2021 at 14:06
Excelente resumo!!!
Grande abraço de LEÃO!!!
20 Maio, 2021 at 14:09
A que horas é a recepção aos CAMPEÕES (SCP) na Câmara Municipall de Lisboa?!?!?
20 Maio, 2021 at 14:10
Parabéns ao Sporting Clube de Portugal pela espetacular época desportiva , parabéns aos campeões , nós somos campeões !!
Que aproveitem a conjuntura para unificar o universo Leonino , o Sporting merece .
20 Maio, 2021 at 14:44
16 Horas
SL
20 Maio, 2021 at 15:14
A cara do Diamantino é de louvar, benza-o Deus.
20 Maio, 2021 at 16:36
Acho que houve um momento em que ficou com os olhos direitos. Depois passou-lhe.
20 Maio, 2021 at 16:46
Que melhor maneira de terminar uma época impensável à partida do que com uma goleada e um jogo com tanto de descontraído como de profissional.
E com a cereja no topo do bolo com a atribuição ao gajo do Sef da bola de esferovite, com o nosso Pote a contentar-se com a Bola de Prata e o rei das desculpas a consumir mais uma caixa de rennies enquanto do alto da sua ignorante sapiência criticava a Liga por não ter feito jogar Sporting e o Pote de Ouro à mesma hora da caixa de esferovite lampiã. Como se a Liga tivesse algo ver com o troféu Bola de Prata.
Época com muitos altos e poucos baixos.
Época em que o Rúben Amorim soube unir um conjunto de homens numa causa, soube somar um conjunto de imberbes leōezinhos a um conjunto de jogadores que pareciam para lá do prazo de validade e provou que a qualidade não tem idade.
Vem aí a próxima época, vai ser muito difícil, até porque muitas vezes, no futebol, a uma época fenomenal segue-se uma época mais penosa. Mas vamos ter aquela esperança que sempre tivemos ao longo destes anos de que o habitual pode ser contrariado.
E vamos gozar esta Felicidade porque somos nós os Campeões!
Estou a assistir à transmissão da recepção na CML. Sinceramente, para mim o mais simbólico deste acto, mais do que as palavras de circunstância dos presidentes, é o banho de multidão, da multidão que lá vai porque o amor ao Clube os convocou, não dos que lá estão porque foram selecionados. É claro que tudo o que seja festejar a vitória do Sporting Clube de Portugal é bom, mas penso que mesmo e principalmente para os jogadores isto sabe a muito pouco.
Acabou a recepção, época encerrada, SOMOS CAMPEŌES!!!
20 Maio, 2021 at 17:00
https://www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/sporting/noticias/fesrtejos-degradante-e-ouvir-o-nome-em-escutas-anos-apos-anos-disse-varandas-13743171.html
20 Maio, 2021 at 17:06
O Marítimo não é grande espingarda, mas isso não tira valor ao que de bom fizemos ontem.
Gostei de muita coisa, mas ali por volta do minuto 52 a equipa teve um daqueles momentos onde sem nunca perder a bola, aguenta a posse na defesa sem ninguém mandar (ou sentir-se tentado a) uma charutada lá prá frente, bola de pé para pé, jogando a toda a largura, mesmo individualmente os jogadores souberam e conseguiram jogar sob pressão do adversário, até o Ádan fez parte do carrossel.
Andámos nisto quê? Um minuto seguido? Eu não contabilizei o tempo nem o número de passes, mas acaba com uma falta sobre um jogador nosso, foi um cheirinho da confiança com que esta malta hoje joga e de como o treinador conseguiu meter esta malta a jogar.
Parabéns Campeões!
20 Maio, 2021 at 17:09
Não deixa de ser interessante…
Na TVI 24…os comentadores desportivos…estão “ todos contra “ o Varandas…
Por “ter dito tantas verdades” ( eu achei…) acerca dos dois rivais…
Quase todos acham…que não devia “ ter dito mal” dos rivais…
Eu pessoalmente gostei…
É preciso que toda a gente saiba…porque estivemos 19 anos sem vencer…
20 Maio, 2021 at 17:27
Caro Max,
Tomo a liberdade de reforçar o que diz, que não gostando de Varandas, este esteve muito bem. As verdades são para ser ditas doa a quem doer, não gostam de ouvir então como adeptos e sócios dessas “agremiações” forcem uma purga para bem do desporto nacional em especial do futebol que é um verdadeiro lodo.
Verdade desportiva é o que se pretende, foram 19 anos de roubos de igreja e vergonhosas decisões da justiça nacional que é infelizmente é uma anedota de mau gosto maneatada por quem tem dinheiro e influencia.
Saudações Leoninas
20 Maio, 2021 at 17:39
Nem mais…
É isso mesmo…toda a gente deve saber que se não ganhámos mais e mais vezes…
“ Isso não se ficou apenas a dever à nossa incompetência…”
Outros valores ( “ na mais altos”… mas mais eficientes…) se levantaram…
O homem não tem o dom da palavra…
Mas para “ dizer verdades”… não é preciso “ ser bom falador…”
Abraço e SL
20 Maio, 2021 at 19:54
Não sou apoiante do Varandas mas tenho de reconhecer que fez um bom discurso, com várias mensagens para os rivais, jogadores e sócios. Até o Medina que tem a mania que é bom levou uma bofetada.
20 Maio, 2021 at 20:13
Por norma , as primeiras assobiadielas partem da bancada central poente.
Espero , que para o ano se comportem como é devido , pelo respeito que esta equipa já granjeou .