Adán enterrou (outra vez), Coates salvou (outra vez), e o Sporting pouco jogou (outra vez), frente a um Midtjylland que fez aquilo que praticamente todas as equipas parecem conseguir fazer: anular o esgotado desenho táctico dos Leões. Fica tudo em aberto para a segunda mão, na Dinamarca, e fica a pergunta: será que todos estão a ver o que se passa, menos quem devia ver?
O título desta crónica é o título que tinha escolhido para a crónica do jogo frente ao fcp, em que perdemos 1-2, em Alvalade, dizendo adeus aos dois primeiros lugares do campeonato e colocando em modo raspadinha a possibilidade de chegar ao terceiro, o tal que dá acesso à pré da Champions.
E o título desta crónica é o título que tinha escolhido para a crónica do jogo frente ao fcp, porque estes dois jogos são indissociáveis, até porque as escolhas de Amorim frente aos dragões ficaram mais bem explicadas ontem. O mister geriu o plantel como achou que devia gerir, mas o problema de fundo mantém-se: até pode rodar as peças todas, se o desenho feito pelas mesmas no relvado se mantém, as dinâmicas são exactamente as mesmas e a forma de anulá-las também.
Ora, contra o fcp, o Sporting teve a capacidade de construir oportunidades claras. Trincão, Edwards, Chermiti, todos eles tiveram o golo nas botas, acabando por ser o miúdo a estar em destaque: um remate cortado por um defesa quando ia para a baliza, uma defesa por instinto de Diogo Costa, um golo anulado por fora de jogo, um golo em cima do apito final. Ontem, Chermitti ficou no banco, porque o psicólogo deve ter sugerido que Paulinho precisava jogar para reforçar vá lá saber-se o quê, o mesmo Paulinho que entrou porque sim frente aos azuis e brancos, no domingo, para fazer zero e tornar ainda mais confuso um sistema tático que se arrasta na sua teimosia.
Esgaio também voltou, Nuno Santos idem, sendo que parece que o Sporting só sabe meter a bola no canhoto à espera de um cruzamento a régua e esquadro. Se fosse há 20 anos, por certo que Jardel iria aproveitar um ou dois ou três, mas, agora, a referência na área raramente mostra os dentes, até porque teima em fugir das zonas de finalização dentro da dita, confirmando que é tudo menos um ponta de lança. Amorim esperou demasiados minutos para lançar Chermiti, até porque antes tem que substituir um ou dois centrais, coisa que na sua cabeça vai mudar completamente o filme do jogo. Isto, enquanto Emam Ashour era aposta para mexer com o jogo dos dinamarqueses e torná-los bem mais perigosos no último terço, depois de uma primeira parte onde o Sporting teve muita bola sem saber o que fazer com ela, e uma única grande oportunidade, desperdiçada por Pote.
Adán fez uma grande defesa, depois fez uma grande merda e colocou a bola nos pés de um adversário que, com classe, a meteu lá dentro. E a reacção do Sporting ao golo foi nula, tanto a nível táctico como emocional, e quando Amorim fala desse pormenor, das pernas pesarem 200 quilos e a bola parecer quadrada, devia pensar que também ele parece ter 200 quilos de areia no cérebro e uma visão quadrada do jogo. A leitura que vem fazendo, a partir do banco, chega a ser dolorosa, incapaz de alterar o que quer que seja para tornar a equipa menos previsível (se até os adeptos já sabem o que vai acontecer, imagine-se a facilidade dos treinadores adversários). Troca peça por peça, mantém os três centrais até à exaustão, recusa-se a apostar numa equipa com dois avançados. E quando fala em preparar o futuro, e vemos Pote amarrado ao meio campo com Mateus Fernandes ou Tanlongo no banco, e Essugo perdido vá lá saber-se onde, a darem a possibilidade da equipa se soltar em 3-5-2, por exemplo, mas nada acontece, o que soa é que o discurso de preparar o futuro faz tanto sentido quando a gestão de um Fatawu…
Na antevisão do jogo frente ao fcp, Amorim tinha dito, entre sorrisos, que havia dito aos jogadores que tinham que jogar como se o mundo fosse acabar e ganhar o jogo fosse o remédio para isso não acontecer. O mundo não vai acabar, mas o mundo que Amorim perspectivou, com este desenho táctico, começou a acabar há largos meses. O golo de Coates, a cair do pano, amenizou mais uma noite triste, mas em nada muda este diagnóstico. Resta saber se, enquanto vê tudo a desmoronar à sua volta, o treinador percebe que precisa fazer e mudar algo (homem, até o Guardiola que idolatras acabou de mudar tudo para ganhar ao Arsenal!), ou se coloca a música no máximo e canta, a plenos pulmões, “It’s the end of the world as we know it and I feel fiiiiiiiiiine!”
17 Fevereiro, 2023 at 9:15
Pensei que a crónica do jogo seria:
Continuação dos pesadelos anteriores.
Embora o jogo do Sporting desse a ideia que ia ser mais rápido.
Quando se viram os passes longos da defesa.
Quando se viram os cruzamentos para a área embora transviados.
Quando se viu o espaço que Mijalém deixava para o Edwards receber e tentar entrar na área adversária.
Eis que outros problemas de sempre apareceram em todo o seu esplendor.
Paulinho:
Paulinho consegue estar ao mesmo tempo em fora de jogo e chegar atrasado constantemente ao cruzamentos dos colegas. Fica sempre ou na entrada da grande área ou da pequena área.
Tem 0 movimentos de PL e por isso tens os fantásticos golos na carreira que já tem.
Ontem deve ter tocado 3 vezes na bola.
Uma verdadeira nulidade.
Adan:
Mais uma enterradela, mas que se foda. O gajo tem muitos mais jogos em que não enterrou por isso, está tudo bem. Pena ter-nos custado a passagem à fase seguinte na Champions e ontem colocou em risco a permanência na Liga Europa.
Pote:
É um gajo que refila muito da sorte. Na cabeça dele tudo lhe corre mal. A culpa é do Universo, embora a atitude dele seja de um “que safoda”
Trincão:
Não é jogador para o Sporting. Custar 10M é só mais uma para a lista de gestão danosa.
Esgaio:
Tem de ir à bruxa porque parece que tem um fantasma a puxar o gajo para trás quando corre.
Amorim:
Para mim a verdadeira causa do futebol praticado pela equipa.
Seja pela falta de treino, nos movimentos ofensivos, defensivos, bolas paradas (aqui indirectamente), na escolha da equipa titular, na definição do plantel para esta época.
Volto a dizer….6M para esta merda? Não há melhores treinadores no mercado por metade?
Quanto a Varandas, nunca devia ter sido eleito, e neste tópico Amorim tem razão. A culpa é dos sócios….
17 Fevereiro, 2023 at 9:19
Pontos positivos:
Ugarte:
Não sei como há constestação ao Ugarte. É só o melhor jogador do plantel. Sem ele, aquele meio campo seria uma maior miséria do que já é.
Não tem ajuda de ninguém. O Pote, assim como Trincão parecem umas andorinhas a defender. O Edwards não é jogador para defender. O paulinho, nem vale a pena falar, até o Chermiti faz mais pressão que ele.
Muitas vezes injustiçado, Ugarte, para mim, com os seus defeitos também, foi ontem mais uma vez, o melhor do Sporting.
De resto não tenho mais nada a apontar….o que é revelador da qualidade do futebol do Sporting.
17 Fevereiro, 2023 at 9:39
Porque fez um jogo horrível, sempre em esforço, agarrado à bola. Complicou, retirou fluidez, falhou passes e perdeu bolas.
O facto de ser abnegado disfarça a péssima exibição.
17 Fevereiro, 2023 at 9:40
Sempre é mais que todos os outros….
17 Fevereiro, 2023 at 9:46
Ele nunca tem espaço, está sempre em inferioridade, tem sempre 2 gajos em cima dele (pelo menos), ninguém se mexe, não há nenhuma rotina para eles saírem a jogar a meio campo, tem de ser tudo da invenção deles.
Não percebo bem o que querem do Ugarte…
Querem que seja meio Pirlo, meio Kanté e meio Jorginho…que vá buscar o melhor dos 3. Epah pois…não é. Se o sistema o mete sempre contra 2 ou 3 gajos, ele está sempre enrolado em lutas.
17 Fevereiro, 2023 at 9:51
Exatamente.
O gajo está completamente sozinho para todo o meio campo.
Pote está mais focado em ir para o lugar dele na frente que fazer o que deveria fazer no meio campo.
Quando Morita está em campo ainda dá uma ajuda e é graças ao Ugarte que Morita tem ido na frente marcar uns golitos.
Ugarte tem sido o suporte do nosso meio campo e o pessoal quer que ele seja o super homem….
17 Fevereiro, 2023 at 10:06
É verdade que ele está sempre em inferioridade e raramente tem apoios, mas fds o homem tem os pés do Doumbia2.0, ainda ontem passes simples de primeira para o St Juste e uma bola que devia de ir pelo chão ele mete-a a 1,5m de altura. O gajo se soubesse fazer uma recepção, passar de primeira ou com um dois toques facilitava e muito a própria vida, aliás muitas das vezes ele fica logo cercado por causa disso. O Ugarte não é tão mau como eu tenho falado nos últimos tempos, mas fds ele também disfarça muito através do físico e da entrega, e a maior parte das vezes é isso que vale quando perde a bola por ser incapaz de a soltar rápido.
17 Fevereiro, 2023 at 10:16
Mas se ele fizesse isso não atraia como o Amorim quer que ele atraia para abrir espaço aos outros para construir…
O Amorim não o treina para isso.
E também acho injusto porque creio que se vires as estatísticas dele, tem muito mais passes certos e mais passes progressivos do que parece.
Claro que há lances em que falha. Sim. Não é um médio completo. Mas o Amorim também não o treina para ser.
Se o objetivo fosse ter um médio que desse velocidade ao jogo pelo passe no meio campo, não jogávamos a 3 atrás ou então o médio desde o primeiro ano não era o Palhinha, era o Bragança…
17 Fevereiro, 2023 at 10:31
Epah o pessoal acha que o treinador não tem voto na matéria do que os jogadores fazem em campo?
É que se é mesmo assim, não está lá a fazer nada.
Se o Amorim quisesse que Ugarte jogasse de 1ª quando lhe metem a bola em vez de chamar a si adversários para abrir espaço aos colegas, já lho tinha dito ou a esta hora já estava sentado no banco.
17 Fevereiro, 2023 at 10:44
Não porque tanto o Mateus e o JM complementavam o Palhinha nesse aspeto, e apesar de o fazerem de maneiras diferentes jogavam mais próximos do Palhinha e davam velocidade ao jogo, agora isso não acontece, o Pote/Morita jogam a km e nenhum dos dois é exímio a acelerar o jogo. O Sporting não tem ninguém que complemente o Ugarte nisso. Os básicos ou se têm ou não, não vamos deixar de saber dominar uma bola ou passar de 1a quando o momento existe porque o treinador quer.
Fds oh Leão Rampante estás-me a dizer que o jogador só faz o que o Amorim quer em todos os momentos do jogo? Os jogadores são incapazes de ler e executar consoante o que a jogada pede? São todos ali umas marionetas sem qualquer capacidade de decisão? Fds isso não cabe na cabeça de ninguém. O Ugarte não joga a um dois toques porque não tem grande jeito para isso. Ele não transporta mal, nem passa mal quando tem espaço, mas não é de todo um gajo que consiga receber bem e passar de primeira com qualidade quando a jogada pede isso.
17 Fevereiro, 2023 at 11:13
“Fds oh Leão Rampante estás-me a dizer que o jogador só faz o que o Amorim quer em todos os momentos do jogo?”
Não foi isso que disse.
O que disse é que se o Ugarte faz o contrário daquilo que o Amorim quer, então porque o coloca a titular?
Eu se tivesse um jogador que em vez de soltar logo a bola se se agarrasse muito a ela, sentava logo o cú no banco.
Fazer passes de 2mt qualquer gajo consegue fazer. Tem no banco outros que não sejam casmurros.
O que pedes ao Ugarte qualquer jogador profissional deveria conseguir fazer.
Portanto porque é que não faz?
Porque é que Amorim tolera isso?
17 Fevereiro, 2023 at 11:30
O Ugarte é o único médio no plantel que te dá uma projecção fisica diferente. Ele joga também muito por causa disso. Isso não implica que ele tenha de fazer a leitura do que é que o lance precisa dele naquele momento, e aí ele faz sempre a mesma leitura porque, a meu ver, ele não dá mais.
17 Fevereiro, 2023 at 11:43
Fix
Eu acho que não davam…nem velocidade nem jogo interior.
No ano do João Mário a bola passava montes de vezes por cima deles, diretamente dos centrais para os 3 avançados a tentar explorar as costas.
No ano passado era o Sarabia e o Pote na frente que davam o jogo interior. O M. Nunes descaia montes de vezes para ala.
O que aconteceu o ano passado é que o Sarabia e o Pote, em conjunto com o Porro e com a qualidade de aparecer e transporte do M. Nunes disfarçavam.
Continuo a achar que para montes de jogos, montes mesmo, se jogamos a 3 atrás, mais vale um meio campo que saiba construir e combinar e desiquilibrar na frente. Principalmente tendo o Pote na frente ou mesmo o Paulinho.
O nosso meio campo devia servir para muito mais do que cobrir uma área insana de terreno. E raramente serve para mais que isso. Em qualquer um dos 3 anos.
Continuo a dizer. O melhor meio campo do porco foi a 2 e tinha Vitinha e Uribe. Com 2 centrais atrás. Porque crl é que nós precisamos de um meio campo que essencialmente corra muito e cubra uma área gigante em vez de um mais técnico e que entre mais em combinações?
Este ano isto nem se põe…porque se na frente tens o Trincão, Edwards ou Artur, combinações é apenas um sonho afastado…como é para mim ter uma noite de bruto sexo com a Scarlett. Nos outros anos foi por falta de vontade e de jeito. Este ano é uma impossibilidade…
Eventualmente com Morita, Pote na frente, M. Fernandes mais entrosado eventualmente também mais na frente, o Tanlongo parece-me gajo para fazer (até o Amorim o viciar em ser mais do mesmo)…mas era uma mudança radical e era banco ou bancada para metade dos estarolas que para lá anda…
17 Fevereiro, 2023 at 11:53
Posso ser eu a ver também mal os jogos, mas é como dizes.
“No ano do João Mário a bola passava montes de vezes por cima deles, diretamente dos centrais para os 3 avançados a tentar explorar as costas.”
E nos outros seguintes igual.
O meio campo tem apenas a função de recuperação da bola.
Não constrói.
A construção passa pelos centrais, que ou colocam a bola nas alas ou tentam passe entre linhas para os avançados porque nem coragem têm já para arriscar o passe longo nas costas das defesas adversárias.
Mas como diz o outro:
Farto de discutir futebol quando tudo o resto está podre…
17 Fevereiro, 2023 at 14:11
O JM dava muito mais jogo interior, o problema do JM era que de interior a equipa tinha muito pouco. O TT e o Sporar coitados, e o Nuno Santos sempre se encostou mais à linha, ou seja no ataque para corresponder ao jogo interior tinha o Pote… Depois não era tão notório porque a equipa também assumia muito menos o jogo como faz agora, não era avassaladora na posse e tinha muito mais espaço nas costas. O ano passado mudou, e foi o que disse, Pote e Sarabia davam outro apoio ao meio campo na construção coisa que o Edwards e o Trincão não fazem porque são avançados incapazes de jogar sem bola. Mas a equipa quando sufocava ofensivamente conseguia bascular com muito mais velocidade. O Palhinha apoiava mais na frente, e fazia a bola rodar mais rápido que o Ugarte. Isto pode ter acontecido por no outro lado ter o Mateus, que fisicamente era muito mais imponente que o Pote ou o Morita, mas com ele o jogo era muito mais rápido do que é agora.
A equipa mudou a maneira de jogar, mas é uma consequência da falta de qualidade. O Ugarte faz o que sabe, o que não sabe ele não faz, e tudo o que envolva algo mais técnico ele não consegue fazer. Por isso é que a equipa também não joga uma merda, o Amorim tinha uma ideia bem assente no jogo, o problema foi que a equipa desceu mais de qualidade do que ele estava preparado e a ausência de um jogador como o Mateus fudeu o resto.
17 Fevereiro, 2023 at 14:56
Merdas de passes desses vi Nuno Santos a fazer e o Pote e Edwards e …
Foi o que vi mais ontem … foi passes de merda.
17 Fevereiro, 2023 at 10:04
Eu acho que ele é responsável por isso. Está sempre a tentar sair a jogar e fazer um drible ou uma cueca.
Ele tem de recuperar e soltar.
17 Fevereiro, 2023 at 10:12
Eu acho que não.
Porque ele está sempre sozinho a meio campo. Metade do jogo o Ugarte é o nosso unico médio vs 3 ou 4 dos adversários.
Claro que se ele fosse o Jorginho conseguia antes de receber saber o que vai fazer e por isso esticar o jogo. Ou o melhor Jorginho. Mas metes o Jorginho neste meio campo inexistente e sozinho, isso saia 1 a cada 3. Nas outras era atropelado pelos 2 ou 3 gajos que o rodeiam.
O sistema é esse. Ugarte sozinho, Pote lá na frente, centrais a construir. Atrair os adversários para cima do médio e depois deixar em triangulação nos interiores para eles terem espaço e inventarem.
Há jogadas em que ele se mete no buraco? Há. Mas isso acontece muito por fazer parte do sistema e porque ele, de facto, não é o Pirlo nem o Jorginho. Mas neste sistema não é isso que se pede ao médio. É exatamente que seja um gajo que se oriente com 2 ou 3 gajos. Quer a defender quer a atacar. Lá está. Metes o Jorginho ou o Pirlo muitas vezes nas situações de inferioridade em que o Ugarte está a defender ou mesmo a atacar e eles são atropelados parte delas…
17 Fevereiro, 2023 at 10:15
“O sistema é esse. Ugarte sozinho, Pote lá na frente, centrais a construir. Atrair os adversários para cima do médio e depois deixar em triangulação nos interiores para eles terem espaço e inventarem.”
Tal e qual….
17 Fevereiro, 2023 at 10:18
Por cada Jorginho na equipa tem de haver um Kante. Por cada Pirlo, um Gatuzzo.
O Ugarte é isso. Falta é o resto…mas isso não é culpa dele…
17 Fevereiro, 2023 at 11:13
Claramente…
17 Fevereiro, 2023 at 10:21
Para mim, o Ugarte joga um futebol de número 8 na posição 6.
17 Fevereiro, 2023 at 10:24
Para mim o sistema do Sporting devia ter 2 oitos e nenhum 6. Por isso é que joga com 3 centrais…
17 Fevereiro, 2023 at 10:27
Por isso é que eu sempre defendi que o Bragança devia ser um jogador muito mais utilizado e que não percebia porque é que nunca jogava….porque sempre achei que faltava dar velocidade ao jogo a meio campo pelo passe e pelo jogo interior e não apenas com passe longo para a ala contrária…
17 Fevereiro, 2023 at 10:32
Também acho.
Um dos centrais podia ser um falso 6 no processo ofensivo.
Mas não é Coates, pelo menos com esta idade…
17 Fevereiro, 2023 at 10:38
Essa é a dinâmica de que falavas acima, do City.
As nossas bolas longas no lado oposto são uma resposta à falta de qualidade individual.
Como não temos capacidade para furar no 1 vs 1 (em todo o campo), temos de apostar no espaço e desequilíbrio defensivo do adversário para criar perigo.
É uma fórmula em tricôt, do bola na frente das equipas pequenas desde os anos 80.
17 Fevereiro, 2023 at 10:41
Não é só no 1×1. Nós não temos sequer dinâmicas para combinações. Há montes de vezes que os nossos jogadores parecem estar sempre todos em inferioridade numérica e quase sempre têm de ir para cima de 2 ou meter para trás.
Nós não criamos combinações ou dinâmicas que permitam aos nossos jogadores sequer aproveitar o espaço.
17 Fevereiro, 2023 at 11:14
O que é que eles fazem nos treinos?
17 Fevereiro, 2023 at 12:51
Ora aí está!
Com 3 centrais e dois médios apenas a linha tem de estar sempre no meio campo!
Mas com estes centrais tartarugas não dá e acaba por recuar sempre e deixa sempre este espaço todo no meio é dá ideia que dois médios é insuficiente, o que me enerva nem é o esquema em si, é mesmo a falta de jogadores para funcionar em pleno e continuar a insistir em planos falhados de origem!
100% culpa do Amorim por não ter criatividade para resolver este problema e continuar a insistir em falhanços, é quando é preciso mudar, limita se a trocar jogadores, como se a culpa fosse deles e não do esquema táctico básico que qualquer treinador desmonta!
17 Fevereiro, 2023 at 16:51
Se fez um jogo horrivel….ainda estou à procura de adjetivos para a restante equipa!
Estou farto deste modelo de jogo e da atitude autista do Amorin. Isto não foi os jogadores, foi a tática. Quantos golos já mamámos com as trocas parvas de bola entre os defesas e guada redes?
17 Fevereiro, 2023 at 9:16
Amorim não chegou ontem nem no ano passado. Tem a mesma evolução enquanto treinador que o Paulinho enquanto avançado. Zero. Está mais que na hora de ir embora. Isto porque já demonstrou que não aprende, ou que não quer aprender. Neste momento nada faz sentido no futebol do Sporting:
Pote não oferece nada no meio campo.
Devemos ser a equipa da Europa que mais passes faz para trás.
Ofensivamente não criamos nada.
Fisicamente estamos uma lástima, aliás imagem recorrente no reinado de Amorim.
Este modelo para além de completamente estudado está morto. O treinador mais bem pago em Portugal não ver isso, diz muito da categoria que tem.
Não critico os jogadores em si. Podem e vão render muito mais noutro contexto. Mesmo o erro de Adán acontece porque é obrigado a jogar com os pés a toda a hora. O Costa do Porto tb teve o mesmo erro contra nós. Nós é que para variar em vez de atacar…guardamos a bola. Modelos.
17 Fevereiro, 2023 at 9:20
Ele já avisou.
Para o ano é paulinho e chermiti.
Se isto não é revelador que Amorim não vai mudar para o ano, não sei mais o que dizer…
17 Fevereiro, 2023 at 16:54
Concordo, está perdido nas suas ideias e teimosias e custa demasiado para o que nos está dar enquanto treinador… mas acho que mesmo que percamos com os Dinamarqueses e terminemos fora da champions não vamos ter mudanças…
17 Fevereiro, 2023 at 17:50
Phil babb, Ora aí está!
Tudo a criticar o Adan, sem analisar o que leva a esse erro!
Se é pa despachar a bola pra que andar ali a jogar ao meinho na área??
Nada, absolutamente nada faz sentido naquele modelo de jogo!
Nunca está ninguém em lado nenhum, linhas muito esticadas, pouca movimentação.
Defesa que recua dois cm por segundo até estar a equipa toda atrás da linha da bola, armadilha do fora de jogo mal treinada, alas que não atacam nem defendem, avançados nunca em zonas de finalização.
Já chega disto!3 anos desta palhaçada.
17 Fevereiro, 2023 at 9:16
É…
Erros que não deviam acontecer.
Adan mesmo fazendo boas defesas, tem cometido erros individuais que custam caro para a equipa.
Isto numa equipa já por si que anda a jogar nada, paga se caro.
Ontem após sofrermos o golo, parecia que a bola queimava nos pés.
Jogando contra uma equipa sem competição á 3 meses.
Mas a exibição não se resume a Adan, se fosse só o Adan a estar mal.
Os supostos jogador indiscutíveis, nenhum tem conseguido agarrar na equipa.
Isto claro, com muita gestão duvidosa vinda do banco.
Da mesma maneira que o Adan erra, o Amorim não consegue mudar este paradigma e esta época devemos andar nisto.
Será ele com a sua equipa técnica que vão ter que colocar a mão na merda no verão e formar um plantel minimamente competitivo e com ganas de ganhar.
17 Fevereiro, 2023 at 9:22
Ontem numa jogada de ataque nosso, Adan foi obrigado a tocar 4 vezes na bola (quatro!!!!).
E isto não é só culpa dele.
Parece até que Amorim quer enterrar o gajo.
Se Adan não é bom com os pés, simplesmente não joguem com ele.
Mas Amorim quer assim…
17 Fevereiro, 2023 at 9:25
Mas nesse lance em específico, ele nem quer sair a jogar.
Nem pressionado está se bem me recordo.
Aquilo foi mesmo uma fifia.
17 Fevereiro, 2023 at 9:28
Sem dúvida que foi.
Mas se não é a primeira vez, porque fazem questão de jogar com ele?
Assim como foi essa fifia, podia ter enterrado em muitas mais ocasiões.
Se por um lado evitamos em colocar a bola na área adversária para que os defesas da outra equipa não cometam erros, parece que fazemos questão de potenciar os nossos próprios erros na nossa própria área.
Lógica do caralhão que o Amorim tem….
17 Fevereiro, 2023 at 13:27
É à Guardiola, progressão em posse mas com jogadores oriundos do mafra, famalicao, santa clara, braga, rio ave etc
17 Fevereiro, 2023 at 9:18
Depois de um jogo destes um gajo ainda tem de ouvir pelo treinador que os jogadores estão cansados, foda-se ganham milhões, têm ginásios particulares, spas e ainda estão cansados? Que meninos, temos muito a aprender.
Um gajo que passa todos os dias a trabalhar ou estudar e ainda paga quotas tem que aguentar.
Enquanto esta direção não cair nunca estaremos no bom caminho, tenho esperanças que apareça alguém capaz de tomar as rédeas
17 Fevereiro, 2023 at 9:22
REM. acrónimo para Rapid Eye Movement, aquele momento do sono inicial ou final entre o sono profundo e a vigia é, precisamente, o momento de alucinação rápida de quem está de olhos fechados. Uma grande música/ canção que assenta que nem uma luva a este aprendiz de treinador que também ele canta bem quando afirma entre sorrisos que “os sócios são responsáveis por este ambiente”, de pesadelo diria eu se não fosse o caso de ser uma triste realidade.
17 Fevereiro, 2023 at 9:31
Foi a parte mais acertada do discurso: a culpa deste ambiente é dos sócios. Foram eles que votaram, há menos de um ano, num bando de incompetentes escudados num treinador (que continua a ser o único a dar a cara)
17 Fevereiro, 2023 at 9:33
E é isto. Pura lucidez, Cherba!
17 Fevereiro, 2023 at 10:38
Tudo dito.
Os portugueses são dos povos mais conservadores, conformados e manipuláveis do mundo – desconfio. E os sportinguistas, naturalmente, bebem do mesmo caldo.
17 Fevereiro, 2023 at 13:33
Mas nós sabíamos disso… a maioria só vê um título fortuito e associa Varandas = Encontrou a pepita de ouro = Competência = Ruben Amorim.
E esquece os Bolasies, Doumbias, Silas, Keizer, Iloris, recordes de derrotas, penetrações na china, palhinha a treinar no matagal, esgaio/vinagre/paulinho e afins.
Não tem qualquer olhar crítico.
17 Fevereiro, 2023 at 13:34
Alias, muitos de nós sabíamos disso desde maio 2018.
17 Fevereiro, 2023 at 9:31
Oh Miguel. Anda cá ver isto. Tanta gente a deitar abaixo e a dizer mal. Não se compreende. Há que dar tempo e perceber que as coisas não são lineares. Não se pode avaliar preto no branco. Há toda uma matiz de cinza que pode tornar escuro o branco e claro o preto. Ou verde o branco e branco o verde. Ou seja, ontem foi mau mas o que importa não é isso. O que importa é que foi mau porque tu avisaste que iria ser mau depois de teres previsto que não iria ser bom, mas ainda assim.
17 Fevereiro, 2023 at 9:33
Tens provas do que dizes? 🙂
17 Fevereiro, 2023 at 10:03
No sofá é fácil.
17 Fevereiro, 2023 at 10:49
Erois do sofá
17 Fevereiro, 2023 at 12:41
Ca golo !
17 Fevereiro, 2023 at 9:33
Não há muito para dizer sobre o que se passou ontem…
Vejo tudo a falar do desenho tático. O pessoal não percebe que o problema é a dinâmica que a equipa não tem.
Ontem, este desenho tático tinha espaço a rodos. Mas faltou dinâmica e qualidade dos jogadores para conseguir explorar o muito e muito espaço que havia. Não e o facto de construirmos a 3 ou a 4 que que muda tudo. O Guardiola constrói sempre a 3 com 2 alas bem projetados, 2 médios centro, 2 agora (antes 3) entrelinhas. O Arsenal é igual. O desenho da equipa não é radicalmente diferente do nosso. O que é radicalmente diferente é toda a dinâmica de jogo.
Podia estar aqui a falar do Chermiti ter ido para o banco, de ver novamente o Pote a meio campo, etc…mas isto não é o mais importante. Esta equipa não tem dinâmica. Nunca teve. Sempre foi uma equipa de Xadrez. Enquanto os cantos e alguns picos de forma brutais de um ou outro jogadores foram resolvendo, o Xadrez resultou. Agora sem qualidade excepcional ou picos de forma especiais e com menos sorte…não há nada para mostrar.
Não é passar a meio de um ano (que ninguém muda de forma eficaz) de um 523 para um 442 que vai mudar o fundo disto. Um 442 sem dinâmica é a mesma merda que um 523 sem dinâmica. Aliás, eu tenho para mim que este pico de merda que a equipa atravessa agora é exatamente porque andamos a enfiar na equipa merdas e nuances de Xadrez exatamente entre o 523 e o 442 que está a tornar tudo isto ainda pior. Estamos a complicar em cima do que está dificil.
Claro que falta qualidade. Mas isso estamos todos fartos de dizer. O Artur não vale nada, era mediano no Estoril, não era no Sporting que ia ser bom. O Rochinha é igual. O Trincão é incrivelmente mau. O Fatawu parece um ar fresco mas não vai para craque. O Paulinho é mediano. O Chermiti parece uma grande coisa só porque é fresco, mas mediano é. O Edwards em qualquer clube com o mínimo de qualidade ou aprendia a largar a bola no tempo certo e a dar dinâmica e a ser consistente ou era um gajo de banco e se não tivesse atitude nem isso era. O Esgaio é mediano para ser simpático. O M. Reis é a mesma merda de mediocridade.
É verdade que temos uma equipa mediana que está transformada em pedras de Xadrez que depois quer que os jogadores desiquilibrem por si só….
Enfim…ontem valeu o Ugarte, Coates e o facto deles serem uma granda merda.
17 Fevereiro, 2023 at 9:39
Mas e tudo isto acontece por obra do espirito santo?
Quem tem autoridade para definir o modelo de jogo, criar jogadas de ataque e defesa?
Quem é o mais bem pago de portugal para ver as coisas antes de todos os outros, que treina com eles, que tem responsabilidade de tornar jogadores medianos em jogadores de qualidade?
Quem escolheu estes jogadores a dedo, sendo esses ou nenhuns?
Quem escolhe os titulares, mesmo que tenham amigdalites?
Esse alguém tem um nome e é Amorim.
Tudo o resto são desculpas…
17 Fevereiro, 2023 at 9:42
Eu acrescento à lista o Nuno Santos.
É muito competitivo e positivo, mas não tem qualidade nem inteligência para se adaptar ao jogo.
17 Fevereiro, 2023 at 9:47
Ainda ontem, o seu cérebro formatado para colocar a bola para trás, ia enterrando a equipa ao dar a bola ao adversário.
Foi obrigado a fazer falta para conter danos.
17 Fevereiro, 2023 at 9:49
Mas o Nuno Santos tem sido um dos melhores se não o melhor jogador do Sporting.
O Nuno Santos nunca devia ser o nosso melhor jogador. Mas eu acho que o Nuno Santos facilmente seria um jogador titular de uma excelente equipa. Não era o melhor mas é um tipo de jogador que encaixa sempre bem. Como eu disse, é um gajo que faz bem as merdas simples e que podes contar com ele para fazer o que se pede de “normal” a um ala. Não é de grandes merdas mas é certo. É aquilo.
Claro que o facto do Nuno Santos se destacar, um gajo certinho…diz tudo é do resto da equipa.
17 Fevereiro, 2023 at 10:02
Muito do jogo desta equipa passa por atrair o adversário num lado e depois abrir o jogo na linha para Nuno Santos. Para além do passe normalmente ser feito em balão, o que reduz em 50% a probabilidade de surpreender, Nuno Santos nem é um jogador rápido nem tem muitos atributos técnicos (não me lembro de um lance que tenha passado por 1 adversário).
Ontem na 1 parte fizeram isto 3 ou 4 vezes seguidas em ritmo de caracol…2 delas resultou em cruzamentos a 40 metros da baliza…na outra foi directo ás pernas do defesa..portanto expliquem me como isto pode resultar em golos ou lances de perigo??
17 Fevereiro, 2023 at 10:09
O Nuno Santos é como o Pote.
Já demonstrou ser um dos gajos com mais golo, devia jogar lá na frente (como na época do título) mas anda há 2 anos a fazer de lateral..
O 343 resultou no ano do título pq tínhamos duas locomotivas nas alas.
Assim fica muito curto.
É o que temos e o que escolheram.
17 Fevereiro, 2023 at 15:05
Ontem foi basicamente uma merda.
17 Fevereiro, 2023 at 9:54
Ia fazer a crónica mas acho que é muito isto. O problema não é tático, é de qualidade. Um dos problemas é quando saimos a jogar, ao contrário do ano passado os apoios não existem. O ano passado o Porro e o NS faziam a mesma merda, a diferença é que tanto o Pote quanto o Sarabia baixavam para junto dos médios para apoiar na saída, e caso a bola conseguisse entrar rápido nos alas eles depois eram rápidos o suficiente para estar lá seja na construção de jogo interior seja aparecer em zonas de finalização. É isto que depois expõe as maiores debilidades do Ugarte (com quem admito que tenho sido um pouco injusto) e que empenam o nosso jogo. O Edwards não dá nada disto, e o Trincão idem. São 2 gajos que gostam demasiado de ter a bola no pé e são incapazes de soltar rápido, a diferença de um para o outro é que o Edwards joga duas velocidades acima e consegue criar perigo sozinho, isto dá a falsa impressão de que ele é adequado para este estilo de jogo mas não é.
O Amorim tem feito muita merda a nível da gestão da equipa, é síndrome de JJ não tivesse sido treinado por ele. Mas fds falta muita qualidade, e falta também a capacidade do Amorim ver essa falta de qualidade. Este plantel é pior que o de 2020 e bem pior que o do ano passado, e o Amorim não está a conseguir ver isso. Isso e a desligar-se completamente das amizades claras que tem com o Esgaio, Paulinho e Trincão (só isso explica o número de oportunidades a gajos que dão 0 todos os jogos).
Fds eu olho para este Sporting e olho para os Lakers e vejo quase a mesma merda. O front office decidiu ir buscar o Westbrook (paralelismo ao Paulinho) e uma equipa que tinha acabado de ser campeã deixou de lutar pelo que quer que fosse. Andaram para ali no nhonhonho que a coisa ia funcionar porque tinha de funcionar até que não funcionou. Finalmente, ao fim de uns bons anos é que o fronto ffice acorda e faz 5 ou 6 mudanças de fundo e a equipa de um jogo para o outro parece totalmente diferente (vamos ver onde chegam). A nós é o que mais nos falta. A capacidade de quem manda, quem faz as transferências ver as deficiências desta equipa, e negociar, trazer algo mais. Não fazem nada, mas é que nada sem o Amorim, a não ser tentar fdr o gajo como foi com a venda do Mateus. A equipa tem vários problemas claramente visíveis a olho nu, e não só foram incapazes de dar algo mais como contribuíram 0. Só fazem o que o Amorim quer, e isto não é gestão de nada, isto é ficar refém de um gajo que de hoje para amanhã pode não estar cá. A equipa até ao fim da época vai ser isto, a menos que alguém dê um reality check no Amorim, coisa que nunca vão fazer. Mas mesmo que mudem o sistema tático, mudem o treinador, o problema continua lá. O plantel é fraco que dói, não tem qualidade na frente e não tem ninguém capaz de pensar o jogo (acho que andamos a chorar por um médio sem saber).
17 Fevereiro, 2023 at 10:02
Ao contrário do que muita gente diz….eu acho que um dos maiores problemas do Amorim este ano é a indefinição e a confusão de merdas que ele está a querer. Para mim o problema não é a cristalização do sistema. É exatamente ao contrário. É que ele anda a enfiar mudanças e nuances e o crl em cima de uma base que não parece sólida. É o ataque móvel, é o meio campo com 1 avançado, é a equipa em muitos momentos passar para 442 durante o jogo, é toda uma confusão a tentar desiquilibrar pelo Xadrez, sem a base de tudo estar sólida.
Por isso é que eu disse. O Amorim devia ter voltado ao base. Depois da confusão que foi o fecho de mercado, ele devia ter feito isso na paragem para o mundial. Definir o sistema e as dinâmicas que quer para cada posição. Definir os jogadores que tem para cada posição. Fixar essas opções. Tentar que o sistema base criasse raízes em todos e que as variações sejam as características dos jogadores. Depois de ter a base sólida e as dinâmicas dessa base sólida, então sim pode criar nuances maiores de jogo.
Ele entrou este ano a achar que tinha de mudar. E anda à pesca do que é que é a mudança que resulta. E depois não tem nada definido na cabeça e os jogadores andam numa granda confusão entre o que cada um faz. Quando a coisa corre bem e estão num dia sim e o Xadrez encaixa no adversário e individualmente o dia corre bem…tudo fixe. Quando a coisa se complica, como não é sólido, os jogadores começam a tentar fazer 30 coisas diferentes, deixam de saber onde está cada um deles, deixam de saber o que fazer, passam a demorar uma eternidade a fazer, começam a jogar cada um por si….
17 Fevereiro, 2023 at 10:13
Simplesmente, não temos qualidade.
A que tínhamos vendemos, está a degradar-se com o tempo ou está a tapar buracos noutras zonas do campo (Pote).
Que jogador do nosso plantel tem lugar no Benfica ou no Porto? Nos onzes iniciais nenhum, arrisco-me a escrever.
17 Fevereiro, 2023 at 13:41
A dinamica ta ligada a treino? Sim mas e jogadores? Temos jogadores para isto? Nao.
17 Fevereiro, 2023 at 9:35
Não podemos jogar com 3 centrais, e depois não ter laterais de qualidade.
Para mim esse é o primeiro erro desta equipa.
Quando fomos campeões, tinhamos Porro e N.Mendes, depois passamos a ter Porro e Nuno Santos.
Agora com Bellerin ainda a entrar e N.Santos a passar por uma má forma, temos á partida uma equipa sem capacidade para esticar jogo nas alas.
Segundo erro.
Na frente tem que haver alguém com golo. Arthur, Paulinho e Edwards não são esse tipo de jogadores e neste momento temos apenas 2 no plantel: Chermiti e Pote.
Logo pelo menos um deles, ou até os dois, têm que jogar sempre….. e lá na frente..
Terceiro Erro.
O Arthur é extremo esquerdo ou defesa direito?
O Fatawu?
O Pote?
Entendo as adaptações e que os jogadores podem rodar em vários lugares num mesmo sistema. Mas é tudo muito rebuscado e se começamos a perder ou a não ganhar, as mudanças são exasperantes.
Quarto erro e para mim o mais preocupante.
Eu acho que Amorim já sabe de tudo isto, mas continua convicto que se deve ser fiel ás suas ideias e que é tudo uma questão de fases. Antes, estavamos numa boa fase e ganhavamos, agora não estamos numa boa fase e não ganhamos.
17 Fevereiro, 2023 at 11:57
Bate palminhas banana. A realidade teima em acertar-te em cheio na tromba semana sim, semana sim senhor.
Nada para o qual não tenhas sido avisado.
Se há quem mereça este Sporting da merda és tu.
17 Fevereiro, 2023 at 12:02
O pessoal insiste no problema dos alas…
Na primeira metade do ano, que foi já uma granda merda, foi o melhor ano do Nuno Santos de longe e era o Porro na direita.
E os problemas da equipa estiveram sempre lá na mesma.
Claro que quanto melhores forem os alas, mais disfarçam. E claro que o Esgaio na ala não disfarça nada, só evidencia ainda mais. Mas é por isso que digo…o problema é muito maior do que isso…
17 Fevereiro, 2023 at 15:18
Vocês a falarem de táticas com o Sporting a ruir é só PATÉTICO!
17 Fevereiro, 2023 at 9:40
O Amorim está todo baralhado e perdido nas suas teimosias. Sinceramente não sei se ele tem capacidade de mudar e se pelo preço que lhe pagamos, nós teremos paciência para isso.
As contratações foram quase todas mal feitas, não sei se é ele que escolhe, ou se é o Mendes que os coloca cá. Eu quero ver como é que vamos despachar esta malta toda.
Mas pior que o Amorim, é o presidente. Foda-se, numa época horrível, o homem não vem dizer nada. Nem dá um murro na mesa, nem dá apoio ao treinador.
Ontem, nas declarações pós jogo, tanto os jogadores como o treinador, falaram na falta de apoio dos adeptos. Eles deviam reclamar era com o presidente. Que foi quem emporrou a claque para fora de alvalade, que foi quem foi eleito com o lema de unir o Sporting, mas só tem feito o contrário. Dividir para reinar, meteu os adeptos uns contra os outros para ninguém falar nele.
Ontem nos programas que deviam falar de bola, já se espalhava a ideia de que a culpa era de uma franja de adeptos que só queriam o mal do Sporting. Noutros tempos para a imprensa, a culpa era sempre do presidente, agora nunca é.
17 Fevereiro, 2023 at 9:44
Eu só não percebo é onde anda a tal maioria silenciosa que apenas tem interesse em apoiar o Sporting?
Com o estádio e pavilhão cada vez mais sem gente, é estranho.
Simplesmente não bate a bota com a perdigota do que dizem as lavadeiras de serviço…
17 Fevereiro, 2023 at 9:48
23 mil nas bancadas
3 centrais no banco
3 meses que o adversário não jogava
160km que eu fiz para ver esta merda, durante pelo menos o próximo mês não vou a Alvalade, darei prioridade a deslocações ao PJR. No final do jogo quando o Mister diz que a culpa é dos sócios a leitura que fiz é que se estava a referir aos que fazem parte dos órgãos sociais 🙂
17 Fevereiro, 2023 at 11:32
Qualquer jogo é de risco hoje em dia.
17 Fevereiro, 2023 at 15:21
23 mil em que bancadas?
Não era em Alvalade com certeza.
18 mil já estou a ser simpático
17 Fevereiro, 2023 at 9:54
https://www.tiktok.com/@homossensual7/video/7200875478247558405?_t=8ZwtX1cKL9Z&_r=1
17 Fevereiro, 2023 at 9:56
O que o Amorinho disse a uma pergunta de um jornalista sobre o facto de meter sempre um defesa no decurso do jogo, estando a ganhar ou a perder, é elucidativo sobre o personagem! Ou é um autêntico rato cego ou anda a gozar com esta merda toda!
17 Fevereiro, 2023 at 10:25
O que é que ele disse?
17 Fevereiro, 2023 at 9:56
Apelo a todos os que gostam do Sporting para NÃO perderem tempo a discutir a equipa, a tática, o treinador, o Zerinho e o crl a 4.
VAMOS FOCAR NO CLUBE, esse sim precisa de ajuda. O resto será um CD competente a decidir e se for do bem, decidirá bem e cá estaremos para apoiar.
Não me peçam para discutir futebol com tudo a ruir em volta.
17 Fevereiro, 2023 at 9:59
É bem verdade.
Quando o topo da hierarquia é podre, contamina tudo o resto da organização.
17 Fevereiro, 2023 at 10:54
Para isso é necessário pararmos de tratar o Sporting desta forma.
Do clube assaltado, das viúvas e do D. Sebastião.
Está na hora de se fazer um dossier com tudo o que está a ser feito de mal no clube.
De colocar a nu todas as promessas eleitorais falhadas, bem como, as péssimas opções de gestão de activos do clube.
Falta de transparência
Incapacidade de Investimento
Investimento em jogadores sem potencial de retorno
Incapacidade de abater Passivo
Endividamento
Vendas intempestivas
Horários de jogos
Preços de bilhetes
Passes partilhados
App Sporting
Site Sporting
Entre outros.
Chamar à pedra a direção e colocar a nu as suas falhas.
Só com o Mustafa a fazer comunicados não vamos a lado nenhum.
17 Fevereiro, 2023 at 11:16
Mas não é só esta direção.
É criar critérios de análise objetiva para as futuras.
Este regabofe tem de parar de uma vez por todas.
O Sporting não deveria ser do presidente A ou B.
17 Fevereiro, 2023 at 9:57
A falta de alguém com golo na frente é algo que eu venho a apontar desde o meio do ano passado. O Sarabia disfarçava (e bem), e eu pensava que a vinda do Slimani era um sinal que o treinador via isso, mas rapidamente se percebeu que não vê. Desde essa altura que ando a dizer que o plano B não pode ser subir o Coates quando as coisas não correm bem. E não ganho o que o Amorim ganha.
O nosso golo ontem é sintomático: assistência do Inácio, golo do Coates. Foi preciso dois centrais irem lá à frente para se conseguir criar perigo na área e fazer golo, porque a maioria dos avançados (excluo daqui o Chermiti) já se sabe que finalizar não é com eles.
Chermiti ontem no banco é só mais um episódio da proteção que se dá ao Paulinho. Levou com o “tratamento Slimani”. Assim que começa a fazer sombra ao Paulinho vai logo recambiado para o banco. Nunca vi uma coisa assim. Os treinadores têm preferidos, é certo, mas isto é completamente doentio, e fere os interesses do clube.
E muito honestamente acho que o Amorim está como a direcção do Varandas: muito focado em proteger os amigos (os seus “filhos” como ele os chama) incompetentes e pouco interessado em defender os interesses do clube.
Só tem razão numa coisa: o estado do clube é da responsabilidade dos sócios. Tiveram oportunidade de se aglomerar em torno de alguém que com todos os seus defeitos defendia os interesses do clube, preferiram escorraçá-lo porque não gostavam do que vestia, ou da voz de bagaço, ou disto ou daquilo, para elegerem uma cambada de incompetentes. Têm o que merecem. Só tenho pena por uma serie de malta como eu que gosta realmente do clube, não alinhou nestas merdas, e agora sofre com elas sem ter culpas nenhumas.
17 Fevereiro, 2023 at 10:18
Tudo isso.
Fácil de perceber…para alguns…
17 Fevereiro, 2023 at 10:10
O meu comentário é só este: parabéns Cherba pela crónica e pela paciência de escreveres algo que as VERDADEIRAS BESTAS não vão ler!
RIP Sporting!
Paciência, foi isto que Migueis, J, Serginhos, Ribeiros e outros que tais quiseram, são as “virtudes” da democracia, permite o florescer de burros!
Espero uma derrota em Chaves e outra na Dinamarca (não a desejo, mas prevejo, embora preferisse acertar no euromilhõs). Pode ser que ajude.
17 Fevereiro, 2023 at 10:25
Já agora e desculpa o atrevimento: em tempos houve por aqui o boato que estarias ligado a uma lista candidata. Como a minha vida não é só isto, não dei muita importância ao assunto. Mas a ser verdade, um conselho: organizem-se e comecem a tentar correr com esta corja.
17 Fevereiro, 2023 at 16:45
Esse homem está sempre a bulir. Aposto que nomeadamente nisso. Fossem todos levemente parecidos com ele e o Sporting estava safo.
17 Fevereiro, 2023 at 10:11
… não… não tenho provas que o Sporting foi tomado em 2018 pelos Assassinos… mas tenho prai UMA CENTENA DE EVIDÊNCIAS que assentam que nem uma luva na minha ‘teoria’…
gozam com o pessoal à cara podre… e as aventesmas não enxergam o óbvio… surreal como se tolera tanta filhadaputisse e tanto negócio criminoso… surreal como se é permissivo com insultos, atentados à liberdade ou até mesmo à porrada que uns levam e outros aplaudem…
… este não é o Sporting Club de Portugal… isto não é Sporting Club de Portugal…
17 Fevereiro, 2023 at 10:15
Isto é o Sporting há 40 anos.
17 Fevereiro, 2023 at 10:48
… a sério?????????
… quando é que viste serem proibidos adereços ou peças de vestuário duma marca no estádio???
… quando é que viste sócios e adeptos serem obrigados a descalçarem-se para entrarem no estádio???
… quando é que viste boletins de voto codificados???
… quando é que viste uma Auditoria a ser tornada pública na íntegra???
… e ia por aqui abaixo… podes tentar generalizar… até generalizas bem… mas só te enganas descaradamente a ti mesmo…
17 Fevereiro, 2023 at 21:16
Certeiro.
17 Fevereiro, 2023 at 15:28
Tornaste te num palerma.
Que pena.
17 Fevereiro, 2023 at 10:13
Quando Amirim começa a falar de finanças irritar-me:
Porto
Martinez 5 milhões
Taremi 5 milhões
Evanilson 9 milhões
19 milhões
Ataque móvel
Paulino 20 milhões
Trincao 10 milhões
Pote 6.5 milhões ( 50% )
36,5 milhoes
Onde anda o capitao coragem ?
Emigrou ?
17 Fevereiro, 2023 at 10:34
O nosso orçamento está esticadinho….
Falam que o Carmo custou 20M…e quanto custaram Vinagre e St Juste?
17 Fevereiro, 2023 at 10:17
Amorim escolheu este plantel mas está visto que não serve para o seu modelo de jogo campeão.
É necessário um guarda-redes que não falhe uma vez e sofra golos.
São necessários 3 novos centrais, de preferência com experiência de 2ª Liga e que dupliquem o número de passes com o guarda-redes para permitir aos médios descansarem as pernas que pesam 200 quilos.
No meio-campo precisamos de substitutos para o Pote, Morita, Ugarte, Tanlongo, Sotiris que não conseguem dar ao jogo aquilo que Amorim pretende.
Nas alas aparentemente necessitamos de um clone de Esgaio para quando esteve estiver cansado, sendo que o lado esquerdo está perfeito, correm e centram como ninguém.
Na frente precisamos encontrar opções para o substituto de Paulinho, Rodrigo Ribeiro, que tarda em render apesar das diversas oportunidades.
Edwards estará comprometido com o Tottenham que pagará os 70M por ele mais o Porro.
A solução para essa perda passará por garantir a manutenção na 1ª Liga de forma a exercer à cláusula de Trincão.
Como escreve, e bem, o Stalley mais acima, será Amorim a colocar a mão na merda.
Para isso necessitará que Varandas agarre nos milhões da Champions, nas vendas de Matheus Nunes e Porro e antecipe mais receitas futuras para reconstruir o plantel que Bruno de Carvalho e a Juveleo destruiram…
PS. Ontem estiveram quase 24.000 em Alvalade. Só põe em causa estes números quem desconhece a capacidade do camarote presidencial.
PS 2. Reduzam os croquetes nos camarotes de forma a que o apoio a equipa seja audível à Amorim e aos jogadores. Cantar e mastigar ao mesmo tempo está visto que não resulta.
17 Fevereiro, 2023 at 10:36
No meio campo precisas de um titular bom que complemente o Ugarte, se é para o Ugarte continuar. Morita e Pote não são bons para jogar com o Ugarte porque não o ajudam em nada, nem têm a capacidade de pensar o jogo e executar rápido.
17 Fevereiro, 2023 at 12:43
🙂
Tudo dito, rapaz! Mas lá está, para a turma do malhão da tasca do bruno é muito fácil malhar! Este clube precisa de 10 anos com este projeto. É esperar, avaliar, corrigir.
17 Fevereiro, 2023 at 15:34
Com este projecto???
Tu nem mais um ano aguentas a descer esta ladeira, quanto mais 10 :))
Dez anos assim é pior que o Belenenses meu granda anormal 🙂
A Turma dos Coninhas de Sabão é que sabe como uns e outros se enrrabarão.
17 Fevereiro, 2023 at 10:18
A nova agora é a culpa é dos adeptos, rir para não chorar .
Ó Amorim estás a ir por caminhos que não sao os teus mas tens razão foram os sócios que votaram nesta merda .
17 Fevereiro, 2023 at 15:36
Ele diz que é responsável pelo mau momento da equipa e que os adeptos pelo mau momento no estádio …
Depois de lhe perguntarem sobre os Apupos ao Varandas.
A minha leitura é que ele pela primeira vez … quis separar o treino da presidência.
Ou seja … a culpa é dos adeptos que elegeram este atrasado mental.
17 Fevereiro, 2023 at 10:23
Gençlerbirligi, Skënderbeu, Lask e agora estes artolas dinamarqueses também podem entrar no “curriculum” da vergonha.
Segunda feira em chaves, estarão Adan, Esgaio, Coates, Inácio, Santo Justo, Nuno Santos, Ugarte, Pote, Edwards, Trinca espinhas e João Paulo, a exibição será medonha e o “mister” com o seu ar alucinado dirá no final que “Temos de melhorar”, e já estaremos a 20 pontos de carnide e a 10 pontos do 3º lugar.
O filme é previsível, até o 4º lugar será difícil de manter porque está tudo a ruir por todo o lado e continua-se a assobiar para o ar.
Felizmente a manutenção e o Trincão já está garantidos para o ano…VERGONHA!
* REM é e será sempre uma instituição musical, Thanks!
17 Fevereiro, 2023 at 10:23
E numa ultima nota…
Foda-se…já nem eu consigo defender que o Amorim não tem favoritos….
É impossivel…
Ele tem claramente jogadores com que cria empatia e que vai com eles até à morte à espera que eles deem merdas que não dão nem por nada à equipa…
17 Fevereiro, 2023 at 10:27
Finalmente. Estás de parabéns.
17 Fevereiro, 2023 at 10:30
Já te tinha dito isso do Paulinho.
O Amorim anda sempre a procura de uma oportunidade para o meter a jogar, de lá por onde der.
Até no jogo do Porto em que começa no banco é logo a primeira escolha para substituir o Trincão. Podia ter feito n outra s alterações. Passar para lá o Pote e meter alguém no meio campo, meter o Nuno Santos para o lugar do Trincão, etc. N coisas que podia ter feito, mas a primeira opção dele é sempre o pino…
17 Fevereiro, 2023 at 10:35
Há jogadores que nunca são geridos, só quando o rendimento é mesmo tão mau que é impossivel ignorar.
Outros…mesmo com bom rendimento…saem sempre.
É impossivel ignorar isto. Mesmo os próprios jogadores, é impossivel ignorar isto…
17 Fevereiro, 2023 at 10:39
Faz tempo que te digo isso.
Já disse aqui:
Se tem aspecto de merda, se cheira a merda é porque será mesmo merda 🙂
Não é preciso meter uma colherada à boca para perceber.
As opções que Amorim teve e continua a ter são reveladoras disso mesmo, que tem jogadores favoritos.
Slimani não aguentou o desrespeito pelo seu trabalho e perdeu a razão.
Nós continuamos a gostar de sonsos e malta que morde pela calada.
Gente cínica tem dirigido os destinos do clube.
E o clube está no estado que está, não por obra do espirito santo…..
17 Fevereiro, 2023 at 15:38
Terias que ler o contrato e todas as cláusulas e aí talvez se consiga perceber alguma coisa
17 Fevereiro, 2023 at 10:26
Ontem o treinador o final do jogo fez o diagnóstico e deu a solução para ultrapassar a crise:
“se for preciso gastar 10 minutos antes de levar a bola para a frente que se gaste os 10 minutos”
Resumindo, ele continua a achar que é no aprofundar o que está mal que se vai dar à volta.
Isto diz muito do gajo que está a frente daquela merda de equipa!
17 Fevereiro, 2023 at 10:29
Foda-se….
Como é que uma pessoa vê o jogo ontem, vê o espaço que o Mijiland deu que nós não tivemos velocidade para aproveitar…e acha que a solução é parar mais tempo ainda o jogo…
17 Fevereiro, 2023 at 10:33
Amorim não tem soluções porque foi ele proprio que criou o problema e não sabe como sair dele.
17 Fevereiro, 2023 at 10:42
Por acaso até percebo o que ele quiz dizer mas a questão não é bem o tempo é mais a decisão o jogar mais junto mais curto.
Ontem tivemos sempre a equipa demasiado afastada muito aberta e com o jogador com a posse em grande inferioridade numérica. Faltou critério e alguma pausa em muitos momentos para conseguir chegar ao espaço e aí sim acelerar.
Ontem o que mais houve muita correria sem nexo e precipitação no passe, até me lembro de uma jogada perigosa do Mydtland na primeira parte que começao com um roubo de bola do Matheus Reis em antecipação e que acelera à parva até bater no primeiro adversário que apareceu.
17 Fevereiro, 2023 at 11:04
Mas lá está.
O que eu vi foi uma equipa que não sabe e que não é treinada para jogar rápido e intenso a tentar jogar rápido.
O que a equipa tem de aprender é a jogar rápido e intenso, não é a parar o jogo. Para o jogo sabe ela…apesar de ontem não o fazer porque o Mijiland partia muito a equipa e por isso nós sempre que passávamos a pressão (que não era rocket science porque eles são fracos), havia espaço. E havendo espaço quiseram aproveitar. Só que…não sabem. Mas deviam saber…
17 Fevereiro, 2023 at 10:42
Foda-se oh TCdL porque Amorim é esta merda.
Vocês é que demoram em ver…
Amorim é outro Fernando Santos. Acha que sabe muito de futebol mas é um borrado de merda. Acha que os jogos se ganham a controlar a bola no meio campo defensivo.
Percebem um cú de futebol.
17 Fevereiro, 2023 at 10:32
Normalmente não dá bom resultado meter a resolver um problema a pessoa que o criou…
Ou essa pessoa tem a humidade suficiente para reconhecer os seus próprios erros ou então esquece.
Já se percebeu que o Amorim não tem essa humildade.
17 Fevereiro, 2023 at 10:33
Ontem a equipa esteve sempre demasiado aberta, demasiado afastada. De que vale ter 6 jogadores entre linhas na frente (os dois alas os 3 da frente e muita vezes o Pote) e depois sair com os 3 de trás mais o Ugarte quando o adversário está a condicionar essa saída com 5, 6 jogadores. Sistematicamente pressionados e com esses 4 jogadores sem terem com quem combinar nem conseguir encontrar o 3 homem (porque raramente existe) e o SCP até já fez muito bem essa saida da pressão com a busca do 3 homem.
Depois tecnicamente está tudo a sair mal, sobretudo porque decidem precipitadamente e ontem ao contrário do que já ouvi e do que o Ugarte disse a equipa precisava de correr menos não mais.
Faltou critério, faltou construir mais juntos. Procuramos demais o jogo exterior e precipitadamente.
Os interiores deviam baixar mais nas fases de construção juntar aos médios formar triângulos em zonas interiores para permitir jogar com o 3º homem em apoio e procurar o homem livre, deixar o PL e os dois alas abertos mais à frente, mais juntos na construção.
Ontem não criámos metade do que podíamos, temos de ser agressivos quando encontramos os espaço, e ontem não o encontrámos tanto assim. Parecia haver muito espaço porque as equipas estavam todas muito abertas no campo, mas depois o jogador que tem a bola raramente teve com quem jogar e era abafado pelo adversário em duelos.
Para mim faltou jogar mais junto, o que não é necessáriamente mais devagar, mas também com mais critério ontem houve muito pegar e correr até bater na parede.
17 Fevereiro, 2023 at 10:53
Houve alturas do jogo em que fiquei na dúvida se o adversário já estava de rastos ou se propositadamente permitia aos nossos alas e medios receberem o passe soltos para de seguida tentarem recuperar a bola através da velocidade e do físico.
A verdade é que houve muito espaço mas pouca velocidade da nossa parte para explorar esses espaços.
Pedro Porro, com o espaço que foi permitido a Esgaio, teria provavelmente duplicado os lances de ataque e permitido que do lado oposto também Nuno Santos aproveitasse o desequilibrio adversário.
Depois a frente móvel, além de agarrar-se demasiado a bola, é muito levezinha e o único “pesado” passa o tempo escondido do jogo e não faz golos apesar de ser o melhor avançado do mundo.
Estamos em Fevereiro e isto ainda vai piorar…
17 Fevereiro, 2023 at 11:18
Claro que também houve com a equipa tão espalhada muito 1×1 com espaço, Esgaio N vezes até que na segunda parte lá tentou passar uma vez.
Mas só o Edwards é que tenta alguma coisa nessas situações, com Matheus Nunes e Porro o Midjland estaria sempre aflito. Mas com o que temos tem de ser mais junto e com mais passes.
17 Fevereiro, 2023 at 10:53
É isso.
Eu acho que acima de tudo falta dinâmica ao jogo. Falta velocidade. Não é velocidade a correr nem velocidade a fazer tudo muito depressa.
É de movimento, é de combinações, é de tentar abrir espaço e ter velocidade para o aproveitar…
Por isso é que digo sempre…o problema não é o sistema. Não é o 523 ou o 343 ou o 442….
17 Fevereiro, 2023 at 11:08
Um gajo vê os jogos dos rivais, a quantidade de triangulações, desmarcações e o repertório de jogadas para chegar a zonas de finalização, e fica com a ideia de que no Sporting só metade do que deve ser feito está interiorizado.
Cada vez parece mais um futebol ao sabor do vento…
17 Fevereiro, 2023 at 11:15
Não há nada de combinações pelo meio.
Eu acho que os jogadores nem sabem onde estão os outros e muito menos onde vão estar…
Não há uma base sólida da equipa neste momento. E sem base sólida andamos a tentar inventar ainda mais nuances e diferenças…
17 Fevereiro, 2023 at 10:35
e já enjoa debater todos os dias as questões tacticas, está a vista de todos á meses.
17 Fevereiro, 2023 at 10:42
Porra, pá. Esqueçam a táctica, o sistema de jogo, o modelo disto e daquilo.
O problema é outro e é simples de identificar: mau plantel, mau treinador, má direcção desportiva, maus dirigentes, mau presidente. Não há soluções que passem por mexer neste ou naquele jogador, adaptar o sistema de jogo, puxar este para ali, trocar aqueles dois de posição. Cheque e vassoura e competência. De alto a baixo. Para ontem. Tudo o resto não serve de nada. Só um milagre.
17 Fevereiro, 2023 at 11:12
Subscrevo
17 Fevereiro, 2023 at 10:46
É muito isto.
A estrutura está podre.
A estrutura sempre foi podre.
Os astros alinharam-se em 2020/21 mas já passou.
Não adianta discutir táticas, jogadores, treinadores, árbitros, sorte ou azar….
Mas esqueçam que esta direção jamais colocará o seu lugar à disposição.
Simplesmente não têm vergonha na cara.
Nunca tiveram.
Próximas eleições sejam como o Amorim e insistam em gente desta.
Ainda temos mais 15 anos sem sermos campeões para mantermos o nosso registo.
Tristeza do crl….
17 Fevereiro, 2023 at 11:02
“Os astros alinharam-se em 2020/21 mas já passou.”
Olhando para os últimos meses deste treinador e equipa, já duvido se foi “apenas” alinhamento dos astros.
17 Fevereiro, 2023 at 11:27
“Os astros alinharam-se…”, já começo a achar que o campeonato foi oferecido pelo Orelhas.
17 Fevereiro, 2023 at 15:48
Futebol Fácil Fácil
O Nazi sabia que iria ser campeão em troca de não levar para a frente. N processos que o Bruno tinha posto em “movimento” contra o Benfiquistao.
Se tivesses que escolher em que ano querias ser campeão, sabendo que te poderia fazer ganhar umas eleições , seria no ano anterior a essas eleições. Tinhas sempre o argumento de ter sido ganha ao fim de 20 anos… dá lastro para dois ou 3 anos.
E aqui chegamos ao atual momento da equipa. Onde voltamos a ter zero passadeira verde, zero Vaca do treinador.
Finito !!!
17 Fevereiro, 2023 at 15:43
Chama lhe “Astros”
:))
Só contaram prá você!
17 Fevereiro, 2023 at 10:51
Quando o nível dos titulares é o equivalente ao banco das equipas medianas do pais, está tudo dito.
Pensava que, com esta direcção, não íamos a lado nenhum, mas enganei-me. Vamos sim – rapidamente para o abismo.
Mas o que se pode esperar num país onde os políticos corruptos não só se safam por pormenores administrativos dos tribunais, como votam neles para voltarem ao poleiro? O Sporting é só um reflexo da sociedade que temos.
Sporting e o país votaram no que querem… agora aguentem.
17 Fevereiro, 2023 at 10:52
“É fácil decifrar o modelo do Sporting, mais difícil é pará-lo”. A primeira parte desta frase do Seje Conceição é sincera, a segunda é uma mentira piedosa para bom entendedor. Se eu fosse o Amorim e ouvisse esta bojarda de um colega, sentia-me envergonhado.
Tocaste no ponto. Nem no tempo de JJ me lembro de tanta previsibilidade no nosso jogo, qualquer adepto o conhece de olhos fechados. O próprio Amorim já reconheceu que a equipa parece cansada do modelo. Que esperamos afinal?
Chermiti aos 75 minutos. Isto não é um recado para o paizinho dele? Tal como o modelo, este é outro filme que sabemos de cor…
17 Fevereiro, 2023 at 11:00
Ando há dois anos a desesperar por um ponta de lança. Quando finalmente aparece um e vamos perdê-lo para um Galasatary da vida, ou pior ainda para um Porto, por mais uma incompetência destes filhos da put# a minha vontade é entrar pelo edifício Visconde adentro e desatar ao pontapé a tudo o que respire. Desculpem o desabafo.
17 Fevereiro, 2023 at 11:14
Está quase …
17 Fevereiro, 2023 at 15:50
Já ouvi uns zun zuns
17 Fevereiro, 2023 at 10:52
O primeiro passo de um presidente como deve ser, era vir a público dar apoio ao treinador.
O segundo era ter uma conversa com ele, e dizer-lhe que no fim da época os preferidos deste se iam embora. E se ele estava disposto a aceitar isso ou não.
É muito difícil que o balneário esteja com o treinador, o que nós vêmos de fora eles veem no dia a dia. Os filhos e os enteados, uns que jogam sempre, mesmo que não joguem nada, e outros que após boas exibições são mandados para o banco e para a equipa b.
A gestão do grupo está a matar a equipa.
17 Fevereiro, 2023 at 11:02
Em Agosto eu disse que seria isso que iria matar a equipa! Para não citar mais Slimani até falei do caso Edwards (dos melhores da pré-época e sempre a começar do banco ou o primeiro a sair) versus a “Frozen” (que assim que chega ao clube é logo titular, não joga nada e fica lá dentro os 90 minutos). Isto em Agosto. Claro que o Edwards iria ficar fodido!
O pessoal riu-se! Hoje não devem ser poucos os jogadores que com ou sem razão acham que são injustiçados!
17 Fevereiro, 2023 at 11:44
O pessoal ri-se de cada merda.
Desde o:
Querem ser campeões das pré épocas?
Querem ser campeões nas primeiras jornadas?
Ainda há muito campeonato pela frente.
O benfica não joga nada, vamos recuperar. Eu acredito.
Agora em vez do benfica falamos do braga. Em vez do 1º falamos do 3º lugar.
Chapadas de realidade atrás de chapadas de realidade.
Tenho pena…
17 Fevereiro, 2023 at 12:30
Nem mais
17 Fevereiro, 2023 at 15:52
Perdes em Chaves e ficas a 2 pontos do Guimarães
17 Fevereiro, 2023 at 10:56
Winston Churchill disse : “A diferença entre os humanos e os animais é que os últimos nunca permitem que um estúpido lidere a manada.”
Há por aqui tantos estúpidos.
17 Fevereiro, 2023 at 11:11
Essa frase é absolutamente fantástica… 🙂
E cada vez mais uma evidência!
17 Fevereiro, 2023 at 11:20
Oh se é….
17 Fevereiro, 2023 at 13:26
Este gajo é um meme.
17 Fevereiro, 2023 at 12:40
Mesmo!
17 Fevereiro, 2023 at 11:54
Tantos, tantos. É a história do Sporting.
17 Fevereiro, 2023 at 11:13
Não havendo Off Topic de hoje, deixo aqui este lance, que por acaso é com o Eucalipto, para debate de opiniões…
https://www.abola.pt/nnh/2023-02-16/liga-europa-joao-pinheiro-a-arder-no-juventus-nantes-video/976845
Penálti, ou falta atacante?
17 Fevereiro, 2023 at 11:23
O gajo da Juventus salta mais alto. Não me parece falta. Mas não é claro que a bola toque na mão. Para mim era pontapé de baliza.
17 Fevereiro, 2023 at 11:25
O segundo jogador da Juventus (não o que cabeceia mas o outro) apoia-se claramente no ombro do jogador do Nantes não o deixando subir só depois a bola vai ao braço. Aceita-se a decisão. É o tipo de lance que é discutir o sexo dos anjos.
17 Fevereiro, 2023 at 11:28
Não mudem o assunto, centrem-se no principal!
17 Fevereiro, 2023 at 11:32
Mesmo…
17 Fevereiro, 2023 at 12:03
Falta à tuga com intensidade à tuga. O Brenner salta á bola o defesa salta ao Brenner porque nunca tem hipóteses de disputar a bola. Depois há mão clara segundo as novas regras. No entanto isto é mais que normal no Pinheiro e em qualquer árbitro português, o nosso de ontem muito provavelmente tinha marcado penalti.
17 Fevereiro, 2023 at 15:53
Bart a ser Bart …. A mudar de assunto.
Sorte não termos apanhado com um vídeo do FF.
17 Fevereiro, 2023 at 11:33
Dois factos relativos ao golo dos Dinamarqueses…
Adan falhou. Facto.
O Egípcio quase que podia ir ao meio campo, voltar e depois rematar, antes que alguém do Sporting atacasse a bola.
17 Fevereiro, 2023 at 11:44
Se o egípcio fosse do Sporting dominava aquela bola, parava, olhava à volta, atrasava para o Coates, que ou atrasava para o Adan ou recomeçava a circular pelo Inácio ou pelo Reis. Foi precipitado e impulsivo. Vá lá que teve sorte e a bola entrou.
17 Fevereiro, 2023 at 11:46
Processo ofensivo organizado.
Vocês pensam que o Amorim é treinador sem curso?
Queriam um ataque sem organização, tudo à balda?
Deixem de ser rudes…
17 Fevereiro, 2023 at 12:02
Pah…eu acho que de vez em quando alguma espontaneidade… Mas concordo que é o meu lado rude a falar, que não entende a beleza do futebol “de curso”
17 Fevereiro, 2023 at 13:18
Não tens nível para este Sporting…
17 Fevereiro, 2023 at 11:48
Estamos de volta aos tempos do Godinho. É que só falta vender alguém pra pagar a luz. De resto está cá tudo. Parabéns aos sócios mais inteligentes do mundo e talvez da Europa. Não se preocupem…alguém apanhará os cacos. Ou não.
17 Fevereiro, 2023 at 11:53
Esperemos pelo fim da épocaque sem Champions, (a jogar assim, nem Liga Europa, directa ou no play-off) vai ser do bom e do bonito.
Vender para “necessidades básicas” os poucos que ainda têm algum valor, em saldos porque não sabem mais e ainda receber 50% ou menos porque comprar jogadores às postas foi como o pai espiritual Godinho ensinou.
E preparar a época com um plantel nivelado por Esgaios.
Vai ser de sonho!
17 Fevereiro, 2023 at 11:56
“É que só falta vender alguém pra pagar a luz.”
Hmmmm
17 Fevereiro, 2023 at 11:51
Fui mandando os meus bitaites, mas isto estava á vista de (quase) todos.
Disse -o em 2 momentos da época (o que junto agora o 3º) o que distingue um clube competente, vencedor e profissional do que temos neste clube há décadas:
– 1ª jornada em braga: Depois daquela pré época, empatar aquele jogo daquela forma…um Treinador tinha que ter tomado medidas!! O que vimos?…sorrisos, desculpas e bazófia
– Jogo Marselha em casa: Disse aqui que se eu fosse presidente, Amorim já não era treinador na 2ª parte. O que ele fez naqueles 45 minutos (e escolha do 11) não é aceitável. O que vimos?? Sorrisos, desculpas, estamos a aprender, boa bla…com cereja no topo do bolo as palavras do presidente.
– Eliminação com Varzim: Não bastava ser um clube da 3ª liga, não fizemos um único remate em 90 minutos. É obra!!! O que vimos?? Mais sorrisos, desculpas, bla bla
Agora já é tarde, muito tarde!!
E depois a malta pergunta me” mas tu não vês jogos do teu clube?!”…fdx, sério?
17 Fevereiro, 2023 at 11:52
Continuo à espera que me mostrem o vídeo do Paulinho a virar se pro ataque, começa a correr e leva com a bola na nuca….já estando em fora de jogo.
Foi das melhores merdas que vi na vida. Se isto não vale 20M€…
17 Fevereiro, 2023 at 11:54
22.9M segundo o Zenha.
Foi uma das 4 vezes que tocou na bola o jogo todo.
É uma palhaçada esta merda….
17 Fevereiro, 2023 at 12:58
Mas treina bem!
17 Fevereiro, 2023 at 12:00
Tudo nesse gajo é mau. 5€ tinha sido caro!!!
17 Fevereiro, 2023 at 12:46
Tb vi essa! Gostava de rever…
17 Fevereiro, 2023 at 12:06
Admiro a paciência de alguns para ainda debater tácticas, sistemas e dinâmicas quando o rei vai nu para mais de ano e meio e toda a gente com olhos, noção e mínima percepção do que é o futebol vê o óbvio.
O problema é mais fundo, não há treinador (por muita culpa que tenha, e tem) que resista tanto tempo a um Sportinguezinho de Roquetes, Godinhos e Varandas.
Esta escória é a antítese do que devia ser a gestão de um clube: Incompetência, inaptidão, total desconhecimento das dinâmicas de um clube, total amadorismo e incompreensão do mais básico dos básicos sobre futebol, falta de noção e senso comum às paletes.
Sobra arrogância, petulância, ingenuidade e falta de vergonha na cara.
Esta gente, e quem os apoia, quer lá saber do Sporting caralho. Querem é tacho, aparecer, levar palmadinhas nas costas e bailaricos em rooftop.
2013 foi ali atrás. Dez anos depois estamos igual ou pior: um clube que é um completo aborto social, desportivo e financeiro.
Patrocinado pelos do costume.
E mesmo assim os burros, os espadinhas, os bananas, os comedores de cenoura e restante facilitadores andam há 30 anos a meter esta escumalha no poder.
Bom proveito.
17 Fevereiro, 2023 at 12:07
É triste ao intervalo quando a equipa precisa de mudança olhar para o banco e não ver ninguem, nem um, que possa mexer com o jogo !
Isto está mal desde o principio mas ainda vamos a tempo de fazer coisas bonitas….que é preparar a próxima epoca.
Que tal meter o Pote na frente ? é o unico que ainda poderá fazer golos.
Pote pode perfeitamente ser uma especie de Romário. Po-lo no meio campo é desperdiçar o que ele pode dar ao jogo.
Ugarte e Morita no meio com edwards e nuno santos a extremos
é o melhor que podemos ter com este plantel
17 Fevereiro, 2023 at 12:56
Eu entendo o que dizes, Pereira.
Mas o Romário não falharia aquelas oportunidades de ontem.
Pote finaliza mas não é ponta de lança.
17 Fevereiro, 2023 at 14:00
Morita não serve num sistema a 2.
17 Fevereiro, 2023 at 14:59
Também acho que é limitado, ainda que se esforce.
Num sistema com 2 médios, têm de ser ambos muito rotativos e fortes fisicamente.
17 Fevereiro, 2023 at 15:01
mas é o que há neste plantel…..
17 Fevereiro, 2023 at 15:18
Lá está.
Não podia estar em maior desacordo.
Não quero cavalos para médios. Quero inteligência e velocidade. É muito mais importante do que cavalos.
O que falta ao Sporting a meio campo é isso. Alguém que meta velocidade ao jogo pelo passe e que seja capaz de combinar e criar jogo interior com os da frente…
Na minha opinião.
17 Fevereiro, 2023 at 15:29
Cavalo é o Ugarte, e chega, ele precisa é de ser bem complementado, alguém que faça o que ele não faz. Depois com o Pote na frente e um gajo minimamente decente a PdL a coisa talvez acabe por se fazer, mas muita da nossa lentidão passa pelo meio campo.
17 Fevereiro, 2023 at 15:58
Coisas bonitas ????
:)))
Só uns poetas para me alegrarem o dia.
17 Fevereiro, 2023 at 12:08
Sobre o Sporting, o jogo, o Amorim… a minha opinião mantém-se e não mudou com o jogo de ontem.
O problemas principal está acima do Amorim, não isentando o Amorim do problema que o Sporting tem.
1º, o grande problema é a gestão desta Direcção, que condiciona todo o Clube. Não condiciona só o Futebol – masculino e feminino – mas todas as modalidades do clube. Se pegarmos nos planteis das principais modalidades em 18/19 – Futebol, Futsal, Andebol, Hóquei, Voleibol e Atletismo, em masculino e em feminino – quais são as que melhoraram daí para cá, principalmente, quais as que estão melhores e piores ao fim deste trajecto de 5 anos?
2º, falta, nitidamente, um Director desportivo. Alguém que guie o treinador e ajude a corrigir erros, alguém que se imponha e evite fundamentalismos (tão comuns no Amorim).
3º, falta óbvia qualidade no plantel, que para mim é sobretudo fruto dos primeiros 2 problemas.
Amorim, que continuo a achar o melhor treinador da era Varandas, e, no geral, um treinador com capacidade, não tem conseguido contornar estes 3 problemas e também tem parte da responsabilidade no problema geral – muito porque, no fundo, o “projecto” assenta quase exclusivamente na sua cabeça e quando assim é, ou se é super competente em todas as valias ou é fácil errar aqui e ali. E o Amorim não é super competente em todas as valias, nem podia ser, porque é treinador há 4 ou 5 anos!
Não acho que a 1ª parte ontem tenha sido má. Não foi boa, mas não foi má – as coisas não se resumem a bom e mau! E não foi boa porque faltou esclarecimento no ultimo terço do terreno – esclarecimento esse que, na minha opinião, tem muito a ver com a falta de qualidade que existe na equipa e com o momento menos bom que atravessamos! E aqui refiro-me não só ao momento particular depois da derrota com o Porto, mas da época toda e desta ser a única competição onde ainda podemos ter alguma ambição, e que, ao contrário do que disse o Amorim, se sabe que pode salvar a época. Isto cria uma pressão extra na equipa, num momento de muita falta de confiança, o que potencia esta falta de discernimento!
Para mim, e é a minha opinião, isto é fácil de perceber, até porque basta a equipa sofrer um golo e ficar a perder, que o pouco que existe desaparece. A equipa “sai de campo”!
Se dúvidas houvessem sobre a importância que tem a pré-época – planeamento, vendas e compras, preparação da equipa, trabalhar soluções, etc. – está à vista que uma pré-época desastrosa em grande parte dos itens condiciona toda uma época definitivamente e é (quase) impossível dar a volta a isso – e o Amorim não teve essa capacidade! Com tanta coisa mal, é fácil, na minha opinião, o treinador andar perdido – ainda que ache que o Amorim abusa!
Ontem, mesmo fazendo um jogo fraco, fomos sempre superiores ao adversário – o que, na minha opinião, era expectável. Até ao golo deles, que é, mais uma vez, um claro erro nosso, eles limitaram-se a um remate mais ou menos perigoso que foi bem defendido. Mais nada. O jogo é todo nosso e as oportunidades, que não foram muitas, também. Mas isto era expectável, por isso foi o normal. Tivesse havido melhor discernimento, provavelmente teríamos ido para o intervalo a ganhar.
Entendo as “justificações” que o Amorim deu, depois do jogo. Entendo, mas não concordo com algumas delas. Além disso, nesta fase da época, é frustrante estar a recorrer a este tipo de “justificações” porque faz parte do trabalho dele ter soluções, e é óbvio que não tem.
Claro que tem de se dar mérito aos dinamarqueses, que traziam a lição bem estudada – basta ver como condicionaram imenso o Edwards e como tinham 3 centrais que dominaram completamente a sua área! Sabiam que o problema do Sporting era o terço final do campo e não deram grandes veleidades nesse terreno – daí as poucas oportunidades que tivemos. Mas também porque o Amorim não soube lutar contra isso e faltou-nos sempre mais gente dentro da área que pudesse fazer a diferença.
Eu não acho, de todo, que o problema seja a táctica ou o modelo de jogo.
Acho muito mais, como tenho dito, que são outras coisas, como a qualidade que falta, como haver alternativas que mudem o jogo num determinado momento, tornando o adversário desconfortável, como alguma casmurrice do Amorim, que insiste sempre nas mesmas coisas – o que raio vê ele que o Trincão dá à equipa? Vai fazer com que seja impossível tolerar o gajo!
Estamos a pagar todos os erros que se cometeram na preparação desta época. Infelizmente, é o normal porque a alta competição não perdoa o tipo de erros que cometemos. E isso faz tudo parecer pior do que na realidade é. Temos muito melhor equipa, muito melhores jogadores, que os dinamarqueses, e quase perdemos o jogo por algum mérito deles mas imenso demérito nosso – que tem a ver com toda essa má preparação da época! Temos imensas dificuldades em jogar contra quem se fecha bem. Temos, no plantel, 1 gajo bonzito no 1×1, que é o Edwards, e um bem razoável, que é o Fatawu, e o resto não consegue desbloquear uma jogada num 1×1 – talvez o St. Juste também, pela sua velocidade.
Isto só muda com 5 ou 6 vitórias seguidas, que aumentem a confiança e depois possam dar alguma tranquilidade à equipa. Ontem tinha sido um bom jogo para começar essa sequência…
Não acho, de todo, que a solução passe por tirar de lá o Amorim.
Ito tem de começar por cima. Pela Direcção, e depois pelo invisível Director Técnico! Depois logo se vê se é preciso continuar…
17 Fevereiro, 2023 at 12:27
Evidentemente que uma direcção competente iria perceber em 3 tempos que o amorim é um “palermóide”… A quem se paga a peso de ouro. Convém nunca esquecer isto.
Por isso o rubão teria os dias contados.
Se apressar a saída ajudar a fazer cair a direcção, então que se ponha a milhas já.
Z
17 Fevereiro, 2023 at 16:51
O Amorim não é perfeito, como não é ninguém.
Tu bates muito no Amorim – aqui e ali com razão, claro! Mas o Amorim também está condicionado pela merda de Direcção e por um DD que faz papel de adjunto dele, quando devia ser ele a impor as condições – algumas – ao Amorim.
O Amorim acaba por ser vitima do seu (quase) poder absoluto. O gajo tem 4 anos de experiência de treinador – num contexto muito especifico! Há muita merda que é novidade para ele, que é a 1ª vez com que tem de lidar e que tem de tomar decisões. Ninguém o ajuda na estrutura, e devia haver alguém na estrutura para o ajudar – o Viana é invisível!
Claro que o gajo tem de cometer erros.
Claro que o gajo, sem grande experiência, foca-se no que domina e não arrisca fora disso.
Isto, a mim, parece-me tudo normal.
O que é um absurdo no “dossier Amorim” é um gajo destes ganhar 6M€ brutos por ano – o dobro do Conceição que tem muito mais experiência, já foi 3 vezes campeão, e tem um CV na CL incomparável! O Schmidt ganha 2/3!
Mas isto é culpa do Amorim?
Não! É outra coisa absurda da Direcção!
17 Fevereiro, 2023 at 12:27
isto !
17 Fevereiro, 2023 at 12:40
“2º, falta, nitidamente, um Director desportivo. Alguém que guie o treinador e ajude a corrigir erros, alguém que se imponha e evite fundamentalismos (tão comuns no Amorim).”
Eu já não sei se falta um diretor desportivo ou se falta a estrutura inteira…sinceramente…
Temos um scouting bom?! Que entende as características do nosso futebol, o que lhe falta e o que é que precisa?
Temos um departamento médico bom? Sequer a equipa parece bem fisicamente?!
Temos uma estrutura de suporte ao treinador que dê dados corretos do jogo e que ajude o treinador a perceber o que falta à equipa?
Eu acho que leio muitas vezes isso do diretor desportivo. E eu cada vez menos acho que é um diretor desportivo que se deve impor. Deve haver uma estrutura de suporte que tenha qualidade e que ela sim, ajude a guiar o treinador.
Eu parece-me que a estrutura de suporte está a validar as opções do Amorim e não lhe dá saídas…só becos sem saída.
Um clube não pode ser o Amorim ou o diretor desportivo ou a tensão entre ambos. E o resto tudo?! Tem de haver muito mais que isso.
O que está a acontecer com o PdL devia ter acontecido com o Artur, com o Sotiris, com o Rochinha, St. Just, etc. Entre o Amorim e a tal estrutura de suporte têm de chegar a consensos e têm de trabalhar nessa tensão. E eu parece-me que essa tensão não existe.
Ao fim de 5 anos de mandato o que me parece é que existe gente, existe sistemas e o crl, mas não existe qualidade nem força da “estrutura”…
Eu olho para os clubes que acho melhor geridos de todos…O Brighton, o Brentford, etc…e aquilo que vejo é uma coisa completamente estruturada, em que cada departamento é competente e percebe o que a equipa tem e precisa. Não vejo nada disso no Sporting…
17 Fevereiro, 2023 at 16:41
Percebo muito bem as tuas questões… 🙂
Não quis ir tão profundo! Quis só falar naquilo que me parece claro e óbvio.
O projecto – e vamos pensar que há realmente uma ideia da parte da Direcção ou do Varandas – está quase todo nas mãos do Amorim.
É difícil saber, com um grau elevado de certeza, das qualidades dos diversos departamentos da estrutura. Mas dentro do que se vai sabendo e vendo, enfim, dá para ter uma pequena ideia.
O Departamento médico parece-me competente. Acho que não é por aí que temos um problema. Tenho a sensação que era melhor no tempo do Bruno de Carvalho – com o Varandas à frente do Departamento – mas este também cumpre. É a minha opinião!
O Scouting nunca foi grande coisa, e acho que continua a ser a mesma coisa. Vejo o que o Porto, o Benfic@ e o Braga fazem, até outros clubes mais pequenos, e acho que o nosso deixa a desejar.
Ir buscar o Fatawu não é espectacular porque o gajo já era um dos jovens falados. O mesmo com o Diomandé é um bocado o mesmo. Não digo que seja mau, digo que não acho que descobriram um diamante, porque já estava descoberto. Acho mais relevante o Sporting ter conseguido trazer qualquer um – ainda que o preço do Diomandé já seja muito significativo – do que terem apontado aos gajos.
Um Scouting de jeito descobre o Vitinha (Braga), por exemplo! Um gajo desconhecido que depois se percebe que tem tudo para dar jogador – depois, se dá ou não, já depende de outros factores e não é com o scouting! No Sporting não vejo isso…
A estrutura de suporte ao treinador – no fundo é a equipa técnica para além do treinador principal – parece-me fraca.
A preparação física parece-me deficiente.
Bolas paradas atacantes são uma nulidade – há os 2 ou 3 lances básicos e mais nada.
Bolas paradas defensivas também não são o forte da equipa, antes pelo contrário.
Treinador de GR, para mim é dos melhores em Portugal. Total confiança no Vital!
A maneira como fomos ultrapassados pelo Ajax, pelo City, como se perde com o Eintracht em casa, como somos atropelados 2 vezes pelo Marselha, por exemplo, deixa-me a pensar que não há grande ajuda, alguém realmente bom, nas analises aos adversários – mais uma vez parece-me que está tudo muito em cima do Amorim! Mas, dos itens todos, é aqui que tenho mais duvidas!
Claro que não é só haver um Director Desportivo. Mas o DD é quem monta, coordena e orienta todo o Futebol – ou que modalidade for – do Clube. É ele que monta a estratégia (com o clube), que escolhe o treinador para essa estratégia, é ele que define (com o treinador) o tipo de jogadores que se querem para essa estratégia, é ele que monta a estrutura (com o clube) e escolhe as pessoas para cada área, é ele que analisa a estratégia e o cumprimento de objectivos (com o clube/direcção), e é ele que faz as mudanças que se impõem para melhorar o que se está a fazer! Claro que depois há o trabalho de toda a gente da estrutura. Não é o DD que faz tudo mas é o DD que é o responsável por tudo. Eu acho até, mas é só a minha visão da coisa, que tem de ser o DD a gerir o dinheiro da modalidade – que é colocado à disposição de cada modalidade pela Direcção! Aceito que a Direcção até possa ter a opção de vetar ou impor um jogador ou outro – aceito mais o vetar, por razões de paixão clubista, do que o impor – mas o grosso do trabalho e da responsabilidade é do DD, sendo que a Direcção é depois responsável pelo DD.
Portanto, acho que o Sporting, sendo mal gerido, isso é um sinal que tudo o resto também dificilmente estará bem estruturado! Se és incompetente a gastar o dinheiro, o mais certo é seres incompetente no resto, porque saber gerir é, por principio, básico. Sabendo somar e subtrair, percebendo que não podes gastar mais do que recebes, tens 50% – o básico – feito! O resto só te vai ajudar a melhorar, se souberes esses 50% mais complexos!
17 Fevereiro, 2023 at 17:00
Pois…
Eu não sei…o que me parece muitas vezes é que esta estrutura de apoio ao treinador não vale grande merda. Até porque me parece que o Amorim é um tipo de gajo que se apoia bastante nela.
Não sei…
Quando dizem que o Amorim é teimoso (eu já disse que acho que todos os treinadores são…pelo menos os bons), eu ás vezes penso com quem é que ele estará a teimar. Conosco claro que não é, não creio que o Amorim venha à tasca ou ouça programas de Sportinguistas e os contrarie só por ser teimoso…será que há estrutura para o futebol que o encaminhe e que guie de alguma forma para encontrar soluções?!
Tenho muitas duvidas…
Creio que essa estrutura existe, mas que é incompetente.
17 Fevereiro, 2023 at 17:15
É fácil perceber que os maiores flopes de Amorim foram de jogadores pedidos expressamente por ele e que eram jogadores que tinham sido treinados por ele no Braga há 3 anos atrás: Trincão, Esgaio e Paulinho.
Se havia alguém que conhecia bem estes jogadores era Amorim e a sua equipa técnica.
Tiro o Vinagre da equação pois não foi treinado por ele e por não ter culpa de a direçao ter feito o negócio de merda que fez.
Mas ainda assim, devia justifcar-se por dizer isto e pouco tempo depois ter dispensado o jogador: https://www.zerozero.pt/news.php?id=353361
17 Fevereiro, 2023 at 17:20
A culpa é da claque. E da central que descobriste ontem que assobia.
Merecias um Vinagre em cada posição.
Engole e não chores, isto é o que pediste.
17 Fevereiro, 2023 at 20:20
Calado, ó troll!!!
Sabes lá tu falar de outra coisa, que não seja destilar azia e ressabiamento
17 Fevereiro, 2023 at 21:22
Fala o hipócrita que a única coisa que escreve aqui é sobre claques e quando apanhas com argumentos foges.
Eu para o peditório da tua prostituição intelectual diária não dou, comigo és corrido assim sempre. Argumentar com desonestos intelectuais que vem para aqui tentar fazer dos outros burros, espera sentado.
Bate palminhas banana. Está aí o teu sportinguezinho.
Mereces, com um lacinho e tudo. Engole e não bufa.
17 Fevereiro, 2023 at 12:08
O Rubão vai nú!!!!
Z
17 Fevereiro, 2023 at 12:14
Qual é o projecto? Eu deixei de entender quando compramos jogadores das mais diversas proveniências como se tivéssemos de cumprir com uma quota de diversidade interna. O Amorim é o gajo que foi buscar o Antunes e o João Pereira. Na época maravilha era tudo em português ou espanhol.
O nosso filão é vender talento português com experiência competitiva de 2 a 3 épocas. De preferência de sucesso, quer individual, quer colectivo. Podemos eventualmente fazer um Porro, Edwards ou Slimani mas não é o nosso forte. Ora para desenvolver talento tuga, é preciso qualidade humana na liderança tuga. Palhinha valia ouro. O Mateus era incrível no sentir. Os tugas que o Amorim quer para liderar não tem qualidade para jogar no Sporting. esgaio, neto e Paulinho. Daí a sensação de protecção. O Paulinho agora com Pote e até Trincao é o boss. Nem os putos rendem o que deviam nem são estes 5 tugas que sabem manter coeso um grupo tão Benetton como o nosso.
Equipas são uma arte. Comprar á toa e atirar para o molho nunca resultou. Muito menos no Sporting onde as vezes nem o que resulta tem resultados.