Na ressaca da eliminação europeia, o Sporting venceu em Guimarães sem margem para discussão. Depois de uma primeira parte penosa, os Leões encontraram num golo à Pote o caminho para levar de vencida um Vitória que apenas fez um remate à baliza de Adán
“Jogar num Clube como o Sporting tem que ser motivação suficiente. Sabemos em que Clube estamos e sabemos qual é a responsabilidade de jogar num Clube desta dimensão“. As palavras, mais ou menos por esta ordem, pertencem a Coates, na flash interview, e acabam por encaixa naquilo que foi o jogo de Guimarães.
A visita à cidade Berço foi o primeiro de seis jogos que nos separam do final de uma época que encaixa que nem uma luva num provérbio popular: o que nasce torto, tarde ou nunca se endireita. Ora, a pré época deu todos os sinais de que isto podia correr mal, a abordagem ao mercado foi patética, a gestão do plantel altamente questionável, e o resultado é este: quarto lugar quase certo e uma mão cheia de nada, com a última pancada a ser recebida há quatro ou cinco dias, com a eliminação da Liga Europa, frente à Juventus. Ainda assim, nota para os 21.893 presentes em Guimarães, numa segunda feira à noite, ao que parece a melhor casa dos minhotos esta época. E, sim, isso também diz muito da resiliência dos adeptos leoninos.
A primeira parte foi o espelho de uma equipa de ressaca. Houve um remate bufa de Diomande, depois houve um remate a sério de Esgaio, cortado por um defesa quando se encaminhava para a baliza. Tirando isso, muita posse de bola e um Pedro Gonçalves realmente inconformado desde o primeiro minuto, mostrando que as lágrimas que lhe corriam pelo rosto quando abandonou o relvado, na quinta feira, foram realmente sentidas.
Do outro lado, o Vitória sabia que precisava de ganhar para não deixar escapar o Arouca na luta pela Europa, mas o que se viu foi uma equipa mais interessada em tapar os caminhos para a sua baliza do que qualquer outra coisa, numa postura bem traduzida nas estatísticas: um remate à baliza do Sporting, mesmo em cima do intervalo, que até teria dado golo não fosse a capacidade da linha defensiva leonina colocar André Silva em fora de jogo (com Esgaio a assistir a tudo). Não admira que os vimaranenses tenham apenas um ponto somado nos últimos seis jogos, e agora até já estejam atrás do Famalicão.
O segundo tempo não podia começar da melhor forma: Morita encontrou Pote entre a defesa e o meio campo adversário, o 28 recebeu de forma perfeita, orientando a bola para poder rodar e ficar de frente para a baliza. O remate, esse, foi daqueles passes que pote fazia no ano do título, e que, tal como este, acabavam sempre dentro da baliza. Prémio merecido para Pedro Gonçalves, jogador que, embora por vezes nos irrite, consegue, mesmo tendo que andar a saltitar entre o meio campo e o ataque, ser o único consistente na hora de olhar a baliza adversária:
2020/21: 26 G/A (23 golos + 3 assistências)
2021/22: 26 G/A (15 golos + 11 assistências)
2022/23: 31 G/A (20 golos + 11 assistências)
O rapaz que ainda pode vir a ser o melhor marcador do campeonato (está a dois golos de quem lidera a lista) dava o mote para uma boa segunda parte do Sporting, que melhorou totalmente como equipa, de Chermiti, que passou a ter mais bola, servindo várias vezes de apoio e saindo bem nas desmarcações, até Adán, que acabaria por fazer uma assistência para Arthur marcar o 0-2, já nos descontos, colocando um ponto final na partida. Pelo meio, Ugarte abriu os tentáculos e passou a estar em todo o lado, Morita foi o elo perfeito que fez jogar, até Trincão veio do banco com uma surpreendente energia.
Obviamente que não faltaram aqueles momentos em que parecemos uns amadores a jogar e nos impedem de chegar mais longe, como por exemplo quando Chermiti quis rematar em vez de demeter no isoladíssimo Pote, ou quando Trincão mostrou ter a visão periférica de um corsel com palas, e meteu em Pote quando Edwards estava completamente sozinho. Também não faltou a magia do apito, que mesmo com recurso à televisão não conseguiu ver um penálti sobre Chermiti e outro sobre Morita, antes de ver, bem, que Coates estava fora de jogo quando meteu a bola na baliza.
Resumidamente, nos segundos 45 minutos os Leões colocaram em prática as palavras do seu capitão, que vos deixei a abrir a crónica. E quando assim é, ficamos sempre mais perto de ganhar.
How easy, it would be to show me how you feel
More than words is all you have to do to make it real
Then you wouldn’t have to say that you love me
‘Cause I’d already know
25 Abril, 2023 at 10:47
Não jogamos nadinha.
Vi Adan, Coates e M. Reis a queimar tempo como se estivessem a jogar contra um colosso europeu e estivessem a ganhar a eliminatória.
Vi 2 golos com ajuda do adversário.
Vi mais uma vez um treinador a não gostar do que vê e a manter a equipa em campo.
Vi as substituições do costume.
Vamos mudar para o ano?
Deve ser deve….
Mas para os melhores analistas da praça, se jogamos sempre como jogamos na 2a parte, seríamos campeões.
Agora percebo porque votaram em varandas….
25 Abril, 2023 at 11:46
Do pouco que vi foi mais do mesmo…..
Os melhorzinhos…
Sem Pote esta equipa nem á frente do Arouca ficava, um dos poucos garantes de qualidade deste plantel rísivel. Qualidade técnica, capacidade de posse, verticalidade, um jogador sempre “ligado á corrente” apesar de a sua expressão corporal muitas vezes indicar (erradamente) o contrário. E claro, GOLO. Esse bicho de 7 cabeças para o treinador e maior parte da equipa.
Ugarte ofensivamente é quase nulo, mas isso não seria problema se ao lado dele jogasse alguém que queimasse linhas em transição com bola no pé, desse velocidade e urgência á fase atacante, variasse jogo facilmente de um flanco ou outro, um jogador do estilo…..Matheus Nunes. É tudo uma questão de encontrar (CONTRATAR) uma peça que encaixe ao lado dele. Defensivamente é sempre um autêntico tractor e sozinho segura um meio campo sem dúvida.
Morita é um jogador inteligente, requintado tecnicamente, com escola e com aquilo que falta á maior parte da equipa do meio campo para a frente: DECISÃO!! O grande problema, como disse mais acima, é que esta equipa em certos jogos precisa naquela zona do campo de um claro agitador que pegue na bola e “saia da caixa” do pré-estabelecido nos treinos, que rompa e crie dúvida e aflição no adversário. Morita não é esse tipo de jogador, sabe tudo da posição mas não é um elemento tão desiquilibrador como precisávamos. Bragança é exatamente o mesmo tipo de jogador. Dos Tanlongos e Soitiris nem sei o que dizer, pois só vieram treinar. E pela amostra de “aposta na formação” de Amorim precisamos mesmo de ir buscar um tipo de médio diferente. Dito isto, Morita (e Bragança) são ainda sim bons jogadores, muito úteis e essenciais ao plantel, mas não como titulares absolutos. Um pouco como Nuno Santos num contexto diferente.
Os piorzinhos….
Chermiti pode evoluir, mas dificilmente para titular de uma equipa como o Sporting. Falta-lhe tanto, mas tanto. Nem o físico (que é o que lhe resta quando tudo o resto falha como tem falhado) consegue usar de forma consistente e vantajosa. Precisamos de mais na frente.
Adán vive com tremideira constante e nós com o credo na boca. Aqueles pés dão pena e insiste-se que ele saia a jogar quando em todos os jogos oferece 2 ou 3 básicas aos adversários, aquelas saídas de entre os postes fazem lembrar o pior Ricardo. Foi contratado pela experiência e pela robustez mental e serenidade que daria a uma equipa jovem em jogos decisivos e de grande pressão. Tudo o que não fez esta época e mesmo na anterior teve (menos) momentos destes.
Para isto aposta-se num miudo.
O inenarrável…..
Esgaio…….EPÁ FODA-SE! Ganhem vergonha na cara! Nem no Arouca com o irmão a meter uma cunha.
Ou o Amendoim (vai ser esse o nome dele até mostrar que não é nenhum burro autista como QI do dito cujo) abre os olhos e se manca ou a próxima época vai começar em brasa e incendiar quase antes de começar.
Exactamente como esta que vai acabar. Depois não digam que ninguém preveu este desclabro.
25 Abril, 2023 at 12:21
“Ugarte ofensivamente é quase nulo, mas isso não seria problema se ao lado dele jogasse alguém que queimasse linhas em transição com bola no pé, desse velocidade e urgência á fase atacante, variasse jogo facilmente de um flanco ou outro, um jogador do estilo…..Matheus Nunes. É tudo uma questão de encontrar (CONTRATAR) uma peça que encaixe ao lado dele. Defensivamente é sempre um autêntico tractor e sozinho segura um meio campo” Verdade, não é um Palhinha, mas o Ugarte é bom se só tiver de defender, daí o enorme problema que foi vender o Matheus Nunes quando não havia necessidade. Mas fds dá dó ele receber, ter espaço por falta de pressão como aconteceu ontem, e o passe que faz é para trás, sem se quer levantar a cabeça e tentar o passe que queima linhas, como o Diamondé fez ontem e como o Inácio tenta várias vezes.
25 Abril, 2023 at 12:49
Palhinha (que foi quase oferecido) e Matheus Nunes foi LUXO de primeiríssima qualidade vendido a preço de genérico…
25 Abril, 2023 at 13:09
Varandas & Zenha Lda, desde 2018 a rebentar com o Sporting de todos as formas e feitios.
25 Abril, 2023 at 13:08
Chega a ser exasperante….Ele antes de receber a bola, já pensou que NÃO vai procurar progressão através de um passe ou arrancada. É o mindset dele. Ainda é novo, pode melhorar um pouco mas duvido que mude muito.
Palhinha não era nenhum craque ofensivamente mas tentava e fazia-o várias vezes e bem. Fosse com lançamentos longos, variações de flanco ou simples arrancadas na direcção da baliza. Nunca podíamos ter vendido Palha e Matheus ao mesmo tempo. Nunca.
25 Abril, 2023 at 13:20
Vocês acham que é o mind set dele.
Eu continuo a achar que é do Amorim que bate com eles nos treinos vezes sem conta que a construção do ataque passa sempre pela mesma receita.
É Coates quem distribui para ps alas.
É dos alas que avança para o pote ou Edwards para tentarem o remate ou passe para a área.
Os médios não constroem.
Diomande é novo na equipa é deve ser por isso que is passes dele são para queimar linhas.
Precisa nitidamente de mais treinos com Amorim.
25 Abril, 2023 at 13:31
Fds eu ainda na sexta ou que foi vi um vídeo do Scholes a queimar acho que era o Maguire e a dizer precisamente o contrário do que tu dizes, e o gajo foi sempre treinado pelo Fergunson, que não só tinha um feitio bem pior que o Amorim, como tinha os troféus para obrigar quem quer que fosse a fazer o que ele queria. O jogador é que tem de ter a capacidade de ler e decidir no momento, e se não o sabe fazer bem, não tem a qualidade necessária. O Amorim pode ter uma receita geral, mas se passas o jogo sem pressão e és incapaz de ler o que a jogada pede em momentos diferentes, não és bom o suficiente. Se tens 10m para correr, levantar a cabeça e decidir o passe, mas o que fazes é passar para trás 90% das vezes, isto não é do treinador é teu. O problema do treinador é por sempre o gajo a jogar, o que diz mais da falta de qualidade do resto, do que propriamente dele.
25 Abril, 2023 at 14:14
O Amorim tem bom remédio….
Não o mete a jogar e entra outro.
Há merdas que não entendo.
O que faz Amorim de facto na equipa?….
Dá CIs?
Coitado do Amorim que não manda nada….
25 Abril, 2023 at 14:16
O resto não sei se tem qualidade ou não.
Depois de um puto fazer um jogaço na youth league ele mete 3 minutos em campo que toda a gente sabe que em futebol 11 dá para marcar 15 golos.
Depois não calça mais.
O treinador insinua que ele não treina bem.
E a malta come essa treta como uma verdade indesmentível.
E é isto….
Mas a responsabilidade é dele….
25 Abril, 2023 at 14:30
O problema dessa situação do Fatawu é achar que todos os jogos em que vai jogar vai ter 5m para fintar e espaço para armar o remate. Eu vi o jogo, revi os golos e dá para perceber perfeitamente a diferença entre o Ajax e muitas equipas da terceira liga, e a realidade da primeira. O Fatawu como está encaixa apenas em algumas situações, e na mente do Amorim ainda não fez o suficiente para tirar o lugar ao Artur que é quem faz a “diferença” nas mesmas situações. A gestão do Fatawu tem sido má pelo simples facto de ele andar acima e a baixo, e não pelos minutos que tem.
25 Abril, 2023 at 15:18
Eu não vejo os outros que jogam a encaixar muito bem.
Só que há uma diferença.
Aqueles que jogam nós vemos todos os jogos que não encaixam.
Os outros que não jogam nós temos uma ideia pre concebida num jogo que os putos fizeram durante 3 minutos.
25 Abril, 2023 at 15:03
Aí não concordo Rampante. É mesmo o jogador. Palhinha e Matheus tinham exactamente o mesmo treinador e a “mesma receita” e ofensivamente davam muito mais.
Basta recordar, por exemplo, o golo de Matheus no Lampiódromo: pegou na bola perto da nossa área e foi por ali abaixo sozinho até ao golo. Porque decidiu no momento, porque viu e acreditou que teria sucesso nessa opção.
Palhinha em vários momentos igual, com as devidas diferenças para Matheus, arriscava, tentava algo mais ofensivamente.
Claro que Ugarte ofensivamente não fará nada semelhante a Palhinha e muito menos Matheus mas podia de vez em quando tentar virar-se para a frente ou fazer um passe de 10 metros que não fosse lateral ou para os centrais.
25 Abril, 2023 at 15:25
Também é do jogador se compararem com outros claro.
Não estejam à espera de fazer coisas que ele não faz.
E como é que ele jogava antes de vir para o Sporting?
O que eu digo é o kind set de passar para trás.
De não arriscar.
Falando de outro jogador com o mesmo mind set.
O Nuno Santos.
Quantos passes faz para trás?
Como é que jogava antes de vir para o Sporting?
Tem muito a ver como treinam o ataque apoiado.
Sou só eu que vejo que é sempre igual?
Claro que se foge um bocado eles metem logo a bola no limite até ao adan para construir novamente.
É sempre a mesma matriz tática.
Parecem robotizado…
Isto é treino.
0 criatividade.
0 vontade do jogador.
Muito também porque estão a fazer uma época de merda.
Logo 0 confiança e iniciativa.
25 Abril, 2023 at 15:36
O Nuno Santos sempre que está em desvantagem passa para trás. O Nuno Santos sempre que está no 1v1 tenta o 1v1. O Nuno Santos só passa para trás quando não consegue fazer mais nada, e há vezes em que tem de passar para trás e tenta a tabela, mesmo em sítios onde perder a bola pode ser perigoso. É sempre o jogador que decide no momento. O Ugarte passa sempre primeiro para trás porque ele próprio sabe que para a frente não é uma coisa que ele saiba fazer, e por isso corre o mínimo risco possível, até porque resulta.
25 Abril, 2023 at 15:49
O Nuno Santos tenta sempre o 1×1.
Porra não é nada disso que eu vejo….
Basta o adversário que está à frente dele se aproximar que ele mete logo para o central do lado dele.
Ontem fez o melhor jogo que me lembro dele nesse aspecto….várias vezes lateralizou para o Morita ou para o Pote….já é qualquer coisa…ao menos não mete para o Adan com passes do meio campo…
25 Abril, 2023 at 15:14
Mas quando era o Palhinha e o Matheus Nunes o treinador e o modelo não eram os mesmos? Antes mandava progredir o Matheus Nunes e agora impede o Ugarte de o Fazer??
Muitas vezes podes mostrar vinte vídeos e corrigir mil vezes no treino, mostrando qual era a melhor decisão, que o jogador no jogo não faz! É pensares no exemplo do Plata ou o do Carrillo que nunca passaram de medianos apesar de uma técnica muito acima da média porque por mais que trabalhem pura e simplesmente no jogo eles não conseguem ver/tomar a melhor decisão.
25 Abril, 2023 at 15:25
Respondi igual ao Lion em cima.
25 Abril, 2023 at 15:48
Eram os mesmos mas os jogadores eram outros e as capacidades técnicas, táticas e físicas são bem diferentes! O Palhinha é muito superior ao ugarte em tudo, o Matheus é muito superior ao morita, em tudo, sendo que agora a função de subir mais no terreno compete ao morita! A diferença está nas qualidades dos jogadores, que é enorme!
25 Abril, 2023 at 15:49
São enormes
25 Abril, 2023 at 23:49
é enorme, a diferença.
25 Abril, 2023 at 13:21
Eu acho que a venda do Mateus é a maior razão por o Sporting fazer uma época tão fraca. É o sector mais importante da equipa, e era um gajo que o único caminho que tinha a fazer era subir na qualidade porque era o 2o ano de 1a liga que ia fazer. Depois tinha um físico e uma velocidade que é muito difícil de contrariar. Depois de sair, ficaram tipo galinha sem cabeça, meteram o Morita que claramente ia ser suplente do Ugarte a titular, compraram o Sotiris porque fisicamente parece um jogador como o Mateus, isto tudo com o campeonato em andamento.
O Amorim fez muita merda, principalmente a sua insistência em gajos que simplesmente não rendem o que se espera de uma equipa que quer lutar pelo campeonato, mas a venda do Mateus daquela maneira, é para mim a principal razão para ter rebentado o plantel. Perdemos 3 dos melhores jogadores da Liga num mercado, e apenas “substituímos” 1, é normal que a época corra como correu.
25 Abril, 2023 at 13:31
Pior ainda quando se avizinha nova época com necessidade de garantir 40 a 50M e sem receitas champions.
Já para não falar que os nossos melhores jogadores tem passes partilhados.
Logo para fazer boa receita têm que se vender mais jogadores titulares.
Como não amar esta gestão…
25 Abril, 2023 at 15:05
Exacto. E a situação ainda piorou por ser na altura que foi.
25 Abril, 2023 at 13:16
Pote dos melhorzinhos.
Mas também capaz de anular um ataque de golo nosso em que tinhamos vantagem numérica e mais uma vez enrolou-se com a bola naquela lesmisse do costume.
25 Abril, 2023 at 12:47
O Guimarães está para o Arouca como nós estamos para o Braga, a cumprir calendário.
Moreno afirmou após o jogo que não sabe treinar meninos mimados.
Por mais que os treinadores insistam no discurso de honrar a camisola e coiso, quando não há mais nenhum objectivo para conquistar os jogadores entram em modo férias.
No solteiros vs casados de ontem valeu-nos termos mais argumentos (e orçamento) e ser uma segunda-feira ao fim da noite, para nos superiorizarmos a um Vitória “mimado”.
E nestes jogos são todos craques o que coloca uma dúvida sobre que avaliação Amorim fará a estes jogos e ao desempenho dos jogadores.
Com excepção do jogo em Alvalade contra o rival, nos outros jogos serão todos craques a trocar a bola 4750 vezes em cada metade e a espaços produzir futebol atrativo, com golos.
Mesmo num jogo controladíssimo contra um adversário preguiçoso não vemos nenhuma oportunidade para os jovens da Academia que já não têm Youth League e a B também já deu o que tinha de dar esta época. Pela amostra não é só Rodrigo Ribeiro a não correr a 200/hora na B.
Temos Pote, Ugarte, e Inácio no ebay inglês para encaixar os milhões em falta para construir uma equipa minimamente competitiva para a próxima época, contra rivais que encheram e voltarão a encher os bolsos. E temos Matheus Reis que será o próximo jogador alvo de cobiça dos tubarões após a chamada à seleção brasileira.
Depois temos Adán, Coates, Neto e Paulinho que já não renderão qualquer valor aos cofres e Trincão que graças a manutenção do Sporting na primeira divisão terá mais uma época para se afirmar.
Temos Ste.Juste para recuperar fisica e psicologicamente…outra vez.
Temos Nuno Santos, Diomande, Morita e Edwards que valem muito mais para nós em campo do que o fraco interesse e possíveis ofertas que venham a ser feitas.
Temos Chermitti que tem um longo caminho e provavelmente estará a rodar noutra equipa da primeira liga na próxima época.
Temos Bellerin na porta de saída e Esgaio mais uma época como suplente do próximo defesa direito.
Por fim temos Rochinha, Arthur, Sotiris, Jovane, Tangongo, Ilori, Eduardo Henrique para tentar recuperar parte do investimento.
Meu palpite é de que para além de mais 2 avançados, virão 2 médios, 1 defesa direito, 1 central e 2 extremos. 8 reforços no total, no mínimo.
Da formação teremos os mesmos que actualmente andam a saltitar entre a A e a B, mais Afonso Moreira e João Muniz.
Também estou curioso para ver o que farão com Daniel Bragança e Tiago Tomás.
25 Abril, 2023 at 19:31
O normal seria vir essa quantidade de reforços.
Mas com que dinheiro? E vem pelo dedo de quem? Do asno que contratou 15 jogadores nos primeiros 2 anos do seu mandato e nem 1 joga ou deu lucro? Ou do fundo de catálogo do Mendes a preço super inflacionado?
Complicado….
25 Abril, 2023 at 23:58
Falta aí guarda-redes. Seria bom integrar o Diego Calai. Já na frente, entre Pote e Edwards seria sempre mas sempre melhor vender o inglês e ficar com o nosso melhor marcador e avançado mais regular. Nunca vender Pedro Gonçalvee. Manter Trincas e TT com chermiti no banco e claro vender Paulinho por 23 milhões e esgaio por 7.
25 Abril, 2023 at 13:10
Jogo fraco.
Gostava de ver Essugo, Fatawu, chamar 2 ou 3 miúdos da youth league.
Mas parece que isso não irá acontecer até ao final da época.
O que para mim podera ser um erro no lançamento da próxima época.
Se pouco jogamos até agora, de forma regular, não será a “feijões” que isso irá acontecer até ao final da época, dai a minha primeira observação em dar minutos a quem pouco se mostrou e com mais “gañas”.
Tirando o derby, pouco mudará nos próximos 6 jogos.
SL!
25 Abril, 2023 at 13:14
Foi um jogo. A primeira parte foi meh, tivemos bola mas não fizemos muito com ela. A equipa teve muita dificuldade em sair, o apoio dos médios não existia, e fds o Coates e o Matheus Reis são muita fraquinhos no passe, com a agravante que o Matheus é, futebolisticamente falando, burro que nem uma porta.
A segunda foi melhor. O Chermiti apareceu, ganhou bolas, e chegou mais perto do Pote e do Edwards. Alguém lhe deve ter dito que se fugisse um pouco dos centrais tinha resultados diferentes. Há o golo cedo, que nos deixa mais confortáveis, e que obriga o Vitória de Guimarães a fazer algo diferente. Continuamos a mandar no jogo, no que toca a posse, e o Guimarães só lá para os 80/90min é que começou a jogar para obter outro resultado. Pote tentava, o Edwards fez mais um daqueles jogos, e o Chermiti apesar das melhoras acaba por sair. Entradas da praxe, Trincão e Inácio (normalmente é o Reis), para dar algo diferente tentando o mesmo, e depois Artur e Rochinha, dois dos gajos que mais vejo e ao mesmo tempo menos vejo. Trincão pareceu-me ter entrado melhor, ou pelo menos com mais vontade do que o normal.
Já para o fim aparece o nosso 2o golo, criado por 2 dos piores gajos que temos tido este ano. Primeiro o Adán, que treme mais que o Michael J Fox e que se fartou de fazer merda o jogo todo, com muitos passes falhados, e o aí Jesus. Segundo, o Arthur, que coitado, jogador tão fraco.
Foi um jogo, não teve muita história, não houveram defesas por aí além, houve um frango, e pouco mais há que anotar. Este ano perdemos pontos em muitos jogos assim, ontem não, foi a diferença. Muito trabalho pela frente, muita merda para empandeirar.
25 Abril, 2023 at 13:26
Concordo.
Pena o pessoal ficar preso ao passado.
Coates é para ser gerido do banco.
Sendo que o jogo de ontem…sem Juste…com este sistema de jogo…tinha mesmo que jogar.
Mas que perdeu muitas das suas qualidades não tenho dúvidas.
O joelho não ajuda…
Termos que jogar com ele e Reis a construir o nosso jogo diz muito se quem acha que esta equipa será campeã a jogar este tipo de futebol.
Um bom treinador é aquele que se adapta aos jogadores que tem.
Já dizia o anceloti…
Nós temos um Amorim a 6M ano….para isto que vimos ontem…
Mas emoção nunca falta.
Podemos sempre ganhar, empatar ou perder…mesmo contra um varzim qualquer…
25 Abril, 2023 at 13:37
O Fergunson adaptava-se pouco a quem tinha, ou é como ele queria ou não era. Mourinho igual, Guardiola também é assim… O que o Anceloti diz resulta para ele, mas não é verdade universal.
Quanto à defesa e à criação, a verdade é que tivemos a nossa melhor defesa apenas 4 ou 5 jogos esta época. Com Inácio, Coates/Diamonde, St Juste/Diamonde tens defesa para ganhar o campeonato sim. Claro que se o Coates está preso por arames e o St Juste não tem arames a coisa fica difícil, mas o Sporting na máxima força tem a melhor defesa do campeonato. Aliás, do pouco que se viu, acho que o St Juste provou ser o melhor defesa do campeonato em termos de qualidade.
25 Abril, 2023 at 13:55
🙂 és um romântico. Estás em 4 lugar e consegues escrever estas Odes
25 Abril, 2023 at 14:11
“O Fergunson adaptava-se pouco a quem tinha, ou é como ele queria ou não era. Mourinho igual, Guardiola também é assim…”
Tens razão.
O que não os via fazer era queixarem-se da falta de talento depois de pedir aqueles e mais nenhuns e ainda jogarem sempre os mesmos.
Talvez seja aí que uns têm mais credibilidade que os outros.
Há quem mostre e há quem apenas fale nas CIs mesmas incoerentes…
Mas se até mentirosos aguentamos…o que é um 4o lugar atrás do braga…
25 Abril, 2023 at 14:35
Pah o Mourinho virou toda a gente no balneário contra ele, foi assim no Chelsea 2x, foi assim no ManU, Tottenham e Real… Agora resulta porque tem toda o CD da Roma a apoiá-lo, tal como teve no Inter e Porto. Ainda há uns meses rasgou 3 ou 4 gajos de alto a baixo, e foi ele que fez o plantel também.
O Guardiola farta-se de queimar talento porque não fazem o que ele queria, e farta-se de gastar dinheiro todos os anos.
Eles têm credibilidade porque não vemos CI’s em direto, não vemos 50 jogos deles num ano. O Amorim não tem porque tem a nossa atenção sempre que tem de mostrar trabalho. O Amorim é igual aos outros, os outros apenas são especiais porque ganharam mais do que ele, mas também dizem muita merda e fazem muita merda que não deviam.
25 Abril, 2023 at 15:08
A quantidade de jogadores que Guardiola compra por milhões e encosta do nada para substituir por outros ainda mais caros é qualquer coisa. Mas lá está, sabe que pode fazer isso. Ainda há meses falava de Cancelo como a última Coca-Cola e chegou a Janeiro e deu-lhe um chuto.
25 Abril, 2023 at 15:26
Pah o Mourinho virou toda a gente no balneário contra ele, foi assim no Chelsea 2x, foi assim no ManU, Tottenham e Real…
Exactamente porque ou é como ele quer ou não jogam…
25 Abril, 2023 at 14:41
Desculpa fixtix, mas quando vejo um gajo a escrever fergunson em vez do nome dele, ao mesmo tempo que afirma que temos a melhor defesa do campeonato na máxima força, acredito pouco nas outras coisas que escreves.
A defesa (e o plantel) tem vindo a perder qualidade de ano para ano e está, merecidamente, no lugar para o qual tem talento. Dos piores plantéis de que tenho memória.
25 Abril, 2023 at 15:24
https://www.transfermarkt.co.uk/sporting-cp/kader/verein/336/saison_id/2007
https://www.worldfootball.net/teams/sporting-cp/2012/2/
https://www.worldfootball.net/teams/sporting-cp/2013/2/
25 Abril, 2023 at 17:39
Chiça Pedro, esses eram muito maus sem dúvida.
Engraçado como Esgaio aparece em 3 de 4…
25 Abril, 2023 at 15:40
Desculpa lá se tem um n a mais, mas se não percebes, ou se confundes com outra pessoa tu é que tens o problema e não eu.
Se não achas que esta defesa é melhor que a do ano passado, ou a de há dois anos que tinha Feddal ou Neto, pah não sei o que te diga. Se há sector que estamos bem é a defesa, principalmente com a compra do Diamonde. O problema é que tudo o resto é uma merda, mas a defesa está melhor hoje do que estava em 2020.
25 Abril, 2023 at 15:51
Temos melhor defesa, sem dúvida.
Mas tem de ser Just Diomande e Inácio.
Coates é o 4o central seguido do M Reis.
25 Abril, 2023 at 17:46
Desculpo o que quiseres. Estás desculpado.
Disseste que “o Sporting na máxima força tem a melhor defesa do campeonato.” O que é errado.
Agora dizes que “a defesa está melhor hoje do que estava em 2020.” O que é errado também.
Mas eu desculpo. É uma perda de tempo para ambos esta conversa, sem dúvida.
25 Abril, 2023 at 13:34
Que tal começar por empandeirar o gago mental. Nestas alturas quando se bate no fundo, aproveita-se para limpar a casa de cima a baixo.
25 Abril, 2023 at 13:56
2-0, 3 pontos, siga…
Esta época está mais que falada.
Não vale a pena estar aqui a repetir tudo.
Feliz ou infelizmente, a Tasca não é uma amostra fiel do universo sportinguista, especialmente dos sócios!
25 Abril, 2023 at 15:15
Qual é a amostra fiel do universo Sportinguista?
Os tipos que vêm a preceito de autocarro, com vinte votos no bolso para decidir eleições com boletins de voto numerados e, com código de barras, sem que os resultados das votações sejam auditados por entidades independentes e que ainda permitem que se retire por portas de bastidores sacos do lidl cheios sabe-se lá de quê!? Os vários milhares que se manifestam junto ao estádio contra os golpistas que usurparam o poder!? Os 45 mil (nos quais me incluo) que na quinta feira foram a Alvalade para apoiar a equipa no jogo mais importante da época e nem assim se conseguiu encher o estádio??
Explica!
25 Abril, 2023 at 15:30
Estudasses….
O universo é uma coisa linda.
Ainda em expansão dizem e desconhecido pela classe científica.
Mas o miguel conhece 🙂
25 Abril, 2023 at 16:26
Ultimamente voltaste ao teu registo inicial e só sabes dizer merda e criticar… Pensar, que custa um bocadinho, está bem ó melga…
Devias voltar a deixar de tomar essas merdas, e voltarias a ser um gajo interessante para debater!
25 Abril, 2023 at 17:15
Não se debate prepotência Miguel.
Mas já que queres debater, ilumina aí a malta e diz como é que és conhecedor do universo sportinguista?
Pelos resultados da eleições?
Conheces os sócios todos?
Afinal estás contente com o 2o mandato do varandas já que foi a opinião da maioria nas eleições?
O infelizmente ou felizmente és só tu novamente a deixar a janela aberta para pulares e mudares de opinião.
Toma partido e define uma opinião.
Eu sei que é um acto de coragem mas eu acredito que consegues.
Não és só corajoso para mandar o pessoal para o caralho e ofender com essa merda do ginho de pacote e remédios.
Assim é mais fácil de debater se todos souberem efectivamente qual é a tua opinião….
25 Abril, 2023 at 16:14
tiveste uma amostra do que as pessoas pensam há coisa de um ano
25 Abril, 2023 at 16:23
Mas isso não lhe interessa…
A mensagem é cagativa.
O que interessa é “bater” no mensageiro porque não pensa como ele!
25 Abril, 2023 at 16:40
Enquanto existirem pessoas com capacidade de voto para decidir por 10 ou por 20 não tens amostra nenhuma, Cherba e tu sabes isso! E nem me dou ao trabalho de perceber qual foi a percentagem de sócios que tomou a iniciativa de ir votar, ainda para mais com boletins numerados… vês isto em mais algum lado? Isto aplica-se a qualquer direcção. 1 sócio 1 voto!
Não tens amostra de coisa nenhuma, tens um resultado que te é dado e ponto final. O número referência é 71
25 Abril, 2023 at 17:25
Conversa da trata!
O Bruno ganhou 2 eleições com essas condições, ganhou AGs com essas condições, e aí nunca foi um problema os sócios mais antigos terem mais votos.
Continuam com essa merda de “não é democrático” quando pessoas em condições iguais têm votos iguais, e continuam a insistir comparar ser sócio dum clube – que é um acto voluntário – a ser cidadão dum país, que é uma condição dependente de onde se nasce/vive.
Enfim, conversa da treta como é grande parte da vossa retórica… desde que aqui ando – e provavelmente antes disso! 😉
25 Abril, 2023 at 17:50
Não julgues os outros à tua imagem… retórica conversa da treta é contigo! Não está em causa a direcção é uma questão de princípio. O Bruno na altura ganhava eleições de qualquer maneira tal como muito em breve qualquer candidato ganhará a este monte de merda que tu ajudaste a lá colocar, se ele ainda tiver a coragem de ir a eleições com alguém!
Foi precisamente com essa conversa de merda, de idiota útil, que foste votar no maior monte de esterco que se propôs a eleições e já depois de o teres defendido com unhas e dentes durante largo período de tempo, apesar de toda a merda que ele foi produzindo, vieste aqui fazer o meu culpa como se isso te desse uma autoridade moral renovada para poderes apontar o dedo e criticar aqueles que sempre disseram quem era este incompetente, mentiroso, desonesto e ressabiado que lidera o Sporting. Asno!
25 Abril, 2023 at 17:51
*Mea culpa
25 Abril, 2023 at 17:53
*mea culpa.
25 Abril, 2023 at 17:57
🙁
Mais da mesma conversa da treta…
Não consegues colocar o 2º neurónio a funcionar. Lamentável!
E, claro, os meus 2 votos na altura fizeram toda a diferença…
Quantos votos tens tu, e votaste em quem, pode-se saber ou é segredo?
25 Abril, 2023 at 18:07
Não consigo é apagar certas merdas da memória, até gostava mas não consigo e tento ser coerente, não que seja difícil, basta escrever de acordo com aquilo que penso e defendo.
2 votos? Foda-se que pobreza, afinal desde quando és sócio?
Tenho 20 votos, porquê? Não votei em varandas! Isso basta!
25 Abril, 2023 at 19:34
“Foi precisamente com essa conversa de merda, de idiota útil, que foste votar no maior monte de esterco que se propôs a eleições e já depois de o teres defendido com unhas e dentes durante largo período de tempo, apesar de toda a merda que ele foi produzindo,”
Ora nem mais Pretoriano, nem mais. Bingo!
26 Abril, 2023 at 0:37
É também isto que me afasta do Miguel. Gosto de ler, por vezes é divertido ver algumas cambalhotas mais elegantes. Mas não consigo esquecer o quão empedernido foi na defesa do indefensável chegando ao ponto de criar em mim acesso de irracionalidade argumentativa, tal era a aberração dos comentários.
Mas enfim, já lá vai 2018…. mas não dá para esquecer.
25 Abril, 2023 at 16:22
Não sei.
Sei que a Tasca não é!
Como tu também deves saber, se tiveres 2 neurónios a funcionar…
25 Abril, 2023 at 14:15
Para o ano não há liga dos campeões.
Logo, o dinheiro ficará escasso.
Para contratar novos jogadores, teremos de transferir os melhores do actual plantel.
Ou seja, para reforçar uns sectores , vamos enfraquecer outros.
Conclusão: vai ficar tudo na mesma ou pior.
A aposta na formação, é uma rábula criada pela cs.
O caso do Fatawu é por demais evidente da falta de coerência do RA.
Inviabilizou a sua utilização na Youth league e, nunca mais o vimos na equipa A.
25 Abril, 2023 at 14:22
A minha esperança é que no final da época o Amorim bata com a porta e aquilo desabe tudo que nem um barulho de cartas, até porque o dinheiro já escasseia… é a minha esperança para a recuperação deste Sporting, caso contrário, se continuem agarrados à mama vai ser sempre a descer.
Creio que na próxima época só o campeão entra directamente na CL… o que te fizeram, Sporting.
25 Abril, 2023 at 15:56
Com um ponta de lança e um defesa direito de jeito, a não sair ninguém , somos campeões no próximo ano
Podem escrever aqui
25 Abril, 2023 at 16:13
a questão está precisamente aí: o mais certo é perderes o Ugarte, e essa deverá ser apenas uma das vendas tendo em conta o falhanço no acesso à Champions.
A conversa de querer ir buscar o Jean Lucas irrita-me solenemente, pois não podemos andar constantemente a dizer q estamos a preparar o futuro, e a cada nova pré época adiar essa ideia. Conseguindo recuperar Bragança, era manter Ugarte e Morita, juntar Essugo e Tanlongo como reais opções, e apostar tudo no que falta: homem golo de área + dois laterais com profundidade
25 Abril, 2023 at 16:29
Além de que ir buscar um gajo ao Mónaco, onde não se pagam impostos, nunca será barato. Se, como dizem na CS, o gajo ganha 2,5M€ – que são limpos – quanto vais ter de pagar por ano ao gajo? No mínimo 4M€ – para ganhar 2M€ e não descer muito o ordenado!
Se cada gajo que contratas é para vir com o tecto salarial, bem estamos fodidos…
25 Abril, 2023 at 16:41
Eis que o soldadinho do Exército do noJo ressuscitou ao 3° dia.
Quando quiseres comentar os aumentos salariais do teu guru neste época miserável não te acanhes. É que desde esse dia que andavas fugido.
E vamos ser também “dos mais potentes da Europa” como dizia o teu colega de prostituiç…..de trabalho Riacho. Escreve na testa.
25 Abril, 2023 at 17:01
Hoje 25 de Abril, sempre.
Recordo aos mais novos, que este foi um dia, em que o país se libertou de estar amordaçado. O que aqui fazemos neste “tasca do cherba” no antes do 25 de Abril, nunca o poderíamos fazer.
A agora, já estamos a ficar ameaçados novamente, com o crescer de forças fascistas, que se aproveitam da corrupção, para deste modo irem ganhando terreno. Aos mais novos, não se deixem levar por estas forças fascisantes, que aproveitam tudo para ganhar apoiantes. Felizmente, que nunca nenhum das novas gerações, viveu esse horroroso clima de fascismo. Agora e antes de um dia apanharem o poder, o discurso, é tudo defesa das melhores ideias, mas quando se apanham ou apanharem no poder, aí, nunca mais o largam com atitudes repressivas e ditadoras. A mensagem deste dia que se comemora a liberdade conquistada é de que, nunca se deixem enganar nem levar por ideais enganosos, fáceis de decifrar.
É verdade, a democracia está doente, mas como vivi no outro regime, posso comparar, e tenho esperança, que esta democracia deixe de estar doente.
Muita gente morreu, para hoje podermos abertamente falar, e podermos também pensar livremente, fazer honra a essas pessoas que lutaram é o mínimo que podemos fazer, e fazer honra, será não deixarmos de novo o regresso ao fascismo, chegou e bastou o que tivemos, chega de tentativas de assalto às ideias, chega de falsos discursos, com a tentativa de um dia chegarem ao poder.
Vocês, os mais novos, têm nas mãos o poder de não se deixarem levar por teorias e discursos falsos, e novos partidos no nosso país têm esse discurso, querem reocupar o poder pra implantar de novo o fascismo.
Abraço a todos os democratas.
25 de Abril sempre.
25 Abril, 2023 at 18:03
Ah! Ah! Ah!
Hoje não estás amordaçado… Ah! Ah! Ah!
Estás amordaçado, és roubado todos os dias, vives para pagar a vida dos políticos corruptos – que são a maioria – e estás todo contente!
Ainda hoje se viu, na AR, no que o 25 de Abril se transformou, ao receber um ladrão, dado como culpado em todas as instâncias (3) do Brasil e solto por outros corruptos que ele próprio deu poder!
O grau zero do 25 de Abril!
E tiveste ontem o PM a dizer que tem pena de não falarmos português com sotaque brasileiro.
É isto o 25 de Abril em 2023, depois de 49 anos de “democracia”!
Por isso Portugal não sai desta merda…
25 Abril, 2023 at 19:11
Caro e sr. Miguel, fica-lhe bem essa revolta, mantenha-a, e tem razão.
25 Abril, 2023 at 19:17
São gajos como tu que vão tirar o país disto. Gajos que dão gargalhadas de desdém ao 25 de Abril, riem de barriga cheia e cérebro vazio.
E já agora, informa-te melhor acerca do processo de julgamento do “ladrão”.
Metes pena.
25 Abril, 2023 at 20:19
Não digas disparates!
Condenado em 3 instâncias, e anulado os julgamentos porque deviam ter sido feitos na rua X e foram na rua Y… E depois safo de novos julgamentos pela idade.
Metes dó de tão cego…
E, mentecapto, nunca me viste a dar gargalhadas do 25 de Abril em lado nenhum. Bem podes inventar, desonesto de merda.
O que eu critico é exactamente o que fizeram do 25 de Abril… Burro do caralho!
De resto, sabes lá tu da minha vida para te mandares para fora de pé dessa maneira… Só mostra o idiota raivoso que és, feito puto estúpido!
25 Abril, 2023 at 20:29
Miguel C, se não é assim podes sempre partilhar a informação que tens…
25 Abril, 2023 at 23:51
Tem zero…
Isto está mais que escalpelizado.
A lei do Brasil até diz que pessoa condenada em 2ª instância nem pode concorrer às eleições, quanto mais condenada em 3ª instância!
É como a merda da invasão em Brasilia, ao Palácio do Planalto, que era obra dos apoiantes do Bolsonaro… Nunca quiseram investigar e agora circulam imagens da segurança a deixar as pessoas entrarem, a passear com elas, a indicar onde tinham de ir, e, finalmente, agora há 1 ou 2 dias, imagens do próprio Lula com a segurança e os marginais dentro das instalações.
Enfim, as pessoas cegam com a ideologia…
Vão roubar o povo brasileiro para dar dinheiro a corruptos e aos países socialistas da América Latina como a Argentina e a Venezuela…
26 Abril, 2023 at 13:11
Faz lembrar aquelas imagem do outro a rir se durante o “ataque” a Alcochete.
Tens aqui uma boa razão para refletires.
É tudo a mesma merda!
25 Abril, 2023 at 20:31
Eu acho que.deviamos evitar debates políticos num blogue ligado ao Sporting.
Mas apesar de todos os problemas de Portugal e da deplorável classe política que temos, arrisco-me a perguntar se estariamos melhor em ditadura? É isso?Temos aqui saudosistas do dr. Salazar? Do.orgulhosamente sós? Do país dos pobrezinhos, mas honrados?
Por vezes leio comentários sobre.o Sporting que me deixam com náuseas, mas.quando se.viram para a política, ainda consegue piorar…
Limitem-se ao Sporting.
25 Abril, 2023 at 20:34
E uma coisa a democracia tem de positivo: toda a gente tem direito à opinião e a expressa-la livremente. O disparate pode ser livre, mas é melhor do que viver amordaçado. Acho eu…
25 Abril, 2023 at 20:57
Não vejo nenhuma defesa do totalitarismo mas sim uma crítica a forna como a democracia é vivida.
Nestes dias da visita de Lula vi confiscarem uma bandeira da Ucrania das mãos de um jovem com o argumento de incitamento a violência e limitarem a circulaçäo de quem declaradamente manifestava-se contra a visita do presidente brasileiro. Direitos e liberdades, mas só se não forem visiveis, não vá melindrar o visitante.
Mas temos exemplos dentro do Sporting como os estatutos a serem constantemente violados, com bandeiras e adereços dos adeptos a serem confiscados a porta do Estádio, com cargas policiais indiscriminadas sobre espectadores, deficientes e mulheres incluidos.
A democracia por si só não é garante de nada quando pode ser manipulada por interesses e leis feitas a medida.
25 Abril, 2023 at 23:22
Subscrevo JHC, bem escrito
25 Abril, 2023 at 23:55
Subscrevo!
25 Abril, 2023 at 23:54
Foi isso que tiraste do meu comentário?
Olha, lamento a tua falta de inteligência, então!
Já que deixas perguntas…
Então podemos depreender que tu estás contente com o Portugal pós 25 de Abril – o Portugla actual – é isso?
SL
PS – Lá está, um gajo não concorda com a, então é a favor se B! Enfim…
25 Abril, 2023 at 17:05
Precisamos disto ou daquilo e assim ou assado.
Isso já todos sabemos, desde o inicio desta época.
Desde a época anterior.
Ja sabemos.
Agora o que não sabemos e deveriamos de saber é quem tem mesmo de se por a andar.
Direcção é mais do que claro.
Mas e jogadores?
Vamos outra vez continuar com o 23m que se amua arruma com o tal ponta de lança?
É que enquanto este por lá andar é sempre possivel arrumar com um tipo que até é capaz de marcar 8 golos em 10 jogos duma equipazeca qualquer.
E o incrivel Esgaio?
Fica para andar a dar instruções aos colegas quando ele nem ata nem desata?
E o Adan?
É que além de ter sido campeão com mérito, esta época saiu demasiado caro as ambições da equipa.
O que vale Israel?
E o Bellerin?
É carne, peixe, fruto do mar, vegetal, cereal ou outra treta qualquer?
É que nem consigo saber se vale ou não vale.
Para mim, manter estes a titulares é mais de meio caminho andado para outra época de azias e mesmo para banco não sei.
E o Rochinha?
O Sotiris já vai dar uma curva e não foi baratucho.
Não vejo nada de diferente entre Tanlongo e Sotiris.
É desta que vai o texto ao ar?
Todos os tectos ou só aquelws que não dão teto?
Trincão e Jean Lucas entram no tecto ?
Ainda faltam 5 jornadas e é uma chatice estar aqui com dúvidas destas.
25 Abril, 2023 at 17:10
E o treinador?
Tem cinco jornadas para fazer acreditar que reconhece o falhanço e que vai mesmo largar certas teimosias que nada lhe deram.
Não me parece que o faça pois neste último jogo foi so mais do mesmo.
25 Abril, 2023 at 19:35
Também duvido muito.
25 Abril, 2023 at 17:15
Jean Lucas:
Ligue 1 22/23
32 possíveis jogos
Jogos
6
Mais um flop a caminho?
25 Abril, 2023 at 17:43
É só mais uma piñata mendes.
Só vamos saber depois de partir.
Aqui não há nada a fazer, qualquer um que vier é supresa.
Ou boa ou má.
Estão presos pelos tomates ao mendes, Viana justifica os 250m.
25 Abril, 2023 at 18:07
Espero que o Viana seja aumentado, seria uma falta de respeito total!
Ele nunca errou numa contratação…
25 Abril, 2023 at 17:51
E esse “estão presos pelos tomates” desconfio que possam ser muitos milhões a pagar.
Será?
25 Abril, 2023 at 17:54
O mendes não se importa que o “dinheiro” circule de um lado para o outro.
Lavagem profissional.
25 Abril, 2023 at 21:26
Tudo é discutível em democracia e ainda bem, se não, não o era.
Mas tenho para mim, que já lá vão os tempos que Brasil tinha presidentes dignos. Isto pra dizer, o Brasil é independente, por isso, os brasileiros que decidam o que fazer com o seu país, como nós com o nosso. E dito isto, quero dizer, que desde o Bolsonaro ao Lula, talvez o Brasil não tenha o presidente ideal, talvez nenhum dos dois seja o presidente ideal pro Brasil. Mas reafirmo, o que vai com os outros, os outros que tratem da sua vida. Uma coisa tenho eu certa, o representante do nosso país, o presidente à pouco tempo, também não foi recebido condignamente no Brasil, mas torno a dizer, tanto Bolsonaro como Lula, não serão os presidentes ideais , um por umas razões outro por outras razões, mas é com eles, não connosco.
No nosso país, e aqui já me preocupa mais, em relação ao Chega , por enquanto não causará grande dor de cabeça, a mim, não me conseguirão lavar a cabeça, por muito aproveitamento que façam das polémicas que vão existindo, tiveram muita votação dos votantes da massa do CDS, e vão subindo alguma coisa com esse aproveitamento das ditas polémicas e um dia que cheguem lá, se chegarem, então aí o povo português irá saber, o que custa amar a deus.
Comigo estão desde a nascença benzidos.
Quanto a Bolsonaros e Lulas, os brasileiros que tratem ds sua vida são maiores e independentes.
25 Abril, 2023 at 23:39
Nunca defendo o totalitarismo, nem a falta de liberdade de expressão, portanto sou um defensor do 25 de Abril.
Agora se acham que vivem num país livre, democrático e com liberdade de expressão, é melhor acordarem do sonho. As opiniões são controladas e a liberdade de expressão é relativa porque há muitas formas de silenciar. Vejam o que se passou com as vacinas por exemplo, vejam o que se passa sempre que existem opiniões dissonantes e fora do politicamente correcto e do status quo que querem instalar. Se digo que a maioria dos ciganos não trabalham sou xenófobo, se digo que adoro ver mulheres de mini saia sou machista, se acho que homens e mulheres têm especificidades físicas diferentes e não devem competir juntos em desporto sou misógino, se não concordo com wc partilhada nas escolas sou homofóbico. Se eu com 49 anos não quis tomar vacina covid fui assassino, anti Vax, negacionista, acreditava que a terra era plana etc.
Quanto ao fim do totalitarismo e o que nós chamamos democracia, essa então tem muito que se lhe diga, 50% de votantes, 1/4 dos quais culturalmente e economicamente quase analfabetos, muitos que viram apenas na manutenção do seu interesse como os 700 mil funcionários públicos que existem em Portugal. Um poder eleito por 1,8M de votos num partido (20%da população), poder esse que vai sendo dividido entre as lapas que se instalaram nos seus meandros e que vão rodando os tachos entre si, fazem leis para si próprios e estão imunes ao estado de direito e da justiça. Esse é o país onde vivem, portanto o 25 de Abril na verdade é um work in progress
26 Abril, 2023 at 0:37
Penso que era aí que o Miguel queria chegar com o comentário acima.
Não estamos amordaçados mas tantas vezes não somos ouvidos, tantas vezes somos ignorados.
Temos liberdade mas esta é vezes sem conta capturada por interesses, que somos transformados em marionetas.
Temos uma justiça que não é igual para todos e que se prepara para arquivar os crimes de um ex-primeiro ministro.
Temos direito a saúde mas sabemos que há tratamento diferenciado conforme o poder, dinheiro e as cunhas do paciente. E conhecemos um exemplo próximo.
O mal não está na democracia. O mal está na forma deficiente como a tratamos, como a vivemos…
26 Abril, 2023 at 1:38
E como a exigimos!
Enche-se o Marquês ou os Aliados para celebrar titulos dos clubes mas encher uma rua para exigir respeito pelo povo, Saúde para todos, Justiça no país, melhor Educação, menos Impostos e tudo o resto que um país do século XXI devia ter, está quieto!
26 Abril, 2023 at 1:35
Subscrevo 100% este comentário.
Concordo com tudo, até com as virgulas e os pontos finais! 😉
Só um mentecapto não vê isto.
Só um mentecapto não acha que somos condicionados!
Só um burro acha que vivemos com a liberdade que o 25 de Abril prometia…
O resto, bem, o resto que se foda! 😀 😀 😀
26 Abril, 2023 at 8:26
Rodrigo isso não é um problema só nosso nem isso se deve ao 25 de abril.
Nem se deve a uma vertente se esquerda ou direita.
Isso deve-se a uma cultura woke que está a emergir na sociedade mundial.
Só lá vai com o tempo e com as pessoas a manterem-se fiéis à sua personalidade.
O problema são as pessoas que não têm personalidade e querem agradar a toda a gente e a todas as correntes modernas ignorando factos.
Fica bem quando argumentam com outras pessoas.
26 Abril, 2023 at 9:39
Não queria entrar muito nesta conversa….mas…..
Eu percebo o que tu dizes…mas…
Uma coisa é a sociedade em si opinar sobre a tua observação.
Outra coisa é a tua opinião dar prisão e tortura.
Além disso, acho sempre curioso porque no dia a dia ouço coisas dessas regularmente sem ninguém ter problemas. O único sitio onde vejo haver problemas de turba com opiniões que sejam mais extremadas é nas redes sociais. No dia a dia ouço coisas dessas sem nenhum problema.
Além disso…é uma granda mistura. Estar de acordo ou não com o WC conjunto nas escolas (que eu acho provavelmente a discussão mais estupida que me lembro) não é igual a dizer que a maioria dos ciganos não trabalha. A da WC é uma questão de opinião (apesar de eu nem perceber que raio de opinião é)…a segunda é uma questão estatística. Se tens acesso a essa estatística, é facto. Se a maioria dos ciganos em PT estiverem desempregados e que sejam desempregados de longa duração, então a maioria dos ciganos não trabalha.
A liberdade que o 25 de Abril trouxe é que podes dizer isso à vontade no café e não corres o risco de ser preso e torturado.
Hoje em dia, o máximo que arriscas é a teres de sair das redes sociais ou teres de levar com a opinião de outros. E aí basta correres os comentários e dá-me logo vontade de rir ler este texto sobre liberdade de expressão que o 25 de Abril não trouxe e que não se pode dizer nada sem ser catalogado…e depois ler:
“Foi isso que tiraste do meu comentário?
Olha, lamento a tua falta de inteligência, então!”
ou
“Metes dó de tão cego…
E, mentecapto, nunca me viste a dar gargalhadas do 25 de Abril em lado nenhum. Bem podes inventar, desonesto de merda.
O que eu critico é exactamente o que fizeram do 25 de Abril… Burro do caralho!”
ou
“Sei que a Tasca não é!
Como tu também deves saber, se tiveres 2 neurónios a funcionar…”
ou
“Concordo com tudo, até com as virgulas e os pontos finais!
Só um mentecapto não vê isto.
Só um mentecapto não acha que somos condicionados!
Só um burro acha que vivemos com a liberdade que o 25 de Abril prometia…”
Heheheheheh
É uma cena tipo Hitlerilas.
“Aí meu Deus!! Não posso dizer nada que me atacam logo e dizem logo que sou isto e aquilo!!”
passado 2 ou 3 comentários
“Só não concorda comigo quem é burro e estupido…”
25 Abril, 2023 at 23:49
O Lula é um bandido e sempre foi, mas no parlamento português será bem recebido com certeza porque está em companhia de seus semelhantes.
Mas nós arranjamos uma forma incrívelmente astuta de validar os bandidos, que é falar dos outros.
O Sócrates é corrupto, então e o Relvas
O Ferro Rodrigues é pedofilo? Então e o Mira Amaral
Dizes mal do Lula?, então és pro bolsonaro queres destruir a Amazonia?
O Biden é um palhaço? Ah então é porque és defensor do Trump
E por aí fora como se criticar o que se faz errado ou um gajo corrupto me obrigasse a estar na posição do seu direito opositor.
Não gostos do Varandas? És brunista, pronto assunto resolvido.
25 Abril, 2023 at 23:57
Isso!
Só para dizer que nestes 3 primeiros meses de 2023 foi desflorestada uma área maior da Amazónia do que em igual período de 2022…
Só para se ver como a retórica muitas vezes não bate certo com a realidade!
26 Abril, 2023 at 0:01
E outra coisinha…
O Trump tinha mais de palhaço que o Biden, porque um gajo mentecapto nunca será um palhaço mas sim um pau mandado nas mãos de alguém!
E outra coisinha…
Vão ver há quanto tempo os USA não tinham um presidente que não se envolveu em qualquer nova guerra, como o Trump!
26 Abril, 2023 at 1:00
É mais fácil do que assumir a responsabilidade pelas suas escolhas.
Depois admiram-se quando um palhaço como Ventura conquista tantas apoiantes.
Agora o perigo para a democracia é o populismo, como se isso realmente importasse para quem está a meses a espera de uma operação, ou com um salário de fome tendo uma família para sustentar, enquanto brincam as injeções de dinheiro as TAP e bancos, e aos arquivamentos de crimes de colarinho branco.
26 Abril, 2023 at 1:42
Muito do que o Ventura diz, tem toda a razão.
E a culpa do gajo ter razão é dos partidos que transformaram Portugal nisto – um dos países da Europa onde se pagam mais impostos, um país sem uma Saúde decente, e o Max que o diga, um país sem uma Educação exigente, um país sem Justiça, etc…
Depois o Ventura é populista!
26 Abril, 2023 at 7:45
Como o Jaime escreveu ontem, isto vai para além.da dicotomia esquerda/direita.
26 Abril, 2023 at 8:18
O ventura é populista porque diz o que tu queres ouvir.
O pessoal deve ser um pouquinho mais inteligente que isso e perceber o que ele defende para além disso e perceber a incoerência das suas palavras.
Um gajo que acusa criminosos mas que depois apoia criminosos.
Um gajo que defende imigrantes e depois ataca imigrantes mostrando o seu lado xenófobo.
Um gajo que defende um estado laico e depois diz como ontem que em portugal devemos ser cristãos.
A malta vota no que quer.
Não pode é vir depois dizer que não sabia no que estava a votar….
26 Abril, 2023 at 8:55
Um dos deputados do Chega (que chegou a discursar no último congresso do partido) é brasileiro e…negro.
Ventura é um oportunista que vai a todos os nichos a procura de votos, cavalgando o descontentamento e revolta das pessoas.
Andaria com uma bandeira LGBT se isso lhe garantisse o cargo de primeiro-ministro.
Não é Ventura e o populismo que põem em risco a democracia.
São as reuniões prévias para combinar respostas antes das comissões de inquérito, são os crimes de colarinho branco que prescrevem por inação propositada da justiça, são os impostos que comem o nosso salário e as “esmolas” dadas em IVAs de 6% para garantir sondagens e votos…
26 Abril, 2023 at 9:32
É isso tudo!… O problema para a democracia Portuguesa é ser extensível a todo o “arco de governação”, a toda a classe politica…, Dias loureiro, Duarte Lima, Relvas, Paulo Portas, o rapaz da Tecnofarma, o Estadista do CCB, do BPN, do BES, o genro do pavilhão atlântico, não podem passar pelos intervalos da chuva. E o ventura, quando chegar a sua vez, vai limar essas arestas de que falas… afinal, um fascista só se diz democrata enquanto não se puder assumir como fascista, mas o Ventura nem disfarça, “justiça” lhe seja feita!