Amorim lamenta falta de planeamento.
A assunção do óbvio veio tarde mas chegou.
Enquanto nós aqui, simples adeptos, em Agosto já viamos o desastre que se perfilava, a estrutura de papel e certos adeptos preferiram rezar e basear tudo no wishfull thinking e na premissa do “e se corre bem”.
Só podia dar a merda que deu.
O futebol é uma ciência oculta para muito boa gente. Não seria muito grave se nessa “muito boa gente” não se incluísse gestores incompetentes pagos a peso de ouro e adeptos que votam nesses mesmos incompetentes.
A juve leo mentiu mais uma vez e as imagens do incidente na Dinamarca comprovam.. vejo muita pessoa preocupada com as contas do clube mas não se preocupam que gastemos centenas de milhares de euros por ano em multas devido a esses comportamentos
Realmente só o que já pagamos de multas pelo comportamento do Varandas e do Hugo Viana dava para muita coisa:
Comprar um avançado que fizesse golos.
Ou um central que não estivesse sempre no estaleiro.
Ou um médio de categoria.
Ou um guarda-redes com um mínimo de jogo d epés exigivel ao futebol moderno.
Ou um Porsche novo para o Varandas.
Ai é?
Onde viste isso?
Onde são as moradias dele? Qual o modelo do porsche?
Se um salário de 10 000 mês mais as clínicas dele não chegarem, tenho que investigar…
Centenas de milhar ….. bem no semestre gastamos 167 mil euros e provavelmente muito desse valor será também devido ao comportamento da dupla VV.
Podias e devias estar preocupado com o facto de no seguro de acidentes de trabalho estamos a gastar em proporção mais de UM MILHÃO de euros do que os rivais por ano. Aqui sim são centenas de milhares por ano e se eu fosse como tu estaria a insinuar que se calhar um protocolo com a seguradora para apenas utilizar as clinicas desejadas no tratamento dos sinistrados pode justificar o acréscimo do gasto. Mas como não sou má língua não digo nada disso.
Malcolm , por acaso tenho uma firma e sei o que são seguros de toda a espécie, até podes ter razão, mas sabes quais são as coberturas dos nossos seguros e dos rivais, para estares a falar com tantas certezas ?
Sei o que são seguros obrigatórios de acidentes de trabalho e é apenas desse que estamos a falar.
Cobertura de cuidados médicos, hospitalares e reabilitação sem limites de valores. Indemnizações, pensão ou subsidio por incapacidades temporária ou permanente, funeral, assistência a terceiros, reabilitação profissional, etc ..
O premio é calculado tendo em consideração vários fatores como a atividade exercida, a localização, o valor salários, histórico de sinistro.
Por mais extensões que possa ter e não vejo muitas mais que possam acrescer valor às coberturas obrigatórias, nada justifica que estejamos a pagar um prémio que tem uma taxa quase o dobro dos rivais.
Um exemplo, agora já quase todas as companhias tem protocolo, mas houve uma altura e não vai há muitos anos, que queríamos que os sinistrados fossem atendidos nos Hospital Privado em lugar do Publico, entre outros interesses dizia-mos porque no privado são mais rigorosos nas baixas de seguro. Como na altura apenas uma ou duas companhias tinham protocolo com o Hospital Privado então estávamos condicionados na escolha da seguradora e do prémio cobrado.
Só acrescentar, que nos últimos anos estamos a pagar uma média de quase 8% sobre os salários quando os rivais andam numa média de 4 a 5%.
Nada , mas mesmo nada justifica uma diferença tão grande e só espero que no Sporting estejam atentos e peguem nos últimos ReC e se dirijam de imediato à seguradora para renegociar retroativamente os prémios pagos nos últimos anos.
A única explicação mais logica para esta diferença que encontro é os rivais não estarem a declarar os salários todos, mas isso não faz muito sentido pois significa que as seguradores andam a dormir dado que o valor dos salários pagos está detalhado nos ReC que são públicos.
E ainda, dado que dizes ter uma empresa, tu ou qq outro tasqueiro que tenha uma empresa com empregados que vejam quanto pagam de prémio e duvido que encontres muitos a pagar mais de 2%.
4 a 5% nos clubes, atendendo que pelo menos dois clubes andam nestas taxas é devido aos elevados salários e aos riscos específicos do futebol, e deve ser, digo eu, a média aplicável no setor. Pagar, como é o caso do Sporting, quase o dobro da média, é a meu ver um disparate.
“Na última ronda das competições europeias vários adeptos de diversos clubes fizeram o uso da pirotecnia, porquê que o Sporting é o único clube sancionado? Com pena suspensa?”
E se calhar até alguns são sancionados, mas o Sportinguezinho do Varandas é o único que usa as multas para se virar contra os próprios adeptos.
Conhecendo o modus operandis rasteiro e desprezível desta gente não era muito rebuscado pensar que foram Varandas e Cia que foram fazer queixinhas à UEFA dos próprios adeptos.
É público que nao gosto do varandas nem do seu trabalho mas ler aqui na tasca que a UEFA atuou por causa do comunicado da direção é hilariante. Nunca pensei que o contorcionismo só para dizer mal fosse tão criativo.
Um burro vestido que acha que o buraco finaceiro se resolve por ele próprio por milagre também não era de esperar que soubesse ler ou interpretar um simples texto.
O problema que tenho é que o comunicado dá a entender que foi toda a claque, quando no entanto eles no vídeo que mandaram cá para fora mostra que foi só um gajo. Isto é tão incomodo ao Sporting que no próximo jogo esse mesmo individuo vai poder estar em Alvalade sem qualquer tipo de represália enquanto mais uma vez a claque vê mais uma vez a sua imagem manchada por causa de um individuo. A generalização feita desta maneira não é nada mais que aproveitamento politico e filha da putice, esse sim é o meu problema.
Se mandam UMA tocha nunca é toda a claque sim sim UM gajo… Essa do dá a entender… As tochas vêm sempre da zona das claques, logo são associadas às claques, o que me parece normal. Se aparecem 10 ou 20 tochas, nunca pode ser a claque toda mas uma minoria na claque.
Depois cada um interpreta como quiser os comunicados. Há sempre gente a distorcer o que se diz – aqui na Tasca é já um clássico por alguns dos tasqueiros, que gostam mais de atacar quem comenta do que o que se diz!
Não há como defender esta merda!
Claro que a culpa do ambiente entre claques e Direcção é das duas partes, a responsabilidade é maior na Direcção, na minha opinião, mas no que toque ao uso de pirotecnia só há um culpado: as claques, por causa de uma minoria que fode a sua imagem com prazer em o fazer!
Viste o vídeo que pus aqui do que aconteceu? Como é que podes dizer que aquilo vem da claque? Não há responsabilidade individual? Uma coisa foi com o Benfica que foram uma data deles a mandar, outra foi neste jogo, onde o que foi partilhado, é um gebo a atirar qualquer merda na direção de pessoas.
Se quisessem mesmo resolver o problema, esse homem a quem dá perfeitamente para ver a cara hoje já estaria suspenso de sócio (se for) e proibido de entrar no estádio. Sabes dizer porque não está se o problema é mesmo assim tão grande e grave?
O Miguel anda as voltas com esse assunto. Parece o Trincão.
Como mostrou-se contra a pirotecnia, da-lhe jeito varrer os comentários, desvalorizar os factos que demonstram que a Direção do Sporting transformou num crime horrendo uma situação tratada com normalidade pelas próprias autoridades dinamarquesas que estão mais que habituadas a isso.
O Sporting foi multado como várias equipas são pela mesma situação.
O Miguel chegou ao ponto de alimentar a cabala (!) de que os responsáveis do Midtjalland foram simpáticos com o Sporting por termos comprado Diamondé, quando os dinamarquesas dizem que o comunicado do Sporting não correspondia a verdade.
Cheguei a partilhar vários links a demonstrar que nem a polícia dinamarquesa nem os responsáveis do Midjtlland negaram o ocorrido mas que houve exagero por parte dos portugueses quanto aos feridos ligeiros e falsos detidos, e mesmo assim o Miguel veio para aqui soltar foguetes que afinal Varandas não mentiu. E depois são os outros que manipulam a informação para defenderem a sua retórica…
No fim do dia, ainda vai ser o Varandas que lançou os petardos… tamanha cegueira.
Se amam tanto o Sporting percebam que o dinheiro sai da conta do Sporting, não da conta do Varandas.
Já sobre os milhares que saem da conta do Sporting á custa do comportamento de Varandas e Viana nunca te vi aqui a comentar. Vai da coluna de cada um. Ou se tem ou não.
Mereces que o clube seja a chacota nacional há 30 anos. Nós não, mas tu mereces.
Sua iminência dos burros vestidos depois não chore como o costume e vá fazer quaixinhas que os outros é que varrem caixas só a insultos.
Tu fazes aqui uma figurinha patética todos os dias mas hoje excedeste-te. Pareces um Varandas…..entraste feito um pavão e como costume vais sair de fininho.
Há por aqui com cada pateta.. seres humanos que dão pena.
Ainda no outro dia estava a ler aqui algumas coisas que mostrei ao meu filho mais novo e lhe disse “João Maria se você algum dia escrever patetices deste tipo é deserdado”.. e não é mentira nenhuma, a educação é importante
A educação é importante sim, a ética é mais ainda não te esqueças de ensinar isso ao João Maria, no fim de contas todos os pais desejam que os filhos sejam melhores do que eles…
Aí está o dueto de zurradores profissional. Até usam as mesmas cores no avatar para todos sabermos que são do mesmo grupo de encantadores de burros. Pena que só se encantem um ao outro.
É evidente que é sempre de lamentar que os comportamentos dos adeptos possam ter consequências para terceiros.
Daí a fazer disso uma bandeira, como se fosse algo exclusivo, raro e com consequências trágicas, vai uma grande distância. Claro que dá jeito a alguns.
Um dos problemas, começa logo por em Portugal não se querer resolver a situação, temos uma imensa dificuldade em criar responsabilidades nos cidadãos e depois a sancioná-los. Umas coisas são tratadas pela rama, outras são usadas como veradeiros exemplos.
Quero com isto dizer que devíamos criar soluções para a questão da pirotecnia, em vez de passarem a vida a tentar ostracizar os adeptos, num dos campeonatos mais pacíficos do mundo. Se tentassem educar os adeptos dando liberdade e responsabilidade, se calhar estas coisas não iriam acontecer.
Vivemos num estado que foge dos problemas e das questões dificeis.
Em outros paises a questão da pirotecnia está regulada e faz parte do espectáculo.
Nós, como incompetentes que somos, a solução que encontramos foi a mais fácil, penalizar o uso da pirotecnia.
Em relação ao Sporting e a sua direção, é um caso perdido.
Estão a cagar para o Estádio vazio e psra a falta de apoio. Os cânticos incomodam mas a malta da central que está contente com este rumo assobia e a CS faz o resto.
Enquanto o Estádio e o Pavilhão não estiverem totalmente vazios, esta Direção continuará a alimentar a divisão e a guerra com quem ainda apoia o Sporting por todo o país e fora, agora sem apoios.
“Vivemos num estado que foge dos problemas e das questões dificeis.”
Resumiste tudo. Claro que o Estado somos nós, ou melhor, é um reflexo de uma parte significativa da população. Em jeito meio de brincadeira, costumo dizer que Portugal é o país mais atrasado do “mundo civilizado”.
Acho, sinceramente, que o modelo social mais adequado será um meio termo entre o modelo Suiço e a latinada do sul.
Teorias de Sábado à parte, o Sporting, entenda-se, os seus órgãos directivos, estão-se a cagar de alto para os seus adeptos. Nos modelos actuais, os clubes maiores ou mais endinheirados quase que vivem sem adeptos (no sentido do adepto que vivia ao redor do clube), mas não são, verdadeiramente, clubes de futebol, são um bando de filhos da puta, ou um putedo económico qualquer.
E, portanto, a corja da direcção do clube, que pertence ao Estado lampiónico, adora tudo isto e cai-lhes no regaço que nem rosas. «são rosas, senhor, são rosas».
Deviam de ilegalizar o arremesso e não a pirotecnia, e depois se é para agir é para agir a sério e com toda a gente. Não se pode andar a dizer que é um grave problema que causa grandes danos ao clube e depois não se fazer nada. Se o Varandas tem um real ódio a quem atira tochas e uma genuína preocupação sobre os feridos, o Sporting só tem de identificar o individuo, suspender/expulsar de sócio e interditar a entrada. O Varandas só não o faz porque se há coisa que lhe tem dado jeito é generalizar e virar toda a gente contra as claques. O pior de tudo é que as claques não se ajudam… Eu se mandasse, e visto que a época está perdida, eu marcava posição e tentava que ninguém comparecesse nos jogos do Sporting durante 1 mês. E durante esse mês não havia multas, mas haveria um Estádio às moscas, podia ser que assim a generalidade percebesse a importância das claques.
Logicamente culpa das claques que se puseram a investir dezenas de milhões em valores seguros e com retorno garantido como Eduardo, Ilori, Doumbia ou Camacho para acabarem em 4° lugar.
Claques malditas, esse dinheiro faria tanta falta para pagar mais uma festa corporate na Dinamarca! Tss, tss, não se faz.
Ou esta que deve superior à soma das multas dos últimos 10 anos por mau comportamento dos adeptos:
“O acordo foi classificado pela Autoridade da Concorrência como «restritivo da concorrência no mercado laboral», mas as multas aplicadas aos clubes variam muito nos valores.
O Benfica, com uma multa de 4,163 milhões de euros, é o clube que sofre a maior sanção, uma vez que as coimas foram calculadas com base no volume de negócios de cada entidade. Segue-se o FC Porto, com uma multa de 2,582 milhões de euros, e Sporting, com 1,66 milhões. A Liga, por seu lado, terá de pagar 141 mil euros.”
1 – Independentemente de achar que os adeptos, as claques, os dirigentes, os treinadores, os serviços e até os jogadores devam ter um comportamento exemplar e que evite as penalizações, a verdade é que sempre existiram e sempre vão existir e não apenas no Sporting mas em todos os clubes principalmente os que movimentam elevadas massas.
2 – Estamos a falar dos seguintes valores que incluem todas as multas e penalizações desde uma simples multa de transito, passando pelas multas de comportamento de adeptos, multas da ACT ou AdC e ou por atraso na entrega de uma qq declaração fiscal:
2014: 160 mil euros
2015: 164 mil euros
2016: 213 mil euros
2017: 195 mil euros
2018: 259 mil euros
2019: 278 mil euros
2020: 229 mil euros
2021: 161 mil euros
1S2023: 167 mil euros
3 – Sempre existiram e nunca vistes quer no Sporting quer em qualquer outro clube uma perseguição tão feroz aos adeptos/claques por causa de valores que pouco ou nenhum impacto transportam para as contas.
4 – A direção anterior até resolveu de uma forma simples o problema, recuperava o valor das multas no encontro de contas que fazia com a parte das quotas que pelo protocolo pertenciam às claques e se mesmo assim não moderavam o comportamento não iria ser agora que passariam a um comportamento exemplar.
5 – Se querem trazer assuntos para a ordem do dia através de comunicados tendenciosos e que apenas promovem a desunião e seguramente até contribuem para uma imagem errada e negativa de uma massa associativa que desde sempre foi fiel e criativa (não somos piores do que os outros, somos melhores e ou no mínimo iguais) que o façam com temas que tenham impacto, como por exemplo, a questão dos seguros que abordei mais acima ou essa questão da multa da AdC pois essas questões é que poderiam permitir uma poupança de milhões de euros que tão bem seriam aplicados no FF
PS: Não coloquei o valor das multas e penalidades pagas em 2022, pois é um numero que sai totalmente fora da média e tenho a certeza que está influenciado por multas elevadas e que nada terão a ver com o comportamento dos adeptos até porque no 1S2023 o valor regressa à normalidade. Em 2022 está registado 722 mil euros.
3 – 1º, não é “aos adeptos”. Nem acho que seja “às claques”. É a uma facção minoritária das claques que é dominante naquilo que é o mau comportamento das claques. Isso faz TODA a diferença.
No Porto não há porque faz parte do ADN deles ter nas claques a força armada do clube – toda a gente sabe disso! O macaco não é melhor que o mustafá. É a mesma merda de gente que não passam de marginais e vivem à margem da lei porque neste país só o gajo que rouba laranjas para comer ou dar aos filhos é que vai preso!
No Benfic@, não assumindo claques, queres que façam o quê contra elas?
4 – Diziam que resolviam. Do que se sabem não resolveram nada porque o que veio a publico é que as claques deviam 0,6M€ ao Clube/SAD. Nunca pagaram porra nenhuma da merda que fizeram… E toda a gente sabe isso, pelo que trazeres aqui essa “desculpa” só te fica mal!
5 – Eu não isento a Direcção deste problema. Nunca isentei, e não é agora que o faço. Agora, em termos da pirotecnia, só a claque tem responsabilidade – e falo na claque no geral mas sei bem que é uma minoria! Mas da mesma maneira que se diz que o Porto é corrupto, ou o Benfic@ é corrupto, na realidade não serão todos os adeptos, ou até todos os dirigentes. É a maneira simplicista de nos exprimirmos.
Ainda sobre o ponto 3 e o ponto 4, isto resolvia-se com alguma facilidade fazendo por identificar os “anormais” que prevaricam e causam multas ao Clube. Na minha opinião, é possível fazer isso, talvez não a 100%, ou seja, identificando e apanhando 100% dos que o fazem, mas apanhando a maioria, que levaria depois aos outros pensarem melhor se vale a pena serem estúpidos! E, claro, o ónus disto está nas Direcções – seja a do Bruno, seja a do Varandas, seja a que for!
Isto é um assunto. O resto, são outras coisas que podemos também debater.
Se há alguma coisa que, na minha opinião, pode ter paralelismo com isto, são as multas a dirigentes – que no clube também acontecem com frequência e que eu acho que deviam ser os próprios dirigentes a pagá-las e não o Clube/SAD.
A partir do momento que sai um comunicado já estão a generalizar e a perseguição deixa de ser a uma minoria mas todos os adeptos sejam das claques ou não.
O comunicado deveria ter começado por elogiar o comportamento exemplar dos adeptos e depois salientar o incidente acrescentado que felizmente não teve graves consequência.
Quando fazem o comunicado apenas para salientar o incidente ampliando a sua gravidade para mim é perseguição aos adeptos e às claques pois querem colocar adeptos contra claques em suma um apelo à desunião no clube e por isso uma perseguição a todos exceto os mansos da central que apenas assobiam e de vez em quando mandam uma garrafita para o relvado.
Quanto às dividas das claques já deverias estar careca de saber que foram perdoadas pelo varandas e que se tratava da indemnização pelo incendio no galinheiro e pelos bilhetes para a final da taça com a Academica que o godinho ofereceu e que a JL diz não ter controlado a sua distribuição. Quer numa quer noutra situação as claques não assumiam a responsabilidade e por isso eram questões em aberto até serem perdoadas pelo Varandas. Já as multas pelo comportamento foram todas pagas no encontro de contas feito.
Por fim, a multa de 250.000 euros encaixa que nem uma luva no tema pois sozinha e devido à incompetência da gestão pagaram uma multa que sozinha é muito mas mesmo muito superior a todas as multas de comportamento dos adeptos num ano.
É também uma forma de imputar às claques a falta de espectadores no Estádio.
Pintam um quadro trágico para justificar a falta de militância e descupar a sua incompetência.
Epá, há gente que não vai à bola desde que as claques sairam do seu local e passaram a ocupar outras zonas.
Isso já foi até debatido aqui por as claques ocuparem lugares de Gamebox de outras pessoas.
Não querer ver isso é, mais uma vez, enterrar a cabeça na areia – coisa que tu ultimamente fazes com habilidade!
E se queres outro exemplo, este ano não voltei comprar Gamebox porque as claques estão onde eu costumo ter a minha. Foram só 3… E sei de mais gente a fazer o mesmo. E, como eu, dizem que não voltam enquanto as claques ali estiverem.
Eu entendo o que dizes mas vejo a coisa de outra maneira.
Sim, generalizam.
São burros. Falta-lhes total bom senso para tratarem do assunto, por isso eu digo que neste problema das claques, havendo culpas repartidas dos 2 lados, a grande responsabilidade é da Direcção. E o que faz isto estar cada vez mais extremado, não é a estupidez de quem manda nas claques mas sim a falta de habilidade e estupidez da Direcção.
Mas isso é uma coisa.
O problema da pirotecnia é outra coisa e aqui só há responsabilidade e culpa das claques que a usam. E é normal que se a pirotecnia vem da zona da claque X, digam que a culpa é da claque X, e não que é culpa de gente da claque X – que até podia ser visto da mesma maneira!
Quando o pessoal faz o que é suposto, não precisa ser elogiado.
Não faz sentido dizer “epá, parabéns, portaste-te bem!”.
Portar bem deve ser visto como o normal. Não como algo espectacular que merece elogios!
É verdade que podiam ter dado um doce, porque faz parte do politicamente correcto, mas não fazia sentido, do meu ponto de vista. Se me dizes que deviam ter sido menos generalistas e mais objectivos na critica ao que aconteceu, aí concordo. Mas a forma simplicista como estas merdas são tratadas leva muitas vezes à generalização – que acaba por ser algo injusta – mas que necessita também de que possamos saber relativizar o que se quer dizer. E o que se quer dizer é criticar os idiotas que se portam mal. Temos de ter o discernimento para perceber que é isso que se trata e não que se atacam 600 gajos porque 3 ou 10 foram parvos!
Na minha opinião, quem faz isso o que pretende é desculpar os 3 ou 10 e colocar o ónus do problema em quem fez um comunicado inábil, que devia ter sido bem melhor elaborado, já prevendo que há um ruído que sempre se aproveita destas falhas – mas a inabilidade deles é tão grande que nem chegam lá!
Não tenho conhecimento dessa situação que falas das multas.
Sim, sei que se falou no idiota do Varandas perdoar a multa – enfim, mais um erro!
A multa de 250 mil euros não limpa o resto. Quanto muito agrava o problema e, mais uma vez, devia ter sido paga por quem cometeu o erro ou tido consequências profissionais.
Para mim isto é sempre muito claro – e devia ser absolutamente transparente no Sporting ou em qualquer empresa – e nunca pode servir para justificar outras merdas.
Em Portugal, onde a competência é uma coisita não muito relevante, tudo serve para justificar tudo e há sempre uma mão a lavar a outra. É um dos problemas do país ter esta mentalidade, e o Sporting sofre disso como a maioria das empresas!
Que se acabem com as claques para podermos bater recordes de assistências. 20k pessoas são demasiadas pessoas, 16k será melhor, fazem pouco ou nenhum barulho, estão mais recetivas a comprar mercadoria e a aprovar orçamentos POTENTES.
Quando o clube morrer, vai ser giro ver todos os ratos a abandonarem o navio e outros a lavarem as mãos como Pilatos. É cíclico, e desta vez será um final de ciclo. Vamos ver o que restará do Sporting nessa altura.
Basta afastar do futebol quem insiste em prevaricar…
Frases tipo “que se acabem com as claques…” só servem para desconversar e para fazer de uma minoria de idiotas uns coitadinhos… A maioria do pessoal das claques é gente boa que só quer apoiar o clube. Portanto, acabar com as claques – que no fundo nem é o que queres nem o que defendes – só os iria penalizar sem terem feito nada de mal!
Não estou a tentar desconversar nada, apenas acho que é essa a única solução, a única que satisfaz os anti-claques pelo menos, e é a solução que está cada vez a ganhar mais forma.
Go for it. Depois logo se vê. Eu prevejo que será mais um tiro nos pés, mas se toda a gente acha que é pelo melhor… força.
E achar que tirando alguns elementos e substituir por outros vai resolver o que quer que seja é no mínimo dos mínimos ingénuo.
Outra, a maneira como trataram os DUXXI, uma claque exemplar, responsável maioritária nesta altura pelo ambiente do estádio pois quando o assunto “claques” vem ao barulho, pensam apenas na JL. A JL tem realmente todo um pomar de maçãs podres, mas não será retirando essas maçãs que vão resolver o problema. É preciso muito mais do que isso. É preciso respeitar as pessoas e esta direção desde o dia 1 que não mostrou qualquer respeito. Que perseguiu e ostracizou uma secção de adeptos inteira sem olhar para justos ou pecadores. Criaram este monstro, que não tentem deitar a culpa para cima dos outros quando a culpa é inteiramente deles.
A maneira como trataram os DUXXI com o cartão de adepto que agora é ZECAP ou o crl, em que o conceito é exatamente o mesmo, tentando passar a imagem que eles não aceitaram ir para essa zona por capricho quando desde a criação do cartão de adepto, eles foram contra.
É tudo uma questão de princípio e de luta por direitos e contra leis que limitam a liberdade e discriminam apenas uma parte do público que vai ao espetáculo.
Mas lá está, a culpa no final é do meninos que não aceitam serem identificados.
Criticam muita merda no país, mas quando realmente veem as pessoas a defender os seus direitos e a protestar, arranjam sempre alguma forma de menosprezar a luta dos outros porque não é a vossa e não vos faz diferença. Um pouco de empatia não vos faria nada mal, e talvez até seja esse o caminho para alcançar algum consenso. É só uma ideia… ou então continuar com táticas de guerrilha.
Se uma claque tem, vamos supor, 20% de idiotas e 80% de pessoas que só ali estão para apoiar o clube na sua boa fé, porque raio é que tirando os 20% a coisa não passará a funcionar?
Esse comentário é absolutamente idiota, e, claro, tinha de vir zurrar o 7upsemgás…
Se lá estão 500, 80% são gente boa…
Se lá estão 3000, 80% são gente boa…
Percebes?
Não falei em número de pessoas – que esses podias contestar! Falei numa percentagem dos que lá estão… No caso da Dinamarca, sendo 600 adeptos no total, 120 eram os 20%, o que nem foi o caso porque segundo os relatórios foram 4 ou 5 que fizeram merda mais grossa e uns 20 ou 30 que usaram pirotecnia – pelo que se vê nas imagens!
Não votei Varandas…
E também acho muito limitado o seu trabalho no Sporting…
Mas meus amigos…condeno veentemente a postura de alguns elementos das claques que têm prejudicado e muito o Clube…
Dizem eles “ que apoiam” o Sporting…
Pois eu …”tenho sérias dúvidas de que assim seja…”
Acredito que a maior parte dos componentes das claques, sejam “ pessoas normais “ como a generalidade dos adeptos…
Só não entendo…é como essa maioria “ se deixa manobrar” por uns quantos que apenas militam nas claques “ para proveito próprio..
“
O Sporting não pode continuar a ser prejudicado por “ está meia dúzia alargada ” de indivíduos…
A quem “ falta o mínimo “ – o respeito pelo Clube – , para que possam ser considerados Sportinguistas…
Desculpem, mas um Sportinguista…” não pode ter semelhante comportamento…” em relação ao Sporting…
“ Não gostam do presidente…?”
Estão no seu direito…
Mas…” onde fica o Sporting…no meio dessa guerra…?”
Mas…” onde fica o Sporting…no meio dessa guerra…?”
É uma pergunta que Varandas deveria também responder pois compete ao Sporting identificar e castigar, segundo os estatutos, os sócios que prejudicam o Clube. Tem meios para isso mas não fazê-lo. Porquê?
Pela bitola da direcção do Sporting e seus acólitos, não havia, praticamente, adeptos em estádio nenhum do mundo. No limite, não havia sociedade. Porque a sociedade está cheia de merda….
Ninguém normal deseja um modelo de guerra eterna à moda do derby de Belgrado (mas que visto de fora….tem a sua “piada”, lá isso tem), mas o mundo do futebol está cheio de situações que, sendo na sua maioria, pouco graves em termos de consquências, são altamente questionáveis em termos comportamentais.
E não vejo as direcções do clube a fazerem autênticas perseguições aos seus adeptos. O que a direcção do Sporting faz é uma cortina de fumo para atrasados mentais.
A situações não se resolve com o ostracismo, é assim em qualquer sector da sociedade e não é preciso um phd em sociologia/psiquiatria/antropologia/psicologia/merdologia para perceber isso.
Não sei se me adaptava de novo a ter bandeiras à minha frente quando assito ao jogo.
As tenho saudades quantos aos cânticos e festa na bancada de mandar em casa.
Santa ingenuidade! Os corporates vão porque o Clube tem sempre um lugar especial nestes jogos. OU achas que os corporates vão para onde vão as claques?
O futebol, para os adeptos, devia ser isto. Agora o Varandas ou o 4-3-3 com pressão alta e entre linhas e essa merda toda….opa…isso é para os mongolóides da cmtv.
Embora arsenal! Toca a foder os Cities desta vida. Que jogo!! Que pena não ver essa emoção nos nossos jogos. A perder e arriscar tudo em vez de andar a trocar a bola entre o guarda redes e os centrais. Quem diria que isso ainda se faz no futebol!!
Eu tenho um fraco pelo Liverpool, mas gostava muito de ver o Arsenal campeão está época… depois de ser eliminado da L. Europa pelo grande, evidentment….
Que pouca vergonha de arbitragem. Devia ser amarelo para o Otávio e nada depois expulsa um gajo por uma falta que só cá é que se marca. Está feito para o porto
4 Março, 2023 at 8:29
Amorim lamenta falta de planeamento.
A assunção do óbvio veio tarde mas chegou.
Enquanto nós aqui, simples adeptos, em Agosto já viamos o desastre que se perfilava, a estrutura de papel e certos adeptos preferiram rezar e basear tudo no wishfull thinking e na premissa do “e se corre bem”.
Só podia dar a merda que deu.
O futebol é uma ciência oculta para muito boa gente. Não seria muito grave se nessa “muito boa gente” não se incluísse gestores incompetentes pagos a peso de ouro e adeptos que votam nesses mesmos incompetentes.
Agora já está, já está.
4 Março, 2023 at 11:07
Lamenta o planeamento mas está feliz com o lucro. Cenas…
4 Março, 2023 at 12:23
Está em sintonia com o patronato.
Chateado mas não preocupado.
4 Março, 2023 at 8:35
A juve leo mentiu mais uma vez e as imagens do incidente na Dinamarca comprovam.. vejo muita pessoa preocupada com as contas do clube mas não se preocupam que gastemos centenas de milhares de euros por ano em multas devido a esses comportamentos
4 Março, 2023 at 8:42
Realmente só o que já pagamos de multas pelo comportamento do Varandas e do Hugo Viana dava para muita coisa:
Comprar um avançado que fizesse golos.
Ou um central que não estivesse sempre no estaleiro.
Ou um médio de categoria.
Ou um guarda-redes com um mínimo de jogo d epés exigivel ao futebol moderno.
Ou um Porsche novo para o Varandas.
Tantas opções…
4 Março, 2023 at 8:42
Temos uma direcção que não consegue resolver nada… não consegue fazer um planeamento da época, não consegue gerir adeptos… são uma nulidade.
4 Março, 2023 at 8:48
A gerir o próprio bolso são mestres. Olha só para as moradias de luxo do Dr Fivelas e que bem calçado que ele anda de Porsche.
4 Março, 2023 at 10:42
Ai é?
Onde viste isso?
Onde são as moradias dele? Qual o modelo do porsche?
Se um salário de 10 000 mês mais as clínicas dele não chegarem, tenho que investigar…
4 Março, 2023 at 12:16
É tudo público, é usar o google. Mas faz um favor a ti próprio, investiga primeiro como usar o único neurónio que te calhou na rifa.
4 Março, 2023 at 12:00
Centenas de milhar ….. bem no semestre gastamos 167 mil euros e provavelmente muito desse valor será também devido ao comportamento da dupla VV.
Podias e devias estar preocupado com o facto de no seguro de acidentes de trabalho estamos a gastar em proporção mais de UM MILHÃO de euros do que os rivais por ano. Aqui sim são centenas de milhares por ano e se eu fosse como tu estaria a insinuar que se calhar um protocolo com a seguradora para apenas utilizar as clinicas desejadas no tratamento dos sinistrados pode justificar o acréscimo do gasto. Mas como não sou má língua não digo nada disso.
4 Março, 2023 at 12:17
Ora…….quem diria.
4 Março, 2023 at 12:25
Malcolm , por acaso tenho uma firma e sei o que são seguros de toda a espécie, até podes ter razão, mas sabes quais são as coberturas dos nossos seguros e dos rivais, para estares a falar com tantas certezas ?
4 Março, 2023 at 12:48
Sei o que são seguros obrigatórios de acidentes de trabalho e é apenas desse que estamos a falar.
Cobertura de cuidados médicos, hospitalares e reabilitação sem limites de valores. Indemnizações, pensão ou subsidio por incapacidades temporária ou permanente, funeral, assistência a terceiros, reabilitação profissional, etc ..
O premio é calculado tendo em consideração vários fatores como a atividade exercida, a localização, o valor salários, histórico de sinistro.
Por mais extensões que possa ter e não vejo muitas mais que possam acrescer valor às coberturas obrigatórias, nada justifica que estejamos a pagar um prémio que tem uma taxa quase o dobro dos rivais.
Um exemplo, agora já quase todas as companhias tem protocolo, mas houve uma altura e não vai há muitos anos, que queríamos que os sinistrados fossem atendidos nos Hospital Privado em lugar do Publico, entre outros interesses dizia-mos porque no privado são mais rigorosos nas baixas de seguro. Como na altura apenas uma ou duas companhias tinham protocolo com o Hospital Privado então estávamos condicionados na escolha da seguradora e do prémio cobrado.
4 Março, 2023 at 13:04
Só acrescentar, que nos últimos anos estamos a pagar uma média de quase 8% sobre os salários quando os rivais andam numa média de 4 a 5%.
Nada , mas mesmo nada justifica uma diferença tão grande e só espero que no Sporting estejam atentos e peguem nos últimos ReC e se dirijam de imediato à seguradora para renegociar retroativamente os prémios pagos nos últimos anos.
A única explicação mais logica para esta diferença que encontro é os rivais não estarem a declarar os salários todos, mas isso não faz muito sentido pois significa que as seguradores andam a dormir dado que o valor dos salários pagos está detalhado nos ReC que são públicos.
4 Março, 2023 at 13:13
E ainda, dado que dizes ter uma empresa, tu ou qq outro tasqueiro que tenha uma empresa com empregados que vejam quanto pagam de prémio e duvido que encontres muitos a pagar mais de 2%.
4 a 5% nos clubes, atendendo que pelo menos dois clubes andam nestas taxas é devido aos elevados salários e aos riscos específicos do futebol, e deve ser, digo eu, a média aplicável no setor. Pagar, como é o caso do Sporting, quase o dobro da média, é a meu ver um disparate.
4 Março, 2023 at 14:22
Realmente tu percebes disto. Obrigado
4 Março, 2023 at 8:46
“Na última ronda das competições europeias vários adeptos de diversos clubes fizeram o uso da pirotecnia, porquê que o Sporting é o único clube sancionado? Com pena suspensa?”
Não faltam exemplos:
https://twitter.com/Georginafonso14/status/1631783565624057860?t=6XX9wiWv9h7PdPkYW8jm5A&s=19
E se calhar até alguns são sancionados, mas o Sportinguezinho do Varandas é o único que usa as multas para se virar contra os próprios adeptos.
Conhecendo o modus operandis rasteiro e desprezível desta gente não era muito rebuscado pensar que foram Varandas e Cia que foram fazer queixinhas à UEFA dos próprios adeptos.
Maravilhoso estado de sítio.
4 Março, 2023 at 14:06
Óbvio
4 Março, 2023 at 9:47
Bom dia.
É público que nao gosto do varandas nem do seu trabalho mas ler aqui na tasca que a UEFA atuou por causa do comunicado da direção é hilariante. Nunca pensei que o contorcionismo só para dizer mal fosse tão criativo.
4 Março, 2023 at 10:06
Má interpretação…
O que se está a referir é que esta direcção de BILTRES fez um alarido e foi fazer queixinhas á UEFA.
Agora recebem a factura…
4 Março, 2023 at 10:08
Um burro vestido que acha que o buraco finaceiro se resolve por ele próprio por milagre também não era de esperar que soubesse ler ou interpretar um simples texto.
4 Março, 2023 at 10:43
És tu o inteligente…
4 Março, 2023 at 12:08
Chama-se um, vem logo outro a seguir. Este é melhor zurrador sem dúvida.
4 Março, 2023 at 12:57
Estás a comentar sobre o xupista ter comentado o comentário do Cunha e tu vires logo a seguir zurrir também? 😀 😀 😀
Vocês são tão básicos que nem percebem os tiros nos pés que dão…
4 Março, 2023 at 13:29
Espero que estejas a usar Pro-Flex Pivot, senão até tenho pena de ti…
4 Março, 2023 at 14:21
Só dá mesmo pena, e nem se apercebeu 🙂
4 Março, 2023 at 14:21
Eishhhhh sua iminência dos burros vestidos chegou, patinou, trocou-se todo e no fim acha que os outros é que estão trocados. 😀 😀 😀
Que boneco, minha nossa 🙂
4 Março, 2023 at 11:44
O problema que tenho é que o comunicado dá a entender que foi toda a claque, quando no entanto eles no vídeo que mandaram cá para fora mostra que foi só um gajo. Isto é tão incomodo ao Sporting que no próximo jogo esse mesmo individuo vai poder estar em Alvalade sem qualquer tipo de represália enquanto mais uma vez a claque vê mais uma vez a sua imagem manchada por causa de um individuo. A generalização feita desta maneira não é nada mais que aproveitamento politico e filha da putice, esse sim é o meu problema.
4 Março, 2023 at 13:03
Se mandam UMA tocha nunca é toda a claque sim sim UM gajo… Essa do dá a entender… As tochas vêm sempre da zona das claques, logo são associadas às claques, o que me parece normal. Se aparecem 10 ou 20 tochas, nunca pode ser a claque toda mas uma minoria na claque.
Depois cada um interpreta como quiser os comunicados. Há sempre gente a distorcer o que se diz – aqui na Tasca é já um clássico por alguns dos tasqueiros, que gostam mais de atacar quem comenta do que o que se diz!
Não há como defender esta merda!
Claro que a culpa do ambiente entre claques e Direcção é das duas partes, a responsabilidade é maior na Direcção, na minha opinião, mas no que toque ao uso de pirotecnia só há um culpado: as claques, por causa de uma minoria que fode a sua imagem com prazer em o fazer!
4 Março, 2023 at 13:35
Viste o vídeo que pus aqui do que aconteceu? Como é que podes dizer que aquilo vem da claque? Não há responsabilidade individual? Uma coisa foi com o Benfica que foram uma data deles a mandar, outra foi neste jogo, onde o que foi partilhado, é um gebo a atirar qualquer merda na direção de pessoas.
Se quisessem mesmo resolver o problema, esse homem a quem dá perfeitamente para ver a cara hoje já estaria suspenso de sócio (se for) e proibido de entrar no estádio. Sabes dizer porque não está se o problema é mesmo assim tão grande e grave?
4 Março, 2023 at 13:58
O Miguel anda as voltas com esse assunto. Parece o Trincão.
Como mostrou-se contra a pirotecnia, da-lhe jeito varrer os comentários, desvalorizar os factos que demonstram que a Direção do Sporting transformou num crime horrendo uma situação tratada com normalidade pelas próprias autoridades dinamarquesas que estão mais que habituadas a isso.
O Sporting foi multado como várias equipas são pela mesma situação.
O Miguel chegou ao ponto de alimentar a cabala (!) de que os responsáveis do Midtjalland foram simpáticos com o Sporting por termos comprado Diamondé, quando os dinamarquesas dizem que o comunicado do Sporting não correspondia a verdade.
Cheguei a partilhar vários links a demonstrar que nem a polícia dinamarquesa nem os responsáveis do Midjtlland negaram o ocorrido mas que houve exagero por parte dos portugueses quanto aos feridos ligeiros e falsos detidos, e mesmo assim o Miguel veio para aqui soltar foguetes que afinal Varandas não mentiu. E depois são os outros que manipulam a informação para defenderem a sua retórica…
4 Março, 2023 at 14:22
Esse coitado já nem dá para o gasto. Hoje entrou a pés juntos e caiu de cu logo ao primeiro comentário. A vontade de se armar é tanta 😀
4 Março, 2023 at 14:09
Pelos vistos, o que esse rapaz fez foi tão grave que ao fim de 10 minutos a polícia já o tinha voltado a por a ver o jogo.
Sejam Homens!
4 Março, 2023 at 10:14
No fim do dia, ainda vai ser o Varandas que lançou os petardos… tamanha cegueira.
Se amam tanto o Sporting percebam que o dinheiro sai da conta do Sporting, não da conta do Varandas.
4 Março, 2023 at 10:28
Olha este está preocupado com o dinheiro que sai das contas do SCP …
Onde é que tens andado nos últimos 4 anos???
É que tem sido cá um ROUBO ao SCP… Já vai em mais de 700 Milhões € …
Isso não te preocupa???
4 Março, 2023 at 12:13
Já sobre os milhares que saem da conta do Sporting á custa do comportamento de Varandas e Viana nunca te vi aqui a comentar. Vai da coluna de cada um. Ou se tem ou não.
Mereces que o clube seja a chacota nacional há 30 anos. Nós não, mas tu mereces.
4 Março, 2023 at 13:04
Aqui está a dupla, mais uma vez, a zurrir!
4 Março, 2023 at 14:24
Sua iminência dos burros vestidos depois não chore como o costume e vá fazer quaixinhas que os outros é que varrem caixas só a insultos.
Tu fazes aqui uma figurinha patética todos os dias mas hoje excedeste-te. Pareces um Varandas…..entraste feito um pavão e como costume vais sair de fininho.
4 Março, 2023 at 15:16
Ò Miguel então ru não vês que esta dupla é o Beavis e o Butthead cá da Taska…?! Ô melhor o Mike e o Melga…
4 Março, 2023 at 15:39
Ehehe este voltou do mortos para isto. Nem te reconhecia sem o teu namorado grudado a ti.
Dumb and Dumber assenta-vos bem.
4 Março, 2023 at 15:44
Parece ser mais um caso de clonagem.
4 Março, 2023 at 16:23
É provável até porque o primeiro caso de clonagem bem sucedido foi uma ovelha.
E isto realmente parece mais um do rebanho que dizem mé mé a tudo.
5 Março, 2023 at 4:10
Ainda te dás ao trabalho de responder a esta.Ovelha Ranhosa Dolly….
4 Março, 2023 at 16:47
Isto não é um comentário do Brave e se o gajo que lhe raptou o nick for homenzinho acusa-se
4 Março, 2023 at 14:10
Foi o Varandas que quis que isto tivesse o desfecho que teve.
4 Março, 2023 at 10:50
Há por aqui com cada pateta.. seres humanos que dão pena.
Ainda no outro dia estava a ler aqui algumas coisas que mostrei ao meu filho mais novo e lhe disse “João Maria se você algum dia escrever patetices deste tipo é deserdado”.. e não é mentira nenhuma, a educação é importante
4 Março, 2023 at 11:06
😀
4 Março, 2023 at 11:42
Já percebi porque é que o Luís Ribeiro gosta tanto do Varandas loooool
4 Março, 2023 at 12:11
Ahahahhahahahah um queque da linha no seu esplendor. Entende-se perfeitamente o apoio ao Fivelas.
Tanto clube para esta escória da sociedade assentar e vieram todos para aqui.
Pobre Sporting.
4 Março, 2023 at 12:21
🙂
4 Março, 2023 at 13:34
O nick do ribeiro acabou de ser assaltado.
4 Março, 2023 at 14:11
És um gozão … lampeao 🙂
4 Março, 2023 at 15:25
Luigi…. roubaram-te o nick!!
4 Março, 2023 at 16:51
A educação é importante sim, a ética é mais ainda não te esqueças de ensinar isso ao João Maria, no fim de contas todos os pais desejam que os filhos sejam melhores do que eles…
4 Março, 2023 at 11:03
Bom dia, Tasca.
Bom dia e bom fim de semana, Max.
Um abraço e SL.
4 Março, 2023 at 11:46
Hoje arrancou equilibrado! Serôdio, não se avança sozinho. Turma do Malhão, perdão, Puros cheguem-se à frente.
4 Março, 2023 at 12:15
Saudade do croquete Banano. Outro que comenta aqui á lá carte. Sobre o e-toupeira e a traição do cavalo branco com o Orelhas não comentaste.
Dizem-se eles do Sportins……
4 Março, 2023 at 13:05
O xupista deixou passar esta…
4 Março, 2023 at 13:52
4 Março, 2023 at 14:26
Aí está o dueto de zurradores profissional. Até usam as mesmas cores no avatar para todos sabermos que são do mesmo grupo de encantadores de burros. Pena que só se encantem um ao outro.
4 Março, 2023 at 12:09
É evidente que é sempre de lamentar que os comportamentos dos adeptos possam ter consequências para terceiros.
Daí a fazer disso uma bandeira, como se fosse algo exclusivo, raro e com consequências trágicas, vai uma grande distância. Claro que dá jeito a alguns.
Um dos problemas, começa logo por em Portugal não se querer resolver a situação, temos uma imensa dificuldade em criar responsabilidades nos cidadãos e depois a sancioná-los. Umas coisas são tratadas pela rama, outras são usadas como veradeiros exemplos.
Quero com isto dizer que devíamos criar soluções para a questão da pirotecnia, em vez de passarem a vida a tentar ostracizar os adeptos, num dos campeonatos mais pacíficos do mundo. Se tentassem educar os adeptos dando liberdade e responsabilidade, se calhar estas coisas não iriam acontecer.
4 Março, 2023 at 13:10
Vivemos num estado que foge dos problemas e das questões dificeis.
Em outros paises a questão da pirotecnia está regulada e faz parte do espectáculo.
Nós, como incompetentes que somos, a solução que encontramos foi a mais fácil, penalizar o uso da pirotecnia.
Em relação ao Sporting e a sua direção, é um caso perdido.
Estão a cagar para o Estádio vazio e psra a falta de apoio. Os cânticos incomodam mas a malta da central que está contente com este rumo assobia e a CS faz o resto.
Enquanto o Estádio e o Pavilhão não estiverem totalmente vazios, esta Direção continuará a alimentar a divisão e a guerra com quem ainda apoia o Sporting por todo o país e fora, agora sem apoios.
4 Março, 2023 at 14:33
“Vivemos num estado que foge dos problemas e das questões dificeis.”
Resumiste tudo. Claro que o Estado somos nós, ou melhor, é um reflexo de uma parte significativa da população. Em jeito meio de brincadeira, costumo dizer que Portugal é o país mais atrasado do “mundo civilizado”.
Acho, sinceramente, que o modelo social mais adequado será um meio termo entre o modelo Suiço e a latinada do sul.
Teorias de Sábado à parte, o Sporting, entenda-se, os seus órgãos directivos, estão-se a cagar de alto para os seus adeptos. Nos modelos actuais, os clubes maiores ou mais endinheirados quase que vivem sem adeptos (no sentido do adepto que vivia ao redor do clube), mas não são, verdadeiramente, clubes de futebol, são um bando de filhos da puta, ou um putedo económico qualquer.
E, portanto, a corja da direcção do clube, que pertence ao Estado lampiónico, adora tudo isto e cai-lhes no regaço que nem rosas. «são rosas, senhor, são rosas».
4 Março, 2023 at 14:50
Deviam de ilegalizar o arremesso e não a pirotecnia, e depois se é para agir é para agir a sério e com toda a gente. Não se pode andar a dizer que é um grave problema que causa grandes danos ao clube e depois não se fazer nada. Se o Varandas tem um real ódio a quem atira tochas e uma genuína preocupação sobre os feridos, o Sporting só tem de identificar o individuo, suspender/expulsar de sócio e interditar a entrada. O Varandas só não o faz porque se há coisa que lhe tem dado jeito é generalizar e virar toda a gente contra as claques. O pior de tudo é que as claques não se ajudam… Eu se mandasse, e visto que a época está perdida, eu marcava posição e tentava que ninguém comparecesse nos jogos do Sporting durante 1 mês. E durante esse mês não havia multas, mas haveria um Estádio às moscas, podia ser que assim a generalidade percebesse a importância das claques.
4 Março, 2023 at 15:31
Disseste tudo.
Mas é a tal responsabilização com consequências que não dá jeito.
O que dá jeito é ter bodes expiatórios e não resolver o problema. Não estão, de todo, preocupados com as consequências.
As claques também não ajudam à festa, mas é complexo controlar massas.
4 Março, 2023 at 12:21
E quando o Sporting teve de pagar uma multa de 250 mil euros por incumprimento de pressupostos financeiros:
https://twitter.com/ppaodemonio/status/1631789368879792130?t=0gnIQ0p2IRIOvMqj73TB9w&s=19
Logicamente culpa das claques que se puseram a investir dezenas de milhões em valores seguros e com retorno garantido como Eduardo, Ilori, Doumbia ou Camacho para acabarem em 4° lugar.
Claques malditas, esse dinheiro faria tanta falta para pagar mais uma festa corporate na Dinamarca! Tss, tss, não se faz.
4 Março, 2023 at 12:27
Ou esta que deve superior à soma das multas dos últimos 10 anos por mau comportamento dos adeptos:
“O acordo foi classificado pela Autoridade da Concorrência como «restritivo da concorrência no mercado laboral», mas as multas aplicadas aos clubes variam muito nos valores.
O Benfica, com uma multa de 4,163 milhões de euros, é o clube que sofre a maior sanção, uma vez que as coimas foram calculadas com base no volume de negócios de cada entidade. Segue-se o FC Porto, com uma multa de 2,582 milhões de euros, e Sporting, com 1,66 milhões. A Liga, por seu lado, terá de pagar 141 mil euros.”
4 Março, 2023 at 13:29
Tem tudo a ver… E vamos ver se essa multa se mantém, porque os clubes e a Liga recorreram…
4 Março, 2023 at 14:13
Miguel tem a ver pelo seguinte:
1 – Independentemente de achar que os adeptos, as claques, os dirigentes, os treinadores, os serviços e até os jogadores devam ter um comportamento exemplar e que evite as penalizações, a verdade é que sempre existiram e sempre vão existir e não apenas no Sporting mas em todos os clubes principalmente os que movimentam elevadas massas.
2 – Estamos a falar dos seguintes valores que incluem todas as multas e penalizações desde uma simples multa de transito, passando pelas multas de comportamento de adeptos, multas da ACT ou AdC e ou por atraso na entrega de uma qq declaração fiscal:
2014: 160 mil euros
2015: 164 mil euros
2016: 213 mil euros
2017: 195 mil euros
2018: 259 mil euros
2019: 278 mil euros
2020: 229 mil euros
2021: 161 mil euros
1S2023: 167 mil euros
3 – Sempre existiram e nunca vistes quer no Sporting quer em qualquer outro clube uma perseguição tão feroz aos adeptos/claques por causa de valores que pouco ou nenhum impacto transportam para as contas.
4 – A direção anterior até resolveu de uma forma simples o problema, recuperava o valor das multas no encontro de contas que fazia com a parte das quotas que pelo protocolo pertenciam às claques e se mesmo assim não moderavam o comportamento não iria ser agora que passariam a um comportamento exemplar.
5 – Se querem trazer assuntos para a ordem do dia através de comunicados tendenciosos e que apenas promovem a desunião e seguramente até contribuem para uma imagem errada e negativa de uma massa associativa que desde sempre foi fiel e criativa (não somos piores do que os outros, somos melhores e ou no mínimo iguais) que o façam com temas que tenham impacto, como por exemplo, a questão dos seguros que abordei mais acima ou essa questão da multa da AdC pois essas questões é que poderiam permitir uma poupança de milhões de euros que tão bem seriam aplicados no FF
PS: Não coloquei o valor das multas e penalidades pagas em 2022, pois é um numero que sai totalmente fora da média e tenho a certeza que está influenciado por multas elevadas e que nada terão a ver com o comportamento dos adeptos até porque no 1S2023 o valor regressa à normalidade. Em 2022 está registado 722 mil euros.
4 Março, 2023 at 14:27
Ainda te dás ao trabalho com esse caso clínico? 🙂
4 Março, 2023 at 15:48
E o xupista? Onde anda?
4 Março, 2023 at 16:24
Provavelmente ouviu-te zurrar à entrada e voltou para trás.
4 Março, 2023 at 16:30
Zurrar é com vocês… Isso está bem explicito lá em cima… 🙂
4 Março, 2023 at 18:06
Para não variar vais em contra mão.
Espalhaste-te ao comprido e insistes na tua própria estupidez. Nada de novo.
4 Março, 2023 at 15:48
1 – …
2 – …
3 – 1º, não é “aos adeptos”. Nem acho que seja “às claques”. É a uma facção minoritária das claques que é dominante naquilo que é o mau comportamento das claques. Isso faz TODA a diferença.
No Porto não há porque faz parte do ADN deles ter nas claques a força armada do clube – toda a gente sabe disso! O macaco não é melhor que o mustafá. É a mesma merda de gente que não passam de marginais e vivem à margem da lei porque neste país só o gajo que rouba laranjas para comer ou dar aos filhos é que vai preso!
No Benfic@, não assumindo claques, queres que façam o quê contra elas?
4 – Diziam que resolviam. Do que se sabem não resolveram nada porque o que veio a publico é que as claques deviam 0,6M€ ao Clube/SAD. Nunca pagaram porra nenhuma da merda que fizeram… E toda a gente sabe isso, pelo que trazeres aqui essa “desculpa” só te fica mal!
5 – Eu não isento a Direcção deste problema. Nunca isentei, e não é agora que o faço. Agora, em termos da pirotecnia, só a claque tem responsabilidade – e falo na claque no geral mas sei bem que é uma minoria! Mas da mesma maneira que se diz que o Porto é corrupto, ou o Benfic@ é corrupto, na realidade não serão todos os adeptos, ou até todos os dirigentes. É a maneira simplicista de nos exprimirmos.
Ainda sobre o ponto 3 e o ponto 4, isto resolvia-se com alguma facilidade fazendo por identificar os “anormais” que prevaricam e causam multas ao Clube. Na minha opinião, é possível fazer isso, talvez não a 100%, ou seja, identificando e apanhando 100% dos que o fazem, mas apanhando a maioria, que levaria depois aos outros pensarem melhor se vale a pena serem estúpidos! E, claro, o ónus disto está nas Direcções – seja a do Bruno, seja a do Varandas, seja a que for!
Isto é um assunto. O resto, são outras coisas que podemos também debater.
Se há alguma coisa que, na minha opinião, pode ter paralelismo com isto, são as multas a dirigentes – que no clube também acontecem com frequência e que eu acho que deviam ser os próprios dirigentes a pagá-las e não o Clube/SAD.
4 Março, 2023 at 16:13
A partir do momento que sai um comunicado já estão a generalizar e a perseguição deixa de ser a uma minoria mas todos os adeptos sejam das claques ou não.
O comunicado deveria ter começado por elogiar o comportamento exemplar dos adeptos e depois salientar o incidente acrescentado que felizmente não teve graves consequência.
Quando fazem o comunicado apenas para salientar o incidente ampliando a sua gravidade para mim é perseguição aos adeptos e às claques pois querem colocar adeptos contra claques em suma um apelo à desunião no clube e por isso uma perseguição a todos exceto os mansos da central que apenas assobiam e de vez em quando mandam uma garrafita para o relvado.
Quanto às dividas das claques já deverias estar careca de saber que foram perdoadas pelo varandas e que se tratava da indemnização pelo incendio no galinheiro e pelos bilhetes para a final da taça com a Academica que o godinho ofereceu e que a JL diz não ter controlado a sua distribuição. Quer numa quer noutra situação as claques não assumiam a responsabilidade e por isso eram questões em aberto até serem perdoadas pelo Varandas. Já as multas pelo comportamento foram todas pagas no encontro de contas feito.
Por fim, a multa de 250.000 euros encaixa que nem uma luva no tema pois sozinha e devido à incompetência da gestão pagaram uma multa que sozinha é muito mas mesmo muito superior a todas as multas de comportamento dos adeptos num ano.
4 Março, 2023 at 16:30
É também uma forma de imputar às claques a falta de espectadores no Estádio.
Pintam um quadro trágico para justificar a falta de militância e descupar a sua incompetência.
Só não vê quem não quer…
4 Março, 2023 at 17:03
Epá, há gente que não vai à bola desde que as claques sairam do seu local e passaram a ocupar outras zonas.
Isso já foi até debatido aqui por as claques ocuparem lugares de Gamebox de outras pessoas.
Não querer ver isso é, mais uma vez, enterrar a cabeça na areia – coisa que tu ultimamente fazes com habilidade!
E se queres outro exemplo, este ano não voltei comprar Gamebox porque as claques estão onde eu costumo ter a minha. Foram só 3… E sei de mais gente a fazer o mesmo. E, como eu, dizem que não voltam enquanto as claques ali estiverem.
4 Março, 2023 at 18:18
A pergunta é aonde estão essas claques?
Quantos são a ocupar lugares de gamebox?
Com meio Estádio disponível?
Areia para os olhos…
4 Março, 2023 at 16:50
Eu entendo o que dizes mas vejo a coisa de outra maneira.
Sim, generalizam.
São burros. Falta-lhes total bom senso para tratarem do assunto, por isso eu digo que neste problema das claques, havendo culpas repartidas dos 2 lados, a grande responsabilidade é da Direcção. E o que faz isto estar cada vez mais extremado, não é a estupidez de quem manda nas claques mas sim a falta de habilidade e estupidez da Direcção.
Mas isso é uma coisa.
O problema da pirotecnia é outra coisa e aqui só há responsabilidade e culpa das claques que a usam. E é normal que se a pirotecnia vem da zona da claque X, digam que a culpa é da claque X, e não que é culpa de gente da claque X – que até podia ser visto da mesma maneira!
Quando o pessoal faz o que é suposto, não precisa ser elogiado.
Não faz sentido dizer “epá, parabéns, portaste-te bem!”.
Portar bem deve ser visto como o normal. Não como algo espectacular que merece elogios!
É verdade que podiam ter dado um doce, porque faz parte do politicamente correcto, mas não fazia sentido, do meu ponto de vista. Se me dizes que deviam ter sido menos generalistas e mais objectivos na critica ao que aconteceu, aí concordo. Mas a forma simplicista como estas merdas são tratadas leva muitas vezes à generalização – que acaba por ser algo injusta – mas que necessita também de que possamos saber relativizar o que se quer dizer. E o que se quer dizer é criticar os idiotas que se portam mal. Temos de ter o discernimento para perceber que é isso que se trata e não que se atacam 600 gajos porque 3 ou 10 foram parvos!
Na minha opinião, quem faz isso o que pretende é desculpar os 3 ou 10 e colocar o ónus do problema em quem fez um comunicado inábil, que devia ter sido bem melhor elaborado, já prevendo que há um ruído que sempre se aproveita destas falhas – mas a inabilidade deles é tão grande que nem chegam lá!
Não tenho conhecimento dessa situação que falas das multas.
Sim, sei que se falou no idiota do Varandas perdoar a multa – enfim, mais um erro!
A multa de 250 mil euros não limpa o resto. Quanto muito agrava o problema e, mais uma vez, devia ter sido paga por quem cometeu o erro ou tido consequências profissionais.
Para mim isto é sempre muito claro – e devia ser absolutamente transparente no Sporting ou em qualquer empresa – e nunca pode servir para justificar outras merdas.
Em Portugal, onde a competência é uma coisita não muito relevante, tudo serve para justificar tudo e há sempre uma mão a lavar a outra. É um dos problemas do país ter esta mentalidade, e o Sporting sofre disso como a maioria das empresas!
4 Março, 2023 at 13:06
Outro assunto.
Mas dá jeito misturar…
4 Março, 2023 at 12:31
Mais uma para o rol
https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-bwin/benfica/detalhe/escutas-entre-boaventura-vieira-e-paulo-goncalves-levam-a-investigacao-as-contas-de-hugo-miguel-e-bruno-esteves
4 Março, 2023 at 13:05
E o Bruno Paixão???
Foi ouvido há 2 dias atrás…
Esse até uma moradia nova “encaixou” …
4 Março, 2023 at 14:13
Aquele que apareceu na bola, com uma foto na casa dos pais ?? :)))
4 Março, 2023 at 13:17
Que se acabem com as claques para podermos bater recordes de assistências. 20k pessoas são demasiadas pessoas, 16k será melhor, fazem pouco ou nenhum barulho, estão mais recetivas a comprar mercadoria e a aprovar orçamentos POTENTES.
Quando o clube morrer, vai ser giro ver todos os ratos a abandonarem o navio e outros a lavarem as mãos como Pilatos. É cíclico, e desta vez será um final de ciclo. Vamos ver o que restará do Sporting nessa altura.
4 Março, 2023 at 13:27
Basta afastar do futebol quem insiste em prevaricar…
Frases tipo “que se acabem com as claques…” só servem para desconversar e para fazer de uma minoria de idiotas uns coitadinhos… A maioria do pessoal das claques é gente boa que só quer apoiar o clube. Portanto, acabar com as claques – que no fundo nem é o que queres nem o que defendes – só os iria penalizar sem terem feito nada de mal!
4 Março, 2023 at 13:54
Paga o justo pelo pecador.
Não estou a tentar desconversar nada, apenas acho que é essa a única solução, a única que satisfaz os anti-claques pelo menos, e é a solução que está cada vez a ganhar mais forma.
Go for it. Depois logo se vê. Eu prevejo que será mais um tiro nos pés, mas se toda a gente acha que é pelo melhor… força.
4 Março, 2023 at 14:07
E achar que tirando alguns elementos e substituir por outros vai resolver o que quer que seja é no mínimo dos mínimos ingénuo.
Outra, a maneira como trataram os DUXXI, uma claque exemplar, responsável maioritária nesta altura pelo ambiente do estádio pois quando o assunto “claques” vem ao barulho, pensam apenas na JL. A JL tem realmente todo um pomar de maçãs podres, mas não será retirando essas maçãs que vão resolver o problema. É preciso muito mais do que isso. É preciso respeitar as pessoas e esta direção desde o dia 1 que não mostrou qualquer respeito. Que perseguiu e ostracizou uma secção de adeptos inteira sem olhar para justos ou pecadores. Criaram este monstro, que não tentem deitar a culpa para cima dos outros quando a culpa é inteiramente deles.
4 Março, 2023 at 14:14
A maneira como trataram os DUXXI com o cartão de adepto que agora é ZECAP ou o crl, em que o conceito é exatamente o mesmo, tentando passar a imagem que eles não aceitaram ir para essa zona por capricho quando desde a criação do cartão de adepto, eles foram contra.
É tudo uma questão de princípio e de luta por direitos e contra leis que limitam a liberdade e discriminam apenas uma parte do público que vai ao espetáculo.
Mas lá está, a culpa no final é do meninos que não aceitam serem identificados.
Criticam muita merda no país, mas quando realmente veem as pessoas a defender os seus direitos e a protestar, arranjam sempre alguma forma de menosprezar a luta dos outros porque não é a vossa e não vos faz diferença. Um pouco de empatia não vos faria nada mal, e talvez até seja esse o caminho para alcançar algum consenso. É só uma ideia… ou então continuar com táticas de guerrilha.
4 Março, 2023 at 15:56
Vamos lá ver…
Se uma claque tem, vamos supor, 20% de idiotas e 80% de pessoas que só ali estão para apoiar o clube na sua boa fé, porque raio é que tirando os 20% a coisa não passará a funcionar?
Essa merda não faz sentido…
4 Março, 2023 at 16:15
O que não faz sentido é não vermos os 80% em lado nenhum…
4 Março, 2023 at 16:24
Tau!
4 Março, 2023 at 16:55
És tão burro… 🙂
4 Março, 2023 at 16:55
Como assim?
Esse comentário é absolutamente idiota, e, claro, tinha de vir zurrar o 7upsemgás…
Se lá estão 500, 80% são gente boa…
Se lá estão 3000, 80% são gente boa…
Percebes?
Não falei em número de pessoas – que esses podias contestar! Falei numa percentagem dos que lá estão… No caso da Dinamarca, sendo 600 adeptos no total, 120 eram os 20%, o que nem foi o caso porque segundo os relatórios foram 4 ou 5 que fizeram merda mais grossa e uns 20 ou 30 que usaram pirotecnia – pelo que se vê nas imagens!
4 Março, 2023 at 21:12
Não, não percebo. Nem o que estás a tentar explicar nem de onde tiras essas percentagens…
5 Março, 2023 at 8:56
Ele não percebe muito de matemática…
Temos que dar o desconto…
4 Março, 2023 at 15:54
Paga o justo pelo pecador… Yah! O bom do socialismo em toda a linha… 🙂
Epá, não tem que ser assim.
Só é assim se interessa que seja assim. Não porque não se pode fazer de outra maneira, justa!
4 Março, 2023 at 14:15
Essa conversa de acabar com as claques … faz lembrar os Lampeoes não terem uma claque NN
Tirem o leão e ponham lá uma águia, fica o assunto resolvido
4 Março, 2023 at 13:35
Bom dia para todos os amigos da Tasca…
Não votei Varandas…
E também acho muito limitado o seu trabalho no Sporting…
Mas meus amigos…condeno veentemente a postura de alguns elementos das claques que têm prejudicado e muito o Clube…
Dizem eles “ que apoiam” o Sporting…
Pois eu …”tenho sérias dúvidas de que assim seja…”
Acredito que a maior parte dos componentes das claques, sejam “ pessoas normais “ como a generalidade dos adeptos…
Só não entendo…é como essa maioria “ se deixa manobrar” por uns quantos que apenas militam nas claques “ para proveito próprio..
“
O Sporting não pode continuar a ser prejudicado por “ está meia dúzia alargada ” de indivíduos…
A quem “ falta o mínimo “ – o respeito pelo Clube – , para que possam ser considerados Sportinguistas…
Desculpem, mas um Sportinguista…” não pode ter semelhante comportamento…” em relação ao Sporting…
“ Não gostam do presidente…?”
Estão no seu direito…
Mas…” onde fica o Sporting…no meio dessa guerra…?”
Abraço e SL
4 Março, 2023 at 14:17
Durante 40 anos a JL foi a maior. Agora que está lá este retardado, já passaram a ser pessoa no grata.
Onde é que ao fim de 80 anos o Max ainda não percebeu em relação a psicologia invertida?
4 Março, 2023 at 14:27
Amigo eu conheço a JL desde a sua fundação…
E a génese da JL…
Não são “essa meia dúzia alargada” de energúmenos que “ só pensam nos próprios negócios…”
A JL como a conheci “ faz falta” ao Sporting…
Os indivíduos “ responsáveis por actos condenáveis “ não fazem falta a ninguém…
A direcção pode ser muito incompetente…
Mas não se pode continuar ( por se discordar da direcção…), a dar cobertura a indivíduos que não querem o melhor para o Sporting…
Não “ misturemos “ as coisas…
Já pertenci a uma claque ( a Torcida…) e já nesse tempo…a maneira como a JL “ tratava” as outras claques…era surreal…
Abraço e SL
4 Março, 2023 at 16:33
A JL como a conheci “ faz falta” ao Sporting…
Os indivíduos “ responsáveis por actos condenáveis “ não fazem falta a ninguém…
A direcção pode ser muito incompetente…
Mas não se pode continuar ( por se discordar da direcção…), a dar cobertura a indivíduos que não querem o melhor para o Sporting…
Não “ misturemos “ as coisas”
Ora nem mais!!!
É só isto.
4 Março, 2023 at 18:37
É só isso?
Então de que estão à espera?
Porque atacam as claques no geral… se são só dois energúmenos?
Sabem porque não funciona essa regra?
Como não funciona enviar um clube para a 3 divisão por corrupção?
Agora pensem
4 Março, 2023 at 14:06
Mas…” onde fica o Sporting…no meio dessa guerra…?”
É uma pergunta que Varandas deveria também responder pois compete ao Sporting identificar e castigar, segundo os estatutos, os sócios que prejudicam o Clube. Tem meios para isso mas não fazê-lo. Porquê?
Um abraço Max! SL
4 Março, 2023 at 15:51
O Varandas não faz perguntas… Se fizesse, já não lá estava!
5 Março, 2023 at 9:00
Além da matemática agora também já dás mega calinadas no português…
Descansa, tás em burnout…
4 Março, 2023 at 14:58
Pela bitola da direcção do Sporting e seus acólitos, não havia, praticamente, adeptos em estádio nenhum do mundo. No limite, não havia sociedade. Porque a sociedade está cheia de merda….
Ninguém normal deseja um modelo de guerra eterna à moda do derby de Belgrado (mas que visto de fora….tem a sua “piada”, lá isso tem), mas o mundo do futebol está cheio de situações que, sendo na sua maioria, pouco graves em termos de consquências, são altamente questionáveis em termos comportamentais.
E não vejo as direcções do clube a fazerem autênticas perseguições aos seus adeptos. O que a direcção do Sporting faz é uma cortina de fumo para atrasados mentais.
A situações não se resolve com o ostracismo, é assim em qualquer sector da sociedade e não é preciso um phd em sociologia/psiquiatria/antropologia/psicologia/merdologia para perceber isso.
4 Março, 2023 at 14:59
As situações não se resolvem*
4 Março, 2023 at 16:25
Ora nem mais.
4 Março, 2023 at 19:45
Tudo dito!
https://twitter.com/Bernardo__31/status/1632075235863437312?s=20
5 Março, 2023 at 9:02
Oh Miguel sem palas …
Vê lá isto… Incomoda te ?!?
4 Março, 2023 at 15:22
Daqui a umas horas ganhamos em Portimão.
4 Março, 2023 at 15:25
Não sei se me adaptava de novo a ter bandeiras à minha frente quando assito ao jogo.
As tenho saudades quantos aos cânticos e festa na bancada de mandar em casa.
4 Março, 2023 at 18:40
Não vás para onde estão as claques.
Fodasse isso é tão simples
Fui / sou da JL ( porque se é para a vida )
Gosto de outro conforto, vou para a central onde tinha cadeira.
Um gajo evolui outros ficam velhos!
4 Março, 2023 at 15:28
Espero que o Sporting ganhe ao arsenal e que um louco acenda uma tocha.
Ai que os corporate não podiam ir de igualzinho a Londres.
4 Março, 2023 at 15:52
Santa ingenuidade! Os corporates vão porque o Clube tem sempre um lugar especial nestes jogos. OU achas que os corporates vão para onde vão as claques?
4 Março, 2023 at 16:27
Nem ironia tu percebes. É o que dá a presunção.
Tornaste-te o pateta alegre desta Tasca. Uma mascote para o pessoal fazer o necessário comic relief..
4 Março, 2023 at 16:56
Zurra que zurras bem…
4 Março, 2023 at 18:08
Continue a zurrar enquanto decifras como ler uma escada.
4 Março, 2023 at 16:56
O mundo necessita de ingenuidade 🙂
4 Março, 2023 at 18:07
Ingenuidade é uma coisa. Isto é só ser burro como uma porta 🙂
5 Março, 2023 at 9:03
Há portas mais inteligentes…
4 Março, 2023 at 16:27
Nem ironia tu percebes. É o que dá a presunção.
Tornaste-te o pateta alegre desta Tasca. Uma mascote para o pessoal fazer o necessário comic relief.
4 Março, 2023 at 16:27
Não era aqui mas vai já para cima.
4 Março, 2023 at 16:44
https://www.youtube.com/watch?v=Np3DSDwCKd8
Isto é que é assunto.
4 Março, 2023 at 16:48
E na central não são croquetes e pseudo-ricos com o dinheiro dos outros.
4 Março, 2023 at 16:53
Ou isto
https://www.youtube.com/watch?v=Yv-iPpONj8U&t=144s
O futebol, para os adeptos, devia ser isto. Agora o Varandas ou o 4-3-3 com pressão alta e entre linhas e essa merda toda….opa…isso é para os mongolóides da cmtv.
4 Março, 2023 at 18:46
O mais parecido aconteceu nas celebras caminhadas do cais do Sodré até ao estádio de Alvalade.
Fui tão feliz!
4 Março, 2023 at 18:42
Fodasse … até arrepia!!!
4 Março, 2023 at 16:59
Grande Arsenal…
Que se foquem e corra tudo bem na Premier…
A estrelinha a acompanhar ou o que queiram chamar
4 Março, 2023 at 17:09
Depois de 2 ou 3 penaltis que ficaram por assinalar, não sei se é estrelinha que se deve chamar…
4 Março, 2023 at 17:05
ONZE DO SPORTING: Adán; Coates, Gonçalo Inácio e Ousmane Diomande; Ricardo Esgaio, Morita, Ugarte e Nuno Santos; Edwards, Pote e Chermiti
Suplentes: Franco Israel; Matheus Reis, St. Juste, Rochinha, Trincão, Bellerin, Paulinho, Tanlongo e Arthur
4 Março, 2023 at 17:21
Embora arsenal! Toca a foder os Cities desta vida. Que jogo!! Que pena não ver essa emoção nos nossos jogos. A perder e arriscar tudo em vez de andar a trocar a bola entre o guarda redes e os centrais. Quem diria que isso ainda se faz no futebol!!
Quebre se foquem na PL e deixem a liga Europa!!
4 Março, 2023 at 22:15
Eu tenho um fraco pelo Liverpool, mas gostava muito de ver o Arsenal campeão está época… depois de ser eliminado da L. Europa pelo grande, evidentment….
4 Março, 2023 at 19:59
Mamona medalha de bronze!
4 Março, 2023 at 21:02
Daqui a umas horas…
Cantinho do off topic – 4 e 5 de Março 2023
Poing
4 Março, 2023 at 21:44
🙂
4 Março, 2023 at 21:45
Chaves reduz de penálti… 1-2!
4 Março, 2023 at 21:48
Gajo do Chaves é pisado e leva amarelo… Um clássico nos jogos do Porto!
4 Março, 2023 at 22:05
Leva agora o 2º amarelo e vai para a rua, este jogador…
Eucalipto a fazer lei!
4 Março, 2023 at 21:50
O quê?! Um gajo do chaves marcou um penálti?!
É mandar para lá o cona mole do pote e trazer esse gajo. Deve ser muito mais jogador.
4 Março, 2023 at 22:06
Larga a garrafa…
4 Março, 2023 at 22:14
Por acaso também acho que quem diz esse tipo de barbaridades ou está de garrafa na mão ou deve à inteligência.
Afinal às vezes estamos de acordo. Subscrevo portanto este comentário.
4 Março, 2023 at 22:16
O Ireland estava a ser irónico.
4 Março, 2023 at 22:11
Foi o Steven Vitória (lampião) – qua acho que nunca marcou um golo contra o Canide (se não me engano).
Deixa-o lá estar.
4 Março, 2023 at 22:38
Tava, tava…
4 Março, 2023 at 22:08
Que pouca vergonha de arbitragem. Devia ser amarelo para o Otávio e nada depois expulsa um gajo por uma falta que só cá é que se marca. Está feito para o porto
4 Março, 2023 at 22:14
Golo do Porto. Toni Matinez.
4 Março, 2023 at 22:15
*Martínez
4 Março, 2023 at 22:15
Afinal foi anulado.
4 Março, 2023 at 22:17
Bora Chaves! Bora caralho!!
4 Março, 2023 at 22:19
Estão a jogar futebol de 7 em Chaves?