«No início da época, traçam-se objetivos, define-se o plantel. Em fase mais adiantada, quando a identidade está criada, estou mais preocupado com os pormenores que podem afetar o rendimento da minha equipa. É como um carro: pode ser bom, pode andar, mas tenho que o manter, se não vou ter problemas. É por isso que considero que um treinador deve ser uma espécie de mecânico de manutenção»
As palavras são de Leonardo Jardim, no recente Fórum de Treinadores de Futebol e Futsal, e encaixam na perfeição, na imagem que construí do nosso treinador. E sublinho a palavra: treinador. Esta foi uma das mais importantes medidas tomadas pela actual direcção, neste primeiro ano de mandato. Há quanto tempo defendíamos que de pouco vale investir em jogadores, se continuássemos a fazer experiências com o timoneiro?
Leonardo pode não ser um gajo capaz de criar automática empatia. Tem, até, um ar demasiado fechado e demasiado carregado. Mas, aqui e ali, percebe-se que o sentido de humor existe e que aquele ar apenas resulta do facto de, a todo o momento, o técnico estar a pensar em futebol. E muito tem tido ele que pensar. Aceitando o desafio de pegar numa equipa em fanicos e de embarcar num barco deixado com o casco todo esburacado, Leonardo Jardim, sabia, ainda, que não teria dinheiro para brincar a um qualquer Manager da vida. E que, por mais pacientes e compreensivos, os adeptos que o esperavam eram extremamente exigentes. Leonardo sabia o que lhe pediam: trabalho! Não admira, por isso, que ainda não tenha despido o «fato-macaco-de-treino».
As omoletes que nos tem oferecido, misturando ovos biológicos com outros de aviário, têm surpreendido até o crítico mais céptico. Algumas delas, como a servida há duas semanas, frente ao fcp, representam a sua forma de estar e de pensar: não gosta de fazer substituições ao intervalo, procurando dar um boost de confiança aos que escolheu inicialmente. Eu, tal como não sei quantos mil Sportinguistas, teria tirado Capel e Martins ao intervalo. Leonardo não o fez e essa coisa maravilhosa que se chama futebol transformou os dois jogadores em figuras do encontro, sendo de realçar a forma como o treinador soube resgatar Capel do limbo em que se encontrava (aliás, a forma como tem conseguido gerir o plantel é digna de registo, nomeadamente na motivação e alternância dos que jogam como extremos). Claro que há outros momentos interessantes, como a substituição surpresa de William, em Arouca, a aposta ganha em Mané ou a capacidade de fazer Slimani acreditar que estava a marcar para ser titular, mesmo quando tudo indicava que não passaria do banco. O próximo passo, acredito eu, será trazer de volta Fredy Montero, com o colombiano a terminar a época como começou.
Por tudo isto, faz todo o sentido olhar para Leonardo Jardim como um mecânico. Dos competentes. Daqueles que começaram por pedir kits de ferramentas, aos pais, que foram desmontando e montando carros telecomandados, que foram lendo e ouvindo tudo o que podiam, que se inscreveram em cursos sobre todo e qualquer pormenor. E que, hoje, tem a sua própria oficina. Não uma oficina daquelas que prometem revisões iguais à marca com preços fantásticos e onde tudo assenta em estratégias de marketing. Leo gere uma oficina de bairro, onde velhinhos Panda com tejadilho de lona esburacado, convivem com 530 Grand Turismo. Onde sabemos que, mesmo quando dizemos que a carteira está rapada e perguntamos “não se arranja umas peças usadas?», o nosso carro verde e branco vai ser tratado com todo o carinho e vai sair de lá mesmo à maneira!
* «tens prá troca?» é uma colecção de autocolantes virtuais à moda da Tasca, que nunca perdem a cola mas que também não dão para colar
27 Março, 2014 at 12:44
Só tenho a dizer…. MUITA BOM!
É por estas e por outras que sou um “agarradinho” ao Tasco 😉
Muito Obrigado!
27 Março, 2014 at 14:32
+ 1
27 Março, 2014 at 15:41
…e eu !
27 Março, 2014 at 15:58
+1
27 Março, 2014 at 12:44
Das melhores coisinhas que nos aconteceu 🙂
27 Março, 2014 at 12:45
‘Leo gere uma oficina de bairro, onde velhinhos Panda com tejadilho de lona esburacado, convivem com 530 Grand Turismo’
Os velhinhos têm o seu encanto, o que é um Clio ao lado de uma 4L? ou um C3 com um 2Cv…….
27 Março, 2014 at 12:48
as velhinhas pão de forma é que rulam, foda-se!
27 Março, 2014 at 12:51
Citroen “boca de sapo”, Cherba… o carro + belo de sempre
27 Março, 2014 at 17:13
As minhas primeiras viagens de férias com os meus Avós eram no “Boca de sapo”… de Lourenço Marques para as termas de Bath Place na Africa do Sul.
Lá ia eu sentado no sitio de por os braços que havia no banco de traz
27 Março, 2014 at 14:28
Imagina ir para a escola primária numa dessas, sentado lá atrás, onde não haviam bancos, num banquinho de madeira… as curvas é que eram do caraças!!!
E nada melhor que, depois duma pão de forma… um Carocha! Dourado!!!
Chupem, que não é para todos!!!
27 Março, 2014 at 14:31
O meu 1º carro foi um Renault 5 vermelho “herdado” do mano mais velho 😛
Que para abrir a porta do condutor tinha de lhe dar uma “ombrada” 😀
27 Março, 2014 at 14:34
Primores da engenharia automóvel… Hoje já não há carros assim…
Pelo menos, carga de ombro não dava falta!
27 Março, 2014 at 14:53
esses R5 eram uma maravilha quando adornavam na curva 😀
o meu primeiro carro foi um Carocha preto, ó Sampaio!
27 Março, 2014 at 21:06
O meu primeiro R4( ainda é viva), segundos a R5 ( Cheguei a fazer Porto Lisboa e Lisboa Porto, sem espelhos e o retrovisor pousado no banco do morto, só usado em ultrapassagens 🙂 ) , terceiros Lancia HF Turbo ( maior cancro e chupista que eu conheci, cabrão de merda 🙂 )
27 Março, 2014 at 15:04
Primeiro carro, Golf GTD, segundo Peugeot 405 , hoje tenho uma 4L e Vespa na garagem 🙂
27 Março, 2014 at 14:52
eu ia de Mini 🙂 depois de Renault 4 e, no verão, íamos para a praia na caixa aberta de um arcaico Portaro!
27 Março, 2014 at 15:01
Vá, concedo!
Também tens aí um trajecto de “clássicos”…
27 Março, 2014 at 15:03
Sou do tempo de ir de Mini no percurso Almada – Alvalade, com bandeiras de fora em plena ponte.
O meu amigo que levava o carro, nem carta tinha.
Bons tempos. 🙂
27 Março, 2014 at 14:29
As pão-de-forma são o topo… é a Vespa das carrinhas…
27 Março, 2014 at 12:46
Ao que sei LJ é um Sportinguista puro. Só isso chegava para me convencer. No meio dos nossos… um dos nossos.
LJ é a calma em pessoa. Nada melhor para lidar com a juventude do que a sapiência, a calma, a terapia.
Quanto a questões técnicas era mais que conhecida a sua aptidão e competência. Agora o que mais me surpreende é a sua visão das coisas, a calma com que enfrenta as questões e acima de tudo a sinceridade que emprega em cada palavra. Nada daquilo que diz soa a falso ou a conveniência do momento. Aquilo que diz é aquilo que sente e que realmente se passa. Penso que até aqui foi um golpe de génio do Presidente. Consegue até equilibrar a emoção e a virilidade do presidente (da qual não discordo).
Hoje parecem-me duas pessoas unidas no estar e no ser. Nem com jogadas de bastidores como aquela em que teria um acordo com fcp, alterou a postura e o modo de LJ. Sereno, calmo vai levando este barco a bom porto. Era isso que precisávamos mas acima de tudo é isto que ainda vamos precisar. Obrigado LJ, obrigado BC.
27 Março, 2014 at 12:50
“Não vim para o Sporting por razões financeiras. Se estou cá é porque acredito no projecto e porque gosto de cá estar.”
Dito pelo mister à 5 minutos atrás
27 Março, 2014 at 12:52
porra, amanhã vou jogar no euromilhões!
27 Março, 2014 at 13:07
Foda-se ! Depois de uma frase dessas, era já contrato vitalício…
27 Março, 2014 at 13:13
Se eu mandasse era logo assim!
27 Março, 2014 at 13:16
querem lá ver que é desta que encontrámos o nosso “Sir Alex”?
27 Março, 2014 at 14:14
Godspeed!
27 Março, 2014 at 16:20
Esperemos que sim…pelo menos parecem estar reunidas as condições para tal.
27 Março, 2014 at 17:50
Bem precisávamos, pois isto de mudar de treinador 2 a 3 vezes por época não dá!! Seria assim impossível de ganhar campeonatos, aliás viu-se o que aconteceu na época passada, foram uns 4!! Porra!!
27 Março, 2014 at 15:03
Estiveste com ele? lol
27 Março, 2014 at 15:35
Speed e não speak ok? 😉
27 Março, 2014 at 12:53
Leo Jardim: a melhor contratação desta época!!!
Espero que fique por muitos e bons anos – podemos até, para o ano, voltar a não ganhar nada… mas com este homem temos “um mister” e, cedo ou tarde, com Esforço, Dedicação e Devoção… chegaremos à Glória!
27 Março, 2014 at 13:12
Este é o cromo mais valioso da caderneta. Não era novidade que o Leo era um grande treinador, já o tinha demonstrado mais do que uma vez. Mas aliar as suas competências técnicas à sua paixão clubística é magico.
Espero que hoje, na entrevista, Bruno de Carvalho anuncie que renovou contrato com o Leonardo por mais 5 anos…(e, já agora, com o King William, tambem…)
CARREGA SPORTING ! VAMOS, LEONARDO JARDIM ! EU AINDA ACREDITO QUE LÁ POSSAMOS CHEGAR ESTE ANO !
27 Março, 2014 at 13:14
E já ouvi dizer que quem convive de perto com o Jardim fica desarmado com o seu sentido de humor e com a sua simplicidade. O Mourinho também é assim, para fora passa uma imagem dura mas lá dentro faz piadas com os jogadores. Já imagino a primeira frase do Jardim ao plantel: “Parece que na Grécia eu papei a mulher do presidente. Não pensem que não vos farei o mesmo se não trabalharem bem!”. Ou então: “Antes do próximo treino quero que me deixem fotografias das vossas mulheres em cima da mesa, quero escolher bem quando perdermos um jogo!”.Risada geral, gelo quebrado e plantel conquistado. Pequenos pormenores.
Para mim, os treinadores são praticamente todos iguais no que respeita aos seus conhecimentos. Aprendem todos nos mesmos sítios, tiram todos boas notas e, na teoria, são todos óptimos. O que diferencia o bom do mau são duas coisas:
a) Frontalidade
Um jogador quando começa a época tem de saber se conta ou não. Tem de lhe ser transmitido as expectativas do clube em relação a ele. Trata-se de uma conversa individual feita de forma clara e frontal que faz com que o jogador se adapte à sua condição. No passado é que os treinadores escolhiam a não tinham de justificar nada. Hoje já não é assim, os jogadores são pessoas e têm de perceber o porquê de jogarem ou não até porque essa conversa pode ser decisiva no seu rendimento futuro.
b) Carisma
Ou se tem ou não se tem. O carisma é aquela coisa que faz com que um jogador dê a vida pelo seu treinador ou que faz com que se arraste em campo. É preciso haver empatia natural.
Leonardo Jardim tem ambas.
27 Março, 2014 at 13:47
Riga mode on:
“Já imagino a primeira frase do Jardim ao plantel: “Parece que na Grécia eu papei a mulher do presidente. Não pensem que não vos farei o mesmo se não trabalharem bem!”. Ou então: “Antes do próximo treino quero que me deixem fotografias das vossas mulheres em cima da mesa, quero escolher bem quando perdermos um jogo!”.Risada geral, gelo quebrado e plantel conquistado. ”
Isso é ridiculo porque o Leo Jardim não pode fazer isso, é ilegal.
Riga mode off:
27 Março, 2014 at 14:28
eh eh eh
picam picam….depois já se sabe…
27 Março, 2014 at 14:28
Deixem lá estar o homem sossegado 😛
27 Março, 2014 at 14:30
e depois ainda dizem que não me dão importância, quando digo alguma coisa ficam lixados, quando não digo mandam bocas a picar para ver se respondo
27 Março, 2014 at 14:32
Tá descansado que aqui toda a gente dá-te o devido valor!
Eu não tenho dúvidas em relação ao valor que te dou…
27 Março, 2014 at 14:37
nota-se
27 Março, 2014 at 14:43
Olha que o “vingador roxo” está de volta!
Não te cuides, não…
E se estás a pensar ir ver o Gumarães, põe-te fino… nunca se sabe de onde pode chover um calduço… 😐
27 Março, 2014 at 14:46
já la estive com o braga, fui sozinho e ninguém me chateou, muito pelo contrario, até deu para trocar impressões com quem estava ao meu lado na bancada.
e olha que com o guimaraes vou exactamente para o mesmo sitio
27 Março, 2014 at 14:52
Aprende a encaixar uma piada, pá!
27 Março, 2014 at 14:58
O gajo não precisa aprender nada, porque já nasceu ensinado. E o que não sabe, é autodidata, googla à perdido e aprende tudo por ciber-osmose.
Encaixar piadas? Primeiro precisa de sentido de humor, e depois, perceber o que é ao certo uma piada…
27 Março, 2014 at 15:33
Ciber-osmose…muito bom.
27 Março, 2014 at 14:59
É uma homenagem pá. 😀
27 Março, 2014 at 15:03
Espera lá… ilegal??? Ir pra cama com uma gaja casada agora é ilegal???
Ahhhh…. espera aí… é o gajo que o diz! Pois, ilegal… tou a ver… hehehehehee
Pronto, pronto… assim, faz sentido! 😛
27 Março, 2014 at 16:33
Se fosse assim… Quantos de Nós viviam na “ilegalidade”???
27 Março, 2014 at 17:13
Confesso que nos últimos anos tenho ido com uma mulher casada.
Será ilegal se for a minha???
27 Março, 2014 at 16:05
lol
27 Março, 2014 at 13:19
Leo é grande.
Gere egos e níveis motivacionais na perfeição.
Tem a equipa a jogar bem e todos sabemos que nem todos os ovos são biológicos.
Renovar já com quem merece:
1) leo
2) dier
3) william – mesmo deixando a clausula nos 45, aumentar o ordenado. Era uma mensagem para todo o grupo, desde os seniores até às escolinhas.
4) adrien e cedric
5) capel e carrillo (deviam aceitar o tecto salarial actual)
SL
27 Março, 2014 at 17:58
Só não concordo com a cláusula do William Carvalho que deveria ser também aumentada (aí para uns 55/60 M€)!! E não era demais!!
27 Março, 2014 at 18:42
O ponto 5 nao me parece bem….
27 Março, 2014 at 13:40
Ou muito me engano ou o próximo ano vai ser mais complicado para o nosso mister. Os parvos que acham que isto se faz com duas tretas vão achar que depois de ficar em 2o vai ter a obrigação de ser campeão.
27 Março, 2014 at 13:59
Para o ano o Sporting deve pelo menos assumir frontalmente a candidatura ao título. Os do costume vão continuar a empurrar-nos para baixo (parece que agora o fcputas quer ganhar na secretaria também), mas o discurso do Sporting tem que ser de título.
27 Março, 2014 at 14:00
Nem mais, se as coisas não correm bem, vamos ver logo os “verdadeiros” Sportinguistas a exigir a sua cabeça, mas cabe a nós não deixar que isso aconteça. É bom não esquecer, que agora, o Sporting Clube de Portugal é nosso!
27 Março, 2014 at 14:30
+ 1
já o escrevi por aqui várias vezes, se por merito e ajuda dos deuses do olimpo conseguimos ser campeoes este ano (dificil, mas o SLB nunca deiza de nos surpreender!), a cronica bipolaridade aparece:
– querem a champignon league para o ano
– querem logo alvalade cheia de craques, que se lixe a academia…..
27 Março, 2014 at 13:56
Não duvidemos que o nosso SCP foi agraciado com dois anjos Bruno de Carvalho e Leonardo Jardim. As melhores contratações que o SCP poderia ter tido.
27 Março, 2014 at 16:34
+1000000
27 Março, 2014 at 18:44
E quem “descobriu” e negociou Slimani, Montero, Jefferson, Mauricio faz parte da Trindade…
Sera o “homem-sombra”Inacio? 😀
SL
27 Março, 2014 at 13:56
Finalmente temos um treinador. Isso é o mais importante. E o LJ é um Mister!
27 Março, 2014 at 14:03
Este homem sim, é um Mister!
27 Março, 2014 at 14:07
Este homem é um Mister! Foi um verdadeiro achado e simbolicamente representou a 1ª enrabadela aos trips na era BdC. Só o facto de ser um sportinguista puro, que um dia sonhou treinar o nosso clube deixa-me orgulhoso.
Chegou ao topo sem favores, cunhas ou empresários influentes. E também não é um ex-jogador famoso.
Isto atesta bem o seu mérito e a sua qualidade técnica. Não se põe em bicos de pés e não exige rios de dinheiro, para fazer algo que lhe dá prazer.
Espero que fique por muitos e bons anos, porque não tenho dúvidas que Leonardo Jardim é sinónimo de esforço, dedicação, devoção e gloria. Títulos incluídos.
27 Março, 2014 at 14:08
Neste momento, o LJ tem um Peugeot 205 GTI … velhinho mas, com as peças certas, anda para c***** !! Não é confortável, não tem AC, faróis de nevoeiro, direcção assistida, abs, e bebe muito. Passa a vida na oficina depois de cada viagem, para se certificarem que não houve muitos estragos … as peças podem ser complicadas de arranjar.
Mas o LJ ganhou a lotaria … e vai poder adquirir um Nissan GT-R !! É aquele desportivo de linha de montagem … sai em série mas, é fiável !! Anda bem, é novo, tem extras e tecnologia de ponta e o condutor sabe disso … !! Não rivaliza com o Ferrari mas, dá-lhe umas ratadas se o o outro estiver distraído !!
A próxima época será cheia de corridas … o carro será melhor, o condutor é o mesmo mas mais calejado … esperemos pois, que a pista não esteja tão suja como este ano … farto de ver corridas do Mario Kart … cascas de banana e detritos !!
Viva o Sporting Clube de Portugal !!
27 Março, 2014 at 14:34
Mas está descansado que as outras equipas em Portugal não são bem Ferraris nem Porches, estão mais para Subarus Impreza e Leons kitados com turbos ajudas de arbitragem.
Já o Sporting é um M3 de 2000, cheio de prestigio e potêncial que tem de ser trabalhado pois só pode recorrer a um motor aspirado, não tem direito a turbos de arbitragem.
SL
27 Março, 2014 at 14:11
Das melhores contratações que fizemos para a “caderneta” senão a melhor.
O Gajo é um Mister 😛
27 Março, 2014 at 14:14
teste…
27 Março, 2014 at 14:22
Não dá para mandar o Abel à oficina do Leo vestir o macacão e sujar as mãozinhas, aprendendo o oficio com um mecânico a sério???
Já era altura de fazer a revisão, não, Abel???
27 Março, 2014 at 14:23
O Abel deve ter o filtro de gasóleo entupido por isso é que anda aos soluços.
27 Março, 2014 at 14:30
Além do filtro entupido deve ter os pneus carecas… aquilo escorrega de traseira (defesa) demasiadas vezes…
E o desembaciador também não deve estar bom, porque aquilo anda devagarinho… aquele gajo não mete mais que a terceira, com medo porque não consegue enxergar mais à frente.
27 Março, 2014 at 14:31
É o medidor de massa de ar tá fodido e o Abel não rende.
SL
27 Março, 2014 at 14:43
Se é o medidor de massa de ar, sujeitamo-nos a que a máquina pare a qualquer momento….
27 Março, 2014 at 14:45
Já deve ter faltado mais para parar, o melhor é substituir o medidor de massa de ar rapidamente
27 Março, 2014 at 18:50
Epah uma pa;avra de apoio ao Abel (com quem nem simpatizo!!)
MAs essa da defesa escorrega tem que levar achega!!!
Uma defesa com juniores e seniores de 1. ano, metade a sair em Dezembro, e um a condizer com os outros, a jogar na competitiva e racuda 2. liga…
Estranho seria se nao escorrega-se.
Dito isto, posso acrescentar que o Abel nao me enche as medidas. PAra o ano gostava do Van der Gaag na Academia :D.
Mas ate la, Abel e o nosso Homem
SL
27 Março, 2014 at 18:51
#e um… GUARDA REDES a condizer… #
27 Março, 2014 at 18:55
Ora aí está um grande treinador para a equipa B.
27 Março, 2014 at 14:31
Excelente analogia com a mecanica.
Até porque os alegados mecanicos das marcas são montadores de peças enquanto um mecanico tradicional é um verdadeiro engenheiro que chega à raiz do problema sem os recursos dos outros.
É que afinar uma máquina como deve ser é uma arte e só os melhores sabem fazer e os melhores trabalham por conta própria. Por isso respeito pelas oficinas de bairro é que trabalham lá grandes profissionais.
O Leo é um grande profissional.
Já ouvi que o bufas o quis quando a opção Jasus falhou e já estando comprometido com o SCP. Mas o Leo agradeceu e ficou com o SCP. Outros há que se dizem Sportinguistas mas assim que podem lá vão eles para norte, certo Costinha?
SL
27 Março, 2014 at 14:39
“É como já disse: é para enfrentar como os forcados da cara [do touro], sem nos escondermos e dando o corpo ao manifesto. É o que temos de fazer em Alvalade”, salientou Rui Vitória.
Com disse: Forcado???
Duas palavras: ME-DO! muito ME-DO!
No more forcados allowed…
27 Março, 2014 at 16:17
🙂
27 Março, 2014 at 14:39
Finalmente, o cromo mais valioso da caderneta.
Sem querer tirar o valor o King William e companhia, o nosso Mister é do Cacifo, car@lh©!
Isto, está claro, partindo do principio que o BdC não faz parte da caderneta, porque senão as coisas mudam logo 😉
27 Março, 2014 at 14:40
O BdC é a própria da caderneta, moço…
27 Março, 2014 at 14:41
É o que segura aquela “cromalhada” toda… Que rica caderneta e cromos que temos.
27 Março, 2014 at 14:42
Foi por isso que ele engordou … para lá caberem os cromos todos 😛
27 Março, 2014 at 14:45
Está provado cientificamente que dormir pouco engorda!
Para quem pensa no SCP 24/7, até está esticadinho…
27 Março, 2014 at 14:46
Então é por isso que eu não engordo, durmo pelo menos 7h por noite 😀
27 Março, 2014 at 14:50
Portanto, queres dizer-me que passas mais de 30% dos dias sem pensar no SCP???
Shame on you…
27 Março, 2014 at 14:53
Sonhar com o Sporting também conta para baixar a percentagem? 😛
27 Março, 2014 at 14:54
Não devia, porque não é feito de forma consciente… B|
27 Março, 2014 at 15:05
Nao pensam no Sporting durante o sono??? Nao sonham com o Sporting?? Nao compreendo isso…..
27 Março, 2014 at 14:48
Não sei se devo criticar o Abel porque não sei qual o grau de autonomia que tem.
Acredito que não será total. Acho que ele faz as suas escolhas de acordo com as orientações do Inácio e do próprio Jardim. E acho bem. A equipa B não tem de ser gerida como uma equipa “normal”. Tem de ser gerida consoante as necessidades da equipa A. Por exemplo, o Shikabala esteve a treinar na B e foi logo titular em dois jogos, algo que não é normal. Provavelmente, o Abel desejaria manter na equipa os jogadores que já lá trabalham há mais tempo mas o Jardim quer dar jogo ao reforço para acelerar a sua integração nos A. Pequenos pormenores como esse impedem um treinador de executar aquilo que pretende estando sujeito às orientações vindas de cima. E é assim que deve ser.
Desde que o Abel tenha uma relação estreita com a estrutura e com o Jardim, para mim isso é suficiente. Por exemplo, em relação às recentes declarações sobre o Iuri não sei se terão sido por sua iniciativa própria ou se por orientações superiores. A verdade é que parece ter resultado já que depois disso apareceu melhor.
Hoje em dia, com esta direcção, acredito que tudo do que se diz ou se faz não é por acaso.
28 Março, 2014 at 16:08
estou contigo Sá.
Não defendo o Abel pela mesma razão que não o ataco, não sei tudo o que se passa, o que está combinado, etc.
Mas estou contra as críticas, por isso repito o que já disse algures :
Parto de 3 pressupostos:
– Abel não é uma “ilha” no departamento de futebol;
– a transição do futebol “amador” para o profissional não é fácil, não conseguindo todos os jogadores transpor a qualidade (demonstrada enquanto juvenis, juniores) para o futebol senior
– cobras e lagartos para o Abel e para os B, caiu carmo e trindade… para quÊ? estamos a 10 pontos do primeiro, atras de porco e merdica B, que na minha opinião têm muito mais “estabilidade” nas respectivas B do que o SCP, precisamente porque não a estão a usar como nós.
honestamente, não saberei responder a essa pergunta. mas, tb honestamente, essa pergunta é “desonesta” e explicarei porquê.
nao tenho acompanhado a B com a regularidade que gostaria (infelizmente, nem sempre a A) mas para poder responder a essa pergunta, pergunto, quais os critérios de avaliação? piores em quê? melhores em quê? golos marcados? assistências? Km corridos? vontade?
A falta de objectvidade é um grande problema neste país a nivel profissional, com os adeptos passa-se a mesma coisa.
Como posso eu fazer uma avaliação correcta se não sei quais os critérios?
Se não tenho dados de há um ano atrás, nem tenho os dados de agora?!
Aliás qual é o adepto que pode fazer uma análise que não seja subjectiva? quais os critérios? a equipa não joga nada? é isso?
não repete um onze e está sempre a inventar? talvez, mas qual o objectivo de ter uma equipa B? se depois são sempre os mesmos que jogam e os outros 15 da equipa onde é que beneficiam de estar na B?
Podem ter toda a razão dos criticos da B e do Abel.
Como a mim, não me foi explicado qual o papel exacto, quais as limitações, o que esperar, faço a minha avaliação.
E como não acredito que o Abel tenha carta branca, como não acredito que uma equipa técnica e deparmento que está a fazer um trabalho do pirete fosse tão incompetente e abandonasse a equipa B, também não acredito que o que se estar a passar com a B não fosse expectável.
Se o Abel não fôr o treinador dos B para o ano, pedirei desculpa a todos os tasquistas com quem impliquei por implicarem com a B!
Enfim, aí está uma pergunta para o colocar para a famosa reunião com os sócios.
Qual o papel da B, quais as “funções” exactas, objectivos e critérios de avaliação da B? Ainda podemos juntar, quais os critérios para jogar na B, quais os critérios para ser emprestados a outras equipas?
Eu subentendo que o objectivo é dar um ano de futebol senior na B e depois passar para empréstimo para uma equipa de primeira divisão ou para a A, consoante a evolução do jogador, a posição em que joga, as necessidades da A, etc…. (tal e qual como se passou com o João Mário
27 Março, 2014 at 14:51
Desculpem este off topic mas não resisti.
http://www.abola.pthttp://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=468457#/nnh/ver.aspx?id=468457#
Pinto da Costa teve o descaramento de entregar queixa contra o Sporting na Liga por coação aos árbitros!
É preciso ter lata…Espero que tenha uma resposta à altura do Sporting Clube de Portugal.
27 Março, 2014 at 14:56
A resposta já foi dada na altura própria.
O facto da queixa ter entrado hoje e não na altura em que foi comunicada só tem a ver com o facto dos corruptos terem ganho ontem e porque nós vamos jogar no Sábado e ser preciso colocar o árbitro do jogo contra o Sporting.
27 Março, 2014 at 14:57
O bufas nunca dá ponto sem nó …
27 Março, 2014 at 15:06
e tem a malta dos conselhos na mão 😉 “fight and resist”
a táctica do não mata mas mói aplicada em sentido inverso. Coisa de gabinetes de advogados … mas onde aqueles corruptos não conseguem ver dolo, pode ser que vejam coação 😉 … eheh
27 Março, 2014 at 16:37
Não se preocupem que o nosso Presidente de certeza que vai mandar mais umas iscas mais logo na TV sobre esse tema, não tenho dúvidas disso 🙂
27 Março, 2014 at 17:30
Ai o porco corrupto do bufas atreveu-se?
Os porcus corruptus andaram a apagar este vídeo do youtube, acho que só dá para ver neste sítio:
http://mastergroove2010.blogspot.pt/2014/03/coacao-fcporto-deveria-ter-descido-de.html
Esta merda é para ser disseminada. Alguém avise o Presi para rever esta entrevista do Hermínio Loureiro e o programa do caracolinhos. Logo à noite entalava o proxeneta mal cheiroso.
SL
27 Março, 2014 at 14:52
Terás a tua razão Sá mas ainda assim não acho o Abel grande treinador.
Mas se é como tu alvitras concordo totalmente porque a equipa B é para dar servidão à equipa A e não para ganhar o que quer que seja.
Não tenhas a mínima dúvida que tudo o que é dito para fora é pensado e tem sempre uma razão de ser.
27 Março, 2014 at 14:55
A questão não é ganhar o que quer que seja… a questão é mesmo jogar “à bola”.
27 Março, 2014 at 16:10
Pois, e o problema do Abel é esse mesmo, pôr a equipa a “jogar á bola”, o que com a matéria prima que tem ao dispôr não seria muito complicado. Para além de jogar à bola estaria à espera de ver os jogadores evoluirem, com o Abel não tenho visto isso, infelizmente.
27 Março, 2014 at 14:53
É verdade, sr. Cherba. Sabe que dia é hoje, certo?
Estás a guardar o prato principal para amanhã?
Ou estás à espera de ver o que o “Chef” vai apresentar mais logo, para te inspirar num prato de autor?
27 Março, 2014 at 15:04
Também estou a aguardar uns texto daqueles que entra directamente para o topo aqui do tasco….
27 Março, 2014 at 17:03
+1
27 Março, 2014 at 14:58
Muito, mas muito, competente.
27 Março, 2014 at 15:03
Quem não tiver facebook é uma boa oportunidade para passar a ter….
Página oficial do Sr. Presidente.
https://www.facebook.com/presidentesportingclubedeportugal?ref=notif¬if_t=page_invite_accepted
27 Março, 2014 at 15:04
Eu já lá pus o meu Like 😛
27 Março, 2014 at 15:36
moi aussi (hoje estou muito poliglota:)
27 Março, 2014 at 17:21
Puxa, até fico com vontade de enfiar os calções… a Maria!? Cadê ela?!
27 Março, 2014 at 17:32
a Maria já disse que pisang ambon é para meninos 🙂
27 Março, 2014 at 17:34
Heheheheh 😛 não me estou a colocar em bicos de pés hehehehe
27 Março, 2014 at 17:36
hehehe…agora a sério 🙂 a Maria passou o dia de ontem a reclamar por causa do chão da tasca…hoje deve estar de salto alto e por isso ainda não apareceu.
27 Março, 2014 at 17:39
ela usa stiletos?!
27 Março, 2014 at 17:36
Com um rupinol no Pisang fica brutalmente bom! Hahahahaha
27 Março, 2014 at 17:57
outra vez os calções??? Deves ter uma perna muito jeitosa 🙂
27 Março, 2014 at 19:17
Ho un gambe stupende
27 Março, 2014 at 17:04
+1, a página é nova e já precisa de uma desratização…é só lampiões a comentar, e depois nós é que só pensamos neles…
27 Março, 2014 at 17:21
Done!
27 Março, 2014 at 15:12
Falando de Leonardo Jardim também sou da opinião que foi uma das coisas boas que aconteceu ao SCP nos últimos tempos. Por várias razões, cito duas delas: é competente e é sportinguista!
Mas ainda sobre Pinto da Costa…, perdoem o desabafo, este sr. precisa de uma lição a sério. Desde os tempos de João Rocha que anda a denegrir e a prejudicar o SCP!!!
Espero que Bruno de Carvalho encontre o antídoto
27 Março, 2014 at 15:16
Antídoto? Não sabes qual é? Vitória!!! (do nosso Sporting!!!) (e está visto que resulta….)
27 Março, 2014 at 15:34
O Bufas andou ontem aos abraços com o Jazus. São grandes amigos e trocam dicas de dietas e coiso.
27 Março, 2014 at 17:11
Deixa o gajo perder a meia final da taça e acabar gamado … e de repente começa a disparar contra as galinhas.
O Bufas anda des … norteado.
27 Março, 2014 at 15:36
Pumba – as vitórias de facto ajudam….Mas será suficiente?
Esta personagem continua a controlar grande parte do futebol nacional (há já muito tempo – mais de trinta anos)…com base precisamente na coação, corrupção e na manipulação de toda a espécie. E continua impune e com muito poder nas estruturas políticas e desportivas (ex. desp. FPF)….
Portanto, não se pode facilitar. É urgente encontrar uma estratégia para mudar este estado de coisas…Vamos aguardar.
27 Março, 2014 at 16:09
Como posso gostar de um gajo que meteu Deus no banco?! lol
Agora a sério, finalmente temos um treinador competente como há muito não tinhamos, talvez desde o tempo do Inácio que não via ninguém com tanta qualidade em todas as vertentes que envolvem o cargo de treinador.
Confirmado o seu Sportinguismo, consegue separar a parte profissional da parte emotiva, sabe lidar com calma e ponderação com assuntos de sensibilidade elevada e ainda tem a capacidade de ironizar em momentos de grande pressão. Muito importante também foi a forma como ganhou o respeito dos jogadores e adeptos.
A nível técnico, ao longo deste tempo que está no clube só lhe aponto como negativo o jogo na luz que não soube montar e motivar a equipa e a persistência na titularidade do André Martins quando era por demais evidente a sua quebra de forma, de resto impecável!
Espero que consiga atingir ainda este ano o desejo que está presente no subconsciente de todos os Sportinguistas, porque é inteiramente merecido por todo o seu empenho e dedicação!
Que fique por muitos anos!
27 Março, 2014 at 16:42
Desculpa, mas a culpa não foi toda dele, ele não tem mais, nem pode fazer mais!
No jogo da Etar, só não jogaram, dois dos nossos melhores jogadores (King William e Jefferson Turbinha), visse que a equipa não engrenou… Em relação ao André Martins, consegues dizer uma melhor para por no lugar dele?
O resto concordo contigo a 100%!
27 Março, 2014 at 17:12
João Mário.
Epá, fds … não está no plantel. 🙂
28 Março, 2014 at 10:18
Quanto a mim a estrutura da equipa não foi a ideal, jogar com Slimani e Montero foi uma má opção assim como a substituição do William foi mal gerida, mas todos erram, ninguém é perfeito e há que aprender com os erros.
Quanto ao André, os jogos têm demonstrado que o Mané é melhor opção.
27 Março, 2014 at 16:13
Espero que fique no comando durante muitos anos, e se por ventura algo comece a correr mal não o ponham na rua logo à primeira contrariedade.
PS – O Bruno de Carvalho é o próprio o antidoto (pelo menos assim tem sido tratado pelos adversários)
27 Março, 2014 at 16:42
como diz o outro “este homem é um mister”
o melhor treinador dos últimos 20/30 anos no Sporting
27 Março, 2014 at 18:58
Desde do Robson para ca, nao vejo melhor…
Nem os Campeoes Boloni e… Inacio.
27 Março, 2014 at 16:47
Que rica caderneta!!!
O NOSSO mister tem muita classe, tem mérito e sobretudo tem uma humildade que desarma qualquer um. Além disso tem sentido de humor q.b.. Enfim, e como se não bastasse é Sporting do coração!
Um imenso OBRIGADO a ele e á sua técnica. E também a quem o escolheu para esta ‘aventura’… E que desafio foi, para um treinador em alta (pelo trabalho desenvolvido anteriormente por onde passou), pegar numa equipa esfrangalhada pela ‘turma do croquete’, com os jogadores em modo de S.O.S., com os adeptos à beira de um ataque cardíaco (pois os ataques de nervos já tinham acontecido todos), e transformá-lo na EQUIPA de que, hoje, todos nos ORGULHAMOS de ser!
Espero, e desejo, que a ‘aventura’ de Leonardo Jardim continue por muitos e bons anos de Leão ao peito!
Obrigado Mister!
SL
27 Março, 2014 at 16:48
Modo “Dead poets society” ON
Oh Captain, my captain…
Modo “Dead poets society” OFF
SL
27 Março, 2014 at 17:02
A que horas é a entrevista com o garoto?
27 Março, 2014 at 17:07
21e30
27 Março, 2014 at 17:10
TVI24 a partir das 21h30.
27 Março, 2014 at 17:13
É na Rua Sésamo.
27 Março, 2014 at 17:16
Eu (se fosse de lisboa) era gajo de ir para a porta do carlos barbosa as 21h15min fazer barulho, depois de chamar a atenção do “velhote”, as 21h29m calava.me para ele poder ver a tvi24!!!
27 Março, 2014 at 17:04
O texto está brutalmente bom! Parabéns! Já tive a oportunidade de apertar o bacalhau ao Leonardo e fiquei com a sensação de estar na presença de um gentleman.
27 Março, 2014 at 17:13
Eu até lhe dava um abraço, mas sempe com um olho na minha mulher, dasse.
27 Março, 2014 at 17:18
Heheheheheheh 🙂
27 Março, 2014 at 18:26
Se querem saber a opinião de uma mulher, eu não lhe acho piada nenhuma como homem … já o Inácio ui ui 😛
27 Março, 2014 at 18:35
Pensei que já tinhas afixado o avatar…
27 Março, 2014 at 18:43
Em casa ainda não tinha 😉 mas já está.
27 Março, 2014 at 18:47
podes associar ao mail…funciona sempre independentemente do sítio onde estás a utilizar a net.
27 Março, 2014 at 18:51
Já associei 🙂
E obrigada aos dois pela ajuda de ontem 😉
27 Março, 2014 at 17:39
Logo às 21h30 temos o Presidente “garoto” a ser entrevistado.
Vai haver muita gente a espumar da boca com tonturas e mau estar, utilizado uma expressão muito querida do secundário “aguente-se”.
Mas uma vez que a entrevista é à TVI, o presi podia pedir a presença do Luís Sobral ou aproveitar para lhe mandar umas bocas, sendo certo que a maior podia ser “O futebol em Portugal era tão bom, tão civilizado e tão urbano até eu chegar, não era? E das proposta Sobral gostou?”
SL
27 Março, 2014 at 17:39
Off Topic:
Parece que o bufas, o coactor mor, decidiu apresentar queixa contra o SCP por coação…
Os lacaios do corrupto bem andaram a apagar este vídeo do youtube, mas ainda dá para ver (privado) nalguns blogs.
Vejam isto e disseminem. Alguém avise o Presi que logo à noite entalava o proxeneta do calor da noite com uma limpeza…
http://leoninamente.blogspot.pt/2014/03/os-corruptos-andam-arranjar-lenha-para.html
Para verem o vídeo do caracolinhos a dizer quer o Porco devia ter descido de divisão por coação e lerem a entrevista de Hermínio Loureiro antigo presidente da liga à tabu a admitir coação por parte do fdp do caldeira têm de ir a um blog lãmp, mas é por uma boa razão.
Espalhem este merda!
SL
27 Março, 2014 at 18:13
Fode-se ! Estive a ver e é inacreditável, não sei como é que esta entrevista do Hermínio Loureiro me passou despercebida. Se calhar na altura foi muito badalada, eu é que não me lembro.
O bufas e os seus acólitos fazem-me lembrar uma das minhas series de culto “Os Sopranos”…
27 Março, 2014 at 18:14
*foda-se* é português vernáculo mas tem de ficar bem escrito…
27 Março, 2014 at 18:24
Eu sinceramente não me lembro de se ter falado disto…
Mas esses fdp do fecepe fazem tantas tropelias que é natural esquecermos algumas…
Curioso é que agora com esta polémica da coação, o rui santos também parece ter perdido a memória desta pouca vergonha. O paulo garcia que estava a entrevistar o rui santos é outro que varreu-se-lhe…
Esta merda é vergonhosa, o presidente da liga admite ter sido coagido por um dos capos do bufas!
Isto é para espalhar e chegar ao conhecimento do Presi!
SL
27 Março, 2014 at 19:15
Estive a ver o vídeo, obrigado.
27 Março, 2014 at 19:21
no passa nada….
27 Março, 2014 at 17:40
OFF-SPORTING: ÚLTIMA HORA
«A Federação Portuguesa de Futebol contactou a FIFA pedindo para que Fernando possa representar a Seleção Nacional».
selecção de quem? a minha é o SPORTING!
27 Março, 2014 at 17:48
Mendes, Mendes, Mendes…
27 Março, 2014 at 18:12
Assim se queimam os jogadores portugueses !
Já agora porque não usam um Ronaldo e 10 “fernandos” ? A vergonha é a mesma !
Os jogadores tugas deviam renunciar todos à selecção !
27 Março, 2014 at 18:19
“Com o Felipão, que já passou pela Europa e esteve muito tempo em Portugal, acho que posso ter a oportunidade de vestir a amarelinha, que é o sonho de todos os jogadores. Como estou aqui há muito tempo, no Brasil há quem pense que sou português. Mas não sou. É impossível [naturalização como português]. Mesmo que alguém me procurasse para me naturalizar eu recusaria. O meu sonho é o Brasil. Tenho a certeza que um dia vou vestir a amarelinha”
Fernando em 22 Janeiro de 2013
27 Março, 2014 at 18:32
Se esse caceteiro põe os pés na selecção da fpf deixo de ser simpatizante desse “clube” e passo a apoiar unicamente as Raposas do Deserto!
Considero também aderir à argumentação e subscrever a teoria dum (felizmente) desaparecido comentador… Estou farto de piriladas dos herculanos…
27 Março, 2014 at 17:54
Continuo a dizer que LJ foi a melhor contratação da época e que a renovação devia ser feita ontem.